Literatura académica sobre el tema "Educação e Estado - Maringá (PR)"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Educação e Estado - Maringá (PR)".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Educação e Estado - Maringá (PR)"

1

Silveira, Fabiano José Teixeira y Bruna Muller Cardoso. "CLASSIFICAÇÃO DOS INGRESSOS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL". Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 22, n.º 1 (29 de junio de 2017): 19. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p19-37.

Texto completo
Resumen
A educação escolar é o meio pelo qual os conhecimentos e as experiências acumuladas pelas gerações anteriores são transmitidos de maneira sistematizada. A educação física como disciplina escolar busca a compreensão e a utilização da linguagem corporal, reconhecendo manifestações corporais. Para os ingressos na graduação em educação física, que já concluíram o ensino médio, essa reflexão objetivada pelas diretrizes da educação em nosso Estado ficou bem definida ou eles entenderam apenas a “parte prática”? Assim, este estudo visa classificar o conhecimento sobre a cultura corporal dos acadêmicos ingressantes no curso de educação física da UniCesumar, de acordo com as diretrizes da educação para o Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra de 57 acadêmicos matriculados no primeiro ano da graduação em educação física da UniCesumar - unidade de Maringá – PR. O instrumento para coleta de dados foi um questionário validado, aplicado pelo autor, após a assinatura do TCLE, depois da aprovação pelo CEP. Os dados foram tabulados por meio da estatística descritiva e discutidos na tentativa de responder as questões iniciais. Por fim, podemos classificar o conhecimento da amostra pelos itens que demonstram mais conhecimentos na seguinte ordem: jogos e brincadeiras, dança, esportes, lutas e ginástica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Huss, Silvana Rodrigues Malheiro y Maria Cristina Gomes Machado. "O processo de escolarização no município de Mandaguari-PR". Revista HISTEDBR On-line 12, n.º 45e (16 de agosto de 2012): 213. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640118.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem como propósito apresentar os resultados finais do trabalho dissertativo desenvolvido no mestrado em Educação, ofertado pela Universidade Estadual de Maringá no período de 2010 a 2012. Pretendeu-se, neste estudo, responder a seguinte indagação: Como ocorreu o processo de escolarização no município de Mandaguari-PR durante o período de 1949 até o ano de 1988?. Para tanto, discutiu-se a colonização norte paranaense e a história do município de Mandaguari, focalizando o debate acerca da formação dos grupos escolares brasileiros e paranaenses, visto que a sua constituição contribuiu para o processo de institucionalização dos primeiros estabelecimentos escolares mandaguarienses. A realização do trabalho dissertativo contribuiu para a história da educação e não apenas para a educação em Mandaguari-PR, por reunir apontamentos para outros pesquisadores que desejam aprofundar estudos sobre como ocorreu o processo educacional, histórico e econômico no norte novo paranaense.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Souza, Viviane Barbosa de, Simone Roecker y Sonia Silva Marcon. "Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR". Revista Eletrônica de Enfermagem 13, n.º 2 (30 de junio de 2011): 199–210. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i2.10162.

Texto completo
Resumen
A dimensão educativa é parte integrante e inovadora na assistência pré-natal. Desta forma o estudo objetivou conhecer a percepção de gestantes usuárias da rede básica de saúde de Maringá/PR sobre educação em saúde e como ela ocorre. Estudo de natureza qualitativa, do qual participaram 25 gestantes de cinco unidades básicas de saúde do município. Os dados foram coletados em novembro de 2009, por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, das mulheres em estudo, grande parte delas conhecem e identificam as ações de educação em saúde realizadas pelos profissionais. De forma geral atribuem grande importância a estas ações, principalmente para a prevenção de doenças e agravos durante a gestação e também para aprender sobre os cuidados com o bebê após o parto. Concluiu-se que ainda existe uma lacuna no que concerne às ações educativas direcionadas a assistência pré-natal na atenção primária à saúde.Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Gestantes; Atenção Primária à Saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Kravchychyn, Claudio, Amauri Bássoli De Oliveira y Sônia Maria Vicente Cardoso. "IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO". Movimento (ESEFID/UFRGS) 14, n.º 2 (4 de septiembre de 2008): 39–62. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.5753.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa de caráter de pesquisa-ação objetivou sistematizar os conteúdos da área e propor o seu desenvolvimento baseada nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Foram sujeitos do estudo: gestoras, professor e estudantes do Ensino Médio de uma escola particular de Maringá-PR. As ações centraram-se em diagnóstico inicial, através de entrevistas com gestoras e professor e questionário aplicado aos alunos; montagem do currículo, planejamento e desenvolvimento das aulas durante um semestre; avaliação através de observação, novas entrevistas e questionários. Como resultados, obteve-se a aprovação dos participantes ao novo formato, assim como a valorização do componente curricular para suas vidas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Roecker, Simone y Sonia Silva Marcon. "Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família na 10ª Regional de Saúde do Paraná". Revista de Enfermagem da UFSM 1, n.º 2 (6 de abril de 2011): 306. http://dx.doi.org/10.5902/217976922515.

Texto completo
Resumen
O objetivo do estudo foi compreender a percepção dos enfermeiros sobre o trabalho educativo desenvolvido na Estratégia Saúde da Família (ESF), no âmbito da 10ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Maringá/PR (659/2009). Os dados foram coletados junto a 20 enfermeiros que atuam na ESF por meio de entrevistas semiestruturadas, durante o mês de abril de 2010 e submetidos à análise de conteúdo categorial (Bardin). Os resultados demonstram que os enfermeiros compreendem o conceito de educação em saúde e reconhecem a sua relevância, especialmente no tocante à atenção primária à saúde, contudo, as ações educativas por eles realizadas ainda estão aquém do preconizado pela ESF e, em sua maioria, atreladas ao modelo tradicional de educação em saúde. São enfrentados diversos obstáculos na realização da prática educativa devido ao desconhecimento das tendências pedagógicas e da falta de sistematização das ações que guiam o fazer educativo dos enfermeiros. Além desses obstáculos, os enfermeiros enfrentam diversas dificuldades no desenvolvimento da educação em saúde referente aos usuários, aos membros da equipe multiprofissional, aos gestores e à insuficiência de recursos físicos, materiais e financeiros. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de se esclarecer melhor os objetivos da ESF relacionados com a educação em saúde aos profissionais atuantes neste modelo assistencial, estabelecendo um processo de capacitação e de educação permanente, além de desenvolver meios de sistematizar a educação em saúde desde a formação profissional. Desse modo, a educação em saúde não deve ser considerada apenas como mais uma atividade a ser realizada na ESF, mas sim, uma prática que alicerça e reorienta toda a atenção primária, a fim de promover a saúde dos indivíduos, das famílias e da comunidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Huran Araújo, Alexandra, Mateus Dias Antunes, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Paolo Marcello Da Cunha Fabro y Daniel Vicentini de Oliveira. "Informações dos profissionais de educação física em programa de exercícios físicos para indivíduos com condromalácia patelar". Caderno de Educação Física e Esporte 15, n.º 2 (8 de diciembre de 2017): 115–20. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p115.

Texto completo
Resumen
O objetivo do estudo foi investigar informações de profissionais de Educação Física sobre a prescrição de exercício físico para portadores de condromalácia patelar. Trata-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 50 profissionais de Educação Física, atuantes em salas de musculação de academias no município Maringá - PR. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado pelos próprios autores, composto por questões referentes a dados sociodemográficos, conhecimento clínico sobre condromalácia patelar e sobre exercícios físicos para portadores da doença. A análise foi realizada mediante uma abordagem de estatística descritiva. Para a apresentação dos resultados, foi utilizado frequência e percentual para as variáveis categóricas e, média e desvio-padrão para as variáveis numéricas. Dos profissionais participantes, prevaleceu egressos de instituição privada do sexo feminino (64%) com idade de 26 a 30 anos (46%). A maioria dos profissionais tinha se formado há 5 anos (86%), não cursou outra graduação (86%) ou especialização (74%), tiveram algum conteúdo sobre condromalácia patelar durante a graduação (54%), foi apontada como uma patologia do joelho (82%), sendo o músculo quadríceps femoral o principal músculo envolvido na patologia (78%), e 80% dos participantes reconheceram as fibras oblíquas do músculo vasto medial têm como medializadora da patela. Grande parte dos profissionais de Educação Física que atuam nas salas de musculação das academias do município de Maringá, relataram ter tido na graduação informações sobre condromalácia patelar, possuem conhecimento básico da patologia e dos cuidados que ela exige.ABSTRACT. Information of professionals of physical education in program of physical exercises for individuals with patelar condromalácia. The aim of this study was to investigate information from Physical Education professionals about the prescription of physical exercise for patients with patellar chondromalacia. This is a cross-sectional study. The sample consisted of 50 Physical Education professionals, who worked in gym rooms in Maringá - PR. Data collection was performed through a questionnaire semi-structured by the authors, consisting of questions regarding sociodemographic data, clinical knowledge about patellar chondromalacia and about physical exercises for patients with the disease. The analysis was performed using a descriptive statistics approach. For the presentation of the results, frequency and percentage were used for the categorical variables and, mean and standard deviation for the numerical variables. Of the professionals participating, there was a prevalence of female students (64%) aged 26 to 30 years (46%). Most of the professionals had graduated 5 years (86%), did not attend another undergraduate (86%) or specialization (74%), had some content on patellar chondromalacia during graduation (54%), was knee (82%), the quadriceps femoris muscle being the main muscle involved in the pathology (78%), and 80% of the participants recognized the oblique fibers of the vastus medialis muscle as mediating the patella. Most of the Physical Education professionals who work in the gymnasium rooms of the municipalities of Maringá, reported having undergraduate information about chondromalacia patelar, have basic knowledge of the pathology and the care it requires.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Moré, Nilson Carlos y Pedro Alejandro Gordan. "A Percepção dos Professores do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá sobre Suas Dificuldades e Necessidades Educacionais para o Desenvolvimento do Ensino Médico". Revista Brasileira de Educação Médica 28, n.º 3 (diciembre de 2004): 215–22. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v28.3-028.

Texto completo
Resumen
Resumo: A boa formação didático-pedagógica do professor de Medicina é importante para contribuir decisivamente para a formação do futuro profissional. Considerando que a maioria dos professores de Medicina não é formalmente capacitada em educação, foi realizado um estudo exploratório por meio de questionário estruturado com abordagem de domínios do processo educacional, com a finalidade de avaliar a percepção dos médicos docentes do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (PR) sobre suas dificuldades e necessidades nas atividades educacionais. A maioria dos professores participantes do estudo não tem treinamento formal em educação e se baseia em modelos de professor que conheceram. Houve grande porcentagem de discordância ou de ausência de opinião formada em relação a se sentir capacitado nos diversos domínios das atividades educacionais, indicando necessidade de apoio. A avaliação de necessidades educacionais é difícil e, para ser completa, não pode prescindir da conjunção de vários métodos. Ao se avaliar a percepção por meio da metodologia do questionário, transparecem os aspectos nos quais os professores sentem maiores dificuldades e necessitam de reforço.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Endlich, Angela Maria y Pedro Henrique Carnevalli Fernandes. "EDITORIAL". Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM) 12, n.º 2 (11 de diciembre de 2020): 1–3. http://dx.doi.org/10.4025/geoinga.v12i2.57049.

Texto completo
Resumen
Caríssimos(as) leitores(as). A Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresenta a publicação do segundo número do 12º volume. Com essa publicação, a revista encerra este ano, que embora tão conturbado teve a conquista de implantação do DOI em suas publicações. Neste número temos oito artigos, além da entrevista. No primeiro artigo, Silva e Ludka enfatizam o turismo pedagógico como ferramenta para o Ensino de Geografia, tendo como cenário o Santuário de São Miguel Arcanjo no município de Bandeirantes, estado do Paraná. Para as autoras, o turismo pedagógico se tornou uma importante ferramenta no Ensino da Geografia para estudar e compreender os fenômenos sociais, culturais que ocorrem no espaço e que transformam a paisagem. Santos e Rocha, no segundo artigo, debatem o fluxo de mobilidade escolar do Aglomerado Urbano de Maringá e a sua articulação com as principais Políticas Públicas Educacionais. Os autores consideram que os principais estímulos à mobilidade escolar são as Políticas Públicas Educacionais que proporcionam o ingresso de jovens e adultos à rede superior de ensino. Na sequência, Soares e Ferreira, apresentam aspectos biogeográficos relacionados à vegetação arbórea nas vias públicas no município de Maringá-PR, a partir de uma escala temporal entre os anos de 1940 e 2015. Segundo os autores, o processo de arborização viária de Maringá, a partir do plantio original no Plano Piloto, seguiu a dimensão estética da floração e passou a priorizar o aspecto do sombreamento, amenizar a temperatura e oportunizar qualidade de vida no ambiente urbano aos seus citadinos. O quarto artigo, de Eduvirgem, Parolin e Villwock, apresenta a aplicação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e o Índice de Vegetação ajustado ao Solo (SAVI), no Parque Estadual de Vila Velha, localizado no município de Ponta Grossa, Paraná. Assim, os autores avaliaram a cobertura vegetal, com a finalidade de verificar se houve degradação da vegetação, regeneração ou mesmo nenhuma alteração com base em imagens Lansat correspondentes a julho de 2007, 2013 e 2019. Com os resultados, os autores do artigo recomendam que as avaliações espaciais sejam continuadas para verificação das alterações e do desenvolvimento da vegetação, tanto do estrato herbáceo quanto dos estratos superiores. Em seguida, Albertin, Silva e Viotto avaliaram o aterro sanitário da cidade de Sarandi-PR, a fim de apontar potencialidades e fragilidades. Segundo os autores, até meados do ano de 2006 a cidade de Sarandi-PR depositava seus resíduos sólidos urbanos em um lixão a céu aberto, então, no ano de 2008, deu-se início a um projeto para a instalação de um Aterro Sanitário no município, de responsabilidade de uma empresa privada. Já Bertolino e Bortolo, no sexto artigo, refletem acerca da mobilidade urbana na vertente das calçadas como espaços de uso público a partir de uma análise de determinados locais na cidade de Montes Claros-MG. Nas observações empíricas, os autores constataram que muitos espaços não obedecem às normas e aos critérios municipais e federais no que se refere à calçada corretamente construída. O sétimo artigo, Viceli demonstra as dinâmicas geoeconômicas da cadeia produtiva do suco de laranja na Mesorregião do Norte Pioneiro do Paraná e a sua relação com o capital de crédito oriundo do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os resultados apontam, segundo o autor, para novas dinâmicas geoeconômicas na região a partir da implantação da planta industrial de processamento de suco de laranja da Cooperativa Integrada em Uraí e a dinamização de demais elementos da referida cadeia no Norte Pioneiro e em outras localidades do Paraná e do Estado de São Paulo. Por fim, Schmitt, busca identificar os principais conteúdos de Geografia em que a Educação Ambiental é trabalhada nas Escolas do Campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão. Segundo a autora, não se pode pensar em mudar a Escola do Campo apenas teoricamente no Projeto Político Pedagógico, mas tanto a escola como o professor precisam ter clareza na opção político-pedagógica que referencia os seus saberes e práticas educativas. Logo, Schmitt entende que a formação política pedagógica do professor se apresenta em sua intencionalidade e finalidade e é o que caracteriza decisivamente sua práxis. A seção Conversa na sala do café chega à sétima entrevista. Nesta edição, o Prof. Dr. Pedro Henrique Carnevalli Fernandes entrevistou a Profa. Dra. Jaqueline Telma Vercezi, docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estudiosa da temática metropolitana. Desejamos que este número da Revista Geoingá promova inquietações e reflexões acerca do espaço geográfico e, de modo geral, sobre a condição em que nos encontramos quando esta edição é publicada. Boa leitura! Cuidem-se! Maringá (PR), 11 de dezembro de 2020.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Montanher, Juliane Daiane da Silva. "ESTUDO DE CASO NO MUNÍCIPIO DE MARINGÁ-PR: AS CRIANÇAS HAITIANAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PREGRESSAS EM SEU PAÍS DE ORIGEM". Revista Inter Ação 46, n.º 2 (31 de agosto de 2021): 746–61. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46i2.68514.

Texto completo
Resumen
O artigo advém de um recorte de pesquisa de Mestrado que tem como questão-problema: Quais as experiências das crianças migrantes haitianas sobre suas vidas pregressas em seu país de origem? O objetivo incide em analisar os relatos de crianças migrantes haitianas sobre suas vidas pregressas em seu país de origem. Os dados foram constituídos a partir de Oficinas Lúdicas realizadas em dezenove encontros semanais envolvendo brincadeiras, jogos e roda de conversa. Os resultados revelaram que as crianças migrantes haitianas apresentam sentimentos ambivalentes em relação ao país de origem, pois disseram sentir alegria de brincar na rua do Haiti, mas apontam receio da violência vivida no país. Apresentaram nas vivências as brincadeiras de meninos e meninas (divisão por gênero) e a escola para elas está relacionada à violência física e moral. Concluímos que as experiências das crianças migrantes haitianas sobre o país natal são similares à bibliografia do Haiti como exemplo de contrastes. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Haiti. Crianças. Migrantes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Ballani, Tanimária da Silva Lira y Magda Lúcia Félix de Oliveira. "Uso de drogas de abuso e evento sentinela: construindo uma proposta para avaliação de políticas públicas". Texto & Contexto - Enfermagem 16, n.º 3 (septiembre de 2007): 488–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072007000300015.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho objetivou operacionalizar o procedimento de vigilância epidemiológica de evento sentinela a partir da internação de jovens com diagnóstico de intoxicação aguda ou efeitos secundários decorrentes do uso de drogas de abuso. O estudo, do tipo retrospectivo, exploratório descritivo, foi desenvolvido no município de Maringá - PR, com jovens internados e cadastrados no Centro de Controle de Intoxicações, nos meses de fevereiro a julho de 2006. As fontes de dados foram a ficha de ocorrência toxicológica, o prontuários hospitalar de pacientes e um roteiro para entrevista domiciliar. A análise foi feita por meio de estudo de casos múltiplos, utilizando o modelo de investigação de eventos sentinela. Foram investigados 10 casos. Fatores de risco em várias áreas e a interface entre políticas de educação, segurança pública, assistência social, economia e saúde, inadequadas e deficientes, parecem determinar a ocorrência do uso de drogas de abuso nos casos investigados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Educação e Estado - Maringá (PR)"

1

Soares, Daniele Moraes Cecilio. "A interface das demandas da educação: um estudo dos atendimentos do Serviço Social no município de Maringá/PR". Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2016. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2005.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:18:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniele M C Soares.pdf: 3175844 bytes, checksum: b2dbc5bf77faab580012fdd6944cb63b (MD5) Previous issue date: 2016-08-05
This Master s Thesis is subject Social Work in Education, understanding that the general objective to analyze how the changes are taking in education and its relationship with other social policies, such as social assistance, which requested the intervention of the social worker to care demands that disturb the educational context. To achieve this goal we have listed them specific objectives, as follows: a) contextualize education policy; b) understand how it manifests the articulation of education policy and social assistance in the city of Maringá in user service; c) education policy and social assistance in the city of Maringá in service to users; d) analyze the repercussions of neoliberal ideas in this context. The guiding questions of the research were: reveal how the demand of education policy presents for the profession Social Service and its intervention in service through social assistance policy and also verify what are the consequences of the inapplicability of Law No. 15,075 / 06 of Parana State.The research was qualitative with field research resource featuring several methodological procedures. The research universe is made up of social workers are linked to the Department of Social Welfare and Citizenship in the city of Maringá, and the sample was set up in eight (8) participants who obeyed selective criteria. These operate in the Reference Center for Social Assistance - CRAS and meet the demands of education policy. We used a semi-structured interview by interview form and use of a tablet as a recorder. To account for this research presented a content analysis that brought as the main outcome measure the demands of education in need of social services, responding that way the guiding questions. Thus, the research aims to contribute to the debates in favor of the effectiveness of Law No. 15.075/2006 of Paraná, in order to ensure a quality public education, aggregating all the subjects that make up this scenario.
A presente dissertação tem como temática o Serviço Social na Educação, entendendo como objetivo geral analisar como as mudanças vêm ocorrendo na educação e sua articulação com as demais políticas sociais, como a assistência social, em que se solicita a intervenção do assistente social para o atendimento de demandas que efervescem no contexto educacional. Para alcançar tal objetivo elencamos os objetivos específicos, sendo: a) contextualizar a política de educação; b) entender como se manifesta a articulação das políticas de educação e de assistência social no município de Maringá no atendimento ao usuário; c) compreender as ações, os serviços e os programas desenvolvidos pelo assistente social, relativos à política de educação; d) analisar os rebatimentos do ideário neoliberal nesse contexto. As questões norteadoras da investigação foram: desvelar como a demanda da política de educação apresenta-se à profissão do Serviço Social e a sua intervenção no atendimento por meio da política de assistência social e, também, verificar quais são os desdobramentos da não aplicabilidade da Lei nº 15.075/2006 do Estado do Paraná. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo com o recurso da pesquisa de campo contando com diversos procedimentos metodológicos adotados. O universo da pesquisa se compõe de assistentes sociais estão vinculados à Secretaria de Assistência Social e Cidadania do município de Maringá. A amostra se configura em 8 (oito) participantes que obedeceram critérios seletivos, os quais atuam no Centro de Referência da Assistência Social CRAS e atendem as demandas da política de educação. Utilizamos a entrevista semiestruturada por meio de formulário de entrevista e uso de um tablet como gravador. Para realização da pesquisa apresentamos uma análise de conteúdo que trouxe como principal resultado mensurar as demandas da educação que necessitam do Serviço Social, respondendo dessa forma as questões norteadoras. Sendo assim, com essa pesquisa almejamos colaborar com os debates em prol da efetivação da Lei nº 15.075/2006 do Estado do Paraná, com o intuito de garantir um ensino público de qualidade, que agregue todos os sujeitos que compõem esse cenário.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli de. "Educação Fisica no ensino medio-periodo noturno : um estudo participante". [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274858.

Texto completo
Resumen
Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Made available in DSpace on 2018-07-25T14:29:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_AmauriAparecidoBassolide_D.pdf: 7449713 bytes, checksum: ac8d7783110f1fe38ce4aa7dcf8c959e (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: O presente estudo caracterizou-se por ser do tipo participante e teve como objetivo geral analisar a viabilidade do desenvolvimento da disciplina Educação Física no ensino médio, período noturno, por meio de uma proposta metodológica de Ensino Aberto, no Colégio Oberon Floriano Dittert (Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá) (CAICIUEM). O estudo constituiu-se de quatro etapas básicas de desenvolvimento que foram: primeira, diagnóstico geral da situação da Educação Física no CAICIUEM - turno noturno; segunda, elaboração de uma proposta participativa para o desenvolvimento da Educação Física, baseada na metodologia de Ensino Aberto; terceira, desenvolvimento da proposta durante um semestre envolvendo as turmas de segundo ano dos cursos de Educação Geral e Auxiliar de Enfermagem, pois encontravam-se no meio do curso e, portanto, já haviam vivenciado a sistemática da Educação Física da escola e; quarta, avaliação das ações desenvolvidas pelo estudo durante o semestre. O enfoque participante preconiza que todos os envolvidos nas ações tenham condições de opinar, sugerir e participar tanto da elaboração como do próprio desfecho das mesmas. Assim, todas as ações do estudo foram plenamente discutidas e avaliadas pelos envolvidos, estimulando-se o compromisso geral. Como resultado geral, pode-se concluir que a Educação Física é plenamente viável de ser desenvolvida dentro do ensino noturno, com conteúdos significativos e de valor para seus participantes. Não houve nenhuma queixa ou comentário que desabonasse as estratégias adotadas e as ações desenvolvidas. Assim, resta ao profissional da área atentar para o significado de suas ações dentro desse nível escolar e preparar-se adequadamente para o enttentamento desse desafio que, de agora em diante, será facultativo, de acordo com a nova LDB 9.394/96. E, como ponto final do estudo, sugere-se que estudos da mesma natureza sejam desenvolvidos nas demais áreas do conhecimento, no período noturno, para que possam contribuir para uma mudança significativada formação hoje ofertada ao aluno trabalhador
Abstract: The aim of the present participating study was to analyze the feasibility of developing Physical Education in evening classes of Senior high school through an Open Teaching Methodology at Colégio Oberon Floriano Dittert (Teacher Training School of Universidade Estadual de Maringá - CAICIUEM). It was carried out through the following basic phases: surveying Physical Education situation at CAIC/UEM - evening classes; establishing an interactionist plan to develop Physical Education based on the Open Teaching Methodology; carrying out the plan during one semester involving senior highschool second year classes of the courses in General Education and Nurse Aides, selected for being halfway through the course and already having experienced Physical Education systematic teaching; evaluating the experimental actions applied during the semester. The interactionist approach assumes that all participants are able to express their opinions, give suggestions and take part in the establishment and carrying out of the proposed actions. Thus, all the actions of the study were completely discussed and evaluated by the participants who were stimulated to further articulate them. The results led to the conclusion that Physical Education is feasible to be applied in its significant and dignifying contents to evening classes. No negative comments were expressed on the strategies and actions carried out in the plan, but it may be advisable for teachers to be prepared adequately to face this kind of challenge, especially afier LDB law n° 9.394/96 which makes this discipline optional. In the end, it is suggested that further similar studies may be carried out in the other fields of knowledge, especially in evening class courses, so that they may contribute significantly to the amelioration of education offered to evening clientele
Doutorado
Educação Motora
Doutor em Educação Física
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Martin, Mariana. "Programa Educação Inclusiva : direito à diversidade: uma análise no munícipio-pólo de Maringá, PR". Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000173476.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa objetivou analisar a Política Pública de Educação disseminada pelo Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade no município-pólo de Maringá, Paraná. Para tanto, caracterizou-se a condição de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no município por meio dos microdados do Censo da Educação Básica e; tomou-se como material empírico os registros em áudio e vídeo do Seminário de formação docente realizados no município nos anos de 2008, 2009 e 2010. A análise dos dados empíricos teve como base os preceitos da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram: as inadequações de palestrantes ao falarem sobre documentos oficiais, assim como a falta de profundidade que os temas foram tratados o que nos mostra que os Seminários deste município disseminam a política nacional de educação especial de uma forma muito peculiar.
This paper analyzes the Public Policy Education Program disseminated by Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade in the city-center of Maringa, Paraná. For this we characterized the condition of education of pupils with special educational needs in the municipality through the microdata from the Census of Basic Education, was taken as empirical records audio and video of the teacher training seminar held in the municipality in years 2008, 2009 and 2010. The empirical data analysis was based on the principles of Content Analysis. The results showed: the inadequacies of speakers to talk about official documents, as well as the lack of depth that the topics are treated which shows us that the seminars of this municipality do not spread the national policy for special education.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bennemann, Rose Mari. "Associação do estado nutricional com capacidade cognitiva, sexo e idade em idosos residentes na cidade de Maringá/PR". Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-05082009-104342/.

Texto completo
Resumen
Introdução - Estudos de avaliação do estado nutricional mostram que indivíduos idosos apresentam risco nutricional, que pode estar associado à capacidade cognitiva, sexo e idade. Objetivo - Verificar a associação do estado nutricional com capacidade cognitiva, sexo e idade em idosos residentes na cidade de Maringá/PR. Métodos - O estudo foi de associação, transversal, de base domiciliar, com coleta de dados primários, desenvolvido com idosos ( 60 anos ou mais) da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da paróquia Santo Antônio de Pádua da cidade de Maringá/PR. As variáveis analisadas foram: capacidade cognitiva, estado nutricional, sexo e idade. A capacidade cognitiva foi avaliada por meio do miniexame do estado mental (MEEM) e o estado nutricional, segundo o indicador nutricional área muscular do braço (AMB). Para verificar a associação entre os agrupamentos foi utilizado o teste qui-quadrado (2) e o teste exato de Fisher. A diferença entre as variáveis e os agrupamentos foi verificada por meio dos testes de Wilcoxon-Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Resultados - Participaram da pesquisa 214 idosos (69,2 por cento mulheres). Quanto ao estado nutricional, 48,6 por cento apresentaram estado nutricional adequado. As mulheres e o grupo etário dos idosos 80 anos apresentaram maior proporção de idosos com estado nutricional adequado (52,7 por cento e 53,7 por cento, respectivamente). Associação estatisticamente significativa foi observada somente entre estado nutricional e sexo. Em relação à capacidade cognitiva, 65,4 por cento dos idosos apresentaram distúrbio cognitivo (DC) (72,9 por cento do sexo feminino). Os idosos sem DC apresentaram maior proporção de idosos com estado nutricional adequado (52,7 por cento), quando comparados aos idosos com DC (46,4 por cento). As mulheres sem DC apresentaram maior proporção de idosos com estado nutricional adequado (56,5 por cento) em relação às mulheres com DC (51,0 por cento), e aos homens com (34,2 por cento) e sem DC (46,4 por cento). O grupo etário 80 anos dos idosos sem DC apresentou maior proporção de idosos com estado nutricional adequado. A análise estatística mostrou não haver associação estatisticamente significativa entre o estado nutricional dos idosos, com e sem DC, com capacidade cognitiva, sexo e grupo etário. Conclusão - Os idosos estudados apresentaram risco nutricional, no entanto o estado nutricional associou-se apenas com sexo. Associação que não se repetiu quando os idosos foram divididos, segundo capacidade cognitiva
Association of nutritional status with cognitive ability, gender and age in elderly residents in the city of Maringá / PR. [thesis]. São Paulo (BR): Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2009. Introduction Studies evaluating the nutritional state show that elderly individuals present nutritional risk that can be associated to cognitive capacity, sex and age. Objective Verify the association of the nutritional state with the cognitive capacity, sex and age in elderly people living in the city of Maringa/PR. Methods It was an associating, transversal and domicile based study, with primary data collection, developed with elderly people ( 60 years old or more) from Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) at the parish Santo Antonio de Padua in the city of Maringa/PR. The variables analyzed were: cognitive capacity, nutritional state, sex and age. The cognitive capacity was evaluated through the Mini-Mental State Exam (MMSE) and the nutritional state according to the nutritional indicator arm muscle area (AMA). To verify the association between the groupings, a Chisquare (2) and the Exact Text of Fisher were used. The difference between the variables and the groupings were verified by the tests Wilcoxon-Mann- Whitney and Kruskal-Wallis. Results 214 elderly people participated in the research (69.2 per cent women). Considering the nutritional state, 48.6 per cent presented adequate nutritional state. The women and the 80 years old group presented more proportion of elderly people with adequate nutritional state (52.7 per cent and 53.7 per cent, respectively). Association statistically meaningful was observed only between the nutritional state and sex. In relation to the cognitive capacity, 65.4 per cent of the elderly people presented cognitive disturb (CD) (72.9 per cent female gender). Elders without CD presented more proportion of elderly people with adequate nutritional state (52.7 per cent), when compared with elderly people with CD (46.4 per cent). The women without CD presented more proportion of elderly people with adequate nutritional state (56.5 per cent) in relation to the women with CD (51.0 per cent), and to men with (34.2 per cent) and without CD (46.4 per cent). The 80 year old group of elderly people without CD presented more proportion of elderly people with adequate nutritional state. The statistical analysis showed no meaningful association between the nutritional state of elderly people, with and without CD, with cognitive capacity, sex, and age group. Conclusion the elderly people studied presented nutritional risk; nevertheless, the nutritional state is associated only to sex. This association did not repeat when the elderly people were divided according to their cognitive capacity
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Zanlorenzi, Claudia Maria Petchak. "Estado, ideologia e educação no jornal "Tribuna dos Municípios" de Irati-PR (1954-1959)". UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, 2006. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1290.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2017-07-21T20:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 claudia.pdf: 19288997 bytes, checksum: 52e860ff4e06348bd167a7692aa6a558 (MD5) Previous issue date: 2006-11-23
The present study refers to the research conducted in the Post-graduation course at UEPG with the theme State, Ideology and Education in the "Tribuna dos Municípios" from Irati (1954-1959). This study it had as a general objective: to analyze the relation between the State and the Education through the articles published in the periodical Tribuna dos Municipios from Irati - PR, within the period from 1954 to 1959. In the course of the inquiry it is investigated how the periodical expresses on the education and it is also analyzed the interests of the social groups on the education, as well as the ideological links present in the topics on the education propagated by the periodical. To do so, the analysis of the present study had as approach the historical materialism, because it provides a vision of totality, interconnection of facts and contextualization, as also allows emphasizing the historical dimension of the social processes.The methodological procedure adopted in the research was the assessment and classification of articles in the periodical, owned by the House of the Culture in Irati that had the education as central axle. Complete copies of these articles were made, digitalized and organized in a specific data base to the research and then they were analyzed. The research is divided in 3 chapters: The Ideology, State and newspaper (1950); Education in the 1950’s through the periodical Tribuna dos Municípios, and, The newspaper Tribuna dos Municípios and the most focused themes. The research allowed a better understanding on the power of the ideology of the bourgeois State and its continuity, from the typical contradictions of a liberal society, that was affirming itself, in which the education and the press had been a stage for this hegemony.
O presente trabalho refere-se à pesquisa do curso de Pós-Graduação da UEPG com o tema Estado, Ideologia e Educação na “Tribuna dos Municípios” de Irati (1954-1959). Este estudo teve por objetivo geral analisar a relação entre o Estado e a Educação através dos artigos publicados no jornal Tribuna dos Municípios de Irati – PR, no período de 1954 a 1959. No percurso da investigação, procurou-se investigar como o jornal expressa sobre a educação; analisar os interesses dos grupos sociais sobre a educação, como também analisar as vinculações ideológicas presentes nas matérias sobre a educação, veiculadas pelo jornal. Para tanto, a análise do presente estudo teve como enfoque o materialismo histórico, pois o mesmo proporciona uma visão de totalidade, interconexão de fatos e contextualização, como também permite enfatizar a dimensão histórica dos processos sociais. O procedimento metodológico adotado na pesquisa foi a coleta e classificação de reportagens de jornais, pertencentes à Casa da Cultura de Irati, que tiveram a educação como eixo central. Foram feitas cópias na íntegra das reportagens, digitalizadas e organizadas em um banco de dados específico à pesquisa, para então serem analisadas. A pesquisa está dividida em 3 capítulos: A Ideologia, Estado e Jornal (1950), A Educação na década de 50 e O Jornal Tribuna dos Municípios e os temas mais enfocados. A pesquisa permitiu uma melhor compreensão do poder da ideologia do Estado burguês e a sua continuidade, a partir das contradições típicas de uma sociedade liberal, que vinha se afirmando, na qual a educação e a imprensa foram palco para esta hegemonia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Bagio, Viviane Aparecida. "Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos". reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2014. http://hdl.handle.net/1884/37250.

Texto completo
Resumen
Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski
Anexo Cd-rom com o mesmo titulo da dissertação
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 11/12/2014
Inclui referências
Resumo: Este trabalho tem como objetivo resgatar o processo de formação de professores no Estado do Paraná entre os anos 2003 e 2010 com vistas à implantação do conteúdo de Geometrias Não Euclidianas (e outras discussões atreladas), pela ótica dos formadores que estavam vinculados à SEED/PR – Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Inicialmente apresentamos algumas discussões para motivar as compreensões acerca do currículo e o que ele representa. Para cumprir nosso objetivo nos valeremos de uma pesquisa documental acerca das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, bem como um estudo sobre os documentos que antecederam as DCE e suas versões preliminares. Na sequência apresentamos depoimentos que foram produzidos de acordo com os princípios metodológicos da História Oral. Tanto a pesquisa documental como as entrevistas são suporte para uma análise baseada na Hermenêutica de Profundidade. Finalmente, encerramos este trabalho com uma interpretação da lírica de Luís Vaz de Camões e uma possível comparação do currículo com o amor e o que ambos podem implicar no nosso cotidiano e em especial, num documento de Diretrizes. Palavras-chave: Educação Matemática. História Oral. Currículo. Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Geometrias Não Euclidianas.
Abstract: This paper aims to rescue the process of training teachers in the state of Paraná between 2003 and 2010 with a view of the deployment of Non-Euclidean Geometries content (and other related discussions), through the perspective of trainers who were linked to the SEED/PR - State Department of Education of Paraná. Initially we present some discussions to motivate understandings about the curriculum and what it represents. To accomplish our goal we will use some documentary research on the Paraná State Curriculum Guidelines, as well as a study of the documents preceding the DCE and their drafts. Following that, we present testimonials that were collected according to the methodological principles of Oral History. Both desk research and interviews are support for an analysis based on Hermeneutics of Depth. Finally, we end this paper with a lyrical interpretation of Luís Vaz de Camões and a possible comparison of the ccurriculum with love and what both can imply in our everyday life and especially in the Guidelines document. Keywords: Mathematics Education. Oral History. Curriculum. Paraná State Curriculum Guidelines. Non Euclidean Geometries.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Rosane Gumiero Dias da. "As politicas educacionais e o ensino de psicologia no ensino medio : uma analise da implementação na rede publica estadual de Maringa, Pr. (1999-2002)". [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253015.

Texto completo
Resumen
Orientador: Luis Enrique Aguilar
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-04T14:38:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_RosaneGumieroDiasda_D.pdf: 647878 bytes, checksum: c31eb3d98c77ca1933a0372646c81d0b (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: Esta pesquisa originou-se, em nossa trajetória de vida profissional, da preocupação a respeito das contribuições que a disciplina de Psicologia pode oferecer para o jovem que está cursando o nível médio. Esta questão tornou-se veemente ante as mudanças ocorridas nas políticas educacionais após a vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9.394/96 - que, entre outras implementações, reestruturou e implantou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nesse processo, a disciplina de Psicologia não foi contemplada como efetiva no currículo desse grau de ensino. No entanto, alguns conceitos ¿soltos¿ da ciência psicológica foram utilizados para permear fundamentos e princípios dos Parâmetros Curriculares, direcionando o jovem para determinadas formas de pensar e adquirir hábitos. Acreditamos sim, na importância da Psicologia ao desenvolvimento e formação do aluno de Ensino Médio, no entanto, como uma disciplina efetiva, com um programa curricular direcionado a esta população e à realidade atual. Com esta perspectiva, é que o Colégio Estadual Gerotto dos Reis, pertencente ao Núcleo Regional de Ensino de Maringá, (mediante um Projeto de Extensão, via Universidade Estadual de Maringá, Curso de Psicologia no qual atuara como coordenadora), implantou a disciplina de Psicologia no currículo do Ensino Médio. Nesse sentido, este estudo resultou da pesquisa avaliativa da efetivação da disciplina de Psicologia nessa Escola e da pesquisa teórica, orientadora do estudo, que possibilitou uma visão histórica da Psicologia e suas relações com a educação, a qual revelou também as implicações políticas e sociais do próprio sistema econômico vigente. A fim de verificarmos a importância e as contribuições da Psicologia para a formação e o desenvolvimento do jovem durante a realização do Projeto, nos propusemos a estudá-lo sob a sua própria perspectiva. Para tanto, foram analisadas as respostas de um questionário, com perguntas abertas, aplicado a 59 alunos que cursaram a disciplina de Psicologia entre 1999 a 2002 e estudados documentos oficiais afins. Os resultados desta pesquisa nos mostraram que, no conjunto dos dados, o jovem que cursou o Ensino Médio está sendo preparado em sua formação; apresenta-se como uma pessoa que deseja se auto-conhecer, saber se relacionar consigo mesmo e com o outro; preocupa-se com o mercado de trabalho e com seu bem-estar no mundo. Foi possível inferir que, além da Psicologia auxiliar os sujeitos da pesquisa nessas expectativas, eles a consideram importante para sua vida cotidiana principalmente quanto ao seu relacionamento familiar, escolar, laboral e afetivo. Podemos concluir que esta pesquisa mostrou não só a viabilidade de se implantar a disciplina de Psicologia como efetiva nos currículos do Ensino Médio, como o valor de suas contribuições para o crescimento intelectual e emocional do jovem
Abstract: This research emerged in our professional life from the concern related to the contribution of the Psychology subject on the teenagers that are coursing high school. This question has become of great importance because of the changes on the education politics after the edition of the ¿Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ¿ Lei nº 9393/96¿, which among other: implements, reorganized and created the national curriculum parameters to high school level. In this process, the Psychology subject wasn¿t proved effective. Nevertheless, some ¿loose¿ concepts from the Psychology science were used to define the origin and principles of the curriculum parameters, guiding the student to some ways of thinking and to acquire some habits. We believe in the importance of Psychology to the development and character formation of the high school student, but as an effective school subject, with a scheduled program, aiming this population and the current reality. In this perspective, we created, by means of an extension project through U.E.M and the Psychology course, in a public high school from Maringá, a curriculum subject called Psychology. The present research in a result from the effectiveness assessments of the Psychology subject in this school as well as the theoretical research that guided this project, enabling a historic view of Psychology and its relationship with education, also revealing the political and social problems of the current economic system. In onden to lenity the importance and contribution of Psychology to the development and character formation of the teenagers during the project, we were willing to study it during the project. For that, we analyzed the answers of a questionnaire composed of open questions, applied to 59 students that attended the Psychology classes between 1999 and 2002 and the respective official documents. The results of the research demonstrated that in the data group, the teenagers who attended high school and who were having the character formed, showed a will to get to know themselves, know how to relate with themselves and others, worry about the job offers and their well being. It was possible to conclude that, besides the fact that Psychology helps the research subjects in these expectancies, they consider it very important to their lives maincy when it comes to family relationship, school relationship, wonk and affective. We can conclude that this research showed not only the utility of having a Psychology subject effective in the high school curriculum, but also the value of its contributions to the intellectual and emotional growth of the teenager
Doutorado
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Viana, Eliane. "Pedagogia histórico-crítica na rede municipal de educação de Itaipulândia/Pr (2004-2016)". Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3327.

Texto completo
Resumen
Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-19T14:17:37Z No. of bitstreams: 2 Eliane_Viana2017.pdf: 1183418 bytes, checksum: a88c9051d5984be682dbb76998b83d58 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-19T14:17:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Eliane_Viana2017.pdf: 1183418 bytes, checksum: a88c9051d5984be682dbb76998b83d58 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-03-03
The Historical-Critical Pedagogy, since its inception in 1979, represents an instrument of analysis, resistance and struggle within the framework of economic, political, social and educational relations. Because it is a counter-hegemonic pedagogy, it exerts a fundamental role in the current context, because the educational problems in the developing countries intensify the (re) structuring of the productive system, resulting in reforms and changes in the curricular guidelines for the Basic Education In Brazil since the 1990s, based on the pedagogies of the learning to learn, with views for the training of the worker and consumer required for the reproduction of the capital. Thus, there is an intensive cheapening of the school education aimed at the working class and the loss of its specificity, that is, of the centrality in the transmission-assimilation of the objective knowledge converted into scholarly knowledge, because this is fundamental for the means of the explication of the exploration relations and , thus, to the process of social transformation. In the face of the educational problematics, this Marxist pedagogy stands as a theoretical-methodological instrument, and, contradictorily, its foundations are present in official documents of education departments of some municipalities, mainly in Paraná and São Paulo, with the experience of Itaipulândia one of them. Therefore, our research has as general objective to explain the historical process of implantation, implementation and understanding of the Historical-Critical Pedagogy in the municipal education network of Itaipulândia / PR in the temporal cut from 2004 to 2016. It parts of the following problem: What is the specificity of the Historical-Critical Pedagogy in the Itaipulândia municipal teaching network regarding its implementation, implementation and understanding process? We start from the assumption that the curricular pedagogical proposal and the actions of the municipal education network of Itaipulândia / PR are based on the historical-critical perspective, obtaining from the documentary analysis the confirmation of the initial hypothesis. Therefore, in the theoretical aspect they contradict the national curricular guidelines. In the same way, the educational trajectory of this perspective in the municipality reveals that the actions with the finality of to effect its answer to the needs of each historical moment and are realized according to the material conditions they face, as well as, from the experiences in the the state and regional levels. This course in the municipality explains the class struggle and represents a fundamental historical accumulation for the analysis of those who defend the importance of the school education for the huma. development full of meaning, as well as, for the process of social transformation.
A Pedagogia Histórico-Crítica desde a sua origem, em 1979, firma-se como um instrumento teórico-metodológico e seus fundamentos estão presentes em documentos oficiais de secretarias de educação de alguns municípios, principalmente do Paraná e de São Paulo, sendo a experiência de Itaipulândia uma delas. Portanto, nossa pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, tem como objetivo geral explicitar o processo histórico de implantação, implementação e compreensão da Pedagogia Histórico-Crítica na rede municipal de educação de Itaipulândia/PR no recorte temporal de 2004 a 2016. Parte da seguinte problemática: Qual é a especificidade da Pedagogia Histórico-Crítica na rede municipal de ensino de Itaipulândia? Como ocorre? Em que condições? Partimos do pressuposto de que a proposta pedagógica curricular e as ações da rede municipal de educação de Itaipulândia/PR estão fundamentadas na perspectiva histórico-crítica, obtendo a partir da análise documental a confirmação da hipótese inicial. Logo, no aspecto teórico, contradizem as orientações curriculares nacionais. Da mesma forma, a trajetória da Pedagogia Histórico-Crítica no município revela que as ações com finalidade de efetivá-la atendem às necessidades de cada momento histórico e são realizadas de acordo com as condições materiais com que se deparam, bem como, a partir das experiências no âmbito estadual e regional. Esse percurso no município explicita a luta de classe e representa um acúmulo histórico fundamental para a análise daqueles que defendem a importância da educação escolar para o desenvolvimento humano pleno de sentido, bem como, para o processo de transformação social. Apesar de apontar que a experiência itaipulandiense se desenvolve em meio a muitos limites, nossa pesquisa constata avanços fundamentais da mesma, tais como: conquista de momento de estudo para os docentes durante o horário de trabalho, elaboração coletiva de materiais didático-pedagógicos, ampliação do tempo de estudo para os alunos, além de convergência, a partir de 2005, entre as temáticas desenvolvidos na formação contínua de professores e os fundamentos basilares da Pedagogia Histórico-Crítica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Germani, Bernardete. "Educação em tempo integral : passado e presente na rede municipal de ensino de Curitiba / Bernadete Germani ; orientadora, Maria Elisabeth Blanck Miguel". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2006. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=715.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006
Inclui bibliografia
Essa dissertação foi desenvolvida a partir, basicamente, de dois procedimentos metodológicos: de um lado, uma investigação histórico-documental, realizada no Arquivo Público Municipal de Curitiba, visando identificar e analisar os documentos sobre os prog
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Palma, Jose Augusto Victoria. "A educação fisica no curriculo basico para a escola publica do estado do Parana : Uma analise do discurso pedagogico dos professores ?" [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275234.

Texto completo
Resumen
Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Made available in DSpace on 2018-07-22T22:03:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Palma_JoseAugustoVictoria_M.pdf: 6179203 bytes, checksum: 3bc9e04531161043d3a3d1691b907046 (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: A partir dos anos 70 várias propostas pedagógicas para a Educação Física aconteceram, numa tentativa de mudança do modelo pedagógico vigente. Em 1990, o Estado do Paraná, através de sua Secretaria de Estado da Educação, elaborou o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná, que foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. Neste Currículo Básico estão expressos os pressupostos teóricos que norteiam as ações de todas as áreas do conhecimento no contexto escolar. A linha teórico-filosófica adotada é a da Pedagogia Histórico-Crítica, proposta por DERMEVAL SAVIANI. A Educação Física, considerada área de conhecimento, no Currículo Básico procurou reestruturar sua concepção, seus objetivos, metodologia, conteúdos, e forma de avaliação. Vários cursos de capacitação foram então desenvolvidos, visando "instrumentalizar" os professores, para desenvolverem suas ações. O que se pretendeu com esta pesquisa foi realizar uma análise do discurso pedagógico dos professores de Educação Física que atuam no 1o. grau ¿ 5a/6a séries - da Rede Pública Estadual no Município de Londrina à luz da Pedagogia Histórico-Crítica norteadora do Currículo Básico, após seis anos de implementação do mesmo Foram objetos de análise os dados recolhidos de entrevistas semi-estruturadas. Como conclusão observa-se que os professores não entenderam os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, e que, em conseqüência seus trabalhos não estão seguindo as orientações do Currículo Básico
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Educação Física
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Educação e Estado - Maringá (PR)"

1

Tuleski, Silvana Calvo, Adriana de Fátima Franco y Tiago Morales Calve. Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.

Texto completo
Resumen
O presente livro é a objetivação das palestras e conferências realizadas no III evento do método e metodologia em pesquisa na abordagem do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-cultural (ISSN 2318-1220), realizado em 2016 na Universidade Estadual de Maringá – PR. A obra está organizada em 17 capítulos, enumerados e intitulados da seguinte forma: Capítulo I - Método Materialista Histórico como instrumento de análise da realidade; Capítulo II - Política e método em Marx: Inferências às Pesquisas Sociais; Capítulo III - O método em Marx: derivações para pesquisa educacional; Capítulo IV - Psicologia e Política: Desafios da Psicologia em tempos de crise aguda do Capital; Capítulo V - O comportamento humano tem história?; Capítulo VI - Princípios da periodização do desenvolvimento do psiquismo; Capítulo VII - Como educar em tempos de barbárie? O caráter humanizador da Educação; Capítulo VIII - Educação escolar e o desenvolvimento psicológico: condições e circunstâncias para o processo dialético de objetivação e subjetivação; Capítulo IX - Aprendizagem conceitual e desenvolvimento psíquico: pesquisas sobre a organização do ensino; Capítulo X - Reflexões sobre intencionalidade, conteúdo e forma do ato pedagógico na sociedade de classes; Capítulo XI - Desamparo e sociedade capitalista: O que a Psicologia tem a dizer? Capítulo XII - Trabalho alienado, capitalismo e a saúde do trabalhador enquanto processo histórico e social; Capítulo XIII - A emergência do assédio moral na acumulação flexível e seus impactos na organização do trabalho; Capítulo XIV - Bullying como expressão da incivilidade e barbarização das relações sociais sob a lógica do capital; Capítulo XV - A dialética singular-particular-universal do sofrimento psíquico: articulações entre a Psicologia Histórico-Cultural e a teoria da determinação social do processo saúde-doença; Capítulo XVI - Panorama da Medicalização de crianças em Escolas Municipais da cidade de Ponta Grossa, Paraná; Capítulo XVII - Algumas notas sobre a perspectiva Histórico-Cultural na investigação da esquizofrenia. Estes textos compilados têm por objetivo propiciar, não só a compreensão, a problematização, mas também a articulação de ações práticas; sobretudo no campo da Educação e Saúde no que se refere ao enfrentamento das demandas contemporâneas atreladas ao contexto sombrio de desmonte dos direitos duramente conquistados pelos trabalhadores desde o início do século XX, no Brasil e em escala mundial, que arremessará uma parcela ainda maior da população à condição de miserabilidade. Por isso, a adoção do Materialismo Histórico-Dialético é fundamental para a compreensão das questões e dos objetos sobre os quais a ciência psicológica comprometida com a classe trabalhadora pretende se debruçar, na medida em que permite um tipo de análise para além dos métodos tradicionais, que, pela lógica formal, ora subjetivizam o comportamento humano, como se os objetos e problemas postos começassem e terminassem neles mesmos, ora tomam tais objetos como meros frutos de eventos objetivos e contingenciais, colocando dessa forma a subjetividade em segundo plano. Entende-se que em ambos os casos, naturaliza-se e ideologiza-se as demandas contemporâneas postas à Psicologia. Tal referencial metodológico permite, ainda, o estabelecimento de uma postura crítica em pesquisa, possibilitando a compreensão e análise dos fatos e dos fenômenos para além do imediatamente perceptível, das superficialidades, dos meros exercícios descritivos e do estabelecimento de nexos causais lineares, formais e abstratos. A partir de sua base, ou seja, de seu pressuposto materialista, busca a compreensão dos objetos como síntese de múltiplas determinações, em sua totalidade e conexões dinâmicas, junto à primeira base de determinação que é a material: a base de produção da vida que une o homem, a natureza e a sociedade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Educação e Estado - Maringá (PR)"

1

Ferracioli, Marcelo Ubiali, Elissandra Cristiane Castro, Giuliano Borek Ribeiro, Helen Carolina Jensen, Poliana Cristine Aureliano Guilouski y Vanessa Janoni Botelho de Freitas do Nascimento. "Panorama da medicalização de crianças em escolas municipais da cidade de Ponta Grossa, Paraná". En Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo, 415–45. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap17.

Texto completo
Resumen
A pesquisa apresentada é parte integrante do projeto multicêntrico intitulado “Retrato da medicalização da infância no Estado do Paraná”, sob coordenação geral da Profa. Dra. Silvana Calvo Tuleski, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizado por professores, técnicos administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação desta e de outras universidades públicas paranaenses, assim como por profissionais atuantes na área da educação, em especial por professores e equipes gestoras das secretarias de educação dos municípios participantes. Tal investigação teve por objetivo sistematizar dados quatitativos referentes a crianças matriculadas em escolas municipais que tinham, no momento da coleta, diagnósticos de supostos transtornos mentais dificultadores de suas aprendizagens e que faziam uso de medicamentos psiquiátricos controlados. Estes dados seriam importantes para fomentar posteriores análises teórico-conceituais sobre o fenômeno da medicalização da educação, assim como orientar ações para o seu enfrentamento. O estudo se fundamentou na Psicologia Histórico-Cultural e seus conhecimentos sobre o desenvolvimento humano, em posição contrária à perspectiva organicista acerca de dificuldades no processo pedagógico, em especial na educação escolar, como explicado no próximo item do texto. A coleta de dados empíricos ocorreu por meio de questionários impressos ou digitais, respondidos pelas famílias de crianças de escolas municipais, do 1º ao 5º ano da Educação Infantil, assim como dos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental, incluindo classes especiais. Reuniram-se tais informações em banco de dados digital, onde foram filtradas, organizadas e cruzadas com vistas à realização do objetivo da pesquisa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Sforni, Marta Sueli de Faria. "Aprendizagem Conceitual e Desenvolvimento Psíquico: Pesquisas sobre a Organização do Ensino". En Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo, 347–70. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap14.

Texto completo
Resumen
o presente capítulo serão apresentados alguns resultados de estudos e investigações realizados pelo GEPAE– Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade de Ensino –, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. O grupo tem se dedicado a pesquisar condições teórico-metodológicas de um ensino que melhor corresponda às possibilidades formativas da aprendizagem conceitual em diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino. Essas pesquisas têm trazido contribuições para o campo da didática e das metodologias de ensino. O problema desencadeador das atividades do Grupo tem origem em duas instâncias, inicialmente separadas, uma de ordem prática: a existência de uma escolarização que tem resultado em uma formação precária para a maioria da população; outra de ordem teórica: a afirmação de Vigotski de que “[...]uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental [...] (Vigotski, 1991, p. 115), essa afirmação se constitui em um problema porque não foi explicitado de modo pontual, pelo autor, o que seria uma “correta” organização da aprendizagem. Apesar de o primeiro problema ser mais amplo e exigir compreensão acerca da escolarização na sociedade de classes, do papel do Estado e das políticas públicas que regulamentam as práticas educacionais, também, sem desconsiderar esse contexto geral, deve ser pensado em sua especificidade, no ensino que acontece no cotidiano das escolas, nos conteúdos priorizados e metodologias adotadas. Assim, os dois problemas, de origem prática e de origem teórica, acabam tendo pontos de convergência, no caso, específico: a organização do ensino.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía