Literatura académica sobre el tema "Eficiência; Ambiente Urbano"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Eficiência; Ambiente Urbano".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Eficiência; Ambiente Urbano"

1

Gallardo, Nuria Pérez, Antonio Carlos Nascimento Passos de Oliveira, Alan Monteiro Borges, Flaviany Luise Nogueira de Sousa y Stéfane Mireles da Silva Costa. "Redução da amplitude térmica por meio de tecnologia verde: estudo de caso no inverno de São Carlos/SP". Technology Sciences 2, n.º 1 (7 de enero de 2020): 73–78. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2020.001.0013.

Texto completo
Resumen
A intensificação da densificação urbana vem produzindo uma concentração de edifícios nos centros urbanos que têm aumentado a incidência de impactos ambientais negativos, os quais afetam tanto no microclima urbano quanto nas temperaturas internas das habitações. A vegetação é um indicativo de qualidade ambiental do ambiente construído devido as inúmeras propriedades que auxiliam na redução dos efeitos negativos da densificação nas urbes. O uso de vegetação na arquitetura é uma técnica capaz de proporcionar benefícios térmicos fomentando ambientes internos mais agradáveis e com maior eficiência energética. Considerando isso, esse trabalho objetiva analisar e delimitar os benefícios térmicos que os sistemas vegetais podem oferecer aos ambientes internos. Para isso, foi realizado um estudo experimental com o intuito de compreender o comportamento térmico de quatro células de teste: um protótipo sem vegetação e três protótipos com diferentes combinações nas coberturas e fachadas, instalados numa região de clima tropical, na cidade de São Carlos/SP. Com base nos registros das temperaturas superficiais internas e da temperatura interna do ar foi possível obter a diferença de temperatura entre as células de teste (2,5°C) e mensurar capacidade da vegetação de isolar termicamente. Os resultados apontam que as células que apresentam vegetação possuem amplitudes térmicas menores, o que significa um comportamento mais constante e temperaturas mais atenuadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Netto, Vinicius M. y Romulo Krafta. "A forma urbana como problema de desempenho: o impacto de propriedades espaciais sobre o comportamento urbano". Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 11, n.º 2 (30 de noviembre de 2009): 157. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2009v11n2p157.

Texto completo
Resumen
O artigo traça crítica a indicadores urbanos usuais, baseados na intensidade de presença de características ou propriedades, e aponta a necessidade de indicadores de comportamento definidos pelo conhecimento do impacto da trama de propriedades espaciais sobre as dinâmicas da cidade – indicadores verdadeiramente de desempenho, aptos a avaliara cidade como fenômeno dinâmico e relacional, no qual seus componentes e dimensões têm efeitos uns sobre os outros. Indicadores capazes de capturar, por exemplo, os modos como diferentes padrões de morfologia podem impactar a vida microeconômica, a sociabilidade urbana ou o ambiente em níveis de influência sobre tendências de menor ou maior dependência veicular na movimentação intraurbana. Para tanto, lança os fundamentos teóricos e metodológicos para um novo sistema de indicadores arranjados em dois eixos: metaindicadores de desempenho(equidade, eficiência, qualidade espacial e sustentabilidade) e dimensões urbanas(morfologia, dinâmica socioeconômica, limiares urbanos e relações cidade–ambiente). Palavras-chave: desempenho e comportamento urbano; indicadores sistêmicos; planejamento. Abstract: The present work proposes concepts and indicators intended to grasp features and effects of urban form; in fact, systemic indicators defined to tackle cityscapes as relational processes whose constituents are pervaded by mutual effects. Firstly, it brings a critique of indicators found in the literature, asserting that most indicators are feature indicators rather than performance indicators. Secondly, it advances theoretical and methodological grounds for new indicators geared to assess the impacts of urban structure on aspects of social life, equity in the access to jobs and facilities, the efficiency of locational patterns in economic interactions, and the sustainability of urban reproduction. Thirdly, anew set of indicators is proposed and arranged in two major groups: (i) performance indicators (spatial quality, urban equity, efficiency and sustainability), and (ii) meta-indicators for urban dimensions (general indicators of urban morphology, socioeconomy, criticality, and city environment relations). Finally, the paper discusses possibilities of application and further development, and brings mathematical definitions of the systemic indicators. Keywords: urban performance; systemic indicators; criticality.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Farina, Flávia C. "Abordagem sobre as técnicas de geoprocessamento aplicadas ao planejamento e gestão urbana". Cadernos EBAPE.BR 4, n.º 4 (diciembre de 2006): 01–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512006000400007.

Texto completo
Resumen
Nas últimas décadas, as discussões em torno do tema urbanização têm enfatizado a preocupação com o meio ambiente, a renovação dos instrumentos tradicionais de planejamento urbano e a necessidade de utilização de novas técnicas para monitorar e avaliar a expansão urbana. Este estudo visa contribuir para o planejamento e gestão da ocupação urbana, demonstrando as possibilidades técnicas de melhor organizar a expansão territorial das cidades, observados critérios ambientais. Neste sentido, são feitas considerações sobre a evolução dos métodos de planejamento e a inserção da variável ambiental na gestão urbana. São expostas algumas contribuições das técnicas de geoprocessamento como ferramenta para auxiliar no problema da expansão urbana. A utilização das técnicas de geoprocessamento propicia eficiência na obtenção, armazenamento, atualização, recuperação e cruzamento dos dados necessários à gestão urbana. Os resultados demonstram que a utilização dessas técnicas é eficaz para o levantamento dos recursos naturais e das atividades humanas, desenvolvimento de banco de dados ambientais georreferenciado, monitoramento das transformações ambientais e planejamento do uso e ocupação territorial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Alvarez, Ivan André, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, Hilton Thadeu Zarate do Couto y Jefferson Lordello Polizel. "Comparação entre videografia e fotografia aérea para diagnóstico da vegetação em ambiente urbano de Piracicaba, SP". Revista Árvore 34, n.º 4 (agosto de 2010): 691–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622010000400014.

Texto completo
Resumen
No planejamento urbano, um bom diagnóstico da presença de vegetação serve como subsídio na elaboração de um plano de ação para implantar espaços verdes e administrar a cobertura arbórea existente. Este estudo compara a eficiência das técnicas de videografia e fotografia aérea para caracterizar vegetação urbana por meio do Índice de Cobertura Vegetal em Áreas Urbanas (ICVAU) e do Índice de Verde por Habitante (IVH). O local do estudo situa-se na cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo, Brasil. Para validar os métodos, foram utilizados Exatidão Geral e Índice de Kappa. A Exatidão Global foi de 88% para a fotografia aérea e de 93% para a videografia, enquanto que o Índice de Kappa foi acima de 85%, para as duas técnicas. Esses valores mostraram que caracterização da vegetação urbana foi feita de maneira coerente com a realidade, tanto para fotografia aérea, como para videografia. Os valores obtidos foram: ICVAU = 18,41% (fotografia aérea) e 16,48% (videografia); IVH = 116,93m2/hab (fotografia aérea) e 65,21 m2/hab (videografia). O ICVAU e o IVH mostraram que essa é uma área com uma porcentagem razoável de verde. A videografia foi mais eficiente para calcular o (ICVAU) e o (IVH) que a fotografia aérea. A videografia também foi o método mais adequado para avaliação para o estudo de árvores de calçadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Dos Santos Junior, Antonio, Érica Da Silva Lacerda y Wellisson Oliveira Gomes. "A ARBORIZAÇÃO PÚBLICA E A EFICIÊNCIA DO SOMBREAMENTO DA SUPERFÍCIE URBANA EM BAIRROS RESIDENCIAIS DE PORTO VELHO, RO". Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 8, n.º 3 (1 de mayo de 2019): 108. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v8i3.66440.

Texto completo
Resumen
A arborização pública da cidade de Porto Velho apresenta alguns problemas decorrentes da falta de planejamento. Para superar estes problemas e aumentar os benefícios esperados da arborização este estudo teve como objetivos: 1) descrever e quantificar as espécies que compõem a arborização pública dos bairros residenciais Liberdade, Costa e Silva e Conjunto Marechal Rondon em Porto Velho; 2) investigar entre as espécies mais abundantes a eficiência do sombreamento da superfície urbana em uma cidade situada na região amazônica. Foi utilizado o método Densidade Metro Linear (DML) para o estudo quali-quantitativo. A eficiência do sombreamento foi investigada com aparelhos do tipo termo-higromêtro. Foram identificadas 18 espécies pertencentes a 13 famílias. As espécies dominantes foram Mangifera indica, Syzygium malaccense e Ficus benjamina. Aproximadamente 44% das espécies são frutíferas. Estima-se que exista uma árvore a cada 50 m de passeio público. Os resultados revelam que cada indivíduo das três espécies dominantes, quando sadio, arrefece a superfície urbana em 7 ºC. Não existe diferença significativa na eficiência de sombreamento entre as três espécies testadas. Identificar as espécies que mais contribuem para o arrefecimento do ambiente urbano em uma cidade na região tropical é uma informação crucial a ser considerada no planejamento da arborização pública da cidade em longo prazo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Beck, Donizete Ferreira, Wilson Levy Braga Da Silva Neto, Antônio Joelson Rodrigues Bezerra, Victória De Melo Araújo y Carla Gomes Rodrigues Távora. "Um framework teórico sobre a dimensão social da inteligência das Cidades Inteligentes". Revista de Arquitetura IMED 9, n.º 2 (31 de diciembre de 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109.2020.v9i2.3748.

Texto completo
Resumen
Sob a globalização e o uso em larga escala das Tecnologias da Informação e Comunicação, as Cidades Inteligentes surgiram para melhorar a qualidade de vida da população e o contexto socioespacial com políticas públicas e sistemas urbanos eficientes. Este artigo identifica e explora a dimensão social das cidades inteligentes. O método utilizado foi a revisão de literatura, sob análise qualitativa e exploratória. Criou-se um framework teórico da dimensão social das cidades inteligentes, em que seu núcleo é uma governança urbana que dispõe dos mecanismos da participação social e das Tecnologias de Informação e Comunicação para produzir valor social, e assim, beneficiar a sociedade pela transformação do ambiente urbano nas Cidades Inteligentes. Também, identificou-se os atores sociais desse processo: o poder público, a indústria, as empresas, a sociedade e a academia. Os principais aspectos sociais identificados foram o fortalecimento dos laços comunitários, melhor segurança pública e acessibilidade urbana. A interação entre o núcleo da dimensão social (governança, Tecnologias da Informação e Comunicação e valores sociais), os aspectos sociais e os atores sociais enfatizam: a eficiência dos serviços públicos, o desenvolvimento urbano sustentável, a inovação dos sistemas públicos, a modernização estrutural e o desenvolvimento educacional e humano. Também, foram sugeridas implicações de estudos futuros, inclusive que o framework proposto pode ser utilizado em estudos de casos para análise da dimensão social em cidades inteligentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Medeiros, Gerson Araujo de y Kariny Kimiko Diz Furuta. "Agricultura urbana: desenvolvimento de um protótipo para o cultivo de hortaliças em ambiente residencial". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, n.º 3 (13 de enero de 2021): 651–63. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0052.

Texto completo
Resumen
O desenvolvimento de tecnologias e processos para a produção de alimentos em residências e na área urbana, tem sido uma tendência emergente nas áreas metropolitanas. O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento e teste de um protótipo para o cultivo de hortaliças em ambiente residencial, para promover a segurança alimentar no meio urbano. Esse protótipo foi baseado nos princípios de um lisímetro de nível freático constante, pois permitiria um fluxo contínuo de água para a cultura pelo princípio da capilaridade, não demandava energia, e foi construído com materiais disponíveis para comercialização no meio urbano, como tubos, acessórios e conexões de PVC, e reservatórios de plástico. A instalação e testes hidráulicos do lisímetro foram realizados em uma residência na cidade de Sorocaba, reproduzindo as condições para a finalidade de produção residencial de alimentos. Após a construção e teste hidráulico, procedeu-se ao plantio da salsa (Petroselinum crispum). Três plantios foram realizados para se determinar a melhor profundidade do lençol freático, a qual foi de 0,20 m. Posteriormente, procedeu-se ao plantio do espinafre (Tetragonia expansa). Nesse experimento, além da matéria seca na época da colheita, foi levantada a cobertura vegetal e a altura do espinafre, ao longo do ciclo. As condições de umidade do solo permitiram um crescimento potencial da cultura, como pôde ser constatado por meio da avaliação visual e fotográfica da planta colhida, além dos dados de altura da planta, a qual atingiu 21 cm. Na colheita, a produtividade alcançou 1.265,1 kg.ha-1, considerando a matéria seca. Ao longo do ciclo da cultura do espinafre, o consumo de água foi monitorado e atingiu 74 mm, correspondendo a uma eficiência do uso da água de 0,25 kg.m-3, ou 17,10 t.ha-1.mm-1. A simplicidade construtiva e operacional, além da independência do suprimento de energia, demonstrou que o sistema foi adequado para o uso em residências, contribuindo para o planejamento do uso de recursos naturais voltados a promover a soberania e segurança alimentar no meio urbano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Gabrielle Diniz dos. "AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE DESCONFORTO TÉRMICO (IDT) EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM UMA CIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO". ENVIRONMENTAL SMOKE 1, n.º 2 (31 de diciembre de 2018): 86–109. http://dx.doi.org/10.32435/envsmoke.20181286-109.

Texto completo
Resumen
O conforto térmico é um tema de extrema importância, porém ainda de pouca relevância no meio acadêmico. Visto que as temperaturas ambientais vêm sendo atenuadas com as atividades humanas, o meio urbano também vem sendo afetado por estes fatores, devido a grande taxa de urbanização sem o devido cuidado com o ambiente em que são inseridos os elementos urbanos, sendo assim tais fatores vem causando aumento das temperaturas no meio urbano no âmbito externo e por consequência no ambiente interno, devido os elementos de cobertura do solo e das superfícies das construções. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo a avaliação do conforto térmico em quatro escolas públicas municipais de tempo integral da cidade de João Pessoa/PB. Sendo elas Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Conego João de Deus, EMEF Radegundis Feitosa, EMEF Ana Cristina Rolim Machado e EMEF Chico Xavier. Para a obtenção dos dados foram utilizados os termohigrômetros do tipo HOBO U-10, que foram alocados na sala mais desconfortável de cada escola analisada, os dados foram coletados durante 15 dias do período letivo do mês de Dezembro, tido como início do período seco da região. Após a obtenção dos dados, os mesmos foram processados e analisados de acordo com o índice de desconforto (IDT) de Thom e suas faixas de classificação adaptadas por Santos em 2011 para regiões de clima tropical. Os resultados mostraram que a escola com maior índice de Desconforto Térmico foi a Escola EMEF Conego João de Deus e este resultado se deu devido as configurações da sala de aula observada e do entorno bastante urbanizado. A escola com IDT mais ameno foi a escola Ana Cristina Rolim Machado e este resultado se deu devido a maior concentração de área arborizado no entorno da sala, bem como a estrutura do prédio que impede a entrada direta do sol na sala de aula. É possível afirmar também que todas as escolas demonstram altas taxas de desconforto térmico, e que está associado as configurações da sala de aula e sua localização em relação ao prédio da escola, bem como a falta de planejamento visando o clima da região para a construção de ambientes com maior eficiência energética e conforto térmico que possam favorecer o processo de aprendizado nesses ambientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Beck, Donizete Ferreira, Wilson Levy Braga da Silva Neto y Diego De Melo Conti. "O turismo sob a ótica das cidades inteligentes e sustentáveis". Organizações e Sustentabilidade 8, n.º 2 (29 de junio de 2020): 103. http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2020v8n2p103.

Texto completo
Resumen
O Turismo tem papel importante no desenvolvimento econômico urbano e regional. A literatura sobre Turismo em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS) é incipiente. Assim, de caráter qualitativo e exploratório, por meio da revisão de literatura, o presente artigo identificou diretrizes gerais para futuras análises de estudos de caso do turismo em CIS. Na discussão considerou-se fatores estruturais, políticos, serviços, inovação e empreendedorismo, relação econômica, esfera pública e privada, desenvolvimento inter-regional e nacional atual e futuro. Constatou-se que o fornecimento de produtos e serviços personalizados é fator central do turismo em CIS, pois aumentam a experiência do turista; a qualidade de vida das gerações atual e futura dos moradores da cidade turística; o desenvolvimento comercial e da indústria turística local; a proteção da fauna flora e meio ambiente; a eficiência no gasto e uso de recursos; o fortalecimento da sociedade civil; gera empregos, melhora a governança pública e privada, e desenvolve o polo técnico-científico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Adão, Nilton Manoel Lacerda y Marcus Polette. "Sistema de indicadores de qualidade ambiental urbana para metrópoles costeiras (SIMeC)". DRd - Desenvolvimento Regional em debate 9 (25 de abril de 2019): 284–301. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v9i0.2066.

Texto completo
Resumen
O presente artigo objetiva associar o Sistema de Indicadores de Qualidade Ambiental Urbana para as Metrópoles Costeiras (SIMeC) com as políticas públicas incidentes para reforçar uma análise sistêmica e efetiva dos resultados monitorados por cada indicador. Trata-se de um sistema já aplicado nas Regiões Metropolitanas do Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e no aglomerado urbano costeiro de Joinville (SC) e que, neste estudo, os seus indicadores foram associados à 19 políticas públicas incidentes em regiões metropolitanas e aglomerados urbanos costeiros. Este tipo de relação tem o intuito de contribuir para reduzir a lacuna existente no que se refere a monitorar as regiões metropolitanas e aglomerados urbanos geograficamente localizados em áreas costeiras e a eficiência da aplicação das Políticas Públicas. Destarte, a contribuição deste artigo está em associar a Qualidade Ambiental Urbana com as especificidades das áreas costeiras e apresentar um instrumento para gestão costeira integrada diretamente associado às políticas públicas ambientais, urbanas e setoriais. Palavras-chave: Gestão Costeira. Políticas Públicas. Qualidade Ambiental Urbana. Indicadores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Eficiência; Ambiente Urbano"

1

Marins, Karin Regina de Casas Castro. "Proposta metodológica para planejamento energético no desenvolvimento de áreas urbanas. O potencial da integração de estratégias e soluções em morfologia e mobilidade urbanas, edifícios, energia e meio ambiente: o caso da operação urbana Água Branca no município de São Paulo". Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-09062010-155906/.

Texto completo
Resumen
O objeto da presente tese é o desenvolvimento de uma proposta metodológica para planejamento energético no desenvolvimento de áreas urbanas, na escala de distritos, bairros e unidades de vizinhança. A metodologia proposta é aplicável a estudos de desenvolvimento de novas áreas urbanas, distritos ou bairros e estudos para requalificação de áreas urbanas já ocupadas, como ferramenta de suporte ao planejamento e ao processo decisório. Inicialmente, foi produzida uma base referencial dos principais condicionantes para o planejamento energético urbano, segundo o escopo considerado nesse trabalho de pesquisa. Nessa etapa foram identificadas e analisadas as interdependências entre esses fatores e sua participação no consumo energético e nas emissões de poluentes. A proposta metodológica está estruturada em dois módulos principais: Módulo 1 - Gerenciamento da Demanda de Energia, envolvendo aspectos relacionados à Morfologia Urbana, Mobilidade Urbana e Edificações, tais como densidade populacional e construída, uso e ocupação do solo, geometria de quadras e cânion urbano, sistema de transporte urbano de passageiros, sistema viário, tecnologias veiculares e combustíveis, soluções passivas em conforto ambiental e substituição tecnológica de equipamentos em edificações; e Módulo 2 - Gerenciamento da Oferta de Energia, incluindo sistemas de geração e distribuição de energia elétrica e térmica para aquecimento e resfriamento em escala urbana, inclusive com aproveitamento de recursos energéticos residuais e renováveis. Dos Módulos 1 e 2 resultam os níveis de consumo de energia e as emissões totais de poluentes, incluindo Gases de Efeito Estufa e poluentes locais. Na composição da proposta metodológica participam variáveis e parâmetros relacionados aos condicionantes de planejamento energético urbano, bem como procedimentos de cálculo que integram e compatibilizam as configurações urbanas quanto à morfologia, mobilidade, edificações, e geração de energia. Os procedimentos foram sistematizados em um conjunto de planilhas eletrônicas e gráficos comparativos, desenvolvidos para aferição da proposta metodológica, suporte na visualização de resultados e indicadores e posterior aplicação como ferramenta no planejamento de áreas urbanas. A proposta metodológica foi aplicada no caso da Operação Urbana Água Branca, no Município de São Paulo, ficando demonstrado o potencial de integração de estratégias e comprovando a tese em questão. Nas duzentas e dezessete diferentes situações configuradas por meio da metodologia proposta, foi possível identificar não apenas importantes potenciais quantitativos, mas também a contribuição relativa dos diversos condicionantes para o resultado global, em termos energéticos, urbanísticos e ambientais. Além dos cenários apresentados, a proposta metodológica permite que diversos outros possam ser configurados para outras áreas urbanas a serem desenvolvidas ou requalificadas, desde que as variáveis e os parâmetros sejam adequadamente adaptados a cada realidade.
The subject of this thesis is the development of a methodology for energy planning in the development of urban areas, in the scale of districts and neighborhoods. The proposed methodology has two main applications as a tool to support strategic planning and decision-making process: studies for the development of new urban areas, districts or neighborhoods, and studies for rehabilitation of urban areas already used. Initially, a conceptual and technical approach was done about the main constraints for urban energy planning, according to the scope considered in this research. In this stage, the interrelationships among these factors and their impact in terms of energy consumption and pollutant emissions were identified and analyzed. The proposed methodology is organized into two main modules: Module 1 - Energy Demand Management, involving aspects of urban morphology, urban mobility and buildings, such as population density and built area, land use, urban blocks and urban canyon geometry, urban transport, road system, vehicle and fuel technologies, passive solutions to environmental comfort and technological replacement of equipment in buildings; and Module 2 - Energy Supply Management, including district and local systems for generating and distributing electricity and steam for heating and cooling purpose, including the use of renewable and waste energy resources. Levels of energy consumption and the total emission of pollutants, including greenhouse gases and local pollutants, result from the Modules 1 and 2. The proposed methodology involves variables and parameters related to the constraints of urban energy planning as well as calculation procedures that integrate and match the urban settings under consideration, as urban morphology, mobility, buildings, power generation and district systems. The procedures were systematized into a set of spreadsheets and charts developed to verify the proposed methodology, visualization support of results and indicators, and later application as a tool for planning of urban areas. The proposed methodology was applied to the Agua Branca Urban Operation study-case, in the city of Sao Paulo, in which the potential of integrating strategies was demonstrated. In thirty-six different situations defined by using the proposed methodology, it was possible to identify not only important quantitative potentials but also the relative contribution of various constraints to the overall result in terms of energy, urban and environmental issues. In addition to the scenarios presented, the proposed methodology allows the configuration of several other options to different urban areas to be developed or rehabilitated, but variables and parameters need to be properly adapted to each situation.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lima, Ana Manuel dos Santos Costa Barreto. "Gestão sustentável dos espaços verdes na vila de Ponte da Barca". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14519.

Texto completo
Resumen
Mestrado em Engenharia do Ambiente
Os espaços verdes desempenham um papel fundamental e indispensável nas cidades e na qualidade de vida das populações, assumindo várias funções, nomeadamente lúdicas, culturais, desportivas, ecológicas, sociais, estéticas e de integração paisagista. A maior parte da água disponível no planeta está em movimento, escoa-se em rios, à superfície e no solo, infiltra-se em aquíferos, evapora e precipita e dessa forma as quantidades de água disponíveis numa determinada massa de água dependem do balanço hidrológico que condiciona o ciclo da água. O presente estudo aborda a problemática da gestão dos espaços verdes, zonas de recreio e lazer para as populações, a sua sustentabilidade e a utilização eficiente dos recursos disponíveis, nomeadamente o recurso água. O caso de estudo é a vila de Ponte da Barca. A análise efetuada focou-se na caracterização dos espaços verdes, dos recursos disponíveis, naturais, municipais, financeiros e humanos, nos instrumentos de gestão municipal e numa entrevista aos diversos intervenientes destes espaços, governantes, responsáveis técnicos e assistentes operacionais. Foi elaborado um diagnóstico do caso de estudo e apresentadas propostas de melhoria para a gestão destes espaços. É proposta uma requalificação da estufa do horto municipal, uma avaliação do estado das condutas de água, um planeamento eficiente e atempado dos trabalhos e por último a aposta numa maior formação dos assistentes operacionais, nomeadamente de melhores técnicas de compostagem.
Green spaces play a fundamental and indispensable role in the cities and in the life quality of populations, assuming various roles, including recreational, cultural, sporting, ecological, social, aesthetic and landscape integration. Most of the water available in the world is in motion, flows in rivers, in soil and surface, infiltrates into aquifers, evaporates and precipitates, and thereby the amount of water available in a given body of water depends on the water balance which conditions the water cycle. This study deals with the management of green spaces at local level, leisure and recreational areas for population, its sustainability and the efficient use of all the available resources, particularly the water resource. The case study is the town of Ponte da Barca. The analysis performed has been focused on the green spaces, available resources, such as natural, municipal, financial and human, characterization, municipal management instruments and on an interview to the several stakeholders of these spaces, governors, technical managers and operational workers. A diagnosis of the case study was elaborated and some improvement proposals to the management of these spaces were presented. The proposals presented are the requalification of the municipal garden greenhouse; an evaluation of the water pipelines status, an efficient and early planning of the outdoor work, and last, a commitment to further training of operational assistants, including best composting techniques.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Brandão, Rafael Silva. "As interações espaciais urbanas e o clima : incorporação de análises térmicas e energéticas no planejamento urbano". Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-23032010-093854/.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho tem por objeto o clima urbano, entendido como a ambiência térmica de uma área limitada, gerada pela interação entre a atmosfera e o ambiente construído de uma cidade, ou de parte dela, que afeta as condições de conforto térmico do pedestre e o consumo energético das edificações. O objetivo geral deste trabalho é gerar uma metodologia de avaliação da ambiência térmica urbana cujos resultados se prestem a orientar decisões de projeto e gestão nas cidades brasileiras. Busca-se verificar a hipótese de que a ocupação urbana pode ser descrita somente através de variáveis que são frequentemente utilizadas na legislação urbana taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento e recuos e que estas variáveis são suficientes para que se determine a ambiência térmica de um determinado espaço urbano. O método de trabalho se dividiu em duas etapas, uma dedutiva, na qual modelos de simulação do comportamento térmico urbano foram estudados e/ou desenvolvidos, e outra indutiva, na qual os modelos encontrados foram aplicados a um estudo de caso, com o objetivo de avaliar a relação entre os resultados ambientais e a ocupação da área. Neste processo, foram utilizados modelos analíticos, programas computacionais de simulação de fluidodinâmica e ferramentas de geoprocessamento. Os resultados obtidos levaram a uma refutação da hipótese, considerando-se que outras variáveis devem ser incorporadas ao planejamento urbano e às legislações de uso e ocupação do solo, caso se queira determinar de forma adequada o impacto de uma área na ambiência térmica. Foram propostas equações de regressão que relacionam a ocupação urbana com variáveis meteorológicas locais. Apesar da aplicabilidade limitada, tais equações podem ser utilizadas para gerar recomendações gerais de planejamento. O processo desenvolvido para obter as equações pode ser utilizado na avaliação comparativa de áreas urbanas e, com a incorporação de critérios de qualidade e metas, pode ser transformado em um procedimento para avaliação de desempenho urbano.
This paper deals with the urban climate, defined as the thermal environment of a limited area, generated by the interaction of the atmosphere and a city, which affects thermal comfort of pedestrians and energy consumption of buildings. The main objective is to develop an assessment methodology for the urban thermal environment, the results of which can support design and planning decisions in Brazilian cities. The hypothesis is that usual planning variables plot ratio, plan density index and setbacks suffice as means to describe urban occupation and to determine its thermal environment. The method consists in two phases: a deductive one, in which thermal simulation models were studied or developed, and a inductive one, in which the researched models were used to assess a study case. The assessment results were superposed with occupation parameters for the area, in order to determine correlations among environmental and occupation variables. During this process, the research included the use of analytical models, CFD simulation and GIS tools. The results did not corroborate the hypothesis. This lead to the conclusion that other variables must be incorporated to urban planning, in order to determine the impact of occupation on thermal environment. Regression equations were developed, relating occupation parameters and thermal and energetic variables. Even though their applications are limited, they may be used as a rule of thumb method for early design stages. The method developed for the obtaining of the equations may be used for evaluating comparatively different occupation proposals. If performance criteria are determined, the method may be transformed into a urban thermal performance assessment method.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Leite, Flávia Brunale Vilela de Moura. "Avaliação da eficiência na conservação de recursos hídricos em comunidades sustentáveis". [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258670.

Texto completo
Resumen
Orientador: Rozely Ferreira dos Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2018-08-18T23:59:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leite_FlaviaBrunaleVileladeMoura_M.pdf: 3105479 bytes, checksum: 547219e109065999ac24e774477005a1 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: Com a finalidade de garantir a sustentabilidade ambiental dos núcleos urbanos, dois aspectos devem ser considerados: a gestão consciente dos recursos naturais e a aplicação efetiva dos conceitos de sustentabilidade nos assentamentos urbanos. Diante disto, é necessário olhar para modelos alternativos, que fogem do padrão de uso dos recursos e produção de resíduos, como as ecovilas ou comunidades sustentáveis. Essas pequenas comunidades experimentais vêm se ampliando, mas não há efetivamente avaliações da eficiência de implantação de suas propostas pressupostamente inovadoras, principalmente em relação aos recursos hídricos. Por essa razão, o objetivo deste estudo foi avaliar e medir a distância entre duas áreas declaradas ecovilas (Piracaia e Porangaba, SP) e o cenário ideal para uma comunidade sustentável, tecnicamente construído a partir de indicadores de sustentabilidade voltados para os recursos hídricos. Para obter essas distâncias foram feitos levantamentos de campo, sobrepostos mapas de meio físico e uso da terra e aplicados questionários junto às comunidades. As respostas foram avaliadas pelo método programação por compromisso (Compromisse Programming -CP). Os resultados demonstraram que ambas as comunidades estão distantes do cenário ideal e que há uma diferença distinta entre a interpretação dos indicadores de sustentabilidade que levam a uma condição inadequada e a percepção das comunidades sobre eles
Abstract: In order to ensure the environmental sustainability of urban areas, two aspects must be considered: the conscientious management of natural resources and effective application of the concepts of sustainability in urban settlements. In this direction, the ecovillages or sustainable communities are the new alternatives to apply conscientious models to use of natural resources and waste disposal for urban settlements. These small and experimental communities have been growing, without an effective evaluation of the efficiency of the innovative proposals to conscientious use for the water resources. For this reason the goal of this study was to evaluate and measure the distance between two ecovillages (Piracaia and Porangaba, São Paulo - Brazil) to an ideal scenario for a sustainable community. This ideal scenario was technically constructed from indicators of water resources sustainability. The methodological strategy used to achieve these results included field works and overlapping land use and water resources maps of these two communities. The answers obtained in field work were evaluated by the method of compromise programming (CP). The results showed that both communities are distant from ideal scenario and that there is a distinct difference between the interpretation of sustainability indicators that lead to an inadequate condition and the perception of communities about them
Mestrado
Recursos Hidricos, Energeticos e Ambientais
Mestre em Engenharia Civil
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Alexandrino, Eduardo Roberto. "Amostragem de avifauna urbana por meio de pontos fixos: verificando a eficiência do método". Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-20092010-102906/.

Texto completo
Resumen
A urbanização é uma das ações antrópicas que mais crescem no mundo atual. Por este motivo pesquisas ecológicas são realizadas nas cidades com o objetivo de reconhecer seus impactos, e as aves são utilizadas como uma das ferramentas para diagnóstico ambiental. Assim, o presente estudo avaliou o método de levantamento de aves por ponto fixo, método amplamente utilizado em estudos com aves em diversos ambientes. Foram analisados três pontos que podem influenciar a amostragem de aves através deste método: 1) o habitat onde o levantamento é realizado, observando a composição dos elementos urbanos existentes na cidade; 2) o intervalo de tempo adotado em cada ponto fixo para a coleta de dados; 3) os fatores potencialmente prejudiciais a observação de aves, tais como o ruído sonoro urbano e a presença de conversas causadas por pessoas curiosas. Com a área de estudo estratificada a partir da quantidade de cobertura arbórea existente nos bairros abrangidos, 90 unidades amostrais foram selecionadas. Nestes, foram quantificados os elementos urbanos presentes, a riqueza, o número de contato de aves, os ruídos sonoros e a presença de conversas. Os resultados demonstraram que a reunião de um número maior de espécies e contatos pode ser favorecida pelas áreas de cobertura arbórea, enquanto áreas construídas e pisos impermeáveis podem prejudicar o número de espécies, sendo o número de contato prejudicado apenas pelas áreas de pisos impermeáveis. O número de espécies observadas não foi significativamente diferente após nove minutos de coleta de dados, entretanto o número de contatos continuou crescendo, demonstrando haver recontagens de indivíduos após este intervalo. A riqueza de espécies foi significativamente diferente entre os dados coletados no período seco e no período chuvoso. Conforme houve a maior presença do ruído sonoro urbano menor foi o número de espécies e contatos obtidos nos pontos. A incidência de conversas ocasionadas por pessoas curiosas foi baixa não prejudicando as coletas de dados. Os resultados encontrados sugerem que: o levantamento de aves no meio urbano através do ponto fixo deve considerar a composição do ambiente, já que a riqueza e o número de contato podem variar de acordo com a presença dos diferentes elementos; sejam adotados intervalos de tempo por ponto não superiores a nove minutos; quando possível diferentes épocas do ano devem ser utilizadas para as coletas de dados, visto que podem ser encontradas diferenças entre as estações; sejam escolhidos locais e momentos para as coletas de dados com baixo ruído sonoro. Por fim, o método de ponto fixo foi considerado eficaz para amostragem de aves urbanas, desde que tais cuidados sejam considerados.
The urbanization is one of the anthropic activities with the highest growth rate in the world. Due to this reason, ecological research are conducted in the cities with the goal of recognizing its impacts, using birds as one of the tools to assess the environmental diagnosis. Therefore, the present study assessed the samples by point counts method, which is broadly used for bird census in many environments. Three issues that might affect the sampling of the birds by using this method were analyzed: 1) the habitat where the sampling is performed, observing the urban elements presented in the city; 2) the period of point count duration spent in each sample; 3) the potential factors which disturb the birds detectability, as urban noise and presence of curious citizens who can talk to the researcher in the point count. The research area was stratified from the amount of tree canopies in the selected suburbs, where 90 sample units were selected. In these units, the presence of urban elements, the richness, the number of birds contacts, the noise and the presence of conversations were quantified. The results showed that the number of species and contacts can be benefited from the tree canopy area, while build up areas and impermeable grounds may harm the number of species, although the contact number is harmed only by the impermeable grounds. The number of observed species did not differ significantly after nine minutes of sample period, however the number of contacts kept increasing, demonstrating a repeated counting birds after this interval. The species richness was significantly different between the samples collected in dry and wet seasons. As the urban noise increased, a lower number of species and birds contacts was acknowledged. The incidence of conversation performed by curious people was low, not being able to harm the sample collection. The results suggest that: the bird survey inside the cities by point counts should consider the composition of environment, since the richness and the number of birds contacts can vary according to the presence of different elements; the time of interval should not exceed nine minutes; when possible, different annual seasons should be used for sampling, since differences may be found among them; places and moments for the sampling should be chosen with a low noise. Finally, the point counts method was considered efficient for the sampling of urban birds, provided that such care are considered.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

SANJAD, Heitor Capela. "Reciclagem como alternativa para a eficiência e sustentabilidade econômica do setor de resíduos sólidos urbanos no município de Belém-PA". Universidade Federal do Pará, 2018. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10171.

Texto completo
Resumen
Submitted by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2018-08-31T18:18:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ReciclagemAlternativaEficiencia.pdf: 3642819 bytes, checksum: e7ba133ca9d41c9fcab4eba8b2776f10 (MD5)
Approved for entry into archive by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2018-08-31T18:19:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ReciclagemAlternativaEficiencia.pdf: 3642819 bytes, checksum: e7ba133ca9d41c9fcab4eba8b2776f10 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-31T18:19:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ReciclagemAlternativaEficiencia.pdf: 3642819 bytes, checksum: e7ba133ca9d41c9fcab4eba8b2776f10 (MD5) Previous issue date: 2018-05-28
Na pesquisa, classificada como descritiva e exploratória, foi avaliada a eficiência técnica e sustentabilidade econômica do setor de resíduos sólidos urbanos (RSU) do município de Belém – PA. A pesquisa dividida em três etapas teve na sua primeira fase a execução do diagnóstico legal, operacional e financeiro do município. Em seguida, na segunda etapa, foram estabelecidos cenários para reciclagem de 10%, 25% e 50% dos RSU gerados no município no ano de 2017. Na última etapa foram determinados os preços de venda dos recicláveis e estimadas as perspectivas econômicas nos cenários propostos, além da avaliação do benefício financeiro que a coleta seletiva poderá trazer as finanças públicas. Foi verificada no ano de 2017 a geração de 340.405,39 ton. RSU no município de Belém, bem como a existente necessidade de atualização das leis, elaboração dos instrumentos de planejamento e reformulação das formas de cobrança dos serviços prestados no setor. Também foi observado que a implantação da reciclagem de 10%, 25% e 50% da massa total de RSU gerada no ano de 2017 reduziria as despesas operacionais em R$ 11.302.703,66, R$ 28.256.759,16 e R$ 56.513.518,32, respectivamente nos cenários propostos. Com o trabalho foi possível concluir que a reciclagem é uma excelente alternativa para melhorar a infraestrutura e reduzir as despesas no setor de RSU do município de Belém.
In the research, classified as descriptive and exploratory, the technical efficiency and economic sustainability of the solid urban waste (SUW) sector of the city of Belém - PA was evaluated. The research divided into three stages had in its first phase the execution of the legal, operational and financial diagnosis of the municipality. Then, in the second stage, scenarios were established to recycle 10%, 25% and 50% of MSW generated in the municipality in the year 2017. In the last stage, the sales prices of recyclables were determined and the economic prospects were estimated in the proposed scenarios, besides the evaluation of the financial benefit that the selective collection can bring the public finances. The generation of 340,405.39 tons SUW was verified in the city of Belém, as well as the existing need to update the laws, elaboration of the planning tools and reformulation of the forms of collection of the services provided in the sector. It was also observed that the implementation of recycling of 10%, 25% and 50% of the total RSU mass generated in 2017 would reduce operating expenses by R $ 11,302,703.66, R $ 28,256,759.16 and R $ 56,513,518.32, respectively, in the proposed scenarios. With the work it was possible to conclude that recycling is an excellent alternative to improve infrastructure and reduce expenses in the SUW sector of the municipality of Belém.
SEMAS - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Fonseca, João Miguel Ramiro. "Indicadores de avaliação técnica, económica e ambiental de um sistema de recolha seletiva de resíduos de embalagens". Master's thesis, ISA-UL, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/13383.

Texto completo
Resumen
Mestrado em Engenharia do Ambiente - Instituto Superior de Agronomia - UL
Os sistemas de recolha de resíduos sólidos urbanos e a recolha seletiva de embalagens de plástico, papel e vidro, tem sido alvo de intensa pesquisa ao nível da otimização de rotas. Porém, torna-se necessário avaliar a eficiência desses sistemas, através de indicadores gerais ou de indicadores criados especificamente para os analisar, uma vez que a recolha gera um dos principais encargos para os sistemas de gestão de resíduos. Esta dissertação contempla a recolha e o cálculo de indicadores utilizados pelo sistema de gestão de resíduos em estudo, a seleção e o cálculo de indicadores apresentados na bibliografia, bem como a criação de alguns indicadores novos, de forma a poder avaliar técnica, económica e ambientalmente o “Estudo de Caso” da AMARSUL, SA. Este “Estudo de Caso” pretende avaliar o sistema de recolha seletiva de embalagens da AMARSUL, antes e após 2013, ano da implementação do modelo de previsão do nível de enchimento dos contentores aplicado às fileiras do papel, plástico e vidro e ainda o planeamento e execução de circuitos dinâmicos aplicados à fileira do vidro. Foram utilizados no total 12 indicadores, sendo 5 utilizados pela AMARSUL, 1 desenvolvido durante a dissertação e 6 selecionados da bibliografia. Em termos globais verifica-se que a fileira do vidro é a que possui melhores resultados, sendo que alguns indicadores indicam que existe ainda capacidade para melhorar, especialmente se existir otimização dos circuitos de recolha. Esta fileira é também a única que cumpre com os limites de emissão de gases de efeito de estufa impostos por LNEC e ERSAR (2013). Com a implementação do modelo de previsão em 2013, a fileira do plástico demonstra melhorias significativas, pois regista aumentos de eficiência de 57%, verificando-se que a fileira do papel regista o maior aumento de eficiência de 82%.
N/A
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Moraes, Priscila da Mota. "Impactos ambientais dos assentamentos residenciais dispersos : deseconomias de transporte em São Paulo". reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2015.

Buscar texto completo
Resumen
Orientadora: Profa Dra Silvana Maria Zioni
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, 2015.
Essa pesquisa aborda a temática da sustentabilidade de estruturas urbanas monofuncionais de alta renda dispersas no território da cidade, tomando como caso de estudo os condomínios residenciais de Alphaville Barueri localizado na Região Metropolitana da cidade de São Paulo. O objetivo foi o de investigar o quanto essas estruturas espaciais são realmente sustentáveis por meio da verificação de sua eficiência ambiental segundo seu padrão comportamental de mobilidade. A metodologia adotada foi o cálculo estimativo das deseconomias de transportes geradas por essas estruturas urbanas dispersas, através da sua quantificação e monetarização dos custos ambientais de três indicadores ¿ o consumo de combustível, as emissões atmosféricas e o tempo em congestionamento ¿ a partir da comparação dos resultados obtidos para o objeto de estudo (residenciais de Alphaville Barueri) com os resultados de três áreas de controle (os bairros de Morumbi, Alto de Pinheiros e Pacaembu), essas últimas, definidas em função de sua similaridade de conformação urbanística e perfil socioeconômico, porém com localização diferente em relação ao centro da metrópole paulista. Os resultados apontaram que os residenciais de Alphaville Barueri não são ambientalmente eficientes, segundo os critérios estabelecidos, quando comparado aos resultados das três áreas de controle, ainda se uma dessas áreas, o Morumbi, tenha se mostrado menos eficiente ambientalmente dentre todas.
This research addresses the issue of sustainability of high-income monofunctional urban structures sprawled within the city, taking as case of study Alphaville Barueri residential condominiums in the metropolitan area of São Paulo. The aim was to investigate how these spatial structures are truly sustainable by checking its environmental efficiency according to their mobility behavioural pattern. The methodology used was to calculate the estimated transportation diseconomies produced by these sprawled urban structures through its quantification and establishment of monetary value to three indexes of environmental costs ¿ fuel consumption, air emissions and time in congestion ¿ and then to compare the results of the study case (the Alphaville Barueri residential condominium) with the results of three control areas (the districts of Morumbi, Alto de Pinheiros and Pacaembu), wich have been defined according to their similarity of urban design and socioeconomic profile, but with different location taking into consideration the centre of the metropolis. The results pointed out that the Alphaville Barueri residential condominiums are not environmentally efficient, according to the defined criteria, when compared to the results of all three control areas, even if one of these areas, Morumbi, showed to be less environmentally efficient among all areas, including the case of study.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pinhanez, Monica de Maria Santos Fornitani. "Governance empreendedora: um projeto sócio-ambiental para o desenvolvimento econômico - Santos, 1989-1992". reponame:Repositório Institucional do FGV, 1995. http://hdl.handle.net/10438/5221.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:17:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1995-03-20T00:00:00Z
O presente trabalho trata da questão da governance e do empreendedorismo, ou seja, da governance empreendedora, enquanto instrumentos para que um governo local promova o desenvolvimento econômico e social e alcance a sustentabilidade política e econômica, frente ao paradoxo da globalização. Averigüando a possibilidade do exercrcio da governance empreendedora, traz como estudo de caso, o governo santista de 1989 a 1992, conduzido por Teima de Souza. Aborda as políticas públicas formuladas e adotadas no período, referentes às questões ambientais e de saúde, levadas a termo pelo governo local, bem como, problemas pertinentes à questão portuária e de participação popular, procurando identificar na lide governamental os princípios da governance e do empreendedorismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Alves, Ricardo Ramos. "ECOEFICIÊNCIA E PRÁTICAS AMBIENTAIS NO BANCO DO BRASIL". Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2009. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2863.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-08-10T10:50:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RICARDO RAMOS ALVES.pdf: 6055902 bytes, checksum: 9c328d25a09a4ae28d557cd39ca5b65c (MD5) Previous issue date: 2009-10-20
This work analyses the Eco-efficiency as a concept and indicator of sustainability in construction. It brings together the diagnosis of its role in the companies following the principle of developmental sustainability and socioenviromental responsibility. Its usage approach as a strategy in banks is complemented as a case study in Banco do Brasil, where there is the support of several eco-efficient practices which are related to its qualitative and quantitative aspects from 2002 to 2009. Banco do Brasil supports actions, agreements, alliances, protocoles and principles since the 80s. They have recently culminated with the Enterprize 21 Agenda Project (Projeto Agenda 21 Empresarial). As a result, this reinforced the compromise with the environmental management. The eco-efficiency tool, which was created in 1992, has been used more and more by banks with the purpose of measuring productivity and competitiveness. It has, in fact, affected somehow the management and behaviour of what is produced, consumed and discarded. The sustainability strategy of Banco do Brasil predicts actions which go beyond its role as a bank. The actions also have to meet the needs of the federal government socioenviromental issues. Thus, its innovations, practices and eco-efficiency programs are strongly related to enterprises and communities which constantly assess their credit and investment policies for this area. Hence, By giving details about the environmental actions taken by Banco do Brasil, the research intends to show that even though it has developed in certain ways, there is a low level of efficiency and efficacy between objectives and results. It has been reported by the employees of the bank. The proof that there is desorganization of data, lack of control in the process, not enough trust among the actors, and lack of methodology, conscioussness, knowledge about the actions, may not be enough to justify. Indeed, it points out another issue concerning the effectiveness of this eco-efficiency. Irrespective of all this, the environment has brought new opportunities for banks. In regard to Banco do Brasil, the ability to join business to sustainability is renewed.
Este trabalho analisa a ecoeficiência como um conceito e um indicador de sustentabilidade em construção. E traz um diagnóstico de seu papel nas empresas dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade socioambiental. A abordagem de seu uso como estratégia nos bancos é complementada com um estudo de caso no Banco do Brasil, que adota várias práticas ecoeficientes que são relacionadas sobre os aspectos qualitativos e quantitativos, no período de 2002 a 2009. O BB adota desde a década de 80, ações, acordos, pactos, protocolos e princípios que recentemente culminaram com o projeto de Agenda 21 Empresarial, o que reforçou seu compromisso com a gestão ambiental. A ferramenta da ecoeficiência, criada em 1992, tem sido utilizada cada vez mais pelos bancos para medir a produtividade e a competitividade, afetando a gestão e o comportamento do que se produz, se consome e se descarta. A estratégia de sustentabilidade do Banco do Brasil prevê ações que extrapolam o seu papel de banco e que precisam atender as demandas socioambientais do governo federal. Assim suas inovações, práticas e programas de Ecoeficiência têm uma relação forte com as organizações e várias comunidades que avaliam frequentemente suas políticas de crédito e investimento para esta área. A pesquisa ao detalhar as práticas ambientais do BB quer exemplificar que apesar dos avanços obtidos, ainda há uma baixa eficiência e eficácia entre metas e resultados, como afirmam os próprios funcionários. A confirmação de que há desorganização dos dados, descontrole nos processos, pouca confiança entre os atores e falta de metodologia e conhecimento das ações, pode não ser suficiente para justificar, mas aponta para um outro problema que seria o da efetividade desta ecoeficiência. Mesmo assim, o meio ambiente trouxe novas oportunidades aos bancos. E para o BB, renova-se sua capacidade de aliar negócios à sustentabilidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Eficiência; Ambiente Urbano"

1

Monteiro, Felipe. "Compreendendo a importância do conforto ambiental e eficiência energética no setor comercial". En Amazônia urbana em questão: Macapá 75 anos de capital, 73–77. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010602.9.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Eficiência; Ambiente Urbano"

1

Borges, Adriano, Joiner Sá, Davi Souza, Diovanni Araújo, Fabricio Farias y Diogo Acatauassú. "Coleta Inteligente: Uma Proposta para Monitoramento dos Carros de Coleta de Lixo no Espaço Urbano de Cametá-PA". En X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2019.6418.

Texto completo
Resumen
A coleta de resíduos sólidos no município de Cametá carece de eficiência. Um dos principais fatores é a falta de planejamento por parte da prefeitura municipal que não está construindo políticas públicas eficientes. Nesse sentido, este trabalho utiliza meios tecnológicos para melhorar a qualidade de tal serviço. Desenvolvemos dois softwares para plataforma Android, um para rastrear os caminhões de lixo e outro para uso da comunidade. A usabilidade das ferramentas foi analisada através de testes controlados e validada através de critérios consolidados na literatura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

FERREIRA, Regis De Castro y Graziele Gabriel GONÇALVES. "Influência da taxa de envidraçamento sobre o conforto ambiental e eficiência energética de ambientes residenciais em Goiânia-GO". En II Seminário Nacional de Planejamento Paisagem Urbana e Sustentabilidade. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/114056.2-51.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

OLIVEIRA, Bruna Rocha de, Diani Fernanda da Silva LESS y Olavo Bilac Quaresma OLIVEIRA FILHO. "ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA DRENAGEM URBANA EM MACAPÁ-AP". En XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-eneeamb2016-du-002-5097.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

De Souza, Juliana Santos Alves. "CONTAMINAÇÃO DE CORPOS HÍDRICOS URBANOS POR EFLUENTES DOMÉSTICOS E IMPACTOS À BIODIVERSIDADE". En I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1059.

Texto completo
Resumen
Introdução: Uma das maiores problemáticas do espaço urbano é a precariedade dos serviços de saneamento básico. A falta de coleta e tratamento dos efluentes domésticos traz impactos à qualidade de corpos hídricos que se encontram na área de influência e, consequentemente, as comunidades aquáticas são afetadas. Objetivo: Verificar a influência da contaminação de corpos hídricos urbanos por efluentes domésticos nas comunidades aquáticas. Material e métodos: Foi realizado um estudo exploratório-descritivo com artigos dos últimos 5 (cinco) anos constantes na base de dados Web of Science no Portal Periódicos Capes, com as palavras-chave “pollution”, “wastewater”, “biodiversity” e “water”. Resultados: Os resultados obtidos mostram que na literatura abordam-se, majoritariamente, os impactos dos efluentes domésticos nas comunidades presentes em águas dulcícolas, com o incremento de nutrientes como nitrogênio e fósforo, mesmo quando as águas residuárias passam por ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes), devido à baixa eficiência. A presença excessiva desses nutrientes contribui para a eutrofização dos corpos hídricos, com graves consequências para toda teia alimentar. Para mais, o sulfato também pode ser encontrado nos efluentes domésticos e causa efeitos ecotoxicológicos em peixes. Outrossim, há prejuízos socioeconômicos como a redução da segurança hídrica. O tratamento dos efluentes domésticos e a maior eficiência de remoção de matéria orgânica, demais poluentes e nutrientes são apontados como importantes fatores para a manutenção da biodiversidade em corpos hídricos urbanos. Conclusão: É necessário promover o saneamento ambiental para evitar os danos às comunidades aquáticas, principalmente nos corpos hídricos urbanos, de modo a proporcionar a conservação da biodiversidade e melhoria na qualidade de vida da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Akabane, Ademar T., Roger Immich, Edmundo Madeira y Leandro Villas. "Aplicando Redes Sociais Veiculares para Aprimorar o Gerenciamento da Mobilidade Urbana". En XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2019.7423.

Texto completo
Resumen
O Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego (ATMS) é cada vez mais utilizado por gestores de mobilidade urbana para aprimorar o gerenciamento de tráfego veicular. Muitos ATMS empregam soluções centralizadas devido à dificuldade de selecionar os veículos mais relevantes, em redes altamente dinâmicas, para detectar congestionamentos e sugerir rotas alternativas. Além disso, tais soluções nem sempre são escaláveis. Por outro lado, a solução distribuída necessita previamente segmentar todo o cenário para selecionar os veículos. Além disso, tal solução sugere rotas alternativas, de maneira egoísta, que podem levar ao congestionamento secundário. Com base nessas lacunas encontradas, foi proposto um sistema distribuído de gerenciamento de mobilidade urbana baseado no paradigma das redes sociais veiculares (VSNs) chamado MAESTRO. Tal paradigma surgiu a partir da integração dos dispositivos de comunicação sem-fio e das redes sociais no ambiente veicular. Assim duas diferentes abordagens podem ser exploradas em VSNs: Social Network Analysis (SNA) e Social Network Concepts (SNC). Ambas abordagens foram aplicadas no sistema MAESTRO. Os resultados das simulações mostraram que o uso dos SNA e SNC, no ambiente veicular, tem grande potencial em aumentar a escalabilidade do sistema e também aprimorar a eficiência no gerenciamento da mobilidade urbana.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Rodrigues, Vitoria Silva dos Remedios, Ana Carolina Do Nascimento Freire, Josinara Silva Costa y Neuma Teixeira Dos Santos. "UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO NÍVEL BÁSICO: UMA PROPOSTA TEMÁTICA". En I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1742.

Texto completo
Resumen
Introdução: As Unidades de Conservação (UCs) exercem a função legal de assegurar a proteção da biodiversidade biológica do planeta, devido a uma série de ameaças e problemáticas ambientais enfrentadas pelo mundo na atualidade. É a partir desse cenário que se enfatiza a importância de se obter estratégias que tornem possíveis para a sociedade o alcance da compreensão sobre o papel dessas instituições, de modo a contribuir para a proteção dos espaços que as compõe. Diante desse contexto, surge a Educação Ambiental (EA) como um importante instrumento, capaz de promover a sensibilização de estudantes do ensino básico, acerca de diferentes temas relacionados ao meio ambiente. Objetivo: Assim, o presente resumo tem por objetivo propor a inserção das UCs do Brasil como uma temática a ser abordada nas escolas, em atividades de EA. Material e métodos: A pesquisa realizada ocorreu com base em um levantamento bibliográfico de trabalhos que possuem relação com o assunto, sendo possível a identificação desta lacuna, a qual precisa ser estudada e discutida por meio de ações educativas para o ensino fundamental. Resultados: Também é necessário considerar que a execução desses trabalhos, ocorrem, especialmente, em regiões que apresentam vínculo com a gestão dessas unidades, portanto, torna-se indispensável a realização de práticas que incluam as UCs em seu planejamento, visto que o número de unidades no Brasil é significativo e elas atuam potencialmente em dinâmicas de contato com a natureza. Conclusão: Sob esse aspecto, ressalta-se que os programas de EA já desenvolvidos em UCs, contribuíram positivamente para a formação de um pensamento protecionista dos indivíduos quanto a esses ambientes, tendo como exemplo, o desenvolvimento de uma pesquisa-ação em Educação Ambiental ocorrida no entorno de uma Unidade de Conservação Urbana, no município de São Paulo, que buscou debater sobre a importância da conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o que contribuiu não somente para o crescimento socioambiental local, mas também, para a melhoria da qualidade de ensino, uma vez que propiciou aos alunos a obtenção de novas informações, o que evidencia, a eficiência dessas áreas quando utilizadas como espaços para promover o progresso e a conscientização da sociedade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lobato Junior, Wellington Viana, Denis Lima Do Rosário y Leandro Aparecido Villas. "Platoon-Based Driving Protocol for Multimedia Transmission Over VANET". En XXXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2020.12410.

Texto completo
Resumen
Conteúdo multimídia será um dos principais serviços das redes veiculares (VANETs) e está se tornando uma realidade no ambiente de cidades inteligentes, que vão desde avisos de tráfego de segurança até entretenimento ao vivo, além de fundamental para o desenvolvimento de veículos autônomos. No entanto, as VANETs possuem uma topologia de rede dinâmica com pouco tempo de contato entre os veículos, o que leva a falhas de comunicação, aumentando a perda de pacotes e diminuindo a Qualidade de Experiência (QoE) dos vídeos transmitidos. Para lidar com isso, os veículos vizinhos que se movem na mesma direção e desejam cooperar podem formar um pelotão, onde os membros do pelotão atuam como um nó de retransmissão para encaminhar pacotes de vídeo. Esta dissertação de mestrado introduz uma abordagem de teoria de jogos para a condução baseada em pelotão (GT4P - Game Theory for Platoon) para serviços de disseminação de vídeo em cenários urbanos e rodoviários de VANET. O GT4P incentiva a cooperação entre os veículos vizinhos oferecendo recompensa (dinheiro ou cupom) para os veículos que participam do pelotão. Os resultados da simulação confirmam a eficiência do GT4P para garantir transmissões de vídeo com suporte a QoE em comparação aos protocolos baseados em pelotão existentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía