Literatura académica sobre el tema "Estratégia mista"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Estratégia mista".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Estratégia mista"

1

Da Silva, Alini, Caroline Sulzbach Pletsch, Nelson Hein y Adriana Kroenke. "Estratégia mista da teoria dos jogos: formação de ranking empresarial". Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 8, n.º 1 (29 de abril de 2015): 32. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v8e1201532-55.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar o ranking das empresas de telecomunicações e de seus indicadores econômicos financeiros utilizando a estratégia mista da teoria dos jogos. Também se utilizou a correlação de Kendall para verificar alternância de posições no ranking das empresas e dos indicadores. Trata-se de um estudo descritivo, documental e quantitativo. Os dados foram coletados na base de dados Economática. Os resultados evidenciaram que houve pouca alternância das posições das empresas, representando correlação significante. A correlação dos indicadores foi forte e significante, por ter pouca alternância de posições. Os indicadores ROI, liquidez geral e liquidez corrente apresentaram-se como principais oponentes das empresas, uma vez que possuem importantes informações econômico-financeiras, podendo comprometer o desempenho das empresas no mercado ao não possuírem bons valores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Soromenho, Jorge Eduardo de Castro y Jaylson Jair da Silveira. "Desemprego e flexibilidade de salários em um contexto evolucionário". Estudos Econômicos (São Paulo) 41, n.º 2 (junio de 2011): 269–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612011000200003.

Texto completo
Resumen
Neste artigo apresentamos um modelo de jogo evolucionário, por meio do qual discutimos as relações entre flexibilidade de salários e desemprego, em uma economia com barganhas salariais descentralizadas. As estratégias dos trabalhadores consistem em um número finito, porém arbitrariamente grande, salários nominais, e as firmas escolhem os níveis de emprego maximizadores de lucros. Mostramos que: 1) o modelo comporta múltiplos equilíbrios com homogeneidade de salários nominais (de estratégia pura) e com heterogeneidade de salários nominais (de estratégia mista); 2) o equilíbrio de médio prazo é selecionado por um processo de aprendizagem social, representado como uma dinâmica replicadora; e 3) conceber a variação dos salários nominais como um processo evolucionário, no qual os trabalhadores procuram a melhor estratégia, implica que a economia não tende necessariamente ao pleno emprego.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Dalio, Danilo José y Shiguenoli Miyamoto. "O Governo Vargas e a Comissão Mista Brasil-Estados Unidos". Idéias 1, n.º 2 (6 de diciembre de 2010): 151. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v1i2.8649296.

Texto completo
Resumen
O texto analisa as relações Brasil – Estados Unidos durante o segundo mandato de Getúlio Vargas, tomando como foco as negociações acerca da Comissão Mista criada pelos dois países. O Brasil adotou uma estratégia de barganha que acreditava factível naquele momento, qual seja: cooperação político-militar em troca de ajuda econômico-financeira e técnica. O resultado, embora frustrante para o governo Vargas, não obscurece a contribuição mais ampla dessa experiência de cooperação bilateral para o desenvolvimento econômico brasileiro. O fim da Comissão Mista evidenciou a assimetria de poder nas negociações entre os dois países, e as concepções divergentes sobre o desenvolvimento econômico para a América Latina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Duarte, António Manuel. "A relação entre cognição e motivação ao nível da aprendizagem escolar". PSICOLOGIA 11, n.º 1 (4 de junio de 2014): 127. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.597.

Texto completo
Resumen
O autor procede a uma análise do modelo das «abordagens à aprendizagem», que dá conta da congruência entre padrão motivacional e tipo de estratégia utilizada na aprendizagem escolar. Faz assim a análise das três abordagens identificadas e que se evidenciam pelo cruzamento entre uma motivação que pode ser «de evitamento do insucesso», «intrínseca» ou «orientada para o sucesso» e uma estratégia de aprendizagem que pode ser «superficial», «profunda» ou «mista».
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Almeida, Daiana Leite de, Ana Lídia Soares Cota, Ronaldo Gomes Alvim y Thalita da Silva Pereira. "Saberes em saúde mental e a prática profissional na estratégia saúde da família". Research, Society and Development 9, n.º 3 (1 de enero de 2020): e18932134. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2134.

Texto completo
Resumen
Após implementação da Política Nacional de Saúde Mental foi articulada a Rede de Atenção Psicossocial como porta de entrada dos usuários, melhorarando a assistência aos pacientes em sofrimento psíquico. Neste âmbito encontra-se a Estratégia de Saúde da Família, que se propõe a construir práticas coletivas de cuidado destinado à saúde mental. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é identificar as práticas em saúde mental entre os membros das equipes da Estratégia Saúde da Família do município de Maceió/AL. Trata-se de um estudo com abordagem mista e linha estratégica transformativa sequencial quantitativa e qualitativa. Como procedimento, houve a seleção de uma equipe de Estratégia Saúde da Família por Unidade Básica de Saúde em cada distrito, que são oito atualmente, para participação no estudo. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: um questionário que identificou o perfil socioprofissional do participante e um roteiro semiestruturado com perguntas baseadas nas diretrizes preconizadas pelo Caderno de Atenção Básica n° 34. Foi constatado que os profissionais escolhidos para este estudo (que foram 54, dentre enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde) tem realizado práticas em saúde mental, desenvolvendo ações em grupos terapêuticos, acolhimento, matriciamento, acompanhamento individualizado e, sobretudo, fornecimento de medicamentos. Porém, muitos desses profissionais possuem um manejo centralizado no tratamento medicamentoso, além de escasso conhecimento técnico de estratégias de cuidado. Diante dessa realidade, recomenda-se para estudos posteriores a análise do manejo e da qualidade do serviço prestado pelos profissionais, bem como a inclusão da percepção dos usuários.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Avila, Angela Luciana de, Maristela Machado Araujo, Ezequiel Gasparin y Solon Jonas Longhi. "Mecanismos de regeneração natural em remanescente de Floresta Ombrófila Mista, RS, Brasil". CERNE 19, n.º 4 (diciembre de 2013): 621–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602013000400012.

Texto completo
Resumen
Neste estudo, objetivou-se caracterizar os mecanismos de regeneração natural em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista. O trabalho foi realizado na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, RS, Brasil, utilizando seis conglomerados de 1 ha, com 16 parcelas (20×20 m) cada, desconsiderando 10 m de bordadura. A amostragem da chuva de sementes (CS) foi realizada em 96 coletores circulares (1 m²), distribuídos no centro de cada parcela. O banco de sementes do solo (BS) foi amostrado de forma aleatória, a 3 m de cada coletor da CS, e o banco de plântulas (BP) foi amostrado em subparcelas de 2×2 m, alocadas a 4 m dos coletores, contabilizando o número de indivíduos (altura > 30 cm e diâmetro à altura do peito (DAP) < 1 cm) para cada espécie. Os mecanismos de regeneração foram avaliados quanto à composição florística e estrutura horizontal. Na CS, foram amostradas 81 espécies, 46 gêneros e 28 famílias, no BS, 103, 65 e 41 e no BP, 88, 57 e 36, respectivamente. A riqueza encontrada e abundante frutificação de espécies com dispersão zoocórica indicam a importância da chuva de sementes como mecanismo estratégico para o equilíbrio da fauna e flora no ecossistema. O banco de sementes do solo demonstra potencial para colonização imediata e restabelecimento da vegetação após perturbações e o banco de plântulas consiste na principal estratégia de regeneração de muitas espécies arbóreas que compõe a atual estrutura da floresta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Santibañez Gonzalez, Ernesto del Rosario. "Incentivos econômicos e projeto de supply chain para captura e sequestro de carbono: caso Brasil". Production 24, n.º 4 (11 de marzo de 2014): 847–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132014005000008.

Texto completo
Resumen
Neste artigo, analisamos uma estratégia para reduzir as emissões de carbono que combina simultaneamente a criação de políticas de incentivo econômico e o desenvolvimento de uma infraestrutura de rede para captura e sequestro de carbono (CCS). Propomos um modelo de otimização linear inteira mista que considera aspectos técnicos e teóricos e permite analisar simultaneamente os efeitos de estabelecer preços para as emissões de carbono (carbon tax) em conjunto com uma estratégia de implementação de uma rede de supply chain para capturar, transportar e sequestrar CO2 em reservatórios geológicos. Apresentamos resultados para o caso da indústria de cimento do Brasil usando CO2 tax estabelecidas atualmente em outros países.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Barros, Marcelo Diniz Monteiro de, Priscilla Guimarães Zanella y Tania Cremonini de Araújo-Jorge. "A MÚSICA PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS? ANALISANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 15, n.º 1 (abril de 2013): 81–94. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150106.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música popular brasileira por professores das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia, e foi realizado em escolas de educação básica. A pesquisa foi do tipo descritiva, de campo, mista, e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas no questionário demonstraram que a maioria dos professores utiliza com baixa frequência ou não utiliza a música popular brasileira como estratégia para o ensino dessas disciplinas. Foram discutidas as opiniões dos professores, ligando-as aos principais fatores que poderiam contribuir para aqueles resultados, bem como todos os motivos que levam os professores a utilizar ou não essa estratégia pedagógica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Bregagnollo, Gustavo Henrique, Djon Machado Lopes, Bruna Morais Barbosa y Ana Maria Nunes de Faria Stamm. "Raciocínio Clínico de Estudantes de Medicina no Ciclo Básico". Revista Brasileira de Educação Médica 41, n.º 1 (enero de 2017): 44–49. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160014.

Texto completo
Resumen
RESUMO Introdução As estratégias de raciocínio clínico têm como fundamento teórico os modelos hipotético-dedutivo e indutivo. O primeiro se baseia na geração de hipóteses a partir do conhecimento acerca das patologias, e o segundo, em generalizações com base nos dados do caso ou reconhecimento de padrão. O pensamento de um médico ou estudante pode ser avaliado por meio da técnica think aloud (TTA). Objetivos Identificar as estratégias de raciocínio clínico e a organização e conteúdo do conhecimento de acadêmicos de Medicina na resolução de um caso clínico protótipo em Clínica Médica por meio da aplicação da TTA. Método Estudo qualitativo realizado com estudantes de graduação em Medicina no final do ciclo básico em uma universidade pública brasileira ao longo de 2014. A partir da teoria dos protótipos e da percepção de 41 alunos sobre sinais, sintomas, síndromes e doenças típicas na Clínica Médica, construiu-se um caso clínico. A TTA foi aplicada individualmente a 30 estudantes, sorteados da amostra inicial, para obter a gravação em áudio da verbalização do processo de raciocínio frente ao caso apresentado. A transcrição das falas permitiu avaliar os textos por análise de conteúdo e identificar os processos de interpretação e combinação, bem como categorizar as estratégias de raciocínio. Foram ainda identificados os eixos semânticos, que foram classificados nas categorias de sintomas, sinais, síndromes, doenças, dados factuais e processos. Resultados Foram elaboradas 105 hipóteses diagnósticas principais (HDP), de 12 tipos distintos, identificadas como primárias, e 12 como secundárias, com média de 3,5 hipóteses principais por aluno. Na elaboração das HDP, predominou a estratégia Esquema-Indutivo (E-I) = 42,3%, seguida pelo Reconhecimento de Padrão (R-P) = 21,2%, Mista E-I (15,4%), Mista R-P (10,6%) e Hipotético-Dedutiva (10,6%). Quanto a organização e conteúdo do conhecimento, houve média de 12,9 eixos semânticos por aluno, 20,9 processos de interpretação e 6,8 de combinação. Conclusões A estratégia de raciocínio indutiva é predominante na elaboração de HDP entre acadêmicos de Medicina no final do ciclo básico. Os alunos apresentam uma rede semântica sólida e habilidade nos processos de interpretação, mas reduzida capacidade de associação quando comparados a médicos experientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Corrêa de Avila, Álan, Gleberson Santana dos Santos y Patrick Ebersol de Carvalho. "A Paixão como antecedente da escolha". Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação 6, n.º 1 (19 de abril de 2021): 96–118. http://dx.doi.org/10.36942/reni.v6i1.373.

Texto completo
Resumen
O presente artigo visa analisar as estratégias de marketing de relacionamento empregadas pelo Grêmio Esportivo Brasil, com vista a avaliar os efeitos na conversão dos torcedores em sócios. O estudo também pretende analisar os efeitos que a aplicação do marketing de relacionamento pode gerar na retenção dos sócios e verificar a efetividade da estratégia utilizada na transformação dos torcedores atitudinais em torcedores comportamentais. Para alcançar os objetivos, como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três dirigentes do clube e aplicados questionários a 181 associados, selecionados aleatoriamente. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é mista. Trata-se de uma pesquisa que se classifica com relação aos objetivos em descritiva. Com relação aos procedimentos, consiste em um estudo de caso e levantamento. Foi possível constatar a baixa percepção dos dirigentes do clube acerca das ferramentas do marketing de relacionamento, o que dificulta na conversão de torcedores em sócios. Além disso, se percebeu que o clube carece de monitoramento das estratégias de marketing implementadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Estratégia mista"

1

ALMEIDA, Valdneide Pereira Santos de. "Análise da resolução de problemas de função afim na modalidade mista de ensino: a efetividade de rede social educativa". Universidade Federal de Pernambuco, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11835.

Texto completo
Resumen
Submitted by Luiz Felipe Barbosa (luiz.fbabreu2@ufpe.br) on 2015-03-10T19:29:48Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Valdneide Pereira Santos de Almeida.pdf: 2012327 bytes, checksum: 49be73ac0818bf9742bb2735bdcbf7ac (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniella Sodre (daniella.sodre@ufpe.br) on 2015-03-10T19:42:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Valdneide Pereira Santos de Almeida.pdf: 2012327 bytes, checksum: 49be73ac0818bf9742bb2735bdcbf7ac (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-10T19:42:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Valdneide Pereira Santos de Almeida.pdf: 2012327 bytes, checksum: 49be73ac0818bf9742bb2735bdcbf7ac (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2014-08-06
CAPES
O processo ensino-aprendizagem da Matemática apresenta dificuldades históricas quando o objeto de estudo trata-se de tópicos complexos como é o caso de função. Os obstáculos encontrados são visíveis no ensino médio. O objetivo deste estudo é analisar a resolução de problemas de Função Afim (FA) na modalidade mista de ensino. O trabalho apresenta a análise qualitativa das estratégias utilizadas pelos alunos para resolverem problemas matemáticos envolvendo o conceito de FA na modalidade mista de ensino. A pesquisa foi realizada com 02 professores de Matemática e 84 alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do Recife. Foram realizadas observações presenciais e on-line através da análise de mensagens postadas por alunos e professores no mural da Rede Social Educacional (REDU). Além disto, um questionário foi aplicado, a fim de coletar informações mais detalhadas sobre as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problema de FA. Estes dados foram analisados qualitativamente com o auxílio do software NVivo10. Com a execução da pesquisa, 08 estratégias de aprendizagem foram identificadas e através da análise dessas estratégias, foi possível constatar que a modalidade mista mostrou-se efetiva quando adotada no contexto previamente descrito.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Borella, Juliane Bertagnolli. "O hedge utilizando contratos futuros como estratégia de gestão de risco de preço da soja : estudo de caso da Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/6557.

Texto completo
Resumen
O Brasil é, atualmente, o segundo maior produtor mundial de soja, e as perspectivas econômicas apontam para a liderança da produção nos próximos anos. Esse mercado apresenta-se como o principal segmento do agronegócio, movimentando bilhões de dólares em divisas para a economia do país todos os anos. O preço dessa commodity é estabelecido no mercado internacional e refletido automaticamente para o mercado interno. Essa característica obriga os produtores rurais, cooperativas agropecuárias, processadores, exportadores e outros agentes envolvidos na comercialização da soja a conviverem com oscilações de preço constantemente. Para esses agentes, torna-se necessária a implantação de um instrumento para gerenciamento de risco de preço sob pena de perderem a capacidade de cobrir custos de produção. Este trabalho tem o objetivo de analisar o hedge utilizando contratos futuros como ferramenta para a gestão de risco de preço da soja. O hedge é uma das operações proporcionadas pelos mercados futuros cuja função básica é ser instrumento de gerenciamento de risco de preço. O objetivo principal do hedge é proteger compradores e vendedores contra uma eventual oscilação de preços de um determinado produto. O presente estudo aborda conceitos de risco, mercados futuros e hedge e apresenta características do agronegócio da soja, enfocando, sobretudo, a formação de preço deste ativo. Para ressaltar a importância do assunto tratado, apresenta-se o estudo de caso da Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda., que, no ano de 2004, implantou a estratégia de hedge com contratos futuros negociados na Chicago Board of Trade para gestão do risco de preço da soja, obtendo resultados satisfatórios. As conclusões do trabalho demonstram que a consolidação da produção brasileira de soja requer a implementação de modernos instrumentos para a gestão de risco de preços. É de extrema importância que as cooperativas agropecuárias e os grandes produtores rurais tenham conhecimento de opções de estratégias de comercialização visando proteger e fortalecer sua atividade econômica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Luciana Dias de. "Eficácia de uma estratégia de promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável direcionada a mães adolescentes e avós maternas nas taxas de aleitamento materno exclusivo e na época de introdução dos alimentos complementares". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/27786.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Avaliar a eficácia de sessões de aconselhamento em alimentação infantil dirigidas a mães adolescentes e avós maternas nas taxas de aleitamento materno exclusivo e na época de introdução dos alimentos complementares ao longo dos primeiros seis meses de vida das crianças. Método: Foi conduzido um ensaio clínico randomizado envolvendo 323 mães adolescentes, seus recém-nascidos e as avós maternas das crianças, alocadas para quatro grupos distintos, segundo a coabitação ou não da adolescente com a mãe e a sua exposição à intervenção. Esta constituiu-se de cinco sessões de aconselhamento em amamentação - na maternidade, e aos 7, 15, 30 e 60 dias e uma sessão abordando também a alimentação complementar, aos 120 dias. As informações sobre as práticas alimentares das crianças foram coletadas mensalmente nos primeiros seis meses de idade por telefone. O impacto da intervenção foi medido comparando-se as curvas de sobrevida do aleitamento materno exclusivo (AME) e as da época de introdução de outros leites e alimentos complementares nos diferentes grupos. Foram comparadas as medianas do AME e da época de introdução de outros leites (dados coletados em dias) entre os diferentes grupos. Como a coabitação com a avó materna não teve impacto significativo na época de introdução dos alimentos complementares e de outros leites, para fins de análise desses aspectos as mães adolescentes foram agrupadas apenas de acordo com a exposição ou não à intervenção. Resultados: A intervenção teve impacto significativo na manutenção do AME, tanto para o grupo em que apenas a mãe recebeu a intervenção (RDI 0,52; IC 95% 0,36-0,76), quanto para o grupo em que as avós foram incluídas (RDI 0,64; IC 95% 0,46-0,90). A duração mediana de AME foi de 36 dias (±DP 7,38; IC 95% 21,52-50,47) entre as adolescentes sem coabitação e sem intervenção; 103 dias (±DP 10,48; IC 95% 82,44-123,55) entre as adolescentes sem coabitação, mas com intervenção; 43 dias (±DP 6,68; IC 95% 29,89- 56,10) entre as adolescentes com coabitação, mas sem intervenção e 89 dias (±DP 16,43; IC 95% 56,78-121,21) entre as adolescentes com coabitação e com intervenção. A intervenção aumentou em 67 dias a duração do AME no grupo de adolescentes que não coabitavam com suas mães e em 46 dias quando havia coabitação. Com relação à introdução de outros leites e alimentos complementares, as curvas de sobrevida mostram que a intervenção conseguiu postergar a época de introdução desses alimentos. A mediana da época de introdução de outros leites foi de 95 dias (IC 95% 78,7-111,3) no grupo controle e de 153 dias (IC 95% 114,6-191,4) no grupo intervenção; com relação à alimentação complementar (AC) aos quatro meses, 41% (IC 95% 32,8-49,2) das crianças do grupo controle já recebiam alimentos complementares, prevalência que diminuiu para 22,8% (IC 95% 15,9-29,7) com a intervenção. No entanto, aos seis meses, as prevalências de crianças recebendo alimentos complementares foram semelhantes nos dois grupos: 88,4% (IC 95% 82,9-93,9) para o grupo controle e 87,1% (IC 95% 81,4-92,8) para o grupo intervenção. Conclusões: Múltiplas sessões de aconselhamento em alimentação infantil nos primeiros quatro meses de vida das crianças dirigidas a mães adolescentes, incluindo ou não as avós maternas das crianças, mostraram ser uma estratégia eficaz para aumentar a duração do AME e postergar a introdução de outros alimentos na dieta das crianças.
Objective: To assess the impact of counseling sessions on child feeding directed to adolescent mothers and maternal grandmothers on exclusive breastfeeding rates and at the time of introduction of complementary foods throughout the children’s first six months of life. Methods: A randomized clinical trial was performed with 323 adolescent mothers, their newborns and mothers divided in four groups, according to the adolescent mother’s cohabitation with her mother or not and her exposition to the intervention. The intervention consisted of five breastfeeding counseling sessions occurring in the maternity hospital at 7, 15, 30 and 60 days after birth, plus one session addressing also complementary feeding after 120 days. Information about the babies’ feeding practices in their first six months was collected monthly by telephone. The impact of the intervention was assessed through the comparison of exclusive breastfeeding survival curves and those related to the time of introduction of other milks and complementary foods in the different groups. Medians related to exclusive breastfeeding and the time of introduction of other milks (data collected in days) in the different groups were also compared. Once cohabitation with the maternal grandmother had no significant impact at the time of introduction of complementary foods and other milks, adolescent mothers were grouped according to exposition or not to the intervention for the analysis of these aspects. Results: The intervention had a significant impact on exclusive breastfeeding maintenance both for the group in which only the mother received the intervention (HR = 0.52; CI 95% = 0.36-0.76) and for the group in which the grandmothers were included (HR = 0.64; CI 95% = 0.46-0.90). Exclusive breastfeeding average duration was 36 days (±SD 7.38; CI 95% 21.52-50.47) among adolescent mothers who did not live with their mothers and were not exposed to intervention; 103 days (±SD 10.48; CI 95% 82.44-123.55) among those who did not live with their mothers and were exposed to intervention; 43 days (±SD 6.68; CI 95% 29.89-56.10) among those who lived with their mothers, not exposed to intervention; and 89 days (±SD 16.43; CI 95% 56.78-121.21) among those who lived with their mothers, exposed to intervention. The intervention increased exclusive breastfeeding in 67 days for the group without cohabitation and 46 days for the group with cohabitation. The survival curve shows that the intervention was able to postpone the introduction of other milks and complementary foods. The median of the time of introduction of other milks was 95 days (CI 95% 78.7-111.3) in the control group and 153 days (CI 95% 114.6-191.4) in the intervention group. In relation to complementary feeding at four months of life, 41% (CI 95% 32.8-49.2) of the children in the control group already received complementary foods, and this prevalence decreased to 22.8% (CI 95% 15.9-29.7) after the intervention. However, at six months, the prevalence of children receiving complementary foods was similar in both groups: 88.4% (CI 95% 82.9-93.9) for the control group and 87.1% (CI 95% 81.4-92.8) for the intervention group. Conclusions: Multiple counseling sessions in the first four months of life of the children directed to adolescent mothers and adolescent mothers including whether or not the maternal grandmothers of the children, proved to be an effective strategy to increase the duration of EBF and postpone the introduction of other foods in the diet of children.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Shalders, Felipe Leon Peres Camargo. "Uma barreira à entrada não tão inocente". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2012. http://hdl.handle.net/10438/9944.

Texto completo
Resumen
Submitted by Felipe Shalders (fshalders@fgvmail.br) on 2012-06-27T14:49:51Z No. of bitstreams: 1 tese.pdf: 364887 bytes, checksum: 1cfa0c6bf34299e43d33fa91d263b739 (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2012-08-16T13:50:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese.pdf: 364887 bytes, checksum: 1cfa0c6bf34299e43d33fa91d263b739 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-08-16T13:51:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese.pdf: 364887 bytes, checksum: 1cfa0c6bf34299e43d33fa91d263b739 (MD5) Previous issue date: 2012-05-16
In oligopoly theories based on Nash Equilibrium and related concepts, free entry is associated with the coexistence of more than one rm. On the other hand, in the monopoly literature some reasons are identi ed as possible explanations to the permanence of a single pro table rm in the market, but usually do not rely on Nash Equilibrium concept. Here, we provide examples in a game-theoretical approach where randomization between monopoly prices is a new possible explanation for a pro table monopoly with free entry. We construct models where, due to the multidimensionality of goods and heterogeneity of consumers, more than one monopoly price arise, allowing randomization in equilibrium.
Em teorias de oligop olio baseadas em Equil brios de Nash e conceitos derivados, livre entrada e associada a coexist^encia de uma ou mais rmas. Por outro lado, teorias de monop olio que tentam explicar a aus^encia de concorrentes em ambientes com livre entrada n~ao se baseiam em equil brios de Teoria dos Jogos. Neste trabalho, usando um arcabou co de Teoria dos Jogos, apresento exemplos em que randomiza c~ao entre pre cos de monop olio e uma nova poss vel explica c~ao para a exist^encia de um monopolista com lucros positivos quando h a livre entrada. S~ao constru dos modelos onde, devido a multidimensionalidade dos bens e heterogeneidade dos consumidores, existe mais de um pre co de monop olio, possibilitando randomiza c~ao em equil brio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Josué, da Silva Filho Luiz. "Estratégias de partições mistas para o problema da patrulha". Universidade Federal de Pernambuco, 2008. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2297.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:56:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo2919_1.pdf: 1890307 bytes, checksum: a778a46df2372bc90f89174a0b49fdda (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2008
Patrulhar é o ato de andar ou viajar por uma área, em intervalos regulares, para protegê-la ou supervisioná-la. Informalmente, uma boa estratégia de patrulhamento é aquela que minimiza o tempo gasto entre duas visitas à mesma localização. Além de sua aplicação prática, o Problema da Patrulha Multiagentes (PMA) é um problema didático, pois compreende desde problemas computacionais simples, como a determinação do menor caminho entre dois pontos em um território até problemas mais complexos inerentes ao estudo de Sistemas Multiagentes (SMA). Para o estudo de SMAs, o PMA mostra-se rico, pois envolve várias características relevantes de um SMA como coordenação, comunicação, organização, negociação, conceitos de sociedades de agentes, entre outros. Em 2002, um trabalho pioneiro, realizado pelo grupo de Inteligência Artificial do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, propôs as primeiras arquiteturas para o PMA e as avaliou empiricamente. Trabalhos posteriores propuseram soluções mais sofisticadas, como a utilização de negociação e aprendizagem, elaborando e avaliando uma maior quantidade de arquiteturas. Apesar dos trabalhos empíricos realizados, uma abordagem teórica do PMA se fazia necessária para a evolução na pesquisa do problema. Em cooperação com a Universidade Paris 6 na França, um primeiro estudo teórico do PMA foi proposto por Yann Chavaleyre e este motivou os resultados apresentados no nosso trabalho. Nosso objetivo na presente dissertação é desenvolver estratégias de patrulhamento e formalizar o PMA como problema de otimização. Mencionamos os trabalhos relacionados ao PMA existentes na literatura, adicionando inclusive os estudos mais recentes envolvendo estratégias de partições em grafos. Formalizamos o PMA como um problema de otimização NP (NP-Optimization Problem - NPO) bem como também exibimos uma prova de sua intratabilidade. Elaboramos e implementamos estratégias de patrulhamento a partir de algoritmos de aproximação e outras heurísticas para geração de partições conexas em grafo. Para o particionamento dos territórios, utilizamos soluções para o Problema do k-Centros Capacitado e o Problema das Partições Conexas Balanceadas. Implementamos também o algoritmo de aproximação desenvolvido por Chavaleyre com base na geração de partições a partir da árvore geradora de peso mínimo dos grafos a serem patrulhados. Realizamos vários experimentos no Simpatrol, simulador para sistemas multiagentes em tempo real, desenvolvido neste projeto de mestrado em um trabalho conjunto com o aluno Daniel Moreira. Também efetuamos análises comparativas dos resultados obtidos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Araujo, Cintia Regina de. "Estratégias discursivas na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios: o caso Roberto Jefferson". Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88QJ7Z.

Texto completo
Resumen
Cette thèse porte sur lanalyse des principales stratégies discursives manoeuvrées par Roberto Jefferson pendant la CPMI de la Poste tout en sappuyant sur lhypothèse de la prédominance des preuves aristotéliques de lethos, du pathos et du logos dans son discours. Ainsi, à partir des présuppositions théoriques de la Théorie Sémiolinguistique de Charaudeau (1983), de la Réthorique dAristote (2005) et de la Nouvelle Rhétorique de Perelman et Olbrechts-Tyteca (2000), on a procédé à lexamen des contrats communicationnels établis dans chaque genre discursif constitutif de lévénement linguistique (dépositon et prononcement) ainsi quà lexamen des estratégies menées par le sujet parlant. On a vérifié que les preuves ethos, pathos et logos constituent le plan argumentatif du discours de la CPMI et peuvent, tout de même, composer un mode dorganisation discursive, à savoir, le réthorique. Le logos (la dimension technique) soutient le pathos (la dimension émotionnelle) et lethos, anti-ethos, pró-ethos (la dimension représentationnelle), celui-ci étant la principale preuve manoeuvrée pendant le discours argumentatif. Ces dimensions ont été mobilisées tout en prenant pour repère les représentations sociodiscursives du groupe auquel le sujet parlant appartenait et dans lequel celui-ci sinsérait.
O objetivo deste trabalho é analisar as principais estratégias discursivas utilizadas por Roberto Jefferson durante a CPMI dos Correios, tendo como fio condutor o exame das provas persuasivas aristotélicas: ethos e pathos e logos. A partir dos pressupostos teóricos da Teoria Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1983, 1992), da Retórica de Aristóteles (2005) e da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2000), procedemos à análise dos contratos comunicacionais estabelecidos em cada um dos gêneros discursivos constitutivos do evento da CPMI dos Correios (depoimento e pronunciamento) bem como das estratégias agenciadas pelo sujeito falante. Postulamos que as provas ethos, pathos e logos constituem, com destaque, o plano argumentativo do discurso da CPMI dos Correios, podendo, inclusive, compor um modo de organização discursiva, o retórico. O logos (a dimensão técnica) sustenta o pathos (a dimensão emocional) e o ethos, o anti-ethos e o pró-ethos (a dimensão representacional), sendo a dimensão representacional a principal prova persuasiva agenciada durante o processo argumentativo. As dimensões argumentativas foram mobilizadas tendo em vista as representações sociodiscursivas do grupo social no qual o sujeito falante estava inserido e do qual fazia parte.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Missio, Francieli de Fátima. "Traços funcionais e estratégias ecológicas de espécies arbóreas em Floresta Ombrófila Mista no Planalto Catarinense". Universidade do Estado de Santa Catarina, 2014. http://tede.udesc.br/handle/handle/1929.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-12-12T20:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PGEF14MA021.pdf: 206259 bytes, checksum: bd7faaf217079dcff33f702a472c2892 (MD5) Previous issue date: 2014-06-13
The present study was conducted in a fragment of montane Araucaria Forest, from southern Brazil. The first chapter aimed to describe functional traits (wood density, leaf size, regime of leaf renovation, dispersion syndrome and maximum height) for tree species and to group them functionally. The second chapter sought to evaluate the relationships among functional traits (wood density, leaf size and maximum height), demographic rates and environmental gradients. For this sake, the 20 most abundant species in the fragment were selected, sampling for each species a total of 10 individuals, in order to determine the wood density and leaf size. Information about leaf renovation regime, dispersal syndrome and maximum height were obtained through field observation and literature review. Data of abundance, demographic rates from 2008 and 2012, and environmental characterization were obtained from the Database of Laboratory of Dendrology and Phytosociology (LABDENDRO), of the Santa Catarina State University. The data for this area were collected within 50, 100 m2, plots, totaling 1 ha of sampling area. The species were grouped according to their functional traits, by a dendrogram, using Ward algorithm. For the analyzes of the relationship between functional traits and demographic rates, the species were ordered through a Non-metric Multidimensional Scaling (NMDS), in which the demographic rates were fitted a posteriori to the ordination, being those significant (p ≤ 0,10) plotted as vectors. The response of function traits to environmental gradients was verified through a Redundancy Analysis (RDA), using a community weight matrix of functional traits (CWM) and environmental data. The dendrogram indicated the existence of two main groups of species, formed due to foliar renovation regime, with subsequent subdivisions in function of leaf size and dispersal syndrome. The species with greatest values of wood density and short maximum height showed more elevated values of recruitment, increment of population abundance and basal area turnover. The species with greatest values of diametric increment were those with higher maximum height and lower values of wood density. In sites with basic soils, the community demonstrated greater values of wood density. Plots with more elevated values of soil Mg content and lower altitude predominantly showed large trees, with larger leaf size. We conclude that the community was organized in functional groups, with distinct life strategies, as demonstrated by species performance along 2008 and 2012. Furthermore, the functional traits were influenced by environmental gradients, indicating a short space turnover
O presente estudo foi realizado em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Montana, localizado em Lages, SC. O primeiro capítulo teve como objetivo descrever os traços funcionais (densidade da madeira, tamanho da folha, regime de renovação foliar, síndrome de dispersão de propágulos e altura máxima) das espécies arbóreas e agrupá-las funcionalmente. O segundo capítulo teve como objetivo avaliar as relações entre os traços funcionais (densidade da madeira, tamanho da folha e altura máxima), taxas demográficas das espécies arbóreas e gradientes ambientais. Para isto, foram selecionadas as 20 espécies mais abundantes do fragmento, amostrando um total de 10 indivíduos, e determinado a média, por espécie, da densidade básica da madeira e do tamanho das folhas. Informações sobre o regime de renovação foliar, síndrome de dispersão de propágulos e altura máxima foram obtidos por meio de observações de campo e revisão de literatura. Os dados de abundância da comunidade, as taxas demográficas para o período de 2008 a 2012 e a caracterização ambiental foram obtidas a partir do banco de dados do Laboratório de Dendrologia e Fitossociologia (LABDENDRO), da Universidade do Estado de Santa Catarina. Esses dados foram coletados a partir de 50 parcelas alocadas no fragmento, de 10 x 20m, totalizando 1 ha de área amostrada. As espécies foram agrupadas de acordo com seus traços funcionais, em um dendrograma, construído por meio do algoritmo de Ward. Para a análise da relação entre os traços funcionais e as taxas demográficas, as espécies foram ordenadas por meio de um Escalonamento Multidimensional Não-métrico (NMDS), onde as taxas demográficas foram ajustadas a posteriori a ordenação, sendo aquelas significativas (p ≤ 0,10) plotadas na forma de vetores. A relação dos traços funcionais em resposta aos gradientes ambientais foi verifica por meio de uma análise de redundância (RDA), utilizando uma matriz de traços funcionais ponderada para a comunidade (CWM) e de dados ambientais. O dendrograma indicou a existência de dois grandes grupos de espécies, formados em função do regime de renovação foliar e com subdivisões subsequentes devido ao tamanho das folhas e à síndrome de dispersão. Espécies com maiores valores em densidade básica da madeira e menor altura máxima apresentaram elevado recrutamento, elevada mudança líquida positiva em número de indivíduos e rotatividade em área basal. As espécies com maiores valores em incremento diamétrico foram aquelas com maiores valores de altura máxima e menor densidade básica da madeira. Em solos mais básicos a comunidade apresentou maiores valores em densidade básica da madeira. Os locais com maiores teores de Mg e com menor altitude apresentaram predominantemente maior porte das árvores e maiores tamanhos de folha. Conclui-se que a comunidade avaliada apresenta-se organizada em grupos funcionais, com estratégias de vida distintas, como indicado pela performance das espécies ao longo do período de 2008 a 2012. Além disso, os traços funcionais foram influenciados pelos gradientes ambientais, demonstrando rotatividade dos mesmos em pequena escala espacial
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Chagas, Fernanda Oliveira das. "Cultura mista, manipulação química e genética de micro-organismos: estratégias para a diversificação do metabolismo secundário". Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60138/tde-28102014-202425/.

Texto completo
Resumen
Recentes estudos genômicos têm mostrado que vários fungos e bactérias possuem um potencial biossintético superior à quantidade de me tabólitos secundários já isolados desses micro-organismos. A descoberta de produtos naturais inéditos e bioativos é limitada pela impossibilidade dos micro-organismos expressarem to das as suas rotas biossintéticas em laboratório. Assim, estratégias alternativas para i nduzir a produção de produtos naturais microbianos são necessárias. A utilização de cultur as mistas de micro-organismos é uma estratégia que vem sendo recentemente utilizada, na tentativa de mimetizar condições mais naturais de crescimento. Além disso, a adição de mo duladores químicos e epigenéticos às culturas microbianas também pode potencialmente est imular a produção de compostos de interesse, seja por ativar mecanismos celulares em resposta à condição de estresse, ou por alterar a taxa de transcrição de certos genes, em f unção de mudanças no grau de enovelamento da cromatina. Alternativamente, a indu ção de certos genes, e até mesmo a diversificação do metabolismo secundário, podem ser conseguidos através de engenharia genética, pela manipulação direta de genes de inter esse. A linhagem endofítica Alternaria tenuissima SS77, selecionada para os experimentos de modulaçã o química e epigenética, teve seu metabolismo secundário alterado após o tra tamento com diferentes moduladores. Provavelmente, o efeito observado ocorreu em função de uma eliciação inespecífica dos diferentes moduladores. Além disso, o cultivo misto desse fungo com o fungo endofítico Nigrospora sphaerica SS67 , isolada da mesma planta hospedeira ( Smallanthus sonchifolius ), levou ao isolamento de dois novos policetídeos, da classe das perilenequinonas, juntamente com um já relatado na literatura científica. Para r ealizar os cultivos microbianos mistos, envolvendo uma linhagem bacteriana e uma fúngica, t rês linhagens de actinobactérias e cinco de fungos, todos endofíticos da planta Lychnophora ericoides , foram selecionadas. Alterações no perfil metabólico da cultura mista de Phomopsis sp FLe6 com Streptomyces albospinus RLe7 foram as mais evidentes e por isso a maioria das investigações foram focadas nessa cultura mista. Várias condições de cu ltivo foram testadas e diferentes resultados foram obtidos. Em alguns casos, o desenv olvimento da linhagem fúngica foi inibido pela bacteriana, e em outros, foi observado o inverso. Da mesma forma, houve acentuada inibição da produção de alguns metabólito s secundários na presença da linhagem desafiadora, mas também foi verificada a eliciação de outros. Os extratos das culturas simples desses micro-organismos também apresentaram relativas alterações nos perfis metabólicos em função das condições de cultivo. Os metabólitos produzidos pelo fungo Phomopsis sp FLe6 e pela actinobactéria Streptomyces albospinus RLe7 foram isolados e caracterizados. Os resultados mostram que as intera ções entre os micro-organismos endofíticos são bastante complexas, estando sujeita s a ação de diversos fatores externos que muitas vezes não podem ser pré-determinados. Po r isso, estabelecer um cultivo misto adequado, do ponto de vista da eliciação da produçã o de metabólitos secundários, pode requerer uma série de tentativas. Ainda assim, os r esultados almejados podem ser conseguidos utilizando essa estratégia. Diferenteme nte das linhagens endofíticas, manipuladas quimicamente através de diferentes estr atégias, a linhagem sequenciada de Fusarium heterosporum ATCC 74349, foi manipulada geneticamente para a co nstrução de um gene biossintético híbrido pks-nrps , contendo a porção nrps do gene híbrido da equisetina e um pks críptico de Aspergillus fumigatus . Era esperado que a linhagem hibridizada fosse capaz de produzir o metabólito se cundário geneticamente planejado, entretanto, após seu cultivo, esse produto não foi detectado nos extratos, e as possíveis razões são discutidas. Ainda que os resultados espe rados não tenham sido obtidos, estudos que contribuam para a ampliação do entendimento das megassintases fúngicas são de extrema valia.
Recently, genetic studies have shown that several b acteria and fungi hold a greater biosynthetic potential than the amount of secondary metabolites isolated from these microorganisms. The discovery of novel bioactive na tural products is limited by the inability of microorganisms to express all their biosynthetic pa thways in laboratory conditions. Therefore, alternative strategies to induce the production of microbial natural products are required. Mixed cultures of microorganisms are a strategy tha t has been used to mimic more natural conditions of growth. Furthermore, the addition of chemical and epigenetic modulators to the microbial cultures can also stimulate the productio n of compounds by activating cellular mechanisms in response to stress conditions or by c hanging the transcription rate of certain genes, due to changes in the chromatin folding. Alt ernatively, the induction of some genes, and even the diversification of secondary metabolis m, can be achieved by genetic engineering, by manipulating genes of interest. The endophytic strain Alternaria tenuissima SS77, which was selected for the experiments of che mical and epigenetic modulation, had changed its secondary metabolism after treatment wi th different modulators. Probably, the observed effect was due to a nonspecific elicitatio n of those modulators. Moreover, the mixed cultures of this fungus with the endophytic fungus Nigrospora sphaerica SS67, isolated from the same host plant ( Smallanthus sonchifolius ), led to the isolation of two new polyketides, belonging to perylene quinone class, along with ano ther one already reported in the scientific literature. Three strains of actinobacteria and fiv e fungi, all endophytes of Lychnophora ericoides , were selected to grow in microbial mixed cultures comprising one bacteria and one fungus. Changes in the metabolic profile of the mix ed culture of Phomopsis sp. FLe6 with Streptomyces albospinus RLe7 were the most obvious, and then further studi es were focused on this mixed culture. Many culture conditions were analyzed and different results were obtained. In some cases, the development of the fun gal strain was inhibited by bacteria, and in other cases was observed the opposite. Similarly , there was a remarkable inhibition of the production of certain secondary metabolites in the presence of the challenging strain, but the eliciting of others was also observed. The extracts of the single cultures of these microorganisms also showed changes in metabolic pro files due to culture conditions. The metabolites produced by the fungus Phomopsis sp. FLe6 and the actinobacteria S. albospinus RLe7 were isolated and characterized. The results show that interactions between endophytic microorganisms are quite complex and are influenced by various external factors that often can not be previously determined. Theref ore, establishing a suitable mixed culture to elicit the production of secondary metabolites m ay require some attempts. Still, the expected results can be achieved using this strateg y. Unlike the endophytic strains, that was chemically manipulated by different strategies, the sequenced strain Fusarium heterosporum ATCC 74349 was genetically manipulated to construct a hybrid PKS-NRPS biosynthetic gene containing the NRPS portion of the hybrid gene of e quisetin and a cryptic PKS gene of Aspergillus fumigatus . It was expected that hybridized strain could be a ble to produce the secondary metabolite genetically planned, however, after its cultivation, this product was not detected in any extracts, and some possible reasons are discussed. Although the expected results have not been obtained, studies that contri bute to increasing the understanding of fungal megasynthases are extremely valuable
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Angulo, Cárdenas Alejandro Alberto. "Optimización lineal entera mixta aplicada a problemas de planificación estratégica en electricidad". Tesis, Universidad de Chile, 2015. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/136231.

Texto completo
Resumen
Doctor en Sistemas de Ingeniería
En esta tesis se presentan los resultados del trabajo desarrollado por el autor durante el periodo en que fue estudiante de doctorado en el Departamento de Industrias de la Universidad de Chile. El trabajo se centra en la aplicación de técnicas de optimización entera-mixtas a problemas de planificación estratégica del sector eléctrico, donde el problema de corto plazo correspondiente al predespacho de unidades de generación en sistemas térmicos es el tema central en estudio. En lo relativo al modelamiento del problema de predespacho de unidades, se considera el análisis de las distintas formulaciones entera-mixtas disponibles en la literatura junto con una nueva basada en un formulaciones extendidas tipo red. Se investiga su desempeño sobre un conjunto de instancias reales desde el punto de vista de su eficiencia computacional al ser resueltas con softwares comerciales. Lo anterior incluye análisis de tiempos de solución, nodos utilizados e iteraciones de simplex realizadas para distintas tolerancias requeridas. Los experimentos muestran la calidad de la aproximación propuesta, siendo esta completamente competitiva respecto a las ya documentadas. Este resultado era esperable, dada la estructura totalmente unimodular de gran parte de la formulación propuesta, pero para nada justificable debido al tamaño de la misma. Lo anterior muestra que el efecto del preproceso de los softwares comerciales puede ser fundamental en algunas formulaciones. Por otro lado, respecto a la función objetivo del problema de predespacho de unidades, que por lo general se representa como una función cuadrática de la generación, se presenta una nueva manera de linealizar su comportamiento de modo que su inclusión en una formulación entera-mixta lineal tradicional sea eficiente. Esto último debe entenderse a partir de la necesidad que el tamaño de la aproximación no crezca de manera desmedida si el error requerido para la misma decrece. Si bien ya existía la posibilidad de hacer esto mediante la aplicación de la aproximación desarrollada por Ben-Tal y Nemirovsky para conos de segundo orden [2], acá se presenta un método alternativo, con mejores propiedades numéricas, un orden de magnitud mejor en calidad de aproximación, y cuya aplicación a problemas reales de predespacho de unidades genera mejores resultados respecto de las aproximaciones tradicionales. Por último, con el fin de mejorar el desempeño de la formulación entera-mixta presentada, se realiza el análisis poliedral de una de sus subestructuras esperando identificar desigualdades válidas que permitan mejorar su cota dual. Esta subestructura corresponde al knapsack semicontinuo con restricciones adicionales del tipo generalized upper bound. Se demuestra que bajo supuestos simples es posible identificar facetas tipo generalized flow cover en espacios restringidos de dimensión inferior. Luego se llevan estas desigualdades al espacio original utilizando procedimientos de lifting multidimensional independiente de la secuencia [38, 27, 16, 17] y se iii prueba que con supuestos adicionales también son facetas allí. Experimentos computacionales en instancias derivadas de problemas de UC muestran su eficiencia, donde más de un 50% del gap integral del nodo raíz se reduce aplicando en promedio solo tres de estos cortes. Además, en este contexto, también se ha implementado un solver ad-hoc para la solución eficiente de las relajaciones lineales de la formulación tipo red, con un speed-up del orden de 4x a 8x respecto a CPLEX barrier optimizer, pero que aún no está documentado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Morales, Sergio Wilson Gomez. "Formulações matemáticas e estratégias de resolução para o problema job shop clássico". Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13062013-164920/.

Texto completo
Resumen
O ambiente produtivo denominado job shop representa empresas manufatureiras com características como: alta variedade de produtos, volume baixo de produção e uma fábrica dividida em áreas funcionais. O problema abordado neste trabalho trata da determinação do programa de produção (scheduling) de cada lote de produtos no ambiente job shop, com a premissa de que cada produto a ser elaborado surge através de um pedido realizado pelo cliente com especificações e particularidades próprias. O objetivo do trabalho é apresentar e examinar de forma detalhada as formulações matemáticas do tipo linear inteira mista (PLIM), encontradas na literatura para o ambiente que consideram a função objetivo do makespan. Além disso, se estabelece uma nova formulação matemática que auxilia a simulação do ambiente. Todas as formulações foram comparadas através de suas dimensões e testes computacionais. Adicionalmente são apresentadas três diferentes estratégias de resolução que permitem a exploração de soluções obtidas através de diferentes metodologias. A primeira estratégia estabelece para cada instância uma solução inicial que promove uma redução do número de combinações a serem avaliadas pelo software, a segunda estratégia combina duas formulações tornando uma formulação unificada, e a terceira estratégia, estabelece um processo que utiliza duas formulações de forma consecutiva compondo um procedimento sistemático. Experimentos computacionais indicam que a formulação com melhor desempenho para o problema de job shop é a formulação de Manne (1960) por obter o melhor limitante superior (upper bound). A formulação proposta apresenta o melhor limitante inferior (lower bound). Todas as formulações melhoram seus resultados através do uso das estratégias propostas.
The operational job shop environment, represents manufacturing companies with high product variety, low volume production and an organization divided into functional areas. The problem addressed in this work determines the production schedule of each batch production, with the premise that each product results from a request made by the client with specifications and its own particularities. The main objective here is to present and to examine in detail the mathematical integer - linear program formulations (MILP) from the literature for the job shop classic environment, which considers the makespan objective. Furthermore, a new mathematical formulation is provided to help with the simulation of the environment. All the formulations were compared by mathematical dimensions and computational tests. In addition, three different strategies are presented to promote the exploration of solutions obtained from new methodologies. The first strategy defines an initial solution for each problem and promotes a reduction of the combination number to be evaluated by the software. The second strategy considers the combination of two mathematical formulations under one objective function. The third strategy establishes a procedure in which two mathematical formulations are used consecutively, creating a systematic procedure. Computational experiments demonstrate that the best formulation for the job shop problem is the Manne (1960) formulation, since it obtains the best upper bound. The proposal formulation obtains the best lower bound. All of the formulations improve their results through the use of the proposed strategies.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Estratégia mista"

1

Hernández Campos, Arnulfo Jamith, John Jairo Uribe Sarmiento, Julián Eduardo José Padilla Hernández y Andrés Felipe Bermúdez Hernández. Poder y control en un corredor estratégico: Análisis del conflicto armado interno en la Provincia Ibagué, 1998-2016. Ediciones Unibagué, 2021. http://dx.doi.org/10.35707/9789587543650.

Texto completo
Resumen
Esta obra se realiza con el interés de responder a la pregunta: ¿cuál fue el papel que cumplió la Provincia de Ibagué en el conflicto armado colombiano desde 1998? Teniendo en cuenta que este conflicto interno es heterogéneo y poroso, este resultado de investigación parte desde una metodología mixta, para ofrecer un panorama más amplio sobre la Provincia, su clase política, los delitos comunes y acciones violentas asociadas al conflicto, para luego analizar el papel de los diferentes grupos armados, sus repertorios bélicos y la dinámica en el territorio registrados hasta el 2016 como último periodo de negociación de paz.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ortiz Bojacá, José Joaquín. La gerencia integral del valor desde la interdisciplinariedad: Construcción a partir de la teoría general contable y la contametría para un reenfoque de la gerencia financiera. Universidad Libre Sede Principal, 2019. http://dx.doi.org/10.18041/978-958-5466-91-3.

Texto completo
Resumen
Presentamos a la comunidad académica este libro producto de investigación, queriendo aportar nuevos elementos al análisis de la gestión empresarial, desde la óptica de la interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad y bajo el paradigma de la complejidad. Con ello se pretende articular diferentes enfoques teóricos de diferentes disciplinas convergentes, fortaleciendo tópicos que aún se encuentran en proceso de desarrollo como la estructuración de la teoría general contable y la contametría, que a pesar de ello nos abren caminos interesantes de exploración contribuyendo de esa manera a la consolidación de la ciencia contable como una ciencia social, pero también colaborando, a partir de esos aportes, a enriquecer aspectos fundamentales de la ciencias dialogantes, como la administración, la economía, las finanzas y la misma sociología y aprovechando de éstas sus desarrollos en la misma línea de mutuo fortalecimiento. En ese orden de ideas en el primer capítulo se presentan los argumentos fundamentales Contamétricos para un nuevo enfoque de la gerencia financiera, desde la teoría general contable. Ello nos conduce a proponer una transformación de le gerencia financiera en una gerencia integral del valor, apoyándose en una visión más amplia del análisis de los fenómenos humanos cuya esencia es por excelencia social, visto desde las diferentes perspectivas de las ciencias afines, que también están trasegando por esa vía. En el segundo capítulo se aboca la problemática de La generación de valor social como nuevo marco de análisis estratégico de las organizaciones, recorriendo elementos clave para la comprensión de este importante tópico como los siguientes: • La creación de valor como objetivo fundamental de las organizaciones. • La generación del valor social como motor del desarrollo organizacional. • Los inductores de valor como nuevos medidores de la eficiencia, eficacia y productividad organizacional. • Los nuevos modelos de negocios y la creación de valor. Como se puede observar es un despliegue de los últimos desarrollos gerenciales en que se apoyan las disciplinas convergentes de la administración, la economía, la contabilidad y las finanzas, permitiendo comprobar que el enfoque sistémico e interdisciplinar genera frutos bondadosos desde la perspectiva científica y académica. En el tercer capítulo profundizamos en la temática de La contabilidad social y sus métodos de representación, medición, valoración y evaluación: ¿eslabones perdidos en la teoría contable? Es una extensión y profundización de los dos capítulos anteriores, que lo hacemos a través del desarrollo de las siguientes problemáticas: • Principales problemas de la representación, medición, valoración y evaluación de los fenómenos socioeconómicos en forma integral.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

El trabajo no remunerado del cuidado de la salud: una mirada desde la igualdad de género. Organización Panamericana de la Salud, 2020. http://dx.doi.org/10.37774/9789275322307.

Texto completo
Resumen
[Introducción]. El cuidado es un término polisémico que engloba un conjunto de actividades, bienes y relaciones destinados a proveer “bienestar” a cada persona en su vida cotidiana a lo largo del curso de vida. El cuidado incluye desde tareas cotidianas esenciales como alimentación, higiene y acompañamiento, afecto, subjetividades y enseñanzas, de acuerdo con la etapa vital de quien recibe cuidados y de quien los provee. Además, durante todo el curso de vida se agrega el autocuidado que cada persona dedica a sí misma. De esta manera, el cuidado en su conjunto constituye un trabajo muy exigente a nivel físico y emocional, que demanda infraestructura, tiempo y recursos, y que se desarrolla de manera ininterrumpida a lo largo de la vida de cada persona. Las interrelaciones que componen el cuidado en su conjunto han sido investigadas por numerosos autores, entre ellos Marco y Rico (2013), Pautassi y Zibecchi (2013), Batthyány (2015), Montaño (2010), Rodríguez Enríquez (2012) y Sojo (2011). En el caso de la salud, el cuidado asume características específicas, complejas y altamente exigentes que forman parte de un tratamiento médico, de un proceso de recuperación tras una cirugía o de un acompañamiento permanente en casos de enfermedades crónicas, situaciones de discapacidad, o en afecciones de salud mental. Estos cuidados, con características de “mano de obra intensiva” y que suponen un trabajo “cara a cara y cuerpo a cuerpo”, son indispensables para garantizar la salud de la persona y se llevan a cabo principalmente en los hogares, de manera no remunerada y por parte de las mujeres. Sin embargo, dichos cuidados se encuentran invisibilizados y no han sido abordados en las políticas y acciones estratégicas de salud. Además, el trabajo no remunerado de cuidado de la salud también se extiende a la comunidad por vía de las distintas prestaciones, tareas y labores que realizan las mujeres para personas sin cobertura de seguridad social, en condiciones de vulnerabilidad o que simplemente no tienen “quién los cuide” (Pautassi y Zibecchi, 2010). [...]
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Avances de investigación y vinculación UF 2021 Unidad Administrativa y Comercial. ACVENISPROH EDICONES, 2021. http://dx.doi.org/10.47606/lib005.

Texto completo
Resumen
En el marco de una adversidad humanitaria, fruto del suceso inédito e histórico que para efectos de las actuales y nuevas generaciones implica la declaración de pandemia mundial, el Instituto Superior Universitario de Formación -UF-, asume el reto de generar escenarios científicos editoriales en la convergencia de propuestas, desde la rigurosidad académica, que permitan el intercambio de ideas y el abordaje de circunstancias propias de la dinámica organizacional; en virtud de su contribución al fortalecimiento de la capacidad de respuesta de la sociedad ecuatoriana frente a los nuevas condiciones que, sin duda, se desprenderán de este momento de la humanidad. Avances de Investigación y vinculación UF: Unidad administrativa y comercial; es el resultado de experiencias organizacionales reportadas y abordadas, desde una perspectiva científica; utilizando fundamentos y herramientas que se contextualizan en las Instituciones relacionadas y que se concientizan al uso de las técnicas actuales del pensamiento administrativo contemporáneo. Es así, como la academia se solidariza con la sociedad y contribuye, no solo con la importancia de su rol educativo sino, además, con su sentido de responsabilidad social. A ello, se suma la necesaria sensibilización en la importancia del hecho científico investigativo y a su capacidad de promover soluciones a los problemas cotidianos de una organización consciente, igualmente, de la esencia vital en su formación permanente y de dar cabida a nuevas formas hacer las cosas, desde lo académico; en la búsqueda de la excelencia y la eficiencia. Así, nos encontramos en el Capítulo 1, una propuesta vinculada al estudio de las competencias de un emprendedor exitoso, desde una perspectiva vivencial en Guayaquil, Ecuador. En este sentido, los autores abordan la caracterización de las destrezas y habilidades de un emprendedor, desde la experiencia y vivencias de los participantes del estudio en la comunidad el Fortín. El mismo, se constituye en un aporte muy significativo para los emprendedores comunitarios, ya que les permite explorar sus fortalezas y aquellas circunstancias en la que deberán hacer énfasis en su mejora; con el propósito de fortalecer su capacidad de adaptación y respuesta al entorno. En el Capítulo 2, se ofrece un acercamiento a la aplicabilidad de los fundamentos de calidad, desde experiencias en el sector textil. Al respecto, se aborda la generación de lineamientos que ofrezcan a emprendedores de este sector, herramientas faciliten la definición de procesos, control, seguimiento y previsión en la asignación adecuada de recursos. La investigación es muy pertinente ya que caracteriza y precisa muchos de los procesos desarrollados en la empresa caso estudio, configurando una serie de lineamientos que fortalezcan su capacidad; en correspondencia con la buena disposición de la organización para profundizar y mejorar todos sus procesos. El Capítulo 3, desarrolla una interesante experiencia en facilitar Estrategias didácticas para el acompañamiento del proceso de enseñanza y aprendizaje, en el contexto de una organización social vinculada al ámbito educativo. Aquí se fortalecen los conceptos de inclusión, formación, equidad y participación de la familia; como uno de los motores que moviliza el transitar educativo en las comunidades vulnerables. Incluir a la familia en el proceso formativo de niños, niñas y adolescentes; es el principio, el génesis de cualquier proyecto de vida constructivo y positivo para la sociedad. De esta manera, el fortalecimiento de la capacidad de la organización en su área de competencia reviste un significativo aporte a la misma y a la sociedad en general. 2 Volver índice general El Capítulo 4, aborda Estrategias para optimizar la calidad de servicio de la Fundación Puro Corazón, desde la perspectiva de los usuarios. Esta propuesta resulta muy significativa, ya que implica la sensibilización organizacional en torno a las tendencias de marketing que orientan el servicio a sus clientes, utilizando técnicas y herramientas que caractericen el perfil de sus servicios en búsqueda de estándares permanentes de calidad e innovación. Con líneas sencillas de intervención, se persigue fortalecer áreas desempeño a corto plazo, fundamentando acciones que conlleven actividades estratégicas a futuro. El Capítulo 5, precisa líneas maestras convergentes en un Plan de administración gerencial para el fortalecimiento de los programas de formación social del convento Madre Dorotea. Así, desde la loable labor de esta organización social, sus integrantes, asumen el reto de integrar conceptos y acciones que promuevan indicadores que mejoren su perfil en programas de gran impacto social. Una experiencia investigativa gratificante. Todas estas experiencias, hablan de la contribución de la academia al fortalecimiento social, desde acciones efectivas de sensibilización, actualización y profundización, desde la aplicabilidad, sobre conceptos de la gerencia moderna adaptados a las particularidades organizacionales de las iniciativas organizacionales participantes, en un ejemplo importante que evidencia la relación de las Instituciones Universitarias con la comunidad, desde la responsabilidad social empresarial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Estratégia mista"

1

Pletsch, Caroline Sulzbach, Alini da Silva, Nelson Hein y Adriana Kroenke. "RANKING DAS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES E DE SEUS INDICADORES ECONÔMICOS FINANCEIROS UTILIZANDO-SE A ESTRATÉGIA MISTA DA TEORIA DOS JOGOS". En XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2014-126954.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Coelho, V. N., M. F. J. Souza, I. M. Coelho, F. G. Guimaraes y B. N. Coelho. "Estratégias Evolutivas Aplicadas A Um Problema De Programação Inteira Mista". En 10. Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. SBIC, 2016. http://dx.doi.org/10.21528/cbic2011-31.3.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Keller, Breno y Saul Delabrida. "Avaliação do Impacto do Uso de Realidade Aumentada em Atividades Colaborativas em Contexto Industrial". En XVIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2019.8414.

Texto completo
Resumen
O advento da Indústria 4.0 criou novas demandas de desenvolvimento, tais como a criação de sistemas interconectados e novas formas de se interagir com esses sistemas. Dessa forma, a Realidade Mista pode ser utilizada como uma ferramenta facilitadora deste processo. Portanto, a combinação da realização de atividades colaborativas em contexto industrial com a utilização de recursos de Realidade Mista como intermediadores da colaboração, se mostra promissora. Logo, o objetivo deste trabalho é avaliar como a utilização de recursos de Realidade Mista impactam na realização de atividades colaborativas na Indústria 4.0. Como resultados parciais, temos o desenvolvimento de uma ferramenta para interação entre pessoas utilizando Realidade Mista e esperamos que os resultados obtidos com a realização de testes de usuário mostrem caminhos e novas estratégias para o uso desses recursos no contexto industrial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

M. Dias, Samaherni, Kurios I. P. M. Queiroz y Aldayr D. Araujo. "Modelo matemático misto estruturado em grupos para doenças epidêmicas". En Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.997.

Texto completo
Resumen
A disseminação de uma doença infecciosa em uma população é um processo aleatório em um pequeno grupo de indivíduos, porém, quando o número de indivíduos é muito grande a disseminação é melhor representada por um processo determinístico. Por estas características, no estudo da disseminação de uma doença infecciosa foram propostos modelos epidêmicos estocásticos e determinísticos. Para superar as dificuldades encontradas com relação aos modelos puramente determinísticos ou puramente estocásticos este trabalho propõe a elaboração de um modelo epidêmico misto que permite estratificar a população em grupos, considera as variabilidades demográfica e ambiental, apresenta uma aproximação para os efeitos estocásticos, considera os efeitos das redes de contatos e é compacto para auxiliar nas estratégias de controle e estimação dos parâmetros. Por fim, um conjunto de fluxogramas e simulações serão apresentados para detalhar e verificar o funcionamento do modelo proposto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

BONIFACIO, ANDREA SOARES, ANDREIA RIBEIRO AYRES, MARCUS VINÍCIUS GONÇALVES RODRIGUES y ANNIBAL JOSE SCAVARDA DO CARMO. "APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS MISTAS DA TEORIA DOS JOGOS PARA ANALISAR O DESEMPENHO DAS EMPRESAS CRIATIVAS E OS SEUS INDICADORES ECONÔMICOS FINANCEIROS." En ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2019_tn_sto_292_1652_38366.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Puertas Medina, Rosa, Vicente Giménez-Chornet, Guadalupe Orea y Silvia González. "Diseño y Proyecto, competencia transversal del Grado en Gestión y Administración Pública". En JIDDO 2019: “Formación en competencias transversales”. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/jiddo2019.2019.10078.

Texto completo
Resumen
El plan estratégico de la UPV2020 incluye la correcta acreditación de las competencias transversales (CT) definidas por la Universitat Politècnica de València (UPV). Se trata de lograr modelos educativos innovadores basados en la transmisión de conocimientos ligados a competencias que faciliten a los egresados la inserción en el mundo laboral. El objetivo de esta investigación es analizar la implementación de la competencia transversal 5, Diseño y Proyecto, en el Grado de Gestión y Administración Pública (GAP) de la UPV, para lograr un sistema de coordinación entre las asignaturas que son punto de control (PC). Se realizará una revisión de las actividades de aprendizaje utilizadas y del sistema de evaluación elegido para evidenciar la adquisición de la competencia. El análisis del feedback entre profesores facilitará el análisis y la recogida de información. Los resultados permitirán detectar el grado de adecuación de la misma tanto a nivel de materia impartida, como de adquisición de la misma por parte del estudiante. Además, se establecerán las líneas de mejora que garanticen la coherencia entre el objeto e evaluar y el procedimiento elegido.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

De-Miguel-Molina, María, Daniel Catalá-Pérez, Blanca De-Miguel-Molina y Ángel Peiró-Signes. "Aprendiendo análisis estratégico y trabajando la responsabilidad medioambiental con la Unidad de Medio Ambiente de la Universitat Politècnica de València". En JIDDO 2019: “Formación en competencias transversales”. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/jiddo2019.2019.10062.

Texto completo
Resumen
El objetivo de esta actividad fue mostrar el caso real de un servicio público a través de su directora para explicar la importancia del análisis estratégico en la estrategia integral de una organización. En este caso, el Sistema de Gestión Medioambiental es un ejemplo perfecto, dada su transversalidad, para comprender la influencia que los grupos de interés tienen en la estrategia de la organización, cómo la influyen los factores internos y externos, y la necesaria flexibilidad que la misma estrategia de la organización precisa para adaptarse frecuentemente a los rápidos cambios que demanda la sociedad. Además, esta práctica nos permitió dar un ejemplo práctico sobre la búsqueda de los objetivos de desarrollo sostenible e incidir en la competencia transversal “responsabilidad medioambiental”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

López-Jiménez, Petra Amparo y Modesto Pérez-Sánchez. "Evaluar la competencia “Innovación, Creatividad y Emprendimiento” en asignaturas del área de la Mecánica de los Fluidos. Caso de estudio en Grado y Máster". En IN-RED 2017: III Congreso Nacional de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/inred2017.2017.6730.

Texto completo
Resumen
La competencia transversal “Innovación, creatividad y emprendimiento” pertenece al plan estratégico de la UPV para alcanzar todas las competencias transversales, siendo en sí misma una competencia que puede ser utilizada tambien como estrategia de aprendizaje para que los alumnos fijen contenidos complejos de una forma deductiva. La presente contribución describe la experiencia de los autores en la implementación de esta competencia a nivel de Grado y Master en diferentes titulaciones, en materias relacionadas con la Mecánica de Fluidos. La realización de actividades 6-3-5 en estos niveles, con grupos de alumnos diversos, con una programación similar de la actividad, permite afirmar que es una técnica potente para que los alumnos desarrollen su creatividad a la vez que su curiosidad para adquirir los conocimientos que finalmente se esperan del contenido curricular de las asignaturas en ambos niveles. Se presenta una rúbrica para ambos dominios que permite evaluar varios indicadores con diferentes pesos ponderados cada actividad propuesta. Palabras clave: competencia transversal, creatividad, innovación, emprendimiento, mecánica de fluidos, dispersión de contaminantes
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía