Literatura académica sobre el tema "Estrutura de dívida"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Estrutura de dívida".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Estrutura de dívida"

1

Loncan, Tiago Rodrigues y João Frois Caldeira. "Estrutura de capital, liquidez de caixa e valor da empresa: estudo de empresas brasileiras cotadas em bolsa". Revista Contabilidade & Finanças 25, n.º 64 (abril de 2014): 46–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772014000100005.

Texto completo
Resumen
Neste estudo analisa-se a relação entre estrutura de capital, liquidez de caixa e valor da empresa para uma amostra de empresas brasileirascotadas em bolsa mediante o uso de regressões de dados em painel, empregando o estimador de efeitos fixos. Inicialmente foram estimadas regressões entre a estrutura de capital (dívida sobre capital total) e liquidez de caixa (caixa sobre ativos), e também entre liquidez de caixa e dívida de curto e longo prazo. A seguir, foi aplicado um modelo entre o valor da empresa, a estrutura de capital e a liquidez de caixa. Os resultados deste estudo sugerem uma associação negativa entre as dívidas de curto e longo prazo e a liquidez de caixa, e também uma associação entre o nível de liquidez de caixa e um grau de alavancagem inferior. Além disso, o estudo apresentou evidências indiretas de que as empresas com restrições financeiras mantêm mais recursos em caixa. Com relação ao impacto da estrutura de capital e da liquidez de caixa no valor da empresa, foram encontrados efeitos marginais negativos das dívidas de curto e longo prazo no valor de mercado das empresas, e o mesmo vale para as restrições financeiras, sugerindo o comportamento de aversão ao risco por parte dos investidores no que diz respeito à dívida. Por outro lado, a liquidez de caixa é valorizada como positiva pelos investidores, mas até um patamar ótimo. Além deste patamar, a capitalização de mercado é descontada com relação à liquidez de caixa (curva em U invertida), em sinergia com a static trade-off theoryda liquidez de caixa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Póvoa, Angela Cristiane Santos y Wilson Toshiro Nakamura. "Homogeneidade Versus heterogeneidade da estrutura de dívida: um estudo com dados em painel". Revista Contabilidade & Finanças 25, n.º 64 (abril de 2014): 19–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772014000100003.

Texto completo
Resumen
Este artigo defende que novas contribuições para o estudo da estrutura de capital podem ser obtidas a partir do estudo da estrutura de dívida das empresas. Mais especificamente, trata a questão da homogeneidade e da heterogeneidade da estrutura de dívida, apontando sua relevância, seus determinantes e também a discussão teórica em torno desse tema. Em razão de seu ineditismo no Brasil, foi conduzida uma pesquisa que analisou a estrutura de dívida de 113 empresas num período de 5 anos. Os resultados identificaram que os padrões de endividamento homogêneos ou heterogêneos estão presentes na estrutura de dívida das empresas que atuam no Brasil e estão associados a variáveis como o tamanho da empresa, market to book value e a presença de graus de rating.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

SCHINCARIOL, VITOR EDUARDO. "apontamentos sobre o endividamento externo dos Estados Unidos (1980-2004)". REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO 1, n.º 2 (7 de diciembre de 2010): 135. http://dx.doi.org/10.28998/repd.v1i2.98.

Texto completo
Resumen
Neste texto resumem-se os motivos que levaram ao endividamento externo dos Estados Unidos a partir do início dos anos (19)80, apontando-se ao mesmo tempo a estrutura de sua dívida externa e os países de que mais emprestam recursos. Comenta-se por fim como o comércio internacional passou a depender da estrutura desta dívida.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Tabosa, Francisco José Silva, Roberto Tatiwa Ferreira, Andrei Gomes Simonassi, Ahmad Saeed Khan y Daniel Tomaz. "Fiscal Reaction to Increase Public Debt: An analysis for the Brazilian States". Economia Aplicada 20, n.º 1 (7 de marzo de 2016): 57. http://dx.doi.org/10.11606/1413-8050/ea134918.

Texto completo
Resumen
O estudo propõe uma investigação acerca da capacidade dos brasileiros em manter uma trajetória sustentável da dívida pública que, a despeito das propostas de Reestruturação Fiscal e Financeira (Lei 9.496/97) e Lei de Responsabilidade Fiscal (L.C.101/2000), aumentou sobremaneira entre 2006 a 2011. Para tanto, adapta-se a função de reação fiscal de a uma estrutura de dados em painel, bem como se inclui a possibilidade de não linearidades por meio de efeitos limiares, como em Hansen (1999). Desse modo, permite-se que as reações por parte das unidades federativas com maiores níveis de dívidas sejam diferentes das demais. Os resultados mostraram que, em regra, não há uma política fiscal estadual ativa de geração de superávit primário ao aumento da dívida pública
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Leonardo, Tadeu Fecayamale. "Modelos de Estrutura de Capital VS Modelos Econométricos: evidências sobre as PME’S da Província do Huambo – Angola". Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade 3, n.º 2 (5 de agosto de 2020): 76–96. http://dx.doi.org/10.37334/ricts.v3i2.37.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo estudar os determinantes da estrutura de capital da PME da província do Huambo, avaliando a relevância e a validade dos principais atributos sugeridos pela literatura como determinantes da estrutura de capital e testar o poder explicativo de cada um dos índices de dívida das empresas. Para atingir este objetivo, foram analisadas empiricamente informações financeiras de 35 empresas sediadas na província do Huambo - Angola. As empresas foram classificadas em quatro setores, de acordo com a NACE Rev1, para o período entre 2012 e 2016. Com base na aplicação de um modelo de regressão linear múltipla de efeito aleatório, nossos resultados indicam que, para as empresas do Huambo, prevalecem os seguintes: (i) crescimento da empresa não influencia a dívida; (ii) em relação ao tamanho da empresa, em geral, quanto maior a empresa, maior será a dívida da empresa; (iii) a estrutura de ativos influencia positivamente os níveis de endividamento, sua baixa significância; (iv) em termos de receita, concluiu-se que não determina dívida firme, uma vez que prefere o autofinanciamento; (v) como variabilidade do lucro, contrariamente ao esperado, determina a dívida de médio e longo prazo e total; (vi) em relação ao setor de negócios, observou-se que ele tem uma influência significativa no nível médio de endividamento das empresas do Huambo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Mendonça, Flávia F. P., Henrique Castro Martins y Paulo R. S. Terra. "Estrutura de Capital e Mecanismos de Governança Externos à Firma: Uma Análise Multipaís". Revista de Administração Contemporânea 23, n.º 6 (noviembre de 2019): 765–85. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2019190109.

Texto completo
Resumen
Resumo Esse estudo investiga em que medida os mecanismos de governança externos à firma afetam a alavancagem de uma amostra de 7.490 empresas de 40 países. O diferencial do estudo está na distinção entre os mecanismos que afetam a proteção dos acionistas minoritários daqueles que afetam os direitos dos credores. Os resultados sugerem que as empresas se alavancam de maneira coerente ao previsto pela Teoria da Pecking Order (POT). Observou-se que os mecanismos associados à proteção de ambas classes de investidores (i.e., acionistas e credores) influenciam significativamente a estrutura de capital das empresas. Quando a proteção é alta, as empresas tomam menos dívida. Os resultados mostraram-se robustos a diversas variações no modelo estudado e indicam que, quando a proteção aos investidores externos é maior, as firmas tomam menos dívida, possivelmente com a finalidade de restringir o papel monitorador da dívida sobre a discricionariedade dos insiders.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Ariádine de Freitas y Mauricio Ribeiro do Valle. "Análise da estrutura de endividamento: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e americanas". Revista de Administração Contemporânea 12, n.º 1 (marzo de 2008): 201–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552008000100010.

Texto completo
Resumen
O trabalho analisou os endividamentos totais e de longo prazo de empresas brasileiras e americanas, de vários setores da economia, no período de 1999 a 2003. Além do estudo comparativo, testou-se, utilizando mínimos quadrados ordinários (regressões cross-sectional) algumas hipóteses acerca dos determinantes da estrutura de endividamento das empresas, partindo-se de estudos dos principais autores propostos pela literatura para empresas de diferentes países. Adicionalmente, uma análise comparativa entre os setores foi realizada, utilizando-se testes de diferença de médias. Os resultados mostraram que empresas brasileiras e americanas apresentaram, respectivamente, proporção maior e crescente de dívidas de curto e longo prazo no período. No longo prazo, verificou-se, ainda, a superioridade das americanas sobre as brasileiras. Mas, no que se refere ao endividamento total, as brasileiras mostraram-se superiores às americanas. Nas regressões, encontraram-se evidências de que maior proporção de ativos para garantia resultam em maiores níveis de dívida total e longo prazo. Também ficou evidenciado que empresas mais rentáveis e com altas taxas de despesa de depreciação tendem a apresentar menos dívidas, tanto de longo prazo como totais. Finalmente, verificou-se que empresas maiores tendem a ser mais endividadas no total.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Bittencourt, Wanderson Rocha y Pedro Henrique Melo Albuquerque. "Estrutura de capital: uma revisão bibliográfica das publicações dos periódicos nacionais". Revista Contemporânea de Contabilidade 15, n.º 34 (28 de marzo de 2018): 94–114. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n34p94.

Texto completo
Resumen
A estrutura de capital está sendo estudada profundamente desde os trabalhos de Modigliani e Miller (1958 e 1963). Neste contexto, os pesquisadores vêm buscando explicar a utilização das mais diversas estruturas de capital utilizadas e suas aplicações. Assim, esta pesquisa busca identificar como está sendo pesquisada a estrutura de capital em periódicos nacionais. Para tal, foi realizado um levantamento bibliométrico na base Periódicos Capes com os termos estrutura de capital e estrutura da dívida, no título ou palavras-chave. Foram encontrados, ao todo, 80 artigos. De maneira geral, os resultados dos trabalhos apontaram que as empresas brasileiras tendem a adotar uma estrutura de capital baseada na hierarquia de fontes de financiamento. Contudo, na presença de incentivos governamentais, possivelmente, as teorias não seriam aplicadas. Diante da diversidade de variáveis empregadas nos trabalhos foram propostas algumas categorias a serem incorporadas nos modelos, tais como: tamanho, tangibilidade, rentabilidade, gestão, risco, macroeconômico e alavancagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Crisóstomo, Vicente, Bruno Pinheiro y Jackeline Auzier. "Determinantes do Financiamento por Leasing e Dívida no Brasil". Revista Evidenciação Contábil & Finanças 9, n.º 2 (31 de agosto de 2021): 113–32. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n2.52633.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Investigar os fatores determinantes do financiamento por leasing ou por dívida da empresa brasileira. Fundamento: Algumas teorias tentam explicar como atributos da empresa interferem na estrutura de capital, como a teoria pecking order, trade-off, e dos custos de agência. A estrutura do endividamento da empresa pode ser composta por distintos instrumentos de captação de recursos, tais como dívida com bancos, títulos corporativos, arrendamentos mercantis (leasing), entre outros. Método: A amostra está disposta em um painel de dados formado por 1.215 observações anuais de empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa (B3). Os dados foram coletados do sistema Economática e a análise quantitativa foi realizada por meio de estatística descritiva, análise de correlação e regressão. Resultados: Os resultados indicam um comportamento pecking order da empresa brasileira ao detectar-se um efeito negativo do fluxo de caixa sobre o endividamento. Entretanto, o efeito é inverso com relação à contratação de leasing. A disponibilidade de ativos para uso como garantia e o tamanho da empresa são fatores bastante favoráveis para a contratação de dívida de longo prazo para financiar o investimento. A correlação entre dívida e leasing sinaliza a possibilidade de serem alternativas complementares entre as duas formas de financiamento. Contribuições: A pesquisa contribui para a pesquisa em estrutura de capital ao incorporar o leasing como fonte alternativa de financiamento. Além disso, a pesquisa fornece aplicabilidade prática, pois as decisões de financiamento são cruciais para a empresa e podem impactar o valor da empresa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Mendonça, Helder Ferreira de. "Dívida pública e estabilidade de preços no período pós-real: explorando relações empíricas". Estudos Econômicos (São Paulo) 34, n.º 2 (junio de 2004): 345–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612004000200005.

Texto completo
Resumen
O objetivo do artigo é estudar evidências empíricas para a dinâmica da dívida pública a partir de algumas variáveis que estão relacionadas à busca da estabilidade de preços no período posterior à introdução do Plano Real. Para tanto, é feito um modelo auto-regressivo vetorial (VAR) para analisar as regularidades empíricas provenientes da relação entre: necessidades de financiamento do setor público - juros reais X resultado primário do setor público X câmbio X inflação X dívida pública. Os resultados encontrados denotam que a estabilidade de preços obtida no período não é suficiente para promover reduções no estoque da dívida pública e que é necessário uma nova estrutura de indexação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Estrutura de dívida"

1

Cardoso, Carlos Alberto Garcia. "Estrutura de capitais das PME produtoras de bens transacionáveis da região Alentejo: factores determinantes do endividamento". Master's thesis, Universidade de Évora, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17972.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho, procuramos analisar os fatores determinantes do endividamento, de uma amostra de 2.064 PME produtoras de bens transacionáveis da Região Alentejo, no período compreendido entre 2006 e 2013. Centramo-nos no estudo dos fatores habitualmente tidos como determinantes da estrutura de capitais, maturidade da dívida e estrutura da dívida. Para determinação dos resultados, foram utilizados métodos univariados e de regressão sobre dados em painel e testadas as hipóteses. Definimos como variáveis dependentes as medidas do endividamento, maturidade da dívida e o crédito comercial líquido. Como variáveis explicativas, outros benefícios fiscais não associados à dívida, crescimento, rendibilidade, tangibilidade, idade, dimensão e lucros retidos. Os resultados obtidos apresentam evidências de ambas as teorias da estrutura de capitais, trade-off e pecking order. Destaca-se a teoria do trade-off como determinante do endividamento de longo prazo e maturidade da dívida e a hipótese da pecking order como determinante do endividamento de curto prazo e crédito comercial líquido; Capital structure of SMEs producing tradable goods: Small companies of Alentejo - Determinants of long-term debt Abstract: In this study, we try to analyze the determinants of debt, of a sample of 2,064 SMEs producers of tradable goods in the region Alentejo, in the period between 2006 and 2013. We focus on the study of the factors usually thought to be determinants of capital structure, debt maturity and debt structure. To determine the results were used univariate and regression methods on panel data and tested hypotheses. Defined as dependent variables measures of debt, debt maturity and net trade credit. As explanatory variables non-debt tax shields, growth, profitability, tangibility, age, size and retained earnings. The results show evidence of both theories of capital structure, trade-off and pecking order. It stands out the trade-off theory as a determinant of long-term debt and debt maturity and the hypothesis of pecking order as a determinant of short-term debt and net trade credit
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Póvoa, Angela Cristiane Santos. "Estrutura de dívida: um estudo sobre os padrões e determinantes do endividamento das empresas que atuam no Brasil". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/811.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:31:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angela Cristiane Santos Povoa.pdf: 2285398 bytes, checksum: 43e1329d0533527d9021eb1ee5dea95f (MD5) Previous issue date: 2013-11-14
Fundo Mackenzie de Pesquisa
Although the issue of capital structure is one of the most researched in corporate finance such research , in general, treat the debt capital as a source of homogeneous and uniform features , nevertheless this is often formed by a variety of debt instruments which differ from each other in various aspects, such as access to resources , transaction costs, maturity, collaterality among others . This study sought to contribute innovatively to the understanding of the determinants of capital structure in view of the prospect of debt structure and its impact on the way businesses structure their capital. Therefore, it was proposed to reach four main objectives : i ) Identify whether the debt structure of Brazilian companies is marred by patterns debt heterogeneous or homogeneous , ii ) identify which factors may explain the observed patterns of indebtedness ; iii ) evaluate how choices in relation to sources of debt vary depending on the characteristics of firms (size , risk , leverage etc ) iv ) assess the implications of the use of dependent variables in studies of aggregate leverage of firms . The results showed that, in Brazil , you can find both patterns debt homogeneous heterogeneous, and such patterns attributed to four main factors : company size, market to book ratio , degree of tangibility and presence of grade rating . Business characteristics were identified as determinants for the choice of specific sources of debt and the use of general measures of debt as dependent variables factors can effectively promote generalizations that fail to observe the factors that are relevant to the composition of the debt structure and which therefore affect the decision between using equity and debt.
Embora o tema estrutura de capital seja um dos mais pesquisados em finanças corporativas, tais pesquisas, em geral, tratam o capital de terceiros como uma fonte de recursos homogênea e uniforme, não obstante este ser muitas vezes formado por uma variedade de instrumentos de dívida que se diferenciam uns dos outros em vários aspectos, tais como acessibilidade aos recursos, custos de transação, maturidade, colateralidade entre outros. Esse trabalho buscou contribuir de forma inovadora para a compreensão dos determinantes da estrutura de capital tendo em vista a perspectiva da estrutura de dívida e seu impacto sobre a forma pela qual as empresas estruturam seu capital. Para tanto, foi proposto o alcance de quatro objetivos principais: i) Identificar se a estrutura de dívida das empresas brasileiras é marcada por padrões de endividamento homogêneos ou heterogêneos; ii) Identificar quais fatores podem explicar os padrões de endividamento observados; iii) Avaliar como as escolhas em relação às fontes de dívida variam em função das características das empresas (tamanho, risco, tangibilidade etc); iv) Avaliar as implicações do uso de variáveis dependentes agregadas em estudos sobre a alavancagem das empresas. Os resultados obtidos mostraram que, no Brasil, é possível encontrar tanto padrões de endividamento homogêneos quanto heterogêneos, sendo tais padrões atribuídos a quatro fatores principais: tamanho da empresa, relação market to book, grau de tangibilidade e presença de grau de rating. As características das empresas foram apontadas como fatores determinantes para a escolha por fontes específicas de endividamento e o uso de medidas gerais de endividamento como variáveis dependentes pode, efetivamente, promover generalizações que deixam de observar os fatores que são relevantes para a composição da estrutura de dívida e que, portanto, afetam a decisão entre uso de capital próprio e de terceiros.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Ferraz, Ivan Lopes Bezerra. "Um estudo sobre a estrutura e análise de risco da dívida pública no período pós-plano Real". Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-29042009-173409/.

Texto completo
Resumen
A dívida pública apresentou uma profunda deterioração a partir do início do plano Real, destacando-se os dois choques cambiais: de 1999 e 2002. De acordo com a literatura sobre o tema as questões institucionais e a composição patrimonial desempenham um importante papel para explicar o comportamento da dívida. O presente trabalho pretende avaliar os fatores que levaram ao aumento da dívida pública no período recente, pós-plano Real. Para tal busca-se entender o arcabouço regulatório e macroeconômico em que se insere a dívida pública brasileira. Feito isto, busca-se compreender não só o montante da dívida, mas também a sua composição e os seus prazos de vencimento. Assim, pretende-se evidenciar como a composição, prazos de vencimentos e arcabouço regulatório afetam o desempenho fiscal. Alguns fatores mostram que a concentração da dívida atrelada a indexadores como a taxa de câmbio e a taxa SELIC tornam o comportamento da dívida muito volátil em momentos de crise e, por conseguinte, provocariam uma deterioração fiscal. A redução do risco sistêmico e a migração de títulos pós-fixados para prefixados levaria a uma redução do risco (volatilidade) da dívida. Por outro lado, a utilização de títulos prefixados pode significar custos maiores em momentos de estabilidade e prazos menores, devido aos riscos inerentes à economia brasileira. Os resultados obtidos evidenciam um grande aumento da volatilidade da dívida em 1999 e em 2002, períodos que foram marcados pela elevada participação de títulos atrelados ao câmbio e à taxa SELIC. A partir do governo Lula evidencia-se um melhor resultado das contas públicas em virtude da evolução do arcabouço institucional, iniciado no Plano Real, e a redução da volatilidade da dívida. Destaca-se também a volta de uma participação significativa dos títulos prefixados, o que não se observava desde os anos iniciais do plano-Real.
The public debt has presented a profound deterioration since the implementation of the Real plan, emphasizing the two shocks that affected the Brazilian exchange rate in 1999 and in 2002. In accordance with the literature concerning this theme institutional issues and the public debt index composition have an important role in order to explain public debt`s evolution. This paper intends to evaluate the factors that caused the recent public debt`s increase after the Real plan. In order to achieve it, this dissertation tries to explore the regulatory and the macroeconomic environment embodied in Brazil. After that, it tries to comprehend not only public debt`s amount, but also its composition and debt term. So, this dissertation intends to provide evidence how public debt`s composition, debt term and regulatory issues affect the fiscal result. Some factors provide evidence that debt indexed by the exchange rate and the interest rate SELIC cause a volatile behavior during crisis resulting in a fiscal deterioration. The systemic risk reduction and the migration from not fixed indexed bonds to fixed indexed bonds would reduce debt`s risk (volatility). However, the utilization of fixed indexed bonds can represent higher costs and larger debt term during stability moments due to the risks associated to the Brazilian economy. The results obtained provide evidence on the great increase in the debt`s volatility in 1999 and in 2002, periods that were distinguished by strong participation of bonds indexed to the exchange rate and SELIC rate. Since president Lula government it`s perceived a better fiscal result due to the evolution of the institutional environment, after the Real plan implementation, and also public debt`s volatile reduction. We emphasize also the return of a significant participation of fixed bonds, a fact that wasn`t observed since initial years of the Real plan implementation.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Sasso, Rafael de Campos. "Qualidade de lucros e estrutura de propriedade: a indústria de private equity no Brasil". Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-14122012-165130/.

Texto completo
Resumen
É marcante a relevância que assumiu a indústria de Private Equity ao longo da última década no Brasil. Este trabalho estuda a indústria brasileira de Private Equity por meio da analise da qualidade de lucros medida pelo reconhecimento oportuno de perdas (conservadorismo) e o endividamento das empresas investidas que fizeram uma IPO (Initial Public Offering) na bolsa brasileira no ano de 2007. A primeira hipótese conjectura que as empresas investidas por fundos de Private Equity no Brasil possuem mais qualidade de lucros em relação às não investidas, enquanto que a hipótese secundária estabelece que as empresas que obtiveram aporte de capital proveniente de fundos de Private Equity, no Brasil, são menos endividadas do que as que não obtiveram este tipo de aporte. Com base no trabalho de Ball e Shivakumar (2005) e utilizando-se das adaptações de Beuselinck et al. (2009) e Katz (2009), são utilizados modelos para testar o reconhecimento oportuno de perdas. Os resultados sugerem que, conforme os achados internacionais, as empresas investidas por fundos de Private Equity têm comportamento mais conservador, mas que se endividam menos do que as não investidas. O argumento da maior eficiência contratual dos credores com sua demanda por conservadorismo parece não ter relação com as sugestões de reconhecimento oportuno de perdas por parte das empresas financiadas por fundos de Private Equity, o que, por conseguinte, poderia sugerir que os Limited Partners (investidores desses fundos) e as preocupações reputacionais pelas quais as gestoras passam, direcionariam, realmente, uma demanda por uma qualidade de lucros maior indicando que esses seriam motivadores do reconhecimento oportuno de perdas, conservadorismo condicional buscando reduzir a probabilidade de comportamentos oportunistas de gestores e gestoras e de expropriação de credores, investidores.
The relevance that the Private Equity industry assumed in Brazil in the last decade is remarkable. The present work studies the Brazilian Private Equity industry by analyzing earnings quality by the timely loss recognition, conservatism, and the leverage of the companies that make an IPO (Initial Public Offering) at the Brazilian stock exchange, Bovespa, in 2007. The first hypothesis conjectures that companies backed by Private Equity in Brazil have more earnings quality than the non-Private Equity backed companies. The second hypothesis conjectures that the Private Equity backed companies, in Brazil, are less leveraged than non-Private Equity backed. Based on Ball and Shivakumar (2005) models, the adaptations on Beuselinck et al. (2009) and Katz (2009) are used to measure timely loss recognition. The results suggest that in Brazil, as in international studies, Private Equity backed companies are more conservative but less leveraged. The argument that the bigger contractual efficiency of the creditors with their demand for conservatism seems to not have relation with the suggestions of timely loss recognition by the invested companies could suggest that Limited Partners (Private Equity investors) and the reputational concerns that the investment houses are exposed, could really create an demand for more earnings quality, showing that this could be a driver to timely loss recognition, conditional conservatism, to reduce the probability of creditors and investors expropriation and investment houses managers and fund managers opportunistic behaviors.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Palma, António José Rézio da. "Determinantes da maturidade da dívida: evidência empírica de Portugal e Espanha". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3428.

Texto completo
Resumen
Mestrado em Finanças
O propósito deste estudo é investigar empiricamente os determinantes da maturidade da dívida das empresas cotadas e não cotadas de Portugal e Espanha. O modelo apresentado incorpora as variáveis representativas das teorias da maturidade da dívida propostas pela literatura, sendo estas: custos de contratação; alavancagem; imunização; sinalização e informação assimétrica; e minimização dos impostos. Para a análise utilizaram-se dados de painel de 7.724 empresas, 1.451 portuguesas e 6.273 espanholas, referentes ao período de 2002 a 2009. Os resultados obtidos não sugerem a existência de diferenças relevantes ao nível dos determinantes da maturidade da dívida entre as empresas dos dois países ibéricos. Como principais determinantes da maturidade da dívida foram identificadas as oportunidades de crescimento, dimensão, nível de endividamento e qualidade da empresa. No entanto, estendendo o âmbito da análise às empresas cotadas e não cotadas de cada um dos países, diferenças importantes foram evidenciadas. Adicionalmente, os resultados sugerem que, para além das características específicas das empresas, factores específicos de cada país, como tradições de corporate governance e características dos mercados bolsistas, poderão afectar a maturidade da dívida das empresas nos dois países.
The purpose of this study is to investigate the empirical determinants of debt maturity structure of listed and unlisted companies from Portugal and Spain. The model presented incorporates the variables proposed by the theories of debt maturity found in the literature: contracting costs; leverage; immunization; signaling and asymmetric information; and tax minimization. The analysis was made using a sample of panel data with 7.724 firms, 1.451 Portuguese and 6.273 Spanish, over the period from 2002 to 2009. The findings do not suggest the existence of significant differences in the determinants of debt maturity between the companies of the two Iberian countries. The main determinants of debt maturity identified were growth opportunities, dimension, leverage and firm's quality. However, extending the scope of analysis to listed and unlisted companies in each country, major differences were evidenced. Additionally, the results suggest that, in addition to the specific characteristics of firms, country specific factors, such as corporate governance traditions and characteristics of stock markets, could affect the debt maturity structure in both countries.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Gabrielli, Marcio Fernandes. "Emissão de dívida corporativa no exterior: um experimento quase-natural no Brasil". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2018. http://hdl.handle.net/10438/24237.

Texto completo
Resumen
Submitted by Marcio Gabrielli (marcio.gabrielli@fgv.br) on 2018-07-04T02:39:03Z No. of bitstreams: 1 Tese_MFG_final_ecadernação.pdf: 2878379 bytes, checksum: 28ebd84c3ad4ad62d72a2e31828c8dc3 (MD5)
Approved for entry into archive by Debora Nunes Ferreira (debora.nunes@fgv.br) on 2018-07-10T17:35:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_MFG_final_ecadernação.pdf: 2878379 bytes, checksum: 28ebd84c3ad4ad62d72a2e31828c8dc3 (MD5)
Approved for entry into archive by Suzane Guimarães (suzane.guimaraes@fgv.br) on 2018-07-10T17:42:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_MFG_final_ecadernação.pdf: 2878379 bytes, checksum: 28ebd84c3ad4ad62d72a2e31828c8dc3 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-10T17:42:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_MFG_final_ecadernação.pdf: 2878379 bytes, checksum: 28ebd84c3ad4ad62d72a2e31828c8dc3 (MD5) Previous issue date: 2018-06-05
Este trabalho analisou os motivos que levam empresas brasileiras a realizarem emissões de títulos de dívida no mercado internacional. Para tanto, utilizou-se a lei que estabeleceu a taxação sobre os derivativos cambiais (anunciada em 26/07/2011, implementada em 16/09/2011 e revogada em 12/06/2013), vigente durante o período do então Ministro da Fazenda Guido Mantega, como um evento quase-natural para analisar se a probabilidade de emissão no mercado internacional é afetada por uma medida governamental. Constatou-se uma redução na probabilidade de emissão de bônus por empresas brasileiras no mercado internacional durante a vigência da lei, ao passo que se constatou um aumento desta probabilidade para emissões no mercado interno, sugerindo um efeito de substituição. Este efeito estaria ligado ao fato de que a taxação dos derivativos cambiais teria gerado uma quebra da paridade coberta das taxas de juros, pois o custo de emissão no mercado nacional teria ficado mais baixo do que o custo no mercado internacional quando computado o valor do hedge cambial. Este efeito foi evidenciado de forma mais clara ao se constatar que ele afetou de forma diferente empresas que apresentavam exposições distintas em relação à variação cambial. Empresas exportadoras líquidas, para as quais a dívida em moeda estrangeira funcionaria com o hedge natural de suas operações, foram menos afetadas que as empresa importadoras líquidas, as quais necessitariam realizar o hedge cambial de suas dívidas em outras moedas, para não incorrerem em uma maior exposição cambial. Desta forma, foi possível evidenciar que as empresas agem na direção de captar recursos no mercado que lhes possibilite o menor custo final de captação, buscando 'janelas de oportunidade' entre os mercados local e internacional – já incorporado o valor do hedge para eliminação dos riscos cambiais – para decidir onde emitir seus títulos de dívida. Estes resultados também possibilitam argumentar que o governo foi capaz de influenciar a decisão de financiamento – uma tomada de decisão interna das empresas a respeito da emissão de dívida no mercado local ou internacional – assim como afetar o seu (delas) custo de captação e consequentemente seu custo de capital.
This paper analyzes the reasons that lead Brazilian companies to issue debt securities in the international market. For this purpose, the law that established the taxation on foreign exchange derivatives (announced on 07/26/2011, implemented on 09/16/2011 and revoked on 06/12/2013), in force during the period of the then Minister of Fazenda Guido Mantega, was used as a quasi-natural event to analyze whether the probability of issuance in the international market is affected by a governmental measure. A reduction in the probability of issuance of bonds by Brazilian companies in the international market during the period of the law was observed, while an increase in this probability for domestic issues was observed, suggesting a substitution effect. This effect would be related to the fact that the taxation of foreign exchange derivatives would have generated a break in the covered interest rate parity, since the cost of issuance in the domestic market would have been lower than the cost of issuance in the international market after computing the hedge cost of the foreign exchange risk. This effect was more clearly evidenced by the fact that it affected in a different way companies with different foreign exchange exposures. Net exporting companies, for which the foreign exchange debt would function as a natural hedge of their operations, were less affected than net importing companies, which would need to hedge their foreign exchange debts in order not to incur in a larger foreign exchange exposure. In this way, there were evidences that companies act in the direction of raising funds in the market that allows them the lowest final funding cost, seeking 'windows of opportunity' between local and international markets – already incorporating the foreign exchange hedge cost – in order to decide in which market to issue their debt securities. These results also make it possible to argue that the government was able to influence corporate internal financing decision – debt issuance in domestic or international markets – as well as affect its funding costs and hence its cost of capital.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Martins, Vinícius Aversari. "Interações entre estrutura de capital, valor da empresa e valor dos ativos". Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-04102006-132444/.

Texto completo
Resumen
As proposições seminais de Modigliani e Miller iniciaram um campo novo de estudos na moderna teoria de finanças. Com o passar do tempo, suas premissas básicas foram sendo relaxadas, de tal sorte que atualmente são raras as situações em que podem ser aplicadas plenamente, obtendo resultados satisfatórios e consistentes. Por outro lado, pelo fato desse conjunto simples de proposições ter se tornado mundialmente conhecido e de fácil aplicação, acabou sendo adotado como receita geral para a avaliação de empresas. Este trabalho revisita, criticamente, as idéias de Modigliani e Miller, verificando que a aplicação simples e imediata das proposições pode enviesar os valores da firma e do capital próprio. Em situações em que não existe viés de metodologia, os valores resultantes são herméticos, não possibilitando a análise e administração dos elementos individuais que compõem o valor da firma e do capital próprio. O presente trabalho sugere uma metodologia alternativa de avaliação da firma e do capital próprio que independe da validade das premissas de Modigliani e Miller, de tal forma que seja possível a identificação analítica dos componentes de seu valor. A metodologia de avaliação proposta considera que o valor dos ativos independe da estrutura de capital, mas que existe certo componente de valor da firma (diferente do valor dos ativos) que depende da interação entre o financiamento pelo capital próprio e os investimentos operacionais, e que esse valor pode ser identificado e contabilizado isoladamente. A metodologia de avaliação proposta também considera o ganho da dívida como componente do valor da firma e do capital próprio, pelo fato de ser, do ponto de vista do acionista, o quanto de valor o capital de terceiros agrega à firma e ao capital próprio. O arcabouço teórico da metodologia apresentada neste trabalho é encontrado no desenvolvimento do Valor Presente Ajustado, pois, conceitualmente, abrange todos os ´efeitos colaterais´ que podem advir da interação entre estrutura de capital e de investimentos.
The seminal proposals by Modigliani and Miller constituted the start of a new study area in modern finance theory. Over time, their basic premises were slackened to the extent that, nowadays, there are few situations in which they can fully be applied and obtain satisfactory and consistent results. On the other hand, due to the fact that this simple set of proposals became known around the world and is easy to apply, it ended up being adopted as a general recipe for company valuation. We present a critical review of Modigliani and Miller’s ideas, verifying that the simple and immediate application of these proposals can bias firm and equity values. In situations where no methodological bias is present, the resulting values are hermetic and do not permit the analysis and management of the individual components of firm and equity values. This study suggests an alternative methodology for firm and own capital valuation which does not depend on the validity of Modigliani and Miller’s premises, allowing for the analytical identification of firm and equity value components. The proposed valuation methodology considers that asset value does no depend on capital structure, but that there exists a certain component of firm value (different from asset value) which depends on the interaction between debt and equity financing and operational investments, and that this value can be identified and accounted for in itself. The valuation methodology proposed here also considers the gain on debt as a component of firm and equity value, due to the fact that, from the stockholder’s perspective, it represents the amount of value debt adds to the firm and to the own capital. The theoretical framework of the methodology presented here resides in the development of Adjusted Present Value, as it conceptually covers all ´collateral effects´ that may stem from the interaction between capital structure and investments.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Sabino, Marisa da Luz Clérigo. "Pecking order theory: evidência das 100 maiores empresas da região de Leiria". Master's thesis, Universidade de Évora, 2010. http://hdl.handle.net/10174/21045.

Texto completo
Resumen
Este estudo tem por objectivo testar se a Pecking Order Theory fornece uma explicação empírica adequada para as 100 maiores empresas da região de Leiria para o período de 2005 a 2007. De acordo com esta teoria as empresas preferem financiar-se através de fundos internos, e apenas quando estes não são suficientes é que recorrem ao financiamento externo. À partida esperava-se que as empresas seguissem esta teoria, uma vez que se tratam de empresas familiares. No entanto, os resultados mostraram que esta teoria não é valida, neste período para esta amostra de empresas. Relativamente à estrutura do endividamento destas empresas, os resultados indicaram que as variáveis que melhor explicam a dívida de médio longo prazo são a tangibilidade dos activos, os dividendos e a rentabilidade. Relativamente à dívida de curto prazo além da tangibilidade dos activos e da rentabilidade, tangibilidade dos activos e da rentabilidade, também a dimensão se revelou altamente significativa. – ABSTRACT: This study analyses whether the Pecking Order Theory provides an adequate explanation for the capital structure decisions of the top 100 companies in the region of Leiria for the period 2005-2007. According to this theory, firms prefer to finance themselves through internal funds, and only when these are not sufficient they use external funds. It would be expected that Leiria firms follow this theory, since they are typically family companies, which is the type of firms to which the Pecking Order Theory seems to be particularly suitable. However, the results showed that this theory is not valid, in this period for these companies. Concerning the structure of the debt of these companies, the results indicate that the variables that better explain the medium­ long term debt are the tangibility of assets, dividends and profitability. For the short­ term debt beyond tangibility of assets and profitability, size is also highly significant. JEL classification: G32
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Gustavo Martins da. "O mercado de divida publica : uma proposta para induzir a formação da estrutura a termo da taxa de juros". [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285519.

Texto completo
Resumen
Orientador: Luciano Galvão Coutinho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Made available in DSpace on 2018-08-08T09:35:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_GustavoMartinsda_M.pdf: 1161065 bytes, checksum: 7ee8cf39fc239002ff369d0263e1b82a (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Esta pesquisa discute a formação da estrutura a termo da taxa de juros e o processo de melhora do perfil da dívida pública brasileira. Diante da atual situação anômala em que se encontra o mercado de dívida pública, o estudo espera contribuir com o debate que trata da criação de uma demanda final de investidores para títulos prefixados e do desenvolvimento de uma curva de juros convencional. Parte-se do pressuposto de que a atual estrutura anômala da curva de juros reflete um sistema herdado do período inflacionário, e que a estabilização monetária não conseguiu desmontar. A pesquisa parte da análise da dinâmica do atual mercado de dívida pública, e da compreensão dos interesses e motivações dos principais agentes econômicos participantes deste mercado. Neste sentido, procura-se esboçar um mecanismo de mercado, não traumático, para induzir a formação de uma estrutura a termo da taxa de juros doméstica positivamente inclinada, condizente com o alongamento da dívida pública, o aumento da sua duração e da demanda líquida por instrumentos financeiros públicos prefixados e de longa maturação. Os dados e informações relevantes para o estudo foram obtidos por meio de entrevistas dirigidas com economistas, experts e agentes participantes do mercado de dívida pública, bem como a partir da revisão da literatura especializada sobre o assunto
Abstract: This research discusses the formation of the term structure of the interest rate and the process of improvement of the Brazilian public debt profile. Considering the current anomalous situation of the public debt market, the study intends to contribute with the debate that deals with the creation of a final demand of investors for fixed income bonds and the development of a conventional yield curve. It starts with the assumption that the current anomalous structure of the yield curve reflects a system inherited from the inflationary period that has not been successfully disassembled by the current monetary stabilization. The research considers the analysis of the current public debt market dynamics, and the understanding of the interests and motivations that drive main economic agents in this market. In this sense, it is expected to sketch a non traumatic market mechanism, to induce the formation of a normal term structure of the domestic interest rates, in line with the increase of the public debt's duration, and to boost the liquid demand for public fixed income financial instruments of longer maturity. The data and information for the study was obtained by means of direct interviews conducted with economists, experts and public debt market participants, and also from reviewing the theme specific literature
Mestrado
Politica Economica
Mestre em Ciências Econômicas
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Portal, Márcio Telles. "Inter-relações entre necessidade de hedging, assimetria entre direitos de controle e propriedade, políticas de caixa e dívida em condições de restrição financeira". Universidade do Vale do Rio do Sinos, 2010. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2866.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2015-03-05T19:15:18Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O presente estudo investigou se as companhias brasileiras de capital aberto entre 1995 e 2005 coordenam as políticas de caixa e dívida para efeitos de hedging em condições de restrição financeira. E como a assimetria de direitos de controle e propriedade age sobre a substituição entre caixa e dívida entre os estados de restrição financeira e necessidade de hedging. Os resultados indicam a inexistência de um componente de hedging usando simultaneamente as políticas de caixa e dívida. Observou-se que: a propensão a gerar caixa é maior quando menor a diferença entre direitos de controle e propriedade; a sensibilidade positiva da dívida ao fluxo de caixa ocorre somente no estado de alta necessidade de hedging e está fortemente associado à ocorrência de alta concentração de propriedade e de restrição financeira; as companhias com baixa necessidade de hedging e baixa assimetria entre direitos de controle e propriedade apresentam sensibilidade do caixa ao fluxo de caixa independentemente do estado de restrição finan
This study investigated If Brazilian firms between 1995 and 2005 coordinate policies of cash and debt for the purpose of hedging in condition of financial constraint. And as the asymmetry of rights of control and ownership act on substitution effect between cash and debt in condition of financial constraint and hedging need. The results indicate the inexistence of a hedging component using both cash and debt policies. It was noted that: the incentive to save cash is greater when less difference between rights of control and ownership (wedge); the group of companies with low wedge is the group with the highest average concentration of control; that the positive cash flow sensitivity of debt only in the state of high hedging need and is strongly associated with the occurrence of high concentration of ownership and financial constraint; companies with low hedging need and high concentration of ownership present cash flow sensitivity of cash regardless of the state of financial constraint. The results are unawar
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía