Literatura académica sobre el tema "Frango de corte - Carcaça - Modelagem"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Frango de corte - Carcaça - Modelagem".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Frango de corte - Carcaça - Modelagem"

1

Vargas, Gilberto D'Avila, Nelson Laurino Dionello, Paulo Antônio Rabenschlag de Brum, Fernando Rutz y Flávio Bello Fialho. "Modelagem do crescimento e do desenvolvimento de frangos de corte: validação". Ciência Rural 36, n.º 5 (octubre de 2006): 1664–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000500053.

Texto completo
Resumen
Foi desenvolvido um modelo com o objetivo de simular o metabolismo basal, a deposição de proteína na carcaça e nas penas e a deposição de gordura na carcaça. O modelo assume a existência de um "pool" de nutrientes disponíveis no corpo animal, sendo a simulação do metabolismo animal baseada no fluxo de entrada e saída de nutrientes desse "pool". Os nutrientes vêm da ingestão de alimentos ou do catabolismo tecidual, são removidos do "pool" com os destinos de mantença, deposição de proteína na carcaça, deposição de gordura na carcaça e deposição de proteína nas penas. O processo de simulação é dinâmico, com as exigências de mantença contabilizadas ao mesmo tempo que as deposições de tecidos. Três conjuntos de dados foram utilizados para o processo de calibração, de análise de sensibilidade dos parâmetros e de validação do modelo. O modelo é eficaz para simular a deposição de proteína e de gordura na carcaça, bem como a deposição de proteína nas penas. No entanto, há a necessidade de um ajuste nos parâmetros envolvidos nas deposições de acordo com o genótipo que se pretende simular, principalmente para a taxa de maturação da proteína na carcaça (B P), para a taxa de maturação da proteína nas penas (B F), para o peso maduro da proteína na carcaça (WmP) e para o peso maduro da proteína nas penas (WmF). O modelo mostrou-se especialmente sensível a estes parâmetros na análise de sensibilidade, salientando-se a importância de serem corretamente determinados. As deposições de proteína na carcaça e nas penas apresentaram menores coeficientes de correlação (r²) entre os valores observados e simulados em função da grande variação entre genótipos, o que reforça a necessidade de se determinar corretamente os parâmetros que caracterizam cada genótipo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Schmidt, Gilberto Silber, Danisio Prado Munari, Elsio Antonio Pereira de Figueiredo, Dirceu Luiz Zanotto y Mônica Corrêa Ledur. "Mudanças genéticas em linhas puras de frango de corte". Pesquisa Agropecuária Brasileira 34, n.º 4 (abril de 1999): 623–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x1999000400013.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar as mudanças genéticas ocorridas no desempenho, na composição da carcaça e no tamanho e resistência dos ossos, em linhagens experimentais, após seis gerações de seleção. As aves pertenciam às linhas paternas LL, LLc (controle), ZZ e LC1 (comercial), e às maternas PP, PPc (controle), KK e LC2 (comercial). As mudanças genéticas foram obtidas a partir dos desvios entre cada linha selecionada e a respectiva linha controle (LL-LLc e PP-PPc). A seleção para peso corporal resultou em respostas correlacionadas na conversão alimentar, mas não nas características de carcaça. As mudanças genéticas no ganho de peso não estão sendo acompanhadas por mudanças correlacionadas na resistência dos ossos. A ênfase de seleção diferenciada entre linhas puras paternas e maternas está alterando o conteúdo de Ca, água e de gordura das carcaças de frango de corte.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

OLIVEIRA, Felipe Rosa, Cleube Andrade BOARI, Aldrin Vieira PIRES, João Carlos MOGNATO, Rúbio Madureira de Souza CARVALHO, Marco Aurélio SANTOS JÚNIOR y Cristiano Campos MATTIOLI. "Jejum alimentar e qualidade da carne de frango de corte tipo caipira". Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 16, n.º 3 (septiembre de 2015): 667–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402015000300017.

Texto completo
Resumen
ResumoObjetivou-se avaliar as características de qualidade da carne de frango de corte tipo caipira em diferentes tempos de jejum alimentar. Aves, machos, da linhagem “pesadão vermelho”, criadas até 85 dias de idade em sistema semiextensivo, foram submetidas aos tempos de zero, três, seis, nove e 12 horas de jejum alimentar. Obteve-se o peso vivo, peso da carcaça, o rendimento de carcaça fria, o peso do trato gastrintestinal das aves. Foram avaliados o pH24h, a luminosidade (L*), o teor de vermelho (a*), o teor de amarelo (b*), a capacidade de retenção de água, a perda de peso por cocção e a força de cisalhamento na carne do peito, da coxa e da sobrecoxa. Menor valor de rendimento de carcaça foi observado no tempo zero hora (74,54%), e o maior (82,43%) às nove horas de jejum alimentar. Maior peso para o trato gastrintestinal (540,8g) foi observado no tempo zero e o menor (229,33g) às 12 horas de jejum alimentar. Não foi observado efeito dos diferentes tempos de jejum alimentar nas características de qualidade da carne das aves. Houve diferença no pH24h, na luminosidade (L*), no teor de vermelho (a*), no teor de amarelo (b*) e na capacidade de retenção de água quando se comparou os cortes da carne do peito, da coxa e da sobrecoxa das aves de corte tipo caipira. Recomendam-se os períodos de jejum de nove ou 12 horas, nos quais houve maior rendimento de carcaça fria.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Graner, Murilo. "Rendimentos no corte e na desossa manual parcial de carcaças resfriadas comerciais de frango (Gallus gallus)". Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 44, n.º 2 (1987): 1219–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0071-12761987000200015.

Texto completo
Resumen
Carcaças resfriadas comerciais de frango foram subdividadas, obtendo-se quatro cortes: peito, coxas e pernas, dorso e asas. O peito e as coxas e pernas foram desossados, obtendose as seguintes partes: carne (branca ou escura), gordura, pele e ossos. Do dorso foram separadas pele e gordura e das asas pele e a carne da coxinha. O rendimento percentual médio no corte diferiu pouco para o peito e o conjunto de coxas e pernas, que totalizaram 60% do peso da carcaça. Na obtenção de carne branca (do peito), o rendimento médio foi de 65%, em relação ao peso do corte, e de 18%, em relação ao peso da carcaça; a carne escura (das coxas e pernas) foi obtida na proporção de 58%, em relação ao peso dos pares, e de 18%, em relação ao peso da carcaça. Esta apresentou, em média, 3% de carne da coxinha das asas, 5% de gordura é 14% pele. Foi observada uma correlação negativa significativa entre o rendimento de carne escura e o peso da carcaça.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Franzoi, Elena Elisabete, Frank Siewerdt, Fernando Rutz, Paulo Antônio Rabenschlag de Brum y Paulo Cezar Gomes. "Composição de carcaça de frangos de corte alimentados com farelo de canola". Ciência Rural 30, n.º 2 (abril de 2000): 337–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782000000200023.

Texto completo
Resumen
Avaliou-se o efeito da utilização de farelo de canola sobre a composição de carcaça de frangos de corte da linhagem Ross. As aves foram alimentadas com dietas contendo farelo de canola em substituição parcial (0, 10, 20, 30 ou 40%) ao farelo de soja. Mil e duzentos pintos foram distribuídos em unidades experimentais de 30 animais, de acordo com o sexo e peso inicial. As dietas continham 22, 20 e 18% de proteína bruta e 3000, 3100 e 3150kcal de energia metabolizável/kg de ração, respectivamente nos períodos entre 0 e 21, 22 e 35, e 36 e 42 dias de idade. No 42º dia, um frango de cada unidade experimental foi abatido e a composição de sua carcaça foi determinada. Níveis crescentes de farelo de canola nas dietas elevaram o teor de proteína bruta na carcaça e reduziram o teor de extrato etéreo na carcaça. O rendimento de carcaça não foi alterado, nem os teores de energia bruta e de cinzas na carcaça. O uso de farelo de canola nas dietas melhorou a qualidade das carcaças sem prejudicar seu peso ou rendimento, logo seu uso é recomendado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Schettino, D. N., S. V. Cançado, N. C. Baião, L. J. C. Lara, T. C. Figueiredo y W. L. M. Santos. "Efeito do período de jejum pré-abate sobre o rendimento de carcaça de frango de corte". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, n.º 5 (octubre de 2006): 918–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000500030.

Texto completo
Resumen
Avaliaram-se os efeitos de cinco períodos (quatro, oito, 12, 14 e 16 horas) de jejum pré-abate sobre a perda de peso e rendimento de carcaça e cortes de frangos de corte. Foram utilizados 240 frangos (120 machos e 120 fêmeas), linhagem Cobb, criados até 44 dias de idade. No 44º dia, as aves foram separadas de acordo com o período de jejum (tratamentos) e o sexo, cada tratamento com 24 repetições. Nos tratamentos de quatro, oito, 12 e 16 horas, o jejum foi alimentar e no tratamento de 14 horas, o jejum foi alimentar e hídrico. O teste utilizado para as análises das médias foi o SNK (Student-Newman-Keuls). Foram analisadas as seguintes variáveis: perda de peso vivo após o jejum, taxa de absorção de água pela carcaça, rendimentos da carcaça inteira e dos cortes comerciais coxa e sobrecoxa, peito, dorso, asa, pés e cabeça e pescoço, rendimentos da moela e fígado e peso dos intestinos. Os períodos de jejum de oito, 12, 14, e 16 horas apresentaram maior rendimento de carcaça, sendo superiores ao período de quatro horas de jejum (P<0,05). O tratamento de quatro horas de jejum apresentou maior rendimento de fígado e peso de intestino em relação aos demais tratamentos (P<0,05). O período de jejum não influenciou a taxa de absorção de água nem o peso de moela (P>0,05). As fêmeas absorveram mais água do que os machos, e apresentaram rendimentos de carcaça e cortes comerciais superiores aos dos machos (P<0,05).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cestonaro, Taiana, Paulo G. de Abreu, Valeria M. N. Abreu, Arlei Coldebella, Inaiara L. Tomazelli y Marla J. Hassemer. "Desempenho de diferentes substratos na decomposição de carcaça de frango de corte". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, n.º 12 (diciembre de 2010): 1318–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010001200010.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de diferentes substratos na decomposição de carcaça de frango de corte. Utilizaram-se seis câmaras de uma composteira, medindo 0,80 m de largura, 1,20 m de profundidade e 1,50 m de altura cada uma. Os substratos utilizados foram: acícula de pinus, bagaço de cana, palha de milho, casca de amendoim, capim e maravalha. A compostagem foi acompanhada de 4 períodos. A pilha de cada câmara foi montada em 5 camadas, de cujo total foram depositadas, em duas camadas, 5 carcaças de aves, distribuídas uniformemente. A cada 10 dias se realizou o tombamento das pilhas com o objetivo de aerar o substrato e se lhe adicionou água. Após 30 dias realizou-se o tombamento final. Na montagem das pilhas e nos tombamentos pesaram-se, separadamente, as carcaças e os substratos. Durante o processo os parâmetros monitorados foram matéria seca, cinzas, fósforo, potássio, nitrogênio, pH, carbono orgânico e razão C/N. Todos os substratos foram eficientes na decomposição das carcaças de aves e os valores da composição físico-química final dos substratos estão de acordo com os valores da IN-25/Mapa, ou seja, todos os substratos podem ser utilizados como fertilizantes orgânicos simples.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Fonseca, R., R. A. Torres Filho, R. A. Torres, J. O. Peixoto, A. V. Pires, P. L. S. Carneiro, G. H. Souza, R. S. Bueno, P. S. Lopes y R. F. Euclydes. "Avaliação de frangos de corte utilizando técnicas de análise multivariada: I - Características de carcaça". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 54, n.º 5 (octubre de 2002): 525–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352002000500011.

Texto completo
Resumen
Foram utilizadas técnicas de análise multivariada para comparar dois híbridos obtidos de linhas de frango de corte desenvolvidas pela Universidade Federal de Viçosa com dois híbridos comerciais. As características avaliadas foram: peso ao abate (PAB), peso da carcaça (PC), peso do peito (PP), peso da contra-coxa (PCC), peso da coxa (PCX) e rendimento de carcaça (RCA). A análise de variância multivariada indicou diferença significativa entre os vetores de médias das características. Pelo teste de Roy, observou-se que para PC e PP os produtos comerciais foram superiores e para PCX e RCA não houve diferenças significativas entre os produtos comercias e os cruzamentos. Quanto à função discriminante linear de Fisher, observou-se superioridade significativa dos produtos comerciais pelo teste de Roy.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Almeida, Eva Clícia de Jesus, Paulo Luiz Souza Carneiro, Amauri Arias Wenceslau, Ronaldo Vasconcelos Farias Filho y Carlos Henrique Mendes Malhado. "Características de carcaça de galinha naturalizada Peloco comparada a linhagens de frango caipira". Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, n.º 11 (noviembre de 2013): 1517–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013001100013.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade fenotípica de uma população de galinhas Peloco e compará-la a três linhagens comerciais de frango de corte do tipo caipira. Avaliações foram feitas quanto a características de: peso de carcaça, peito, coxa e sobrecoxa; altura, largura e comprimento do peito; e comprimento da coxa e da sobrecoxa. Os dados foram submetidos às análises de variáveis canônicas e à análise discriminante independente do tamanho (ADIT). Os resíduos da ADIT foram utilizados na análise de agrupamento pelos métodos de Tocher e UPGMA. As duas primeiras variáveis canônicas foram suficientes para explicar 94,66% da variação total entre os fenótipos. O peso da carcaça teve a maior contribuição para a variação (59,91%) entre os grupos de aves, seguido de peso da coxa (12,63%) e largura do peito (11,75%). Ambos os métodos de agrupamento resultaram na formação de dois grupos: um de linhagens comerciais e outro da raça Peloco. O isolamento da Peloco é consequência da ausência de seleção para as características estudadas. Além disso, a presença de variabilidade dentro da raça Peloco mostra a existência de animais com maior potencial quanto ao peso de carcaça, o que possibilita o melhoramento da raça.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Mello, J. L., M. M. Boiago, A. Giampietro-Ganeco, M. P. Berton, L. D. Vieira, R. A. Souza, F. B. Ferrari y H. Borba. "Períodos de estresse térmico durante o crescimento afetam negativamente o desempenho e o rendimento de carcaça de frango de corte". Archivos de Zootecnia 64, n.º 247 (10 de diciembre de 2015): 339–45. http://dx.doi.org/10.21071/az.v64i248.418.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da exposição de frangos de corte por até 72 horas a estresse térmico agudo, em diferentes fases do crescimento, sobre o desempenho e rendimento de carcaça. Quinhentos frangos de corte Cobb machos foram criados por até 42 dias em duas câmaras climáticas equipadas com sistemas de aquecimento e refrigeração. Duzentas e cinquenta aves foram submetidas ao estresse térmico (32°C±0,5°C), com duração de até 72 horas, com início aos 21 e 35 dias de idade. As demais 250 aves foram mantidas em conforto térmico durante todo o experimento. O calor do ambiente influenciou negativamente o peso corporal (1,595 kg) e a conversão alimentar (1,81) de frangos de corte submetidos ao estresse por calor a partir dos 21 dias de idade. Após dois períodos de estresse térmico, os frangos apresentaram menor consumo de ração (3,914 kg) e, consequentemente, menor peso (1,958 kg), quando comparados ao grupo controle (4,182 kg e 2,097 kg, respectivamente). Aves submetidas ao estresse térmico aos 21 dias de idade apresentaram redução do rendimento de peito. O peso ao abate de frangos de corte submetidos ao estresse térmico diminuiu após duas exposições ao calor. Frangos de corte submetidos ao estresse térmico agudo após 35 dias de idade apresentam pior desempenho do que frangos de corte criados em conforto térmico. Não há influência do estresse térmico sobre o rendimento de cortes comerciais da carcaça.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Frango de corte - Carcaça - Modelagem"

1

Pavesi, Mariana. "Desenvolvimento de modelos matemáticos envolvendo níveis nutricionais, desempenho e rendimento de carcaça para otimização de resultados econômicos de frangos de corte fêmeas". Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74131/tde-30012015-162813/.

Texto completo
Resumen
Com o objetivo de elaborar modelos matemáticos, visando à otimização da relação custo benefício e definir estratégias nutricionais considerando características de desempenho, de carcaça e variáveis de mercado, foi realizado experimento com frangos de corte fêmeas. Foram avaliados seis programas nutricionais para cada fase de crescimento (pré-inicial, inicial, crescimento I, crescimento II e final).Os tratamentos compreenderam rações baseadas em seis níveis de energia metabolizável aparente corrigida para balanço de nitrogênio (EMAn), mantendo-se a relação EMAn:nutrientes. Utilizando como tratamento controle (T4), os níveis nutricionais indicados por Rostagno et al. (2005),os demais corresponderam a -15%(T1), -10%(T2), -5%(T3), +5%(T5) e +10%(T6) em relação ao programa padrão. Para cada tratamento, foram utilizadas seis repetições com trinta aves , em um delineamento inteiramente casualizado. Foram avaliadas as características de desempenho e de carcaça aos 35, 42 e 49 dias de idade, e, após a obtenção das equações de regressão, realizada a análise econômica, através de simulações de cenários de mercado, para estabelecer os níveis nutricionais mais adequados em cada situação. Conclui-se que a melhora no desempenho decorrente do aumento da densidade nutricional de dietas de frangos de corte fêmea não deve ser interpretada como aumento da lucratividade. Sendo assim, os modelos matemáticos são úteis para estabelecer a relação entre variáveis de importância e essenciais para avaliação e determinação de planos nutricionais e forma de comercialização da aves adequados para a maximização do lucro. Os modelos matemáticos desenvolvidos possibilitam a predição de ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar e a otimização da lucratividade através da adequação dos níveis nutricionais e idade de abate, de acordo com as situações de mercado.
To elaborate mathematical models, aiming the optimization of cost-benefit ratio and define nutritional strategies considering performance, carcass caracteristics and market variables, was carried out an experiment with female broilers chickens. It was evaluated six nutritional programs for each phase of growth (pre-starter, starter, growth I, growth II and withdrawal). The treatments were based on six levels of metabolizable energy corrected to nitrogenm balance (AMEn), keeping the AMEn:nutrients ratio. Using as a control treatment (T4), nutritional levels acording to Rostagno et al. (2005), the others were calculated - -15%(T1), -10%(T2), -5%(T3), +5%(T5) and +10%(T6) compared to the standard program. For each treatment, was used six replicates with thirty birds, in a completely randomized design. Carcass and performance characteristics were evaluated at 35, 42 and 49 days of age and, after obtained the regression equations, it was elaborated an economic analysis to establish the best nutritional levels in each market situation. It was concluded that the improvement in performance due to increased nutrient density of diets of broilers female should not be interpreted as increased profitability. Thus, mathematical models are useful to establish the relationship between variables of importance and essential for evaluating and determining nutritional programs and manner of commercialization of birds suitable for profit maximization. The developed mathematical models are an important tool, because they allow prediction of variables such as weight gain, feed intake and feed conversion and the optimization through nutritional levels and slaughter age, according to market situations.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Araujo, Raquel Bighetti. "Desenvolvimento de modelos matemáticos envolvendo níveis nutricionais, desempenho e rendimento de carcaça para otimização de resultados econômicos de frangos de corte". Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74131/tde-29092010-143757/.

Texto completo
Resumen
Foram elaborados modelos de superfície de resposta, a partir de dados da literatura localizados através da técnica de revisão sistemática, para predizer o ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar de frangos de corte em função da energia metabolizável da ração, temperatura ambiente, idade de abate e sexo dos animais. Com as equações elaboradas foi desenvolvido um programa no Microsoft Excel® para, com auxílio da ferramenta Solver, otimizar a lucratividade e o desempenho em função das variáveis que compõem o modelo e de cenários de mercado. Após a elaboração dos modelos de superfície, foram conduzidos dois experimentos subseqüentes, o primeiro com machos e o segundo com fêmeas, com o objetivo de elaborar modelos matemáticos, a partir de dados empíricos, para otimizar a relação custo-benefício e definir estratégias nutricionais considerando características de desempenho, de carcaça e variáveis de mercado. Os tratamentos compreenderam rações baseadas em seis níveis de energia metabolizável aparente corrigida para balanço de nitrogênio (EMAn), em cada uma das cinco fases de alimentação, mantendo-se a relação EMAn:nutrientes, segundo Rostagno et al. (2005). Foram avaliadas as características de desempenho e de carcaça aos 35, 42 e 49 dias de idade e, após a obtenção das equações de regressão, realizada a análise econômica, através de simulações de cenários de mercado, para estabelecer os níveis nutricionais mais adequados em cada situação. Concluiu-se que formulações de ração que visam máximo desempenho e/ou mínimo custo resultam em dietas diferentes das obtidas com formulações que visam máximo retorno econômico. Além disso, os modelos matemáticos desenvolvidos, tanto baseados em conjuntos de dados obtidos da literatura quanto em dados experimentais, constituem uma importante ferramenta, pois possibilitam a predição do ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar e a otimização da lucratividade através da adequação dos níveis nutricionais, idade de abate e temperatura de criação, de acordo com as situações de mercado e sexo dos animais.
This study was carried out to elaborate surface response models, by using data from literature obtained through systematic review, to predict weight gain, feed intake and feed conversion according to metabolizable energy levels, slaughter age, rearing temperature and broiler chickens sex. The equations were used to develop a program in Microsoft Excel® and, with Solver tool, determine the values of the model variables that promote maximum profits and performance. After, it was carried out two experiments, the first one with males and the second one with females, to elaborate mathematical models, by using empiric data, to optimize the cost-benefit relationship and define nutritional strategies considering performance, carcass characteristics and market variables. The treatments were based on six levels of metabolizable energy correct to nitrogen balance (AMEn) in each feed phase, keeping the AMEn:nutrients relationship following Rostagno et al. (2005) recommendations. Carcass and performance characteristics were evaluated at 35, 42, 49 days of age and, after obtained the regression equations, it was elaborated an economic analysis to establish the best nutritional levels in each market situation. In conclusion, feed formulations that look for maximum performance and/or minimum cost result in different diets that those formulated to look for maximum economic outcome. The developed mathematical models, based on either data from literature or experimental data, are an important tool, because they allow prediction of variables such as weight gain, feed intake and feed conversion. Besides, they are useful to optimize profit through nutritional levels, slaughter age and rearing temperature adaptation, according to market situations and birds sex.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Fanhani, Jonas Franceschini. "Avaliação de diferentes programas nutricionais e desenvolvimento de modelos matemáticos para predição do desempenho, características de carcaça de frangos de corte machos e elaboração de análises econômicas". Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74131/tde-26032012-161338/.

Texto completo
Resumen
Foram avaliados seis programas nutricionais diferentes baseados para cada fase de crescimento de frangos de corte machos (pré-inicial, inicial, crescimento I, crescimento II e final) e com os dados obtidos foram elaboradas equações de regressão, para predizer o ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, índice de eficiência produtiva, consumo de energia, conversão calórica e viabilidade criatória em função dos níveis nutricionais da dieta. Os programas nutricionais correspondiam a -15%, -10%, -5%, controle, +5% e +10%, sendo o tratamento controle baseado nos níveis nutricionais indicados por Rostagno et al. (2005) e os demais calculados a partir do controle. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com seis tratamentos e seis repetições com trinta aves cada, totalizando 1080 aves. Para realizar a análise econômica foi desenvolvido um programa no Microsoft Excel® para, com auxílio da ferramenta Solver, otimizar a relação custo-benefício e definir estratégias nutricionais considerando características de desempenho, de carcaça e variáveis de mercado. Foram avaliadas as características de desempenho e de carcaça aos 35, 42 e 49 dias de idade e, após a obtenção das equações de regressão foi realizada a análise econômica, através de simulações de cenários de mercado, para estabelecer os níveis nutricionais mais adequados em cada situação. Concluiu-se que o aumento dos níveis nutricionais das dietas promovem melhor desempenho em frangos de corte machos, embora o rendimento de carcaça e de cortes comerciais sejam pouco influenciados. Além disso, a formulação de máximo lucro proporciona maior rentabilidade na produção de frangos de corte e são influenciadas principalmente pelas variáveis idade de abate e produto a ser comercializado. A melhora do desempenho das aves com o aumento dos níveis nutricionais da ração não significa melhora nos resultados econômicos. Desta forma, os modelos matemáticos, são úteis para estabelecer o relacionamento entre variáveis de importância e essenciais para avaliação e determinação das condições de criação e nutrição adequadas para se obter maior lucratividade no sistema produtivo.
It was evaluated six different nutritional plans based for each phase of growth of broilers (pre-starter, starter, growth I, growth II and slaughter) and with the obtained data were developed regression equations to predict weight gain, feed intake, feed conversion, productive efficiency index, energy consumption, caloric conversion and stock-breeding feasibility in terms of nutrient levels in the diet. Nutrition programs accounted for -15%, -10%, -5%, control, +5% and +10% with the control treatment based on nutritional levels indicated by Rostagno et al. (2005) and the others were calculated from the control. The experimental design was completely randomized with six treatments and six replicates of thirty birds each, totaling 1080 birds. To perform the economic analysis a program was developed in Microsoft Excel ® for, with the help of the Solver tool, optimize the relation cost-benefit and to define nutritional strategies considering performance characteristics, carcass and market variables. It was evaluated the performance characteristics and carcass at 35, 42 and 49 days old and, after obtaining the regression equations was carried out economic analysis, through simulations of market scenarios, to establish the most appropriate nutritional levels in each situation. It was concluded that the increase in nutrient levels of diets promote improved performance in broilers, although the yield of carcass and commercial cuts are little influenced. In addition, the formulation that provides maximum profit increased profitability in the production of broiler chickens and are mainly influenced by the variables age at slaughter and product to be marketed. The improved performance of birds with increasing levels of nutritional food does not mean an improvement in economic outcomes. Thus, mathematical models are useful to establish the relationship between variables of importance and essential for evaluation and determination of rearing conditions and adequate nutrition for greater profitability in the productive system.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Klassen, Túlio. "Uso de redes neurais artificiais para a modelagem da temperatura e da retenção de água no processo de resfriamento de carcaças de frangos por imersão". Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2008. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1864.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tulio Klassen.pdf: 1461464 bytes, checksum: 02d111496a486b94ea73232034f2aeb6 (MD5) Previous issue date: 2008-02-11
The Artificial Neural Networks have been used with success for the description and modeling of processes in the most several areas of the knowledge, from economy, administration, artificial intelligence and even control of complex industrial processes. The process of chilling of chickens for immersion in cold water ("chillers") is complex and difficult to be modeled phenomenologicaly, because it involves transfer of heat, mass and transient regime, besides a great number of variables. In this work several architectures of artificial neural networks were used in the description and modeling of the process of chilling of the chickens, foreseeing the final temperature and the growth of weight of the carcasses. Also for comparison effect they were used an empiric model proposed by CARCIOFI & LAURINDO (2007) to describe the absorption of the water for the carcasses and the chilling model according to Newton's Law for the temperature of the carcasses. Different situations were tested changing the numbers of neurons of the entrance and hidden layers, and the number of layers. The data used were supplied by the SADIA - Toledo company for training and validation of the net. For the model twenty-five entrance variables were selected, as weight of the carcass, temperature before the chillers, temperature of the propilenoglicol shirt, flow of water in each module of the tanks, time of chilling and temperature of the renewal water, bubble intensity and amount of ice. The results obtained by the neural network and for Newton's Law they were not efficient to represent the final temperature of the carcass. The neural networks and the empiric model of CARCIOFI & LAURINDO (2007) went very efficient to esteem the amount of water absorbed for the carcasses. The obtained results showed that the net type with 4 x 12 x 4 neurons in the entrance layer, first and second hidden layers respectively was the best to represent the investigated system.
As Redes Neurais Artificiais têm sido empregadas com sucesso para a descrição e modelagem de processos nas mais diversas áreas do conhecimento, desde economia, administração, inteligência artificial e até controle de processos industriais complexos. O processo de resfriamento de frangos por imersão em água gelada ( chillers ) é complexo e difícil de ser modelado fenomenologicamente, pois envolve transferência de calor, massa e regime transiente, além de um grande número de variáveis. Neste trabalho foram empregadas diversas arquiteturas de redes neurais artificiais na descrição e modelagem do processo de resfriamento dos frangos, prevendo a temperatura final e o ganho de peso das carcaças. Também para efeito de comparação foram empregados um modelo empírico proposto por CARCIOFI & LAURINDO (2007) para descrever a absorção da água pelas carcaças e o modelo de resfriamento segundo a Lei de Newton para a temperatura das carcaças. Foram testadas diferentes situações alterando-se os números de neurônios das camadas de entrada e intermediária, e o número de camadas. Foram utilizados dados fornecidos pela empresa SADIA Toledo para treinamento e validação da rede. Para o modelo foram selecionadas vinte e cinco variáveis de entrada, como peso da carcaça, temperatura antes do resfriamento, temperatura da camisa de propilenoglicol, vazão de água em cada módulo dos tanques, tempo de resfriamento e temperatura da água de renovação, borbulhamento e quantidade de gelo. Os resultados obtidos pelas redes neurais e pela Lei de Newton não foram eficientes para representar a temperatura de saída da carcaça. As redes neurais e o modelo empírico de CARCIOFI & LAURINDO (2007) foram muito eficientes para estimar a quantidade de água absorvida pelas carcaças. Os resultados obtidos mostraram que a rede tipo 4 x 12 x 4 neurônios na camada de entrada, primeira intermediária e segunda intermediária respectivamente foi a que melhor representou o sistema investigado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Parucker, Lucy Maria Bez Birolo. "Estudo comparativo do salmonella rapid test para diagnóstico de Salmonella spp., em carcaça de frango naturalmente contaminada, em relação à metodologia convencional /". Florianópolis, SC, 1997. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77214.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Gomes, Hirã Azevedo. "Utilização de sais de sódio e potássio na água de bebida durante o jejum pré-abate de frangos de corte". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/14340.

Texto completo
Resumen
Foi realizado um experimento com o objetivo de avaliar o efeito da suplementação de sais: Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) e Cloreto de Potássio (KCl), via água de bebida na fase pré-abate de frangos de corte sobre o esvaziamento do trato gastrintestinal, consumo de água e parâmetros de carcaça. Foram utilizadas 648 aves do cruzamento CobbXCobb 500, as quais receberam os seguintes tratamentos: (T1): água pura, (T2): 0,15% de NaHCO3, (T3): 0,30% de NaHCO3, (T4): 0,45% de NaHCO3, (T5): 0,15% de KCl, (T6): 0,30% de KCl, (T7): 0,45% de KCl e (T8): sem acesso à água, correspondendo a 8 tratamentos com 9 repetições cada. A dieta utilizada foi isonutritiva para todos os tratamentos, formulada a base de milho e soja. O período experimental iniciou-se aos 46 dias de idade das aves com a administração dos tratamentos 12 horas antes do início dos abates. Para padronização da ingestão de alimento as aves ficaram 3 horas sem receber ração e uma hora antes de iniciar os abates voltaram a ter acesso ao alimento. Após o período de padronização o alimento foi novamente retirado dando início à seqüência de abates. Neste momento todas as aves foram pesadas individualmente estabelecendo as condições de conteúdo gastrintestinal e parâmetros de carcaça no tempo zero: a partir deste momento a cada 2 horas uma ave por repetição foi novamente pesada e abatida com 2, 4, 6, 8, 10 e 12 horas de jejum, respectivamente. Com exceção do T8 o fornecimento de água foi à vontade durante todo o período, e a medição do volume consumido foi realizado através de reservatórios graduados. O consumo de água aumentou significativamente com a suplementação dos sais independente do sal utilizado ao final de 24 horas de consumo (P=0,0463), a perda de peso aumentou linearmente com o período de jejum sendo maior nas aves que não tiveram acesso à água (P <0,0001, r2=0,75) ao completar 12 horas de jejum. Para os parâmetros de carcaça não houve efeito significativo dos tratamentos, assim como as diferenças encontradas no esvaziamento das secções do trato digestivo, inglúvio mais moela e intestinos (Duodeno, Jejuno-Íleo e Cecos) também não sofreram efeito significativo dos tratamentos. Quando analisado o conteúdo de matéria seca total (g) da secção inglúvio mais moela ao longo do período de jejum considerando os tratamentos com água e sem água (T1 e T8) o (T1) apresentou uma regressão quadrática (P=0,0005, r2=0,60), sendo que o (T8) foi linear ao longo do tempo (P=0,0001, r2=0,28). Para o conteúdo total de matéria seca dos intestinos (g) tanto as aves que receberam água (T1) como as que não tiveram acesso a água apresentaram uma regressão quadrática sobre o esvaziamento com (P=0,0326, r2=0,53) e (P=0,0092, r2=0,52), respectivamente. Nas condições em que foi realizado o experimento, a utilização de sais aumenta o consumo de água, e o conteúdo de matéria seca do trato digestivo e a perda de peso corporal sofre influência significativa à medida que aumenta o tempo de jejum das aves.
This experiment was carried out to evaluate the effects of supplementary with Sodium Bicarbonate (NaHCO3) and Potassium Chloride (KCl). In the preslaughter drinking water for broilers, on evolutions were performed or emptying of the gastrointestinal tract, water intake and carcass parameters. It was used CobbXCobb 500, 648 birds, receiving the following treatments: (T1) no salts, (T2) 0.15% NaHCO3, (T3) 0.30% NaHCO3, (T4) 0.45% NaHCO3, (T5) 0.15% KCl, (T6) 0.30% KCl, (T7) 0.45% KCl and (T8) with no water access, adding up to 8 treatments with 9 repetitions each. The diet utilized for all treatments was isonutritive, with formulation based on corn and soy. The experimental period started on the 46th day of age with treatment being administered 12 hours prior to beginning the slaughter. To standardize the feed intake, broilers were left 3 hours without feed gaining access again for one hour before starting the slaughter. After the standardization period, the food was again withdrawn to process the slaughters. At this point each broiler was weighed individually, and gastrointestinal content conditions and carcass parameters were set at zero time. From this moment on, one broiler per repetition was again weighed and slaughtered with 2, 4, 6, 8, 10 and 12 hours of fasting, respectively. With the exception of T8, water supply was unlimited during all the experiment. Measurements of water consumed was done through graded reservatories. Water intake increased significantly with the addition of the salts, no matter which one, at the end of 24 hours (P=0.0463). Weight loss increased linearly with the fasting period, it was greater in broilers with no access to water (P<0.0001, r²=0.75) when completing 12 hours of fasting. Regarding carcass parameters there were no difference between significant treatments, as well as differences found in the emptying of the digestive tract sections, crop plus gizzards and intestines, did not suffer significant effect during the treatments. The content of the total dried matter of the section of crop plus gizzard, regression of analyses, considering the treatments with and without water (T1 and T8), (T1) presented a quadratic regression (P=0.0005, r²=0.60) and (T8) was linear along the time (P=0.0001, r²=0.28). For the content of total dried matter of the intestines, both the broilers that received water (T1) and those that did not, presented a quadratic regression on the emptying with (P=0.0326, r²=0.53) and (P=0.0092, r²=0.52) respectively. This shows that under the conditions this experiment was performed, the use of salts increase water intake, and the dried matter content in the digestive tract as well as the bodily weight loss suffer significant influence as the broiler’s fasting time increased.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Sanfelice, Cristiane 1985. "Pododermatite e qualidade de carcaça de frangos de corte suplementados com minerais orgânicos e vitamina E /". Botucatu, 2015. http://hdl.handle.net/11449/132920.

Texto completo
Resumen
Orientador: Ariel Antonio Mendes
Banca: Marcia Regina Fernandes Boaro Martins
Banca: Ibiara Correia de Lima Almeida Paz
Banca: Rodrigo Garofallo Garcia
Banca: José Roberto Sartori
Resumo: Com objetivo de avaliar a influência dos minerais orgânicos (selênio e zinco) e vitamina E sobre a incidência e identificação microbiológica de pododermatite, lesões de carcaça, resistência da pele, desempenho, rendimento de carcaça e partes, qualidade da carne e sistema imune em frangos de corte, dois experimentos foram conduzidos no aviário experimental da FMVZ, UNESP, Câmpus de Botucatu. Para isto, utilizou-se 1260 pintos de um dia de idade, machos, da linhagem Cobb® 500 para cada experimento, alojados com densidade populacional de 12 aves/m², por 42 dias. O programa alimentar foi dividido em quatro fases e o delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualisado em esquema fatorial 3x2+1, no experimento 1, três níveis de zinco orgânico (0, 45, 90 mg/kg de ração) dois níveis de selênio orgânico (0 e 0,3 mg/kg de ração) e uma dieta controle, no experimento 2 três níveis de vitamina E (100, 150 e 200UI/kg de ração) e duas fontes microminerais inorgânico (0,3 mg/kg Se + 60 mg/kg de Zn) ou orgânico (0,3 mg/kg de Se e 45 mg/kg de Zn) e uma dieta controle, com 6 repetições de 30 aves cada. Aos 10 dias de idade todas as aves foram vacinadas contra a Doença de Newcastle (experimento 2), os parâmetros imunológicos foram avaliados por meio de colheitas de sangue aos 10, 21 e 42 dias. Aos 41 dias de idade todas as aves foram avaliadas no aviário quanto a incidência de pododermatite. Foi avaliado o desempenho e aos 42 dias de idade as aves foram abatidas no abatedouro experimental da FMVZ, UNESP para avaliação da incidência de lesões de carcaça, resistência da pele, rendimento de carcaça e partes, qualidade de carne, quantificação microbiológica, histologia do coxim plantar e pele. Aves que receberam zinco e selênio orgânico apresentaram maior quantidade de colágeno e a epiderme mais espessa (P≤0,05). Para lesões de carcaça houve diferença...
Abstract: In order to evaluate the influence of organic minerals (selenium and zinc) and vitamin E on the incidence and microbiological identification of foot pad dermatitis, carcass lesions, skin resistance, performance, carcass yield and parts, meat quality and immune system in chickens cutting, two experiments were conducted in the experimental avian FMVZ, UNESP, Botucatu. For this, we used 1,260 chicks at day old male Cobb® the 500 strain for each experiment, housed with a density of 12 birds / m² for 42 days ...
Doutor
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Souza, Junior Luiz Carlos Teixeira de [UNESP]. "Avaliação microbiológica de carcaças de frango e água em um sistema de pré-resfriamento por imersão em 8 horas e 16 horas". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/98323.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-12-17Bitstream added on 2014-06-13T20:28:11Z : No. of bitstreams: 1 souzajunior_lct_me_botfmvz.pdf: 262801 bytes, checksum: 8e065670e3a8802d546330c7b4048584 (MD5)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Desde 2004 o Brasil é o líder nas exportações de carne de frango. Dada a importância deste setor na economia brasileira, é fundamental garantir a inocuidade desse alimento, através do controle e monitoramento das etapas de produção suscetíveis à contaminação, como o pré-resfriamento. O presente trabalho objetivou avaliar as alterações da carga microbiana nas carcaças de frango e na água residente do chiller em um sistema de pré-resfriamento por imersão em água após 8 horas e 16 horas de processamento industrial, e embasar discussão sobre a determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de esvaziamento completo, limpeza e desinfecção de cada tanque desse sistema ao final de cada 8 horas. Foram colhidas para as análises, carcaças antes e após o pré-resfriamento (mesófilos, Enterobacteriaceae, coliformes a 35°C e E. coli), além de amostras de água tratada usada no abastecimento do sistema e de água residente do chiller (mesófilos, coliformes a 35°C e E. coli). Foram colhidas amostras (carcaças e água) ao final de 8 horas e de 16 horas de trabalho. Os resultados obtidos não justificam a determinação de se esvaziar o chiller após 8 horas, podendo esse período ser prolongado para 16 horas, já que todas as análises microbiológicas, tanto das carcaças quanto da água, mostraram não haver diferença estatística significativa nas contagens dos indicadores microbiológicos avaliados. Tais dados conferem um suporte técnico-científico para discussão sobre alteração da legislação federal no tocante à etapa de préresfriamento por imersão de carcaças de frangos em água
Since 2004 Brazil remains the leading exporter of chicken meat. Due to the importance of this sector in the Brazilian economy, it is essential to ensure the food safety produced by controlling and monitoring the production stages susceptible to contamination, such as the chilling. This study aimed to evaluate changes in microbial load on chicken carcasses and chilling water residing in immersion chilling system in water after 8 and 16 hours of industrial processing. It is also an objective to underlie the discussion on the Brazilian Ministry of Agriculture Livestock and Food Supply normative that determines complete empty, clean and disinfection of each tank of the system at the end of every 8 hours. Prechill and postchill carcasses were obtained and analyzed for mesophiles, Enterobacteriaceae, coliforms at 35°C and Escherichia coli. Samples of clean water consumed in the system and the chiller water were also taken and analyzed for mesophiles, coliforms at 35°C and E. coli. The results obtained do not justify a determination to empty the tank after 8 hours and thus this period could be extended to 16 hours, as all microbiological testing of both the water and the carcasses showed no statistically significant difference in scores of microbiological indicators evaluated. These data give a technical and scientific support for discussion of change in federal law regarding the management of the water in a immersion chilling system during poultry slaughter
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Oliveira, Gisele Andrade de. "Efeito da temperatura ambiente sobre o desempenho e características de carcaça de frangos de corte dos 22 aos 42 dias". Universidade Federal de Viçosa, 2001. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11303.

Texto completo
Resumen
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2017-07-14T17:53:32Z No. of bitstreams: 1 texto completo.PDF: 317850 bytes, checksum: 12e312be34691e21dbb8588320937f06 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-14T17:53:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.PDF: 317850 bytes, checksum: 12e312be34691e21dbb8588320937f06 (MD5) Previous issue date: 2001-08-29
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Este estudo foi realizado para avaliar o efeito da temperatura ambiente sobre o desempenho e características de carcaça de frangos de corte dos 22 aos 42 dias de idade. Foram utilizados 336 frangos machos da linhagem Avian Farm, com peso médio inicial de 624 g, distribuídos em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (16, 20, 25 e 32 oC), sendo o tratamento 1 constituído de 12 e, os demais, 24 repetições, todos com quatro aves por unidade experimental. Os tratamentos influenciaram o ganho de peso, o consumo de ração e o consumo de energia metabolizável, que aumentaram, de forma quadrática, até as temperaturas estimadas de 24,4; 19,1; e 19,1 oC, respectivamente. A conversão alimentar também variou de forma quadrática, reduzindo-se até a temperatura estimada de 26,3 o C. Os tratamentos influenciaram, de forma quadrática, os pesos absolutos da carcaça, do peito e da coxa, que aumentaram até as temperaturas estimadas de 25,3; 24,0; e 26,3, respectivamente. O rendimento de carcaça aumentou e o de peito reduziu, de forma linear, com a elevação da temperatura de 16 até 32 oC. O ambiente térmico influenciou o rendimento de coxa, que variou de forma quadrática, aumentando até a temperatura estimada de 18,7 oC. Os pesos absoluto e relativo de proventrículo não foram influenciados pelo ambiente térmico. No entanto, os pesos absolutos do coração, do fígado e da moela e os relativos do coração e da moela foram influenciados pelos tratamentos, sendo mais pesados no ambiente frio (16 oC) e mais leves no ambiente quente (32 oC). Os pesos relativos do fígado e do coração diminuíram, de forma linear, com o aumento da temperatura de 16 até 32 o C. Concluiu-se que os melhores resultados de desempenho e de pesos absolutos de carcaça, peito e coxa são obtidos quando as aves são criadas em temperaturas ambientes entre 23,6 e 26,3 oC e que temperaturas ambientes abaixo ou acima desses valores influenciam, negativamente, o ganho de peso e os pesos absolutos de carcaça, peito e coxa.
This study was carried out to evaluate the effect of environmental temperature on the performance and carcass characteristics of male broilers from 22 to 42 days of age. Three hundred third six Avian Farm male broilers, with average initial weight of 624g were used. The animals were distributed in a randomized experimental design with four treatments (16 , 20, 25 and 32o C). Treatment 1 was constituted by twelve replications with four birds per experimental unity, and the others were constituted by twenty four replications with four birds per experimental unity. The environmental temperatures influenced the weight gain, and the feed and metabolizable energy intakes, that increased in a quadratic way up to the estimated temperatures of 24.4, 19.1, 19.1oC respectively. The feed:gain ratio also changed in a quadratic way, decreasing up to the estimated temperature of 26.3o C. The treatments influenced in a quadratic way the absolute weight of carcass, breast and thigh that increased up to the estimated temperature of 25.3, 24.0 and 26.3oC respectively. The carcass yield increased while the breast yield decreased in a linear way with the increase of the environmental temperature from 16 to 32o C. The thigh yield changed in a quadratic way, increasing up to the estimate temperature of 18.4o C. The absolute and relative weights of proventriculus were not influenced by the treatments. However, the absolute weights of heart, liver and gizzard, and the relative weight of heart and gizzard, were influenced by the treatments, being greater in the cold environment (16oC), and smaller in the hot environment (32oC). The relative weight of liver and heart decreased in a linear way with the increase of temperature from 16 to 32oC. It was concluded that the best results for performance and the absolute weight of carcass, breast chest and thigh are obtained when the birds are raised in environmental temperatures between 23.6 and 26.3o C, and that environmental temperatures bellow or above these values influence negatively the weight gain and the absolute weight of carcass, breast and thigh.
Dissertação importada do Alexandria
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Api, Ivandro. "Efeito da sexagem e de linhagens no desempenho e rendimento de carcaça de frangos de corte". Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1519.

Texto completo
Resumen
O objetivo foi avaliar o desempenho produtivo e o rendimento de carcaça de diferentes linhagens e sexagem de frangos de corte. O trabalho foi realizado na UTFPR com 576 aves das linhagens Cobb, Ross e Hubbard, dispostas nas sexagem macho, fêmea ou misto, dispostos em delineamento inteiramente casualizado (DIC), num bifatorial 3 x 3 (linhagens x sexagem), com quatro repetições em cada tratamento e 16 aves em cada unidade experimental. Realizado o acompanhamento diário, com pesagens e cálculos de consumo de ração e conversão alimentar semanal. No abate, foi realizado o rendimento de carcaça e dos cortes de cada tratamento. Em outro comparativo, foram utilizados dados de 141 lotes abatidos no período de fevereiro a dezembro de 2012, referentes a produtores integrados a cooperativa avícola da Região Sudoeste do Paraná, com os dados de desempenho das mesmas linhagens e sexagens. Para análise dos dados através do programa estatístico Assistat. O peso vivo, ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar apresentaram diferenças significativas no decorrer das fases avaliadas, porém, no final não houve diferenças significativas. O desempenho dos machos apresentou-se superioridade em todas as variáveis. No rendimento de carcaça não foi possível observar diferenças significativas entre as linhagens e sexagens das aves, mas para alguns cortes destaca-se a linhagem Cobb. Nos dados dos lotes a linhagem Hubbard apresentou melhores resultados de mortalidade, peso vivo, ganho de peso diário, conversão alimentar, índice de eficiência produtiva e densidade. Houve interação entre linhagem e sexagem, apresentando os machos Hubbard o melhor desempenho zootécnico. Existem diferenças zootécnicas entre as linhagens e a sexagem utilizadas na avicultura de corte.
The objective was to evaluate the performance and carcass yield of different strains and sexing of broilers. The study was conducted at UTFPR with 576 birds of Cobb, Ross and Hubbard, arranged as male, female or mixed sexing, arranged in a completely randomized design (DIC) in a 3 x 3 factorial (strains x sexing), with four replications in each treatment and 16 birds in each experimental unit. Conducted daily monitoring, with weighing and calculation of feed intake and feed conversion weekly. At slaughter, carcass yield and cuts of each treatment was performed. Data were used from 141 slaughtered batches from February a December, 2012, relating to integrated poultry cooperative in the Southwest Region of Paraná, with the performance data of the same lines and sexagens producers in other comparative. For data analysis using the statistical program Assistat. Body weight, weight gain, feed intake and feed conversion were significantly on over the course of the evaluated phases differences, but in the end there were no significant differences. The performance of male presented superior in all parameters. Carcass yield was not observed significant differences between strains and sexagens birds but for some highlights cuts to Cobb. On data from the batches Hubbard provided higher mortality, body weight, daily weight gain, feed efficiency, productive efficiency and density. There was interaction between strain and sexing, presenting the best male Hubbard animal performance. There are differences between animal husbandry and sexing strains used in poultry production.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Frango de corte - Carcaça - Modelagem"

1

Cicero Cordeiro, Pinheiro, Ferreira Francisco Luan Fernandes, silva Alexsandro de Andrade, Freitas Ednardo Rodrigues y Lopes Irani Ribeiro Vieira. "DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE FRANGO DE CORTE DE CRESCIMENTO LENTO ALIMENTADOS COM FARELO DE PALMA FORRAGEIRA". En Ciências agrárias: inovação e responsabilidade social, 92–105. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-991061-4-9.92-105.

Texto completo
Resumen
A avicultura é uma atividade econômica internacionalizada e uniforme sem fronteiras geográficas, gerando grande impacto na economia brasileira. Inúmeros trabalhos buscam a implementação de alimentos com menor custo de produção visando diminuir os custos com ração sem diminuir o desempenho e o rendimento de carcaça. Com isso objetivo dessa pesquisa foi avaliar o uso de farelo de palma forrageira na alimentação de frangos de corte de crescimento lento. O experimento foi conduzido no Setor de Avicultura da Universidade Federal do Cariri, no período de 18 de setembro a 12 de dezembro de 2018 (abatidas aos 85 dias de idade). Foram adquiridos 200 pintos não sexados da linhagem pesadão vermelho, de um dia de idade. De 1 a 27 dias de idade, todos os pintos receberam, à vontade, ração inicial vendida no comércio local apropriada para frangos de corte tipo caipira. Quando os frangos completaram 27 dias, foram pesados e distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos (ração controle; ração com 5% de farelo; e ração com 10% de farelo de palma) e cinco repetições de 10 unidades cada, totalizando 50 aves por tratamento. As aves que receberam dieta contendo 90% de ração e 10% de palma forrageira apresentaram menor consumo alimentar. Entretanto, a conversão alimentar desses frangos não diferiu significativamente daqueles alimentos somente com ração comercial, As variáveis peito, coxa + (mais) sobrecoxa, peito e coração, não apresentaram diferença estatística significativa enquanto que as variáveis carcaça, fígado e moela apresentaram diferença pelo teste de SNK (P<0,05) O farelo de palma pode ser utilizado na alimentação de frangos de corte de crescimento lento até o nível de 10%.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Frango de corte - Carcaça - Modelagem"

1

CORDEIRO PINHEIRO, CICERO, Francisco Luan Fernandes ferreira, Alexsandro de Andrade Silva, Ednardo Rodrigues Freitas y Irani Ribeiro Vieira Lopes. "DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE FRANGO DE CORTE DE CRESCIMENTO LENTO ALIMENTADOS COM FARELO DE PALMA FORRAGEIRA". En IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Instituto Internacional Desenvolvendo Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.ivcointerpdvagro.2019.0152.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía