Literatura académica sobre el tema "Infraestrutura de Informação Geográfica"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Infraestrutura de Informação Geográfica".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Infraestrutura de Informação Geográfica"

1

Bufrem, Leilah Santiago, Murilo Silveira y Juliana Lazzarotto Freitas. "Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: panorama Histórico e contemporâneo". P2P E INOVAÇÃO 5, n.º 1 (7 de septiembre de 2018): 6–25. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2018v5n1.p6-25.

Texto completo
Resumen
Destaca, a partir da década de 1970, no Brasil, a ênfase ao desenvolvimento científico e tecnológico, em sua demanda por mecanismos e políticas para regular padrões de qualidade e avaliar a ciência produzida. O cenário da informação foi mudando de prioridades devido ao desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, inclusive com a consolidação da Ciência da Informação no mundo, priorizando a infraestrutura tecnológica de informação. Essa mudança de paradigma, em 1990, desponta com um conjunto de recursos de infraestrutura tecnológica demandados para o funcionamento de organizações, sociedades e atividades, paralelamente ao advento da chamada sociedade da informação, com seu viés tecnicista e estritamente mercadológico em inovação. Menciona algumas implicações decorrentes dessas mudanças, como a assimetria geográfica no desenvolvimento da pesquisa e inovação. Destaca as agências fomentadoras e reguladoras das políticas públicas de CT&I que hoje se destacam pelas ações e iniciativas relacionadas à ciência: MCTI, CNPq e Capes. Esta última estabelece os parâmetros e o processo de avaliação dos periódicos e dos programas de pós-graduação brasileiros.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Passos, Joel Borges dos y Leandro Luiz Silva de França. "Processo de reambulação no mapeamento topográfico". Revista Brasileira de Geomática 6, n.º 2 (10 de mayo de 2018): 119. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v6n2.6700.

Texto completo
Resumen
A elevada demanda de geoinformações e as exigências da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) para mapear o território brasileiro de forma dinâmica requereram a modernização no processo de coleta de dados. No Brasil, uma etapa do processo do mapeamento topográfico que tem grande importância na aquisição de atributos das feições é o processo de reambulação. Neste âmbito, a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG), com intuito de padronizar e detalhar os trabalhos de reambulação elaborou uma metodologia que aborda o uso das tecnologias atuais de Sistema de Informação Geográfica (SIG), estando em consonância com as especificações técnicas para produção de dados geográficos no Brasil. Assim, o presente trabalho apresenta as inovações tecnológicas, metodologias aplicadas para coleta de dados geoespaciais e como é realizado o processo de reambulação pela DSG, explorando as atividades de preparo, execução, revisão e correção da reambulação. Nas considerações finais conclui-se que a reambulação, com uso de novas tecnologias e com as recentes especificações técnicas, é uma das fases que fornece informações essenciais e atualizadas a respeito da situação de detalhes de uma carta topográfica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Arentz Pereira, Carlos Augusto, Tania Oliveira Escolano y Vitor Ottoni Pastore. "AVALIAÇÃO DE APTIDÃO TÉCNICA E SOCIOAMBIENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DE PARQUES SOLARES FOTOVOLTAICOS COM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG". Revista Internacional de Ciências 10, n.º 2 (28 de agosto de 2020): 23–42. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2020.46864.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi indicar áreas mais aptas para a implantação de parques solares fotovoltaicos na microrregião Campo Maior, no estado do Piauí. Para esta análise foram considerados fatores socioambientais, infraestrutura e potencial solar por meio da utilização de Sistema de Informação Geográfica. Para a elaboração dos levantamentos de aptidão, foram utilizados bancos de dados públicos disponíveis, principalmente de bases cartográficas e imagens de satélite georreferenciadas. A partir destes dados foi elaborada uma matriz, na qual foram atribuídos pesos para cada variável de acordo com a importância e dimensão de cada fator. A avaliação utilizou análise multicritério e ferramentas computacionais baseadas em Sistemas de Informação Geográfica, de forma a obter um mapa de aptidão para a instalação de parques solares fotovoltaicos. A aptidão foi fortemente influenciada pelo potencial de irradiação solar (GHI) e pela proximidade às linhas de transmissão. A análise multicritério foi eficaz na identificação das áreas com maior potencial para implantação de empreendimentos solares fotovoltaicos. Observou-se que há sensível influência dos pesos atribuídos e da diversidade na resolução e margem de erro dos dados de entrada no mapa obtido. A inclusão de outras variáveis, como uma melhor calibração de pesos e uma maior precisão dos dados georreferenciados, são fatores fundamentais para obtenção de resultados mais precisos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Stassun, Cristian Caê Seemann y Kleber Prado Filho. "Geoprocessamento como prática biopolítica no governo municipal". Revista de Administração Pública 46, n.º 6 (diciembre de 2012): 1649–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000600011.

Texto completo
Resumen
Desde 2005 as fotos de satélite de alta resolução do "Google Earth" possibilitaram a qualquer pessoa visualizar do espaço sua cidade, bairro e casa por meio do acesso à internet. Essa tecnologia é investida há pelo menos 50 anos num tipo de processamento que integra mapas aéreos numa rede de informações organizada para gestão de cidades. O geoprocessamento é um sistema de informação geográfica que pode ser aplicado em municípios para obter informações globais de infraestrutura, saúde, educação, saneamento e criminalidade, permitindo a construção e o planejamento de políticas públicas mais eficientes. Este dispositivo biopolítico, diante do referencial em Michel Foucault, foi objeto e método de análise em uma prefeitura municipal de Santa Catarina. Seja pelo mercado de informações que se forma, pelo acesso ilimitado dos dados e do aumento da precisão das aplicações, ou ainda sobre o agenciamento de práticas de regulação das populações e de formas de subjetividade constituídas pela gestão, vigilância e governo fino das populações, o geoprocessamento como recurso de saber e poder consegue conhecer e se constituir para governar a vida dos indivíduos. Esse mesmo caminho dissertativo possibilitou gerar inteligibilidade para avaliar possibilidades de resistência ao dispositivo e perceber historicamente como esse Sistema de Informação Geográfica (SIG) consegue agregar a gestão tanto do território quanto da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Duarte, Daniel Camilo de Oliveira, Júlio Cesar de Oliveira, João Luiz Lani, Marlene Salete Uberti, Éder Teixeira Marques y Marcos Vinícius Sanches Abreu. "Análise Multicritério Aplicada à Determinação de Áreas de Adequabilidade à Valorização Imobiliária". Revista Brasileira de Cartografia 73, n.º 2 (6 de abril de 2021): 516–29. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n2-54288.

Texto completo
Resumen
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) tem sido amplamente utilizado no Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) para gerenciar dados e informações acerca dos imóveis e das diversas temáticas relacionadas ao Planejamento Urbano e a Gestão Territorial. Entre as ferramentas presentes em um SIG, a Multi-Criteria Evaluation (MCE) é utilizada em várias áreas da ciência e os seus resultados são mapas de susceptibilidade ou adequabilidade, elaborados por meio da combinação de restrições, fatores e pesos que permitem subsidiar a tomada de decisão. No contexto de Goiânia, a MCE foi utilizada para definir áreas de adequabilidade à valorização imobiliária. Para isso foram utilizados dados geográficos das temáticas: Meio Ambiente, Topografia, Transporte e Mobilidade, Educação, Patrimônio Histórico e Cultura, Saúde e Assistência Social, Infraestrutura Urbana e Serviços Urbanos. Todos os dados passaram por técnicas de análise espacial para serem escalonados em fatores em termos de sua adequabilidade a valorização imobiliária por meio das lógicas booleana e Fuzzy. Além disso, os fatores foram submetidos a processos de ponderação por meio do método Analytical Hierarchy Process (AHP) correlacionado com a Planta Genérica de Valores (PGV). Para combinar os fatores da análise foram utilizados os métodos da Combinação Linear Ponderada (CLP) e a Média Ordenada Ponderada (MOP). Os resultados demostram que as Regiões Central e Campinas apresentaram maior valorização imobiliária, concluindo que a MCE amplia a capacidade de modelagem da influência geográfica nos valores dos imóveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

De Oliveira, Giovana Mendes. "Nova economia e Território: um estudo das tecnologias da informação". Sociedade & Natureza 33 (1 de febrero de 2021): e56230. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v33-2021-56230.

Texto completo
Resumen
A discussão apresentada aqui está relacionada ao território e às atividades econômicas. Nesse contexto, a globalização produziu uma nova economia na qual a competitividade precisa da informação, do conhecimento, das tecnologias, e o território precisa de conteúdos que propiciem esses elementos. O trabalho tem foco nas tecnologias de informação (TI), que são tecnologias importantes para formação do mundo global e para as transformações em todos os âmbitos da sociedade. Existe um esforço para definir melhor esta atividade, que já nasce digital e flexibiliza tempos e espaço, construindo sua geografia. Assim, busca-se localizar as atividades de TI e descortinar as características deste território em que ela está fixada. O recorte de análise é o Rio Grande do Sul, e a classificação da TI parte da Classificação Nacional de Atividades Econômicas-CNAE, e se utiliza de dados da Relação Anual de Informação Social-RAIS e, com isto, obtêm-se dados absolutos das empresas e dos empregados no Estado. É uma pesquisa baseada em dados quantitativos, na qual se utilizam informações de bancos de dados nacionais para estruturar as conclusões, softwares estatísticos auxiliam as análises e a pesquisa está apoiada em cartografias, gráficos e tabelas, elaboradas pela própria pesquisa. Como resultados, temos a concentração geográfica dessas atividades, e os territórios em que elas se instalam são carregados de ciência e tecnologia, infraestrutura e capital. O que anuncia desigualdades territoriais e uma hegemonização de processos no mundo, no qual as metrópoles parecem ser as ganhadoras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Bezerra, Paulo Eduardo Silva y Milena Marília Nogueira de Andrade. "Análise Espacial da Vulnerabilidade Social com o Uso de Geotecnologias". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 7, n.º 2 (30 de agosto de 2018): 124–39. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p124-139.

Texto completo
Resumen
A zona costeira Amazônia está vulnerável a diversas pressões naturais e antrópicas. A vulnerabilidade social refere-se as diferentes características da população expostas a uma determinada ameaça. As metodologias que analisam a vulnerabilidade através de indicadores e estatísticas têm sido cada vez mais difundidas. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a vulnerabilidade social através de estatísticas e geoprocessamento. Utilizou-se o método de Análises de Componentes Principais (ACP) e posteriormente os resultados foram inseridos em um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para um estudo de caso na zona costeira amazônica, nos municípios de Curuçá e Marapanim. Foram identificados que os fatores idade, educação, densidade, responsável por domicílios, infraestrutura básica e moradia, renda e saneamento básico influenciam na vulnerabilidade social. Osfatores que tiveram as maiores influências na vulnerabilidade social foram a idade, educação e densidade. A abordagem apresentada pode ser utilizada como subsidio para o poder público na gestão e planejamento urbano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Sakamoto, Elisa y Josiane Palma Lima. "Acessibilidade em ambiente rural: uma abordagem multicritério com uso de SIG". TRANSPORTES 24, n.º 1 (21 de abril de 2016): 63. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v24i1.958.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a avaliação da acessibilidade no meio rural, de produtores familiares, por meio de um estudo de caso no Município de Itajubá, MG. A agregação do Método Hierárquico Analítico (AHP) a um Sistema de Informação Geográfica permitiu a geração de mapas de acessibilidade, tanto para cada grupo de Locais de Interesse - LI (Comercialização da produção, Ensino, Saúde, Serviços e Lazer), quanto de forma global para todo território. O estudo considerou o grau de importância dos locais, as distâncias percorridas, tipo de pavimento das vias e acesso ao transporte público, levando em consideração as características da região, a opinião dos produtores e especialistas. Os locais de comercialização da produção foram considerados pelos especialistas como os mais importantes na avaliação da acessibilidade, e os mapas gerados possibilitaram verificar as áreas com maior e menor acessibilidade, e assim, as áreas prioritárias para planejamentos e investimentos em infraestrutura e transportes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Duarte, Aldenice Correa y Marcelino Silva Farias Filho. "Impactos da adequação de infraestrutura e problemas ambientais da Cidade Universitária Dom Delgado, Universidade Federal do Maranhão, em São Luís – MA". Geografia em Atos (Online) 2, n.º 17 (10 de abril de 2020): 80–99. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v2i17.6553.

Texto completo
Resumen
As intervenções que processam-se na área de Reserva Ambiental da Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão, localizada no município de São Luís – MA, vêm produzindo diversos efeitos danosos. O objetivo deste estudo é identificar as adequações realizadas na infraestrutura e os principais impactos ambientais negativos na área destinada à Reserva Ambiental da Cidade Universitária Dom Delgado. Esta pesquisa foi estruturada em três etapas importantes: revisão de literatura, trabalho de campo e mapeamento das áreas degradadas em ambiente no Sistema de Informação Geográfica (SIG). Ao longo da pesquisa foi possível constatar que algumas das vias pavimentadas e prédios estão sendo construídos no interior da área que legalmente deveria ser protegida e isso tem contribuído para a degradação dos solos, da vegetação e da qualidade da água, incorrendo, inclusive, na perda de fontes d’água. O lançamento de esgoto, a supressão da mata ciliar nos corpos hídricos, o desmatamento e a deposição indevida de resíduos sólidos ocorrem frequentemente, o que incorre na perda de qualidade ambiental e na exposição da população universitária e daquela situada nas comunidades do entorno, assim acarretando riscos em função da exposição à contaminantes e poluentes, necessitando de urgente reparação por parte da universidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Ferreira, Washington. "Condicionantes geoambientais da localização da infraestrutura portuária, faroleira, militar e baleeira da ilha de Santa Catarina". Revista Arqueologia Pública 9, n.º 3 (23 de octubre de 2015): 93. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v9i3.8641287.

Texto completo
Resumen
Procurou-se estabelecer uma aproximação entre a História Ambiental e o Gerenciamento Costeiro, para a análise do papel dos condicionantes geoambientais na seleção dos sítios para a instalação da infraestrutura de um conjunto de atividades socioeconômicas interligadas (navegação, defesa, caça a baleia e comércio portuário), na Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil. Nesta aproximação, promoveu-se a sobreposição de três camadas de informação (cartas náuticas, mapas temáticos ambientais, vestígios arqueológicos) em um sistema de informações geográficas, simultaneamente a análise documental de uma série de fontes históricas sobre as referidas atividades socioeconômicas na região, estabelecendo as correlações entre as mesmas e os parâmetros definidos como condicionantes geoambientais de sua localização.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Infraestrutura de Informação Geográfica"

1

Ribeiro, Julio Tollendal Gomes. "Matriz semântica para projetos aeroportuários no Brasil". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19033.

Texto completo
Resumen
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Arquitetura, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2015.
Submitted by Tania Milca Carvalho Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2015-11-26T17:36:31Z No. of bitstreams: 1 2015_JulioTollendalGomesRibeiro.pdf: 32341682 bytes, checksum: a3d6123597c107aedf4aa86f18aff9ea (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2015-12-23T14:27:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_JulioTollendalGomesRibeiro.pdf: 32341682 bytes, checksum: a3d6123597c107aedf4aa86f18aff9ea (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-23T14:27:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_JulioTollendalGomesRibeiro.pdf: 32341682 bytes, checksum: a3d6123597c107aedf4aa86f18aff9ea (MD5)
A concepção, desenvolvimento e execução de projetos de grande porte, como os do setor aeroportuário, são complexos. A otimização da gestão da informação é essencial para aumentar eficiência e transparência. Atualmente, existem diversas ferramentas computacionais capazes de auxiliar na integração e manipulação de dados, como o sistema de informação geográfica (SIG) e a modelagem da informação da construção (BIM). Contudo, tais ferramentas ainda não são utilizadas nos processos de projeto e aprovação (PPA’s) de aeroportos no Brasil, nem tampouco existem estudos voltados para a sua aplicabilidade neste setor. Esta é a situação, por exemplo, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Os PPA’s são caracterizados por elevada linearidade, que resulta em excesso de revisões de projeto e dificulta a integração das soluções de diferentes equipes e setores. O presente estudo investigou as potencialidades e limitações de tais ferramentas, por meio de um projeto piloto aplicado ao terminal de passageiros regional (TPR) da INFRAERO. Os objetivos específicos consistiram em desenvolver um processo de projetação e aprovação de projeto (matriz semântica de regras de abstração) para a sistematização dos PPA’s. Além disto, teve-se como objetivo avaliar a aplicabilidade dos sistemas BIM associada ao SIG, por meio da criação de objetos paramétricos, modelagem do TPR e simulação de três alternativas de projeto para uma torre de controle. A matriz semântica foi construída no XMind® com base em documentos oficiais e manuais operacionais da INFRAERO. Na matriz foram sistematizadas informações relevantes ao processo de projeto de arquitetura de um TPR, incluindo todos os módulos funcionais e com maior detalhamento do módulo “check in”. Para a modelagem nos ambientes BIM e SIG foram utilizados os softwares AutoDesk Revit® e AutoDesk InfraWorks®, respectivamente. Foram modelados oito componentes aeroportuários de acordo com padrões e normas nacionais, customizados com diferentes parâmetros e níveis de detalhe. Os componentes foram exportados para o ambiente SIG, analisados sob diferentes níveis de detalhe semântico e geométrico e utilizados na etapa posterior de reprodução do TPR. A modelagem do TPR foi baseada em seu memorial descritivo, plantas baixas, cortes e fachadas e em um modelo tridimensional no formato do tipo “. SKP” (do SketchUp®), todos eles fornecidos pela INFRAERO. Os resultados indicam que a associação do sistema BIM ao SIG pode aprimorar a gestão de PPA’s na INFRAERO e em outras instituições que lidem com processos semelhantes, porque permite a integração de diferentes níveis e tipos informação em relação à estrutura (geometria, especificações técnicas, propriedades físicas e estruturais, custo, etc.), e aos processos de desenvolvimento e execução de projetos (procedimentos internos, requerimentos legais, termos de referência, pareceres, memorandos, etc.). Permite ainda a integração e sinergia entre as diferentes equipes e usuários. Para sua implantação será preciso construir uma ampla biblioteca de componentes paramétricos, como aqueles desenvolvidos no presente estudo, com campos específicos de informação para sua própria estrutura organizacional. O processo de modelagem, incluindo a sistematização da matriz, permitiu identificar alterações necessárias no desenho dos processos de aprovação da INFRAERO, expressas em um fluxograma que reflete a gestão integrada de informações inerente aos sistemas BIM e SIG. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The development and implementation of large-scale architectural projects, such as the ones in airport sector are highly complex. Optimizing information management is essential to increase their efficiency and transparency. Currently, there are several computer based tools that can assist in data processing and integration, such as geographic information systems (GIS) and building information modelling (BIM). However, such tools haven’t been used yet in the design and approval processes (DAP’s) of the Brazilian Airport Infrastructure Company (INFRAERO). Moreover, no studies have been made to investigate their applicability in company. The DAP’s at INFRAERO are highly linear, which leads to excessive revision of project designs and hinders the integration of solutions from different teams and sectors. The present study investigated the potential and limitations of the above tools, based on a pilot project for INFRAERO’s regional passenger terminal (RPT). The specific objectives were to develop a systemized database (semantic matrix of abstraction rules) of DAP’s; and to evaluate the applicability of BIM associated with GIS at INFRAERO, by creating parametric objects, modelling the RPT, and simulating three design alternatives for a control tower. The semantic matrix was constructed in XMind® and based on INFRAERO official documents and operational manuals. The matrix systematized information relevant to the architectural design process of a RPT, including all functional modules and the "check in" module at a higher level of detail. The BIM and GIS software’s used in this study were Autodesk Revit® and AutoDesk InfraWorks®, respectively. Eight airport components were modelled according to national standards and regulation, and customized with different parameters and levels of detail. The components were exported to GIS, analyzed under different levels of semantic and geometric detail and used in reproduction of the RPT design. The RPT modelling was based on its descriptive memorial, floor plans, sections and facades, and a tridimensional model in .skp format (SketchUp®), all of them provided by INFRAERO. Results indicate that incorporating BIM associated with GIS at INFRAERO can enhance the management of DAP’s because it allows the integration of different data types and levels of information related to the structure (geometry, technical, structural and physical properties, cost, etc.) and processes of project development and implementation (internal procedures, legal requirements, reference terms, memoranda, etc.), as well as the integration and synergy between different teams and users. Implementing those tools requires building a large library of parametric components, such as those developed in this study, with specific fields of information associated to the company’s organizational structure. The modeling process, including the systematization of data in the matrix, revealed the need to make structural changes in the INFRAERO’s approval processes. Those changes were described in flow chart that reflects the integrated management of information inherent to BIM and GIS systems.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fonseca, Fábio José Borges. "Uma visão arquitetural com uso de software livre para a infraestrutura nacional de dados espaciais". Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9513.

Texto completo
Resumen
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2017-02-14T10:39:50Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1338495 bytes, checksum: 16008518e9d551a1d53d5413d37e99c4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-14T10:39:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1338495 bytes, checksum: 16008518e9d551a1d53d5413d37e99c4 (MD5) Previous issue date: 2016-08-19
A troca de dados espaciais entre utilizadores necessita da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) para fornecer os recursos necessários para atingir esse fim. Nos últimos anos, diversas iniciativas foram tomadas para a implantação de IDEs pelo mundo. No Brasil, foi instituída a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), pelo Decreto Presidencial no 6.666, de 27 de novembro de 2008, formalizando um Plano de Ação para implantação de IDEs. Conforme as características básicas levantadas pelo Plano de Ação, esta dissertação faz uma análise geral das arquiteturas existentes para uma IDE, uma análise dos sistemas de software livre candidatos a compor essa infraestrutura e, ao final, a especificação de uma visão arquitetural genérica e a definição da composição de sistemas baseados nessa visão. Os sistemas avaliados nesta pesquisa foram encontrados por meio de uma lista global que apresenta mais de 300 sistemas de software livre sobre informações geográficas. Foram realizadas análises comparativas dos sistemas selecionados, a fim de se fornecerem informações para auxiliar os responsáveis pela instalação, configuração, personalização e disponibilização na escolha dos sistemas, com economia de tempo e de recursos. Os sistemas analisados foram implementados para a IDE do projeto IDE-TERRANTAR, cujo objetivo é disponibilizar dados geoespaciais sobre o continente Antártico, mais especificamente sobre a área de atuação do governo brasileiro naquele continente. Após a implantação e escolha dos sistemas, eles foram confrontados com os existentes no projeto de implantação do Geoportal da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), criando-se, desta forma, uma sugestão de arquitetura genérica implementada, exibindo os sistemas utilizados e sua correspondência em outro projeto.
The exchange of spatial data between users needs the Spatial Data Infrastructure (SDI) to provide the necessary resources to achieve this propose. In recent years, several initiatives have been taken for the implementation of SDI in the world. In Brazil, it instituted the National Spatial Data Infrastructure (NSDI) by Presidential Decree No. 6,666, November 27 of 2008, formalizing an Action Plan for implementation of SDIs. According to the basic features raised by the Action Plan, this work is an overview of the existing architectures for an SDI, an analysis of free software candidate’s systems to compose this infrastructure and, ultimately, the specification of a generic architectural view and the definition composition of systems based on this view. The evaluated systems in this study were found by a global list that features over 300 open source systems about geographic information. Comparative analysis of selected systems was carried out in order to provide information to assist those responsible for the installation, configuration, customization and provision in the choice of systems to promote time and resource savings. The systems analyzed were implemented for IDE- TERRANTAR project, which goal is to provide geospatial data of the Antarctic continent, more specifically on the Brazilian government's area of operations in that continent. After the implementation and selection of systems, they were confronted with existing in Geoportal implementation project of Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), it creates this way an implemented generic architecture suggestion, displaying the used systems and their correspondence in another project.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Souza, Fabíola Andrade. "Avaliação da proposta de uma infraestrutura de dados espaciais na Bahia e suas possíveis repercussões para estudos de impacto ambiental". Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica, 2011. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18603.

Texto completo
Resumen
Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-01-22T12:04:04Z No. of bitstreams: 1 MEAU - FABIOLA ANDRADE SOUZA - 18112011.pdf: 3483501 bytes, checksum: fa9ea3c4c10618be4d290e4335413601 (MD5)
Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2016-02-12T14:15:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MEAU - FABIOLA ANDRADE SOUZA - 18112011.pdf: 3483501 bytes, checksum: fa9ea3c4c10618be4d290e4335413601 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-12T14:15:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEAU - FABIOLA ANDRADE SOUZA - 18112011.pdf: 3483501 bytes, checksum: fa9ea3c4c10618be4d290e4335413601 (MD5)
O objetivo desta pesquisa é avaliar o potencial e as principais restrições do uso de dados geográficos disponíveis em uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) como elemento facilitador na elaboração de representações geográficas em Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), visando promover a realização dos estudos, a comunicação com a sociedade e a realização do licenciamento ambiental. Neste sentido, considerou-se a estrutura da IDE proposta no âmbito do governo do Estado da Bahia - Brasil (IDE-BAHIA) e as informações geográficas básicas necessárias para elaboração de representações espaciais em um EIA/RIMA, a partir das considerações levantadas junto a especialistas em estudos ambientais e da análise de alguns Relatórios de Impacto Ambiental existentes sobre o território estadual. Concluiu-se que uma Infraestrutura de Dados Espaciais pode ser um instrumento importante para estudos ambientais por facilitar o acesso, a identificação e o uso de dados geográficos que podem ser usados para compor representações do espaço onde ocorrerão as ações de um determinado empreendimento proposto. Entretanto, apesar da IDE-BAHIA propor tecnologia, padronização e dados geográficos de interesse ao analista ambiental, suas definições políticas e a efetiva participação dos atores envolvidos, ainda demandam um maior grau de detalhamento, para que sua implantação ocorra e seja efetivamente útil à elaboração de representações espaciais para EIA/RIMA no Estado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Nakamura, Eduardo Tomio. "Infraestrutura de dados espaciais em unidades de conservação: uma proposta para disseminação da informação geográfica do Parque Estadual de Intervales - SP". Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08112010-140621/.

Texto completo
Resumen
Esse trabalho apresenta uma proposta de Infraestrutura de Dados Espaciais de nível organizacional para o Parque Estadual de Intervales-SP, que visa compartilhar suas informações geográficas com a sociedade em geral. Nos processos de elaboração da IDE são discutidas questões como interoperabilidade, padronização, metadados, especificação de serviços geográficos e o relacionamento dos nós das Infraestrutura de Dados Espaciais que vão permitir a disseminação da informação geográfica de fácil acesso a usuários externos. Os procedimentos, benefícios e limitações são listados e problematizados de forma que demonstrem as etapas necessárias na elaboração da Infraestrutura de Dados Espaciais de nível organizacional para uma Unidade de Conservação. Conclui-se que uma Infraestrutura de Dados Espaciais depende de variáveis administrativas, culturais, técnicas e financeiras, o que leva a uma proposta de implementação por estágios. Também são elaboradas críticas aos recursos existentes e sugestões para melhorias e estudos futuros.
This paper presents a proposal about Spatial Data Infrastructure in organizational level to the Parque Estadual de Intervales-SP, in order to promote the sharing of geographic information with the society. In the elaboration process of the SDI are discussed issues such as interoperability, standardization, metadata, specifying geographic services and relationship of the Spatial Data Infrastructure nodes that will enable the dissemination of geographic information easily and accessible to external users. The process steps, benefits and limitations are listed and discussed in order to demonstrate the necessary steps to prepare the Spatial Data Infrastructure in organizational level to a protected area. As results we observe a spatial data infrastructure that depends of others variables like management, culture, technical and financial company aspects, which leads to a proposal of implementation in stages, as well as discussions about the capabilities and suggestions for improvements and future studies.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rabelo, Aly Camilo Soares. "Integrando informação geográfica voluntária com infraestrutura de dados espacial como suporte para gestão de cidades inteligentes de pequeno e médio porte". Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21624.

Texto completo
Resumen
Submitted by MARCOS LEANDRO TEIXEIRA DE OLIVEIRA (marcosteixeira@ufv.br) on 2018-09-04T13:25:13Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 2150143 bytes, checksum: 9379cb67f3414ca262b399f4d059d414 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-04T13:25:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 2150143 bytes, checksum: 9379cb67f3414ca262b399f4d059d414 (MD5) Previous issue date: 2018-02-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O aumento dos níveis de congestionamento de veículos nos últimos anos traz um alerta para um problema que afeta várias cidades do mundo. Nesse contexto, a Informação Geográfica Voluntária (VGI) surge como uma importante ferramenta para desenvolver soluções que levem à redução dos congestionamentos de veículos. Projetos como WAZE e Google Maps são soluções que utilizam VGI e proporcionam aos cidadãos uma mobilidade eficiente, principalmente nas grandes cidades. Uma Infraestrutura de Dados Espacial (IDE) é um sistema que integra informação espacial de diferentes fontes possibilitando acesso e compartilhamento de dados e serviços. A integração de VGI com IDE é uma iniciativa que possibilita a criação de uma base de dados municipais que pode servir de apoio para o desenvolvimento de aplicações inteligentes. O presente trabalho apresenta a especificação da Perspectiva Empresarial do framework RM-ODP, para um sistema de redução de congestionamento de veículos e utiliza o Simulador de Mobilidade Urbana (SUMO) para mostrar como a VGI pode contribuir com a gestão do tráfego urbano. Essa ação visa a transformação de cidades de pequeno e médio porte em cidades inteligentes, possibilitando, melhoria na vida dos cidadãos além de produtos e serviços de qualidade.
The increasing on vehicle congestion levels in the recent years brings an alert to a problem that affects several cities around the world. In this context, Volunteered Geographic Information (VGI) emerges as an important tool to develop solutions that lead to the reduction of vehicle congestion. Projects such WAZE and Google Maps are solutions that use VGI and provide efficient mobility to citizens, especially in large cities. Spatial Data Infrastructure (SDI) is a system that integrates spatial data from different sources, so it allows access and sharing of spatial data and services. This research proposes a collaborative SDI, that is, enriched with VGI. It aims the availability of municipal databases that can be used as support for the development of smart applications. The current work presents the Enterprise Viewpoint specification of the framework Reference Model of Open Distributed Processing (RM-ODP) for integrating VGI with a municipal SDI. Moreover, it uses the Simulator Mobility Urban (SUMO) to show how VGI can contribute to urban traffic management. This research aims to transform small and medium-sized cities into smart cities, enabling improvement in citizens' lives as well as quality products and services.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Martín, Jardín Lucas. "Cadastro técnico multifinalitário como ferramenta de modelagem da dinâmica do território na evolução das redes de infraestrutura". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174285.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-03-28T04:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 344662.pdf: 12632626 bytes, checksum: 691d3b0e5f2d8b999b9aab6be01c0bd2 (MD5) Previous issue date: 2016
As transformações do território associadas ao crescimento urbano que experimentam as cidades contemporâneas são refletidas nas demandas das redes de infraestrutura, vitais para sua funcionalidade. Estes processos de mudanças são de difícil entendimento pela elevada quantidade de fatores presentes que incidem na ocupação e adensamento urbano. Nesse sentido a proposta desta pesquisa é propor metodologias, instrumentos e técnicas capazes de projetar e representar as transformações ocorridas no território, baseadas nos impactos que a pressão do crescimento urbano produz numa determinada região. Utilizando para isto a ligação do Cadastro Técnico Multifinalitário, vinculando aos órgãos públicos ou privados, como elemento chave no fornecimento das informações territoriais. Informações que representam o cadastro base e às redes de infraestrutura, as quais permitem por meio dos modelos dinâmicos realizar prognósticos da evolução do território urbano à escala da parcela cadastral. Neste contexto, a pesquisa foi desenvolvida no bairro Vila Nova do munícipio de Joinville/SC, escolhido pela dinâmica de ocupação e desenvolvimentos do sistema viário. A metodologia aplicada foi auxiliada pelos Sistemas de Informação Geográfica e programas de simulação de modelos dinâmicos, baseados em processos estocásticos de Cadeia de Markov e Autômato Celular, utilizando também técnicas de lógica Fuzzy, Processo Analítico Hierárquico (AHP), Avaliação Multicritério (MCE) e validação dos resultados em base aos Índices Kappa. Consequentemente, as informações cartográficas e alfanuméricas geradas nas diferentes etapas da pesquisa permitiram analisar as mudanças espaço-temporais verificadas nas demandas da rede de infraestrutura básica, permitindo comparar com a ocupação urbana ocorrida no mesmo período, a incidência dos projetos viários implantados e a validação das contribuições e limitações das projeções de cenários futuros elaborados.

Abstract : The transformations of the territory associated with urban growth that contemporary cities experience are reflected in of network infrastructure demand, vital to its functionality. These processes of change are difficult to understand by the high number of factors that affect the occupation and urban density. In this way, the purpose of this research is to propose methodologies, tools and techniques to design and represent the transformations occurring in the territory, based on the impact that urban growth produces a particular region. Using for this the Technical Multipurpose Cadastre, linked to public or private bodies, as a key element in the provision of territorial information. Information representing the cadastral base and infrastructure networks, which allow through dynamic models perform predictions of the evolution of urban territory at the scale of cadastral parcel. In this context, the research was developed in the Vila Nova neighborhood municipality of Joinville / SC, chosen by the dynamics of occupation and development of the road system. The methodology applied was supported by Geographic Information Systems and softwares of dynamical modeling simulation based on stochastic processes as Markov Chain and Cellular Automata, also using Fuzzy logic techniques, Analytic Hierarchy Process (AHP), Evaluation Multicriteria (MCE) and validation of results based on Kappa indexes. Consequently, the cartographic and alphanumeric information generated in different stages of the research allowed to analyze the spatiotemporal changes verified by demands of infrastructure network, allowing you to compare with the urban settlement occurred in the same period, the incidence of deployed road projects and validation of contributions and limitations of future scenarios projections.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Ortiz, Ana Gabriela Lima. "A infraestrutura de dados espaciais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade : uma proposta de organização e compartilhamento". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11782.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2012.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2012-12-07T12:55:14Z No. of bitstreams: 1 2012_AnaGabrielaLimaOrtiz.pdf: 2997640 bytes, checksum: 84b93ac21e656d187a76140e8f72bdf2 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2012-12-10T11:05:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_AnaGabrielaLimaOrtiz.pdf: 2997640 bytes, checksum: 84b93ac21e656d187a76140e8f72bdf2 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-12-10T11:05:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_AnaGabrielaLimaOrtiz.pdf: 2997640 bytes, checksum: 84b93ac21e656d187a76140e8f72bdf2 (MD5)
Essa dissertação apresenta uma proposta de metodologia de organização e compartilhamento dos dados espaciais produzidos internamente pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) por meio de uma Infraestrutura de Dados Espaciais Institucional. As Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs), proporcionam instrumentos técnicos e políticos que visam ampliar o número de usuários dos dados espaciais e solucionar problemas de interoperabilidade, compartilhamento e padronização destes. Com as emergentes questões ambientais e de preservação das áreas naturais, o fácil acesso aos dados sobre as Unidades de Conservação brasileiras é importante para subsidiar a realização de estudos e análises, proporcionando respostas mais rápidas às questões sociais e ambientais crescentes. O estudo desenvolveu um modelo de implementação de uma IDE institucional para atender às necessidades de dados, tecnológicas e institucionais em conformidade com as normas, padrões e iniciativas do governo brasileiro. Além disso, buscou-se um modelo que respeite e estimule a Gestão Participativa e a cultura do Instituto. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation proposes a methodology for organizing and sharing spatial data produced internally by the Chico Mendes Institute for Biodiversity (ICMBio) through an Institutional Spatial Data Infrastructure. The Spatial Data Infrastructure (SDI), provide political and technical instruments that aim to increase the number of users of spatial data and solve problems of interoperability, standardization and sharing these. With the emerging environmental issues and preservation of natural areas, easy access to data on protected areas in Brazil is important to support the studies and analyzes, providing faster response to growing social and environmental issues. The study developed a model for implementation of an IDE to meet institutional data, institutional and technological in accordance with the norms, standards and initiatives of the Brazilian government. Furthermore, I seek a model that respects and encourages participatory management and culture of the Institute.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lopes, Luisa Raquel Viana Brazão. "Os Sistemas de Informação Geográfica na Gestão Municipal: boas práticas". Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10116.

Texto completo
Resumen
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território
A implementação e gestão de SIG em Portugal conta com cerca de quatro décadas. A experiência acumulada pode e deve ser partilhada. Os SIG atingiram uma fase de grande maturidade que se traduz em maior eficiência na implementação e maior eficácia na ação. Esta é a consequência de um percurso rico em múltiplas vivências, que hoje nos permitem evitar erros e agir com maior confiança. Atualmente, ao conceber, implementar ou reformular um SIG, devemos partir dos conhecimentos práticos progressivamente acumulados. Assim, seremos mais assertivos nas opções, mais céleres na obtenção dos resultados e mais eficientes na gestão dos recursos. As boas práticas de implementação e gestão de um SIG municipal, defendidas na presente Dissertação, sintetizam-se da seguinte forma: - O SIG é um sistema transversal ao Município, que deve funcionar integrado com os restantes sistemas municipais e próximo do centro de decisão. Os seus agentes devem estar perfeitamente identificados e devem atuar de forma articulada na construção de um SIG municipal e não de um somatório de SIG departamentais. - O SIG deve refletir a estratégia municipal e a sua missão deve assentar em objetivos claros, capazes de o transformar numa verdadeira infraestrutura de dados municipal. - A implementação e gestão de um SIG deve basear-se em padrões normalizados e harmonizados de atuação, pelo que há que adotar boas práticas nesse domínio, designadamente, as decorrentes da Diretiva INSPIRE.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Ferreira, Carlos Alexandre de Almeida. "Infraestrutura de dados espaciais para a plataforma tecnológica da bicicleta e mobilidade suave". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15075.

Texto completo
Resumen
Mestrado em Geoinformática
Atualmente existe uma grande diversidade de informação de natureza geoespacial relacionada com a temática da bicicleta e da mobilidade suave, consubstanciada pela criação da PTBMS. No entanto, esta encontra-se distribuída por diversas instituições que não possuem os meios necessários para a agregar e divulgar. Sendo o principal objetivo da plataforma a promoção do valor económico da bicicleta, revela-se de extrema importância o acesso livre e rápido a esta informação por parte dos cidadãos, entidades públicas e privadas. O principal objetivo deste projeto consiste em implementar uma Infraestrutura de Dados Espaciais que permita catalogar, pesquisar e partilhar os dados e respetivos metadados referentes aos temas de informação geográfica existentes nas entidades parceiras da PTBMS ou que venham a ser criados no âmbito da referida plataforma, com vista ao apoio de projetos que promovam o valor económico da bicicleta.
Currently there is a great diversity of geospatial information related to the bicycle and soft mobility theme, reflected by the creation of the BSMTP. However, this information is distributed by various institutions that do not have the means to its aggregation and dissemination. Having as primary objective of this platform the promotion of the economic value of the bicycle, proves to be extremely important to free and fast access this information by citizens, public and private entities. The primary objective of this project is to implement a spatial data infrastructure that allows to catalog, search, and share the data and related metadata of the existing geographic information layers in the partner entities of BSMTP or that may be created under that platform in order to support projects that promote the economic value of the bicycle.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Galera, Raquel Alfieri. "Sistema de informação geográfica aplicado ao planejamento e à gestão regional de riscos e desastres no Grande ABC- SP". reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2016.

Buscar texto completo
Resumen
Orientador: Prof. Dr. Fernando Rocha Nogueira
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, 2016.
A instituição da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012) em conjunto com a Política Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais (PNGRD) pressupõe a articulação de ações nas três esferas do governo, definindo a criação de instrumentos focados na reestruturação de espaços urbanos através da criação de mecanismos preventivos e de mitigação frente à situação de risco. Muitas diferentes iniciativas préestabelecidas pelo PNGRD estão em desenvolvimento, mas ainda estão pouco consolidadas no âmbito da gestão pública municipal. Dentro deste atual cenário político-institucional, o desafio é o desenvolvimento e implantação de estruturas permanentes de planejamento e gestão a partir da criação de novos arranjos institucionais que potencializem redes de cooperação intermunicipal na criação de políticas em escala regional, a criação de uma rede de informação que subsidie ações intersetoriais e a cooperação e troca de informações nos diferentes níveis da administração pública, estruturados em sistemas de informação geográfica (GIS). A partir do contexto apresentado, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar práticas e métodos para redução de riscos de desastres a serem adaptados à realidade dos municípios brasileiros. Como estudo de caso, a pesquisa apresenta o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne ao todo sete municípios para o planejamento e gestão, com caráter cooperativo, através da integração e padronização de políticas locais, potencializando as respostas individuais frente a diferentes riscos socioambientais, através da criação de planos regionais e o processo para a estruturação de uma infraestrutura de dados espaciais para gestão integrada dos riscos em escala regional.
The institution of the National Policy on Protection and Civil Defense (Law nº12.608 / 2012) in conjunction with the National Policy on Risk Management and Disaster Response (PNGRD) requires the articulation of actions in the three spheres of government, defining the creation instruments focused on the restructuring of urban spaces through the creation of preventive mechanisms and facing mitigate the risk. Many different initiatives pre-set by PNGRD are in development but are still little consolidated within the municipal public administration. Within this current political-institutional setting, the challenge is the development and implementation of permanent structures planning and management from the creation of new institutional arrangements that enhance inter-municipal cooperation networks in creating a regional scale policies, the creation of a network information that assists intersectoral action and cooperation and exchange of information at different levels of government, structured in geographic information systems (GIS). From the presented context, this research aims to present practices and methods for reducing disaster risks to be adapted to the reality of Brazilian municipalities. As a study case will be analyzing the Grand ABC Intermunicipal Consortium that gathers in all seven municipalities for planning and management, cooperative character through the integration and standardization of local policies, enhancing the individual responses to different environmental risk by creating regional plans, and the process for structuring a-spatial data infrastructure for integrated risk management on a regional scale.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Infraestrutura de Informação Geográfica"

1

Matos, João Luís de. Fundamentos de informação geográfica. 2a ed. Lisboa: Lidel, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Machado, João Azevedo Reis. A emergência dos sistemas de informação geográfica na análise e organização do espaço. Lisboa]: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Wetland landscape characterization. Chelsea, MI: Ann Arbor Press, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Geographic information systems & science. 3a ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2011.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.277191710.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Uso de sistemas de informação geográfica na análise ambiental em bacias hidrográficas. ANAP - Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista, 2015. http://dx.doi.org/10.17271/68242b036.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Santos, José Gomes dos, Cidália Fonte, Rui Ferreira de Figueiredo, Alberto Cardoso, Gil Gonçalves, José Paulo Almeida y Sara Baptista. Atas das I Jornadas Lusófonas de Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0983-6.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Paul, Longley, ed. Geographic information: Systems and science. Chichester: Wiley, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

GIS and Public Health. The Guilford Press, 2002.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Infraestrutura de Informação Geográfica"

1

Gouveia, Maria Manuel. "SiGMDL: portal de informação geográfica". En Trunfos de uma Geografia Activa: desenvolvimento local, ambiente, ordenamento e tecnologia, 665–69. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0244-8_75.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Pereira, Madjany Modesto, José Eduardo de Carvalho Lima y Sávio de Brito Fontenele. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO PLANEJAMENTO URBANO". En Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto 3, 46–55. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3791923095.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Leal, Thiago dos Santos y Otávio Miguez da Rocha Leão. "GEODIREITO E GEOTECNOLOGIAS: CONTRIBUIÇÕES NA AVALIAÇÃO DE CONFLITOS AMBIENTAIS EM ÁREAS PROTEGIDAS". En Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica, 1–11. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2771917101.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Soares, Rackynelly Alves Sarmento, Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna y Ronei Marcos de Moraes. "IDENTIFICAÇÃO DE CONGLOMERADOS ESPACIAIS DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE NA PARAÍBA, 2007-2016". En Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica, 104–16. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27719171010.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Mingoti, Rafael, Maria Conceição Peres Young Pessoa, Luiz Alexandre Nogueira de Sá, Jeanne Scardini Marinho-Prado, Catarina de Araújo Siqueira, Verônica Capelatto Munhoz, Giovanna Naves Beraldo y André Rodrigo Farias. "ACOMPANHAMENTO GEORREFERENCIADO DE ÁREAS BRASILEIRAS DE CERRADO SUJEITAS AOS ATAQUES DE Helicoverpa armigera". En Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica, 117–30. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27719171011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Ribeiro Neto, Benedito de Souza, Terezinha Ferreira de Oliveira, André Augusto Pacheco de Carvalho, Fabrício Menezes Ramos y Antonio Morais da Silveira. "AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES DE MONITORAMENTO DO RESERVATÓRIO DE UMA HIDRELÉTRICA DA AMAZÔNIA ATRAVÉS DE FUZZY CLUSTERING MEANS". En Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica, 131–42. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27719171012.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Carvalho, Marcus Vinícius Alves de, Gabriella Ferreira da Silva y Carla Bernadete Madureira Cruz. "PIXELS INDIVIDUAIS ANALISADOS ATRAVÉS DA COMBINAÇÃO ENTRE GEOBIA E MINERAÇÃO DE DADOS: CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA DA TERRA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA (ES)". En Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica, 143–54. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.27719171013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Loiola, Geovanni Ribeiro, Fernando Jakes Teubner Junior y Nelson Wellausen Dias. "APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) LIVRE NA INCORPORAÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS E NO PLANEJAMENTO PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES AGROPECUÁRIAS". En Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica, 12–23. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2771917102.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Victor Hugo Fernandes da, Ana Luísa Martins Borges y Caio César Rangel Luciano. "TRATAMENTO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO COM ENFOQUE NA PENEIRA VIBRATÓRIA". En Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica, 24–32. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2771917103.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Jesus, Cristiane Silva de y Mary Valda Souza Sales. "AS TECNOLOGIAS MÓVEIS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA HOSPITALAR E DOMICILIAR". En Processamento, Análise e Disponibilização de Informação Geográfica, 33–45. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2771917104.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Infraestrutura de Informação Geográfica"

1

Araújo, Danilo A. B., Juracy R. L. Neto, Herson H. B. Damasceno, Denys A. B. Silva y Gustavo H. M. B. Motta. "DicomFlow: Um modelo de arquitetura para formação de uma infraestrutura de informação telerradiológica". En XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5995.

Texto completo
Resumen
Uma Infraestrutura de Informação (II) oferece um espaço de compartilhamento de informações e colaboração que permite a associação espontânea de pessoas, organizações e componentes tecnológicos situados em contextos geográficos distintos para desenvolvimento de alguma atividade. II não são originadas de projetos especificados a priori, sua formação ocorre por meio da evolução de uma base instalada. A telerradiologia atual ainda não se constitui em uma II para prática radiológica, pois a inércia presente na sua base instalada dificulta sua evolução. Este trabalho apresenta o DicomFlow, um modelo arquitetural descentralizado, construído sobre as infraestruturas de e-mail e PACS-DICOM, que utiliza essa própria inércia para promover a formação de uma II para prática radiológica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lourenço, Vítor, Paulo Mann, Aline Paes y Daniel De Oliveira. "SiAPP: Um Sistema para Análise de Ocorrências de Crimes Baseado em Aprendizado Lógico-Relacional". En XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5959.

Texto completo
Resumen
O crescente aumento da criminalidade em cidades brasileiras é um tema recorrente tanto nos veículos de comunicação como nas pautas das autoridades governamentais. Para combater efetivamente a criminalidade é necessário que recursos humanos e infraestrutura sejam cuidadosamente aplicados, de forma a não apenas punir quem cometeu o crime, mas preferencialmente prever e evitar que o mesmo aconteça. Dada a dificuldade de coletar um grande volume de informações oficiais relacionadas a crimes em todas as regiões de um município, uma tendência é que os próprios cidadãos atuem como fonte de dados, a partir de sistemas colaborativos baseados na Web. Entretanto, tal fonte de dados pode se tornar muito complexa e vasta, dificultando a análise manual de padrões de ocorrências de crimes, de forma a evitar que eles aconteçam. Com essa motivação, desenvolvemos nesse artigo um sistema denominado SiAPP (Sistema de Apoio ao Policiamento Preditivo), para apoiar a análise e predição de padrões relacionados a ocorrências de crimes, a partir de um método de aprendizado de máquina. O SIAPP tem como habilidades a coleta automática de informações a partir de dados colaborativos, a criação automática de regras lógicas a partir de tais informações e a visualização geográfica dos padrões descobertos. Resultados experimentais mostram que o SiAPP é uma abordagem promissora para o auxílio no combate ao crime.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Muniz, Leonardo Oliveira, Tiago Badre Marino y Jorge Xavier da Silva. "Geoinclusão: Sistemas de Informação Geográfica e Crowdthinking". En XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2016-393.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Souza, Vanessa y Eduardo Faggiani. "Coleta e Persistência de Informação Geográfica Voluntária". En Computer on the Beach. São José: Universidade do Vale do Itajaí, 2021. http://dx.doi.org/10.14210/cotb.v12.p155-162.

Texto completo
Resumen
Volunteered geographic information - VGI has gained visibilitydue to the variety of applications that can benefit from its use, includingenvironmental monitoring, tourism, security, biodiversity,agriculture, among others. Although widespread, there is a lackin the literature on technical details of mobile VGI applications.The objective of this work was to demonstrate the development ofa mobile VGI application, focusing on collection and persistenceof this data type, including digital media. For this, an APP wasdeveloped. MySQL Spatial and MongoDB databases were evaluatedfor read and write latency. The work details the development of theAPP, listing the requirements, justifying the choices and illustratingcode; and presents the results of the performance tests, demonstratingthat for small VGI applications, MySQL Spatial can be a goodalternative as a persistence mechanism.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Corrêa, Stefania Limp Muniz, Luiz Fernando Siviero, Roberto de Oliveira Freitas, Fabiano Rogerio Corrêa y Eduardo Toledo Santos. "BIM para infraestrutura de transportes". En SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.189.

Texto completo
Resumen
Reconhece-se que a adoção do BIM (Building Information Modeling) traz benefícios em todas as fases do ciclo de vida dos empreendimentos. No entanto, no campo da infraestrutura, esses benefícios ainda podem ser melhor explorados e estudados. O principal objetivo desta pesquisa é investigar o estado atual da maturidade BIM para infraestrutura de transportes (rodovias, ferrovias, pontes, túneis, etc.), de acordo com pesquisas acadêmicas, iniciativas governamentais nacionais e internacionais, desenvolvimento da tecnologia e aspectos técnicos que diferenciam este tipo de empreendimento dos de edificações. Através dessa comparação, feita principalmente através de revisão de literatura e observação do mercado, os autores evidenciam que a maturidade BIM para infraestrutura é significativamente menor quando comparada àquela para edificações e destacam os desafios e oportunidades de pesquisas futuras neste tema.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

F. L. Pelanda, Mateus y Frederick M.C. van Amstel. "Desenvolvimento dialético de infraestrutura e superestrutura em plataformas livres para colaboração". En XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbsc.2019.7814.

Texto completo
Resumen
O desenvolvimento de plataformas Free/Libre and Open Source Software (FLOSS) para trabalho colaborativo oferece grandes desafios para o projeto de interação, devido às características de coletividade, distribuição geográfica e divergências. Com o objetivo de compreender esse tipo de projeto de interação, está sendo conduzida uma pesquisa etnográfica em um plataforma para projetos colaborativos desenvolvida à partir do framework Drupal e da ideologia do Design Livre. Os resultados preliminares da pesquisa sugerem que os esforços de projeto se orientam para a dialética entre infraestrutura e superestrutura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Crespo, Antonio Márcio Ferreira. "Eficiência Técnica de Aeroportos: uma abordagem focada na infraestrutura aeroportuária - Lado Ar". En X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2014.6105.

Texto completo
Resumen
As sedes de grandes eventos esportivos se tornam centros turísticos de notória atratividade, implicando grande incremento de demanda por deslocamentos aéreos. Neste contexto, o presente trabalho objetivou analisar de que forma a configuração da infraestrutura aeroportuária condicionou o desempenho de dezessete aeroportos que apoiarão as sedes da Copa 2014. Os dados foram processados segundo a abordagem de análise multivariável denominada Análise de Envoltória de Dados. Os resultados obtidos indicam que alguns aeroportos podem ter ganhos de capacidade apenas com a otimização de procedimentos operacionais; outros, contudo, carecem de intervenções na infraestrutura para obter tal incremento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Oliveira, Patrícia y Melise Paula. "Análise da Rede de Colaboração e Abrangência do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação". En XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6027.

Texto completo
Resumen
Os eventos científicos proporcionam a integração entre diferentes comunidades formando redes de colaboração que podem ser caracterizadas por diferentes propriedades e padrões. A análise dessas informações pode contribuir de forma significativa para o aperfeiçoamento dessas redes e a disseminação do conhecimento criado nesses cenários. Aspectos relacionados à distribuição do conteúdo das publicações, à extensão do alcance da rede e ao aumento da colaboração podem ser aprimorados a partir dessas discussões. O objetivo deste trabalho foi analisar como é definida a colaboração entre as diversas comunidades no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação através da utilização de um sistema gerenciador de banco de dados orientado a grafos. Os dados coletados foram analisados em um primeiro momento para a definição do modelo de dados a ser utilizado. Tendo sido especificado o modelo, os aspectos analisados foram a rede de colaboração, a distribuição geográfica e a abrangência dos temas abordados. Os resultados indicam que há uma evolução no comportamento das redes de colaboração formadas ao longo dos anos e que os padrões encontrados a partir desta evolução estão principalmente ligados à distribuição geográfica dos autores e instituições.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

De Andrade, Luiz Henrique, Brunna De Sousa Pereira Amorim, Maxwell Guimarães De Oliveira, André Luiz Firmino Alves, José Nathaniel Lacerda De Abrante, Daniel Farias Batista Leite, Júlio Henrique Rocha y Cláudio De Souza Baptista. "DeuZikaChico: o poder da AGI no monitoramento e combate de epidemias como a de Dengue, Zika e Chikungunya". En XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5985.

Texto completo
Resumen
Com o advento da web social, usuários contribuem ativamente compartilhando seu conteúdo em vez de simplesmente navegar na Web. Esses usuários têm se tornado verdadeiros sensores humanos através de plataformas colaborativas como as LBSNs (Redes Sociais Baseadas em Localização), produzindo uma inteligência coletiva na resolução de problemas. Sensores humanos são responsáveis pela produção de VGI (Informação Geográfica Voluntária) e AGI (Informação Geográfica Ambiental), informaç˜oes de muita utilidade nos mais diversos domínios de aplicação, como o das Cidades Inteligentes. Esses sensores têm auxiliado na resolução dos mais diversos problemas do espaço urbano, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Atualmente, o crescente aumento no número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Dengue, Zika e a febre Chikungunya, tem levado o Brasil e muitos outros países do mundo a um estado de alerta no combate à proliferação do mosquito. O método de combate mais eficiente na atualidade depende da população tomando medidas profiláticas, representando um desafio para as autoridades locais. Neste contexto, este artigo apresenta o DeuZikaChico, um arcabouço que faz uso de tecnologias de geoprocessamento, plataformas móveis, crowdsourcing e redes sociais, com o objetivo de propiciar aos gestores públicos um melhor monitoramento de epidemias com o apoio imprescindível da sociedade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

De Menezes, Luciana Cavalcante, Hugo Feitosa De Figueirêdo, Ricardo Madeira Fernandes, Tiago Eduardo Silva y Cláudio De Souza Baptista. "Uma Abordagem Baseada em Ontologias para Modelagem Semântica e Geográfica de Sites de Conteúdo Social no Contexto dos Setores Públicos". En VI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2010.14718.

Texto completo
Resumen
A Web 2.0 permite que os usuários publiquem livremente informações sobre diversos tópicos. Os setores públicos podem tirar vantagem deste fato criando canais de comunicação com a sociedade. Entretanto é necessário prover um ambiente adequado para inserir estes setores em sites de conteúdo social. Esse artigo apresenta uma abordagem baseada em ontologias para a modelagem semântica e geográfica de sites de conteúdo social para setores públicos e um protótipo construído utilizando o modelo proposto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía