Literatura académica sobre el tema "Investimentos corporativos"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Investimentos corporativos".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Investimentos corporativos"

1

Silveira, Andreia Franklin de Alencar. "EFETIVIDADE EM TREINAMENTOS CORPORATIVOS: FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E MANUTENÇÃO DE INVESTIMENTOS EM TREINAMENTOS". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, n.º 6 (3 de julio de 2021): e26393. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.393.

Texto completo
Resumen
É cada vez mais crescente a criação de universidades corporativas dentro das empresas. Investimentos em educação podem trazer resultados financeiros no curto, médio e longo prazo, como também podem ser encarados apenas como custos com pessoal, sem necessariamente adicionar valor aos processos ou estratégias organizacionais. Investimento em treinamento pode fortalecer a marca, disseminar a cultura organizacional, engajar pessoas e desenvolver indivíduos. Entretanto, as organizações buscam eficiência em seus resultados e redução de custos operacionais. A decisão de suspender investimentos em educação corporativa muitas vezes vem da falta de clareza, ou de um método efetivo e disseminado de medição de efetividade em treinamentos. A intenção deste trabalho é mostrar para gestores de primeiro nível e executivos responsáveis por planejamento e aprovação de treinamentos, através de um estudo de caso, quais os fatores determinantes para o sucesso e efetividade em treinamentos, fatores que influenciam na decisão pelo investimento ou não em treinamento, e quais as formas de medir o retorno deste investimento. O objetivo é descrever as principais ferramentas utilizadas na definição de matriz de treinamentos e na medição de efetividade em treinamentos utilizadas pelas organizações. Para isto, será utilizada metodologia de exposição que englobe a detecção de necessidade de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), seus conceitos, definições e melhores práticas utilizadas pelas corporações de relevância no mundo dos negócios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Barreto, Lucas Silva, Vinicius Silva Pereira y Antonio Sergio Torres Penedo. "Impacto dos Investimentos em Tecnologia sobre a Rentabilidade do Setor Bancário Brasileiro". Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 13, n.º 1 (1 de enero de 2021): 94–111. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2021.v13i1.482.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Analisar a relação entre os investimentos em tecnologia e a rentabilidade dos cinco maiores bancos brasileiros entre 2009 e 2018.Método: Por meio de análise de correlação e regressão de dados em painel, foi avaliado, especificamente, o impacto do investimento em tecnologia sobre o Retorno dos Ativos (ROA).Originalidade/Relevância: Apesar do crescimento do investimento em tecnologia bancária, o nível de evidenciação dos mesmos por parte das companhias de capital aberto no Brasil ainda se mostra limitado, havendo poucos detalhes divulgados em relatórios corporativos acerca dos valores investidos, dos tipos de investimento realizados, do retorno esperado e dos retornos já obtidos com investimentos anteriores. Essa evidenciação é influenciada por fatores como tamanho e rentabilidade das empresas.Resultados: No presente estudo, foi identificado uma relação positiva entre investimento em T.I e Retorno sobre os Ativos (ROA) dos bancos analisados e, portanto, a presença de um paradoxo da rentabilidade não foi constatada.Contribuições teóricas/metodológicas: Foram constatados uma relação positiva entre investimento em TI e desempenho. Foi observada correlação positiva significante a 5% entre os investimentos em TI e desempenho financeiro, dado pela relação entre o lucro antes da depreciação e total de vendas. A análise de regressão constatou que um incremento nos investimentos em TI elevou o desempenho financeiro da empresa (Beta = 0,204 e p<0,1). A elevação da participação dos investimentos em TI sobre os gastos operacionais elevou em 0,039 pontos percentuais o Retorno sobre os Ativos.Contribuições sociais / para a gestão: Auferir conhecimento na gestão das organizações bancárias afim de orientar na tomada de decisão sobre os investimentos tecnológicos que devem ser realizados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Almeida, Patrícia Silva y Jonathan Barros Vita. "INVESTIMENTOS E PATROCÍNIOS CORPORATIVOS: PERSPECTIVAS DOS INCENTIVOS FISCAIS FEDERAIS À CULTURA". Revista de Movimentos Sociais e Conflitos 4, n.º 2 (20 de diciembre de 2018): 105. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9830/2018.v4i2.4996.

Texto completo
Resumen
O propósito do ensaio trata da crescente participação do setor privado nos financiamentos e incentivos à cultura, em âmbito nacional. São apresentados os mecanismos de financiamento utilizados pelo setor privado, previstos pela legislação brasileira e as possibilidades de parceria de aportes financeiros, através de doações e dos patrocínios corporativos, instrumentos utilizados no desenvolvimento da área cultural - em contrapartida aos benefícios fiscais -, levando-nos a questionar se tais incentivos não seriam representativos de renúncias fiscais. A metodologia de trabalho optou-se pelo uso do método hipotético-dedutivo, um estudo descritivo de base referencial bibliográfica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Maia, Elder Patrick. "Financiamento, produção e identidade cultural-corporativa: as empresas culturalmente responsáveis". PragMATIZES, n.º 1 (10 de julio de 2011): 50. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes1.1.a10336.

Texto completo
Resumen
O crescimento do interesse das corporações empresariais junto aos projetos, ações e programas culturais deriva da valorização da dimensão propriamente simbólico-cultural no cotidiano das práticas de consumo. Com efeito, com vistas a aproximar a marca dos consumidores e dos demais agentes que compõem a mesma, as grandes corporações cada vez mais investem em ações de cunho cultural. Para tanto, lançam mão dos principais dispositivos legais de financiamento, assim como utilizam recursos próprios para engendrar projetos culturais corporativos, como o Programa Petrobras Cultural e o Programa BNB de Cultura. Esses investimentos instauram novas formas de usos da cultura e impõem novos mecanismos de gestão, que corroboram para a complexificação da gestão institucional da marca. Através desses novos mecanismos, o valor simbólico e econômico de uma marca se aproximam, se cruzam e assumem posições desconhecidas há cerca de duas décadas atrás.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Almendra, Rafael Sales, Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Régis Barroso Silva y Márcia Martins Mendes De Luca. "Internacionalização, Risco Sistemático e Disclosure de Riscos em Empresas Listadas na BM&FBovespa". Enfoque: Reflexão Contábil 37, n.º 3 (6 de septiembre de 2018): 73. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v37i3.38090.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência do grau de internacionalização no risco sistemático no âmbito das empresas listadas na BM&FBovespa. Além da classificação dos riscos, a partir do que é divulgado em relatórios corporativos, o estudo se diferencia por investigar os elementos que influenciam o risco nas empresas quando relacionados com a internacionalização. De natureza quantitativa e descritiva, abrange 121 empresas participantes das carteiras teóricas dos índices de governança da BM&FBovespa. Foram utilizadas técnicas estatísticas como análise de correspondência múltipla, análise de componentes principais e regressão linear múltipla. A classificação dos fatores de risco baseou-se na análise de conteúdo dos formulários de referência de 2014. Os dados referentes ao risco sistemático foram extraídos da base Economática®. No tocante ao disclosure dos fatores de risco, os resultados apontam para a necessidade de maior detalhamento, de modo a proporcionar aos stakeholders menor incerteza no momento de decidir sobre a alocação de seus investimentos. Conclui-se que o grau de internacionalização influencia negativamente o risco sistemático nas empresas, pois a diversificação da atuação da firma no escopo geográfico se traduz em benefícios, incluindo a redução do risco.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Assis, Frederico Azevedo Alvim, Igor de Souza Dias y Tatiana Dornelas De Oliveira. "CONSIDERAÇÕES ÀS OPINIÕES DE CONSUMIDORES ONLINE:". Revista Vianna Sapiens 10, n.º 1 (8 de julio de 2019): 29. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v10i1.535.

Texto completo
Resumen
O comércio virtual vem influenciando mercados, culturas, hábitos de consumo e a participação de empresas no mercado. Devido às praticidades e conveniências conferidas para quem realiza compras online para, até mesmo, processar compras com maior eficiência nos departamentos de suprimentos em algumas empresas, a interação com fornecedores via internet é uma condição propulsora para agilizar as transações comerciais. Investimentos no e-commerce, especialmente para a implementação de lojas virtuais, se aplicam com a finalidade de expandir o lançamento de ofertas através de sites e redes sociais utilizando-as, assim, como ferramentas de marketing digital. A realização desta pesquisa salientou a importância da confiabilidade das lojas virtuais. É preciso que os gestores de vendas online se dediquem a conhecer as opiniões dos consumidores que adquirem produtos e serviços via e-commerce. Para fundamentar esta proposição, este estudo de caso se desenvolveu através de entrevistas semiestruturadas, com treze consumidores corporativos virtuais de uma organização que atua no setor alimentício, e com sede na pequena cidade mineira de Visconde do Rio Branco. Justifica-se que as informações apresentadas pelos entrevistados sirvam de base para novas tomadas de decisão dos gestores da referida empresa, especialmente sobre como melhor se apropriarem das vantagens e benefícios que o e-commerce possa oferecer, tanto para o desenvolvimento das vendas, à criação de novas estratégias e, até mesmo, a conquista da lealdade de consumidores que realizam compras online.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

De Genaro, Ednei y Gustavo Denani. "A diagramática das plataformas digitais". Revista FAMECOS 28, n.º 1 (30 de junio de 2021): e40024. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40024.

Texto completo
Resumen
Os modelos corporativos vigentes de plataformas digitais, e seus data centers, são formidáveis máquinas de acelerar e controlar fluxos, energias, investimentos e especulações. Esquadrinhamos a natureza diagramática das plataformas – virtual e informe, baseada em forças antitéticas, administrando-servindo vidas em plenas “liberdades de expressão” –, tendo por fundamento os quatro mecanismos de modulação formulados por David Savat: o reconhecimento de padrões, a antecipação de atividades, a organização de antíteses e a programação de fluxos. A partir disso, estabelecemos hipóteses, teses e reflexões acerca do poder das plataformas, de disrupção, de povoamento do tempo e de controles distribuídos, e suas diferentes problemáticas associadas. Isso nos leva a discutir o usuário satisfeito, consignado e resignado, e os limites do uso de termos como manipulação, responsabilidade e privacidade. Sur la diagrammatique des plateformes numériques Les actuels modèles des plateformes numériques, et leurs centres des donnés, sont formidables machines pour accélérer et contrôler les flux, énergies, investissements et spéculations. La présente étude examine la nature de ces plateformes (virtuelles et non formées, fondés sur des forces antithétiques, gérant-servant des vies en pleines «libertés d’expression»), sur la base des quatre mécanismes de modulation formulés par David Savat: reconnaissance de formes, anticipation de activités, organisation des antithèses et programmation des flux. À partir de là, nous établissons des hypothèses, des thèses et des réflexions indispensables sur leur pouvoir des plateformes – la disruption, le reglèment du temps, les contrôles distribués, et leurs différents problèmes associés. Cela nous amène à discuter de l’utilisateur satisfait, consigné et résigné, et des limites de l’utilisation de termes tels que manipulation, responsabilité et privacité. Mots clés: Plateformes Numériques. Diagramme du Pouvoir. Modulation.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Faria Carnivali Manganelli, Anna Clara, Débora Vargas Ferreira Costa, Victor Cláudio Paradela y Débora Magalhães Kirchmair. "universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados". Revista Vianna Sapiens 12, n.º 2 (3 de septiembre de 2021): 30. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v12i2.774.

Texto completo
Resumen
Nos últimos anos, os investimentos em educação corporativa ganharam espaço em diversas organizações, tendo em vista a importância da gestão do conhecimento para a manutenção da competitividade, em um ambiente de negócios cada vez mais desafiante. A partir dessa perspectiva, o artigo tem como objetivo analisar a Universidade Corporativa criada pelo grupo Berlim S.A (pseudônimo), à luz das teorias relacionadas à educação corporativa, buscando verificar em que aspectos ela já se consolidou e que melhorias poderiam ser buscadas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados nos documentos da instituição. A análise permitiu apurar que a educação corporativa e a universidade corporativa estão, na empresa estudada, articuladas com o planejamento estratégico, dando suporte ao crescimento da organização. Também foram apontados pontos de melhoria que devem ser objeto de atenção, em especial o maior investimento em ensino a distância e a inclusão de outros públicos nas ações de desenvolvimento promovidas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Fonseca, Camila Veneo Campos, Rodrigo Lanna Franco da Silveira y Célio Hiratuka. "Heterogeneidade dos investidores institucionais: evidências entre companhias não financeiras brasileiras". Estudos Econômicos (São Paulo) 50, n.º 3 (septiembre de 2020): 411–46. http://dx.doi.org/10.1590/0101-41615032crc.

Texto completo
Resumen
Resumo O objetivo deste trabalho é investigar quem são os investidores institucionais atuantes no âmbito corporativo brasileiro, explorando, em particular, o grau de heterogeneidade no histórico de atuação destes agentes a partir de suas principais características e perfil de investimento. Aplicando métodos de classificação e agrupamento, os resultados apontaram a existência de quatro diferentes grupos de investidores institucionais acionistas de corporações não financeiras brasileiras. A heterogeneidade intragrupo foi confirmada. Os investidores institucionais agrupados em dois clusters se aproximam de um perfil caracterizado pela miopia dos investimentos, enquanto os do terceiro (quarto) clusters indicaram ter um perfil menos volátil (conservador).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

GUTH, S. C., A. J. FERNANDES y E. T. PEREIRA. "THE DEGREE OF CORPORATE INVESTMENT, DEFINED BY A WINDOW ECONOMIC AND FINANCIAL." Revista Gestão, Inovação e Tecnologias 3, n.º 4 (13 de diciembre de 2013): 121–41. http://dx.doi.org/10.7198/s2237-0722201300040010.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Investimentos corporativos"

1

Carrete, Liliam Sanchez. "Retorno sobre investimentos corporativos e decisões de financiamento". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2001. http://hdl.handle.net/10438/4812.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001-08-27T00:00:00Z
As empresas realizam investimentos visando criar valor aos acionistas. Para realizar tais investimentos são necessários recursos financeiros, cujas fontes podem ser: internas à empresa (lucros retidos), endividamento ou capital próprio. A teoria de Estrutura de Capital consiste em dois grandes grupos, o primeiro deles, sob a premissa de Mercado Perfeito, defende a hipótese de irrelevância da estrutura de capital e das decisões de investimento serem realizadas independentemente das decisões de financiamento. O segundo grupo defende a hipótese da relevância da estrutura de capital sob contexto de imperfeições de mercado, onde as decisões de financiamento passam a fazer parte do processo de criação de valor da empresa. Este trabalho avalia de forma agregada, a dinâmica dos financiamentos, investimentos e retomo corporativo das empresas de capital aberto do setor não financeiro situadas no Brasil - mercado caracterizado por imperfeições de mercado com restrição ao acesso a fontes de recursos externas às empresas, grande instabilidade econômica e mercado de capitais pouco desenvolvido. Este estudo empírico estima uma taxa de retomo dos investimentos corporativos e verifica a criação de valor aos acionistas para o período de 1988 a 1999.Além disso, avalia as fontes de recursos utilizadas pelas empresas, verificando a influência das mudanças ocorridas no cenário brasileiro referente ao maior acesso das empresas ao mercado internacional de capitais e à estabilização inflacionária. Dadas as imperfeições de mercado, foi testado o modelo ‘pecking order’ contra o ‘tradeoff', utilizando método econométrico já realizado no mercado americano, de modo a obter melhor entendimento sobre as decisões de busca de recursos por parte das empresas do setor não financeiro, no Brasil. Dentre os resultados obtidos, cinco merecem destaque. Em primeiro lugar, verificamos que a estimativa de retomo de investimentos corporativos é de 14,99%, que também pode ser interpretada como uma estimativa de custo de capital, ou ainda como a taxa requerida pelos acionistas. Comparando essa taxa com a taxa de retomo entregue pelo setor empresarial (12,56%), não obtivemos a validação da hipótese de que as empresas criaram valor aos seus acionistas. Em segundo lugar, observamos que as empresas geram recursos suficientes para realização de seus investimentos. Em terceiro, constatamos que as empresas definem níveis de endividamento ótimo, com base no valor contábil e não no valor de mercado. Em quarto lugar, verificamos que as empresas apresentam aumento nos níveis de endividamento a partir de 1991, quando passam a ter maior acesso ao mercado internacional de capitais; e um aumento ainda maior a partir de 1995 com a estabilização inflacionária. Como quinto resultado, também de grande importância, observamos fortes evidências a favor do modelo ‘pecking order’, o qual explica como as empresas priorizam as fontes de recursos para realização de seus investimentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Hamburger, Ruth Renata. "Restrições financeiras e os investimentos corporativos no Brasil". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2003. http://hdl.handle.net/10438/2540.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:48:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 86627.PDF.jpg: 24656 bytes, checksum: 64d2275af3770d23e7062f9fedb68c40 (MD5) 86627.PDF: 1108037 bytes, checksum: 6d0b49ce06a0e7455cd5e14e98f365ab (MD5) 86627.PDF.txt: 395821 bytes, checksum: 5f7a71a525c45e2f184d856fe24db86d (MD5) Previous issue date: 2003-06-11T00:00:00Z
The fixed investments decisions of firms operating in capital markets facing imperfections are sensitive to the availability of internal funds (investment-cashflow sensitivity), rather than just depending on the availability of projects with positive net present values. This occurs since, in these environments, the cost of external capital exceeds that of internal funds (this cost difference is called financial constraints). This study describes the main concepts, the intuition of some models and shows the current debate regarding the topic – the studies diverge regarding the influence of financial constraints in the investment-cashflow sensitivity. The relationship of financial constraints and investment-cashflow sensitivity is examined empirically with Brazilian firm-level data for the period 1992 to 2001 using CLEARY’s methodology. A new measure of total investments is proposed. The main result obtained with this sample, and considering the total investment model, is that investment decisions of firms with less financial constraints are sensitive to the availability of internal funds, but firms with higher financial constraints are not. This may be explained by the fact that these firms face financial distress problems and are in a situation where only the absolutely essential investments are taken.
Em ambientes de mercados de capitais imperfeitos, as decisões de investimento das empresas em ativo fixo são sensíveis à disponibilidade de recursos internos (a chamada sensibilidade investimento fluxo de caixa), em vez de somente depender da disponibilidade de projetos com valor presente líquido positivo. Isso ocorre porque os recursos internos apresentam menor custo em relação aos recursos externos (chama-se esse diferencial de custo de restrições financeiras). Este estudo expõe os principais conceitos, a base intuitiva de alguns modelos e o debate que atualmente ocorre na literatura com relação ao tema: os resultados empíricos apresentam divergências quanto à influência das restrições financeiras na sensibilidade do investimento a variações da disponibilidade de recursos internos (fluxo de caixa). Utilizando a metodologia de CLEARY (1999), ainda não testada no Brasil, este trabalho investiga empiricamente a relação entre restrições financeiras e a sensibilidade investimento fluxo de caixa das empresas no Brasil no período de 1992 a 2001, introduzindo uma nova medida para o investimento total. A principal conclusão com a amostra deste estudo, considerando os modelos de investimento total, é a de que as empresas com menores restrições financeiras apresentam sensibilidade investimento fluxo de caixa, mas nas empresas com maiores restrições o mesmo não ocorre. Uma possível explicação para isso é que tais empresas apresentam fortes problemas financeiros e possivelmente estejam em uma situação em que apenas os investimentos absolutamente essenciais continuem sendo feitos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Zingano, Elisa Dihl. "A internacionalização de investimentos sociais privados corporativos : uma análise de práticas de empresas multinacionais brasileiras". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/98312.

Texto completo
Resumen
No cenário de crescente envolvimento do setor privado em questões sociais públicas, em que a distinção entre o público e o privado torna-se cada vez mais tênue e empresas são conclamadas para a solução de demandas sociais, disseminam-se práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), e organizações multinacionais passam, gradativamente, a desenvolver iniciativas sociais além de suas fronteiras, enfrentando desafios inusitados. O Investimento Social Privado (ISP), que é definido na literatura brasileira como o repasse de recursos voluntários a projetos sociais e que representa a dimensão da RSC focada na comunidade e nas ações sociais voltadas ao interesse público (GIFE, 2013), vem se tornando objeto constante de pesquisas no Brasil. Dentre os desafios relacionados ao ISP, aponta-se a lacuna de estudos que analisem a internacionalização do Investimento Social Privado, fato este particularmente significativo visto que multinacionais brasileiras vêm expandindo suas práticas sociais para além das fronteiras do país (NOGUEIRA; SCHOMMER, 2009). Neste contexto, a presente pesquisa qualitativa e exploratória, realizada através de estudos de casos múltiplos em quatro representativas multinacionais brasileiras que investem socialmente em países estrangeiros nos quais mantêm atividades, se propõe a investigar como ocorre a internacionalização do Investimento Social de multinacionais brasileiras, analisando seus principais desafios e limitações. Os resultados apontam como principal desafio à internacionalização do ISP brasileiro o seu processo de governança, caracterizado pela baixa participação de seus stakeholders ao longo do processo, especialmente das comunidades locais, fato potencializado pela falta de articulação de atores locais em determinados países. Assim, o estudo propõe uma reflexão sobre o Investimento Social realizado na atualidade por multinacionais brasileiras no exterior, visto, de um lado, as preocupações do setor empresarial em relação ao respeito aos povos locais e, de outro, o baixo envolvimento das empresas com as demais partes interessadas.
In increasing private sector involvement in social public issues, where the distinction between public and private becomes tenuous and companies are invited for the solution of social demands, Corporate Social Responsibility (CSR) practices are spreading, and multinational companies are gradually developing social initiatives beyond its borders, facing numerous issues. The Private Social Investment (PSI), which is defined in Brazilian literature as the voluntary transfer of resources to social projects and that is the dimension of CSR focused on the community and on the public interest (GIFE, 2012), becomes a constant subject of study in Brazil in recent years. Among the challenges related to PSI, it is pointed the gap in the investigation of the internationalization of Brazilian Private Social Investment, as the phenomenon of expansion of Brazilian multinationals, often accompanied by the promotion of social practices by these global companies in the countries in which they operate (NOGUEIRA; SCHOMMER, 2009). In this context, this qualitative and exploratory study conducted through case studies in four representative Brazilian multinationals that invest socially in foreign countries in which they hold activities , proposes to investigate how the internationalization of Social Investment of Brazilian multinationals occurs, analyzing its main challenges and limitations. The results indicate that the main challenge to the internationalization of Brazilian PSI is related to its governance process, characterized by low participation of its stakeholders, particularly local communities, throughout the process, a situation aggravated by the lack of coordination of local actors in certain countries. Thus, the study proposes a reflection on the current phenomenon of social investment led by Brazilian multinationals abroad, since on the one hand, the concerns of the business sector in relation to respect for local people, and on the other, the low involvement of companies with other stakeholders.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Amstalden, Rodolfo Cirne. "Impactos de restrições sobre empresas listadas na BM&F Bovespa: um survey a partir da crise de 2008/09". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2011. http://hdl.handle.net/10438/8340.

Texto completo
Resumen
Submitted by Cristiane Shirayama (cristiane.shirayama@fgv.br) on 2011-06-03T16:31:04Z No. of bitstreams: 1 66080100249.pdf: 1182255 bytes, checksum: b59b105479cee83b704a0f4cc998ba5f (MD5)
Approved for entry into archive by Vera Lúcia Mourão(vera.mourao@fgv.br) on 2011-06-03T16:50:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 66080100249.pdf: 1182255 bytes, checksum: b59b105479cee83b704a0f4cc998ba5f (MD5)
Approved for entry into archive by Vera Lúcia Mourão(vera.mourao@fgv.br) on 2011-06-03T17:01:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 66080100249.pdf: 1182255 bytes, checksum: b59b105479cee83b704a0f4cc998ba5f (MD5)
Made available in DSpace on 2011-06-03T18:58:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 66080100249.pdf: 1182255 bytes, checksum: b59b105479cee83b704a0f4cc998ba5f (MD5) Previous issue date: 2011-02-14
We listen to 56 financial and investor relations officers from companies listed on BM&F Bovespa about the intensiveness of financial constraints observed during the credit crisis of 2008/09, distinguishing among firms that stated to have suffered financial constraints during the crisis to those that declared themselves unconstrained. Evidence tells us that the group of restricted firms lowered prices and fired employees in a higher degree than the unrestricted group. Constrained companies also report a substantial rise in debt, while unconstrained companies are able to manage their sources of funding, in a quest to maintain reputation inside the market. About 65% of restricted firms recognize that financial constraints end up affecting their capacity to accept attractive projects, and 25% say they were forced to bypass/cancel appealing investments. We believe that, by comparing our direct measure with usually adopted proxies, this study contributes to the set of tools used to measure the impact of financial constraints over corporate decisions.
Por meio de um survey, ouvimos 56 gestores financeiros e de relações com investidores de empresas listadas na BM&F Bovespa sobre o grau das restrições financeiras observadas durante a crise de 2008/09, contrapondo diferenças entre firmas que declararam ter sofrido restrições àquelas que disseram não terem sido afetadas. Nossa evidência aponta que as restritas rebaixaram os preços praticados e demitiram colaboradores em dose maior do que as irrestritas. As restritas também acusaram salto pronunciado no endividamento, enquanto as irrestritas conservaram suas fontes de financiamento, buscando preservar reputação no mercado. Cerca de 65% das firmas restritas indicam que as restrições financeiras afetaram a capacidade de aceitar projetos atrativos, e 25% dessas firmas se viram forçadas a postergar/cancelar investimentos vantajosos. Comparando a medida direta de nosso survey frente a proxies usualmente adotadas, cremos que este trabalho agrega ao espectro de ferramentas empregadas para avaliar o impacto de restrições financeiras sobre as decisões corporativas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Ferreira, Fernanda Maria. "Fundos de investimento imobiliário - governança corporativa". Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-12122011-135043/.

Texto completo
Resumen
Atualmente no Brasil, é possível observar um movimento no mercado dos FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário). Este movimento inclui desde alterações recentes na regulamentação, nos prospectos e regulamentos como alterações nos novos tipos que têm sido ofertados no mercado. Além disso, este mercado está em uma fase de grande expansão, no cenário nacional. O ambiente econômico nacional e internacional têm propiciado uma busca por alternativas de investimento, e o FII possui características muito relevantes. Em um mercado cada vez mais pulverizado e mais negociado em bolsa de valores, os critérios de Governança Corporativa se tornam peça fundamental para qualquer tipo de investimento, com seus diversos aspectos, representa transparência, equidade no tratamento e prestação de contas. Itens fundamentais requeridos pelo investidor atual, que busca diversificar seu risco em veículos de investimento transparentes e com retorno considerável. Diante do momento econômico do mercado, da movimentação dos FIIs e da relevância dos critérios de Governança Corporativa, surge o presente estudo. Analisando as alterações no ambiente de investimento FII, com base em seus prospectos, regulamentos e na própria regulamentação, é possível identificar como seus critérios de Governança Corporativa estão atualmente. Comparando os critérios presentes nos FIIs com os critérios presentes em outros ambientes de investimento nacionais é possível identificar o seu posicionamento no mercado. A partir das evidências coletadas nos itens anteriores o estudo buscou validá-las através da realização de entrevistas com gestores. O presente trabalho conclui como as alterações dos critérios de Governança Corporativa influenciam o posicionamento dos FIIs no mercado, quais alterações ainda podem ser feitas para aumentar sua flexibilidade e discute os reflexos de alterações de Governança Corporativa em ambientes de investimento.
Presently in Brazil, it is possible to observe a movement in the markets for real estate investment funds. This movement includes since recent changes in legislation, in prospects and regulations as well as changes in the new types that have been offered on the market. Furthermore, this market is undergoing a major nationwide expansion. The international and national economic environment has encouraged a pursuit for alternative investments, and the real estate investment funds offer very relevant features. In a increasingly segmented market and mostly traded on the stock market, the criteria for corporate governance become key elements for any type of investment, with their several aspects, represents transparency, fairness in treatment and accountability. Fundamental items required by todays investors, which seeks diversify their risk through transparent in investment vehicles and obtain substantial profit. Given the economic moment of the market, of real estate investment funds movement and the relevance of the criteria for corporate governance, surfaces the present study. Analyzing the changes in investment environment of real estate investment funds, based on their prospects, legislation and own regulations, it is possible to identify how their corporate governance criteria are currently. Comparing the present criteria in investment funds with other criteria present in national investment environments it is possible to identify their new positioning in the market. From the evidence collected in the previous items this study sought to validate them by conducting interviews with managers. This present study concludes how the changes to the criteria of corporate governance have influence the placement of real estate investment funds in the market, which changes can be done to improve their flexibility and discuss changes corporate governance reflection on investment environment.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Verbena Maria Medeiros da. "AnÃlise de investimentos sociais junto Ãs comunidades: da filantropia à transformaÃÃo social". Universidade Federal do CearÃ, 2009. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15678.

Texto completo
Resumen
Investimentos em responsabilidade social corporativa (RSC) crescem nos ambientes empresariais, visto que prÃticas em cidadania corporativa podem levar as organizaÃÃes a serem reconhecidas como sustentÃveis. Essa nova tendÃncia observada no mercado contribui para que investimentos de recursos destinados a projetos sociais junto Ãs comunidades carentes venham a ser foco analÃtico da gestÃo em RSC no Brasil. Diante desta realidade, este trabalho investiga se a inserÃÃo de investimentos sociais amplia adequadamente a capacidade de descriÃÃes dos estÃgios do modelo de Mirvis e Googins (2006). EstÃgios empresariais caracterizados em elementar, restringindo-se ao cumprimento da lei; engajado, comeÃando adotar aÃÃes mais responsÃveis; inovador, assumindo o seu compromisso de cidadania corporativa; responsÃvel alinhando a RSC em seus negÃcios, e transformador, produzindo mudanÃas sociais sustentÃveis. Objetivando anÃlise dos resultados, foram pesquisadas, no perÃodo de maio a julho de 2009, cinco organizaÃÃes na cidade de Fortaleza, mediante os critÃrios da pesquisa estabelecida: empresas com Ãndice de faturamento acima de R$ 60 milhÃes, reconhecidas no mercado pela sua marca, credibilidade e investimentos em RSC no estado do CearÃ. Como metodologia, elaborou-se pesquisa de campo, utilizando-se os mÃtodos observacional, descritivo e analÃtico. Finalmente, nesta pesquisa foram evidenciados os estÃgios de investimentos sociais em RSC das empresas analisadas na seguinte sequÃncia: ViaÃÃo Urbana - estÃgio elementar; Unimed Fortaleza - estÃgio engajado; Grupo PÃo de AÃÃcar â estÃgio inovador; Coelce â estÃgio responsÃvel; Petrobras/Lubnor â estÃgio transformador. Os resultados sinalizam que hà necessidade de as empresas desenvolverem maturidade organizacional ao assumirem compromissos em investimentos sociais, pois a melhor estratÃgia de RSC, que uma organizaÃÃo deve adotar, à aquela suportÃvel financeira e culturalmente. Assim, o trabalho conclui ser possÃvel inserir e ampliar os investimentos sociais nos estÃgios de RSC em cada uma das dimensÃes de Mirvis e Googins (2006). Esta inserÃÃo contribui para melhor diagnosticar e administrar investimentos sociais em RSC que possuem maior atuaÃÃo neste segmento.
The investments in corporative social responsibility (CSR) are increasing in business environment since such practices can lead organizations to be recognized as sustainable. This new trend in the market contributes to make the investment on social projects for the poor become an analytical focus of CSR management in Brazil. This study investigates whether the inclusion of social investments extends the CSR stages according to the Mirvis and Googins model (2006). They number five entrepreneurial stages: Elementary â restricted to law enforcement; Engaged â beginning to use more responsible actions; Innovative â taking on its commitment with corporative citizenship; Responsible â aligning CSR to its businesses, and Transformer â actually performing sustainable social changes. This research was carried out from May to July 2009 in five companies in Fortaleza, Cearà according to the following criteria: companies that make over R$ 60,000, known by their brand, credibility and investments on CSR in the State of CearÃ. The methodology used was a field research with analytical and descriptive methods as well as observation. The results showed ViaÃÃo Urbana in the elementary phase; Unimed Fortaleza in the engaged phase; PÃo de AÃucar Group in the innovative phase; Coelce â Responsible and Petrobras/Lubnor â Transformer. The results indicate that businesses will need to develop some organizational maturity to commit themselves in social investments, as the best strategy a company should adopt is that of financial and culturally sustainable. The work finds it is possible to insert and expand investments in social work with CSR in each of the dimensions of Mirvis and Googins (2006). This insertion helps to better diagnose and manage social investments in CSR activities which have increased in this segment.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rotta, Cláudio. "Governança corporativa e as decisões de investimento". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/5770.

Texto completo
Resumen
Esta dissertação examina a importância da Governança Corporativa – práticas que buscam o alinhamento dos interesses das diferentes partes que compõem uma organização – nas decisões de investimento. No Brasil, desde a abertura econômica, no início dos anos noventa, tem-se percebido um tremendo esforço por parte das empresas no sentido de aumentar a qualidade dos seus produtos e processos. Devido à escassez de recursos, estas empresas optaram por abrir o seu capital em busca de novos investimentos, ao que os investidores responderam positivamente, impondo, porém, elevados padrões de Governança Corporativa, de modo a terem os seus interesses atendidos. Adicionalmente, argumentam que a Governança Corporativa é particularmente importante em países que carecem de proteção ao investidor, onde o direito à propriedade não é respeitado e os contratos não são obedecidos adequadamente. Assim, o Mercado de Capitais brasileiro vêm exigindo um maior nível de transparência às empresas e um marco regulatório mais claro de forma a oferecer ao investidor, principalmente o minoritário, a segurança necessária nas suas aplicações financeiras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Vancin, Daniel Francisco. "Investimento, distribuição de lucro e regulação : o impacto do dividendo obrigatório no investimento corporativo". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/178341.

Texto completo
Resumen
A presente pesquisa busca verificar empiricamente o impacto da lei do dividendo obrigatório sobre o investimento das empresas de capital aberto. Para alcançar este objetivo três hipóteses foram criadas. A primeira objetiva testar se o valor marginal do caixa diminui com o pagamento de dividendos acima do mínimo obrigatório, testando assim o pagamento de dividendos no Brasil como proxy para restrição financeira, visto que esta classificação é importante em modelos de investimento. A segunda busca mensurar o impacto do dividendo obrigatório no investimento de empresas brasileiras de capital aberto que distribuem apenas o dividendo mínimo. A última hipótese avalia a influência deste mecanismo legal em uma amostra multi-países. Os resultados obtidos indicam que o dividendo obrigatório impacta direta e indiretamente no investimento das companhias. E, este efeito é ainda maior e mais relevante para as empresas restritas financeiramente. Considerando o contexto nacional, onde as fontes de financiamentos são caras e escassas, esta evidência obtida pela presente pesquisa possui grande relevância para o mercado financeiro.
The present research seeks to empirically verify the impact of the mandatory dividend on publicly traded companies’ investment. To achieve this goal, three hypotheses were created. The first one aims to test if the marginal value of cash decreases with the payment of dividends above the mandatory minimum, thus testing the distribution of dividends in Brazil as proxy for financial constraint, since this classification is important in investment models. The second seeks to measure the impact of the mandatory dividend on the investment of Brazilian publicly traded companies that distributed only the minimum dividend. The last hypothesis evaluates the influence of this legal mechanism on a multicountry sample. The results indicate that the mandatory dividend has a direct and indirect impact on the companies’ investment. And, this effect is even greater and more relevant for financially constrained companies. Considering the national context, where the sources of financing are expensive and scarce, this evidence obtained by the present research has great relevance for the financial market.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Leal, Rodrigo Lima Verde. "A internacionalização da P&D nas telecomunicações : os limitantes da atração de investimentos nas subsidiarias brasileiras das empresas multinacionais". [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287602.

Texto completo
Resumen
Orientador: Sergio Robles Reis de Queiroz
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias
Made available in DSpace on 2018-08-09T03:20:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leal_RodrigoLimaVerde_M.pdf: 1193576 bytes, checksum: edf1959a0aa9ab0a497b9b8ecd7e63c5 (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central identificar os limitantes da inserção do Brasil na internacionalização das atividades de P&D no setor de telecomunicações. A primeira etapa da pesquisa visa caracterizar as atividades de P&D do setor e ilustrar em que medida ocorre sua internacionalização. As características das atividades de P&D do setor ¿ complexidade, modularidade e interoperabilidade ¿ conformam um potencial para a divisão do trabalho, o qual é posto em prática por alguns elementos: liberalização econômica e regulatória, mudanças na base de conhecimento, pressões competitivas e mudanças organizacionais. As evidências empíricas comprovam que o processo de internacionalização da P&D no setor realmente ocorre, mas também mostram que o mesmo está concentrado em poucos países, dentre os quais China e Índia vêm ganhando espaço. Estimulada pela pouca menção ao Brasil nesse processo, a segunda etapa da pesquisa inicia com um quadro que ilustra que a participação das subsidiárias brasileiras se dá de forma limitada e restrita, a qual se resume, em grande parte, a atividades de adaptação e desenvolvimento de produtos e a alguns nichos tecnológicos. Em seguida, dez fatores de atração de atividades de P&D são analisados a partir de elementos específicos do setor de telecomunicações e do contexto brasileiro. O resultado dessa análise é uma lista dos principais elementos que limitam a competitividade do Brasil nos fatores de atração de atividades de P&D. A partir daí, é feita uma discussão em torno da influência das dimensões do sistema setorial de inovação de telecomunicações ¿ campos científicos e tecnológicos, usuários, aplicações, demanda, atores, redes e instituições ¿ sobre os fatores de atração de atividades de P&D, mostrando que os mesmos estão inter-relacionados. Pode-se concluir que os ativos tecnológicos ¿ como mão-de-obra qualificada e existência de institutos de pesquisa e de ensino superior ¿ e os ativos mercadológicos ¿ como tamanho e potencial de crescimento do mercado ¿ são os principais determinantes dos limites da competitividade brasileira na atração por investimentos em P&D. Finalmente, surgem duas grandes implicações para a formulação de políticas públicas voltadas à atração desse tipo de investimento. É imprescindível (i) a existência de políticas públicas voltadas à atração de P&D para o Brasil e (ii) seu foco deve ser o fortalecimento dos ativos tecnológicos, primariamente, e dos ativos mercadológicos
Abstract: This dissertation has the main objective of identifying the limiters to Brazil's inclusion in the internationalization of R&D activities in the telecommunications sector. The first stage of the research seeks to characterize R&D activities in the sector and to illustrate at what level this internationalization occurs. The characteristics of R&D activities in the sector ¿ complexity, modularity and interoperability ¿ create a potential for the division of work, which is put into practice by a few elements: regulatory and economic liberalization, changes in the knowledge base, competitive pressure and organizational changes. Empirical evidence confirms that the process of R&D internationalization really occurs, but also shows that it is concentrated in a few countries, of which China and India are gaining room. Stimulated by few references to Brazil in this process, the second stage of this research begins with a picture, which illustrates that the participation of Brazilian subsidiaries takes place in a limited and restricted way, which adds up, in great part, to product development and adaptation activities and to a few technological niches. Following that, ten attraction factors of R&D activities are analyzed from specific elements of the telecommunications sector and of the Brazilian context. The result of this analysis is a list of the main elements that limit Brazil's competitivity in the attraction factors of R&D activities. From there, there is a discussion regarding the influences of the dimensions of the telecommunications sectoral system of innovation ¿ scientific and technological fields, users, applications, demand, actors, networks and institutions ¿ on the attraction factors of R&D activities, showing that these are interrelated. The conclusion from this, is that technological assets ¿ such as qualified labor and the existence of research and educational institutes ¿ and market-related assets ¿ like market size and its growth potential ¿ are the main determinants of the limits of Brazilian competitivity in the attraction of R&D investments. Finally, two implications for public policies related to the attraction of this type of investment are brought up. It is indispensable (i) the existence of public policies dedicated to the attraction of R&D to Brazil and (ii) its focus must be the strengthening of technological assets, primarily, and market-related assets
Mestrado
Mestre em Política Científica e Tecnológica
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Chimirri, Mirian Wawrzyniak. "Efeitos da reputação corporativa nas decisões de investimento". Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-16052018-091444/.

Texto completo
Resumen
Este estudo tem por objetivo verificar como a reputação afeta as decisões de investimento das firmas. Já existe um consenso na literatura de que uma boa reputação contribui para o desempenho da firma, mas ainda são poucos e recentes os estudos que verificam as relações entre reputação corporativa e decisões de investimento. Portanto, deseja-se verificar se a reputação afeta a probabilidade de uma empresa ser classificada como subinvestimento, investimento eficiente ou sobreinvestimento; e também qual é o impacto da reputação na taxa de crescimento do investimento de uma firma. Para isso utiliza-se uma base de dados longitudinais de 180 firmas espanholas entre 2000 e 2015. A mensuração para reputação corporativa é feita através da classificação no ranking de reputação Merco, que divulga anualmente uma lista com as cem empresas espanholas com melhor reputação naquele ano. Os dados financeiros e de estrutura de propriedade são obtidos através do sistema SABI. Inicialmente, o modelo tem como variável dependente uma binária que representa se a empresa pertence ou não a determinado nível de investimento. Neste caso, regressões logísticas são utilizadas para determinar como a reputação afeta a probabilidade da empresa ser classificada por apresentar subinvestimento, investimento ótimo ou sobreinvestimento. Em seguida, a variável dependente é a taxa de investimento da firma, portanto, o método GMM-sys é aplicado para controlar a endogeneidade provocada pela inclusão da variável dependente defasada no modelo. Também são estimados modelos considerando a restrição financeira da firma, seu tamanho e sua estrutura de propriedade. Os resultados mostram que a reputação interfere de maneira positiva na taxa de investimento das firmas espanholas. Além disso, quando a empresa tem melhor reputação, sua dependência de caixa para fazer investimentos também aumenta. Contudo, a reputação não é significativa para aumentar a probabilidade de uma empresa apresentar investimento eficiente, nem para explicar o investimento das firmas consideradas restritas financeiramente.
The objective of this research is to verify how reputation affects investment decisions. There is already a consensus in the literature that a good reputation contributes to firm performance; however, there are few recent studies that examine the relationship between corporate reputation and investment decisions. Therefore, our desire is to verify whether reputation affects the probability of a company being classified as underinvestment, efficient investment or overinvestment; also, we attempt to analyze the impact of reputation on the growth rate of a firm\'s investment. A longitudinal database of 180 Spanish firms between the period of 2000 and 2015 is used. The measurement for corporate reputation is done by ranking in the Merco reputation ranking, which annually publishes a list of the 100 most reputable Spanish companies in that year. The financial and ownership structure data are obtained through the SABI system. Initially the model has as dependent variable which is a binary that represents whether the company belongs or not to a certain level of investment. In this case, logistic regressions are used to determine how the reputation affects the probability of the company being classified as having underinvestment, optimal investment or overinvestment. Later, the dependent variable is represented by the investment rate of the firm, so the GMM-sys method is applied to control the endogeneity caused by the inclusion of the lagged dependent variable in the model. Models are also estimated considering the firm\'s financial constraint, its size and its ownership structure. The results show that reputation interferes in a positive way in the investment rate of Spanish firms. In addition, when the company has a better reputation, its dependence on cash to make investments also increases. However, reputation is significant in increasing the likelihood that a firm will be able to make an efficient investment, or to explain the investment of firms that are considered financially constrained.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Investimentos corporativos"

1

Ferri, Giuseppe. Investimento e conferimento. Milano: A. Giuffrè, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Fusa, Emanuela. La valutazione degli investimenti: Decisioni di investimento, riclassificazione dei dati di bilancio, tecniche di analisi. Milano: EGEA, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Saul, Nestor. Análise de investimentos: Critérios de decisão de desempenho nas maiores empresas do Brasil. Porto Alegre, RS: Ortiz, 1993.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ruggero, Cominotti, Mariotti S. 1947-, Ricerche e. progetti (Firm) y Consiglio nazionale dell'economia e del lavoro (Italy), eds. Italia multinazionale: Gli investimenti esteri in Italia e dell'Italia verso i paesi esteri : il rapporto R&P al CNEL. [Milano]: Il Sole 24 ore libri, 1989.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

The New Capitalists: How Citizen Investors Are Reshaping the Corporate Agenda. Harvard Business School Press, 2006.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Investimentos corporativos"

1

Miranda, Joelson. "Avaliação da responsabilidade social corporativa a partir dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação: o caso da Fundação Araucária". En Administração Contemporânea, 17–32. 4a ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20215-6-p17-32.

Texto completo
Resumen
Este estudo teve como objetivo avaliar a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nos investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CTI), aplicados numa fundação de apoio à pesquisa (FAP), por meio do modelo VBA (value, balance and accountability) de Schwartz e Carroll (2007). A metodologia da pesquisa adotada foi um estudo de caso, tendo como objeto, a Fundação Araucária (FA). Da pesquisa extraiu-se o seguinte resultado: as atividades da FA estão fortemente respaldadas nas teorias de RSC de Carroll (1979; 1991; 1999) e são condizentes com os termos do modelo VBA. Sendo possível afirmar que a RSC originada nos investimentos em CTI aplicados na FA, executados em conjunto com seus stakeholders (governo, universidades, pesquisadores, empresas, laboratórios e institutos de pesquisas) são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Investimentos corporativos"

1

de Alencar, Cláudio Tavares, Sergio Alfredo Rosa y Fernanda Ferreira. "FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO GOVERNANÇA CORPORATIVA". En 11ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2011. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2011-611-856-1-sp.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ferreira, Thiago y Ana Melhado. "Análise da Qualidade do Investimento em Empreendimentos Imobiliários Corporativos Sustentáveis". En 19ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2019. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2019-06_gebaraferreira_rochamelhado.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

de Alencar, Cláudio Tavares, Sérgio Alfredo Rosa da Silva y Fernanda Maria Ferreira. "ALTERAÇÕES NA GOVERNANÇA CORPORATIVA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO REFLEXO DAS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO". En 10ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2010. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2010-artigo-445-470-1-rv.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

de Alencar, Cláudio Tavares. "A Gestão Ativa de Portfólios como Diferencial na Geração de Resultado e Renda Regular em Fundos de Investimento Imobiliário com Foco em Edifícios Corporativos". En 19ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2019. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2019-12_tavaresdealencar.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rosa, Rafael Bertazzi Costa. "Geração de resultados e análise comparativa de Fundos de Investimento Imobiliários no Brasil com base nas diferentes categorias de ativos: Galpões Industriais e Escritórios Corporativos (2013-2016)". En 16ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2016. http://dx.doi.org/10.15396/lares-16-rosa_geracao_artigo.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Almeida, Lucas Leiroz de. "A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA GEOPOLÍTICA NA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO: UM NOVO OLHAR SOBRE O IMPACTO DAS TENSÕES DIPLOMÁTICAS NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PARA A CHINA". En I Congresso Nacional de Ciências Agrárias On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1625.

Texto completo
Resumen
Introdução: A importância da consultoria geopolítica para a gestão corporativa já é de conhecimento dos investidores há décadas. Há amplo mercado para quem deseja investir em consultoria empresarial analisando o cenário internacional. Contudo, pouco se fala sobre tais serviços no que se refere ao agronegócio. Considerado por muitos como um mercado "imune a crises", o agronegócio é por vezes prejudicado pela ausência de serviços eficientes de consultoria. Recentes eventos internacionais mostram como as atividades econômicas agrárias estão reféns da instabilidade das relações internacionais. O impacto da crise diplomática brasileira com a China nas exportações de soja é um exemplo claro desta relação e de como um serviço adequado de consultoria geopolítica poderia ter ajudado investidores brasileiros a manejar seus negócios, diminuindo os ricos muito antes do pico das tensões. Objetivos: * Ressaltar a importância da consultoria geopolítica especializada em agronegócio para melhor gestão do principal ramo da economia brasileira; * Mostrar, analisando o caso Brasil-China, como investidores brasileiros foram prejudicados pela ausência de consultoria geopolítica; * Evidenciar como o mercado agropecuário internacional está vulnerável às tensões políticas e militares da mesma forma que está sujeito às variações no mercado financeiro. Material e métodos: Utilizaremos o rol disponível de dados sobre os últimos eventos geopolíticos que impactaram o mercado agropecuário internacional. Como foco de análise, serão escolhidas as tensões entre Brasil e China e os investimentos chineses em cadeias produtivas pelo mundo (principalmente soja e suínos), mostrando, através de revisão bibliográfica e análise de dados, como a consultoria geopolítica ajudou a China a diminuir riscos em suas relações comerciais e como a ausência da mesma prejudicou investidores brasileiros. Resultados: Como resultado de nossa análise, notamos a perspicácia dos serviços de consultoria geopolítica na China e nos países que recebem investimentos chineses e identificamos a ausência de tal serviço especializado no Brasil como um ponto central para o prejuízo de nossos investidores. Conclusão: Concluímos que, em um mundo com cada vez maiores tensões entre os Estados, faz-se necessário investir em serviços de consultoria geopolítica especializada em agronegócio como medida de prevenção de riscos e maximização de lucros, dadas as especificidades e sensibilidades do ramo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Alvarenga, Grasiela, João Santos y Rahysa Rudio. "Uma contribuição da engenharia de segurança do trabalho para a qualidade de vida e instrumento motivacional no meio organizacional". En Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1103.

Texto completo
Resumen
Um dos assuntos frequentemente discorridos no meio midiático, no ambiente corporativo e no círculo familiar, é a qualidade de vida. As pessoas buscam cuidar melhor da saúde mental e física, objetivando longevidade de forma saudável e agradável. Sendo assim, as empresas hoje têm ciência que os resultados empresariais estão diretamente ligados ao investimento no ser humano, principalmente nas questões de saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, pois são fatores contribuintes para aumentar a produtividade e obtenção de diferenciais na competitividade. Seguindo esta linha de raciocínio, o propósito deste estudo foi analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tendo como uma contribuição da Engenharia de Segurança (ergonomia), e um instrumento motivacional no meio organizacional. Realizou-se uma pesquisa descritiva, observacional e com abordagem quantitativa, com referência ao instrumento (questionário) utilizado para o levantamento de dados, o PMT (Potencial Motivador do Trabalho) que averigua a motivação dos trabalhadores com relação ao trabalho que exercem. Os dados foram analisados á 20 trabalhadores de uma empresa de ramo energético. Os resultados constataram que dos trabalhadores analisados, 11 (55%) encontram-se satisfeitos com as condições de trabalho. É de extrema importância destacar que o PMT atingiu o esperado, mas ainda há muito a desenvolver para que a porcentagem seja maximizada. Concluiu-se que a estreita relação entre a percepção da QVT junto com a Engenharia de segurança do trabalho pode impulsionar os trabalhadores a irem ao trabalho de uma forma mais motivada, aplicando seus recursos técnicos, como treinamentos, fazendo o papel importante da ergonomia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía