Literatura académica sobre el tema "Lagoas de estabilização - Tratamento"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Lagoas de estabilização - Tratamento".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Lagoas de estabilização - Tratamento"

1

van Haandel, Adrianus, Silvânia Lucas dos Santos y Francisco Vieira Paiva. "Transformação de um sistema de lagoas de estabilização, visando à produção de água para a indústria". Reengenharia de lagoas de estabilização 69, n.º 229 (15 de febrero de 2021): 192–212. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.028.

Texto completo
Resumen
A região Nordeste do Brasil sofre com déficit crônico de recursos hídricos, especialmente para abastecer as indústrias em cidades grandes. Como consequência, seu desenvolvimento industrial é restrito quando comparado com outras regiões do Brasil. Uma possibilidade para minorar esse problema é transformar o esgoto de regiões urbanas em água com utilidade para a indústria. Todavia, as lagoas de estabilização que já estão em operação não podem produzir um efluente que seja aceitável para uso industrial. Contudo, é possível transformar lagoas de estabilização existentes em sistemas com pré-tratamento eficiente, por exemplo, em reatores UASB e tratamento complementar em lagoas de polimento em regime de bateladas sequenciais (LPBS), podendo haver uma lagoa de transbordo intermediária. Nessa transformação, pode-se aproveitar a infraestrutura do sistema já existente. No presente trabalho, analisa-se um caso hipotético de um sistema de lagoas de estabilização sendo transformado num sistema UASB-LPBS. No exemplo, o sistema recebe uma vazão afluente de 45.000 m3/d de água residuária mista, de origem doméstica e industrial. O sistema convencional de lagoas de estabilização opera com um tempo de permanência de 28 d e ocupa uma área de 73 ha. Deseja-se obter um efluente com baixas concentrações dos constituintes indesejáveis: sólidos em suspensão, material orgânico, patógenos, nitrogênio, fósforo e sulfato. Para tanto, propõem-se as seguintes transformações: (1) reatores UASB serão construídos na lagoa anaeróbia existente; (2) a lagoa facultativa existente passará a funcionar como uma lagoa de transbordo e (3) as lagoas de maturação serão transformadas em lagoas de polimento. Palavras-chave: Tratamento de esgoto. Reúso industrial. Remoção de nutrientes. Reator UASB. Lagoa de polimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

van Haandel, Adrianus y Silvânia Lucas dos Santos. "Transformação de lagoas de estabilização: reengenharia de um sistema obsoleto de tratamento de águas residuárias". Reengenharia de lagoas de estabilização 69, n.º 229 (15 de febrero de 2021): 6–24. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.016.

Texto completo
Resumen
Lagoas de Estabilização (LEs) vêm sendo utilizadas há décadas para o tratamento de esgoto em cidades de médio e pequeno portes em muitos países do mundo. Esses sistemas são compostos por uma série de lagoas: (1) lagoa anaeróbia; (2) lagoas facultativas; e (3) lagoas de maturação. As LEs, em geral, produzem um efluente de boa qualidade, em termos de remoção de matéria orgânica e patógenos, mas sua aplicação apresenta desvantagens, sendo o longo tempo de permanência e a impossibilidade de remoção de nutrientes as mais notórias. Uma alternativa promissora ao uso das LEs é a substituição da série lagoa anaeróbia-lagoa facultativa por um reator UASB, que tem como vantagens a redução do tempo de permanência e a captação do biogás. Lagoas de pós-tratamento do efluente do reator UASB apresentam produção de oxigênio e consumo biológico de dióxido de carbono, o que eleva o pH. Nesta série de trabalhos mostra-se, por meio de investigações experimentais, que a produção de oxigênio abre a possibilidade de usar lagoas de polimento em regime de bateladas sequenciais em vez de fluxo contínuo. Essa modificação no regime hidrodinâmico acelera o decaimento das bactérias patogênicas, bem como propicia o aumento do pH, que por sua vez possibilita a remoção dos seguintes nutrientes: nitrogênio, por meio da dessorção de amônia, e fósforo, pela precipitação de fosfato. Assim, produz-se um efluente de boa qualidade com baixas concentrações de material orgânico biodegradável, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e patógenos. A boa qualidade do efluente é obtida em um sistema sem consumo de energia ou materiais auxiliares ao tratamento, e com uma área menor do que a de lagoas de estabilização convencionais. Palavras-chave: Lagoas de estabilização. Reator UASB. Lagoa de polimento. Regime de bateladas sequenciais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

van Haandel, Adrianus, Silvânia Lucas dos Santos y Francisco Vieira Paiva. "Aplicação do sistema UASB-lagoas de polimento para o tratamento de esgoto visando ao reúso agrícola ou industrial ou à proteção de recursos hídricos". Reengenharia de lagoas de estabilização 69, n.º 229 (15 de febrero de 2021): 173–91. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.027.

Texto completo
Resumen
No presente trabalho comparam-se diferentes sistemas que são usados para tratar esgoto, visando ao reúso agrícola ou industrial ou ainda à descarga em água de superfície. O tipo de sistema de tratamento deve atender aos requisitos necessários ao uso que se prevê para o efluente. Distinguem-se assim quatro tipos de sistemas de tratamento: lodo ativado, reator UASB, lagoas de estabilização e a combinação UASB-Lagoa de polimento (LP). O reator UASB sozinho não produz uma qualidade de efluente que permita o reúso ou descarga em águas de superfície. Se o reúso agrícola é desejado, não há necessidade de remoção de nutrientes. Nesse caso, os sistemas de lagoas de estabilização e UASB-LP podem ser usados. Se o reúso industrial é previsto, a remoção de nutrientes é necessária e pode-se usar o sistema de lodo ativado ou UASB-LP. Na escolha racional do tipo de sistema de tratamento, os fatores mais importantes são: desempenho e a área necessária. Pelo desempenho do sistema, avalia-se a capacidade de produzir a qualidade do efluente desejado e a área necessária indica se é factível a implantação do sistema. Outros fatores, como custo, simplicidade e estabilidade operacional também são relevantes. Ao fazer a comparação foi observado que o sistema com a melhor qualidade do efluente é UASB-LP, mas a área necessária é relativamente grande. O lodo ativado produz um efluente com qualidade muito boa, contudo o custo é alto, a operação não é simples e instabilidades podem ocorrer. O sistema de lagoas de estabilização deve ser evitado, porque é inferior ao UASB-LP em vários aspectos. Palavras-chave: Sistemas de tratamento de esgoto. Reúso agrícola. Reúso industrial. Lodo ativado. UASB. Lagoa de estabilização. UASB + lagoas de polimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Vivan, Marcelo, Airton Kunz, Joni Stolberg, Carlos Perdomo y Vânia H. Techio. "Eficiência da interação biodigestor e lagoas de estabilização na remoção de poluentes em dejetos de suínos". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, n.º 3 (marzo de 2010): 320–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000300013.

Texto completo
Resumen
A suinocultura é considerada atividade de alto poder poluidor, face ao elevado número de contaminantes nos seus efluentes, maximizado com o modelo de criação intensiva. Com o objetivo de contribuir para a reversão deste quadro, o presente trabalho teve a finalidade de avaliar o desempenho de um sistema de tratamento composto de um biodigestor e lagoas de estabilização (lagoa anaeróbia, uma facultativa e duas lagoas de maturação) ligadas em série alimentadas com lodo proveniente de uma estação de tratamento de dejetos de suínos. O sistema mostrou-se eficiente para estabilização do resíduo, principalmente da carga orgânica; no entanto, apresenta algumas limitações para redução de nutrientes, sobretudo do nitrogênio, pela contribuição de volatilização de amônia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Correia, Laís Ariane M. Barbosa, Maria Luiza Medeiros Galvão y André Luis Calado Araújo. "GEOPROCESSAMENTO APLICADO A GESTÃO TERRITORIAL URBANA DE PEDRO VELHO/RN". GEOCONEXÕES 1, n.º 1 (17 de diciembre de 2014): 44. http://dx.doi.org/10.15628/geoconexoes.2015.2648.

Texto completo
Resumen
Consta no trabalho breve discussão acerca do uso do geoprocessamento aplicado à gestão do território, particularizado como estudo de caso a Lagoa de Estabilização localizada na cidade de Pedro Velho (Rio Grande do Norte/ Brasil). Apresenta uma síntese dos resultados, quanto à condição da lagoa da cidade, identificados pelo projeto “O uso de geoprocessamento aplicado à gestão de lagoas de estabilização no Rio Grande do Norte (Brasil)” no ano de 2010. Tais resultados indicam contradição técnica, quanto à eficiência do sistema de tratamento de esgoto, uma vez que ao diferenciar as amostras que atestam a adequabilidade da água em bruta e filtrada, verifica-se que estão em desacordo o que estabelece a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), para operação das lagoas. A discussão apresentada está embasada nos conceitos de Geoprocessamento - Silva (2007), Camargo (1997), Polidoro & Barros (2010), Fitz (2008); Planejamento e Gestão Territorial - Clementino (2008), Carlos (2007); e Território - Santos (1994); contemplando ainda breves considerações acerca das Lagoas de Estabilização em Andrade (2006) e Araújo (et al, 2011).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Campos, Alessandro T., Jacir Daga, Emanuel E. Rodrigues, Gilmar Franzener, Mary M. T. Suguiy y Vera L. G. Syperreck. "Tratamento de águas residuárias de fecularia por meio de lagoas de estabilização". Engenharia Agrícola 26, n.º 1 (abril de 2006): 235–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162006000100026.

Texto completo
Resumen
Embora o uso de lagoas de tratamento seja uma tecnologia amplamente conhecida e utilizada para resíduos orgânicos, no caso específico dos resíduos líquidos da industrialização da mandioca, as experiências são reduzidas. Assim, o objetivo deste trabalho foi de avaliar a eficiência na redução da carga poluidora de lagoas de tratamento de resíduos líquidos de fecularia. Para tanto, foram coletadas amostras na entrada do sistema e em cada uma das sete lagoas da Fecularia Horizonte, em Marechal Cândido Rondon - PR, no período de maio a setembro de 2004. Os seguintes parâmetros foram avaliados: Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO), Sólidos Totais (ST), Sólidos Fixos (SF), Sólidos Voláteis (SV), N-NH4+, Condutividade Elétrica (CE), Fósforo (P), Cloretos (CL-) e pH. O sistema promoveu redução de 96,3% de DQO e 96,4% de DBO, e fósforo e sólidos apresentaram comportamento semelhante. Já N-NH4+, CL- e CE oscilaram durante o sistema com redução, sobretudo nas lagoas de polimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Kellner, Erich, Maria do Carmo Calijuri y Eduardo Cleto Pires. "Aplicação de indicadores de sustentabilidade para lagoas de estabilização". Engenharia Sanitaria e Ambiental 14, n.º 4 (diciembre de 2009): 455–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522009000400005.

Texto completo
Resumen
A escolha de uma alternativa tecnológica para tratamento de efluentes, assim como o local para implantação deve ser precedida de um estudo de sustentabilidade do ambiente. Foi proposto um método para avaliação da sustentabilidade de estações de tratamento de esgoto, baseado nas características ambientais, sociais e econômico-financeiras dessas unidades. O método foi aplicado em três ETE, constituídas por lagoas de estabilização, localizadas nos municípios de Cajati, Jacupiranga e Pariquera-Açu, todas pertencentes à bacia do Baixo Ribeira de Iguape (SP). A falta de dados para alguns parâmetros considerados na composição dos indicadores prejudicou a obtenção de valores mais realistas. O método proposto mostrou-se de fácil visualização da condição de sustentabilidade das ETE constituídas por lagoas de estabilização.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Amancio Frutuoso, Francisca Kamila, Silvânia Lucas dos Santos y Adrianus van Haandel. "Lagoas de transbordo aplicadas para o melhoramento de efluentes anaeróbios destinados a lagoas de polimento". Reengenharia de lagoas de estabilização 69, n.º 229 (15 de febrero de 2021): 115–31. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.024.

Texto completo
Resumen
Para operar lagoas de polimento em regime de bateladas sequenciais (LPBS) pode ser conveniente ter uma lagoa de transbordo (LT) com a finalidade de receber continuamente o efluente do UASB e alimentar com bateladas as LPBS. Neste trabalho, operaram-se três LTs, em escala piloto, com diferentes profundidades e tempos de detenção hidráulica (TDH) de 1,5 a 3 dias. Os resultados apresentaram ótimas eficiências na remoção de sólidos suspensos (SS) e ovos de helmintos (OH). Não houve diferença significativa (p>0,05) para os SS em relação ao TDH, enquanto para os OH as eficiências foram da ordem de 90% em todas as lagoas e TDH. Verificou-se uma variação de 51% a 14% de eficiência na remoção de DQO, decrescendo do maior ao menor TDH. Ademais, notaram-se outros processos, tais como: início da proliferação de algas, dessorção de CO2 e diminuição da concentração de sulfeto. Conclui-se que lagoas de transbordo podem ser uma alternativa no melhoramento do tratamento de efluentes destinados às LPBS. Palavras-chave: Tratamento de esgoto. Lagoa de estabilização. UASB. Lagoa de polimento em bateladas sequenciais. Lagoa de transbordo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Edu M. da y Denis M. Roston. "Tratamento de efluentes de sala de ordena de bovinocultura: lagoas de estabilização seguidas de leito cultivado". Engenharia Agrícola 30, n.º 1 (febrero de 2010): 67–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000100007.

Texto completo
Resumen
No Brasil, o destino dos efluentes dos confinamentos de animais foi e continua sendo os cursos de água, usando o ultrapassado método da diluição para eliminar os resíduos das instalações, o que pode resultar na eutrofização de rios, riachos, lagos e lagoas. As lavagens diárias da sala de ordenha, da Unidade Educativa de Produção (UEP) de Bovinocultura de Leite da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes -MG (EAFI/MG), gerou 4,7 vezes mais efluentes poluentes do que a produção de leite, entre os meses de junho de 2006 e maio de 2007. Uma unidade-piloto composta por lagoa anaeróbia, lagoa facultativa e leito cultivado (“constructed wetland”) foi projetada para testar a eficiência no tratamento do resíduo líquido gerado pela sala de ordenha. Após o tratamento do efluente bruto no sistema proposto, ficou constatado que a retenção média de fósforo foi de 83%; a redução de nitrato de 88%; a Demanda Química de Oxigênio (DQO) ficou reduzida, em média, 89%; os sólidos totais em 67% e a redução da turbidez, analisada somente no leito cultivado ficou, em média, em 60%. O pH médio das amostras foi de 6,2. Em se tratando de efluentes oriundos de confinamento de animais, pode-se afirmar que o resultado foi positivo, demonstrando que essa opção de sistema de tratamento tem grande potencial de aplicação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

van Haandel, Adrianus y Silvânia Lucas dos Santos. "Proposta de aumento da capacidade de tratamento e melhoria da qualidade do efluente da ete de Campina Grande-PB usando a combinação UASB e lagoas de polimento". Reengenharia de lagoas de estabilização 69, n.º 229 (15 de febrero de 2021): 152–72. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.026.

Texto completo
Resumen
Nos artigos anteriores desta série, mostrou-se que sistemas de lagoas de estabilização (LE) apresentam desvantagens que podem ser reduzidas ou mesmo eliminadas quando se substitui a configuração convencional (lagoa anaeróbia/lagoa facultativa/lagoas de maturação) por um sistema composto de um reator UASB seguido por Lagoas de polimento (LP). Essa substituição possibilita o aumento da capacidade de tratamento, melhora a qualidade do efluente, reduz o tamanho e consequentemente os custos de construção, além de permitir a captura do biogás e o aproveitamento do lodo como biofertilizante. Como exemplo, analisaram-se as vantagens de aplicar o reator UASB seguido de LP em substituição ao sistema convencional de LE que se encontra em operação na cidade de Campina Grande, Paraíba. A atual ETE de Campina Grande é constituída por duas lagoas anaeróbias, duas lagoas facultativas e quatro lagoas de maturação, com capacidade para tratar 13.000 m3/d. A análise mostrou que todas as vantagens do novo sistema podem ser materializadas no caso de Campina Grande. Quando se substitui o sistema convencional pela nova alternativa, a capacidade de tratamento da ETE, com a infraestrutura existente, aumentaria para 40.000 m3/d se o efluente fosse utilizado para fertirrigação ou 20.000 m3/d se o efluente fosse utilizado para fins industriais; nesse caso, a remoção de nutrientes é necessária. Assim, todo o efluente seria utilizado de maneira produtiva e não haveria mais descarga nas águas de superfície. Palavras-chave: Lagoas de polimento. Reúso agrícola. Reúso industrial. Custo construção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Lagoas de estabilização - Tratamento"

1

Dalavéquia, Máira Aparecida. "Avaliação de lagoas de estabilização para tratamento de dejetos de suínos". Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78478.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T14:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T16:48:44Z : No. of bitstreams: 1 176461.pdf: 33464478 bytes, checksum: ac43a79b7d68d605cbc501d80d53de6f (MD5)
A suinocultura já adequou-se, as mais importantes questões da produção, como genética, manejo, nutrição, ambiência e outros. Mas, a sustentabilidade da atividade permanece como um questão ainda não resolvida. Este fato configurara como uma das mais sérias restrições à sua expansão, face o volume significativo e as características físico-químicas dos dejetos, o que os tornam grande poluidores dos recursos naturais. Várias alternativas tem sido propostas para tratar os dejetos líquidos de suínos, entre elas as lagoas de estabilização, consideradas tecnologias de baixo custo de implantação, operação e apresentam boa eficiência de remoção da matéria orgânica, sólidos, nutrientes, microoganismos patogênicos e de metais pesados. Porém, seu dimensionamento constituí-se um problema, devido à carência de informações sobre os parâmetros de projetos para as várias regiões do Brasil, já que a parâmetros climáticos e disponibilidade de área influenciam grandemente na eficiência deste tipo de tratamento. Este trabalho teve como objetivo a avaliação, através de parâmetros de projetos e condições de funcionamento, de um sistema de lagoas de estabilização para tratamento de dejetos de suínos desenvolvido por Medri (1997) realizado na EMBRAPA-CNPSA - Concórdia. Foram avaliadas três séries de lagoas em seqüência, com diferentes TDH, sendo: - Sistema 1: anaeróbia 1 (35 dias), anaeróbia 2 (46 dias), facultativa (24 dias), aguapé (15 dias), TDH total = 120 dias. - Sistema 2: anaeróbia 1 (35 dias), anaeróbia 2 (30 dias), facultativa 1 (20 dias), facultativa 2 (15 dias), maturação (7 dias), TDH total = 107 dias - Sistema 3: anaeróbia1 (30 dias), anaeróbia 2 (20 dias), facultativa 1(15 dias), facultativa 2 (15 dias), maturação (7 dias), TDH total = 87 dias) O sistema de tratamento foi monitorado através de amostras coletadas nos afluentes e efluentes de cada lagoa que compõe os três sistemas. Os parâmetros analisados foram: DQOt, DQOf, ST, SV, SF, PT, Pf, NTK, CF, pH, temperatura, de acordo com métodos estabelecidos pelo Standard Methods (APHA-AWWA-WEF, 1992) Os resultados obtidos indicam o sistema 3 (87 dias de TDH), como o mais eficiente, apesar do menor TDH em comparação com o sistema 1 e 2, sendo que nas lagoas anaeróbias, as CV de DQOt (Kg DQOt/m3.d), foram: LA-30 = 0,32 e LA-20 = 0,09. Já as CV de SV (kgSV/m3.d), foram: LA-30 = 0,14 e LA-20 = 0,07. As CS de DQOt (kg DQOt/ha.d) obtidas no sistema 3, foram: LF-15 (1) = 265; LF-15 (2) = 230; LM-7 = 185. Este sistema apresentou as seguintes constantes de degradação em termos de DQOt, K (d-1): LA-30 = 0,151, LA-20 = 0,016, LF-15(1) = 0,010, LF-15 (2) = 0,016 e LM-7 =0,026.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Pavanelli, Gerson. "Biofiltro submerso modificado para pós-tratamento do efluente de lagoas de estabilização". Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-07102014-151515/.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa propôs o desenvolvimento de um sistema de biofiltros submersos, modificados com base na configuração de filtros de pedra, visando o pós-tratamento do efluente de lagoas de estabilização, inicialmente para a remoção de algas. A modificação consiste na variação das alturas da camada filtrante e na colocação de tampa na superfície do BS, evitando o acesso da luz. O esgoto tratado captado na lagoa de maturação foi feito em duas profundidades – a 60 cm de profundidade da superfície da lagoa (denominada zona superficial) e a 180 cm de profundidade da superfície da lagoa (denominada zona intermediárias). O experimento foi composto por 8 BS sendo 4 BS alimentados pelo esgoto captado na zona superficial (60 cm) e outros 4 BS alimentados pela esgoto captado na zona intermediária (180 cm). Foi utilizado, como recheio dos biofiltros submersos, pedra brita nº 3, nas seguintes alturas de camada filtrante: 50 cm, 100 cm, 150 cm e 200 cm, tendo por objetivo avaliar a influência deste fator sobre a eficiência de remoção de algas mediante análise de Clorofila a, e outras 16 variáveis de qualidade associadas neste estudo. Concluiu-se que a extração a partir da zona superficial da lagoa de maturação, e uma profundidade de leito entre 150 cm e 200 cm, foram os parâmetros operacionais que levaram a um melhor desempenho global dos biofiltros submersos modificados, e mais especificamente quanto às seguintes variáveis: Clorofila a, DQO (Demanda Química de Oxigênio), DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e sólidos totais.
This research proposed the development of a submerged bio filters system, modified based in rock filters configuration, aiming the post treatment of the effluent of stabilization lagoons, for algae removal first. The modification consists invariance of the heights of the filter layer and the cover placed on the surface of the BS, preventing access of light. The treated sewage captured in the maturation lagoon was made at two depths – at 60cm depth of the lagoon surface (called superficial zone) and at 180cm depth of the lagoon surface (called intermediary zone). The experiment consisted of 8 BS, with 4 BS being fed by sewage captured in the superficial zone (60 cm) and other 4 BS fed by sewage captured in the intermediary zone (180 cm). It was used, as a stuff of submerged biofilters, rock number three, at the following heights of filtering layers: 50 cm, 100 cm, 150 cm e 200 cm, aiming to evaluate the influence of this factor over algae removal efficiency towards chlorophyll a, and other 16 quality variables associated in this study. It was concluded that the collecting from superficial zone of the maturation lagoon, and a layer depth between 150 cm e 200 cm, were the operational parameters that lead to a better overall performance of modified submerged biofilters, and more particularly to the following variables: Chlorophyll a, COD (Chemical Oxygen Demand), BOD (Biochemical Oxygen Demand) and total solids.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Joel Dias da. "Tratamento de lixiviados de aterro sanitário por lagoas de estabilização em série". Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90618.

Texto completo
Resumen
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Made available in DSpace on 2012-10-23T12:59:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 251095.pdf: 2949688 bytes, checksum: 8ac20b4a95ac19679cbdbfcb7188d637 (MD5)
As atividades humanas relacionadas à produção e ao consumo dos mais diversos materiais têm promovido uma crescente geração de resíduos. A destinação final dada a estes nem sempre tem sido adequada do ponto de vista da segurança da Saúde Pública e do meio ambiente. Sabendo-se que, a produção de resíduos é crescente, torna-se imperativo assegurar o seu gerenciamento através de estratégias de gestão destes materiais. Como alternativa, no processo de gerenciamento de resíduos sólidos, o aterro sanitário tem sido uma das formas de destinação final de resíduos adotada. Sendo bem executado, o aterro sanitário é uma boa alternativa. Contudo, apresenta como inconveniente à geração de lixiviados. Estes líquidos resultam da passagem da água de chuva pela massa de resíduos, carreando os produtos da decomposição biológica e aqueles resultantes do processo de solubilização do material inorgânico. Estes líquidos têm sido identificados como fontes potenciais de poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, apresentando consideráveis variações na sua qualidade e quantidade. Muitas técnicas têm sido abordadas em estudos atuais, desde físico-químicos a tratamentos biológicos. As lagoas de estabilização, em virtude dos seus reduzidos custos de implantação, manutenção e operação, têm-se mostrado uma alternativa viável para o tratamento destes efluentes. Desenvolveu-se um sistema experimental, em escala piloto, composto por três lagoas de estabilização (anaeróbia + facultativa + maturação), tratando efluente bruto, em funcionamento desde Março de 2005 até Maio de 2006. Avaliou-se o desempenho deste sistema na atenuação do potencial poluidor deste efluente e considerando-se, em especial, fatores como a eficiência de remoção carbonácea e de nutrientes nas lagoas, quando submetidas às variações de cargas aplicadas; a possível influência da sazonalidade e estratificação no desempenho das lagoas; a influência da variação nictemeral e o potencial do sistema em detoxificar o efluente tratado. Os resultados mostraram que o sistema de lagoas tratou satisfatoriamente os lixiviados, com eficiências de remoção de 77% para DQO Total; 94,3% para amônia; 83% para fósforo; 70% para DBO5 e 78% para COT. A relação DBO5/DQO ficou em torno de 0,3, comprovando-se que, o Aterro de Tijuquinhas, em Biguaçú - SC, operando desde 1991, encontra-se numa fase de transição para um aterro classificado como antigo. Na avaliação ecotoxicológica do lixiviado, utilizou-se o organismo-teste Daphnia magna Straus, os resultados mostraram-se positivos, atingindo valores desejados de detoxificação do efluente. Observou-se estratificação nas lagoas facultativa e de maturação nas diferentes fases, influenciada pelas estações do ano. Para a temperatura, o gradiente médio na lagoa facultativa foi de 1,7°C/m, enquanto que, para a lagoa de maturação foi de 2,1°C/m, evidenciando estratificação térmica. Flutuações sazonais e diurnas nas variáveis pH e OD também foram observadas, em especial durante períodos de intensidade luminosa, com os picos ocorrendo entre 13h00 e 15h00. O mesmo se deu durante a avaliação nictemeral, que mostrou variações significativas em alguns dos parâmetros monitorados. OD, pH e temperatura apresentaram flutuações nos diversos horários e profundidades amostradas. A partir da análise multivariada - ACP constatou-se a predominância e representatividade dos fatores matéria orgânica (DQO e Sólidos), temperatura, oxigênio dissolvido e remoção de nutrientes, mostrando-se assim, como de grande importância no dimensionamento de lagoas de estabilização em série, como as adotadas neste estudo. Comprovou-se a hipótese levantada no início dos trabalhos, com base nos resultados obtidos, que o sistema de lagoas de estabilização pode tratar eficientemente lixiviados de aterros sanitários. As questões de pesquisa também foram satisfeitas, recomendando-se o sistema adotado. Reside, porém, a necessidade de se otimizar o sistema, talvez com alterações em seu dimensionamento (comprimento, largura e/ou profundidade) ou adição de tratamentos complementares para melhoria da qualidade do efluente final, deixando-o dentro das condições exigidas pela Legislação Ambiental (CONAMA 357/2005) quanto ao seu lançamento em corpos d'água.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Soares, Lorena Acelina. "Utilização de resíduo de ETA no tratamento de efluente de lagoas de estabilização". Universidade Federal de Goiás, 2013. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3233.

Texto completo
Resumen
Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2014-09-30T19:40:45Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Lorena Acelina Soares- 2013.pdf: 4480998 bytes, checksum: 897237b936fb021759ca673026bddec5 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-09-30T20:20:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Lorena Acelina Soares- 2013.pdf: 4480998 bytes, checksum: 897237b936fb021759ca673026bddec5 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-30T20:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Lorena Acelina Soares- 2013.pdf: 4480998 bytes, checksum: 897237b936fb021759ca673026bddec5 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-08-09
Water treatment plants (WTP) inevitably generates waste (WTPS) that must be disposed properly, however due to its characteristics can be reused in other processes such as polishing the effluent of stabilization ponds.This work was developed with the intention of use this waste in the wastewater treatment stabilization ponds, which have good characteristics of organic matter removal, but low efficiency in nutrient removal. Assays were performed in Jar Test equipment, wherethefactors: concentrations of the residue, gradient speed, pH and the time of mixing and sedimentation were varied. It was observed the influence of each factors in the removal of phosphorus, ammonia nitrogen organic, nitrate, COD, turbidity and true color. To obtain sufficient volume for analyze the residue formed after the addition of effluent from maturation pond with water treatment plant sludge (WTPS), sedimentation tests were performed on an acrylic column, using the natural pH of the effluent and a pH modified to 6,0. The residue formed in sedimentation test and the WTPS were characterized as structure and composition. The Jar Test assays showed that there was greater removal of total phosphorus (48,04%), COD (49,39%) and color (50,79%), and that the parameters and the factors had significantly influence in the removal.The waste from sedimentation tests and WTPS consist mainly of sand, silt and clay, and its structures are composed of the minerals kaolinite, halloysite and halite. It was concluded that the use of WTPS to polish the effluent from stabilization ponds proves to be a good alternative to the disposal of this waste, assisting in the removal of quality parameters of treated wastewater.
As estações de tratamento de água (ETAs) inevitavelmente geram resíduos que devem ser dispostos adequadamente, porém devido as suas características podem ser reutilizados em outros processos, como no polimento do efluente de lagoas de estabilização. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de utilizar esse resíduo no tratamento do efluente de lagoas de estabilização, que são sistemas que apresentam boa remoção de matéria orgânica, porém baixa eficiência na remoção de nutrientes. Os ensaios foram realizados em equipamento Jar Test onde foram variados as concentrações do resíduo, o gradiente de velocidade, o pH e os tempos de mistura e sedimentação. Foi observada a influência de cada um desses fatores na remoção de fósforo total, nitrogênio amoniacal orgânico, nitrato, DQO, cor verdadeira e turbidez. Para obter volume suficiente para a análise do resíduo formado após adição do resíduo da ETA (RETA) ao efluente da lagoa de maturação, foram realizados ensaios de sedimentação em coluna de acrílico, utilizando o efluente in natura e o efluente com pH modificado para 6,0. O resíduo formado nesse ensaio e o RETA foram caracterizados quanto a estrutura e composição. Os ensaios Jar Test demonstraram que houve maior remoção dos parâmetros fósforo total (48,04%), DQO (49,39%) e cor verdadeira (50,79%), e que os fatores analisados influenciam significativamente na remoção e interagem entre si. Os resíduos dos ensaios de sedimentação e o RETA são constituídos majoritariamente por areia, seguida de silte e argila e suas estruturas são compostas pelos minerais caulinita, haloisita e halite. Concluiu-se que a utilização do RETA para o polimento de efluentes de lagoas de estabilização demonstra ser uma boa alternativa para a disposição desse resíduo auxiliando na remoção de parâmetros de interesse de qualidade de esgoto tratado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Takeuti, Marcos Roberto Shoiti [UNESP]. "Avaliação de desempenho de uma estação de tratamento de esgoto por lagoas de estabilização com chicanas". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2003. http://hdl.handle.net/11449/98107.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:14Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2003-10-31Bitstream added on 2014-06-13T19:17:37Z : No. of bitstreams: 1 takeuti_mrs_me_ilha.pdf: 1785772 bytes, checksum: 40aee906baf147862ac1f7e479a97ff5 (MD5)
Este trabalho teve como objetivo o monitoramento e avaliação da eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade de Santa Fé do Sul - SP, e a comparação dos resultados auferidos com ETEs da região. A Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Fé do Sul investigada era composta de uma lagoa anaeróbia seguida por uma lagoa facultativa com 3 (três) divisores de fluxo (chicanas) paralelos, formando 4 (quatro) canais paralelos dentro da mesma, seguida por uma lagoa de maturação com apenas 1 (um) divisor de fluxo (chicanas) formando 2 (dois) canais paralelos, formando chicanas do tipo vai e vem. O monitoramento foi realizado no período de novembro de 2000 a junho de 2003. Os ensaios de investigação dos parâmetros de controle foram realizados em duas etapas, sendo a primeira etapa com quatro pontos de coletas realizadas quinzenalmente, no período de novembro de 2000 a junho de 2002, e a segunda etapa, com oito pontos de coletas com freqüência semanal, no período de março a junho de 2003. Os parâmetros investigados no monitoramento foram: DBO (mg/L), DQO (mg/L), OD, Temperatura (°C), pH, Sólidos Totais (mg/L), Sólidos Suspensos Totais (mg/L), Coliformes Totais (NMP/100mL) e Coliformes Fecais (NMP/100mL) das amostras coletadas em pontos de interesse ao longo das lagoas da ETE conforme etapas de investigação. Os parâmetros investigados e analisados na ETE durante o período de monitoramento foram animadores, apresentando valores de eficiência de remoção dos mesmos melhores em comparação as das ETEs da região.
This work had as objective the accompaniment and evaluation of the efficiency of the Sewage Treatment Station of Santa Fé do Sul city, São Paulo state, Brazil, and the comparison of the obteined results with others stations of the same region. The station are composed with stabilization ponds. The first pond is anaerobic, followed by one facultative pond, with three parallel flow divisors (baffle), forming four parallel channels. This pond is followed by a maturation pond, with only one flow divisor (Baffle), forming two parallel channels. The accompaniment was accomplished in the period of november from 2000 to june of 2003. The chemical and bacteriological tests of investigation were accomplished in two stages. In the the first stage, the samples are collected in four different points every fifteen days, in the period of november of 2000 to june of 2002. In the second stage, the samples are collected in eigth different points every seven days, in the period of march to june of 2003. The parameters investigated in the acconpaniment were: Biochmical Oxygen Demand (BOD), Chemical Oxygen Demand (COD), Dissolved Oxygen (DO), Temperature (T), pH, Total Solids (TS), Total Suspended Solids (TSS), Total Coliforms, and Faecal Coliforms. The samples was collected in strategical points in the ponds, according to investigation stages. The investigated and analyzed parameters in station during the acconpaniment period were exciting, presenting better values of efficiency of removal of polluents in comparison with others stations of the region.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Medri, Waldir. "Modelagem e otimização de sistemas de lagoas de estabilização para tratamento de dejetos suinos". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1997. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77093.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lima, Diego de Farias. "Tratamento conjugado de águas residuárias e lixiviado de aterro sanitário em lagoas de estabilização rasas". Universidade Estadual da Paraíba, 2010. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1836.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:20:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Diego de Farias Lima.pdf: 500606 bytes, checksum: 2206e3883002ebc768ec98e9430f7666 (MD5) Previous issue date: 2010-12-10
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
In recent decades there has been increasing concern about water resources due to population growth, increases in water demand and the degradation of water bodies through the release of domestic and industrial wastewater without adequate treatment. In addition to these problems, municipal solid waste (MSW) produces another source of pollution, namely, leachate emanating from sanitary landfill. This study investigated the treatment of wastewater and landfill leachate in 4 series of shallow waste stabilization ponds located at the Experimental Research Station for Biological Sewage Treatment (EXTRABES), of the State University of Paraiba, Campina Grande, Paraiba, Brazil. The experimental system received sewage from the eastern sewerage interceptor of Campina Grande and leachate collected from the sanitary landfill of the city of Joao Pessoa, PB, and pretreatment by process of "ammonia stripping" in a series of shallow lagoons. The experimental period was divided into three phases, depending on the mixtures of substrate used to feed the pond system. In Phase 1, the substrate was only wastewater, in Phase 2, the substrate was comprised a mixture of wastewater and pretreated leachate in a ratio of 99:1, respectively, and in Phase 3 the ratio of sewage to leachate was 98:2. The removal efficiency of organic material indirectly measured as COD and BOD5 in Phase 1 was 29% and 91% in Phase 2, 54% and 95% and in Phase 3 83% and 90 %, respectively. Regarding species richness of microalgae, there was an increase in the number of species along the stabilization pond system, with 12 algal species in the first pond and 29 species in the final pond. The class Euglenophyceae was predominant in ponds 1 and 2, and Chlorophyceae in ponds 3 and 4. The algal density in pond 4, in relation to pond 1 decreased by 82% in Phase 2 and by 92% in Phase 3. The pH and dissolved oxygen levels in the ponds were highest during the day, between 10 e 16 h, with pH above 9,2 and dissolved oxygen above 14 mg/L in pond 2. The combined treatment of wastewater and landfill leachate in a series of shallow ponds would appear to be a promising alternative technology for the future, providing social, economic and environmental advantages, mainly for geographical regions with favorable availability of areas.
Nas últimas décadas houve crescente preocupação com os recursos hídricos, em relação ao crescimento da população, aumentou a demanda por água e a degradação dos corpos d água através da liberação de efluentes domésticos e industriais sem tratamento adequado. Além desses problemas, os resíduos sólidos urbanos (RSU) produzem outra fonte de poluição, designadamente, o lixiviado proveniente dos aterros sanitários. Este estudo investigou o tratamento de águas residuárias e lixiviado de aterro sanitário em uma série de quatro lagoas de estabilização rasas localizado na Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgoto Sanitário (EXTRABES), da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil. O sistema experimental recebeu o esgoto do emissário leste do sistema de esgotamento da cidade de Campina Grande e lixiviado coletado no aterro sanitário da cidade de João Pessoa, PB, e pré-tratado por processo de stripping amônia em uma série de lagoas rasas. O período experimental foi dividido em três fases, dependendo das misturas de substratos usados para alimentar o sistema de lagoas. Na Fase 1, o substrato foi apenas águas residuárias, na Fase 2, o substrato foi composto por uma mistura de águas residuárias e lixiviado pré-tratado em uma proporção de 99:1, respectivamente, e na Fase 3 a proporção de esgoto para lixiviado foi 98:2. A eficiência de remoção de material carbonáceo medido indiretamente como DQO e DBO5 na Fase 1 foi 29% e 91%, na Fase 2 de 54% e 95% e na Fase 3 de 83% e 90%, respectivamente. Quanto à riqueza de espécies de microalgas, houve um aumento no número de espécies ao longo do sistema de lagoas de estabilização, com 12 espécies de algas na primeira lagoa e 29 espécies na lagoa final. A classe Euglenophyceae foi predominante nas lagoas 1 e 2, e Chlorophyceae nas lagoas 3 e 4. A densidade de algas na lagoa 4, em relação à lagoa 1 diminuiu em 82% na Fase 2 e 92% na Fase 3. O pH e oxigênio dissolvido nos corpos d'água foram maiores durante o dia, entre 10 e 16h, com pH acima de 9,2 e oxigênio dissolvido acima de 14 mg/L na lagoa 2. O tratamento conjugado de águas residuárias e lixiviado de aterro sanitário em lagoas de estabilização rasas, parece ser uma promissora tecnologia alternativa para o futuro, proporcionando benefícios sociais, econômicos e ambientais, principalmente para regiões geográficas com disponibilidade de áreas favoráveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Magno, Paulo Sérgio do Livramento. "Tratamento de efluentes em lagoas de estabilização : uma estudo de caso em indústria de laticínio". Universidade de Taubaté, 2010. http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=177.

Texto completo
Resumen
O aumento da inserção de diversas indústrias na região sudeste do Estado do Pará tem originado alterações nas condições ambientais dessa região. Os efluentes gerados nas indústrias de laticínios em termos de poluição hídrica tem um alto teor de material orgânico presente em sua composição. As lagoas de estabilização são tradicionalmente usadas no tratamento deste tipo de efluente. O objetivo desta pesquisa é determinar a eficiência efetiva e teórica em lagoa de estabilização utilizada no tratamento de efluentes provenientes da indústria de laticínio. Utilizou-se como metodologia para o cálculo da eficiência teórica, os principais parâmetros propostos por Von Sperling, que são a taxa de aplicação superficial, o tempo de detenção, profundidade e geometria, enquanto que para o cálculo da eficiência real, foram coletados amostras do efluente tratado, nas entradas e saídas das lagoas aeróbias e facultativa, nas datas 28/08/2009, 08/09/09 e 15/09/09, calculando-se a média dos resultados dos seguintes parâmetros: demanda bioquímica oxigênio, demanda química de oxigênio, cor, pH, sólidos totais, sólidos totais dissolvidos, turbidez, oxigênio dissolvido, nitrato, nitrogênio amoniacal. O sistema de tratamento esta funcionando dentro dos resultados esperados. O modelo de dimensionamento Von Sperling se comprovou eficiente, a eficiência teórica apresentou um valor de 84,93%, enquanto que a eficiência real foi de 73,36%, sendo esta menor que a teórica. O tratamento mostrou diminuir a DQO, ST e turbidez, pois não existe cálculo teórico para outros parâmetros. O estudo demonstrou a situação do tratamento em relação aos parâmetros legislados pelo CONAMA 357, que trata dos padrões de lançamentos.
The increase of various industries in the region southeast of Pará State has led to changes in environmental conditions in the region. Effluents generated dairy industries in terms of water pollution has a high content of organic material in its composition. Stabilization pond are traditionally used in this type of effluent treatment. The goal of this search template is to determine the effective and efficient in stabilisation pond theoricist used in the treatment of effluents from newspaper delivery industry. Used as a methodology for the calculation of theoretical efficiency, the main parameters proposed by Von Sperling, which are superficial application rate, the time of arrest, depth and geometry, while for the calculation of real efficiency were collected samples of effluent treaty, entrances and exits of aerobic pond and optional dates 28/08/2009, 08/09/09 and 15/09/09, calculating the average of the results of the following parameters: biochemical oxygen demand, chemical oxygen demand, color, pH, total solids, total dissolved solids, dissolved oxygen, turbidity, nitrate, ammoniacal nitrogeny. The treatment system running within the expected results. dimenionament model of Von Sperling proved efficient Von Sperling, theoretical efficiency of 84,93%, actual efficiency was of 73,36%, lower than the theoretical. The treatment showed smaller DQO, St and turbidity, because there is no theoretical calculation for other parameters. The demostrated study of the situation in relation to the parameters treatment legislated by CONAMA 357, dealing with the discharge standards.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Campos, Andrezza Raphaella Costa. "Tratamento conjugado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto sanitário em lagoas de estabilização rasas". Universidade Estadual da Paraíba, 2012. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1796.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:19:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrezza Raphaella Costa Campos.pdf: 1147709 bytes, checksum: a1ca809232e882a72bf27f1c8d5c014e (MD5) Previous issue date: 2012-08-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The search to develop viable and efficient alternatives for the treatment of landfill leachate, provided the emergence of initiatives to research the combined treatment of landfill leachate and sewage, in order to treat the leachate by diluting it in sewage, reducing the high concentrations of organic matter and ammonia nitrogen, allowing proper proportions to conventional treatment. In this study was analyzed the efficiency of combined treatment of leachate, in nature, and sanitary sewage in a series of shallow stabilization ponds. The experimental system was designed, built and monitored in physical dependencies of the Experimental Station of Biological Treatment of Sewage (EXTRABES), belonging to the State University of Paraiba, Campina Grande - PB, Brazil (7 ° 13'11'' south, 35 ° 52 '31'' west and 550 m above sea level), consisting of four shallow stabilization ponds in series, with a facultative pond, followed by three maturation ponds. Was prepared daily, the required volume of substrate from the mixture of 1% of landfill leachate, in nature, and 99% of sewage, used for feeding the series of stabilization ponds. The average removal efficiency of COD Total, COD Filtered, BOD5 nd N-NH4 + were 49%, 48%, 69% and 86%, respectively. It was further observed that the parameters of pH, BOD , fit the patterns established by CONAMA 430/2011, for disposal of effluent of sewage treatment system in water bodies. Were performed two profiles in the series of stabilization ponds, aiming to better understand the behavior of the experimental system. During the profiles was observed that the parameters of pH, temperature and dissolved oxygen varies during the day, with higher values for the period of greatest insolation, situated between 11 and 14 hours. Based on these results, the combined treatment of landfill leachate and sewage, can be considered as an effective alternative for the treatment of leachate, adapting it to a biological process with low operating costs, and preventing it may cause environmental impacts 5 and N-NH4 +
A busca para desenvolver alternativas viáveis e eficientes para o tratamento do lixiviado de aterro sanitário, fez com que surgisse a iniciativa de pesquisar sobre o tratamento conjugado entre lixiviado de aterro sanitário e esgoto sanitário, visando tratar o lixiviado diluindo este no esgoto, reduzindo as elevadas concentrações de matéria orgânica e nitrogênio amoniacal, deixando em proporções adequadas ao tratamento convencional. Neste estudo, foi analisada a eficiência do processo de tratamento conjugado do lixiviado de aterro sanitário, in natura, mais esgoto sanitário numa série de lagoas de estabilização rasas. O sistema experimental foi projetado, construído e monitorado nas dependências físicas da Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários (EXTRABES) da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande PB, Brasil, (7°13 11 Sul, 35°52 31 Oeste e 550 m acima do nível do mar), constituindo-se de quatro lagoas de estabilização rasas em série, sendo uma lagoa facultativa, seguida de três lagoas de maturação. Foi preparado diariamente, o volume necessário de substrato, a partir da mistura de 1% de lixiviado de aterro sanitário, in natura, mais 99% de esgoto sanitário, utilizado para a alimentação da série de lagoas de estabilização. As eficiências médias de remoção de DQO Total, DQO Filtrada, DBO5 e N-NH4 + foram de 49 %, 8 %, 69 % e 86 %, respectivamente. Constatou-se ainda que a concentração final do pH, DBO e NNH4 +, se enquadraram aos padrões estabelecidos pela Resolução do CONAMA 430/2011, para descarte de efluentes de sistema de tratamento de esgoto sanitário em corpos aquáticos. Foram realizados dois perfis na série de lagoas de estabilização, objetivando melhor compreensão do comportamento do sistema experimental. Observou-se durante os perfis, que os parâmetros de pH, oxigênio dissolvido e temperatura variaram ao longo do dia, apresentando maiores valores para o período de maior insolação, situados entre as 11 e 14 horas. Com base nos resultados obtidos, tem-se que o tratamento conjugado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto sanitário, pode ser considerado como alternativa viável e eficiente para o tratamento do lixiviado, adequando-o a um processo biológico, com baixo custo operacional, e evitando que o mesmo possa causar impactos ao meio ambiente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Alves, Renato Vieira. "Avaliação de desempenho de lagoas de estabilização no tratamento de dejetos de suínos: aspectos microbiológicos". Universidade Federal de Viçosa, 2004. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4992.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:46:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1035711 bytes, checksum: 8bfda17a9052b539367681b5d54200ed (MD5) Previous issue date: 2004-03-25
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais
The development of the hog production in Brazil evidenced the problem of the treatment and destination of the swine manure, subject that until the 70 s it was not reason concern for. However, besides environmental consequences, the absence or treatment inadequacy can bring damages for the health, human or animal. Two different systems of stabilization ponds for swine wastewater treatment were monitored for, approximately, one year. One of them composed for three anaerobic ponds and one facultative pond (Farm A) and the other for an anaerobic reactor and a series of polishing ponds (Farm B). Pathogenics (Salmonella spp. and porcine parvovirus) and indicators (total coliforms, Escherichia coli, enterococci and Streptococcus spp) microrganisms were researched in the not treated effluent and in the effluent of each unit. Other six farms also had the feces of the herd evaluated, for the same parameters, in three samples of each property. Salmonella spp. was found in 40% of the samples (14/35), and, in the Farm B ponds system, it was identified until the effluent of the second anaerobic pond. 45% (9/20) of the samples were positive for parvovirus. Statistically significant differences were not observed between the coliforms and streptococci concentrations in the samples of not treated effluent, the same was found in the samples of swine feces. In both monitored systems, the removal efficiency was below the expected. For the system of Farm A, the efficiency was close to 99,9% (3log10) with a hidraulic detention time of 52,6 days. For the other system, the efficiency was among 90-99% (1-2 log10) with a hydraulic detention time of 122,5 days. In contrast to the performance of the systems as a whole, the anaerobic ponds revealed good efficiency of bacterial removal. However, in the event of the optional ponds - of polishing - the results indicate that should have better conception of the system so that these indeed accomplish the expected performance in the bacterial removal. Regression studies among the volumetric loading rates of Biochemical Oxygen Demand (BOD), Chemical Oxygen Demands (COD) and volatile solids and the removal efficiency of the four indicative organisms was accomplished, revealing, generally, excellent association among the variables.
O desenvolvimento da suinocultura no país evidenciou o problema do tratamento e da destinação dos dejetos de suínos, questão que até a década de 70 não era motivo de preocupação. Porém, além de conseqüências ambientais, a ausência ou inadequação de tratamento pode trazer prejuízos para a saúde, humana ou animal. Dois diferentes sistemas de lagoas de estabilização para tratamento de dejetos de suínos foram monitorados por, aproximadamente, um ano. Um deles composto por três lagoas anaeróbias e uma facultativa (Granja A) e o outro por um reator anaeróbio e uma série de lagoas de polimento (Granja B). Pesquisaram-se microrganismos patogênicos (Salmonella spp. e parvovírus suíno) e indicadores (coliformes totais, Escherichia coli, enterococos e Streptococcus spp) no dejeto bruto e no efluente da cada unidade de tratamento. Outras seis granjas também tiveram as fezes dos suínos avaliadas para os mesmos parâmetros, em três amostras de cada propriedade. Salmonella spp. foi encontrada em 40% das amostras (14/35), sendo que, no sistema de lagoas da Granja B, foi identificada até o efluente da segunda lagoa anaeróbia. Os resultados para parvovírus foram positivos em 45% das amostras (9/20). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre as concentrações de coliformes e estreptococos no dejeto bruto, mesmo resultado encontrado nas amostras de fezes de suínos. Em ambos os sistemas monitorados, a eficiência de remoção dos indicadores esteve abaixo do esperado. Para o sistema da Granja A, a eficiência foi próxima de 99,9% (3log10) com um tempo de detenção hidráulica (TDH) de 52,6 dias. Para o outro sistema, da Granja B, a eficiência foi entre 90-99% (1-2 log10) para TDH de 122,5 dias. Em contraste ao desempenho global dos sistemas, as lagoas anaeróbias, individualmente, revelaram boa eficiência de remoção bacteriana. Já no caso das lagoas facultativas de polimento os resultados indicam que deve haver melhor concepção do sistema para que estas efetivamente cumpram o papel esperado na remoção bacteriana. Estudos de regressão entre as taxas volumétricas de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Sólidos Voláteis (SV) e a eficiência de remoção dos quatro organismos indicadores foram realizados, revelando, em geral, excelente associação entre as variáveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Lagoas de estabilização - Tratamento"

1

Leite, Valderi Duarte, Andrezza Raphaella Costa Campos, Maria Virgínia Da Conceição Albuquerque, Amanda Da Silva Barbosa Cartaxo y Maria Célia. "TRATAMENTO CONJUGADO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO E ESGOTO DOMÉSTICO EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO". En Meio Ambiente e Saneamento Básico: impactos e desafios no Brasil. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200100076.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rasi, José Roberto, Roberto Bernardo y Cristiane Hengler Corrêa Bernardo. "ANÁLISE DO DESEMPENHO DO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS INDUSTRIAIS EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO – ESTUDO DE CASO DE UMA AGROINDÚSTRIA". En Meio Ambiente: Inovação com Sustentabilidade 3, 114–23. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44820210110.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pereira, Samanta Erlen Martins. "ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR VERTEBRAL NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA". En Saberes e Competências em Fisioterapia 3, 103–12. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44019200812.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Guimarães, Renata Araújo, Analine Silva de Souza Gomes, Mariana Marquesini y Mario Márcio Gonçalves de Paula. "RETIRADA DE LODO DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO COM MÁQUINA ANFÍBIA". En Demandas Essenciais para o Avanço da Engenharia Sanitária e Ambiental 2, 265–74. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.47920210126.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Souza, Marcel Chacon de, Andre Luis Calado Araújo y Juliana Delgado Tinôco Araújo. "AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE REÚSO COM EFLUENTE DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO". En Base de Conhecimentos Gerados na Engenharia Ambiental e Sanitária 2, 66–73. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4512119016.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Evaristo, Sthefany de Paula Galvão, Alice Ferreira dos Santos, Rafaelle Ferreira de Araújo, Larisse Ferreira dos Santos, Felipe Jackson Patricio Silva, Raphaela Victória Gomes da Silva, Sâmara Beathriz Galdino Araújo, Maria do Desterro da Costa Silva y Érika Rosângela Alves Prado. "ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA". En Fisioterapia e Terapia Ocupacional: Promoção & Prevenção e Reabilitação 4, 75–86. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7692107048.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Leomar Hackbart da, Priscila Fogaça Schwarzer y Paula Fernanda Pinto da Costa. "IMPACTO DO TRATAMENTO HIDROTÉRMICO NA ESTABILIZAÇÃO DO FARELO DE ARROZ". En Prática e Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos 3, 115–28. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.22420280810.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Queiroz, Moisés Andrade de Farias, Jonatan Onis Pessoa, Alex Pinheiro Feitosa, Eduardo Cristiano Vieira Gurgel y Layane Priscila de Azevedo Silva. "REMOÇÃO E CORRELAÇÃO DE MICROALGAS E SÓLIDOS EM SUSPENSOS DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO UTILIZANDO BIOFILTRO". En Engenharia Hidráulica e Sanitária, 139–46. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95319231212.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Benedet, Yasmine Westphal, Patrick Ikaru Ferraz Suzuki, Nattália Tose Lopes y Sara Cristina Silva. "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE LAGOAS APLICADAS AO TRATAMENTO DE EFLUENTES SANITÁRIOS APÓS REMOÇÃO DE LODO". En Demandas Essenciais para o Avanço da Engenharia Sanitária e Ambiental 2, 64–74. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4792021016.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Galindo, Eder Saulo de Freitas y André Luiz Fiquene de Brito. "TRATAMENTO DE METAIS PESADOS PRESENTES EM RESÍDUOS SÓLIDOS PERIGOSOS POR ESTABILIZAÇÃO E SOLIDIFICAÇÃO EM MATRIZ DE CIMENTO". En Ampliação e Aprofundamento de Conhecimentos nas Áreas das Engenharias 3, 94–108. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8972017098.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Lagoas de estabilização - Tratamento"

1

Amorim, Jamille dos Reis, Eduarda Maria Farias Silva y Priscila Sabioni Cavalheri. "SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS". En IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-068.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bruno Da Silva, Sthéferson, Tiago Santos e Souza y Maria Rejane Borges de Araújo. "MONITORAMENTO DA POTENCIALIDADE DAS LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE DEJETOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA". En I Congresso Virtual de Estudantes e Profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitária. Goiânia, Goiás: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/convepeas.270950.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Santos, Isadora Ferreira dos, Fernando Augusto Moreira, Josiane Tamar de Oliveira y Marley Beatriz Assis Lima. "AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DO DESTILADOR SOLAR NO TRATAMENTO DO LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS". En IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-141.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Alves, Jéssica Wedna Da Silva. "AGENTES BIOLÓGICOS E AS CONSEQUÊNCIAS NO TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATOIDE: UM NOVO OLHAR PARA O TRATAMENTO." En I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/943.

Texto completo
Resumen
Introdução: A artrite reumatoide é uma doença sistêmica crônica autoimune, progressiva e incapacitante que se caracteriza, dentre outros, pela inflação e hiperplasia sinovial, e produção de auto anticorpos que causam destruição, e consequente deformação das articulações. O tratamento inicial se dá pelo uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINES) e corticosteroides para alívio da dor, em sequência adoção de drogas antirreumáticas modificadoras da doença (DMARDs). Nos últimos anos, com o avanço da terapia, quando não há resposta a estes tratamentos, associa-se o uso dos agentes biológicos. Objetivos: Caracterizar a artrite reumatoide, identificar os impactos dos agentes biológicos no tratamento e registrar a importância do uso desses agentes na melhora do quadro geral do paciente. Material e métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados on-line/portais de pesquisa do Scielo, PubMed e Medscape, utilizando-se artigos publicados nos últimos 5 anos, os quais correspondem aos anos de 2017 ao ano de 2021.Resultados: Observou-se que os pacientes não responsivos aos medicamentos clássicos apresentam melhora ao iniciar o tratamento com esse tipo de medicamento. Um grande número de pacientes após aproximadamente seis meses da introdução dessa terapia apresentou através de análises laboratoriais, reduções significativas de parâmetros inflamatórios e da atividade da doença, como, diminuição nos valores de velocidade de hemossedimentação (VSH) e proteína C reativa (PCR). Além de clinicamente haver redução da sintomatologia, a melhora também possibilitou que muitos pacientes conseguissem retornar a suas atividades profissionais, o que se caracteriza como um importante fator positivo para a qualidade de vida do paciente. Conclusão: Analisando os dados encontrados a respeito dos resultados obtidos com a adoção do tratamento convencional e dos observados após a introdução da terapia com os medicamentos biológicos, podemos inferir que se trata de uma nova oportunidade de intervenção farmacológica na vida desses pacientes. Cabendo a equipe médica avaliar a possibilidade de inserção destes para melhor estabilização e/ou redução do estágio da doença. Contudo, é necessário que mais estudos sejam realizados para caracterização de possíveis efeitos a longo prazo e maior garantia da segurança de seu uso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

VAZ, B. S., J. H. DUARTE, E. G. MORAIS, M. G. MORAIS y J. A. V. COSTA. "CULTIVO DE Chlorella fusca LEB 111 E Chlorella minutissima LEB 114 ISOLADAS DE LAGOAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE ORIGEM TERMELÉTRICA". En XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1293-20054-146741.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Maia, Mario, Erneson Oliveira y Luciano Gallegos. "Covid-19 e Tweets no Brasil: coleta, tratamento e análise de textos com evidências de estados afetivos alterados em momentos impactantes". En Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/brasnam.2021.16127.

Texto completo
Resumen
O Twitter recebe diariamente muitos textos (tweets) compartilhados durante eventos relevantes como desastres naturais, ocorrências de acidentes, e surtos de doenças, permitindo a pesquisadores de diversas áreas estudar e prever as relações existentes entre pessoas, locais, e até mesmo as características do espalhamento de doenças em cidades, estados, e países. Estes tweets, quando relacionados à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil, podem trazer intuições de tendência e comportamentos em momentos relevantes deste evento. Visando identificar e analisar estes momentos, coletamos, tratamos e selecionamos tweets ao longo de 90 dias, nos primeiros meses do ano de 2020, para explorar tendências de sentimentos compartilhadas por pessoas, durante a epidemia de Covid-19 no Brasil. Nestes tweets, encontramos evidências de mudança dos estados afetivos analisados em momentos relevantes, como o primeiro caso confirmado e a primeira morte no Brasil pelo Covid-19, observando altas negativas e positivas antes e a estabilização desses sentimentos após momentos de grande impacto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Malta, Paôla da Conceição Campos y Juliano De Carvalho Cury. "REAPROVEITAMENTO DO BAGAÇO DE MALTE PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL PARA A PRODUÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO". En I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1774.

Texto completo
Resumen
Introdução: O bagaço de malte é o principal resíduo da indústria cervejeira e normalmente é descartado como lixo comum pelos cervejeiros artesanais caseiros. Objetivo: Este estudo teve como objetivo realizar a compostagem em média escala de bagaço de malte obtido de microcervejarias da região de Sete Lagoas- MG, com restos de capina da Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Sete Lagoas, a fim de testar a eficiência agronômica do composto orgânico final na adubação de plantas. Material e métodos: Foi utilizada a metodologia de FERNANDES e CHOHFI (2010) para calcular a quantidade de cada material para compor a pilha de compostagem com relação C/N inicial de 30/1, o que resultou na quantidade de 8,180 Kg de bagaço de malte úmido para 105 Kg de capim. Foram montadas três pilhas de compostagem misturando os materiais e monitorou-se semanalmente a temperatura, umidade, pH, Carbono Orgânico Total, Nitrogênio Total e relação C/N. Com o composto orgânico produzido realizou-se bioensaios com as plantas Pinhão-manso (Jatropha curcas L.), Salsa-lisa (Petroselinum crispum) e Milho (Zea mays), através de delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e três repetições, sendo os tratamentos: 1) Controle positivo; 2) Duas partes de composto e uma de solo; 3) Uma parte de composto e uma parte de solo; 4) Uma parte de composto e duas partes de solo; 5) Controle negativo. Aos 54 dias após a semeadura foram medidos os diâmetros do caule e as alturas das plantas. Resultados: A duração da fase termófila da compostagem foi de 37 dias. Os resultados de pH, Carbono orgânico, Nitrogênio total e relação C/N atenderam o mínimo exigido pela legislação brasileira para comercialização. Os bioensaios mostraram que a aplicação do composto orgânico no solo estimula o crescimento, principalmente da parte aérea das plantas. Não houve diferença significativa entre o controle positivo e o tratamento contendo duas partes de composto e uma de solo. Conclusão: O composto orgânico resultante da compostagem de bagaço de malte e restos de capina incrementou no crescimento das plantas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, André Luiz Dos. "INFLUÊNCIA DA EPIGALOCATEQUINA-3-GALATO NA EVOLUÇÃO DE NEUROPATOLOGIAS OCULARES EM RESUMO". En II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1438.

Texto completo
Resumen
Introdução: A epigalocatequina-3-galato (EGCG) é um flavonóide antioxidante natural, abundante no chá verde, variando de 50% até 80% de suas catequinas. A Camélia sinensis, popularmente conhecido como chá-da-índia, chá-verde ou chá-preto, apresenta biocompostos ativos e importantes: polifenóis, metilxantinas e óleos essenciais, reduzindo lipídios plasmáticos, agindo como antiinflamatório, antimicrobiano e antioxidante. Estudos evidenciam a interferência da EGCG na neuroproteção das células ganglionares, como o glaucoma, uma retinopatia degenerativa progressiva destas células na retina causando cegueira. Objetivos: Verificar a influência do uso preventivo da EGCG no tratamento do glaucoma, resgatando conhecimentos existentes. Material e métodos: Revisão sistemática, buscando verificar se em pacientes com preditos de acometimento de glaucoma, a EGCG tem potencial preventivo. Resultados foram encontrados na busca, isolada ou conjunta, dos termos: epigalocatequina-3-galato, catequina, EGCG, retinopatia e glaucoma nas bases de dados da BVS e Scielo. Resultados: O glaucoma é uma patologia que atinge a enervação ótica, aumentando a pressão intraocular (PIO) e causando perda progressiva do campo visual. O diagnóstico precoce permite estabilização e retardo da doença ou até minimização de alterações glaucomatosas, controlando adequadamente a PIO, associando dois ou mais fármacos, que exijam que o paciente não associe drogas do mesmo grupo farmacológico, por diferentes vias de administração (tópica e sistêmica); considerando o número de instilações exigido para associação prescrita. A diversidade de drogas disponíveis para auxiliar no tratamento do glaucoma são: Simpaticomiméticos - Alfa-agonistas, inibidores de anidrase carbônica e parassimpaticomiméticos. Estudos avaliam que cerca de 75% dos pacientes conseguem controle da PIO usando até dois colírios associados e que poucos casos evoluem até a cegueira, possivelmente decorrente da complexidade ou má aderência ao tratamento. Estes resultados demonstram que o controle no uso de drogas exige medidas sistemáticas das equipes multiprofissionais. Por outro lado, o acompanhamento de pacientes, com potencial evolutivo de retinopatias, recomendando uso de EGCG pode diminuir os revezes da PIO. Pesquisas verificaram eficácia na prevenção de uma diversidade de doenças, e estudos clínicos apontaram para benefícios à saúde atribuídos a EGCG. Conclusão: A epigalocatequina-3-galato é um antioxidante natural atuante na neuroproteção terapêutica das células da retina combatendo o glaucoma, tendo no chá verde um consumo facilitado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

dos Santos, Diego Esteves, Lisieux Adriene Fritsch Xavier y Maria Carolina Araújo dos Santos Giffhorn. "Encefalopatia desmielinizante difusa pós-encefalite herpética na gestação: um relato de caso". En 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130273.

Texto completo
Resumen
Introdução: A encefalite herpética (EH) é uma doença inflamatória caracterizada por acometimento agudo do parênquima encefálico, causada pelo herpes-vírus simples. A tríade clássica de apresentação é composta de febre, cefaleia e alterações comportamentais. O tratamento é realizado com antivirais, sendo o aciclovir o mais utilizado. Uma de suas possíveis complicações é a encefalomielite desmielinizante aguda (ADEM), a qual se manifesta por meio de febre, alterações neurológicas e disfunção da medula espinhal. Tipicamente, ocorre de 2 dias a 4 semanas após o evento infeccioso. A terapêutica se baseia em medicações anti-inflamatórias e imunomoduladoras. A incidência da EH em gestantes é incerta e raramente reportada, podendo ser mais grave em tais casos. Em razão da alta mortalidade e do prognóstico obscuro, é imprescindível que se faça o reconhecimento de ambas as patologias, bem como a instituição do tratamento precoce. Objetivo: Descrever um caso de ADEM pós-EH manifestada durante a gestação. Descrição do Caso: T.C.E.C., 22 anos, primigesta, idade gestacional de 20 semanas, procurou atendimento por queixa de cefaleia de forte intensidade, sem alterações neurológicas. Foi realizada coleta do líquor, cujo resultado foi sugestivo de processo infeccioso viral, além de ressonância magnética (RM) de crânio, a qual evidenciou dois aneurismas saculares em carótidas internas. Foi iniciado tratamento com aciclovir EV e pulsoterapia com metilprednisolona. A paciente evoluiu com melhora clínica e teve alta hospitalar após dez dias. Retornou ao serviço em dois dias, queixando-se de vertigem progressiva, febre e cefaleia intensa. Evoluiu com queda do nível de consciência, hemiparesia à direita e alteração da fala. Foi realizada nova RM, a qual demonstrou sinais de processo inflamatório, sendo então aventada a hipótese de doença desmielinizante pós-encefalite. A ecografia obstétrica não mostrou alterações. Foi reiniciada a terapia antiviral com corticoterapia e mantido o internamento até estabilização clínica. A gestação prosseguiu sem intercorrências, até a ocorrência de rotura prematura de membranas, com 35 semanas e 6 dias de idade gestacional. Optou-se pelo parto cesárea, por desejo materno, sem intercorrências. Tanto a gestante quanto a recém-nascida (RN) não apresentaram sequelas decorrentes da EH. Resultados e Conclusão: A paciente não apresentou sequelas clínicas decorrentes da EH e da ADEM, obtendo melhora gradual e recuperação total em poucas semanas, seguindo o padrão encontrado em 70% dos pacientes com ADEM. O desfecho também foi positivo para a RN, pois entre as possíveis complicações advindas de tais patologias, como restrição do crescimento intrauterino, hemorragia cortical, microcefalia, encefalomalácia megacística, atrofia cortical e prematuridade, teve apenas a última. Por tais razões, conclui-se que a rápida presunção diagnóstica, bem como a instituição do tratamento adequado, contribuíram para a resolução favorável do quadro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

da Silva, Maxuel Cassiano, Mariana Quintela Rodrigues Pereira, Amanda Damian, João Alfredo Seixas, Sandra Almeida y Yara Lúcia Mendes Furtado de Melo. "Tumor de Burschke-Lowenstein com recidiva em canal anal: um relato de caso". En 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130208.

Texto completo
Resumen
Introdução e Relato de Caso: O tumor de Burschke-Lowenstein (TBL) é um condiloma gigante que acomete mais frequentemente a região anogenital e está associado à infecção pelos HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) 6 e 11. Apesar do baixo potencial oncogênico desses genótipos, o TBL possui comportamento agressivo, além de apresentar elevados índices de recorrência (56%), malignização para carcinoma escamoso (60%) e mortalidade (20%). Mulher, 70 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ). Admitida em hospital público terciário no Rio de Janeiro em agosto de 2017 em razão de condiloma gigante em região genital. Ao exame, duas lesões volumosas, em vulva, acometendo os grandes lábios, e em região perianal e sulco interglúteo. Foi realizada ressecção da lesão vulvar em abril de 2018 com histopatológico confirmando diagnóstico de condiloma e lesão intraepitelial de alto grau com margens livres. Paciente recebeu alta com programação de nova abordagem da lesão perianal. Evoluiu com dor, sangramento e áreas de fístulas drenando secreção purulenta. Iniciada antibioticoterapia empírica com coleta de material para cultura e realizada ressecção da lesão (14,5×7,0×4,0 cm), cujo resultado histopatológico evidenciou condiloma acuminado associado à lesão de alto grau, com margens medial e lateral comprometidas. Evoluiu com deiscência e foi reabordada para rotação de retalho. Admitida em setembro de 2019 para nova biópsia de massa volumosa e exofítica recidivada em canal anal. O histopatológico mostrou-se com carcinoma de células escamosas. Tomografia computadorizada de abdome e pelve evidenciando acometimento de canal anal, sem linfonodomegalias e líquido livre na cavidade. Optado por quimioterapia, foi iniciado tratamento em junho de 2020, sem resposta satisfatória. Paciente realizou internação recente em agosto de 2020 para estabilização clínica com proposta de reiniciar tratamento quimioterápico. Objetivos: Relatar um caso de TBL comprometendo vulva, região perianal e glútea, com recidiva em canal anal. Métodos: Estudo retrospectivo do tipo relato de caso no qual foi descrita a evolução de uma mulher apresentando tumor diagnosticado como TBL vulvar com recidiva em canal anal. Submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) via Plataforma Brasil e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pela paciente. A elaboração do texto foi realizada a partir da utilização de dados contidos no prontuário. Resultados e Conclusão: Este relato ilustra um caso de TBL com longa evolução e recidiva com malignização para carcinoma de células escamosas de canal anal. Trata-se de uma enfermidade com elevada morbimortalidade na qual a abordagem cirúrgica da lesão é tratamento de eleição, posto que os índices de recidiva e transformação maligna são elevados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía