Literatura académica sobre el tema "Modelo BDI"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Modelo BDI".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Modelo BDI"

1

Castro, Stela Maris de Jezus, Mariana Cúri, Vanessa Bielefeldt Leotti Torman y João Riboldi. "Funcionamento Diferencial do Item no Inventário de Depressão Beck". Revista Brasileira de Epidemiologia 18, n.º 1 (marzo de 2015): 54–67. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5497201500010005.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: Diversos estudos mostram o Funcionamento Diferencial do Item (DIF) em itens do Inventário de Depressão Beck (BDI), ao compararem homens e mulheres. A presença de um grande número de itens com DIF no BDI é uma severa ameaça à validade da medida da intensidade de sintomas depressivos obtida pela Teoria da Resposta ao Item (TRI) e às conclusões baseadas nos escores derivados dos itens com e sem DIF. OBJETIVO: Os objetivos deste estudo foram identificar esses itens do BDI, ajustar o modelo de TRI para itens constrangedores (modelo 2), o qual acomoda itens com a presença de DIF, e comparar esses resultados com os do ajuste do modelo logístico de dois parâmetros tradicional da TRI (modelo 1). MÉTODOS: Os resultados obtidos com ambos os modelos foram comparados. RESULTADOS: Os itens que apresentaram DIF foram: tristeza, sentimento de fracasso, insatisfações, culpa, punição, choro, fatigabilidade e perda da libido. Os resultados do ajuste dos dois modelos são similares quanto à discriminação, gravidade (à exceção dos itens com DIF) e no cálculo de escores para os indivíduos. Apesar disso, o modelo 2 é vantajoso, pois mostra as diferenças em gravidade do sintoma depressivo para os grupos avaliados, trazendo, dessa forma, mais informação ao pesquisador sobre a população estudada. CONCLUSÃO: Esse modelo, que tem um alcance mais amplo em termos de população-alvo, pode ser uma ótima alternativa na identificação e acompanhamento de indivíduos com potencial depressivo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Anunciação, Luis, Maricy Caregnato y Flávio Soares Correa da Silva. "Aspectos psicométricos do Inventário Beck de Depressão-II e do Beck Atenção Primária em usuários do Facebook". Jornal Brasileiro de Psiquiatria 68, n.º 2 (junio de 2019): 83–91. http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000231.

Texto completo
Resumen
RESUMO Objetivo Avaliar a depressão com instrumentos psicométricos válidos, confiáveis e breves é uma necessidade frequente de clínicos e outros profissionais de saúde mental. Este estudo apresenta evidências psicométricas do Inventário Beck de Depressão-II (BDI-II) e de sua versão desenvolvida especialmente para profissionais em Atenção Primária (BDI-PC). Métodos A amostra foi eleita de maneira não probabilística dos usuários do Facebook. O grupo foi composto por 692 participantes brasileiros, sendo 71,7% mulheres com idade média de 27,9 anos (DP = 11,6) e 28,3% homens com idade média de 30,1 anos (DP = 11,4). No geral, a idade média dos participantes foi de 28,5 anos (DP = 11,5). O modelo de Resposta Gradual de Samejima da Teoria de Resposta ao Item (TRI) foi implementado. Resultados Os resultados evidenciaram que o BDI-II (CFI = 0,99, RMSEA = 0,04) e o BDI-PC (CFI = 1,00, RMSEA = 0,01) são suficientemente unidimensionais e com indicadores adequados de fidedignidade, com coeficiente alfa de Cronbach de 0,96 para o BDI-II e de 0,92 para o BDI-PC. Conclusões Este trabalho apresenta uma importante contribuição à área de avaliação psicológica/neuropsicológica e oferece à comunidade de pesquisadores e clínicos evidências originais que proporcionam o uso do BDI-PC.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Furlanetto, Letícia M., Joanita Ângela Gonzaga Del Moral, Ana Heloísa B. Gonçalves, Kenia Rodrigues y Maria Eduarda M. L. Polli Jacomino. "Diagnosticando depressão em pacientes internados com doenças hematológicas: prevalência e sintomas associados". Jornal Brasileiro de Psiquiatria 55, n.º 2 (2006): 96–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852006000200001.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: Não encontramos estudos avaliando o diagnóstico e a prevalência de depressão em pacientes hematológicos aqui no Brasil. OBJETIVO: Verificar a prevalência dos sintomas depressivos e quais deles mais se associam à depressão em pacientes internados com doenças hematológicas. MÉTODOS: Num estudo transversal, 104 pacientes consecutivamente internados nos leitos da hematologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) foram avaliados. Foram preenchidos questionários de variáveis sociodemográficas e de história psiquiátrica. O índice Charlson de co-morbidade (IC) foi usado para medir gravidade física. Foi aplicado, também, o inventário Beck de depressão (BDI). Aqueles que tiveram pontuação acima de 9 na soma dos 13 primeiros itens do BDI (BDI-13) foram considerados deprimidos. Também foi verificada a freqüência caso fosse utilizada a escala completa com 21 itens (BDI-21), com ponto de corte 16/17. RESULTADOS: As prevalências foram: BDI-13 = 25% e BDI-21 = 32,7%. Após controle para fatores de confusão, os sintomas que permaneceram no modelo da regressão logística, indicando que melhor detectavam os deprimidos, foram sensação de fracasso, anedonia, culpa e fadiga. CONCLUSÃO: Cerca de um quarto a um terço dos pacientes internados com doenças hematológicas tinham sintomas depressivos significativos, e os sintomas que melhor os discriminaram foram sensação de fracasso, anedonia, culpa e fadiga.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Farias, Giovani Parente, Graçaliz Pereira Dimuro y Antônio Carlos Rocha Costa. "Aplicação de Agentes BDI com Percepção Fuzzy em um Modelo Presa-Predador Fuzzy". Revista de Informática Teórica e Aplicada 17, n.º 3 (26 de marzo de 2011): 299. http://dx.doi.org/10.22456/2175-2745.16572.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Giavoni, Adriana, Gislane Ferreira de Melo, Isabela Parente y Gabriela Dantas. "Elaboração e validação da Escala de Depressão para Idosos". Cadernos de Saúde Pública 24, n.º 5 (mayo de 2008): 975–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000500004.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar a Escala de Depressão para Idosos (EDI). Foi elaborado um modelo teórico explicativo da depressão, composto por três categorias: cognitiva, afetiva e somático-motora. Os itens elaborados foram submetidos à análise semântica e de juizes. O instrumento piloto foi aplicado a 340 sujeitos, sendo 88% do sexo feminino, com ensino fundamental completo (67,9%) e idade média de 63,74 (DP = 6,87) anos. A amostra respondeu também ao Inventário de Depressão de Beck (BDI). Para a validação da escala, foram realizadas análises fatoriais e análise da consistência interna dos itens (alfa de Cronbach). Regressões múltiplas avaliaram o poder de predição dos fatores da EDI sobre o escore final do BDI. A validação da escala demonstrou que a EDI é composta por dois fatores: cognitivo-afetivo e somático-motor, que explicam 53% do BDI (validade convergente). Pode-se afirmar, portanto, que a EDI é formada por fatores que avaliam diferentes aspectos do constructo depressão (validade fatorial), os quais apresentam índices de consistência interna dentro dos padrões psicométricos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Valencia Acevedo, Juan Felipe. "Terapia cognitiva y activación conductual trastorno depresivo mayor recurrente, inducido por sustancias". Drugs and Addictive Behavior 4, n.º 1 (junio de 2019): 150–71. http://dx.doi.org/10.21501/24631779.3162.

Texto completo
Resumen
Este estudio de caso único presenta la intervención en un paciente con diagnóstico de trastorno depresivo mayor, episodio recurrente y características de ansiedad inducidas por sustancias. Para la fase de línea base y medición se utilizó el Inventario de Depresión de Beck (BDI-II), Inventario de Ansiedad de Beck (BAI), Escala de Desesperanza de Beck (BHS) y una entrevista clínica. Después de 16 sesiones, se evidencia una reducción significativa en las puntuaciones de depresión del paciente. Se discute la importancia de direccionar los ámbitos investigativos en el establecimiento y difusión del modelo de AC para la depresión como estrategia sólida y eficaz combinándola con la TC, presentando estudios en los cuales se muestre un rigor investigativo que permita evidenciar el cambio individual en las variables relacionadas con los síntomas depresivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castro, Stela Maris de Jezus, Clarissa Trentini y João Riboldi. "Teoria da resposta ao item aplicada ao Inventário de Depressão Beck". Revista Brasileira de Epidemiologia 13, n.º 3 (septiembre de 2010): 487–501. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2010000300012.

Texto completo
Resumen
O Inventário de Depressão Beck (BDI), uma escala que mede o traço latente de intensidade de sintomas depressivos, pode ser avaliado através da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Este estudo utilizou o modelo TRI de Resposta Gradual na avaliação da intensidade de sintomas depressivos de 4.025 indivíduos que responderam ao BDI, de modo a explorar eficientemente a informação disponível nos diferentes aspectos possibilitados pelo uso desta metodologia. O ajuste foi efetuado no software PARSCALE. Foram identificados 13 itens do BDI nos quais pelo menos uma categoria de resposta não tinha chance maior que as demais de ser escolhida, de modo que estes itens tiveram de ser recategorizados. Os itens com maior capacidade de discriminação são relativos à tristeza, pessimismo, sentimento de fracasso, insatisfação, auto-aversão, indecisão e dificuldade para trabalhar. Os itens mais graves são aqueles relacionados com perda de peso, retraimento social e idéias suicidas. O grupo dos 202 indivíduos com as maiores intensidades de sintomas depressivos foi composto por 74% de mulheres, e praticamente 84% possuíam diagnóstico de algum transtorno psiquiátrico. Os resultados evidenciam alguns dos inúmeros ganhos advindos da utilização da TRI na análise de traços latentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Dao, Tu Van, Chu Van Nguyen, Quang Tien Nguyen, Ha Thi Ngoc Vu, Huyen Thi Phung, Oanh Thi Bui, Dung Khac Nguyen, Bang Viet Luong y Thuan Van Tran. "Evaluation of Tumor Budding in Predicting Survival for Gastric Carcinoma Patients in Vietnam". Cancer Control 27, n.º 1 (1 de enero de 2020): 107327482096888. http://dx.doi.org/10.1177/1073274820968883.

Texto completo
Resumen
Background: Tumor budding (Bd) has been demonstrated to be a promising prognostic factor in many carcinomas and in gastric cancer. It may represent an optimal additional parameter that is helpful for risk stratification in gastric adenocarcinoma. Hence, the present research was designed to predict the survival outcomes of gastric cancer in Vietnam, applying the tumor budding criteria of the International Tumor Budding Consensus Conference (ITBCC) 2016. Methods: The present study was conducted on 109 gastric cancer patients who underwent surgery but did not receive neo-adjuvant chemotherapy from 2012 to 2015. The patients’ clinicopathological features were recorded. Bd was evaluated according to the 2016 ITBCC criteria and classified as Bd1 (0–4 buds), Bd2 (5–9 buds), and Bd3 (≥10 buds) grades, in addition to being categorized into 2 main Bd groups: low (<10 buds) and high (≥10 buds) Bd. Kaplan–Meier and log-rank models were applied to analyze survival proportions. Results: Of all the patients, 22.9% were classified as Bd1, 31.2% as Bd2, and 45.9% as Bd3 grades. Furthermore, 54.1% patients were categorized into the low and 45.9% into the high Bd groups. Patients with Bd1 and Bd2 grades (the low Bd group) exhibited the best prognosis, with 5-year overall survival (OS) rates of 85.7%, 90.8%, and90.3%, respectively. Patients with Bd3 grade (the high Bd group exhibited the worst prognosis, and none of them lived for 5 years (p < 0.001). Similar to OS rates, disease-free survival (DFS) rates markedly reduced from the Bd1 to Bd3 grade: Bd1, 95.0%; Bd2, 84.7%; and Bd3, 0% (p < 0.001). Conclusion: Patients with different gastric cancer Bd grades exhibited significantly different OS and DFS rates. The present study findings suggest that the ITBCC criteria can be used to stratify Bd for the treatment and prognosis of gastric cancer patients in Vietnam.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pawlina, Maritza Muzzi Cardozo, Regina de Cássia Rondina, Mariano Martinez Espinosa y Clóvis Botelho. "Ansiedade e baixo nível motivacional associados ao fracasso na cessação do tabagismo". Jornal Brasileiro de Psiquiatria 63, n.º 2 (julio de 2014): 113–20. http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000014.

Texto completo
Resumen
Objetivo Analisar a associação entre as características sociodemográficas, status do tabagismo, grau de motivação, nível de ansiedade, depressão e de estresse com o fracasso em pacientes de um programa de cessação de tabagismo. Métodos Estudo de corte transversal realizado com pacientes que procuraram os programas de cessação do tabagismo de Cuiabá/MT, Brasil. Todos os fumantes matriculados no início desses programas, durante o período de maio a agosto de 2012, foram convidados a participar deste estudo, totalizando 216 pacientes. Os instrumentos utilizados foram o questionário Perfil Sociodemográfico, Teste de Fagerström (FTND), URICA, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL). Os dados foram digitados duplamente em programa Epidata versão 3.1, e para análise dos dados foi utilizado um modelo de regressão de Poisson. Resultados Foram encontradas associações do fracasso terapêutico com as seguintes variáveis: faixa etária jovem (RP = 1,68; IC 95% 1,11-2,56); menor tempo de tabagismo (RP = 1,32; IC 95% 1,09-1,61); maior consumo de cigarros/dia (RP = 1,24; IC 95% 1,01-1,52) e menor grau de motivação (RP = 1,55; IC 95% 1,04-2,30). No modelo final (RPa), ficaram associadas ao fracasso as variáveis: menor tempo de tabagismo (RPa 1,53; IC 95% 1,07-2,32), maior carga tabágica (RPa 1,48; IC 95% 1,12-1,95), baixo nível de motivação (RPa 1,58; IC 95% 1,07-2,32) e alto nível de ansiedade (RPa 1,22; IC 95% 1,01-1,48). Conclusão Baixo nível motivacional (Contemplação e Pré-contemplação), alto nível de ansiedade (moderado/grave), menor tempo de tabagismo e alta carga tabágica estão associados ao fracasso terapêutico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Toro-Tobar, Ronald Alberto, Francy Lorena Grajales-Giraldo y Julián Camilo Sarmiento-López. "Riesgo suicida según la tríada cognitiva negativa, ideación, desesperanza y depresión". Aquichan 16, n.º 4 (1 de diciembre de 2016): 473–86. http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2016.16.4.6.

Texto completo
Resumen
Objetivo: establecer la relación entre ideación suicida, desesperanza, tríada cognitiva negativa y depresión, como evidencia del modelo cognitivo del riesgo suicida. Método: estudio empírico-analítico con diseño descriptivo, correlacional y comparativo. Las variables fueron medidas con los inventarios BDI-II, PANSI e ITC y la escala BHS. La muestra final estuvo constituida por 90 personas de ambos sexos, con una media de edad de 24,2 años (DT = 8,65 años) pertenecientes a diversos niveles socioeconómicos, con estudios universitarios, principalmente. Resultados: se encontraron correlaciones estadísticamente significativas entre ideación suicida, desesperanza, depresión y la tríada cognitiva negativa. Las diferencias fueron significativas entre los grupos depresivos y no depresivos, con grandes efectos para las tres variables cognitivas. Interpretación y conclusiones: estos resultados constituyen nueva evidencia del modelo cognitivo planteado acerca de la relación entre las variables depresión, tríada cognitiva negativa, ideación suicida y desesperanza, tal como se ha propuesto en distintas revisiones sobre cognición negativa y suicidio. Se analizaron las limitaciones del estudio en cuanto el reducido tamaño muestral y las diferencias entre sexos para depresión ante estresores específicos, y las variaciones por grupos de edades en el riesgo suicida de los jóvenes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Modelo BDI"

1

Junior, Márcio Fernando Stabile. "Melhorando o desempenho de agentes BDI Jason através de filtros de percepção". Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-05022016-160602/.

Texto completo
Resumen
Um dos problemas do paradigma BDI quando se integram agentes a ambientes virtuais ou simuladores é a ausência de controle sobre as suas percepções. Não havendo alguma forma de percepção direcionada ao objetivo, o agente pode ser inundado por informações irrelevantes causando um aumento injustificado do tempo de processamento. Com o objetivo de fornecer um maior controle sobre as percepções do agente e reduzir o seu tempo de resposta, este trabalho apresenta um mecanismo de filtragem das percepções para o interpretador Jason que visa eliminar aquelas percepções que podem ser ignoradas. Para tal, foram propostos e implementados alguns tipos de filtros pré-definidos, que foram aplicados a três cenários diferentes. Através de validações estatísticas apropriadas, mostrou-se que a aplicação de filtros de percepção pode reduzir em até 80% o tempo de processamento de um agente, sem afetar significativamente o seu desempenho medido em termos de sua função de utilidade.
When agents are supposed to be integrated to virtual environments virtual or simulators, one of the BDI paradigms major concerns is the lack of control over the agents perceptions. Without having any form of goal directed perceptions, the agent may be flooded by irrelevant information thus causing an unjustified increase in processing time. In order to provide greater control on the agents perceptions and to reduce its time response, this work presents a filtering perception mechanism for the Jason interpreter, aimed at eliminating those perceptions that can be ignored. To this end, some types of pre-defined filters have been proposed, implemented, and applied to three different scenarios. Through appropriate statistical validation methods, it was shown that applying perception filters can reduce up to 80 % of an agents processing time, without significantly affecting its performance measured in terms of its utility function.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Mora, Michael da Costa. "Um Modelo formal e executável de agentes BDI". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1999. http://hdl.handle.net/10183/3955.

Texto completo
Resumen
Modelos BDI (ou seja, modelos Beliefs-Desires-Intentions models) de agentes têm sido utilizados já há algum tempo. O objetivo destes modelos é permitir a caracterização de agentes utilizando noções antropomórficas, tais como estados mentais e ações. Usualmente, estas noções e suas propriedades são formalmente definidas utilizandos formalismos lógicos que permitem aos teóricos analisar, especificar e verificar agentes racionais. No entanto, apesar de diversos sistemas já terem sido desenvolvidos baseados nestes modelos, é geralmente aceito que existe uma distância significativa entre esta lógicas BDI poderosas e sistemas reais. Este trabalho defende que a principal razão para a existência desta distância é que os formalismos lógicos utilizados para definir os modelos de agentes não possuem uma semântica operacional que os suporte. Por “semântica operacional” entende-se tanto procedimentos de prova que sejam corretos e completos em relação à semântica da lógica, bem como mecanismos que realizem os diferentes tipos de raciocínio necessários para se modelar agentes. Há, pelo menos, duas abordagens que podem ser utilizadas para superar esta limitação dos modelos BDI. Uma é estender as lógicas BDI existentes com a semântica operacional apropriada de maneira que as teorias de agentes se tornem computacionais. Isto pode ser alcançado através da definição daqueles procedimentos de prova para as lógicas usadas na definição dos estados mentais. A outra abordagem é definir os modelos BDI utilizando formalismos lógicos apropriados que sejam, ao mesmo tempo, suficientemente poderosos para representar estados mentais e que possuam procedimentos operacionais que permitam a utilizaçao da lógica como um formalismo para representação do conhecimento, ao se construir os agentes. Esta é a abordagem seguida neste trabalho. Assim, o propósito deste trabalho é apresentar um modelo BDI que, além de ser um modelo formal de agente, seja também adequado para ser utilizado para implementar agentes. Ao invés de definir um novo formalismo lógico, ou de estender um formalismo existente com uma semântica operacional, define-se as noções de crenças, desejos e intenções utilizando um formalismo lógico que seja, ao mesmo tempo, formalmente bem-definido e computacional. O formalismo escolhido é a Programação em Lógica Estendida com Negação Explícita (ELP) com a semântica dada pelaWFSX (Well-Founded Semantics with Explicit Negation - Semântica Bem-Fundada com Negação Explícita). ELP com a WFSX (referida apenas por ELP daqui para frente) estende programas em lógica ditos normais com uma segunda negação, a negação explícita1. Esta extensão permite que informação negativa seja explicitamente representada (como uma crença que uma propriedade P não se verifica, que uma intenção I não deva se verificar) e aumenta a expressividade da linguagem. No entanto, quando se introduz informação negativa, pode ser necessário ter que se lidar com programas contraditórios. A ELP, além de fornecer os procedimentos de prova necessários para as teorias expressas na sua linguagem, também fornece um mecanismo para determinar como alterar minimamente o programa em lógica de forma a remover as possíveis contradições. O modelo aqui proposto se beneficia destas características fornecidas pelo formalismo lógico. Como é usual neste tipo de contexto, este trabalho foca na definição formal dos estados mentais em como o agente se comporta, dados tais estados mentais. Mas, constrastando com as abordagens até hoje utilizadas, o modelo apresentanto não é apenas uma especificação de agente, mas pode tanto ser executado de forma a verificar o comportamento de um agente real, como ser utilizado como mecanismo de raciocínio pelo agente durante sua execução. Para construir este modelo, parte-se da análise tradicional realizada na psicologia de senso comum, onde além de crenças e desejos, intenções também é considerada como um estado mental fundamental. Assim, inicialmente define-se estes três estados mentais e as relações estáticas entre eles, notadamente restrições sobre a consistência entre estes estados mentais. Em seguida, parte-se para a definição de aspectos dinâmicos dos estados mentais, especificamente como um agente escolhe estas intenções, e quando e como ele revisa estas intenções. Em resumo, o modelo resultante possui duas características fundamentais:(1) ele pode ser usado como um ambiente para a especificação de agentes, onde é possível definir formalmente agentes utilizando estados mentais, definir formalmente propriedades para os agentes e verificar se estas propriedades são satifeitas pelos agentes; e (2) também como ambientes para implementar agentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Schmitz, Tiago Luiz. "Modelo anímico para raciocínio normativo organizacional de um agente BDI". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/162840.

Texto completo
Resumen
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-05-24T17:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339439.pdf: 2591225 bytes, checksum: 28846e10881c1ec7357d34d37a38f3c8 (MD5) Previous issue date: 2016
Em sistemas multiagentes abertos dotados de sistemas normativos é necessário que os agentes sejam capazes de deliberar sobre as normas do sistema e seus desejos pessoais. Considerando que os agentes normativos têm recursos limitados, é necessário raciocinar também sobre os recursos disponíveis e se eles são suficientes para alcançar o objetivo implicado por uma norma. Nesta direção, o objetivo principal da tese é desenvolver uma arquitetura e um processo de raciocínio que juntos são capazes de deliberar sobre normas e desejos, levando em consideração os recursos finitos. Para atingir esse objetivo, o conceito de ânimo (THAYER, 1989) foi tomado como ponto de partida para propor uma arquitetura capaz de representar as informações necessárias para o agente deliberar sobre as normas e desejos. O processo de deliberação proposto mapeia essas informações em um problema de programação inteira mista e através de um solver obtém o conjunto de desejos e normas, que produz o melhor benefício ao agente. Como cenário de aplicação dos conceitos estabelecidos nessa tese, foi desenvolvido o planejamento de trajetória on-line para um veículo aéreo não tripulado. Conferindo a este autonomia para deliberar sobre as rotas a serem percorridas. Os resultados obtidos nessa tese são: uma arquitetura de agente capaz de raciocinar sobre normas e desejos considerando recursos limitados e uma implementação da arquitetura proposta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Schmitz, Tiago Luiz. "Modelo anímico para raciocínio normativo organizacional de um agente BDI". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168639.

Texto completo
Resumen
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-27T04:03:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339439.pdf: 2591225 bytes, checksum: 28846e10881c1ec7357d34d37a38f3c8 (MD5) Previous issue date: 2016
Em sistemas multiagentes abertos dotados de sistemas normativos é necessário que os agentes sejam capazes de deliberar sobre as normas do sistema e seus desejos pessoais. Considerando que os agentes normativos têm recursos limitados, é necessário raciocinar também sobre os recursos disponíveis e se eles são suficientes para alcançar o objetivo implicado por uma norma. Nesta direção, o objetivo principal da tese é desenvolver uma arquitetura e um processo de raciocínio que juntos são capazes de deliberar sobre normas e desejos, levando em consideração os recursos finitos. Para atingir esse objetivo, o conceito de ânimo (THAYER, 1989) foi tomado como ponto de partida para propor uma arquitetura capaz de representar as informações necessárias para o agente deliberar sobre as normas e desejos. O processo de deliberação proposto mapeia essas informações em um problema de programação inteira mista e através de um solver obtém o conjunto de desejos e normas, que produz o melhor benefício ao agente. Como cenário de aplicação dos conceitos estabelecidos nessa tese, foi desenvolvido o planejamento de trajetória on-line para um veículo aéreo não tripulado. Conferindo a este autonomia para deliberar sobre as rotas a serem percorridas. Os resultados obtidos nessa tese são: uma arquitetura de agente capaz de raciocinar sobre normas e desejos considerando recursos limitados e uma implementação da arquitetura proposta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Torres, Jorge Alberto Rangel. "Uma arquitetura para animar agentes autônomos em ambientes virtuais usando o modelo BDI". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/90427.

Texto completo
Resumen
Humanos virtuais são modelos computacionais de pessoas. Se necessário, podem apresentar uma aparência bastante realista, baseada em princípios fisiológicos e biomecânicos. Além disso, são capazes de comportar-se de forma autônoma e inteligente em ambientes dinâmicos, podendo apresentar até mesmo individualidade e personalidade. Humanos virtuais podem ser utilizados como atores sintéticos. Tais atores têm sido usados em uma série de aplicações com a finalidade de simular a presença de atores reais. A indústria de jogos por computador requer personagens que sejam capazes de reagir apropriadamente a eventos e circunstâncias inesperadas, e até mesmo de alterar o progresso do jogo com seus cursos de ação autônomos. Um modo natural para desenvolver tais personagens prevê o uso de técnicas de inteligência artificial, em particular aquelas relacionadas às áreas de agentes autônomos e sistemas multiagentes. Neste trabalho, propõese o uso do modelo BDI (Belief-Desire-Intention) para modelar agentes cognitivos, com a finalidade de implementar personagens animados. O modelo BDI é uma abordagem bastante conhecida e bem sucedida para o desenvolvimento de agentes autônomos em sistemas multiagentes. Trata-se de uma arquitetura poderosa para sistemas dinâmicos e complexos, nos quais agentes podem precisar agir sob informação incompleta e incorreta sobre o seu ambiente e os outros habitantes. Esta dissertação reúne um modelo articulado para animação de personagens, o qual requer a especificação de movimento em cada junta individualmente, e um interpretador para AgentSpeak(L), uma linguagem de programação orientada a agentes que implementa a arquitetura BDI. Foi desenvolvida uma interface que permite que o sistema de raciocínio de um agente, baseado em BDI, seja usado para dirigir o comportamento de um personagem em um sistema de animação. O uso de AgentSpeak(L) é uma abordagem promissora para a especificação em alto nível de animações complexas por computador. O modelo conceitual e sua implementação são apresentados em capítulos distintos. Esta separação visa simplificar a compreensão do modelo proposto, permitindo primeiro analisá-lo em um nível mais alto de abstração, para então verificar detalhes de programação. Este trabalho apresenta também duas animações 3D, usadas para ilustrar a abordagem proposta. A principal animação apresentada envolve um agente situado em um ambiente dinâmico; o agente continuamente percebe o ambiente e raciocina para determinar como agir sobre ele, baseado em seu estado mental BDI. A outra aplicação é bastante simples, mas útil para mostrar algumas questões que são relevantes para obter-se mais eficiência em programas AgentSpeak(L).
Virtual humans are computational models of people. If necessary, they can portray a very realistic appearance, based on biomechanical and physiological principles. Besides, they are able to behave in an autonomous and intelligent way in dynamic environments, and even to exhibit individuality and personality. Virtual humans can be used as synthetic actors. Such kind of actors have been used in several applications, such as games, in order to simulate the presence of real actors. The computer-game industry requires characters that are able to react appropriately to unexpected events and circumstances, and even to change the game progress with their autonomous courses of actions. A natural way for developing such characters is by the use of artificial intelligence techniques, in particular those related to the areas of autonomous agents and multi-agent systems. In this work, the use of the Belief-Desire-Intention (BDI) model for cognitive agents in order to implement animated characters is proposed. The BDI model is a well-known and successful approach for the development of autonomous agents in multiagent systems. It is a very powerful architecture for dynamic and complex systems where agents may need to act under incomplete and incorrect information on other agents and their environment. This work brings together an articulated model for character animation, which requires the specification of motion on each joint individually, and an interpreter for AgentSpeak(L), an agent-oriented programming language that implements the BDI architecture. I have developed an interface that allows the BDI-based agent reasoning system to be used for guiding the behaviour of a character in an animation system. The use of AgentSpeak(L) is a promising approach for the high-level specification of complex computer animations. The conceptual model and its implementation are presented in distinct chapters. This separation aims at simplifying the comprehension of the proposed model, allowing its analysis first at a higher abstraction level, and after that to check programming details. This work also presents two 3-D animations used to illustrate the proposed approach. The main animation presented involves an agent that is situated in a dynamic environment; the agent continuously perceives the environment and reasons on how to act upon it based on its BDI mental state. The other application is quite simple, but useful to show some issues that are relevant for obtaining better performance from AgentSpeak(L) programs.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Gelaim, Thiago Angelo. "Modelo de agentes e-BDI integrando confiança baseado em sistemas multi-contexto". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167782.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339453.pdf: 2208666 bytes, checksum: ae7c28d4d2b6fa440042d4447582854e (MD5) Previous issue date: 2016
Em sistemas multiagente, seus integrantes precisam interagir a fim de realizar seus objetivos. Existem situações em que entidades mal-intencionadas fazem parte do ambiente. Desta forma, para decidir com quem interagir é preciso considerar o comportamento dos candidatos. Neste contexto, mecanismos de confiança são utilizados como forma de proteção contra entidades fraudulentas. Na literatura são encontrados diversos modelos de confiança, em muitos casos considerando mais o aspecto funcional do modelo do que a sua influência no ciclo de raciocínio do agente. De acordo com a perspectiva do agente, um modelo de confiança é como uma caixa-preta . O objetivo deste trabalho é propor um modelo de agente em que a confiança faça parte de seu raciocínio. O modelo proposto, inspirado em BDI, é definido a partir de um sistema multi-contexto e faz uso de um modelo computacional de emoções, visando vincular a subjetividade das experiências do agente com a definição de confiança.

Abstract : In multiagent systems, its members need to interact in order to fulfill its goals. There are situations where malicious entities are inhabiting the environment. Thus, to decide with whom to interact it is necessary to consider the behavior of the candidates. In this context, trust mechanisms are used as a protection against fraudulent entities. The literature presents various trust models, in many cases considering more functional aspect of the model than its influence on the agent s reasoning cycle. According to the agent s perspective, a trust model is like a black box . The goal of this work is to propose an agent model where trust is part of its reasoning. The proposed model, inspired by BDI, is defined as a multi-context system and makes use of a computational model of emotions aiming to link the subjectivity of the agent s experiences with the definition of trust.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Gelaim, Thiago Angelo. "Modelo de agentes e-BDI integrando confiança baseado em sistemas multi-contexto". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/162829.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-05-24T17:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339453.pdf: 2208666 bytes, checksum: ae7c28d4d2b6fa440042d4447582854e (MD5) Previous issue date: 2016
Em sistemas multiagente, seus integrantes precisam interagir a fim de realizar seus objetivos. Existem situações em que entidades mal-intencionadas fazem parte do ambiente. Desta forma, para decidir com quem interagir é preciso considerar o comportamento dos candidatos. Neste contexto, mecanismos de confiança são utilizados como forma de proteção contra entidades fraudulentas. Na literatura são encontrados diversos modelos de confiança, em muitos casos considerando mais o aspecto funcional do modelo do que a sua influência no ciclo de raciocínio do agente. De acordo com a perspectiva do agente, um modelo de confiança é como uma  caixa-preta . O objetivo deste trabalho é propor um modelo de agente em que a confiança faça parte de seu raciocínio. O modelo proposto, inspirado em BDI, é definido a partir de um sistema multi-contexto e faz uso de um modelo computacional de emoções, visando vincular a subjetividade das experiências do agente com a definição de confiança.

Abstract : In multiagent systems, its members need to interact in order to fulfill its goals. There are situations where malicious entities are inhabiting the environment. Thus, to decide with whom to interact it is necessary to consider the behavior of the candidates. In this context, trust mechanisms are used as a protection against fraudulent entities. The literature presents various trust models, in many cases considering more functional aspect of the model than its influence on the agent s reasoning cycle. According to the agent s perspective, a trust model is like a  black box . The goal of this work is to propose an agent model where trust is part of its reasoning. The proposed model, inspired by BDI, is defined as a multi-context system and makes use of a computational model of emotions aiming to link the subjectivity of the agent s experiences with the definition of trust.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Jeannes, Fernanda Mendez. "Um Modelo de Agente Econômico Cognitivo em um Sistema Microeconômico com Base no Conceito de Agentes BDI". Universidade Catolica de Pelotas, 2009. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/112.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-03-22T17:26:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao II Fernanda.pdf: 5870886 bytes, checksum: 38e862a3e70d2150160467fa6341965c (MD5) Previous issue date: 2009-12-22
Simulações sociais em sistemas de agentes têm sido um tema presente na comunidade de Inteligência Artificial. O presente trabalho aborda estudos de conceitos relativos a um sistema microeconômico para modelagem de agentes econômicos cognitivos, com comportamento de consumidor e de produtor, com base no conceito do modelo de agentes BDI. A fim de destacar a importância desta modelagem, trabalhos relacionados à área de pesquisa são examinados, enfatizando a originalidade deste modelo de agente econômico cognitivo. Também são apresentados conceitos básicos inerentes a esta modelagem, tais como: trocas sociais e econômicas, e as interações entre os agentes. O conteúdo de microeconomia apresentado aborda os conceitos básicos de mercado e dos modelos de consumidor e de produtor utilizados na modelagem. Do mesmo modo, é apresentado um estudo do modelo de agentes BDI para a modelagem de agentes reativos e cognitivos. Estudos sobre um modelo básico de comportamento do consumidor, o processo de tomada de decisão e formação de comportamento e sobre Teoria da Firma são apresentados para embasar o comportamento dos agentes. Por fim, o modelo de um agente econômico cognitivo, com comportamento de consumidor e de produtor, é apresentado, bem como os resultados da simulação de um mercado com quatro agentes econômicos cognitivos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Diego Gonçalves. "AgentSpeak(PL): uma nova linguagem de programação para agentes BDI com um modelo integrado de Redes Bayesianas". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3434.

Texto completo
Resumen
Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-05-05T18:45:18Z No. of bitstreams: 1 AgentSpeak.pdf: 2033275 bytes, checksum: 00fdf0cf1d5436d313d43434cbc09f20 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-05T18:45:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AgentSpeak.pdf: 2033275 bytes, checksum: 00fdf0cf1d5436d313d43434cbc09f20 (MD5) Previous issue date: 2011
Nenhuma
Quando este trabalho foi iniciado não era possível desenvolver de forma prática e direta softwares com agentes inteligentes onde suas crenças poderiam ser probabilidades relacionadas com seu ambiente, visto que as definições formais das linguagens disponíveis não previam tal possibilidade. Quando essa necessidade precisava ser levada em conta e implementada, devia-se lançar mão de técnicas avançadas de programação onde deveria haver a integração de ambientes de desenvolvimentos e linguagens, a fim de tornar a implementação factível. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma nova linguagem de programação orientada a agentes denominada AgentSpeak(PL), baseada em AgentSpeak(L), com o intuito de agregar o conceito de crenças probabilísticas através do uso de Redes Bayesianas sendo implementada através de uma extensão da ferramenta de programação Jason.
When this work was started it was not possible to develop so practical and straightforward software with intelligent agents where their beliefs could likely be related to their environment, as the settings formal language available did not foresee such a possibility. When this necessity had to be taken into account and implemented, one should resort of advanced programming techniques where there should be integration of development environments and languages in order to make the implementation feasible. This study aimed to develop a new language agent oriented programming called AgentSpeak (PL), based on AgentSpeak (L) with the intention of creating the concept of probabilistic beliefs through the use of Bayesian networks being implemented through an extension Jason's programming tool.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Rosa, Stefan de Oliveira. "HRCSystem: sistema multiagente BDI como auxílio na gestão de profissionais por competências". Universidade do Vale do Rio do Sinos, 2009. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2280.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2015-03-05T14:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 3
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho apresenta o desenvolvimento do HRCSystem (Sistema de Consulta a Recursos Humanos), desde concepção até os experimentos de validação. Intrínseco ao desenvolvimento do sistema estão os conceitos de áreas como Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Engenharia de Software Orientada a Agentes. O principal objetivo do HRCSystem é auxiliar gerentes de projetos na escolha de um profissional que seja mais adequado à realização de uma atividade, considerando características de qualificação e disponibilidade deste profissional. Para isso, o HRCSystem implementa um modelo cognitivo para representar conceitos de competência humana e processos de gestão de competência de natureza psicológica. Este modelo cognitivo de competências também é proposto na dissertação, sendo outro importante resultado deste trabalho. Metodologias como TROPOS, Prometheus e Métodos Derivados de ITS (Intelligent Tutoring System) dão suporte às fases de análise e projeto do sistema. A fase de implementação é executada com aux
This work presents the development of the HRCSystem (System to Query Human Resources) from conception up to the experiments for validation. Intrinsic to the development of the application are the concepts of research areas as Project Management, Competencies Management and Agent-Oriented Software Engineering. HRCSystem goal is to assist project managers in choosing a professional that is more appropriate for some activity, considering the competencies and availability of the professional. To do so, HRCSystem implements a cognitive model aimed to represent human competency concepts and competence management processes of psychological nature. This cognitive model of competencies is also proposed in this work, being another important result of it. Methodologies like TROPOS, Prometheus and Methods Derived from ITS ( Intelligent Tutoring System) support analysis and design phases of the system. The implementation phase is executed with the help of AgentSpeak(L) language and JASON tool. Finally, both model and s
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Modelo BDI"

1

Quendoz, Roger. Modell einer Haftung bei alternativer Kausalität. Zürich: Schulthess Polygraphischer Verlag, 1991.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Weigel, Winfried. Steuern bei Investitionsentscheidungen: Ein kapitalmarktorientierter Ansatz. Wiesbaden: Gabler, 1989.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bei Yuming. Beijing Shi: Xian dai chu ban she, 2004.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Hartmann-Wendels, Thomas. Dividendenpolitik bei asymmetrischer Informationsverteilung. Wiesbaden: Gabler, 1986.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Lent, Hans-Martin. Modell fur die Schallentstehung bei kompressibler Wirbel-Korper-Wechselwirkung. Gottingen: Max-Planck-Inst.fur Stromforschung, 1990.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Ban bei shui ji. Fuzhou: Fujian ren min chu ban she, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Hua bei bei bu di qu di zhi mo xing yu qiang zhen qian yi. Beijing: Di zhen chu ban she, 1985.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Römhild, Wolfram. Preisstrategien bei Ausschreibungen. Berlin: Duncker & Humblot, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Kucher, Eckhard. Scannerdaten und Preissensitivität bei Konsumgütern. Wiesbaden: Gabler, 1985.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Athelogou, Maria. Modellbildung bei komplizierten biophysikalischen Systemen. München: Verlag Kunst und Alltag, 1993.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Modelo BDI"

1

Alzetta, Francesco, Paolo Giorgini, Mauro Marinoni y Davide Calvaresi. "RT-BDI: A Real-Time BDI Model". En Advances in Practical Applications of Agents, Multi-Agent Systems, and Trustworthiness. The PAAMS Collection, 16–29. Cham: Springer International Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-49778-1_2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ancona, Davide y Viviana Mascardi. "Coo-BDI: Extending the BDI Model with Cooperativity". En Declarative Agent Languages and Technologies, 109–34. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2004. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-25932-9_7.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Selje-Aßmann, Natascha. "Forschendes Lehren und Lernen – ein mehrdimensionales Modell für die Lehrpraxis aus Perspektive der empirischen Wissenschaften". En Forschendes Lernen, 71–86. Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-658-31489-7_6.

Texto completo
Resumen
Zusammenfassung Ausgangspunkt des Beitrags ist die Analyse von Definitionen des Forschenden Lernens im Hinblick auf Herausforderungen bei der praktischen Umsetzung in empirischen Wissenschaften. Die vorliegenden Konzepte werden um die Perspektive eines mehrdimensionalen Modells ergänzt, das unterschiedliche Phasen und Grade des Forschungsprozesses integriert. Das Modell lässt sich zur Reflexion von Formaten Forschenden Lernens bei der Planung einzelner Lehrveranstaltungen oder zur Integration von Forschendem Lernen entlang eines Curriculums einsetzen.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Herrmann, Simon. "Modell und Hypothesen". En Kommunikation bei Krisenausbruch, 127–45. Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden, 2012. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-658-00309-8_5.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Curry, Edward, Andreas Metzger, Arne J. Berre, Andrés Monzón y Alessandra Boggio-Marzet. "A Reference Model for Big Data Technologies". En The Elements of Big Data Value, 127–51. Cham: Springer International Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-68176-0_6.

Texto completo
Resumen
AbstractThe Big Data Value (BDV) Reference Model has been developed with input from technical experts and stakeholders along the whole big data value chain. The BDV Reference Model may serve as a common reference framework to locate big data technologies on the overall IT stack. It addresses the main technical concerns and aspects to be considered for big data value systems. The BDV Reference Model enables the mapping of existing and future data technologies within a common framework. Within this chapter, we detail the reference model in more detail and show how it can be used to manage a portfolio of research and innovation projects.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Brazier, Frances, Barbara Dunin-Keplicz, Jan Treur y Rineke Verbrugge. "Modelling Internal Dynamic Behaviour of BDI Agents". En Formal Models of Agents, 36–56. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1999. http://dx.doi.org/10.1007/3-540-46581-2_4.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Schrempf, Martin. "Modell einer anonymen Verbrauchsdatenerfassung". En Datenschutz bei TEMEX, 124–50. Wiesbaden: Vieweg+Teubner Verlag, 1990. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-322-85479-7_6.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Pytlik, Matthias. "Modell: Wettbewerb und Finanzierungsvertrag". En Vertragsgestaltung bei Wagniskapitalfinanzierungen, 105–226. Wiesbaden: Deutscher Universitätsverlag, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-322-81675-7_4.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Merx, Oliver. "Projektbezogenes QS-Modell". En Qualitätssicherung bei Multimedia-Projekten, 37–47. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1999. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-60075-3_2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Casali, Ana, Lluís Godo y Carles Sierra. "Graded BDI Models for Agent Architectures". En Lecture Notes in Computer Science, 126–43. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2005. http://dx.doi.org/10.1007/11533092_8.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Modelo BDI"

1

Aonso-Diego, Gema, Alba González-Roz, Andrea Krotter, Ángel García-Pérez y Roberto Secades-Villa. "¿Qué predice que las personas con trastorno por uso de sustancias y con sintomatología depresiva dejen de fumar?" En 22° Congreso de la Sociedad Española de Patología Dual (SEPD) 2020. SEPD, 2020. http://dx.doi.org/10.17579/sepd2020o010.

Texto completo
Resumen
Introducción: Tanto las personas con depresión, como las personas con trastorno por uso de sustancias (TUS) presentan una mayor probabilidad de consumir tabaco, una mayor dependencia a la nicotina, mayores dificultades para alcanzar la abstinencia y una mayor probabilidad de recaída tras el cese. Objetivo: Analizar qué variables predicen el éxito de dejar de fumar tras un tratamiento cognitivo-conductual. Materiales/método: 43 personas (69,8% hombres; M=45,42 años), en tratamiento por consumo de sustancias, asistieron a un programa de 8 semanas para dejar de fumar. Se realizó una regresión logística binaria para ver qué variables predecían la abstinencia al finalizar el tratamiento. La sintomatología depresiva se evaluó a través del inventario de depresión de Beck (BDI-II), y la abstinencia mediante el monóxido de carbono y cotinina en orina. Resultados: Las variables que predijeron la abstinencia fueron el número de cigarros/día antes de empezar el tratamiento (B=-1,202, OR=3,32, p=0,028) y las sesiones asistidas (B=0,68; OR=1,974, p=0,009). El modelo explicó un 69,2% de la varianza. Conclusiones: Los tratamientos para dejar de fumar dirigidos a una población con TUS y sintomatología depresiva, deben fomentar la asistencia a las sesiones. Añadir un componente de manejo de contingencias que refuerce la asistencia podría aumentar las tasas de abstinencia en el post-tratamiento. Para asegurar un menor número de cigarros/día al inicio, se puede incorporar un componente de desvanecimiento de nicotina que facilite la reducción gradual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

"B2DI - A Bayesian BDI Agent Model with Causal Belief Updating based on MSBN". En International Conference on Agents and Artificial Intelligence. SciTePress - Science and and Technology Publications, 2012. http://dx.doi.org/10.5220/0003746003430346.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Hegde, Manu S. y Sanjay Singh. "Alert-BDI: BDI model with adaptive alertness through situational awareness". En 2013 International Conference on Advances in Computing, Communications and Informatics (ICACCI). IEEE, 2013. http://dx.doi.org/10.1109/icacci.2013.6637212.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Hegde, M. S. y S. Singh. "Aware-BDI: An Extension of the BDI Model Incorporating Situational Awareness". En 2013 International Conference on Communication Systems and Network Technologies (CSNT 2013). IEEE, 2013. http://dx.doi.org/10.1109/csnt.2013.30.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Lavindra de, Felipe Meneguzzi y Brian Logan. "BDI Agent Architectures: A Survey". En Twenty-Ninth International Joint Conference on Artificial Intelligence and Seventeenth Pacific Rim International Conference on Artificial Intelligence {IJCAI-PRICAI-20}. California: International Joint Conferences on Artificial Intelligence Organization, 2020. http://dx.doi.org/10.24963/ijcai.2020/684.

Texto completo
Resumen
The BDI model forms the basis of much of the research on symbolic models of agency and agent-oriented software engineering. While many variants of the basic BDI model have been proposed in the literature, there has been no systematic review of research on BDI agent architectures in over 10 years. In this paper, we survey the main approaches to each component of the BDI architecture, how these have been realised in agent programming languages, and discuss the trade-offs inherent in each approach.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

George, A., Balakrishnan Ranjith, A. Samad y P. V. Dudhgaonkar. "Evaluation of Impulse Turbines for a Wave Energy Converter". En ASME 2017 Gas Turbine India Conference. American Society of Mechanical Engineers, 2017. http://dx.doi.org/10.1115/gtindia2017-4567.

Texto completo
Resumen
The extraction of wave energy through self-rectifying air turbine is one of the emerging technologies for oscillating water column (OWC) based wave energy devices. In the present effort, a bi-directional impulse (BDI) turbine is designed and the performance parameters were found numerically and compared with an existing unidirectional impulse (UDI) turbine. A brief analytical formulation through similarity laws, to find a dynamically similar BDI turbine using pressure drop vs flow characteristics, gives the approximate diameter range equivalent to the reference UDI turbine. The results are used to reduce the range of diameters and it is found that the characteristics are matching with the reference UDI turbine. The maximum and minimum diameters among the selected range are considered for detailed computational fluid dynamics (CFD) analysis. These two BDI turbines are modeled and meshed in ICEM CFD 14.5. The commercial CFD code CFX 14.5 is used for the numerical simulations. The Reynolds-averaged Navier-Stokes (RANS) equations with the standard k-ϵ scalable wall function model are solved to obtain the performance parameters. A detailed flow physics of the BDI turbines has also been included.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Meng, Jian-liang y Tai-hua Li. "The Research of Dynamic BDI Model". En 2009 Second International Conference on Information and Computing Science. IEEE, 2009. http://dx.doi.org/10.1109/icic.2009.62.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Jones, Hazaël, Julien Saunier y Domitile Lourdeaux. "Personality, Emotions and Physiology in a BDI Agent Architecture: The PEP -≫ BDI Model". En 2009 IEEE/WIC/ACM International Joint Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology. IEEE, 2009. http://dx.doi.org/10.1109/wi-iat.2009.160.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Vasile, Florentin y Paul Schiopu. "The EDFA Model based on BDI Processes". En 2007 International Semiconductor Conference (CAS 2007). IEEE, 2007. http://dx.doi.org/10.1109/smicnd.2007.4519687.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

LI, YUEFENG y ZILI ZHANG. "DECISION MODEL FOR BDI-BASED INTELLIGENT AGENTS". En Proceedings of the Second International Conference. WORLD SCIENTIFIC, 2003. http://dx.doi.org/10.1142/9789812704313_0010.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Informes sobre el tema "Modelo BDI"

1

Chen, Xiaohong, Oliver Linton, Stefan Schneeberger y Yanping Yi. Simple Nonparametric Estimators for the Bid-Ask Spread in the Roll Model. The Institute for Fiscal Studies, marzo de 2016. http://dx.doi.org/10.1920/wp.cem.2016.1216.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Al sada, Adnan M. A Literature Review of Empowerment With a Suggested Empowerment Model for the BDF. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, diciembre de 2003. http://dx.doi.org/10.21236/ada420235.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Goldfarb, Donald y Garud Iyengar. Algorithms for Mathematical Programming with Emphasis on Bi-level Models. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), mayo de 2014. http://dx.doi.org/10.2172/1132080.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

MacKenzie, Stephen J., Thomas J. Mulkern y Nora C. Beck Tan. Material Properties of Bi-Modal Epoxy Networks. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, marzo de 2001. http://dx.doi.org/10.21236/ada393053.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Radaelli, Vanderléia, Eduardo De Azevedo y Karina Diaz. Modelo de apoio a compras públicas de inovacão. Inter-American Development Bank, mayo de 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003277.

Texto completo
Resumen
Este documento apresenta o Modelo de Apoio à Compra Pública de Inovação e o seu processo de construção, do diagnóstico das principais dificuldades para se contratar inovação na administração pública ao desenho de soluções para apoiar os gestores e gestoras, transpondo essas barreiras. O documento consolida um esforço do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação e do coLab-i (Laboratório de Inovação e Coparticipação do Tribunal de Contas da União) para impulsionar e potencializar a compra pública de inovação, apontando possibilidades de atuação conjunta entre diferentes atores ao longo do processo. Este documento é resultado da iniciativa INOVAMOS, que teve como objetivo construir um modelo para as Entidades de Fiscalização Superiores e Tribunais de Contas (TCU) apoiarem a compra de inovação na administração pública, que seja replicável para tribunais de outras esferas federativas e outros países da América Latina. O INOVAMOS foi realizado pelo BID e o TCU para apoiar a compra pública de inovação pela administração pública em parceria com a Agencia Tellus.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Friedman, H. Precision Hole Drilling Using a Polychromatic, Bi-Modal Technique. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), enero de 2002. http://dx.doi.org/10.2172/15002788.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rincón-Torres, Andrey Duván, Kimberly Rojas-Silva y Juan Manuel Julio-Román. The Interdependence of FX and Treasury Bonds Markets: The Case of Colombia. Banco de la República, septiembre de 2021. http://dx.doi.org/10.32468/be.1171.

Texto completo
Resumen
We study the interdependence of FX and Treasury Bonds (TES) markets in Colombia. To do this, we estimate a heteroskedasticity identified VAR model on the returns of the COP/USD exchange rate (TRM) and bond prices, as well as event-analysis models for return volatilities, number of quotes, quote volume, and bid/ask spreads. The data under analysis consists of 5-minute intraday bid/ask US dollar prices and bond quotes, for an assortment of bond species. For these species we also have the number of bid/ask quotes as well as their volume. We found, also, that the exchange rate conveys information to the TES market, but the opposite does not completely hold: A one percent COP depreciation leads to a persistent reduction of TES prices between 0.05% and 0.22%. However, a 1% TES price increase has a very small effect and not entirely significant on the exchange rate, i.e. a COP appreciation between 0.001% and 0.009%. Furthermore, TRM return volatility increases do not affect bond return volatility but its liquidity, i.e. the bid/ask quote number and volume. These results are coherent with the fact that the FX market more efficiently reflects the effect of shocks than the TES market, which may be due to its low liquidity and concentration on a specific habitat. These results have implications for the design of financial stability policies as well as for private portfolio design, rebalancing and hedging.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Wyatt, Alan, Fekadu Moreda, Eugene Brantly, Fernando Miralles-Wilhelm y Raúl Muñoz Castillo. Caso de estudio de Hydro-BID No 1: Modelo de gestión del recurso hídrico en la cuenca del Río Grande en Argentina. Inter-American Development Bank, julio de 2014. http://dx.doi.org/10.18235/0001158.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Laug, Kristi K., Michael R. Holmes y Kurt O. Westerman. Solar Bi-Modal System Concept: Mission Applications, a Preliminary Assessment. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, enero de 1992. http://dx.doi.org/10.21236/ada408729.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Smith, J. P. y W. Horton. Analysis of the bi-modal nature of solar wind-magnetosphere coupling. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), mayo de 1997. http://dx.doi.org/10.2172/491620.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía