Literatura académica sobre el tema "Neuroanatomia"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Neuroanatomia".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Neuroanatomia"

1

Rodrigues, Fabiano de Abreu. "NEUROANATOMIA DAS CORES - COLOR NEUROANATOMY". BRAZILIAN JOURNAL OF DEVELOPMENT 8, n.º 1 (1 de enero de 2022): 2936–44. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n1-193.

Texto completo
Resumen
A incidência de luz em determinados objetos emite diferentes freqüências e tamanhos de ondas eletromagnéticas que ao serem captadas pela retina, enviam um sinal para o córtex visual que organiza a imagem e gera uma determinada coloração, sendo assim a percepção da cor é uma interação entre ondas, olhos e cérebro. O presente artigo tem como objetivo uma revisão literária sobre o processo de captação de luz até a percepção da cor no cérebro e discorrer sobre como determinadas cores podem influenciar comportamentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Tostes Ferreira, Mauro Augusto, Sebastião Nataniel Silva Gusmão y Robert Frederich Spetzler. "Realidade virtual e estereoscopia no ensino da neuroanatomia e neurocirurgia". Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 32, n.º 04 (diciembre de 2013): 211–20. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1626017.

Texto completo
Resumen
Resumo Objetivo: Por motivos diversos, o ensino da neuroanatomia durante a graduação médica e na residência de neurocirurgia é deficitário. Apresentamos a realidade virtual e a estereoscopia como eventuais métodos complementares de ensino à neuroanatomia e neurocirurgia. Método: Diversa gama de conteúdo digital interativo e estereoscópico foi produzida utilizando esterogramas de dissecações anatômicas. Resultados: A realidade virtual tenta melhor elaborar o ensino da neuroanatomia e neurocirurgia. Embora o trabalho verse sobre neuroanatomia e neurocirurgia, esses recursos podem ser empregados em qualquer área médica. Conteúdo anatômico de excelência foi adquirido e armazenado de modo que pôde ser manipulado por programa de realidade virtual e estereoscopia. Conclusão: A realidade virtual e a estereoscopia são ferramentas úteis no ensino e na aprendizagem da neuroanatomia e da neurocirurgia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Gustavo Vieira de y Paula Alvarez Abreu. "A DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS DE ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NO YOUTUBE". Saúde e Pesquisa 11, n.º 3 (13 de noviembre de 2018): 459. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n3p459-465.

Texto completo
Resumen
O estudo visa avaliar os métodos de exposição de conteúdos de neuroanatomia utilizados nos vídeos compartilhados no YouTube, o impacto destes vídeos e a aceitação dos usuários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva e analítica observacional, envolvendo a análise de vídeos de neuroanatomia divulgados em português no site do YouTube. A pesquisa foi realizada no Youtube utilizando as palavras-chave “telencéfalo”, “diencéfalo” e “tronco encefálico”. Os vídeos foram categorizados de acordo com o método de exposição do conteúdo de neuroanatomia como equipamentos multimídia (EM), peças plásticas (PPT), peças plastinadas (PPN), e peças cadavéricas formolizadas (PCF) para avaliação do número de visualizações e aceitação dos usuários (número de likes e dislikes). Foi observado que as PPT foram mais utilizadas nos vídeos de neuroanatomia. Porém, os vídeos que utilizaram EM tiveram mais visualizações diárias e maior aceitação pelos usuários do Youtube. Os resultados do presente estudo sugerem que os vídeos de neuroanatomia utilizando EM podem contribuir de forma complementar para o ensino-aprendizado destes conteúdos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

MEIRA, Alex Tiburtino, Gustavo Leite FRANKLIN, Francisco CARDOSO, Hélio Afonso Ghizoni TEIVE, Orlando Graziani Povoas BARSOTTINI y José Luiz PEDROSO. "Professor Ângelo Machado: career, scientific contributions, and the iconic neuroanatomy book". Arquivos de Neuro-Psiquiatria 79, n.º 12 (diciembre de 2021): 1149–52. http://dx.doi.org/10.1590/0004-282x-anp-2021-0172.

Texto completo
Resumen
ABSTRACT Professor Ângelo Barbosa Monteiro Machado (May 22, 1934 to April 6, 2020) was one of the most outstanding and respected professors in the Brazilian history. He worked broadly as a professor, neuroscientist, writer, dramaturgist, neurobiologist, and entomologist. The publication of the neuroanatomy book is pioneer, revolutionary, and iconic in the history of academic medical education in Brazil. In the literature field, he also wrote many books in which he adapted scientific knowledge to children. In this article, the authors approach the academic life of Professor Ângelo Machado and the steps that culminated in the most renowned Brazilian textbook of neuroanatomy: Neuroanatomia Funcional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Lima, Paola de y Denis Guilherme Guedert. "ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU: UMA VISÃO DOCUMENTAL E DISCENTE." Atos de Pesquisa em Educação 11, n.º 1 (2 de mayo de 2016): 271. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p271-292.

Texto completo
Resumen
O presente estudo tem como objetivo geral verificar por meio de uma pesquisa documental e um questionário proposto aos discentes, se o estudo da anatomia humana e neuroanatomia estão contemplando as necessidades propostas nas ementas das disciplinas específicas do curso de Fisioterapia – FURB (Universidade Regional de Blumenau). Para isso, realizou-se a análise das ementas e conteúdos programáticos dos planos de ensino da anatomia humana, neuroanatomia e das disciplinas específicas. Além disso, utilizou-se um questionário aplicado aos discentes, disponível on line na plataforma de criação e edição de documentos Google Docs. Foram convidados a responder o instrumento de pesquisa os alunos regularmente matriculados na sétima, oitava, nona e décima fase do curso de Fisioterapia no segundo semestre de 2014. Constituíram a pesquisa alunos maiores de 18 anos, de ambos os sexos, de qualquer etnia e que já concluíram anatomia humana e neuroanatomia e também já cursaram ao menos 70% das disciplinas específicas do curso de Fisioterapia da FURB. Foram excluídos do estudo os acadêmicos que cursaram as disciplinas estudadas em outras instituições de ensino. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Os dados coletados na pesquisa documental e nos questionários foram agrupados sob a forma de unidades de registro e a partir delas agrupamentos foram identificados para a construção das categorias. Conclui-se que os conteúdos referentes à anatomia humana e neuroanatomia presentes nas disciplinas específicas na maior parte das vezes são contemplados na ementa e no conteúdo programático do plano de ensino da anatomia humana e neuroanatomia. Notou-se através dos relatos que houve uma dificuldade no entendimento das disciplinas de anatomia humana e neuroanatomia, isso condiz mediante os apontamentos dos discentes que afirmam que o que aprenderam não foi suficiente para suprir as necessidades das disciplinas específicas. Podemos perceber então um déficit no ensino-aprendizado da anatomia humana e neuroanatomia; porém, no que diz respeito aos conteúdos lecionados os discentes afirmam e que esse está de acordo com o que é exigido nas disciplinas específicas, mas devido a este déficit os alunos possuem dificuldades diante das disciplinas específicas com conteúdos relacionados à anatomia humana e neuroanatomia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Smentkoski, Isabelle Poleto, Letícia Sayuri Ribeiro Sazaka, Gabriela Mariano Tomé, Henrique Guilherme Santos Martins, Carolina Guarini Marcelino, Bruno Miguel Nogueira Souza y Roberta Ekuni. "O ensino de Histologia e Neuroanatomia por meio de jogos e materiais didáticos: experiência extensionista de uma educação não-formal". Revista Brasileira de Extensão Universitária 11, n.º 3 (9 de septiembre de 2020): 301–13. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i3.11481.

Texto completo
Resumen
O ensino de Neuroanatomia e Neuro-Histologia pode ser facilitado pelo uso de jogos e materiais didáticos. No “Conhecendo o Cérebro 2019”, ação extensionista executada por alunos e docentes da instituição focando na divulgação científica, dois estandes apresentaram atividades lúdicas abordando Neuroanatomia e Neuro-Histologia. O objetivo desse trabalho é relatar as propostas e fornecer subsídios para sua réplica. A ação foi dividida em três etapas: explicação sobre o encéfalo, com mostra de peças anatômicas reais e modelo didático; visualização de corte histológico do encéfalo, por meio do microscópio óptico e modelo didático inclusivo; e jogos para reforçar as informações apreendidas. Como resultado, 335 estudantes da Educação Básica, universitários e pessoas do público geral visitaram o evento e interagiram com as propostas didáticas fornecidas nos estandes. Eles fizeram perguntas, manipularam os materiais didáticos e jogaram o Jogo da memória dos lobos cerebrais. Além dessa interação e contribuição para com a alfabetização científica da comunidade externa, ações que divulgam a ciência também são importantes para o crescimento intelectual e profissional dos alunos. Sugere-se que os materiais didáticos descritos no trabalho sejam utilizados como recurso pedagógico, a fim de facilitar o aprendizado de Neuroanatomia e Neuro-Histologia. Palavras-chave: Neurociências; Educação Básica; Ensino; Extensão Universitária Teaching of Neurohistology and Neuroanatomy through games and didactics materials: extension experience of a non-formal education Abstract: Teaching neuroanatomy and neurohistology can be facilitated by the use of games and teaching materials. In "Knowing the Brain 2019", an extension action carried out by students and teachers of the institution focusing on scientific dissemination, two stands proposed recreational activities addressing neuroanatomy and neurohistology. The purpose of this work is to report the proposals and provide subsidies for their reply. The action was divided into three stages: explaining the brain with a sample of real anatomical pieces and a didactic model; visualization of a histological section of the brain through the optical microscope and an inclusive didactic model; and games to reinforce the information learned. As a result, 335 Basic Education students, university students, and the general public visited the event and interacted with the stands' didactic proposal. The visitors asked questions, manipulated the teaching materials, and played with the memory game of the lobes. In addition to this interaction and contribution to the scientific literacy of the external community, actions that disseminate science are also important for students' intellectual and professional growth. It is suggested that the teaching materials described here can be used to facilitate neuroanatomy and neurohistology learning. Keywords: Neuroscience; Basic Education; Teaching; University Extension
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Mezzasalma, Marco Andre, Alexandre M. Valença, Fabiana L. Lopes, Isabella Nascimento, Walter A. Zin y Antonio E. Nardi. "Neuroanatomia do transtorno de pânico". Revista Brasileira de Psiquiatria 26, n.º 3 (septiembre de 2004): 202–6. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462004000300010.

Texto completo
Resumen
OBJETIVOS: O Transtorno de Pânico (TP) é um transtorno de ansiedade que permite um estudo comparativo de modelos animais visando à elucidação dos circuitos cerebrais envolvidos na sua gênese, embora estes ainda tenham sido pouco discutidos. MÉTODOS: Os autores realizam uma revisão da literatura sobre neurobiologia e neuroanatomia do TP. RESULTADOS: Uma revisão de dados demonstra a existência de uma "rede de medo", que tem como ponto principal o núcleo central da amígdala e compreende o hipotálamo, o tálamo, o hipocampo, a substância cinzenta periaquedutal, o locus ceruleus e outras estruturas do tronco cerebral. Sua presença é evidenciada em estudos de modelos animais de estados emocionais e comportamentais, e sua presença e importância podem ser extrapoladas para o TP em humanos. CONCLUSÃO: Esta rede de medo pode permitir que novos avanços e estudos utilizando técnicas de neuroimagem e/ou psicofármacos possam auxiliar na maior elucidação da circuitos cerebrais do TP.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Gneiding, Beatriz, José Eduardo Basilio Oliveira Gneiding, Joelma Lucioli, Daniela Romani Bonotto, Bruna Carvalho da Silva y Carlos Jose Gomes. "Neuroanatomia do medo em mamíferos". Revista Acadêmica Ciência Animal 16 (28 de agosto de 2018): 1. http://dx.doi.org/10.7213/1981-4178.2018.161107.

Texto completo
Resumen
No transcorrer da história, pensadores e cientistas buscaram compreender as emoções, o comportamento e sua ligação com estruturas cerebrais e funções fisiológicas. Apesar da complexidade do encéfalo nas diferentes espécies, algumas ações cerebrais são comuns a todos os mamíferos, como as ocasionadas pelo medo. Este foi detalhadamente mapeado, evidenciando a existência de circuitos neurais específicos para o comportamento emocional. O medo possui dois circuitos distintos, um para o estímulo condicionado e outro para o incondicionado. O medo condicionado, também conhecido como medo aprendido, é desencadeado por estímulos que antecipam acontecimentos aversivos previamente vivenciados pelo animal, através de adapta-ções ou situações no ambiente no qual está estabelecido. Já o medo incondicionado, não derivado de experiências vividas anteriormente, conduz para o comportamento de fuga e/ou ataque na presença de um perigo real existente, a fim de livrar-se de uma situação ameaçadora. Embora as mesmas estruturas neurais estejam envolvidas, as vias utilizadas nesse mecanismo são distintas. Estes tópicos são abordados mais detalhadamente nesta revisão bibliográfica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Vismari, Luciana. "Neuroanatomia dos transtornos de humor". ConScientiae Saúde 3 (9 de enero de 2008): 95–102. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v3i0.326.

Texto completo
Resumen
Diversas alterações neuroanatômicas e bioquímicas têm sido encontradas em pacientes portadores dos mais diferentes tipos de transtornos psiquiátricos, entre eles a depressão. Isso tem levado os pesquisadores a tentar identificar qual seria o padrão de alterações comuns a cada tipo de patologia psiquiátrica. Este trabalho procura fazer uma revisão da literatura a respeito das principais anormalidades neuroanatômicas observadas em pacientes unipolares e bipolares, com destaque para os lobos pré-frontal, frontal e temporal, córtex orbitofrontal, tálamo, amígdala, hipocampo, núcleos da base e eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Apesar de os dados da literatura se mostrarem bastante controversos, existe uma grande expectativa de que haja um padrão diferencial de envolvimento cerebral em pacientes unipolares e bipolares, sugerindo que esses dois tipos de transtorno de humor são biologicamente diferentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Abreu Rodrigues, Fabiano de, Eduardo Antonio de Sousa Campos y Jennifer Aline Silva de Paula. "NEUROANATOMIA COMO VEÍCULO ESTRATÉGICO EM MARKETING". RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 2, n.º 9 (31 de agosto de 2022): e29184. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v2i9.184.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir a estratégia em marketing sob o olhar da neuroanatomia. Discute-se a importância dos neurotransmissores da felicidade, em especial, a dopamina, sendo o neurotransmissor mais fácil de modular com técnicas de marketing. O conhecimento do cérebro e o mapeamento de personalidades por meio dos transtornos é significativo. É possível conseguir resultados promissores com a tríade: preço baixo, justo e alto. Também é considerado 4 fatores de interação com o consumidor: Interatividade, experimentação, conexão e recompensa. O conjunto deste estudo vai ao cerne da estratégia do consumidor. Há margem para novas pesquisas envolvendo os outros neurotransmissores da felicidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Neuroanatomia"

1

Babicsak, Viviam Rocco. "Estudo encefálico de gatos domésticos adultos, maduros e geriátricos por ressonância magnética". Botucatu, 2016. http://hdl.handle.net/11449/138099.

Texto completo
Resumen
Orientador: Luiz Carlos Vulcano
Resumo: O estudo teve como objetivo a determinação das alterações encefálicasrelacionadas ao avanço da idade em gatos domésticos hígidos por meio da ressonânciamagnética. As hipóteses do presente estudo são de que os felinos apresentam dilataçãodo sistema ventricular, atrofia do parênquima encefálico e alterações focais naintensidade do sinal encefálico conforme o avanço da idade. Imagens encefálicas emcortes multiplanares na sequência T1, T2, FLAIR, GRE T2 e T1 pós-contraste foramobtidas de 12 animais adultos (1 a 6 anos), 11 maduros (7 a 11 anos) e 10 geriátricos (12anos ou mais), em um equipamento de ressonância magnética de baixo campo. A alturae a porcentagem do volume do ventrículo lateral direito em relação ao volumeintracraniano, assim como a largura e a porcentagem do volume do terceiro ventrículoem relação ao volume intracraniano, foram significativamente maiores nos animaisgeriátricos em comparação aos adultos. Os indivíduos geriátricos também demonstraramespessura da adesão intertalâmica e porcentagem do volume do parênquima cerebral emrelação ao intracraniano significativamente menores que os encontrados nos adultos. Osresultados do presente estudo confirmaram as hipóteses relacionadas à dilataçãoventricular, especificamente do ventrículo lateral direito e terceiro ventrículo, e à atrofiado parênquima cerebral, assim como da adesão intertalâmica, com o aumento da idadeem gatos. No entanto, os resultados não ratificaram a hipótese referen... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The study aimed to determine age related changes in the brain of healthy domesticcats by MRI. The hypotheses of this study are that cats show dilatation of cerebralventricular system, brain atrophy and focal changes in the intensity of the brain signal asadvancing age. Multiplanar images on T1-weighted, T2-weighted, FLAIR, GRE T2 andpost-contrast T1-weighted sequences were obtained from 12 adult (1-6 years), 11 mature(7-11 years) and 10 geriatric cats (12 years or more) in an low-field MRI equipment. Theheight and the percentage of the right lateral ventricle volume in relation to theintracranial volume, as well as the width and the percentage of the third ventricle volumein relation to the intracranial volume, were significantly higher in geriatric compared tothe adult animals. The geriatric cats also demonstrated thickness of the interthalamicadhesion and percentage of cerebral parenchymal volume in relation to intracranialvolume significantly lower than those found in the adult group. The results of this studyconfirm the hypotheses related to ventricular dilatation, specifically of the right lateralventricle and third ventricle, and cerebral atrophy, as well as the interthalamic adhesion,with increasing age in cats. However, the results have not ratified the hypothesis relatedto the cerebellar atrophy and focal changes in the intensity of the brain signal in cats asadvancing age.
Doutor
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Barros, Roseâmely Angélica de Carvalho. "Anatomia macroscópica e microscópica da glândula pineal do macaco Cebus apella". Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-18122006-125619/.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo é descrever a organização anatômica da glândula pineal do macaco Cebus apella, analisando seus aspectos macroscópicos e microscópicos, vistos sob a óptica da microscopia de luz, microscopia eletrônica de transmissão e microanálise por difração de RX. Para desenvolver este trabalho utilizamos 12 exemplares de macaco Cebus apella, cedidos pelo IBAMA ? MG. Para a análise macroscópica utilizamos 12 animais, os quais foram empregados para estudos relacionados à topografia e sintopia do corpo pineal. Desse grupo, 07 espécimes foram utilizados para a microscopia de luz, 01 espécime para microscopia eletrônica de transmissão e 01 espécime para microscopia eletrônica de varredura, preparados conforme técnicas histológicas de rotina. A glândula pineal do macaco Cebus apella apresentou-se como um pequeno órgão de forma e dimensões variáveis, medindo de 2,5 mm a 4,0 mm de comprimento e de 2,0 mm a 3,5 mm de largura. Está localizada caudalmente ao esplênio do corpo caloso, em correspondência ao recesso pineal, podendo ser classificada como subcalosa e do tipo A, segundo Vollrath (1981). É revestida externamente por uma cápsula de tecido conjuntivo, rica em fibras colágenas, derivada da pia-máter. No parênquima glandular verificam-se três tipos de células: pinealócitos, células da glia e mastócitos. De acordo com as características morfológicas dos núcleos, identificamos pinealócitos do tipo I e pinealócitos do tipo II. Concreções arredondadas e em forma de mórula são vistas no parênquima glandular, nas quais a microanálise por difração de RX demonstrou dois componentes principais: o fósforo e o alumínio
The objective of this study is to describe the anatomical organization of the pineal gland of the Cebus apella monkey, analyzing its macrocospic and microscopical aspects, seen under the optics of the light microscopy, electronic microscopy of transmission and microanalysis by emission of X-Ray. In the development of this study 12 units of Cebus apella monkey, supplied by IBAMA ? MG, were used. For the macrocospic analysis we used 12 animals, which had been used for topography and related to pineal body related studies. From this group, seven specimens were used on the light microscopy, one specimen on electronic microscopy of transmission and one specimen on electronic microscopy of scanning. All the specimens were prepared according to histological techniques of routine. The pineal gland of the Cebus apella monkey presented itself as a small organ of variable forms and lengths, measuring 2,5mm to 4,0mm in length and 2,0mm to 3,5mm in width. It is caudally located to the esplenium of the calosus body, in relation to the pineal recess, being classified as subcalosus and type A according to Vollrath (1981). It is externally covered by a conjunctive tissue capsule, rich in collagen fibers, derived from the piamater. In the glandular parenchyma three types of cells are verified: pinealocytes, cells of the glia and mast cells. According to the morphologic characteristics of the cores, we identify pinealocytes of type I and pinealocytes of type II. Corpora arenaceae round and in morula shape are seen in the glandular parenchyma in which the microanalysis by emission of X-Ray showed two main components: the phosphorus and the aluminum
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Ribeiro, Adriana Rodrigues. "Aspectos morfológicos da hipófise do macaco Cebus apella". Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-19122006-104656/.

Texto completo
Resumen
O conhecimento de diversos aspectos da Neuroanatomia de primatas não humanos - que atualmente é falho, pela falta de trabalhos a respeito - é importante não apenas pela importância intrínseca desse conhecimento como até pelo fato de contribuir para um melhor entendimento da própria evolução do grupo, o que representa um fator relevante para a sua preservação e proteção. O objetivo deste trabalho é efetuar estudos morfológicos da hipófise do macaco Cebus apella a fim de conhecer melhor esta estrutura, e oferecer subsídios para análises comparativas mais amplas. Utilizamos 11 animais sendo 7 deles constantes do acervo de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia e, os outros 4 exemplares, doados pelo IBAMA-MG. A preparação das peças anatômicas foi levada a efeito mediante cuidadosa dissecção dos espécimes, cujos encéfalos foram retirados das caixas cranianas, preservando-se ao máximo todas as suas estruturas. As hipófises, depois de registrada sua macroscopia, foram submetidas aos métodos histológicos de rotina para observações em microscopia de luz e eletrônica de transmissão. Dos resultados obtidos podemos citar que a hipófise, neste animal, é uma glândula intracraniana alojada na sela turcica, fixada à base do cérebro pelo infundíbulo, sendo este muito curto. Ela exibe forma odontóide, exibindo-se aparentemente, como uma massa única, pois macroscopicamente apenas é possível, a identificação de uma divisão discreta em um lobo anterior e outro posterior, além do infundíbulo. As análises histológicas mostram esta glândula dividida em três lobos: anterior (adenohipófise), intermédio e posterior (neurohipófise). À microscopia eletrônica de transmissão foi possível identificar e classificar 4 tipos celulares em relação á adenohipófise: células do tipo I, II, III e IV. O aspecto do núcleo dessas células, exibindo freqüentemente, invaginações profundas de sua membrana, confere à hipófise do macaco Cebus apella, características peculiares, o que nos instiga a realizar novas pesquisas sobre o assunto
The knowledge of many aspects of Neuroanatomy of non-human primates - which is currently poor due to the lack of studies on the subject - is very important not only for the intrinsic significance of the knowledge itself but also because it contributes for a better understanding of the evolution of the group, which represents a relevant factor for its preservation and protection. The objective of this study is to perform morphological researches on the hypophysis of the Cebus apella monkey in order to understand this structure better and to provide basis for wider comparative analyses. Eleven animals were used on this study. Seven of them were properties of the research collection of the Federal University of Uberlândia and the other four were donated by the IBAMA-MG. The preparation of the anatomical parts was carefully done through dissection of the specimens, whose encephalus were removed from their skulls preserving all their structures. The hypophysis, after having their macroscopy registered, were submitted to histological methods of routine for observation in light microscopy and electronic microscopy of transmission. We could conclude from the obtained results that the hypophysis, on this particular animal, is a intracranial gland lodged in the sela turcica fixed to the base of the brain by the infundibulum which is very short. It has in dens shape and it presents itself as a single mass, because, macroscopically, it is only possible the identification of a discrete division in an anterior lobe and another posterior one besides the infundibulum. The histological analyses show this gland divided in three lobes: anterior (adenohypophysis), intermediary and posterior (neurohypophysis). Through the electronic microscopy of transmission it was possible to identify and classify four cellular types related to the adenohypophysis: types I, II, III and IV. The aspect of the cores of these cells, frequently showing deep invaginations of their membranes, confers to hypophysis of the Cebus apella monkey, peculiar characteristics, which instigates us to carry on performing new studies on the subject
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ribeiro, Adriana Rodrigues. "Estudo anatômico do plexo braquial do macaco Cebus apella: origem, composição e nervos resultantes". Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-29042004-152959/.

Texto completo
Resumen
A Anatomia comparativa de mamíferos vem sendo tema de pesquisas, nas áreas biomédica e biológica com o objetivo de se buscar conhecimentos que possam auxiliar na busca sobre o entendimento do binômio unidade-variedade, dentre os símios tem sido particularmente enfocados o Babuíno e o Rhesus que, entretanto, não são próprios do Novo Mundo. O Cebus apella, animal das matas do continente Sul-americano, distribuindo-se geograficamente por quase todo o Brasil, apresenta satisfatória adaptação à vida em cativeiro condição em que, inclusive, se reproduz com facilidade. Assim, é de nosso interesse focalizar, o Cebus apella, analisando a origem, a composição e os nervos resultantes de seu plexo braquial. O objetivo imediato deste trabalho é, dar seqüência ao conhecimento de sua Anatomia, visando também o fornecimento de subsídios para interpretações anatómo-funcionais do Cebus apella, comparativamente a outros animais. O objetivo a médio e a longo prazos é o estabelecimento do padrão anatômico deste animal, culminando com a elaboração de um Atlas - texto sobre a Anatomia do macaco Cebus apella. Utilizamos 20 animais, sendo 10 machos e 10 fêmeas, adultos, pertencentes ao acervo de pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia. A preparação das peças anatômicas foi feita segundo a metodologia usual em estudos anatômicos. Os principais nervos oriundos do plexo braquial são: supraescapular, subescapular, musculocutâneo, radial, mediano, ulnar, axilar, toracodorsal, peitoral maior e peitoral menor. Em 57% dos espécimes dissecados o plexo braquial do Cebus está constituído por raízes de C5 a T1, em 21,4% de C5 a T2, em 14,3% de C4 a T1 e em 7,3% de C4 a T2. O plano dorsal do plexo braquial contribui para a formação dos nervos: frênico, peitoral maior e peitoral menor. O plano médio origina os nervos musculocutâneo, mediano, ulnar e cutâneo medial do antebraço, enquanto o plano ventral dá origem aos nervos supraescapular, subescapular, axilar, radial e torácico longo. Discute-se a ocorrência de pré e de pós-fixação do plexo, bem como a de seu deslocamento cranial e caudal. Em conclusão o plexo braquial do Cebus apella está constituído por raízes de C5 a T1 e é organizado em um plano ventral mais simples, um médio de complexidade intermediária e um dorsal mais complexo.
Comparative Anatomy of mammals has been a relevant theme of researches in the biomedical and biological areas with the objective of looking for more information that can aid for searching on the understanding of the unit-variety complex. Among the simians, Baboon and Rhesus have been particularly focused, although they are not from the New World. The monkey Cebus apella, animal of the forests of the South American continent, being geographically distributed for almost the whole Brazil, presents satisfactory adaptation to the captive life showing a great easiness of reproduction. Thus, we intended to study the monkey Cebus apella, analyzing the origin, the composition and the resulting nerves of its brachial plexus. The immediate objective of this study was to add information to the knowledge of its Anatomy, seeking the supply of subsidies for anatomo-functional interpretations of Cebus apella comparatively to humans and domestic animals. Further, we propose to establish the anatomical pattern of this animal, culminating with the elaboration of an Atlas - text on the Anatomy of the monkey Cebus apella. Twenty adult animals, 10 male and 10 female, belonging to the collection of anatomical pieces of the Anatomy Laboratory of the Federal University of Uberlândia were obtained and prepared through fixation and dissection. The major nerves originating from the brachial plexus were: the suprascapular, the subscapular, the musculo-cutaneous, the radial, the median, the ulnar, the axillary, the thoraco-dorsal, the pectoralis major and the pectoralis minor. In the dissected specimens, the brachial plexus of Cebus apella was constituted by the roots from C5 to T1 (55,00 ± 11,12%), from C5 to T2 (25,00 ± 9,68%), from C4 to T1 (15,00 ± 7,98%) and from C4 to T2 (5,00 ± 4,87%). The ventral plan of the brachial plexus contributed for the formation of the following nerves: the phrenic, the subclavius, the pectoralis major, and the pectoralis minor. The medium plan originated the musculo-cutaneous, the median, the ulnar, and the forearm medial cutaneous nerves, while the dorsal plan originated the suprascapular, the subscapular, the axillary, the radial, thoraco-dorsal and the long thoracic nerves. In addition, the occurrence of pre- and post- fixation of the plexus as well as its cranial and caudal displacement have been discussed. In conclusion, the brachial plexus of Cebus apella constituted by the roots from C5 to T1 is organized in a simpler ventral plan, a medium plan of intermediate complexity and a more complex dorsal plan.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Heinzen, Rosane Porto Seleme. "Modelo de ambiente virtual para a a aprendizagem de neuroanatomia". Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87347.

Texto completo
Resumen
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T18:39:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O trabalho apresenta uma abordagem diferenciada do ensino convencional para a transmissão do conhecimento de Neuroanatomia. Visa solucionar as carências de ordem didática pedagógica das disciplinas de morfologia em Instituições de Ensino Superior, com relação a falta de peças anatômicas, falta de monitores treinados para o auxílio de professores e alunos e dificuldade de visão espacial de estruturas internas. Para solução destes problemas, o trabalho propõe, um modelo de ambiente virtual inteligente, que direciona e acompanha o ensino teórico/prático do conteúdo de Neuroanatomia Humana, estruturado por seus usuários, representados por alunos dos cursos das Ciências da Saúde, Humanas e Biológicas de Universidades do Estado de Santa Catarina. Baseia-se em estudo exploratório do uso da web, com relação a acessibilidade à rede, a rede como canal de comunicação e como recurso didático de apoio. Enfatiza imagens tridimensionais e relaciona regiões com funções através de uma abordagem lúdica, considerando a web como ferramenta para transmissão do conhecimento. Apresenta componentes para o desenvolvimento dos quesitos habilidade, competência e treinamento, respeitando as várias formas da construção do pensamento humano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Sego, Chemutai. "Circuitaria e assinatura neuroquímica das projeções entre a habenula lateral, o núcleo tegmental rostromedial e o núcleo dorsal da rafe". Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42131/tde-14032014-082816/.

Texto completo
Resumen
A habenula lateral (LHb) inibe neurônios dopaminérgicos no mesencéfalo através de um nodo GABAérgico no tegmento mesopontino, o núcleo tegmental rostromedial (RMTg). Ambos a LHb e o RMTg também projetam para o núcleo dorsal da rafe (DR). A organização das projeções da LHb e do RMTg para o DR foi investigada através de injeções de um traçador anterógrado na LHb ou no RMTg e confirmada com injeções de traçadores retrógrados. Para identificar o fenótipo neuroquímico das projeções RMTg-DR, combinamos a hibridização in situ para mRNA de GAD67 com a detecção imunoistoquímica de traçadores retrógrados injetados no DR. Caracterizamos as subdivisões-alvo das projeções RMTg-DR através de dupla-imunofluorescência para o traçador anterógrado injetado no RMTg e serotonina ou o transportador vesicular de glutamato do tipo 3. Detectamos uma projeção focal direta da divisão medial da LHb para a parte caudal do DR. Em contraste, projeções GABAérgicas robustas do RMTg foram direcionadas para uma subdivisão central do DR enriquecida em neurônios presumidamente glutamatérgicos.
The lateral habenula (LHb) inhibits mesencephalic dopamine neurons through a mesopontine GABAergic node, the rostromedial tegmental nucleus (RMTg). Both LHb and RMTg also project to the dorsal raphe nucleus (DR). The organization of LHb and RMTg projections to the DR was investigated using anterograde tracer injections into the LHb or RMTg and confirmed with retrograde tracer injections. To identify the neurochemical phenotype of RMTg-DR projections, we associated in situ hybridization for GAD67 mRNA with immunohistochemical detection of retrograde tracers deposited in the DR. DR target regions of RMTg projections were characterized using double-imunofluorescence techniques for the anterograde tracer deposited into the RMTg and either serotonin or the type 3 vesicular glutamate transporter. We detected a focal direct projection from the medial LHb division to the caudal DR. In contrast the RMTg emits robust GABAergic projections to a central DR subdivision rich in presumptive glutamatergic neurons.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Saraiva, Júlio César dos Reis. "Macroscópia do encéfalo de catetos (Pecari tajacu, Linnaeus, 1758)". Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, 2017. http://bdtd.ufersa.edu.br:80/tede/handle/tede/822.

Texto completo
Resumen
Submitted by Socorro Pontes (socorrop@ufersa.edu.br) on 2017-11-27T14:28:09Z No. of bitstreams: 1 JulioCRS_TESE.pdf: 3302198 bytes, checksum: 7ca6307c0127e1a56312a219843109bd (MD5)
Rejected by Socorro Pontes (socorrop@ufersa.edu.br), reason: ref on 2017-12-22T13:50:23Z (GMT)
Submitted by Socorro Pontes (socorrop@ufersa.edu.br) on 2017-12-22T13:51:05Z No. of bitstreams: 1 JulioCRS_TESE.pdf: 3302198 bytes, checksum: 7ca6307c0127e1a56312a219843109bd (MD5)
Approved for entry into archive by Vanessa Christiane (referencia@ufersa.edu.br) on 2018-02-20T14:30:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JulioCRS_TESE.pdf: 3302198 bytes, checksum: 7ca6307c0127e1a56312a219843109bd (MD5)
Approved for entry into archive by Vanessa Christiane (referencia@ufersa.edu.br) on 2018-02-20T14:30:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JulioCRS_TESE.pdf: 3302198 bytes, checksum: 7ca6307c0127e1a56312a219843109bd (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-20T14:31:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JulioCRS_TESE.pdf: 3302198 bytes, checksum: 7ca6307c0127e1a56312a219843109bd (MD5) Previous issue date: 2017-07-31
The collared peccary (Pecari tajacu), a small-sized, omnivorous and diurnal animal, lives in groups of up to 20 animals in several areas of Brazil, the Brazilian northeast included. It is easily adapted to captive breeding and stands out in relation to cattle as an alternative protein source for human consumption, in addition to other commercial applications, posing less damage to the environment. Because there is a scarcity of studies addressing this animal, this work aimed to perform craniometry and morphometry of its cranium, as well as to describe the morphology of the encephalon and its arterial vascularization, in ventral view. We used 14 animals that died of natural causes. These had both their carotid arteries cannulated and fixation in 10% formaldehyde was then performed. From that total, ten animals were injected with latex solution, duly stained, in order to make the blood vessels evident. The skin, as well as the musculature, were rebounded. Craniometric measurements were performed. Subsequently, the encephalons were removed from the crania for measurement, dissection and description. Photographs were taken for demonstration of the structures and, after collection, the database was assembled. In the statistical analysis of the metric data, unpaired Student's t-test and Pearson’s correlation study were conducted. Thus, a significant difference was observed between the male and female collared peccaries, with regard to the Total Head Length, as well as to the face length, the cranium width, face width, and right cerebral hemisphere length, always with higher values for males. In females, the left cerebral hemisphere is wider than the right one. There was a positive correlation between the variable total head length and the right cerebral hemisphere width, in both males and females. The brain-to-body weight ratio of the collared peccaries was, on average, 0.42%. This is a gyrencephalic animal with a developed neocortex, although without evidence of sulci and gyri symmetry between the right and left cerebral hemispheres, nor between the different specimens. The arterial vascularization of the base of the encephalon is presented as a closed circuit, which is dependent on the carotid artery of the encephalon, both the antimeres, and the basilar artery, in all the analyzed specimens. The middle cerebral arteries ranged from one to three vessels, originating from the rostral branch of the cerebral carotid artery. The basilar artery results from the confluence of the vertebral arteries of both the antimeres and the ventral spinal artery. This species tends to fit into type II, of De Vriese's classification
O cateto (Pecari tajacu), animal de pequeno porte, onívoro e de hábitos diurnos, vive em grupos de até 20 animais em diversas áreas do Brasil, inclusive no nordeste brasileiro. É de fácil adaptação à criação em cativeiro e se destaca em relação ao gado como fonte alternativa de proteína na alimentação humana, além de outras aplicações comerciais, com menor dano ao meio ambiente, pois necessita de uma menor área para sua criação. Por tratar-se de um animal ainda pouco estudado, este trabalho objetivou realizar a craniometria e a morfometria de seu encéfalo, bem como descrever a morfologia encefálica e sua vascularização arterial, em vista ventral. Foram utilizados 14 animais que vieram a óbito por causas naturais. Estes tiveram ambas suas artérias carótidas canuladas e, em seguida, realizou-se a fixação em formaldeído a 10%. Deste total, dez animais foram injetados com solução de látex, devidamente corado, para evidenciação dos vasos sanguíneos. A pele foi rebatida, bem como a musculatura. Foram realizadas as medidas craniométricas. Posteriormente, os encéfalos foram retirados dos crânios para a sua medição, dissecação e descrição. Fotografias foram realizadas para demonstração das estruturas, bem como, após a coleta, montou-se o banco de dados. Na análise estatística dos dados métricos, foi realizado o Teste t de Student não-pareado e o estudo de correlação de Pearson. Dessa forma, observou-se que existe diferença significativa entre o comprimento total da cabeça dos catetos macho e fêmea, bem como no comprimento da face, largura do crânio, largura da face e comprimento do hemisfério cerebral direito, sempre com maiores valores para o macho. Nas fêmeas, o hemisfério cerebral esquerdo apresenta-se mais largo que o direito. Ficou evidenciada uma correlação positiva entre a variável comprimento total da cabeça e a largura do hemisfério cerebral direito, tanto nos machos como nas fêmeas. A relação peso do encéfalo/peso do corpo dos catetos foi, em média, de 0,42%. É um animal girencéfalo, com neocórtex desenvolvido, embora sem evidência de simetria dos sulcos e giros entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo, ou entre os diferentes espécimes. A vascularização arterial da base do encéfalo apresenta-se na forma de circuito fechado, sendo dependente da artéria carótida do encéfalo, de ambos os antímeros, e da artéria basilar, em todos os espécimes analisados. As artérias cerebrais médias variaram de um a três vasos, tendo origem a partir do ramo rostral da carótida do encéfalo. A artéria basilar resulta da confluência das artérias vertebrais de ambos os antímeros com a artéria espinal ventral. Esta espécie tende a enquadrar-se no tipo II, da classificação de De Vriese
2017-11-27
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Martins, Gustavo Costa. "Freud e os primordios da psicanalise : da neuroanatomia as construções metapsicologicas inicias". [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279151.

Texto completo
Resumen
Orientador: Osmyr Faria Gabbi Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-10T11:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Martins_GustavoCosta_M.pdf: 1493541 bytes, checksum: 2994a4ceaea4eb821f9f81ce41fe6b27 (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: Nosso trabalho se propõe a reconstituir percurso teórico inicial de Freud na construção de uma teoria psicológica das neuroses, partindo de suas abordagens da histeria, ainda sob a forte influência de Charcot, até as primeiras concepções metapsicológicas. Inicialmente, tentamos mostrar a influência das questões de ordem clínica, teórica e metodológica levantadas por Charcot na orientação da démarche freudiana pelo terreno da psicopatologia. Em um segundo momento, investigamos a colaboração teórica entre Freud e Breuer, procurando apontar o paulatino reposicionamento do mestre de Viena, que viria a conferir contornos próprios à sua teoria das neuroses. Por último, após uma abordagem do Projeto de uma Psicologia, procuramos captar os movimentos teóricos que se refletem na correspondência de Freud a Fliess e em alguns textos pós-1895, intentando iluminar as alterações que o modelo do aparelho psíquico apresentado naquele texto metapsicológico veio a sofrer no sentido de superar alguns impasses ¿ aos quais bem podem ser imputadas as razões de sua não publicação imediata ¿ e que desembocarão na constituição de conceitos fundamentais como o de fantasia, complexo de Édipo e sexualidade infantil
Abstract: Our work has as purpose to restore Freud¿s initial theoretical course in the construction of a psychological theory of neuroses, starting from his approaches on hysteria, still under strong influence of Charcot, to the first metapsychological concepts. First, we tried to show the influence of clinical, theoretical and methodological issues arisen by Charcot in the orientation of the Freudian démarche through the grounds of psychopathology. Then, we examined the theoretical collaboration between Freud and Breuer, aiming to stress the slow repositioning of the master of Vienna, who would provide his theory on neuroses with its own shapes. Finally, after an approach of Projeto de uma Psicologia (Project of a Psychology), we intended to capture the theoretical movements shown in the Freud-Fliess letters and some post-1895 texts, with the purpose to light up the changes that the model of the psychic structure presented in that metapsychological text has suffered in order to overcome some deadlocks ¿ which can be the reasons for their non-immediate publication ¿ and which would lead to the creation of fundamental concepts such as fantasy, Oedipus complex and infantile sexuality
Mestrado
Epistemologia da Psicanalise
Mestre em Filosofia
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Micelli, Ana Lígia Piza. "Prevalência de desordens crânio cervicais em pacientes portadores de desordens temporomandibulares". [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290245.

Texto completo
Resumen
Orientador: Wilkens Aurelio Buarque e Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-17T12:30:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Micelli_AnaLigiaPiza_M.pdf: 2184195 bytes, checksum: a4d033795e359c7d94617f3a5557f149 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: O presente estudo teve como objetivos determinar a prevalência de Desordens Crânio Cervicais em voluntários portadores de Desordens Temporomandibulares; correlacionar os sinais e sintomas envolvidos no acometimento das duas patologias, discutindo possíveis associações; avaliar a possibilidade de contribuição para a elaboração de uma base de dados para diagnóstico, mais ampla. Foram selecionados 200 voluntários do serviço de triagem da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas, os quais foram avaliados por meio da ficha clínica elaborada pelo Centro de Estudos e Tratamento das Alterações Funcionais do Sistema Estomatognático (CETASE) para o diagnóstico de DTM. Os voluntários que apresentavam sinais e sintomas positivos para as Desordens Temporomandibulares foram submetidos a um novo exame clínico para avaliação de Desordens Crânio Cervicais. Os resultados obtidos demonstraram uma prevalência de 69% de Desordens Crânio Cervicais em voluntários portadores de Desordens Temporomandibulares. Entre os principais sinais e sintomas correlacionados de DTM e DCC observamos resultados estatisticamente significantes para dor nas articulações temporomandibulares (p=0,0168), dor espontânea para o músculo temporal (p=0,0049) e, dor à palpação para os músculos temporal (p=0,0016), masseter (p=0,0052) e trapézio (p=0121). Os exames físicos realizados para o diagnóstico de DCC foram bastante específicos, de modo a caracterizar corretamente 95,45% da amostra estudada. Como conclusões pudemos demonstrar que houve uma prevalência de 69% entre a ocorrência de Desordem Crânio Cervical em pacientes portadores de Desordem Temporomandibular; os sintomas de Desordem Temporomandibular que apresentaram correlação com a Desordem Crânio Cervical foram: dor nas articulações temporomandibulares, dor nos músculos masseter espontânea e dor à palpação nos músculos temporais, masseteres e trapézio; o gênero feminino apresentou os maiores índices de Desordem Crânio Cervical em pacientes portadores de Desordem Temporomandibular, o mesmo ocorreu para a faixas etária de 41 a 60 anos e; os testes propostos para a avaliação da Desordem Crânio Cervical foram eficientes
Abstract: The aim of the present study was to determine the prevalence of Cranio SpineDisorders in volunteers presenting Temporomandibular Disorders; correlated signs and symptoms involved in the onset of both diseases, discussing possibilities of associations, assess the possibility of contributing to the develop a good database for diagnosis. 200 volunteers were selected from the screening service at the Piracicaba Dental School, University of Campinas, which were evaluated by the anamnesic questionnaire and clinical exams of the Center of Study and Treatment of the Stomatognathic System Disorders (CETASE) for TMD diagnosis. Volunteers who presented positive signs and symptoms for TMD underwent a new clinical examination for the investigation of the presence of CSD. Our results showed a prevalence of 69% of CSD in volunteers with TMD. Among the major signs and symptoms of TMD related to CSD, we observed statistically significant results for temporomandibular joint pain (p = 0.0168), spontaneous pain for the masseter (p = 0.0049) and pain on palpation to the temporal muscles (p = 0.0016), masseter (p = 0.0052) and trapezius (p = 0121). Physical examinations performed for diagnosis of CSDwere very specific in order to characterize correctly 95.45% of the sample. In conclusion we demonstrated that there was a prevalence of 69% between the occurrence of CSD in patients with TMD; the TMD symptoms that correlated with the CSD were pain in the temporomandibular joints, spontaneous pain in the masseter pain and tenderness in the temporalis muscles, masseter and trapezius muscles; the females had the highest rate of CSD in patients with TMD and the same occurred for the patient aged between 51 and 60 years and; the proposed tests for the evaluation CSD were quite effective
Mestrado
Protese Dental
Mestre em Clínica Odontológica
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Souza, Cibele Carla Guimarães de. "O papel do núcleo pré-mamilar ventral na organização do comportamento agressivo maternal". Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42131/tde-04112011-162029/.

Texto completo
Resumen
A agressão maternal tem como função preservar a vida da prole. O desenvolvimento desse comportamento depende vastamente do reconhecimento do adversário como uma ameaça potencial e esse reconhecimento envolve a detecção de pistas feromonais. O núcleo pré-mamilar ventral (PMv) é um dos principais alvos do núcleo medial da amígdala, que representa o setor amigdalar crítico para o processamento de pistas feromonais. Desta forma, postulamos que possivelmente o PMv seja sensível às pistas feromonais do macho intruso, servindo como uma possível interface para os sistemas neurais envolvidos na agressão maternal. Neste sentido, inicialmente avaliamos o padrão de ativação do PMv, bem como alguns de seus alvos de projeção, durante o comportamento maternal e durante a agressão maternal. Notamos que tanto o PMv como a maioria de seus alvos principais (tais como, o núcleo posterior da amígdala, a parte posterodorsal do núcleo medial da amígdala, a área hipotalâmica lateral tuberal e a parte ventrolateral do núcleo ventromedial) apresentam um aumento significativo na expressão da proteína Fos durante a agressão maternal. Em seguida, avaliamos o papel do PMv na organização neural do comportamento de agressão maternal, em ratas lactantes portadoras de lesões citotóxicas com NMDA do PMv. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que as fêmeas lactantes com lesão no PMv não apresentam qualquer alteração nos parâmetros comportamentais relacionados ao comportamento maternal, mas apresentam uma significante diminuição no comportamento agressivo maternal. Observamos ainda, que a lesão citotóxica do PMv resultou numa drástica diminuição da expressão da proteína Fos em alguns sítios de projeção do PMv que se apresentavam mobilizados durante a agressão maternal (tais como a parte ventrolateral do hipotálamo ventromedial, a área hipotalâmica lateral tuberal e o núcleo pré-óptico medial), sugerindo a participação destes sítios neurais como críticos na expressão do comportamento de agressão maternal.
Maternal aggression is critical to preserve the litters from male intruders, and the pheromonal cues from the males are important to drive such responses. The ventral premamillary nucleus (PMv) is one of the main targets of the medial amygdalar nucleus, and is critically involved in processing pheromonal information. In this regard, in the present study, we investigated whether the PMv would work as a putative interface between the pheromonal processing of the male intruder and the neural sites potentially involved in the expression of maternal aggression. First, we analyzed the pattern of Fos expression in dams expressing aggressive maternal behavior, and found a significant increase in Fos levels in the PMv, as well as, in most of its main targets, such as the posterior amygdalar nucleus, the posterodorsal part of the medial amygdalar nucleus, the tuberal nucleus of the lateral hypothalamic area, and the ventrolateral part of the ventromedial nucleus. Next, we examined how NMDA lesions bilaterally placed in the PMv would interfere in maternal aggression, and found that dams bearing those lesions presented a significant reduction in the expression of aggressive behavior, but showed no alterations on the maternal behavior responses. Moreover, we were able to see that PMv lesions resulted in significant drop in Fos expression in selected PMv targets, namely the tuberal nucleus of the lateral hypothalamic area and the ventrolateral part of the ventromedial nucleus, likely to be critically involved in the expression of the maternal aggression. Overall, the present results support the idea that the PMv is seemingly a key site in the network controlling maternal aggression; on one hand, the nucleus is likely to processes pheromonal cues from the intruder male, and, on the other, it conveys this information to sites critically related to the expression of maternal aggression.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Neuroanatomia"

1

Angelo B. M. (Angelo Barbosa Monteiro) Machado. Neuroanatomia funcional. 2a ed. Sa o Paulo (SP): Atheneu, 2000.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Kaplan, Stanley H. Neuroanatomy / Gross anatomy. [New York]: S.H. Kaplan Educational Center Ltd., 1988.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Clinical neuroanatomy for medical students. 4a ed. Philadelphia: Lippincott-Raven, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Clinical neuroanatomy for medical students. 2a ed. Boston: Little, Brown, 1987.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Icardo de la Escalera, Jose Manuel, ed. Neuroanatomi a humana: Aspectos funcionales y cli nicos. Barcelona: Masson, 2004.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Erik, Schulte, Schumacher Udo, Rude Ju rgen, Ross Lawrence M, Lamperti Edward D, Voll Markus, Wesker Karl, Telger Terry C, Taub Ethan y Georg Thieme Verlag (Stuttgart), eds. Head and neuroanatomy. Stuttgart: Georg Thieme Verlag, 2010.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Snell, Richard S. Clinical neuroanatomy for medical students. 3a ed. Boston: Little, Brown, 1992.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Ulfig, Norbert. Kurzlehrbuch Neuroanatomie: 50 Tabellen. Stuttgart: Thieme, 2008.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

A, Barraco I. Robin, ed. Nucleus of the solitary tract. Boca Raton: CRC Press, 1994.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Crossman, A. R. Neuroanatomie. Paris: Elsevier, 2004.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Neuroanatomia"

1

von Keyserlingk, D. Graf. "Neuroanatomie". En Klinische Neurologie, 3–32. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-16920-5_1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Tschabitscher, Manfred. "Neuroanatomie". En Klinische Neuropsychologie, 85–103. Vienna: Springer Vienna, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-7091-0064-6_8.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

von Keyserlingk, D. Graf. "Neuroanatomie". En Klinische Neurologie, 3–33. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1999. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-08118-1_1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Leondes, Cornelius T. "Computational Neuroanatomy Using Deformable Neuroanatomical Models: Applications in Brain Imaging". En Computational Methods in Biophysics, Biomaterials, Biotechnology and Medical Systems, 670–706. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-48329-7_18.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Braitenberg, V. y A. Schüz. "Allgemeine Neuroanatomie". En Springer-Lehrbuch, 1–30. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1993. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-08941-5_1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Amunts, Katrin y Karl Zilles. "Funktionelle Neuroanatomie". En Funktionelle MRT in Psychiatrie und Neurologie, 7–60. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2013. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-29800-4_2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Heimer, Lennart. "Neuroanatomic Techniques". En The Human Brain and Spinal Cord, 171–85. New York, NY: Springer New York, 1995. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4612-2478-5_7.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Schmidbauer, Manfred. "Funktionelle Neuroanatomie". En Klinische Neuropsychologie, 105–14. Vienna: Springer Vienna, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-7091-0064-6_9.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Braitenberg, V. y A. Schüz. "Allgemeine Neuroanatomie". En Springer-Lehrbuch, 1–30. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1998. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-22216-4_1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Braitenberg, V. y A. Schüz. "Allgemeine Neuroanatomie". En Springer-Lehrbuch, 1–30. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1995. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-22217-1_1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Neuroanatomia"

1

Reis, Fabiano y Mariana Trombetta De Lima Raeder. "Desenvolvimento de Material Didático a partir de Imagens de Ressonância Magnética para o Estudo de Neuroanatomia". En XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37633.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Reis, Fabiano y Karla Lucca Cardoso De Oliveira. "Desenvolvimento de material didático a partir de imagens de ressonância magnética em corte axial para o estudo de neuroanatomia". En XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37462.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

MARKOWITSCH, HANS J. "FUNCTIONAL NEUROANATOMY OF MEMORY". En Proceedings of the International School of Biocybernetics. WORLD SCIENTIFIC, 2002. http://dx.doi.org/10.1142/9789812776563_0002.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Thanh Vi, Chi, Kasper Hornbæk y Sriram Subramanian. "Neuroanatomical Correlates of Perceived Usability". En UIST '17: The 30th Annual ACM Symposium on User Interface Software and Technology. New York, NY, USA: ACM, 2017. http://dx.doi.org/10.1145/3126594.3126657.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Hu, Xintao, Lei Guo, Jingxin Nie, Kaiming Li y Tianming Liu. "Predictive modeling of neuroanatomic structures for brain atrophy detection". En SPIE Medical Imaging, editado por Nico Karssemeijer y Ronald M. Summers. SPIE, 2010. http://dx.doi.org/10.1117/12.843901.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Yuan, Zheng y Wengang Yin. "The crucial neuroanatomical area for spontaneous confabulation". En 2010 3rd International Conference on Biomedical Engineering and Informatics (BMEI). IEEE, 2010. http://dx.doi.org/10.1109/bmei.2010.5639572.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Chard, Ryan, Rafael Vescovi, Ming Du, Hanyu Li, Kyle Chard, Steve Tuecke, Narayanan Kasthuri y Ian Foster. "High-Throughput Neuroanatomy and Trigger-Action Programming". En HPDC '18: The 27th International Symposium on High-Performance Parallel and Distributed Computing. New York, NY, USA: ACM, 2018. http://dx.doi.org/10.1145/3217197.3217206.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Simmons, Andrew, Simon R. Arridge, G. J. Barker y Paul S. Tofts. "Segmentation of neuroanatomy in magnetic resonance images". En Medical Imaging VI, editado por Murray H. Loew. SPIE, 1992. http://dx.doi.org/10.1117/12.59406.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

"INTERACTIVE 3D USER INTERFACES FOR NEUROANATOMY EXPLORATION". En 5th International Conference on Web Information Systems and Technologies. SciTePress - Science and and Technology Publications, 2009. http://dx.doi.org/10.5220/0001823201300134.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Pinto, S. C. D., R. M. Cesar, D. Gokcay y Ld F. Costa. "Characterization of neuroanatomic structures using 3D wavelet-based normal fields". En Seventh International Symposium on Signal Processing and Its Applications, 2003. Proceedings. IEEE, 2003. http://dx.doi.org/10.1109/isspa.2003.1224918.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Informes sobre el tema "Neuroanatomia"

1

VIRGINIA UNIV CHARLOTTESVILLE. Neuroanatomical Studies of Nested Parallel Information Processing Pathways. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, junio de 1987. http://dx.doi.org/10.21236/ada227534.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lancaster, Jack L. Brain-Map: A Database of Functional Neuroanatomy Derived from Human Brain Images. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, febrero de 1992. http://dx.doi.org/10.21236/ada245864.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía