Literatura académica sobre el tema "Professores - Formação - Rio de Janeiro (Estado)"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Professores - Formação - Rio de Janeiro (Estado)".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Professores - Formação - Rio de Janeiro (Estado)"

1

Lopes, Sonia de Castro. "Formação de professores no Rio de Janeiro durante o Estado Novo". Cadernos de Pesquisa 39, n.º 137 (agosto de 2009): 597–619. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742009000200013.

Texto completo
Resumen
Articulado à temática da história das instituições educacionais, com ênfase na formação docente, este trabalho procura analisar as mudanças introduzidas no curso de formação de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro durante o período do Estado Novo (1937-1945). Denominado Escola de Professores, quando da criação do Instituto em 1932, o curso foi posteriormente incorporado à Universidade do Distrito Federal (1935) sob o nome Escola de Educação e habilitava professores primários e secundários em nível superior, conforme proposta do Manifesto dos Pioneiros (1932). Com a extinção dessa universidade, em 1939, e a transferência de diversos cursos para a recém-criada Universidade do Brasil, o Instituto de Educação foi excluído do novo projeto e passou a formar professores primários na modalidade normal, em nível médio. O artigo procura abordar a fase de transição pela qual a instituição passou, assinalando continuidades e mudanças em relação à proposta original para, em seguida, focalizar o momento de ruptura, em consequência da Lei Orgânica do Ensino Secundário (1942) que acarretou mudanças acentuadas no curso de formação de professores oferecido pela instituição.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Angela Carrancho da y Sandra Maria dos Santos. "Avaliação da formação continuada no Estado do Rio de Janeiro: um estudo de caso". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 21, n.º 79 (junio de 2013): 269–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362013000200006.

Texto completo
Resumen
O estudo partiu das possíveis relações entre os Cursos de formação continuada oferecidos pelo Governo a professores do Ensino Fundamental e a qualidade de ensino oferecida pelo Sistema. Seu objetivo foi avaliar as políticas públicas de educação continuada, delineadas nas ações de formação de professores da rede municipal, especificamente as ações de alfabetização, etapa considerada crítica por avaliações anteriores. O estudo destacou as etapas metodológicas da avaliação, chamando especial atenção às competências do avaliador para o sucesso do processo. Para o desenvolvimento do estudo, foram elaborados e validados uma ficha de observação para o acompanhamento da prática pedagógica no cotidiano escolar e um roteiro de entrevista para ser aplicado a professores, coordenadores e diretores. Em conclusão, apesar das ações de educação continuada para professores, desenhadas pelas políticas públicas municipais, a prática pedagógica cotidiana revelou a manutenção de um modelo tradicional, em que, tanto o planejamento do ensino, quanto a própria práxis se fundamentaram com maior incidência, numa pedagogia conservadora, deixando à margem as propostas para uma educação mais progressiva, já planejada para a alfabetização com qualidade. A avaliação também indicou a necessidade de replanejamento na formação continuada de professores no Sistema Municipal de Educação de Niterói, para que os cursos oferecidos venham a promover a tão almejada qualidade de ensino.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Carneiro, Waldeck Carneiro, Flávia Monteiro de Barros Araujo y Fernando De Souza Paiva. "Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos institutos superiores de educação no Rio de Janeiro". EccoS – Revista Científica, n.º 30 (5 de abril de 2013): 129–46. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n30.3709.

Texto completo
Resumen
O artigo discute aspectos da política nacional de formação de professores, em especial a regulação dos Institutos Superiores de Educação, criados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, como subsídio para a análise do processo de interiorização daqueles institutos na rede estadual de educação do Rio de Janeiro. O trabalho revela que o maior problema enfrentado pelo Estado do Rio de Janeiro, no tocante à interiorização da formação de professores da educação básica em nível superior, é a ausência de uma política pública integrada, que seja capaz de articular os atores institucionais envolvidos (Estado, municípios e universidades) para atender, de forma mais racional, as expressivas demandas por formação de professores em nível superior, que se manifestam nas diferentes regiões do Estado
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ogêda, Adrianne, Ana Gouvin, Camila Del Giudice, David De Lima, Domenique De Castro Pas Costa y Maria Antônia Sattamini de Souza. "Por uma formação de professores incorporada". Revista @mbienteeducação 12, n.º 2 (30 de abril de 2019): 88. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v12n22019p88a103.

Texto completo
Resumen
Esse texto aborda aspectos da pesquisa-ação desenvolvida sobre as experiências realizadas na disciplina Corpo e Movimento, componente curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A pesquisa tem como objetivo conhecer de que forma se dão as questões da corporeidade dos discentes e como compreendem a relação entre a dimensão corporal e os desafios da docência.As práticas desenvolvidas na referida disciplina têm por objetivo ampliar o autoconhecimento dos participantes acerca de seus corpos, tornando-os mais dispostos não só para perceber seus próprios corpos, mas serem receptivos e presentes nas suas práticas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rosa, Helena Alpini. "“Kuaa Mbo’e = Conhecer, ensinar”: a experiência na formação de professores Guarani". Revista Pedagógica 17, n.º 34 (8 de septiembre de 2015): 171. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v17i34.2924.

Texto completo
Resumen
Este artigo se propõe a descrever e apresentar o Programa de Formação de Professores Guarani “Kuaa Mbo’e – Conhecer, Ensinar dos professores Guarani das regiões Sul e Sudeste do Brasil, ocorrido de 2003 a 2010 em um esforço das Secretarias de Estado da Educação dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro; o Ministério da Educação e a Fundação Nacional do Índio. Representou um marco importante na concepção de formação de professores indígenas, pois foi um dos cursos que considerou os indígenas na concepção dos etnoterritórios. Pressupõe-se que, à medida que se apropriam do conhecimento os professores Guarani, tenham elementos próprios para ensinar crianças e jovens que frequentam a escola na aldeia. A partir dos direitos garantidos, tanto na Constituição Federal quanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a formação de professores indígenas em todo o país tem sido ponto de estudo e pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Menezes, Janaina S. S. y Gabriela Rizo. "O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro: contribuições e desafios". Educar em Revista, n.º 50 (diciembre de 2013): 87–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602013000400007.

Texto completo
Resumen
Este artigo visa analisar o esforço das instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro associado à oferta de vagas destinada à formação inicial de professores das redes públicas, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tendo por base o fato de que, por meio do Plano, são destinadas vagas para professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), com vistas a contribuir com o avanço da educação básica, muitas universidades públicas aderiram ao referido Plano, reservando vagas em seus cursos regulares ou criando turmas especiais. A partir de dados oriundos do Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de informações contidas nas atas das reuniões do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente-RJ, entre outros resultados, a pesquisa revela o potencial do Plano no âmbito de um estado em que as políticas de formação carecem de unidade e continuidade. Revela ainda que um dos seus grandes desafios consiste na elaboração de um plano estratégico de formação docente para o Rio de Janeiro, por parte de seu Fórum Permanente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castanha, André Paulo y Marisa Bittar. "O papel dos professores na formação social brasileira: 1827-1889". Revista HISTEDBR On-line 9, n.º 34 (23 de octubre de 2012): 37. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639578.

Texto completo
Resumen
O texto é resultado das pesquisas desenvolvidas sobre as políticas de instrução públicaelementar no Brasil imperial a partir do Ato Adicional de 1834. Um dos objetivos do estudofoi compreender as ações do Estado em relação aos professores de instrução primária. Qual operfil dos professores? Quais as condições de trabalho e incentivos salariais? Qual o papel doprofessorado em relação à organização da sociedade? Para tanto, fez-se uma comparaçãoentre a legislação educacional produzida pela Corte e pelas províncias do Rio de Janeiro,Mato Grosso e Paraná, subsidiada por outras fontes primárias. O estudo concluiu que o Estadoutilizou-se da legislação educacional para controlar de perto o trabalho dos professores. Apreocupação com o trabalho dos mestres esteve mais centrada no potencial que estesdesempenhavam enquanto agentes da administração e responsáveis pela difusão de ummodelo de sociedade do que pelo conhecimento básico dos conteúdos escolares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

De Paiva, Ana Maria Severiano, Janaina Veiga Carvalho, Carlos Vitor De A. Carvalho y Irlaine Da Paixão Gomes Porto. "A integração da TIC na Escola Básica: Questões para Avaliação". Revista Eletrônica TECCEN 1, n.º 1 (1 de septiembre de 2008): 2. http://dx.doi.org/10.21727/198409932008.teccen.v1i1.art2-01-08.

Texto completo
Resumen
Este trabalho discute a integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas de educação básica e nível médio, do Estado do Rio de Janeiro. O artigo aponta algumas dimensões dessa questão articulada aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e de uma das suas ações, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) como a problemática da formação de professores, da instituição escolar e da prática pedagógica. Insere-se este trabalho na articulação das linhas de pesquisa do Programa de Pós- Graduação – Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra (USS): a) Metodologias e tecnologias de informação aplicadas ao ensino de matemática; b) Organização curricular em matemática e formação de professores. Refletimos sobre a temática a partir da perspectiva crítico-reflexiva sobre Formação de Professores, colocando em questão os locais dessa formação, os cursos de licenciatura e a escola básica através de uma questão fundamental: como estamos formando professores?
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

De Paiva, Ana Maria Severiano, Carlos Vitor De Alencar Carvalho, Janaina Veiga Carvalho y Irlaine Da Paixão Gomes Porto. "A integração da TIC na Escola Básica: Questões para Avaliação". Revista Eletrônica TECCEN 1, n.º 1 (3 de octubre de 2016): 01. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v1i1.203.

Texto completo
Resumen
Este trabalho discute a integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas de educação básica e nível médio, do Estado do Rio de Janeiro. O artigo aponta algumas dimensões dessa questão articulada aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e de uma das suas ações, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) como a problemática da formação de professores, da instituição escolar e da prática pedagógica. Insere-se este trabalho na articulação das linhas de pesquisa do Programa de Pós- Graduação – Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra (USS): a) Metodologias e tecnologias de informação aplicadas ao ensino de matemática; b) Organização curricular em matemática e formação de professores. Refletimos sobre a temática a partir da perspectiva crítico-reflexiva sobre Formação de Professores, colocando em questão os locais dessa formação, os cursos de licenciatura e a escola básica através de uma questão fundamental: como estamos formando professores?
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

De Paiva, Ana Maria Severiano, Janaina Veiga Carvalho, Carlos Vitor De A. Carvalho y Irlaine Da Paixão Gomes Porto. "A integração da TIC na Escola Básica: Questões para Avaliação". Revista Eletrônica TECCEN 1, n.º 1 (1 de septiembre de 2008): 2. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v1i1.37.

Texto completo
Resumen
Este trabalho discute a integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas de educação básica e nível médio, do Estado do Rio de Janeiro. O artigo aponta algumas dimensões dessa questão articulada aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e de uma das suas ações, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) como a problemática da formação de professores, da instituição escolar e da prática pedagógica. Insere-se este trabalho na articulação das linhas de pesquisa do Programa de Pós- Graduação – Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra (USS): a) Metodologias e tecnologias de informação aplicadas ao ensino de matemática; b) Organização curricular em matemática e formação de professores. Refletimos sobre a temática a partir da perspectiva crítico-reflexiva sobre Formação de Professores, colocando em questão os locais dessa formação, os cursos de licenciatura e a escola básica através de uma questão fundamental: como estamos formando professores?
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Professores - Formação - Rio de Janeiro (Estado)"

1

Correa, Vera Maria de Almeida. "O professor da escola pública do Rio de Janeiro: de que conformismos e conformista?" reponame:Repositório Institucional do FGV, 1991. http://hdl.handle.net/10438/9242.

Texto completo
Resumen
Submitted by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2012-02-03T13:05:13Z No. of bitstreams: 1 000056767.pdf: 15069657 bytes, checksum: d620bc742a547034c35ba0acb582b975 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-02-03T13:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000056767.pdf: 15069657 bytes, checksum: d620bc742a547034c35ba0acb582b975 (MD5) Previous issue date: 1991
The present work deals with the process at political formation of public school teacher in Rio de Janeiro through his/her union practice, from 1979 on. It represents an attempt to understand the teacher’s process of emergence as a citizen who looks for organization in civil society, counteracting the work on this teacher’s formation the dominant ideology has tried to solidify throughout history. Starting from the Gramscian categories, we tried to understand the teacher’s process of building a critical consciousness. Next, we tried to establish the relation between the economical-political-social situation of the last decades and the shaping of the teacher’s category as a worker, through a retrospective of the Brazilian socio-historical process, from 1930 on. Later, after the critical review of the history of the State Teacher’s Center of Rio de Janeiro (Centro Estadual dos Professores do Rio de Janeiro – CEP/RJ), we analyzed the political formation process of the interviewed leadership emphasizing their assessment of the routes of this union movement and its representation on the 'conformities' the public school teachers of Rio de Janeiro conform with. The conclusion points at some of the determinations which interact in the process of overcoming the naïve consciousness and emerging of a critical consciousness, in the perspective of class consciousness, emphasizing the importance of social relations viewed as pedagogical ones.
O presente trabalho trata do processo de formação política do professor da escola pública do Rio de Janeiro na sua prática político-sindical, a partir de 1979. Representa uma tentativa de apreender o processo de emergência do professor, enquanto cidadão que se organiza na sociedade civil em contraposição ao trabalho de conformação que a ideologia dominante busca, historicamente, solidificar. Partindo-se de categorias gramscianas, busca-se o entendimento do processo de constituição da consciência crítica. A seguir, numa retrospectiva do processo de construção histórico-social brasileiro desde 1930, procura-se estabelecer a relação entre a conjuntura econômica, política e social das últimas décadas e a constituição da categoria do professor, enquanto trabalhador assalariado. Posteriormente, após a reconstrução crítica da história do Centro Estadual dos Professores do Rio de Janeiro – CEP/RJ, analisa-se o processo de formação política das lideranças, destacando-se a avaliação que elas fazem sobre os rumos desse movimento sindical, bem como as suas representações sobre os 'conformismos' de que são conformistas os professores da escola pública do Rio de Janeiro. Conclui-se apontando para algumas das sobredeterminações que interagem no processo de superação da consciência ingênua e a emergência da consciência crítica, no horizonte da consciência de classe, destacando-se a importância das relações sociais enquanto relações pedagógicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Moreira, Vilma Ferraz Cruz. "A hora e a vez do professor na construção do currículo do curso de formação de professores: um estudo das tentativas dos anos 80". reponame:Repositório Institucional do FGV, 1993. http://hdl.handle.net/10438/9081.

Texto completo
Resumen
Submitted by Julie_estagiaria Moraes (julie.moraes@fgv.br) on 2012-01-18T18:07:37Z No. of bitstreams: 1 000061040.pdf: 10125821 bytes, checksum: ace0f5041e76c08c7a0e2473c02974fb (MD5)
Made available in DSpace on 2012-01-18T18:07:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000061040.pdf: 10125821 bytes, checksum: ace0f5041e76c08c7a0e2473c02974fb (MD5) Previous issue date: 1993
Les essais de donner une nouvelle forme au Cours de Formation d'Instituteurs (CFI) se sont produits d'une façon fragmentée et sans tenir compte de la contribution que les professeurs qui enseignent dans ce cours pourraient apporter. Jusque maintenant, il n'y a pas eu, de la part des responsables de l'éducation dans l'~tat de Rio de Janeiro, l'intention de valoriser ces professionnels en incorporant leurs suggestions dans les propositions pour la réforme de ce cours. Le mépris envers le CFI n'est pas un fait isole, mais la consequence de l'inexistence d'une poli tique d' education qui atteigne tout le réseau d 'enseignement. Le desse in , du côté du gouvernement, de chercher des arguments pour expliquer pourquoi on n' a pas pris en consideration la contribution apportée par les professeurs, met en évidence l'existence d'une politique qui s'appuie sur un discours democratique quand elle fait appel aux professeur pour participer aux discussions autour des modifications au CFI, mais qui se révele autoritaire en n'acceptant par les suggestions de ces professionnels et en imposant aux écoles tm prggrannne élaboré par une équipe appartenant au Secretariat d'Educations de l'~tat (SEE). 11 devient nécessaire de repenser la formation de I' éduca teur ã parti r de I' élargissement de vraies chances de discussions entre professeurs, tenant compte de leurs experiences et de la reali te danas les ecoles enstimulant leur participa tion conjointe ã la construction de la connaissance, VI I I I 1 I sans les considérer comme de simples exécutants de propositions originaires du niveau central. En ce cas-Ià, il se fait nécessaire l'existence d'une politique éducationnelle qui soi t arri vée à un compromis concret avec I' éducation publique et sa démocratisation, comme moyen de consolider tme société democratique.
As tentativas de reformulação do Curso de Formaçao de Professores (CFP) têm acontecido de forma fragmentada e independente da contribuição dos professores que atuam neste curso. Não houve até agora, por parte dos responsaveis pela educação no Estado do Rio de Janeiro, a intenção de valorizar este profissional incorporando suas sugestões nas propostas de reformulação deste curso. O descaso com o CFP não é um fato isolado, é consequência da inexistência de uma política de educação que atinja toda a rede de ensino. O propósito de encontrar explicações para o nao atendimento às contribuições dos professores por parte do governo evidencia a existência de uma política que se ampara no discurso democrático ao chamar os professores para participação das discussões em torno das mudanças no CFP, mas se configura autoritária pela nao adoção das propostas destes profissionais e imposição às escolas de um currículo oriundo de equipe da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Repensar a formação do educador torna-se necessário a partir da ampliação das oportunidades reais de discussao entre os professores, considerando-se sua participação na construção conjunta do conhecimento e nao apenas como executor de propostas originadas do nível central. Neste caso, faz-se necessário a existência de uma política educacional comprometida constantemente com a educação pública, com sua democratização, como forma de consolidar uma sociedade democrática.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Mota, Lucilia Maria Araujo. "Programa de formação continuada dos professores do estado do Rio de Janeiro: o papel do docente". Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/910.

Texto completo
Resumen
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-03-01T19:39:35Z No. of bitstreams: 1 luciliamariaaraujomota.pdf: 754062 bytes, checksum: fb2f49e95b66db16c348acb73b781cee (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-03-03T14:44:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 luciliamariaaraujomota.pdf: 754062 bytes, checksum: fb2f49e95b66db16c348acb73b781cee (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-03T14:44:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luciliamariaaraujomota.pdf: 754062 bytes, checksum: fb2f49e95b66db16c348acb73b781cee (MD5) Previous issue date: 2013-01-17
Esta pesquisa de cunho qualitativo se propõe a investigar o desenho e a implementação da Formação Continuada de Professores do Estado do Rio de Janeiro oferecida aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, na modalidade semipresencial, ministrado pelo Cecierj a partir de 2011. Tal programa é uma das estratégias utilizadas pela SEEDUC/RJ para alcançar a melhoria na qualidade da educação e atingir uma das cinco melhores colocações no IDEB, no ranking estadual, até 2014. A pesquisa se constituiu de entrevistas semiestruturadas aos formuladores do programa e de questionário fechado a 50 professores participantes no âmbito da Regional Serrana I. A partir do suporte teórico pautado em autores como NOVOA, IMBERNÓN, TARDIF, FULLAN e HARGREAVES foi traçado um plano de ação para a otimização da política de formação. Para tanto, propõe-se não só o fortalecimento de toda a equipe pedagógica da escola como a adição dentre os formuladores do programa de um novo ator, a Diretoria Regional Pedagógica.
This qualitative research proposes to investigate the design and implementation of the Continued Teacher Formation of the State of Rio de Janeiro offered to Portuguese Language and Mathematics teachers on a semi present basis, by Cecierj from 2011 on. Such program is one of the strategies utilized by SEEDUC/RJ to improve the quality of education and to reach one of the five highest positions at the state ranking of IDEB by 2014. The research was constituted of semi structured interviews with those who created the program and of a survey applied to 50 teachers who took the course at Regional Serrana I. From the theoretical support of authors such as NOVOA, IMBERNON, TARDIF, FULLAN and HARGREAVES we were able to trace an plan of intervention to optimize the policy of formation. In order to achieve it, we propose not only a strengthening of the school pedagogical team, but also the addition of a new actor into the program, the Regional Pedagogical Coordination.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Gonçalves, Helena da Conceição. "A francofonia e a formação de professores de francês língua estrangeira no estado do Rio de Janeiro". Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3103.

Texto completo
Resumen
Submitted by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-03-24T14:03:33Z No. of bitstreams: 1 Helena_Dissertação_Mestrado_Final.pdf: 1802973 bytes, checksum: fd44f829a0ff1eda7235ec65370155fb (MD5)
Approved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-03-24T14:04:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Helena_Dissertação_Mestrado_Final.pdf: 1802973 bytes, checksum: fd44f829a0ff1eda7235ec65370155fb (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-24T14:04:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Helena_Dissertação_Mestrado_Final.pdf: 1802973 bytes, checksum: fd44f829a0ff1eda7235ec65370155fb (MD5)
O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa História, política e contato linguístico, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Nesta pesquisa, a francofonia, no sentido sociolinguístico, corresponde ao conjunto de povos que têm em comum o uso parcial ou integral da língua francesa em diferentes ambientes comunicativos. Assim, a francofonia reúne diversas culturas e variedades linguísticas relacionadas à língua francesa, visto que ela é utilizada por diferentes grupos sociais. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o lugar da francofonia na formação de professores de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Rio de Janeiro. Especificamente, investigamos em que medida a diversidade cultural e linguística da língua francesa se faz presente na formação desses futuros professores de FLE em diferentes universidades públicas que oferecem essa especialidade. O referencial teórico baseia-se nos estudos desenvolvidos na área de sociolinguística, sobretudo nos estudos que tratam dos conceitos de língua e de variação linguística, presentes em Labov (2008), Gadet, (2007), Bagno (2007) e Alkmin (2001); nos estudos sobre representação e atitude linguística de Petitjean (2009), nos conceitos sobre política e planejamento linguísticos desenvolvidos por Calvet (2007), Savedra e Lagares, (2012) e, finalmente, nos estudos sobre francofonia desenvolvidos por Calvet (2007), Leclerc (2012), Wolton (2006), Deniau (2001) e Pereira (2006). A metodologia de investigação adotada é de base qualitativa, utilizando questionários, entrevistas e análise documental como instrumentos de pesquisa. Os resultados apontam que o estudo da cultura francesa possui ênfase nas formações de professores de FLE investigadas, e que a variedade linguística parisiense é a mais prestigiada nesse contexto.
This work is part of the research line History, Politics and Language Contact in language studies postgraduate program from Universidade Federal Fluminense’s Institute of Letters. In this research, the francophonie, in the sociolinguistic sense, corresponds to the collection of people who have in common the partial or total usage of the French language in many different communicative environments. Thus, the francophonie brings together many cultures and linguistic varieties related to the French language as it is used by different social groups. The aim of this work is to investigate where francophonie is situated in the French as a foreign language (FFL) teacher training process in Rio de Janeiro. We investigate how the cultural and linguistic diversity of French language is present in the training of these future FFL teachers in different public universities which offer this specialty. The theoretical framework is based on the studies developed in sociolinguistics, especially about concepts of language and linguistic variation in the studies of Labov (2008), Gadet (2007), Bagno (2007) and Alkmin (2001); in the works of Petitjean (2009) about representation and linguistic attitude; in the concepts of planning and language policy developed by Calvet (2007), Savedra and Lagares (2012); and, finally, in the studies about francophonie by Calvet (2007), Leclerc (2012), Wolton (2006), Deniau (2001) and Pereira (2006). This work uses a qualitative approach through questionnaires, interviews and documentary analysis as instruments of research. The results show that the study of French culture is focused on FFL teacher training process which were investigated, and also that the Parisian linguistic variety is the most prestigious in this context.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Lima, Sergio Gonçalves de. "A questão étnico-racial na formação continuada de professores da Escola Básica: uma análise de quatro Núcleos de Estudos Afrobrasileiros do estado do Rio de Janeiro". Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6195.

Texto completo
Resumen
O presente estudo teve como objetivo geral analisar em que medida os Núcleos de Estudos Afrobrasileiros(Neabs) contribuem com o processo de formação continuada de professores da Escola Básica e, como objetivos específicos: analisar a história, os dilemas e as práticas político-pedagógicas que marcam a criação e trajetória de quatro Neabs no estado do Rio de Janeiro, à luz das definições de multiculturalismo; e identificar os elementos que se aproximam e os que se distanciam, nas concepções e intervenções desses Neabs, a partir da avaliação dos seus/as coordenadores/as. Como suporte teórico se ancorou nas contribuições de McLaren (1997), a respeito das distintas vertentes de multiculturalismo e, DAdesky (2001), sobre pensar o múltiplo a raciocinar a partir de categorias que são indeterminadas ou pouco determinadas, como raça, etnia e nação. A pesquisa buscou responder quais têm sido os desdobramentos no campo da educação étnico-racial, conduzidos pelos Neabs, para a formação continuada de professores da Escola Básica, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa se pautou numa abordagem qualitativa dentro do paradigma crítico e, se apoiou em análise documental e em técnicas de entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados quatro coordenadores de Neabs do estado do Rio de Janeiro. O estudo possibilitou compreender que são inúmeras as dificuldades encontradas pelos Neabs para a realização de suas propostas, tais como as de caráter governamental e institucional. Dentre vários aspectos, mostrou a defesa dos participantes por uma proposta política, de caráter emergencial, com objetivos de publicar pesquisas produzidas pelos próprios Neabs. As análises puderam mostrar, também, que existe uma má gestão dos recursos do Programa UNIAFRO pelas universidades. Contudo, é possível afirmar que os Neabs têm como perspectiva o multiculturalismo critico, na medida em que compreendemos que as representações são o resultado de lutas sociais sobre significantes e seus significados. É possível conceber que o viés do multiculturalimo crítico, apropriado pelos Neabs, traz contribuições significativas conquistadas pelos movimentos sociais, que dão visibilidade às formas pelas quais os diferentes grupos sociais constroem a sua história
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Bueno, Shirley Neves. "Algumas Concepções e Ações no Campo da Saúde, no Contexto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - São Gonçalo)". Universidade Federal Fluminense, 2002. http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=160.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo principal apontar relações entre as definições de saúde dadas por sete professoras-alunas e os trabalhos por elas elaborados sobre o mesmo tema na disciplina Fundamentos das Ciências da Natureza II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo, curso este que pode ser considerado um programa de educação continuada, visto que é condição necessária a seu ingresso o exercício do magistério. Num estudo preliminar um questionário foi aplicado sendo constatado um hiato entre o desempenho das professoras-alunas neste questionário e os saberes docentes relativos a sua produção discente durante a disciplina. Para investigar o porquê dessa situação, neste estudo optou-se por um instrumento mais apurado: a entrevista semi-estruturada. O desdobramento da pesquisa de campo permitiu constatar que, num primeiro momento, as definições de saúde utilizadas pelas professoras-alunas são um misto de cultura livresca e senso comum, baseadas na definição da Organização Mundial de Saúde: saúde é o bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de afecção ou doença. Num segundo momento, no entanto, após um exercício de reflexão e de troca com a entrevistadora, as professoras-alunas tendem para uma compreensão da saúde no âmbito coletivo, fundamentada nas interfaces existentes entre as ciências da saúde e as ciências sociais. É importante assinalar que nessa investigação o referencial teórico procura integrar os aspectos convergentes aos saberes docentes, ao desenvolvimento pessoal e profissional do professor e à educação continuada, dentro do contexto da saúde. Assim, a partir da análise das entrevistas foi possível o reconhecimento das relações que existem entre as histórias de vida das professoras-alunas e a prática docente como lugar de produção de saberes. Finalmente este trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão das questões que permeiam as práticas pedagógicas no campo da saúde e para o incentivo de novas propostas de trabalho baseadas na participação crítica como uma forma de transformação da realidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rodrigues, Maria Tereza. "O desafio do provimento de professores nas disciplinas de Artes, Filosofia, Física, Matemática, Química e Sociologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro". Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2014. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5316.

Texto completo
Resumen
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-06-23T13:15:29Z No. of bitstreams: 1 mariaterezarodrigues.pdf: 1287001 bytes, checksum: 0dd4dfccd2f3d6044565c10a5a8c5a0e (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-08-07T20:13:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mariaterezarodrigues.pdf: 1287001 bytes, checksum: 0dd4dfccd2f3d6044565c10a5a8c5a0e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-07T20:13:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mariaterezarodrigues.pdf: 1287001 bytes, checksum: 0dd4dfccd2f3d6044565c10a5a8c5a0e (MD5) Previous issue date: 2014-08-18
O presente trabalho constata a existência de uma carência de docentes recorrente nas disciplinas de Artes, Filosofia, Física, Matemática, Química e Sociologia e que os mecanismos adotados pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) para o provimento desses professores são insuficientes para atender às necessidades das escolas. A fim de compreender essa questão, objetivou-se analisar o déficit recorrente no provimento de professores nas referidas disciplinas e propor um plano de ação com o propósito de oferecer mecanismos que atenuem as demandas por profissionais dessas disciplinas. Para evidenciar a complexidade que envolve a questão, são apresentados dados estatísticos dos anos de 2008 a 2013, descrevendo as formas de provimento de professores adotadas pela SEEDUC. O cruzamento e a análise dos dados explicitam a tentativa da Secretaria em oportunizar o ingresso de profissionais na rede, a permanência de docentes em exercício, a utilização de diferentes formas de provimento do cargo e a insuficiência dessas ações em atenuar o problema. São utilizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com gestores da SEEDUC, que refletem a ação cotidiana de enfrentamento do problema, através da observação sistemática. O escopo da pesquisa traz a tona, ainda, a realidade de outros estados da federação, como eles vêm enfrentando o mesmo problema e quais alternativas estão sendo adotadas. São utilizados, como suporte teórico, autores como Antonio Nóvoa, Ana Maria Costa e Silva, Silke Weber, além de vasta pesquisa documental. Os resultados da pesquisa apontam que em média 47% dos candidatos aprovados em concurso público não ingressam na rede pública estadual e que a SEEDUC não dispõe do controle e monitoramento de dados relativos a entrada e saída de servidores. Com base na descrição e análise do caso, apresenta-se o Plano de Ação Educacional (PAE) que está dividido em três eixos: o primeiro diz respeito ao monitoramento dos afastamentos definitivos e temporários dos professores. O segundo eixo trata da identificação dos motivos que levam esses profissionais a não ingressarem na rede pública estadual de ensino. O terceiro eixo sugere a concessão de bolsas para licenciandos que estão cursando a graduação nas disciplinas de carência recorrente. Conclui-se que o investimento na formação de professores é essencial para a oferta de todas as disciplinas da matriz curricular aos alunos, na busca pela garantia de uma educação de qualidade.
The present work notes the existence of a recurrent lack of teachers in the disciplines of Arts, Philosophy, Physics, Mathematics, Chemistry and Sociology and the mechanisms adopted by the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC) for the supply of these teachers are insufficient to fill the needs of schools. In order to understand this issue, the objective was to analyze the recurrent deficit in the supply of teachers in those disciplines and propose an action plan aiming to provide mechanisms that mitigate the demands for professionals in these disciplines. To demonstrate the complexity surrounding the issue, statistical data for the years 2008-2013 are presented, describing the forms of teacher supply adopted by SEEDUC. The crossing and data analysis shows the Secretariat attempt to enabling the entry of professionals in the network, the permanence of practicing teachers and the use of different means to fill the function and the failure of this actions to attenuate the problem. Are used semi-structured interviews with itinerary by managers of SEEDUC that reflect the daily action of the problem confrontation, through the systematic observation. The scope of the search brings up the reality of other federation states, as they are facing the same problem and what alternatives are being adopted. Are used as theoretical support, authors such as Antonio Nóvoa, Ana Maria Costa e Silva, Silke Weber, in addition to extensive documentary and research. The research results show that about 47% of the public concourse approved candidates don’t get in the public school and that SEEDUC don’t have the data control and monitoring of the employee entry and exit. Based on the description and analysis of the case, it presents the Educational Action Plan (EAP) which is divided into three axes: The first concerns the monitoring of definitive and temporary removals of teachers. The second axis deals with the identification of why these professionals not to join the state public school system. The third axis suggests granting scholarships to undergraduates who are enrolled in undergraduate of disciplines with recurrent shortage. It is concluded that investment in education of teachers is essential for the provision of all disciplines of curriculum to students in the pursuit for ensuring quality education.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Silvana Claudia dos [UNESP]. "Um retrato de uma licenciatura em matemática a distância sob a ótica de seus alunos iniciantes". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/102102.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-05-23Bitstream added on 2014-06-13T20:47:18Z : No. of bitstreams: 1 santos_sc_dr_rcla.pdf: 930947 bytes, checksum: e2baf67b0992428e16d715a2ae6085bd (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Essa pesquisa teve por objetivo investigar um curso de Licenciatura em Matemática a distância, mais especificamente, o curso oferecido pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), a partir de uma análise das narrativas de seus alunos iniciantes. A investigação foi orientada pela seguinte questão diretriz: “De que modo um curso de Licenciatura em Matemática a distância se mostra a seus alunos iniciantes, no contexto de polos presenciais?” Com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa, o trabalho fundamentou-se no estudo das narrativas. A fim de coletar os dados da pesquisa, foram realizadas visitas de campo a alguns polos, de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, deste curso de Matemática. Nas visitas foram realizadas entrevistas junto aos alunos iniciantes para identificar que visão eles têm em relação ao curso. Além disso, entrevistas com tutores presenciais e diretores desses mesmos polos foram feitas, devido ao envolvimento que esses sujeitos têm com os alunos e com a realidade daquele ambiente e, principalmente, para entrelaçar diferentes discursos. Da análise dos dados emergiram os seguintes temas: a caracterização dos alunos iniciantes; o papel do tutor e a prática da tutoria; o sistema de avaliação da aprendizagem; e a evasão discente. Os resultados apontam que, em termos de políticas públicas, o curso investigado apresenta possibilidades frutíferas em relação ao acesso ao ensino superior público, mas, por outro lado, algumas fragilidades em relação à formação docente também foram identificadas. Uma dessas fragilidades consiste na discussão tímida sobre Educação Matemática neste curso. Também foi observada a ausência de uma avaliação da aprendizagem que favoreça o aspecto formativo e que colabore, de maneira efetiva, com a formação de...
The objective of the present study was to investigate a distance course composing part of a university mathematics teaching degree program in the state of Rio de Janeiro, based on analysis of the narratives of students new to the program. The research question was: How does a mathematics teaching degree program is experienced by beginning students in the context of face-to-face centers? Using a qualitative research approach, the work was based on the study of students´ narratives. Data was collected during visits to some of the face-to-face centers run by the university program in different regions of the state of Rio de Janeiro. Interviews were conducted with beginning students aiming to identify their view of the course. Interviews were also conducted with tutors and directors of the centers, because of their involvement with the students and the reality of that environment, but mainly with the objective of interweaving the different discourses. The following themes emerged from the data analysis: the characterization of beginning students; the role of the tutor and the practice of tutoring; the learning assessment system; and student abandonment of the program. Results suggest that, in terms of public policies, the course investigated has much potential to address the problem of limited access to higher learning in public universities, although the educational preparation of the professors was found to be lacking in many respects. One weakness identified was the absence of discussion about Mathematics Education. We noted the absence of a learning assessment that favors formative aspect and collaborate, effectively, with the training of teachers. The demands for an education that prioritizes dialogue, interaction, and critical thinking among students have posed a great challenge in the context of this program, aggravated... (Complete abstract click electronic access below)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santos, Silvana Claudia dos. "Um retrato de uma licenciatura em matemática a distância sob a ótica de seus alunos iniciantes /". Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/102102.

Texto completo
Resumen
Orientador: Marcelo de Carvalho Borba
Banca: Arlete de Jesus Brito
Banca: Daniel Ribeiro Silva Mill
Banca: Gerson Pastre de Oliveira
Banca: Rúbia Barcelos Amaral
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo investigar um curso de Licenciatura em Matemática a distância, mais especificamente, o curso oferecido pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), a partir de uma análise das narrativas de seus alunos iniciantes. A investigação foi orientada pela seguinte questão diretriz: "De que modo um curso de Licenciatura em Matemática a distância se mostra a seus alunos iniciantes, no contexto de polos presenciais?" Com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa, o trabalho fundamentou-se no estudo das narrativas. A fim de coletar os dados da pesquisa, foram realizadas visitas de campo a alguns polos, de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, deste curso de Matemática. Nas visitas foram realizadas entrevistas junto aos alunos iniciantes para identificar que visão eles têm em relação ao curso. Além disso, entrevistas com tutores presenciais e diretores desses mesmos polos foram feitas, devido ao envolvimento que esses sujeitos têm com os alunos e com a realidade daquele ambiente e, principalmente, para entrelaçar diferentes discursos. Da análise dos dados emergiram os seguintes temas: a caracterização dos alunos iniciantes; o papel do tutor e a prática da tutoria; o sistema de avaliação da aprendizagem; e a evasão discente. Os resultados apontam que, em termos de políticas públicas, o curso investigado apresenta possibilidades frutíferas em relação ao acesso ao ensino superior público, mas, por outro lado, algumas fragilidades em relação à formação docente também foram identificadas. Uma dessas fragilidades consiste na discussão tímida sobre Educação Matemática neste curso. Também foi observada a ausência de uma avaliação da aprendizagem que favoreça o aspecto formativo e que colabore, de maneira efetiva, com a formação de... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The objective of the present study was to investigate a distance course composing part of a university mathematics teaching degree program in the state of Rio de Janeiro, based on analysis of the narratives of students new to the program. The research question was: How does a mathematics teaching degree program is experienced by beginning students in the context of face-to-face centers? Using a qualitative research approach, the work was based on the study of students' narratives. Data was collected during visits to some of the face-to-face centers run by the university program in different regions of the state of Rio de Janeiro. Interviews were conducted with beginning students aiming to identify their view of the course. Interviews were also conducted with tutors and directors of the centers, because of their involvement with the students and the reality of that environment, but mainly with the objective of interweaving the different discourses. The following themes emerged from the data analysis: the characterization of beginning students; the role of the tutor and the practice of tutoring; the learning assessment system; and student abandonment of the program. Results suggest that, in terms of public policies, the course investigated has much potential to address the problem of limited access to higher learning in public universities, although the educational preparation of the professors was found to be lacking in many respects. One weakness identified was the absence of discussion about Mathematics Education. We noted the absence of a learning assessment that favors formative aspect and collaborate, effectively, with the training of teachers. The demands for an education that prioritizes dialogue, interaction, and critical thinking among students have posed a great challenge in the context of this program, aggravated... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Oliveira, Milena Fonseca Santos de. "Política linguística e ações formativas: um olhar para a formação continuada do professor de francês língua estrangeira no Estado do Rio de Janeiro, v. 01". Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3509.

Texto completo
Resumen
Submitted by Fabiano Vassallo (fabianovassallo2127@gmail.com) on 2017-04-25T15:33:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Versão final dissertação (pdf).pdf: 2842067 bytes, checksum: 71980271f97a94a6ea43230a642639d1 (MD5)
Approved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-05-10T18:35:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Versão final dissertação (pdf).pdf: 2842067 bytes, checksum: 71980271f97a94a6ea43230a642639d1 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-10T18:35:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Versão final dissertação (pdf).pdf: 2842067 bytes, checksum: 71980271f97a94a6ea43230a642639d1 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A formação de professores de línguas estrangeiras tem assumido cada vez mais contextos adversos, demonstrando a necessidade de perspectivar novos caminhos para a educação e para a construção de cidadãos mais capazes e autônomos diante de uma sociedade multifacetada. Dessa certeza, faz-se necessário compreendermos as relações entre as políticas linguísticas e o ensino de línguas, associadas à formação de docentes. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é identificar as ações formativas para a formação continuada de professores de francês língua estrangeira (FLE) no estado do Rio de Janeiro. Este trabalho foi desenvolvido a partir do aporte teórico dos estudos sobre política linguística (CHAUDENSON, 1996; CALVET, 2002 e COOPER, 1997), associado aos estudos sobre a formação continuada de professores de língua estrangeira (ALMEIDA FILHO, 2006). Por meio da aplicação de questionários junto aos licenciandos de francês das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro e aos professores de língua francesa de diferentes instituições, comparamos as necessidades e a relevância desta formação para o exercício do magistério. Correlacionamos estas necessidades às ações formativas propostas pelos agentes identificados como os responsáveis pela formação continuada. Entendemos que estas ações fazem parte de políticas linguísticas educativas que contribuem para a diversidade linguística e para o ensino de línguas estrangeiras
The foreign language teacher´s education has been facing increasingly adverse contexts, showing the need to put new paths for education into perspective and for the building of citizens that are capable and autonomous in the face of a muti-faceted society. With this certainty, it becomes necessary to understand the relationships between educational language policies and language teaching, associated to the teachers´ education. This way, the aim of this research is to identify the formative actions for the continuing formation for teachers of French as a Foreign Language (FLE) in the state of Rio de Janeiro. This study was developed using as theoretical basis the studies about language policy (CHAUDENSON, 1996; CALVET, 2002 e COOPER, 1997), associated with the studies about the continuing education of foreign language teachers (ALMEIDA FILHO, 2006). Through the use of questionnaires given to undergraduates of French at public universities in the state of Rio de Janeiro and with French teachers in different institutions, we have compared the needs and the relevance of this formation for the practice of teaching. We have related these needs to formative actions proposed by the agents in charge of the continuing education. We understand that these actions are part of educational language policies that contribute to language diversity and for the teaching of foreign languages
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Professores - Formação - Rio de Janeiro (Estado)"

1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Anais do I congresso interno: A Universidade do Estado do Rio de Janeiro discutida por seus professores, estudantes e servidores. Rio [de Janeiro]: UERJ, 1985.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Coutinho, Lais Soares y Vanessa Carine Gil de Alcantara. Síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.sbp450.1121-0.

Texto completo
Resumen
A síndrome de Burnout, também conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, é resultante de um estresse ou exaustão extrema, que compromete o indivíduo, impossibilitando-o de realizar suas atividades profissionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a síndrome de Burnout está na relação das doenças diretamente associadas ao trabalho. Dentre os fatores que podem resultar na síndrome, o estresse é o mais comum entre os brasileiros e, principalmente, entre profissionais da educação. Este livro tem como objetivo levantar uma reflexão acerca da síndrome de Burnout e sua implicação na atuação de trabalhadores docentes da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A escolha pela abordagem do tema na atuação de professores tem como finalidade apontar os enfrentamentos experienciados pelos profissionais da educação, e destacar a síndrome de Burnout como uma das causas de afastamento e adoecimento da classe trabalhadora da rede pública de ensino. Considerando os fatos, apresenta-se uma crítica a respeito da formação e atuação dos professores, juntamente ao contexto no qual estão inseridos, levantando um alerta sobre a realidade presente na atuação e apontando possibilidades que busquem a minimização dos fatores estressores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Professores - Formação - Rio de Janeiro (Estado)"

1

DOS SANTOS NOGUEIRA, VIVIAN. "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: REFLEXÕES A PARTIR DE RELATOS DE MESTRES EM ENSINO, AMBIENTE E SOCIEDADE". En Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.301.

Texto completo
Resumen
ESTE É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, QUE TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR AS CONCEPÇÕES QUE ALUNOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, AMBIENTE E SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PPGEAS/UERJ) TRAZEM SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA AO RECONTEXTUALIZAR SUA FORMAÇÃO PARA SUA ATUAÇÃO DOCENTE. OS PROFESSORES DEMONSTRARAM UMA CONCEPÇÃO SOCIALMENTE CONTEXTUALIZADA DE CIÊNCIA, ALINHADA A AUTORES QUE EXALTAM SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO E APONTARAM A DIFICULDADE DE INSERI-LA NA PRÁTICA DE SALA. FOI ABORDADO TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE SEUS PERCURSOS FORMATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SUAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, LIGADO ÀS SUAS EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO BIOLÓGICO (IPB) E ÀS DISCUSSÕES QUE TIVERAM CONTATO NO MESTRADO ACADÊMICO.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Abelheira, Marcelo Abranches, Alexander de Araújo Lima, Orlando Sodré Gomes, Katia Regina Alves Nunes, Jorge Luiz Pinho Domingues, Ana Lúcia Nogueira Camacho, André Luiz Moura de Oliveira et al. "RESILIÊNCIA PARA OS MAIS VULNERÁVEIS FRENTES ÀS CHUVAS FORTES E/OU PROLONGADAS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO". En Ensino de Geografia e a Formação de Professores, 96–117. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7052004099.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

SÉRGIO MONTEIRO DE SOUZA, MÁRIO. "MAPA CONCEITUAL DINÂMICO NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO." En Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.344.

Texto completo
Resumen
ESTA INVESTIGAÇÃO CARACTERIZA A PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTITULADA MAPA CONCEITUAL DINÂMICO(MCD) NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO, QUE OBJETIVA, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (TAS) E DOS MAPAS CONCEITUAIS, ANALISAR A APLICAÇÃO DO USO DA FERRAMENTA DIDÁTICA MCD, NA IDENTIFICAÇÃO DA MUDANÇA DE COMPLEXIDADE DO ASPECTO COGNITIVO DE 200 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NA DISCIPLINA BIOLOGIA NUM COLÉGIO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. O MCD FOI APLICADO DURANTE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA, EM QUATRO ETAPAS DISTINTAS, DURANTE UM BIMESTRE DE 2017. OS RESULTADOS APONTAM QUE, ATRAVÉS DESTA FERRAMENTA DIDÁTICA, HOUVE AVANÇO SIGNIFICATIVO NAS RELAÇÕES CONCEITUAIS DESTES ALUNOS SOBRE TEMA CURRICULAR GENÉTICA. CONCLUI-SE QUE AS MUDANÇAS CONCEITUAIS PUDERAM SER ACOMPANHADAS DE FORMA PROCESSUAL E COM MAIOR OBJETIVIDADE E CELERIDADE POR EDUCANDOS E O PROFESSOR. A PESQUISA PROPORCIONOU A PRODUÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MCD.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

França, Mauro Braga, Carlos da Silva Lopes, Marcos Correa Guedes y Edson de Almeida Ferreira Oliveira. "COLÉGIO PEDRO II COMO POLO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE QUÍMICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO". En O Ensino Aprendizagem face às Alternativas Epistemológicas, 14–19. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5302023013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Pourbaix, Ana Raquel de Sousa y Gabriela da Silva Sardinha. "(Re)tratos da formação de professores-alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado no interior do estado do Rio de Janeiro." En Série Educar- Volume 12 – Leitura e Escrita. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-232-3.cap.03.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Casemiro, Thiago Bomfim. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: O ENSINO NORMAL NA REFORMA ESTADUAL DE MANUEL DUARTE (1928-1929)". En Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado 2, 138–52. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.85220200814.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Marafon, Glaucio José, José Silvan Borborema de Araújo y Vanilda Teófilo. "A formação do professor pesquisador nos cursos de licenciatura da UERJ/CEDERJ no Estado do Rio De Janeiro". En Ensino superior e desenvolvimento regional: reconfigurando as relações entre as cidades e o campo, 292–319. EDUERJ, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9786587949086.0011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

CRISTINA COSTA, ROSA y JEAN CARLOS MIRANDA. "PRODUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE CORPO HUMANO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA". En Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.462.

Texto completo
Resumen
O TERMO LÚDICO TEM ORIGEM LATINA (LUDUS) E SIGNIFICA JOGO E BRINCADEIRA. PODEMOS ATRIBUIR TAMBÉM OS TERMOS ENTRETENIMENTO E DIVERSÃO, QUE SÃO ATIVIDADES LIGADAS AO PRAZER, POIS, ALÉM DE PROPORCIONAREM UMA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR, OS JOGOS FACILITAM A SOCIALIZAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE REGRAS, MELHORANDO O CONVÍVIO SOCIAL. O LÚDICO, ANTES RESTRITO À EDUCAÇÃO INFANTIL E AO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TEM SIDO UTILIZADO TAMBÉM NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, E NO ENSINO MÉDIO, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS ONDE OS DISCENTES INTERAGEM ENTRE SI E COM O PROFESSOR, FACILITANDO A APRENDIZAGEM E SUA COMPREENSÃO DO MUNDO. UMA DAS FORMAS DE O PROFESSOR MANTER O INTERESSE DOS DISCENTES NAS AULAS, É UTILIZAR FERRAMENTAS QUE OS MOTIVEM E, AO MESMO TEMPO, FAVOREÇAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESSE CONTEXTO, OS JOGOS DIDÁTICOS CONFIGURAM-SE COMO ATIVIDADES QUE DESAFIAM, CRIAM POSSIBILIDADES E FOMENTAM O APRENDIZADO. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O JOGO DIDÁTICO “CORPO HUMANO E IMAGEM”, PRODUZIDO COM VISTAS À UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ABORDAGEM DO TEMA CORPO HUMANO, NA DISCIPLINA CIÊNCIAS/BIOLOGIA. A PESQUISA FOI REALIZADA NO COLÉGIO ESTADUAL RUI GUIMARÃES DE ALMEIDA (CERGA), UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CERGA ATENDE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DO ENSINO MÉDIO REGULAR (FORMAÇÃO GERAL). O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNCIONA EM HORÁRIO INTEGRAL E POSSUÍA, EM 2018, TRÊS TURMAS, UMA DE CADA ANO DO ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE BIOLOGIA, NO INTUITO DE INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, COM ÊNFASE NOS TEMAS CONSIDERADOS POR ELES COMO OS DE MAIOR COMPLEXIDADE, E PROPOR UMA FERRAMENTA PARA UTILIZAÇÃO, POR ELES, COM DISCENTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. A ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS DISCENTES INDICOU O TEMA CORPO HUMANO COMO O QUE ELES APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO. POR ESSA RAZÃO, FOI DESENVOLVIDO O JOGO DIDÁTICO INTITULADO “CORPO HUMANO E IMAGEM”, INSPIRADO NO JOGO IMAGEM E AÇÃO® (GROW®).O KIT DO JOGO DIDÁTICO “CORPO HUMANO E IMAGEM” É COMPOSTO POR 1 TABULEIRO COM 80 CASAS, 4 PEÕES COLORIDOS (LARANJA, AZUL, ROSA E VERDE), 40 CARTAS-PERGUNTA, UMA FICHA CONTENDO AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DAS CARTAS-PERGUNTA, UM MANUAL DE REGRAS, UM DADO DE 6 FACES, UMA AMPULHETA (COM O TEMPO DE APROXIMADAMENTE 1 MINUTO) PARA MARCAR O TEMPO PARA RESPOSTA, 4 QUADROS BRANCOS PEQUENOS E 4 PINCÉIS PARA QUADRO BRANCO, NAS CORES DOS PEÕES. AS PERGUNTAS DO JOGO FORAM PRODUZIDAS A PARTIR DE LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (5º ANO) ADOTADOS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (RJ). PARA A CONFECÇÃO DAS CARTAS-PERGUNTA, FORAM UTILIZADOS, ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS, NOTEBOOK, IMPRESSORA COLORIDA, PAPEL CARTÃO E UMA PLASTIFICADORA. CADA CARTA-PERGUNTA CONTÊM UMA INFORMAÇÃO SOBRE UM ÓRGÃO, SISTEMA OU OUTRA ESTRUTURA DO CORPO HUMANO E O ALUNO QUE É O DESENHISTA DA VEZ, DEVE IDENTIFICAR E DESENHAR A RESPOSTA CORRETA PARA QUE O SEU GRUPO, AO OLHAR O DESENHO, ACERTE A RESPOSTA. O JOGO “CORPO HUMANO E IMAGEM” SEGUE A SEGUINTE DINÂMICA: A TURMA É DIVIDIDA EM ATÉ 4 EQUIPES; CADA EQUIPE ESCOLHE UM PEÃO COLORIDO (LARANJA, AZUL, ROSA E VERDE); CADA EQUIPE RECEBE 1 QUADRO BRANCO E 1 PINCEL PARA QUADRO BRANCO NA COR ESCOLHIDA; APÓS A DIVISÃO DA TURMA EM EQUIPES, É FEITO O LANÇAMENTO DO DADO PARA DEFINIÇÃO DA ORDEM DE PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES; O MEDIADOR (PROFESSOR) EMBARALHA AS CARTAS E COLOCA COM A FACE DAS PERGUNTAS VOLTADAS PARA BAIXO; ELE APANHA A PRIMEIRA CARTA DA PILHA E ENTREGA PARA UM MEMBRO DA PRIMEIRA EQUIPE, QUE TERÁ O TEMPO DE UMA AMPULHETA PARA FAZER O DESENHO REFERENTE A PERGUNTA E SEU GRUPO ACERTAR A RESPOSTA; A CADA RODADA UM COMPONENTE DO GRUPO É O DESENHISTA QUE TENTA PASSAR À SUA EQUIPE A RESPOSTA DA QUESTÃO, EM FORMA DE DESENHO. É PROIBIDO FALAR, ESCREVER LETRAS E/OU NÚMEROS E FAZER GESTOS E/OU MÍMICAS. EM CASO DE ACERTO, A EQUIPE LANÇA O DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTE, A VEZ PASSA PARA A EQUIPE SEGUINTE E A CARTA-PERGUNTA VAI PARA A PILHA DE DESCARTE. EM CASO DE ERRO, A EQUIPE NÃO LANÇA O DADO, A VEZ PASSA PARA A EQUIPE SEGUINTE E A CARTA-PERGUNTA VAI PARA O FINAL DA PILHA. SE, AO ANDAR PELO TABULEIRO, O PEÃO CAIR NAS CASAS DE COR AZUL CLARO, A EQUIPE TEM DIREITO A MAIS UM LANÇAMENTO DO DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTES; SE O PEÃO CAIR NAS CASAS DE COR PRETA, A EQUIPE FICA UMA RODADA SEM JOGAR. O JOGO SEGUE ESSA DINÂMICA ATÉ QUE UMA DAS EQUIPES ATINJA A CASA “CHEGADA”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

ALBERTO DE SOUZA FILHO, LUIZ, LUIZ AUGUSTO COIMBRA DE REZENDE FILHO y LUCIANA FERRARI ESPÍNDOLA CABRAL. "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES-PRODUTORES DE VÍDEOS NA PANDEMIA: UM CURSO DO RJ". En Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.296.

Texto completo
Resumen
NO CONTEXTO PANDÊMICO, HOUVE A EMERGÊNCIA DE MEDIDAS DE ENSINO REMOTO E COM ELAS AS AULAS POR VÍDEOS. NESSE CENÁRIO, A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS TORNOU-SE UMA QUESTÃO PARA OS PROFESSORES, FOMENTANDO PROPOSTAS DE FORMAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA CARACTERIZAR UM CURSO DE PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA PROFESSORES DO RIO DE JANEIRO, NA TENTATIVA DE DESCRIMINAR QUAIS FORAM SUAS BASES FORMATIVAS. FORAM ANALISADOS OS DOCUMENTOS DO CURSO DIANTE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE AS AULAS FORAM TRANSPOSTAS À NARRATIVA, BEM COMO AS VIDEOAULAS, RESULTANDO EM ASPECTOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO (ROTEIRO, FILMAGEM, EDIÇÃO, PUBLICAÇÃO) E DE SEUS ELEMENTOS (CÂMERA, CENÁRIO, FIGURINO, ILUMINAÇÃO, ÁUDIO). DISCUTE-SE ESSA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL AOS MODOS COMO AS POLÍTICAS DE INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES TÊM SIDO APRESENTADAS. POR FIM, ESPERA-SE QUE NOVAS PESQUISAS SEJAM ARTICULADAS PARA CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO AUDIOVISUAL DE PROFESSORES.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Guedes, Marcella da Silva Estevez Pacheco. "A INTERATIVIDADE E A SOBRECARGA DE TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO". En Formação de Professores e a Condição do Trabalho Docente 2, 1–13. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4121905071.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Professores - Formação - Rio de Janeiro (Estado)"

1

Magalhães, Jonas. "Saberes docentes de professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro: a identidade para ‘si” e para o “outro”". En Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0204.

Texto completo
Resumen
A partir da década de 1990, tornou-se comum e recorrente os estudos que abordam os saberes docentes de professores das mais diferentes modalidades. Esse campo de pesquisa tem no intelectual canadense Maurice Tardif, o seu maior represente e divulgador. A chamada Epistemologia da prática, termo cunhado pelo próprio Tardif para nome o campo de estudos dos saberes realmente utilizados pelos professores em sua prática, ganhou adeptos nos países a América do Norte e no Brasil. Na convergência das pesquisas que tomam como campo empírico a prática na qual tais saberes são produzidos, emerge o debate em torno da identidade profissional dos professores. Neste caso, entende-se que a formação inicial e continuada, a socialização profissional e a constituição de saberes da experiência pelos professores são elementos importantes na conformação da identidade docente. Neste artigo, discutimos teoricamente a relação entre saberes e identidade docente e apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica que, partindo da percepção e juízo de professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro, busca analisar as representações desses docentes em torno da identidade para “si” e para o “outro”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Magalhães, Jonas. "Saberes docentes de professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro: a identidade para ‘si” e para o “outro”". En Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0204.

Texto completo
Resumen
A partir da década de 1990, tornou-se comum e recorrente os estudos que abordam os saberes docentes de professores das mais diferentes modalidades. Esse campo de pesquisa tem no intelectual canadense Maurice Tardif, o seu maior represente e divulgador. A chamada Epistemologia da prática, termo cunhado pelo próprio Tardif para nome o campo de estudos dos saberes realmente utilizados pelos professores em sua prática, ganhou adeptos nos países a América do Norte e no Brasil. Na convergência das pesquisas que tomam como campo empírico a prática na qual tais saberes são produzidos, emerge o debate em torno da identidade profissional dos professores. Neste caso, entende-se que a formação inicial e continuada, a socialização profissional e a constituição de saberes da experiência pelos professores são elementos importantes na conformação da identidade docente. Neste artigo, discutimos teoricamente a relação entre saberes e identidade docente e apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica que, partindo da percepção e juízo de professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro, busca analisar as representações desses docentes em torno da identidade para “si” e para o “outro”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Chagas, Thainá Almeida, Natália Pereira Rodrigues De Souza, Beatriz Xavier De Menezes, Raphael Rodrigues De Paula y Vanessa Maria Basso. "PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PROJETO SEMEANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS UFRRJ". En I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1728.

Texto completo
Resumen
Introdução: Após uma década da Lei 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a conscientização ambiental desta ainda é um grande desafio no Brasil. Na busca por métodos que incentivem políticas sustentáveis, o projeto Semeando Práticas Sustentáveis, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procura minimizar os impactos negativos dos resíduos sólidos no campus de Seropédica. Entretanto, tendo em vista o período de restrições em 2020 e 2021, este iniciou suas atividades com o curso Princípios Básicos para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos de forma virtual. Objetivos: O estudo propõe a análise do perfil dos participantes do curso, sob a ótica de suas vivências pessoais e formação profissional, buscando reconhecer elementos que possam servir como referenciais aderentes ao programa. Material e Métodos: A análise dos dados foi realizada a partir de abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa de uma amostra com 34 cursistas. Fundamenta-se nas seguintes variáveis: instituição de origem, profissão, idade, como soube do curso e mudanças de hábitos. Os dados necessários para a caracterização desse perfil foram coletados por meio de questionários enviados via Google Forms e fóruns de apresentação realizados na plataforma Moodle, onde o curso foi realizado. Resultados: Como resultado, observou-se o predomínio dos participantes ativos de estudantes (60%), seguidos por professores (22%), profissionais da área ambiental (12%) e outras profissões (6%). Dentre esses participantes 52% possuem vínculo com a universidade e 48% com outras instituições, onde é possível constatar boa participação do público externo. A média de idade foi de 33 anos. Em relação a como souberam do curso, 64% dos entrevistados responderam que havia sido por meio do site da universidade ou do Sigaa - Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas, e apenas 16% souberam pelas mídias sociais. Quanto às mudanças de hábitos, nota-se um impacto positivo em relação à gestão de resíduos sólidos residencial, muitos relatam que após (e durante) o curso começaram a separar de forma efetiva seus resíduos, destinando-os de forma correta, ou seja, às cooperativas locais, mostrando eficácia na disseminação da conscientização ambiental. Conclusão: Esta pesquisa dispõe de resultados preliminares do projeto, sendo necessária sua contínua avaliação, visando obter resultados mais consistentes e confiáveis em estudos futuros.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

UZIEL, Daniela y Carlos Vinicius Silva GOMES. "A Formação do Cluster de Biotecnologia no Estado do Rio de Janeiro". En II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/enei2017-09.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Melo, Elvis, Adriana V. M. de Azevedo, Debora Azevedo y Dennys Leite Maia. "Workshop de Inovação com Tecnologias Educacionais: Um Relato de Experiência". En Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1424.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem o objetivo de relatar a formação de professores para o uso de tecnologias educacionais no âmbito de uma disciplina do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação com ênfase em Tecnologias Educacionais. Participaram da formação cerca de 80 professores da rede pública do estado do Rio Grande do Norte, limitação da capacidade física dos laboratórios reservados para a formação. Os professores participaram de oficinas sobre as ferramentas do Google sob perspectiva educacional e o uso dos smartphones na sala de aula, além de conhecer e se apropriar de plataformas educacionais online. A avaliação foi positiva e as próximas edições contarão com apoio de um grupo de pesquisa da universidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

DA COSTA, CARLOS EDUARDO OLIVEIRA. "A EAD COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO CONTINUADA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO." En 23º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância ABED, 2017. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxiilciaed.2017.00184.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

de Azevedo, Mariana Pessanha Wagner, Bruno de Almeida Castro Soares, Aryane Ferraz Cardoso Pacheco, Isabela Nagime Barros Gomes, Luiza Souza dos Santos y Rogério Martins de Castro. "Relato de caso: teratoma ovariano em paciente do interior do Rio de Janeiro". En 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130229.

Texto completo
Resumen
Introdução: O teratoma maduro do ovário ou cisto dermoide é um tipo de tumor que, em sua maioria, é benigno, formado por tecidos provenientes das três camadas germinativas, conhecidas como ectoderme, mesoderme e endoderme. Essas três camadas se diferenciam durante o desenvolvimento fetal nos mais variados tecidos corporais. A paciente em questão, 39 anos, sexo feminino, casada, professora, procurou o serviço ambulatorial do Hospital São José do Avaí, na cidade de Itaperuna, Rio de Janeiro. Por meio da anamnese, a paciente referiu uma dor de intensidade leve em região de fossa ilíaca esquerda. Ao exame físico, demonstrava de alteração apenas a dor à palpação de fossa ilíaca esquerda, ausência de massas abdominais palpáveis, sem demais comorbidades, sem antecedentes familiares para neoplasias. Objetivo: Este relato teve como objetivo mostrar o caso de uma paciente do sexo feminino, diagnosticada com teratoma maduro ovariano, relatando os achados em seu exame físico, contudo, e dessa forma, ajudando em futuros diagnósticos e tratamentos dessa patologia. Material e Métodos: Para este estudo de caso foi realizado um apanhado de dados da paciente em questão pela equipe médica responsável pelo seu atendimento, além da análise dos resultados extraídos de seu exame físico e exames complementares, correlacionando com os achados bibliográficos, como pesquisas em revisões bibliográficas, em livros e textos, periódicos, artigos científicos, bem como em banco de dados on-line. Resultados e Conclusão: Diante do quadro de dor dessa paciente, foi indicada a realização de exames para investigação da origem da dor. Entre esses exames, foram solicitados exames laboratoriais, colpocitológico, que não demonstraram alterações, e exames de imagem, como ultrassom transvaginal e ressonância magnética pélvica, que demonstraram a presença de uma lesão teratodermoide anexial esquerda, obtendo diagnóstico de um teratoma ovariano. A conduta tomada posteriormente a esse diagnóstico foi a realização de exames para risco cirúrgico, que apresentou resultados satisfatórios, que possibilitavam a cirurgia. Diante disso, a paciente foi submetida a uma ooforectomia à esquerda, juntamente com uma biópsia de congelação, que confirmou o diagnóstico de teratoma maduro ovariano. A paciente teve uma boa evolução após a cirurgia, sem nenhuma complicação. Concluímos que é de extrema importância valorizar a clínica do paciente, mesmo dispondo de aparatos tecnológicos que ajudem no diagnóstico. É relevante evidenciar a importância de uma anamnese e exame físico bem executados, pois por meio desses, com a clínica e o perfil da paciente, já era possível se pensar em possíveis diagnósticos, possibilitando uma ação rápida e precisa, contribuindo para um bom prognóstico da paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Medeiros, Sonia De, Taciana Pontual Falcão y Izabel Hazin. "Formação, Concepções de Inclusão e Experiências dos Professores que Atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais do Estado do Rio Grande do Norte." En XXIV Workshop de Informática na Escola. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC), 2018. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.479.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

DUQUE ROMEU, SIMONE. "O CURRÍCULO E AS AÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: “SIMBIOSE” NECESSÁRIA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO". En CONINTER 2020. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/coninter2020.296286.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Caldeira Damasco, Fabiana y Claudia Lisete Oliveira Groenwald. "Demanda Cognitiva de tarefas matemáticas – Equações no Ensino Fundamental". En I Congreso Internacional de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional, 2019. http://dx.doi.org/10.15359/cicen.1.18.

Texto completo
Resumen
Este artigo é um recorte da tese de doutorado referente ao tema Formação Continuada de Professores de Matemática: A Competência de Olhar Profissionalmente Atividades com a Temática Equações no Ensino Fundamental, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O objetivo deste artigo é investigar os quatro níveis de demanda cognitiva, com o tema Equações no Ensino Fundamental, investigando atividades em um livro didático, disponibilizados pelo MEC, dentro da unidade temática Álgebra, e as habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pretende-se com esse estudo, através da formação continuada com os professores de Matemática das escolas municipais de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, auxiliar no planejamento curricular, buscando desenvolver a competência de Observar com Sentido, qualificando a escolha de tarefas com as equações. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, analisando atividades didáticas com a temática em questão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía