Literatura académica sobre el tema "Projeto estrutural"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Projeto estrutural".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Projeto estrutural"

1

Resende, Camila Cavalcanti y Maísa Fernandes Dutra Veloso. "O ensino da concepção estrutural no ateliê de projeto de edifícios verticais: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte". Gestão & Tecnologia de Projetos 16, n.º 2 (12 de marzo de 2021): 197–211. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v16i2.162464.

Texto completo
Resumen
A dificuldade de inserção da estrutura nas etapas iniciais do projeto arquitetônico tem sido discutida na literatura e uma das causas apontadas remete à questão do ensino, notadamente, a falta de integração entre o ensino de estruturas e o ensino do projeto em ateliê. No Brasil, na formação profissional generalista em Arquitetura e Urbanismo, essa falta de integração torna-se um desafio ainda maior face à variedade de informações e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de projetos de edifícios verticais. O objetivo principal deste artigo é discutir a inserção da concepção estrutural na disciplina de Projeto de Arquitetura 4 (PA4) do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo enfoque é a verticalidade. Metodologicamente, foram realizadas: análise documental da estrutura curricular do CAU e do plano de curso de PA4, observação sistematizada das atividades em ateliê, entrevistas com os alunos e o professor e, por fim, análise de dez projetos desenvolvidos pelas equipes. Com base nos dados coletados, foi possível verificar quais métodos e técnicas de ensino proporcionaram uma maior integração das estruturas no processo de projeto, ressaltando-se o desenvolvimento de um modelo físico no início do processo, a esquematização dos elementos estruturais nos estudos preliminares e o incentivo à concepção estrutural durante a elaboração do pavimento tipo. Constatou-se, também, que a integração da concepção estrutural no ateliê de projeto adiciona mais uma dificuldade ao processo de ensino/aprendizado, mas é uma prática muito mais reflexiva do que as formas usuais do ensino de estruturas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Salles, Halina dos Santos, Paulo Frederico Souza Lomeu, Franciane Conceição Peters y Webe João Mansur. "Otimização de um pórtico tridimensional de concreto armado". Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza 2, n.º 1.1 (26 de noviembre de 2018): 06. http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v2i2.1036.

Texto completo
Resumen
<p>No projeto de edificações, os projetistas buscam soluções otimizadas e seguras relativas a diversos aspectos estruturais, além da redução dos custos de material e mão-de-obra. Os métodos de otimização podem ser empregados nesse objetivo sem comprometer a segurança estrutural. Dessa forma, este artigo tem por objetivo a otimização estrutural por Algoritmos Genéticos de um pórtico espacial de concreto armado. Para o estudo foi desenvolvido um programa de Algoritmos Genéticos, contemplando o dimensionamento das armaduras dos elementos estruturais. A função objetivo é formada pelos custos de concreto, forma e aço e será minimizada, sujeita a restrições da NBR 6118:2014 (Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento). O modelo estrutural é processado no programa Ansys ®, onde a discretização se dá via método dos elementos finitos, para a análise e obtenção dos esforços e deformações na estrutura. Neste estudo são consideradas variáveis de projeto: altura da seção transversal das vigas e dos pilares. Os resultados obtidos demostram que a metodologia forneceu respostas coerentes com a prática e, ao apresentar diferentes soluções com quase o mesmo custo, surpreenderam com soluções que poderiam ser rejeitadas por projetistas.</p><p><strong>Palavras chave</strong>: Otimização Estrutural, Engenharia Civil, Projeto Estrutural, Análise Estrutural.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Felipe Tavares da. "Experiências com ferramentas digitais no ensino de estruturas arquitetônicas". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (18 de agosto de 2021): e021022. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8661548.

Texto completo
Resumen
Entre 2011 e 2019, o conjunto das disciplinas de Estruturas de um curso de graduação em Arquitetura foi conduzido com experiências metodológicas incorporando simulações computacionais, aqui sumarizadas. As disciplinas têm ementas com temas que vão da mecânica e simulação estrutural; concepção estrutural; projeto e detalhamento de estruturas em concreto armado, em aço e em madeira. Esta experiência apontou que, alunos capacitados no uso de simuladores estruturais projetaram com uma consciência clara e profissional sobre a concepção Estrutural junto à Arquitetura, ao passo que verificaram a aceitabilidade estrutural com precisão. No entanto, o uso destes recursos adicionais demanda uma maior integração entre as disciplinas de estruturas e as disciplinas que lidam com conteúdo em comum: matemática; geometria, lógica de programação e projeto arquitetônico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Inojosa, Leonardo y Márcio Buzar. "O Protagonismo da Estrutura na Arquitetura da Escola Rural Alberto Torres em Recife-PE". Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n.º 26 (28 de mayo de 2020): 18–35. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.02.

Texto completo
Resumen
O projeto da Escola Rural Alberto Torres, em Recife, de 1935, foi fruto de uma iniciativa pioneira do modernismo brasileiro. A criação da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo (DAU), fundada em 1934 por Luiz Nunes, arquiteto formado pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde teve influência de Lúcio Costa e Le Corbusier. O projeto analisado neste trabalho é de autoria do próprio Luiz Nunes e possui o cálculo estrutural assinado por Joaquim Cardozo, considerado um pioneiro do Movimento Moderno e mais tarde se destacaria como o calculista das principais obras de Oscar Niemeyer. Nunes e Cardozo são responsáveis pelo primeiro de quatro momentos da arquitetura moderna brasileira em que se destaca a importância da estrutura para a composição formal da arquitetura. Nas obras modernistas os elementos estruturais são usados de forma aparente e diretamente relacionados com a concepção da arquitetura. Neste trabalho, busca-se uma análise do projeto estrutural da edificação, mostrando a criatividade usada pelo projetista para equilibrar a estrutura. Uma análise numérica da solução estrutural é realizada com ferramentas computacionais, como o software SAP2000. As análises buscam compreender o protagonismo da solução estrutural, inovadora para a época, e alinhada aos preceitos do modernismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Saraiva, Pablo Pol y Deise Boito. "Análise da influência de ligações viga-pilar semirrígidas em estrutura monolítica de concreto armado". Revista de Engenharia Civil IMED 5, n.º 1 (1 de julio de 2018): 102. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2018.v5i1.2304.

Texto completo
Resumen
Na presente pesquisa foram avaliadas as influências da redução na rigidez das ligações viga-pilar, como escolha de projeto em estruturas monolíticas de concreto armado. A pesquisa possui caráter quantitativo através do estudo de caso de uma edificação residencial de 7 pavimentos utilizando o software Eberick. O dimensionamento inicial consistiu na estrutura (denominada “estrutura modelo”) com as ligações rígidas, após aplicou-se a redução na rigidez de (5%, 10%, 15%, 20% e 25%) entre as ligações viga-pilar, mantendo-se as mesmas características (concepção estrutural, carregamentos e dimensões dos elementos) da estrutura modelo. Com os resultados obtidos foram comparados os parâmetros de estabilidade global, redistribuição dos esforços, taxa de armadura nos pilares e consumo de aço total da edificação. Através dos resultados conclui-se, que a rigidez entre as ligações tem influência direta no desempenho de uma estrutura e é uma alternativa a ser utilizada de maneira criteriosa em projetos estruturais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Helene, P. "Análise da resistência à compressão do concreto em estruturas acabadas com vistas à revisão da segurança estrutural". Revista ALCONPAT 1, n.º 1 (30 de enero de 2011): 64–89. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v1i1.7.

Texto completo
Resumen
Trata-se de discutir a complexa problemática de medida e avaliação da resistência do concreto em estruturas acabadas, ou seja, em estruturas ou componentes estruturais já moldados in loco ou pré-fabricados, em obras em construção ou construídas há anos, para fins de revisão da segurança dessa estrutura. Inicia-se por uma sintética revisão dos conceitos de introdução da segurança no projeto das estruturas de concreto com o significado dos coeficientes de minoração da resistência dos materiais. A partir de resultados experimentais obtidos em teses de doutoramento discute-se a ordem de grandeza da influência de certas variáveis aleatórias principais. Na seqüências trata-se da representatividade da amostragem e cuidados com a extração dos testemunhos cilíndricos. A questão do crescimento da resistência com a idade e do decréscimo dessa resistência com a carga de longa duração (efeito Rüsch) também são abordados para encerrar propondo um procedimento adequado de obtenção do fck para fins de revisão da segurança do projeto estrutural.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Faria, M. Sc Antonio de y Dr Roberto Chust Carvalho. "Utilização de ferramentas computacionais para análise da ação do vento e instabilidade em edificações em concreto armado, num curso de graduação em engenharia civil". Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 13, n.º 13 (11 de febrero de 2019): 104–10. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v13i13.40.

Texto completo
Resumen
Acompanhando o desenvolvimento do país, é imperioso que o ensino da disciplina Estruturas de Concreto Armado nos cursos graduação em engenharia civil contemple o estudo da ação do vento e a análise da instabilidade global no projeto de estruturas de edificações. Cumpre frisar que, de acordo com a NBR 6118:2003, no desenvolvimento do projeto estrutural de uma edificação, há a obrigatoriedade de se considerar a ação de vento e verificar a instabilidade global da mesma. Este trabalho mostra como, de forma didática, por meio da utilização de programas gratuitos e de algumas considerações de funcionamento dos elementos estruturais do pavimento, pode-se realizar o estudo da deformabilidade lateral e da instabilidade da estrutura. Apresentam-se resumidamente os principais conceitos utilizados no procedimento e um exemplo, utilizando a ferramenta computacional gratuita FTOOL (Two-Dimensional Frame Analysis Tool), que permite ao aluno ou mesmo ao projetista analisar o grau de deslocabilidade da estrutura e, ainda, determinar as ações laterais de vento. A análise da instabilidade é realizada por meio do parâmetro e do coeficiente z, previsto pela NBR 6118:2003.Finalmente, são feitos alguns comentários de como pode ser conduzido o assunto de forma didática, de maneira que mesmo um aluno de graduação consiga facilmente compreender o comportamento estrutural de uma edificação de múltiplos andares moldada no local, quando solicitada simultaneamente por ações verticais e laterais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Pamella Alves Azevedo, Pamella, Taciana Alves da Silva Barbosa y Luiz Eduardo Amâncio Aguiar. "REABILITAÇÃO DE EDIFICAÇÕES ANTIGAS DE CONCRETO ARMADO PARA NOVAS FINALIDADES COMERCIAIS". Projectus 3, n.º 1 (21 de julio de 2020): 36–52. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n1p36.

Texto completo
Resumen
Devido ao avanço imobiliário e a ausência de áreas livres para a construção denovas edificações nos centros urbanos das grandes cidades, surge à necessidade datransformação e aproveitamento de estruturas existentes. O presente artigo trata doprocedimento aplicado na reabilitação de edificações urbanas antigas de concretoarmado. Para apresentar e discutir este procedimento utiliza-se como estudo de casoum edifício comercial localizado no bairro de São Cristóvão na cidade do Rio de JaneiroRJ. Inicialmente são definidas as premissas adotadas no projeto de reabilitação e, emseguida, são descritos os métodos de identificação e de avaliação da estrutura e asmedidas tomadas para execução do reforço estrutural, levando em conta a eficáciae o custo de execução do projeto. Como resultado preliminar pode-se dizer que arecuperação estrutural dos elementos de concreto armado expostos às intempéries éutilizada para evitar a acelerada deterioração da estrutura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Ramos, Andre Pereira, João Paulo Silva Lima, Bolivar Zanella Ribeiro y Mauro De Vasconcellos Real. "ESTUDO PROBABILÍSTICO DAS CARGAS NAS ESTACAS DE DOLFINS DE AMARRAÇÃO E ATRACAÇÃO". Engevista 19, n.º 2 (8 de mayo de 2017): 459. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i2.862.

Texto completo
Resumen
Dolfins são estruturas marítimas sujeitas a ações variáveis de difícil previsibilidade. Com isso, para uma análise estrutural segura devem ser consideradas as distribuições estatísticas dessas ações. Neste trabalho, a partir de um modelo estrutural de elementos finitos, empregaram-se os Métodos de Monte Carlo e Latin Hypercubena análise probabilística da estrutura dos dolfins, considerando o efeito da variabilidade dos esforços externos nos valores das reações nas estacas. Para a execução do modelo de elementos finitos e da análise probabilística da estrutura foi utilizado o software ANSYS®. Os resultados mostram que os valores máximos das reações são próximos daqueles previstos nas combinações de cálculo usualmente consideradas no projeto deste tipo de estrutura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Correia, Ana Lúcia y Ana Isabel Sani. "As casas de abrigo em Portugal: Caraterização estrutural e funcional destas respostas sociais". Análise Psicológica 33, n.º 1 (10 de marzo de 2015): 89–96. http://dx.doi.org/10.14417/ap.918.

Texto completo
Resumen
Em Portugal existem diversas respostas sociais orientadas para o apoio a vítimas de violência doméstica e seus familiares, caracterizadas por estruturas de atendimento especializado e as estruturas de acolhimento. Atualmente, no nosso país existem 37 estruturas de acolhimento às vítimas designadas por casas de abrigo. Neste texto firmada primeiramente a importância destas estruturas e descrita a sua emergência no panorama internacional e nacional, faz-se uma breve caracterização destas instituições apoiados em dados de um estudo que procurou fazer uma caraterização estrutural e funcional deste tipo de resposta social. Os dados qualitativos foram recolhidos junto de uma amostra intencional, composta por11 técnicos de nove casas de abrigo, através de uma entrevista estruturada preenchida em formulário próprio disponibilizada eletronicamente. Verificamos que há ligeira variabilidade quanto às características estruturais das instituições, as quais acolhem maioritariamente mulheres e seus filhos menores, com o objetivo funcional de assegurar a segurança e proteção destes. Concluímos, refletindo sobre o papel destas estruturas de resposta social na estabilização emocional, apoio à autonomia e restabelecimento de um projeto de vida de vítimas de violência doméstica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Projeto estrutural"

1

Usuda, Fabio. "A integração do projeto estrutural e projetos associados". [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258696.

Texto completo
Resumen
Orientador : Regina Coeli Ruschel
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil
Made available in DSpace on 2018-08-03T17:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Usuda_Fabio_M.pdf: 7813645 bytes, checksum: f1cd05c0293b893c3b30b8426e99af78 (MD5) Previous issue date: 2003
Mestrado
Edificações
Mestre em Engenharia Civil
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Senem, Paulo Roberto. "Contribuições para a análise de pórticos planos com não-linearidade material". Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78355.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T13:13:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T18:57:08Z : No. of bitstreams: 1 171058.pdf: 2857086 bytes, checksum: 554798aed701203e83caf4a93d892621 (MD5)
Este trabalho visa o estudo do comportamento de pórticos planos além da fase elástica (estado limite último). Com algumas modificações na modelagem, simplificações no diagrama momento fletor-curvatura e um processo iterativo, consegue-se obter a carga de colapso de um pórtico, sem a necessidade do conhecimento prévio da configuração de colapso. O método é baseado no Teorema do Limite Inferior, ou Teorema Estático, da Teoria das Rótulas Plásticas, fornecendo resultados a favor da segurança. O comportamento não-linear do material é incorporado através da mudança do módulo de elasticidade de pequenas barras. Estas barras, com módulo de elasticidade alterado, têm a função de simular as rótulas plásticas. Além disso, o método permite considerar os efeitos do esforço normal no valor do momento de plastificação das seções. Em suma, a Análise Limite por esse método torna-se mais prática e econômica, apresentando uma ferramenta adicional aos projetistas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Júnior, José de Sá Carvalho. "Otimização de estruturas unidimensionais sob excitação harmônica". Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1990. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1446.

Texto completo
Resumen
No presente trabalho é investigada a distribuição ótima de área de uma barra submetida à solicitação harmônica. Procura-se soluções em todo o intervalo em que a freqüência de excitamento está compreendida entre a freqüência fundamental e a segunda freqüência natural da estrutura. Resultados anteriores somente foram conseguidos prara freqüências de excitamento inferiores à fundamental, ou para freqüências de solicitação não abrangendo todo o intervalo referido acima. Para obtenção das soluções acoplou-se a análise por elementos finitos, com técnicas de programação matemática não-linear, utilizando-se a rotina "ADS" - "Automated Design Synthesis", dentro da qual adotou-se como otimizador o Método das Direções Viáveis Modificado. Os resultados obtidos parecem confirmar as suspeitas iniciais de que a solução ótima no segundo intervalo a partir de uma determinada freqüência de excitamento, teria uma massa concentrada localizada em seu interior.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ricardo, Vagner Proença. "Projeto comparativo da fuselagem central de uma aeronave em material compósito e alumínio". Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2004. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=675.

Texto completo
Resumen
Esse trabalho apresenta uma metodologia para seleção da melhor concepção na fabricação da fuselagem central de uma aeronave executiva de seis ocupantes. Para isso, são estudadas três possibilidades: construção semi-monocoque em alumínio; materiais compósitos produzidos por Laminação por Controle Numérico e materiais compósitos produzidos por Hand Lay-up. A metodologia permite uma análise quantitativa das concepções, mesmo em fases iniciais do projeto, o que contribui para a seleção das melhores opções de concepções logo no início da análise. A partir deste estudo, ée possível observar que o projeto em Laminação por Controle Numérico ée mais adequado economicamente na fabricação da fuselagem em material compósito, devido a menores custos com matéria-prima e com mão-de-obra. Dessa maneira, o estudo prossegue com as duas concepções (material compósito fabricado por Laminação por Controle Numérico e estrutura semi-monocoque em alumínio). ÉE realizado o pré-dimensionamento das duas soluções, e em seguida estima-se o peso e o custo de fabricação das mesmas. A análise comparativa entre as soluções mostra que a concepção em material compósito apresenta uma diminuição de peso considerável acompanhada de ligeira diminuição de custo, o que permite concluir que ela se apresenta como uma alternativa técnica e economicamente viável e interessante do ponto de vista de ganho em desempenho da aeronave.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Pimenta, Marcelo de Figueiredo. "Otimização de estruturas de pontes rolantes protendidas". Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1988. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1507.

Texto completo
Resumen
Este trabalho foi desenvolvido visando a otimização de estruturas de pontes rolantes protendidas, dimensionadas conforme a norma NBR-8400 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A estrutura da ponte rolante é tratada como um quadro rígido, constituído pelas vigas principais e cabeceiras. O carregamento devido a protensão, aplicada às vigas principais através de cabos, é considerado um caso especial de solicitação. O problema de programação matemática, da minimização do peso estrutural da ponte e cabos de protensão, sujeito às restrições de resistência e estabilidade impostas pela norma, é resolvido mediante a utilização da rotina CONMIN, baseada em um método de direções viáveis. As dimensões lineares da estrutura, incluindo o diâmetro dos cabos de protensão, são tomadas como variáveis de projeto. O sistema garante espessuras de chapa padronizadas para o projeto ótimo, permitindo sua direta utilização pelo sistema produtivo nacional. Para a verificação da eficiência do sistema é utilizada uma ponte de 100 t de capacidade, já fabricada e em operação. São feitas, ainda, análises de sensibilidade de vários parâmetros de projeto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Xavier, João Paulo Matos. "Influência de projetos e detalhes arquitetônicos em patologias de estruturas : estudo de caso". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8930.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2010.
Submitted by Rafael Barcelos Santos (rafabarcelosdf@hotmail.com) on 2011-07-05T18:08:20Z No. of bitstreams: 1 2010_JoaoPauloMatosXavier.pdf: 5012249 bytes, checksum: 91e6bcc7e0e0a2a50f61c1c5e30de6f0 (MD5)
Approved for entry into archive by Guilherme Lourenço Machado(gui.admin@gmail.com) on 2011-07-06T12:27:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_JoaoPauloMatosXavier.pdf: 5012249 bytes, checksum: 91e6bcc7e0e0a2a50f61c1c5e30de6f0 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-07-06T12:27:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_JoaoPauloMatosXavier.pdf: 5012249 bytes, checksum: 91e6bcc7e0e0a2a50f61c1c5e30de6f0 (MD5)
O objetivo deste trabalho é avaliar a influência de projeto e de elementos arquitetônicos no surgimento de manifestações patológicas, através de estudos de caso, com a análise de três edificações localizadas no Campus Darcy Ribeiro da UnB. Nessas análises foram avaliadas as diretrizes e critérios de projeto que visam à durabilidade incorporada à ABNT NBR 6118 (2003). A metodologia se baseou na análise dos projetos de arquitetura das edificações tomadas como estudo de caso (prédio do Instituto de Química – IQ; prédio da Faculdade de Tecnologia – FT; prédio da Faculdade de Assuntos Sociais Aplicados – FA) onde se verificaram todos os detalhes e elementos arquitetônicos propícios ao surgimento de patologias. Posteriormente foi realizada uma vistoria “in-loco” para constatação dessas manifestações e após a verificação de várias patologias nas edificações, foi realizada uma modelagem computacional do edifício da FA para análise dos elementos fissurados. A pesquisa permitiu constatar que o prédio da FT e o prédio da FA, construídos a aproximadamente quarenta anos, estavam em sua maioria em desacordo com as diretrizes e os critérios de projeto estabelecidos pela ABNT NBR 6118 (2003), como também que essas edificações apresentavam diversas manifestações patológicas sendo necessário, o mais breve possível, a realização de manutenções. O prédio do IQ estava em sua maioria de acordo com os critérios estabelecidos pela norma em estudo, mas foram encontradas algumas patologias devido à umidade, além de fissuras na laje do piso do primeiro pavimento que poderão no futuro comprometer a segurança da edificação por corrosão de pinos de ligação entre a estrutura metálica e a estrutura de concreto. Através da modelagem computacional dos elementos da FA verificou-se que a influência da temperatura foi fundamental para o surgimento das fissuras encontradas nos sheds da cobertura. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this work is to evaluate the project influence and of architectural elements in the appearance of pathological manifestations, through case studies, with the analysis of three located constructions in the UnB's Darcy Ribeiro Campus. In those analyses they were appraised the guidelines and project criteria that seek to the incorporate durability to ABNT NBR 6118 (2003). The methodology based on the analysis of the architecture projects of the constructions taken as case study (building of the Institute of Chemistry - IQ; building of University of Technology - FT; building of University of Applied Social Subjects - FA) where all the details and favorable architectural elements were verified to the appearance of pathologies. Later an inspection "in-loco" was accomplished for verification of those manifestations and after the verification of several pathologies in the constructions, a modelling computational of the FA's building was accomplished for analysis of the eager elements. The research allowed to verify that the building of FT and the building of the FA, built the approximately forty years, they were in its majority in disagreement with the guidelines and the project criteria established by ABNT NBR 6118 (2003), as well as that those constructions presented several pathological manifestations being necessary, the more possible abbreviation, the accomplishment of maintenances. The building of IQ was in its majority in agreement with the established criteria for the norm in study, but some pathologies were found due to the humidity, besides fissures in the flagstone of the first pavement floor that will be able to in the future to commit the safety of the construction for corrosion of connection pins between the metallic structure and the concrete structure. Through the computational modelling of the elements of the FA it was verified that the influence of the temperature was fundamental for the appearance of the fissures found in the sheds of the covering.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva. "Projeto aeronáutico ótimo simultâneo sob carregamentos incertos". Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1095.

Texto completo
Resumen
Esse trabalho apresenta um procedimento de projeto para obtenção de estruturas típicas em aplicações aeronáuticas otimizadas satisfazendo simultaneamente dois critérios: carga de flambagem máxima e freqüência fundamental máxima. As estruturas projetadas estão sujeitas a carregamentos incertos ou não uniformes. Para a representação do carregamento não uniforme utiliza-se uma metodologia de extração de carregamentos auto-equilibrados a partir dos carregamentos físicos que atuam na estrutura. O carregamento auto-equilibrado é definido usando alguns pontos de controle de carga localizados nos contornos da estrutura. O carregamento auto-equilibrado é descrito usando funções lineares por parte. A abordagem matemática do projeto envolve a solução de problemas de otimização "minimax" em dois níveis e simultâneos. Utiliza-se a estratégia minimax com o intuito de se obter o melhor projeto para a pior condição de carregamento. O processo de otimização envolve também o método de Powell e um loop externo de otimização de massa. O loop externo de otimização de massa torna possível ajustar a massa da estrutura de acordo com especificações de projeto e margens de segurança adotadas. As variáveis de projeto da otimização são propriedades geométricas de estruturas e/ou ângulos de orientação das camadas (em estruturas de material compósito). No entanto, em otimizações que utilizam ângulos de orientação das camadas, é necessário utilizar parâmetros de laminação com o intuito de manter a convexidade do problema. Uma nova definição dos parâmetros de laminação foi adotada para aumentar a aplicabilidade do procedimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Melo, Mariana Coutinho de. "Projeto arquitetônico". Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88255.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Made available in DSpace on 2012-10-22T07:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 228109.pdf: 861039 bytes, checksum: 3a18820c267ef70b5b740dce3d884b84 (MD5)
O estudo do projeto arquitetônico de alvenaria estrutural ainda é pouco discutido e difundido nos meios profissionais e acadêmicos brasileiros. Os cursos de arquitetura não incluem em seus currículos disciplinas que tratam deste processo construtivo e apenas uma pequena parcela dos arquitetos demonstra conhecer seus aspectos técnicos. Diante disto, o presente trabalho buscou compreender como as particularidades da alvenaria estrutural interferem na elaboração de projetos arquitetônicos, por meio da identificação de necessidades e/ou dificuldades durante o processo projetual. Os resultados demonstram que a maior parte das dificuldades e necessidades dos arquitetos é decorrente da falta de informação a respeito de aspectos relacionados ao comportamento estrutural, à modulação e à integração entre o projeto arquitetônico e demais projetos de engenharia. Conclui-se que há um descompasso entre os assuntos comumente conhecidos pelos arquitetos e as necessidades e dificuldades apresentadas por estes profissionais. As demandas dos arquitetos revelam um esforço no sentido de fomentar meios que busquem controlar a problemática que envolve o projeto arquitetônico de alvenaria estrutural. Tal resultado reforça a hipótese de que há lacunas na formação do arquiteto, principalmente na formação técnica, e que existe a necessidade de desenvolver canais adequados para a transferência de informação técnica aos mesmos. Desse modo, acredita-se que o resultado deste trabalho ultrapassa os limites acadêmicos, tornando-se uma contribuição efetiva para a avaliação e o desenvolvimento de novos canais de transferência de informação para auxiliar o arquiteto no desempenho adequado do seu papel de projetista.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Kolososki, Reinaldo Sawaguchi. "Projeto e análise da caverna de pressão traseira de uma aeronave corporativa". Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2004. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=626.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo projetar e analisar a caverna de pressão traseira de uma aeronave corporativa, propondo uma solução que melhor atenda aos requisitos de projeto. Ao longo do trabalho são aplicadas diversas técnicas utilizadas no meio aeronáutico sendo que tais técnicas são explicadas de maneira a poderem ser reproduzidas e para substanciar as decisões tomadas. O trabalho começa com uma análise dos requisitos de certificação e exigências necessárias a este tipo de aeronave; partindo deste ponto seguem os trabalhos de concepção da caverna. No início da concepção são definidos a geometria da caverna, material e as possíveis configurações. Para a definição da configuração da caverna são levados em conta critérios econômicos, tais como: processo de manufatura, peso estrutural e vida em fadiga. A configuração da caverna de pressão escolhida possui um domo esférico de baixa curvatura, a qual se mostrou a mais interessante por ocupar pouco espaço comparado com as demais configurações abordadas e ter uma distribuição de tensão quase uniforme. O desvio na tensão se deve à fixação da caverna na fuselagem, onde ée utilizado um anel de fixação, o qual facilita a união entre as partes devido esta solução prover maior espaço para a rebitagem. Após a definição da configuração, são feitas análises de tensões, análises de vida em fadiga e tolerância ao dano. Na análise de tensões, verificou-se a necessidade de aumentar a espessura do domo próximo aos locais onde existem concentradores de tensão. Sendo assim, foi definido que este deve ser fabricado com a maior espessura e posteriormente ser usinado quimicamente. Ao final do trabalho, foi possível obter uma configuração da caverna de pressão bastante simples, composta de um anel reforçador e um domo inteiriço, diferentemente de muitas soluções encontradas, onde o domo ée particionado, o que aumentaria o peso e a complexidade da estrutura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Freitas, Cleirton André Silva de. "Análise teórico-experimental da conexão estampada de treliça espacial de aço sob carregamentos estático e cíclico". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5177.

Texto completo
Resumen
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008.
Submitted by Kathryn Cardim Araujo (kathryn.cardim@gmail.com) on 2009-10-09T13:54:56Z No. of bitstreams: 3 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_pag120atefinal.pdf: 4886322 bytes, checksum: 0f3543775ed47287b47434b78cd3aa7a (MD5) 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_pag44ate119.pdf: 5145248 bytes, checksum: de0932c2b170e71471ca9e2865326cc4 (MD5) 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_atepag43.pdf: 3089561 bytes, checksum: c41d622c5f17b338c845518cc3043e3d (MD5)
Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2010-07-05T17:32:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_pag120atefinal.pdf: 4886322 bytes, checksum: 0f3543775ed47287b47434b78cd3aa7a (MD5) 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_pag44ate119.pdf: 5145248 bytes, checksum: de0932c2b170e71471ca9e2865326cc4 (MD5) 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_atepag43.pdf: 3089561 bytes, checksum: c41d622c5f17b338c845518cc3043e3d (MD5)
Made available in DSpace on 2010-07-05T17:32:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_pag120atefinal.pdf: 4886322 bytes, checksum: 0f3543775ed47287b47434b78cd3aa7a (MD5) 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_pag44ate119.pdf: 5145248 bytes, checksum: de0932c2b170e71471ca9e2865326cc4 (MD5) 2008_CleirtonAndreSilvaFreitas_atepag43.pdf: 3089561 bytes, checksum: c41d622c5f17b338c845518cc3043e3d (MD5) Previous issue date: 2008-07
As estruturas tridimensionais em barras de aço, largamente conhecidas como treliças espaciais, são muito aplicadas na construção de coberturas. Estas são compostas por barras conectadas, geralmente, por meio de parafusos em nós. Existem diversos tipos de ligações para estas treliças 3D, muitas destas patenteadas e outras não. No Brasil, a ligação mais aplicada em treliças 3D é a ligação de nó típico, produzida a partir do amassamento das extremidades das barras, gerando uma conexão de baixo custo de execução. Este nó típico é também conhecido como conexão estampada. Entretanto, vários acidentes em estruturas espaciais com este tipo de conexão já foram também notificados no Brasil. Este trabalho apresenta propostas para garantir maior segurança às estruturas treliçadas espaciais que usam o nó típico. Propõe-se, inicialmente, o uso de reforço e correção no sistema construtivo com o intuito de elevar a capacidade da conexão. As bases deste estudo são a diminuição da excentricidade e o aumento da rigidez da conexão com nó típico. Este trabalho também propõe uma nova metodologia para o cálculo e verificação dos elementos comprimidos de treliças espaciais baseada na teoria de limite superior do momento fletor existente na conexão em nó típico. Desta forma, o dimensionamento dos elementos comprimidos é feito por critérios de flexo-compressão. Sendo as grandes coberturas sujeitas às ações cíclicas do vento, este trabalho, também estuda de forma pioneira o comportamento do nó típico em relação à fadiga. Verifica-se, portanto, neste trabalho de forma experimental e numérica (via método dos elementos finitos) o ganho de resistência que se pode obter com as correções propostas, tanto no que diz respeito à resistência estática como à resistência à fadiga. Ao final deste trabalho conclui-se que as propostas apresentadas influenciam na melhoria da resistência e da segurança das treliças espaciais feitas em aço com conexões estampadas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Three-dimensional structures made of steel bars, widely known as space trusses, are very frequently used at the construction of roofs. These structures consist of steel bars, generally, connected by bolts at nodes. There are several types of connection for these 3D trusses, many are patented but others are not. In Brazil, the connection usually employed in these 3D trusses is the so called typical node, which is produced by stamping the ends of the bars, thus generating a low cost connection. This typical node is also known as a stamped connection. However, several accidents in space structures using this type of connection have also been reported in Brazil. This research presents suggestions to ensure greater safety for truss structures that use the typical node. It is proposed, initially, the use of reinforcement and constructive correction in the connection in order to increase its capacity. The basis for this are the reduction in the eccentricity and the increase in the rigidity of the typical node connection. This work also proposes a new methodology for the calculation and verification of the compressive elements of the space trusses based on upper bound limits of the bending moment existing in the typical node connection. Thus the design of the compressive elements is done by bending-compression criteria. Since large roofs are subject to cyclic wind action, this work also examines, for the first time, the behavior of the typical node concerning the fatigue strength. This research, verifies, experimentally and numerically, the strength increase achieved with the proposed construction corrections with regard to static loads and fatigue. At the end of work, it is concluded that the suggestions presented improve the strength and safety of steel space trusses with stamped connections.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Projeto estrutural"

1

Brasil, os descaminhos do pais das terras achadas: Uma leitura diferente da nossa história & um projeto nacional de reformas estruturais. Brasilia: Fundação Astrojildo Pereira, 2008.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Strunk, William. The Elements of Style. 5a ed. New York: Pearson Longman, 2009.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

White, E. B. The Elements of Style. 4a ed. New York: Longman, 2008.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Strunk, William. The Elements of Style. 4a ed. New York: Longman, 2002.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Strunk, William. The elements of style. 5a ed. New York: Pearson Longman, 2009.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Strunk, William. The elements of style: A style guide for writers. Caboolture, Queensland: KT Publishing, 2004.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Strunk, William y E. B. White. The Elements of Style: (Illustrated). New York: Penguin Books, 2005.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Strunk, William. The Elements of Style. 4a ed. Boston: Allyn and Bacon, 1999.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Strunk, William. The Elements of Style. 3a ed. New York: Macmillan Publishing Company, 1985.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Strunk, William. The elements of style. New York: Penguin Press, 2005.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Projeto estrutural"

1

Rosa, Rosicley Júnio Rodrigues y Juliano Geraldo Ribeiro Neto. "ANÁLISE NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE LIGAÇÕES SOLDADAS ENTRE PILAR TUBULAR DE SEÇÃO QUADRADA E VIGA I". En Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 230–39. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.230-239.

Texto completo
Resumen
A utilização do aço como elemento estrutural vem se difundindo no cenário nacional e internacional por causa de inúmeros fatores vantajosos em relação às estruturas em concreto armado. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de ligações soldadas entre pilar tubular de seção quadrada e vigas I por meio de análise numérica e teórica com ênfase na rigidez das ligações. Primeiramente, foi realizada a análise teórica com base na literatura de Lu (1997) e do CIDECT (2010), na qual o modo de falha previsto para os modelos deste estudo foi a plastificação da face da coluna. Em seguida, iniciou-se o estudo numérico do comportamento estrutural das ligações, que foi viabilizado pelo software ANSYS 16.0 via Método dos Elementos Finitos (MEF). A partir das simulações computacionais, foi traçada a curva momento-rotação de cada modelo, tornando possível a classificação das ligações conforme os limites estabelecidos pelo CIDECT (2010). Por fim, foi proposta uma equação para estimar a rigidez de uma ligação em função da geometria dos elementos estruturais que compõem a mesma. Os resultados apresentados mostram que a maiorias das conexões são semirrígidas, destacando a importância de considerar a rigidez da ligação durante a fase de projeto e, assim, reduzir custos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Freire, Ailton Soares, Terciana Nayala Feitosa de Carvalho, Carlos Renê Gomes Ferreira, Araci de Oliveira Parente Sousa y Ronildo Brandão da Silva. "INDICADORES DE PROJETO PARA ALVENARIA ESTRUTURAL NO PIAUÍ". En Impactos das Tecnologias na Engenharia Civil 2, 118–26. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.21019280310.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Maria Rita de Holanda Silva. "Os Limites Jurídicos do Projeto Parental no Brasil: Crítica Estrutural à Multiparentalidade". En Direito Civil: Estudos - Coletânea do XV Encontro dos Grupos de Pesquisa - IBDCIVIL, 393–418. Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/9788580393477-18.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Almeida, Karina Miranda de, Gleidson Marques Pereira, João Paulo Soares da Silva, João Pedro Silva da Silva, Luana Mariza Morais dos Santos y Nathália Cordeiro Fidelis dos Santos. "AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DO SOLO NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PORTO SEGURO, MARABÁ - PA". En Competência Técnica e Responsabilidade Social e Ambiental nas Ciências Agrárias 3, 1–7. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4312022011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Motta, Juliana Nobre de Mello, Roberto Luís Santos Nogueira, Luiz Carlos Mendes, Mariana Souza Rechtman y Renata Cristina Jacob de Jesus. "TRAVESSIA DO RIO AMAZONAS E SUPERAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA: PROJETO ESTRUTURAL E DESAFIOS CONSTRUTIVOS". En Engenharia Elétrica e de Computação: Atividades Relacionadas com o Setor Científico e Tecnológico 4, 15–26. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5972006102.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Rafael Pereira da. "DESENVOLVIMENTO DE SEMI-EIXO DE FIBRA DE CARBONO/EPÓXI PARA O PROTÓTIPO BAJA – SACI VII: PROJETO ESTRUTURAL E VALIDAÇÃO". En Ciência, Tecnologia e Inovação, 136–52. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.25119180218.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

LUIZ FORTUNA, JORGE. "CRIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE FUNGOS MACROSCÓPICOS E ESTRUTURAS FÚNGICAS MICROSCÓPICAS PARA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA". En Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.187.

Texto completo
Resumen
FUNGOS PODEM SER MACROSCÓPICOS (MACROFUNGOS) OU MICROSCÓPICOS (MICROFUNGOS). DEVIDO A DIVERSIDADE DE FORMAS E ESTRUTURAS DOS FUNGOS, A CRIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DESTES SERES FACILITA O ESTUDO DE SUAS CARACTERÍSTICAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CRIAR MODELOS DIDÁTICOS DE FUNGOS E SUAS ESTRUTURAS UTILIZANDO PORCELANA FRIA E MASSA DE EVA PARA SEREM UTILIZADOS EM EXPOSIÇÕES CIENTÍFICAS DO PROJETO FUNGUS EXTREMUS (PFE). FORAM REALIZADOS DOIS ENCONTROS COM DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS X DA UNEB PARA CONFECÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS. FORAM CRIADOS VÁRIOS MODELOS DE FUNGOS. TODOS OS PARTICIPANTES AFIRMARAM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE CONHECER ESTRUTURAS E CARACTERÍSTICAS FÚNGICAS E QUE O PROCESSO DE PESQUISA E CRIAÇÃO FACILITOU O APRENDIZADO. OS MODELOS DIDÁTICOS CRIADOS JÁ SE ENCONTRAM INCORPORADOS AOS OBJETOS DA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA DO PFE SENDO UTILIZADOS PARA FACILITAR A EXPLICAÇÃO DAS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS, ESTRUTURAS E CLASSIFICAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE FUNGOS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Cilene de Lurdes. "TENSIONAMENTOS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA ATRAVÉS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO". En Educação: Políticas, Estrutura e Organização 12, 124–35. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.132190304713.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Lucca, Vitor Trein, João da Jornada Fortes Filho, Laura Perin Lucca, Antônio Vanderlei Dos Santos y Mauro Cesar Marchetti. "PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL". En Educação: Políticas, Estrutura e Organização 11, 198–206. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.12519030420.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Antero, Kátia Farias, Maria do Socorro Moura Montenegro, Anderson Franklin do Rego Antero y Thays Evelin da Silva Brito. "PROJETO NAS ASAS DA LEITURA: AÇÕES E REAÇÕES NO INCENTIVO AO ATO DE LER". En Educação: Políticas, Estrutura e Organização 11, 216–26. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.12519030422.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Projeto estrutural"

1

Lopes, Leandro dos Reis, Giuseppe Miceli Junior y Paulo César Pellanda. "Fluxo de trabalho digital para otimização de projetos estruturais paramétricos". En SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.607.

Texto completo
Resumen
O objetivo do presente estudo é desenvolver um fluxo de trabalho digital que empregue a metodologia de projeto paramétrico para otimização de projetos estruturais em fase de concepção. Para tanto, foram estudados como as técnicas, métodos e algoritmos, utilizados no paradigma paramétrico podem impactar o projeto estrutural. Foi proposto um fluxo de trabalho composto pelas seguintes etapas: criação da geometria, associação da estrutura, análise estrutural, otimização multiobjetivo e exploração do espaço do projeto. A aplicação do fluxo de trabalho desenvolvido em um exemplo de concepção em gridshell Voronoi mostra que a utilização dessa metodologia auxilia a equipe de projeto a selecionar configurações estruturais otimizadas na fase de projeto conceitual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Mattana, Leticia y João Carlos Souza. "Concepção estrutural em BIM". En ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.292.

Texto completo
Resumen
O ensino de estruturas para estudantes de arquitetura e urbanismo é fundamental. Entretanto, muitos são os desafios existentes, sendo alguns deles a falta de aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula e as aulas meramente expositivas. A possibilidade de simular o comportamento estrutural e desenvolver o domínio da concepção do projeto estrutural pode ser realizada com a introdução de tecnologias digitais no ensino, dentre as quais encontra-se atualmente em difusão no Brasil o BIM, ou Building Information Modelling, conhecido como a Modelagem da Informação da Construção. Este resumo aborda uma experiência de ensino-aprendizagem realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento. A experiência consistiu na proposição de uma atividade extra curricular no formato de curso com duração de 15 semanas, chamada “Oficina BIM”, envolvendo cinco estudantes de Arquitetura e Urbanismo e um estudante de Engenharia Civil, de diferentes fases dos cursos de graduação. A Oficina BIM teve início em 10/09/2020 e término em 17/12/2020 e caracteriza-se como curso de formação complementar. O objetivo da experiência é realizar a concepção e análise estrutural por meio de desenvolvimento de projetos de concepção estrutural baseados em uma arquitetura pré-determinada. A Oficina BIM foi dividida em três módulos, que compreendem o lançamento e análise estrutural para os seguintes sistemas estruturais: (1) concreto armado moldado in loco, (2) concreto pré-moldado e (3) alvenaria estrutural. O objeto de estudo refere-se à uma habitação de interesse social disponível em um caderno de projetos-padrão de um banco brasileiro, com aproximadamente 42m² de área construída (GIDUR/VT, 2006), cujo projeto de arquitetura foi modelado em BIM. Para preparar os estudantes para a oficina, foram realizados seminários introdutórios sobre o tema de cada módulo. Após o nivelamento do conhecimento teórico, foram realizadas as práticas de projeto no software AltoQi Eberick 2021 e AltoQi QiBuilder 2021, para desenvolvimento dos projetos de cada módulo. Os participantes receberam as licenças dos softwares, obtidas a partir de uma parceria acadêmica com a empresa AltoQi. Foram realizadas treze aulas síncronas em ambiente virtual usando a ferramenta de videoconferência Google Meet e duas aulas de forma assíncrona. Cada aula síncrona teve duração de uma hora por semana, nas quintas-feiras das 17h às 18h. O método de ensino-aprendizagem adotado é uma experiência didática de aprendizagem baseada em projetos/problemas. Os conceitos teóricos foram desenvolvidos integrados à prática projetual e pela geração de erros e incoerências no lançamento de cada projeto. Foram desenvolvidas competências básicas pela compreensão de fundamentos e aplicação prática visando solução de problemas (demandando habilidades de articulação de conhecimentos), desenvolvimento de pensamento crítico pelo acesso e análise de diversas informações do projeto, colaboração, comunicação e curiosidade, tornando os estudantes protagonistas de seu aprendizado (SUCCAR, SHER, WILLIAMS, 2013). Os dados obtidos foram agrupados quanto ao processo e quanto ao produto oriundo do experimento. O produto refere-se à concepção estrutural desenvolvida por cada estudante e o processo são as etapas cumpridas pelo estudante para elaborar o produto. O produto foi avaliado de forma quantitativa por meio de notas baseadas em critérios, enquanto que o processo foi avaliado de forma qualitativa, por meio de questionários aplicados ao grupo para autoavaliação das habilidades adquiridas. Como resultados, foram obtidos os modelos de concepção em (1) concreto armado moldado in loco, (2) concreto pré-moldado e (3) alvenaria estrutural (Figura 1). Após a finalização da Oficina BIM, os participantes responderam ao Questionário Pós Teste, visando identificar fatores que influenciaram na aprendizagem, habilidades adquiridas no processo realizado e autoavaliação geral do experimento. Nas respostas, percebe-se forte acordo com a afirmação de que é necessário integrar BIM no ensino de estruturas para dar suporte ao ateliê de projeto de arquitetura, evidenciando a importância da aprendizagem integrada e aplicada. Além disso, todos os participantes concordam que a visualização 3D, a teoria envolvida com a prática e a relação da concepção estrutural com o modelo arquitetônico adotado foram os fatores que mais influenciaram a aprendizagem no decorrer da Oficina. Na seção de “Auto Avaliação”, para 83,3% dos participantes, o que gerou mais dificuldade no trabalho realizado na Oficina foi resolver os erros após o processamento da estrutura no software Eberick. Ao serem questionados sobre o que contribuiu para a aprendizagem durante as aulas, todos concordam que a explicação da instrutora e as atividades desenvolvidas em aula (exercícios) foram os fatores que mais contribuíram, seguidos do uso do projeto arquitetônico para aprendizagem de estruturas a partir dele (66,7%). Desta forma, esta oficina contribui com a temática de ensino de BIM no Brasil ao propor um experimento piloto e preparatório para implementação em sala de aula. A experiência ocorreu de forma colaborativa com participação de estudantes da graduação e a pesquisadora, que também é professora nesta instituição. Com o apoio dos estudantes foi possível elaborar um material didático complementar, contendo um tutorial que será distribuído aos estudantes quando a experiência se tornar uma disciplina curricular, podenser ser utilizada pela comunidade para aprendizagem das ferramentas BIM. Todas as aulas foram gravadas para que pudessem ser utilizadas posteriormente como material de apoio para os participantes desta pesquisa e para os próximos estudantes. O experimento faz parte de uma pesquisa de doutorado que estuda a inserção de BIM na etapa de concepção estrutural para estudantes de arquitetura e urbanismo. Apresenta-se como uma ação que promove a indissociabilidade entre o ensino-pesquisa-extensão pela formação complementar de estudantes de graduação de diferentes cursos, pelo caráter científico envolvendo uma pesquisa de doutorado e pela geração de uma apostila comunitária com o tutorial para uso das ferramentas BIM adotadas no experimento. Em relação às áreas de difusão BIM, propostas por Succar (2015), este experimento se enquadra nas políticas de integração e colaboração na educação. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/k8qjnNBtFRM
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Saulo Henrique dos Santos Esteves, João Vitor da Silveira Nunes, Emanuel David Vasconcelos de Andrade y Maria Alexsandra de Sousa Rios. "Projeto Estrutural de um Molde Briquetador". En IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro, Brazil: ABCM Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/con-2016-1027.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Mattos, Rafael, Thales Carvalho y Crístofer Marques. "PROJETO TERMODINÂMICO E ESTRUTURAL DE UMA TURBINA DE LAVAL". En CREEM2020. ABCM, 2020. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2020.cre2020-0101.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Zacaroni, Rodrigo Menezes Sobral y Gustavo Lobato Campos. "PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UMA CNC FIO QUENTE". En XVII CEEL – Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, 2019. http://dx.doi.org/10.14295/2596-2221.xviiceel.2019.345.

Texto completo
Resumen
O trabalho proposto consiste em elaborar um projeto estrutural, mecânico e eletrônico de uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado) e proceder com execução da montagem da máquina. O CNC consiste em um sistema que possibilita o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos, centros de usinagem, máquinas de corte e gravação laser, entre outras. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). A proposta principal é desenvolver um projeto de uma “CNC fio quente” que será utilizada para corte de Isopor (Poliestireno Expandido (EPS)) e Depron (Poliestireno Extrudado (XPS)). Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados softwares Sketchup e AutoCad para realização do projeto estrutural. O projeto eletrônico foi desenvolvido utilizando a plataforma aberta de prototipação eletrônica Arduino. Os resultados obtidos foram o projeto estrutural mecânico, o projeto eletroeletrônico e execução da máquina CNC fio quente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Kamada Tomita, Erika, Lucas Marques Vilela, Danilo Fernandes Duarte, Caio Augusto Chaves Araújo y Gustavo Weffort Fernandes. "PROJETO CONCEITUAL ESTRUTURAL DE UM FOGUETE EXPERIMENTAL A PROPULSÃO HÍBRIDA". En 20XX CONEMI. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/conemi.255873.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Perrone, Rafael, Rafael Schimidt y Maria Augusta Justi Pisani. "El edificio Oca – Concepción estructural y arquitectura – Proyecto de Oscar Niemeyer y José Carlos de Figueiredo Ferraz". En 9º Congreso Internacional de Arquitectura Blanca - CIAB 9. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/ciab9.2020.10608.

Texto completo
Resumen
Este artigo estabelece relações entre seu projeto arquitetônico e o projeto de estrutura do edifício Oca, localizado não no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e também as principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Niemeyer e sua equipe não fez uma proposta na década de 1950, como o cálculo estrutural de José Carlos de Figueiredo Ferraz, para que na construção da primeira cúpula - essaselas não construísse um conjunto de obras do arquiteto - seja convertido em referência para cabelos Usado em obras. . Esta pesquisa resultou em algumas das plantas planejadas que nos permitirão entender a relação entre arquitetura e estrutura. Considerando que os projetos apresentados são inéditos em uma historiografia ou assunto, ou método utilizado em etapas paralelas e híbridas, incluindo pesquisa iconográfica e documental, verificação e análise, documentos e redesenhos que expressam a disseminação do objeto de estudo Dessa maneira, para contribuir com o conhecimento técnico ou científico, estabelecemos bases sólidas com base no fato de vivermos nos espaços em que habitamos, construindo edifícios e sociedades através das quais a vida humana é formada. Os resultados obtidos revelam um maior número de técnicas de construção e relações entre um projeto arquitetônico e sua materialidade, incluindo os avanços que a arquitetura moderna brasileira registra com seis perfis reconstituídos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Figueiredo, Ana, Thiago Inocêncio, Gustavo Gonzales y Flavio Horita. "Projeto de um aplicativo mobile para a coleta estruturada de dados e mapeamento de áreas suscetíveis a riscos geológicos". En X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2019.6433.

Texto completo
Resumen
O mapeamento de áreas vulneráveis a riscos geológicos necessita de dados atualizados referentes à sua realidade geológico-estrutural. Entretanto, o processo de coleta e análise desses dados ainda é lento e pouco eficaz devido à falta de mecanismos tecnológicos apropriados. Este artigo apresenta o projeto de desenvolvimento de um aplicativo mobile para apoiar a coleta estruturada de dados e elaboração de mapas de suscetibilidade a riscos geológicos. Resultados preliminares em uma metodologia interativa de estudos tornaram evidentes os benefícios do aplicativo para os trabalhos dos especialistas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Luiza de Souza Maran, Ana y Valéria Farias da Luz. "UMA METODOLOGIA DE PROJETO ESTRUTURAL DE UMA AERONAVE PARA A COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN". En 2º Congresso Aeroespacial Brasileiro. Santa Maria, Rio Grande do Sul: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/2cab2019.224937.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Souza, Thais Cristina Barbosa y Thaíres Ferreira. "PROJETO ESTRUTURAL DA FUSELAGEM TRELIÇADA DE UM AEROMODELO NOS REQUISITOS DA COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN – CLASSE REGULAR". En XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. ABCM, 2019. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2019.cre2019-0155.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía