Literatura académica sobre el tema "Taxonomia de peixes"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Taxonomia de peixes".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Taxonomia de peixes"

1

Buckup, Paulo Andreas. "TAXONOMIA E FILOGENIA DE PEIXES DE RIACHOS BRASILEIROS". Oecologia Australis 25, n.º 02 (16 de junio de 2021): 197–230. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2021.2502.01.

Texto completo
Resumen
The fish fauna occurring in Brazilian small streams comprises 36 families of teleost freshwater fishes. The systematics and phylogenetic knowledge about this fauna greatly expanded during the last two decades, but is still very heterogeneous. For some taxonomic groups there are taxonomic identification keys and well-documented phylogenetic hypotheses, while other groups are mostly comprised by poorly known species. The increase in the knowledge of Neotropical fish diversity was associated with the significant growth of hypotheses about their evolution and contributed to the understanding of the phylogenetic history of fish comunities and their structure in small streams.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Nascimento, Glória Cristina Cornélio do, Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, Reinaldo Farias Paiva de Lucena, Ricardo de Souza Rosa y José da Silva Mourão Lucena. "Pescadores e "currais": um enfoque etnoecológico". Gaia Scientia 10, n.º 4 (2016): 117–37. http://dx.doi.org/10.21707/gs.v10.n04a09.

Texto completo
Resumen
Os "currais" de pesca são armadilhas fixas com moirões, varões e varas estrategicamente implantados no solo junto aos recifes. O objetivo do presente estudo foi analisar os aspectos etnoecológicos dos pescadores de "currais" em Cabedelo, litoral da Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida com pescadores (n=7) através de excursões quinzenais, de acordo com a variação das marés nos cinco meses de sua despesca (Novembro, 2012 a Março de 2013) totalizando 21 coletas. Pescadores de diferentes modalidades de pesca também foram entrevistados (n=20) com objetivo de confirmar memes locais. Os métodos adotados foram a técnica "bola de neve" ("snow ball"), observação direta, com entrevistas informais e formulários semiestruturados além da utilização do índice de constância, do valor de uso, econômico e taxonomia folk. Na composição da ictiofauna foram registradas 25 espécies de peixes, distribuídas em 15 famílias. A distribuição espacial dos peixes pode ser demonstrada conforme os estratos verticais na coluna d'água e ecozonas. A melhor maré para a despesca, segundo os pescadores, foram a maré vazante, seguida da maré "morta" ou de lançamento. Os pescadores consideram os ventos Leste, Norte e Nordeste como os melhores para a pesca. O estudo demonstrou como o conhecimento local dos pescadores de "currais", corrobora com o conhecimento científico em seus aspectos etnoecológicos, demonstrando precisão e importância para medidas de conservação de espécies, ecossistemas e cultura local.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Burger, Rafael, Angela Maria Zanata y Priscila Camelier. "Estudo taxonômico da ictiofauna de água doce da bacia do Recôncavo Sul, Bahia, Brasil". Biota Neotropica 11, n.º 4 (diciembre de 2011): 273–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000400024.

Texto completo
Resumen
A bacia do Recôncavo Sul faz parte das drenagens costeiras do Leste do Brasil, está quase inteiramente incluída na região do Baixo Sul do Estado da Bahia, é limitada ao norte e noroeste pela bacia do rio Paraguaçu e ao sul e sudoeste pelo rio de Contas. No presente estudo, um total de 41 espécies de peixes estritamente de água doce foi registrado, pertencentes a 28 gêneros, 12 famílias e seis ordens (18 Characiformes, 13 Siluriformes, cinco Perciformes, duas Cyprinodontiformes, duas Gymnotiformes e uma Synbranchiformes). Foram encontradas dez espécies possivelmente ainda não descritas, quatro espécies endêmicas e quatro introduzidas na área de estudo. Uma espécie presente na área está ameaçada de extinção. Uma chave de identificação para as espécies conhecidas para o Recôncavo Sul é apresentada, assim como comentários sobre a taxonomia e distribuição de algumas espécies. Devido à diversidade comparativamente alta e condições ambientais relativamente preservadas, a bacia do rio das Almas é indicada como uma área chave para conservação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Trajano, Eleonora y Heraldo A. Britski. "Pimelodella kronei (Ribeiro, 1907) e seu sinônimo Caecorhamdella brasiliensis Borodin, 1927: morfologia externa, taxonomia, e evolução (Teleostomi, Siluriformes)". Boletim de Zoologia 12, n.º 12 (21 de noviembre de 1998): 53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2526-3358.bolzoo.1988.122378.

Texto completo
Resumen
Pimelodella kronei (= Typhlobagrus kronei, Ribeiro, 1907) é um bagre com regressão de olhos e pigmentação, encontrado em cavernas do Alto Ribeira, município de Iporanga, SP, e considerado derivado do pimelodídeo epígeo P. transitória. Com o objetivo de se estudar as relações entre esses táxons, foram examinados 28 caracteres morfométricos e merísticos usualmente utilizados em estudos de taxonomia de peixes, além dos olhos e pigmentação, de amostras de P. kronei provenientes da caverna Areias (provável localidade-tipo) e Ressurgência das Bombas, e de P. transitória. Não foram encontradas diferenças que permitam uma separação segura das três populações mas apenas algumas tendências relacionadas à especialização à vida cavernícola em P. kronei; espinho dorsal mais curto, distancia inter-orbital maior, barbilhões mais frequentemente quebrados nesta última. Foi também examinado o holôtipo de Caecorhamdella brasi1íensis Borodin, 1927, descrita a partir de três exemplares provenientes da "Província de São Paulo". Verificou-se superposição com relação aos caracteres de P. kronei, pelo que consideramos C. brasiliensis um sinônimo desta. A alta variabilidade nos caracteres relacionados à vida subterrânea sugere que P. kronei é um cavernícola recente. Possivelmente uma ou mais populações de P. transitória ficaram isoladas em cavernas durante os períodos glaciais, secos, do Pleistoceno, dando origem, independentemente ou através de colonização única com posterior dispersão subterrânea, a populações cavernícolas especializadas (P. kronei lato sensu).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Montag, Luciano Fogaça de Assis, Adna Almeida de Albuquerque, Tiago Magalhães da Silva Freitas y Ronaldo Borges Barthem. "Ictiofauna de campos alagados da Ilha do Marajó, Estado do Pará, Brasil". Biota Neotropica 9, n.º 3 (septiembre de 2009): 241–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032009000300024.

Texto completo
Resumen
Os campos alagados ou savanas da ilha do Marajó é uma área disjunta do bioma Cerrado na Amazônia, e é considerada de grande importância para planos de manejo, conservação e preservação ambiental. A fim de ampliar o conhecimento ictiofaunístico da região, o presente estudo reuniu informações coletadas em campo, compiladas da literatura e selecionadas de coleções ictiológicas sobre a fauna de peixes da eco-região savana do Marajó. As coletas de campo ocorreram entre os anos de 2003 e 2005, e apresentaram como métodos a rede de mão, rede de arrasto, rede de tapagem e captura manual por técnica de mergulho, sendo que durante esse período foram amostrados os municípios de Ponta de Pedras, Chaves e Muaná. Além desses, outros quatro municípios também foram abordadas em estudos pretéritos. A eficiência desse inventário biológico foi avaliada pelos métodos de acumulação de espécies (rarefação) e pela estimativa de riqueza Bootstrap. Nestes três locais foram coligidas 146 espécies, sendo que destas, 89 espécies (60%) e oito famílias da classe Actinopterygii foram registradas como novas ocorrências para os campos do Marajó. Com o incremento das coletas nos três municípios, o total de espécies para os campos da ilha é de 254 espécies. Desse total, 44 espécies (17%) são alvos da pesca comercial para fins de alimentação e 46 espécies (18%) são capturadas na pesca ornamental. Sendo assim, inventários biológicos realizados em locais de grande importância ambiental como ou campos alagados da Ilha do Marajó são imprescindíveis, pois sem esta documentação, qualquer avaliação de biodiversidade, delimitação de áreas de endemismo e distribuição geográfica para execução de medidas conservacionistas fica prejudicada. Torna-se necessário, portanto, não apenas criar condições para proteger a fauna, mas para torná-la melhor conhecida através da criação de mecanismos de apoio a projetos de inventariamento e estudos de taxonomia e sistemática.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Dias, Murilo Sversut, Fernanda Aparecida da Silva Cassemiro, Dayani Bailly, Laís Salgueiro Ribeiro, Edison de Freitas Cossignani, Weferson Júnio da Graça, Augusto Frota y Gislene Torrente Vilara. "MACROECOLOGIA DE PEIXES DE RIACHOS BRASILEIROS". Oecologia Australis 25, n.º 02 (16 de junio de 2021): 512–30. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2021.2502.18.

Texto completo
Resumen
Studies in Macroecology deal with patterns and processes on large scale (spatial, temporal and taxonomic) and that by definition are too comprehensive to be studied with replicated, manipulative and controlled experiments as it has been traditionally performed in Ecology. Macroecological studies are still conducted with a focus on terrestrial vertebrates and plants, while marine systems and especially freshwater systems remain little explored. The objective of this study is to highlight some advances in the fields of study of aquatic macroecology (spatial patterns of alpha and beta diversity), using fish from Brazilian streams as the object of analysis. By gathering stream fish occurrence information from large scale data sets, we found high total richness in Amazonia, Cerrado and Atlantic Forest, and found on average seven species per sampling unit, with small variation related to the identity of the analyzed biomes. Yet, species composition is distinct between biomes and we found high turnover levels within them. We will guide the reader through possible causes and mechanisms of the identified patterns.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Terra, Bianca de Freitas, Elvio Sergio Figueredo Medeiros, Jorge Iván Sánchez Botero, José Luis Costa Novaes y Carla Ferreira Rezende. "ECOLOGIA DE PEIXES DE RIACHOS INTERMITENTES". Oecologia Australis 25, n.º 02 (16 de junio de 2021): 605–19. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2021.2502.23.

Texto completo
Resumen
The ecology of fish from intermittent streams in the Brazilian semi-arid region is still little known. In the past twenty years, the number of researchers dedicated to this topic has increased considerably. However, significant gaps still exist when compared to the perennial streams of other regions of Brazil. Questions that address seasonal variations come up against the determination of capture methods and techniques that are efficient in the different phases of the hydrological cycle. In addition, techniques widely used in perennial systems, such as electrofishing, in most cases, have not been effective. Aspects related to biology, physiology, behavior, functional and taxonomic ecology of fish still need to be investigated taking into account seasonal and spatial scale variations. In view of the growing transformation imposed on the Brazilian semi-arid region by the extensive use of natural resources and by climate change, aquatic environments and their biodiversity are threatened by the transformation of riparian vegetation, the sewage release, the species introduction, the modification of its course and artificial perennialization. Thus, we will present and discuss, in this paper, the studies developed on the ecology of fish in the intermittent streams of the Brazilian semi-arid region and the gaps and challenges to be faced by future research.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Benone, Naraiana Loureiro y Luciano Fogaça de Assis Montag. "MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA MENSURAR A DIVERSIDADE TAXONÔMICA EM PEIXES DE RIACHO". Oecologia Australis 25, n.º 02 (16 de junio de 2021): 398–414. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2021.2502.11.

Texto completo
Resumen
Species diversity is defined as the variety of species and their relative abundances, and can be decomposed in local (alpha), regional (gamma) and between-communities (beta) diversity. For decades, studies with Brazilian stream fish focused on the relationship between local environmental variables and diversity patterns. However, dispersal gained notoriety for being important to the organization of communities. Besides, large scale variables are increasingly being perceived as good predictors of diversity, complementing the role of habitat variables. We present here a brief review of the methods to obtain alpha and beta taxonomic diversity, considerations regarding their predictors, and their main analysis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Sarmento-Soares, Luisa Maria y Ronaldo Fernando Martins-Pinheiro. "A fauna de peixes nas bacias do norte do Espírito Santo, Brasil". SITIENTIBUS série Ciências Biológicas 12, n.º 1 (8 de junio de 2012): 27. http://dx.doi.org/10.13102/scb118.

Texto completo
Resumen
The hydrographic basins of northern Espírito Santo comprises the systems of Itaúnas and São Mateus rivers. The present work is part of a series of studies on the fish fauna along Espírito Santo’s river basins. Forty-nine geo-referred points in rivers and rivulets of the area were evaluated, 20 in the Itaúnas basin and 28 in São Mateus basin. The environment and the taxonomic composition of the fish fauna were documented at every point, reporting a total of 83 species, including 47 freshwater species and 36 marine, belonging to 35 families and 11 orders. Among the freshwater fish species, the Siluriformes predominated, with 20 species, followed by the Characiformes, with 17 species. The Atlantic forest of northern Espírito Santo, known as “floresta de tabuleiros”, was originally composed of ombrophylous forest as well as swamps, coastal sand dunes, and mangroves. With the suppression of native forests, the region has suffered from desertification, and environmental conditions are similar to the northeastern semiarid region, where the run-off waters are dispersed or intermittent. The loss of environmental quality along river valleys is associated with the need to reestablish riverine aquatic conditions. Exotic species and risks of introductions need further studies in these areas. Rare or endangered species whose distributional range has diminished in response to environmental changes may function as biological indicators. Potentially new species are identified, and regional endemism and distribution patterns for freshwater fishes are discussed.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Santos, Jadson, Matheus Ferreira, Kleiton Ferreira, Lucas Barros, Kaio Lima, Erick Guimarães y Danilo Lopes. "DIVERSIDADE DE PEIXES NA ZONA COSTEIRA DO ESTADO DO MARANHÃO A PARTIR DE DADOS DA PESCA ESPORTIVA". ACTA OF FISHERIES AND AQUATIC RESOURCES 9, n.º 1 (2021): 38–48. http://dx.doi.org/10.46732/actafish.2021.9.1.38-48.

Texto completo
Resumen
The state of Maranhão has a vast coastline that promotes the development of coastal recreational fishery, an activity that has attracted more and more fans in recent years. In this context, the objective of this work was to demonstrate the importance of sport fishing as an auxiliary source in monitoring the diversity of fish on the beaches of the metropolitan region of São Luís, Maranhão, through the monitoring of sport fishing tournaments, held in December 2018 on the beach do Olho d‟água and in July 2019, at Araçagi beach. The captured fish were stored in isothermal boxes containing ice and transported to the laboratory for taxonomic identification. 252 specimens were captured, belonging to 19 species, and distributed in 10 families. The family Sciaenidae was the most representative with 3 species. The predominant species were Conodon nobilis and Genyatremus luteus from the Haemulidae family, which together represented 39% of the specimens captured on the Olho d‟água beach and 24% on the Araçagi beach. The individuals of C. nobilis had an average weight of 29.4 ± 12.7 g and an average length of 12.3 ± 2.0 cm, with a curve of weight x length ratio represented by the equation PT = 0.034 CT2.6637 and R2 = 0, 67, with b = 2.67. While in G. luteus, the individuals had an average weight of 96.5 ± 82.2 g and an average length of 15.8 ± 4.4 cm, with a curve of the weight x length ratio represented by the equation: PT = 0.0145CT3.0999 and R2 = 0.81, with b = 3.09. The diversity of fish in beach fisheries can contribute to studies of fishery biology to support the development of management strategies and conservation of fish stocks.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Taxonomia de peixes"

1

Feitosa, Francimário da Silva. "Taxonomia e padrões de distribuição dos peixes anostomídeos (Characiformes, Anostomidae) na bacia do rio Tapajós, Brasil". Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2011. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2028.

Texto completo
Resumen
Submitted by Dominick Jesus (dominickdejesus@hotmail.com) on 2016-01-27T17:28:04Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_Francimário da Silva Feitosa.pdf: 1145244 bytes, checksum: 4f1341aef93b67f2b16fb5313e8a76b1 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-27T17:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_Francimário da Silva Feitosa.pdf: 1145244 bytes, checksum: 4f1341aef93b67f2b16fb5313e8a76b1 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2011-03-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Known popularly as aracus or piaus, the fish family Anostomidae (Ostariophysi: Characiformes) are widely distributed throughout South America, from Caribbean island of Trinidad to Argentina (Garavello et al., 1992). The Amazonian basin contains around half of the 140 known species. The present study is a survey of species anostomids in the Tapajós basin, based on analysis of fish collected in upper, middle and low courses of this river and deposited in the collections of INPA and MZUSP. The study area is situated in the northern state of Mato Grosso and western of Pará, part of the "Aquatic Ecoregion Tapajós-Xingu", well known for a large number of waterfalls and rapids and high degree of endemism (Buckup & Santos, 2010). We analyzed 364 specimens of this group of fish collected with different fishing gear and from different locations and types of environment in the study area. The data analysis was based on morphological and meristic taken the aid of calipers and a dissecting microscope, as Garavello (1994) and Santos & Jégu (1996). Were recognized 28 species following, listed in alphabetical order: Anostomoides laticeps, Anostomus ternetzi, Hypomasticus julii, H. pachycheilus, Laemolyta proxima, Leporellus vittatus, Leporinus bistriatus, L. brunneus, Leporinus cf. taeniofasciatus, Leporinus cf. unitaeniatus, L. cylindriformes, L. desmotes, L. falcipinnis, L. friderici, L. maculatus, L. octomaculatus, L. reticulatus, L. sexstriatus, , Leporinus sp. “britskii”, Leporinus sp. “tapaxingus”, L. tigrinus, L. vanzoi, Petulanus intermedius, Pseudanos winterbottomi, Rhytiodus microlepis, Sartor tucuruiense, Schizodon vittatus e Synaptolaemus cingulatus. Diagnoses and key to identification were made, aiming to characterize and facilitate the identification of species. Additionally, we mapped their occurrence and distribuition patterns of trace local and regional. The wildlife of the Tapajós anostomids is the richest among all other watersheds in the Amazon have been investigated. These fish live in different types of environments of the basin, however approximately half the species occurred in areas of rapids and waterfalls. The headwater region showed a high degree of endemism, particularly with smaller species, meaning a high risk of local extinction if these areas will be used to build series of dams, as has been reported on government plans outlined for the region .
Conhecidos popularmente como aracus ou piaus, os peixes da família Anostomidae (Ostariophysi: Characiformes) são amplamente distribuídos por toda a América do Sul, da ilha caribenha de Trinidad à Argentina (Garavello et al., 1992), sendo que na Amazônia se concentra cerca da metade das 140 espécies conhecidas. O presente estudo trata do levantamento das espécies de anostomídeos na bacia do rio Tapajós, com base na análise dos peixes coletados nos trechos superior, médio e baixo desse rio e depositados nas coleções do INPA e MZUSP. A área de estudo está situada no norte do Estado de Mato Grosso e oeste do Pará e faz parte da “Ecorregião aquática Tapajós- Xingu”, notabilizada pelo elevado número de cachoeiras e corredeiras e alto grau de endemismo (Buckup & Santos, 2010). Foram analisados 364 exemplares desse grupo de peixes, coletados com diversos aparelhos de pesca e oriundos de diversas localidades e tipos de ambiente da área de estudo. A análise do material foi realizada com base em caracteres morfológicos e merísticos, tomados com auxilio de paquímetro e estereomicroscópio, conforme Garavello (1994) e Santos & Jégu (1996). Foram reconhecidas as 28 espécies seguintes, listadas em ordem alfabética: Anostomoides laticeps, Anostomus ternetzi, Hypomasticus julii, H. pachycheilus, Laemolyta proxima, Leporellus vittatus, Leporinus bistriatus, L. brunneus, Leporinus cf. taeniofasciatus, Leporinus cf. unitaeniatus, L. cylindriformes, L. desmotes, L. falcipinnis, L. friderici, L. maculatus, L. octomaculatus, L. reticulatus, L. sexstriatus, Leporinus sp. “britskii”, Leporinus sp. “tapaxingus”, L. tigrinus, L. vanzoi, Petulanus intermedius, Pseudanos winterbottomi, Rhytiodus microlepis, Sartor tucuruiense, Schizodon vittatus e Synaptolaemus cingulatus. Diagnoses e chave de identificação foram confeccionadas, objetivando caracterizar e facilitar a identificação das espécies. Além disso, foram mapeadas suas áreas de ocorrência e traçados seus padrões de distribuição local e regional. A fauna de anostomídeos do Tapajós é a mais rica dentre todas as outras bacias amazônicas já estudadas. Esses peixes vivem em diversos tipos de ambientes da bacia, no entanto aproximadamente metade das espécies ocorreu em áreas de corredeiras e cachoeiras. A região das cabeceiras apresentou um elevado grau de endemismo, principalmente com espécies de menor porte; isso significa um alto risco de extinção local, caso essas áreas venham ser utilizadas para a construção de série de hidrelétricas, como tem sido noticiado nos planos governamentais traçados para a região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Mateus, Bruna Fernanda da Silva. "Identificação em português de peixes da Ria de Aveiro". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/2828.

Texto completo
Resumen
Mestrado em Tradução Especializada
O projecto consiste na tradução de textos extraídos de um guia relativo à descrição das espécies de peixes da Ria de Aveiro, incluindo também as chaves das espécies traduzidas, de forma a facilitar o conhecimento das características principais de cada espécie e permitindo saber o que a define. O primeiro capítulo apresenta o projecto de biologia marinha. O segundo capítulo alude a uma base teórica que serve de fundamento ao trabalho de tradução, no qual existe uma breve introdução ao aparecimento da tradução e à sua importância no ensino, uma reflexão crítica acerca dos problemas da tradução geral e uma reflexão crítica acerca dos problemas específicos da tradução. O último refere-se aos textos científicos e literários.
It consists in a translation of texts from a guide about the specie’s description of the existing fishes in Ria de Aveiro, including the keys of the translated species, in a way that give us knowledge of the principal characteristics of species and that permit us to know what defines it. The first chapter presents the project of Marine biology. The second one refers to a theory basis to the translation’s work, in which appears a brief introduction to the beginning of the translation and the value of the translation in the school, a critical reflection about the general translation and its problems and about the specific problems of this one. The last one talks about the scientific and literary texts.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Yokota, Leandro [UNESP]. "Taxonomia, biologia reprodutiva e dieta da Raia Borboleta, Gymnura micrura (Myliobatiformes: Elasmobranchii)". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/106573.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-10-15Bitstream added on 2014-06-13T19:25:17Z : No. of bitstreams: 1 yokota_l_dr_rcla.pdf: 2270400 bytes, checksum: ee009c38f75c673fe46f760c6c991d31 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O objetivo do presente estudo foi estudar a estrutura populacional, biologia reprodutiva e dieta dos exemplares identificados como Gymnura micrura capturados na região de Caiçara do Norte (RN), além de definir sua correta identidade taxonômica através de uma comparação com exemplares provenientes de outras localidades dentro de sua suposta área de ocorrência no Atlântico Oeste. A revisão da família Gymnuridae no Brasil é realizada. Os exemplares foram obtidos através do acompanhamento da pesca artesanal na região de Caiçara do Norte (RN) durante o período de agosto de 2007 a julho de 2008. Visitas a coleções foram realizadas para análise do material comparativo. A espécie em questão trata-se realmente de Gymnura micrura (BLOCH & SCHNEIDER, 1801), ocorrendo da costa norte dos Estados Unidos ao sul do Brasil (Paraná). No Brasil ocorrem dois representantes da família Gymnuridae: Gymnura micrura e Gymnura altavela. A terceira espécie que ocorreria no Brasil, G. hirundo, é proposta como um sinônimo júnior de G. altavela. São apresentadas evidências contra a validade do gênero Aetoplatea, sendo que a família seria representada apenas por um gênero (Gymnura). Na população estudada indivíduos maiores tendem a ocupar águas mais profundas e entre os jovens parece existir uma leve tendência à segregação sexual por profundidade, com os machos ocupando águas ligeiramente mais profundas. O tamanho de primeira maturação dos machos e fêmeas foi estimado em 275 e 410 mm de largura do disco (LD) respectivamente, enquanto o tamanho de nascimento foi estimado entre 135 e 175 mm LD. A fecundidade uterina foi estimada em 3,8±1,3 embriões, e foi significativamente correlacionada com a LD das fêmeas. É proposta uma reprodução contínua ao longo do ano sem qualquer sincronismo em nível populacional. A dieta foi constituída basicamente de teleósteos...
The purpose of the present thesis was to study the population structure, reproductive biology and diet of the specimens identified as Gymnura micrura from Caiçara do Norte-RN (Northeast Brazil), and to define their correct taxonomic identity by comparing them with specimens from other regions within their supposed area of occurrence at the Western Atlantic. A review of the family Gymnuridae in Brazil was carried out. The specimens were obtained by monitoring the artisanal fisheries in the region of Caiçara do Norte (RN) during the period from August 2007 to July 2008. Visits to scientific collections were made for analysis of comparative material. The species studied was confirmed to be Gymnura micrura (BLOCH & SCHNEIDER, 1801), which occurs from the northern coast of the United States to southern Brazil (Paraná State). In Brazil there are two species of the family Gymnuridae: Gymnura micrura and Gymnura altavela. The third species known as occurring in Brazil, G. hirundo, is proposed as a junior-synonym of G. altavela. Evidence against the validity of genus Aetoplatea is presented, so the family Gymnuridae should be represented by only one genus (Gymnura). In the population studied larger individuals tend to occupy deeper waters and among the young individuals there seems to exist a slight tendency for sexual segregation by depth, with males occupying slightly deeper waters. Mean sizes at maturity were 275 mm disc width (DW) in males and 410 mm DW in females. Size at birth was 135 – 175 mm DW. The uterine fecundity was assessed in 3.8±1.3 embryos, and was significantly correlated with female DW. It is proposed that in the study area breeding occurs throughout the year with no population synchronism. The diet consisted mainly of teleosts (IA = 99.5 %), with the predominance of one species (Pomadasys corvinaeformis). The graphical ecological analysis characterizes... (Complete abstract click electronic access below)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Santos, Andressa Pinter dos. "\"Estudos sobre a taxonomia e a distribuição dos peixes da família Myctophidae (Actinopterygii: Myctophiformes) no Sudeste e Sul do Brasil\"". Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/21/21131/tde-08062003-124347/.

Texto completo
Resumen
Os peixes da família Myctophidae constituem do ponto de vista ecológico o grupo mais importante da fauna mesopelágica, tanto em número de espécies, quanto em biomassa. Fazem parte da dieta de uma grande variedade de cetáceos e peixes oceânicos. Representam também uma considerável fonte de proteína animal, ainda não diretamente explorada. Além disso, estes peixes tem papel importante na transferência de energia das camadas superficiais oceânicas para as mais profundas através de um comportamento migratório vertical diário de centenas de metros característico. O material deste estudo provém de um Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (Programa Revizee), no qual foram efetuados arrastos com rede de meia água com o N/Oc. Atlântico Sul, entre as isóbatas de 100 e 1500 m, de 22oS a 35oS, realizados no inverno de 1996, outono e primavera de 1997, e outono e primavera de 1999. As características morfológicas descritivas das 37 espécies coletadas foram analisadas e comparadas com dados morfológicos de exemplares coletados de outras regiões do Atlântico, constantes da literatura. A análise destas comparações mostrou que 17 das espécies apresentaram pelo menos uma diferença morfológica consistente nos caracteres estudados, sugerindo isolamento e diferenciação na área pesquisada. Além disso, informações sobre a distribuição geográfica destas espécies no Atlântico são apresentadas e discutidas frente aos padrões biogeográficos estabelecidos pelos pesquisadores para organismos mesopelágicos do Atlântico. Fica evidente que apesar da contribuição que este trabalho trouxe em relação ao conhecimento destes peixes nesta região, o número de amostras analisadas até hoje no Atlântico Sul ainda é pequeno para que o conhecimento taxonômico e de distribuição dos Myctophidae torne-se conclusivo.
From an ecological point of view the Myctophidae fishes constitute the most important group of the mesopelagic fauna, considering as much as number of species, as biomass. They are part of the diet of a great variety of cetaceans and marine fishes. They also represent a remarkable animal protein source, although not directly exploited. Besides these fishes have important role at energy transference from the upper productive zones to deeper, trophically poorer, through a daily vertical migratory behavior of hundreds of meters. The material of this study results from a Program of Evaluation of the Sustainable Potential of the Livings Resources in the Exclusive Economic Zone (Revizee Program), in which sampling was done using mid water trawl on board R/V Atlântico Sul, between 100 and 1500 meters deep, latitudes between 20oS and 30oS, during winter of 1996, autumn and spring of 1997, and autumn and spring of 1999. The descriptive morphological characteristics of the 37 collected species were analyzed and compared to the morphological data of specimes collected from other regions of Atlantic Ocean, according to the literature. The analysis of these comparisons showed that 17 of the species presented at least one consistent morphological difference in the studied characters, suggesting isolation and differentiation in the studied area. Moreover, information concerning geographical distribution of these species at the Atlantic Ocean are presented and argued front to the biogeographics patterns established by researchers of the mesopelagical ichthyofauna of the referred ocean. It is evident that despite the contribution of the present study to the knowledge of these fishes in this region, the quantity of samples analyzed until now in the South Atlantic Ocean is still small so that the taxonomic knowledge and distribution of the Myctophidae becomes conclusive.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Thereza, Mariana Ribeiro. "Guia de identificação dos peixes Siluriformes (Teleostei:Ostariophysi) da bacia do rio Grande, alto rio Paraná". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/153403.

Texto completo
Resumen
Submitted by Mariana Ribeiro Thereza null (marianarthereza@gmail.com) on 2018-04-05T18:51:14Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Mariana final.pdf: 4940976 bytes, checksum: f4817dcbf57f64549bb4f78f0ab75cb5 (MD5)
Approved for entry into archive by Elza Mitiko Sato null (elzasato@ibilce.unesp.br) on 2018-04-05T19:09:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 thereza_mr_me_sjrp.pdf: 4954499 bytes, checksum: 330789302dc504e47f10756efd9c34e7 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-05T19:09:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 thereza_mr_me_sjrp.pdf: 4954499 bytes, checksum: 330789302dc504e47f10756efd9c34e7 (MD5) Previous issue date: 2018-03-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A bacia do rio Grande pertence a porção mais estudada com relação a ictiofauna da drenagem do rio Paraná, a bacia do Alto rio Paraná. Entretanto, isso não significa que a bacia foi amostrada e inventariada em sua totalidade. Além disso, nenhuma das pesquisas apresenta ferramentas adequadas para a identificação das espécies. Os Siluriformes, uma das seis ordens que compõem a ictiofauna da bacia do rio Grande, apresentam grande representatividade dentro da bacia, com cerca de 30% (podendo chegar a 35%) das espécies de peixes. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi a elaboração de um guia de identificação composto por chave de identificação, diagnoses e registro fotográficos das espécies de Siluriformes da bacia do rio Grande. Foram listadas 86 espécies válidas, um novo gênero e duas novas espécies para a bacia. As espécies pertencem à onze famílias, sendo Loricariidae a mais diversa, com 41% da riqueza de espécies. O material revisado de Siluriformes da bacia do rio Grande da coleção do Departamento de Zoologia de Botânica da UNESP de São José do Rio Preto foi amostrado principalmente nas drenagens do estado de São Paulo e em menor proporção nas drenagens de Minas Gerais. A curva de acumulação de espécies apresentou crescimento exponencial, indicando que apesar de extensivamente estudada, é possível que a bacia do rio Grande ainda apresente novas espécies a serem encontradas e descritas pela ciência.
The Grande River basin belongs to Alto Paraná River, which is the most studied portion of Paraná River basin regarding the icthyofauna. However, this does not indicates that the basin was fully sampled or inventoried. In addition, the researchers do not contain tools to identify the species. The Siluriformes, one of the six orders that is found in the Grande River basin, shows great representativeness with more than 30% (it may reach 35%) of the total of fish species. Our aim was to elaborate an identification guide composed by one identification key, diagnosis and photographic records of each Siluriformes species from the Grande River basin. We found 86 valid species, one new genera and two new species. The species belong to 11 families, whereas Loricariidae was the most diverse one with 41% of the total species richness. The revised material of Siluriformes from the Grande River basin of the fish collection of the Department of Zoology and Botany was mainly from the São Paulo State drainage and few records from Minas Gerais State drainages. The accumulation curve showed an exponential pattern, indicating that despite extensively studied, it is possible that Grande River basin still has new species to be found and described by science.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Dias, Karina Gabriele Alves. "Monogenéticos parasitos de peixes da ordem Characiformes provenientes do rio Batalha, médio rio Tietê, São Paulo, Brasil". Botucatu, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150395.

Texto completo
Resumen
Orientador: Vanessa Doro Abdallah Kozlowiski
Resumo: Global biodiversity has been very discussed and some authors have argued of the species of parasites as a fundamental part of this. Thus the aim of the study was to obtain a better understanding of the monogeneans biodiversity of four fish species: Cyphocharax modestus (Fernández-Yépez, 1948), Moenkhausia intermedia (Eigenmann, 1908), Serrasalmus maculatus (Kner, 1858) and Roeboides descalvadensis (Fowler, 1932) from Batalha River, São Paulo State, Brazil. During the period from November 2014 to December 2014, four collections were carried out and with 120 fish caught (30 of each species). Nine species of dactylogirids were found: Curvianchorathus singularis, Dactylogyridae gen. sp., Calpidothecium sp., Palombitrema triangulum, Jainus hexops, Jainus amazonesis, Rhinoxenus piranhus, Anacanthorus sciponophallus and Notozothecium minor. In relation to the species C. modestus, 33% of the specimens were parasitized by monogenetics, being the species: C. sigularis (Prevalence - P = 23.33%, mean intensity - I = 4.14±0.5 and mean abundance - A = 0.97±0.4), P. triangulum (P = 17%, I = 4±0.4, A = 0.67±0.3), Dactylogyridae gen. sp. (P = 3%, I = 1, A = 0.03±0.5) and Calpidothecium sp. (P = 3%, I = 2, A = 0.07±0.4). S. maculatus presented a total prevalence of parasitism by monogenetic species of 87%. The species were: A. sciponophallus (P = 73.33%, I = 22±4.47, A = 16.13±4.0), R. piranhus (P = 70%, I = 5.81±0.94, A = 4.07±0.9) and N. minor (P = 30%, I = 7±1.58, A = 2.1±1.02). M. intermed... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Mestre
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

GUSMÃO, Camila Pereira Buarque de. "Taxonomia e filogenética de peixes de ambientes recifais com base em dados moleculares". Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10603.

Texto completo
Resumen
Submitted by Amanda Silva (amanda.osilva2@ufpe.br) on 2015-03-05T12:47:52Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Camila Gusmão.pdf: 1144408 bytes, checksum: 0a358a21927c82aa196bdd2498969b62 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T12:47:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Camila Gusmão.pdf: 1144408 bytes, checksum: 0a358a21927c82aa196bdd2498969b62 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013
CAPES; Projeto Rede de genética, ecologia, e biotecnologia em ciências do mar; CNPq; Projeto PELD
A taxonomia de peixes muitas vezes pode ser problemática devido ao fraco embasamento filogenético e à utilização de caracteres não homólogos. Por exemplo, os padrões de coloração, muito utilizados para peixes associados aos recifes, são altamente variáveis intraespecificamente em função de diversos fatores ambientais, como a dieta e ontogenia, podendo resultar em descrições precipitadas de espécies novas. A subfamília Scarinae não possui sequer chave de identificação e sua taxonomia ao nível de espécies está baseada em padrões de coloração e em combinações de caracteres merísticos sobrepostos. Com o desenvolvimento da genética molecular, muitas ferramentas foram criadas para auxiliar a taxonomia tradicional, permitindo-se agregar caracteres morfológicos a moleculares. Porém, surgiram novos problemas junto a essa prática: o uso indiscriminado dos dados moleculares, sem análise prévia da sua qualidade informativa. O objetivo desta pesquisa visa demonstrar a necessidade essencial de se determinar sinapomorfias para a validação dos clados considerados monofiléticos usando principalmente caracteres moleculares e coloração. O estudo foi dividido em duas fases, conforme segue: 1) Elaboração de uma proposta filogenética para Pomacanthidae, utilizando um método passo-a-passo de análise qualitativa de sequências de DNA . Foram utilizados as espécies estudadas por Bellwood et al. (2004), cujas sequencias encontram-se no Genbank, e a metodologia descrita por Christoffersen et al. (2004), para testar a hipótese filogenética. A partir do método de análise qualitativa foram obtidas duas novas propostas para Pomacanthidae, onde foram considerados apenas os clados monofiléticos, sustentados por sinapomorfias ou homoplasias dos aminoácidos nas regiões estudadas, e não apenas a sequência de nucleotídeos sem critérios evolutivos. Algumas espécies de Pomacanthidae, Pomacanthus semicirculathus, P. sextriatus e Chaetodontoplus duboulayi, agruparamse ao clado de Chaetodonthidae, contrariando a monofilia desta família. Resultados como este permitem concluir que as propostas filogenéticas, utilizando-se somente as médias de similaridades das bases nitrogenadas, não evidenciam as sinapomorfias necessárias para assegurar os clados. 2) A segunda fase do estudo identificou um espécime de Sparisoma que apresentava uma coloração diferente, utilizando-se técnicas moleculares. Foi realizada a extração do DNA genômico do exemplar, PCR para amplificação das regiões 12S e 16S de DNA mitocondrial e sequenciamento. Estes resultados foram comparados com outras sequencias de espécies de Sparisoma, disponíveis no Genbank. O indivíduo em estudo foi geneticamente mais próximo a Sparisoma viride, uma espécie caribenha irmã da espécie S. axillare, registrada para o Brasil, cuja sequência ainda não foi depositada. Este resultado pode indicar que o fluxo gênico entre as populações brasileira e caribenha para essas espécies ainda não foi interrompido. Pode-se considerar que, embora bem mais prático e atualmente mais divulgado, o uso de caracteres moleculares e de coloração para identificação de espécies e propostas filogenéticas merecem mais atenção na aplicação conceitual de sinapomorfia e de espécie.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

OLIVEIRA, Fabiano Paschoal de. "Taxonomia e novos registros de monogenea e copepoda parasitos de peixes actinopter?geos (Osteichthyes) no Brasil". Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2205.

Texto completo
Resumen
Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-02-27T18:03:38Z No. of bitstreams: 1 2017 - Fabiano Paschoal de Oliveira.pdf: 3969824 bytes, checksum: 01879ccf451104bee02c819243b351cc (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-27T18:03:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Fabiano Paschoal de Oliveira.pdf: 3969824 bytes, checksum: 01879ccf451104bee02c819243b351cc (MD5) Previous issue date: 2017-04-06
CAPES
Between the period from march 2013 to november 2016 were collected and analyzed 195 specimens of hosts belonging to 25 species of actinopterygian fishes in Brazil, with the objective of perform a taxonomic study of your parasitic monogeneans and copepods. Two species of monogeneans, Sciadiclethrum araguariensis Paschoal, Scholz, Tavares-Dias & Luque, 2016 and S. edgari Paschoal, Scholz, Tavares-Dias & Luque, 2016 were described from two cichlids from the Araguar? River, State of Amap?, northern Brazil; in addition to the new species, new host and geographical records of six dactylogyrid monogeneans from cichlid fishes are presented from the Araguar? River and the Xing? River, State of Par?, Brazil. Two copepods of the family Philichthyidae Vogt, 1877, Colobomatus kimi Paschoal, Pereira & Luque 2016 and Leposphilus vogti Paschoal, Nagasawa & Luque 2016 parasites in the Upeneus parvus (Poey) and Micropogonias furnieri (Desmarest), respectively, in the litoral of the state of Rio de Janeiro, Brazil, are described and illustrated; In addition, an amendment diagnosis of the genus Leposphilus is provided based on the characters found in the present work. The copepod Hatschekia sp. n. is described based specimens collected on the haemulid fishes Anisotremus virginicus (Linnaeus) and A. surinamensis (Bloch) in the Bay of Angra dos Reis, State of Rio de Janeiro, Brazil, being this the first species of the family Hatschekiidae Kabata, 1979 described from the coast of Brazil. Beyond the descriptions s?o fornecidas novas informa??es sobre 15 esp?cies de cop?podes parasitas de 12 esp?cies de peixes marinhos de diferentes localidades litor?neas no Brasil; Are provided new information about 15 species of parasitic copepods found on 12 marine species of fishes in Brazil; these data including 12 new host records, eight new geographical records (locality) and first record of the genera Cresseyus and Pseudochondracanthus in the western South Atlantic.
Entre o per?odo de mar?o de 2013 a novembro de 2016 foram coletados e analisados 195 esp?cimes de hospedeiros pertencentes a 25 esp?cies de peixes actinopter?geos no Brasil, com objetivo de realizar um estudo taxonomico de seus monogen?ticos e cop?podes parasitas. Duas esp?cies de monogen?ticos, Sciadiclethrum araguariensis Paschoal, Scholz, Tavares-Dias & Luque, 2016 e S. edgari Paschoal, Scholz, Tavares-Dias & Luque, 2016 foram descritas a partir de dois ciclideos do rio Araguar?, Estado do Amap?, norte do Brasil; al?m das duas esp?cies, foram apresentados novos registros de hospedeiros e geogr?ficos de seis monogen?ticos dactilogir?deos a partir de peixes ciclideos do rio Araquari e do rio Xing?, Estado do Par?, Brasil. Dois cop?podes da fam?lia Philichthyidae Vogt, 1877, Colobomatus kimi Paschoal, Pereira & Luque 2016 e Leposphilus vogti Paschoal, Nagasawa & Luque 2016 parasitas de Upeneus parvus (Poey) e Micropogonias furnieri (Desmarest), respectivamente, do litoral do estado do Rio de Janeiro, Brasil, foram descritas e ilustradas; ademais uma altera??o do diagn?stico gen?rico de Leposphilus ? fornecido com base nos caracteres encontrados no presente trabalho. O cop?pode Hatschekia sp. n. ? descrita e ilustrada a partir de esp?cimes coletados dos peixes haemulideos Anisotremus virginicus (Linnaeus) e A. surinamensis (Bloch) provenientes da Ba?a de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sendo esta a primeira esp?cie da fam?lia Hatschekiidae Kabata, 1979 descrita a partir do litoral do Brasil. Al?m das descri??es s?o fornecidas novas informa??es sobre 15 esp?cies de cop?podes parasitas de 12 esp?cies de peixes marinhos de diferentes localidades litor?neas no Brasil; estes dados incluem 12 novos registros de hospedeiros, 08 novos geogr?ficos (de localidade) e primeiros registros dos g?neros Cresseyus e Pseudochondracanthus no oeste do Atl?ntico Sul.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Marcos Aurélio. "Diversidade morfológica do gênero Astyanax Baird & Girard, 1854 (Teleostei, Characidae) de bacias adjacentes". Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20560.

Texto completo
Resumen
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2018-07-10T16:56:04Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 4861491 bytes, checksum: b4c60b7911f8077f25f8fef712516c78 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-10T16:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 4861491 bytes, checksum: b4c60b7911f8077f25f8fef712516c78 (MD5) Previous issue date: 2018-04-26
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
A região neotropical é altamente diversa em peixes teleósteos de água doce e se estende por vastas regiões da América do Sul. O gênero Astyanax comporta peixes de pequeno porte encontrados nos afluentes e calhas das grandes bacias brasileiras, como dos rios Paraná e São Francisco. Esse grupo tem sido ostensivamente estudado do ponto de vista cromossômico e molecular, mas ainda está envolto em problemas de localização filogenética, justificando seu posicionamento incertae sedis, ao mesmo tempo em que tem uma ampla diversidade de formatos e habitats. Nosso estudo contou com as análises das variações de configuração corporal em sete espécies do gênero Astyanax, nos complexos bimaculatus, fasciatus e scabripinnis com o uso de morfometria geométrica. Obtivemos imagens de 167 indivíduos, delimitamos marcos anatômicos bidimensionais que então submetemos a análise generalizada de procrustes, regressão multivariada e posterior ordenação por PCA e CVA, com o n sendo estatisticamente suportado. Os resultados mostraram variação conspícua entre dois grandes grupos, relacionados principalmente as variações de altura na configuração corporal, suportando a existência de diferentes unidades evolutivamente significativas moldadas morfologicamente pela pressão do meio e com o que pode ser especiação incipiente.
The Astyanax genus is formed by small fish found in the tributaries and main rivers of the great Brazilian basins, such as the Paraná and São Francisco Rivers. This group has been well studied from a chromosomal and molecular point of view, but is still involved in problems of phylogenetic location, justifying its incertae sedis position, while having a wide diversity of formats and habitats. Our study counted on the analysis of body shape variations in seven species of the Astyanax genus, in the bimaculatus, fasciatus and scabripinnis complexes with the use geometric morphometrics. We obtained images of 167 individuals, delimited two-dimensional landmarks that we then submmit to the generalized analysis of procrustes (GPA), multivariate regression and, later, ordination by PCA and CVA, with the sample being statistically supported. The results showed conspicuous variation between two large groups, mainly related to height variations in the body shape, supporting the existence of different evolutionarily significant units morphologically shaped by the pressure of the environment and with what may be incipient speciation.
Lattes não encontrado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Borges, Alyssa Rossi. "Estudo morfológico e biológico de tripanossomas de peixes do Brasil: caracterização in vivo e in vitro". Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7000.

Texto completo
Resumen
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2018-08-06T15:04:45Z No. of bitstreams: 0
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2018-08-06T15:07:55Z (GMT) No. of bitstreams: 0
Made available in DSpace on 2018-08-06T15:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016-03-17
Os parasitos do gênero Trypanosoma são descritos em uma ampla variedade de espécies de peixes. Devido ao pleomorfismo destes protozoários e à rara especificidade quanto ao hospedeiro vertebrado, muitas das espécies descritas podem ter sua validade contestada. Visando contribuir para o conhecimento dos tripanossomas de peixes que circulam no Brasil, este estudo apresenta a caracterização morfológica e morfométrica das formas tripomastigotas sanguíneas encontradas em cascudos Hypostomus affinis e Hypostomus luetkeni, de duas localidades no estado de Minas Gerais, aliada ao seu isolamento e manutenção em meios de cultura. A infecção por tripanossomas foi detectada em 100% de H. affinis e em 84,6% de H. luetkeni amostrados, com uma tendência no registro das parasitemias mais elevadas nos hospedeiros menores. As análises morfológicas permitiram o agrupamento dos tripomastigotas sanguíneos em quatro morfotipos distintos, sendo que dois aparentemente não apresentam semelhanças a nenhum outro tripanossoma de peixe já descrito no Brasil. O isolamento in vitro dos parasitos foi possível nos três meios bifásicos testados, enquanto a manutenção dos mesmos pôde ser realizada apenas no meio hiposmótico. O tempo necessário para observação dos primeiros epimastigotas in vitro diferiu entre as duas localidades. As formas evolutivas observadas por exame direto das culturas foram “esferomastigotas”, epimastigotas e tripomastigotas sendo o processo de multiplicação, caracterizado como divisão binária. A sequência de duplicação das organelas seguiu tanto o padrão registrado para tripanossomas de peixes de água doce, com segregação do cinetoplasto anterior à do núcleo, quanto de água salgada, com o núcleo se multiplicando anteriormente ao cinetoplasto. Ao final do processo de divisão puderam ser gerados dois tripomastigotas, dois epimastigotas ou um tripomastigota e um epimastigota. Os isolados deste trabalho apresentaram características in vitro distintas da única espécie isolada no Brasil, especialmente no que se refere às características fisiológicas e à ordem de divisão das organelas, sugerindo que eles possam pertencer a espécies distintas, o que só poderá ser confirmado por análises moleculares.
Parasites of the Trypanosoma genus have been described in a great number of fish species. Due to the pleomorphism presented by these protozoans and the rare specificity related to the vertebrate host, a lot of described species can have their validity questioned. Aiming to contribute with the knowledge about Brazilian fish trypanosomes, this study provides morphological and morphometric characterization of blood trypomastigotes from Hypostomus affinis and Hypostomus luetkeni collected in two sites of Minas Gerais state, along with their culture isolation and maintenance. The trypanosome infections were detected in 100% of H. affinis and 84,6% of H. luetkeni, showing a tendency of highest parasitemias on smaller hosts. The morphological analyses have allowed the distinction of four morphotypes, two of wich are possibly not related with any fish trypanosome species previously described in Brazil. The in vitro isolation of parasites was achieved in three biphasic media that were tested; however, their maintenance was possible only in the hyposmotic medium. The time required for the observation of first in vitro epimastigotes was different for each sampling site. The culture forms observed were spheromastigote-like, epimastigote and trypomastigote, and that latest two have showed a binary fission multiplication process. The multiplication sequence of cell organelles has followed the typical pattern of freshwater fish trypanosomes, with kinetoplast division starting before nucleus division, and also the salt water trypanosomes arrangement, with nucleus multiplication occurring previously to the kinetoplast. As result of the division process were generated two trypomastigotes, two epimastigotes, or one trypomastigote and one epimastigote. The trypanosomes isolates described here have showed in vitro features distinct from those of single trypanosome species isolated in Brazil, nominally: their physiological characteristics related to the medium growth and the division sequence of cell organelles. Altogether, these results can suggest that these trypanosomes could belong to different species; however, this hypothesis can only be confirmed by molecular analysis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Actas de conferencias sobre el tema "Taxonomia de peixes"

1

Cai Zhiyong y Zhang Yong. "Entropy based taxonomy of network convert channels". En 2009 2nd International Conference on Power Electronics and Intelligent Transportation System (PEITS). IEEE, 2009. http://dx.doi.org/10.1109/peits.2009.5406973.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía