Literatura académica sobre el tema "Tratamento"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Tratamento".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Tratamento"

1

Rodrigues, A. C. C., L. F. Guilardi, V. F. Wandscher, G. K. R. Pereira, M. P. Rippe y L. F. Valandro. "Efeito de Diferentes Tratamentos da Superfície de Compósito Reforçado por Fibra na Adesão a uma Resina Composta". Journal of Health Sciences 19, n.º 5 (23 de febrero de 2018): 107. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p107.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi comparar diferentes tratamentos de superfície na resistência de união entre pino de fibra de vidro e resina composta. Trinta e seis blocos de fibra de vidro foram divididos em 12 grupos. Cada grupo consistiu de 3 blocos de fibra de vidro, onde foram avaliados dois fatores: pré-tratamento (sem tratamento, jateamento e peróxido de hidrogênio) e tratamento químico (sem tratamento, Monobond Plus, Relyx Ceramic Primer e Single Bond Universal (SBU)). Após, foram colados 6 “tubes” de amido preenchidos com resina composta em cada bloco (n18). Após 24 horas de armazenamento em estufa a 37°C com água destilada o teste de microcisalhamento foi realizado. Análise de falha foi observada com estereomicroscópio. Os dados obtidos foram submetidos ao teste ANOVA dois fatores e teste Tukey (p0.05). A análise estatística revelou que o tipo de pré tratamento (p<0.0001) e tratamento químico (p<0.0001) afetaram os valores de resistência de união. O jateamento obteve os maiores valores entre os pré-tratamentos para todos os tratamentos químicos, exceto para o SBU. Enquanto o Single Bond Universal apresentou os maiores valores entre os tratamentos químicos, quando nenhum pré-tratamento foi realizado. Somente um espécime apresentou falha coesiva. De acordo com os resultados deste estudo o Cojet revelou ser o melhor pré-tratamento de superfície independente do tratamento químico aplicado, exceto para o Single Bond Universal que dispensou o uso de tratamento prévio.Palavras-chave: Pino de Fibra de Vidro. Tratamento de Superfície Microcisalhamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bizarro, Yvonaldo Wlademir Saldanha, Fernanda Keley Silva Pereira Navarro y Rodrigo Diana Navarro. "Concentrações de óleo de cravo, benzocaína e cloreto de sódio durante a simulação de transporte de Tilápia do Nilo". Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 13, n.º 1 (1 de enero de 2018): 106. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i1.5350.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes concentrações de óleo-de-cravo (eugenol), benzocaína e cloreto de sódio no tempo de indução e retorno e na taxa de sobrevivência de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), durante a simulação de transporte de 5 horas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 9 tratamentos em três repetições: Tratamento 1: controle, Tratamento 2: benzocaína 20 mg/L, Tratamento 3: benzocaína 40 mg/L, Tratamento 4: eugenol 3 ml/L, Tratamento 5: eugenol 6 ml/L, Tratamento 6: 3 ml/L de eugenol + 5 g/L de sal, Tratamento 7: 6 ml de eugenol + 10 g/L de sal, Tratamento 8: sal 5 g/L, Tratamento 9: sal 10 g/L. Não foi observada diferença significativa para taxa de sobrevivência imediata, taxa de sobrevivência entre 24 e 48 horas. Em relação ao tempo de indução, este foi inferior e significativo para os tratamentos de benzocaína 40 mg/L, eugenol 6 ml/L e a associação entre 6 ml/L de eugenol mais 10g/L de sal em relação aos demais tratamentos. O tempo de retorno dos anestésicos benzocaína 40mg/L, eugenol 6 ml/L e conjugação entre 6ml/L de eugenol e 10g/L sal foi menor em relação aos tratamentos com menor concentração. A taxa de sobrevivência demonstrou resultados satisfatórios em todos os tratamentos. No entanto, a benzocaína na concentração 40 mg/L foi considerado o anestésico mais eficiente para tilápia por apresentar menores tempos de indução e recuperação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Macena de Araújo, Luciano, Dorismar David Alves, Édson Marcos Viana Porto, Franklin Delano Dos Santos Soares, Danilo Antunes Simões, Marcus Vinícius Lopes Silva, Marcos Ferreira da Silva y Andréia Márcia Santos de Souza David. "DESEMPENHO PRODUTIVO E COMPORTAMENTO INGESTIVO DE OVINOS SUBMETIDOS A DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO". Revista Acadêmica Ciência Animal 10, n.º 2 (15 de abril de 2012): 137. http://dx.doi.org/10.7213/academica.7690.

Texto completo
Resumen
O objetivo da pesquisa foi avaliar o desempenho produtivo e o comportamento ingestivo de ovinos submetidos a diferentes estratégias de suplementação nutritiva. Utilizaram-se 24 ovinos machos inteiros oriundos de cruzamentos da raça Santa Inês com animais sem raça definida, com peso vivo médio inicial de 20,58 kg. Os animais foram distribuídos em quatro tratamentos em um delineamento inteiramente casualizado, com seis repetições por tratamento. O período experimental teve duração de 83 dias, sendo 20 dias de adaptação ao ambiente e às dietas e 63 dias do período experimental propriamente dito. Todos os animais receberam ad libitum feno de capim-Tifton 85 e os tratamentos consistiram no oferecimento de distintos suplementos: tratamento mineral = suplemento mineral; tratamento mineral com ureia = suplemento mineral + ureia + sulfato de amônio; tratamento proteinado = suplemento proteinado; tratamento concentrado = suplemento concentrado. O tratamento concentrado, com suplementação dos ovinos na base de 0,8% do peso vivo, apesar de reduzir o consumo da forragem, em porcentagem do peso vivo, possibilitou maior peso vivo final e ganho médio diário em peso vivo (GMD), apresentando valores médios de GMD de 9,84; 9,21; 11,11 e 48,89 g/dia, respectivamente para os tratamentos mineral; mineral com ureia; proteinado e concentrado. O tratamento proteinado implicou maior tempo com a atividade de alimentação, ao passo que, para a atividade de ruminação, houve maior dispêndio de tempo para o tratamento ureia em relação aos demais tratamentos. [P]
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Costa, Diego Vicente da, Milena Wolff Ferreira, Rodrigo Diana Navarro, Priscila Vieira Rosa y Luis David Solis Murgas. "Parâmetros hematológicos de tilápias-do-Nilo (Oreochromis niloticus) alimentadas com diferentes fontes de óleo". Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 15, n.º 3 (septiembre de 2014): 754–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402014000300023.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se avaliar a influência das fontes de óleo da dieta sobre os parâmetros hematológicos de tilápias-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Foram utilizados 112 juvenis, com peso médio inicial de 50±12g, distribuídos em 16 caixas com capacidade total de 100L cada, num delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições, contendo sete peixes por repetição. Os tratamentos eram constituídos por: tratamento um - óleo de soja; tratamento dois - óleo de peixe; tratamento três - óleo de linhaça; tratamento quatro - óleo de oliva. As rações eram semipurificadas, isoproteicas (32% de proteína bruta) e isocalóricas (3200 kcal de energia bruta/kg de ração). Não houve diferença (P>0,05) entre os tratamentos quanto ao número e diferenciação de leucócitos, número de eritrócitos totais e níveis de hemoglobina. Os peixes do tratamento um apresentaram níveis superiores de hematócrito (P<0,05) comparados aos tratamentos dois e três. Encontrou-se maior volume corpuscular médio (VCM) nos peixes do tratamento quatro em relação aos outros tratamentos (P<0,05). O tratamento três apresentou concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) superior, comparado aos peixes do tratamento quatro (P<0,05). As fontes de ácidos graxos da dieta podem influenciar os parâmetros hematológicos de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Houve uma tendência de aumento na eritropoiese de tilápia-do-Nilo alimentadas com dietas contendo altos níveis de ácidos graxos da série ω-6. As fontes dietιticas de óleo testadas não foram capazes de alterar o número total de eritrócitos e células sanguíneas da série branca em tilápias-do-Nilo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Moraes, D. T., L. J. C. Lara, N. C. Baião, S. V. Cançado, M. L. Gonzalez, C. A. L. Aguilar y A. M. Q. Lana. "Efeitos dos programas de luz sobre desempenho, rendimento de carcaça e resposta imunológica em frangos de corte". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, n.º 1 (febrero de 2008): 201–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000100028.

Texto completo
Resumen
Avaliaram-se os efeitos dos programas de luz 23L:1E (23L); crescente (CRES); 16L:8E (16L) e luz natural (NAT) sobre o desempenho, rendimento de carcaça e resposta imunológica de frangos de corte machos da linhagem Cobb-500. O período de criação foi de um a 45 dias de idade, e os tratamentos foram definidos de acordo com os programas de luz. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso com quatro tratamentos e seis repetições de 35 aves cada. As aves submetidas ao programa de luz CRES apresentaram maior peso vivo em relação aos demais tratamentos (P<0,05). O consumo de ração também foi maior para as aves do tratamento CRES quando comparado aos tratamentos 23L e NAT (P<0,05), e semelhante ao tratamento 16L (P>0,05). A viabilidade das aves do tratamento NAT foi maior em relação às aves do tratamento 23L (P<0,05) e semelhante aos demais tratamentos (P>0,05). A conversão alimentar e o rendimento de carcaça não foram influenciados pelos tratamentos (P>0,05). As aves do tratamento 23L apresentaram maior rendimento de peito quando comparado aos demais tratamentos (P<0,05). A produção de anticorpos para a doença de Newcastle não foi afetada pelos tratamentos (P>0,05).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Beserra, Frederico José, Luciana Cristina Nogueira de Moraes Bezerra, Elisabeth Mary Cunha da Silva y Cláudio Ernani Mendes da Silva. "Efeito do aleitamento artificial à base de soro de queijo de leite cabra sobre as características da carcaça e da carne de cabritos "mamão" do tipo genético three cross". Ciência Rural 33, n.º 5 (octubre de 2003): 929–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782003000500021.

Texto completo
Resumen
Avaliou-se a influência da substituição parcial na etapa de alimentação líquida do leite de vaca por soro de queijo de cabra (SLC) sobre alguns aspectos qualitativos da carne e quantitativos da carcaça de cabritos "mamão" Three cross (½ Anglonubiana x ¼ Pardo-Alpina x ¼ Moxotó), em quatro níveis: 0% (Tratamento1); 20% (Tratamento2); 40% (Tratamento3) 60% (Tratamento 4). Os pesos vivos ao abate (84 dias) mostraram-se homogêneos (10,88 a 13,42kg), assim como o rendimento de carcaça (44,62 a 47,86%) e a área do Longíssimus dorsi (9,55 a 10,80cm²). 0 Tratamento 2 apresentou os maiores teores de tecido muscular (48,37%). A composição centesimal mostrou valores médios entre 76,78 a 77,62% de umidade; 20,39 a 21,43% de proteína; 4,86 a 6,59% de gordura e 1,06 a 1,14% de cinza. Para os minerais estudados, os valores médios variaram de 16,77 a 35,68mg/100g para o cálcio; 110,33 a 153,90mg/100g para o fósforo; 1,29 a 2,17mg/100g para o ferro; 0,72 a 1,30mg/100g para magnésio; 128,86 a 165,94mg/100g para o sódio e 404,88 a 504,73mg/100g para o potássio. Concluiu-se que os níveis de soro de leite de cabra utilizados, de uma maneira geral, não tendo influenciado de forma significativa (P<0,05) as variáveis estudadas, podem ser indicados até o nível de 60% de substituição, sem afetar o desenvolvimento corporal dos animais e a qualidade química de sua carne.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Martinez, Maria Elisa Marciano, Marcello Carvalho dos Reis, Patrícia Carvalho dos Reis y Lorena Angelo de Castro Sales. "AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INOVATIVA SOBRE A ÓTICA PATENTÁRIA BRASILEIRA DO EMPREGO DE BIOTECNOLOGIAS NA INDÚSTRIA TÊXTIL". Cadernos de Prospecção 11, n.º 3 (30 de septiembre de 2018): 888. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i3.27009.

Texto completo
Resumen
A indústria têxtil tem buscado inovar em seus produtos e processos, como o uso de biotecnologia - entre estas, tratamento enzimático, tratamento biológico e demais tratamentos (por exemplo o “bioblasting”), com destaque para os tratamentos enzimáticos com amilases, celulases, catalases, peroxidases e pectinase. Com a objetivo de avaliar a capacidade inovativa das tecnologias envolvidas neste cenário, foram utilizados os dados dos documentos patentários extraídos da base INPI-BR, onde foram selecionados 39 documentos de patentes sendo 38 relacionados à biotecnologia na indústria têxtil depositados até 2013, sendo 24 sobre tratamento enzimático, 4 sobre tratamento biológico e 10 sobre demais tratamentos. A evolução temporal revelou um pico entre 1996 e 2000 (exceto 1999). Verificou-se que os documentos patentários que tiveram sua família originada no escritório americano (USPTO) tiveram mais relevância nos depósitos patentários com foco tratemento enzimático, demais tratemento e tratamento biológico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Díaz, Alondra Elena Álvarez, Armando Gómez Vázquez, Nancy Patricia Brito-Manzano, Ricardo Martínez Martínez, Alejandro Córdova Izquierdo, José Luis Carlos Bedolla Cedeño, Arely Bautista Gálvez y Hortensia Brito Vega. "Produção e qualidade da carne ovina no trópico úmido / Sheep meat production and quality in the humid tropics". Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, n.º 4 (3 de noviembre de 2021): 5557–72. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n4-053.

Texto completo
Resumen
Foi realizado um experimento com 100 cordeiros dos cruzamentos Katahdin, Pelibuey, Dorper e Blackbelly, distribuídos em cinco tratamentos: T1) Pastoreio, T2) T1 + Ração comercial (AC), T3) T1 + Dieta 1, T4) T1 + Dieta 2, T5) T1 + Dieta 3. No primeiro mês, AC, D3 e D1 registraram as maiores ingestões (P 0,05), em comparação ao tratamento D2. Durante o segundo mês, o tratamento com alimento comercial (AC) foi o mais consumido (P 0,05) em comparação com o D2. No último mês de avaliação, quase todos os tratamentos foram estatisticamente iguais, com exceção do tratamento D2, que apresentou o menor consumo (P 0,05), e em geral o mesmo comportamento foi observado ao longo do experimento. Em relação à digestibilidade da matéria seca, o tratamento CA foi o que apresentou melhor digestibilidade (P 0,05). Em relação ao ganho de peso, observou-se que, no primeiro mês de avaliação, os cordeiros que receberam o tratamento AC apresentaram o maior (P 0,05) ganho de peso, seguidos dos tratamentos D1 e D3; o menor (P 0,05) ganho foi observado no tratamento somente pastejo e D2. No segundo mês, a contribuição da CA superou (P 0,05) o ganho de peso dos demais tratamentos. No terceiro mês, os cordeiros do tratamento AC apresentaram os maiores ganhos de peso, sendo estatisticamente semelhantes (P 0,05) ao ganho de peso observado no tratamento D3. Quanto à digestibilidade in situ e à taxa de digestão da matéria seca (MS), observou-se baixa resposta (P 0,05) à degradabilidade ruminal do capim-estrela africana em cada época de avaliação, em relação aos demais tratamentos. Conclui-se que D1 e D3 favoreceram o melhor desempenho produtivo dos cordeiros e, consequentemente, o menor ganho de peso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

De Souza Nascimento, Gabriela, Gabrielle Vieira Porto, Jéssica Alves Rodrigues, Caroline Lemos Luzio, Débora Cristina Aleixo Lara, Lucivania Martins da Silva y Thais Gontijo Ribeiro. "Tratamento da Covid-19". Revista Saúde e Inovação 1, n.º 1 (1 de diciembre de 2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.51208/journalofhi.v1i1.16.

Texto completo
Resumen
O novo coronavírus pertence à família Coronaviridae, que é composta por sete vírus que causaminfecções respiratórias e recebem esse nome devido à microscopia ser semelhante a uma coroa. Foidenominado de SARS-CoV-2 (síndrome da insuficiência respiratória aguda grave 2) e é responsávelpor causar a pandemia de Covid-19. Até o momento, não foi verificado tratamento específico ecomprovado para o novo coronavírus. No entanto, uma série de estudos têm sido realizados a fim deavaliar a segurança e a eficácia de vacinas, tratamento com plasma convalescente e medicamentoscomo cloroquina e remdesivir. Considerando os possíveis tratamentos anteriormente citados, oestudo tem como objetivo avaliar seus resultados referentes à Covid-19 por meio de uma revisãointegrativa. A pandemia de Covid-19 tem movimentado a busca por tratamentos e vacinas quepossam tratar e prevenir a contaminação com o vírus. Vários estudos já foram realizados e muitosestão em andamento para que os melhores tratamentos sejam desenvolvidos e possam servir comsegurança à população. Alguns tratamentos, como vacina, hidroxicloroquina ou cloroquina, assimcomo tratamento com plasma, têm ganhado destaque no meio científico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Freitas, Noélle De Oliveira, Bruna Carolayne Neves Da Silva, Maria das Dores Dos Santos Almeida, Nathalia Aparecida Martins Pereira, Alfredo Almeida Pina De Oliveira y Raquel Pan. "TRATAMENTO DE QUEIMADURAS: ANÁLISE DE VÍDEOS DO YOUTUBE®". Revista Saúde - UNG-Ser 14, n.º 3/4 (25 de noviembre de 2020): 30. http://dx.doi.org/10.33947/1982-3282-v14n3-4-4465.

Texto completo
Resumen
Introdução: Recursos disponíveis na internet, como vídeos, passaram a ser utilizados como meios de informação da população sobre tratamento de queimaduras por se tratar de uma informação mais acessível e direta. Objetivos: Analisar as informações de vídeos do Youtube® sobre o tratamento de queimaduras. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizadopor meio de levantamento de vídeos disponíveis no Youtube® sobre tratamentos para queimaduras produzidos entre janeiro de 2013 a julho de 2019.Resultados: Foram incluídos 70 vídeos sobre tratamento de queimaduras, sendo identificados 30 (42,9%) sobre terapias complementares, seguidos de nove (12,9%) sobre tratamentos caseiros, nove (12,9%) sobre notícias ou entrevistas com profissionais, oito (11,4%) sobre tratamento tópico, sete (10,0%) educativos, cinco (7,1%) sobre tratamento cirúrgico e dois (2,9%) sobre reabilitação. Conclusões: Este estudo proporcionou conhecimento sobre os tratamentos abordados nos vídeos do Youtube®, destacando a importância em avaliar os conteúdos disponibilizados na internet para orientação da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Tratamento"

1

Faria, Francisco Manuel de Lemos Ferreira Machado. "Tratamento periodontal de acesso cirúrgico Vs tratamento periodontal não-cirúrgico". Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5271.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
Entre as várias áreas da medicina dentária, a periodontia particulariza-se por ser uma especialidade que requer máxima cooperação entre médico dentista e paciente. Trata-se de uma relação absolutamente interdependente de modo a alcançar um objetivo comum: prevenção e controlo da doença periodontal. O bem-estar periodontal exige cuidados de higiene oral minuciosos, desde a simples escovagem à utilização de dispositivos que contribuem para a prosperidade da saúde oral. Porém, a desmotivação por parte da população leva à rejeição da prática de protocolos de higiene e manutenção e, como tal, surgem os primeiros sinais de manifestação da doença. Ainda assim, a indignação e falta de auto-estima por parte de alguns doentes estimulam a procura por um profissional de saúde. Neste ponto, o papel do médico dentista é fulcral. Mais que recolher a história médica do indivíduo previamente ao tratamento, o clínico deve desenvolver uma entrevista motivacional como forma de induzir habilidades básicas de higiene oral e testar o paciente com a intenção de entender as suas expectativas. Consoante a sua avaliação, o plano de tratamento pode ser discutido. A terapia não-cirúrgica e cirúrgica são os métodos de eleição geralmente utilizados. Enquanto a primeira é considerada o tratamento padrão, a outra destaca-se por incluir uma grande variedade de opções. Neste trabalho são discutidas ambas técnicas desde a sua definição e objetivos à comparação de resultados.
Among the various areas of dentistry, the specialty of periodontics requires maxim cooperation between dentist and patient. This relationship it’s absolutely interdependent in order to achieve a common goal: prevention and control of periodontal disease. The periodontal health requires meticulous oral hygiene care, from simple brushing to the use of devices that contribute to the prosperity of oral health. However, the population’s demotivation leads to rejection of the practice of hygiene protocols and maintenance and, as such, there were the first manifestation of signs of illness. Still, indignation and lack of self-esteem by some patients stimulate demand for health professionals. At this point, the role of dentist is crucial. More than collect the medical history of the individual prior to treatment, the professional should develop a motivational interview as a way to induce basic skills of oral hygiene and test the patient with the intent to understand their expectations. Depending on the assessment, the treatment plan can be discussed. The non-surgical and surgical therapies are the preferred methods generally used. While the first one is considered the standard treatment, the other one stands out for including a wide variety of options. In this paper, both techniques are discussed since its definition and objectives to results comparison.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Prata, Fátima Patrícia Mota. "Tratamento da ansiedade". Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10284/3735.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
A ansiedade é uma doença mental heterogénea que pode ser incapacitante para o indivíduo e consequentemente afecta a sociedade, através dos elevados custos associados e da interacção do doente com a sociedade. A origem da ansiedade está na base de diversos mecanismos neurobiológicos, ao nível do sistema nervoso central, como: o sistema serotoninérgico, o glutamato, o sistema ácido aminobutírico e o eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal. O tratamento desta doença baseia-se na terapia farmacológica associada à psicoterapia. A combinação destas terapias contribui para o sucesso do tratamento e para a prevenção do retrocesso da doença. Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina são considerados como tratamento de primeira linha, dado que, apresentam uma tolerabilidade razoável e eficácia significativa, mas por outro lado, as benzodiazepinas são recomendadas para tratamento de curta duração devido aos seus efeitos de dependência psíquica e física, mesmo sendo frequentemente prescritas. No caso da gravidez e dos idosos devido às alterações metabólicas os ISRS são os mais indicados. O avanço da farmacoterapia na ansiedade tem sofrido uma evolução significativa, no sentido de analisar novos fármacos com mecanismos de acção mais selectivos e com um perfil de tolerabilidade razoável. Anxiety is a mental disease which might incapacitate the person, affecting all the society, due to all inherent costs and the society-patient interaction. Various neurobiological mechanisms are in the origin of anxiety, such as: serotoninergic system, glutamate, aminobutyric acid system and hypothalamic-pituitary-adrenal axis. The treatment consists on the association of psychotherapy and pharmacological therapy. These two therapies combined explain the success of the treatment and prevent the recurrence of the disease. The selective serotonin reuptake inhibitors are the first line treatment due to their efficacy and good tolerance. Although, sometimes benzodiazepines are recommended; only for short period treatments, because of their side effects, psychological and physic dependency. In pregnant women and elderly people, because of all metabolism changes, the ISRS are the first line treatment. All the research is in a continuous evolution. There is a need for new, efficient, safe and tolerable medicines, to be used in the treatment of anxiety.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Turkiewicz, Gizela. "Comparação de efetividade entre duas modalidades de tratamento para anorexia nervosa em adolescentes: tratamento familiar e tratamento multidisciplinar". Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-26042012-112051/.

Texto completo
Resumen
Adolescentes do sexo feminino são a população mais frequentemente acometida pela anorexia nervosa (AN), com prevalência média de 2,5%, quando considerados critérios diagnósticos adaptados para esta faixa etária. A apresentação da AN em adolescentes é semelhante a de adultos, no entanto existem particularidades nos sintomas relacionadas ao nível de desenvolvimento cognitivo e emocional. A AN manifesta-se por: perda de peso, perturbações na forma de vivenciar a forma corporal, medo de engordar, restrição alimentar, comportamentos compensatórios e alterações menstruais. No Brasil, existem poucos recursos especializados para o tratamento da AN na adolescência e não foram realizados previamente estudos sistematizados sobre o tema. Estudos realizados em países de língua inglesa demonstram que o tratamento familiar (TF) apresenta bons resultados no tratamento da AN em adolescentes. Este estudo tem como objetivo a comparação de efetividade e de custos entre o TF e o tratamento multidisciplinar (TM). Inicialmente foi realizado um estudo piloto, incluindo nove pacientes de 11 a 17 anos do sexo feminino com diagnóstico de AN, tratadas com o TF. Posteriormente foi realizado um estudo comparativo, com os mesmos critérios de inclusão, com 20 pacientes que receberam o TF e foram comparadas com um grupo-controle histórico de 24 pacientes tratadas com TM. Foram calculados os custos diretos de ambas as modalidades de tratamento. Foram utilizadas como medidas de avaliação: DAWBA, CGAS, EDE-Q. No estudo piloto, as variáveis peso, IMC, EDE-Q, CGAS e amenorreia foram comparadas antes e após o TF. Foram observados resultados estatisticamente significativos em recuperação de peso e IMC (p=0,036). Foi observada melhora das demais variáveis após o tratamento, no entanto estes resultados não foram estatisticamente significativos. No estudo comparativo, 75% das pacientes que receberam o TF e 62,5% das pacientes que receberam TM apresentaram recuperação dos sintomas de AN, sem diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p=0,378). Ambos os grupos apresentaram recuperação de peso, IMC e CGAS satisfatórias após o tratamento, sem diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Tanto no TF quanto no TM, o maior tempo de sintomas antes do início do tratamento interferiu negativamente na resposta ao tratamento, reduzindo a chance de recuperação dos sintomas. Os custos diretos do TM são aproximadamente o dobro dos custos do TF. Tanto o TF quanto o TM demonstraram-se alternativas efetivas de tratamento para AN ! na população estudada. No entanto, o custo do TM é consideravelmente maior. O TF é uma alternativa de tratamento efetiva e economicamente viável, podendo ser disseminado para outros centros, possibilitando maior acesso a tratamento para adolescentes com AN
Female adolescents are the population most frequently affected by anorexia nervosa (AN), with average prevalence of 2.5% when adapted diagnostic criteria for this age group are considered. AN presentation in adolescents is similar to that of adults, but there are peculiarities in symptoms related to the level of cognitive and emotional development. AN main symptoms are: weight loss, disturbance in the way body shape is experienced, fear of becoming fat, dietary restriction, compensatory behaviors and menstrual abnormalities. In Brazil, there are few specialized resources for AN treatment in adolescence and no previous systematic studies have been conducted on this theme. In English-speaking countries, some studies have shown that the family-based treatment (FBT) is effective for adolescent AN. The aim of this study is to compare the effectiveness and the costs between the FBT and the multidisciplinary treatment (MT). Initially, a pilot study was conducted, including nine female patients from 11 to 17 years old diagnosed with AN, and treated with FBT. It was later performed a comparative study with the same inclusion criteria. Twenty patients who received FBT were compared with a historical control group of 24 patients treated with MT. We calculated the direct costs of both treatment modalities. The evaluation measures were: DAWBA, CGAS, EDE-Q. In the pilot study, the variables weight, BMI, EDE-Q, CGAS and amenorrhea were compared before and after FBT. We observed statistically significant results in weight and BMI recovery (p=0.036). The other variables have improved after treatment, although results were not statistically significant. In the comparative study, 75% of patients receiving FBT and 62.5% of patients receiving MT recovered from AN symptoms, no statistically significant difference was found between groups (p=0.378). Both groups have shown satisfactory recovery of weight, BMI and CGAS after treatment, with no statistical significant difference between groups. Both in the FBT and in the MT, the greater duration of symptoms before starting treatment had negative influence on treatment response, reducing the chance of recovery. The direct costs of the MT are approximately twice the cost of the FBT. Both the FBT and the MT were shown to be effective for AN treatment in the study population. However, the costs of MT are considerably higher. The FBT is an effective and economically viable treatment alternative and, can be disseminated to other centers, allowing ! greater treatment access for adolescents with AN
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Faria, Sofia Martins. "Tratamento cirúrgico versus tratamento não cirúrgico da anteposição discal sem redução". Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10284/3695.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
As desordens temporomandibulares constituem a dor orofacial crónica de origem não dentária com maior prevalência na população. A sua etiologia multifactorial dificulta a obtenção de um correto diagnóstico das patologias de articulação temporomandibular. No caso concreto da anteposição discal sem redução, é necessário realizar um diagnóstico diferencial com as restantes patologias articulares. No que diz respeito ao tratamento, este pode ser cirúrgico ou não cirúrgico, sendo que o objetivo final é restabelecer a função normal da articulação e não a cura da patologia. Na comunidade científica, não existe consenso em relação às opções de tratamento mais indicadas para a anteposição discal sem redução. No entanto, é amplamente defendido que se deve iniciar o tratamento pelo método menos invasivo e apenas quando não se consegue uma melhoria nos sintomas do paciente é que se deve optar pelo método mais invasivo. O objetivo desta revisão bibliográfica foi descrever as várias opções de tratamento, cirúrgico e não cirúrgico, da anteposição discal sem redução. Além disso, pretende-se descrever as limitações dos tratamentos propostos, bem como, estabelecer um organigrama de decisão terapêutica. Para esta revisão bibliográfica foi realizada uma pesquisa nas bases de dados: MEDLINE/Pubmed, ScienceDirect, B-On, GoogleScholar. As palavras-chave utilizadas para a pesquisa foram: temporomandibular disorders, disc displacement with reduction and disc displacement without reduction, non surgical treatment and surgical treatment, closed lock. Os limites utilizados para a pesquisa de artigos foram: estudos realizados em humanos, artigos em português, espanhol e inglês e artigos publicados nos últimos 15 anos. Temporomandibular disorders are recognized as the most common nontooth-related chronic orofacial causes of pain in the population. Their multifactorial etiology difficults the correct diagnosis. In the case of disc dislocation without reduction, there is the need to make a differential diagnosis with the remaining intracapsular disorders. The treatment can be surgical or nonsurgical and its goal is to re-establish the normal function of the joint, not to cure the pathology. In the scientific community there is no consensus on the most appropriate treatment of disc dislocation without reduction. However, it is well established that the treatment should begin with the less invasive therapy and an invasive therapy should be applied only when there is no improvement of the symptoms. The aim of this bibliographic review is to describe the treatment options, surgical and nonsurgical, of disc dislocation without reduction, as well as its limitations and establish a diagram for therapeutic decision. A bibliographic research was made on the following databases: MEDLINE/Pubmed, ScienceDirect, B-On, GoogleScholar. The keywords used were: temporomandibular disorders, disc displacement with reduction and disc displacement without reduction, non surgical treatment and surgical treatment, closed lock. The research was restricted to articles written in Portuguese, Spanish and English, published in the last 15 years.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Tambelli, Bianca. "Lesão de mancha branca associada ao tratamento ortodôntico: prevenção e tratamento". Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10284/3912.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
O desenvolvimento de lesões de mancha branca em indivíduos submetidos ao tratamento ortodôntico com aparatologia fixa constitui um problema clínico importante. A inadequada higiene oral cria condições adicionais propícias ao aumento significativo da placa bacteriana ao redor dos suportes dos aparelhos fixos, fator este responsável pelo aparecimento dessas lesões. A lesão de mancha branca pode ser definida como a manifestação clínica inicial da cárie dentária, cujo aspecto característico deve-se a um fenómeno óptico, resultante da perda de tecido subsuperficial. O presente trabalho teve como objetivos realizar uma revisão de literatura, publicada acerca dos métodos de prevenção e tratamento das lesões de mancha branca, abordando a sua etiologia, fisiopatologia e diagnóstico bem como a sua prevalência em pacientes portadores de aparelhos ortodônticos. Além disso, pesquisaram-se os métodos disponíveis e mais eficazes, tanto na prevenção, como no tratamento das lesões de mancha branca. Foi possivel constatar a relevância dos meios preventivos que priorizam educar e motivar o paciente por meio de orientação quanto à dieta e à higiene oral. Entre os métodos de higiene oral distinguem-se os métodos mecânicos (escovagem dentária e fio dentário) e os métodos químicos (fluoretos, clorexidina, cloreto de cetilpiridínio, triclosan, xilitol, CPP-ACP), em suas diversas formas de administração, além da utilização de laser árgon. Dos meios de tratamento disponíveis destacam-se a utilização de CPP-ACP, o branqueamento, a microabrasão e a infiltração. De acordo com a literatura publicada, pode-se concluir que a prevenção é a melhor solução para reduzir o desenvolvimento de lesões de mancha branca em pacientes ortodônticos, sendo o método mecânico o mais eficiente no controlo da placa bacteriana. O controlo químico mostrou-se muito eficaz como meio coadjuvante, não devendo, no entanto, substituir os métodos mecânicos. The development of white spot lesions in patients undergoing orthodontic treatment with braces is an important clinical problem. Inadequate dental hygiene creates additional conditions conducive to significant increase in plaque around the brackets of the braces, a factor responsible for the risk of developing these lesions. The white spot lesions can be defined as the initial clinical manifestation of dental caries and its’ characteristic feature is due to an optical phenomenon resulting from subsurface tissue loss. The present study aims to conduct a review of the liturature published about the methods of prevention and treatment of white spot lesions associated with orthodontic appliance, addressing the etiology, pathophysiology, diagnosis and its prevalence in patients with braces. Furthermore, it was also investigated the available methods, and their effectivity, both in prevention and in the treatment of white spot lesions. It was possible to show the relevance of the methods which prioritize the education and motivatation of the patient by ways of guidance on diet and oral hygiene. Among the methods of oral hygiene are mechanical methods (tooth brushing and flossing) and chemical methods (fluorides, chlorhexidine, cetylpyridinium chloride, triclosan, xylitol, CPP-ACP), in its various forms of administration, besides the use of argon laser. The methods available for treatment include CPP-ACP, bleaching, microabrasion and infiltration. In conclusion, according to the published literature prevention is the best solution to reduce the development of white spot lesions in orthodontic patients, the mechanical method being the most effective in controlling the bacterial plaque. The chemical control was very effective as an adjunctive method, however, should not replace the mechanical methods.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Butze, Juliane Pereira. "Comportamento dos indicadores de halitose após diferentes fases do tratamento periodontal não cirúrgico : tratamento da gengivite versus tratamento da periodontite". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/87160.

Texto completo
Resumen
O presente estudo é uma análise secundária de um ensaio clínico randomizado, com o objetivo de avaliar, por meio de diferentes métodos de diagnóstico de halitose, o efeito de distintas fases do tratamento periodontal sobre as medições de hálito. Para tanto, 49 pacientes (51,59±9,34 anos; 63,3% mulheres; 34,7% fumantes), com diagnóstico de gengivite e de periodontite de moderada a severa foram examinados em T1 (baseline), T2 (após o tratamento da gengivite) e T3 (após o tratamento da periodontite): índice de placa visível (IPV) e de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), perda de inserção clínica (PI), sangramento à sondagem (SS), medição de compostos sulfurados voláteis (ppb, Halímetro®), questionário de halitose (HAR: halitose auto reportada) e Escala Visual Analógica (EVA). Os dados foram analisados por meio dos testes Kolmogorov-smirnov e Modelos Lineares para amostras dependentes. Não houve redução dos valores médios de CSV entre nenhum dos tempos experimentais, nem mesmo quando considerada a análise por percentis. Entre T1 e T2, o número de respostas positivas para HAR foi de 29 e 15, respectivamente, com diferença estatística. Entre T2 e T3 (13) não houve diferença (p> 0,05). Para a aferição por EVA, diferenças significantes foram apontadas somente entre T1 (2,77±2,08) e T2 (1,94±1,78). O tabagismo não exerceu influência nos resultados da presente investigação. Pode-se concluir que o tratamento da gengivite determina maior redução de indicadores de halitose quando comparado ao tratamento da periodontite.
The aim of this study is to evaluate, by different methods of halitosis diagnosis, the effect of different phases of periodontal treatment on breath measures. This study consists on a secondary analysis of a randomized controlled trial. Therefore, 49 patients (51.6±9.34 years old; 63.3% women; 34.7% smokers), diagnosed with gingivitis and moderate to severe chronic periodontitis were included in the study. The patients were examined at baseline (T1), after gingivitis treatment (T2) and after periodontitis treatment (T3) for visible plaque index (VPI), gingival bleeding index (GBI), probing depth (PD), clinical attachment loss (CAL), bleeding on probing (BOP), volatile sulfur compounds (VSC, ppb, Halímeter®), halitosis questionnaire (ARH: auto reported halitosis) and visual analogue scale (VAS). Data were analyzed by Komogorov-smirnov test and Linear Models for dependent samples test. There was no reduction of the mean values of VSC between any of the experimental times, even when considering the percentile analysis. Between T1 and T2, the number of patients who responded to have halitosis (ARH) was 29 and 15, respectively, a statistical significant difference. Between T2 and T3 (13) there was no statistical difference (p> 0.05). Considering the VAS evaluation, significant differences were identified between T1 (2.77 ± 2.08) and T2 (1.94 ± 1.78). Smoking did not influence the results of the present investigation. Therefore, it can be concluded that gingivitis treatment provides a greater reduction of halitosis indicators when compared to periodontitis treatment.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Vicente, Micaela Almeida. "Bisfosfonatos e Tratamento Ortodôntico". Master's thesis, [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/10284/2352.

Texto completo
Resumen
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária.
Cada vez mais os pacientes que necessitam de tratamento ortodôntico fazem terapias concomitantes. De forma a relacionar o tratamento ortodôntico com os bisfosfonatos (BFs), foi feita uma revisão bibliográfica, baseada em informação obtida por pesquisa manual e via online, no “Google”, “MEDLINE/PubMed”, “Science Direct ” e “B-On”. As palavras-chave foram: “orthodontic tooth movement”, “bisphosphonates”, “orthodontics”, “osteonecrosis”, “bone resorption”, “rats”, “root resorption”, “rapid expansion”, “retention”. Só nos últimos 40 anos, os BFs têm sido implementados no tratamento de desordens do metabolismo do cálcio, por inibirem a reabsorção óssea. Estes podem ser administrados em crianças e adultos, por via oral e intra-venosa. Como o movimento ortodôntico dentário (MOD) consiste na aposição e reabsorção ósseas localizadas, a sua amplitude é afectada (inibida) por este medicamento. Este efeito pode ser desejável ou indesejável. Assim, a terapia com BFs pode prevenir a reabsorção radicular, associada ao MOD; preservar os resultados dos procedimentos que requerem neoformação óssea (ex. expansão maxilar ou distracção mandibular); promover retenção mais segura, após expansão; sistemicamente diminuem as fracturas ósseas e têm propriedades anti-angiogénicas e antineoplásicas. Contudo, podem provocar cicatrização óssea comprometida e osteonecrose. São necessários mais estudos prospectivos e ensaios clínicos randomizados, de forma a avaliar e potenciar os efeitos benéficos da terapia com BFs no tratamento ortodôntico. Increasingly, patients who require orthodontic treatment make concomitant therapies. In order to relate the orthodontic treatment with bisphosphonates (BFS), a literature review was made, based on information obtained through manual and online search, using "Google", "MEDLINE / PubMed", “Science Direct ” and "B-On". The key words were: "orthodontic tooth movement", "bisphosphonates," "orthodontics", "osteonecrosis," "bone resorption", "rats", "root resorption", "rapid expansion," "retention". Only in the last 40 years, the BFS has been implemented in the treatment of disorders of calcium metabolism, by inhibiting bone resorption. They can be administrated to children and adults, oral and intravenous. As the orthodontic tooth movement (OTM) consists in apposition and bone resorption, its amplitude is affected (inhibited) by this drug. This effect may be desirable or undesirable. Thus the BFS therapy can prevent root resorption associated with the OTM, preserve the results of procedures that require new bone formation (eg maxillary expansion and jaw distraction), promoting safer retention after expansion; systemically reduce bone fractures and have anti-angiogenic and antineoplastic properties. However, they can cause impaired bone healing and osteonecrosis. Further prospective randomized studies and clinical trials are needed, to assess and enhance the beneficial effects of therapy with BFS in orthodontic treatment.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Martins, José Tiago Monteiro. "Halitose: prevenção e tratamento". Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10284/3714.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
A Halitose é uma patologia que tem sido relatada ao longo da História do ser Humano. Foram várias as formas que as diferentes civilizações encontraram para tentar contornar este problema que causa desconforto, embaraço social e é um limitador da qualidade de vida e auto-estima. Através de diferentes produtos naturais e alimentos, tentou-se mascarar ou amenizar os efeitos do mau hálito, no entanto, eram desconhecidas as suas verdadeiras causas e motivos. Sabe-se, actualmente, que a halitose pode ser genuína, pseudo-halitose ou halitofobia. A halitose genuína pode ser uma halitose patológica ou fisiológica que têm um caracter multifactorial e multidisciplinar. Por outro lado, tanto a pseudo-halitose como a halitofobia provêm do foro psicológico. A halitose fisiológica afecta naturalmente o individuo devido aos seus próprios mecanismos fisiológicos, podendo também ser causada por medicamentos e alimentos. Independentemente da sua origem existem hoje vários testes de diagnóstico ( halímetro, cromatografia gasosa, BANA, entre outros) para averiguar a presença e gravidade desta patologia. Cabe ao médico médico dentista na maioria dos casos tratar esta patologia ou porventura, quando a patologia não está associada à cavidade oral, reencaminhar o paciente para uma especialidade médica. Halitosis is a pathological condition that crossed generations along the immense History of the Human Being. There were several ways that different civilizations met to try to circumvent this problem that causes discomfort, social embarrassment and is a limiter to quality of life and self-esteem. Through various natural products and food, we tried to mask or mitigate the effects of bad breath, however, people were unknown to the real causes and motives. It is known now, that pathologic halitosis is multifactorial and multidisciplinary, from where also outcomes the physiological halitosis and sense-perceptive. Moreover, there is a physiological halitosis, which of course affects the individual due to its own physiological mechanisms. Certain foods and medicines also cause halitosis. Regardless of their origin there are now several diagnostic tests (halimeter, gas chromatography, BANA, among others) to ascertain the presence and severity of this disease. The physician dentist in most cases treats this disease or perhaps when the disease is not associated with oral cavity, refers the patient to a medical specialty. There are several products and methods being developed and others already available in order to help prevent and treat this pathology.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Neves, António Luís Alexandre. "Tratamento farmacológico da depressão". Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5309.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
As organizações mundias de saúde consideram a depressão uma desordem de humor apresentando muitas facetas e uma variedade de possíveis etiologias que provoca forte impacto na qualidade de vida do doente e dos seus familiares. A depressão é um problema de saúde pública, tendo em vista o aumento no número de casos e as suas consequências sociais. Uma elevada percentagem dos doentes com depressão desenvolvem a tendências para o suicídio e podem evoluir para tentativa do mesmo. A doença ocorre em todas as faixas etárias, desde os jovens até aos idosos. A prevalência média da depressão na população geral é mais comum nas mulheres com idade compreendida entre os 15 e os 29 anos e menos prevalente nos indivíduos com 50 ou mais anos. A depressão é um problema médico, passível de tratamento e, nas últimas cinco décadas, a psicofarmacologia da depressão evoluiu muito e rapidamente aumentando o número de fármacos disponíveis no mercado. Assim, atualmente o mercado dispõe de diversos antidepressivos com eficácia para o tratamento da depressão. Apesar das diferenças estruturais e do mecanismo de ação, os antidepressivos apresentam, de um modo geral, a mesma eficácia entre as diferentes classes. No entanto, a farmacocinética das substâncias podem alterar a biodisponibilidade e os efeitos adversos das mesmas, tornando-se um fator preponderante para a não adesão à terapia. A escolha do antidepressivo deverá ser baseada em vários fatores tais como: o tipo de sintomatologia, a idade, o uso concomitantes com outras terapias e a história clínica do doente. Este trabalho procura fazer uma revisão bibliográfica no âmbito do tratamento farmacológico da depressão, bem como do mecanismo de ação, da farmacocinética, dos efeitos laterais e das interações farmacológicas das diferentes classes de antidepressivos.
The mundial health organizations consider depression a mood disorder presenting many facets and a variety of possible etiologies that causes strong impact on quality of life of patients and their families. Depression is a public health problem, given the increase in the number of cases and its social consequences. A high percentage of patients with depression develop tendencies towards suicide and may progress to attempt the same. The disease occurs in all age groups, from the young to the elderly. The average prevalence of depression in the general population is more common among women aged 15 to 29 years and less prevalent in individuals with 50 or more years. The depression is a medical condition, treatable and in the last five decades the psychopharmacology of depression has evolved very quickly and increasing the number of drugs available in the market. Currently, the market offers many antidepressants effectively for the treatment of depression. Despite the structural differences and their mechanism of action, the antidepressants generally have the same efficacy between different classes. However, the pharmacokinetics of substances can alter the bioavailability and adverse effects of the same, becoming an important factor for non-adherence to therapy. The choice of the antidepressant should be based on various factors such as the type of symptoms, age, concomitant use with other therapies, and patient history. This paper seeks to make a literature review about the pharmacology of antidepressants particularly the pharmacological treatment of depression and the mechanism of action, pharmacokinetics, side effects and drug interactions thereof.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Baptista, Daniel Bastos. "Tratamento da Peri-implantite". Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10284/3917.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
Introdução: A peri-implantite é uma complicação biológica que afecta os tecidos moles e duros peri-implantares. Trata-se de uma reacção inflamatória associada a hemorragia à sondagem, aumento da profundidade de sondagem, supuração e perda óssea radiográfica. Objectivo: Realizar uma revisão narrativa sobre a peri-implantite, abordando as diferentes modalidades terapêuticas existentes. Materiais e métodos: A presente revisão bibliográfica foi baseada em informação científica publicada. Recorreram-se às seguintes bases de dados: “MEDLINE/Pubmed”, “B-On”, “EBSCO HOST” e “SCIENCE DIRECT”, através da introdução de algumas palavras-chave: peri-implantitis; treatment of peri-implantitis; non-surgical treatment of peri-implantitis e surgical treatment of peri-implantitis. Conclusões: Para cada situação clínica de peri-implantite, é importante determinar os objectivos do tratamento com base num diagnóstico preciso e seleccionar o tratamento mais adequado. Na literatura científica estão descritas diversas possibilidades de tratamento e existe uma grande variabilidade de protocolos instituídos, o que dificulta a comparação e a extrapolação de conclusões. O tratamento não-cirúrgico da peri-implantite, isolado ou combinado com agentes anti-sépticos ou com antibióticos, pode melhorar clinicamente alguns parâmetros, no entanto esta terapia, no que diz respeito à perda óssea, não proporciona resultados satisfatórios. O tratamento cirúrgico apresenta resultados mais satisfatórios no controlo da peri-implantite. De realçar os tratamentos regenerativos que contribuem para um ganho de nível de inserção clínico e ósseo a longo prazo. Após o tratamento, a fase de manutenção assume um papel muito importante, essencialmente com o objectivo de manter a integridade e funcionalidade do implante. Introduction: Peri-implantitis is a biological complication which affects the soft and hard tissues peri-implant. It is an inflammatory reaction associated with the bleeding on probing, increased probing depth, suppuration and radiographic bone loss. Objective: Perform a narrative revision about peri-implantitis addressing the different types of existing therapeutic methods. Material and methods: The present bibliographic revision has bases in published scientific information. It was resorted to the following primary data bases: “MEDLINE/PubMed”, “B-On”, “EBSCO HOST” and “SCIENCE DIRECT”, through the introduction of some keywords: peri-implantitis; treatment of peri-implantitis; non-surgical treatment of peri-implantitis and surgical treatment of peri-implantitis. Conclusions: For each clinical situation of peri-implantitis, it is important to set the objectives of the treatment based on an accurate diagnosis and selection of the most appropriate treatment. In the scientific literature are described various treatment possibilities and there is great variability in protocols instituted, which complicates the comparison and extrapolation of conclusions. The non-surgical treatment of peri-implantitis, alone or in combination with antiseptic agents or antibiotics may clinically improve some parameters, however this therapy, in relation to bone loss, does not provide satisfactory results. Surgical treatment provides more satisfactory results in the control of peri-implantitis. To enhance the regenerative treatments that contribute to a positive clinical attachment level and bone in the long term. After treatment, the maintenance phase plays an important role, mainly with the aim of maintaining the integrity and functionality of the implant.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Tratamento"

1

Tratamento especial. Curitiba, Paraná, Brasil: Livros HDV, 1985.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lavinsky, Luiz. Tratamento em otologia. Rio de Janeiro, RJ: Revinter, 2006.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Rezende, Guilherme Madi. Índio: Tratamento jurídico-penal. Curitiba: Juruá Editora, 2009.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Herkenhoff, João Baptista. Crime: Tratamento sem prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Paulo, Ferreira José, ed. Pediatria: Diagnóstico e tratamento. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2005.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Guimarães, Marcello Ovidio Lopes. Tratamento penal do terrorismo. São Paulo: Editora Quartier Latin do Brasil, 2007.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Jr, José Freitas Siqueira. Tratamento das infecçóes endodônticas. Rio de Janeiro, RJ: MEDSI, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Mincis, Moysés. Gastroenterologia & hepatologia: Diagnóstico e tratamento. 2a ed. São Paulo, SP: Lemos Editorial, 1998.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Souza, Luiz José de. Dengue: Diagnóstico, tratamento e prevenção. Rio de Janeiro, RJ: Rubio, 2007.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Souza, Luiz José de. Dengue: Diagnóstico, tratamento e prevenção. 2a ed. Rio de Janeiro, RJ: Rubio, 2008.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Capítulos de libros sobre el tema "Tratamento"

1

Borges, Bárbara Juliana Pinheiro y Julia Meireles Salles. "ASPECTOS DA ADESÃO AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE LATENTE: UMA REVISÃO". En O cuidado em saúde baseado em evidências - Volume 4, 77–97. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240316023.

Texto completo
Resumen
Objetivo: O objetivo deste trabalho é conhecer as taxas de adesão para o tratamento da tuberculose latente, bem como identificar quais tratamentos têm maior adesão pela população e detectar possíveis fatores para a não-adesão aos tratamentos. Métodos: esse estudo tem como desígnio conceder uma visão ampla e detalhada do tema que foi definido, aspectos da adesão ao tratamento da tuberculose latente, com o auxílio da estratégia PICO (Paciente, Intervenção, Comparação e Outcomes), formando perguntas em cima de tais pontos, sendo elas: “qual paciente?” “qual a intervenção?” “comparado com?” “qual desfecho?”, respondidas respectivamente por “adultos que não vivem com HIV”, “tratamento com isoniazida por 9 meses”, “outros tratamentos para ILTB”, “a adesão aos tratamentos”. Resultados: Detectou-se maior adesão nos tratamentos mais curtos e que apresentaram menos efeitos adversos. O tratamento mais aderido foi rifampicina diariamente por 4 meses. Entre as terapias com isoniazida, a que alcançou o maior índice de adesão foi com o tempo menor de tratamento, de 6 meses. Conclusão: O tratamento com isoniazida diariamente por 6 meses seria proficiente, visto que, sua eficácia foi comprovada e o tempo para a conclusão do regime é inferior, sendo um fator importante para o não abandono do tratamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Tolentino, Roberto Harrysson Braga y Elmara Verneque Durães Tolentino. "DA QUÍMICA À TÉCNICA: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PARA A ESCOLHA DO TRATAMENTO DE TDAH MAIS ADEQUADO." En Vigilância do Desenvolvimento Infantil Típico e Neurodiverso: conceituação e processos inclusivos - Volume2, 117–37. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/231215367.

Texto completo
Resumen
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que pode ter um impacto significativo na aprendizagem e na qualidade de vida. O artigo abordará as diferentes formas de tratamento para o TDAH, destacando a importância de um diagnóstico preciso e de um tratamento multimodal.Irá apresentar os fundamentos neurobiológicos do TDAH, incluindo os avanços nas neuroimagens funcionais que fornecem informações sobre as áreas cerebrais envolvidas no transtorno. Irá abordar também o quanto os tratamentos farmacológicos são eficazes no controle dos sintomas do TDAH, principalmente quando aliados a tratamentos não farmacológicos, como terapia comportamental; podendo ser úteis para melhorar as habilidades de enfrentamento e as funções executivas. O artigo conclui que o TDAH é uma condição complexa que requer um tratamento multimodal para ser eficaz. O diagnóstico preciso e o tratamento precoce são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TDAH.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pereira da Silva Cipriano Fraga de Oliveira, Flávia y Lizia Camilla Nunes Maia. "NUTRIÇÃO E IMUNIDADE NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO". En Estudos Interdisciplinares em Ciências da Saúde, 86–102. Editora Acadêmica Periodicojs, 2022. http://dx.doi.org/10.51249/easn03.2022.632.

Texto completo
Resumen
O presente artigo teve como objetivo avaliar a influência da nutrição no sistema imunológico de paciente em tratamento oncológico, relacionados à nutrição e a redução do risco de cânceres. Realizou-se uma revisão de literatura sem restrições de idiomas, publicados nos últimos nove anos nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), e U.S. National Library of Medicine (PubMed). A análise da literatura demonstrou-se que quando o estado nutricional do paciente oncológico está comprometido, a taxa de internação, qualidade de vida e mortalidade é alarmante. Quanto aos tratamentos oncológicos, pôde notar-se que, os tratamentos convencionais são bastante agressivos e acabam por destruir indiscriminadamente as células, enquanto os tratamentos na modalidade terapêutica como a imunoterapia, induz o combate das células cancerígenas pelo o próprio sistema imunológico do organismo. Portanto, a análise da pesquisa considerou-se que, a influência da nutrição no sistema imunológico de pacientes em tratamento oncológico, é de suma importância, seja na remissão ou no auxílio como na redução de risco de cânceres, e, que a imunoterapia é um tratamento menos agressivo e mais específico para cada tipo de câncer e paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira, Glauce Portela de y Helena Marcia do Carmo de Souza. "SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE LEUCAENA LEUCOCEPHALA". En Ciências Agrárias: limites e potencialidades em pesquisa - Volume 3, 152–60. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230914349.

Texto completo
Resumen
Objetivo: A pesquisa teve como objetivo a realização de tratamentos para superação de dormência das sementes, onde as mesmas foram submetidas ao tratamento térmico e escarificação mecânica, para avaliar a velocidade de emergência, o crescimento da parte aérea e índice de velocidade de germinação em dias. Métodos: Foram aplicados como tratamento de superação de dormência: Tratamento 1 - Tratamento térmico- Imersão em água a a 100ºC por um minuto; Tratamento 2 - Tratamento térmico- Imersão em água a 100ºC por dez minutos; Tratamento 3 - Escarificação mecânica (Lixa) e Tratamento 4 -Testemunha. Resultados: A escarificação mecânica mostrou-se eficaz em relação à imersão de sementes em água fervente, com temperatura de 100ºC por 1 minuto, devido à maior quantidade de plântulas emergidas. Todavia a imersão de sementes em água fervente com temperatura de 100ºC por 10 minutos foi inadequada, pois resultou na morte de todos os embriões. Conclusão: A escarificação mecânica mostrou-se como o tratamento mais eficaz para a superação de dormência em sementes de Leucaena leucocephala. O tratamento térmico em água com temperatura a 100ºC por 10 (dez) minutos foi inadequado para as sementes de Leucaena leucocephala, todavia o tratamento térmico em água com temperatura a 100ºC por 1 (um) minuto, é efetivo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Diniz, Eryka Nathália de Carvalho, Augusto Hipolito Chagas Freato, Barbara Cristina Rodrigues Neres, Victor Carneiro Pimentel, Raquel Araújo de Carvalho, Tânia Maria Gaspar Novais, Cristiane Dominice Melo et al. "O BENEFÍCIO DO USO TERAPÊUTICO DO CANABIDIOL NO TRATAMENTO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA". En Pesquisa em saúde e meio ambiente: uma perspectiva em saúde coletiva - Volume 3. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5308778.1-9.

Texto completo
Resumen
O presente estudo aborda o benefício do uso terapêutico do Canabidiol (CBD) no tratamento da Esclerose Múltipla (EM), uma doença neurológica autoimune, inflamatória e crônica. Pacientes com EM há muito tempo recorrem a terapias complementares para controlar os sintomas, uma vez que os medicamentos licenciados controlam apenas parcialmente a doença. Os tratamentos farmacológicos existentes diminuem o avanço dessa patologia, reduzindo a atividade inflamatória e a ocorrência dos surtos que são gerados pelas lesões. No entanto, nem todos os pacientes respondem efetivamente a esses fármacos, onde o CBD tem se mostrado um tratamento paliativo eficaz que visa amenizar a dor desses pacientes, sendo examinado neste trabalho. Objetivos foi descrever os benefícios do CBD no tratamento de pessoas acometidas pela EM, pontuando especificamente os componentes de grau farmacêutico do CBD; apresentando uma visão clínica sobre a relevância da terapia com CBD, no alívio da dor em pacientes portadores de EM, explorando o uso da Cannabis para alívio neuropático e a elucidação do tratamento com canabinóides. Este estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas com características de revisão integrativa, e com abordagem qualitativa, que inclui artigos relacionados ao uso de derivados da Cannabis sativa para fins terapêuticos, especialmente direcionados para tratamento de dor na EM. Os dados apresentados neste estudo, foram satisfatórios neste momento de investigação. Em casos em que o paciente não responde ao tratamento convencional com os antiespásticos, relaxantes musculares ou benzodiazepínicos. Surgem medicamentos à base de canabinóides como o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), obtidos da Cannabis sativa, tratando a dor e espasticidade na EM, devido sua ação sedativa no Sistema Nervoso Central. Portanto verifica-se que o grau terapêutico do CBD é eficaz no tratamento de EM. Os estudos revisados sugerem que os canabinóides auxiliam no tratamento da dor neuropática como terapia complementar aos tratamentos existentes. Palavras-chave: Canabinóides. Esclerose Múltipla. Cannabis sativa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Britto, Priscila Martinez de, Rayane Nogueira Turbino, Valdine´ia Maria Tognetti, Júlia Gomes Lúcio de Araújo, Marcelo Vilhena da Silva, Rennan Luiz Oliveira dos Santos y Fernanda Cristina Nogueira Rodrigues. "APLICABILIDADE DO LASER DE ALTA E BAIXA POTÊNCIA EM LESÕES ORAIS: REVISÃO DE LITERATURA". En Odontologia: uma visão contemporânea - Volume 12. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5299936.1-13.

Texto completo
Resumen
Dentre as inúmeras inovações odontológicas o uso do laser se apresenta como uma terapia eficaz para o tratamento de lesões bucais cirúrgicas ou não cirúrgicas, se mostrando um método menos invasivo, com poucas contra-indicações e efeitos adversos. Sendo assim, este estudo buscou realizar uma revisão literária ampla a qual selecionou textos científicos experimentais e não experimentais para uma análise completa com o intuito de abordar o uso dos lasers de baixa e alta potência no tratamento de lesões orais. As bases de pesquisa científica que foram utilizadas foram: PubMed e Scielo Medline e Lilacs. Foram selecionados 32 artigos para estudo. Pode-se concluir que os lasers apresentam muitas vantagens no que diz respeito ao tratamento de lesões. O laser de baixa com sua fotobiomodulação no tratamento de lesões, sendo comprovada sua efetividade com pesquisas, mostrando a vantagem do tratamento quando comparado ao convencional. Assim como também o laser de alta potência também se mostra promissor no tratamento cirúrgico das lesões, sendo comprovada sua eficácia se mostrando mais eficaz do que outros tratamentos cirúrgicos para excisão das lesões. Palavras-Chave: laser, estomatologia, inflamação
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

savi, Alessandro otavio silton, Camila Pereira Zimermann y Larissa Knysak Ranthum. "tratamentos propostos". En Obesidade e covid dezenove, 33–50. Texto e contexto editora, 2021. http://dx.doi.org/10.54176/hebi9895.

Texto completo
Resumen
Há muitas propostas de terapias sendo utilizadas para o tratamento da COVID-19, sendo que muitas ainda devem ter sua efetividade e segurança avaliadas. Este documento visa comentar de maneira transparente, tratamentos farmacológicos e suas evidências científicas, tratamentos farmacológicos da COVID-19 no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Marili Siqueira da, Marina Pires de Carvalho y Karen Andressa Dias. "Aplicabilidade da Caneta pressurizada Hyaluron Pen – CPH e suas práticas e técnicas nos tratamentos faciais e corporais". En CIÊNCIAS DA SAÚDE E SUAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/ciesaudesv1-047.

Texto completo
Resumen
O presente livro, trata da aplicabilidade da caneta pressurizada Hyaluron Pen – CPH e suas práticas e técnicas nos tratamentos faciais e corporais. Tem como objetivo principal, explanar e ensinar as práticas dos procedimentos que podem ser executados, com o uso da CPH, nos tratamentos faciais e corporais, envolvendo as técnicas de: SkinBooster, Biorevitalização, Toxina Botulínica, Preenchimento, Cicatriz, Clareamento de Melasma, Bichectomia Química, Lipo Química de papada, Tratamento Capilar, Flacidez, Volumização Glútea, Gordura Localizada, Tratamento de Celulites, Definição Corporal e Bioestimulador de colágeno. Desta maneira, este artigo torna possível a melhoria dos conhecimentos e das técnicas que os profissionais Esteticista e Biomédico Esteta, bem como, dos demais profissionais, que se interessam pelos procedimentos, que podem ser realizados com a CPH, sem a necessidade do uso de agulhas, nos tratamentos faciais e corporais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Mattar, André y Eduardo Camargo Millen. "Tratamento cirúrgico: cirurgia conservadora da mama". En Câncer de mama: a visão do mastologista para residentes em Oncologia, 71–81. DOC, 2022. http://dx.doi.org/10.56271/978-85-8400-128-6-6.

Texto completo
Resumen
Muitas mudanças aconteceram na abordagem cirúrgica do câncer de mama nos últimos anos. A técnica de remoção radical em bloco de todo o tecido mamário e sua correspondente drenagem linfática, baseada na teoria Halstediana de disseminação, em que o tratamento local é muito mais importante que o sistêmico, foi abandonada e os tratamentos conservadores, tanto na remoção do tecido mamário como na abordagem da axila, vêm sendo cada vez mais empregados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Santos, Adelcio Machado dos y Adriana da Silva Esquiavan. "Câncer de mama: Da prevenção ao tratamento". En CIÊNCIAS DA SAÚDE E SUAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/ciesaudesv1-002.

Texto completo
Resumen
O câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns entre mulheres em decorrência do crescimento desordenado da célula, que modifica o seu código genético. O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Qualquer anormalidade identificada, a procura por tratamento é medida mais assertiva e eficaz para um diagnóstico mais rápido e tratamentos menos agressivos, com bons prognósticos de cura. Por isso é de suma importância fazer o autoexame, associado a consultas e exames periódicos, a fim de identificar precocemente qualquer tipo de anormalidade ou alteração mamária. No Brasil, o Sistema Único de Saúde-SUS, oferece integral e gratuitamente todos procedimentos, que vai desde consultas médicas, exames, biópsias, cirurgias, tratamentos (radioterapia e quimioterapia), fornecimento de medicamentos e insumos, reconstrução da mama, dentre outros que se fizer necessário. O objetivo do estudo foi identificar informações na literatura sobre a doença, apresentando quais os recursos disponíveis hoje estão disponíveis para o combate da doença, sob a óptica da prevenção e do tratamento. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, de natureza exploratória.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Tratamento"

1

Santos, Suzana Oliveira, Letícia Lima Junqueira, Marhesca Carolyne de Mirada Barros Gomes, Roberta Rodrigues Coelho y Gleycielle Alexandre Cavalcante. "ATUAÇÃO DE UMA COMISSÃO DE PELE E FERIDAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA". En Anais do Seminário Multiprofissional de Tratamento de Feridas. Recife, Brasil: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/1137873.1-2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Santos, Suzana Oliveira, Roberta Rodrigues Coelho, Letícia Lima Junqueira, Gleycielle Alexandre Cavalcante y Marhesca Carolyne de Miranda Barros Gomes. "PREVENÇÃO DE LESÕES DE PELE NO PERIOPERATÓRIO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA". En Anais do Seminário Multiprofissional de Tratamento de Feridas. Recife, Brasil: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/1137873.1-1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

CREMONINI, GUSTAVO MIRANDA, ALEJANDRO PIO DE SOUSA, KEVILIN DE JESUS LEITE, ANTôNIO CARLOS BORSOI NETO, ANGELICA COUTO CORREA, MARCUS VINICIUS SANDOVAL PAIXãO y ANTôNIO RESENDE FERNANDES. "TRATAMENTO TÉRMICO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PHYSALIS". En II Brazilian Congress of Development. DEV2021, 2021. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2021-0041.

Texto completo
Resumen
A Physalis angulata L. se desenvolve como planta silvestre nas zonas tropicais da América, sendo o seu centro de origem indeterminado. Objetivou-se avaliar diferentes doses de giberelina na germinação de sementes Physalis. A pesquisa foi realizada no laboratório de Sementes e propagação de plantas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Santa Teresa. Foram utilizadas 500 sementes de Physalis, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 4 repetições, sendo cada tratamento composto por 50 sementes imersas durante 30 minutos em água 26oC (testemunha), água com gelo (0oC), água fervente (100oC), geladeira (10oC) por 24 horas e congelador (-10oC) por 6 horas, conduzido em rolo de papel germitest, umedecido com água destilada na proporção de 2,5 vezes o peso do papel, armazenado em câmara de germinação tipo BOD, com temperatura de 25º C e luz controlada 12x12 horas. Após início de germinação e durante 30 dias, foram avaliados a porcentagem de germinação, o índice de velocidade de germinação e o tempo médio de germinação ao longo do período de germinação. Os tratamentos térmicos com Gelo (0oC), geladeira (10oC) por 24 horas e congelador (-10oC) por 6 horas apresentaram os melhores resultados para germinação, sendo que no tempo médio de germinação, o tratamento Congelador (-10oC), apresentou-se superior aos demais tratamentos com menor tempo médio de germinação. O tratamento térmico atuou de forma positiva para germinação de sementes de Physalis, sendo que o tratamento em congelador (-10oC), apresentou no geral, os melhores resultados.,
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

"II SEMINÁRIO SOBRE ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DE FERIDAS CRÔNICAS". En II SEMINÁRIO SOBRE ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DE FERIDAS CRÔNICAS. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019. http://dx.doi.org/10.25248/anais.e2999.2019.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

de Almeida, Júlio, Danilo Batista, Renata de Souza, Renato Fontoura, Breno Câmara, Marco Couto, Wilson Faglioni Júnior y Marcos Filho. "Tratamento cirúrgico de aneurismas intracranianos rotos: tempo para tratamento e desfecho". En XXXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1672398.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Toledo, Fernanda Tokuhashi, ANNA ELLEN MARQUES DE LIMA, LUANNA PAULA GARCEZ DE CARVALHO FEITOZA, YDRIELLY VERAS TELES y SAMIA WALID ALI SALEH. "OS AVANÇOS DA TERAPIA GÊNICA NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM CÂNCER". En I Congresso Nacional de Pesquisas e Estudos Genéticos On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/geneticon/9112.

Texto completo
Resumen
Introdução: O câncer é um conjunto de doenças e manifestações sistêmicas diferentes conforme o tipo celular do qual foi originado. Contudo, a nível molecular, cada tipo de câncer apresenta características em comum que os agrupam em uma classe abrangente de doença. Todos os cânceres apresentam dois pontos fundamentais: a proliferação celular descontrolada, caracterizada por crescimento e divisão celulares anormais, e as metástases. As terapêuticas convencionais utilizadas no tratamento dessa patologia, como as radioterapias, quimioterapias e aumentam a expectativa de vida desses pacientes, por outro lado, estas mesmas terapêuticas, diminuem a qualidade de vida devido aos efeitos colaterais negativos causados pela toxicidade do tratamento. Com o avançar da tecnologia na área médica tem-se buscado tratamentos menos invasivos, que atrelado a sua eficácia não causem tantos efeitos adversos, sendo então a terapia gênica um dos tratamentos promissores na remissão de células oncolíticas. Objetivo: averiguar na literatura científica evidências disponíveis sobre os avanços da terapia gênica no tratamento de pacientes com câncer. Material e métodos: o presente estudo consiste em uma Revisão Integrativa da Literatura coletada nas bases de dados Scielo, PubMED e Springer, de 2016 a 2022. A análise dos dados incluiu a pré análise, tratamentos dos dados e interpretação dos resultados, utilizando-se o acrônimo PICO e a seguinte pergunta norteadora: Quais os avanços da terapia gênica no tratamento de pessoas com câncer? Resultados: Os estudos levantados dentro das bases de dados citadas, mostraram que 15 artigos explanaram sobre o uso da terapia gênica e o sucesso da aplicação no tratamento do câncer, elucidando em cada um deles, a capacidade de otimização do tratamento e do aumento da qualidade de vida do paciente, assim como também mostra o lado da necessidade de algumas melhorias no tratamento, frente aos efeitos colaterais encontrados nessas novas ferramentas. Conclusão: Foi possível observar a consolidação da terapia gênica no tratamento de cânceres humanos, bem como a combinação dela, atrelada a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia levando a aumentos na taxa de remissão de células oncolíticas. Contudo, é importante ressaltar que, por ser uma tecnologia relativamente nova, seus estudos a aplicações devem ser cuidadosamente planejados e revisados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

"Anais do II Seminário Sobre Abordagem Multidisciplinar no Tratamento de Feridas Crônicas". En II Seminário Sobre Abordagem Multidisciplinar no Tratamento de Feridas Crônicas. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2019. http://dx.doi.org/10.25248/anais.e3033.2019.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Braga, Anna Carlinda Arantes de Almeida, MARIA FERNANDA DE OLIVEIRA FILARDI, VICTORIA VECCHI PACHECO VIANA, MANOELA AMARAL FRANCISCO y IGOR COSTA SANTOS. "TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ADENOIDE". En I Congresso Nacional On-line de Atenção Primaria à Saúde. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/conaps2023/23806.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Cirenza, Caroline de Freitas, ítalo Beltrão Pereira Simões, André Filipe Jerónimo de Jesus Caiado, Jose Americo Bacchi Hora, Sergio Carlos Nahas y Carlos Frederico Sparapan Marques. "FÍSTULA RETONEOVAGINAL: TRATAMENTO CIRÚRGICO". En 70° Congresso Brasileiro de Coloproctologia. Thieme Revinter Publicações Ltda., 2022. http://dx.doi.org/10.1055/s-0043-1764971.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Neto, Eclésio Batista de Oliveira, Gabriela Leite Almeida Costa, Edson Santana Gois Filho, João Deon de Araújo Filho y Daniele Gonçalves Bezerra. "NEUROCISTICERCOSE SUBARACNOIDE: TRATAMENTO FARMACOLÓGICO". En II Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbrapah/6.

Texto completo
Resumen
Introdução: A Neurocisticercose (NC) é causada pela infecção do cérebro por metacestódeos da Taenia solium. Os sintomas encontrados geralmente são: dor de cabeça, convulsões, confusão mental e coma. Entretanto, os sinais e sintomas variam de acordo com o tamanho do cisto, localização, número e grau de inflamação. A Neurocisticercose subaracnoide (NCS) é causada por uma forma proliferativa anatomicamente anormal de cisto da T. solium. Em comparação com cistos estruturados normais, que têm a estrutura anatômica típica de metacestódeos com o escólex invaginado em sua bexiga. Os cistos relacionados à NCS têm elementos estruturais desorganizados, geralmente sem um escólex, e com frequência com múltiplas vesículas contendo fluido, dando o aspecto característico de cistos racemosos. Estes se degeneramno espaço subaracnóideo e progridem para uma aracnoidite, podendo enfim evoluir paracomplicações graves e frequentemente fatais como a compressão de nervos, lesão cerebral focal e infartos. Objetivo: Revisar os tratamentos disponíveis para a neurocisticercose subaracnoide. Material e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e PUBMED com os descritores "Subarachnoid Neurocysticercosis" e "Treatment”, com e sem o operador AND. Os critérios de inclusão foram (1) textos completos condizentes com o tema e objetivos do trabalho; (2) em inglês, espanhol e português; (3) publicados nos últimos 5 anos. Foram encontrados 12 estudos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram mantidos e analisados 8 estudos. Resultados: Os artigos revisados enfatizam que o tratamento deve ser individualizado, e ter como base o número, localização dos cisticercos e resposta inflamatória do hospedeiro. São utilizadas drogas antiparasitárias como o albendazol e praziquantel, que fornecem um benefício clínico significativo na doença parenquimatosa. A doença subaracnoide parece requerer terapia mais prolongada e intensiva. Alguns investigadores usam um curso curto de 8-10 dias de alta dose de albendazol e dexametasona ou 15 dias de praziquantel. No entanto, esse regime falha com frequência, exigindo retratamento. Conclusão: As abordagens terapêuticas para NCS variam porque a fisiopatologia da doença ainda não foi compreendida totalmente e não existem ensaios randomizados rigorosos para orientar a terapia. Sendo necessários mais estudos para um tratamento mais eficiente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Informes sobre el tema "Tratamento"

1

Cristina de Oliveira Vargas e Silva, Natália, Gyan Karla Advíncola dos Santos y Fábio Marcon Alfieri. Tratamento para cólica menstrual. Unaspress, 2020. http://dx.doi.org/10.19141/colicamenstrual.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Nascimento, Flávio H. y Fabiano de Abreu. Acompanhamento psiquiátrico assertivo na redução da duração do tratamento. CPAH REDAÇÃO, julio de 2023. http://dx.doi.org/10.56238/cpahciencia-013.

Texto completo
Resumen
O tratamento psiquiátrico é uma terapia que visa tratar transtornos mentais, emocionais e comportamentais. Envolve a utilização de abordagens clínicas e farmacológicas, sendo conduzido por profissionais de saúde mental especializados, como médicos psiquiatras. Ele busca aliviar sintomas, melhorar a qualidade de vida do paciente e promover sua estabilidade emocional, pode envolver o uso de medicamentos psicotrópicos, terapias psicoterapêuticas individuais ou em grupo, intervenções psicossociais e suporte psicossocial. O tratamento é baseado em uma avaliação completa do paciente, considerando seus sintomas, histórico médico e psicossocial. É importante reconhecer, no entanto, que, em certos casos, o tratamento psiquiátrico pode se estender por muitos anos, especialmente quando se trata de doenças crônicas ou recorrentes. Todavia é essencial ter em mente que o objetivo da abordagem terapêutica é alcançar a estabilidade e a qualidade de vida do paciente, sempre buscando reduzir a dependência de medicamentos e a duração do tratamento. Um acompanhamento psiquiátrico assertivo é fundamental para entender as necessidades individuais do paciente e seu contexto social, familiar e psicológico. Ao considerar esses aspectos, os profissionais de saúde mental podem direcionar o tratamento de forma personalizada, com abordagens multidisciplinares, que podem incluir terapia psicoterapêutica, modificação do estilo de vida, suporte social e intervenções farmacológicas adequadas. A busca por reduzir a duração do tratamento psiquiátrico não implica em pressa ou negligência, mas sim em uma abordagem individualizada e eficaz. O foco está em alcançar a remissão dos sintomas, quando possível, fortalecer a resiliência do paciente e promover a autonomia na gestão de sua saúde mental. O acompanhamento regular, aliado a estratégias terapêuticas personalizadas, visa a manutenção dos resultados positivos a longo prazo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gustavo, Tressia. Tratamento térmico de jacaré de ponta móvel ferroviário utilizando manta de aquecimento. Instituto Tecnológico Vale, 2022. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2022.9.tressia.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Cruz, Joziel Aparecido da, Ícaro José de Araújo Silva, Eduardo Fischer Kerche y Dione Pereira de Castro. CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FOTOREATOR PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS DE PROCESSOS TÊXTEIS. Home Editora, septiembre de 2022. http://dx.doi.org/10.46898/home.trab2022.29.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Brandao, Andréa. Adesão ao tratamento da hipertensão arterial: a importância da escolha de um fármaco bem tolerado. Buenos Aires: siicsalud.com, diciembre de 2016. http://dx.doi.org/10.21840/siic/153018.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Chrispin, Thyeres Teixeira Bueno, Claudia Cristina Takano Novoa y Marair Gracio Ferreira Sartori. Dilatadores vaginais produzidos por impressora 3d para uso em Ginecologia. Universidade Federal de São Paulo., 2022. http://dx.doi.org/10.34024/agits20220002.

Texto completo
Resumen
A agenesia vaginal é uma malformação congênita do trato reprodutivo das mulheres causada por uma anomalia na formação dos ductos paramesonéfricos (Müller), que são responsáveis por originar os órgãos genitais internos no sexo feminino. Os dilatadores vaginais têm como objetivo promover a dilatação e conscientização da musculatura do assoalho pélvico em mulheres com alguma disfunção nesta área por meio de tratamento de caráter progressivo. Particularmente entre mulheres com agenesia vaginal, a criação de dilatadores vaginais personalizados à sua própria anatomia, com auxílio de impressão 3D, pode ser uma excelente alternativa terapêutica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Monteiro, Henrique y Catarina Roseta-Palma. Recuperação de custos no sector de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais em Portugal. DINÂMIA'CET-IUL, 2007. http://dx.doi.org/10.7749/dinamiacet-iul.wp.2007.58.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Tressia, Gustavo. Tratamento térmico de trilhos utilizando manta de aquecimento em diferentes temperaturas e tempo: caracterização das propriedades mecânicas, químicas e microestruturais. ITV, 2021. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2021.27.tressia.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Tressia, Gustavo. Tratamento térmico de jacaré de ponta móvel ferroviário utilizando manta de aquecimento, instalação do jacaré tratado e metodologia para monitoramento. Instituto Tecnológico Vale, 2023. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2023.8.tressia.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Farias Cronemberger, Ítala, Liliane Alexandre de Souza, Ilanna Marques Gomes da Rocha, Marcella Campos Lima da Luz y Cláudia Sabino Pinho. Associação do (Asociación entre el) estado nutricional com a qualidade (y la calidad) de vida de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico. Buenos Aires: siicsalud.com, noviembre de 2016. http://dx.doi.org/10.21840/siic/150436.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía