Literatura académica sobre el tema "Tratamento e uso de dejetos"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Tratamento e uso de dejetos".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Tratamento e uso de dejetos"

1

SILVA, ADRIANE DE A., ÂNGELA M. Q. LANA, REGINA M. Q. LANA y ADRIANA M. DA COSTA. "Fertilização com dejetos suínos: influência nas características bromatológicas da Brachiaria decumbens e alterações no solo". Engenharia Agrícola 35, n.º 2 (abril de 2015): 254–65. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4430-eng.agric.v35n2p254-265/2015.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características bromatológicas de uma pastagem de Brachiaria decumbens fertilizada com dejetos suínos, bem como avaliar as alterações que a utilização desse dejeto causa em alguns atributos químicos do solo. O delineamento foi em blocos casualizados, com seis tratamentos: T1: ausência de adubação mineral e orgânica (tratamento- -controle); T2 apenas com adubação mineral; T3, T4 e T5 com diferentes doses de dejetos líquidos de suínos (respectivamente ao equivalente a 60; 120 e 180 m3 por hectare), e T6 tratamento organomineral (120 m3por hectare) de dejetos líquidos de suínos, com adição de fertilizante mineral). Observou-se que houve incremento em produtividade de massa seca (MS). O uso de dejetos de suínos resultou em aumento significativo nos valores de proteína bruta das plantas de Brachiaria decumbens, não tendo a mesma eficiência para os valores de fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e lignina. A aplicação de dejetos suínos aumentou os teores de N, P, Ca e Mg nas plantas de Brachiaria decumbens. Não foram constatadas alterações quando comparados os valores de pH e matéria orgânica do solo. Os dejetos líquidos de suínos podem ser utilizados para fornecer macronutrientes para as forrageiras, desde que com aplicação controlada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cardoso, Bárbara Françoise, Graciela Cristine Oyamada y Carlos Magno da Silva. "Produção, Tratamento e Uso dos Dejetos Suínos no Brasil". Desenvolvimento em Questão 13, n.º 32 (16 de abril de 2015): 127. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.127-145.

Texto completo
Resumen
<p>O objetivo deste artigo é descrever os principais problemas ambientais que podem ser causados pelos dejetos suínos e as principais formas de tratamento destes dejetos, destacando as mais utilizadas no Brasil. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, sendo utilizados publicações, livros e monografias, bem como sites especializados. A pesquisa evidenciou que a contaminação dos lençóis freáticos é o principal problema ambiental causado pelo manejo inadequado dos dejetos suínos e que existem seis principais tipos de processos de tratamento destes dejetos no Brasil, quais sejam: lagoas de decantação, esterqueiras, bioesterqueiras, biodigestores, compostagem e cama sobreposta. Todos estes tipos de tratamento buscam minimizar os impactos ambientais causados pelos dejetos, não possuindo ordem de importância entre eles, uma vez que a escolha do processo se dá pela quantidade de dejetos produzida, principalmente. No Brasil prevalece o uso de esterqueiras e lagoas de decantação, contudo entre as propriedades integradas a grandes empresas do ramo alimentício, destaca-se o uso de biodigestores. A compostagem e a cama sobreposta são alternativas de tratamento menos utilizadas por serem de recente implantação no Brasil.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Carvalho, Tobias y Marcelo Antunes Nolasco. "CRÉDITOS DE CARBONO E GERAÇÃO DE ENERGIA COM USO DE BIODIGESTORES NO TRATAMENTO DE DEJETOS SUÍNOS". Revista Acadêmica: Ciência Animal 4, n.º 3 (15 de julio de 2006): 23. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v4i3.9405.

Texto completo
Resumen
No presente trabalho avaliou-se a viabilidade do uso de biodigestores para tratamento de dejetos suínos, visando seu enquadramento no modelo de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) previsto no Protocolo de Quioto, visando a obtenção de créditos de carbono e geração de energia. O projeto propõe a utilização de um Sistema para Manejo de Dejeto Animal (SMDA) de baixa emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), com o uso de um biodigestor anaeróbio, a temperatura ambiente para digestão dos dejetos e captura dos GEE emitidos desta, com posterior combustão do biogás resultante. Para elaboração da planilha de custos foram considerados os de implantação e manutenção de uma unidade de biodigestão, o custo de validação, registro e verificação do projeto. Como benefícios do projeto foram considerados o ganho de capital com as vendas dos Certificados de Emissão de Redução (CERs) e o valor economizado com a de geração de energia através da combustão do biogás.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Maia da Silva, Francisco Felipe, Luciana Medeiros Bertini, Leonardo Alcântara Alves, Plínio Tavares Barbosa, Luciano Fernandes Moura y Cleia Souza Macêdo. "IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR NO IFRN – CAMPUS APODI." HOLOS 6 (11 de diciembre de 2015): 315. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.3091.

Texto completo
Resumen
A criação e ampliação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, surge em um contexto de crescente demanda por energia a nível mundial e da problemática crescente referente ao tratamento de resíduos sólidos. Nesse contexto, a biodigestão anaeróbica desempenha papel de destaque, pois, é uma tecnologia capaz de transformar dejetos animais em biogás, uma fonte de energia limpa e renovável que usa como matéria prima, um material considerado muitas vezes incomodo, que são os dejetos. Com isso esse trabalho teve como objetivo a construção de um biodigestor modelo indiano no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Apodi, visando à geração de um ambiente de aprendizagem concreto e que permita integrar várias disciplinas, assim como divulgar a tecnologia para os produtores rurais que possibilite o tratamento dos dejetos gerados. O biodigestor construído tem 2,20 m de profundidade com 1,90m de diâmetro, com uma capacidade útil de aproximadamente 5.000 litros da mistura biomassa e água e uma campânula construída em polietileno de alta densidade, sendo esta para o armazenamento do biogás produzido. Dependendo da biomassa utilizada este equipamento tem capacidade de produzir até 1216m3 (dejetos bovinos), 809m3 (dejetos caprino), 1140m3 (dejetos suínos) por ano, produção essa, que equivale energeticamente a 669, 445 e 627 litros de óleo diesel. Estes dados mostram que a tecnologia do uso de biodigestores além de proporcionar o tratamento de dejetos, possibilita a produção de biocombustíveis, características que tornam essa tecnologia aplicável nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Giacomini, Sandro José y Celso Aita. "Cama sobreposta e dejetos líquidos de suínos como fonte de nitrogênio ao milho". Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, n.º 1 (febrero de 2008): 195–205. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000100019.

Texto completo
Resumen
Embora a maior parte dos dejetos de suínos gerados na suinocultura da região Sul do Brasil sejam manejados e armazenados na forma líquida, observa-se interesse crescente pela adoção do sistema de criação de suínos em cama sobreposta e pelo uso como fertilizante do material orgânico resultante dessa prática. Com o objetivo de avaliar a dinâmica do N no solo e o potencial fertilizante nitrogenado da cama sobreposta e dos dejetos líquidos na cultura do milho, foi realizado um experimento no período de outubro de 2002 a março de 2003, na área experimental do Departamento de Solos da UFSM/RS, em um Argissolo Vermelho distrófico arênico. Os tratamentos avaliados consistiram na aplicação ou não de dejetos líquidos e cama sobreposta de suínos sobre a palha de aveia, com e sem incorporação ao solo. Além desses, foi avaliado um tratamento sem incorporação, no qual foi utilizado fertilizante mineral (NPK). As doses de cama sobreposta (13,2 Mg ha-1) e dejetos líquidos (63,6 m³ ha-1) foram equivalentes à aplicação de 140 kg ha-1 de N total. No solo, foram avaliados, em seis datas, os teores de N mineral (N-NH4+ e N-NO2- + N-NO3-) nas camadas de 0-10, 10-30, 30-60 e 60-90 cm. No milho, foram avaliados a produção de matéria seca (MS), o acúmulo de N e a produtividade de grãos. A disponibilidade de N no solo nos tratamentos nos quais foi feita a aplicação de dejetos líquidos superou aquela observada nos tratamentos com a aplicação de cama sobreposta, indicando que o N orgânico presente na cama sobreposta apresenta baixa taxa de mineralização. A aplicação da cama sobreposta e dos dejetos líquidos de suínos promoveu maior acúmulo de MS e N na parte aérea do milho e produtividade de grãos, em relação ao tratamento testemunha. Os incrementos na produtividade de grãos de milho foram de 54 e 253 % com a aplicação da cama sobreposta e dejetos líquidos, respectivamente. A recuperação aparente do N pelo milho da cama sobreposta e dos dejetos líquidos foi de 10,9 e 22,1 %, respectivamente. Os resultados deste trabalho mostram que, embora a aplicação da cama sobreposta tenha aumentado o fornecimento de N e a produtividade de grãos de milho em relação ao tratamento sem adubação, o seu efeito imediato como fonte de N ao milho é menor que o encontrado quando é feita a aplicação de dejetos líquidos de suínos ou uréia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Oliveira, Marcus Vinícius Morais de, Juan Ramón Olalquiara Pérez, Iraides Ferreira Furusho Garcia y Alessandra Rodrigues Vieira Martins. "Desempenho de cordeiros das raças Bergamácia e Santa Inês, terminados em confinamento, recebendo dejetos de suínos como parte da dieta". Revista Brasileira de Zootecnia 32, n.º 6 (diciembre de 2003): 1391–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000600014.

Texto completo
Resumen
Foram confinados, individualmente 33 cordeiros das raças Bergamácia e Santa Inês, por um período de 75 dias, com o intuito de avaliar a influência da raça e a viabilidade de utilizar dejetos de suínos como parte da dieta, sobre o consumo e desempenho de cordeiros terminados em confinamento. Utilizaram-se dois tipos de dejetos: o Bijú (Dejeto obtido através da raspagem e varredura do piso das baias de crescimento e terminação) e o Dejeto Peneirado Seco - DPS (Dejeto obtido através da peneiração da parte sólida do material contido na lâmina d'água e na água da lavagem das baias). Os tratamentos foram: T1- Controle; T2- Dieta com 24 % de Bijú; e T3- Dieta com 24 % de DPS. O ganho de peso (GP) e conversão alimentar (CA) foram afetados negativamente com o uso de dejetos de suínos, todavia o consumo proteína bruta (PB) e cálcio (Ca) não foi influenciado. Houve maior consumo de fósforo (P) nas dietas contendo dejetos, sendo o consumo de fibra em detergente neutro (FDN) e extrato etéreo (EE) variável. Entre as rações que continham dejetos não foram verificadas diferenças sobre os consumos de MS, PB, Ca e P e sobre o GP. Os cordeiros da raça Bergamácia apresentaram maior GP que os cordeiros da raça Santa Inês.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rodrigues, Alexandre Couto, Camila Angelica Baum, Jessica Formentini, Cristiane Bozzetto, Luciana Gregory Ritter y Clovis Orlando Da Ros. "ATRIBUTOS QUÍMICOS DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMPOSTADOS". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, n.º 1 (10 de mayo de 2017): 193. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017193-208.

Texto completo
Resumen
A expansão de estudos relativos à compostagem tem apresentado diversas vantagens desse processo para o meio ambiente, apresentando-se como uma alternativa viável e eficiente no tratamento de resíduos orgânicos. O presente estudo quantificou os atributos químicos de compostos provenientes da compostagem de diferentes resíduos orgânicos, a fim de verificar o valor fertilizante dos mesmos para uso na agricultura. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com sete tratamentos e três repetições. Os compostos orgânicos foram obtidos pelo processo de compostagem de diferentes combinações de resíduos orgânicos: DBB: dejetos de bovinos de biodigestor; DBE: dejetos de bovinos de esterqueira; DSE: dejetos de suínos de esterqueira; LFL: lodo do processo de flotação de laticínio; LFA: lodo do processo de flotação de abatedouro; ALA: aguapé de lagoa de estabilização; RRU: resíduos orgânicos do restaurante universitário. Todos os compostos provenientes da compostagem de resíduos orgânicos apresentam adequada relação C/N e teores adequados de N e Fe, mas com necessidade variada de suplementação de macro e micronutrientes para uso como fertilizantes orgânicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Jordan, Rodrigo Aparecido, Victor Pelisson Martins, Alexsandro Claudio dos Santos Almeida, Fabrício Correia de Oliveira, Wellytton Darci Quequeto, Valdiney Cambuy Siqueira, Elton Aparecido Siqueira Martins y Rodrigo Couto Santos. "Potencial de produção de biogás de resíduos provenientes da criação de tilápia em sistema aquapônico". Research, Society and Development 9, n.º 9 (14 de agosto de 2020): e155997131. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7131.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se com o trabalho quantificar a geração de dejetos da criação de tilápias em sistema intensivo com recirculação da água, e avaliar o uso desse resíduo em processo de biodigestão para produção de biogás. A metodologia científica utilizada neste experimento foi uma pesquisa de laboratório empregando o método quantitativo. O sistema aquapônico utilizado possui capacidade para 200 peixes e 144 alfaces, sendo composto por dois tanques de criação, um tanque de bombeamento e aquecimento, um decantador e um filtro biológico. Cada tanque de criação possui um volume de 1000 L e a densidade populacional de peixes foi de 100 peixes m-3.O cultivo vegetal foi realizado utilizando um sistema do tipo NFT (Nutrient Film Technique). Os biodigestores foram construídos utilizando galões plásticos com volume de 50 L e o tempo de biodigestão foi de 35 dias. O volume de dejetos decantados do sistema de criação intensiva de peixes com recirculação é baixo, portanto, o processo de separação da água residuária do dejeto deve ser muito bem conduzido para disponibilizar o maior volume possível para a biodigestão. A biodigestão de dejetos de tilápia em sistema intensivo com recirculação se mostrou viável, com produtividade equivalente e até superior a outros trabalhos realizados com dejetos de outras espécies de peixes. A biodigestão se mostrou como uma alternativa para o tratamento do efluente gerado na criação de tilápia em sistema aquapônico. A temperatura do biodigestor e o tempo de retenção influenciaram diretamente na produção de biogás com dejetos de tilápia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Aita, Celso, Odair Port y Sandro José Giacomini. "Dinâmica do nitrogênio no solo e produção de fitomassa por plantas de cobertura no outono/inverno com o uso de dejetos de suínos". Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, n.º 5 (octubre de 2006): 901–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000500016.

Texto completo
Resumen
O uso de dejetos de suínos que antecede a instalação das plantas de cobertura de solo no outono/inverno é uma prática cada vez mais freqüente na região Sul do Brasil, cujos efeitos no solo e nas plantas são ainda pouco avaliados pela pesquisa. O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica do N no solo e a produção de plantas de cobertura com o uso de dejetos de suínos no outono/inverno. O trabalho foi desenvolvido durante o ano agrícola de 2000, em área experimental do Departamento de Solos da UFSM, RS. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com parcelas subdivididas e três repetições. As parcelas foram constituídas por aveia preta, pelo consórcio de aveia preta (30 %) + ervilhaca comum (70 %) e pela vegetação espontânea da área (pousio). Nas subparcelas, foram aplicadas quatro doses de dejetos de suínos (0, 20, 40 e 80 m³ ha-1). No solo, foram avaliados, em sete datas, os teores de N mineral (N-NH4+ e N-NO2- + N-NO3-) nas camadas de 0-5, 5-15, 15-30 e 30-60 cm. Nas plantas de cobertura e na vegetação espontânea, avaliaram-se a produção de matéria seca e a sua concentração em N, P e K. A quantidade de N mineral do solo aumentou com a aplicação de dejetos líquidos, não tendo a dinâmica do N diferido entre aplicar os dejetos sobre os resíduos culturais remanescentes de aveia/milho ou sobre aqueles da vegetação espontânea/milho. Na dose de 80 m³ ha-1 de dejetos, houve evidências de perda de N-NO3- por lixiviação, para além da profundidade de 60 cm, sendo maiores no sistema vegetação espontânea/milho do que no sistema aveia/milho. Com o uso dos dejetos, aumentou a produção de matéria seca, bem como o acúmulo de N, P e K nas plantas de cobertura. Na aveia solteira, o aumento na produção de matéria seca decorrente do uso de 40 m³ ha-1 de dejetos, em relação ao tratamento sem dejetos, foi de 2,7 t ha-1. No consórcio de aveia + ervilhaca, o aumento na quantidade aplicada de dejetos favoreceu o crescimento da aveia em detrimento da ervilhaca, ocorrendo o melhor equilíbrio entre a produção de fitomassa e a adição de N na dose de 20 m³ ha-1 de dejetos. Os resultados deste estudo evidenciam a eficiência das plantas de cobertura no outono/inverno em ciclar nutrientes fornecidos pelos dejetos de suínos e a importância da utilização de espécies com elevado potencial de produção de matéria seca e que sejam exigentes em N.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Ventura, Barbara Santos, Arcângelo Loss, Jucinei José Comin, Camilo Mendes Sepulveda, Paulo Emilio Lovato y Gustavo Brunetto. "Carbono, nitrogênio e frações granulométricas em agregados biogênicos e fisiogênicos de um solo com histórico de 10 anos de aplicações sucessivas de dejetos suínos". Research, Society and Development 9, n.º 10 (6 de octubre de 2020): e5139108776. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8776.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se avaliar os efeitos do uso de diferentes fontes e quantidades de dejetos suínos sobre os teores de carbono (C) e nitrogênio (N) totais e das frações granulométricas da matéria orgânica (MO) dos agregados biogênicos e fisiogênicos do solo. Coletaram-se amostras de solo nas profundidades 0-5 e 5-10 cm nos tratamentos sem aplicação de dejetos (Testemunha), com aplicação de dejeto líquido de suínos (DLS) e cama sobreposta de suínos (CSS) em dose equivalente a uma e duas vezes a recomendação de N para o milho e aveia (DLS1X, DLS2X, CSS1X e CSS2X, respectivamente). Os agregados foram separados conforme a via de formação (biogênicos e fisiogênicos). Posteriormente, foram quantificados o C e N totais e das frações da MO. A aplicação de CSS aumentou o C e N dos agregados e das frações granulométricas. A aplicação dos dejetos suínos aumentou o C e N em agregados biogênicos em comparação aos fisiogênicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Tratamento e uso de dejetos"

1

Johann, Adriana da Silva Tronco. "Desenvolvimento de tecnologia alternativa para tratamento de efluente da limpeza dos currais de gado leiteiro". Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2010. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1897.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:08:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana da Silva Tronco Johann.pdf: 2053176 bytes, checksum: a7bdf6a68a36a2f19131b7068a828fb3 (MD5) Previous issue date: 2010-02-18
Fundação Araucária
As a result of growing demand for dairy cattle products, the activity of dairy cattle has been undergoing a series of technological changes. However, along with increased milk production has increased the generation of solid, liquids and gases residues, causing that the intensive production of dairy cattle is pointed as a major source of environmental pollution. In this context, the work aimed to develop na alternative technology for the treatment of liquid residue from the cleaning of the stables of dairy cattle. Therefore, the methodology included a study to identify steps, variables and relevant parameters of the process of milk production; a diagnostic (economic, environmental and social) around the activity of dairy cattle in Paraná state; the identification of the potential for water consumption and generation of liquid residue; the development, construction and operation of a prototype, based on the processes of sedimentation, flotation and disinfection the liquid clarified by solar radiation and evaluating the effectiveness of the technology based on the analysis of agreement with environmental legislation. The results showed satisfactory reduction in the concentrations of the analyzed parameters, especially for BOD, COD and Total Nitrogen. In the case of the disinfection system with solar radiation the best results were obtained after 24 hours of sun exposure. Thus the alternative methodology and technology for the treatment of effluent from the cleaning of the stables of dairy cattle was efficient.
Como conseqüência da crescente demanda de produtos lácteos, a atividade de bovinocultura leiteira vem passando por uma série de transformações tecnológicas. Porém, junto com o aumento da produção de leite vem o aumento da geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, fazendo com que a produção intensiva de bovinocultura leiteira seja apontada como uma das maiores fontes de poluição ambiental. Nesse contexto, o trabalho objetivou o desenvolvimento de tecnologia alternativa para o tratamento de resíduo líquido proveniente da limpeza dos currais de gado leiteiro. Para tanto, a metodologia contemplou um estudo para identificação de etapas, variáveis e parâmetros relevantes do processo de produção de leite; um diagnóstico (econômico, ambiental e social) em torno da atividade de bovinocultura leiteira paranaense; a identificação do potencial de consumo de água e de geração de resíduos líquidos; o desenvolvimento, construção e operação de um protótipo, tendo como base os processos de decantação, flotação e desi nfecção do líquido clarificado por radiação solar e a avaliação da eficiência da tecnologia com base na análise de concordância com a legislação ambiental. Os resultados obtidos demonstraram reduções satisfatórias nas concentrações dos parâmetros analisados, principalmente, para DBO, DQO e Nitrogênio Total. No caso do sistema de desinfecção com radiação solar os melhores resultados foram obtidos após 24 horas de exposição ao sol. Desta forma a metodologia e tecnologia alternativa para o tratamento de efluente proveniente da limpeza dos currais de gado leiteiro mostrou-se eficiente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira, Antonio Jorge de. "ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO USO DO BIOGÁS, EXTRAÍDO DA SUINOCULTURA, COMO FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL". Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2498.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-08-10T10:44:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANTONIO JORGE DE OLIVEIRA.pdf: 2239864 bytes, checksum: 95550859afcb423964870f9b38fba90e (MD5) Previous issue date: 2012-02-29
The present work had at finality to develop an economic viability study of the use of biogas extracted from pig farming wastes, as a source of renewable energy. The specific objectives aimed to scale a generator group able of supplying, by anaerobic digestion, all the production of methane gas generated by biodigesters, currently installed in pig farming and turn it into electricity. The work was based on data collected in Ponta Verde s Pig Farming, located on the TETEI s farm, in the municipality of Goianápolis Goiás. The research was characterized as qualitative as it is mitigation of environmental damage, although supported by costs data. The data collection was established by direct observation and interviews with technicians and veterinarians of pig farming. It was done a quantitative research of animals in their various stages of maturation, calculating waste produced and the amount of gas generated by him. Also the costs of investments able to use all the biogas generated and the economic and financial evaluation of the project. The cost comparison between the use of new energy with conventional, shows that the new energy, will allow the swine producer a substantial economic gain, causing the pig farming is not susceptible to the vagaries of external energy, creating a better safety and guarantee in production.
O presente trabalho teve por finalidade desenvolver um estudo da viabilidade econômica do uso do biogás extraído dos dejetos da suinocultura como fonte de energia elétrica renovável. Os objetivos específicos visaram dimensionar um grupo gerador capaz de suprir, através da digestão anaeróbia, toda a produção do gás metano gerado pelos biodigestores, instalados na suinocultura e transformá-lo em energia elétrica. O trabalho teve como base dados coletados na Suinocultura Ponta Verde, localizada na fazenda TETEI, município de Goianápolis Goiás. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa por tratar-se de mitigação de danos ambientais, embora apoiada em dados de custos. A coleta de dados foi estabelecida por observação direta no local e entrevistas com técnicos e veterinários da suinocultura. Foi realizado o levantamento do quantitativo de animais em suas diversas fases de maturação, do cálculo de dejetos produzidos e da quantidade de gás gerado por ele, além dos custos com investimentos capazes de utilizar todo o biogás gerado e a avaliação econômico-financeira do projeto. A comparação de custos entre a utilização da nova energia com a convencional mostra que esta possibilitará ao suinocultor um ganho econômico substancial, fazendo com que a suinocultura não seja suscetível às incertezas de energia externa, possibilitando segurança e garantia na produção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Diaz, Giancarlo Obando. "Análise de sistemas para o resfriamento de leite em fazendas leiteiras com o uso do biogás gerado em projetos MDL". Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-15122006-095009/.

Texto completo
Resumen
O setor leiteiro brasileiro caracterizado por um grande número de produtores, que, porém, apresentam baixos índices de produtividade e qualidade. Em relação à qualidade, necessária a implantação de sistemas de resfriamento e conservação do leite na fazenda. Contudo, o investimento nesse tipo de equipamento muitas vezes inviabilizado pelos baixos volumes de produção, bem como pela não disponibilidade de energia elétrica na área rural. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho determinar qual a configuração ótima para o sistema de resfriamento de leite de uma fazenda leiteira de pequeno ou médio porte, que será inserida em um projeto de digestão anaeróbica no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Kyoto, implementado por uma empresa interessada na comercialização dos créditos de carbono. Como esse projeto disponibilizará ao produtor um insumo energético renovável e de baixo custo (o biogás resultante da digestão), a determinação da configuração ótima considerou dois possíveis cenários: o de um produtor que ainda não conta com um sistema para resfriamento de leite in loco, e o de um produtor que já conta com esse sistema, acionado por energia elétrica, e estuda a viabilidade de investir na geração de energia usando o biogás na substituição da energia elétrica adquirida da rede pública de distribuição. Foram analisados os aspectos técnicos ligados ao dimensionamento das configurações, avaliação do consumo dos diferentes insumos energéticos e quantificação dos créditos de carbono, bem como os aspectos econômicos envolvidos (investimentos, custos operacionais e de manutenção, recursos advindos da comercialização dos créditos de carbono). Foi também avaliado o impacto da introdução do sistema de refrigeração nos custos de produção do litro do leite e nos valores recebidos pelo produtor na venda do produto. A análise mostra que a utilização de um gerador acionado por um motor de combustão interna de ciclo Otto movido a biogás a melhor configuração para um novo sistema. Para sistemas já existentes, a substituição da compra de energia elétrica por geração in loco também uma alternativa interessante, ainda que apresente um tempo de retorno de investimento relativamente elevado para os padrões brasileiros.
The Brazilian dairy sector is characterized by a great number of producers, presenting low productivity and product quality. Concerning to quality, it is necessary the implantation of cooling systems for milk and conservation on farm. However, a low milk production level and the electric power availability on rural areas sometimes make unfeasible investments on these types of coolers. In this context, the goal of this work is to determine the best configuration of a milk cooling system for small and medium-scale dairy farms to be included in an anaerobic digestion project based on the Clean Development Mechanism of the Protocol of Kyoto. Such project is to be implemented by a company interested in commercialize the carbon credits generated. Once the project will provide to the farmer a renewable and low-cost energy resource (the biogas resulting of the anaerobic digestion), it was considered two possible sceneries: a producer that does not count on a cooling system, and a producer that may want to replace purchased electricity by a generation system based on a biogas-fueled engine to power an already existing system for milk cooling. The work analyzed several technical aspects connected to cooling system sizing, feasible configurations for supplying the cooling demand, evaluation of the consumption of the different energy inputs (electricity and biogas) of considered configurations. It was evaluated the carbon credits generation, as well as the involved economical aspects (investments, operational and maintenance costs, earnings from commercialization of carbon credits). It was also evaluated the impact of introducing the cooling system on milk production costs and values received by the producer. The analysis shows that a biogas-fueled Otto-engine electrical generator is the best configuration for a new system, and that the replacement of the electric power purchase for generation on farm is also an interesting alternative, although its payback time is relatively high for Brazilian standards.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bavaresco, Angelita Silveira do Livramento. "Lagoas de aguapés no tratamento terciário de dejetos de suínos /". Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77860.

Texto completo
Resumen
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T08:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T00:35:32Z : No. of bitstreams: 1 139690.pdf: 12834984 bytes, checksum: 93bd80cf6979344684e21ade614ea9e9 (MD5)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Frigo, Késia Damaris de Azevedo. "Influência de modulador biológico no tratamento de dejetos suínos em biodigestores". Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3498.

Texto completo
Resumen
Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-03-08T17:31:16Z No. of bitstreams: 2 Kesia_Frigo2017.pdf: 1127031 bytes, checksum: eb8d084e7cf0e47d5e96562b707635f3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-08T17:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kesia_Frigo2017.pdf: 1127031 bytes, checksum: eb8d084e7cf0e47d5e96562b707635f3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The waste from the production of swine and inadequate management of these wastes pose a major risk to the environment. With the need to modernize treatment techniques for pig manure using microorganisms and biodigesters, this study aims to verify the influence on the treatment of swine manure when applied a biological modulator and its efficiency in the biodegradability of organic matter submitted in biodigesters. A completely randomized experimental design with two treatments and six replicates was used. The treatments were composed of the untreated shed waste and the shed waste with the treatment. The treatment constituted in the application of the biological modulator in the bays where the animals were installed. From these conditions, two batches were conducted according to the time of 45 and 93 days of confinement of the animals. The results showed that the presence of the biological modulator in the swine manure did not affect the anaerobic digestion in a significant way, the biogas production and biodegradability of the organic matter were not affected.
Os dejetos resultantes da produção de suínos e o manejo inadequado destes resíduos representam um grande risco ao meio ambiente. Com a necessidade de modernizar as técnicas de tratamento para os dejetos suínos utilizando microrganismos e biodigestores este estudo tem por objetivo verificar a influência no tratamento dos dejetos suínos quando aplicado um modulador biológico e a sua eficiência na biodegrabilidade da matéria orgânica submetidos em biodigestores. Utilizou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado, com dois tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram compostos dos dejetos do barracão sem tratamento e os dejetos do barracão com o tratamento. O tratamento constituiu na aplicação do modulador biológico nas baias onde os animais estavam instalados. A partir destas condições, conduziram-se duas bateladas em função do tempo de 45 e 93 dias de confinamento dos animais. Os resultados demostraram que a presença do modulador biológico nos dejetos suínos não afetou a digestão anaeróbica de forma significativa, não foi prejudicado a produção de biogás e a biodegrabilidade da matéria orgânica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Dalavéquia, Máira Aparecida. "Avaliação de lagoas de estabilização para tratamento de dejetos de suínos". Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78478.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T14:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T16:48:44Z : No. of bitstreams: 1 176461.pdf: 33464478 bytes, checksum: ac43a79b7d68d605cbc501d80d53de6f (MD5)
A suinocultura já adequou-se, as mais importantes questões da produção, como genética, manejo, nutrição, ambiência e outros. Mas, a sustentabilidade da atividade permanece como um questão ainda não resolvida. Este fato configurara como uma das mais sérias restrições à sua expansão, face o volume significativo e as características físico-químicas dos dejetos, o que os tornam grande poluidores dos recursos naturais. Várias alternativas tem sido propostas para tratar os dejetos líquidos de suínos, entre elas as lagoas de estabilização, consideradas tecnologias de baixo custo de implantação, operação e apresentam boa eficiência de remoção da matéria orgânica, sólidos, nutrientes, microoganismos patogênicos e de metais pesados. Porém, seu dimensionamento constituí-se um problema, devido à carência de informações sobre os parâmetros de projetos para as várias regiões do Brasil, já que a parâmetros climáticos e disponibilidade de área influenciam grandemente na eficiência deste tipo de tratamento. Este trabalho teve como objetivo a avaliação, através de parâmetros de projetos e condições de funcionamento, de um sistema de lagoas de estabilização para tratamento de dejetos de suínos desenvolvido por Medri (1997) realizado na EMBRAPA-CNPSA - Concórdia. Foram avaliadas três séries de lagoas em seqüência, com diferentes TDH, sendo: - Sistema 1: anaeróbia 1 (35 dias), anaeróbia 2 (46 dias), facultativa (24 dias), aguapé (15 dias), TDH total = 120 dias. - Sistema 2: anaeróbia 1 (35 dias), anaeróbia 2 (30 dias), facultativa 1 (20 dias), facultativa 2 (15 dias), maturação (7 dias), TDH total = 107 dias - Sistema 3: anaeróbia1 (30 dias), anaeróbia 2 (20 dias), facultativa 1(15 dias), facultativa 2 (15 dias), maturação (7 dias), TDH total = 87 dias) O sistema de tratamento foi monitorado através de amostras coletadas nos afluentes e efluentes de cada lagoa que compõe os três sistemas. Os parâmetros analisados foram: DQOt, DQOf, ST, SV, SF, PT, Pf, NTK, CF, pH, temperatura, de acordo com métodos estabelecidos pelo Standard Methods (APHA-AWWA-WEF, 1992) Os resultados obtidos indicam o sistema 3 (87 dias de TDH), como o mais eficiente, apesar do menor TDH em comparação com o sistema 1 e 2, sendo que nas lagoas anaeróbias, as CV de DQOt (Kg DQOt/m3.d), foram: LA-30 = 0,32 e LA-20 = 0,09. Já as CV de SV (kgSV/m3.d), foram: LA-30 = 0,14 e LA-20 = 0,07. As CS de DQOt (kg DQOt/ha.d) obtidas no sistema 3, foram: LF-15 (1) = 265; LF-15 (2) = 230; LM-7 = 185. Este sistema apresentou as seguintes constantes de degradação em termos de DQOt, K (d-1): LA-30 = 0,151, LA-20 = 0,016, LF-15(1) = 0,010, LF-15 (2) = 0,016 e LM-7 =0,026.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cazarré, Marcus Macedo. "Otimização de lagoas anaeróbias para o tratamento de dejetos de suínos". Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80285.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-18T12:24:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T21:24:54Z : No. of bitstreams: 1 175743.pdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
A utilização de lagoas anaeróbias vem tornando-se uma alternativa econômica relevante para o tratamento de dejetos de suínos em situações de suinocultura intensiva. Entretanto, continua-se adaptando parâmetros de outros resíduos para dejetos de suínos sem sucesso, considerando a necessidade de informações específicas e a falta de validação de experimentos com resultados positivos. A origem do trabalho é baseada nos resultados obtidos por MEDRI, (1997), através de estudos em escala real com lagoas anaeróbias para o tratamento de dejetos de suínos. Neste trabalho são apresentados parâmetros cinéticos obtidos durante à avaliação de três sistemas de lagoas anaeróbias em série e escala piloto. O acompanhamento dos sistemas de tratamento foi feito por meio dos seguintes parâmetros: temperatura, pH, DQO, DQOF, ST, SF, SV, NT, NF, PT, PF e coliformes fecais. O sistema 1, testemunha, tentou representar o mesmo sistema proposto por MEDRI (1997), com duas lagoas anaeróbias em série somando 81 dias de tempo de detenção hidráulica (TDH). Nos sistemas 2 e 3, as lagoas anaeróbias de estabilização tiveram menores TDH, 65 e 50 dias respectivamente. Os resultados não indicaram aproximação do sistema 1 com o modelo proposto por MEDRI (1997). O sistema 2 obteve os melhores resultados médios totais de eficiência de remoção de DQO (76,42%), DQOF (74,85%), NF(30,7%), ST(54%)e SV(71,91%). Através da relação entre o material filtrado e não filtrado foi possível estimar a presença da fração solúvel dos dejetos nos reatores dos três sistemas. Os três sistemas tiveram tendência de estabilização aos 209 dias de experimentação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Alves, Rui Guilherme Cavaleiro de Macêdo. "Tratamento e valorização de dejetos da suinocultura através de processos anaeróbios". Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90693.

Texto completo
Resumen
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental
Made available in DSpace on 2012-10-23T14:11:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 257761.pdf: 1763816 bytes, checksum: 3e9ccd12103b7e18272c9bdc0253a135 (MD5)
Neste trabalho foram operados e avaliados diversos reatores de digestão anaeróbia construídos em escala real numa propriedade de média produção de suínos, sob condições climáticas do sul do Brasil. O caráter inovativo do trabalho foi assegurado pela configuração do tratamento do efluente clarificado através da seqüência lagoa de decantação ' lagoa anaeróbia ' reator UASB. Uma parcela dos sólidos sedimentados na lagoa de decantação, correspondente a vazão de 0,86 m3/dia, alimentou um biodigestor de lodo. A operação do sistema de tratamento se deu em duas fases, chamadas FASE 1 - de Alta Carga - e FASE 2 - de Baixa Carga, caracterizadas pela diminuição das vazões de alimentação do sistema de tratamento, de 9,0 m3/dia para 6,8 m3/dia. As cargas aplicadas (COV) nos reatores foram de 0,07 kg SVT/ m3.dia, na lagoa anaeróbia; 1,27 - 1,51 kg DQO/m3.dia, no reator UASB; e 0,79 - 1,22 kg ST/m3.dia, no biodigestor de lodo. A lagoa de decantação foi operada com taxa de aplicação superficial (TAS) de 0,13 - 0,18 m3/m2.dia. O sistema de tratamento apresentou eficiência de remoção de DQO variando de 82 a 85%, de DBO, de 89 - 93%, de ST, de 21,7 - 55,3% e de Ssed, de 98,6 a 99,5%. No biodigestor de lodo as eficiências de remoção da DQO e DBO foram de 51 - 71% e de 58 - 82%, respectivamente; a produção média de biogás foi de 6,26 m3/dia, com produção específica de 0,17 m3 biogás/kg ST.dia. A partida dos reatores com inóculo de dejetos suínos foi considerada improdutiva. A taxa de crescimento da biomassa nos reatores foi de 0,047, 0,030 e 0,163 kg SVT/m3.dia, para a lagoa anaeróbia, reator UASB e biodigestor de lodo, respectivamente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Schmidt, Veronica. "Sobrevivência de microorganismos mesófilos e perfil físico-químico em estação de tratamento de dejetos suínos". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/3456.

Texto completo
Resumen
As variáveis físicas, químicas e microbiológicas de um sistema de lagoas interligadas para o tratamento de dejetos suínos foram avaliadas. O sistema, composto por sete lagoas em séries (duas anaeróbias, uma facultativa, uma com aeração mecânica e três aeróbias), está localizado no sul do Brasil e recebe dejetos de cerca de 4.000 matrizes e 30.000 suínos em crescimento e terminação. Foram realizadas 20 coletas quinzenais, em sete pontos ao longo do sistema de tratamento. Verificou-se a existência de diferença significativa (p<0,05) na quantidade de fosfato (PO4), nitrato (NO3), fósforo total (PT), sólidos totais (ST) e sólidos voláteis (SV) entre os pontos iniciais do sistema, os quais são anteriores ao tratamento propriamente dito, e as demais fases do processo. A maior redução dos parâmetros analisados ocorreu após as lagoas anaeróbias, havendo uma contínua diminuição dos mesmos no decorrer do processo (p<0,05). As reduções observadas foram de 97,5% para Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), 97,2% para Demanda Bioquímica de Oxigênio (DQO), 74,8% PO4, 91,2% NO3, 70% PT, 77,4% ST, 86,7% SV, 99% de Coliformes Totais (CT) e 99% de Coliformes Fecais (CF) comparando-se os valores médios no início e no final do sistema. O sistema demostrou, ainda, ser eficaz no controle de Salmonella sp. Das 20 coletas realizadas, foi possível isolar Salmonella sp. em 13 coletas no ponto correspondente ao início do sistema de tratamento e em apenas uma no ponto final do mesmo. Ao lado disto, verificou-se modificação da microbiota mesófila aeróbia ao longo do sistema onde, no afluente predominaram microorganismos Gram negativos com características de enterobactérias e no efluente, cocos Gram positivos catalase negativos. Entretanto, não houve redução significativa no número de unidades formadoras de colônias de mesófilos aeróbios ao longo do sistema. Das 161 amostras de Salmonella Typhimurium e 186 amostras de Escherichia coli isoladas, determinou-se o perfil de resistência pelo método de difusão em ágar, usando 14 antimicrobianos. Observou-se resistência contra sulfonamida (99,5% e 100%), tetraciclina (97,3% e 99,4%), ampicilina (96,8% e 76,4%), estreptomicina (96,2% e 90,1%), sulfa/trimetoprima (95,2% e 84,5%), ácido nalidíxico (82,8% e 77,6%), cloranfenicol (70,4% e 29,2%), cefaclor (71,5% e 25,5%), neomicina (38,2% e 5%), gentamicina (37,1% e 6,2%), tobramicina (35,5% e 13,7%), ciprofloxacina (30,1% e 0%), amoxacilina/ácido clavulânico (11,8% e 5%) e amicacina (9,1% e 3,7%) para E. coli e Salmonella respectivamente, sendo que todas as amostras de Salmonella foram sensíveis à ciprofloxacina. A resistência a quatro ou mais antimicrobianos foi observada em 99,5% das amostras de E. coli e 94,5% das amostras de Salmonella. O padrão de multiresistência foi mantido ao longo do sistema, apesar de verificar-se uma tendência à menor resistência nas amostras de E. coli isoladas após a passagem pelas lagoas aeróbias. As amostras, tanto da afluente como do efluente do sistema, apresentaram grande variabilidade nos perfis de resistência.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Sardá, Luana Goulart. "Compostagem como alternativa de tratamento de dejetos suínos e a redução da emissão de gases poluentes". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103234.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2009.
Made available in DSpace on 2013-07-16T03:44:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 269442.pdf: 1073689 bytes, checksum: e15654c656e62e6981ee0d16d95c868a (MD5)
A produção intensiva de suínos gera grande quantidade de resíduos nas regiões produtoras que, com manejo inadequado dos dejetos e a falta de padronização das instalações, vêm provocando graves problemas ambientais e desconforto à população ao redor. O manejo dos resíduos da suinocultura normalmente acontece na forma líquida, o que causa poluição do solo, da água e do ar. A poluição do ar está diretamente ligada a emissão de gases poluentes, tais como metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), os quais contribuem para o aumento efeito estufa, e também o gás sulfídrico (H2S) que está relacionado com o fenômeno das chuvas ácidas e a volatilização da amônia (NH3) que pode alterar o equilíbrio dos ecossistemas com a proliferação de espécies vegetais e causar eutrofização em corpos d'água. O H2S e a NH3 são gases responsáveis pela emissão de maus odores, que, por sua vez, podem ser tóxicos e prejudiciais à população ao redor das zonas de produção. O presente trabalho aborda a questão da emissão de gases a partir do manejo dos dejetos suínos, através da comparação do perfil de emissão de gases (CH4, CO2 e H2S) entre o manejo sólido e líquido dos dejetos suínos. O trabalho também avalia e compara os perfis de emissões de gases (CH4, CO2 e NH3) da compostagem de dejetos suínos com diferentes substratos (na sua composição) (palha, maravalha e misturas de palha + maravalha). Os ensaios foram implantados no campo experimental da Embrapa Suínos e Aves, localizada no município de Concórdia (SC). Através dos resultados demonstra-se que houve uma redução de até 7 vezes na emissão de metano com a utilização do manejo sólido dos dejetos suínos (compostagem) enquanto a emissão de H2S foi inexpressiva. A utilização de diferentes substratos na compostagem a partir de dejetos de suínos mostrou que os níveis de emissões de C-CH4 permaneceram mais baixas nos tratamentos que continham palha e maravalha na composição das leiras de compostagem, quando comparados com o uso de apenas palha ou maravalha como substratos, e os tratamentos sem ou com menor proporção de palha apresentaram níveis menores de volatilização de NH3. Dessa forma, o manejo dos resíduos na forma sólida, através do uso da compostagem, reduz os impactos ambientais pela mitigação do efeito estufa e a redução de odores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Tratamento e uso de dejetos"

1

Paul, Luiz Gonzaga. DFT--dicionário de formas de tratamento: Guia para o uso das formas de tratamento do português em correspondência formal. Porto Alegre: AGE Editora, 2008.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Domingos, Tânia Regina Eduardo. Pronomes de tratamento do português do século XVI: Uma gramática de uso. São Paulo, SP, Brasil: Annablume, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Camila de. O Uso das Plantas Medicinais No Tratamento Da Fertilidade. Independently Published, 2020.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato. Airton Kunz, Ricardo Luis Radis Steinmetz, André Cestonaro do Amaral (editores Técnicos), 2019. http://dx.doi.org/10.21452/978-85-93823-01-5.2019.01.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

CLÁUDIA DE MACÊDO VIEIRA, ANA, SILVIANE DOS REIS ANDRADE BARROS, THACID KADERAH COSTA MEDEIROS, PAULA SABINO DE CARVALHO, ANA PAULA RIBEIRO DE CARVALHO FERREIRA, FILIPE DOS SANTOS SOARES, JOÃO PAULO GUEDES NOVAIS et al. MANUAL SOBRE USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS - Volume 2. Cerceau, 2020. http://dx.doi.org/10.17655/9786500151138.

Texto completo
Resumen
O uso de plantas medicinais no Brasil é uma prática comum, passada através de gerações e fruto da miscigenação do povo brasileiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população nos países em desenvolvimento dependam da medicina tradicional para suas necessidades básicas de saúde. No entanto, muitas plantas são usadas de forma inadequada, não levando em conta possíveis efeitos tóxicos, além da coleta ser feita de modo inadequado, podendo levar à extinção da espécie vegetal. Isso levou à criação, pelo Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, o qual conta com uma série de objetivos visando: “garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável e da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional”. Em 2009 foi divulgada a lista de “Plantas Medicinais de Interesse ao SUS”, que incluiu uma relação de 71 espécies nativas e cultivadas em pelo menos uma das regiões do território brasileiro, com o intuito de orientar estudos e pesquisas que possam subsidiar a elaboração da lista de plantas medicinais e fitoterápicos a serem disponibilizados para uso da população com segurança e eficácia comprovadas para o tratamento de determinada doença. Em 2012 teve início um projeto de longa duração desenvolvido em parceria do Laboratório de Farmacobotânica (LabFBot) da Faculdade de Farmácia da UFRJ com diversas entidades dos municípios de Magé e Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do Comitê Gestor da Microbacia do Rio Cachoeira Grande (COGEM). O LabFBot desenvolve na região o projeto de extensão intitulado ¨Uso e cultivo racionais de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANC) pelos agricultores de Magé e Guapimirim, RJ. Até 2018 havia uma parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET-Farmácia) realizado por docentes e discentes da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob coordenação da Profa Ana Cláudia de Macêdo Vieira. O projeto de extensão conta ainda com a parceira da EMATER-RIO, atuante nas regiões de Magé e Guapimirim, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Cachoeira Grande (APPCG) e do COGEM, que envolvem os agricultores da microbacia do Rio Cachoeira Grande e a Prefeitura Municipal de Magé, através de sua Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento. Este projeto está em desenvolvimento desde 2012 e visa a aproximação da academia à população, com trocas de informações entre extensionistas, agricultores e pesquisadores para aprimoramento dos conhecimentos técnicos e científicos deles em temas relacionados a uso e cultivo de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Brito, Higor Costa de, Manoel Mariano Neto da Silva, Yáscara Maia Araújo de Brito, Lindon Johnson Pontes Portela y Jessica Kaori Sasaki. Meio ambiente e sustentabilidade: pesquisa, reflexões e diálogos emergentes. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mas481.1121-0.

Texto completo
Resumen
Devido às modificações no comportamento humano, em especial na maneira de produzir e consumir bens, nota-se uma série de modificações ambientais, das quais se destacam a intensificação da poluição ambiental, o esgotamento dos recursos naturais e consequente degradação dos ecossistemas, a ampliação dos conflitos e desigualdade social, além do aumento progressivo das temperaturas do planeta. Ao tratar do Brasil, esta crise sanitária, deflagrada globalmente, é impulsionada pela crise política. Desta maneira, as políticas ambientais e sociais são gradualmente corroídas, culminando em graves retrocessos. Dentre os fatores mais relevantes, podese citar a invasão de terras indígenas, a expansão das atividades de mineração desenvolvidas de ilegalmente, violações às leis ambientais e aos direitos humanos, perdas da qualidade de vida e o aumento do desmatamento. Tais questões, por sua vez, exigem da sociedade, em especial daqueles que desenvolvem a ciência, críticas e soluções para o enfrentamento desse quadro de irregularidades. Assim, o livro “Meio ambiente e sustentabilidade: pesquisa, reflexões e diálogos emergentes” contempla dois volumes que reúnem uma coletânea de 73 capítulos que permitem aos leitores o encadeamento de ideias e reflexões sobre o meio ambiente, abordando meios de convivência sustentável face ao uso dos mais diversos recursos naturais existentes. São elencadas as problemáticas já instauradas como também soluções resolutivas e mitigadoras. O primeiro volume trata das leis ambientais associadas à sustentabilidade, destacando a necessidade da educação ambiental e os riscos atrelados à sua ausência. Conta também com a temática do uso de fertilizantes, que impulsionam a produtividade agrícola, com destaque para a cultura de soja. Esse uso tem como impacto a poluição do solo e da água, sendo necessário o tratamento de efluentes provenientes dessa produção, assunto também abordado ao longo dos capítulos. Já o segundo volume, dá espaço ao estudo das áreas verdes e do conforto ambiental que estas proporcionam, com enfoque ao planejamento urbano. Por conseguinte, são abordadas as fontes de energias renováveis, a produção de alimentos, a ecologia e suas diversas paisagens, as mudanças climáticas e os impactos a elas associados. Os trabalhos apresentados denotam revisões bibliográficas e estudos empíricos sobre os temas citados. Os organizadores do livro, assim como os autores dos capítulos, esperam que os trabalhos aqui apresentados possam contribuir para a construção de novas reflexões e pesquisas orientadas à sustentabilidade ambiental. Desejamos a todos uma boa leitura!
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Brito, Higor Costa de, Manoel Mariano Neto da Silva, Yáscara Maia Araújo de Brito, Lindon Johnson Pontes Portela y Jessica Kaori Sasaki. Meio ambiente e sustentabilidade: pesquisa, reflexões e diálogos emergentes. 2a ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mas498.2121-0.

Texto completo
Resumen
Devido às modificações no comportamento humano, em especial na maneira de produzir e consumir bens, nota-se uma série de modificações ambientais, das quais se destacam a intensificação da poluição ambiental, o esgotamento dos recursos naturais e consequente degradação dos ecossistemas, a ampliação dos conflitos e da desigualdade social, e o aumento progressivo das temperaturas do planeta. Ao tratar do Brasil, esta crise sanitária, deflagrada globalmente, é impulsionada pela crise política. Desta maneira, as políticas ambientais e sociais são gradualmente corroídas, culminando em graves retrocessos. Dentre os fatores mais relevantes, podese citar a invasão de terras indígenas, a expansão das atividades de mineração desenvolvidas de ilegalmente, violações às leis ambientais e aos direitos humanos, perdas da qualidade de vida e o aumento do desmatamento. Tais questões, por sua vez, exigem da sociedade, em especial daqueles que desenvolvem a ciência, críticas e soluções para o enfrentamento desse quadro de irregularidades. Assim, o livro “Meio ambiente e sustentabilidade: pesquisa, reflexões e diálogos emergentes” contempla dois volumes que reúnem uma coletânea de 73 capítulos que permitem aos leitores o encadeamento de ideias e reflexões sobre o meio ambiente, abordando meios de convivência sustentável face ao uso dos mais diversos recursos naturais existentes. São elencadas as problemáticas já instauradas como também soluções resolutivas e mitigadoras. O primeiro volume trata das leis ambientais associadas à sustentabilidade, destacando a necessidade da educação ambiental e os riscos atrelados à sua ausência. Conta também com a temática do uso de fertilizantes, que impulsionam a produtividade agrícola, com destaque para a cultura de soja. Esse uso tem como impacto a poluição do solo e da água, sendo necessário o tratamento de efluentes provenientes dessa produção, assunto também abordado ao longo dos capítulos. Já o segundo volume, dá espaço ao estudo das áreas verdes e do conforto ambiental que estas proporcionam, com enfoque ao planejamento urbano. Por conseguinte, são abordadas as fontes de energias renováveis, a produção de alimentos, a ecologia e suas diversas paisagens, as mudanças climáticas e os impactos a elas associados. Os trabalhos apresentados denotam revisões bibliográficas e estudos empíricos sobre os temas citados. Os organizadores do livro, assim como os autores dos capítulos, esperam que os trabalhos aqui apresentados possam contribuir para a construção de novas reflexões e pesquisas orientadas à sustentabilidade ambiental. Desejamos a todos uma boa leitura!
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Tratamento e uso de dejetos"

1

Sbizarro, Mariana, Tatiane Cristina Dal Bosco, Kátia Valéria Marques Cardoso Prates, Pedro Henrique Presumido, Ana Alicia de Sá Pinto y Andressa Vitória Duarte de Souza. "Tratamento de dejetos ovinos, bovinos e palha-de-açúcar via vermicompostagem". En Compostagem e vermicompostagem de resíduos sólidos: resultados de pesquisas acadêmicas, 45–68. Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/9788580392371-02.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Paz Neta, Eulalia Barbosa da, Bianca Marques de Sousa, Brenda Mariana do Nascimento Rocha, Bruna Marques Brito, Caio Coelho Machado Pereira, Cairo de Almeida Varão, Demerval de Morais Machado Neto et al. "O USO DO CANABIDIOL NO TRATAMENTO EPILÉPTICO". En Ações de Saúde e Geração de Conhecimento nas Ciências Médicas 5, 150–62. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.09820270716.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lima, Thuane Teixeira, Brenda de Carvalho Resende Mergulhão y Ana Soraya Lima Barbosa. "USO DE GESTRINONA NO TRATAMENTO DE ENDOMETRIOSE". En Ciências da Saúde: desafios, perspectivas e possibilidades - Volume 1, 70–82. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210504583.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Ionara Pontes da, Bruna Rafaela Viana Macêdo, Maria de Fátima de Carvalho Calaça, Paloma Lima de Meneses y Gabriel Mauriz de Moura Rocha. "USO DO LASER NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS DIABÉTICAS". En A Função Multiprofissional da Fisioterapia 2, 235–41. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.34519231025.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Campos, Larissa Pires de, Maria Alejandra Vallejo Rua y Iara Lúcia Tescarollo. "USO DE CANNABIS NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR". En Expansão do Conhecimento e Inovação Tecnológica no Campo das Ciências Farmacêuticas, 117–25. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.06120210911.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Siqueira, Pedro Eduardo Calixto y João Paulo de Melo Guedes. "USO DA FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA NO TRATAMENTO DE NEOPLASIAS". En Medicina: Esforço Comum da Promoção da Saúde e Prevenção e Tratamento das Doenças 3, 220–29. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.07621090221.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Pedro Rosal Miranda, João, Anderson Matheus de Lima Barbosa, Caio Coelho Machado Pereira, José Roberto Oliveira de Carvalho y Eduardo de Carvalho Borges. "USO DE ANTICORPOS MONOCLONAIS NO TRATAMENTO DA MIGRÂNEA". En Science e saúde: CIÊNCIA E ATUALIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE, VOLUME 7. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c20212847300.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Maira Rebeca de Alencar Costa, Bruno Abilio da Silva Machado, Lidiane Sousa da Costa, Cleisla Emanuelly Medeiros Rodrigues, Jefferson Pedro Sousa Magalhães, Delzuita dos Santos, Carla Patrícia Moreira Falcão, Daniel Lopes Araújo y Francilene Vieira da Silva Freitas. "USO DA ROMÃ NO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER". En Produtos Naturais e Suas Aplicações: da comunidade para o laboratório, 293–300. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210102878.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Ellwanger, Eunice Helena y Marcelo Luis Kronbauer. "VERMICOMPOSTAGEM COMO FILTRO PARA TRATAMENTO DE BIOFERTILIZANTE OBTIDO DA BIODIGESTÃO DE DEJETOS DA BOVINOCULTURA". En Avaliação, Diagnóstico e Solução de Problemas Ambientais e Sanitários, 169–74. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.29320250819.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Camargos, Gustavo Leite y Alexandre Augusto Macêdo Corrêa. "O USO DA AURICULOACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA". En Bases conceituais da saúde 4, 87–103. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.35019150210.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Tratamento e uso de dejetos"

1

Romagnoli, Viviane Évany, Daniel Nogueira, Francícero Araújo, Luis Fernando Fiori Castilho y Rogério Meireles. "UTILIZAÇÃO DE ESTERCO BOVINO COMO FONTE DE ENERGIA". En II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1262.

Texto completo
Resumen
Introdução: No cenário científico, há uma discussão no que se diz respeito às mudanças no modelo energético em vigor, de energia fóssil e nuclear para um sistema que inclua fontes de energias limpas, alternativas e renováveis, pois, o atual modelo energético vem se desgastando, principalmente com os recentes desastres ecológicos, e o surgimento da triste conclusão que muitas mudanças climáticas são ocasionadas pela poluição. A utilização de biodigestores contribui em grande parte para a integração de atividades agropecuárias, aproveitando dejetos de animais, que na maioria das vezes são descartáveis ou utilizados apenas como fertilizantes na propriedade rural, convertendo-o em vertentes para o desenvolvimento sustentável: energia renovável e de fácil acesso. Tal meio de produção de energia, provoca uma transformação de produtos, organização da produção, e melhora da logística de comercialização. Objetivos: Assim, o principal objetivo do presente trabalho é analisar a produção de energia sustentável, por meio do aproveitamento de esterco bovino, como um fator que pode trazer grandes benefícios para o agronegócio. Material e métodos: Quanto à abordagem, optou-se por uma análise teórica, ancorada nos seguintes procedimentos: Pesquisa Bibliográfica a partir da revisão de literatura sob a temática abrangendo enciclopédias, coleções, livros, artigos, revistas e jornais on-line, retirados de Bibliotecas digitais de instituições como PUC e USP, enquanto a pesquisa documental valeu-se de informações colhidas de trabalhos públicos e privados. Resultados: A geração de energia elétrica por meio de biodigestores e geradores adaptados é viável tecnicamente e economicamente, principalmente para ser utilizado em propriedades rurais, desde que sejam utilizadas corretamente as técnicas de correção dos resíduos de bovinos e biogás. Assim, pode-se acrescentar um aumento significativo na produção de energia. Conclusão: Podemos concluir, que focando na produção de bovinos, a utilização dessa técnica pode gerar renda extra ao produtor, mesmo antes da comercialização do produto principal, aumentando assim os rendimentos e estimulando o potencial produtivo da propriedade. Considerando os impactos ambientais, o biodigestor é totalmente sustentável, visto que é um método de tratamento de resíduos, promovendo assim um desenvolvimento contínuo, se direcionado de forma eficiente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Melges, A., V. Hlenka, A. Sandmann, G. Santos, F. Silva y L. Hellmann. "VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL DO USO DE DEJETOS SUÍNOS PARA A ADUBAÇÃO". En III Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/INCT-EI, 2015. http://dx.doi.org/10.12702/iii.inovagri.2015-a255.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

dilcio rocha, jose, Daniela Tatiane de Souza y Rafael Souza Pedrão. "AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE DEJETOS SUÍNOS USANDO BIODIGESTORES NO ESTADO DE SANTA CATARINA". En 59º Congresso da SOBER e 6º EBPC 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/soberebpc2021.340760.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Nascimento, Matheus y Eduardo Albuquerque. "Uso de gamification para melhorar adesão a tratamento". En XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5889.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento sobre as dificuldades em adesão a tratamento e o uso de gamification na área da saúde. Um sistema é proposto para adaptar e aplicar técnicas de gamification para o caso específico de hipertensão, com foco em aumentar a motivação intrínseca.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bittencourt, Mariana Lemos Meyer, Vera Lígia Oliveira Valente, Emília Alcântara Moreira, Camila Barbosa Rodrigues y Yara de Fátima Hamú Castanheira. "USO DA TOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DA ENXAQUECA". En I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/649.

Texto completo
Resumen
Introdução: A enxaqueca é caracterizada como crises de cefaleia com frequência variada que impacta negativamente nos âmbitos físico, emocional e socioeconômico do indivíduo que a possui. Objetivo: Este trabalho busca entender o mecanismo de ação da toxina botulínica no tratamento profilático da enxaqueca. Material e métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nas bases Pubmed, SciELO e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar de 2012 a 2019. Resultados: A dor da enxaqueca é proveniente da liberação de neurotransmissores e neuropeptídeos inflamatórios como CGRP, SP e glutamato que estimulam via do nervo trigêmeo pela ativação de receptores e canais iônicos através do cloreto de potássio e capsaicina. A toxina botulínica é capaz de inibir e reduzir a liberação de SP e CGRP respectivamente devido a clivagem da SNAP-25 pela cadeia leve da toxina. Estudos realizados em pacientes diagnosticados com enxaqueca crônica demonstraram redução sérica de CGRP em 1 mês após as aplicações, ou seja, foi possível concluir o efeito anti-nociceptivo da OBOT-A, inibindo a sensibilização periférica e diminuindo a sensibilização central. A dose aplicada irá variar de acordo com a gravidade da cefaleia, sendo recomendada a infiltração bilateral em 31 pontos, podendo chegar a 39 pontos, dos músculos: prócero, corrugador, frontal, temporal, occipital, paraespinal cervical e trapézio, sendo que há diferentes protocolos para administração de OBOT-A com o objetivo de atingir ramos dos nervos trigêmeos e occipital para atenuar a dor crônica. Conclusão: A toxina botulínica é capaz de cessar a sensibilização periférica e central provocada pela enxaqueca. Portanto, é importante quando for atuar na aplicação deste injetável, ter conhecimento do mecanismo de ação e da técnica utilizada para que possam aperfeiçoar as estratégias e auxiliar no tratamento dos portadores desta patologia, tendo em vista que esta condição influencia significativamente na qualidade de vida daqueles que a possuem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Linhares, Kallyny, Kerolayne da Silva, Carolina da Silva Ponciano, Edson Pontes, Maria de Lima y Francinalva de Medeiros. "Avaliação do Uso da Camomila no Tratamento da Ansiedade". En XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674468.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Tavares, Fábio Júlio y Elias Márcio Tavares. "ESTUDO DA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DE ORIGEM ANIMAL EM PROPRIEDADES RURAIS PARA A PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS". En I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1695.

Texto completo
Resumen
Introdução: As atividades agropecuárias têm apresentado um crescimento acentuado no Brasil, onde os aglomerados de animais diversos geram elevado volume de dejetos altamente concentrados em nutrientes, contudo, esses resíduos têm sido um fato agravante do contexto ambiental quando não são destinados a locais adequados após os devidos processamentos. Desse modo, com a demanda crescente de fertilizantes nas culturas vegetais, sendo muitas vezes limitada pela escassez de matéria-prima nas formulações químicas sumamente minerais, surge alternativamente a possibilidade de produção de fertilizantes organominerais através do processamento de dejetos animais combinados a insumos de aprimoramento composicional nas instalações de propriedades administrativas rurais. Objetivo: Analisar a possibilidade de ampliação e difusão produtiva de formulações químicas a partir de dejetos de origem animal, como alternativa às composições de fertilizantes integralmente minerais. Investigar estratégias de produção autossustentável no contexto econômico da empresa. Material e Métodos: A fim de contextualizar a pesquisa ao campo da sustentabilidade ambiental em propriedades rurais, foram realizadas consultas em informes periódicos especializados em produções científicas agropecuárias e agroecológicas, em dados de análises prévias e artigos científicos em tais áreas, bem como aplicações dessas pesquisas em observações experimentais de campo. Resultados: Após observações do tratamento de dejetos de origem animal em propriedades rurais, no que diz respeito ao destino desses substratos, foi notória a necessidade de adequação produtiva, havendo, não obstante, elevada possibilidade de implantação de técnicas de processamento dos resíduos para a produção de fertilizantes organominerais, sendo o método de usinagem, aplicando o revolvimento e controle termodinâmico do subproduto e adição de compostos sólidos granulados, adequando as condições necessárias para garantir a qualidade do produto final. Conclusão: Conclui-se, enfim, que, após análise minuciosa do cenário agroprodutivo atual no Brasil e a destinação dos resíduos animais, é possível desenvolver projetos de produção de adubos organominerais de formas sustentáveis e economicamente viáveis, a fim de otimizar a capacidade produtiva em propriedades rurais, visando a assertividade de investimentos e sofisticação na destinação de recursos, resultando em agroecologia sustentável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Bruno Da Silva, Sthéferson, Tiago Santos e Souza y Maria Rejane Borges de Araújo. "MONITORAMENTO DA POTENCIALIDADE DAS LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE DEJETOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA". En I Congresso Virtual de Estudantes e Profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitária. Goiânia, Goiás: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/convepeas.270950.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pontes, Edson, Gabriela Santos, Danielly Melo y Camila Bertozzo. "Efeitos Adversos do Uso de Orlistat no Tratamento da Obesidade". En XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674638.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Yudice, Eliana, Rute Col, Elaine de Mattos, Vilma dos Santos Menezes Gaiotto Daros, Fernanda Farias, Marcos Guilherme, Edilene Vieira et al. "o Uso de Prebiótico e Probiótico no Tratamento da Obesidade". En XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674883.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía