Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Análise da conversação.

Artykuły w czasopismach na temat „Análise da conversação”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Análise da conversação”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Silva, Luiz Antônio da. "Análise da Conversação e oralidade em textos escritos". Filologia e Linguística Portuguesa 17, nr 1 (21.06.2015): 131. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p131-155.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>Marcuschi (1977) ressalta que a oralidade é um importante tópico a ser desenvolvido na sala de aula, mas, infelizmente, tem sido deixado de lado, pois professores e responsáveis pelo ensino não consideram a importância da oralidade no ensino de língua materna. A razão principal é o foco que é dado ao ensino de língua nas escolas brasileiras: a escola existe para ensinar a escrever e escrever bem. Apesar dos avanços dos estudos linguísticos sobre fala e escrita; apesar das contribuições da Sociolinguística e da Análise da Conversação; apesar dos preconceitos vencidos, especialmente sobre a distinção rigorosa entre as duas modalidades, há, ainda, um percurso a vencer. Dessa forma, é produtivo trazer à tona a discussão sobre fala e escrita. Decorridos vários anos da constatação de Marcuschi (1977), autores de livros didáticos, professores, pesquisadores e responsáveis pelo ensino de língua portuguesa têm outra postura teórica, mas, na prática, ainda, há muito que avançar, pois a escrita continua a ser o foco do ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras. Tudo indica que boa parte dos professores conhece a teoria, mas eles têm dificuldades na prática do cotidiano escolar. Este trabalho tem por objetivo analisar marcas de oralidade ou <em>efeitos de oralidade</em> em textos literários escritos, mais precisamente em diálogos produzidos. A partir dessas análises, busca-se dar subsídios ao professor de língua portuguesa, a fim de que ele possa trabalhar de forma coerente e produtiva. Para ilustrar nossas observações, escolhemos fragmentos de crônicas do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, publicadas em três obras: <em>Comédias para se ler na escola,Sexo na cabeça </em>e<em> Amor Veríssimo</em>.</p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Frazão, Elisiane Araújo dos Santos, i Veraluce Da Silva Lima. "Análise da conversação no Brasil: os desdobramentos de um campo de formação multidisciplinar". Entrepalavras 7, nr 2 (25.11.2017): 622. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.622-637.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
: O presente trabalho pretende fazer uma incursão exploratória no cenário teórico em que brotaram as primeiras pesquisas que colocaram em relevo os estudos da língua falada para fins de conversação, bem como mostrar alguns caminhos por onde trilham essas pesquisas, dada a emergência da atual sociedade conectada. Dessa forma, explicitaremos as principais disciplinas, pesquisadores e perspectivas sob os quais se formou a Análise da Conversação, um campo de domínio multidisciplinar, que, segundo Kerbrat-Orecchioni (2006), tem sua unidade feita de postulados fundamentais e não de um conjunto unificado de proposições. Em seguida, com base em Leite e Negreiros (2014), apresentaremos alguns dos pressupostos teórico-metodológicos presentes nas duas vertentes em que se configura a Análise da Conversação aqui no Brasil. Por fim, discorreremos sobre os novos desdobramentos dos estudos da conversação face a face na era digital, pontuando algumas perspectivas que têm norteado as pesquisas desenvolvidas em solo brasileiro. É uma pesquisa de natureza qualitativa, de nível exploratório e descritivo, para a qual utilizamos o levantamento bibliográfico como técnica de coleta de dados. Os resultados sugerem que a Análise da Conversação é um campo ainda extremamente produtivo, apesar do muito que já foi explorado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Rodrigues, Maria das Graças Soares, i João Gomes da Silva Neto. "O GT Linguística do Texto e Análise da Conversação". Filologia e Linguística Portuguesa 17, nr 1 (21.06.2015): 9. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p15-16.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Recuero, Raquel. "Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet". Revista FAMECOS 16, nr 38 (14.05.2009): 118. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5309.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho busca discutir como o estudo das redes, a partir dos sites de redes sociais na Internet, pode ser realizado através da análise da conversação. Apontamos, a partir de uma discussão teórica, como a conversação pode ser utilizada para mapear essas redes. Discutimos categorias-chaves a partir dos aspectos semânticos e estruturais da conversação, cuja análise dos elementos pode oferecer pistas sobre como compreender os laços e o capital social construído pelos atores. Discutimos também que o estudo das redes através da conversação oferece pistas importantes a respeito da rede dita “viva” ou “emergente” nesses sites, ao contrário do estudo único dos links trocados entre os indivíduos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Mira, Caio. "CONVERSAÇÃO NAS AFASIAS: UMA ANÁLISE DO TÓPICO DISCURSIVO E DO TURNO CONVERSACIONAL SOB A PERSPECTIVA TEXTUAL-INTERATIVA". Linguagem em (Dis)curso 16, nr 1 (kwiecień 2016): 133–52. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-160107-4015.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo tem como objetivo analisar excertos de uma interação de um grupo de convivência entre afásicos e não afásicos para demonstrar os desdobramentos do tópico discursivo e do turno conversacional. Para alcançar este objetivo, a abordagem teórica deste trabalho está fundamentada na perspectiva textual-interativa, desenvolvida na interface entre a Linguística Textual e a Análise da Conversação. As análises demonstram que os participantes afásicos do grupo, ao serem inseridos em situações conversacionais, atuam nas trocas dos turnos conversacionais e no desenvolvimento tópico, contribuindo para o engajamento e manutenção da conversação. Esses resultados possibilitam observar que, mesmo diante dos inegáveis déficits linguísticos que as afasias acarretam, os afásicos demonstram que o conhecimento das regras da conversação não está destruído ou perdido em decorrência da afecção do sistema linguístico, e reconhecem a configuração textual-interativa da conversação, manifestada pelas movimentações do tópico e pelas dinâmicas de turno.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Bacan Zani, Juliana, i Luzia Bueno. "O ISD, a Análise da Conversação e os Meios não-linguísticos". Veredas - Revista de Estudos Linguísticos 21, Especial (13.09.2019): 615–40. http://dx.doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28027.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste trabalho, procuramos apresentar uma proposta de articulação do quadro de análise do ISD(BRONCKART, 1999/2009, 2006, 2008, 2013) com a inclusão de aspectos tratados na Análise da Conversação(MARCUSCHI 2001, 2003; KOCH 2007, 2012) e dos aspectos não linguísticos (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004/2013; OIDA, 2001; KANAPP, 1999), a fim de se proceder ao estudo e ensino de gêneros orais. Para isso, exporemos a análise dos dados gerados em uma situação de ensino e aprendizagem do gênero comunicação oral em eventos científicos na área de Educação, produzidos durante um minicurso realizado em um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação. Este trabalho reforça que, para desenvolver o letramento acadêmico, é preciso procurar repensar os aportes teóricos existentes e buscar articulação com outros a fim de compreender melhor os gêneros para apresentá-los aos alunos. O ISD já tem um importante papel no tocante à escrita para os trabalhos com o letramento, e poderá, com essa proposta de articulação, contribuir também fortemente para o letramento acadêmico, sobretudo dos gêneros orais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Carvalho, Emilia Campos de. "ANÁLISE DO DISCURSO DA EQUIPE DE SAÚDE E PACIENTE". Revista da Escola de Enfermagem da USP 25, nr 1 (kwiecień 1991): 73–82. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199102500100073.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A presente análise visa considerar a ideologia institucional como possível mantenedora da forma discursiva existente entre membros da equipe de saúde e pacientes. Retrata recortes discursivos de elementos da equipe Médica e de Enfermagem e pacientes oncológicos internados, em distintas situações interacionais: visitas clínicas, orientação, passagem de plantão e outros. Encontrou-se que: a equipe decide se inclui ou não o paciente na conversação, independente de sua presença física; há assimetria nesta relação; há "apagamento" do paciente. Conclui-se que a força institucional existente mantém esta forma discursiva e dificulta mudanças nas relações interacionais entre estes elementos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Preti, Dino. "O diálogo num texto de ficção: contribuição para o estudo da “análise da conversação literária”". Cadernos de Estudos Lingüísticos 44 (24.08.2011): 201–10. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v44i0.8637076.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
The literary dialogue studies show that sometimes, the characters make use of conversational strategies which are more efficient than those in the spontaneous natural dialogues in certain communicative situations; this can make us think the authors create ideal structures which may often serve as a model. Based on excerpts from one tale by Luiz Vilela, the article shows how the strategies of proximity/distance, power/submission, clarity/concealment/dissimulation are smartly used by both characters in the text, aiming at their objectives in the conversation. This process is named “Literary Conversational Analysis.”
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Magalhães, Daniella Rocha. "Falar sobre organização é falar sobre comunicação? Escola de Montreal no estudo de uma Organização brasileira". Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília 9, nr 2 (8.12.2016): 209. http://dx.doi.org/10.24860/comunicologia.v9i2.7611.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo apresenta um estudo qualitativo em que fazemos a leitura de uma organização da sociedade civil, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI, a partir da Escola de Montreal. Nosso objetivo foi compreender a constituição comunicativa do FNPETI pela dinâmica texto – conversação, uma das bases teóricas dessa Escola. O procedimento metodológico foi a análise de uma unidade texto – conversação, extraída de assembleia plenária, cujo tema foi a filiação de novas organizações. Observamos que por meio da linguagem e da interação os agentes construíram sentido e materializaram um texto sobre as filiações. Essa análise nos permitiu aferir o potencial explicativo da Escola de Montreal. Se hipoteticamente suprimirmos o elemento comunicação do Fórum ele corre o risco de deixar de existir. Assim, podemos nos referir ao FNPETI como organização na comunicação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Garcia, Simone Ribeiro, i Francisco Martins. "Lógica conversacional e técnica psicanalítica". Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 5, nr 2 (grudzień 2002): 249–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982002000200004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho tem como interesse explorar a linguagem enquanto parte constitutiva da técnica do método psicanalítico, a partir do enfoque pragmático da filosofia da linguagem ordinária. Tendo como ponto de partida a teoria sobre Lógica e conversação,de H. P. Grice, analisa os traços gerais da fala em análise, tal como propôs originalmente Freud, e o que se diferencia dos traços gerais da conversação ordinária. Busca-se demonstrar que a associação livre em conjunto com a atenção (uniformemente) flutuante estruturam um princípio particular de cooperação conversacional bem como máximas diferenciadas que regem a fala analítica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Hage, Simone Rocha de Vasconcellos, Marta Maria Resegue, Daniele Cristina Sedano de Viveiros i Elaine Florentino Pacheco. "Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais". Pró-Fono Revista de Atualização Científica 19, nr 1 (kwiecień 2007): 49–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872007000100006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
TEMA: habilidades pragmáticas em crianças. OBJETIVO: analisar o perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas, sem alterações de linguagem e verificar se há diferenças significantes nestas habilidades, considerando o nível sócio-econômico destas crianças. MÉTODO: participaram do estudo 30 crianças, entre 36 e 47 meses, pertencentes a escolas de educação infantil pública e privada, cuja população que freqüenta é de nível sócio-econômico baixo e médio/alto, respectivamente. Foi registrado, em fita VHS, 30 minutos de conversação semi-estruturada entre a criança e o avaliador, sendo transcritos e analisados 20 minutos. RESULTADOS: há maior ocorrência de turnos verbais em relação aos não verbais e ininteligíveis; turnos simples em relação aos expansivos, coerentes em relação aos incoerentes. Houve baixa ocorrência de turnos de iniciação de conversação. Na análise das funções comunicativas predominou a informativa, muito embora todas as outras (instrumental, heurística, nomeação, narrativa, protesto, interativa) tenham sido utilizadas por todas as crianças. Comparando-se o desempenho das crianças das instituições públicas e privadas, constataram-se diferenças estatisticamente significantes para a ocorrência dos turnos verbais, simples e expansivos, e uso da função narrativa, sendo que a maior ocorrência se deu nas amostras de linguagem das crianças da instituição privada. CONCLUSÃO: a análise do perfil das habilidades conversacionais das crianças revelou que elas mais respondem/mantém do que iniciam a conversação, todavia, seus turnos são verbais, em sua maioria, coerentes e simples. Quanto à funcionalidade, a função predominante é a informativa. Aspectos sóciolingúisticos podem interferir nas habilidades pragmáticas de crianças de diferentes níveis sócio-econômicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Carvalho, Jhéssyca Dias de, i Cristina Bastos Alves Lins. "Um Hospital Geral e suas concepções da loucura". Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 18, nr 2 (czerwiec 2015): 383–93. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2015v18n2p383.14.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo Conhecer as concepções acerca da loucura produzidas por profissionais que trabalham em um Hospital Geral.Procedimentos foram realizados grupos de conversação, e seus resultados estudados a partir da Análise do Discurso e História da Loucura de Michel Foucault.Conclusões as estruturas dos manicômios permanecem instaladas em sua concretude e na mentalidade das pessoas, que continuam a acreditar que o louco precisa ser controlado para atender as demandas sociais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Fonseca, Valéria S. da, i Clóvis L. Machado-da-Silva. "Conversação entre abordagens da estratégia em organizações: escolha estratégica, cognição e instituição". Revista de Administração Contemporânea 14, spe (wrzesień 2010): 51–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552010000600004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No presente trabalho pretendeu-se verificar qual o tratamento dispensado ao conceito de estratégia organizacional nas abordagens da escolha estratégica, cognitiva e institucional. Para tanto, delimitaram-se critérios de análise teóricos e metodológicos. A identificação desses critérios foi realizada de modo descritivo, a partir do exame dos pressupostos de cada abordagem focalizada. As descrições dos seus respectivos indicadores foram agrupadas em matrizes de conteúdo e analisadas por meio do uso do método comparativo. Os indicadores dos critérios teóricos foram as representações do indivíduo, da organização e do ambiente. O indicador do critério metodológico foi a dimensão de análise. Os resultados obtidos revelam variações significativas que configuram arranjos específicos de definição e tratamento dos elementos constitutivos da concepção de estratégia organizacional, em cada uma das abordagens analisadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Fonseca, Valéria S. da, i Clóvis L. Machado-da-Silva. "Conversação entre abordagens da estratégia em organizações: escolha estratégica, cognição e instituição". Organizações & Sociedade 9, nr 25 (grudzień 2002): 93–109. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302002000300006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No presente trabalho pretendeu-se verificar qual o tratamento dispensado ao conceito de estratégia organizacional nas abordagens da escolha estratégica, cognitiva e institucional. Para tanto, delimitaram-se critérios de análise teóricos e metodológicos. A identificação desses critérios foi realizada de modo descritivo, a partir do exame dos pressupostos de cada abordagem focalizada. As descrições dos seus respectivos indicadores foram agrupadas em matrizes de conteúdo e analisadas por meio do uso do método comparativo. Os indicadores dos critérios teóricos foram as representações do indivíduo, da organização e do ambiente. O indicador do critério metodológico foi a dimensão de análise. Os resultados obtidos revelam variações significativas que configuram arranjos específicos de definição e tratamento dos elementos constitutivos da concepção de estratégia organizacional, em cada uma das abordagens analisadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Pereira, Marta Maximo. "INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM PEQUENO GRUPO DURANTE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE". Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 15, nr 2 (sierpień 2013): 65–85. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150205.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A pesquisa em ensino de ciências tem mostrado a importância de estudos sobre os discursos presentes na sala de aula para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. O propósito deste trabalho é analisar as interações discursivas que surgiram em um pequeno grupo de alunos de Ensino Médio durante a realização de uma atividade investigativa sobre determinação da aceleração da gravidade. Apresentamos os aportes teóricos em que nos baseamos e a técnica experimental utilizada, pelos alunos para realizar a experiência e descrevemos a atividade investigativa aplicada em sala de aula. A análise das falas de um dos grupos de alunos evidenciou a presença tanto de conversação acumulativa como de conversação exploratória entre eles. Além disso, identificamos, no discurso dos estudantes, questões de informação básica e também de alto nível cognitivo. Essas últimas contribuíram fortemente para a solução ao problema e foram formuladas por alunos que participaram pouco da discussão, o que nos levou a chamar a atenção para o papel que os estudantes que menos falam na interação em pequeno grupo podem ter para a resolução de problemas de caráter investigativo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Galvão, Marise Adriana Mamede, i Anderson Souza da Silva Lanzillo. "Audiências de conciliação: determinações legais e interação". Linha D'Água 34, nr 1 (3.05.2021): 81–102. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p81-102.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo é uma reflexão direcionada à interação em audiências de conciliação realizadas em um Fórum Cível no Estado do Rio Grande do Norte. Buscamos discutir algumas dimensões dessas audiências, guiados pelo que define a legislação (Código de Processo Civil e Lei dos Juizados Especiais), observando de que forma as regulações normativas influenciam os aspectos linguístico-discursivos. Nesse sentido, privilegiamos as evidências da organização geral da interação e as escolhas lexicais que permeiam as audiências, do ponto de vista da Conversação Institucional. Seguimos a orientação da Análise da Conversação para a construção do corpus de investigação, constituído por duas audiências de conciliação gravadas em vídeo e transcritas conforme o sistema adotado pelos estudos de textos orais. A análise dos dados das audiências nos possibilitou reconhecer algumas regularidades na interação, marcadas pelo que é definido institucionalmente, haja vista o cumprimento de leis e orientações que se manifestam no plano linguístico-discursivo, a partir do léxico identificado nos dados da presente pesquisa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Diedrich, Marlete Sandra, i Júlia Iaione Roque. "A aquisição das regras conversacionais". Cadernos de Linguística 1, nr 2 (26.11.2020): 01–13. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2020.v1.n2.id55.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo se ocupa da aquisição das regras de conversação pela criança em sua vivência interacional com os demais sujeitos. Concebe-se a aquisição das regras da conversação pela criança a partir de valores simbólicos que afetam o modo como ela se relaciona com a língua e com o outro. A língua é concebida como prática social, sendo que as condições de produção se relacionam com as questões linguísticas. São questões desta investigação: Como a criança, desde muito cedo (3 anos e 5 meses), estabelece uma dinâmica interacional com os demais sujeitos de seu convívio? Qual o papel do outro nessa relação? Como se dá a apropriação dos elementos linguísticos nessa dinâmica? Para buscar respostas a essas questões, ilustra-se a pesquisa com a análise de um dado de uma criança de 3 anos e 5 meses, dado que faz parte do Banco do grupo NALíngua. A análise indica que a criança ativa conhecimentos anteriormente partilhados, em outras interações, para ocupar seu espaço de dizer nas novas situações conversacionais. Assim, os elementos linguísticos são atualizados a cada nova interação, na vivência, por parte da criança, de um trabalho colaborativo de construção da conversação, evidenciado nas negociações no estabelecimento do sentido.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Pletsch, Caroline Sulzbach, Mara Vogt, Marcia Zanievicz da Silva i Jonas Cardona Venturini. "Revisitando pressupostos metodológicos no uso da análise de conteúdo, discurso, conversação e narrativas em contabilidade". Revista Contemporânea de Contabilidade 18, nr 48 (20.07.2021): 89–104. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e77001.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O estudo teve por objetivo revisitar pressupostos metodológicos e propor uma agenda de pesquisa, elaborada nos moldes de um manual que poderá auxiliar na aplicação de determinadas técnicas de pesquisa na área contábil. Assim, contemplamos no estudo diferentes técnicas de análise e interpretação de texto, comumente utilizadas nas pesquisas qualitativas: análise de conteúdo, análise de discurso, análise de conversação e análise de narrativas. Para cada uma dessas técnicas, além de aspectos conceituais que facilitem a aplicação, são apresentados estudos nacionais e internacionais na área contábil que aplicaram tais técnicas. Citamos os principais elementos que diferenciam as técnicas, apresentando sugestões de aplicação da técnica em diferentes contextos, tendo por base os estudos já realizados e apresentados na presente pequisa. É importante ter em mente que a seleção e o uso coerente das técnicas de análise de dados qualitativas são fundamentais para a qualidade das pesquisas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Oliveira, Ricardo Rocha de, i Antônio Edésio Jungles. "A relação da comunicação e gestão de obras como um processo de transformação conversações/textos". Revista de Administração Contemporânea 15, nr 3 (czerwiec 2011): 476–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552011000300007.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo discute a relação entre comunicação e gestão de obras, a partir dos conceitos da Escola de Montreal de comunicação organizacional. Na revisão conceitual são apresentadas duas orientações teóricas: (a) a gestão de obras como organização temporária, uma construção social de pessoas reunidas em determinado período de tempo; (b) a organização como uma constante tradução de conversações em textos. Os métodos da pesquisa são expostos, com a descrição do contexto dos eventos comunicativos e as formas de coleta e análise dos dados. Para discutir a conceituação, apresenta-se a seleção, transcrição e análise de uma conversação, ocorrida durante uma reunião de planejamento operacional de certa obra. Como resultado da análise, observa-se como a conversação e os recursos de linguagem utilizados permitiram a emergência da compreensão coletiva, com a transformação dos diversos agentes em um ator coletivo, um texto que traduz como a organização irá tratar da situação. Destaca-se a contribuição na discussão do tema discurso, comunicação e organizações de duas formas: (a) a observação de teorias de comunicação, no contexto de organizações temporárias, e especificamente na gestão de obras; (b) a apresentação de uma metodologia de coleta, seleção e análise de episódios em eventos comunicativos, ocorridos em ambientes de trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Chagas, Anne Carolina Pamplona, i Maria Eulália Sobral Toscano. "Atividades de formulação textual: a correção e as imagens de sujeito projetadas pelos coveiros da cidade de Belém". MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 2, nr 40 (6.06.2016): 85. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i40.3288.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é analisar as imagens de sujeitos projetadas pelas correções, enquanto atividade de formulação textual, presentes nas narrativas orais dos coveiros das necrópoles públicas de Belém. É uma pesquisa de base empírico-indutiva, visto que parte de usos reais da língua falada, em contextos específicos de enunciação, conduzida sob uma perspectiva textual-interativa, pois privilegia o discurso como produto de uma atividade interacional. O corpus de análise foi composto de oito entrevistas, realizadas com coveiros das necrópoles públicas de Belém, quais sejam, o cemitério de Santa Izabel e o cemitério de São Jorge, no período de seis a quatorze de junho de 2010. Essas entrevistas foram gravadas em formato A.V.I. (filme Windows) e transcritas com base em normas que registram as marcas de falas comuns à metodologia proposta pela Análise da Conversação (AC) em conversas do cotidiano. Todos os coveiros entrevistados são homens, que concluíram o ensino fundamental e encontravam-se em uma faixa etária que variava de 37 a 57 anos. Em decorrência do fenômeno que se propõe a analisar, essa pesquisa se insere na confluência de estudos desenvolvidos no âmbito da Análise da Conversação, Linguística de Texto e Sociolinguística Interacional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Dias, Ana Rosa Ferreira. "A conversação na entrevista de perfil na mídia escrita: uma questão para o ensino". Filologia e Linguística Portuguesa 17, nr 1 (21.06.2015): 157. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p157-177.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>A entrevista de perfil é um evento conversacional frequente na mídia. No ensino, como objeto de estudo, vem favorecer o desenvolvimento de uma percepção crítica da interação verbal que ocorre na comunicação social. Neste artigo, procedemos à análise de uma entrevista publicada na Revista <em>Veja</em>, na seção Páginas Amarelas, em 20/10/2004, visando à discussão das estratégias textuais-discursivas de produção do gênero. Preceitos da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacional darão suporte às reflexões.</p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Arruda Franco, Marcia. "A correspondência entre António Ferreira e Sá de Miranda". Revista Texto Poético 14, nr 24 (31.01.2018): 4. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2018n24a484.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo pretende resgatar, por meio da análise da dialogia implícita na troca de cartas, mimese da arte da conversação, a correspondência elegíaca entre António Ferreira e Francisco de Sá de Miranda, de 1553, a respeito da morte do primogênito Gonçalo Mendes de Sá, em cruzada tardia contra o Marrocos, na batalha do Monte de Condessa, onde foi dizimada a fina flor da aristocracia ibérica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Rees, Dilys Karen, i Flávia Iolanda Simas Kumar. "A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico". Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 7, nr 2 (13.09.2011): 19–34. http://dx.doi.org/10.26512/rhla.v7i2.615.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Santana, Katiuscia Cristina. "O ato de fala descortês irônico na rede social digital Facebook". SOLETRAS, nr 39 (8.01.2020): 50–77. http://dx.doi.org/10.12957/soletras.2020.47003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As manifestações de cortesia e de descortesia têm sido estudadas tanto no âmbito da conversação face a face quanto na conversação virtual. No entanto, percebe-se ainda uma lacuna nos estudos no que diz respeito à descortesia, sobretudo no mundo virtual. Nota-se a ausência de um estudo dos elementos verbais e dos não-verbais nas interações on-line que a desencadeiam. Os exemplos transcritos neste trabalho, provenientes da rede social Facebook, reproduzem a escrita original do emissor e do receptor. Como critério de escolha do corpus, buscou-se exemplos de descortesia provenientes do uso da ironia em um grupo da rede social Facebook e, com base nos exemplos, percebeu-se a necessidade de discutir o Princípio de Cortesia e das Estratégias Gerais da Cortesia de Leech (1983; 2014). A Pragmática fornecerá o suporte teórico para este artigo, já que ela considera a linguagem como uma ação e como produto de uma intenção dentro de um contexto sociocultural e situacional específico. Para compreender a dinâmica de uma conversação virtual, encontramos amparo teórico na Teoria dos Atos de Fala, de Austin (1990 [1969]) e de Searle (2002 [1979]). Por meio da análise de alguns exemplos, observa-se que o uso da ironia na interação é um fator crucial para manifestações descorteses na interação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Sapata, Andreza Carubelli. "Argumentação no discurso da presidente Dilma Roussef em entrevista no Programa do Jô: uma proposta de análise semântico-pragmática". Diálogo das Letras 5, nr 1 (1.10.2016): 251–68. http://dx.doi.org/10.22297/dl.v5i1.2008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Argumentar, retoricamente, é a base do discurso político, uma vez que aqueles que se valem de tal discurso têm por objetivo primeiro o convencimento ou até mesmo a persuasão de seu eleitorado ou possíveis eleitores. Deste modo, o objetivo desse artigo é propor uma análise semântico-pragmática do discurso da presidente Dilma Roussef concedida ao entrevistador Jô Soares em seu programa noturno na Rede Globo, no dia 12 de junho de 2015, observando também os recursos sintáticos apresentados pelo texto em questão e os processos argumentativos utilizados pela presidente. É necessário ainda elucidar que, por se tratar de uma análise semântico-pragmática, serão levantados, como arcabouço teórico, conceitos da Semântica Argumentativa e da Análise da Conversação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Mira, Caio, i Katiuscia Custódio. "A metadiscursividade em narrativas no contexto da atrofia cortical posterior". Fórum Linguístico 17, nr 4 (30.12.2020): 5205–20. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e72980.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Diante do acentuado envelhecimento da população e a crescente incidência de doenças neurodegenerativas que acometem esse grupo etário, o presente artigo tem como objetivo analisar os elementos de metadiscursividade que estruturam e dão coesividade às narrativas de uma pessoa acometida pela Atrofia Cortical Posterior, uma doença considerada como um subtipo da Doença de Alzheimer, que afeta, dentre outras funções, a linguagem. Para tal empreendimento, esse estudo fundamenta-se no aparato teórico da Análise da Conversação, estudo da narrativa oral e Linguística Textual, com a noção de referenciação e metadiscursividade. As análises demonstram que a participante, apesar dos déficits ocasionados pela patologia, mantém uma atitude ativa durante a interação, narrando histórias em colaboração com o interlocutor, coconstruindo referentes e apresentando elementos que evidenciam a metadiscursividade, monitorando seu fazer comunicativo, a inteligibilidade de sua fala e a compreensão do interlocutor.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Lemos, Flávia Cristina Silveira, Dolores Galindo, Leandro Passarinho Reis Júnior, Marcelo Moraes Moreira i Amanda Gabriella Borges. "Análise documental: algumas pistas de pesquisa em psicologia e história". Psicologia em Estudo 20, nr 3 (30.09.2015): 461. http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.27417.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem o objetivo de abordar algumas contribuições da pesquisa documental na esfera de conversação de várias áreas e saberes. Uma partilha metodológica é colocada como pressuposto na descrição e na análise de documentos, na formação de arquivos, constituídos de acontecimentos que deixaram restos e marcas, vestígios no tempo e no espaço. O documento não é uma prova e sim uma pista de que algo ocorreu, mas não pode ser restituído em uma totalidade histórica, apenas ser colocado em narrativas com lacunas por meio do tratamento das fontes documentais pelos pesquisadores. As conversas entre saberes da Psicologia e da História são relevantes na análise histórico-documental. Este artigo assinala pistas para acesso e manejo dos arquivos, bem como desafios, dificuldades e relevância de estudos que usem as fontes históricas datadas e situadas espacialmente. A pesquisa documental auxilia na problematização de práticas sociais, da desnaturalização das mesmas e da ruptura com cristalizações.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Roque e Faria, Carolinne, i Cinthyan Renata Sachs Camerlengo de Barbosa. "Ferramenta de Apoio aos Estudantes da Agricultura para Identificação de Invasores na Cultura da Soja". RENOTE 18, nr 2 (4.01.2021): 161–70. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.110214.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo aborda o desenvolvimento de uma ferramenta chamada Carolina (Conversação Agronômica RObotizada em LInguagem NAtural) de apoio aos estudantes da agricultura para identificação de invasores na cultura da soja que possibilita consultas em Linguagem Natural para a construção de diálogos na obtenção de diagnósticos precisos sobre ameaças a essa cultura, simplificando o trabalho dos agricultores e das partes interessadas agrícolas que lidam com muitas informações. O tema proposto contou com a utilização de Aprendizado de Máquina em uma estrutura de dados com 101 pragas e suas informações na cultivar da soja e por meio do spaCy, uma biblioteca para análise sintática, foi possível pré-processar os textos, reconhecer as entidades nomeadas e suportar os requisitos para o desenvolvimento da ferramenta.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Scherer Bassani, Patrícia B. "Análise do processo de formação de comunidades virtuais de aprendizagem em espaços de educação a distancia". Revista Iberoamericana de Educación 53, nr 4 (15.08.2010): 1–11. http://dx.doi.org/10.35362/rie5341724.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A consolidação da EAD como modalidade de ensino tende a colocar em pauta as ideias de aprendizagem em comunidades virtuais (CV). Entende-se que a dinâmica das trocas de pensamento, numa perspectiva piagetiana, se apresenta como possibilidade para a compreensão do processo de interação em uma CV. Assim, busca-se estudar a dinâmica da conversação em um fórum de discussão, a fim de compreender os processos que envolvem a formação de comunidades virtuais de aprendizagem. O percurso de pesquisa envolve a análise do conteúdo das mensagens, o mapeamento da interação e a análise da relação entre eles. Resultados apontam que existe relação entre o texto das mensagens e a continuidade das trocas interindividuais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Diedrich, Marlete Sandra. "A criança e a vivência das regras de interação na conversação". Domínios de Lingu@gem 14, nr 1 (11.02.2020): 218–34. http://dx.doi.org/10.14393/dl40-v14n1a2020-8.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo, tem-se o objetivo de aprofundar a discussão sobre a vivência, pela criança, das regras de interação. Para tanto, focalizam-se os deslocamentos que a criança produz e interpreta na conversação, na busca de compreensão do episódio interacional vivenciado. Na abordagem desse tema, analisam-se dois recortes enunciativos compostos por interações conversacionais de uma criança na faixa etária dos dois anos aos dois anos e seis meses, com seus pais e seus amigos. A análise desses recortes, representativa da pesquisa realizada, revela que a participação da criança na conversação implica uma complexa operação sociocognitiva de compreensão do evento interacional, ou seja, do reconhecimento do “jogo” que todos os interactantes parecem ter aceitado jogar. A criança, via micronegociações, aprimora sua competência de produzir enunciados adaptados à situação comunicativa e ao discurso do outro, numa construção conjunta do seu dizer.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Rodrigues, Denise Simões, i Maria Lúcia Melo. "Estudo sobre análise de discurso como procedimento metodológico na pesquisa documental". Educação (UFSM) 45 (13.05.2020): 40. http://dx.doi.org/10.5902/1984644434018.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo é abordada a técnica de análise de discurso no processo de pesquisa científica. A temática faz parte de uma investigação científica mais abrangente que está sendo realizada sobre os métodos de referência teórica e seus compatíveis metodológicos no campo da pesquisa científica. Por isso, é apresentado o conceito científico de análise do discurso, assim como elencado os pontos importantes do emprego da tendência teórica Análise Crítica de Discurso e seu emprego na Etnometodologia da Conversação. Assim, com o objetivo de socializar esse processo metodológico, a concentração está em suas principais etapas, ou seja, nos procedimentos mais relevantes de como realizar uma análise do discurso no processo de pesquisa científica. Por fim, é discutida a validade e a importância dessa técnica nas pesquisas científicas, preferentemente nas que se caracterizam como qualitativas, na medida em que dá prevalência a uma hermenêutica dos discursos analisados e ara melhor entendimento, apresentamos alguns exemplos de aplicação prática da Análise do Discurso Crítica (ACD).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Rese, Natália, Flávia Harumi Souza Kuabara, Eduardo Guedes Villar i Jane Mendes Ferreira. "O Vir a Ser da Estratégia como uma Prática Social". Revista de Administração Contemporânea 21, nr 2 (marzec 2017): 227–48. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017150300.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a estratégia torna-se uma prática social em contextos submetidos a lógicas diversas da lógica capitalista. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa narrativa em um empreendimento social, tendo esta organização o objetivo de potencializar os resultados de Escolas de Educação Especial por meio da gestão. A análise dos dados deu-se a partir da Tipologia proposta por O’Connor (2002) e das características da narrativa apresentadas por Pentland (1999). Para se tornar uma prática social em um contexto onde não o é, dá-se um exercício qualificado de sensegiving e sensemaking. Como resultados, observam-se: (a) a narrativa desenvolvida na conversação com os investidores é carregada de histórias situacionais; (b) a narrativa desenvolvida na conversação com o público atendido é carregada de histórias genéricas; e (c) o sentido dado pelos estrategistas e construído pelos diferentes praticantes dá-se em um processo narrativo de negociação de significado, cuja legitimidade está assentada nas histórias pessoais, e cuja plausibilidade, nas histórias genéricas e situacionais. Em termos de conclusão, entende-se que a estratégia se torna uma prática social na medida em que seus significados passam a ser compartilhados nesse novo espaço e então orientam as atividades (práxis) cotidianas da estratégia.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Ferreira, Camila Sarti. "O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS NO PROGRAMA RODA VIVA". EntreLetras 12, nr 1 (13.06.2021): 268–94. http://dx.doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p268-294.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo tem como objetivo analisar, através da vertente da Análise da Conversação, duas entrevistas apresentadas pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, sendo elas com o arquiteto Oscar Niemeyer (1997) e com o cantor e compositor Caetano Veloso (1996), de modo a compará-las com a versão publicada por Markun em sua coletânea O Melhor do Roda Viva (2005). Nesse sentido, também serão abarcados conceitos da área da Linguística Textual, no intuito de analisar fenômenos como a supressão de trechos e a retomada de termos na construção das sentenças.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Muniz, Cristiano Alberto. "AS CRIANÇAS QUE CALCULAVAM: em situação de risco social e de exclusão de aprendizagem matemática". Realidad y Reflexión 53, nr 53 (19.02.2021): 90–117. http://dx.doi.org/10.5377/ryr.v53i53.10890.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A busca pela compreensão da constituição do ser matemático como sujeito que aprende e produz sentidos subjetivos de sua capacidade em elaborar conhecimentos matemáticos encontra na categoria “sujeito que aprende”, da Teoria da Subjetividade-TS, um conceito que tanto amplia quanto aprofunda as análises interpretativas da constituição matemática de crianças. A TS possibilita ampliação da compreensão do fenômeno da aprendizagem matemática para além da análise estritamente cognitiva, de análise microgenética das produções de registros matemáticos, o que realizamos nas últimas décadas apoiados na Teoria dos Campos Conceituais. Apoiados em diálogos produzidos em oficinas matemáticas lúdicas e na conversação com mães sobre suas histórias educativas, buscamos sentidos subjetivos na história de aprendizagem matemática de quatro crianças em situação de risco. Além do diálogo estabelecido ao longo das oficinas lúdicas, coletamos suas produções matemáticas. Esses registros, somados aos constantes diálogos em contexto, permitiram a análise e a explicitação de esquemas matemáticos implícitos nessas produções matemáticas e revelaram importantes elementos constituidores dos complexos processos de aprendizagem matemática. Entretanto, as análises microgenéticas não foram suficientes para o desvelamento da complexa dimensão simbólicoemocional de significação de aprendizagens matemáticas pelos sujeitos. O diálogo com as crianças e suas respectivas mães, por meio de conversão videogravada, permitiu melhor compreender a natureza das produções e seus significados para além da situação da atividade lúdica. Este artigo se limita a trazer a análise de apenas um desses casos investigados, de um menino com deficiência auditiva e que, portanto, apresenta dificuldade na organização dos algoritmos matemáticos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Coutinho, Luciana Gageiro, i Bruna Osorio Oliveira. "Conversações com adolescentes na escola: bullying ou mal estar nas relações?" Educação em Foco 20, nr 1 (29.04.2016): 205. http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v20n120152918.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a adolescência e o laço social, mais especificamente, sobre os adolescentes e o laço educativo nos contextos contemporâneos. Nosso trabalho de campo foi orientado pelo método da pesquisaintervenção, no qual realizamos grupos de conversação com alunos e professores de uma escola da rede pública situada no município de Niterói. Neste artigo, centramos nossa análise no material proveniente dos grupos de conversação com adolescentes do 8º e 9º ano, refletindo sobre os laços sociais estabelecidos no universo escolar, levando em conta questões pertinentes ao contexto sociocultural mais amplo. A presença da violência e da intimidação constante nas relações entre os alunos, bem como entre alunos e professores, nos leva a questionar o conceito de “bullying”, tal como vem sendo eminentemente propagado no campo acadêmico e midiático. Em contraposição, trazemos para essa discussão, sustentada no âmbito de um diálogo das ciências sociais com a psicanálise, o enfraquecimento da palavra e dos pactos nas relações sociais contemporâneas, o que se reflete em relações sociais sempre tensas e em diversas manifestações de violência nas escolas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Tavares, Roseanne Rocha. "Linguagem, cultura e imagem na pesquisa qualitativa: interpretando caleidoscópios sociais". Cadernos EBAPE.BR 3, nr 1 (marzec 2005): 01–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512005000100002.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho tem por finalidade refletir sobre a possibilidade de se desenvolver pesquisa sobre fenômenos subjetivos como língua, cultura e imagem, adotando a pesquisa qualitativa como base para executar tais investigações. Acreditamos que, são nesses três âmbitos que se revelam com clareza sinais da mundialização que se acha em curso desde o final do século XX. Para ilustrar essa idéia, apresentaremos o processo adotado em uma pesquisa sobre a negociação de imagem em sala de aula de língua estrangeira à luz dos preceitos da Lingüística Aplicada, da Análise da Conversação e da Sociolingüística Interacional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Leal, Sandra Maria Cezar, Marta Julia Marques Lopes i Maria Filomena Mendes Gaspar. "Representações sociais da violência contra a mulher na perspectiva da enfermagem". Interface - Comunicação, Saúde, Educação 15, nr 37 (29.04.2011): 409–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832011005000012.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A violência contra a mulher constitui grave problema de Saúde Pública; ocorre no mundo inteiro em todas as classes sociais. O objetivo do estudo foi conhecer as representações sociais da violência contra a mulher na perspectiva de enfermeiras alunas de uma Escola Superior de Enfermagem de Lisboa/Portugal. Realizou-se pesquisa exploratória com respaldo das representações sociais, da qual participaram cento e cinquenta enfermeiras, sendo os dados coletados por meio de questionário. Para análise, utilizou-se o software DataVic 4.3. Resultados apontam que as representações sociais da violência contra a mulher estão restritas ao universo consensual pelo qual são produzidas, constituído, sobretudo, pela conversação informal e pela vida cotidiana. Apontam, também, que a violência não é entendida como um problema de saúde. Considera-se que o embasamento teórico sobre o tema e o envolvimento institucional dos Serviços de Saúde contribuirão para a inserção da violência contra a mulher na agenda da Saúde Pública.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Sardinha, Antonio Carlos, i Erika Da Cruz Favacho. "A conversação e deliberação no ambiente na internet: estudo da página de Facebook “Me solta Amapá”". PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 13, nr 1 (29.05.2020): 43. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2020v13n1.p43-55.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p id="docs-internal-guid-6b5e3939-7fff-0fe2-6892-1241cc7b446e" dir="ltr">A proposta do artigo é analisar a página “Me Solta Amapá”, publicada na rede social Facebook, como espaço de conversação on-line, de forma a compreender aproximações ou vestígios de uma arena pré-deliberativa, potencialmente articulada a outras esferas de deliberação, no que entendemos ser a cadeia deliberativa formada de escalas variadas e interdependentes. A pesquisa está inserida em um conjunto de investigações no campo da Comunicação Política que busca observar o espaço da internet (potencialidades e desafios), para o exercício da participação política. A página em análise é um dos espaços virtuais com número de inscritos e curtidas superior ao de meios de comunicação locais e chama a atenção pela adesão dos inscritos e participação nos comentários sobre assuntos e fatos de interesse da comunidade local. Por meio de metodologia sugerida para observar os processos deliberativos on-line (Marques, 2011), procuramos apontar como a conversação na página se aproxima ou apresenta vestígios de uma ambiência deliberativa, bem como atende aos preceitos da conversação no contexto de uma arena de deliberação democrática (Mansbridge, 1999). Como elementos conclusivos, destacamos que, apesar dos níveis de discussão apontarem para aspectos pouco reflexivos, com níveis de argumentação pouco densos e sustentação prioritária em pontos de vistas particulares, a página é vista como espaço de identificação entre os usuários, com níveis de discussão e troca de opinião fortemente associada a questões e demandas locais. </p><p dir="ltr"> </p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Durante, Denise. "Os usos de "você" como forma de indeterminação do sujeito no discurso de falantes cultos". Signótica 28, nr 2 (23.11.2016): 533. http://dx.doi.org/10.5216/sig.v28i2.35025.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é analisar o emprego do pronome você em interações orais, em português. O corpus utilizado corresponde a entrevistas realizadas no programa Sem Censura, cujo tema foi “Expoentes da chamada Geração Y”. Adotaram-se os pressupostos teóricos da Análise da Conversação, em particular os estudos de Marcuschi (1986) e Barros (2013). Partimos da hipótese de que o pronome de indeterminação do sujeito você pode ser utilizado pelos falantes para a obtenção de efeitos expressivos, entre os quais se inclui o envolvimento emocional entre os interlocutores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Da Silva, João Ricardo Neves, i Lizete Maria Orquiza de Carvalho. "Contribuições das concepções de Jürgen Habermas para a construção de um dispositivo de análise das interações linguísticas voltado à pesquisa em ensino de ciências". Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 10, nr 2 (24.11.2017): 239. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p239.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Apresentamos aqui a proposta de um dispositivo de análise de manifestações linguísticas baseado nos aspectos reconstrutivos da filosofia habermasiana e na sua apropriação da teoria dos atos de fala de John Austin, visando compreender como o processo comunicativo entre professores influencia suas concepções acerca de sua prática docente. A relevância do trabalho consiste na percepção de que o nível pragmático da conversação não se deixa captar a partir das metodologias de análise comumente utilizadas na área de educação e ensino de ciências. As características dessa metodologia são discutidas a partir de dados referentes a um processo interativo entre professores de Física em um grupo de planejamento conjunto por docentes de um curso de licenciatura em física.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Lima, Juliano de Carvalho, i Francisco Javier Uribe Rivera. "Agir comunicativo, redes de conversação e coordenação em serviços de saúde: uma perspectiva teórico-metodológica". Interface - Comunicação, Saúde, Educação 13, nr 31 (grudzień 2009): 329–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832009000400008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo discute-se uma abordagem teórico-metodológica para estudos na área da integração de serviços de saúde, destacando o aspecto intersubjetivo dos processos de coordenação. Parte-se do pressuposto de que a coordenação de ações e serviços de saúde, processo central da integração, é essencialmente uma ação comunicativa. Entre os aspectos metodológicos destacam-se as potencialidades da Análise de Conversações (AC) enquanto ferramenta para analisar as interações que se estabelecem nos processos de coordenação de ações e serviços de saúde.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Nascimento, Julyana Chaves. "Uma visão enunciativo-discursiva da hesitação". Cadernos de Estudos Lingüísticos 54, nr 1 (19.07.2012): 41–54. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v54i1.8636970.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo realiza uma reflexão sobre a hesitação. Para tanto, retomamos o modo como esse fenômeno tem sido tratado na literatura linguística brasileira e constatamos uma lacuna no que diz respeito à investigação da hesitação de uma perspectiva lingüístico-discursiva. Com o objetivo de apresentar tal visão sobre a hesitação, abordamos conceitos advindos de estudos da psicanálise lacaniana, bem como do discurso e da enunciação: o dialogismo – formulado no círculo de Bakhtin –, o interdiscurso desenvolvido na Análise do Discurso de linha francesa – e as heterogeneidades enunciativas –, conforme a proposta de Authier-Revuz. Com base na análise de um fragmento de conversação, propomos que a hesitação constitui um acontecimento que indicia a negociação do sujeito com outros constitutivos do discurso/do sujeito. Argumentamos, ainda, que a representação da hesitação no discurso constitui indício de deriva e de ancoragem, denunciando quão problemático é, para o sujeito, o estabelecimento de fronteiras do/no discurso. Esperamos com esta reflexão lançar luz sobre a investigação da hesitação como um fenômeno de natureza lingüístico-discursiva. Ambicionamos, inclusive, instigar pesquisas com esse viés teórico e contribuir para preencher o que constatamos como uma lacuna nos estudos brasileiros sobre hesitação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Santos, João Ricardo Fagundes dos, i Marlete Sandra Diedrich. "A criança e a interação conversacional: uma execução orquestral". Acta Scientiarum. Language and Culture 42, nr 2 (3.07.2020): e46144. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v42i2.46144.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O tema de investigação neste artigo é a busca de adaptação do discurso da criança em relação ao discurso do outro na vivência da experiência de aquisição da linguagem. Parte-se da ideia de que, ao participar da conversação, os falantes constroem suas manifestações discursivas tematicamente centradas, o que permite a analogia com a ‘orquestra’, um trabalho comum sendo orquestrado por todos que participam da interação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como a criança adapta o seu discurso em relação ao discurso do outro de forma a se inserir na orquestra regida pela conversação. São conceitos fundamentais na investigação da questão as ideias de orientação da palavra em função do outro e orientação apreciativa, advindas da Teoria Dialógica do Discurso. Analisam-se eventos interacionais vivenciados por uma criança na faixa etária dos dois anos e três meses a dois anos e seis meses, envolvendo uma criança mais velha e um adulto. A análise permite afirmar que a criança assume papéis particulares nas interações vivenciadas com o outro, os quais apontam para um deslocamento de situações sociais já vividas em outras enunciações para a especificidade do aqui-agora da situação mais imediata, o que se dá sempre em relação à situação social vivenciada e por meio de uma orientação apreciativa da palavra do outro.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Albuquerque, Rodrigo, i Carolina Campos Pinto. "A negociação do desacordo mitigado como estratégia de (im)polidez por ministros do Tribunal Superior do Trabalho". MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 1, nr 47 (23.11.2017): 233. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i47.4206.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo, analisamos o desacordo mitigado, como estratégia de (im)polidez, em negociação entre ministros do Tribunal Superior do Trabalho, durante as sessões de julgamento, em razão de se tratar de um ambiente, potencialmente, conflitivo. Para tanto, o trabalho se enquadra, teoricamente, nas áreas da Sociolinguística Interacional e da Pragmática, e, metodologicamente, na Análise da Conversação, por concebermos que as estratégias sociopragmáticas se estabelecem na conversa. Em suma, constatamos que a interação entre os ministros do TST revelou grande preocupação com a preservação da imagem social dos seus pares, especialmente em situações de divergência, coadunando com a seleção de desacordo mitigado, como estratégia.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Tedesco, Sílvia. "A Ética da pesquisa e a perspectiva da cartografia: algumas considerações / The ethics of research and the carthografic perspective: some considerations". Revista Polis e Psique 5, nr 2 (3.03.2015): 32. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.53952.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir da conversação entre o campo da experiência e a perspectiva cartográfica, o artigo interroga a concepção transcendente e fixa da ética na pesquisa. Tendo em vista a afirmação da processualidade e do pluralismo próprio à subjetividade, pretende-se ressaltar a importância de uma orientação ética aberta e sintonizada com a singularidade dos acontecimentos envolvendo sujeitos humanos. Nesse sentido, serão priorizadas duas diretrizes de análise indicadas pela perspectiva cartográfica, a saber: a pesquisa “com”, em lugar da investigação “sobre”, e a compreensão da pesquisa como intervenção. A proposta de produção de novos conhecimentos e práticas geradas na experiência compartilhada, orientada para a invenção de novos modos de existência, permite pensar outro sentido ético que, avesso a prescrições rígidas e generalizantes, atuaria como guia face aos impasses cotidianos do campo de pesquisa em saúde mental.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Moutinho, Ricardo, i Denise Gomes Leal da Cruz Pacheco. "Mesa de conversação como espaço de ressignificação de sujeitos e de identidades em português língua estrangeira". Trabalhos em Linguística Aplicada 51, nr 2 (grudzień 2012): 361–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132012000200006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No presente artigo, discutimos alguns dados coletados do projeto Mesa de Conversação em Português, desenvolvido em uma universidade no sudeste da China. A atividade proporcionou aos aprendizes chineses de português língua estrangeira a oportunidade de interagirem na língua-alvo em um ambiente menos hierarquizado em relação à sala de aula, em que o professor, muitas vezes, é visto como figura central. O espaço fornecido pelo projeto possibilitou a manifestação de identidades dos aprendizes na interação em língua estrangeira, que estavam 'escondidas' durante as aulas. Os dados serão analisados com base nos conceitos teóricos da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Alonso, Kátia Morosov, Danilo Garcia da Silva, Maria Cristina da Silveira i Mabel Moreira Strobel. "Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência". Educação & Sociedade 33, nr 121 (grudzień 2012): 1073–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000400009.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O trabalho tem por objetivo discutir aproximações entre os pensamentos de Maturana e Varela (2001) sobre sistemas autopoiéticos em diálogo com Lévy (2010), trazendo à cena as denominadas Tecnologias da Inteligência. Nesta perspectiva, pretende-se fomentar uma conversação entre conceitos propostos pelos autores, de modo que seja relevada compreensão sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação. Isso como espaço profícuo para o desenvolvimento de ambiências de aprendizagens que congreguem e exprimam possibilidades de interação e experiências inovadoras. Igualmente, propõe-se problematizações considerando a transcendência das tecnologias antes mencionadas, tendo em vista o conceito de psicotecnologias calcadas na ideia de extensão não apenas de corpos, como também de mentes humanas, e as possíveis tendências no campo educacional ao se empreender análise nesse sentido.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Koishi, Henry U., Domingos H. Tsuji, Rui Imamura i Luiz Ubirajara Sennes. "Variação da intensidade vocal: estudo da vibração das pregas vocais em seres humanos com videoquimografia". Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 69, nr 4 (sierpień 2003): 464–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000400005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O aumento da resistência glótica é o principal mecanismo responsável pela elevação da intensidade vocal em baixas freqüências. Esse aumento da resistência, em situações normais, é determinado pela contração dos músculos adutores das pregas vocais que promovem o aumento da tensão e a aproximação das pregas vocais em direção à linha mediana. No entanto, essas mesmas alterações podem estar presentes em algumas doenças funcionais que envolvem a laringe, como a disfonia espasmódica em adução e a disfonia hipertônica, mesmo durante a emissão vocal em baixa intensidade. OBJETIVO: Avaliar o padrão de vibração das pregas vocais em indivíduos com vozes normais em condições distintas de intensidade vocal, na tentativa de estabelecer valores que expressem a normalidade, para as diferentes fases do ciclo vibratório, de acordo com o nível de intensidade. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Foram avaliados 58 indivíduos durante emissão vocal em intensidade habitual (suave) de conversação e durante emissão vocal elevada. A análise da vibração das pregas vocais foi realizada com a videoquimografia e para a análise da intensidade vocal, foi utilizado um programa de análise acústica computadorizado. RESULTADOS: Os resultados mostraram aumento involuntário da freqüência fundamental (F0) e redução do quociente de abertura, com o aumento da intensidade. CONCLUSÃO: Foram estabelecidos os valores de intensidade sonora para a condição habitual (63,46dB) e elevada (72,55dB) de emissão vocal e seus respectivos valores de quociente de abertura (OQ- open quotient).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Lima, Juliano de Carvalho, i Francisco Javier Uribe Rivera. "Redes de conversação e coordenação de ações de saúde: estudo em um serviço móvel regional de atenção às urgências". Cadernos de Saúde Pública 26, nr 2 (luty 2010): 323–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2010000200011.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A coordenação de redes de serviços é um dos principais desafios dos sistemas de saúde e exige uma intrincada trama de interações entre os atores envolvidos na prestação de serviços. Neste trabalho assume-se um modelo que coloca as redes de conversações como componente central da coordenação e analisam-se as redes de conversações no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Em particular, busca-se analisar como as interações verbais influenciam neste processo. Utiliza-se a observação direta e a gravação de reuniões como técnicas de coleta de dados e a análise de conversação como estratégia metodológica de análise. Entre os resultados destaca-se a identificação de duas redes principais de conversações como mecanismo de coordenação de ações. Advoga-se a importância do conceito de coordenação dialógica como ferramenta para a análise e para a melhoria da coordenação em sistemas de serviços de saúde.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Sundet, Rolf. "Colaboração: perspectias da família e do terapeuta quanto a uma terapia útil". Nova Perspectiva Sistêmica 27, nr 60 (28.12.2018): 6–25. http://dx.doi.org/10.38034/nps.v27i60.379.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo qualitativo examinou como um grupo de famílias e seus terapeutas descreveram uma terapia útil. A análise qualitativa apresentou perspectivas da família e do terapeuta. Como uma dupla descrição, as perspectivas do terapeuta e da família valorizaram a conversação, participação e o relacionamento como as três áreas centrais de uma terapia útil. Estas estão especificadas por categorias e subcategorias que focam as atividades de compartilhamento de experiências, contribuição do próprio conhecimento e envolvimento pessoal, a formulação e reformulação de perguntas e o feedback correspondente. A discussão de similaridades e diferenças entre as perspectivas provê uma descrição do que constitui uma boa terapia para as famílias e terapeutas, apontando para a expansão de modelos que têm norteado os terapeutas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii