Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Evolucao (Teoria).

Artykuły w czasopismach na temat „Evolucao (Teoria)”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Evolucao (Teoria)”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Tigre, Paulo Bastos. "Paradigmas Tecnológicos e Teorias Econômicas da Firma". Revista Brasileira de Inovação 4, nr 1 (18.08.2009): 187. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v4i1.8648911.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo analisa a evolução das teorias da firma à luz das mudanças tecnológicas ocorridas em três paradigmas: (i) a Revolução Industrial britânica, que dominou a economia mundial durante todo o século XIX e foi a base de observação para a elaboração da teoria neoclássica; (ii) o paradigma Fordista, que efetivamente deu origem à economia industrial; e (iii) o paradigma das Tecnologias da Informação, cuja construção teórica está baseada, principalmente nas correntes evolucionistas e neo-institucionalistas. A análise da evolução das teorias da firma e sua relação com paradigmas organizacionais distintos mostra que não existe um corpo teórico único e coerente, pois as teorias estão condicionadas por diferentes filiações metodológico-teóricas, enfocam aspectos distintos (produção ou transação) e baseiam-se em contextos institucionais, históricos e setoriais diversos. Conclui que o processo de mudanças tecnológicas e institucionais exige que a teoria evolua continuamente, adotando aportes interdisciplinares e recorrendo mais sistematicamente a pesquisa empírica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Matte, Juliana, Vandoir Welchen, Luana Folchini Da Costa, Ana Cristina Fachinelli, Daniel Hank Miri, Cassiane Chais i Pelayo Munhoz Olea. "Evolução e tendências das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias". Revista Tecnologia e Sociedade 17, nr 49 (1.10.2021): 102. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v17n49.13364.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Teorias de adoção e aceitação de tecnologias procuram examinar fatores que influenciam o consumidor a adquirir ou aceitar um produto. As tecnologias são desenvolvidas, evoluem, mas para sobreviver, uma fase do seu ciclo de vida é a aceitação. Dessa forma, diferentes teorias estudam esse tema sob diferentes olhares: Teoria de Difusão da Inovação, Teoria da Ação Racional, Teoria do Comportamento Planejado, Modelo de Aceitação de Tecnologia, Modelo de Aceitação de Tecnologia 2, Modelo de Aceitação de Tecnologia 3 e Teoria Unificada da Aceitação e Utilização da Tecnologia. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a evolução das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias. Foi empregado o método SystematicSearchFlow (SSF), com a análise de 145 artigos. Os resultados mostram que as teorias iniciais se preocupavam com o indivíduo ou características do produto com relação à utilidade, facilidade e qualidade. As teorias mais recentes exploraram aspectos como o desempenho e eficácia, direcionando novos estudos para essa perspectiva.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Oliveira, Luis, Mário Sacomano Neto i João Maurício Gama Boaventura. "INFLUÊNCIA DO PODER NAS REDES DE NEGÓCIO - ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA TEORIA". REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 22, nr 1 (kwiecień 2016): 1–25. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.025162016.62022.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO Esta pesquisa busca compreender como as relações de poder são abordadas na literatura de organizações, por meio de uma revisão sistemática da literatura utilizando a base de dados Thomson Reuters (ISI) Web of Science. Embora a literatura de relações interorganizacionais reconheça o papel crítico do poder, uma sucessão de teorias com diferentes perspectivas empíricas, teóricas e metodológicas demonstra que ainda há uma falta de consenso a respeito de quais atores detêm o poder nestes contextos. São questões de pesquisa: Como os recentes estudos em redes de negócio abordam o poder? Quais as implicações dos principais paradigmas teóricos utilizados? A análise das publicações selecionadas aponta para a multiplicidade de perspectivas teóricas na abordagem do poder na literatura e indica um aumento do interesse no tema ao longo do tempo. As principais perspectivas teóricas identificadas são a Teoria da Dependência de Recursos; a Teoria da Troca em Redes; e a Teoria de Custos de Transação. Essas teorias são analisadas sob o quadro teórico e um conjunto de proposições conceituais é definido, de modo a avaliar as implicações dos paradigmas associados a cada corrente teórica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Oliveira, Camila Laranjeira Costa de, Maria Cilene Freire de Menezes i Olívia Maria Pereira Duarte. "O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II". Revista Exitus 7, nr 3 (14.09.2017): 172. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id353.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Embora a Teoria da Evolução seja um tema de grande importância para a compreensão de assuntos relacionados às diversas áreas das ciências biológicas, é notória a dificuldade de compreensão do tema, principalmente no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em investigar a abordagem do ensino dessa teoria por professores de ciências dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da rede pública do município de Senhor do Bonfim – Bahia. Também se buscou identificar as concepções dos professores sobre a temática e levantar os possíveis obstáculos ao ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários compostos por perguntas fechadas e abertas. Os resultados demonstraram limitações no ensino da teoria evolutiva, relacionadas à formação inicial dos docentes; à existência de barreiras para o entendimento da teoria da evolução diante de concepções criacionistas e à falta de entendimento acerca do sistema de teorias evolutivas por parte dos docentes. Essas observações indicam que o ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental é deficiente e pode contribuir para a formação de concepções equivocadas acerca do tema. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Teoria da Evolução.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Vasconcelos, Flávio C., i Álvaro B. Cyrino. "Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional". Revista de Administração de Empresas 40, nr 4 (grudzień 2000): 20–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902000000400003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo faz uma análise das quatro principais correntes teóricas que tratam do fenômeno da vantagem competitiva, isto é, a ocorrência de níveis de performance econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas. São examinadas, em termos de seus pressupostos e de suas conseqüências, as teorias de posicionamento estratégico, a teoria dos recursos, as teorias baseadas nos processos de mercado e as teorias de competências dinâmicas. Finalmente, este artigo defende a tese de uma convergência entre estratégia empresarial e teoria organizacional como uma via de pesquisa fundamental para a evolução de ambas as disciplinas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Ribeiro, Jair Lúcio Prados. "Teoria da evolução em Friends". Genética na Escola 12, nr 2 (30.11.2017): 132–41. http://dx.doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2017.285.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Em um episódio do seriado Friends, a hippie Phoebe Buffay debate com o doutor em paleontologia Ross Geller a respeito da validade da teoria da evolução. Apresenta-se nesse artigo uma análise da discussão a partir de conceitos da filosofia da ciência, como o problema da demarcação de Karl Popper, os paradigmas de Thomas Kuhn e a validade empírica das teorias científicas de Bas Van Fraassen. Argumenta-se que as temáticas da ciência, por vezes, parecem desconectadas da sociedade, e a filosofia da ciência ainda mais. A abordagem crítica do episódio pode contribuir para diminuir esse afastamento e induzir a práticas pedagógicas diferenciadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Mendes, Thales Cerqueira, Bruno de Andrade Martins, Claysson Xavier Da Silva i Thyla Cerqueira Mendes. "ASPECTOS ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE LEV VYGOTSKY E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN". REVISTA FOCO 16, nr 4 (12.04.2023): e1556. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n4-030.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tanto para Vygotsky quanto para Kuhn, aspectos históricos e sociais influenciam em suas teorias. Dessa forma, por meio de uma análise documental dos trabalhos desses pensadores, buscar-se-á aproximações entre a teoria sociocultural daquele e a teoria das revoluções científicas deste. Por uma análise de conteúdo, foi possível perceber uma semelhança entre aspectos das duas teorias, porém em aplicações distintas: uma ao processo de cognição e a outra, ao da evolução da ciência. Emerge dessa análise relações entre níveis de desenvolvimento real e potencial, zona de desenvolvimento proximal, conceito, significado, mediação por instrumentos e signos, processo de internalização, funções complexas e pseudoconceito – da teoria da aprendizagem - e ciência normal e revolucionária, paradigma, dogma, crise, Gestalt, processo de acumulação e anomalias – da teoria do desenvolvimento da ciência. Apresenta-se nesse trabalho uma descrição contextualizada dos significados dessas premissas que norteiam as duas teorias e depois, se expõe os aspectos de intersecção entre elas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Waizbort, Ricardo. "Teoria social e biologia: perspectivas e problemas da introdução do conceito de história nas ciências biológicas". História, Ciências, Saúde-Manguinhos 8, nr 3 (grudzień 2001): 633–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702001000400007.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A teoria da evolução por seleção natural de Charles Darwin, ao relacionar os seres vivos genealogicamente, interpreta as espécies e sua fantástica diversidade como uma história de transformações lentas e graduais. Embora as descobertas de Darwin sejam importantíssimas e continuem a ser corroboradas pelas novas teorias e técnicas da biologia molecular, a teoria (sintética) da evolução é pouco conhecida fora dos círculos acadêmicos. Nesse sentido são de grande relevância as novas abordagens que tentam estabelecer elos consistentes entre a teoria social e a teoria (neo)evolutiva. Para que essa ponte possa tornar-se ainda mais sólida, seria importante derrubar as barreiras que separam o público em geral, e o escolar em particular, da perigosa mensagem de Darwin, que afirma serem nossas capacidades sociais e mentais originadas no reino animal sem interferência alguma de forças especiais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Leffa, Vilson J. "Transdisciplinaridade no ensino de línguas A perspectiva das Teorias da Complexidade". Revista Brasileira de Linguística Aplicada 6, nr 1 (2006): 27–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982006000100003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este texto parte do pressuposto de que o aprendizado de uma língua estrangeira é muito complexo para que possa ser explicado através de uma única teoria de aprendizagem. Para tentar resolver esse problema, propõe uma abordagem transdisciplinar, partindo das Teorias da Complexidade, incluindo as teorias do caos, do pensamento complexo e a da atividade. Resume as idéias de Nicolescu sobre transdisciplinaridade, baseadas numa perspectiva de evolução da ciência pelos estágios da disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Propõe, finalmente, como exemplo de abordagem transdisciplinar, que a pesquisa seja direcionada do problema para a teoria, e não no sentido oposto, como normalmente tem sido feito.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Papavero, Nelson, i Christian Fausto Moraes dos Santos. "Evolucionismo darwinista? Contribuições de Alfred Russel Wallace à teoria da evolução". Revista Brasileira de História 34, nr 67 (czerwiec 2014): 159–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882014000100008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Teria sido mesmo Charles Darwin o autor da teoria do processo evolutivo? Em suas pesquisas, Darwin discute mais a origem da seleção natural do que propriamente a origem das espécies. Três anos antes da publicação do artigo de Darwin, outro naturalista, Alfred Russel Wallace, publicou um trabalho propondo que todas as espécies vivas descendiam de um único ancestral comum. Foi Wallace o primeiro a notar que cada margem dos rios amazônicos podia ser habitada por espécies diferentes de macacos. Em 1858, Wallace sintetiza a teoria da seleção natural, mas ao invés de publicar a descoberta, remete-a para Darwin que, pouco tempo depois, publica A Origem das Espécies. Este artigo visa discutir quais seriam as contribuições de Wallace para as teorias evolutivas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Veiga, Fábio Da Silva, Lourenço De Miranda Freire Neto i Fernando Virmond Portela Giovannetti. "A EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL: DA OBJETIVAÇÃO DA RESPONSABILIDADE À PREVENÇÃO DE DANOS". Relações Internacionais no Mundo Atual 1, nr 22 (17.01.2019): 79. http://dx.doi.org/10.21902/revrima.v1i25.3866.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O conceito de responsabilidade civil passou por profundas transformações durante o século XX, muito por conta das transformações verificadas no próprio tecido social, notadamente com o fenômeno da industrialização. A clássica concepção de responsabilidade civil subjetiva, calcada na culpa, foi cedendo espaço para as diversas hipóteses hoje previstas de responsabilidade objetiva, fundada nas teorias do risco. Entretanto, para além da dicotomia “teoria da culpa” e “teoria do risco”, o presente artigo pretende abordar sobre a tendência doutrinária de se discutir a mudança na perspectiva funcional da responsabilidade civil, de reparatória para a preventiva. Para esse estudo, é imprescindível a utilização do instrumental fornecido pela escola da Análise Econômica do Direito. PALAVRAS-CHAVE: responsabilidade civi; prevenção; análise econômica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Sehnálek, David. "Evoluční teorie a právo (státní a unijní)". Sociální studia / Social Studies 12, nr 2 (20.04.2015): 107–18. http://dx.doi.org/10.5817/soc2015-2-107.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Článek se zabývá problematikou evoluce v oblasti práva. V úvodní části si autor klade otázku, zda a do jaké míry lze naše znalosti o evoluci vůbec přenést do oblasti práva. Kriticky přitom analyzuje jednotlivé doktrinální evoluční přístupy v právu. Následně jsou definovány výchozí evoluční principy platné pro oblast práva tak, aby v poslední části článku bylo možné aplikovat zjištěné poznatky na problematiku evropské integrace v rámci Evropské unie.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Abdalla, Elcio. "Teoria quântica da gravitação: cordas e teoria M". Revista Brasileira de Ensino de Física 27, nr 1 (marzec 2005): 147–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172005000100017.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Discutimos aqui a junção da relatividade geral e da mecânica quântica como necessidade tanto teórica quanto experimental da Física, e suas conseqüências na compreensão do Universo, de seu início e sua evolução.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Alves, Fernando De Brito, i Vinícius Rodrigues Freitas. "A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE EMPRESA, OS QUINZE ANOS DE VIGÊNCIA DA TEORIA SUBJETIVA MODERNA NO BRASIL E OS BENEFÍCIOS DA DEFINIÇÃO MAIS AMPLA". Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) 6, nr 2 (19.12.2018): 153. http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v6i2.467.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo do texto é tratar da evolução das teorias de definição de empresa, para demonstrar que a positivação da teoria italiana possibilitou um ambiente de formalização para a classe empresária e permitiu um incremento na atividade econômica, por meio de outras medidas tomadas pelo Poder Público. O método adotado foi o analítico descritivo
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Moreira, Vinicius Farias, i Yákara Vasconcelos Pereira. "ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO CIENTÍFICO". Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí 9, nr 14 (12.08.2020): 001–15. http://dx.doi.org/10.5965/2316419009142020001.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta pesquisa valoriza o pluralismo teórico da Administração Estratégica e tem como objetivo evidenciar sua construção como um campo científico de diferentes abordagens, que lutam por reconhecimento e aceitação. A fundamentação decorre da contribuição de Pierre Bourdieu sobre campo científico, a partir da qual são analisadas dez Teorias da Administração Estratégica. Entre as abordagens dominantes no campo, destacaram-se as contribuições das Teorias de Base Econômica, entre os novatos, destacam-se as Teorias de Base Comportamental, em especial a Teoria da Estratégia como Prática. Não se percebeu revolução científica no campo, mas um processo incremental de evolução do conhecimento da área.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Lopes, Fernando Dias. "Perspectivas teóricas contemporâneas nos estudos das organizações: apresentação de um modelo de análise da formação de joint ventures internacionais". Cadernos EBAPE.BR 2, nr 3 (grudzień 2004): 01–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512004000300005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo apresenta um modelo de análise da formação de joint ventures internacionais. Seu objetivo é mostrar que diferentes dimensões do ambiente moldam a decisão de entrar (ou não) numa parceria, a decisão sobre o parceiro, sobre a estrutura da parceria e a influência na dinâmica de evolução da parceria; fazendo-se necessário o emprego de um arcabouço multiteorético. O modelo teórico é composto de três abordagens, as quais, no conjunto, permitem uma melhor compreensão da natureza multifacetada desse fenômeno organizacional. As teorias que compõem o modelo são: a teoria institucional (aspectos socioculturais), a teoria dos custos de transação (aspectos econômicos e estratégicos) e a teoria da dependência de recursos (aspectos políticos).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Alves, Alexandra. "A teoria crítica do direito e o positivismo jurídico". Prisma Juridico 12, nr 2 (25.02.2014): 429–46. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v12n2.3968.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho visa estudar o surgimento e a evolução da teoria critica do Direito ao longo dos anos, assim como compará-la à metodologia do positivismo e analisar sua aplicação nos dias atuais. Faremos um breve estudo sobre os principais autores e escolas da teoria crítica e também do positivismo jurídico. Através de uma observação do atual mundo globalizado e das decisões e interpretações jurídicas, veremos se é viável a aplicação da teoria crítica nas decisões jurídicas. O estudo comparado entre a teoria crítica e o positivismo permitirá fazer uma ponderação sobre como decidir e interpretar as leis e o ordenamento jurídico na realidade atual e qual o impacto da teoria crítica do Direito na sociedade moderna. Procederemos com uma apuração do atual cenário jurídico diante de uma sociedade dinâmica e de uma comunidade global complexa e qual o impacto que a teoria jurídica do Direito causaria nos ordenamentos jurídicos eminentemente positivistas. Abordaremos sobre a aplicabilidade da teoria crítica jurídica, sua abrangência metodológica e como utilizar o melhor dela, assim como descartar aquilo que não condiz com o atual sistema jurídico. Os novos métodos de decisão e interpretação do Direito serão discutidos sob a óptica dessas teorias e verificaremos qual a melhor maneira metodológica de aplicá-las. Ao longo do trabalho visaremos a analisar de forma crítica ambas as teorias em questão e o que os filósofos e teóricos ponderam sobre elas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Chaves, Jussie Sedrez, i Maria José Baldessar. "ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE A TEORIA DO MEIO E O CONCEITO DE INTERMIDIALIDADE". Revista Contemporânea 3, nr 12 (21.12.2023): 30660–83. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n12-297.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho pretende apresentar a relação entre a Teoria do Meio e o conceito de Intermidialidade. Busca-se verificar como os conceitos foram tratados na academia, bem como identificar as relações existentes entre as duas teorias. Para tanto, o artigo está organizado em duas seções. A primeira trata sobre a Teoria do Meio, compreendendo uma breve contextualização histórica dos estudos sobre o meio e apresentada a evolução nesse campo de estudos. A segunda sessão evidencia as discussões em torno do conceito de Intermidialidade, apresenta a perspectiva histórica de fundação do campo de estudos e identifica o conceito correlacionando-o com a Teoria do Meio, trazendo também uma breve perspectiva da interface existente com o campo de Estudos da Tradução.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

STOCKER, FABRICIO, KEYSA MANUELA CUNHA MASCENA, ANA CLÁUDIA AZEVEDO i JOÃO MAURÍCIO GAMA BOAVENTURA. "Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada". Cadernos EBAPE.BR 17, spe (listopad 2019): 673–88. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395176683.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo As interações entre múltiplos stakeholders vêm ganhando importância nas últimas décadas, dada a velocidade com que se propagam informações e se estabelecem conexões entre indivíduos e grupos. Porém, a pesquisa sobre o tema ainda carece de estudos empíricos que analisem o fenômeno das redes de stakeholders e da sua contribuição para o avanço da teoria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem de redes de stakeholders nos últimos 20 anos e fornecer um panorama da sua evolução até os dias atuais. Este trabalho fundamenta-se em dois escopos de pesquisa: Teorias de Redes - sociedade em redes e redes interoganizacionais e a Teoria de Stakeholders, integradas na composição da proposta de Rowley (1997) -; Teoria de Redes de Stakeholders. Valendo-se da análise sociométrica e da revisão sistemática de 228 artigos coletados no Web of Science entre 1997 e 2017, foi possível analisar a evolução desta abordagem. Inferimos, por esta reflexão, que o interesse das pesquisas recentes deslocou-se das relações com os Stakeholders centradas na organização para as relações em rede descentralizadas e com diversos atores. Além disso, há uma tendência de estudos das redes formadas por grupos de stakeholders e estudos das identidades sociais dos indivíduos membros desses grupos. A contribuição deste estudo consiste em fornecer um panorama da Teoria de Redes de stakeholders, analisando as redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas, as tendências de pesquisa, além de sugerir tópicos de pesquisa para trabalhos futuros.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

STOCKER, FABRICIO, KEYSA MANUELA CUNHA MASCENA, ANA CLÁUDIA AZEVEDO i JOÃO MAURÍCIO GAMA BOAVENTURA. "Network theory of stakeholder influences: a revisited approach". Cadernos EBAPE.BR 17, spe (listopad 2019): 673–88. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395176683x.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo As interações entre múltiplos stakeholders vêm ganhando importância nas últimas décadas, dada a velocidade com que se propagam informações e se estabelecem conexões entre indivíduos e grupos. Porém, a pesquisa sobre o tema ainda carece de estudos empíricos que analisem o fenômeno das redes de stakeholders e da sua contribuição para o avanço da teoria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem de redes de stakeholders nos últimos 20 anos e fornecer um panorama da sua evolução até os dias atuais. Este trabalho fundamenta-se em dois escopos de pesquisa: Teorias de Redes - sociedade em redes e redes interoganizacionais e a Teoria de Stakeholders, integradas na composição da proposta de Rowley (1997) -; Teoria de Redes de Stakeholders. Valendo-se da análise sociométrica e da revisão sistemática de 228 artigos coletados no Web of Science entre 1997 e 2017, foi possível analisar a evolução desta abordagem. Inferimos, por esta reflexão, que o interesse das pesquisas recentes deslocou-se das relações com os Stakeholders centradas na organização para as relações em rede descentralizadas e com diversos atores. Além disso, há uma tendência de estudos das redes formadas por grupos de stakeholders e estudos das identidades sociais dos indivíduos membros desses grupos. A contribuição deste estudo consiste em fornecer um panorama da Teoria de Redes de stakeholders, analisando as redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas, as tendências de pesquisa, além de sugerir tópicos de pesquisa para trabalhos futuros.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Müllerová, Lucie. "Termín „evoluce“ a jeho vymezení a použití v českých a britských učebnicích přírodopisu a biologie". Scientia in educatione 6, nr 1 (1.07.2015): 40–79. http://dx.doi.org/10.14712/18047106.120.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Studium evoluce a evolučních mechanismů zahrnuje několik odlišných přístupů a v důsledku toho je pojem evoluce definován různými způsoby nebo je zaměňován s jinými pojmy, jako například přírodní výběr nebo Darwinova teorie. Diference v užívání daných pojmů však může vést z hlediska vzdělávání k mnohým miskoncepcím. Proto je vhodné ověřit, zda učebnice žákům poskytují prostor se v dané problematice orientovat.Předmětem výzkumu jsou pojmy „evoluce, „evoluční teorie, „biologická evoluce, „Darwinova teorie a „přírodní výběr vyskytující se v českých a britských učebnicích přírodopisu a biologie. Do výzkumu je zahrnuto celkem 32 učebnic. Hlavním cílem je určení četnosti uvedených pojmů v učebnicích a následně prostřednictvím obsahové analýzy definic porovnání konkrétních předem stanovených výrazů v dané definici. Definice pojmů „evoluce, „evoluční teorie a „biologická evoluce jsou dále konfrontovány s obsahem definic evolučních biologů, a zároveň je za pomoci hierarchické shlukové analýzy znázorněna jejich vzájemná podobnost.Výsledky výzkumu ukazují, že v českých učebnicích se nejčastěji vyskytuje pojem „Darwinova teorie a v britských učebnicích pojem „přírodní výběr. Z hlediska podobnosti definic zkoumaných pojmů je zjištěno, že definice „evoluce, „biologická evoluce a „evoluční teorie jsou v českých i britských učebnicích poměrně různorodé na rozdíl od definic evolučních biologů, kde jsou přes určitou variabilitu obsahy definic nápadně podobnější. Na základě obsahové analýzy jsou shrnuty a představeny takové výrazy, které se zdají zásadní pro porozumění dané definici či takové, které se mohou jevit jako určitý faktor ovlivňující vznik žákovských miskoncepcí. V případě definic pojmu „evoluce je zjištěno, že české učebnice vystihují „evoluci většinou jako „vývoj organismů nebo „vznik nových druhů. Britské učebnice obsahují především „změnu organismů v průběhu času a definice evolučních biologů zahrnují nejčastěji „změnu genů v populaci.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Rodrigues, Leandro Nascimento, i Pastora do Socorro Teixeira Leal. "A eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas à luz da jurisprudência do STF: análise crítica do RE 201.819-8 e ADI 4815". Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 19, nr 2 (18.12.2018): 11–42. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v19i2.1085.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo trata das teorias sobre a eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas visando a identificar as correntes adotadas pelo STF na análise da fundamentação de dois julgados, o RE 201.819-8 e a ADI 4815. Pretende demonstrar que a evolução jurisprudencial da Corte Suprema caminha para adoção da teoria direta ou imediata de incidência dos direitos fundamentais no âmbito particular, mas que o entendimento atual ainda demonstra algumas ressalvas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Brantl, Eva Marcela, i Pedro Roberto Decomain. "Evolução das teorias da posse e seu reconhecimento como instituto autônomo". Academia de Direito 6 (1.07.2024): 1176–96. http://dx.doi.org/10.24302/acaddir.v6.4496.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os temas posse e propriedade acompanham o homem desde que este começou a estreitar suas relações com as coisas disponíveis no mundo que fossem úteis ao seu proveito, e nesta trajetória inúmeras discussões se instalaram desde a esfera teórica do pensamento, da conceituação, à fática com reflexos concretos na economia e principalmente na área social. Como problema de pesquisa, destaca-se o seguinte questionamento: De que forma ocorreu a evolução do conceito posse até seu reconhecimento como instituto autônomo da propriedade? Para tanto, o objetivo geral é analisar a trajetória evolutiva das teorias sobre a posse, tendo como premissa originária o fortalecimento da relação desta com o elemento função social chegando ao ponto do reconhecimento da posse como instituto autônomo. Sendo delineados os seguintes objetivos específicos: traçar um breve histórico do surgimento e reconhecimento da posse no Direito; mostrar a evolução conceitual da posse dentro do desenvolvimento teórico; apresentar o crescimento da influência do elemento função social no instituto da posse do contexto histórico até o seu reconhecimento como instituto autônomo. No que tange ao tipo de pesquisa tem-se que a presente é estudo de abordagem qualitativa, de natureza básica, de procedimentos bibliográficos e de objetivo exploratório. Como o direito vem a reboque da sociedade, o direito de propriedade passou de direito absoluto a direito relativizado pelo critério do exercício da função social dos bens em detrimento aos interesses puramente individuais com a Instituição do Estado Social de Direito, nessa toada ganha força e reconhecimento a posse, pois representa o exercício do suprimento de necessidades humanas básicas, da efetivação da cidadania e por conseguinte da dignidade humana. Portanto, a teoria que substancia a proteção jurídica da posse encontra-se em transição, da teoria objetiva para a teoria sociológica da posse, reconhecendo este fortalecimento da posse, inclusive constitucionalmente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Martins-Silva, Priscilla de Oliveira, Zeidi Araujo Trindade i Annor da Silva Junior. "Teorias sobre o amor no campo da Psicologia Social". Psicologia: Ciência e Profissão 33, nr 1 (2013): 16–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932013000100003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este é um ensaio teórico sobre o fenômeno amor em relacionamentos românticos no campo da Psicologia e no da Psicologia social. São apresentadas as primeiras teorias sobre o amor na Psicologia, e, posteriormente, são abordadas em maior profundidade três teorias da Psicologia social: os estilos de amor de John Alan Lee, a teoria de apego, de Phillip Shaver, Cindy Hazan e Donna Bradshaw, e a teoria triangular do amor, de Robert J. Sternberg. São apresentados os aspectos teóricos, empíricos e metodológicos de cada teoria, e sua análise permitiu observar que o amor é um fenômeno complexo e detectar a presença de divergências teóricas e metodológicas. A complexidade é observada na diversidade teórica e nos resultados de pesquisas encontrados. Teoricamente, foi registrada divergência na forma como o amor é concebido; metodologicamente, houve o predomínio de abordagens quantitativas, com a presença de diferentes escalas. Identifica-se que algumas questões precisam ser mais bem investigadas, assim como os instrumentos de medidas adotados. Nota-se, assim, que essa área de estudo ainda está em processo de evolução e que a realização de mais pesquisas pode contribuir para o desenvolvimento do campo. Ao final, sugere-se o estudo da interação da cultura via crenças e valores na vivência do amor e maior utilização de abordagens qualitativas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Santos, Marcos Ferreira. "Economia de serviços: teoria e evolução no Brasil". Revista de Administração Contemporânea 9, nr 2 (czerwiec 2005): 211. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552005000200013.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Araújo, Angélica Almeida de. "SOBRE UMA TEORIA GERAL DA EVOLUÇÃO DE LÍNGUAS:". Belas Infiéis 5, nr 2 (2.12.2016): 101–10. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v5.n2.2016.11391.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O livro Acts of Indentity: Creole-based approaches to language and ethnicity (1985) de Le Page e Tabouret-Keller é o resultado de 30 anos de pesquisa sobre o comportamento linguístico de pessoas e suas crenças no tocante à língua e à identidade. O quinto capítulo do livro (Towards a general theory of the evolution of languages), tem o foco na teoria da evolução de línguas. Nele, os autores consideram como o comportamento idiossincrático de um certo indivíduo reflete uma postura com relação a grupos, causas e tradições. A pesquisa de Le Page e Tabouret-Keller foi conduzida em diferentes comunidades linguísticas a fim de responder a dois principais questionamentos: i) de que forma os indivíduos estudados na pesquisa podem ser considerados membros de comunidades linguísticas? E, ii) como seu comportamento linguístico pode ser descrito como uma propriedade de suas comunidades?
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Martins, Michelle Fernanda. "A evolução do sistema jurídico segundo a teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann: a temática da resiliência". Revista Brasileira de Sociologia do Direito 7, nr 3 (14.09.2020): 67–88. http://dx.doi.org/10.21910/rbsd.v7i3.360.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Na sociedade contemporânea, o direito enfrenta sérios desafios, dentre os quais regulamentar o convívio social dentro de uma realidade que está em constante transformação. Novas alternativas precisam ser pensadas para que, dentro desse contexto, o acesso à justiça seja garantido, as expectativas normativas dos indivíduos sejam atendidas e o direito evolua. Porém, embora algumas alternativas sejam pensadas, como, por exemplo, a audiência preliminar do Código de Processo Civil de 1973, estas, algumas vezes, sofrem resistências por parte dos atores jurídicos, o que pode impedir a evolução do sistema jurídico. Assim sendo, o presente artigo analisa, dentro de uma perspectiva luhmanniana, a evolução do sistema jurídico, objetivando compreender este processo. Aborda ainda a necessidade de pensar um "direito resiliente", o qual seja capaz de produzir comunicações eficazes em uma realidade tão dinâmica quanto a atual.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Nascimento, Fábio, i Dilmar Pregardier Júnior. "A Evolução do Modelo Gravitacional na EconomiaThe evolution of the gravity model in the Economy". Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 3, nr 4 (23.03.2013): 131. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.45.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo faz um apanhado teórico sobre as aplicações do modelo gravitacional, objetivando, sobretudo, analisar a previsão dos fluxos bilaterais do comércio entre as nações. Uma vez que, desde seu surgimento como lei da física até sua inserção nas ciências econômicas, o modelo gravitacional evoluiu de uma simples equação básica até o refinamento matemático que temos na atualidade. Cujos aprimoramentos fundamentais econômicos – introdução de variáveis dummy, possibilitaram um aumento na precisão dos resultados, enquanto que, pelo lado teórico, no decorrer das décadas, o modelo fundamentou-se através de teorias como a de Heckscher-Ohlin e a teoria dos Retornos Crescentes do Comércio, tendo, finalmente, sua robustez afirmada pela nova teoria do comércio internacional. Assim, através da econometria, sua aplicação inicial deu-se através do uso de uma análise transversal tradicional, até, atualmente, ter evoluído ao uso dos dados em painel, que tendem a eliminar várias distorções sofridas pelas estimações anteriores. Considerando tais situações, torna-se claro que o modelo gravitacional afirma-se como uma forte ferramenta na área de previsões de fluxos comerciais, além de conseguir mensurar os efeitos dos acordos preferenciais sobre os fluxos internacionais de comércio; possibilitando, nesse viés, uma avaliação do efeito fronteira.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Bizzo, Nelio, i Leonardo Augusto Luvison Araújo. "Ensino de Evolução". Genética na Escola 16, nr 2 (14.12.2021): 440–49. http://dx.doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.401.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No artigo são discutidas algumas das principais contribuições das pesqui- sas sobre ensino de evolução. Apresenta-se um esboço dos primeiros es- tudos dos anos 1970, seguido de um balanço preliminar das movimenta- ções intelectuais nas pesquisas em diversos países, inclusive no Brasil. Por fim, discute-se mais especificamente sobre a questão da rejeição da teoria evolutiva com base em crenças religiosas, tema muito focalizado por di- versos pesquisadores e ainda controverso. A aceitação de evolução parece depender de vários fatores, principalmente a compreensão da natureza da ciência, a religiosidade e conhecimentos conceituais da evolução biológica. Diferentes pesquisas indicam que os fatores que envolvem a aceitação de evolução são múltiplos e não podem ser analisados isoladamente. É preci- so considerar as crenças religiosas relacionadas com a teoria evolutiva de modo articulado com fatores cognitivos e socioculturais dos estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Gomes, Daniel Costa. "Teoria das relações internacionais: a pluralidade absoluta e a pluralidade relativa da disciplina". Conjuntura internacional 13, nr 3 (23.01.2017): 196. http://dx.doi.org/10.5752/p.1809-6182.2016v13n3p196.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>O presente trabalho é um estudo sobre a disciplina Teoria das Relações Internacionais. Tem-se por objetivo analisar a evolução da disciplina, de modo a verificar se a difusão de cursos de Relações Internacionais em países periféricos tem sido acompanhada pela emergência de novas teorias, de novas perspectivas em relação ao conhecimento científico e de novas formas de se ensinar a disciplina. Para auferir isso, o artigo é dividido em duas partes, em que se analisam, respectivamente, a narrativa tradicional e as novas narrativas na disciplina. Foram formulados dois conceitos: pluralidade absoluta (critério quantitativo) e pluralidade relativa (critério qualitativo). Duas conclusões principais são alcançadas. A primeira: numericamente, a disciplina Teoria das Relações Internacionais se tornou mais plural, em decorrência do surgimento de teorias, de cursos de graduação, de programas de pós-graduação e de periódicos especializados. Assim, constata-se pluralidade absoluta. A segunda conclusão: a diversidade, conceituada como pluralidade relativa, ainda não se consolidou na disciplina. Afinal, as novas teorias geralmente constituem variantes dos mesmos matizes, a língua inglesa continua a dominar nos livros e nos periódicos, as grades curriculares apresentam poucas variações, as novas formas de pensar as Relações Internacionais normalmente são consideradas não científicas.</p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Fonseca, Ana Clara Montenegro, i Vinícius Leão de Castro. "Impacto Dogmático das Chamadas Circunstâncias Concomitantes na Formulação do Conceito Finalista de Culpabilidade Normativa Pura e Seu Confronto com a Moderna Perspectiva Funcional-Sistêmica". Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição 2, nr 1 (25.10.2016): 714. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0200/2016.v2i1.904.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo analisa aspecto normativo (finalismo) e funcionalista (sistêmica) da culpabilidade, verificando a influência das circunstâncias concomitantes, de Reinhart Frank. Estudo teórico, com procedimento bibliográfico, baseia-se na essência e evolução da culpabilidade juntamente com teóricos da modernidade para compreender a culpabilidade funcional. A pesquisa divide-se em: fundamentos etiológicos do conceito de culpabilidade; teorias da culpabilidade; impacto das circunstâncias concomitantes; percepção de culpabilidade funcional. Demonstrar, portanto, como os teóricos modernos interpretam este instituto e confrontar tal entendimento com os fundamentos finalistas, constatando afinidade ou discordância da aplicação prática do instituto com a referida teoria.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Krumpolc, Eduard. "Erich Wasmann and His Contribution to the Theory of Evolution". Studia theologica 19, nr 1 (1.03.2017): 45–59. http://dx.doi.org/10.5507/sth.2017.003.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Kato, Mary A. "A evolução da noção de parâmetros". DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 18, nr 2 (2002): 309–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502002000200006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta uma retrospectiva do conceito de parâmetro na teoria de Princípios e Parâmetros e mostra que: a) no primeiro estágio da teoria, os parâmetros eram concebidos como propriedades associadas a Princípios e b) no segundo estágio, como propriedades do léxico, mais especificamente do léxico funcional.. Essa segunda visão também sofreu uma evolução, de um conceito substantivo, para um conceito formal de classes funcionais. O trabalho discute ainda a noção de parâmetros associados a diferentes níveis de representação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Trindade, Weverton Carlos Ferreira, Mateus Henrique Santos, Roberto Ferreira Artoni i Dalva Cassie Rocha. "Percepção da teoria da evolução por alunos de Biologia de uma universidade portuguesa e de uma universidade brasileira". Genética na Escola 13, nr 2 (26.02.2018): 112–23. http://dx.doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.305.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Na atualidade, nenhuma outra teoria científica sobre a origem da biodiversidade supera a teoria da evolução. Contudo, a teoria da evolução ainda é muito mal compreendida e aceita. Neste trabalho foi realizada uma avaliação dos documentos pedagógicos orientadores de Portugal e do Brasil, Estado do Paraná, para investigar divergências na estrutura de ensino e no conteúdo referente à Evolução no Ensino Secundário/Médio, além de uma investigação exploratória a partir de um questionário aplicado em alunos de uma universidade portuguesa e de uma universidade brasileira localizada no Paraná, a fim de avaliar se as diferenças na estrutura de ensino e nos documentos pedagógicos orientadores afetam as concepções dos estudantes sobre a teoria da evolução. Como resultado, percebe-se que em Portugal é dada maior ênfase ao estudo da Evolução Biológica no Ensino Secundário/Médio, sendo este um conteúdo estruturante, enquanto no Paraná é um conteúdo básico dentro do conteúdo estruturante biodiversidade. A religião não pareceu um fator determinante na compreensão e aceitação da teoria da evolução, principalmente entre os alunos portugueses. A menor carga horária destinada ao conteúdo de evolução no Ensino Médio no Estado do Paraná parece afetar a percepção da teoria evolutiva pelos alunos da universidade brasileira, porém, um simples aumento na carga horária dedicada ao ensino de Evolução pode não ser suficiente para erradicar os equívocos científicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Abrantes, Paulo. "Evolução humana: estudos filosóficos". Revista de Filosofia Aurora 25, nr 36 (3.05.2013): 75. http://dx.doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7766.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Verifica-se um fértil intercâmbio entre filósofos e biólogos, de modo especial nas investigações contemporâneas sobre a evolução humana. Avalio, inicialmente, o compatibilismo como postura filosófica, que coloca em evidência a possibilidade de que hábitos de interpretação, com base numa psicologia de senso comum, tenham desempenhado um papel na evolução em nossa linhagem. Essa hipótese pode lançar luz sobre dilemas que surgem na construção de uma teoria que pressuponha a interação entre modalidades genética e cultural de herança. Para que a cultura desempenhe essa função, é necessário que evoluam capacidades especiais para a aprendizagem social, que estariam associadas a capacidades para interpretar o comportamento de agentes. Num registro metafísico, discuto as condições para que grupos culturais possam ser considerados indivíduos no sentido de unidades de seleção. Num registro metodológico, eu analiso também o emprego de modelos matemáticos em tentativas de se construir cenários plausíveis para a evolução que nos tornou humanos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Bitencourt, Cezar Roberto. "PROLEGÔMENOS SOBRE A EVOLUÇÃO DA TEORIA GERAL DO CRIME". DELICTAE: Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Delito 4, nr 7 (12.12.2019): 07. http://dx.doi.org/10.24861/2526-5180.v4i7.101.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Schelini, Patrícia Waltz. "Teoria das inteligências fluida e cristalizada: início e evolução". Estudos de Psicologia (Natal) 11, nr 3 (grudzień 2006): 323–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2006000300010.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste estudo é apresentar a evolução da teoria das inteligências fluida e cristalizada. Assim, discute-se como a concepção de dois fatores gerais, denominados Inteligência Fluida e Cristalizada, ou Gf-Gc, foi capaz de conciliar modelos de compreensão da inteligência, como os desenvolvidos por Spearman, Thorndike e Thurstone. A princípio uma representação dicotômica da inteligência, o modelo Gf-Gc sofreu modificações desde a década de 1960, sendo sua versão mais recente conhecida como teoria das capacidades cognitivas de Cattell-Horn-Carroll. Conclui-se que a disseminação desta teoria permitirá que a inteligência seja representada, não por meio de uma capacidade única e estática, mas por múltiplas formas e passíveis de estimulação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Britto, R. P., E. M. O. Britto i R. Trovão. "A Evolução da Teoria de Marketing: Uma Discussão Epistemológica". Revista de Administração da Unimep 4, nr 3 (30.12.2006): 1–15. http://dx.doi.org/10.15600/1679-5350/rau.v4n3p1-15.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Ceschim, Beatriz. "Como a teoria evolutiva na atualidade pretende explicar a origem da inovação das características vivas?" Genética na Escola 16, nr 2 (14.12.2021): 344–55. http://dx.doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.392.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Sabemos que teorias científicas sofrem mudanças ao longo do tempo. Com a teoria evolutiva não é diferente. Nos últimos anos, um conjunto de pesquisadores tem defendido que a evolução bio- lógica precisa ser explicada por uma Síntese Es- tendida da Evolução, de modo que novos conhe- cimentos permitam ampliar a Síntese Moderna da Evolução, originada há mais de meio século. A necessidade da ampliação, também explorada em nosso texto, consiste em uma tentativa de aban- donar visões genecêntricas, que atribuem toda explicação de características vivas para o DNA e, em um esforço para conectar fatores externos e internos do organismo, como ambiente-desen- volvimento, em explicações mais abrangentes. É objetivo do texto destacar fontes mais plurais de inovação das características dos seres vivos, indi- cando outras formas de hereditariedade que não sejam genéticas, algumas também não genealógi- cas e tratando de alguns elementos centrais para a discussão atual da Síntese Estendida, como a evo-devo e a eco-evo-devo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Neto, Silvio Carvalho. "Teoria e Práxis: Origens, Consolidação e Destinos da Ciência Administrativa". Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 1, nr 1 (8.05.2009): 44. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v1i1.14.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é discutir os destinos da administração, especialmente da administração de tecnologia e inovação organizacional, com destaque para o emprego conjunto da tríade, teoria, prática e visão holística, de fundamental importância para a administração organizacional no mundo moderno. Mediante pesquisa bibliográfica, é apresentada a evolução histórica do pensamento administrativo durante o século XX, desde as primeiras teorias baseadas na produção e nas relações humanas até a moderna teoria de sistemas, com uma abordagem holística. Expõe-se uma lista dos principais pensadores de gestão do ultimo século, suas formações acadêmicas e ocupações profissionais e as principais contribuições para o desenvolvimento das organizações. Em seguida, aborda-se a relação entre a administração formal-científica (teoria administrativas) e a administração empírica (prática administrativa), e as contribuições de alguns gestores de empresas para o desenvolvimento organizacional. Examina-se ainda a relação entre administração, organizações e tecnologia, e os impactos do uso de tecnologia e de inovação na gestão de organizações, com o intuito de busca de eficiência e eficácia nas empresas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Ramos, Alexandre Soares, i Angelo Zheng Zhang. "Teoria monetária moderna e política econômica: Desafios e perspectivas futuras nos EUA". Brazilian Journal of Development 10, nr 7 (1.07.2024): e70988. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv10n7-005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Na era atual de globalização, a importância da teoria monetária tem se tornado cada vez mais acentuada, é visto atualmente como a base de todas as operações econômicas e dos mercados financeiros, a moeda não é apenas mais um meio de valor de troca, mas também um dos principais fatores que moldam a economia de uma nação. Entretanto, com a evolução contínua do sistema econômico e a crescente complexidade dos mercados financeiros, a compreensão da teoria monetária também está se aprofundando e expandindo. Dessa forma, a teoria monetária moderna começou a ser discutida entre os especialistas da área, buscando explorar a natureza e o mecanismo de oferta de moeda, a formulação da política monetária e o impacto da moeda na economia, por meio de uma outra visão diferenciando as teorias econômicas ortodoxas. Apesar das incertezas trazidas pelos fatores econômicos e políticos, será possível por meio dessas discussões entender melhor o papel e a função da moeda na economia e fornecer suporte teórico e orientação prática para a formulação de uma política monetária eficaz.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Magalhães, Fernanda Cândido. "Representações sociais de futuros docentes sobre a teoria da evolução darwinista". Revista de Educação Pública 27, nr 66 (4.09.2018): 839. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i66.4286.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A teoria da evolução de Darwin, que apresenta ampla repercussão nos conhecimentos de senso comum, é o objeto desse estudo do campo representacional. Para interpretação dos dados utilizou-se a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. O método de coleta de dados consistiu no levantamento da estrutura das representações sociais sobre a Teoria da Evolução, entre 179 estudantes dos cursos de graduação de Pedagogia e Biologia. O estudo apontou forte ligação entre a Teoria da Evolução e a imagem de Darwin. Mesmo com o passar de 150 anos teoria e autor estão presentes no conhecimento popular, rompendo as barreiras do universo científico para circular amplamente nas representações desses futuros professores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Nunes Junior, Vidal Serrano, i Luiz Sales do Nascimento. "DA NECESSÁRIA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL – UMA PERSPECTIVA DESDE A TEORIA DE ALF ROSS". Revista de Direito Brasileira 17, nr 7 (1.08.2017): 408. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2017.v17i7.3230.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho analisa a evolução da filosofia do direito, especialmente no que tange à epistemologia do positivismo jurídico, visando o estudo da validade e eficácia do Direito Internacional. Partindo das teorias de Hans Kelsen, Herbert Hart, e Robert Alexy, procura-se demonstrar que é Alf Ross, um dos expoentes da denominada Escola Realista do Direito, quem elabora a teoria mais consentânea com o fenômeno jurídico decorrente das relações entre o Direito Internacional e o Direito Interno de cada Estado. Objetiva-se provar que, no atual estágio do Direito Internacional, sua validade e eficácia dependem da sua constitucionalização.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Sugai, Kin Modesto, i Vitorino Modesto dos Santos. "Teoria dos sistemas e linguagem musical de Luhmann". Revista Farol 19, nr 28 (10.01.2024): 111–19. http://dx.doi.org/10.47456/rf.v19i28.43450.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo busca analisar, segundo a teoria luhmanniana, dois sistemas, ou o enquadramento da linguagem musical em uma formulação teórica complexa, aplicando os conceitos de Luhmann na definição de arte e de forma sistêmica de relação com a linguagem musical a partir da comparação com teorias musicais. . Sugere-se que a linguagem musical possa constituir um acoplamento estrutural entre os dois sistemas ou ser específica. O facto de a música ser algo organizado e diretamente relacionado com a linguagem musical não significa que o processo de criação esteja excluído, incluindo a participação improvisada do intérprete, condição que garante a evolução do sistema.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Tidon, Rosana. "A teoria evolutiva de LAMARCK". Genética na Escola 9, nr 1 (3.10.2014): 64–71. http://dx.doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2014.173.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Quando se fala sobre teorias da Evolução Biológica, dois grandes nomes são logo lembrados: Lamarck e Darwin. O estudioso francês é muitas vezes considerado como “aquele que estava errado”, e Darwin, como “aquele que estava certo”. Entretanto, essa fama é injusta. A trajetória científica de Lamarck mostra grandes acertos, e parte dos erros que ele cometeu estão presentes também na obra de Darwin.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Sacomano Neto, Mário, i Oswaldo Mário Serra Truzzi. "Perspectivas contemporâneas em análise organizacional". Gestão & Produção 9, nr 1 (kwiecień 2002): 32–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000100004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A evolução dos estudos em teoria das organizações revela uma trajetória de diversas correntes e contrastes. Ao invés de a teoria organizacional compor um conjunto unificado de conceitos e interpretações, mostra-se fortemente diversificada e conflituosa entre os vários agentes e suas respectivas formas de "enxergar" a organização. O objetivo deste artigo é apresentar algumas perspectivas teóricas contemporâneas em análise organizacional: dependência de recursos, ecologia das populações, contingência estrutural, nova economia institucional e novo institucionalismo. Essas perspectivas representam sinais importantes para o avanço e sistematização das análises organizacionais contemporâneas, uma vez que há uma crescente tentativa em construir pontes entre as perspectivas econômicas e sociológicas, estruturais e racionais, e entre teorias institucionais e ecológicas. Busca-se, com esse referencial teórico, apresentar conceitos, níveis de análise, principais variáveis, críticas e principais autores através de um quadro de referência das respectivas perspectivas apontadas para que novas abordagens sejam reconhecidas e analisadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Guzzo, Ana Maria Moraes. "Um estudo sobre a evolução cronológica e intervenções realizadas no convento de Igarassu". arq.urb, nr 30 (7.04.2021): 29–40. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.428.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo trata das intervenções no Convento Franciscano de Santo Antônio localizado em Igarassu, no estado de Pernambuco (Brasil). Tais intervenções ocorreram a partir de seu tombamento, em 1938, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), criado em 1937. Seu objetivo é caracterizar a evolução arquitetônica do Convento de uma maneira análoga a um prontuário médico, além de, analisar as intervenções documentadas sob a ótica das teorias da restauração, contextualizadas à época de suas execuções. A pesquisa se baseou na revisão bibliográfica de autores consagrados da teoria da restauração e em documentação textual e iconográfica disponíveis nos arquivos do IPHAN do Rio de Janeiro e de Pernambuco que, contudo, carecem de registros atualizados sobre os monumentos inscritos na lista de nosso patrimônio. O estudo foi complementado com informações obtidas em visitas a campo. Dessa forma se elaborou um breve histórico crítico sobre a “vida” desse convento, que auxiliou na construção da trajetória do bem em questão.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Andrade, Jefferson Oliveira, Karin Satie Komati i Izabella Martins da Costa Rodrigues. "Influenciadores do uso de tecnologia computacional na aprendizagem: uma breve descrição da evolução histórica (parte 1)". Cuadernos de Educación y Desarrollo 15, nr 2 (17.05.2023): 1423–54. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv15n2-023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo constitui uma narrativa resumida do contexto histórico educacional no desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologia computacional. Selecionamos um conjunto representativo de pensadores e traçamos uma linha do tempo. Esta primeira parte é composta por nove pensadores, que influenciaram outros seis, que serão descritos na segunda parte. Juntando as duas partes, é realizado um resgate histórico desde a maiêutica socrática até Seymour Papert, pioneiro no uso de computadores na educação. As primeiras teorias discutidas são de Sócrates, Platão e Aristóteles, principais filósofos da antiguidade. Posteriormente descrevemos a teoria de Avicena, influente pensador islâmico; de René Descartes, fundador da corrente racionalista de pensamento do início da idade moderna; de Francis Bacon, John Locke e David Hume, expoentes do empirismo britânico. No final da Idade moderna, falamos sobre Jean-Jacques Rousseau.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Moreira, Evelter Silva, i Roberta de Cassia Macedo. "Relações de Agência e Governança em Instituições de Ensino Superior Sem Fins Lucrativos". Contabilidade Gestão e Governança 25, nr 3 (29.03.2023): 471–87. http://dx.doi.org/10.51341/cgg.v25i3.2972.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: O presente ensaio teórico tem por objetivo identificar como ocorre as relações de agência, envolvendo os stakeholders em instituições de educação superior sem fins lucrativos, bem como o papel da governança corporativa nesse contexto. Abordagem teórica: Discute-se a Teoria da Agência, a Teoria dos Stakeholders e a Governança Corporativa a partir de seus fundamentos, história e evolução até os dias atuais e as especificidades das instituições de educação sem fins lucrativos. As teorias são concatenadas em uma perspectiva de múltiplos principais e agentes envolvendo os stakeholders e a governança como moduladora de conflitos em relação ao propósito da organização. Resultados: Apresenta-se como resultado um modelo teórico evidenciando as relações de agência, das quais podem emergir riscos de conflitos, quando os objetivos institucionais da organização são desconsiderados e o papel da governança na mitigação destes riscos. Para pesquisas futuras sugere-se o aprofundamento prático, com uma investigação empírica em organizações sem fins lucrativos. Originalidade/Relevância: O trabalho tem originalidade por propor uma abordagem integrada das teorias, mostrando-se também relevante para o campo dos estudos do terceiro setor. Contribuições teóricas: Traz contribuições teóricas na medida que traça uma nova perspectiva de abordagem das teorias e do propósito das organizações. Contribuições sociais: Apresenta também contribuições sociais por discutir o tema no contexto das instituições de educação superior sem fins lucrativos, contribuindo para que este tipo de organização possa compreender melhor a configuração e os riscos envolvendo as relações de agência.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Almeida, Argus Vasconcelos de, i Jorge Tarcísio da Rocha Falcão. "Piaget e as teorias da evolução orgânica". Psicologia: Reflexão e Crítica 21, nr 3 (2008): 525–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722008000300022.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii