Gotowa bibliografia na temat „Geometria Descritiva”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Geometria Descritiva”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Geometria Descritiva"

1

Kopke, Regina Coeli Moraes. "Ensino de geometria descritiva: inovando na metodologia". Rem: Revista Escola de Minas 54, nr 1 (marzec 2001): 47–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672001000100008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com base na observação, durante anos de magistério superior, na área de desenho, dos alunos de Engenharia, Matemática, Arquitetura e Artes, quanto às dificuldades encontradas por eles no aprendizado de desenho, em especial da Geometria Descritiva, é que nos propusemos, em 1999, lecionar essa disciplina para os cursos de Arquitetura e Artes, adotando uma metodologia diferente da convencional, para despertar, no aluno, o gosto pela disciplina e o desenvolvimento de uma habilidade pouco trabalhada na escola: a visão espacial. Mostrar para os alunos que essa disciplina não é difícil, mas apenas diferente daquilo que estudaram até então, tornou-se nossa meta. A visão espacial é uma habilidade mental localizada no lado direito do cérebro e, assim, quanto mais lúdica for esta aprendizagem, será mais bem assimilada. A proposta é iniciada no sentido de se trabalhar primeiro com sólidos: neles estarão os pontos, retas e planos normalmente abordados na metodologia convencional, nessa ordem. Como conclusão, tem-se que o importante é ressaltar o grande avanço que a Geometria Descritiva traz para quem quer representar graficamente qualquer coisa. Onde há planejamento, projeto e representação gráfica, aí estará a Geometria Descritiva.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

De Souza, Michel, Roberto Do Nascimento i Maria Antônia Benutti. "SKETCHUP COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA DESCRITIVA". Revista Geometria Gráfica 2, nr 2 (19.12.2018): 78. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2018.239224.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova ferramenta de ensino na aprendizagem de geometria. O desenvolvimento da visão espacial é o grande objetivo das disciplinas de Geometria Descritiva, porém é a grande dificuldade dos alunos no ensino tradicional, assim é entendido que necessita haver uma mudança no modo de ensinar. Com o avanço tecnológico, muitos softwares de modelagem tridimensional estão sendo desenvolvidos e inseridos no ensino gráfico, o que pode ser um grande recurso no desenvolvimento do ato mental de visualizar. Muitos softwares CAD já são utilizados no ensino, e surgem constantemente softwares educacionais e softwares freeware que são mais acessíveis aos estudantes. Dentre esses programas, o SketchUp, se torna uma poderosa tecnologia para o entendimento da visualização tridimensional e um potencializador juntamente com o método tradicional de ensino, devido a suafacilidade e rapidez na modelagem, além de ser um software free e idiomacompatível. A Geometria Descritiva é importante, pois desenvolve a habilidade da percepção espacial nos alunos, e a tecnologia se mostra uma ferramenta útil no ensino, sendo o SketchUp um dos programas para essa alteração no método de ensino. Procurou-se identificar as desvantagens do CAD e as vantagens do SketchUp no ensino.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Teixeira, Fábio Gonçalves, i Sérgio Leandro Dos Santos. "HyperCAL3D, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva". Design e Tecnologia 3, nr 06 (31.12.2013): 20. http://dx.doi.org/10.23972/det2013iss06pp20-32.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta o HyperCAL3D, um aplicativo de apoio ao ensino de Geometria Descritiva, através do estudo de objetos sólidos. São descritas a metodologia utilizada para a sua implementação e as principais funcionalidades do aplicativo. Foi realizada uma seleção de conceitos a fim de determinar a estrutura funcional que o software deveria atender. A partir disso, foram modeladas as principais funcionalidades através de processos de Geometria vetorial equivalentes aos utilizados na Geometria Descritiva. Dentre as principais funcionalidades apresentadas destacam-se: o processo de projeção, a representação de linhas ocultas no modelo tridimensional e nas projeções, vistas auxiliares sucessivas em tempo real e em 3D, representação em épura e o processo de interseção. Todas estas ferramentas são implementadas em um aplicativo que auxilia o processo de aprendizagem dos alunos e os procedimentos didáticos dos professores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Cavalcanti, Ana Cláudia Rocha, Vandré Ricardo Pereira Melo i Flávio Antonio Miranda De Souza. "Habilidades profissionais colaborativas para engenheiros por meio da geometria descritiva". Revista Geometria Gráfica 3, nr 1 (3.06.2019): 70. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2019.241305.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os desafios profissionais contemporâneos nos campos das engenharias têm demandado novas habilidades em lidar com a forma, tanto nos meios de representação tradicionais e como nos meios digitais, dos quais, o lápis e papel e os aplicativos de auxílio ao projeto são coexistentes e complementares. A modelagem de objetos tem que ser precisa, antecipando erros para evitar desperdícios. A correção antecipada desses erros em sua fase projetual é, sem dúvida, fundamentada no conhecimento da geometria descritiva. Do ponto de vista das habilidades interpessoais, novas demandas têm sido freqüentes, tais como cooperação, colaboração, interatividade, entre outras. Portanto, esse artigo discute as experiências do ensino da geometria descritiva nos cursos de engenharia civil e engenharia mecânica da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo faz uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem para a aquisição de visualização espacial que estimulam a colaboração para aprender a aprender num cenário de constantes inovações. Os estudantes utilizaram ferramentas tradicionais de desenho (lápis e papel) e ferramentas digitais (AutoCAD e SketchUp) aplicadas na resolução de problemas. A inovação refere-se ao uso de metodologias ativas para a apreensão de conteúdos e habilidades colaborativas. Os estudos apresentados demonstram que os estudantes assumiram papeis ativos na aquisição do conhecimento, interagindo e colaborando com diferentes grupos de trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

De Souza, Estela Maris, i Pollyanna Coutinho Miguel. "Metodologias Ativas em ensino-aprendizagem de Geometria Descritiva: do Concreto ao Abstrato." Revista Geometria Gráfica 4, nr 2 (20.10.2020): 77. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2020.248646.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No ensino-aprendizagem de Geometria Descritiva no curso de Arquitetura e Urbanismo, no intuito de dirimir o impacto negativo com relação à disciplina, adotou-se um método que chamamos do concreto ao abstrato. Nesse método adotamos uma abordagem diferente do ensino-aprendizagem clássico da geometria descritiva que parte do ponto, o que denominamos abstrato para o concreto, que denominamos o tridimensional. Além da inversão da abordagem ainda incluímos metodologias ativas nesse processo que vão desde origami até o uso de ferramentais digitais. Além da apresentação do método “do concreto ao abstrato” ainda foi feita uma pesquisa entre os alunos do curso para que pudéssemos avaliar a aplicabilidade do método durante os três semestres de funcionamento do curso.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Oliveira, Vanderlí Fava de, i Marcos Martins Borges. "A geometria descritiva nas disciplinas do curso de engenharia: um contexto para aprendizagem". Rem: Revista Escola de Minas 54, nr 1 (marzec 2001): 69–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672001000100012.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência realizada na disciplina Geometria Descritiva I, oferecida para o 1º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A experiência envolveu aspectos relacionados a métodos de ensino/aprendizagem e de abordagem do conteúdo, além da inclusão de um trabalho de campo. No que se refere aos aspectos metodológicos, buscaram-se formas de aumentar a participação do aluno em sala de aula e, em termos de abordagem do conteúdo, procurou-se vincular os conceitos e elementos da disciplina a situações de aplicação real em Engenharia. O trabalho de campo, realizado junto aos departamentos da Faculdade de Engenharia, permitiu que os alunos tivessem uma visão geral do curso e da relação da Geometria Descritiva com as disciplinas do mesmo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Pece, Carlo Alessandro Zanetti, Stephania Padovani, Diego Mafioletti, Anna Carolina Murata Galeb i Pedro Serigheli da Rocha Paranhos. "Desenvolvimento de material didático instrucional para Geometria Descritiva: uma experiência de design participativo". InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 6, nr 1 (24.09.2010): 1–14. http://dx.doi.org/10.51358/id.v6i1.66.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo tem como objetivo desenvolver, atravs de uma abordagem de design participativo, material didtico instrucional para o ensino de GD, particularmente voltado a alunos de cursos de Design.Para tal, realizou-se inicialmente uma reviso bibliogrfica sobre o ensino de Geometria Descritiva, enfocando principalmente o papel das representaes grficas no aprendizado dos conceitos e princpios desse domnio. A produo do material didtico ocorreu no contexto da prpria disciplina de GD, ou seja, os prprios alunos, orientados pelo professor, realizaram anotaes e propuseram sugestes do que poderia sermelhorado no material. Sendo o material desenvolvido mais dinmico, os alunos sentiram-se estimulados e, consequentemente, mais motivados para o estudo de GD. Observou-se uma ampliao do dilogo discentediscente,assim como discente-docente sobre a disciplina, surgindo frequentemente propostas de melhoramento. Essas propostas vm sendo discutidas, dentre as quais destaca-se a criao de artefatos concretos, demonstrando aspectos bsicos da disciplina. O material reformulado continua sendo utilizado pelas turmas subseqentes de Geometria Descritiva, assim como referncia para outras disciplinas relacionadas. [ Download ]
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Lopes, Lailson dos Reis Pereira, Ana Lúcia Manrique i Josué Antunes de Macedo. "Alguns aspectos históricos da Geometria e do Desenho Geométrico na formação de professores". Revista Profissão Docente 21, nr 46 (3.09.2021): 01–17. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1429.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo apresenta-se um recorte da análise de dados de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática, bibliográfica e do tipo estado do conhecimento, guiada pela questão: quais são as contribuições das disciplinas específicas do ramo de Geometria, dos cursos de licenciatura em Matemática, na formação do futuro professor na abordagem dos conteúdos matemáticos a serem ensinados na educação básica? Como resultado foi identificado que um dos primeiros registros do ensino de Geometria no Brasil data do século XIX e visava o desenvolvimento de habilidades para a inserção profissional. Segundo o Parecer 295/1962, que trata do Currículo Mínimo para formação de professores de Matemática, no que se refere ao ramo de Geometria deveriam ser abordados: Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Geometria Analítica. De acordo com o Parecer n. 1.302 / 2001, o currículo da licenciatura em Matemática deve incluir na área da Geometria: Fundamentos da Geometria e Geometria Analítica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Aymone, J. L. F. "Geometria Descritiva, Matemática e Computação Gráfica para o Cálculo da Área de Telhados". Revista de Ensino de Engenharia 34, nr 2 (3.12.2015): 45–52. http://dx.doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v34n2p45-52.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da, Antônio Carlos Belarmino Segundo, Rodolfo Moreira Cabral, Eduardo Gomes Onofre i Vanessa da Cruz Alexandrino. "Ensino de geometria e a Teoria da Gestalt: uma investigação com professores de matemática da educação básica". Research, Society and Development 11, nr 11 (19.08.2022): e188111133421. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33421.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a concepção dos docentes de matemática sobre o Ensino de Geometria e a sua vivência com a Teoria da Gestalt na formação inicial e continuada. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário que foi elaborado no Google Forms com dez (10) questões, sendo nove (08) objetivas e duas (02) dissertativas sobre o Ensino de Geometria e a Teoria da Gestalt. Participaram vinte e um professores de matemática que lecionam, em escolas públicas e privadas, no estado da Paraíba. Realizamos uma análise descritiva dos dados coletados. Os resultados indicaram que os docentes entrevistados percebem a importância do Ensino de Geometria e reconhecem as dificuldades de lecionar a referida área do campo da matemática. Os entrevistados enfatizam também que a Teoria da Gestalt é uma alternativa para mediar o Ensino de Geometria, mas informaram que a maioria dos professores de matemática não possuem conhecimentos sobre a referida teoria, durante a formação inicial e continuada. Concluímos que a teoria da Gestalt possui elementos que podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem da geometria, além de aproximar o aluno da sua realidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Więcej źródeł

Rozprawy doktorskie na temat "Geometria Descritiva"

1

Oliveira, Ana Catarina Teixeira de. "A habilidade espacial na geometria descritiva". Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/1532.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Um olhar mais direccionado para a Habilidade Espacial, para a Geometria Descritiva, e sua intrínseca relação e importância no estudo das Artes Visuais. A análise das temáticas vai no sentido de suscitar a hipótese de uma avaliação psicométrica das habilidades espaciais com o intuito de descobrir a origem dos fracos resultados na disciplina. Vão ser apresentadas bases teóricas que sustentam a importância da geometria descritiva, quer no desenvolvimento das habilidades espaciais quer no pensamento lógico dedutivo. Serão expostas fundamentações que comprovam que o estudo proposto nesse sentido é pertinente na procura de factos para mudanças curriculares. Seguida do relatório da Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, na Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco, com a Orientação Pedagógica do Professor José Manuel Santos, na disciplina de Geometria Descritiva A, do 11º ano.
A closer look to spatial ability, descriptive geometry, and their intrinsic relationship and meaning on Visual Arts study. The thematic analysis aims to create a possibility of a psicometric evaluation hypothesis that may be the cause of the discipline´s poor results. The theorical foundations that sustain the importance of descriptive geometry will be presented, either in the development of spatial ability and in logic deductive thinking. It would be presented argumentations that witness that the purpose of this study is pertinent on any curricular changes. Followed by the supervised teaching practice report included in the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, at Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, in Castelo Branco, under the pedagogical orientation of the 11th grade´s Descriptive Geometry teacher, José Manuel Santos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Bulhões, Genivaldo Andrade. "Ambiente hipermídia para aprendizagem de geometria descritiva módulo". Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87462.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T20:27:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Esta dissertação tem a finalidade de desenvolver conteúdo de Geometria Descritiva para implementação no VISUAL GD. VISUAL GD é a denominação de um ambiente hipermídia voltado para a aprendizagem de Geometria Descritiva, com riquezas visuais, sonoras e de animação, contemplando a interatividade e a não-linearidade. Todo o sistema ora implementado está estruturado para tratamento de erro, isto é, quando o estudante faz opção por alguma alternativa de resposta incorreta ou assinala a resposta "não sei", o sistema o conduz a telas que o auxiliam em sua aprendizagem, fornecendo subsídios adicionais, propiciando desta maneira, novas oportunidades de aprendizagem. De acordo com a metodologia proposta foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, teses, dissertações, artigos de periódicos e também de material disponibilizado na Internet. Após o desenvolvimento do storyboard em meio analógico, onde foram concebidas as telas com imagens e textos descritivos dos conteúdos e animações, foi feita a implementação em meio digital, resultando no ambiente hipermídia proposto. Por fim, em decorrência do trabalho realizado, pode-se dizer que os objetivos desta Dissertação foram plenamente atingidos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Cardoso, Ana Sofia Neto Pinto. "Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano". Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/1537.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Geometria Descritiva A, realizada no ano letivo 2011/12, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade da Beira Interior. A primeira parte consiste numa breve contextualização histórica do ensino da Geometria Descritiva procurando descrever o seu percurso nos currículos escolares desde o final do século XVIII em França, mas também, em Inglaterra e Itália. Enquadra-se ainda a Geometria Descritiva no ensino português do século XIX, e no ensino liceal no período entre 1947 e 1981, tendo em conta as conjunturas sociais e educativas que marcaram estes períodos. Finalmente, faz-se a caracterização da disciplina nos nossos dias. A segunda parte refere o enquadramento geral da Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, estabelecimento de ensino onde se realizou a Prática Pedagógica Supervisionada, começando por caracterizar o meio em que insere. Posteriormente faz-se uma pequena abordagem ao Curso Científico-humanístico de Artes Visuais. A terceira e última parte concerne o relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado numa turma de 11.º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A do Curso Científico-humanístico de Artes Visuais, sob orientação do professor José Manuel Neves dos Santos. Procede-se à descrição e análise reflexiva das aulas assistidas e das atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do ano letivo.
This report results from Supervised Teaching Practice in the subject of Descriptive Geometry A, held in the school year of 2011/12 for the Master in Teaching Visual Arts at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, in Universidade da Beira Interior. The first part consists of a brief historical background of the teaching of Descriptive Geometry trying to describe its development in the school curriculum since the late eighteenth century in France, but also in England and Italy. It also concerns the Portuguese teaching of Descriptive Geometry in the nineteenth century, and in the secondary education between 1947 and 1981, taking into account the social and educational changes and policies that marked these periods. Finally, it characterizes the subject as it is taught nowadays The second part concerns the general framework of the High School / 3 Amato Lusitano, where the Supervised Teaching Practice took place, beginning to describe the environment in which it is located. Subsequently there is a short approach to the Scientific-humanistic Course of Visual Arts. The third and last part concerns the report of the activities conducted during the teaching practice in a 11th Grade class in the subject of Descriptive Geometry A of Scientifichumanistic Course of Visual Arts, under the supervision of professor José Manuel dos Santos Neves. In the end, there is a reflective description and analysis of the classes and extracurricular activities developed throughout the school year.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Flores, Tiago Raguze. "Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/140489.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Geometria Descritiva é uma disciplina abstrata e complexa por sua origem lógica e visual. É de fundamental importância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os aprendizes apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. Devido às características da disciplina, a mesma demanda material didático especializado. A tecnologia atual permite produzir e entregar materiais instrucionais em diversos formatos, inclusive através de simulações de ambientes tridimensionais em tempo real. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta interativa de ensino, na forma de recurso didático tecnológico, para auxílio no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. O processo de desenvolvimento foi realizado a partir da metodologia ADDIE do design instrucional em conformidade com os princípios de usabilidade do design de interação. O recurso foi implementado a partir da metodologia ágil Scrum da engenharia de software. Como resultado, aponta-se que a utilização do recurso desenvolvido poderia contribuir no entendimento da disciplina de Geometria Descritiva, possibilitando a concretização dos processos da disciplina.
The Descriptive Geometry is an abstract and complex discipline due to its logical and visual source. It is essential for the development of spatial imagination and creativity as well as any study involving project and design. The learners find it difficult to begin the study of the discipline, especially in understanding the process of representation by orthographic views. Because of these discipline characteristics, it needs specialized courseware. The current technology allows to produce and deliver instructional materials in several formats, including real time three-dimensional environment simulation. In this context, the objective of the current research is to develop and to evaluate a prototype of interactive learning tool, shaped in a technological teaching resource for assistance in understanding the representation process by orthogonal views. The development process was done through the ADDIE methodology from instructional design following the usability principles of interaction design. The resource was implemented using Scrum agile methodology of software engineering. The result points out that the usage of the developed resource could contribute to the understanding of Descriptive Geometry discipline, enabling the concretization of discipline’s process.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Lemos, Estefânio Ribeiro. "O ensino da geometria descritiva: tradição e novas tecnologias". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/11062.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
A Geometria Descritiva, domínio da representação gráfica rigorosa, substancia-se em experiências relacionadas com as actividades do homem, procurando a representação do espaço e a comunicação visual das formas. Excede contudo o seu propósito mais perceptível para se definir enquanto acto racional de análise e investigação do observado e imaginado. A sua manipulação concede habilidades porventura insuspeitadas, ela permite o desenvolvimento de capacidades mentais individuais e específicas. Ao ensino tradicional desta disciplina associam-se algumas limitações na demonstração do real, nem sempre perceptível. As novas tecnologias em geral, e os ambientes de visualização tridimensional em particular, podem contribuir significativamente para a compreensão de uma linguagem descodificadora da aparente complexidade. Estas ferramentas auxiliares parecem no entanto pôr em causa os saberes que as sustentam e permitiram o seu desenvolvimento. Nada mais do que um equívoco, são apenas meras descendências.
Descriptive Geometry, domain of a true graphic representation, has grown in experiments related to the evolution of man´s activities, looking for the representation of space and visual communication of shapes. However, it exceeds its most obvious purpose in order to be defined as a measure of rational analysis and investigation of the observed and the imagined. Its handling offers perhaps unsuspected skills, thus it allows the development of individual and specific mental abilities. The tradicional teaching of this subject is associated with some limitations in showing the real, not always perceptible. The new technologies in general, and the domains of three-dimensioanl visualization in particular, can contribute significantly to the understanding of a language decoder of na apparent complexity. Nevertheless, those useful tools seem to put into question the sustained knowledge that allowed their development. Nothing more than a mistake, they are just mere descendents.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Gonçalves, Marília Matos. "Ambiente hipermídia como auxiliar na aprendizagem de geometria descritiva". Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81341.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T02:08:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 184822.pdf: 2783004 bytes, checksum: 41d562fd5dd9d23cf58bd9019d6afc58 (MD5)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Martins, Sónia Catarina dos Santos Monteiro. "Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano: Escola Secundária-3 de Amato Lusitano, Castelo Branco". Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/1433.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Relatório de Estágio Pedagógico elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Estágio Pedagógico foi iniciado a 1 de Setembro de 2010, na Escola Secundária/3 de Amato Lusitano em Castelo Branco, sob a orientação pedagógica do Dr. Aníbal Cravo Nunes, na disciplina de Geometria Descritiva A, a duas turmas do 11.º ano. O período de leccionação ocorreu de Setembro de 2010 a Fevereiro de 2011. A prática de ensino supervisionada foi sempre assistida pelo Professor Orientador e pelos colegas do Núcleo de Estágio, António Pedro Martins, Eugénia Morgado e Paulo Chambino. O Relatório de Estágio compreende a Introdução, três Capítulos, a Conclusão, as Referências Bibliografias e os Anexos. Na Introdução são apresentados os objectivos gerais do Estágio Pedagógico. No Capítulo 1 é efectuado um enquadramento onde serão salientadas as características intrínsecas à escola Cooperante, a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, e a caracterização do Professor Cooperante, do núcleo de estágio e das turmas a que se leccionou durante o Estágio pedagógico. O Capítulo 2 contém o Enquadramento Teórico-Conceptual, destaca-se neste capítulo as fontes oficiais nacionais que regulamentam os planos de estudo e o programa da disciplina de Geometria Descrita A, na sua organização vertical e horizontal. O capítulo 3 considera a Prática Pedagógica e aporta a Planificação da Unidade de Ensino Leccionada, a Geometria Descritiva A, onde se faz uma contextualização programática e uma descrição da orientação curricular, da Metodologia de Ensino e da prática pedagógica. Por fim, a conclusão na qual se procurou compor uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. Os Anexos e apêndices contêm, entre outros, documentos orientadores da Escola, Fichas de Trabalho e PowerPoints.
Teacher Training Report prepared under the Master in Teaching of Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. The Teacher Training was started in September 1st, 2010, in the Amato Lusitano High School / 3 in Castelo Branco, under the pedagogical mentoring of Dr.Aníbal Cravo Nunes,in the discipline of Geometry A, for two classes of the 11th level. The teaching period occurred from September 2010 to February 2011. The teaching supervised practice was always assisted by the supervisor teacher and trainee colleagues, António Pedro Martins, Eugénia Morgado and Paulo Chambino. The report includes the introduction, three Chapters, conclusion, references and bibliographies and attachments. In the Introduction we present the general objectives of the Teacher Training course. In Chapter I is carried out the general framework which will focus on the intrinsic characteristics of the Cooperating School, the Amato Lusitano High School / 3, characterization of the cooperating teacher, core training and classes that are taught during the teaching program. Chapter II contains the theoretical and conceptual framework. Stands out in this chapter the national official sources that regulate the curricula and program for the Geometry described in its vertical and horizontal organization. Chapter III considers the pedagogical practice and brings up the Education Planning Unit taught, for Geometry A, where there is a programmatic context and a description of the curriculum guidance, teaching methodology and pedagogical practice. Finally, the conclusion in which we intend to compose a reflection on all the work done during the teacher training. Annexes and Appendices contain, among other documents, school counseling documents, worksheets and PowerPoint units.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Santos, Sérgio Leandro dos. "Interface interativa bidimensional em um software para o ensino de geometria descritiva". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/152710.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Geometria Descritiva (GD) tem por objetivo o estudo e a compreensão de objetos no espaço tridimensional (3D) a partir de suas representações bidimensionais (2D) em um ou mais planos, e vice-versa. No ensino tradicional da GD, os alunos têm dificuldade em transpor a barreira de ordem cognitiva criada no processo de abstração necessário para a compreensão da relação entre as representações bidimensionais e sua correspondência com o objeto tridimensional. A Computação Gráfica e o Design de Interação têm o potencial tecnológico de auxiliar na transposição desta barreira e contribuir para o estudo da Geometria Descritiva melhorando a compreensão espacial. Através do Design de Interação com foco na usabilidade, é possível projetar uma interface para um software de ensino de Geometria Descritiva que relacione as operações nos ambientes 2D e 3D de maneira biunívoca e interativa(em tempo real), compatível com o modo de trabalho gráfico da Geometria Descritiva e suas operações realizadas pelos alunos com o auxílio de instrumentos convencionais do desenho, utilizando para isto a Computação Gráfica. O Objetivo deste trabalho é desenvolver a interface bidimensional do software para o ensino da Geometria Descritiva HyperCAL3D de maneira a permitir a interatividade, mostrando em tempo real as operações descritivas que podem ser feitas tanto no modelo 3D como nas suas representações 2D, sendo visualizadas em ambos ambientes (3D e 2D) simultaneamente para contribuir para o estudo da Geometria Descritiva. Para o desenvolvimento da interface foram investigados os conceitos utilizados na disciplina e os requisitos dos usuários. Foram analisadas as operações realizadas no software, os softwares similares e os modelos conceituais utilizados nas interfaces. Após as intervenções feitas na estrutura de classes e a mudança nas funcionalidades existentes o software foi avaliado por especialistas e pelos usuários (experientes e novatos) em termos de usabilidade. Em uma das avaliações feitas, foi utilizada uma escala S.U.S., onde os usuários classificaram a nova interface como excelente, alcançando 85,41 pontos, bem acima dos 68 pontos de média da escala.
Descriptive Geometry (GD) aims to study and understand objects in three-dimensional space (3D) from their two-dimensional representations (2D) in one or more planes, and vice versa. In traditional GD teaching, students have difficulty transposing the cognitive barrier created in the process of abstraction necessary for understanding the relationship between two-dimensional representations and their correspondence with the three-dimensional object. Computer Graphics and Interaction Design have the technological potential to help transpose this barrier and contribute to the study of Descriptive Geometry in order to improving spatial comprehension. Through Interaction Design with a focus on usability, it is possible to design an interface for Descriptive Geometry teaching software that relates operations in 2D and 3D environments in a biunivocal and interactive (real-time) way, compatible with the graphical work mode of Descriptive Geometry and its operations performed by the students with the aid of conventional instruments of drawing, using for this the Computer Graphics. The objective of this work is to develop the two-dimensional interface of the software HyperCAL3D for the teaching of Descriptive Geometry in order to allow interactivity, showing in real time the descriptive operations that can be done both in the 3D model and in its 2D representations, being visualized in both Environments (3D and 2D) simultaneously to contribute to the study of Descriptive Geometry. For the development of the interface we investigated the concepts used in the discipline and the requirements of the users. The operations performed in the software, the similar software and the conceptual models used in the interfaces were analyzed. After the interventions made in the class structure and the change in the existing functionalities the software was evaluated by experts and users (experienced and novice) in terms of usability. In one of the evaluations made, the S.U.S. scale was used, where users rated the new interface as excellent, reaching 85.41 points, well above the 68 average points of the scale.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Coutinho, Neto Nelson Rangel. "A Hist?ria da geometria descritiva e uma proposta de atividades para o ensino m?dio". Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-09-11T11:55:12Z No. of bitstreams: 1 2014 - Nelson Rangel Coutinho Neto.pdf: 1017081 bytes, checksum: 48847c819281a97d7502570c6852b27b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-11T11:55:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Nelson Rangel Coutinho Neto.pdf: 1017081 bytes, checksum: 48847c819281a97d7502570c6852b27b (MD5) Previous issue date: 2014-08-30
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior - CAPES
The Descriptive Geometry had its origin during the Napoleonic Age through the mathematician Gaspard Monge. It arrived in Brazil in the early nineteenth century by imposition of D. Jo?o VI. It excelled mainly as part of the curriculum of higher education courses such as Engineering, Architecture and Arts discipline. In high school, teaching Descriptive Geometry is almost extinct, being restricted to only a few more traditional institutions. However, Descriptive Geometry is closely related to the Space Geometry, Analytical Geometry and Differential and Integral Calculus, so that its application in middle school will be of fundamental contribution to the learning of other geometric concepts
A Geometria Descritiva teve sua origem durante a Era Napole?nica atrav?s do matem?tico Gaspard Monge. Chegou ao Brasil no in?cio do s?culo XIX por imposi??o de D. Jo?o VI. Destacou-se basicamente como disciplina integrante de curr?culos de cursos superiores, tais como Engenharia, Arquitetura e Artes. No ensino m?dio, o ensino da Geometria Descritiva est? praticamente extinto, ficando restrito apenas a algumas institui??es mais tradicionais. Entretanto, a Geometria Descritiva se relaciona intimamente com a Geometria Espacial, a Geometria Anal?tica e os C?lculos Diferencial e Integral, de maneira que sua aplica??o no ensino m?dio poder? contribuir para o aprendizado de outros conceitos geom?tricos
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Afonso, Carla Sofia Pereira. "Prática de ensino supervisionada : geometria descritiva A 10º ano, criatividade no ensino". Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/1526.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular, Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, refletindo por um lado o percurso da prática de ensino supervisionada realizado ao longo do ano letivo 2011/2012, e por outro lado a investigação efetuada sob o tema - A Criatividade no Ensino. Assim, o relatório divide-se em duas partes. Na primeira apresenta-se a investigação realizada, que teve por principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre criatividade e as suas implicações no processo de ensino aprendizagem e estratégias para o seu desenvolvimento. Na segunda parte do relatório encontram-se descritas as experiências vivenciadas durante a Prática de Ensino Supervisionada, incluindo uma caraterização da escola e da turma e a descrição/ análise reflexiva da prática efetuada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Więcej źródeł

Książki na temat "Geometria Descritiva"

1

Giusti, Adriana Baculo. Quattro lezioni di disegno e rilievo: Rappresentazione architettonica ed urbanistica geometria descrittiva ed applicazioni geometria e tecnologia - geometria e rettilinei urbani. Wyd. 2. Napoli: Liguori Editore, 1985.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Sopra, Luciano Di. Geometria descrittiva: Approccio informatico alla tecnica del rilievo urbanistico : il caso di Palmanova. Milano, Italy: F. Angeli, 1989.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Geometria Descritiva 1. Quartet, 2001.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Noções de Geometria Descritiva - Vol. 1. Nobel, 2004.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Tenreiro, Carlos. A aula de Geometria Descritiva da Faculdade de Matemática e a sua coleção de modelos de Olivier. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1835-7.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Bellini, Nicola. Geometria Descrittiva. Independently Published, 2020.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Lezioni Di Geometria Descrittiva. Creative Media Partners, LLC, 2022.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Peyrerol, Marc Santos. O uso do geogebra para o ensino da parábola. Universidade do Estado do Pará, 2021. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-00-30180-9.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente livro aborda atividades de parábola com o uso do GeoGebra enquanto metodologia de ensino e caracteriza a elaboração de um Produto educacional vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O software GeoGebra será utilizado como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem para que o aluno possa visualizar a parábola em diferentes registros e também para que perceba a relação existente entre a equação e o gráfico e visualize dinamicamente cada um de seus elementos, assim, o próprio aluno ao construir a parábola irá perceber por ele mesmo as suas propriedades. Ao trabalhar desta forma o professor estará em consonância com o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que trata do currículo do ensino médio no qual em seu inciso I cita que deve destacar a educação tecnológica básica além de citar no inciso II que deve ser adotada metodologias de ensino que estimulem a iniciativa dos estudantes. O livreto tem por objetivo propor uma metodologia de ensino com a finalidade de contribuir com professores do ensino básico que ministram o conteúdo de parábola sobre a ótica da geometria analítica. Na seção inicial apresentaremos algumas considerações históricas sobre as cônicas, desde Menaecmo (350 a.C) com o problema da duplicação do cubo até Apolônio com a sua obra prima, Secções Cônicas, finalizando com as descobertas de Kepler sobre a trajetória descrita pelo planeta Marte e Newton com a lei da atração universal. Na seção dois traremos o que dizem sobre a parábola na educação básica os seguintes documentos oficiais: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000), Os PCN + Ensino Médio (BRASIL, 2002), As Orientações Curriculares para o Ensino Médio de Matemática (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na seção três vamos nos aprofundar no estudo matemático da parábola, para isso achamos importante trazer: a) A definição e os elementos principais da parábola, b) As formas canônicas ou reduzidas da parábola com vértice na origem, c) A translação de eixos, d) As formas canônicas ou reduzidas da parábola com vértice fora da origem, e) A propriedade refletora da parábola. 6 Na seção quatro mostraremos algumas aplicações da propriedade refletora da parábola, a exemplo, das antenas parabólicas, dos faróis de carro, das lanterna simples e dos fornos solares, além disso, destacaremos a parábola nas obras de Oscar Niemeyer, como a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, os arcos da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro e a igreja da Pampulha em Belo Horizonte. Na seção cinco traremos a sequência de atividades de parábola com os seguintes tópicos: “conceituação da parábola”, “equações da parábola com vértice na origem e seus elementos principais”, “equações da parábola com vértice fora da origem e seus elementos principais”, “propriedade refletora da parábola”. Para cada tópico apresentaremos um conjunto de orientações didáticas direcionadas aos professores que forem utilizar a nossa sequência em suas aulas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Geometria Descritiva"

1

Silva, Evandro Cardozo da. "REPRESENTAÇÃO GRÁFICA – ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA COM INSTRUMENTOS E CAD NA ENGENHARIA". W Engenharia: a máquina que constrói o futuro. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210403725.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Júlio César da, Silva, Santos Déric Vinícius dos, Barros Elyston Henrique da Silva, Santos Luan Danilo Silva dos i Sousa Yrailma Katharine de. "METODOLOGIAS DE ENSINO: ARTICULAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL À ESTUDANTES, EM TEMPOS DA COVID-19". W Perspectivas da Formação de Professores na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 18–33. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-05-8.18-33.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A pandemia da COVID-19 impactou significativamente a sociedade, seja por questões econômicas, educacionais ou de saúde. A partir dela, exigências governamentais foram postas, e uma delas envolveu a adoção de medidas de distanciamento para controle da disseminação do SARS-CoV-2 (vírus da COVID-19), inclusive no contexto escolar, em que o ensino presencial precisou ser suspenso. Nesse contexto, como alternativa para continuidade de atividades educacionais, muitas instituições de ensino brasileiras passaram a trabalhar o ensino remoto, tendo como suporte Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). As TDICs podem ser um instrumento importante no desenvolvimento das práticas docentes, inclusive em atividades de ensino matemático, como por exemplo, geometria espacial. Neste sentido, objetivamos nessa pesquisa analisar, quando houvesse, a utilização de recursos metodológicos do docente para o desenvolvimento do ensino de geometria espacial à estudantes do Ensino Médio, em tempos de COVID-19. Metodologicamente, a pesquisa foi classificada numa abordagem qualitativa do tipo descritiva, e teve como técnica de coleta de dados o uso de um formulário eletrônico, com questões abertas. Como participantes tivemos três professores de matemática de uma escola da rede estadual de Camocim de São Félix-PE, que estavam ensinando ou iriam ensinar geometria espacial no ensino médio na modalidade de ensino remoto. Utilizamos a análise de conteúdo para analisar os dados obtidos. Das inferências, contatamos que os docentes utilizam vários recursos tecnológicos para o desenvolvimento de suas práticas para o ensino de geometria espacial, para facilitar a compreensão e visualização do conteúdo. Esses recursos remetem dos professores investigados certa articulação para aplicação de novas metodologias de ensino, nas aulas de matemática. Verificamos ainda, alguns desafios apresentados pelos professores, como a falta de recursos dos discentes e a formação docente. Assim sendo, concluímos que o uso das TDICs tem sido um grande aliado na articulação e apresentação do conteúdo de geometria espacial, mas para que sua potencialidade seja aproveitada no processo de apresentação do conteúdo de geometria espacial é necessário que os professores estejam instrumentalizados quanto ao uso desses instrumentos. Ademais, verificamos a necessidade de reflexão acerca dos desafios advindos do modelo de ensino remoto.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Cavalcanti, Ana Cláudia Rocha, Flávio Antônio Miranda de Souza, Sadi da Silva Sebra Filho i Gisele Lopes de Carvalho. "HABILIDADE ESPACIAL E COLABORATIVA DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL: ADAPTANDO PBL PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DESCRITIVA." W Engenharia: a máquina que constrói o futuro. Editora Conhecimento Livre, 2022. http://dx.doi.org/10.37423/220405671.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Leonardo Paris. "Geometria descrittiva 2020". W CONNETTERE - UN DISEGNO PER ANNODARE E TESSERE · CONNECTING - DRAWING FOR WEAVING RELATIONSHIPS. FrancoAngeli srl, 2020. http://dx.doi.org/10.3280/oa-548.45.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Geometria Descritiva"

1

SOARES, Roniere Leite. "A ELIPSE (RE)VISTA ALÉM DOS FOCOS". W XX Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Recife, Brasil: Even3, 2011. http://dx.doi.org/10.29327/110737.20-1.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Lanes, Eduardo José. "GEOMETRIA DESCRITIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL – ACESSIBILIDADE POR MEIO DE MATERIAIS ADAPTADOS". W CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/16ergodesign-0018.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

BIDONE, Kelly, Bruna Ferreira GUGLIANO, Régio Pierre da SILVA, Fábio Gonçalves TEIXEIRA i Tânia Luisa Koltermann da SILVA. "A Interatividade na Aprendizagem de Geometria Descritiva Através do Software HyperCAL3D". W 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-7.1_aco_02.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

CAVALCANTI, Ana Claudia Rocha, i Flavio Antonio Miranda de SOUZA. "APRENDIZAGEM POR MEIO DE ATIVIDADES COLABORATIVAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES ESPACIAIS NA GEOMETRIA DESCRITIVA". W Anais GRAPHICA 2017 - XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Recife, Brasil: Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/15827.12-1.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Cristiane Barbosa Kirnev, Debora, i Flávio Augusto Carraro. "Integração de aulas práticas e teóricas da disciplina de Geometria Descritiva na modalidade EaD". W 24º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância, 2018. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxivciaed.2018.7546.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

BRUNO, Fernando Batista, Fábio Gonçalves TEIXEIRA, Régio Pierre SILVA i Tânia Luisa Koltermann SILVA. "Design-Based Learning: o uso de Objetos Empírico-Concretos e Virtuais na Geometria Descritiva". W 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-2.1_aco_10.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

CRISTIANE BARBOSA KIRNEV, DEBORA, i FLÁVIO AUGUSTO CARRARO. "APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DA FLIPPED CLASSROOM NO ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA EM ARQUITETURA E URBANISMO". W 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2019. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxvciaed.2019.32915.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Pontes, Mateus Moreira. "Sistemas BIM no Ensino de Arquitetura: Uma Investigação do Processo de Ensino de Geometria Descritiva e Desenho Arquitetônico através de Elementos Construtivos Virtuais". W XVII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGraDi: Knowledge-based Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2013. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2013-0111.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii