Gotowa bibliografia na temat „Perlas del esmalte”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Perlas del esmalte”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Perlas del esmalte"

1

Roa, Ignacio. "Imágenes en odontología clínica. Perlas del esmalte." Mouth 2, no. 1 (2017): e26072017es. https://doi.org/10.5281/zenodo.834926.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Una mujer de 19 años de edad asiste a la consulta odontológica con indicación de exodoncia del diente 1.8. Luego del acto quirúrgico se examinó el diente y se observó la presencia de dos perlas del esmalte a nivel radicular. Las perlas de esmalte son una anomalía del desarrollo dental, que se presentan como glóbulos ectópicos de esmalte en la superficie radicular. La prevalencia media de perlas de esmalte es 2,69%; teniendo predilección por los molares y rara vez se asocian con premolares, caninos o incisivos. La teoría sugiere que se desarrollan debido a presencia de remanentes de la vaina epitelial radicular (de Hertwig). Adquieren real relevancia debido a su asociación como factor retentivo de placa subgingival y a enfermedad periodontal localizada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

FUSHIDA, Claudia Emy, and Jaime Aparecido CURY. "Estudo in situ do efeito da freqüência de ingestão de Coca-Cola na erosão do esmalte-dentina e reversão pela saliva." Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo 13, no. 2 (1999): 127–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-06631999000200005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo do presente trabalho foi uma avaliação intra-oral do efeito erosivo de refrigerante no esmalte-dentina e a capacidade da saliva em reverter as alterações, considerando a adequação do modelo e a inexistência de pesquisas em relação à dentina. Para tanto, foram utilizados dentes bovinos, a partir dos quais prepararam-se blocos de esmalte e dentina radicular adequados para determinação de microdureza superficial. Nove voluntários, utilizando dispositivos intra-orais palatinos contendo 4 blocos de esmalte e 4 de dentina, participaram deste estudo de 4 etapas, nas quais Coca-Cola foi ingerida de 1 a 8 vezes ao dia. Foram feitas determinações de microdureza superficial utilizando-se o aparelho SHIMADZU HMV 2000, e cargas de 50,0 e 15,0 g, respectivamente para esmalte e dentina, durante 5,0 segundos. Os resultados mostraram que, em função da freqüência de ingestão de Coca-Cola, a porcentagem de perda de dureza foi de 18,7 a 27,9 para o esmalte e de 24,6 a 32,6 para a dentina. Estas reduções foram estatisticamente significativas a 5% (teste "t" pareado). A porcentagem de recuperação de dureza pela ação da saliva foi parcial, porém significativa (p < 0,05), variando de 43,6 a 35,6 para o esmalte e de 40,5 a 34,6 para a dentina. Houve também uma correlação significativa entre freqüência de ingestão de Coca-Cola e % de perda de dureza, sendo de 0,97 para o esmalte e de 0,72 para a dentina. Por outro lado, em termos de recuperação de dureza, a correlação foi negativa, -0,70 para o esmalte e -0,74 para a dentina. Conclui-se que em função da freqüência de ingestão de Coca-Cola há perdas proporcionais e irreversíveis da estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Martins, Maria Rosana de Souza, Isadora Lícia Inácio Silva, and Rafaela Moraes e. Abrantes. "Hipomineralização molar-incisivo: a importância do diagnóstico diferencial para instituir um tratamento adequado aos pacientes afetados por esta condição." Research, Society and Development 10, no. 10 (2021): e432101018801. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18801.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo propõe revisar a literatura sobre a Hipomineralização molar-incisivo (HMI), com o objetivo de identificar as características clínicas e saber diferenciá-las de outras anomalias do esmalte para promover o correto diagnóstico e tratamento destes casos. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório por meio de consultas nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed e BVS, a partir de artigos publicados em português e inglês, sem restrição a ano de publicação Os 22 estudos selecionados para esta revisão, avaliaram a HMI como um defeito qualitativo de desenvolvimento de esmalte, com uma etiologia sistêmica não tão definida, no qual é possível observar alterações cromáticas ou estruturais do esmalte de primeiros molares e incisivos permanentes. Os dentes afetados pela HMI apresentam um esmalte com opacidade bem demarcada, apresentando uma coloração branca, amarela ou castanha, identificados visualmente como uma anormalidade em sua translucidez. Logo após a irrupção do elemento dentário, é comumente visualizado episódios de fraturas pós-eruptivas pelas características do esmalte ser poroso, sendo frágil e suscetível à fratura. Frequentemente, as características clínicas da HMI podem ser confundidas com outros defeitos de desenvolvimento do esmalte, dificultando assim o diagnóstico precoce e uma intervenção adequada para o seu tratamento. Logo, o conhecimento acerca dessa anomalia possibilita que o profissional estabeleça um diagnóstico diferencial, o que favorecerá um plano de tratamento efetivo, evitando assim, perdas dos elementos dentários afetados e o estabelecimento de uma condição de bem-estar e conforto ao paciente acometido com esta condição.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

PUSTIGLIONI, Francisco Emilio, and Giuseppe Alexandre ROMITO. "Influência das concavidades radiculares nas perdas clínicas de inserção, detectadas no exame clínico periodontal inicial." Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo 13, no. 4 (1999): 375–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-06631999000400010.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O propósito deste estudo foi estabelecer a influência das concavidades radiculares na perda clínica de inserção (PCI) diagnosticada no exame clínico periodontal inicial. Os dados de PCI foram obtidos dos primeiros e segundos pré-molares, caninos, incisivos laterais e centrais superiores e inferiores, de 163 pacientes. Os dados foram coletados das fichas periodontais dos pacientes que procuraram a Clínica do curso de Pós-Graduação em Periodontia da FOUSP. Foi realizada sondagem em todos os dentes para que se obtivesse as seguintes medidas: distância da linha esmalte cemento à margem gengival, profundidade clínica de sondagem (PCS) nos sítios distovestibular (DV), centrovestibular (CV), mesiovestibular (MV), distolingual (DL), centrolingual (CL) e mesiolingual (ML). Os dados foram incluídos no estudo quando pelo menos um dos sítios apresentasse PCI<FONT FACE="Symbol"> ³</font> 4 mm. Após a análise estatística (Friedman ANOVA test) CV e CL mostraram valores de PCI estatisticamente menores para todos os dentes superiores e inferiores. Clinicamente CV mostrou os menores valores de perda clínica de inserção entre todos os dentes analisados, seguido de CL. Embora, baseados em nossos resultados, não exista correlação estatística entre PCI e a presença de concavidades radiculares, não podemos subestimar as últimas no exame clínico inicial, diagnóstico, prognóstico, planejamento cirúrgico e na fase de controle e manutenção do tratamento periodontal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Ungericht, Thalyse, and Elfride Anrain Lindner. "Reservatórios com parede em aço vitrificado para redução de perdas de água tratada." Holos Environment 20, no. 1 (2020): 1. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v20i1.12348.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As perdas de água tratada em reservatórios deve ser contida, pois resulta em água não faturada para as concessionárias. O processo de vitrificação, desenvolvido para ser aplicado em ambos os lados das chapas de aço, proporciona estanqueidade. O aço estrutural recebe um esmalte de vidro fundido a 850 graus Celsius, camada inorgânica que nunca precisa de pintura e mantém suas características originais depois de mais de 60 anos de serviço. Este artigo visa apresentar o uso de chapas metálicas de aço vitrificado, na construção de reservatórios para armazenamento de água potável e comparar com os tradicionais construídos em concreto armado. A pesquisa incluiu identificação das normas técnicas internacionais, consulta as empresas executoras de reservatórios para armazenamento de água utilizando dois tipos de matérias (placas em aço vitrificado e concreto armado) e estudo de caso do uso dos reservatórios. As placas em aço vitrificado são fabricadas no exterior. Os representantes no Brasil fazem a importação e oferecem assistência técnica e mão de obra especializada. A autarquia Simae Joaçaba detém o primeiro reservatório de aço vitrificado que entrou em operação no Brasil no ano de 2007 (capacidade de 1.147 m³) e conta com sete reservatórios, com capacidade total de 6.797 m³, com esta tecnologia, ano de 2018. Foram vistoriados reservatórios em concreto armado e em aço vitrificado em Joaçaba, com registro fotográfico, identificação de patologias no concreto e analise de vantagens e desvantagens entre os materiais. Os usuários entrevistados aprovam a utilização do aço vitrificado nos reservatórios para armazenamento de água potável, pela redução das perdas de água, melhor e mais eficiente limpeza, contribuindo para a qualidade da água.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Santos Do Nascimento, Gilvana, and Rogério Luiz Da Costa Cardoso. "EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA COM ANCORAGEM EM MINIIMPLANTES: MARPE." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 4, no. 5 (2022): 14–28. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2022v4n5p14-28.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O objetivo deste trabalho é investigar por meio de uma revisão bibliográfica sobre a expansão rápida da maxila assistida por mini- implantes (MARPE) em pacientes adultos, avaliando: efeitos dentários; periodontais; eficiência (quantidade de abertura da sutura palatina mediana); e qualidade do sono. O MARPE também é uma opção de tratamento para pacientes com perdas dentárias, com os dentes posteriores em fase de irrompimento ou com alterações no esmalte dentário. Materiais e Métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico científico de caráter qualitativo. A revisão bibliográfica objetivou a descrição dos aspectos teóricos sobre o tema em estudo, de forma sistemática desta pesquisa bibliográfica que se deu com o fichamento de cada obra consultada, buscando-se ressaltar as ideias centrais expostas pelos autores, com ênfase no tema de interesse do estudo que estavam coerentes com o objetivo proposto. A busca de artigos nacionais e internacionais, publicados no período de 2011 a 2021. Resultados e Discussão: estudos foram realizados e a eficácia do MARPE é comprovada na abertura da sutura palatina, de maneira mais conservadora. Conclusão: o MARPE se destaca por apresentar efeitos esqueléticos mais notáveis, menor custo e amenizar a dor e desconforto por diminuir o risco de alterações dentárias, periodontais e na mucosa, e, ainda, bons resultados na expansão não cirúrgica também em pacientes cirúrgicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Vieira, Elvis Matos, Maria Cristina Teixeira Cangussu, Maria Isabel Pereira Vianna, Maria Beatriz Barreto Cabral, Ramon Narriel Roque, and Erlane Silva Dos Anjos. "PREVALÊNCIA, GRAVIDADE E FATORES ASSOCIADOS AO TRAUMATISMO DENTÁRIO EM ESCOLARES DE 12 E 15-19 ANOS DE IDADE EM SALVADOR, BAHIA." Revista de Saúde Coletiva da UEFS 7, no. 1 (2017): 51. http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v7i1.1218.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O traumatismo dentário tem registrado altas prevalências tanto em crianças como em adolescentes brasileiros e o dano provocado pelo mesmo pode acarretar em perdas dentais irreparáveis. Nesse sentido, o presente estudo temo propósito de identificar a prevalência e gravidade do traumatismo dentário no município de Salvador- Bahia, em escolares de 12 e 15-19 anos de idade, matriculados em escolas de ensino fundamental e médio da rede públicado município, bem como identificar variáveis associadas à maior prevalência desta condição. Desenvolveu-se um estudo transversal, com uma amostra de 2.944 escolares da rede pública. A coleta de dados foi realizada em ambiente escolar envolvendo exame clínico e entrevista para obtenção de dados sociodemográficos, hábitos e utilização dos serviços de saúde. Foi realizada análise descritiva e multivariada através da regressão logística. A prevalência de traumatismo foi de 16,45% para os escolares de 12 anos e 14,02% paraos escolares de 15-19 anos. O gênero masculino foi o mais acometido e os escolares que se declararam negros tiveram as maiores prevalências. A fratura de esmalte foi a mais prevalente, e a unidade dentária mais acometida foi o incisivo central superior esquerdo. Foi menor a prevalência de traumanaqueles do sexo feminino (OR= 0,77; 0,62-0,94 05%IC) e maior naqueles adolescentes com atraso escolar (OR=1,38; 1,12-1,71 95%IC). Foi alta a prevalência de traumatismo neste grupo e são necessários estudos mais específicos para identificar fatores de risco relacionados ao mesmo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Oliveira, Ana Clara Fernandes de, Nayala Maria de Queiroz Martins Costa, and Bruna Marjorie Dias Frota. "USO DO FLUXO DIGITAL COMPLETO EM REABILITAÇÃO ESTÉTICA - DO PLANEJAMENTO À EXECUÇÃO." Brazilian Journal of Case Reports 3, Suppl.7 (2023): 24. http://dx.doi.org/10.52600/2763-583x.bjcr.2023.3.suppl.7.24.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A odontologia digital vem ganhando grande espaço no mercado devido a alta exigência estética e funcional por parte dos pacientes, uma vez que proporciona uma maior previsibilidade do resultado final dos tratamentos reabilitadores estéticos. Os sistemas CAD/CAM (Computer Aided Desing/Computer Aided Manufacturing) associado ao uso de protocolos de planejamento virtual vêm demonstrando resultados superiores a odontologia analógica. O objetivo deste trabalho tem como relatar o caso clínico de um paciente F.A.S.S., 27 anos, sexo masculino que apresentava insatisfação da estética do sorriso, em função de grandes perdas de estrutura dentária por cárie, além da presença de manchas brancas hipoplásicas no esmalte. Foram solicitados exames radiográficos e planejamento de tratamentos endodônticos dos dentes com alteração pulpar e exodontia dos elementos com indicação. Além disso, houve necessidade de realizar escavação em massa e restaurações provisórias em RIVA. Foi feito protocolo fotográfico para planejamento do caso associado ao uso do Digital Smile Desing. Posteriormente, escaneamento intraoral das arcadas dentárias com uso do scanner (Panda) e seu respectivo software para planejamento das alterações estéticas a serem realizadas, tais como: aumento das incisais, recontornos, ajustes do posicionamento e inclinação dos dentes a serem reabilitados. Com isso, foi possível melhor comunicação com o laboratório e profissional. Após isso, foi confeccionada a manufatura de um modelo tridimensional com as alterações realizadas através de uma impressora 3d (Done 3d) que serviu de modelo para confecção de mockup e, posteriormente, guia palatina para restaurações definitivas, permitindo transferir o planejamento virtual para o real. Conclui-se que o crescimento da odontologia digital oferece grandes vantagens no planejamento e nos tratamentos, como a previsibilidade, precisão nos tratamentos propostos, redução de etapas clínicas e satisfação dos pacientes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Dotto, Gustavo N., Patrícia P. Dotto, Luiz Cesar Moraes, et al. "Subtração digital radiográfica – identificação precoce de perdas minerais em esmalte." Brazilian Dental Science 8, no. 1 (2010). http://dx.doi.org/10.14295/bds.2005.v8i1.236.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Silva, André Rodrigo Justino da. "ALTERAÇÕES MICROESTRUTURAIS NO ESMALTE RELACIONADAS AO CLAREAMENTO DENTAL." Saúde.com 16, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.22481/rsc.v16i1.4728.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Diante dos efeitos adversos que o clareamento dental pode causar aos dentes realizou-se a presente revisão de literatura sobre as alterações a níveis microestruturais que o esmalte sofre decorrente do clareamento. Foi feita a busca nas bases de dados Scielo e Google acadêmico por artigos publicados somente nos últimos dez anos, a partir das palavras-chave hydrogen peroxide, dental bleaching, dental enamel, adverse effects e microscopy electron scanning. A partir dos quinze artigos selecionados observou-se que todos os autores mostram que existem alterações na estrutura do esmalte decorrente dos agentes clareadores, que diminuem a microdureza do tecido e aumentam a sua rugosidade, além de causar surgimento de erosões, poros, dentre outras perdas minerais. Além disso, o uso de algumas técnicas complementares no clareamento, como o condicionamento ácido prévio, o uso de ativação por LED e a aplicação de flúor neutro subseqüente aumentam os danos à estrutura dental, enquanto outros, como a presença de Cálcio na composição do gel clareador, não demonstram interferir na estrutura mineral do elemento. Por outro lado, o uso do composto de fosfopeptídeos de caseína/fosfato de cálcio amorfo aparenta ser promissor quando associado ao peróxido clareador, sendo necessários mais estudos sobre essa aplicabilidade. Desse modo conclui-se que, apesar de ser conservador, o clareamento dental desempenha potencial para promover perdas minerais na superfície do esmalte dental.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Więcej źródeł

Rozprawy doktorskie na temat "Perlas del esmalte"

1

Anhuamán, Fernández Joyce. "Evaluación radiográfica de perlas del esmalte en pacientes atendidos en la clínica docente de la UPC durante el período 2011- 2015." Bachelor's thesis, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), 2016. http://hdl.handle.net/10757/620957.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objective: Enamel pearls are anomalies that may act as a physical barrier in plaque accumulation and dental calculus and these may be at higher risk for periodontal involvement and inflamation. The aim of this study was to do a radiographic evaluation of the prevalence of enamel pearls in patients from the teaching hospital of the Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC). Study design: One thousand panoramic X- rays taken from the USmile software were analyzed. The following information was recorded: number of patient’s medical records, age, gender, the presence of enamel pearls specifying the location in the maxila or mandible as well as the number of teeth. Absolute and relative frequency measurements were registered. Results: Enamel pearls were detected in 11.40% of the population. This dental anomaly affected more the maxilla (54.30%) than the mandible (40.40%). A higher prevalence of enamel pearls was found in the maxillary second molars (33.33%). The prevalence of enamel pearls was greater in women (62.28%) as well as in the age range from 15 to 25 years (72.81%). Enamel pearls are not uncommon anomalies among the patients of the Peruvian population: therefore, its early detection is particulary important to prevent future periodontal problems. Conclusion: Enamel pearls are not uncommon anomalies among the patients from the teaching hospital of the Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC).: therefore, its early detection is pf utmost importance to prevent future periodontal problems.<br>Objetivo: Las perlas del esmalte son anomalías que pueden actuar como barrera física en la acumulación de placa y placa bacteriana calcificada generando un mayor riesgo de afectación periodontal e inflamación. El objetivo fue evaluar radiográficamente la prevalencia de perlas del esmalte en pacientes atendidos en la Clínica Docente UPC. Materiales y métodos: Fueron evaluadas 1000 radiografías panorámicas que se obtuvieron del software USmile. Se registró el número de historia clínica del paciente, la edad, el género y finalmente se marcó la presencia o ausencia de perlas del esmalte según maxilar y pieza dentaria. Se obtuvo medidas de frecuencias absolutas y relativas. Resultados: Las perlas del esmalte fueron detectadas en un 11.40% de la población. El maxilar superior fue más afectado con esta anomalía dentaria (54.30%), comparado al maxilar inferior presentó (40.40%). Se encontró una mayor prevalencia de perlas del esmalte en las segundas molares superiores (33.33%). La prevalencia de perlas del esmalte fue mayor en mujeres (62.28%). Se observó una mayor prevalencia de perlas del esmalte en el rango de edad de 15 a 25 años con 83 (72.81%). Conclusión: Las perlas del esmalte son poco frecuentes entre los pacientes atendidos en la Clínica Docente UPC, sin embargo su detección a tiempo es de suma importancia para prevenir un problema periodontal futuro.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Dotto, Gustavo Nogara [UNESP]. "Subtração digital radiográfica: identificação precoce de perdas minerais em esmalte." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2003. http://hdl.handle.net/11449/98023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2003-06-30Bitstream added on 2014-06-13T19:38:20Z : No. of bitstreams: 1 dotto_gn_me_sjc.pdf: 1763625 bytes, checksum: f58c55befeddf132e0118ae4623007eb (MD5)<br>Neste estudo in vitro, avaliou-se a progressão da perda mineral causada pela aplicação de ácido clorídrico a 18% em esmalte proximal de dentes pré-molares humanos, utilizando imagens radiográficas digitais diretas e também a técnica de subtração digital de imagens, por meio da comparação dos valores de densidade óptica nas ROI antes e após aplicação ácida. Foram utilizados um aparelho radiográfico Gendex DC765 e o sistema Visualix Gx-S HDI para radiografia digital direta. Os resultados foram obtidos utilizando três tempos de exposição aos raios X (0.025, 0.050, 0.100s) com e sem a interposição de um simulador para tecidos moles. Variação no tempo de exposição aos raios X e uso de simulador tem influência sobre os valores de densidade óptica das imagens originais (p=0,00), o mesmo não ocorrendo para as imagens subtraídas. Os valores de densidade óptica também diferiram entre as ROI com e sem aplicação ácida (p=0,00) em ambas imagens originais e subtraídas. A variação na densidade óptica das ROI possibilitou avaliar a progressão da perda mineral em esmalte proximal, tanto nas imagens originais quanto nas subtraídas; a técnica de subtração digital da imagem radiográfica permitiu a visualização da progressão da perda mineral em esmalte proximal.<br>In this in vitro study, it was evaluated the mineral loss progression caused by the application of 18% hydrochloric acid in human premolars proximal enamel, using direct digital radiographic images and the digital subtraction radiography, comparing the optical density before an after acid application. It was used a Gendex DC765 X-ray generator and the Visualix Gx-S HDI digital X-ray. The results were obtained using three different X-rays exposures (0.175, 0.35, 0.7mAs) with and without the interference of a oral tissues simulator. The use of different X-ray exposure and interference of a oral tissues simulator had influenced on the optical density values for the original images (p=0,00), the same didn't occur for the digital subtracted images. The optical density values also differed among the ROI with and without acid application (p=0,00) in both original and subtracted images. The ROI optical density variation facilitated the evaluation of the proximal enamel mineral loss progression, in both original and subtracted images; the digital subtraction radiography allowed the visualization of the proximal enamel mineral loss progression.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Dotto, Gustavo Nogara. "Subtração digital radiográfica : identificação precoce de perdas minerais em esmalte /." São José dos Campos : [s.n.], 2003. http://hdl.handle.net/11449/98023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Luiz Cesar de Moraes<br>Banca: Luiz César de Moraes<br>Banca: Israel Chilvarquer<br>Banca: Julio Cezar de Melo Castilho<br>Resumo: Neste estudo in vitro, avaliou-se a progressão da perda mineral causada pela aplicação de ácido clorídrico a 18% em esmalte proximal de dentes pré-molares humanos, utilizando imagens radiográficas digitais diretas e também a técnica de subtração digital de imagens, por meio da comparação dos valores de densidade óptica nas ROI antes e após aplicação ácida. Foram utilizados um aparelho radiográfico Gendex DC765 e o sistema Visualix Gx-S HDI para radiografia digital direta. Os resultados foram obtidos utilizando três tempos de exposição aos raios X (0.025, 0.050, 0.100s) com e sem a interposição de um simulador para tecidos moles. Variação no tempo de exposição aos raios X e uso de simulador tem influência sobre os valores de densidade óptica das imagens originais (p=0,00), o mesmo não ocorrendo para as imagens subtraídas. Os valores de densidade óptica também diferiram entre as ROI com e sem aplicação ácida (p=0,00) em ambas imagens originais e subtraídas. A variação na densidade óptica das ROI possibilitou avaliar a progressão da perda mineral em esmalte proximal, tanto nas imagens originais quanto nas subtraídas; a técnica de subtração digital da imagem radiográfica permitiu a visualização da progressão da perda mineral em esmalte proximal.<br>Abstract: In this in vitro study, it was evaluated the mineral loss progression caused by the application of 18% hydrochloric acid in human premolars proximal enamel, using direct digital radiographic images and the digital subtraction radiography, comparing the optical density before an after acid application. It was used a Gendex DC765 X-ray generator and the Visualix Gx-S HDI digital X-ray. The results were obtained using three different X-rays exposures (0.175, 0.35, 0.7mAs) with and without the interference of a oral tissues simulator. The use of different X-ray exposure and interference of a oral tissues simulator had influenced on the optical density values for the original images (p=0,00), the same didn't occur for the digital subtracted images. The optical density values also differed among the ROI with and without acid application (p=0,00) in both original and subtracted images. The ROI optical density variation facilitated the evaluation of the proximal enamel mineral loss progression, in both original and subtracted images; the digital subtraction radiography allowed the visualization of the proximal enamel mineral loss progression.<br>Mestre
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii