Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Animais Sinantrópicos.

Статті в журналах з теми "Animais Sinantrópicos"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-30 статей у журналах для дослідження на тему "Animais Sinantrópicos".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Rios, Manuellem De Freitas, and Marcos Pires Mendes. "Quintais Domésticos e sua Importância na Preservação da Fauna Sinantrópica em Municípios Fluminenses." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 13, no. 1 (June 27, 2019): 153–67. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p153-167.

Повний текст джерела
Анотація:
Em ambientes que sofrem degradação ambiental, os animais sinantrópicos, ou que vivem nas cidades, costumam encontrar alimento e moradia em quintais domésticos, que têm sido escassos, mas possuem diversas contribuições para o equilíbrio ecológico. Este estudo objetiva identificar a presença de animais da fauna sinantrópica em quintais urbanos, verificando se existe associação entre a diversidade florística e faunística. Foram realizadas visitas de campo e entrevistas, levantando relatos de animais sinantrópicos. Foram encontradas trinta (30) espécies de animais, com destaque para insetos e aves, influência da permeabilidade dos quintais, espécies que não foram encontradas e incompreensão da população quanto à importância da fauna sinantrópica.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Barbosa, Maisie Mitchele, João Leonardo Freitas Oliveira, Valdir Alves de Mendonça, and Manoel Fábio Rodrigues. "Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais." Ciência & Educação (Bauru) 20, no. 2 (April 2014): 315–30. http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000200004.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho visou analisar os conteúdos conceituais e atitudinais de estudantes do 3º ano de uma escola pública do município de Mossoró, RN, diante de animais sinantrópicos e do estudo de ecologia, em relação à aprendizagem e a correlação desses conhecimentos obtidos nas respostas dos mesmos. A pesquisa foi realizada com aplicação de dois questionários subsequentes às temáticas consideradas, onde, no primeiro, as questões baseavam-se na escala de Likert e, no segundo, com perguntas abertas e fechadas. Por meio dos resultados obtidos, observou-se que os estudantes têm um posicionamento atitudinal negativo em relação aos animais sinantrópicos e, no que se refere à análise conceitual, não possuem uma aprendizagem significativa no conteúdo de ecologia, esperada para o seu nível de escolaridade. Estes conhecimentos influenciam no comportamento dos alunos em não considerarem que os animais sinantrópicos são importantes para o equilíbrio do ambiente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Rodrigues, Bruna Brandi, Carolina Coco Silva, Marcelo Cesar Castageni, Sebastião Silva Santos, Antônio Aparecido Nardini, Edson Maria Torres, Leonardo De Araujo Neto, and Douglas Fernando Peiró. "FAUNA SINANTRÓPICA NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA, SÃO PAULO, 2011 A 2014: ORGANIZAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 1 (January 12, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i1.482.

Повний текст джерела
Анотація:
Diante da importância da prevenção dos problemas causados por animais de fauna sinantrópica, foi realizado em Araraquara/SP um levantamento de ocorrências no período de 2011 a 2014. Foi gerado, assim, dados sistematizados, em plataforma digital, contendo as informações básicas das ocorrências. Além da organização dos dados em planilhas digitais, as informações foram georreferenciadas utilizando-se o aplicativo Google Earth. Foram feitas tabelas especificando motivos e quantidades de ocorrências, para melhor visualização dos dados. Também foram feitos mapas, por meio do aplicativo QGIS. Durante o período, totalizaram-se 6.398 ocorrências. Em 2013 registrou-se maior quantidade de animais sinantrópicos. Em 2014 houve uma diminuição de 7,23% em relação ao ano anterior, muito provavelmente devido à falta de infra-estrutura do município para atender os casos. O trabalho de sistematização dos dados das ocorrências de animais de fauna sinantrópica proporcionou uma melhoria na organização, com o intuito de subsidiar programas municipais de prevenção de casos, assim como facilitando a realização de estudos futuros.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Fernandes, Guilherme Augusto, and Luciana Maria Lunardi Campos. "A CONSTITUIÇÃO DIALÉTICA DAS SIGNIFICAÇÕES E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS." Investigações em Ensino de Ciências 26, no. 2 (August 31, 2021): 76. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p76.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo foi elaborado com base em uma pesquisa de mestrado que tinha como questão central “quais proposições para a prática pedagógica, no ensino de Ciências e Biologia, poderiam ser elaboradas a partir da pedagogia histórico-crítica, levando em conta as significações de estudantes sobre animais sinantrópicos?” e por objetivo de analisar significações de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre animais sinantrópicos e extrair apontamentos pedagógicos para os Ensinos de Ciências e Biologia. Este texto aprofunda algumas análises dessa dissertação sobre o papel da escola em socializar conceitos científicos para uma formação humana pautada na prática social. Os participantes constituíram grupos de diálogo sobre animais de relevância para saúde pública. A análise seguiu a metodologia de núcleos de significação. Como resultados, encontramos núcleos sobre emoções e reações aos animais; descrições de características biológicas; e o universo simbólico cultural não científico. Destas análises, foram extraídos apontamentos pedagógicos a partir da pedagogia histórico-crítica.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Dias, Flávio de Oliveira Passos, Elias Seixas Lorosa, and José Manuel Macário Rebêlo. "Fonte alimentar sangüínea e a peridomiciliação de Lutzomyia longipalpis (Lutz & Neiva, 1912) (Psychodidae, Phlebotominae)." Cadernos de Saúde Pública 19, no. 5 (October 2003): 1373–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2003000500015.

Повний текст джерела
Анотація:
Estudou-se por meio da reação da precipitina, o conteúdo estomacal de Lutzomyia longipalpis nos ambientes intradomiciliar e peridoméstico, no Município de Raposa, Maranhão, área de transmissão de leishmaniose visceral ou "calazar". De 2.240 fêmeas capturadas, 547 (24,4%) estavam alimentadas com sangue de vertebrados nas proporções que seguem: ave (87,9%); roedor (47,2%); humano (42,4%), cão (27,6%); mucura (26,6%) e eqüino (22,5%). A investigação levada a efeito em 120 habitações confirmou a galinha como o animal doméstico mais comum no ambiente peridoméstico (28,3%), seguido pelo cão (21,7%), gato (17,5%), jumento (13,3%), pombo (7,5%), coelho (3,3%) e pato (3,3%); enquanto o cavalo, marreco e porco representaram, cada um, 1,7%. Entre os animais sinantrópicos, a mucura foi a mais citada naquele ambiente (39,3%), seguida pelo rato (37,9%), morcego (14,3%) guaxinim (3,6%), raposa (2,1%), cobra (1,4%) e sapo (1,4%). A presença no peridomicílio de animais domésticos e sinantrópicos e o encontro de flebótomos alimentados, ao mesmo tempo, com sangue humano, de mucura e de canídeos, corroboram a hipótese de que a transmissão do calazar esteja ocorrendo realmente no ambiente antrópico, no Município de Raposa.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Valadas, Samantha Yuri Oshiro Branco, Rodrigo Martins Soares, and David Scott Lindsay. "A review of Sarcocystis spp. shed by opossums (Didelphis spp.) in Brazil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 53, no. 3 (August 31, 2016): 214. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v53i3p214-226.

Повний текст джерела
Анотація:
Os gambás Sul-americanos são os hospedeiros definitivos de Sarcocystis falcatula, Sarcocystis neurona, Sarcocystis speeri e Sarcocystis lindsayi. Estas espécies de Sarcocystis são morfologicamente similares, mas podem ser distinguidas por sua patogenicidade e infectividade em hospedeiros intermediários (aves e camundongos imunodeficientes) e técnicas moleculares. Os gambás são animais silvestres e sinantrópicos e amplamente distribuídos no território nacional. Estudos anteriores demonstraram uma alta contaminação ambiental com esporocistos de S. neurona em diversas regiões brasileiras. Este artigo revisa informações sobre Sarcocystis spp. excretados por gambás e sua ocorrência no Brasil.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Lopes, Paulo Henrique, and Elisangela Andrade Angelo. "REFLETIR PARA MUDAR ATITUDES: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E DISCURSIVAS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO." Arquivos do Mudi 25, no. 2 (August 13, 2021): 155–74. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v25i2.59610.

Повний текст джерела
Анотація:
O levantamento da percepção ambiental e das atitudes de grupos humanos em relação ao meio ambiente são importantes para a educação ambiental. Algumas teorias do campo da Psicologia Social consideram a atitude como a relação entre fatores: cognitivos, afetivos e comportamentais. Atentando-se a essa abordagem, o presente trabalho buscou investigar a relação de alunos de Ensino Médio com a fauna sinantrópica, por meio de uma sequência metodológica que buscou levantar seus sentimentos, conhecimentos e comportamentos em relação a essa fauna, contidos em seus discursos e na sua expressividade artística. Além disso, o trabalho buscou promover, através das diversas práticas adotadas, a participação dos alunos na reflexão sobre as representações dessa fauna. A sequência metodológica incluiu o uso de grupos focais e dinâmicas diversas. A análise dos resultados baseou-se no arcabouço teórico da Análise Textual Discursiva. Foi possível observar que, mesmo havendo a demonstração de alguns conhecimentos, os alunos apresentam uma visão negativa da fauna sinantrópica, influenciada por componentes afetivos e por visões antropocêntricas desta. A abordagem utilizada chama a atenção para a consideração dos aspectos que compõem as atitudes nas pesquisas em educação, bem como para a necessidade de permitir que o aluno seja sujeito reflexivo e ativo na mudança de atitude que se espera dele. Objetiva-se, portanto, com este trabalho, contribuir com as investigações de aspectos que permeiam a construção de atitudes pró-ambientais e, consequentemente, com o ensino de Ciências e Biologia.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Prado, C. M., A. P. M. Candeias, A. L. V. Beninca, S. Wu, R. J. Piccoli, L. Q. F. C. Borges, A. L. Carvalho, and N. L. M. Fernandes. "Primeira descrição de pseudoparasitismo por esporocistos de Monocystis sp. em tatu-galinha, Dasypus novemcinctus (Linnaeus, 1758) - relato de caso." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 71, no. 5 (October 2019): 1591–94. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-11102.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO O presente artigo é um relato sobre uma fêmea de D. novemcinctus que foi capturada de forma imprevista, durante um projeto de avaliação sanitária de animais silvestres sinantrópicos do município de Toledo/PR (autorização Sisbio/Ibama n. 55109-1). Durante a avaliação física, amostras de fezes foram coletadas após defecação espontânea e encaminhadas para análise. O material foi submetido aos métodos de flutuação simples em solução hipersaturada de cloreto de sódio e centrífugo-flutuação em sacarose. Na leitura das lâminas obtidas pelo método de centrífugo-flutuação em sacarose, foram observadas estruturas com comprimento de aproximadamente 10µm, forma bicônica e um tampão em cada extremidade, compatíveis com esporocistos de Monocystis sp. Protozoários do filo Apicomplexa, os Monocystis sp., são geralmente parasitas de anelídeos, como as minhocas. Esse organismo é comumente correlato a pseudoparasitismo em vários animais, porém não foram encontrados relatos de pseudoparasitismo desse agente em tatus-galinhas, logo essa é a primeira descrição de Monocystis sp. em espécime de D. novemcinctus.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Antonucci, Antonio Mataresio, Rafaela Maria Boson Jurkevicz, Alan Moreno Santos, and Isaac Romani. "DÍPTEROS SINANTRÓPICOS ENCONTRADOS EM GRANJA DE GALINHA POEDEIRA NO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA, PARANÁ." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 8, no. 2 (November 12, 2020): 324–35. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p324-335.

Повний текст джерела
Анотація:
O trabalho objetivou identificar as principais espécies de moscas que infestam uma granja comercial de galinhas poedeiras localizada no município de Nova Esperança, PR. As coletas foram realizadas na estação de verão e inverno em três diferentes épocas, totalizando seis tratamentos. Aleatoriamente selecionaram-se três galpões da propriedade, nos quais as armadilhas foram instaladas diretamente no solo em três terços (inicial, médio e final) de cada barracão, totalizando nove armadilhas. Essa rotina repetiu-se a cada sete dias durante vinte e um dias, totalizando 27 coletas em todo período experimental. Cada amostra foi depositada em coletores universais com álcool 70% e encaminhada ao Laboratório de Parasitologia Veterinária do Centro Universitário Ingá, onde foram contabilizadas e identificadas e, posteriormente, averigou-se a sazonalidade das infestações. Um total de 547 insetos foram capturados e a espécie mais comum nos dois períodos de coletas foi a Musca domestica (93,2%). Conclui-se, desta forma, que a frequência das infestações em granjas avícolas está associada ao notável crescimento da produção de ovos no Brasil e à produção em grande escala de substratos orgânicos favoráveis ao desenvolvimento de moscas sinantrópicas. Somado a isso, a má gestão sanitária realizada nas instalações de criação de animais favorece ainda mais a manutenção dos dípteros nos locais, servindo como focos de dispersão de moscas para as cidades.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Mesquita, Marilise Oliveira, Graziella Chaves Trevilato, Luiza de Holleben Saraiva, Michelle da Silva Schons, and Maria Isabel Ferreira Garcia. "Material de educação ambiental como estratégia de prevenção da leptospirose para uma comunidade urbana reassentada." Cadernos Saúde Coletiva 24, no. 1 (March 2016): 77–83. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x2016000x0428.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo A leptospirose é uma doença comum em locais urbanizados sem saneamento básico. A bactéria causadora é transmitida pelos roedores e pode contaminar os cães e estes, as pessoas, sendo a enfermidade considerada zoonótica. O objetivo deste estudo foi conhecer os riscos ambientais à saúde dos moradores de um novo reassentamento urbano, identificando problemas e construindo possíveis soluções, concretizadas em um material de educação ambiental com as demandas específicas encontradas nessa comunidade. Foram realizadas entrevistas domiciliares com perguntas sobre os hábitos e costumes das pessoas com relação aos cuidados com os animais de estimação, presença de animais sinantrópicos nos domicílios e manejo dos resíduos sólidos domésticos. Também foram efetuadas 142 coletas de amostras de sangue nos cães destes domicílios, para sorologia anti-leptospira, das quais 26 (18,3%) foram soropositivas; as sorovariedades mais frequentes foram Icterohaemoragiae (46%) e Canicola (26,9%). A partir dos dados obtidos nas entrevistas domiciliares e dos resultados das análises sanguíneas dos cães, foi possível perceber os principais problemas ambientais e os riscos à saúde a que essa comunidade estava exposta. Foi então elaborado um material educativo para dar respostas e orientações aos problemas ambientais específicos observados e apontados pela comunidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Fonteles, Raquel Silva, Gabriel Costa e. Vasconcelos, Patrícia Castelo Branco Azevêdo, Gildevan Nolasco Lopes, Jorge Luiz Pinto Moraes, Elias Seixas Lorosa, Oliver Kuppinger, and José Manuel Macário Rebêlo. "Preferência alimentar sanguínea de Lutzomyia whitmani (Diptera, Psychodidae) em área de transmissão de leishmaniose cutânea americana, no Estado do Maranhão, Brasil." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 42, no. 6 (December 2009): 647–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822009000600007.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste estudo foi determinar as fontes de alimento sanguíneo de fêmeas de Lutzomyia whitmani, espécie de flebotomíneo incriminada no Maranhão como principal vetor da leishmaniose cutânea americana. Para isso, 70 fêmeas desta espécie coletadas no município de Axixá, área com um dos maiores números de casos de leishmaniose cutânea americana em humanos no Maranhão, foram analisadas utilizando a técnica da precipitina. Dos indivíduos analisados, 90% apresentaram reação a algum tipo de antissoro e dentre estes, 73% apresentaram reações do tipo simples com predominância para sangue de galinha (22,2%), roedor (14,3) e humano (12,7%). Nas reações duplas predominaram as combinações galinha/humano (6,3%), galinha/gambá (4,8%), boi/humano e gambá/humano (3,2%). Assim, concluímos que seres humanos, animais domésticos e sinantrópicos constituem fonte alimentar sanguínea para Lutzomyia whitmani podendo desempenhar um papel importante no ciclo de transmissão da leishmaniose cutânea americana explicando os casos da doença em Axixá.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

Machado, Gilmar Batista, Amilton Clair Seixas Neto, Caroline Dewes, Tanise Pacheco Fortes, Paula Soares Pacheco, Laís Santos Freitas, Samuel Rodrigues Felix, and Éverton Fagonde da Silva. "LEPTOSPIROSE HUMANA: UMA REVISÃO SOBRE A DOENÇA E OS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À ZONA RURAL." Science And Animal Health 5, no. 3 (May 4, 2018): 238. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v5i3.11412.

Повний текст джерела
Анотація:
A leptospirose é uma zoonose de distribuição mundial cuja transmissão às espécies suscetíveis ocorre pelo contato direto ou indireto com indivíduos infectados. A moléstia é causada por bactérias do gênero Leptospira, acomete tanto humanos quanto animais. No meio rural, o risco dos humanos em adquirir a doença é maior do que para os moradores do meio urbano, principalmente pelo contato com animais domésticos, sinantrópicos e silvestres. Nesse contexto, este trabalho objetivou revisar os principais estudos epidemiológicos sobre a leptospirose na área rural do estado do Rio Grande do Sul (RS) nos últimos vinte e cinco anos, inferindo sobre a influência das atividades agropecuárias nos casos da doença em humanos. Evidencia-se que as populações rurais no RS, principalmente as localizadas na região sul e central estão mais expostas e possuem maiores chances de contrair a leptospirose, quando comparadas com a zona urbana. No RS, as atividades que envolvem longos períodos de trabalho em contato com a água e a indisponibilidade, na maioria das vezes, de equipamentos de proteção individual (EPI), aumentam o risco para a contaminação com o agente. Entre os animais domésticos, destacam-se os caninos e bovinos como importantes transmissores da enfermidade para os humanos no meio rural. Além disso, falhas no saneamento e coleta de lixo favorecem a presença de roedores nas propriedades, elevando o risco para a ocorrência da doença. Assim, medidas como a reeducação, a informação sobre os principais fatores de riscos da doença e o uso de EPI podem ser utilizadas para prevenir casos graves de leptospirose no meio rural do RS.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

Lenharo, D. K., M. E. B. Santiago, and S. B. Lucheis. "Avaliação sorológica para leptospirose em mamíferos silvestres procedentes do Parque Zoológico Municipal de Bauru, SP." Arquivos do Instituto Biológico 79, no. 3 (September 2012): 333–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572012000300003.

Повний текст джерела
Анотація:
Com o objetivo de analisar a resposta sorológica à leptospirose, utilizando-se da técnica de Soroaglutinação Microscópica (SAM), no período de 2008 a 2009, foram avaliadas 72 amostras de soros de mamíferos silvestres pertencentes ao Parque Zoológico Municipal de Bauru. Destes, 60 (83,3%) foram reagentes aos seguintes sorovares: Pyrogenes (15,2%); Pomona (9,4%); Autumnalis (8,9%); Whitcombi (6,8%); Tarassovi (6,3%); Hardjo (5,7%); Butembo e Bratislava (4,7%); Wolffi (4,2%); Copenhageni (3,7%); Javanica, Hardjobovis e Hardjo prajitno (3,1%); Hebdomadis e Australis (2,6%); Canicola, Cynopteri e Djasiman (2,1%); Icterohaemorraghiae e Hardjominiswajezak (1,6%); Castellonis, Bataviae, Sentot, Gryppotyphosa e HardjoCTG, (1,0%); Panamá e Andamana, (0,5%). Além dos animais silvestres, foram analisados 50 soros de roedores sinantrópicos, capturados no interior do Parque, onde 48 (96%) foram reagentes à leptospirose. Os sorovares prevalentes foram: Bratislava (14,1%); Cynopteri (11,4%); Butembo (10,3%); Autumnalis (9,2%); Pyrogenes (8,7%); Hardjo miniswajezak (7,6%), Australis (5,4%), Hardjo (4,9%); Hardjo prajitno (3,8%), Djasiman e HardjoCTG (3,3%), Whitcombi, Copenhageni e Tarassovi (2,7%), Pomona e Shermani (2,2%), Canicola (1,1%), Castellonis, Bataviae, Gryppotyphosa, Panama, Wolffi, Andamana, Patoc e Hardjobovis (0,5%). Os resultados obtidos demonstraram a necessidade do monitoramento sorológico contínuo dos animais do zoo, e adoção de medidas de controle frente à leptospirose, tais como a verificação de pontos de alagamento nos recintos e o controle de roedores, visando a não disseminação desta zoonose no ambiente do parque.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Gomes, Almério de Castro, Sergio Gomes Coutinho, Gil Vianna Paim, Sandra Maria Otatti de Oliveira, Eunice Aparecida Bianchi Galati, Marise Pinheiro Nunes, Antonio Norberto Capinzaiki, Yoshimi Imoto Yamamoto, and Paul Rotter. "Aspectos ecológicos da leishmaniose tegumentar americana: 8. avaliação da atividade enzoótica de Leishmania (Viannia) braziliensis, em ambiente florestal e peridomiciliar, região do Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, Brasil." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 32, no. 2 (April 1990): 105–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651990000200008.

Повний текст джерела
Анотація:
A evidência da transmissão extraflorestal da leishmaniose cutâneo-mucosa na região do Vale do Ribeira ensejou o presente estudo epidemiológico prospectivo, visando avaliar a atividade enzoótica de L. (V.) braziliensis. A pesquisa paratisológica da infecção natural em pequenos mamíferos e população canina foi complementada com o teste de imunofluorescência indireta (IFI) para cães e captura de flebotomíneos em ambiente florestal e peridomiciliar. A positividade para o teste sorológico e exame parasitológico somente foi observada para cães residentes e com taxas de 5,6 e 2,4%, respectivamente. Entre animais silvestres e sinantrópicos capturados, destacam-se os pertencentes a Oryzomys (Oligoryzomys) e Rattus rattus, ambos assinalados em proporções equivalentes (29,3%), em ambiente peridomiciliar. Foram capturados apenas 166 exemplares femininos de Lutzomyia intermedia, fato atribuído à borrifação das habitações humanas e anexos com DDT. No contexto epidemiológico mais amplo, discute-se a fragilidade do ciclo extraflorestal da L. (V.) braziliensis; o papel do cão e de pequenos mamíferos, como fonte de infecção domiciliar, além de analisar o potencial deles na dispersão do parasita na área estudada.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Silva, Mickaela Fischer, Paula Sá, and Otavio Augusto Brioschi Soares. "Proteção à Saúde da Força: levantamento de capacidades e tarefas por grupo de peritos." EsSEx: REVISTA CIENTÍFICA 3, no. 5 (January 28, 2021): 71–88. http://dx.doi.org/10.46848/900007.

Повний текст джерела
Анотація:
A preservação da saúde dos militares nos diversos cenários de operações é essencial para que a tropa esteja em condições integrais para atuação. Essa atividade, denominada atualmente como Proteção à Saúde da Força, engloba vários âmbitos, dentre os quais se destacam: controle de enfermidades infecciosas e zoonoses, gestão de resíduos e gerenciamento de animais sinantrópicos, imunização e quimioprofilaxia, proteção à água e aos alimentos e inteligência em saúde. Apesar destes vários âmbitos, ainda é escassa a literatura sobre as diversas tarefas que comporiam a atividade. Desta maneira, o presente estudo visou levantar estas tarefas através da aplicação de questionários entre especialistas, com objetivo de contribuir para a formulação de abordagens para o treinamento e desenvolvimento de habilidades de proteção à saúde da Força nos cenários de operações militares de campanha. Para isso, foram produzidos questionários eletrônicos, a serem respondidos por especialistas nas áreas pertinentes, sobre esses cinco eixos. No total, foram abordadas 46 tarefas que seriam fundamentais para desenvolver tal aspecto da proteção à saúde, 10 pontos doutrinários a serem seguidos, bem como diversas atividades que deveriam ser realizadas em nível operacional e estratégico para adestramento e desenvolvimento de uma cultura preventiva. A importância de tais ações fica evidente no elevado índice de baixas por doenças infectocontagiosas preveníveis no curso de operações militares ao longo da História. É fundamental que sejam desenvolvidas políticas e estratégias consistentes para a proteção à saúde da Força Terrestre.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Ferreira, Maria Judy de Mello, and Patrícia Valle de Lacerda. "Muscóides sinantrópicos associados ao lixo urbano em Goiânia, Goiás." Revista Brasileira de Zoologia 10, no. 2 (1993): 185–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81751993000200001.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Marder, G., R. M. Ruiz, O. R. Bottinelli, H. A. Peiretti, L. Zorzo, D. E. Merino, and G. E. Czernik. "Prevalencia de leptospirosis en roedores sinantrópicos de la Ciudad de Corrientes, Argentina. Período mayo 2005–junio 2008." Revista Veterinaria 19, no. 2 (July 1, 2008): 150. http://dx.doi.org/10.30972/vet.1921897.

Повний текст джерела
Анотація:
<p>La leptospirosis es una zoonosis causada por bacterias del género Leptospira sp., las cuales regularmente provocan brotes de la enfermedad en Argentina, donde el conocimiento de su epidemiología es incompleto. Los roedores (ratas y ratones sinantrópicos y silvestres) son los principales reservorios de leptospirosis en nuestro medio. El objetivo del estudio fue investigar la presencia de Leptospira sp. en roedores de la Ciudad de Corrientes, Argentina, así como la especie, sexo y edad de los ejemplares positivos a leptospirosis. Fueron capturados 101 especimenes, cuyo tejido renal fue utilizado para demostrar la presencia de Leptospira sp. mediante microscopio de campo oscuro a partir de cultivos de 15 días hasta un máximo de 6 meses. La tasa de positividad detectada fue de 58,4%, con una alta proporción de animales machos de la especie Rattus rattus. Solamente pudo capturarse un ejemplar de Mus musculus, que resultó infectado. Se concluye que la alta prevalencia de leptospirosis en roedores del área en estudio constituye un alarmante factor de riesgo de infección en animales domésticos y seres humanos.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

De Lima, Héctor, José Carrero, Armando Rodríguez, Zoraya De Guglielmo, and Noris Rodríguez. "Trypanosomatidae de importancia en salud pública en animales silvestres y sinantrópicos en un area rural del municipio Tovar del estado Mérida, Venezuela." Biomédica 26, no. 1 (March 1, 2006): 42. http://dx.doi.org/10.7705/biomedica.v26i1.1393.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Giraldo-Mendoza, Alfredo E. "Un estudio de artrópodos epigeos en entornos costeros con influencia urbana cerca de El Altet, sureste de España." Graellsia 77, no. 1 (May 24, 2021): e131. http://dx.doi.org/10.3989/graellsia.2021.v77.287.

Повний текст джерела
Анотація:
Se realizó un estudio preliminar para caracterizar ensambles de artrópodos epígeos en entornos costeros con influencia urbana cerca de la ciudad de El Altet (Alicante, España), que incluyen duna fija, tomillar, duna móvil y vegetación ruderal. Para ello, se realizó una serie de métricas de diversidad y análisis multivariado con base en un relevamiento realizado desde noviembre de 2004 a marzo de 2005. El hábitat de vegetación ruderal (RV) tuvo mayor abundancia y baja diversidad de artrópodos epigeicos, así como predominio de taxones sinantrópicos, principalmente Dermaptera (Forficulidae) e Isopoda (Armadillidae, Porcellionidae). En contraste, el hábitat de dunas móviles (YD) tuvo abundancia intermedia y baja diversidad, con predominio de coleópteros psamófilos, particularmente Tenebrionidae. Mientras que los hábitats de tomillar y duna fija (HD + GD) tuvieron baja abundancia y alta diversidad, siendo Chrysomelidae y Tenebrionidae nativos sus taxones más representativos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Horta, Mauricio Claudio, Alessandra Mara Alves Ragozo, Renata Assis Casagrande, Eliana Reiko Matushima, Gisele Oliveira de Souza, Zenaide Maria De Morais, Silvio Arruda Vasconcellos, and Solange Maria Gennari. "Ocorrência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii, anti-Neospora caninum e anti-Leptospira spp. em gambás (Didelphis spp.) no estado de São Paulo, Brasil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 53, no. 3 (August 31, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2016.110381.

Повний текст джерела
Анотація:
O gambá (Didelphis spp.) é um marsupial onívoro nativo das Américas que apresenta comportamento sinantrópico em áreas urbanas. Apesar da sua proximidade com animais domésticos e o homem, o conhecimento da sua participação na epidemiologia de alguns agentes zoonóticos é fundamental. Este estudo objetivou determinar a presença de anticorpos contra Toxoplasma gondii, Neospora spp. e Leptospira spp. em amostras de sangue colhidas de gambás de 18 municípios do estado de São Paulo, Brasil, entre 2003 e 2008. Foram obtidas amostras sanguíneas de 343 gambás: Didelphis aurita (n = 256) e Didelphis albiventris (n = 87). As amostras foram testadas para detecção de anticorpos contra T. gondii, utilizando o teste de aglutinação modificado (TAM-Toxo; ponto de corte ≥ 25); Neospora spp., utilizando a reação de imunofluorescência indireta (RIFI; ponto de corte ≥ 25); e Leptospira spp., utilizando a soroaglutinação microscópica (SAM-Lepto; ponto de corte ≥ 100). As frequências de anticorpos contra T. gondii, Neospora spp. e Leptospira spp. foram 22,7%, 1,5% e 3,5%, respectivamente. Os sorogrupos-sorovares de Leptospira spp. que apresentaram soropositividade foram: Autumnalis-Butembo; Mini-Mini; Ballum-Castellonis; Icterohaemorrhagiae-Icterohaemorrhagiae; Icterohaemorrhagiae-Copenhageni e Grippotyphosa-Grippotyphosa ou Bananal. Esse estudo demonstrou que esses agentes estão circulando em populações de gambás no estado de São Paulo. Desta forma, investigações que visam determinar o papel dos marsupiais na epidemiologia de cada doença devem ser conduzidas, especialmente visando o entendimento do comportamento desses animais como hospedeiros dessas zoonoses.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

Gonçalves, Andreia Fernandes, Jaqueline Prestes de Cristo, and Antonio Pereira Junior. "A coleta de resíduos orgânicos domésticos para o controle de doenças sinantrópicas transmitidas por vetores no município de Ipixuna do Pará, nordeste paraense." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 3, 2021): e37010615556. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15556.

Повний текст джерела
Анотація:
A coleta de resíduos orgânicos é importante para garantir o bem-estar da comunidade, quando esse serviço não ocorre ou são feitos de forma inadequada, desencadeiam uma série de problemas à população e ao meio ambiente. O objetivo dessa pesquisa a realização de uma análise qualitativa e quantitativa acerca da influência do lixo na proliferação de vetores causadores de patologias que agravam a saúde pública. Para isso, empregou-se o método comparativo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados primários foram obtidos in sito. Para obtenção dos dados secundários fez-se um levantamento dos dados documentais em links de acesso livre como o portal de periódicos da Coordenação de Pesquisa do Ensino Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), e limitou-se o recorte temporal entre 2008 e 2020. Os dados obtidos e analisados indicaram que: (1) a coleta do lixo é eficiente quando se trata de um bairro próximo a grandes pontos comerciais, porém nos bairros periféricos esses serviços são precários; (2) ocorre o acúmulo de lixo em locais inadequados e influencia consideravelmente no aparecimento de vetores. Conclui-se que existe a falta de sensibilização da população, com relação ao lixo, já que muitos moradores mesmo tendo a coleta de segunda a sexta, promovem disposição final do lixo em locais inapropriados; outro fato é a embalagem inadequada, ou seja, em sacolas plásticas, quando disposto à coleta municipal, o que facilmente pode ser rasgadas por animais e, com isso, atraem vetores com mais facilidade, o que incrementa a disseminação de doenças na comunidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Acevedo-Gutiérrez, Leidy Yoana, Luis Enrique Paternina, Juan Camilo Pérez-Pérez, Andrés Felipe Londoño, Gustavo López, and Juan David Rodas. "Garrapatas duras (Acari: Ixodidae) de Colombia, una revisión a su conocimiento en el país." Acta Biológica Colombiana 25, no. 1 (January 1, 2020): 126–39. http://dx.doi.org/10.15446/abc.v25n1.75252.

Повний текст джерела
Анотація:
Las garrapatas son artrópodos de gran impacto sobre la economía pecuaria y la salud humana debido a las pérdidas generadas en la producción, y a su capacidad de transmitir microorganismos. Pese a la evidencia de circulación de una gran diversidad de garrapatas en Colombia, no se cuenta con compilaciones actualizadas de la variedad de especies presentes, por lo cual los autores presentan una revisión de literatura sobre las garrapatas de la familia Ixodidae reportadas en Colombia incluyendo su distribución geográfica, sus hospederos y los microorganismos reportados en aquellas especies registradas en este país. En la recopilación se evidenció la presencia en Colombia de diferentes especies de garrapatas de los géneros Amblyomma, Ixodes, Haemaphysalis, Rhipicephalus y Dermacentor. El género con mayor variedad fue Amblyomma con 29 especies, seguido de Ixodes con 11 especies, y de los géneros Dermacentor, Haemaphysalis y Rhipicephalus se reportaron dos especies para cada uno. Las especies se distribuyeron en la mayoría de los departamentos de Colombia y en una amplia diversidad de hospederos entre los cuales se incluyen animales domésticos, sinantrópicos y silvestres. Adicionalmente se encontró que algunas garrapatas reportadas podrían jugar un papel como vectores potenciales de diversos microorganismos que pueden afectar a la salud pública y veterinaria. Esperamos que este trabajo sea un aporte para apoyar la investigación en garrapatas y el estudio de los agentes transmitidos por estas en Colombia.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Dahm, Vinicius, Arthur Colombari Cheng, Karim Cristhine Pase Montagnini, Juliana Das Chagas Goulart, Carolina Fontana, Hidemi Kelly Nishimura, Ronaldo José Piccoli, and Aline De Marco Viott. "DETECÇÃO HISTOPATOLÓGICA DE CISTOS DE Sarcocystis spp. EM MUSCULATURA DE UM QUATI (Nasua nasua) – RELATO DE CASO." Archives of Veterinary Science 15, no. 5 (December 22, 2020). http://dx.doi.org/10.5380/avs.v15i5.76751.

Повний текст джерела
Анотація:
Sarcocystis spp. são protozoários do filo Apicomplexa que podem infectar diversas espécies, incluindo o homem, e dependendo da espécie do parasito em questão, os seres humanos podem atuar tanto como hospedeiros intermediários quanto definitivos. Quanto aos hospedeiros intermediários, os silvestres também se destacam, como primatas e mamíferos herbívoros, sendo que estes apresentam cistos do protozoário em sua musculatura. Carnívoros e onívoros atuam como hospedeiros definitivos e contaminam-se ingerindo os cistos presentes na musculatura de animais infectados (FAYER; ESPOSITO; DUBEY, 2015). Além disso, a espécie S. neurona possui grande importância na equideocultura, visto que estes animais podem desenvolver uma neuropatia conhecida como mieloencefalite protozoária equina, sendo o Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) o principal hospedeiro definitivo desta espécie e a fonte de infecção para estes animais na América do Sul (ESTEVAM, 2017). O Quati-de-cauda-anelada (Nasua nasua), devido a sua proximidade com os gambás, podem se contaminar ingerindo os oocistos presentes nas fezes dos marsupiais, podendo atuar como hospedeiros intermediários da doença. Diante disso, relata-se um caso de Sarcocystis spp. em Quati-de-cauda-anelada diagnosticado no Laboratório de Patologia Veterinária (LPV) da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Um quati, fêmea, foi atendido no Hospital Veterinário da UFPR, Setor Palotina, com histórico de atropelamento e veio a óbito, sendo encaminhado ao LPV para exame necroscópico. Na macroscopia, observou-se áreas multifocais de moderada hemorragia em musculatura de membro pélvico esquerdo possivelmente decorrentes do trauma. Na microscopia, observou-se moderada quantidade de estruturas parasitárias císticas de tamanhos variáveis, com uma cápsula eosinofílica contendo inúmeros esporozoítos, sendo compatíveis com cistos de Sarcocystis spp. Próximo aos cistos parasitários, notou-se moderado aumento da eosinofilia sarcoplasmática e perda das estriações (degeneração). Por se tratar de uma enfermidade que pode acometer os seres humanos, a detecção do agente nos animais silvestres e sinantrópicos pode ser levada em consideração para a implementação de medidas sanitárias e de educação preventivas, visto que este agente pode ser transmitido de maneira indireta pelo consumo de água e alimentos contaminados com oocistos, bem como a ingestão de carnes (principalmente de caça) com a presença de cistos na musculatura. Além disso, a doença possui importância econômica, principalmente na criação de equinos, onde a mesmo pode levar à morte dos animais. Diante disso, pode-se concluir que a histopatologia foi de suma importância para a detecção do protozoário, e a presença do agente pode indicar uma contaminação do ambiente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Romero-Herrera, Johan, Lina Henao-Montoya, Henrique Guimarães-Riva, and Jeiczon Elim Jaimes-Dueñez. "Frecuencia de helmintos gastrointestinales en roedores sinantrópicos capturados en el Zoológico de Barranquilla." Revista MVZ Córdoba, August 20, 2020, e1944. http://dx.doi.org/10.21897/rmvz.1944.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: el objetivo del presente trabajo fue determinar la prevalencia y caracterización de parásitos gastrointestinales en roedores sinantrópicos que habitan en el Zoológico de Barranquilla. Metodología: para la captura de los roedores se establecieron un total de 55 puntos de muestreo en los cuales se utilizaron trampas Tomahawk con ayuda de cebos no tóxicos. Las técnicas realizadas para el diagnóstico e identificación de parásitos gastrointestinales fueron el examen directo, flotación y sedimentación. Resultados: un total de 34 roedores (Rattus rattus) fueron capturados durante el período de estudio, en los cuales la prevalencia de infección fue del 82.4% (28/34). Dentro de los diagnósticos realizados en los animales positivos, los parásitos encontrados con mayor frecuencia fueron los nematodos (31/49), seguido de los protozoos (10/49) y cestodos (8/49), respectivamente. Dentro de los nematodos, la familia encontrada con mayor frecuencia fue la Strongylidae (24/31), seguida de la Ascarididae (4/31), Ancylostomatidae (1/31), Oxyuridae (1/31) y Trichostrongylidae (1/31), respectivamente; para el caso de los protozoos, fueron la Eimeriidae (6/10) y Entamoebidae (4/10), mientras para los cestodos fue la Hymenolepididae (8/8). Conclusión: se pudo observar que la especie R. rattus fue la única especie de roedor sinantrópico identificada en el Zoológico de Barranquilla, la cual al encontrarce infectada por diversas especies de parásitos gastrointestinales debe ser considerada un factor de riesgo para la transmisión de estas infecciones hacia personas y animales en el zoológico.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Rodrigues, Bruna Brandi, Carolina Coco Silva, Marcelo Cesar Castageni, Sebastião Silva Santos, Antônio Aparecido Nardini, Edson Maria Torres, Leonardo De Araújo Neto, and Douglas Fernando Peiró. "PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS DE FAUNA SINANTRÓPICA NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA, SÃO PAULO, 2011 A 2014." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 1 (May 13, 2017). http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i1.473.

Повний текст джерела
Анотація:
Diante da importância da prevenção dos problemas causados por animais de fauna sinantrópica, foi realizado em Araraquara/SP um levantamento de ocorrências no período de 2011 a 2014. Foram gerados, assim, dados sistematizados, em plataforma digital, contendo as informações básicas das ocorrências. Além da organização dos dados em planilhas digitais, as informações foram georreferenciadas utilizando-se o aplicativo Google Earth. Foram feitas tabelas especificando motivos e quantidades de ocorrências, para melhor visualização dos dados. Também foram feitos mapas, por meio do aplicativo QGIS. Durante o período observado totalizaram-se 6.398 ocorrências. Em 2013 registrou-se maior quantidade. Em 2014 houve uma diminuição de 7,23% em relação ao ano anterior, devido à falta de infra-estrutura do município para atender os casos. A sistematização dos dados das ocorrências de animais de fauna sinantrópica proporcionou uma melhoria na organização, com o intuito de subsidiar programas municipais de prevenção de casos, assim facilitando a realização de estudos futuros mais detalhados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Torres-Castro, Marco, Daly Martínez-Ortiz, Alonso Panti-May, Edgar Koyoc-Cardeña, Karina López-Ávila, Karla Dzul-Rosado, Jorge Zavala-Castro, Juan Chablé-Santos, and Pablo Manrique-Saide. "Rickettsia typhi en roedores de una comunidad con antecedentes de tifo murino, de Yucatán, México." Revista MVZ Córdoba, November 20, 2018, 6974–80. http://dx.doi.org/10.21897/rmvz.1420.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo. Determinar la presencia de Rickettsia typhi en roedores sinantrópicos capturados en la comunidad rural de Bolmay, Yucatán, México, con antecedentes de tifo murino en sus habitantes. Materiales y métodos. Se examinaron 37 roedores: 30 Mus musculus, 6 Rattus rattus y 1 Heteromys gaumeri. Se obtuvo ADN total del bazo de los roedores. La identificación de R. typhi se realizó a través de la amplificación de un fragmento del gen htrA (proteína 17-kDa) por PCR punto final. Los productos positivos fueron purificados y enviados a secuenciación para su análisis de alineamiento con la herramienta BLAST. Resultados. La identificación de ADN rickettsial se logró en un 27% (10/37) de los roedores: siete M. musculus y 3 R. rattus. El análisis de alineamiento obtuvo porcentajes de identidades y coberturas del 97 - 99% para R. typhi, respectivamente. Conclusiones. El presente estudio sugiere la participación de los roedores sinantrópicos en el ciclo de transmisión del tifo murino en la región. Se describe la primera evidencia molecular de R. typhi en M. musculus de Yucatán, México.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Ríos Egaña, Andrés. "Estudio de la enfermedad de chagas, en animales sinantrópicos domésticos en un área hiperendémica (Valle de Limarí, IV Región, Chile)." Avances en Ciencias Veterinarias 4, no. 2 (September 30, 2010). http://dx.doi.org/10.5354/0716-260x.1989.4562.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

Imbert-Palafox, JL, MR Tovar-Tomas, A. Peña-Rojas, MA Becerril-Flores, EM Molina-Trinidad, HA Piña-Ruiz, and JC Ruvalcaba Ledezma. "Búsqueda del Reservorio Marsupial (Didelphis marsupialis) de la Enfermedad de Chagas en el Estado de Hidalgo, México." Educación y Salud Boletín Científico de Ciencias de la Salud del ICSa 7, no. 13 (December 5, 2018). http://dx.doi.org/10.29057/icsa.v7i13.3469.

Повний текст джерела
Анотація:
Las zoonosis son enfermedades e infecciones que se transmiten naturalmente de los animales vertebrados al hombre y viceversa, donde se involucra por lo menos una especie animal doméstica o silvestre, como es el caso de la zoonosis parasitaria causada por Trypanosoma cruzi, que tiene como vector transmisor a Triatominos mediante la participación de reservorios animales domésticos o silvestres. Para determinar si el Tlacuache es un reservorio animal que probablemente mantiene el ciclo biológico y la transmisión de la enfermedad de Chagas y si se encuentra en convivencia con habitantes del Estado de Hidalgo se utilizó una encuesta. Se realizó un estudio observacional descriptivo de carácter transversal mediante la aplicación de una encuesta a 176 personas. El instrumento se elaboró conformado por 10 preguntas sobre el reservorio nombrado comúnmente como “Tlacuache”. Se solicitó además que cuando fuera posible se obtuvieran evidencias fotográficas de estos mamíferos y se solicitó que en caso de que fuera posible, se obtuvieran los corazones para realizar la búsqueda de patología macroscópica y la presencia del parasito en los corazones de tlacuaches para la búsqueda de nidos de amastigotes en los miocardios colectados. De los 176 encuestados, el 98.90% conoce los tlacuaches. El 76% de la gente lo usa para fines alimenticios, el 14.70% no sabe, el 7.84% lo ocupa para fines curativos y para el 0.98% se emplea como mascota. Los resultados muestran una relación sinantrópica. Los hallazgos en los corazones denotan efecto de Tripanozoma sp. Los resultados permiten establecer que el tlacuache es probable reservorio del parasito Trypanosoma cruzi en el Estado de Hidalgo y que existe una relación sinantrópica con las comunidades. Situación que no es tan diferente como al resto de los estados del país.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Dias, Leonice Seolin. "Geografia e Saúde: Flutuações Populacionais e Distribuição Espacial de Moscas Sinantrópicas, de Importância Sanitária, no Município de Teodoro Sampaio-SP | Geography and Health: Fluctuations in Population and Spatial Distribution of Synanthropic Flies, t." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho, May 16, 2014. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v0i0.2924.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Algumas espécies de moscas sinantrópicas são reportadas de grande relevância médico-sanitária por serem potenciais vetores mecânicos de agentes etiológicos (vírus, bactérias, cistos de protozoários e larvas de helmintos), causadoras de enfermidades tanto ao homem como os animais. Estes insetos se desenvolvem em diversos tipos de matéria orgânica (fezes, lixo urbano, carcaças de animais, entre outros) e o aumento de suas populações são indicadores de que esses resíduos necessitam de tratamento adequado. Além disso, a qualidade ambiental de um determinado local pode ser avaliada pela presença de certas espécies e a sua abundância, caracterizando-as como um indicador biológico. Em função da importância desses animais no meio ambiente, já realizamos estudos registrando a frequência de insetos dípteros em alguns locais do município de Presidente Prudente, como no lixão urbano, no bairro Morada do Sol e no Campus da UNESP; e, atualmente, no município de Teodoro Sampaio – SP, com o objetivo de estabelecer relações entre a flutuação e distribuição espacial de moscas e as características ambientais de diferentes sistemas geográficos (urbano, agrícola e natural). Metodologia: As capturas dos insetos estão sendo realizadas ao longo de um transecto cujo azimute recorta diferentes ambientes no município: unidade de conservação (Parque Estadual do Morro do Diabo), áreas de monocultura da cana-de-açúcar e de assentamentos rurais de reforma agrária e perímetro urbano. Após trabalho prévio, escolhe-se 20 pontos de coletas, sendo cinco para cada ambiente. As coletas das moscas estão sendo realizadas por meio de armadilhas confeccionadas com garrafas “PET – 2L”, e com a utilização de dois diferentes tipos de iscas: aproximadamente 50 g de fígado bovino e 50 g de peixe. As coletas dos insetos, em todos os locais de monitoramento, são realizadas nos mesmos dias, durante dois dias consecutivos, no início, meio e fim de cada estação, totalizando 12 coletas, em um período de 12 meses. As armadilhas foram instaladas em árvores a uma altura de 1,0 a 1,70 m do solo, durante 48 horas, sendo recolhidas e removidas para o Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde da UNESP/Presidente Prudente (SP) para a identificação dos insetos com o auxílio de microscópio estereoscópio por meio de chaves taxonômicas específicas. Considerações Finais: Como os insetos foram sendo capturados e armazenados em freezer no Laboratório para posterior classificação, apenas se registra neste trabalho o número de moscas coletadas nos meses de outono e inverno de 2012. Coletou-se um total 1470 moscas, sendo 165 no assentamento, 170 no canavial, 586 no Morro do Diabo e 549 em Teodoro Sampaio, SP. A família Fanniidae foi a mais representativa, com 820 indivíduos, seguida da Calliphoridae com 254, Muscidae com 192 e Sarcophagidae com 204 insetos. As observações preliminares demonstram maior abundância de moscas sinantrópicas nos ambientes florestal e centro urbano. Caberá discutir a relação deste fato com as transformações espaciais recentes na região, devido à expansão da cultura canavieira.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Martínez, Daly, Marco Torres, Edgar Koyoc, Karina López, Alonso Panti, Iván Rodríguez, Adriano Puc, et al. "Evidencia molecular de Rickettsia typhi en perros de una comunidad rural de Yucatán, México." Biomédica 36 (February 23, 2016). http://dx.doi.org/10.7705/biomedica.v36i2.2913.

Повний текст джерела
Анотація:
<p><strong>Introducción.</strong> <em>Rickettsia typhi</em> es la bacteria causante del tifo murino o endémico, el cual es transmitido al ser humano principalmente por medio de heces infectadas de pulgas y en cuyo ciclo de infección se encuentran involucrados distintos animales sinantrópicos y domésticos. En la comunidad rural de Bolmay, Yucatán, México, se han reportado casos de tifo murino en seres humanos durante el periodo 2007-2010.<strong></strong></p><p><strong>Objetivo.</strong> Identificar la presencia de <em>R</em>.<em> typhi</em> y estimar la frecuencia de infección en perros de Bolmay, Yucatán, México.</p><p><strong>Materiales y métodos.</strong> Se tomaron muestras de sangre completa a 128 perros, se les extrajo ADN total y se analizaron mediante la prueba de Reacción en Cadena de la Polimerasa para amplificar fragmentos de los genes<em>17-kDa</em> y <em>omp B</em> y confirmar la presencia de <em>Rickettsia</em> spp. Los productos de las reacciones se enviaron a secuenciación y se les realizó un análisis de alineamiento con la herramienta <em>BLAST</em>.<strong></strong></p><p><strong>Resultados.</strong> Se encontró una frecuencia de infección de 5,5 % (7/128). El alineamiento demostró 99 % y 100 % de homologación para los genes <em>17-kDa</em> y o<em>mp B</em> respectivamente, ambos para la especie <em>R</em>. <em>typhi</em>.</p><p><strong>Conclusión.</strong> Se detectó la presencia de <em>R</em>. <em>typhi</em> con baja frecuencia de infección en perros de la comunidad de estudio; sin embargo, podría representar un riesgo potencial de transmisión hacia los seres humanos. </p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії