Добірка наукової літератури з теми "Comportamentos relacionados com a saúde"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Comportamentos relacionados com a saúde".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Comportamentos relacionados com a saúde":

1

Bernard, Aline, Jean Gabriel Regis, and Eva Teresinha De Oliveira Boff. "Substâncias que interferem no comportamento de adolescentes: Sentidos e significados socioculturais." Revista Insignare Scientia - RIS 4, no. 4 (June 20, 2021): 69–90. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11955.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O uso de substâncias psicoativas, hábitos alimentares não saudáveis e estilo de vida inadequado, são práticas identificadas na maioria do público jovem. O objetivo desta pesquisa foi compreender as implicações do uso de substâncias alimentares e/ou psicoativas em adolescentes e sua influência na saúde. Foi realizada uma revisão integrativa pela busca nas bases de dados Capes, PubMed, Lilacs e Medline, no período de 2010 a 2020, com a associação dos descritores: comportamentoandadolescentes and hábitos alimentares andensino; alimentação and adolescentes and substâncias psicoativas; comportamento andadolescentes and cultura andalimentação. Foram encontrados 4.048 artigos. Destes, 262 foram selecionados para leitura na íntegra. Destacamos, neste artigo, uma das categorias que emergiu da análisedenominada: “Estilo de vida e hábitos inadequados como facilitadores para comportamentos de risco aos agravos à saúde”. A compreensão desta categoria ocorreu a partir das reflexões sobre a relação sociocultural, comportamental e ambiental do referencial teórico de Pierre Bourdieu. Identificamos que os comportamentos de risco estão relacionados com fatores ambientais, comportamentais e culturais. Evidenciamos, nas pesquisas, que sedentarismo, hábitos alimentares não saudáveis, uso de substâncias psicoativas e distúrbios alimentares, são comportamentos de risco para a saúde. As influências culturais estão relacionadas principalmente com o consumo de álcool, sendo o primeiro contato geralmente com a família. Em relação aos hábitos alimentares, encontramos artigos que discutem sobre a dependência do açúcar e relatama preferência por esta substância em dependentes químicos. Concluiu-se que grande parte dos estudos que analisam eventos com adolescentes identificou comportamentos de riscos associados com as dimensões socioculturais.
2

Vettore, Mario Vianna, Samuel Jorge Moysés, Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha, and Betine Pinto Moehlecke Iser. "Condição socioeconômica, frequência de escovação dentária e comportamentos em saúde em adolescentes brasileiros: uma análise a partir da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE)." Cadernos de Saúde Pública 28, suppl (2012): s101—s113. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012001300011.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Investigou-se a associação entre comportamentos relacionados à saúde bucal e geral e condição socioeconômica, e a relação entre comportamentos relacionados à saúde e escovação dentária em adolescentes. A base de dados utilizada foi da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), um estudo transversal de base populacional realizado em 2009 com alunos das 27 capitais brasileiras. Informações sociodemográficas e comportamentos relacionados à saúde foram coletados. O estudo envolveu 49.189 adolescentes (47,5% do sexo masculino), sendo a maioria com 14 anos de idade e de escola pública. A frequência de escovação dentária assim como outros comportamentos relacionados à saúde se associou com a condição socioeconômica de maneira distinta entre sexos. Foram observadas associações entre hábitos relacionados à saúde e a frequência de escovação dentária em ambos os sexos, porém com variações conforme a condição socioeconômica. O planejamento de intervenções para promoção da saúde de adolescentes deve levar em conta suas características individuais, o contexto familiar e social.
3

Loch, Mathias Roberto, Maira Sayuri Sakay Bortoletto, Regina Kazue Tanno de Souza, and Arthur Eumann Mesas. "Simultaneidade de comportamentos de risco para a saúde e fatores associados em estudo de base populacional." Cadernos Saúde Coletiva 23, no. 2 (June 2015): 180–87. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201500020045.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
ResumoObjetivoVerificar a prevalência simultânea de comportamentos relacionados à saúde e analisar a sua associação com condições sociodemográficas e de saúde na população com 40 anos ou mais de idade de um município de médio porte da região Sul do Brasil.MétodosTrata-se de um estudo de base populacional. Os comportamentos de risco investigados foram: inatividade física no lazer, consumo irregular de frutas e de verduras, tabagismo e consumo abusivo de álcool. As variáveis dependentes do estudo foram o somatório da exposição dos comportamentos de risco e as possíveis combinações entre dois comportamentos.ResultadosObservou-se associação entre todos os comportamentos, com exceção da inatividade física no lazer com o consumo abusivo de álcool. Em geral, os homens apresentaram maior prevalência de presença de três e quatro comportamentos e entre as combinações possíveis dos comportamentos. As variáveis independentes faixa etária, nível econômico e educacional, situação conjugal e percepção de saúde também se mostraram associadas aos desfechos investigados.ConclusõesSugere-se que as políticas e as estratégias de promoção da saúde foquem o comportamento de maneira ampla e não se limitem às ações pontuais para cada comportamento isolado.
4

Fumagalli, Laura Mendes Rodrigues, Thais De Lima dos Santos, Veronica De Carvalho Vargas, and Phillip Vilanova Ilha. "Conhecimentos e comportamentos relacionados à saúde de escolares." Revista Insignare Scientia - RIS 2, no. 4 (December 19, 2019): 100–118. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11019.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O estudo objetivou analisar os conhecimentos e comportamentos relacionados à saúde de escolares do ensino fundamental. A amostra foi composta por 180 escolares do 6° ao 9°ano. Para verificar os comportamentos promotores e de riscos à saúde, empregou-se o questionário Global School-based Student Health Survey e para o estado nutricional foi calculado a adequação IMC/idade. Para análise das questões, utilizou-se, como principal aporte metodológico, a análise de conteúdo, fundamentada na análise categorial, e para os dados quantitativos usou-se a estatística descritiva (frequências, percentuais e médias) e a inferencial (correlação de spearman e qui-quadrado). Constatou-se que a maioria dos alunos associam vida saudável à alimentação saudável e a prática de atividades físicas, compreendem a alimentação saudável como a ingestão de nutrientes que trazem benefícios à saúde, estão expostos a fatores de risco à saúde, como inatividade física, baixo consumo de alimentos considerados marcadores de alimentação saudável e consumo de bebida alcoólicas. Infere-se que há prevalência de comportamentos de riscos entre os adolescentes e destaca-se a necessidade de trabalhar temas sobre promoção da saúde na escola com o objetivo de desenvolver a saúde de forma consciente, segura e efetiva.
5

Rosendo, Rute, and Sónia Mendes. "I-25. COMPORTAMENTOS RELACIONADOS COM A SAÚDE ORAL NUMA POPULAÇÃO COM PARALISIA CEREBRAL." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 53 (2012): e10. http://dx.doi.org/10.1016/s1646-2890(12)60025-9.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Magalhães, Tatiana Almeida de, Marise Fagundes Silveira, Jairo Evangelista Nascimento, Marta Raquel Mendes Vieira, Emerson Willian Santos de Almeida, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins, Efigênia Ferreira e Ferreira, and Desirée Sant’Ana Haikal. "Perfil Ocupacional, Comportamentos e Saúde Segundo Diferenciais de Gênero entre Professores da Rede Pública." Revista Unimontes Científica 22, no. 2 (December 31, 2020): 1–22. http://dx.doi.org/10.46551/ruc.v22n2a12.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Resumo: Objetivou-se identificar possíveis diferenciais de gênero entre professores segundo o perfil laboral, comportamentos e saúde. Trata-se de um estudo de prevalência usando amostra probabilística por conglomerados de docentes do ensino básico da rede pública de um município norte mineiro. Foram estimadas prevalências e análises bivariadas corrigidas pelo desenho amostral. Dos 745 docentes investigados, as mulheres representam ampla maioria (85,4%), apresentaram maiores proporções de casadas/união estável e divorciadas/viúvas, com filhos, de classe social mais baixa, perfil laboral precário, com melhores comportamentos relacionados à saúde, apesar de relatarem maior autopercepção negativa de sua aparência e pior qualidade de vida nos domínios físico e psicológico em relação aos homens. Já os homens apresentaram um melhor perfil laboral, maiores frequências de comportamentos não saudáveis e menor busca por assistência médica/odontológica. Observou-se consideráveis diferenças entre os gêneros, demonstrando que são as mulheres que refletem o maior peso da precarização profissional e os homens, os piores comportamentos de saúde. Desse modo, este estudo contribui para que as políticas públicas repensem as oportunidades sociais e questões de saúde relacionadas aos gêneros dentro da classe docente. Palavras chaves: Diferença de gênero; Professores; Comportamento; Saúde.
7

Paz, Juliane E. G., Gustavo Machado, and Fernanda V. Amorim da Costa. "Fatores relacionados a problemas de comportamento em gatos." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 11 (November 2017): 1336–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017001100023.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
RESUMO: Os problemas de comportamento apresentam importância não só no bem estar animal e na qualidade da relação humana-animal como também em saúde publica. Problemas de comportamento são uma das principais razões de abandono e subsequentemente o destino destes animais são abrigos ou até mesmo eutanásia. Além disso, a agressividade é um fator de risco para transmissão de zoonoses. Com o objetivo de avaliar a frequência de fatores relacionados a problemas de comportamento em gatos, foram coletadas informações de 229 gatos através de um questionário aplicado em tutores que aguardavam atendimento no Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCV-UFRGS). Dentre os comportamentos arranhadura em móveis foi o problema comportamental mais frequente (65,1%- IC 95%: 58,5-71,4%) seguido de agressividade (61,3%- IC 95%: 54,2-67,1%), eliminação inapropriada (37,1%- IC 95%: 31,3-42,1%) e vocalização excessiva (23,6%- IC 95%: 20,1-29,8%). Os dados foram analisados por regressão logística com uma função de ligação logit. De acordo com a análise univariada, a presença de um arranhador teve uma relação significativa protetiva, podendo contribuir para a redução do comportamento de arranhar móveis (risco relativo [RR]=0.31- IC 95%:0.19 - 0.53). Fêmeas e gatos assustados foram identificados com maior dificuldade de ter uma relação amigável com outros gatos RR=3.56 (IC 95%:1.78 - 7.11), RR=2.84( IC 95%:1.60 - 5.04) respectivamente também quanto maior o número de gatos na residência, maiores as chances de haver eliminação inapropriada. Os gatos castrados antes da puberdade apresentaram menos chances de desenvolver eliminação inapropriada RR=0.43 (IC 95%:0.21-0.88) e, finalmente, a vocalização excessiva foi relacionada com busca de atenção RR=2.62 (IC 95%:1.54 - 4.45). Os resultados desse estudo podem ajudar a prevenir problemas comportamentais em felinos domésticos.
8

Pais-Ribeiro, José. "Avaliação das intenções comportamentais relacionadas com a promoção e protecção da saúde e com a prevenção das doenças." Análise Psicológica 22, no. 2 (December 2, 2012): 387–97. http://dx.doi.org/10.14417/ap.199.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O Estilo de Vida ou Wellness está associado à saúde e às doenças. O presente estudo desenvolve um questionário para avaliar o estilo de vida em áreas decisivas para uma boa saúde. O questionário inclui 28 itens distribuídos por categorias cinco categorias e é inspirado no questionário desenvolvido por Hettler em 1982. O questionário está organizado como uma lista de comportamentos (rating scale) em vez de como uma escala. Participaram no estudo 609 indivíduos saudáveis que constituíram uma amostra de conveniência, e que preencheram voluntariamente um questionário anónimo e confidencial. O estudo das qualidades do questionário enquanto medida mostram que possui propriedades adequadas enquanto medida de comportamentos relacionados com a saúde e com as doenças, é uma medida breve e útil para ser utilizada, quer em estudos de investigação quer de intervenção em programas depromoção da saúde ou de prevenção de doenças.
9

Oliveira, Elias Teixeira de, and Kelly Graziani Giacchero Vedana. "Suicídio e depressão na população LGBT: postagens publicadas em blogs pessoais." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 16, no. 4 (August 31, 2020): 32–38. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168145.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Objetivo: o objetivo do estudo foi analisar postagens sobre suicídio, depressão e população LGBT em blogs da plataforma Tumblr®. Método: estudo com abordagem qualitativa, que submeteu à análise temática postagens identificadas a partir da busca de palavras chave relacionadas ao comportamento suicida e população LGBT na plataforma TUMBLR. Resultados: foram identificados 14 blogs, com 916 postagens. Os principais temas abordados estiveram relacionados a sofrimento intenso, comportamentos autodestrutivos, vulnerabilidade emocional, rejeição e autodepreciação. Conclusão: esses temas relevam importantes necessidades a serem investigadas e abordadas em intervenções para a promoção da saúde mental da comunidade LGBT no âmbito individual e coletivo.
10

Soster, Andresa Pinho, Miguel Luis Alves de Souza, and Elisa Kern de Castro. "Percepção de Risco e Comportamentos de Saúde em Relação ao Sexo Casual em Universitárias." Psico-USF 26, no. 1 (January 2021): 117–28. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712021260110.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Resumo Este estudo buscou explorar e comparar a percepção dos riscos à saúde física e os comportamentos de saúde do sexo casual entre universitárias com (CEX) e sem experiência (SEX) de sexo casual. Participaram 1.133 universitárias brasileiras (média de idade igual a 21,05 anos, DP = 2,05), a maioria nascidas e residentes na região Sul do país, que responderam a um questionário on-line com questões sobre a percepção dos riscos físicos, comportamentos de saúde, comportamento e histórico sexual. Foi encontrada diferença significativa nos comportamentos de saúde e nas percepções de risco entre os grupos. O grupo CEX apresentou mais comportamentos de saúde e cuidados que o grupo SEX. Embora o sexo casual esteja relacionado aos comportamentos de risco, neste estudo, as mulheres CEX apresentaram mais medidas de proteção à saúde que as mulheres SEX.

Дисертації з теми "Comportamentos relacionados com a saúde":

1

Dias, Carlos Matias. "Distribuição conjunta de determinantes de saúde relacionados com comportamentos: epidemiologia, potencial de prevenção e adequação para promover a efectividade da administração em Saúde Pública." Doctoral thesis, Universidade Nova de Lisboa. Escola Nacional de Saúde Pública, 2011. http://hdl.handle.net/10362/9666.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
RESUMO - As doenças crónicas são responsáveis pela maior parte das mortes a nível global e em Portugal, e condicionam uma carga importante de incapacidade, utilização de cuidados e despesa em saúde. O consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, a alimentação, e a actividade física, determinantes comuns a muitas doenças crónicas, estão associados a escolhas e a comportamentos potencialmente evitáveis. O conhecimento sobre a sua ocorrência conjunta começa agora a ser valorizado como elemento estratégico na elaboração de políticas, planos e programas de saúde que visam prevenir e controlar a doença crónica. Os princípios comuns para a intervenção sobre estes factores reforçam a pertinência do seu conhecimento e utilização em intervenções efectivas. A epidemiologia da ocorrência conjunta destes factores é desconhecida na população portuguesa. O presente estudo visa contribuir para aumentar e promover o conhecimento sobre a ocorrência e a distribuição conjunta dos quatro principais determinantes de saúde relacionados com comportamentos na população portuguesa, tomados nos seus níveis de risco, e tem como objectivos: 1) caracterizar as distribuições, isoladas e conjuntas, daqueles factores em níveis de risco; 2) construir perfis demográficos e sociais da sua ocorrência conjunta; 3) quantificar a relação desses perfis com indicadores de estado de saúde, designadamente incapacidade física de curta duração, e de utilização de cuidados. Para atingir estes objectivos foi utilizada a base de dados gerada pelo Inquérito Nacional de Saúde realizado em 2005 e 2006 a uma amostra aleatória, probabilística, representativa da população residente em Portugal. Estudaram-se dados relativos às pessoas com idade igual ou superior a 15 anos que responderam aquele inquérito durante o terceiro trimestre do trabalho de campo, período que incluiu todas as variáveis de interesse para o trabalho. A análise foi estratificada segundo categorias de oito variáveis demográficas e sociais (sexo, grupo etário, estado civil de facto, nível de escolaridade, ocupação, grupo profissional e situação face à profissão). Apenas o cálculo das medidas de associação e de impacte entre o número de determinantes em níveis de risco, por um lado, e a alteração do estado de saúde, e utilização de cuidados de saúde, por outro, foi ajustado para potenciais variáveis interferentes. A prevalência da ocorrência conjunta dos quatro determinantes, e as suas associações, foram analisadas através de três métodos: 1) cálculo do número de factores conjuntos nos grupos demográficos e sociais mencionados; 2) cálculo da razão entre as frequências observadas e esperadas de cada factor, e suas combinações; 3) cálculo das Odds Ratio – OR – através de métodos de regressão logística. Para o estudo do impacte dos diferentes perfis de ocorrência dos determinantes sobre indicadores do estado de saúde e da utilização de cuidados de saúde foram calculadas as fracções etiológicas do risco, na população exposta e na população total, visando a estimativa dos correspondentes ganhos potenciais máximos, em caso de intervenção. Os resultados revelaram que os quatro determinantes ocorriam em níveis de risco de forma diferente em cada um dos sexos, bem como nos diferentes grupos de idade, escolaridade e estado civil. Ocorriam, também, de forma diferente nos grupos de ocupação e profissão, afectando de forma mais nítida, geralmente, os grupos menos favorecidos. O factor mais frequente era a actividade física em nível insuficiente para gerar benefícios de saúde, presente em 60% da população (IC95%: 57,7%; 62,1%), seguido pelo consumo de tabaco (21,4%; IC95%: 20,0%; 22,9%), consumo de risco de bebidas alcoólicas (9,2%; IC95%: 8,2%; 10,4%) e alimentação não saudável (8,5%; IC95%: 7,5%; 9,5%). Mais de metade da população revelava a presença de um daqueles factores em níveis de risco (51,8%; IC95%: 50,2%; 53,4%). Seguia-se 16,4% da população com dois (IC95%: 15,2%; 17,7%); 3,4% com três (IC95%: 2,8%; 4,0%); e 0,3% com quatro factores (IC95%: 0,2%; 0,6%). A prevalência simultânea de dois ou três factores era, geralmente, maior na população masculina, excepto nos mais jovens (15 a 19 anos) e idosos (85 e mais anos). A ausência dos quatro factores em níveis de risco, ou a presença de um deles, eram, geralmente, mais frequentes na população feminina. A presença de um factor era mais elevada entre a população viúva, em especial masculina, (70,4%; IC95%: 59,3%; 79,5%), na população feminina sem nível de ensino (60,2%; IC95%: 55,2%; 65,0%), na população reformada, nos grupos profissionais mais diferenciados, e no grupo dos trabalhadores por conta própria e empregadores. A presença de dois, ou mais, factores era mais frequente na população masculina, na população separada, ou divorciada, na população mais instruída, entre os desempregados, entre os grupos profissionais mais diferenciados e entre os trabalhadores por conta de outrem. A hierarquização das combinações possíveis da presença dos quatro determinantes em níveis de risco, efectuada segundo a razão entre os seus valores observados (O) e esperados (E), revelou padrões diferentes entre os sexos. Enquanto no sexo masculino o consumo de tabaco, álcool e a alimentação não saudável surgiam com razões O/E elevadas, de forma isolada, no sexo feminino, estes factores ocorriam em conjunto mais frequentemente que o esperado (razões O/E superiores a 1,0). O consumo de tabaco estava associado de forma directa e significativa com o consumo de risco de bebidas alcoólicas, e com a alimentação não saudável, em ambos os sexos. A associação entre o consumo de risco de bebidas alcoólicas e a actividade física insuficiente era inversa no conjunto da população, assim como na masculina, mas não na feminina. O valor mais elevado de OR para as associações entre os quatro determinantes de saúde em níveis de risco observou-se na população feminina, em que a possibilidade de se verificar consumo de risco de bebidas alcoólicas era cerca de 2,9 vezes superior entre as mulheres fumadoras comparativamente às não fumadoras (OR = 2,89; IC95%: 1,98; 4,20). Esta associação era um pouco mais fraca na população masculina, embora estatisticamente significativa (OR = 2,20; IC95%: 1,61; 3,01). Foi notória a ausência de associações estatisticamente significativas entre a actividade física insuficiente para gerar benefícios de saúde e as diferentes combinações de outros determinantes, embora as estimativas pontuais dessas associações se revelassem positivas. O consumo de tabaco e a alimentação não saudável revelaram as associações mais fortes com as diferentes combinações dos outros determinantes, sendo o valor mais elevado o da associação entre o consumo de tabaco e a presença conjunta dos outros três determinantes (OR = 4,28; IC95%: 1,85; 9,88), situação idêntica à verificada no caso do consumo de risco de bebidas alcoólicas (OR = 2,30; IC95%: 1,26; 4,19) e no caso da alimentação não saudável (OR = 2,52; IC95%: 1,33; 4,78). O número médio de dias de incapacidade nas duas semanas anteriores não diferia significativamente entre os grupos da população com diferente número de determinantes, globalmente, e em cada um dos sexos. O número médio de consultas médicas nos três meses anteriores era significativamente maior na população com um ou mais factores em níveis de risco (2,19 consultas; IC95%: 2,10; 2,28), comparativamente à população sem estes determinantes em níveis de risco (1,97 consultas; IC95%: 1,86; 2,08). Esta diferença verificava-se, também, na população feminina, mas não na masculina. Da análise do risco atribuível, assumindo a causalidade dos determinantes, pode afirmarse que se o número de factores em níveis de risco fosse totalmente controlado, (isto é se a prevalência das pessoas com esses factores passasse a ser nula), poder-se-ia, no máximo, evitar que cerca de 32,4% das pessoas com três ou mais determinantes em níveis de risco sofressem incapacidade de curta duração em nível superior à média populacional nas duas semanas anteriores. Este ganho era maior no sexo masculino, em que a redução mais elevada se estimou em 76,0%, no caso dos homens com dois determinantes (Fracção Atribuível nos Expostos = 76,0%; IC95%:70,4%; 81,6%). Considerando a prevalência de conjuntos de determinantes na população total, era igualmente entre os homens com dois factores que se observava o potencial máximo de redução do número de dias de incapacidade (Fracção Atribuível na População = 8,4%; IC95%: 6,3%; 10,5%). Em relação à utilização de cuidados de saúde, a intervenção sobre o grupo da população exposto a um determinante ofereceria uma redução potencial máxima de 41,9% do número de pessoas que reportaram quatro ou mais consultas médicas, reduzindo o volume destes utilizadores muito frequentes consultas médicas (Fracção Atribuível nos Expostos = 41,9%; IC95%: 39,9%; 43,9%). Este potencial máximo de prevenção revelou o valor mais elevado na população feminina com presença conjunta de dois determinantes (Fracção Atribuível nos Expostos = 54,3%; IC95%: 52,8%; 55,8%). Considerando a população total, o potencial máximo de redução na utilização muito frequente de consultas médicas observou-se na população feminina com um determinante em nível de risco (Fracção Atribuível na População = 33,5%; IC95%: 31,9%; 35,1%), sendo menor na população de ambos os sexos (Fracção Etiológica na População = 27,7%; IC95%: 26,5%; 28,8%). A origem auto referida dos dados analisados pode ter enviesado os resultados, no sentido da subestimação das frequências obtidas. A paucidade de dados epidemiológicos com base em marcadores biológicos ou biométricos que permitam caracterizar esses factores na população não permite a validação destes dados. A presença, em níveis de risco, de pelo menos um determinante de saúde relacionado com comportamentos em mais de metade da população portuguesa, assim como a distribuição da presença conjunta de dois, três e quatro desses determinantes respectivamente em cerca de 16,4%, 3,4% e 0,3% da população, está de acordo com padrões observados noutros países, e evidencia a pertinência deste primeiro estudo, assim como a necessidade de integração do conhecimento sobre a epidemiologia da ocorrência conjunta de determinantes de saúde preveníveis no planeamento da saúde em Portugal. Os diferentes padrões de ocorrência conjunta nos dois sexos aconselham a inclusão de critérios de género na tradução e operacionalização desse conhecimento em intervenções de Saúde Pública e na prossecução da investigação do tema. As associações directas entre o consumo de tabaco, o consumo de risco de bebidas alcoólicas e a alimentação não saudável reforçam a pertinência da abordagem por conjuntos de factores nas intervenções de Saúde Pública. Os elevados valores de associação entre consumo de tabaco, consumo de álcool em níveis de risco, alimentação não saudável, e a presença conjunta dos restantes factores reforçam esta conclusão. A ausência de associações significativas entre a actividade física insuficiente e os outros três factores pode ter sido condicionada pela dificuldade na medição válida daquele factor através de inquéritos por entrevista. A elevada e crescente prevalência deste factor colocao, para mais, no topo de uma agenda de investigação em saúde, a concretizar em Portugal. No caso da utilização de cuidados, embora o impacte da redução dos níveis de exposição a conjuntos de factores, em função da sua prevalência na população, fosse menor do que o estimado apenas nos expostos, ele era, ainda assim, elevado, indicando a sua utilidade no desenho de estratégias de aumento da efectividade dos cuidados de saúde e da administração em Saúde Pública, através da intervenção sobre grupos de determinantes.
2

Silva, André Ricardo Batista de Barros e. "Avaliação de políticas públicas: estudo do comportamento de indicadores relacionados com a saúde em municípios do estado de Pernambuco após a emenda Constitucional Nº 29." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2008. http://hdl.handle.net/10438/3410.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Made available in DSpace on 2009-11-18T18:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 andrericardo.pdf: 904210 bytes, checksum: 9a01e382dee9916dd73b63f5cd557eee (MD5) Previous issue date: 2008
The Brazilian Public Health System (Sistema Único de Saúde - SUS), defined by the Constitution of 1988, is almost 20 years old and is a landmark for health public policies. In these 20 years, the law was altered several times with the objective of prioritizing the investment of public money in such a needy area as health. Among these changes, it is important to single out the Constitutional Amendment number 29, issued on 13th September 2000, which determined the minimum investment in health. According to this amendment, as from the year 2000, the municipalities should invest in health services a minimum of 7% of the revenue from taxes and transferences from the Federal and State governments. This value was to rise gradually to 15% by 2004. Since every public policy should be systematically evaluated and considering the assumption that, according to the incrementalist theory, more money invested in health would tend to solve the crisis in the health system, this dissertation consists of a study of a set of health indicators in some municipalities of the State of Pernambuco after the Amendment 29. The evaluation period spanned 4 years, from 2002 to 2005 and the area chosen for the study was located in southern agreste region of the state. Ten health indicators were selected, all of which included in the Administrative Rule no 493, of the Health Ministry. It was found that in the chosen period the average investment in health was greater than 15% of the municipalities¿ revenue since 2002. However, the value of the investment per capita, considering the municipality's share of it, which was half of the total investment, decreased from 2002 to 2004 and increased in 2005. It was also found that the municipalities with the lowest per capita income were the ones with the highest investment per capita in health. As regards children mortality in the region, it was on average 33 for every 1000 children born, which is classified as ¿medium¿ according to the above mentioned Administrative Rule no 493. No statistically significative correlation was found between the amount of money invested in health and children mortality.
O Sistema Único de Saúde - SUS, definido pela Constituição de 1988, está prestes a completar vinte anos, constituindo-se em um marco para as políticas públicas no setor da saúde. Ao longo destes anos, diversas foram as alterações na legislação, no sentido de dar prioridade à aplicação de recursos públicos em um setor tão carente como é o da saúde e, em especial, chama-se atenção para a Emenda Constitucional nº 29, de 13 de setembro de 2000, que estabeleceu vinculação mínima de aplicação de recursos de impostos em ações e serviços de saúde. De acordo com esta Emenda, a partir do ano 2000, os municípios deveriam aplicar em ações e serviços de saúde o percentual mínimo de 7% de suas receitas originadas de impostos e transferências da União e dos Estados, devendo este percentual ser elevado gradualmente até atingir 15% em 2004. Como toda política pública deve ser sistematicamente avaliada, e partindo da premissa de que, de acordo com a teoria incrementalista, mais recursos aplicados em saúde tenderiam a resolver a crise na saúde, esta dissertação apresenta como resultado um estudo do comportamento de um conjunto de indicadores relacionados com a saúde, em municípios do Estado de Pernambuco após a Emenda Constitucional nº 29. O período da avaliação compreende os anos de 2002 a 2005 e a região avaliada está localizada no agreste meridional do Estado de Pernambuco. Foram selecionados 10 indicadores relacionados com a saúde que integram a Portaria nº 493 do Ministério da Saúde. Como resultado, constatou-se que, no período, o percentual médio aplicado em saúde era superior a 15% desde o ano de 2002. Todavia, o valor per capita relativo à parcela municipal foi reduzido no período 2002 a 2004, sendo elevado no ano de 2005, devendo ser destacado que os municípios arcaram com a metade dos gastos em saúde. Constatou-se, ainda, que os municípios com menor renda per capita foram os que tiveram os maiores valores per capita aplicados em saúde. No que diz respeito ao coeficiente de mortalidade infantil para a região, constatou-se que o valor da média do período, trinta e três para cada grupo de mil crianças nascidas vivas, é classificado como ¿médio¿, de acordo com o padrão definido pela Portaria n¿ 493. Não foi constatada correlação estatisticamente significativa entre valores aplicados em saúde e coeficiente de mortalidade infantil.
3

Pagliace, Ângela Gonçalves da Silva. "Avaliação do cuidado à criança e ao adolescente com transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa em tratamento no hospital geral." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/53156.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Orientadora: Profª Drª Mariluci Alves Maftum
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 21/08/2017
Inclui referências : f. 165-180
Resumo: O atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa no hospital geral é uma realidade emergente no âmbito da saúde. A forma de trabalho dos profissionais de Enfermagem com esta clientela requer um cuidado eficiente e conhecimento dos fatores determinantes do uso e abuso destas substâncias. As mudanças ocorridas na área da Saúde Mental e a implantação da Rede de Atenção Psicossocial, com o surgimento de novos serviços, proporcionam a possibilidade de se refletir sobre o papel da Enfermagem e sua prática profissional junto a essa clientela. Intimamente ligada a essa reflexão, está a possibilidade de avaliação desse cuidado como meio de contribuição, através da produção de conhecimentos, para subsidiar essa prática. O objetivo desse estudo foi avaliar o cuidado desenvolvido à criança e ao adolescente em tratamento no hospital geral por transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa. Trata-se de um estudo avaliativo, do tipo estudo de caso, com o uso do referencial teórico-metodológico da Avaliação de Quarta Geração. O grupo de interesse foi composto por 19 profissionais da equipe de enfermagem de uma Unidade para tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa, de um hospital geral e de ensino do oeste do Paraná. Os dados foram coletados por meio da observação não participante, tendo totalizado 410 horas e 102 notas de campo, entrevistas individuais seguindo o círculo hermenêutico-dialético e uma reunião de negociação no período de junho de 2015 a fevereiro de 2016. A análise dos dados foi feita pelo Método Comparativo Constante e resultou em três categorias: O cuidado de enfermagem à criança e ao adolescente, Potencialidades do cuidado e Fragilidades no cuidado. O grupo de interesse descreveu o cuidado como diferenciado das demais unidades da instituição, extrapolando a ação de administrar medicamentos ou desenvolver outras técnicas. Os participantes avaliaram que o cuidado está em consonância com os preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, externando a preocupação de cuidar de forma global e humanizada. Desenvolvem um cuidado alicerçado na comunicação entre a equipe e pacientes. Apontaram o desenvolvimento de reuniões de pactuação entre a Unidade e os municípios como uma das facilidades para o cuidado e a maior fragilidade relacionada à falta de espaço físico da Unidade. Como limitação deste estudo, há o fato de ter somente como grupo de interesse a equipe de enfermagem da Unidade para a construção do processo avaliativo. Contudo, espera-se que os resultados dessa tese possam instigar o desenvolvimento de novos estudos de avaliação em saúde mental e propiciar uma reflexão crítica aos profissionais que desenvolvem sua prática com crianças e adolescentes que fazem uso ou abuso de substância psicoativa nos diversos serviços de tratamento em saúde. Palavras-chave: Avaliação em saúde; Saúde mental; Cuidados de enfermagem; Criança; Adolescente; Transtornos relacionados ao uso de substâncias.
Abstract: Service for children and adolescents with mental and behavioral disorders due to psychoactive substance use in general hospital is an emerging reality in the field of health. The form of the nursing work with this clientele requires efficient care and knowledge of the determining factors of the use and abuse of these substances. Changes in the area of Mental Health and psychosocial care network deployment, with the emergence of new services, provide the opportunity to reflect on the role of nursing and your professional practice with this clientele. Closely linked to this reflection is the possibility that careful assessment as a means of contribution, through the production of knowledge, to support this practice. The aim of this study was to evaluate the care developed for children and adolescents in treatment at the general hospital for mental and behavioral disorders due to psychoactive substance use. It is an evaluative study, case study type, using the theoretical-methodological fourth generation evaluation. The interest group was composed of 19 professionals from nursing staff of a unit to treat children and adolescents with mental and behavioral disorders due to psychoactive substance use, a general and teaching hospital in the West of Paraná. The data were collected through participant observation that totaled 410 hours and 102 individual interviews, field notes from the hermeneutical circle-and a dialectical negotiations in June 2015 period to February 2016. Data analysis performed through the Constant Comparative Method resulted in three categories: Nursing care to children and adolescents, care and Potential Weaknesses in care. The interest group described as differentiated from other care units of the institution going beyond administering medicines or develop techniques. Participants evaluated that care is in line with the precepts of the Brazilian psychiatric reform, as it demonstrated the concern overall care and humane. Develop a care based on communication between the staff and patients. Pointed as ease of care the development of Pact meetings between the unit and the municipalities and, as weakness lack of drive space. As limitation of this study is the fact that I have chosen as interest group, in particular, the nursing staff of the unit for the construction of an evaluation process from that perspective. However, it is expected that the results of this thesis, may instigate the development of new evaluation studies in mental health and that could provide the critical reflection of professionals who develop your practice with children and adolescents that use or psychoactive substance in the different treatment in health services. Key words: Health assessment; mental health; Nursing care; Child; Teenager; Substance-related disorders.
Resumen: Servicio para niños y adolescentes con trastornos mentales y del comportamiento debido a sustancias psicoactivas en el hospital general es una realidad emergente en el campo de la salud. La forma del trabajo de enfermería con esta clientela requiere cuidado eficiente de los factores determinantes del uso y abuso de estas sustancias. Cambios en el área de Salud Mental y el despliegue de la red de atención psicosocial, con la aparición de nuevos servicios, proporcionan la oportunidad para reflexionar sobre el papel de la enfermería y su práctica profesional con esta clientela. Estrechamente vinculada a esta reflexión es la posibilidad de una evaluación cuidadosa como forma de contribución, a través de la producción de conocimiento, para apoyar esta práctica. El objetivo de este estudio fue evaluar el cuidado para niños y adolescentes en tratamiento en el hospital general de trastornos mentales y del comportamiento debido al uso de sustancias psicoactivas. Es un estudio evaluativo, tipo estudio de caso, usando el teórico-metodológico de evaluación de la cuarta generación. El grupo estaba compuesto por 19 profesionales de enfermería personal de una unidad para tratar a niños y adolescentes con trastornos mentales y del comportamiento debido a sustancias psicoactivas de uso, en un hospital general en el oeste del Paraná. Los datos fueron recogidos a través de la observación participante que fueron de 410 horas y 102 entrevistas individuales, notas de campo del círculo hermenéutico y una dialéctica de negociaciones en junio en el período de 2015 a febrero de 2016. Análisis de datos realizado a través del método comparativo constante dio lugar a tres categorías: atención a niños y adolescentes, cuidado y las debilidades potenciales en el cuidado de la enfermería. El grupo de interés se describe como distinguido de otras unidades de la institución y va más allá de la administración de medicamentos o desarrollar técnicas. Los participantes evaluaron que la atención es en consonancia con los preceptos de la reforma psiquiátrica brasileña, como lo demuestra la preocupación del cuidado general y humano. Desarrollar una atención basada en la comunicación entre el personal y pacientes. Ha señalado como facilidad del cuidado el desarrollo de las reuniones del pacto entre la unidad y de los municipios y, como la falta del espacio local. Como limitación de este estudio es el hecho de que he elegido como grupo de interés, en particular, el personal de enfermería de la unidad para la construcción de una evaluación del proceso desde esa perspectiva. Sin embargo, se espera que los resultados de esta tesis, puedan propiciar el desarrollo de la evaluación de los nuevos estudios en salud mental y que podrían proporcionar la reflexión crítica de los profesionales que desarrollan su práctica con niños y adolescentes que usan sustancias psicoactivas en el diferente tratamiento en los servicios de salud. Palabras clave: Evaluación de la salud; Salud mental; Atención de enfermería; Niño; Adolescente; Trastornos relacionados con sustancias.
4

Barreto, Lindsei Brabec Mota. "Comportamentos de risco relacionados à saúde entre universitários." Universidade Federal de Sergipe, 2011. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3690.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introduction: Habits and risk behaviors related to health have been responsible for changing the profile of morbidity and mortality in recent decades. Future health professionals, who should tackle and alleviate these problems, are studying in higher education about the importance of adopting a healthy lifestyle, but that is not guarantee that their habits are consistent with the theoretical background they hold. The aim of this study was to verify the presence of risk behaviors to health such as physical inactivity, poor nutrition, overweight / obesity, alcohol consumption and tobacco use among students of 1st and last period of different courses in the health of the Federal University of Sergipe. Methods: A descriptive comparative cross-sectional study with 238 students in the 1st period and 149 students in the last period of the courses of Medicine, Nursing, Dentistry and Physical Education of the Federal University of Sergipe, evaluating food consumption, physical activity level, alcohol consumption and smoke through a validated questionnaire, and level of obesity by calculating body mass index and fat percentage. Results: The students ate at a weekly frequency 1-3 days a week both healthy foods, such as milk, meat, fruits and vegetables, as unhealthy foods, such as soft drinks, sweets, snacks and fried foods. There was a small occurrence of smokers, but 67% of students in the final period began this habit after start their course. There were regular alcohol consumption in all courses, the Physical Education showed the highest occurrence, and 35% of students in the final period began drinking regularly after start their course. There were high rates of inactivity among students of all health courses. Analyzing the body mass index there was occurrence of overweight and obesity, reaching 37% in the last period of Medicine, and comparing students of 1st and last period in almost every course there was an increased of obesity, except Dentistry. The fat percentage data indicate a high occurrence of obesity in men. Conclusion: Although the sample was composed of students in the health area, which in principle have a better knowledge about healthy lifestyle practices, was verified the presence of risk behaviors in their daily habits. Therefore, it is necessary to rethink the relationship between theoretical knowledge and real change in lifestyle of an individual, and do more research to better targeting of strategies for health promotion, based on the regular practice of exercise and changes in food.
Introdução: Hábitos e comportamentos de risco relacionados à saúde têm sido responsáveis por alterações do perfil de morbi-mortalidade das últimas décadas. Futuros profissionais da área da saúde, que deverão combater e amenizar esses problemas, estudam no ensino superior sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável, mas isso não é garantia de que os mesmos possuam hábitos que condigam com o fundamento teórico que detêm. O objetivo desse estudo foi verificar a presença de comportamentos de risco à saúde, como sedentarismo, alimentação inadequada, sobrepeso/obesidade, consumo de álcool e tabaco, entre universitários do 1º e último períodos de diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal de Sergipe. Métodos: Estudo descritivo comparativo, transversal, realizado com 238 alunos do 1º período e 149 alunos do último período dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, avaliando-se consumo alimentar, nível de atividade física, consumo de álcool e fumo por meio de um questionário validado, e nível de obesidade pelo cálculo do Índice de Massa Corporal e do percentual de gordura. Resultados: Os universitários consumiam numa freqüência semanal de 1 a 3 dias por semana tanto alimentos saudáveis, como leite, carne, frutas e verduras, quanto alimentos não-saudáveis, como refrigerantes, doces, salgados e frituras. Houve uma pequena ocorrência de fumantes, porém 67 % dos alunos do último período iniciaram esse hábito após o início do curso. Houve consumo regular de álcool em todos os cursos, sendo que Educação Física foi o que apresentou maior ocorrência, e 35% dos alunos do último período desse curso começaram a beber regularmente após o início do curso. Observaram-se altos índices de sedentarismo nos alunos de todos os cursos estudados. Analisando o Índice de Massa Corporal foi verificada a ocorrência de sobrepeso/obesidade, chegando até 37% no último período de Medicina, e quando comparados os alunos do 1° e último período em quase todos os cursos houve um aumento na ocorrência da obesidade, exceto Odontologia. Analisando o percentual de gordura os dados indicam uma alta ocorrência da obesidade nos homens. Conclusão: Embora a amostra tenha sido composta por estudantes da área da saúde, que, em princípio, são possuidores de maior conhecimento sobre práticas de vida saudáveis, verificou-se a presença de comportamentos de risco em seus hábitos diários. Assim, faz-se necessário repensar a associação entre o conhecimento teórico e a mudança real no estilo de vida de um indivíduo, e realizar mais pesquisas para um melhor direcionamento de estratégias para a promoção da saúde, baseados na prática regular de exercício físico e alterações na alimentação.
5

MONTEIRO, Janaína Gomes Ratis. "Saúde no Brasil: comportamentos relacionados à saúde, infraestrutura e atenção básica." Universidade Federal de Pernambuco, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23826.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Submitted by Rafael Santana (rafael.silvasantana@ufpe.br) on 2018-02-21T18:05:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 2015-JANAINA GOMES RATIS MONTEIRO.pdf: 828853 bytes, checksum: 66d7298c80381d543af15923658b9338 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-21T18:05:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 2015-JANAINA GOMES RATIS MONTEIRO.pdf: 828853 bytes, checksum: 66d7298c80381d543af15923658b9338 (MD5) Previous issue date: 2015-12-18
CNPQ
As características da oferta de serviços de saúde, juntamente com diferenças individuais no risco de adoecer e nos comportamentos relacionados à saúde podem gerar desigualdades na utilização de serviços e na condição de saúde da população. Organizada em três ensaios, esta tese investiga mais detidamente esses fatores fundamentais para o sistema de saúde brasileiro: desigualdades sociais relacionadas a escolha dos estilos de vida, adequação entre oferta de serviços e necessidades de saúde e efetividade da atenção básica. O primeiro trabalho deu ênfase a importância do estilo de vida para a autoavaliação da saúde e verificou que desigualdades sociais, especialmente de renda e educação, estão associadas a diferentes escolhas de estilos de vida. Os resultados indicam a existência de gradientes de renda e educação no Brasil em boa parte dos estágios da vida adulta. Essa desigualdade varia entre as variáveis indicativas de estilo de vida, entre a renda e a educação e entre os gêneros. Dessa forma, como os hábitos relacionados à saúde estão associados às desigualdades socioeconômicas, diferenças na condição de saúde decorrentes de escolhas de estilo de vida não podem ser consideradas legítimas. O segundo trabalho, investigou a adequação entre oferta de ativos de saúde e as necessidades da população nas unidades da federação brasileiras. Para isso foi calculado um indicador de déficit relativo, utilizando um método que condensa a Análise de Componentes Principais e a Análise por Envelopamento de Dados (PCA-DEA). Assim, foi possível construir um índice sintético de déficit e ranquear as unidades a partir dos resultados encontrados. Constatou-se a existência de fortes desigualdades geográficas no país. Apesar disso, a análise temporal feita através do uso do índice de Malmquist sugere que houve uma redução dessas diferenças entre os anos 1999 e 2009. Seguindo com a análise da oferta de serviços de saúde à população, o capítulo seguinte avaliou, mais detidamente, a efetividade da prestação dos serviços de atenção primária. Esse setor de assistência é importantíssimo para a promoção da saúde e para a prevenção de agravos e internações. Para essa avaliação, foi calculado um indicador relativo, que sintetiza informações de quatro variáveis que retratam o acesso da população a esses serviços e a sua efetividade, medida através da taxa de mortalidade infantil e do número de internações por condições sensíveis à atenção primária. Os resultados obtidos para o período entre 2008 e 2013 sugerem que houve uma melhora geral na efetividade desse serviço. Por outro lado, verificou-se um aumento nas disparidades entre as unidades da federação: a região Sul foi a que apresentou melhores indicadores no ano de 2013, enquanto que as regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram desempenho claramente abaixo das demais.
The characteristics of the provision of health services, together with differences in genetic ndownment and in health-related behaviors, can generate inequalities in the use of health services and in health status of the population. Organized in three essays, this thesis investigates more closely these fundamental factors for the Brazilian health system: social inequalities related to life-styles choices, allocation of health service of Brazilian states regarding health needs, and effectiveness of primary care. The first paper emphasized the importance of lifestyle for self-assessment of health. It shows that social inequalities, especially income and education, are associated with differences in lifestyle choices. The results indicate the existence of income and education gradients in Brazil in many stages of adulthood. This inequality varies between the lifestyle, socioeconomics background and gender. Thus, as the health-related habits are associated with socioeconomic inequalities, differences in health status resulting from lifestyle choices cannot be considered legitimate. The second study investigated the adequacy between the supply of health assets and the needs of the population of the Brazilians states. To do this, a relative deficit indicator was calculated using a method that combines Principal Component Analysis and Data Envelopment Analysis (PCA-DEA). Thus, it was possible to construct a synthetic index of deficit and rank the units from the results. It was possible to verify the existence of strong geographical inequalities in the country. Nevertheless, the time analysis using the Malmquist index suggests that there was a reduction of these differences between 1999 and 2009. Continuing the analysis of the supply of health services, the next chapter evaluated, more closely, the effectiveness of the provision primary health care services. This assistance sector is very important for the promotion of health and for the prevention of diseases and hospitalizations. For this purpose, we calculate a relative indicator that synthesizes information from four variables. It combines information about the population's access to these services and their effctiveness, measured by the infant mortality rate and the number of hospitalizations due to conditions sensitive to primary care. The results show that there was a general improvement in the effectiveness index between 2008 and 2013. On the other hand, there was an increase in the disparities between the Brazilians states: the South region presented the best indicators in the year 2013, while the North and Central-West regions performed clearly below the others.
6

Kohlrausch, Eglê Rejane. "Avaliação das ações de saúde mental relacionadas ao indivíduo com comportamento suicida na Estratégia Saúde da Família." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/69802.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O objeto de estudo desta tese são as ações de saúde mental desenvolvidas junto ao indivíduo com comportamento suicida na Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta pesquisa é vinculada às “Ações de Saúde Mental na Estratégia Saúde da Família”, projeto financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), pelo Edital CT-Saúde/MCT/CNPq/MS 06/2008. Enquanto subprojeto contribuiu para avaliar as ações de saúde mental, fazendo um recorte para o atendimento ao indivíduo com comportamento suicida, já que cada situação de sofrimento psíquico requer ações que deem conta de sua especificidade de acolhimento e cuidado, dada sua prevalência. A pesquisa é avaliativa, qualitativa, desenvolvida na modalidade de estudo de caso, em que se utilizou a Avaliação de Quarta Geração para a construção do processo de condução da coleta e análise das informações. Essas foram coletadas por meio de 192 horas de observação e 15 entrevistas com a equipe ESF Pitoresca, como grupo de interesse. Pelo Método Comparativo Constante chegou-se à construção das categorias temáticas tecnologias relacionais, atendimento usuário-centrado e gestão do cuidado, subordinadas à categoria analítica processo de trabalho. Os trabalhadores da ESF avaliam que as tecnologias relacionais, junto com o cuidado clínico, são fundamentais para o atendimento ao indivíduo com comportamento suicida, principalmente porque o vínculo que têm com eles favorece a procura em caso de necessidade. Salientam que a postura de acolhimento que a equipe tem faz com que se torne mais ágil o acesso à ESF no caso do comportamento suicida se agravar. Em relação ao atendimento usuário-centrado trazem muitas dúvidas na avaliação do risco de suicídio, ao mesmo tempo em que conseguem construir um cuidado individualizado e de acordo com as necessidades do indivíduo com comportamento suicida. Sobre a gestão do cuidado, avaliam que é fundamental o trabalho em equipe para o atendimento ao comportamento suicida. Poder contar com a parceria da equipe de matriciamento da Secretaria da Saúde do município de Porto Alegre e das alunas de enfermagem em saúde mental da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do RS proporciona segurança na abordagem do comportamento. No entanto, se ressentem da falta de uma rede estruturada em saúde mental que acolha os casos mais graves. A ESF Pitoresca vem construindo uma atuação que se insere no modo psicossocial de atendimento em saúde mental, valorizando as tecnologias relacionais como estratégias fundamentais para o atendimento ao indivíduo com comportamento suicida.
The object of study of this thesis is the mental health actions developed with the individual with suicidal behavior in the Family Health Strategy (FHS). This research is linked to the “Mental Health Actions in the Family Health Strategy”, project funded by the National Research Council (CNPq) by the announcement CT-Saúde/MCT/CNPq/MS 06/2008. While a subproject, it contributed to evaluate the mental health actions, emphasizing the aspect of the care with the individual with a suicidal behavior since each situation of psychic suffering requires actions that consider its specificity of reception and care, according to its prevalence. It is an evaluative and qualitative research, developed in the form of case study, in which used the fourth generation evaluation to build the process of conducting the collection and analysis of information. The information was collected through 192 hours of observation and 15 interviews with the team of the FHS Pitoresca, as an interest group. With constant comparative method was reached to the construction of the theme categories of relational technologies, user-centered care and care management, methodologies subordinate the analytical category work process. Workers of FHS evaluate the relational technologies with the clinical care are the base to the care of the individual with suicidal behavior, mainly because the bond they have with this individual propitiates the demand in case of need. The workers say their mode of reception makes the FHS access more agile in case of aggravation of the suicidal behavior. In relation to the user-centered care, they relate many doubts about the assessment of suicide risk, at the same time they are able to build up an individualized care, according to the needs of the individual with suicidal behavior. About the care management, they evaluate that the team work is fundamental to reception of the suicidal behavior. The association with the team of matricial process of Health Department of the city of Porto Alegre and with the nursing students in mental health of the Nursing School of the Federal University of Rio Grande do Sul provides security in approach of this behavior. However, they resent about the lack of a structured network of mental health that receives the most serious cases. The FHS Pitoresca has been building a performance inserts in the psychosocial aspects in the mental health care, valuing the relational technologies as fundamental strategies to the care of the individual with suicidal behavior.
El objeto de estudio de esta tesis son las acciones de salud mental desarrolladas junto a la persona con comportamiento suicida en la Estrategia Salud de la Familia (ESF). Esta investigación está obligada a las “Acciones de Salud Mental en Estrategia Salud de la Familia”, proyecto que está en financiación por el Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), por la Nota CT-Saúde/MCT/CNPq/MS 06/2008. Como subproyecto ha contribuido para evaluar las acciones de salud mental, haciendo una ejemplificación para el manejo a la persona con comportamiento suicida, ya que cada situación de sufrimiento psíquico requiere acciones que dan cuenta de su especificidad de recepción y cuidado, dado su predominio. La investigación tiene carácter evaluativo, cuantitativo, y si desarrolla en la modalidad de estudio de caso, en que se ha utilizado la Evaluación de Cuarta Generación para la construcción del proceso de conducción de informaciones y sus analizes. Esas fueron logradas por medio de 192 horas de observación y 15 entrevistas con la equipo ESF Pitoresca, como grupo de interés. Por el Método Comparativo Constante se ha llegado a la construcción de categorías temáticas tecnologías relacionales, interacción usuario-centrado y gestión de atención, subordinadas a la categoría analítica proceso de trabajo. Los trabajadores de ESF evalúan que las tecnologías relacionales, junto con el cuidado clínico, son fundamentales para la interacción con la persona con comportamiento suicida, principalmente porque el enlace entre los dos favorece a la busca en caso de necesidad. Agregan que la postura de recepción que el equipo tiene hace con que sea más ágil el acceso a ESF en caso de que el comportamiento suicida se agrave. En relación a la interacción usuario-centrado traer muchas dudas en el proceso de investigación de riesgo de suicidio, al mismo tiempo en que se consigan construir un cuidado individualizado y de acuerdo a las necesidades del individuo con el comportamiento suicida. Sobre la gestión del cuidado, evalúan que es fundamental el trabajo en equipo para la interacción al comportamiento suicida. Poder contar con la asociación de la equipo matricial de la Secretaria de Salud del municipio de Porto Alegre y de las alumnas de enfermería en salud mental de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de RS ha proporcionado seguridad en el abordaje del comportamiento. Sin embargo, resentirse de la falta de un red con estructura en salud mental que haga la recepción a los casos más graves. ESF Pitoresca está construyendo una actuación que se inserta en lo psicosocial de interacción en salud mental, valorando las tecnologías relacionales como estrategias fundamentales para la interacción al individuo con comportamiento suicida.
7

Loch, Mathias Roberto. "Comportamentos relacionados à saúde e indicadores de religiosidade em adolescentes escolares." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88745.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Made available in DSpace on 2012-10-22T13:09:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 226917.pdf: 1886315 bytes, checksum: 5621dd5f70d7ebbd4619ed8a3e31a95f (MD5)
8

Souza, Mariah Theodoro de. "A autopercepção de comportamentos relacionados à atenção plena em profissionais da saúde." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-09082016-153137/.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
INTRODUÇÃO: As intervenções de promoção da saúde mental avançam e atividades não medicamentosas ganham espaço. Neste sentido, estudos apontam a atenção plena (mindfulness) como estratégia integrativa para o enfrentamento do estresse e de transtornos mentais comuns, bem como para obtenção do autocuidado. Mindfulness é referido no contexto laico contemporâneo como um estado mental presente em todos os indivíduos em maior ou menor intensidade que pode ser cultivado diariamente através de práticas meditativas. OBJETIVO: Descrever o nível da autopercepção de comportamentos relacionados à Mindfulness em profissionais da saúde de um Hospital Terciário e analisar a associação dos níveis de mindfulness autopercebidos com determinados indicadores das condições de vida e saúde. MÉTODO: Foi realizado um estudo transversal com 97 profissionais da saúde que compõem o complexo do Hospital das Clínicas - FMUSP por via de caracterização Sociodemográfica, da Escala Filadélfia de Mindfulness (EFM) e de um Questionário de Saúde Geral (General Health Questionnaire -12). Todos os questionários foram aplicados no período de fevereiro/novembro de 2014. RESULTADO: Na EFM, o escore médio apresentado foi maior para o componente \"Consciência\" (média 29,9; desviopadrão 0,62) do que para \"Aceitação\" (média 15,7; desvio-padrão 0,86), sendo a média 45,6 e desvio-padrão 1,1 para o Escore Total (componente \"consciência\" somada a \"aceitação\"); Verificou-se número significativo de indivíduos (41%) com suspeita de transtornos mentais comuns (TMC), aqueles que apresentaram um escore de três ou mais no GHQ-12. Em análise mais detalhada (Teste t e ANOVA) observou-se associações fortemente significantes (p < 0,01) entre maiores níveis de mindfulness autopercebido com o gênero masculino, estado civil casado/amigado, maior satisfação no trabalho, negar uso de medicamentos, sono satisfatório, lazer frequente e ausência de TMC. Na análise da associação GHQ-12 com Mindfulness estratificada por profissão verificou-se escores menores no grupo das categorias \"psicólogo, assistente social, profissional de educação física, biólogo, fisioterapeuta, farmacêutico e profissional administrativo\" com TMC; na análise da associação GHQ-12 com Mindfulness estratificada por tipo de doença concluiu-se que existem diferenças significantes (p < 0,01) no grupo das categorias \"mais de uma doença, neurológica ou psiquiátrica\", das quais o escore \"Total\" e \"Aceitação\" foram menores para quem apresenta TMC. A presença de TMC (referido pelo GHQ-12) está associada a menores escores de Mindfulness, indicando uma possível correlação negativa que se deve ao domínio de \"Aceitação\" CONCLUSÃO: Os níveis de comportamentos autopercebidos à atenção plena apontaram associações significantes com uma variedade de indicadores das condições de vida e saúde nos profissionais de saúde. Sugerindo assim, uma mesma direção de evidências científicas recentes de que mindfulness pode fazer parte de fatores de proteção à saúde favorecendo também o autocuidado e a qualidade de vida
INTRODUCTION: The Mental Health Promotion interventions advance and non-drug activities gain ground. In this case, studies show meditation as an opportunity to cope with stress and the common mental disorders, as well as to obtain self-care. Mindfulness is referred in contemporary laic context as a present mental state in all individuals in greater or lesser degree which can be daily cultivated through meditative practices. OBJECTIVE: This study aimed to describe the self-perceived level of Mindfulness-related behaviors in health care professionals of a tertiary care hospital as well as to analyze the association of self-perceived mindfulness levels with certain indicators of living conditions and health. METHOD: A cross-sectional study is proposed with 97 health professionals who make up the University Hospital complex - FMUSP via Socio Demographic characterization, a study of the Philadelphia Mindfulness Scale (PMS) and a Questionnaire of General Health (General Health Questionnaire -12). All interviews were conducted between February and November/ 2014. RESULT: In PMS, the average score was higher for the component \"awareness\" (mean 29.9, SD 0.62) than for \"acceptance\" (mean 15.7, SD 0.86), with an average 45.6 and SD 1.1 for the Total Score (component \"awareness\" added to \"acceptance\"); There was a significant number of individuals (41%) with suspected common mental disorders (CMD), those with a score of three or higher in the GHQ-12. In a more detailed analysis (T-Test and ANOVA) it was observed strongly significant associations (p < 0.01) with higher levels of self-perceived mindfulness in the masculine gender, married / living together unmarried, greater job satisfaction, not in use of medicinal drugs, satisfactory sleep, frequent leisure and no presence of CMD. In the analysis of the GHQ-12 association with Mindfulness stratified by profession it was observed that the scores were lower for the group of the categories \"psychologist, social worker, physical education professional, biologist, physiotherapist, pharmacist and administrative professional\" with CMD; in the analysis of the GHQ-12 association with Mindfulness stratified by disease type the results showed that there are significant differences (p < 0.01) for the group of the categories \"more than one disease, either neurological or psychiatric\", of which the score \"Total\" and \"Acceptance\" were lower for those who had CMD. The presence of CMD (referred by the GHQ-12) is associated with lower scores of Mindfulness, indicating a possible negative correlation due to the domain of \"Acceptance\". CONCLUSION: The levels of self-perceived behaviors to mindfulness showed significant associations with a variety of indicators of living conditions and health among health care professionals. Suggesting, thus, the same direction of recent scientific evidences that mindfulness may be part of health protective factors also favoring self-care and quality of life
9

Loch, Mathias Roberto. "Associação entre capital social e comportamentos relacionados à saúde : estudo de base populacional." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2013. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186919.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Estudos que investigam a relação entre comportamentos relacionados à saúde com o capital social (CS) são escassos, especialmente na América Latina. O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre indicadores de CS e a prevalência de determinados comportamentos relacionados à saúde. Realizou-se estudo transversal, de base populacional, com indivíduos com 40 anos ou mais de um município de médio porte da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2011. Para este estudo, foram considerados dados de 1081 sujeitos. Os comportamentos investigados foram: inatividade física no lazer (INFL), baixo consumo de frutas e/ou verduras (BCFV), tabagismo (TAB) e consumo abusivo de álcool (CAA), além de análise de simultaneidade dos comportamentos citados. A INFL foi avaliada a partir do modelo de estágio de mudança de comportamento e as questões relacionadas aos demais comportamentos foram retiradas do questionário aplicado pelo sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) do Ministério da Saúde do Brasil. Os indicadores de CS foram selecionados a partir do Questionário Integrado para medir CS (QI-MCS): número de amigos e de pessoas que emprestariam dinheiro em caso de necessidade, confiança nas pessoas do bairro, frequência com que as pessoas no bairro se ajudam, segurança no bairro e participação cívica ou comunitária. Foi ainda construído um escore de CS, baseado nos indicadores isolados. Os dados foram analisados no Programa SPSS vs. 19, por meio da regressão logística, realizando-se análise bruta e ajustada (p<0,05). Após os ajustes, a INFL esteve associada ao número de amigos, confiança nas pessoas do bairro, frequência com que as pessoas no bairro se ajudam, segurança no bairro, participação comunitária e o escore de CS. O BCFV associou-se à participação comunitária e ao escore de CS. O TAB se mostrou associado à frequência com que as pessoas no bairro se ajudam e ao escore de CS. Apenas a frequência com que as pessoas no bairro se ajudam esteve associada ao CAA. Em todas as associações mencionadas, os sujeitos com menor CS tinham maior chance de apresentarem os comportamentos negativos. Observou-se ainda que quanto maior o CS, menor o número médio de comportamentos negativos. Sujeitos com maior CS apresentaram em média 1,47 (DP=0,11) comportamentos negativos, enquanto os com menor CS tinham média de 2,13 (DP=0,23) comportamentos negativos. Este estudo mostrou uma associação moderada entre diferentes indicadores de CS e os comportamentos relacionados à saúde investigados, sendo mais evidente a relação com a INFL e em menor grau com o BCFV e o TAB. A relação do CS com o CAA foi menos evidente. Recomenda-se que as políticas de promoção de comportamentos saudáveis considerem o nível e as características do CS de cada lugar e busquem implementar ações que contribuam para a criação de sociedades civis mais organizadas, inclusive porque estas podem representar um aspecto positivo para a adoção dos comportamentos considerados positivos para a saúde.
There are few studies investigating the relationship between social capital (SC) and lifestyle, especially in Latin America. The present study examined the relationship between indicators of social capital (SC) and health-related behaviors in Brazilian adults. A cross-sectional study was conducted in a sample of 1,081 participants representative of the population aged 40 years or more from a mid-size city in southern Brazil. Data was collected by trained interviewers during home visits from January to July 2011. The behaviors investigated were: physical inactivity in leisure time (PILT), low consumption of fruits and vegetables (LCFV), smoke and binge drinking (BD), and combined analysis of these behaviors. The PILT was assessed from stage model of behavior change and evaluation of other behaviors considered the same questions asked by Surveillance System Risk and Protective Factors for Chronic Diseases Telephone Survey (VIGITEL) of Brazilian Ministry of Health. Information on indicators of SC were drawn from the Brazilian version of the Integrated Questionnaire for the Measurement of Social Capital (QI-MSC). The following indicators were examined: number of friends, number of people they could borrow money from when in need; extent of trust in community members; number of times members of the community help each other; community safety; extent of membership in community activities and a score of SC, calculated from the individual indicators. Data were analyzed using SPSS vs 19, by analysis of crude and adjusted logistic regression, with p <0.05. After adjustments, the PILT was associated with number of friends, extent of trust in community members; number of times members of the community help each other; community safety; extent of membership in community activities and a score of SC. The LCFV was associated with extent of membership in community activities and score of SC. The smoke was associated with the number of times members of the community help each other and SC score. Only the number of times members of the community help each other was associated with BD. In all associations, subjects with lower CS were more likely to have negative health behaviors. A higher score of SC showed an inverse dose-response relationship with the number of prevalent risk behaviors. The subjects with higher SC had on average 1.47 (SD = 0.11) negative behaviors, while less CS had a mean of 2.13 (SD = 0.23) negative behaviors. This study showed a moderate association between different indicators of SC and health-related behaviors, evidencing a clear relationship with PILT and a less strong association with LCFV and smoking. The relationship between the SC and the BD was not evident. The results suggest that the degree and local characteristics of SC should be considered in the development of health promotion policies. It is recommended that policies to promote healthy behaviors take into account the level and characteristics of the SC of each community and try to implement actions that will contribute to creating Civil Societies more organized and with more social participation, which may be positive for the adoption of healthy behaviors by people.
10

Freitas, Ana Catarina Araújo de. "Comportamentos alimentares relacionados com o apetite: determinantes e efeitos no estado ponderal da criança." Bachelor's thesis, [s.n.], 2016. http://hdl.handle.net/10284/5841.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Trabalho Complementar apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Ciências da Nutrição
Apesar de existir alguma investigação nas áreas dos comportamentos alimentares e apetite, perceber quais são os comportamentos das crianças que estão associados às diferenças ponderais tem sido um desafio ao longo do tempo. Com este trabalho pretendeu-se realizar uma revisão bibliográfica de estudos que abordem as formas de avaliação e regulação do apetite, e como este processo se desenvolve e determina os comportamentos alimentares em idades precoces, assim como alguns dos seus efeitos no estado ponderal. Foi feita uma revisão da literatura utilizando a base de dados PubMed®, complementada por uma pesquisa em snowball. Incluíram-se artigos relacionados com os mecanismos de regulação de apetite, os métodos de avaliação do apetite e dos comportamentos alimentares e seus determinantes e efeitos dos comportamentos alimentares no estado ponderal. O processo da regulação do apetite é essencialmente explicado através da interação entre mecanismos homeostáticos e hedónicos. Os mecanismos homeostáticos são mediados pela necessidade biológica de manter as reservas energéticas do corpo, aumentando a motivação para a ingestão de alimentos, enquanto que os mecanismos hedónicos são mediados pela recompensa alimentar e parecem superar os mecanismos homeostáticos em períodos de “abundância”, aumentando o desejo de consumir alimentos de elevada palatibilidade e desencadeando a libertação mesolímbica de dopamina e serotonina Existem métodos biológicos (marcadores biológicos como enzimas intestinais e hormonas como a leptina, grelina e insulina) e métodos comportamentais de avaliação do apetite, sendo o instrumento mais frequentemente utilizado o Children’s Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ), por apresentar boas propriedades psicométricas, avaliando o comportamento alimentar das crianças de forma abrangente. A formação dos primeiros comportamentos alimentares inicia-se in útero e são vários os fatores que os determinam e que podem contribuir para uma diminuição da capacidade de autorregulação da ingestão alimentar da criança, como a predisposição genética, as primeiras experiências gustativas e o ambiente e influências familiares, que se assumem como determinantes-chave neste processo. Tem sido um desafio entender quais os comportamentos alimentares que mais contribuem para o excesso de peso infantil. Entre eles destacam-se a ingestão externa (comer por estímulos externos como a simples presença do alimento ou o seu cheiro), a restrição alimentar (que pode potenciar o aumento desinibido da ingestão dos alimentos restringidos) e a ingestão emocional (que resulta da ingestão face a variações emocionais, especialmente, sentimentos negativos). Dada esta estreita relação entre comportamentos alimentares relacionados com o apetite e excesso de peso, estudos futuros sobre os determinantes dos comportamentos alimentares das crianças poderão favorecer o desenvolvimento de ferramentas úteis para a prevenção, apoio e tratamento da obesidade infantil.
Although there is some research in the scope of feeding behaviors and appetite, understanding which are the eating behaviors of children that are associated with weight differences has been a challenge over time. This work aims to carry out a literature review of studies that address the forms of evaluation and regulation of appetite, and how this process develops and determines the eating habits at early ages, as well as some of its effects on weight status. A literature review was performed using the database PubMed®, complemented by a survey of snowball effect. They included articles related to appetite control mechanisms, assessment methods of appetite and feeding behaviors and their determinants and effects of feeding behavior on weight status. Appetite regulation process is essentially explained by the interaction between homeostatic and hedonic mechanisms: The homeostatic mechanisms are mediated by the biological need to maintain energy reserves of the body, increasing motivation to food intake, while the hedonic mechanisms are mediated by food reward and seem to overcome the homeostatic mechanisms during periods of “fullness", increasing the craving for high palatable foods and triggering the mesolimbic release of dopamine and serotonin. There are biological methods (biological markers such as intestinal enzymes and hormones, such as leptin, ghrelin and insulin) and behavioral evaluation methods of appetite, being the most often used the Children's Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ) due its good psychometric properties, assessing the eating behavio of children comprehensively. The formation of the first eating behaviors begins in utero and there are several determining factors which may contribute to a decrease of the self-regulation ability for food intake of children, such as the genetic predisposition, the first taste experiences and the environment and family influences, which are key determinants in this process. It has been a challenge to understand which eating behaviors contribute most to childhood overweight. Among them are the external eating (eating by external stimuli such as the mere presence of the food or its smell), food restriction (which may potentiate the uninhibited increased intake of the restricted foods) and emotional eating (resulting from the intake due to emotional variations, especially negative feelings). Given this close relation between appetite-related eating behaviors and overweight, future studies on the determinants of eating behavior of children may favor the development of useful tools for prevention, support and treatment of childhood obesity.
N/A

Книги з теми "Comportamentos relacionados com a saúde":

1

Mudança do clima para profissionais da saúde: Guia de bolso. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275721841.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Os efeitos da mudança climática na saúde humana são inequívocos e já podem ser percebidos no mundo todo. Fenômenos como ondas de calor, ondas de frio, inundações, secas, furacões, tempestades e outros eventos climáticos extremos podem impactar a saúde direta e indiretamente, bem como desencadear ou agravar certas afecções e, consequentemente, exercer pressão sobre os serviços de saúde e sua infraestrutura. Essas afecções incluem doenças transmitidas por vetores, água e alimentos — devido a mudanças no comportamento e distribuição de vetores e patógenos — e transtornos de saúde mental induzidos pela crescente agitação social e pelos deslocamentos forçados. Mudança climática para profissionais da saúde: Guia de bolso é um manual baseado em dados empíricos que oferece informações essenciais para médicos e outros profissionais de saúde perceberem os impactos da mudança climática em sua prática diária. Com este guia de referência rápida, os prestadores podem reconhecer facilmente as doenças e os efeitos colaterais relacionados à mudança climática, implementar as condutas adequadas e fornecer orientações às populações expostas, fornecer informações atualizadas sobre a relação entre os efeitos adversos de certos medicamentos e o agravamento de condições de saúde sensíveis ao clima, e determinar as possíveis consequências da mudança climática para os serviços de saúde. Este livro aborda os principais riscos meteorológicos, bem como as condições de saúde que eles podem influenciar, agrupados por áreas clínicas específicas. Com esta publicação, a Organização Pan-Americana da Saúde pretende contribuir para a construção de conhecimento sobre o assunto e fortalecer a capacidade dos sistemas de saúde de prever, prevenir e se preparar a fim de oferecer serviços de saúde contínuos em um mundo no qual o clima está mudando rapidamente.
2

Bertelli, Ellen Vanuza Martins. Internações Psiquiátricas de Adolescentes no Estado do Paraná. Edited by Marcia Alessandra Arantes Marques. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21091100.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Os transtornos mentais acometem milhões de pessoas no mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde dizem que aproximadamente 154 milhões de pessoas têm depressão, 25 milhões sofrem de esquizofrenia, 91 milhões de pessoas possuem transtornos relacionados ao abuso de álcool e 15 milhões, por abuso de drogas. Apesar dessas taxas de incidência variarem muito de acordo com cada país, um padrão de aumento tem sido identificado principalmente nos países em desenvolvimento, como o caso do Brasil. São agravos que correspondem a uma grande carga de doença com possibilidade de causar incapacidades e sofrimento, tanto para os indivíduos como para seus familiares. Alguns grupos específicos sofrem maior incidência de transtornos mentais e demandam uma atenção e cuidado mais vigilante, como idosos, gestantes e adolescentes. A adolescência é um período muito peculiar, pois é uma fase em que surgem muitas mudanças e conflitos, o que pode ser fator gerador de estresse e transtornos mentais. Um diagnóstico de transtorno mental na adolescência guarda características muito particulares e complexas. Devem-se considerar as informações sobre a família, sua dinâmica e estrutura, bem como aspectos sociais e de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Os mais comuns na adolescência são: a ansiedade, a depressão e a experimentação de substancias psicoativas. Esta obra busca fazer a análise dos casos de transtornos mentais em adolescentes no estado do Paraná e traz de forma objetiva a evolução temporal desses agravos nos últimos anos. Mostra o crescimento de alguns diagnósticos específicos e a redução de outros. Também analisa como foi o comportamento dessas internações em relação as mudanças que ocorreram na Rede de Atenção Psicossocial no Estado e como alguns dispositivos foram capazes ou não de provocar redução nas hospitalizações por essas causas.
3

Silva, Edson da, Denise Machado Mourão, Natália Mota Melgaço, Rodrigo Gomes Pereira, Roberta Scaramussa da Silva, and Bruna Martins Grassi Sedlmaier. Práticas educativas em saúde para pessoas com diabetes Tipo 1. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-298-8.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A educação em diabetes é a principal ferramenta para a garantia do autocuidado do paciente que possui diabetes. Por isso, ela deve ser inserida em todos os níveis de assistência à saúde da pessoa que possui essa condição. Neste sentido, abordagens educativas devem envolver crianças e adolescentes para que se tornem adultos mais saudáveis e com melhor controle do diabetes. A educação em diabetes está relacionada ao processo de desenvolvimento de habilidades específicas e a incorporação de ferramentas necessárias para atingir as metas de cada etapa do tratamento. Destaca-se que a educação em diabetes voltada para crianças deve ser fundamentada em ações motivadoras, levando em conta: a idade e a maturidade; a importância do assunto em cada abordagem; a interatividade com atividades atrativas e lúdicas; e a progressão do aprendizado com ações educativas em etapas inicialmente simples até atingir o nível complexo. Deve ainda manejar o comportamento por meio da reavaliação e manter a educação continuada. Ao longo do tempo, com o incentivo e o apoio familiar o processo de aquisição da autonomia para o autocuidado na adolescência vai sendo aprimorado e influenciará no bom controle do diabetes no futuro. Como desenvolver atividades educativas capazes de auxiliar o manejo do diabetes Tipo 1 e promover o autocontrole da doença? Quais são as limitações, os desafios e as estratégias indicadas ao processo de educação em diabetes para esse público? Esta obra busca responder algumas dessas questões ao compartilhar vivências no âmbito da assistência ao paciente e da qualificação profissional em educação em diabetes.
4

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita por violações específicas no âmbito dos direitos a educação, igualdade racial e de gênero, moradia, dignidade física, psíquica e sexual, segurança pública e saúde. O primeiro capítulo discute em que medida foi eficaz a participação popular na tramitação da reforma política na Câmara dos Deputados do Brasil. Descreve as vias de participação popular nesse âmbito e discute seus efeitos na tramitação da referida reforma, a partir dos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, análise de documentos, estudo de caso e process tracing com elite interviewing, em abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento da participação popular institucional no período sob enfoque, o parlamento aplicou não decisões em relação à reforma política intencionada pelas entidades da sociedade civil que organizaram as provocações ao Poder Legislativo. Em seguida, o segundo capítulo tem como principal objetivo a análise acerca do Portal e-Democracia e o seu papel para uma maior democracia participativa de, principalmente, inclusão das minorias sociais. Estuda a relação entre a democracia brasileira e a participação popular, investiga o porquê do Portal e-Democracia ser tão necessário para a defesa dos direitos das minorias sociais, bem como explica a importância da participação popular legislativa das minorias sociais. Esta pesquisa parte de fontes bibliográficas primárias e secundárias, com revisão bibliográfica e análise do próprio portal em estudo. O estudo conclui que é essencial a criação de políticas públicas para a participação política das minorias sociais, sendo uma delas o mencionado portal eletrônico, porém esta medida isolada não resolve a presente questão, sendo necessárias políticas públicas de fácil acesso a todos e todas. O terceiro capítulo aborda as relações que conectam o princípio da vedação ao retrocesso social com as manifestações que apoiam o movimento de retorno da ditadura militar no Brasil no século XXI. Para tanto, no primeiro momento, os autores elucidam os conceitos de vedação ao retrocesso social, bem como o significado do chamado efeito cliquet, o qual corrobora com os ditames fixados do respectivo princípio, haja vista que, no alpinismo, significa que quando atingida uma determinada altura, não se pode mais voltar. Contextualizam, ademais, as heranças e as consequências da ditadura militar no Brasil, além de analisarem as manifestações que têm ocorrido na atualidade em prol de um retrocesso ao período ditatorial. O trabalho comprova que a volta da ditadura militar seria uma afronta ao princípio da vedação ao retrocesso social, uma vez que extinguiria e revogaria direitos fundamentais já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro e regressaria a um período autoritário, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito. Conectando-se à discussão acerca de retrocessos e inefetividade de direitos, o quarto capítulo mergulha no debate democrático acerca da expansão da educação superior brasileira e das políticas de acesso que promoveram um significativo acréscimo de ingressantes nos cursos de graduação no Brasil. O trabalho atende a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se na revisão de literatura com o suporte teórico de autores e legislações da área afim, refletindo sobre o processo de evolução e inclusão mediante a implementação de programas e ações afirmativas para a educação superior que corroboraram para dirimir o caráter elitista impregnado no perfil deste nível de ensino. Embora distante de reparar as injustiças sociais no Brasil, tais políticas geraram um número maior de ingressantes das camadas menos favorecidas da sociedade e, com isso, a representatividade dos grupos denominados de minorias aumentou, ainda que de modo tímido, mas refletindo na redução do déficit de acesso ao ensino superior. Ainda sobre desigualdades na educação no país, no quinto capítulo as autoras investigam como a discussão sobre o mito da democracia racial no Brasil impulsionou práticas racistas ao longo do tempo e como, a partir de um viés multiculturalista, se assentam as políticas afirmativas, com destaque para a política de cotas para ingresso de negros e pardos nas Universidades, implementadas a partir de 2012. Apontam, para tanto, que a construção deste mito não se coaduna com questões mais modernas e de relevo econômico e social que pautaram a promoção de políticas afirmativas no Brasil. Nesta senda, as políticas sociais afirmativas de cotas são medidas tomadas pelo Estado, de cunho temporário ou especial, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades e que foram negadas historicamente para a população afro. Para embasar este artigo, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e a análise documental das políticas afirmativas de cotas. O capítulo seguinte aventa que as relações sociais são produtos da vida em sociedade e caracterizam-se, essencialmente, pela interação que há entre seus componentes considerando territórios, culturas, identidade e ideias. Contudo, é da natureza dessa dinâmica social que alguns grupos sociais se sobressaiam sobre os demais e imponham seus interesses pessoais acima dos interesses públicos, prejudicando, assim, a concretização de interesses gerais. Dessa maneira, com o intuito de explicar como essas relações de poder e de domínio influenciam na concretização de políticas públicas, o trabalho se propôs a analisar qual o protagonismo que os agentes sociais têm nessa fase. Como exemplo prático dessa discussão acadêmica, analisa-se como a elite governante brasileira busca conciliar seus interesses com a efetivação de políticas públicas habitacionais. Em outro aspecto de violação de direitos através de deficiências de políticas públicas, o sétimo capítulo analisa a evolução da taxa de homicídios no Brasil, verificando grande heterogeneidade entre os estados. Isso constitui uma deficiência estrutural grave, que compromete as bases do desenvolvimento no país. Assim, o propõe-se o entendimento da correlação das taxas de homicídios no Brasil em um período de 10 anos, verificando que os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Piauí se correlacionaram positivamente, apresentando um aumento na taxa de homicídios, enquanto Espírito Santo e Paraíba obtiveram redução. Diante dos resultados, destaca-se a atenção às políticas de segurança pública e conclui-se que é possível identificar padrões estruturais das distintas dinâmicas de homicídios contribuindo para e informações relevantes que possam subsidiar a implantação e efetividade das políticas públicas no país. Na seara das violências, o oitavo capítulo destaca aquelas cometidas contra mulheres no ambiente doméstico no bairro de Narandiba, em Salvador-BA. O artigo tem como objetivo geral analisar a possibilidade ou não de ampliação no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica através da unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Como primeiro objetivo específico, examina se o acolhimento dessas vítimas estaria em conformidade com o regulamento e a missão que fundamenta o trabalho do CEJUSC. Como segundo objetivo específico, reflete sobre a demanda de mulheres, vítimas de agressão doméstica, que passam pela unidade de Narandiba em busca de um apoio ou uma orientação jurídica. Em termos metodológicos, o artigo é qualitativo e analisa o tema proposto utilizando a revisão bibliográfica, a análise de documentos e a observação da autora durante o período de janeiro a outubro de 2019. As violências domésticas atingem, não raro, a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Assim, a conexão para o nono capítulo apresenta as etapas da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual, tendo como enfoque os instrumentos e testes psicológicos mais utilizados nestas avaliações. Os objetivos específicos englobam conceituar avaliação psicológica e abuso sexual, bem como trazer técnicas da Psicologia que melhor respaldem o psicólogo nesse processo de avaliação. O método deste estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A avaliação psicológica pericial difere de outros tipos de avaliação psicológica em função de sua meta final onde atua subsidiando decisões legais quando estas dependem de um entendimento de funcionamento psicológico do(s) envolvidos(s) nos casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes. Abuso sexual é qualquer contato ou interação entre uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, na qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador. As avaliações psicológicas têm sido requisitadas em todas as fases de encaminhamento dos casos, da notificação ao processo judicial. Desde a fase inicial ou investigativa, a criança pode passar por inúmeras intervenções (entrevistas, aplicação de testes psicológicos, etc), inclusive de psicólogos que não atuam diretamente com a justiça, mas que acabam colaborando no processo quanto à veracidade da situação de abuso. Não obstante possam ser vítimas de diversas violações de direitos, por vezes crianças e adolescentes entram em conflito com a lei. Nesse contexto, o décimo capítulo investiga a contribuição da aplicabilidade da entrevista terapêutica no processo de avaliação psicológica de adolescentes em conflito com a lei, descrevendo as características de adolescentes, explicando a função da Psicologia e elucidando entrevista terapêutica como ferramenta diferencial na avaliação psicológica desses adolescentes. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica, com base em livros e artigos científicos, com tratamento particular de publicações da área de Psicologia e da legislação específica sobre os direitos do adolescente. Como resultados, os adolescentes em conflitos com a lei apresentam características que se fundamentam em aspectos históricos, sociais e culturais e a entrevista terapêutica mostrou-se como importante na contribuição da avaliação psicológica desses adolescentes, uma vez que se dispõe como uma técnica de analise aberta, capaz de se ajustar a diferentes situações clínicas, com possibilidades de descobrir as subjetividades, conhecer comportamentos, indicar encaminhamentos ou fazer intervenções. Diante de uma realidade vivencial complexa e aprisionadora, a avalição psicológica é uma prática relacional, que visa com alteridade contribuir para incluir socialmente os adolescentes. É certo que a mudança comportamental dos adolescentes infratores requer apoio familiar e um trabalho multidisciplinar, que não comporta apenas o papel do Psicólogo, mas, o envolvimento do Estado e da sociedade como um todo em ações conjuntas, para efetivamente produzir transformações. Conclui-se que o estudo produziu uma discussão importante, por dispor conhecimentos para área da Psicologia, profissionais que atuam e para a sociedade, que podem melhor conhecer os espaços de intervenção, meios de atuação e a importância da psicologia neste contexto. Nessa linha de discussão que abarca questões relacionadas à saúde, o capítulo seguinte analisa a judicialização do direito à saúde. Esse direito, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, pertence a todos e é dever do Estado fornecê-lo por meio de políticas públicas. Entretanto, a possibilidade de exercício por todos do referido direito fica limitada aos recursos disponíveis e por ações judiciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral, portanto, é analisar se a judicialização da saúde é a solução mais adequada para se obter uma vaga de leito de UTI no SUS. Assim, o trabalho descreve como o SUS regula a distribuição de leitos e reflete sobre o fenômeno da judicialização e o seu potencial ou não de efetivar esse direito com isonomia. Para a sustentação metodológica, o estudo utilizou de uma pesquisa qualitativa, com método fundamentado em análise de documentos e revisão bibliográfica a respeito do tema. Os resultados mostram que, embora o SUS estabeleça a quantidade de leitos de UTIs, alguns hospitais carecem de mais ofertas de leitos. Desta forma, é relevante ter um políticas públicas que efetivem o direito à saúde, em cumprimento às previsões legais. Nesse contexto de inefetividade do direito à saúde, o capítulo seguinte descreve o perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos no município de Cuiabá – Mato Grosso, realizado na Defensoria Pública, em 2013, utilizando indicadores de Pepe. Foram analisadas 135 ações judiciais relativas às solicitações de medicamentos e 166 medicamentos requeridos nas mesmas. Em quatro dimensões (sócio demográficas do autor da ação judicial; processuais das ações judiciais; médico sanitárias das ações judiciais; político-administrativas das ações judiciais). As informações obtidas e delineadas no capítulo expõem o cenário da saúde frente a judicialização de medicamentos e as características dos indivíduos que abriram demandas contra o Estado ou o Município. Em preocupação com a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros, o décimo terceiro capítulo discute o cabimento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra a nova política brasileira de agrotóxicos. A evolução clássica da política brasileira de agrotóxicos foi marcada pela ótica da proteção. Todavia, novos desafios, hoje, contrariam a política até então vigente e faz surgir um movimento, cada vez mais forte, pela flexibilização de normas. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de uma nova política sobre tema, mas desta vez, tendo o agronegócio como protagonista. Desse modo, os efeitos desta nova política já são tangíveis, o que nos leva a discutir a constitucionalidade de tais ações. Posto isso, este trabalho tem como objetivo promover um debate acerca da existência de uma nova política brasileira sobre agrotóxicos em suas principais questões. Para realizar este trabalho, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, através da abordagem qualitativa. Conclui-se que a nova política de agrotóxicos é inconstitucional e, por consequência, atacável por meio da ADPF. Avançando na busca de efetivação de direitos humanos através de políticas públicas, o último capítulo investiga a necessidade de ressignificação das bases da teoria da execução para efetivar ações civis públicas em que se discutem tais políticas. Para tanto, utiliza-se de procedimento monográfico e bibliográfico. O estudo expõe as razões que levaram à judicialização da política, bem como traça diretrizes gerais sobre o atual panorama da execução. Aborda, ainda, a crise de efetividade da execução, que insiste em se valer de multas pelo descumprimento – que vêm sendo inefetivas para o cumprimento. Após essa discussão, o trabalho traz instrumentos jurídicos hábeis a colaborar com a concretização dos direitos. Espera-se que esta seleção de artigos científicos contribua, como obra coletiva, para avanços no conhecimento sobre políticas públicas como efetivadoras de direitos humanos, bem como sobre as múltiplas formas de participação popular na luta por tais direitos na sociedade contemporânea.
5

Aragão, Gislei Frota. Tópicos interdisciplinares da saúde humana: perspectivas translacionais. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.tis167.1122-0.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este livro reúne uma coletânea de textos científicos escritos por diversos profissionais da área da saúde, de acordo com suas áreas de atuação e expertise. A inclusão de cada capítulo embora tenha sido de livre escolha de cada autor se correlacionam entre si por discorrerem sobre problemas atuais relacionados a saúde humana. A característica marcante de cada capítulo deste livro é a visão científica do conteúdo com uma linguagem acessível para qualquer leitor e uma perspectiva para futuras pesquisas associadas aos problemas descritos pelos autores. Foi com grande prazer que tive a oportunidade de organizar e participar desta obra em parceria com profissionais altamente qualificados. Dessa forma, convido a todos que gostam e tem interesse por temas ligados a saúde humana a aproveitar esta prazerosa leitura.
6

Brasil, Luciane do Socorro Nunes dos Santos, Ádria Diva dos Santos Pereira, Clara Beatriz Negrão de Almeida, Gabriela Izane de Almeida Campos, and Yasmin Lima Cruz. COVID-19: alimentação e cuidados com as crianças durante a pandemia. Edited by Nilson Bezerra Neto. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2020. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-88106-10-5.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Criada pelos alunos do curso superior de Tecnologia de Alimentos da Universidade do Estado do Pará, sob a orientação da professora Luciane Brasil, nutricionista e doutora em química, a cartilha “COVID-19: alimentação e cuidados com as crianças durante a pandemia” traz informações importantes, para os pais e/ou responsáveis e também às crianças, sobre os comportamentos adequados em relação aos alimentos nesse período de pandemia. Quer seja nos momentos em família, ou na hora de higienizar de forma correta os alimentos, a cartilha contém dicas simples que podem contribuir para o bem-estar geral de todos. Nas “receitinhas”, há um conjunto de receitas nutritivas e que podem ser feitas com ingredientes de baixo custo. Afinal, uma boa saúde passa por uma boa alimentação!
7

Balestero, Gabriela Soares. Gênero, raça, classe e o direito: uma análise inclusiva. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.grc1006-0.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Com muita satisfação publicamos a obra intitulada “Gênero, raça, classe e o Direito: uma análise inclusiva”. Trata-se de uma obra que visa reunir pesquisas sobre estudos de gênero oriundas dos mais diversos pesquisadores de nosso país. Portanto, a presente obra traz temas muito interessantes e polêmicos, possuindo uma análise interseccional entre Gênero, Raça, Classe e Direitos Humanos. O primeiro capítulo intitulado “Diferenças de gênero na ciência e tecnologia: as questões de interseccionalidade a partir de experiências femininas” teve como objetivo principal estudar as mulheres na ciência, visto que a Ciência e Tecnologia (C&T) é um espaço de pesquisa e extensão de larga exploração desde o advento do capitalismo e por ter vinculação direta com as ciências da natureza, o ambiente ficou tradicionalmente conhecido como um espaço masculino devido a construção de um imaginário patriarcal. A estrutura das organizações não possibilita o êxito profissional do gênero feminino, o que nos possibilita afirmar que isso se deve mais pelas estruturas institucionais inapropriadas do que a falta de aptidão para as mulheres nas áreas da C&T. Nesse aspecto, ser uma mulher inserida na C&T é transgredir a cultura, afinal há uma diferença de gênero na área que resulta em silenciamentos, perseguições, preconceitos e dificuldades. O segundo capítulo intitulado “Violência de gênero: tecendo reflexões acerca da questão racial” visa aprofundar a temática da violência de gênero a partir do viés da interseccionalidade de gênero, raça e classe, os três eixos estruturantes que constituem a nossa sociedade. Não obstante, fruto de uma sociedade patriarcal, capitalista e racista em que a violência contra as mulheres atinge todas as classes sociais, raças e etnias, este trabalho se propõe analisar essas violações com ênfase nos dados estatísticos que mostram que as mulheres negras são as mais violadas no que se refere a violência doméstica. Para Heleieth Saffioti, os três eixos se fundem de maneira profunda e formam um “nó”. O patriarcado é o eixo mais antigo, logo, o racismo e o capitalismo encontram nele um terreno fértil para sua instalação e reprodução. Para além disso, busco trazer a reflexão dos avanços e limites legais na prevenção e enfrentamento à violência contra às mulheres, bem como busco atentar aos desafios profissionais presentes nos serviços de atendimento e os efeitos da pandemia de Covid-19. Para tal, foi realizada uma revisão e análise bibliográfica de livros, artigos, dossiês e leis. Além dessas fontes, foi utilizado vivências e experiências de estágio no Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM-SSA). O terceiro capítulo intitulado “A representatividade da pessoa com deficiência física nas histórias em quadrinhos (HQs)” trata da importância da representatividade de pessoas com deficiência física no conteúdo das histórias em quadrinhos (HQS), contribuindo para a desconstrução de estereótipos existentes. Onde essas personagens através dos textos e das figuras oriundas do trabalho dos cartunistas grandes contribuintes auxiliam para informar, reduzir diferenças em qualquer faixa etária, ferramenta didática, auxilia na representatividade, visibilidade e inclusão. Apresentamos aqui através dessa pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica apoiada na escrita um breve panorama das HQS e da deficiência, os tipos de deficiências e apresentamos as respectivas personagens com as mesmas características. O quarto capítulo intitulado “Assédio moral no serviço público estadual” tem como objetivo analisar um caso de assédio moral no trabalho ocorrido no âmbito da administração pública em Santa Catarina. As dificuldades e os desafios vivenciados pela vítima auxiliam a repensar acerca das possibilidades de prevenção, repressão e punição do assédio moral na esfera pública administrativa estadual, bem como a reparação de danos na justiça. Diante da análise do caso, observou-se que o assédio moral no trabalho é um fenômeno complexo, multidimensional, e que causa danos físicos e psicossociais, podendo acarretar incapacidade para o trabalho (aposentadoria precoce). Nesse contexto, pondera-se que os trabalhadores da administração pública, de regime estatutário, podem denunciar o assédio moral em duas esferas distintas, administrativa e justiça comum. O quinto capítulo intitulado “Biologia celular e molecular: a relevância do homossexualismo e seus componentes genéticos e biológicos” teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre esta temática, tão atual na sociedade humana, abordando assim as contribuições genéticas e enfatizando os preconceitos da sociedade de forma ativa para os LGLBT (Lésbica, gays, bissexuais e transgêneros) A sexualidade é uma necessidade vital para vida do ser humano, desde a sua infância onde vem conhecer a sua higienização, a percepção do sexo masculino e feminino, características dos seus órgãos genitais e da necessidade que evidenciam cada um deles, até a vida adulta, onde tem sua vida sexual ativa. Porém, a sociedade de forma incoerente, de forma crítica e irrelevante, faz o julgamento da opção e determinação sexual, não considerando os fatores que afloram diante dos caracteres genéticos, fatores esses que agregam nos cromossomos, que vem do início de sua formação. O sexto capítulo intitulado “Morro da Gamela: a sacralidade ao longo do tempo” os autores dissertam que muitos crentes que peregrinam até o morro da gamela na atualidade pensando que a sacralidade do lugar seja algo iniciado pelos seguidores do cristianismo. Entretanto, de acordo com algumas publicações do periódico Diário da Manhã, tais cerimônias, bem como também a localidade, eram vistos por um segmento da sociedade capixaba da época como algo afrontoso. Na edição do dia 13 de maio de 1917 o Diário da Manhã publicou uma matéria que tinha como título: “Um antro de reuniões suspeitas” (figura 1), narrando uma ação policial realizada no Morro da Gamela. O sétimo capítulo intitulado “Contextualizando as atitudes dos profissionais da saúde em relação ao aborto legal” destaca que na maioria dos países desenvolvidos, o aborto é permitido para salvar a vida da gestante, resguardar a sua saúde física ou mental, quando a gravidez resultou de estupro ou incesto, em casos de anomalia fetal, por razões socioeconômicas e por requisição da mulher. Contudo, no Brasil, o aborto é ainda um tema polêmico que suscita discussões nas diversas áreas do conhecimento, notadamente entre os profissionais da área de saúde que realizam o procedimento. O objetivo geral do estudo é realizar uma análise da produção científica sobre as atitudes dos profissionais de saúde em relação ao aborto legal. O oitavo capítulo intitulado “Sistema prisional brasileiro: o processo de ressocialização de ex-detentas ao convívio social” tem como objetivo refletir sobre a realidade vivida pelas detentas nas prisões brasileiras e entender como o Sistema Prisional pode influenciar no processo de ressocialização de “ex-detentas”. Este capítulo objetiva analisar a situação vivida pela mulher no cárcere, constatar se as detentas estão sendo condenadas à luz dos mesmos princípios aplicados aos homens, bem como analisar se há medidas eficazes para a ressocialização das mulheres encarceradas. O nono capítulo intitulado “A questão brasileira quanto à relação cárcere e maternidade em tempos de pandemia” tem por objetivo tratar das questões ligadas à criminalidade feminina, focada na condição de mulher e mãe apenada no sistema prisional brasileiro, apresentando as imbricações das vulnerabilidades no que diz respeito ao seu acesso à saúde, bem como de seus (as) filhos (as); o enfrentamento no contexto prisional e a luta pelo exercício da cidadania, enquanto dignidade da pessoa humana, diante das contumazes violações dos direitos humanos, mormente agora, diante da pandemia do coronavírus. Por fim, se lança um alerta no sentido do silêncio dos órgãos públicos quanto às situações de internações hospitalares, em caso de contágio, produzindo uma espécie de invisibilidade acerca desse público já notoriamente agredido em sua condição humana. O décimo capítulo intitulado “O Direito à Educação, a legislação de cotas e a implantação de comissões de heteroidentificação” e tem como objetivo tratar da importância do direito à educação como meio de inserção do ser humano em uma sociedade mais justa e igualitária, correlacionado a relevância da aplicação das ações afirmativas por parte do governo federal nas instituições de ensino superior, tendo como campo de estudo a implantação da Comissão de Heteroidentificação para combate às fraudes no ingresso por cotas nas universidades públicas. Para tanto, o sistema de cotas, historicamente e hodiernamente, percorrendo a legislação nacional é explorado. Além disso discorre-se sobre especificidades da diferenciação de cota social e cota racial e sua forma de aplicação na instituição, citando os critérios usados para ingresso como também os grupos beneficiados. O décimo primeiro capítulo intitulado “Implantação da comissão de heteroidentificação em uma universidade do Estado de Minas Gerais” trata da implantação da Comissão de Heteroidentificação para combate às fraudes no ingresso por cotas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para tanto, o sistema de cotas, historicamente e hodiernamente, percorrendo a legislação nacional é explorado. Para tanto, são apresentadas todas as medidas que foram tomadas para a concretização e implantação da comissão na instituição, prelecionando os atos iniciais das audiências públicas de discussão sobre o seu cabimento na Instituição, bem como os critérios utilizados nas entrevistas para o ingresso dos discentes. O décimo segundo capítulo intitulado “Perspectivas da vivência e permanência de jovens sobre continuidade no campo após conclusão do Ensino Médio” tem como objetivo analisar as principais perspectivas para a vivência e permanência de jovens sobre continuidade no campo após conclusão do ensino médio, tendo como base o jovem que estudam em salas anexas no município de Vila Rica-MT. A pesquisa foi realizada com os alunos da Escola Vila Rica, que estudam em salas anexas no campo em Vila Rica-MT. Foi realizada uma pesquisa “survey”, por meio da aplicação de um questionário estruturado, os dados coletados foram transferidos, tabulados e analisados por meio de programas próprios para armazenamento de dados, utilizando técnicas descritivas, tabulação cruzada e análise em percentual. Ao analisar as principais perspectivas da vivência e permanência de jovens sobre continuidade no campo após conclusão do ensino médio, a maioria dos estudantes falaram que recebem incentivo dos familiares para permanecer no campo após o término do ensino médio. Os jovens em sua maioria entendem a importância de se fazer o controle dos custos, produção e venda, o que pode dificultar ao produtor saber o real custo da sua produção, fazer planejamento e tomadas de decisões assertivas. O décimo terceiro capítulo intitulado “Desigualdade de gênero na política brasileira: dificuldades e desafios” tem como enfoque a discriminação da mulher no cenário político brasileiro tendo como base o Direito Comparado. Verifica-se a ausência de igualdade de fato, no que tange à paridade de oportunidades e a acesso a cargos públicos. O tema possui relevância jurídica visto que mulheres e homens acessam posições de poder político de diferentes maneiras, mas as mulheres ainda continuam sub representadas na esfera política brasileira. Isso viola o disposto no artigo 5°, inc. I da Constituição Federal Brasileira, que prevê a igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigações. É necessária uma mudança da mentalidade para que realmente haja a quebra dos estereótipos de identidade de gênero ainda existentes. O décimo quarto capítulo intitulado “O que os professores devem saber sobre as dificuldades de aprendizagem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem?” se propõe realizar pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagem. Objetiva-se identificar as suas principais causas, consequências, as formas de diagnóstico, tratamentos ou intervenções. Tanto a escola quanto a família são agentes relevantes na formação do educando, pois o mesmo se desenvolve a partir do contexto ao qual ele está inserido. A escola e a família devem procurar meios para estabelecer uma parceria e garantir educação de qualidade ao aluno. Porém, na maioria dos casos ocorre um distanciamento entre essas instituições, o que acaba desestimulando a criança a querer aprender. O décimo quinto capítulo intitulado “A participação feminina nos cursos de graduação da Escola Naval: uma história de conquistas” tem por objetivo apresentar a participação histórica da jovem mulher militar oriunda da EN. A abordagem é qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica como técnicas iniciais exploratórias e com dados de pesquisa longitudinais, de 2014 a 2021. A participação das mulheres em diversas ocupações profissionais até pouco tempo masculinas está em crescimento. A história de conquistas femininas é, sem dúvidas, marcante na construção de uma oficialidade que representa uma parcela da sociedade brasileira. As futuras oficiais estão a aprender os comportamentos desejáveis que seguirão na profissão militar, de dedicação à Marinha, à Nação, sem se esquecerem de que são mulheres e cidadãs, integrantes ativas de uma sociedade que busca um país desenvolvido, forte, livre, igualitário, justo e soberano. O décimo sexto capítulo intitulado “Discutir gênero - Identidade de gênero e sexualidade interseccionando as experiências de mulheres e homens transexuais” aborda perspectivas referentes à identidade de gênero e sexual tomando-se como referência a experiência transexual. Mostra-se imprescindível refletir sobre a sexualidade e sobre os questionamentos e colocações equivocadas em relação aos corpos e identidades de mulheres e homens trans. Busca-se o entendimento de que identidade de gênero e orientação sexual são demandas pessoais – íntimas em relação a gênero e corpo sendo este, inclusive, um lugar de enunciado político. O décimo sétimo capítulo intitulado “Reconhecimento das diferenças e superação dos preconceitos frente à diversidade sexual no âmbito educacional” tem como objetivo apresentar a diversidade sexual dentro do âmbito escolar, promovendo assim, o reconhecimento das diferenças e superação dos preconceitos que tem raízes culturais em tabus estigmatizados pela sociedade que vê a diferença como algo fora da ordem social. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo explicativo através do procedimento bibliográfico, onde foram feitas pesquisas em livros, artigos e monografias disponíveis via online. O décimo oitavo capítulo intitulado “Cultura do Estupro no Brasil: um mal a ser combatido” trata dos estarrecedores índices de violência contra a mulher no Brasil, especialmente no caso de estupros, que maculam não somente o corpo, mas o psicológico das mulheres agredidas. No caso, será apresentado um panorama da legislação de combate à violência contra a mulher no Brasil, que mesmo sendo de excelência no que concerne ao arcabouço jurídico, ainda não é realidade de forma prática no Brasil. Por fim, será apresentada a cultura do estupro no Brasil, mal esse que necessita ser combatido, sendo necessária uma mudança urgente desse modo negativo de agir e pensar do brasileiro em relação à mulher. O décimo nono capítulo intitulado “Posicionamentos sobre a mulher indígena na produção científica em saúde” buscou problematizar as construções discursivas sobre saúde e cuidado presentes na literatura acadêmica brasileira acerca de mulheres indígenas. Para tal, foi produzida uma revisão da literatura nas plataformas de indexação do SciELO, BVS-Psi, BDTD e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, localizando um total 90 trabalhos, sendo, 8 artigos e 2 dissertações do campo da saúde analisados neste trabalho. Buscou-se então identificar, nessa literatura, os conceitos de saúde e cuidado; analisar como as mulheres indígenas são discursivamente posicionadas com relação às práticas de cuidado com a saúde. O vigésimo capítulo intitulado “A atuação do CREAS na violência doméstica contra mulheres: reflexões sobre o contexto de necropolítica na pandemia” tem como objetivo analisar a violência doméstica contra mulheres nesse contexto de necropolítica na pandemia, devido ao seu crescimento, inclusive em relação às demais minorias sociais, conforme será discutido por meio de dados quantitativos e qualitativos. Serão, também, apresentados desafios para as políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, com ênfase no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, criado a partir dos princípios do Sistema Único de Assistência Social. Pretende-se, assim, dar visibilidade e desnaturalizar perspectivas essencialistas sobre a desigualdade de gênero e sobre o descaso do Estado frente a esse contexto, ressaltando a relevância de uma análise crítica e psicossocial de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres. O vigésimo primeiro capítulo intitulado “Não morrer nem sempre é viver: análise do auxílio emergencial para proteção das mulheres negras na pandemia de Covid-19” pretende o escrutínio e a reflexão sobre a novel norma de Auxílio Emergencial, a Lei nº 14.171/21, analisando-a no âmbito do Direito de Família, dos Direitos da Criança e do Adolescente, e especialmente no tocante aos direitos das mulheres, encontrando-se socialmente inserido dentre as críticas ao modelo patriarcal e racial de sujeição feminina. Propõe-se, então, a utilizar as abordagens antropológica e jurídica para investigar os contextos de opressão de gênero, raça e classe diante do cenário da Pandemia de Covid-19, como reflexo do aprofundamento de vulnerabilidades históricas. O vigésimo segundo capítulo intitulado “Cotas como estratégia política do movimento negro: um debate necessário” pretende analisar a lei nº 12.711/2012, visando subsidiar a garantia de direito. Assim como, compreender a importância do movimento negro e do Serviço Social para a concretização das cotas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir da utilização de publicações de autores sobre os assuntos que compõem o tema. Constata-se que o sistema de cotas étnico-raciais é de extrema importância, sem ela, o ingresso da população negra no ensino superior público, seria quase inexistente, afinal, mesmo com as garantias constitucionais e as legislações pertinentes a esta temática como a Lei Federal 12.288/2010 (que dispõe sobre o Estatuto de Igualdade Racial), assim como o Projeto de Lei 73/1999 e 213/2003 e a referida Lei, continua desqualificando os não brancos, por não conseguirem ter acesso a esse direito por intermédio da competição, do esforço individual, afinal, dentro dos moldes do capitalismo, é isso que vale e importa. O vigésimo terceiro capítulo intitulado “Questões de gênero em noticiários: educação, trabalho e lutas sociais” tem como objetivo apresentar concepções de gênero em noticiários nacionais. Especificamente, caracterizar noticiários nacionais associados ao gênero; realizar uma releitura de noticiários, associando-os ao conhecimento cultural. Desse modo, optou-se por um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Para a realização do estudo foram selecionados 10 noticiários publicados no ano de 2017. Após a seleção das fontes de dados, estes foram identificados, classificados e analisados A análise do material de estudo ocorreu de forma interpretativa nas categorias educação, trabalho e lutas sociais contra o sexismo. Com as análises constatou-se que ainda são altos os índices de analfabetismo entre mulheres; que a desigualdade salarial ainda é evidente entre homens e mulheres, embora essas tenham papel participativo na sociedade; que as lutas contra o sexismo não podem parar pois a violência doméstica ainda faz parte da vida de muitas mulheres, embora a Lei Maria da Penha tenha lhes assegurado alguns direitos. Por fim, que prevalece uma cultura hegemônica e machista no nosso país e que se faz necessário maior conscientização da população para a tratativa da temática gênero. O vigésimo quarto capítulo intitulado “Os voos rasantes num mundo em ruínas: um ensaio sobre o racismo em tempos de Covid-19” traz como proposição criar um terreno reflexivo, compondo zonas de encontro entre o saber e o transmitir. A proposição do texto se encontra numa encruzilhada de pensamentos e reflexões que constituem a base da discussão em torno da vida. O ensaio proposto tem como objetivo criar rachaduras para outros conhecimentos, desta forma criando um espaço para que as palavras possam respirar e tomar forma. Os caminhos percorridos vão de encontro a necropolítica instaurada e perpetuada através dos anos e formas de resistência e realidade dos/as jovens negros/as brasileiros. O vigésimo quinto capítulo intitulado “A mulher idosa e a invisibilidade da violência psicológica” tem como objetivo analisar a violência praticada contra pessoas idosas como sendo multifatorial. As mulheres sofrem mais violência em todas as faixas etárias, fato que se agrava com o envelhecimento, adoecimento e ao gênero. A violência contra a mulher idosa pode ser caracterizada como agressão física, verbal, moral, psicológica, sexual, negligência ou abandono, tanto social quanto institucional, caracterizando-se como um grave abuso aos direitos humanos. A Violência Psicológica resulta em sequelas tão graves como as causadas por agressões físicas e, em muitos casos, são desenvolvidos quadros de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, ideações suicidas, entre outros. A Violência Psicológica contra a mulher foi tipificada como crime por meio da Lei nº 14.188/2021. Em diversos contextos, as idosas vítimas de violências, negam-se a adotar medidas legais contra os agressores, que geralmente são membros da família ou a discutir sobre esse assunto com terceiros. Portanto, entende-se que os abusos sejam ainda mais prevalentes e, portanto, subnotificados. Espera-se que esse estudo possa facilitar uma discussão sobre o tema da violência psicológica contra a mulher idosa, um tema ainda tão pouco explorado. O vigésimo sexto capítulo intitulado “Vulnerabilidade da população trans profissional do sexo à manifestações bucais de infecções sexualmente transmissíveis” tem como objetivo identificar as vulnerabilidades em relação às manifestações bucais de IST no grupo alvo. A metodologia seguiu os princípios de uma Revisão de Literatura Narrativa, tendo sido realizada coleta de referencial teórico em sites de bases de dados, tais como Pubmed, SciELO e LILACS. As etapas da pesquisa consistiram em identificar, selecionar e fazer o fichamento de 38 artigos diretamente relacionados ao tema. De acordo com o referencial teórico utilizado, compreende-se que a constante dialética entre as demandas da população trans e o imperativo heterossexual cisgênero, envolve processos de adoecimento, discriminação, preconceitos e privação de direitos fundamentais. Estes, associados à presença de comportamentos de riscos quanto à contaminação por IST; à prostituição enquanto principal destino para obtenção de renda; às baixas taxas de qualidade e expectativa de vida, e às altas taxas de mortes violentas, evidenciam a necessidade urgente de ações que assegurem os direitos fundamentais dessa minoria. Nesse contexto, os autores concluem que há a necessidade de criar e efetivar políticas públicas de alcance nacional, que busquem mudanças de ordem estrutural e social, estabelecendo redes de apoio, fortalecimento dos vínculos com os serviços de saúde e incentivo sobre prevenção. O vigésimo sétimo capítulo intitulado “Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM: dilemas e desafios nas suas ações em tempos de Covid-19” busca destacar os principais dilemas e desafios para dar continuidade ao desenvolvimento das ações realizadas pelo Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – ODMVJM da UFVJM, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), com destaque para as possibilidades das ações efetivadas, no contexto de trabalho remoto da extensão universitária na UFVJM. Este projeto de extensão foi iniciado em agosto de 2016, por meio da articulação com o ensino e pesquisa. Desde sua criação, o projeto vem promovendo importantes contribuições na defesa dos direitos da mulher e principalmente no enfrentamento a violência contra a mulher nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O vigésimo oitavo capítulo intitulado “Mulheres que curam: matriarcas responsáveis pela transmissão de ser rezadeira” ressalta que as rezadeiras são mulheres de núcleos periféricos de suas cidades, atuando como curandeiras onde os sistemas de saúde possuem dificuldades de ingresso. São mulheres velhas, que por muita das vezes, são as chefes de família, detentoras da maior parte da economia da casa. Elas retêm sua subsistência e de sua família a partir de planos de governo, como aposentadoria e bolsa família. O ofício da reza é transmitido para as mulheres dentro de um núcleo familiar. Por fim, o vigésimo nono capítulo intitulado “Gênero e Lei Maria da Penha: atravessamentos na concessão de medidas protetivas” procede-se a um breve resgate histórico da construção e de distintas compreensões teóricas sobre o gênero, através de considerações introdutórias da formulação proposta por Scott (1990), seguindo-se da crítica ao seu emprego a partir de estudos apoiados em Butler e em marxistas, especialmente materialistas. Conclui-se que o debate em torno do gênero não é uníssono e encontra-se em constante movimento no âmbito das ciências humanas e sociais, nos debates feministas e no campo do direito, com rebatimentos nas discussões e formulações jurídicas, logo, repercutindo na operacionalização da lei Maria da Penha e exigindo postura atenta das equipes multidisciplinares. Por isso, a obra que ora se apresenta é de leitura obrigatória para estudantes e profissionais de todas as áreas que queiram compreender e formar opinião acerca dos estudos de gênero e suas interseccionalidades, que transcendem diversas áreas do conhecimento. Além disso, diante de tais debates importantes trazidos na presente obra podem surgir soluções e respostas para a resolução de diversas questões polêmicas em pauta em nosso país e no mundo. Da organizadora, tendo como base os trabalhos apresentados pelos autores. Tenham uma ótima leitura!
8

Plano Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde 2020-2025: A equidade, o coração da saúde. Organización Panamericana de la Salud, 2020. http://dx.doi.org/10.37774/9789275722756.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O Plano Estratégico (“o Plano”) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) define a direção estratégica da Organização com base nas prioridades coletivas dos seus Estados Membros e na atenção voltada para os países, além de especificar os resultados em matéria de saúde pública a serem alcançados durante o período 2020-2025. O Plano estabelece o compromisso conjunto dos Estados Membros da OPAS e da Repartição Sanitária Pan-Americana (RSPA ou “a Repartição”) para os próximos seis anos. Os Estados Membros da OPAS deixaram claro que o Plano Estratégico é dos principais instrumentos para a implementação da Agenda de Saúde Sustentável para as Américas 2018-2030 (ASSA2030) e, por conseguinte, para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à saúde na Região das Américas. Os 11 objetivos do ASSA2030 formam os objetivos no nível do impacto deste Plano. Com o tema A equidade, o coração da saúde, este Plano busca catalisar esforços nos Estados Membros para reduzir as iniquidades em saúde dentro dos países e territórios e entre eles, a fim de melhorar os resultados em termos de saúde. O Plano identifica ações específicas para enfrentar a desigualdade em saúde, como as recomendadas pela Comissão sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas, com a orientação da Comissão de Alto Nível para a Saúde Universal. Quatro temas transversais são centrais para o enfoque deste Plano para abordar os determinantes da saúde: a equidade, o gênero, a etnia e os direitos humanos. Além de destacar um enfoque multissetorial integrado, este Plano aplica estratégias de saúde pública baseadas em evidências, como a promoção da saúde, o enfoque da atenção primária à saúde e a proteção social em saúde, para abordar os determinantes sociais. Além de abordar diretamente as prioridades regionais estabelecidas no ASSA2030, este Plano está alinhado com o 13º Programa Geral de Trabalho (13º PGT) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e com outros mandatos regionais e mundiais em vigor durante o período de planejamento.
9

Freitas, Fábio, Isabel Pinho, Ana Isabel Rodrigues, Brígida Mónica Faria, and António Pedro Costa. Investigação Qualitativa em Ciências Sociais: Avanços e Desafios / Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales: Avances y Desafíos. Ludomedia, 2020. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.i-xi.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
As Ciências Sociais foram, desde sempre, uma das principais impulsionadoras da investigação qualitativa, procurando através dela interpretar os comportamentos sociais ao longo da história, recorrendo para tal a recolha de dados através da observação, histórias de vida, entrevistas, etc. Os momentos marcantes na história da nossa sociedade sempre foram objeto de estudo no ramo das Ciências Sociais, pelo que os recentes acontecimentos relacionados com a pandemia do novo coronavírus, Covid-19, certamente contribuirão para o desenvolvimento de diversos estudos que nos ajudem a entender como reagimos, o que mudou na nossa sociedade e como devemos preparar o futuro pós-pandemia.
10

Vasconcelos Júnior, Francisco Clezion Franca, Sânkia Maria Lopes Aragão, and Yasmin Saboia Moreira. Condutas clínicas em atenção primária à saúde. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cca849.1121-0.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A Liga de Medicina de Família e Comunidade de Sobral (LIMFACS), desde 2007, possibilita aos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Ceará a experiência de atuar de forma mais íntima com a Atenção Primária à Saúde. O estágio extracurricular aos Centros de Saúde da Família da cidade de Sobral, no interior do Ceará, promove o compartilhamento de habilidades entre estudantes e profissionais, em que o foco na abordagem centrada na pessoa e atitudes mais humanistas são priorizadas no contato com a comunidade. A pluralidade de atuações do Médico de Família e Comunidade e o impacto de suas ações na vida dos usuários, que buscam no Sistema único de Saúde (SUS) a resolução dos seus problemas de saúde, instigaram a idealização desta obra. Tal livro foi elaborado com o intuito de abordar, de forma sintetizada e direcionada, as principais situações clínicas das diversas áreas médicas que costumam surgir na Atenção Básica. Desse modo, o leitor poderá encontrar assuntos relacionados à saúde da criança, da mulher, da gestante, do adulto e do idoso, além das queixas mais prevalentes e doenças dos mais diversos sistemas humanos. Em cada capítulo o leitor encontrará os principais conceitos sobre cada tema abordado, além de casos clínicos, questões de revisão e fluxogramas que descomplicam o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Portanto, esperamos que o leitor possa perceber esta obra como uma fonte didática e diversificada de conhecimento, aproximando-se da rotina dos médicos de família e comunidade e compreendendo a relevância de sua atuação. Agradecemos aos integrantes da Liga de Medicina de Família e Comunidade de Sobral (LIMFACS) e aos profissionais de alta intelectualidade que ofereceram suporte durante a realização desta obra.

Частини книг з теми "Comportamentos relacionados com a saúde":

1

ANJOS, Hemanuelly Albuquerque dos, Juliana da Silva VIEIRA, Rita de Cassia Cavalcanti BRANDÃO, Deborah Bezerra Sobreira da SILVA, Ivanise Alencar de SÁ, Marcela Nogueira dos SANTOS, and Camila Guerra RÊGO. "ESTRATÉGIAS DE MANEJOS ODONTOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS RELACIONADOS AO PACIENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA." In PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - VOLUME 15. RFB Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558892632.2.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Nascimento, Venícius Bernardo do, Dágila Vasconcelos Rodrigues, Larissa Ferreira Rodrigues, Larissa Gomes Pereira, Viktória Braga Leite, Júlia Maria Martins da Silva, André Sousa Rocha, Blezi Daiana Menezes Santos, and Maria Suely Alves Costa. "TRANSTORNOS ALIMENTARES SOB PERSPECTIVA DO MODELO DE SELEÇÃO POR CONSEQUÊNCIAS: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA." In CONTEMPORANEIDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESAFIOS, REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS, 01–11. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2021. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-995572-4-8/01.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
OBJETIVO: Discutir acerca dos transtornos alimentares anorexia nervosa (AN) e bulimia nervosa (BN) sob ótica behaviorista radical, relacionando-os com o modelo de seleção por consequência para uma compreensão mais efetiva destes transtornos. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizada uma revisão narrativa de literatura a respeito de como os transtornos alimentares são entendidos a partir do modelo de seleção do comportamento por consequências, sendo realizadas buscas nas plataformas: Google Acadêmico; Periódicos CAPES; e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se a influência das variáveis filogenéticas, ontogenéticas e culturais responsáveis por selecionar, bem como perpetuar os repertórios comportamentais presentes em indivíduos anoréxicos e bulímicos. Reconhecendo-os não como sintomas finais, frutos de causas internas do paciente, mas compreendendo que estão envoltos de uma complexa rede que os sustenta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As análises realizadas através da perspectiva da análise do comportamento ressaltam a importância de identificar os processos de instalação, manutenção e repercussão da AN e BN na vida das pessoas ao longo de sua história. Dessa forma, percebe-se que tais problemáticas englobam não somente o indivíduo em particular, mas todo o seu contexto social e história filogenética.
3

Cirilo, Maria Vitória da Silva Paula, Glaucia Borges Dantas, Juliana Beatriz Souza de Freitas, Bárbara de Oliveira Arantes, Giane Hayasaki Vieira, Samyla Coutinho Paniago, Kamylla Lohannye Fonseca e. Silva, et al. "GASTOS COM SERVIÇOS HOSPITALARES RELACIONADOS AOS TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS DEVIDO AO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2009 A 2019." In Condições Teórico-Práticas das Ciências da Saúde no Brasil 3, 147–59. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.39320031215.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Medeiros, Isabelle Dantas, Joice Estevam da Silva, and Igor Gondin da Silva. "AMPLIANDO E CONHECENDO A SAÚDE DO TERRITÓRIO ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Atenção Primária à Saúde no Brasil: desafios e possibilidades no cenário contemporâneo, 115–26. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aps276.1121-10.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A transição nutricional ocorrida no país e no mundo, que trata da mudança dos índices de desnutrição para os de obesidade populacional, resultando na crescente taxa de comorbidades e doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), traz a necessidade de reformulações urgentes para atender a essa nova demanda em Saúde Pública. Portanto, observar e identificar as reais necessidades em saúde apresentadas em um território, pode favorecer a mudança no comportamento de vida por parte dos indivíduos e coletividades. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada em um estágio curricular da disciplina de Nutrição Social, apresentando aspectos característicos que contemplam os determinantes e condicionantes em saúde do local de inserção. A vivência e prática do estágio possibilitaram a observação e exploração da realidade do território. Com isso, conhecer, construir e desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à prevenção e promoção da saúde resultam em uma melhor assistência prestada ao usuário-família-comunidade.
5

Carvello, Thainara Leão. "DOR E FADIGA EM ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL: RELATO DOS CUIDADORES E DOS ADOLESCENTES." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 53–62. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.53-62.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A paralisia cerebral é caracterizada por uma desordem motora seguida de perturbações da sensação, percepção, cognição, comunicação e comportamento; além de epilepsia, e problemas musculoesqueléticos secundários. Como a paralisia cerebral é um comprometimento crônico e que repercute com diversas desordens motoras, pessoas acometidas por esta condição clínica apresentam prejuízo em sua qualidade de vida quando comparados com pessoas sem deficiência. Objetivo: Comparar o autorrelato de dor e de fadiga de adolescentes com paralisia cerebral com o relato feito por seus cuidadores. Método: trata-se de um estudo transversal e descritivo, o projeto foi aprovado pelo comitê de ética da PUC Goiás. A amostra foi composta por 27 adolescentes de instituições públicas de atendimento em reabilitação localizadas em Goiânia. Foi aplicado o questionário sociodemográfico e o questionário de avaliação de qualidade de vida, Pediatric Quality of life 3.0 (PedsQL 3.0) para os cuidadores e os adolescentes. Resultado: os adolescentes avaliados neste estudo tinham idade entre 10 a 19 anos, de ambos os sexos. A respeito da avaliação na qualidade de vida por meio do PedsQL 3.0, domínio “fadiga” e “dor e machucado”, não houve diferença significativa quando se comparou as respostas dos cuidadores e dos adolescentes (p=0,148 e p=0,365, respectivamente). Os questionamentos que apresentaram mais comprometimento no domínio “dor e machucado”, segundo as respostas dos adolescentes foram “Sinto-me cansado” e “Eu descanso demais” e de acordo com as respostas dos cuidadores foi “Sinto-me cansado”. Pelo domínio “fadiga”, de acordo com as respostas dos cuidadores os questionamentos comprometidos foram “Dores nas articulações e músculos”. Conclusão: os dados revelam que os profissionais da saúde precisam ficar atentos à saúde dos adolescentes com paralisia cerebral, pois eles apresentam percepção prejudicada (baixos escores) de qualidade de vida e devem receber cuidados especiais para atender demandas relacionadas às dificuldades em realizar atividades funcionais e manifestações de cansaço.
6

Rizzi, Amanda Chaves, Arlene Cássia Rocha Coutinho, Rosiane Andreia Flauzino Lalucci, Simone Maria De Souza Rodrigues, and Andreia de Oliveira Massulo. "ANTIOXIDANTES NA ALIMENTAÇÃO HUMANA COMO FATORES RELACIONADOS À PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO PRECOCE." In Cuidados com a saúde: uma abordagem holística. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601648.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Paiva, Karina Mary de, Danúbia Hillesheim, Luís Rafaeli Coutinho, Rodrigo Vasconi Sáez Brown, and Patrícia Haas. "USUÁRIOS COM ALTO RISCO DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: FATORES RELACIONADOS COM O ESTRESSE." In Fisioterapia na Atenção à Saúde 3, 23–32. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0952017084.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

MARIA AMORIM BRANDAO ANTONIOLLI, KATIA. "A SOCIEDADE ARGENTINA NO PERÍODO DITATORIAL: UM OLHAR CRÍTICO COM BASE EM BOURDIEU." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.063.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NA ARGENTINA SOFREU FORTE INFLUÊNCIA DA ECONOMIA, DOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS CORRENTES, E EM ESPECIAL DA POLÍTICA, PAUTADA POR MUDANÇAS DE GOVERNOS DEMOCRÁTICOS PARA AUTOCRÁTICOS, EXERCENDO PRESSÕES SOBRE O CONHECIMENTO EXPLÍCITO COMPARTILHADO NA SOCIEDADE, EM ESPECIAL NA EDUCAÇÃO E CULTURA, SOB A FORMA DE CENSURA E REPRESSÃO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER OS EFEITOS DO REGIME DITATORIAL ARGENTINO DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970, SOB OS PILARES DA TEORIA DE PIERRE BOURDIEU. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE NATUREZA DESCRITIVA, QUE UTILIZA COMO PROCEDIMENTOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM ANALISADOS ARTIGOS RELACIONADOS À HISTÓRIA ARGENTINA, COM ANÁLISE REALIZADA NO PERÍODO PÓS DITADURA, BEM COMO ARTIGOS QUE TRATAM DOS ELEMENTOS DA TEORIA E LÓGICA DE BOURDIEU. EM SEGUIDA BUSCOU-SE, COM BASE NESTAS FONTES, UMA ANÁLISE CRÍTICA PARA SE IDENTIFICAR OS ELEMENTOS DA LÓGICA DE BOURDIEU RELACIONADOS COM OS ACONTECIMENTOS QUE ANTECEDERAM OS PERÍODOS DITATORIAIS, QUANTO OS DESENCADEADOS DURANTE TAIS PERÍODOS. COMO CONTRIBUIÇÃO, O ARTIGO PRETENDE TRAZER UMA ABORDAGEM DISTINTA SOBRE A SOCIEDADE ARGENTINA ANTES E DURANTE A DITADURA E, DESSA FORMA, CONTRIBUIR COM UMA ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA, BASEADA EM ELEMENTOS DA FILOSOFIA, SOBRE OS FATOS HISTÓRICOS ANALISADOS NESTE TRABALHO.
9

Tavares, Tania Mascarenhas, Sérgio Telles de Oliva, Rodolfo Rojas Guarín, and Carolina L. Wilches Arciniegas. "Mudanças climáticas e aspectos relacionados com o estado da Bahia." In Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado, 271–90. EDUFBA, 2014. http://dx.doi.org/10.7476/9786556300122.0014.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Nogueira, Paula Sacha Frota, Ana Carolina Farias da Rocha, Maria Amanda Mesquita Fernandes, Emanoel David Alves Freire, and Priscilla Rolim Mendonça. "Fatores relacionados à qualidade de vida em menores de 15 anos com hanseníase." In Tópicos em ciências da saúde. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210403986.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Тези доповідей конференцій з теми "Comportamentos relacionados com a saúde":

1

Amoras, Pablo Alexsander Tavares, Maria Das Graças Teles Martins, and Pedro Araújo Ferreira. "O BEHAVIOR SKILLS TRAINING (BST) NO TREINO DE PROFISSIONAIS PARA MANEJO DE COMPORTAMENTOS DESAFIANTES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/3004.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: É visto a necessidade da universalização do Behavior Skills Training (BST) procedimento que auxilia na aquisição de repertórios, em crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo se justifica pela utilidade do procedimento e sua relevância em diferentes áreas de conhecimento, entre elas a educação, saúde e áreas afins. Objetivo: Buscou-se identificar os critérios diagnósticos do TEA a ocorrência de algumas comorbidades e outros excessos de comportamentos relacionados. Além disso, propôs-se analisar a função do comportamento desafiante, a análise funcional, e descrever o BST e seus principais componentes. Material e Métodos: O presente estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória, foram realizadas buscas por meio de diferentes bases de dados e portais de pesquisa como: Scielo, Southern Illinois University Carbondale, Behav Analysis Practice, e Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Resultados: Observou-se diversas evidências científicas do BST no ensino de repertórios em diferentes campos, bem como, a baixa produção de conhecimento cientifico na saúde e educação, como também, um número reduzido de sessões necessárias para alcançar critérios de aprendizagem, sendo, portanto, uma intervenção viável voltada para profissionais que atendem crianças com TEA. Considerações Finais: Este estudo possibilitou ampliar o olhar e sugerir alternativas de intervenções e refletir acerca de ações voltadas ao treino de profissionais para o manejo de comportamentos desafiantes em crianças com TEA. Pesquisar sobre este tema auxilia no entendimento dos diversos aspectos envolvidos na atuação do profissional, perceber que se faz necessário ampliar os estudos e discussões sobre este tema que permeia diferentes práticas profissionais. PALAVRAS-CHAVE: “Treinamento de habilidades comportamentais”. “Behavior Skills Training”. “Autismo”. “Psicologia”.
2

Sousa, Isabelle Barros, Purdenciana Ribeiro de Menezes, Lia Gomes Lopes, and Camila Teixeira Moreira Vasconcelos. "Perfil sexual de mulheres durante a gestação e puerpério: uma análise transversal." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p211.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: A sexualidade é vista como uma expressão cultural, comportamental, biológica e psicológica, não apenas se limitando às relações sexuais, mas a um processo que envolve também relações afetivas. No ciclo gravídico-puerperal a sexualidade pode ser influenciada por uma série de mudanças que afetam os comportamentos e cuidados de saúde. Objetivo: Avaliar o perfil sexual de mulheres na gestação e puerpério. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado com 60 mulheres que realizavam consultas de puericultura em uma unidade de Atenção Básica em Saúde em Fortaleza, Ceará. As mulheres foram questionadas quanto a prática de atividade sexual, presença de dispareunia, uso de preservativo e prevalência de infecções sexualmente transmissíveis durante a gestação e após o parto. Os dados foram analisados por meio do programa SPSS e para as variáveis dicotômicas foi utilizado o teste de qui-quadrado de Pearson e para as variáveis categóricas, o teste U de Mann-Whitney. Resultados: A idade média das mulheres da amostra foi 26,2 (desvio padrão: 5,7), variando entre os 18 aos 40 anos. Em relação à função sexual das mulheres, 91,7% (n=55) eram sexualmente ativas, 56,7% (n=34) usavam preservativo, 61,7% (n=37) não relataram dispareunia e 90,0% (n=54) não relatou nenhuma infecção sexualmente transmitida. Mulheres casadas retornavam à atividade sexual com mais frequência (p=0,043) e aquelas que realizaram parto cesáreo usaram preservativo com mais frequência (p=0,002). Além disso, foi evidenciada significância entre o estado cívil e a atividade sexual (p=0,043), e as mulheres solteiras relataram menos atividades sexuais. Conclusão: Os resultados encontrados mostram que as mulheres apresentam comportamentos de saúde adequados e que tanto o estado civil e a via de parto influenciam na prática e nos cuidados relacionados à saúde sexual e reprodutiva.
3

Andrade, Geovanni Moura de, and Raissa Magalhães de Almeida. "FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES COM CÂNCER DE PULMÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2775.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: O câncer de pulmão é a neoplasia que mais tem sido diagnosticada nos últimos anos. Essa patologia é divida em dois tipos, o de pequenas células e o de não pequenas células. No que diz respeito aos procedimentos cirúrgicos para tratamento, existem três que podem ser utilizados, a segmentectomia, a lobectomia e a pneumectomia. Infelizmente os procedimentos cirúrgicos estão associados há diversas complicações comuns relacionadas ao pós-operatório, tais como: dor, tosse, fadiga, dispnéia, diagnósticos de atelectasia, pneumonia e até fraqueza dos músculos respiratórios. A fisioterapia se faz presente sempre com o objetivo na promoção de expansão torácica, desobstrução brônquica, correção postural e a evolução da recuperação física. Objetivos: Avaliar acerca das evidências da fisioterapia pós-operatória em pacientes com câncer de pulmão pontuando condutas, recursos e técnicas fisioterapêuticas voltadas ao atendimento de pacientes pós-operatório de câncer de pulmão e de forma sucinta reconhecer como a fisioterapia atua no manejo desses. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa. Foram seguidos os princípios da Prática Baseada em Evidências (PBE) que permite a combinação de vários tipos de estudos diferentes sobre um mesmo fenômeno, além de combinar dados da literatura teórica e empírica para obtenção dos resultados. Resultados: Foram identificados vinte e oito artigos na base de dados. Após a leitura dos artigos, doze foram excluídos por não estarem diretamente relacionados com o tema da revisão. Um total de dezesseis artigos, incluindo dez artigos em língua inglesa, cinco artigos em português e um em língua espanhola, atendeu aos critérios de inclusão. Conclusão: O manejo da fisioterapia deve ser evoluído individualmente, e as metas estabelecidas de acordo com os tempos de cirurgia e de acordo com as necessidades de cada sujeito. No período perioperatório, devem ser incluídos exercícios respiratórios para expansão pulmonar e higiene brônquica, e exercícios motores como mobilização e deambulação precoce, correção postural e atividades de amplitude de movimento do ombro. Por fim, pode-se concluir que no pós-operatório o treinamento físico deve ser mantido e a adoção de comportamentos saudáveis de vida deve ser estimulada.
4

Sfalcin, Inaê Carolina. "COMPORTAMENTO DE PSITACÍDEOS MANTIDOS EM CATIVEIRO: UMA OBSERVAÇÃO PRELIMINAR." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1223.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: A preocupação com o bem-estar de aves mantidas em cativeiro vem crescendo no meio científico. As pesquisas etológicas com psitacídeos cativos buscam relatar as mudanças comportamentais desses animais fora de seu ambiente natural, identificando possíveis anormalidades que possam ser corrigidas a fim de contribuir com o desenvolvimento de ambientes melhorados e com a promoção de saúde e bem-estar à essas aves. Objetivo: Este trabalho buscou realizar uma observação preliminar do comportamento de um casal de N. hollandicus mantidos em cativeiro doméstico. Material e Métodos: A metodologia utilizada foi a do animal-focal e de registro contínuo, obtendo a duração dos estados comportamentais avaliados, quais sejam: alimentação, descanso, eliminatório, ingestão de água, movimentação, manutenção, social e vocalização. Utilizou-se um etograma adaptado às condições do experimento. Um esforço amostral total de 12 horas de observação foi atingido ao longo de dois dias, distribuído nos períodos da manhã, tarde e anoitecer. Resultados: Os dados finais foram relativos à média de duração dos comportamentos de ambas aves para o período observado. Obteve-se os resultados de descanso (37%), alimentação (26%), vocalização (12%), movimentação (11%), manutenção (8%), social (4%), ingestão de água (1%) e eliminatório (1%). A literatura relata resultados semelhantes, sugerindo que: a falta de estímulos no cativeiro tende a deixar as aves ociosas, passando a maior parte do tempo inativas; reproduzem com maior frequência os comportamentos alimentares como forma de distração quando estão entediadas e vocalizam em busca de interação; a pouca movimentação pode estar relacionada a falta de possibilidades de exploração do meio não enriquecido; a manutenção das penas, hidratação e eliminatório não pareceram indicar anormalidade; a interação social foi pouco manifestada, embora os psitacídeos sejam indivíduos muito sociáveis. Conclusão: Os resultados sugerem que as aves estejam em uma condição de ociosidade, uma vez que apenas os comportamentos de descanso e alimentação somaram mais da metade do período observado (63%). Análises mais detalhadas são necessárias para avaliar a pouca interação social e compreender a ocorrência de estresse, embora tenha ficado evidente a necessidade de um ambiente melhorado que ofereça possibilidades de ocupação dessas aves e a manifestação de comportamentos relativos ao bem-estar.
5

Moreira, Eurilene Sousa, Maria Elenilcia Patricio dos Santos Marques, and Viviane Cardoso Bandeira. "DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES: UMA MORBIDADE ASCENDENTE." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2840.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: A adolescência é uma transição de fases entre criança e adulta, neste período surgem muitas dúvidas, medos, descobertas, mudanças no corpo, no comportamento e no modo de pensar. Esses jovens começam a ser cobrados cada vez mais cedo, há uma pressão por parte da sociedade em relação aos estudos, trabalho, comportamentos, com isso muitos jovens acabam desenvolvendo alguns transtornos mentais. A depressão entre jovens têm tido um aumento significativo sendo classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a doença do “século”. Objetivos: Compreender como se dá a depressão entre adolescentes; Classificar os principais sintomas da depressão; Apontar dados estatísticos por faixa etária entre 12 e 18 anos de idade; Enumerar as Políticas Públicas no cuidado da depressão existente no Brasil. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, foi feita uma busca nos bancos de dados SciELO; Portal de Periódicos da Capes, mediante cruzamento das palavras-chave: adolescência, depressão e saúde mental, e nos sites do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Resultados: Ao longo dessa pesquisa constatamos que a fase da adolescência é um período cheio de descobertas e que há uma constante necessidade de aceitação em grupos sociais. Percebemos que a falta de dados estatísticos por faixa etária é uma problemática a se resolver, esses dados ficam muito restritos aos consultórios médicos, o que acaba dificultando novos entendimentos relacionados aos estudos dessa temática. Conclusão: A depressão é um dos transtornos psiquiátricos que mais cresce na atualidade, podendo se manifestar em qualquer faixa etária, sendo considerada uma das principais causas de suicídios entre jovens. Precisa-se efetivar Políticas Públicas eficientes, utilizando dados de pesquisas relacionados a todas as demandas trazidas pelos adolescentes, visto que são seres em desenvolvimento e precisam ter melhores condições de se desenvolverem de forma a evitar problemas para sua vida adulta. É necessário que os profissionais estejam capacitados para atender aos adolescentes, entendendo o jeito do adolescente de se expressar.
6

Fidelis, Letícia de Melo, Vitória Guimarães De Abreu E. Castro, and Denise Rondinelli Cossi Salvador. "PRÉ-NATAL: PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AOS FATORES DE RISCO PARA DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM ADOLESCENTES." In II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2520.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: A gravidez precoce é um problema de saúde pública que acomete milhares de adolescentes todos os anos, deixando em grande parte delas, diversos problemas de saúde, tanto físicos como mentais, como é o caso da depressão pós parto (DPP), onde a acometida sofre de profunda tristeza, falta de esperança e desespero, com alterações cognitivas, físicas e comportamentais, que podem desencadear em atitudes terríveis, movidas por esses sentimentos. A adolescência caracteriza-se como uma fase do desenvolvimento humano de conflitos e transformações intensas, físicas e psicossociais, que associada à experiência de uma gravidez e a outros fatores, como os ambientais, pode culminar na DPP. O pré-natal é a modalidade de cuidados que congrega múltiplas ações, realizadas por equipe multiprofissional, onde se inclui o enfermeiro, com uma atuação incisiva, acolhedora, humanizada e ética que possibilita estabelecer vínculo com a gestante e família, favorecendo identificar fatores de risco, assim como sinais e sintomas que possam contribuir para a DPP. Objetivos: Destacar o papel do enfermeiro no pré-natal de adolescentes, na perspectiva da prevenção da depressão pós-parto, bem como caracterizar a gravidez na adolescência como problema de saúde pública, enfatizando os fatores de risco relacionados a ela. Material e métodos: estudo descritivo, com revisão bibliográfica em bases de dados como Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, com seleção final de dez artigos que atenderam a proposta do trabalho. Resultados: O enfermeiro no pré-natal, por atuar com maior proximidade junto a adolescente, consegue observar melhor os sintomas e fatores de risco que podem estar relacionados com uma possível depressão pós parto, como história prévia de psicopatologia, ansiedade, autoestima reduzida, apoio social escasso, idade materna, baixo status de escolaridade, desemprego ou subemprego, ser solteira, entre outros. Observou-se também, que a gravidez na adolescência está associada a condicionalidades sociodemográficas, ao comportamento sexual e planejamento familiar, se tornando cada vez mais motivo de preocupação. Conclusão: As intervenções do enfermeiro no pré-natal são essenciais para que ocorra a detecção precoce dos fatores e condicionantes relacionados a DPP em adolescentes, resultando na sua prevenção.
7

Araújo, Patricia da Silva, Wynne Pereira Nogueira, Layane Trindade de Souza, Maria Hellena Ferreira Brasil, Nathalia Claudino do Nascimento, Maria Aparecida Cavalcanti Catão, Cibelly Nunes Fortunato, Isabella Martelleto Teixeira de Paula, Maria Eliane Moreira Freire, and Ana Cristina de Oliveira e. Silva. "Vulnerabilidade a hepatite B entre os trabalhadores da indústria da construção civil." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p264.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: A hepatite B destaca-se como uma importante infecção no cenário das populações vulneráveis, tanto pelos danos causados ao indivíduo como pelo impacto a saúde pública. Objetivo: Identificar a vulnerabilidade a hepatite B considerando características sociodemográficas, comportamentos de risco e situação vacinal dos trabalhadores da construção civil. Métodos: Estudo transversal, realizado com 381 trabalhadores da indústria da construção civil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com características sociodemográficas e de comportamentos de risco (presença de tatuagens, história de transfusão sanguínea, compartilhamento de material de higiene, vacinação contra o vírus da hepatite B e uso do preservativo). Os dados foram processados e analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Resultados: Houve predomínio de trabalhadores do sexo masculino (97,4%), com faixa etária de 30-39 anos (34,1%), casados (81,4%), com escolaridade de até oito anos de estudo (66,6%), com renda entre 1 a 1,5 salários mínimos (52,8%). Com relação ao comportamento de risco, 10% possuem alguma tatuagem ou um piercing no corpo, 4,5% deles tinham história de transfusão sanguínea. O compartilhamento de material de higiene é prática comum a 45,4% dos entrevistados. No que se refere ao estado vacinal, 95,5% dos trabalhadores não apresentaram o cartão de vacina, e mais de 55% não são imunizados para hepatite, segundo relato verbal. Dos 4,5% que apresentaram o cartão, 13,6% disseram ter recebido pelo menos uma dose para hepatite B. Quanto a frequência do uso do preservativo nos últimos 12 meses, 47,6% responderam que nunca o utiliza e 34,2% afirmaram utilizar às vezes. Conclusão: Os trabalhadores da indústria da construção civil apresentam comportamento de risco relacionado a compartilhamento de produtos de higiene, tatuagem e a baixa cobertura vacinal, segundo relato verbal.
8

Souza, Isaias Sena Moraes. "FATORES RELACIONADOS ÀS ZOONOSES EMERGENTES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/903.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: As zoonoses são comorbidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos, helmintos ou príons. Essas enfermidades são de grande relevância pública, pois podem ameaçar a economia, segurança e a saúde global, uma vez que representam 60.3% das doenças que acometem os humanos. Objetivo: Abordar os principais fatores relacionados à emergência de zoonoses no âmbito global e possíveis medidas preventivas para sua contenção. Material e métodos: Pesquisa nas bases de dados PubMed e SciELO de artigos científicos que tratam sobre a emergência de zoonoses e fatores intensificadores. Foram incluídos os termos “zoonoses, globalização, microrganismos”. Resultados: Conforme a humanidade e a revolução técnico-científica expandiam-se, o mundo tornou-se mais globalizado. As relações intraespecíficas entre pessoas de todo o globo e interespecíficas, entre humanos e outras espécies, elevaram-se através de fatores, como: a expansão da pecuária; domesticação e interação com animais selvagens; alimentação exótica; alterações demográficas e comportamentais, além do comércio e viagens internacionais. Os fatos enunciados levaram ao aumento da susceptibilidade da população e da transmissão de doenças, que, por sua vez, ocasionaram na emergência e reemergência de doenças infecciosas. A dificuldade em desenvolver vacinas para as comorbidades existentes, adaptação de microrganismos e a pobreza de países subdesenvolvidos, apresentam-se como agentes impulsionadores diferenciais. No último século, é possível destacar enfermidades como: ebola; febre amarela; tuberculose; SARS; Zika e dengue, que levaram a grandes perdas econômicas e humanas. A detecção precoce de patógenos, presença de uma rede informativa internacional, vigilância de variantes virais e bacterianas resistentes, formulação de estratégias de contenção, ademais, recursos globais bem distribuídos, são pontos-chave para uma prontaresposta eficaz. Conclusão: A globalização e o contato interespecífico ocorrem de modo contínuo. A possibilidade do surgimento ou reemergência de comorbidades com potencial de causar pandemias, está sempre presente, sendo necessária, portanto, a realização de esforços globais de identificação e contenção.
9

Freitas, Milena Roberta Matias da Silva de, Hákilla Pricyla De Jesus Souza, Marília Gabrielle Santos Nunes, Mariana Guimarães De Souza Cysneiros, and Vera Almeida De Andrade. "INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2617.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: A atenção à saúde em ambientes de privação de liberdade é uma questão importante, e incluída na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PNAISM), que traz princípios e diretrizes relacionados à assistência à mulher em situação prisional. Apesar dos esforços para ampliação e humanização, as ações ainda são escassas, especialmente no que tange à vulnerabilidade social e sexual, as quais essas mulheres estão expostas. Dentre os agravos à saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), ganham destaque, pois se verifica maiores riscos e falhas na implementação dos direitos sexuais e reprodutivos nesses espaços. Objetivo: Destacar as vulnerabilidades presentes em mulheres encarceradas quanto a infecções sexualmente transmissíveis. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura relacionando as ISTs à assistência à saúde da mulher privada de liberdade, através de dados obtidos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio da Bases de Dados em Enfermagem (BDENF) com artigos publicados de 2016 a 2021. Foram levantados 28 artigos, dos quais 8 foram selecionados para compor o corpo deste trabalho. Resultados: Os artigos analisados apontam que as mulheres encarceradas adotam condutas sexuais de risco em decorrência de vivências e comportamentos anteriores à estadia no presídio, baseados em hábitos culturais e que o sistema carcerário agrava, muitas vezes, tais situações de vulnerabilidade pregressa. Além disso, a dificuldade de acesso aos serviços ginecológicos são apontados como fatores que aumentam a vulnerabilidade para IST/AIDS nesse cenário. Conclusão: A necessidade de implementação de políticas públicas que atentem para a promoção dos direitos sexuais das pessoas privadas de liberdade aponta para a importância da reorientação do modelo assistencial, a fim de atender às carências manifestadas por essa população. Nesse sentido, torna-se imperativo repensar as ações de prevenção às IST/AIDS aplicadas às mulheres encarceradas, intensificando as atividades educativas, fornecendo preservativos e promovendo uma assistência à saúde eficaz. Além disso, é necessário fomentar maiores discussões e inserir, na formação dos profissionais de saúde, a atenção à saúde da população carcerária.
10

Cirilo, Maria Vitória da Silva Paula, Giane Hayasaki Vieira, Marco Alejandro Menacho Herbas, Bárbara Oliveira Arantes, Kristen Guilarducci Laureano, Glaucia Borges Dantas, Samyla Coutinho Paniago, Anita Abreu de Carvalho, Karolina de Souza Cardoso, and Cristhiano Chiovato Abdala. "Gastos com Serviços Hospitalares relacionados aos Transtornos Mentais e Comportamentais devido ao uso de Substâncias Psicoativas no Brasil: uma comparação entre os anos de 2009 e 2019." In I CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE). Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/116319.1-2.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

До бібліографії