Добірка наукової літератури з теми "Inverzní repetice"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Inverzní repetice".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Inverzní repetice":

1

Martini, Angeline, Daniela Biondi, and Antonio Carlos Batista. "O MICROCLIMA DE DIFERENTES ARRANJOS PAISAGÍSTICOS NA ARBORIZAÇÃO DE RUAS DE CURITIBA - PR." Ciência Florestal 27, no. 4 (December 11, 2017): 1257. http://dx.doi.org/10.5902/1980509830313.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A melhoria microclimática é frequentemente apontada como um dos benefícios gerados pela arborização urbana. No entanto, ainda são poucos os estudos que abordam quantitativamente essa questão. O objetivo dessa pesquisa foi quantificar a diferença microclimática entre ruas arborizadas e sem arborização, para cada estação do ano e arranjo paisagístico. Para isto foram selecionados três locais, contendo um trecho de rua com e sem arborização. Cada local apresentava diferentes espécies compondo os arranjos paisagísticos: Tipuana tipu, Handroanthus chrysotrichus e Lafoensia pacari com Parapiptadenia rigida. Para o monitoramento das variáveis meteorológicas, uma miniestação da marca Kestrel® permaneceu na rua arborizada e a outra na rua sem arborização. A coleta desses dados foi das 9 às 15 horas, com intervalo de monitoramento de 1 minuto, repetida nas quatro estações do ano, com início no inverno de 2011. As variáveis microclimáticas analisadas foram: temperatura, umidade relativa e velocidade do vento. Os resultados indicaram que a maior diferença de temperatura foi observada na estação do verão (2,5°C) e a menor no inverno (1,2°C). Para a umidade relativa, as diferenças ficaram entre 6,4% (primavera) e 5,6% (inverno) e para a velocidade do vento a maior diferença foi encontrada na estação do inverno (0,17 m/s). O arranjo paisagístico que utiliza o plantio com Tipuana tipu nos dois lados da rua, plantadas de modo a fazer com que suas copas se entrelacem e formem um túnel, é a melhor escolha para se buscar um microclima mais agradável em todas as estações do ano.
2

Debiasi, Henrique, Renato Levien, Carlos Ricardo Trein, Osmar Conte, and Karina Marie Kamimura. "Produtividade de soja e milho após coberturas de inverno e descompactação mecânica do solo." Pesquisa Agropecuária Brasileira 45, no. 6 (June 2010): 603–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2010000600010.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de coberturas de inverno e da descompactação mecânica do solo sobre o desempenho de soja e milho, em sistema de plantio direto. Foram conduzidos dois experimentos em Eldorado do Sul, RS, sobre Argissolo Vermelho compactado, nas safras 2005/2006 e 2006/2007. No primeiro, o delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas. Os tratamentos consistiram de duas profundidades teóricas de atuação da haste sulcadora da semeadora (0,06 e 0,12 m, subparcela) e de três tipos de coberturas do solo no inverno (parcela): pousio, aveia-preta (Avena strigosa) e aveia-preta+ervilhaca (Vicia Sativa). Em 2006, a cobertura aveia-preta+ervilhaca foi substituída por nabo-forrageiro (Raphanus sativus). No segundo experimento, realizado em blocos ao acaso, o solo foi escarificado e os tratamentos consistiram do uso de aveia-preta ou nabo-forrageiro como cobertura de inverno. Os cultivos de cobertura reduziram a compactação superficial do solo (0-0,06 m) em comparação ao pousio e, na safra 2006/2007, sob condições de baixa disponibilidade hídrica, proporcionaram maior produtividade de milho e soja. Isso não se repetiu em 2006/2007, quando a disponibilidade hídrica foi adequada. O aumento da profundidade de atuação das hastes sulcadoras não influenciou a produtividade da soja e do milho. A escarificação reduziu a produtividade da soja e do milho em relação ao SPD contínuo.
3

Orsi, Antonio Marcos, Maíra Aparecida Stefanini, Kátia Aparecida da Silva Viegas, Karina Simões, and Silvana Martinez Baraldi Artoni. "Aspectos morfológicos do ciclo testicular anual de codorna doméstica (Coturnix coturnix) da variedade italiana." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 42, no. 3 (June 1, 2005): 163. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2005.26427.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A estrutura histológica do epitélio tubular seminífero e os valores do índice gonadossomático de codorna doméstica da variedade italiana, analisados em todas as estações do ano, permitiram caracterizar que a espermatocitogênese nesta ave tem ritmo constante durante a primavera, a fase mais ativa do ciclo testicular anual, o qual, aparentemente, não cessa durante o inverno e o verão. Por outro lado, uma fase quiescente do ciclo observou-se nos períodos inicial e médio do outono, quando a espermiogênese não se completava, levando à não formação de espermatozóides. Os eventos morfológicos testiculares observados parecem se repetir anualmente, durante as estações, sendo bem típica a quiescência outonal, o que permitiu caracterizar na codorna um padrão testicular cíclico circanual, em termos do ritmo da cinética da espermatogênese.
4

Martini, Angeline, Daniela Biondi, and Antonio Carlos Batista. "Tempo de conforto térmico proporcionado pela arborização de ruas." Acta Biológica Catarinense 6, no. 4 (December 16, 2019): 5. http://dx.doi.org/10.21726/abc.v6i4.603.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O objetivo desta pesquisa foi comparar o tempo de permanência nas classes de conforto térmico que as ruas com e sem arborização proporcionam na cidade de Curitiba (PR). Para isso foram selecionadas três amostras, cada uma contendo um trecho de rua com e outro sem arborização; as ruas arborizadas eram compostas por diferentes espécies. Realizou-se o monitoramento das variáveis meteorológicas com miniestações da marca Kestrel® e “medidores de stress térmico” modelo TGD-400. A coleta desses dados ocorreu das 9 às 15 horas, com intervalo de monitoramento de 1 minuto, repetida nas quatro estações do ano, com início no inverno de 2011. O índice utilizado para a análise do conforto térmico foi o Universal Thermal Climate Index (UTCI). Os resultados demonstram que as ruas arborizadas, além de apresentarem melhores índices de conforto térmico do que as ruas sem arborização, proporcionaram condições de conforto por mais tempo. No inverno, as ruas arborizadas registraram conforto térmico em 92,6% do tempo; as ruas sem arborização, em 77,3%. No verão, as ruas arborizadas apresentaram conforto térmico em apenas 16,3% do tempo, enquanto as ruas sem arborização não evidenciaram conforto térmico em nenhum momento. Conclui-se que uma rua arborizada proporciona condições de conforto térmico por mais tempo do que uma sem arborização.
5

Martini, Angeline, Daniela Biondi, Antonio Carlos Batista, and Kendra Zamproni. "VALORES EXTREMOS DO ÍNDICE DE CONFORTO TÉRMICO NAS RUAS DE CURITIBA-PR: COMPARAÇÃO ENTRE AMBIENTES ARBORIZADOS E SEM ARBORIZAÇÃO." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 8, no. 3 (May 1, 2019): 52. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v8i3.66429.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O inadequado planejamento urbano gera diversos problemas socioambientais, dentre os quais estão as alterações climáticas, que modificam os índices de conforto térmico, prejudicando a qualidade de vida da população. O objetivo deste trabalho foi comparar os valores extremos do índice de conforto térmico obtidos em ruas arborizadas e sem arborização da cidade de Curitiba-PR. Para isto foram selecionados trechos de rua com e sem arborização. O monitoramento das variáveis meteorológicas foi realizado com miniestações da marca Kestrel® e “medidores de stress térmico”, TGD-400. A coleta desses dados foi das 9 às 15 horas, com intervalo de monitoramento de 1 minuto, repetida nas quatro estações do ano, com início no inverno de 2011. O índice utilizado para a análise do conforto térmico foi o UTCI (Universal Thermal Climate Index). Os resultados demonstram que os valores extremos das ruas arborizadas proporcionam melhores condições de conforto do que as ruas sem arborização, em todas as estações do ano. Embora não tenha sido encontrada diferença estatística significativa para os valores gerais, a classificação do UTCI máximo aponta menor desconforto do que na rua sem arborização. Conclui-se que os valores extremos do índice nas ruas arborizadas apresentaram melhores condições de conforto térmico.
6

Antonucci, Antonio Mataresio, Rafaela Maria Boson Jurkevicz, Alan Moreno Santos, and Isaac Romani. "DÍPTEROS SINANTRÓPICOS ENCONTRADOS EM GRANJA DE GALINHA POEDEIRA NO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA, PARANÁ." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 8, no. 2 (November 12, 2020): 324–35. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p324-335.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O trabalho objetivou identificar as principais espécies de moscas que infestam uma granja comercial de galinhas poedeiras localizada no município de Nova Esperança, PR. As coletas foram realizadas na estação de verão e inverno em três diferentes épocas, totalizando seis tratamentos. Aleatoriamente selecionaram-se três galpões da propriedade, nos quais as armadilhas foram instaladas diretamente no solo em três terços (inicial, médio e final) de cada barracão, totalizando nove armadilhas. Essa rotina repetiu-se a cada sete dias durante vinte e um dias, totalizando 27 coletas em todo período experimental. Cada amostra foi depositada em coletores universais com álcool 70% e encaminhada ao Laboratório de Parasitologia Veterinária do Centro Universitário Ingá, onde foram contabilizadas e identificadas e, posteriormente, averigou-se a sazonalidade das infestações. Um total de 547 insetos foram capturados e a espécie mais comum nos dois períodos de coletas foi a Musca domestica (93,2%). Conclui-se, desta forma, que a frequência das infestações em granjas avícolas está associada ao notável crescimento da produção de ovos no Brasil e à produção em grande escala de substratos orgânicos favoráveis ao desenvolvimento de moscas sinantrópicas. Somado a isso, a má gestão sanitária realizada nas instalações de criação de animais favorece ainda mais a manutenção dos dípteros nos locais, servindo como focos de dispersão de moscas para as cidades.

Дисертації з теми "Inverzní repetice":

1

Šedý, Michal. "Analýza lokalizace inverzních repetic v bakteriálních genomech." Master's thesis, Vysoké učení technické v Brně. Fakulta chemická, 2021. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-449791.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Inverted repeats (IR) are common part of DNA of all living prokaryotic and eukaryotic organisms. Inverted repeats plays an important role in the regulation of basics cells processes. They are responsible for formation of cruciform structures. Inverted repeats also cause genomic instability and can be a source of numerous mutations. Cruciform structures can be recognized by DNA-binding proteins and can also act as a transcriptional regulators. Using the Palindrome Analyser tool, the frequency of IR and localization of inverted repeats in bacterial genomes was analyzed. The frequency of IR across the bacterial genome is variable. The frequency of short inverted repeats shows an approximately quadratic dependence on the %GC content in the genome with a minimum of about 50% of GC content. The localization of inverted repeats with respect to “annotated features” show a non-random distribution. The frequency of IR for most features is higher “outside” than “inside”.

До бібліографії