Добірка наукової літератури з теми "Mercado de capitais - Impostos"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Mercado de capitais - Impostos".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Mercado de capitais - Impostos"

1

Sachett, Ariana Inês, and Heron Sergio Moreira Begnis. "Regulação do Mercado de Capitais e Desenvolvimento Empresarial no Brasil." Desenvolvimento em Questão 17, no. 47 (May 22, 2019): 81–101. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.81-101.

Повний текст джерела
Анотація:
Este ensaio tem por finalidade analisar como a evolução do ambiente institucional regulador do mercado de capitais tem influenciado o desenvolvimento empresarial no Brasil. Procurou-se compreender a formação histórica do mercado, assim como a construção de suas instituições e os efeitos da regulação sobre as estruturas de governança das empresas através do método histórico de investigação. A análise conduziu ao resultado de que as disposições impostas pelo ambiente institucional foram determinantes no desempenho do mercado ao longo do tempo. Em suas origens, as instituições representaram óbices à atividade econômica, culminando no atraso da consolidação da indústria acionária no país. Quando se desenhou o ambiente macroinstitucional do mercado, este passou a constituir uma alternativa às empresas para a economia de custos de transação. Assim, com a implantação da governança corporativa como mecanismo de transparência do sistema acionário, o aprimoramento da gestão se caracteriza como o desenvolvimento empresarial brasileiro.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Soares, Isabel, and Nivalde Castro. "Mudanças societárias através de fusões e aquisições no mercado europeu de energia." Revista do Direito, no. 28 (July 25, 2007): 250–79. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v0i28.187.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho tem por objetivo analisar os aspectos considerados mais relevantes sobre o processo de concentração de empresas através de fusões e aquisições (F&A) no contexto da reestruturação do mercado europeu de energia elétrica. São examinadas ambiguidades do conceito de poder de mercado, apresentando-se alternativas aos indicadores tradicionais de concentração de mercado. Este procedimento metodológico e analítico é adotado em razão das especificidades do setor. A partir da experiência europeia, analisam-se os tipos de erros decorrentes da intervenção exclusiva das Autoridades da Concorrência nos processos de F&A de um mercado em que as fronteiras estão longe de serem estáveis. Os capitais em bolsa permitem estratégias financeiras complexas e alternativas ao veto ou limitações impostas pela Lei da Concorrência. Concluí-se apontando as razões pelas quais se impõe, com urgência, a colaboração estreita entre as Autoridades da Concorrência e as autoridades Reguladoras da Eletricidade e do Gás Natural.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Basilio, Flávio A. C., and José Luís da Costa Oreiro. "Wage-led ou profit-led? Análise das estratégias de crescimento das economias sob o regime de metas de inflação, câmbio flexível, mobilidade de capitais e endividamento externo." Economia e Sociedade 24, no. 1 (April 2015): 29–56. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2015v24n1art2.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste artigo apresentamos um modelo macrodinâmico de inspiração pós-keynesiana com o objetivo de analisar os efeitos da abertura da conta de capitais sobre a performance macroeconômica das economias em desenvolvimento. Neste particular, os exercícios de estática comparativa mostram que um aumento do endividamento externo pode ter efeitos benéficos para a economia no curto prazo, uma vez que induz o aumento do grau de utilização da capacidade produtiva e da taxa de crescimento do estoque de capital. No entanto, a dinâmica de longo prazo mostra que, sob certas condições, o acesso ao mercado internacional de capitais pode gerar trajetórias explosivas para o sistema econômico, notadamente em um contexto em que a política monetária é conduzida com base em um regime de metas de inflação. Além disso, demonstra-se que uma redução da meta de inflação perseguida pelo Banco Central, dentro do contexto de abertura da conta de capitais e de captação externa por parte das empresas, pode gerar um aumento permanente da taxa real de juros, bem como um aumento do próprio custo do endividamento externo da economia contribuindo, assim, para uma maior fragilidade externa. Ademais, analisou-se a consistência das estratégias de crescimento das economias desenvolvidas e em desenvolvimento. No geral, os resultados encontrados mostram a validade da Lei de Thirlwall, de modo que o regime de crescimento das economias depende, em última análise, das restrições impostas pelas elasticidades-renda das importações e exportações.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Oliveira, Jefferson Rodrigues de, and Nelson Cortes Pacheco Junior. "O sagrado e a cidade: olhares simbólicos religiosos." Revista Cerrados 19, no. 01 (May 29, 2021): 383–99. http://dx.doi.org/10.46551/rc24482692202116.

Повний текст джерела
Анотація:
Durante um determinado período os estudos geográficos referentes as relações existentes entre o sagrado e o urbano foram negligenciados, relegando o fenômeno religioso no urbano a um plano secundário, focado apenas na visão holística de que toda cidade surge através de uma lógica de mercado, que cresce, se reproduz, agrega valores e capitais, favorecendo o processo de acumulação de capital, o desenvolvimento e a expansão do capitalismo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar ao leitor uma outra visão relacionada a abordagem sobre o urbano, ou seja, a análise do sagrado como elo de formação das cidades. Desta maneira, caminharemos em busca de um resgate histórico e geográfico da formação e gênese das primeiras cidades, bem como os fatores que contribuíram para que determinadas localidades passassem a ser conhecidas como hierópolis ou cidades-santuário, devido a vivência de seus habitantes e frequentadores estarem relacionadas diretamente a uma determinada experiência religiosa, predominantes frente as outras funções econômicas. Porém, neste artigo, também debateremos que determinadas estratégias territoriais, também buscam oprimir o outro que não compartilha com as mesmas ideias religiosas impostas por um dado grupo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Basso, Leonardo Fernando Cruz, Marcelo Roque da Silva, and Fernando J. M. de Pinho. "Renda mínima e tobin tax como instrumentos para aliviar a pobreza no Brasil." Organizações & Sociedade 9, no. 25 (December 2002): 13–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302002000300001.

Повний текст джерела
Анотація:
O imposto de Tobin (Tobin Tax) - tributo que já tem sido debatido ao redor do mundo e agora volta a ser debatido também no Brasil - foi inicialmente colocado em debate no ano de 1972, na Universidade de Princeton, e apresentado para publicação em 1974, em um artigo intitulado The New Economics One Decade Older. A proposta inicial baseia-se na idéia de impor uma tributação uniforme sobre todas as operações do mercado à vista que envolvessem transações entre moedas, incidindo de forma proporcional ao prazo de maturidade da transação. Como a redução da pobreza e/ou eliminação da fome (consideramos que com o montante de recursos proposto em nosso artigo será possível atingir ambos os objetivos) no Brasil envolvem volume considerável de recursos começamos o trabalho fazendo estimativas sobre o montante de recursos a serem arrecadados com a implantação do tributo de Tobin. Em seguida, mostramos que o tributo penaliza os capitais de curto prazo, porém não inviabiliza a movimentação de capitais de médio e longo prazos, necessários às economias emergentes. A seguir formulamos uma proposta para reduzir a pobreza no Estado de São Paulo e no Brasil. Para isso calculamos quanto faltava à renda dos cidadãos para que ela atingisse o valor de um salário mínimo (em 1996). Propusemos obter este valor utilizando dois tributos, um deles é a Tobin Tax e o outro a contribuição provisória sobre movimentações financeiras (CPMF), e mais uma complementação utilizando a arrecadação de um fundo similar ao Fundo Social de Estabilização (FSE). Na ausência de uma conjunção de forças políticas para criar tal fundo, propusemos, como alternativa, trabalhar com os recursos do Orçamento da União. Não deixamos, porém, de notar que a utilização de tais recursos provavelmente virá a aumentar o tamanho da máquina administrativa e receber, portanto, oposição de setores da sociedade. Além disso, pode contribuir para um aumento nos índices de corrupção, o que, entretanto, não ocorrerá necessariamente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Buitrago Valero, Carlos Julio. "El Mito de Sísifo y la democracia latinoamericana: Elementos teóricos y conceptuales para un análisis de dos décadas de reformas del Estado en América Latina (70’s–80’s)." Revista Grafía- Cuaderno de trabajo de los profesores de la Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Autónoma de Colombia 10, no. 1 (January 15, 2013): 161. http://dx.doi.org/10.26564/16926250.356.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumen:El proceso de reforma de los Estados latinoamericanos en los años 80’s estuvo encaminado hacia una serie de acciones que buscaron la ‘modernización’ de acuerdo con el binomio de la democratización de la vida política y la eficiencia en la administración del desarrollo económico y social. Sin embargo, la dinámica estratégica de estas reformas pretendió, más bien, la re-institucionalización de los conflictos y el impulso de la acumulación de capital en la región, procesos que fueron orquestados por las pautas y los imperativos que impuso la reestructuración del sistema capitalista mundial.Palabras clave: Democratización, Modernización, Modernidad, Reforma política, Reforma del Estado, Reestructuración del Estado, Neoliberalismo, Relación Estado-Mercado, Relación Mercado-Democracia.**********************************************************The myth of Sisyphus and the Latin-American democracy Theoretical and conceptual elements for an analysis of two decades of reforms in the Latin American States (70’s and 8’s)Abstract:The process of the reform of Latin-American states during the eighties was headed towards a series of actions looking for the modernization, taking into account the coupling of democratization with political life and the economic development administration efficiency. Nevertheless, the strategic dynamics of these reforms pretended, rather, the institutionalization of the conflicts and the bust of the capital accumulation in the region, processes that were orchestrated by the principles and standards imposed thanks to the restructuration world capitalist system.Key words: democratization, modernization, modernity, Political reform, State reform, States restructuration, neoliberals, State-market-democracy‘s relationship.**********************************************************O Mito de Sísifo e a democracia latino-americana: Elementos teóricos e conceptuais para uma análise de duas décadas de reformas do Estado na América Latina (70’s–80’s)Resumo:O processo de reforma dos Estados latino-americanos na década dos anos 80 esteve encaminhado para uma série de ações que procuraram a ‘modernização’ de acordo ao binômio da democratização da vida política e da eficiência na administração do desenvolvimento econômico e social. No entanto, a dinâmica estratégica de tais reformas pretendeu, realmente, a reinstitucionalização dos conflitos e o impulso da acumulação do capital na região, processos que foram orquestrados pelas pautas e os imperativos impostos pela reestruturação do sistema capitalista mundial.Palavras chave: Democratização, Modernização, Modernidade, Reforma política, Reforma do Estado, Reestruturação do Estado, Neoliberalismo, Relação Estado-Mercado, Relação MercadoDemocracia.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Perobelli, Fernanda F. C. "Mercado de capitais." GV-executivo 6, no. 1 (October 3, 2007): 25. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v6n1.2007.34317.

Повний текст джерела
Анотація:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt;"><span style="font-size: 7.5pt; font-family: Verdana, sans-serif;">O mercado de capitais &eacute; uma das formas que pode assumir a intermedia&ccedil;&atilde;o financeira, ou troca de recursos entre agentes no sistema capitalista. Sua finalidade &eacute; garantir a capitaliza&ccedil;&atilde;o das empresas, ao mesmo tempo em que proporciona retornos atraentes a seus investidores. Este artigo analisa o mercado de capitais brasileiro, apresentando e discutindo as raz&otilde;es de seu atual baixo dinamismo e formas de super&aacute;-lo.</span></p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

David, Alexandre Beçak, and Ivan Iais. "Integração via mercado de capitais." GV-executivo 9, no. 2 (May 22, 2010): 42. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v9n2.2010.23427.

Повний текст джерела
Анотація:
Aproveitando o bom momento experimentado pelo mercado de capitais brasileiro, entidades do mercado direcionam seus esfor&ccedil;os para tornar o pa&iacute;s um polo de atra&ccedil;&atilde;o de investimentos para toda a Am&eacute;rica Latina
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Santos, José Odálio dos, and José Augusto Rodrigues dos Santos. "Mercado de capitais: racionalidade versus emoção." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 37 (April 2005): 103–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100008.

Повний текст джерела
Анотація:
A flutuação dos preços de mercado dos ativos tem sido objeto de um embate entre duas correntes diferentes de pensamento: de um lado estão os que defendem que os preços se formam aleatoriamente com base em informações novas e que os investidores tomam decisões racionais, dentro dos pressupostos da Teoria de Eficiência de Mercado. De outro lado, há os que consideram que a realidade é muito mais complexa e que ninguém é capaz de levar em conta todas as variáveis na hora de investir e que parte dessa decisão tem também um componente humano ou emocional. Estes últimos são os defensores das teorias ligadas às finanças comportamentais. Este trabalho destaca as principais características de mercados eficientes e apresenta anomalias amplamente discutidas entre os pesquisadores para refutar a eficiência de mercado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Basto Lupi, André Lipp Pinto, Viviane Côelho De Séllos Knoerr, and Juliano Siqueira De Oliveira. "ANOTAÇÕES ACERCA DO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO, MERCADO DE CAPITAIS E A REGULAMENTAÇÃO DO INVESTED-BASED CROWDFUNDING NO BRASIL." Administração de Empresas em Revista 3, no. 17 (April 26, 2019): 99. http://dx.doi.org/10.21902/adminrev.2316-7548.v3i17.4043.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo pretende analisar a regulamentação do crowdfunding de investimento, trazida pela Instrução CVM 588 de 14 de julho de 2017. Para tanto, trata dos parâmetros que regulam o sistema financeiro e sua segmentação em quatro grandes mercados para depois tratar do funcionamento do mercado de capitais. A partir deste ponto, aborda o papel da Comissão de Valores Mobiliários na condição de entidade supervisora do mercado de capitais, para que culminar com a análise técnico-jurídica da Instrução CVM 588/2017. Palavras-chave: Sistema financeiro. Mercados Financeiros. Mercado de Capitais. Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Crowdfunding de investimento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Більше джерел

Дисертації з теми "Mercado de capitais - Impostos"

1

Marçal, Daniela Beretta. "Tributação de operações no mercado doméstico de crowdfunding de investimento." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2018. http://hdl.handle.net/10438/24827.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Daniela Beretta Marçal (dbmarcal@hotmail.com) on 2018-09-28T19:49:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Daniela Beretta Marçal - 28Set2018 - 16h10.pdf: 2200904 bytes, checksum: 7a11284bda3be53e808005ec7e9abfc8 (MD5)
Approved for entry into archive by Joana Martorini (joana.martorini@fgv.br) on 2018-09-28T20:06:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Daniela Beretta Marçal - 28Set2018 - 16h10.pdf: 2200904 bytes, checksum: 7a11284bda3be53e808005ec7e9abfc8 (MD5)
Approved for entry into archive by Suzane Guimarães (suzane.guimaraes@fgv.br) on 2018-10-01T13:35:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Daniela Beretta Marçal - 28Set2018 - 16h10.pdf: 2200904 bytes, checksum: 7a11284bda3be53e808005ec7e9abfc8 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-01T13:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Daniela Beretta Marçal - 28Set2018 - 16h10.pdf: 2200904 bytes, checksum: 7a11284bda3be53e808005ec7e9abfc8 (MD5) Previous issue date: 2018-09-04
O presente trabalho tem por objetivo identificar as possíveis implicações tributárias para o investidor no mercado doméstico de crowdfunding de investimento. Mais especificamente, trata da tributação dos ganhos e rendimentos provenientes do investimento de capital empreendedor em sociedades empresárias de pequeno porte, por parte de pessoa física residente no Brasil, no ambiente de plataforma eletrônica de investimento participativo. O método de investigação adotado é o interpretativo, mas buscou-se em evidências empíricas, elementos indicativos para melhor conexão do conteúdo desenvolvido com a realidade observada. As duas questões centrais para as quais o trabalho busca apresentar resposta são: a) Qual é a tributação incidente sobre o investimento nos valores mobiliários no mercado doméstico de crowdfunding de investimento? b) A tributação do investimento via crowdfunding de investimento é coerente com as medidas de incentivo ao investimento em capital produtivo? As normas jurídicas aplicáveis à prática jurídica-negocial investigada são analisadas, considerando os vetores orientadores da regulação e da tributação nos mercados financeiro e de capitais, bem como a necessidade de mecanismos que contribuam para o desenvolvimento nacional.
The purpose of this dissertation is to identify the possible tax implications for the investor in the domestic market of investment-based crowdfunding. In particular, the taxation of earnings and income from the investment of venture capital in small business enterprises, by a natural person resident in Brazil, in a crowdfund investing platform. The interpretative method is the one adopted in this study, but empirical evidences were also looked in order to give indicative elements for a better connection of the developed content with the observed reality. The two main questions to which the paper aims answer are: a) What is the incident taxation on investment in securities in the domestic market of investment-based crowdfunding? b) Is the taxation on the investment via investment-based crowdfunding consistent with the incentive measures in productive capital? The applicable juridical norms to the researched legalnegotiating practice are analyzed considering the drivers of regulation and taxation in the financial and capital markets, as well as the need for mechanisms that contribute to national development.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Silva, Ana Margarida dos Santos. "O impacto do fim da isenção em sede de IMT para os fundos de investimento imobiliário ao nível do mercado de capitais." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/20014.

Повний текст джерела
Анотація:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
O presente estudo investiga o impacto que a recente proposta de fim da isenção fiscal em sede de IMT para os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) tem nas suas rendibilidades e analisa as suas consequências ao nível do investimento no mercado de capitais. Analisamos 19 fundos que representam cerca de 56% do valor líquido global dos FIIs em atividade em Portugal e 36% do valor sob gestão de toda a indústria. Começamos por fazer uma análise descritiva do comportamento dos mercados imobiliário e acionista entre 2008 e 2019, em Portugal. Quantificamos o impacto da aprovação da proposta supramencionada para o período entre 2016 e 2018. Por fim, procedemos ao estudo das correlações entre o mercado imobiliário e o mercado acionista com e sem reflexão desta medida fiscal, para o mesmo período, no sentido de analisar possiveís alterações no comportamento dos mercados. Tendo em conta que o período em análise inclui o período de crise financeira vivido em Portugal, executamos uma análise por subperíodos: pré-crise (2008 e 2009), crise (2010 a 2014) e pós-crise (2015 a 2019). Concluímos que a aprovação do fim da isenção em sede de IMT acarreta quedas significativas nas rendibilidades oferecidas pelos FIIs e influencia a dinâmica e comportamento dos mercados imobiliário e acionista. Contribui para o aumento da correlação entre os mesmos e, como tal, para a diminuição do potencial do imobiliário como fator de diversificação do risco de um portfolio composto por ações.
This paper investigates the impact that the recent proposal to end the IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) tax exemption for the Real Estate Investment Funds (REIFs) has on their returns and analyzes its consequences on capital market investment. We analyze 19 funds representing around 56% of the overall net value of REIFs operating in Portugal and 36% of the value under management of the entire industry. We begin by making a descriptive analysis of the behavior of the real estate and equity markets between 2008 and 2019 in Portugal. We quantify the impact of the approval of the above mentioned proposal for the period between 2016 and 2018. Finally, we study the correlations between the real estate market and the stock market with and without reflection of this fiscal measure, for the same period, in order to analyze possible changes in market behavior. Given that the period under this research includes the period of financial crisis that occured in Portugal, we carry out a subperiod analysis: pre-crisis (2008 and 2009), crisis (2010 to 2014) and post-crisis (2015 to 2019). Approval of the end of the IMT exemption leads to significant decreases in the returns offered by the REIFs and influences the dynamics and behavior of the real estate and equity markets. In fact, it leads to the increase of the correlation of the two markets and therefore to the decrease of the real estate potential as a risk diversification factor of a portfolio containing stocks.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Lago, Thais do. "A contabiliza????o de conting??ncias tribut??rias por companhias abertas no Brasil e nos Estados Unidos." FECAP - Faculdade Escola de Com??rcio ??lvares Penteado, 2006. http://132.0.0.61:8080/tede/handle/tede/579.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2015-12-04T11:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thais_do_Lago.pdf: 641589 bytes, checksum: 22afdef3bcd427b38d78f38696c41e06 (MD5) Previous issue date: 2006-06-19
The recording of contingencies by listed companies in Brazil and in the USA, especially the taxable ones, has been troublesome, because there are no clear normative criteria to classify their risk in remote, possible and probable contingencies. It has also been troublesome because of the laborious adequation of financial statements to the accounting norms established by these two countries. Consequently, this has resulted in asymmetrical information. As there is a Brazilian Securities Commission (CVM) established norm, the problem of the asymmetrical information could be overcame concerning registered companies in different capital markets, regarding the obligation of synchronizing the Brazilian statements and financial information with the American ones. Therefore, it is intended with this work to analyze the financial statements content of listed companies in the New York Stock Exchange (NYSE) and in the S??o Paulo Stock Exchange (BOVESPA), relating to the recording of taxable contingencies, aiming to detect the existence of asymmetrical information. To reach such an objective, it has been applied the content analysis method in a financial statements sample of 30 (thirty) listed companies in the NYSE and in the BOVESPA. It was verified that 20 (twenty) companies have presented higher disclosure levels of taxable contingencies in the USA in relation to Brazil, 5 (five) have presented higher disclosure levels of taxable contingencies in Brazil in relation to the USA and 5 (five) have presented the same disclosure levels of taxable contingencies in both countries. These results show that the financial statements adequation process to the accounting norms established by the USA and Brazil and the use of subjective nature terms, such as remote, possible or probable, might expose the investor to incomplete information, which might lead him to take wrong decisions. Such statement has justified the elaboration of suggestions to record the taxable contingencies in the Brazilian law, which could be applied to handle the normative criteria fragility to classify the risk. This work could guide regulators agencies in the capital market, agencies interested in the international accounting convergence, solicitors, financial statements personnel and auditors, as it reveals vital aspects to be considered in the financial statements accounting treatment of taxable contingencies. In addition, this work could provide elements to improve the financial statements transparency and consistency.
The recording of contingencies by listed companies in Brazil and in the USA, especially the taxable ones, has been troublesome, because there are no clear normative criteria to classify their risk in remote, possible and probable contingencies. It has also been troublesome because of the laborious adequation of financial statements to the accounting norms established by these two countries. Consequently, this has resulted in asymmetrical information. As there is a Brazilian Securities Commission (CVM) established norm, the problem of the asymmetrical information could be overcame concerning registered companies in different capital markets, regarding the obligation of synchronizing the Brazilian statements and financial information with the American ones. Therefore, it is intended with this work to analyze the financial statements content of listed companies in the New York Stock Exchange (NYSE) and in the S??o Paulo Stock Exchange (BOVESPA), relating to the recording of taxable contingencies, aiming to detect the existence of asymmetrical information. To reach such an objective, it has been applied the content analysis method in a financial statements sample of 30 (thirty) listed companies in the NYSE and in the BOVESPA. It was verified that 20 (twenty) companies have presented higher disclosure levels of taxable contingencies in the USA in relation to Brazil, 5 (five) have presented higher disclosure levels of taxable contingencies in Brazil in relation to the USA and 5 (five) have presented the same disclosure levels of taxable contingencies in both countries. These results show that the financial statements adequation process to the accounting norms established by the USA and Brazil and the use of subjective nature terms, such as remote, possible or probable, might expose the investor to incomplete information, which might lead him to take wrong decisions. Such statement has justified the elaboration of suggestions to record the taxable contingencies in the Brazilian law, which could be applied to handle the normative criteria fragility to classify the risk. This work could guide regulators agencies in the capital market, agencies interested in the international accounting convergence, solicitors, financial statements personnel and auditors, as it reveals vital aspects to be considered in the financial statements accounting treatment of taxable contingencies. In addition, this work could provide elements to improve the financial statements transparency and consistency.
A contabiliza????o de conting??ncias, notadamente as tribut??rias, por companhias abertas no Brasil e nos Estados Unidos tem sido problem??tica devido ?? aus??ncia de crit??rios normativos claros para a classifica????o do risco das conting??ncias em remotas, poss??veis ou prov??veis. Tamb??m tem sido problem??tica devido ?? laboriosa adequa????o das demonstra????es financeiras ??s normas cont??beis estabelecidas pelos dois pa??ses, o que tem gerado uma assimetria informacional. Ocorre que devido ?? exist??ncia de uma norma da Comiss??o de Valores Mobili??rios poderia estar superado o problema da assimetria informacional no caso de empresas registradas em diferentes mercados de capitais, ante a obriga????o de sincronizar as demonstra????es e informa????es financeiras aqui divulgadas com as divulgadas no exterior. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o conte??do das demonstra????es financeiras das companhias abertas listadas na Bolsa de Valores de Nova York, a "New York Stock Exchange" (NYSE) e na Bolsa de Valores de S??o Paulo (BOVESPA), referente ?? contabiliza????o de conting??ncias tribut??rias, no intuito de constatar a exist??ncia da assimetria informacional. Para alcan??ar a consecu????o desse objetivo, foi utilizado o m??todo de an??lise de conte??do em uma amostra de demonstra????es financeiras de 30 (trinta) companhias listadas na NYSE e na BOVESPA. Verificou-se que 20 (vinte) apresentaram n??veis de evidencia????o de conting??ncias tribut??rias maiores nos Estados Unidos que no Brasil, 5 (cinco) apresentaram n??veis de evidencia????o de conting??ncias tribut??rias maiores no Brasil que nos Estados Unidos e 5 (cinco) apresentaram o mesmo n??vel de evidencia????o de conting??ncias tribut??rias nesses pa??ses. Esses resultados confirmam que o processo de adequa????o das demonstra????es financeiras ??s normas cont??beis estabelecidas pelos dois pa??ses e a utiliza????o de termos de natureza subjetiva, tais como remotas, poss??veis ou prov??veis, podem expor o investidor a informa????es incompletas, que podem eventualmente lev??-lo a decis??es equivocadas. Tal constata????o justificou a elabora????o de sugest??es para a contabiliza????o das conting??ncias tribut??rias no ambiente legal brasileiro que podem ser empregadas para lidar com a fragilidade dos crit??rios normativos para a classifica????o do risco. Esta pesquisa poder?? nortear ??rg??os reguladores do mercado de capitais, ??rg??os interessados na converg??ncia cont??bil internacional, advogados, preparadores das demonstra????es financeiras e auditores, na medida em que descortina aspectos relevantes que dever??o ser considerados no tratamento cont??bil das conting??ncias tribut??rias. Al??m disso, esta pesquisa pode fornecer elementos para a melhoria na transpar??ncia e consist??ncia das demonstra????es financeiras
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Pereira, Pedro Miguel Guimarães. "O efeito fiscal nos dividendos: evidência nas empresas do PSI20." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16542.

Повний текст джерела
Анотація:
Mestrado em Gestão
Este trabalho tem como principal objetivo analisar o efeito fiscal na política de dividendos das empresas com títulos cotados em bolsa. Para a concretização do estudo estimámos, através da metodologia de dados em painel, o comportamento das ações na data ex-dividendo, no período compreendido entre 2005 e 2015, considerando uma amostra constituída por 23 empresas correspondendo a um total de 148 observações. A evidência encontrada permite confirmar a existência de uma relação positiva entre a variação média do preço das ações na data ex-dividendo e a dividend yield. Foi também possível testar os efeitos de microestrutura do mercado português em torno da data ex-dividendo que, a existirem, têm reduzida expressão. Por último, os resultados revelam ainda que, num período de indiferença fiscal, os investidores consideram os ganhos de capital e os dividendos como substitutos perfeitos, não se evidenciado correlação entre o quociente de variação do preço e o valor médio de discriminação fiscal do investidor.
This study aims at analyzing the fiscal effect on the dividend policy of companies listed in the market. In order to carry it out, we estimated, through the panel data methodology, the performance of market shares in the ex-dividend date, during the period between 2005 and 2015, considering a sample of 23 companies, in a total of 148 observations. Evidence found confirms the existence of a positive correlation between the average change in the stock price in the ex-dividend date and the dividend yield. It was also possible to test the microstructure effects of the Portuguese market regarding the ex-dividend date that, in case of existence, have reduced expression. Finally, the results also reveal that, in a period of fiscal indifference, investors consider the capital gains and dividends as perfect substitutes, and there were no evidence regarding the correlation between the price change ratio and the average value of fiscal investor discrimination.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Pitta, André Grünspun. "As funções da informação no mercado de valores mobiliários: uma reflexão sobre o regime de divulgação de informações imposto às companhias abertas brasileiras." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2132/tde-11082014-082203/.

Повний текст джерела
Анотація:
O regime de divulgação obrigatória de informações é tido como principal pilar regulatório do mercado de valores mobiliários. Esse status deriva, tradicionalmente, da acepção de que a prestação informacional em níveis satisfatórios viabiliza a adequada tomada de decisão dos investidores, constituindo importante mecanismo de proteção no âmbito do mercado de valores mobiliários, por garantir uma teórica igualdade de condições entre seus participantes, principalmente investidores, ofertantes, intermediários e emissores de valores mobiliários. Adicionalmente, à luz dos pressupostos da hipótese dos mercados eficientes, reputa-se que o regime de divulgação obrigatória de informações, ao garantir a atuação informada dos investidores, promove a eficiência informacional do mercado, contribuindo para que as informações disponíveis sobre determinado valor mobiliário sejam instantaneamente incorporadas ao seu preço, e, consequentemente, para sua precisão. Contudo, tal abordagem, fundamentada nas premissas de que o comportamento dos investidores aproxima-se daquele prescrito pela teoria da escolha racional, e de que a formação dos preços dos valores mobiliários negociados ocorre da forma como proposto pela hipótese dos mercados eficientes, desconsidera aspectos operacionais do mercado e comportamentais dos investidores, que fragilizam a funcionalidade do regime informacional obrigatório com relação à tomada de decisão dos investidores e à promoção da eficiência informacional do mercado. É primordial, assim, contemplar tal fragilidade quando da definição do conteúdo das obrigações informacionais, principalmente diante dos altos custos associados à produção e disseminação de determinadas informações que, teoricamente, seriam úteis à avaliação dos fundamentos econômicos dos valores mobiliários (como, por exemplo, aquelas cuja divulgação pode representar a perda de vantagens competitivas e a inibição do engajamento em projetos inovadores). Por outro lado, o regime informacional obrigatório exerce outras funções no âmbito do mercado de valores mobiliários, que devem ser igualmente consideradas na definição de sua orientação regulatória, dentre as quais incluem-se (i) a redução dos custos de monitoramento e a consequente redução dos custos de agência inerentes às companhias abertas; (ii) a promoção da confiança dos investidores no mercado de valores mobiliários; (iii) a administração da seleção adversa dos emissores de valores mobiliários; (iv) o auxílio no exercício das atividades regulatórias dos órgãos reguladores e autorreguladores; e (v) a viabilização do regime de responsabilidade aplicável aos emissores de valores mobiliários, e, na esfera das ofertas públicas de distribuição, aos ofertantes e às instituições intermediárias. A partir dessas ponderações, e do reconhecimento de que o regime informacional obrigatório presta-se a uma globalidade de funções distintas, que, conjuntamente, justificam seu status de principal ferramenta regulatória do mercado de valores mobiliários, o presente trabalho analisa a funcionalidade do regime aplicável às companhias abertas brasileiras. Concluiu-se, a partir do estudo do amplo arcabouço legal e regulatório definidor do conteúdo das obrigações informacionais as quais as companhias abertas brasileiras estão sujeitas, que o regime informacional atende satisfatoriamente à multiplicidade de funções que o justificam, principalmente após as recentes inovações trazidas pela ICVM 480. Entretanto, não obstante os benefícios gerados pela ampliação do conteúdo informacional obrigatório após a edição da referida norma, não se pode ignorar os potenciais efeitos perversos associados ao excesso de informações que dela podem advir. Adicionalmente, a inflexibilidade do regime informacional obrigatório aplicável às companhias abertas brasileiras, que não contempla diferenciais substantivos em função do porte das companhias, de seu estágio de desenvolvimento e do perfil dos investidores que subscrevem, adquirem ou negociam seus valores mobiliários, não se justifica sob uma ótica de custos e benefícios e certamente impede o acesso de diversas companhias ao mercado de valores mobiliários.
The mandatory disclosure regime is considered the cornerstone of securities regulation. Such status traditionally arises from the recognition that disclosure, in a satisfactory level, makes feasible a precise decision making by investors, establishing an important protection mechanism on securities market once it guarantees a theoretical parity among its participants, mainly investors, offerors and issuers. Additionally, under the assumptions of the efficient market hypothesis, mandatory disclosure regime (guarantying an informed performance of investors), promotes informational efficiency on securities market, allowing instantaneous incorporation of available information to securities prices and, as a consequence, its enhancement. Notwithstanding, such approach, mainly based on the assumption that investors behavior is close to the prescriptions of rational choice theory, and price formation of securities traded occurs as provided by efficient market hypothesis, does not take into consideration some aspects associated with the operation of securities market and behavior of investors that mitigates the functionality of mandatory disclosure regime related to investors decision making and promotion of informational efficiency of securities market. In this sense, the recognition of such aspect on the definition of informational requirements applicable to issuers is essential, mainly in face of the high costs associated with production and dissemination of some information that, theoretically, are useful to valuation of the economic fundamentals of securities (as, for example, information that, once disclosed, may harm competitive advantages of the issuer or discourage engagement in innovative projects). On the other hand, mandatory disclosure regime performs other important functions that shall be equally considered on the definition of its regulatory approach, including (i) reduction of monitoring costs and, as a consequence, of agency costs within publicly traded companies; (ii) promotion of investor confidence on securities market; (iii) management of adverse selection of securities issuers; (iv) assistance to regulatory activities of securities regulators and self-regulatory organizations; and (v) making feasible the liability regime applicable to securities issuers, and, in the scope of public offerings, to offerors and underwriters. Based on these considerations and on the recognition that mandatory disclosure regime serves multiple and different functions that, together, justify its status of main regulatory instrument of securities market, this essay analyses the functionality of mandatory disclosure regime applicable to Brazilian publicly-traded companies. It concludes, departing from the study of the extensive legal and regulatory framework that defines information requirements applicable to Brazilian publicly traded companies, that mandatory disclosure regime satisfies the multiple functions above mentioned, specially after the recent innovations implemented by CVM Rule 480/09. However, despite all benefits arising from the extension of the disclosure regime implemented by the abovementioned rule, potential negative effects associated to overload of information that my emerge from such regulation shall not be ignored. In addition, the inflexibility of the mandatory disclosure regime applicable to Brazilian publicly traded companies, which does not considers tiered requirements according to the size and/or stage of development of companies and sophistication of investors that subscribe, acquire or trade with their securities, is not justified by a cost-benefit standpoint and certainly avoids access of many companies to securities market.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Garcia, Maria Teresa Medeiros. "Eficiência do mercado de capitais." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 1992. http://hdl.handle.net/10400.5/19652.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Alonso, Leonardo. "Crimes contra o mercado de capitais." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2136/tde-07052010-075537/.

Повний текст джерела
Анотація:
A necessidade de tutela eficiente do Mercado de Capitais é, atualmente, indiscutível. O advento de novas tecnologias e o tráfego internacional de capital cada vez maior; tornam o Mercado de Capitais, contemporaneamente, sujeito a amplos riscos e danos. Nesse contexto, o legislador tem respondido com a incriminação de condutas ofensivas ao mercado, contudo a formulação de tipos penais nem sempre se mostra adequada. Dessa forma, questiona-se qual o bem juridicamente tutelado pelos crimes contra o Mercado de Capitais, referente material necessário à intervenção penal do Estado; bem como quais os critérios adequados para verificação da legitimidade de tal intervenção. A dissertação está dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo tem lugar a análise dos dilemas do direito penal clássico frente aos novos riscos decorrentes da sociedade pós-moderna, com especial destaque à expansão dos Mercados de Capitais em uma sociedade globalizada; bem como os efeitos da chamada Globalização no direito penal e o incremento do direito penal econômico. O segundo capítulo destina-se a uma verificação das bases jurídicas e legais da regulação do Mercado de Capitais fundamentais para uma melhor compreensão de sua tutela penal , nomeadamente quanto ao seu controle no âmbito administrativo. Cumpre, ainda, no segundo capítulo, uma delimitação dos critérios científicos, externos ao bem jurídico, capazes de possibilitar um juízo de legitimidade da tutela penal do Mercado de Capitais. O terceiro capítulo trata do processo de criminalização da tutela dos Mercados de Capitais, passando por uma análise crítica acerca da utilização simbólica do direito penal e de sua internacionalização desprovida de critérios dogmáticos; e se encerra com um panorama acerca do tratamento penal dado aos Mercados de Capitais nos Estados Unidos da América e Europa Continental. Por fim, o capítulo quarto versa acerca da tutela penal do Mercado de Capitais no Brasil. Nesse contexto, partindo-se da Teoria pessoal do bem jurídico desenvolvida por Hassemer, foram identificados os interesses patrimoniais do público investidor como referente material limitador da intervenção penal do Estado. Uma vez identificado o bem jurídico tutelado, é realizada uma análise dos tipos penais relativos às operações do Mercado de Capitais, notadamente, a manipulação de mercado e o uso indevido de informação privilegiada; bem como acerca da utilização de tipos penais excessivamente abertos e crimes de perigo abstrato. Nesse capítulo também é apresentada uma proposta de adequação típica aos crimes de manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada. Ao final, são expostas as conclusões do trabalho.
The need for efficient protection in the current Capital Market cannot be disregarded. The advent of new technologies and increasing international capital movements have rendered the contemporary Capital Market subject to extensive risks and damages. In this context, legislators have responded by criminalizing offensive conducts to the market, albeit through the establishment of criminal types that are not always adequate. Therefore, this thesis questions which legal good is legally protected by crimes against the Capital Market, in relation to the necessary State criminal intervention, and which are the adequate criteria for the verification of the legitimacy of such intervention. The thesis is divided into four chapters. The first chapter refers to the assessment of the dilemmas in classic criminal law in relation to the new risks arising out of post-modern society, especially regarding the expansion of the Capital Markets in a globalized society, in addition to the effects of the phenomenon referred to as Globalization in criminal law, and in economic criminal law. The second chapter focuses on the verification of the legal and judicial grounds for Capital Market regulation essential for the better understanding of its criminal protection specifically in relation to its control within the administrative scope. Furthermore, this chapter discusses the scientific criteria, external to the legal good, capable of providing for a legitimacy judgment of criminal protection of Capital Markets. The third chapter refers to the criminalization process of protection in Capital Markets, including a critical assessment of the symbolic use of criminal law and its internationalization without any dogmatic criteria. The chapter ends with the panorama on the criminal treatment given to Capital Markets in the United States of America and Continental Europe. Finally, the fourth chapter assesses criminal protection of the Capital Market in Brazil. In this context, beginning with the theory of the legal good developed by Hassemer, the asset interests of the investing public were identified as limiting material reference for the States criminal intervention. Once the protected legal good has been identified, an assessment on the criminal types in relation to the Capital Market is carried out, especially in reference to market manipulation and insider trading, as well as in regard to the use of excessively open criminal types and abstract danger crimes. This chapter also shows a proposal for the adequate typifying of market manipulation crimes and insider trading. Conclusions on the subject are drawn at the end.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Martins, Ricardo Lacaz. "Tributação da renda imobiliária." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2133/tde-03092009-121252/.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente trabalho parte da análise das normas que regem a tributação da renda no mercado imobiliário com a finalidade de possibilitar a identificação de um sistema jurídico dotado de princípios e valores próprios, que possibilite o estudo de suas normas de maneira destacada em relação às demais disposições que versam sobre a imposição da renda. Não se tem por pretensão a busca de uma autonomia das mencionadas normas; pelo contrário, o estudo parte da premissa de um único sistema jurídico, mas que pode ser estudado sob diferentes pontos de vista: um sistema que comporta subsistemas normativos, com valores e princípios próprios. Objetiva-se, assim, a identificação e posterior aproximação daquelas disposições que possuem fundamentos e princípios comuns, o que possibilitará a compreensão da extensão das previsões normativas a serem analisadas, bem como as opções efetuadas pelo legislador na produção legislativa. Antes de se efetuar o estudo das normas que versam sobre a tributação da renda imobiliária serão discutidos e apresentados os conceitos gerais necessários às análises que se seguirão. A limitação do legislador na produção legislativa é aspecto central no presente estudo. Entende-se que o sistema jurídico justo demanda uma coerência alcançada somente quando verificada a adequação valorativa das normas que o compõem e apresente unidade, por meio da observância de princípios e valores comuns, por essas mesmas normas. As normas que prevêem as imposições fiscais incidentes sobre renda no mercado imobiliário se prestarão de pano de fundo para a identificação de princípios que regem a tributação do imposto de renda nas diversas situações apresentadas. Serão, assim, objeto de análise a tributação do imposto de renda das pessoas jurídicas, tributadas pelo lucro real e pelo lucro presumido; a tributação especial das pessoas jurídicas sujeitas ao patrimônio de afetação; os rendimentos auferidos pelas pessoas físicas decorrente das atividades ligadas ao mercado imobiliário, tais como o ganho de capital na venda de imóveis e a tributação dos fundos de investimento imobiliários. Ao final da análise da legislação que versa sobre a tributação do imposto de renda nas situações acima mencionadas serão apresentados os princípios e valores escolhidos pelo legislador para a imposição da renda imobiliária.
The present arises from the analysis of principles which rule the taxation on the real estate market aiming the possibility of identifying a legal system endowed with principles and self-values and also providing an outstanding study of its rules with relation to the other provisions which deal with the income taxation. There is no intention of the search of independence from the aforementioned provisions, on the contrary, the study arises from the assumption of a unique legal system, which otherwise may be studied under different points of view, a system which involves normative sub-systems with their own values and principles. It aims, therefore, the identification and later approach to those provisions which own principles and grounds in common, providing that way, the understanding of the extension of the normative foresight to be analyzed, as well as, the legislator\'s altematives when making laws. Before the study of the principles which deal with the real estate income taxation, the general concepts needed to the analysis shall be presented and discussed. The legislator limitation to the law making shall be the central aspect of the present study. It is understood that a fair legal system demands coherence, which is just achieved when the appropriate principle values which integrate it are consolidated by the observance of the common principles and values of such principles. The rules, which provide the tax enforcement collected on the real estate income, shall be the grounds for the identification of the principles which rule the taxation on the income tax of the different situations herein presented. The corporation income tax, collected on presumed and gross profits, special corporation taxation liable to the \"patrimônio de afetação\", the earnings obtained by the individual persons regarding real estate businesses such as capital gain in property sales and the taxation on real estate funds of investments will, therefore, be the object of the analysis. After the analysis of the legislation which deals with the taxation on the income tax of the aforementioned situations, the principles and values enforced on real state earnings chosen by the legislator shall be presented.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Silva, Gustavo Travassos Pereira da [UNESP]. "Esforço de modernidade do mercado de capitais no Brasil: o novo mercado." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/99148.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-08Bitstream added on 2014-06-13T20:27:08Z : No. of bitstreams: 1 silva_gtp_me_arafcl.pdf: 586589 bytes, checksum: cb3373fc13737cea0537525e7742cd59 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O presente trabalho tem por objetivo investigar como pode ser diferente o padrão financeiro e de financiamento entre empresas quando um ambiente com maior proteção ao investidor resultante de melhor proteção legal e melhores práticas de governança por parte das empresas passa a existir. É essa a nova perspectiva que foi instaurada no Brasil a partir de 2000, denominado de Novo Mercado contrapondo-se ao mercado tradicional de capitais, representado pelo IBOVESPA. A comparação que propomos é entre duas amostras através de índices econômicofinanceiros, na qual a primeira amostra possui firmas do Novo Mercado enquanto a segunda possui firmas do IBOVESPA. Observaremos a experiência de três países emergentes (México, Polônia e Chile) no desenvolvimento de seus mercados de capitais. Tais evidências sugerem que um ambiente de liberalização financeira e de boas práticas de governança corporativa, são capazes de influenciar positivamente o desenvolvimento e o crescimento das firmas. Para criar o contexto da análise nos dedicamos a explorar como a estrutura financeira torna-se relevante à análise econômica e como o sistema financeiro é capaz de fomentar o desenvolvimento econômico através de intermediários mais eficientes.
This work has the purpose of investigating how different the financial and funding pattern can be among firms when exists an environment with more investor protection resulting from better legal protection and corporate governance practices at firms. That is the new perspective in Brazil since 2000, with Novo Mercado becoming the counterpart of traditional capital markets, represented by IBOVESPA. We propose a comparison using economic-financial indexes for two samples, the first one is formed with Novo Mercado companies, and the second one with IBOVESPA companies. We also will observe three emerging countries (Mexico, Poland and Chile) in their capital markets development. There is evidence that an environment with financial liberalization and good corporate governance practices are capable of influentiating positively the development and growth of firms. To create the analysis context, we dedicate to explore how the financial structure became relevant in the economic analysis and how the financial system can foment economic development through more efficient intermediaries.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Silva, Gustavo Travassos Pereira da. "Esforço de modernidade do mercado de capitais no Brasil : o novo mercado /." Araraquara : [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/11449/99148.

Повний текст джерела
Анотація:
Orientador: Elton Eustáquio Casagrande
Banca: Alexandre Sartoris Neto
Banca: Patrícia Helena Fernandes Cunha
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar como pode ser diferente o padrão financeiro e de financiamento entre empresas quando um ambiente com maior proteção ao investidor resultante de melhor proteção legal e melhores práticas de governança por parte das empresas passa a existir. É essa a nova perspectiva que foi instaurada no Brasil a partir de 2000, denominado de Novo Mercado contrapondo-se ao mercado tradicional de capitais, representado pelo IBOVESPA. A comparação que propomos é entre duas amostras através de índices econômicofinanceiros, na qual a primeira amostra possui firmas do Novo Mercado enquanto a segunda possui firmas do IBOVESPA. Observaremos a experiência de três países emergentes (México, Polônia e Chile) no desenvolvimento de seus mercados de capitais. Tais evidências sugerem que um ambiente de liberalização financeira e de boas práticas de governança corporativa, são capazes de influenciar positivamente o desenvolvimento e o crescimento das firmas. Para criar o contexto da análise nos dedicamos a explorar como a estrutura financeira torna-se relevante à análise econômica e como o sistema financeiro é capaz de fomentar o desenvolvimento econômico através de intermediários mais eficientes.
Abstract: This work has the purpose of investigating how different the financial and funding pattern can be among firms when exists an environment with more investor protection resulting from better legal protection and corporate governance practices at firms. That is the new perspective in Brazil since 2000, with Novo Mercado becoming the counterpart of traditional capital markets, represented by IBOVESPA. We propose a comparison using economic-financial indexes for two samples, the first one is formed with Novo Mercado companies, and the second one with IBOVESPA companies. We also will observe three emerging countries (Mexico, Poland and Chile) in their capital markets development. There is evidence that an environment with financial liberalization and good corporate governance practices are capable of influentiating positively the development and growth of firms. To create the analysis context, we dedicate to explore how the financial structure became relevant in the economic analysis and how the financial system can foment economic development through more efficient intermediaries.
Mestre
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Більше джерел

Книги з теми "Mercado de capitais - Impostos"

1

Rudge, Luiz Fernando. Mercado de capitais. Belo Horizonte, MG: Comissão Nacional de Bolsas de Valores, 1993.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Brazil. Legislação sobre mercado de capitais. Rio de Janeiro-RJ: Comissão Nacional de Bolsas de Valores, 1986.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Mercado de capitais: Regime jurídico. 3rd ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2011.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Brazil. Legislação sobre mercado de capitais. Rio de Janeiro, RJ: Comissão Nacional de Bolsas de Valores, 1990.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Butrón, Guilhermo Tomás Málaga. Mercado de capitais e desenvolvimento. [São Paulo, Brazil]: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, Núcleo de Pesquisas e Publicações, 1997.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Brazil. Legislação sobre mercado de capitais. 9th ed. Belo Horizonte, MG: Comissão Nacional de Bolsas de Valores, 1992.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Giannini, Silvia. Imposte e mercato internazionale dei capitali. Bologna: Il mulino, 1994.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Sistema financeiro e mercado de capitais. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, 1985.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Eizirik, Nelson Laks. Mercado de capitais e S.A.: Jurisprudência. Rio de Janeiro, RJ: Comissão Nacional de Bolsa de Valores, 1987.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Abreu, José. O último imbecil do mercado de capitais. Salvador, BA: Editoração, 1987.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Більше джерел

Частини книг з теми "Mercado de capitais - Impostos"

1

ROCCA, CARLOS ANTONIO. "Plano Diretor do Mercado de Capitais 2008 (PDMC 2008)." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 15–50. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50005-8.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

"Front Matter." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, ii—iii. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50001-0.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

"Copyright." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, iv. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50002-2.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

PAULO, JOÃO, and REIS VELLOSO. "INTRODUÇÃO: Os Planos Diretores e a Revolução no Mercado de Capitais." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 1–4. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50003-4.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

MIFANO, GILBERTO. "O Novo Plano Diretor e o Mercado de Capitais Brasileiro." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 5–14. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50004-6.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

"Entidades participantes do Comitê Executivo do Plano Diretor." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 51–53. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50006-x.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

"GT Plano Diretor 2008 – Participantes1414Representantes que participaram de reuniões do GT, indicados pelas entidades do Comitê Executivo do Plano Diretor." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 55–57. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50007-1.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

"Especialistas consultados." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 59–61. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50008-3.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

"Principais atos de regulação e autorregulação desde o Plano Diretor do Mercado de Capitais 2002 até 31/3/20081515Trabalho realizado por Interlink Consultoria, a pedido do IBMEC; destacam-se as medidas adotadas em 2007 e 2008." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 63–111. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50009-5.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Rocca, Carlos Antonio. "Agradecimentos." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 113–17. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50010-1.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Тези доповідей конференцій з теми "Mercado de capitais - Impostos"

1

ARAUJO VIEIRA, GUILHERME, Felipe Fortuna, Carlos Francisco Simões Gomes, and MARCOS DOS SANTOS. "ANÁLISE PROSPECTIVA DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO PÓS-COVID19: UMA VISÃO MACROECONÔMICA." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.349121.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Soares, Edilaine Rodrigues. "Integração entre pequenas e médias empresas de TI e o mercado de capitais." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/ms-4597.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Cohen, Eric David. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS DE MERCADO DE CAPITAIS DE UMA GRANDE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA." In 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2015. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693117-12contecsi/ps-2796.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

de Britto, Daniel Pitelli. "A INFLUÊNCIA DO MERCADO DE CAPITAIS NO SETOR DE REAL ESTATE BRASILEIRO: GERAÇÃO OU DESTRUIÇÃO DE VALOR?" In 11ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2011. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2011-559-798-1-rv.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Carvalho, Matheus de Souza, Willian Felipe Assis de Oliveira, Marco Antônio de Andrade Luciano, and JAMILE NEME DE QUEIROZ. "Inserção de Pequenas e Médias Empresas no Mercado de Capitais: Um estudo do impacto econômico após o IPO." In Anais do XII CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/113653.12-1.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

SOUSA, FRANCISCO RICARDO CORREIA DE, CAIKE DAMIAO NASCIMENTO SILVA, LUTERO CARMO DE LIMA, and FRANCISCO SALES AVILA CAVALCANTE. "ESTRUTURA REGULATÓRIA PARA INTERCONEXÃO DA GERACAO DESCENTRALIZADA NO BRASIL E AVANÇOS NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EMITIDOS PELO ESTADO DO CEARÁ." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2020-00035.

Повний текст джерела
Анотація:
A construcao de hidreletricas no Brasil tornou-se cada vez mais complicada nos ultimos anos, principalmente devido as grandes distancias entre os centros de geracao e os centros consumidores, alem dos impactos ambientais associados a esses empreendimentos. Em 2012, a Agencia Nacional de Energia Eletrica (ANEEL) estabeleceu a possibilidade de geracao distribuida de energia por clientes das concessionarias de energia renovavel. Desde entao, muitas adaptacoes e atualizacoes foram feitas no marco regulatorio da medicao liquida no Brasil, em relacao ao processo de interconexao, impostos e licenciamento ambiental, dentre elas, a legislacao inovadora emitida pelo o estado do Ceara. Diante disso, este estudo tem como objetivo fazer uma revisao e avaliacao abrangente do marco regulatorio referente a geracao distribuida no Brasil e suas consequencias sobre futuras politicas energeticas e implicacoes no potencial de mercado desta modalidade de geracao de energia no pais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Vergini, Danielle Paná, Salete Turra, Itzhak David Simão Kaveski, and Nelson Hein. "ENTROPIA DA INFORMAÇÃO EM INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS E DE MERCADO DE CAPITAIS DAS EMPRESAS PERTENCENTES AO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA BM&FBOVESPA." In 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2015. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693117-12contecsi/rf-1974.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Cardoso e Silva, Fernanda Alyne, Tayná Almeida, and Benedito Donizeti Bonatto. "Utilização do Modelo Econômico e Regulatório do Mercado Elétrico (TAROT) para Análise do Impacto da Redução de Impostos sobre a Venda na Tarifa de Energia Elétrica." In ANAIS DA XIV CONFERêNCIA BRASILEIRA SOBRE QUALIDADE DA ENERGIA ELéTRICA. Galoa, 2021. http://dx.doi.org/10.17648/cbqee-2021-130514.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Wisniewski, Marina Luiza Gaspar. "AS EMPRESAS SUSTENTÁVEIS E O MERCADO DE CAPITAIS: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERNALIZAÇÃO DA CULTURA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ESTRATÉGIA DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/ps-5105.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

MOTA, PATRICK LUAN TATAGIBA, PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS, and JOAO CARLOS FELIX SOUZA. "A INFLUÊNCIA DOS PERÍODOS DE ELEIÇÃO PRESIDENCIAL ENTRE 2006 E 2014 SOBRE O PREÇO DAS AÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS DE BANCOS BRASILEIROS NO ÂMBITO DA BM&FBOVESPA: UM ESTUDO DE EVENTOS." In ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2017_tn_sto_240_393_33568.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії