Academic literature on the topic 'Abordagem Centrada na Pessoa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Abordagem Centrada na Pessoa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Abordagem Centrada na Pessoa"

1

Ruben, Roa, Ana Carolina Diniz Oliveira, Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Lecticia Cabral de Souza, and Ruth Borges Dias. "Abordagem centrada nas pessoas." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 4, no. 16 (November 17, 2009): 245–59. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc4(16)162.

Full text
Abstract:
A Medicina de Família e comunidade pressupõe um novo marco epistemológico que obriga também o uso de instrumentos e ferramentas que se correspondam com ela. Este modelo de atenção permite levar adiante uma consulta onde estejam presentes todas as categorias nas quais se expressa o processo saúde-doença. A Medicina de Família pretende combinar ambas visões e para isto oferece elementos para incorporar a moléstia como parte essencial da nossa sistemática de abordagem do paciente sendo o foco principal a abordagem por problemas, que nada mais é que aquilo que preocupa a pessoa, sua família ou o medico, ou a todos, e as vezes haverá moléstia, em outras doenças e em outras tantas ambas coexistirão. Sabe-se que o impacto de um problema de saúde sobre uma pessoa não só afeta a ela, mas também ao seu entorno. Este por sua vez pode atuar como origem ou perpetuador da crise, ou então servir para ajudar na resolução do conflito. Distintas ferramentas servem para o propósito de conhecer o contexto no qual a crise de saúde se desenvolve, tais como: genograma, ciclo vital individual e familiar. Toda vez que duas pessoas se comunicam, o acordo ou desacordo são variáveis possíveis. Narelação médico-paciente isto não é uma exceção. Os valores, crenças, sentimentos e informações de cada indivíduo são diferentes, e não necessariamente médicos e pacientes estão de acordo em vários pontos durante uma consulta. O objetivo é a necessidade de alcançar um mínimo de acordos para que esta consulta tenha efetividade terapêutica, sendo assim importante encontrar um território comum. As relações em geral envolvem poder, cuidado, sentimentos, confiança e objetivos. O objetivo neste tipo de relação deve ser obviamente compartilhado por ambos, e não pode ser outro que o de conseguir o maior grau de saúde para nosso paciente. Assim, nossa especialidade, considerada de baixa complexidade, transforma-se em uma especialidade de alta complexidade cognitiva, não havendo dúvidas que é muito mais fácil manejar um eletrocardiógrafo que uma consulta médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, José Mauro Ceratti, and Jorge Alberto Rosa Ribeiro. "A pessoa como centro do cuidado na prática do médico de família." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 10, no. 34 (March 31, 2015): 1–13. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc10(34)870.

Full text
Abstract:
Objetivo: uma atuação centrada na pessoa é considerada essencial para o médico de família e comunidade considerando-se as mudanças ocorridas na sociedade nos séculos XIX e XX. Este artigo apresenta um estudo de caso, cujo objetivo foi identificar se os componentes que caracterizam inequivocamente o Método de Abordagem Clínica Centrada na Pessoa (MCCP) estão presentes na prática do médico de família. Métodos: os dados foram coletados por meio de entrevistas com médicos de família e com pessoas por eles atendidas, sendo os depoimentos gravados, transcritos e analisados com base no Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: identificaram-se aspectos comuns ou contraditórios nos discursos de pessoas e médicos sobre a aplicação da Abordagem Centrada na Pessoa. Conclusão: ainda não existe por parte dos médicos de família um conhecimento adequado sobre significado e aplicação de uma Abordagem Clínica Centrada na Pessoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Virginia. "Revisitando as fases da abordagem centrada na pessoa." Estudos de Psicologia (Campinas) 27, no. 4 (December 2010): 537–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2010000400011.

Full text
Abstract:
Os interesses de Carl Rogers assumiram focos diferentes ao longo de seu pensamento, de maneira que seus comentadores dividiram sua teoria em distintas fases. Mais de 20 anos após sua morte, o que se observa atualmente é uma enorme diversidade de vertentes que se denominam Abordagem Centrada na Pessoa ou se dizem vinculadas a ela. Visando a contribuir para uma melhor compreensão do panorama atual da abordagem criada por Rogers, este artigo tem como objetivo revisitar as chamadas fases da Abordagem Centrada na Pessoa, propondo uma nova fase - a fase Pós-Rogeriana - consistente de vertentes atuais que, partindo de distintas fases daquela teoria, assumem distintos caminhos criando novas teorizações contemporâneas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Madeira, Luís. "Psicoterapia centrada na pessoa de psicopatologia." Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental 1, no. 1 (November 1, 2015): 25–31. http://dx.doi.org/10.51338/rppsm.2015.v1.i1.5.

Full text
Abstract:
O âmbito da psicopatologia como uma disciplina, o seu método e metas são importantes para entender transtorno mental, bem como definir o que deve ser avaliada no exame do estado mental. Por mais de um século a pedido de objectividade e de confiança para a pesquisa, apólices de seguro rigorosas eo aumento da carga de trabalho clínico ter imposto categorização e operacionalização dos fenômenos psicopatológicos. Este movimento foi culpado de ter levado psicopatologia em um beco sem saída, minando a presente pesquisa e diagnóstico clínico. Ao revisitar a alguns dos erros do século XXI psicopatologia encontramos predicados fenomenológicas e ontológicas variados que podem ter contribuído para esses danos. Eles incluem mudanças na natureza da abordagem necessária para o acesso e recolher fenômenos psicopatológicos, bem como um reducionismo na dimensão do significado que é relevante para a psicopatologia. Este ensaio sugere que as pedras fundamentais da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) são uma formação relevante, abordando a maioria dos escrúpulos anteriores. É nossa convicção que psicopatologistas treinados em PCA poderia melhorar a sua estrutura relacional e adquirir os preceitos ontológicos para acessar e avaliar uma ampla gama de fenômenos mentais corretamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

JUSTO, Henrique. "Caminhos da abordagem centrada na pessoa no sul do Brasil." PHENOMENOLOGICAL STUDIES - Revista da Abordagem Gestáltica 18, no. 1 (2012): 95–104. http://dx.doi.org/10.18065/rag.2012v18n1.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MOREIRA, Virginia, Liane Bastos LANDIM, and Geórgia Silva ROMCY. "John Keith Wood e a abordagem centrada na pessoa no Brasil." PHENOMENOLOGICAL STUDIES - Revista da Abordagem Gestáltica 20, no. 1 (2014): 63–70. http://dx.doi.org/10.18065/rag.2014v20n1.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Amatuzzi, Mauro Martins, Vera Engler Cury, Carla Fabiana Graetz, Juliana Martensen Belatini, Marilu Lorete de Andrade, and Moema Maria Seber. "A atitude de boa vontade e a abordagem centrada na pessoa." Estudos de Psicologia (Campinas) 19, no. 2 (August 2002): 5–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2002000200001.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo levantar as características da atitude de Boa Vontade, levantar também as características da Abordagem Centrada na Pessoa enquanto uma abordagem mais ampla que sua aplicação no campo da clínica psicológica, e comparar uma coisa com a outra. O método adotado foi qualitativo, de tipo fenomenológico. A comparação mostrou que há semelhanças e diferenças entre as duas, e que a forma como os conceitos são construídos nesse caso e noutro difere. Na idéia de BV o foco é a bondade do ato apontando para o aspecto ético, e na ACP o foco é a relação voltada para o outro confiando nos processos básicos da vida. Da aproximação dos dois conceitos tira-se a conclusão da importância do aspecto ético, entendido como essencial, na formação para ACP e, em geral, na formação do psicólogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Emanuel Meireles, and José Célio Freire. "Alteridade e Psicologia Humanista: uma leitura ética da abordagem centrada na pessoa." Estudos de Psicologia (Campinas) 23, no. 4 (December 2006): 425–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2006000400010.

Full text
Abstract:
Este trabalho admite, de início, a ausência de um tratamento da alteridade radical na Abordagem Centrada na Pessoa - como proposta originalmente por Carl Rogers - para propor, ao fim, uma releitura da tendência atualizante e das atitudes facilitadoras - aceitação positiva incondicional, empatia e autenticidade - como lugares possíveis para o encontro com o outro em sua radicalidade. Aponta, assim, para uma perspectiva descentrada ou excêntrica da pessoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Bianca, and Marco Antonio Azevedo. "Respeitando biografias até o fim: uma concepção de personalidade mais adequada ao cuidado centrado na pessoa de indivíduos com transtornos graves da consciência." ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy 19, no. 1 (May 20, 2020): 105–34. http://dx.doi.org/10.5007/1677-2954.2020v19n1p105.

Full text
Abstract:
A abordagem conhecida como Saúde Centrada na Pessoa (SCP) tem seu foco nos indivíduos tomados como pessoas e não apenas como pacientes. Contudo, em filosofia, segundo as abordagens tradicionais, nem todos os seres humanos são (estritamente) “pessoas”. Ora, se para a SCP, importa tomar a todos os pacientes como pessoas, é preciso repensar as definições e conceitos propostos pelas mais diferentes abordagens ontológicas sobre a personalidade. Afinal, não são apenas os indivíduos com um self maduro e racional que demandam cuidados em saúde. Para a SCP, recém-nascidos, bebês, crianças, deficientes mentais e idosos com demência, e mesmo as pessoas portadoras de transtornos graves de consciência (TGC), também são pessoas com direitos a cuidados de saúde. Portanto, levando a SCP a sério, parece necessário que o conceito de pessoa seja estendido para incluir indivíduos com níveis de consciência insipientes ou imaturos, bem como aqueles com deficiências mentais graves ou permanentes. Neste artigo, discutiremos criticamente alguns conceitos filosóficos influentes sobre o que entendemos ou devemos entender por “pessoa”, buscando uma abordagem mais ampla e inclusiva. Propomos uma abordagem ontológica segundo a qual pessoas são compreendidas como seres dotados de uma biografia socialmente reconhecida, o que implica reconhecer esses indivíduos como portadores não apenas de necessidades em saúde, mas de interesses e demandas legítimas. Tais interesses e demandas, além das necessidades em bem-estar, não são expressos diretamente por elas devido, dadas suas deficiências graves, como ocorre com os indivíduos com TGC. Disso resulta que, no âmbito de uma SCP, para os pacientes que padecem de TGC, não é apenas o cuidado que importa, mas também o respeito. Os cuidadores, portanto, devem não apenas cuidar, movidos por simpatia ou compaixão, do bem-estar desses indivíduos, mas também devem se preocupar em respeitar seus interesses e direitos, interpretando-os de forma empática, à luz de sua história pessoal ou biográfica. Nossa conclusão é que, para ser coerente, a SCP deve considerar pessoas com TGC como pessoas, e que nosso conceito revisado de personalidade se adapta perfeitamente a essa exigência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schmidt, Maria Luisa Sandoval. "Utopia, teoria e ação:: leitura das propostas grupais na abordagem centrada na pessoa." Psicologia: Ciência e Profissão 31, no. 3 (2011): 628–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932011000300014.

Full text
Abstract:
O presente ensaio analisa as contribuições e os problemas da visão sobre os grupos de Carl Rogers, as concepções de grupo de encontro e de encontro de comunidade e os âmbitos de sua prática, localizandoos em relação à história de constituição da abordagem centrada na pessoa, bem como os conceitos de poder e política construídos por Rogers a partir da psicoterapia centrada no cliente. Da explicitação da trama de ideias e práticas grupais deriva, assim, uma interpretação da presença da utopia e da ideologia no pensamento rogeriano. Essa leitura tem como referência as facetas construtivas e negativas da utopia e da ideologia em suas relações de oposição e complementaridade, tal como tematizadas por Paul Ricoeur.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Abordagem Centrada na Pessoa"

1

Landim, Liane Bastos. "A noção de diagnóstico psicológico na abordagem centrada na pessoa." Universidade de Fortaleza, 2014. http://dspace.unifor.br/handle/tede/95687.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:54:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-10-03
In this dissertation, we made a research about the way that the concept of psychological diagnosis was understood in the Person Centred Approach (PCE), starting when Carl Ransom Rogers, its author, began his clinical practice, until the studies nowadays. To achieve this objective, we made a study in Rogers´ and his commentators literature. We also researched this theme through a systematic review of the literature in the following database: Academic Google, Scielo, BVS-Portal, Portal Capes, Science Direct, IBICT, World Association for the Person Centered & Experiential Psychotherapy & Counselling, American Psychological Association (APA) Society for Humanistic Psychology. The concept of psychological diagnosis has changed a lot with the evolvement of Rogers´s thoughts about the PCE and therefore needs to be comprehended in the context where the PCE was developed. Among Rogers´s main considerations about the traditional notion of psychological diagnosis, we underline that: this activity isn´t responsible for an efficient psychotherapy; this traditional diagnosis can concentrate authority and knowledge on the psychotherapist rather than on the client, lacking autonomy and responsibility with the treatment; this activity can be a barrier for the conditions of worth for the establishment of a relationship between psychotherapist and client. As the PCE defends a new perspective of the human being and proposes a new way to approach his issues, it also refers a new view to the psychological diagnosis: an activity of process comprehension of the person and his experience, happening in the context of a psychotherapeutic relationship. Key-words: Person Centred Approach, Psychological Theory, Psychotherapy, Psychological Diagnosis.
Nesta dissertação, nós pesquisamos a maneira pela qual a noção de diagnóstico psicológico foi vista na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desde o momento em que Carl Ransom Rogers, autor da ACP, iniciou sua prática clínica, até os estudiosos contemporâneos desta abordagem. Para este fim, realizamos uma ampla revisão bibliográfica da obra de Rogers e seus principais comentadores e uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, BVS-Portal, Portal Capes, Science Direct, IBICT, World Association for the Person Centered & Experiential Psychotherapy & Counselling, American Psychological Association (APA) Society for Humanistic Psychology. A noção de diagnóstico psicológico se modificou na medida em que o pensamento de Rogers evoluía e por isto precisa ser compreendida à luz do contexto em que a ACP se desenvolveu. Dentre as principais considerações de Rogers sobre o diagnóstico psicológico tradicional, sublinhamos que: a realização de um diagnóstico psicológico tradicional não é responsável por uma psicoterapia bem sucedida; um diagnóstico psicológico tradicional pode concentrar no psicoterapeuta uma função de autoridade e de saber sobre o seu paciente, tirando-lhe a sua autonomia e responsabilidade com o tratamento; um diagnóstico psicológico tradicional pode impedir que as condições necessárias e suficientes para o estabelecimento de uma relação entre cliente e psicoterapeuta sejam alcançadas. Na medida em que a ACP defende uma nova visão de homem e propõe uma nova forma de abordar suas questões, também refere o diagnóstico psicológico por outra perspectiva: a de uma atividade de compreensão processual do sujeito e de suas experiências, que acontece no seio de uma relação psicoterápica. Palavras-chave: Abordagem Centrada na Pessoa, Teoria Psicológica, Psicoterapia, Diagnóstico Psicológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Cláudio Marcelo Mateus. "Envelhecimento e Cultura Organizacional: Abordagem Centrada na Pessoa com Demência em ERPI." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19357.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Gerontologia Social
O envelhecimento populacional se, por um lado, representa uma conquista das sociedades, por outro constitui-se um dos maiores desafios do século. Não só por se traduzir no aumento da população mais velha mas também, tendo em conta a transição epidemiológica, por as doenças crónicas se tornarem mais prevalentes, como a demência. Portugal, segundo a OCDE (2017), considera-se o 4º país da OCDE com mais pessoas com demência por cada mil habitantes. O elevado quantitativo de pessoas com demência também se replica nas respostas socias, onde 90% dos idosos nos lares tem alterações cognitivas. Neste grupo, 78% tem demência, segundo a União das Misericórdias Portuguesas - projeto VIDAS. Torna-se pertinente verificar como as Estruturas Residenciais para a Pessoa Idosa (ERPI) se organizam na prestação de cuidados às pessoas com demência. A literatura existente apresenta a abordagem centrada na pessoa com demência como ideal desafiador do modelo biomédico, colocando ao centro da sua intervenção a escolha e autonomia pessoais. Os estudos da cultura organizacional desenvolvem também pesquisas relacionadas com o funcionamento e prestação de serviços em ERPI. O objetivo da pesquisa consistiu em caracterizar a cultura organizacional de ERPI em Portugal, na perspetiva dos profissionais, segundo a abordagem centrada na pessoa com demência. Participaram na pesquisa quatro ERPI, com mais de 1/3 de residentes com demência. Os funcionários foram inquiridos mediante a aplicação de questionários construídos a partir de dimensões e indicadores da abordagem em estudo, subdivididos em quatro grupos: Diretor Técnico; Técnicos Superiores/Profissionais; Auxiliares de Ação Direta; Funcionários da Cozinha. De forma geral, os resultados revelam que, para além das ERPI conseguirem cumprir alguns indicadores afetos à abordagem, verificam-se lacunas nas áreas: horário de visita; avaliação da qualidade de serviços e bem-estar; gestão de vagas e decisão de integração em ERPI. especialização em cuidados; formação em cuidados em demência; recursos humanos;
Population aging, on the one hand, represents an achievement within society, on the other hand it is one of the greatest challenges of the century. Not only because it translates into an increase in the older population, but also taking into account the epidemiological transition due to chronic illnesses becoming more prevalent, such as dementia. Portugal, according to OCDE (2017), is considered the fourth country of OCDE with most people with dementia per thousand inhabitants. The high number of people with dementia is also evident in the data collected, where 90% of the eldrely in nursing homes have cognitive impairment. Within this group, 78% have dementia, according to the União das Misericórdias Portuguesas - project VIDAS`. It becomes relevant to examine how the Estruturas Residenciais para a Pessoa Idosa (ERPI) are organized to provide care for people with dementia. Existing literature presents the person-centered approach with dementia as a challenging ideal of the biomedical model, placing at the center of its intervention personal choice and autonomy. Organizational culture studies also develop research related to the functioning and service provision of ERPI. The goal of this research was to characterize the organizational culture of ERPI in Portugal, from the perspective of professionals, according to the approach focused on people with dementia. Four ERPI participated in this research, with more than 1/3 of residents with dementia. Employees were surveyed by applying questionnaires built on dimensions and indicators of the approach under study, subdivided into four groups: Technical Director; Senior / Professional Technicians; Certified Nursing Assistants; Kitchen staff. Overall, the results show that, in addition to the ERPI being able to meet some indicators related to the approach, there are gaps in the areas: specialization in care; training in dementia care; Human Resources; visiting time; quality of service and welfare assessment; vacancy management and ERPI integration decision.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ARAÚJO, Iago Cavalcante. "Peter Schmid e a Abordagem Centrada na Pessoa: uma aproximação à alteridade radical." www.teses.ufc.br, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12642.

Full text
Abstract:
ARAÚJO, Iago Cavalcante. Peter Schmid e a Abordagem Centrada na Pessoa: uma aproximação à alteridade radical. 2015. 116f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2014.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2015-06-05T15:29:24Z No. of bitstreams: 1 2014_dis_icaraujo.pdf: 1035970 bytes, checksum: 7a2baf5b3ee9043c0608ba563346d681 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2015-06-05T17:19:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_dis_icaraujo.pdf: 1035970 bytes, checksum: 7a2baf5b3ee9043c0608ba563346d681 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-05T17:19:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_dis_icaraujo.pdf: 1035970 bytes, checksum: 7a2baf5b3ee9043c0608ba563346d681 (MD5) Previous issue date: 2014
The Person Centred Approach (PCA), founded by Carl Rogers, can only be justified from a set of values and ethics and not only as an application of skills and knowledge. Furthermore, from studies of Figueiredo (1996), it is established the importance of ethos as a search for a place to the Other in the constitution of psychologies. In what refers to the place of the Other in the constitution of subjectivity, Freire (2002) investigates the place to alterity in several modern psychologies and states that in PCA, the place for Levinas’ radical alterity is vacant, as in other psychologies. The Other, as postulated by Levinas (2008 [1961]), is precedent and transcendent to the I; not being possible to totalize and understand it fully; it shows the dimension of the strange in the psychological experience. This Other is not so dear figure to psychologies as it appears to be. On the other hand, Peter Schmid (1999) conceives that ethics is the first issue to be considered when it comes to PCA, either its theory or its practice. Hence, the present paper aims to present the work of Peter Schmid to the Brazilian community of Rogerian approach. The perspective of this author is grounded in an important dialogue with the philosophies of dialogue and a vision of the human as radically a person, which offers another way to face the alterity in Rogerian theory and practice. Such change presents a fruitful approach to ethical philosophy of Emmanuel Levinas. A methodology for the study, we used an almost-in-method inspired by the philosophies of Levinas (2008 [1961]) and Derrida (2007), in which we seek, among other things, to put on display the polysemy of the studied speeches. We conclude that, despite the divergences among the prospect formulated by Schmid with Levinasian ethics, doing readings of the main concepts of the PCA, it shows a closer relationship with that one and a new way of dealing with the alterity within the framework of the Rogerian approach. With this work, we hope to foment a greater dialogue and production on the clinical and psychotherapeutic care of the person and the place offered to otherness in Rogerian psychology.
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), fundada por Carl Rogers, só pode ser justificada a partir de um conjunto de valores e de uma ética e não somente como uma aplicação de técnicas e conhecimentos. Além disto, a partir dos estudos de Figueiredo (1996) fica estabelecida a importância do éthos como busca de um lugar para o Outro na constituição das psicologias. Naquilo que se refere ao Lugar do Outro na constituição da subjetividade, Freire (2002) investiga o lugar para a alteridade nas diversas psicologias modernas e afirma que, na ACP, o lugar para a alteridade radical levinasiana está vacante, assim como nas demais psicologias. O Outro, conforme postulado por Lévinas (2008 [1961]), é precedente e transcendente ao Eu; não sendo possível totalizá-lo e compreendê-lo inteiramente, ele apresenta a dimensão do estranho na experiência psicológica. Este Outro não é figura tão cara para as psicologias como aparenta ser. Por outro lado, Peter Schmid (1999) concebe que a ética é a primeira questão a ser pensada quando se trata da ACP, quer de sua teoria, quer de sua prática. Daí que este trabalho objetivou apresentar a obra de Peter Schmid à comunidade brasileira da abordagem rogeriana. A perspectiva deste autor está alicerçada em um diálogo importante com as filosofias do diálogo e uma visão do humano como radicalmente pessoa, o que oferece outra forma de encarar a alteridade na teoria e prática rogerianas. Tal mudança apresenta uma profícua aproximação com a filosofia ética de Emmanuel Lévinas. Como metodologia para o estudo, utilizou-se um quase-método inspirado nas filosofias de Lévinas (2008 [1961]) e Derrida (2008), em que buscamos, entre outras coisas, pôr à mostra a polissemia dos discursos estudados. Concluiu-se que, apesar da perspectiva formulada por Schmid apresentar divergências com a ética levinasiana, ao fazer releituras dos principais conceitos da ACP, ela apresenta uma maior aproximação com aquela e uma nova forma de lidar com a alteridade dentro do arcabouço da abordagem rogeriana. Espera-se, com este trabalho, fomentar um maior diálogo e produção acerca do cuidado clínico e psicoterapêutico com a pessoa e o lugar oferecido para a alteridade na psicologia rogeriana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Renata Beatriz da. "A função da supervisão na formação do psicólogo clínico na abordagem centrada na pessoa." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. http://hdl.handle.net/10923/5003.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000387790-Texto+Completo-0.pdf: 869381 bytes, checksum: 9bf6743465d37890b91cc81982b44434 (MD5) Previous issue date: 2006
Esse trabalho, contém a apresentação do projeto de dissertação mestrado em psicologia clínica denominado"A função da Supervisão sob a ótica do psicólogo clínico em formação na Abordagem Centrada na Pessoa". Com a devida aprovação do comitê de ética em pesquisa da PUCRS, através de uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas, foram entrevistadas oito psicólogas que estavam realizando supervisão no curso de especialização em uma instituição de formação em psicoterapia centrada na pessoa. Como resultado do projeto de pesquisa foram elaborados dois artigos científicos. Um de revisão de literatura entitulado"Desenvolvimento e formação do psicólogo clínico à luz da abordagem centrada na pessoa" E um artigo Empírico entitulado"A experiência de supervisão na abordagem centrada na pessoa: mudanças pessoais além de aprimoramento profissional". Espera-se que esta dissertação, do ponto de vista teórico e empírico possa contribuir para avanço de mais estudos na Abordagem Centrada na Pessoa, e também como incentivo a novas reflexões sobre o processo de formação profissional do psicólogo, voltando-se para as relações humanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Edson. "Excelencia organizacional : uma abordagem centrada nas pessoas." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305890.

Full text
Abstract:
Orientador: Manuel Folledo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica
Made available in DSpace on 2018-07-23T05:12:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ferreira_Edson_M.pdf: 3661966 bytes, checksum: 0264ba8ecaa18faa94e4d7d457dd70fe (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: A dissertação se propõe a identificar as características fundamentais das organizações de excelência com o Objetivo de estimular àqueles que participam da atividade empresarial a emularem essas características nas organizações em que atuam. Fundamenta-se na revisão da bibliografia existente sobre organizações de desempenho excepcional e do pensamento de destacados líderes empresariais e estudiosos da questão organizacional. Organizações de excelência são organizações com desempenho excepcional desde a fundação. Empresas que são líderes nos mercados em que atuam e cujas práticas administrativas e de negócios estão acima dos modismos e dos chavões-gerenciais. Essas empresas têm um grau de liberdade a mais que as empresas convencionais para criarem a realidade que desejam, pois para elas o lucro não é a única coisa que importa. Possuem uma inegociável ideologia centralvalores e propósitos elevados - que estabelecem que o sucesso não deve ser obtido a qualquer preço. São flexíveis e estimulam a mudança, o que as torna mais adaptáveis à complexidade de um mundo que muda. Possuem uma nítida intenção estratégica e estabelecem metas audaciosas que amparadas por uma visão compartilhada canalizam a energia emocional de todos os colaboradores. Incentivam os colaboradores a experimentarem, a ousar o novo. Reinterpretaram o fracasso e aprendem também com as experiências "mal-sucedidas" . Não buscam superar a concorrência, mas sim superar a si próprias fazendo cada vez melhor. Alavancam, seus recursos obtendo resultados expressivos com investimentos relativamente menores que os seus concorrentes. Possuem mentalidade de longo prazo, investindo no desenvolvimento dos colaboradores, preservam o ambiente pois sabem que não estão "de passagem"; consideram-se como espécies em evolução, criando assim um forte senso de continuidade. Mantém uma nítida cultura organizacional que as permite conceder maior autonomia operacional sem o risco de perder o controle. Mantém o controle sem controlar! São organizações que aprendem, pois expandem continuamente a capacidade de "criação do futuro". Não privilegiam exclusivamente a componente tecnológica, ao contrário procuram equilibrar os aspectos técnicos e sociais. Consideram-se como sistemas abertos, trocando "energia" e informação com o mundo externo. Confiam na capacidade humana de observação, avaliação e decisão para minimizar a turbulência gerada por um ambiente caótico. Consideram os interesses de seus membros e da comunidade em que atuam tornando-se mais "ecológicas" e humanizadas com propósitos mais elevados e menos impessoais. Em suma, para se desenvolverem como organizações de excelência utilizam uma abordagem que é centrada nas pessoas.
Abstract: This dissertation's objective is to identify the excellent organization's basic characteristics, and to stimulate people who participate of the entrepreneurial activity to emulate those characteristics inside the organizations in which they actuate. It's based on the excellent organization's existing literature review and on recognized business leaders' and scholars' thought about the organizational matter. Excellent organizations are those organizations having exceptional performance since its creation. They are leading organizations in their markets and have long lasting business and administrative practices. Organizations that have more freedom than the conventional ones, to create the reality they want, since for them, the "bottom line" is not the most, fundamental thing. They have a strong ideology - values and purposes - wich means that the success is not unconditional. They are flexible and give incentives to changes! - what makes them more suitable to the complexity of a world that changes. They have a clear strategic intent and set ambitious goals wich supported by a shared vision, collect the emotional energy from all the employees. They give the people the incentives to do experimentation, to try out new possibilities - They have a different interpretation of falling short - and learn from the unsuccess either. Excellent organizations don't work to surpass competitors, rather work to surpass themselves, doing always better. They leverage the resources, attaining important results with relatively less expenditures than the conventional companies. They are long term minded, investing on the employees' development, they care about the enviroment because they know that they are not just "passing by"; they think themselves as evolutionary specimens creating a strong meaning of continuity. Excellent companies keep a visible organizational culture that allows them to give the employees more autonomy; they keep the control without controlling! They are learning organizations, since continually broaden their capability of creating the future. They don't focus exclusively on the technological issues, in opposition, try to keep the balance between social and technical issues. Excellent organizations see themselves as open systems, exchanging "energy" and information with the external environment. They trust on human capability of observation, evaluation and decision making in order to cope with the turbulence generated by a "chaotic" environment. They keep in mind the stockholders' interests-includind the community in which they are operating - becoming more ecological and humanistic, taking into account higher purposes. Resuming, in order to exist as excellent organizations, they have an approach wich is human based.
Mestrado
Mestre em Qualidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cury, Vera Engler. "Abordagem centrada na pessoa : um estudo sobre as implicações dos trabalhos com grupos intensivos para a terapia centrada no cliente." [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/311318.

Full text
Abstract:
Orientador : Mauro M. Amatuzzi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-07-18T21:01:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cury_VeraEngler_D.pdf: 6086632 bytes, checksum: 80e20e9c34a52a97cf89809c7ecbc588 (MD5) Previous issue date: 1993
Resumo: Este estudo baseia-se nos princípios teóricos da Abordagem Centrada na Pessoa - denominação genérica adotada pelo psicólogo americano Carl R. Rogers e colaboradores para englobar atividades desenvolvidas em diversos campos. Historicamente, esta abordagem teve origem no Aconselhamento e na Psicoterapia, passando a incluir, posteriormente, o Ensino Centrado no Aluno, os Grupos de Encontro, os Workshops de Grandes Grupos Intensivos, e os Encontros de Comunidade. O objetivo da pesquisa consiste em analisar esta evolução, de forma a caracterizar a influência das experiências com Grandes Grupos Intensivos na prática da Terapia Centrada no Cliente. A ênfase recai sobre a necessidade de um desenvolvimento teórico consistente e que respeite os aspectos presentes na prática atual, conferindo-lhe legitimidade como uma abordagem psicossocial aos problemas humanos. Esta não é apenas uma pesquisa bibliográfica, pois inclui uma revisão teórica, levada a efeito através de uma leitura reflexiva da literatura existente, a partir da qual descrevem-se as tendências do campo analisado, sob a perspectiva do método psicoterapêutico. O estudo compõe-se de duas partes: Parte I - descreve as fases percorridas pela Terapia Centrada no Cliente, ao longo de sua evolução, através da compilação de dados históricos e caracteriza as várias formas de trabalhos com Grupos na Abordagem Centrada na Pessoa. de forma a incluir a Psicoterapia de Grupo. os Grupos de Encontro e os Encontros de Comunidade; Parte II - contém uma análise de fatores descritos nos trabalhos com Grupos Intensivos com implicações para a psicoterapia individual; descreve as limitações das formulações teóricas da Terapia Centrada no Cliente e apresenta uma proposta no sentido de superá-las. de forma a possibilitar uma nova configuração à qual denomina-se Psicoterapia Centrada na Pessoa; o último Capítulo. discorre sobre possíveis aplicações desta abordagem ao campo da Saúde Mental Pública no Brasil
Abstract: This study is based upon the theoretical framework of the Person Centered Approach - generical denomination adopted by the north-american psychologist Carl R.Rogers and his collaborators to encompass activities developed in various fields. Historically, this approach originated in the area of Counseling and Psychotherapy, evolving to include later the Student Centered Learning, Encounter Groups, Large Group Workshops and Communities for Learning. The objective of this research consists of an analysis of this evolution, in order to characterize the influences from the experiences with Intensive Large Groups to the practice of Client-Centered Therapy. The emphasis is put upon the necessity of a consistent theoretical development, which respects the aspects from the present practice, giving it a legitimacy as a psychosocial approach applied to human problems. It is not only a bibliographic research, since it includes a theoretical revision, carried on through a reflexive reading of the available literature, from which the tendencies of the analysed field are described. The study is composed of two parts: Part I - describes the phases in the development of Client-Centered Therapy, through the compilation of historical data and characterizes the various types of group activities in Person- Centered Approach, including Group Psychotherapy, Encounter Groups and Communities for Learning; Part I I - brings an analysis of several factors described in the context of Intensive Groups with their implications to individual psychotherapy; it also describes the theoretical limitations of Client-Centered Therapy and presents a proposal in order to overcome them, and to allow a new configuration which is so-called Person Centered Psychotherapy; the last Chapter considers some possible applications of this approach to the Public Mental Health Field in Brasil
Doutorado
Doutor em Saude Mental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Trzan-Ávila, Alexandre. "Uma história da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil Rio de Janeiro e São Paulo (1950 - 1970)." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6759.

Full text
Abstract:
A presente dissertação tem por objeto elaborar um relato histórico da emergência da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) no Brasil, com especial observância ao eixo Rio-São Paulo nas décadas de 1950, 1960 e 1970. A ACP faz parte da chamada Psicologia Humanista, um movimento inicialmente organizado pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) na década de 1950, que contou com a forte participação de Carl Rogers (1902-1987), também psicólogo norte-americano, e fundador da atualmente denominada Abordagem Centrada na Pessoa. A trajetória profissional de Rogers foi marcada pelos acontecimentos de sua época, como a crise econômica americana da década de 1930, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e os conflitos globais por questões étnicas, religiosas e raciais. Para uma melhor compreensão do desenvolvimento da ACP, este foi narrado em conjunto com a história dos principais acontecimentos políticos, econômicos e culturais dos EUA, buscando construir uma narrativa situada historicamente. O mesmo foi feito em relação à história da ACP no Brasil, nas décadas de 1950 a 1970, ressaltando-se o objetivo dos governantes nacionais de transformar o Brasil em uma grande nação em termos culturais e educacionais, para isso se valendo da criação de diversas instituições voltadas às crianças, adolescentes e jovens adultos, para seu atendimento psicológico, educacional, orientação profissional e aprimoramento técnico. A instauração da ditadura civil-militar iniciada em 1964, o processo de regulamentação da profissão de psicólogo e a criação dos primeiros cursos de psicologia no Brasil são destaque. Registrar a história da ACP no Brasil é uma tarefa que se justifica dado o contingente de profissionais que atuam neste referencial teórico e para incentivar a pesquisa em história da psicologia. A metodologia de trabalho adotada foi a revisão bibliográfica e o relato oral instrumentalizado por entrevistas com profissionais de destacada relevância na história da ACP no Rio de Janeiro e em São Paulo. Este estudo tem como marco final a vinda de Carl Rogers e sua equipe em 1977 ao Brasil para a realização do I Encontro Brasileiro Centrado na Pessoa (Arcozelo I), o que possibilitou a reunião, o reconhecimento mútuo e a troca de experiências entre os profissionais brasileiros, fechando desta forma o período da emergência da ACP no Brasil e favoreceu uma nova fase de desenvolvimento por todo o país.
This dissertation is to develop a historical object of emergence of Person Centred Approach (PCA) in Brazil, with special observance to the Rio-São Paulo in the 1950s, 1960s and 1970. The ACP is part of the so-called humanistic psychology, a movement initially organized by the american psychologist Abraham Maslow (1908-1970) in the 1950s, which saw the participation of strong Carl Rogers (1902-1987), also American psychologist and founder of the currently named the Person Centred Approach. The professional trajectory of Rogers was marked by the events of his time, as the american economic crisis of the 1930s, Worldwide War, the Cold War and by ethnic, religious and racial global conflicts. For a better understanding the development of ACP, this was narrated in conjunction with the main political, economic and cultural history of U.S., seeking construct a narrative historically situated. The same was done to the history of ACP in Brazil, in the decades from 1950 to 1970, emphasizing the political rulers goal of transforming Brazil into a great nation in cultural and educational for it is worth creating several institutions devoted to children, adolescents and young adults for their psychological care, educational, vocational guidance and technician improvement. The establishment of civil-military dictatorship that began in 1964, the process of regulating the profession of psychologist and the creation of first courses in psychology in Brazil are highlighted. Register the history of ACP in Brazil is a task that is justified given the contingent of professionals theoretical engaged and to encourage research into the history of psychology. The methodology of work adopted was the oral report and literature review instrumentalized by interviews with prominent professionals relevance in the history of ACP in Rio de Janeiro and Sao Paulo. This study is the final milestone coming of Carl Rogers and his team in 1977 to Brazil for the realization of the First Brazilian Meeting Focused on Person (Arcozelo I), which allowed the meeting, recognition and mutual exchange of experience among Brazilian professionals,thus closing the period of the emergency and the ACP in Brazil favoring a new phase of development across the country.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vilela, Sueli de Carvalho. "Escala de observação da interação enfermeiro-cliente: construção e validação." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06112012-184946/.

Full text
Abstract:
As relações interpessoais são discutidas em vários campos da enfermagem; na saúde mental e na psiquiátrica elas se desenvolvem como relações terapêuticas sendo abordadas como relação de ajuda ou relacionamento interpessoal. Na Abordagem Centrada na Pessoa as atitudes de consideração positiva incondicional, atitude empática e congruência são imprescindíveis para se desenvolver relações interpessoais terapêuticas promovendo nelas um clima de facilitação do crescimento e desenvolvimento do sujeito no cuidado. Na literatura brasileira de enfermagem não foram encontradas medidas de avaliação de tais atitudes embora se acredite que serão necessárias tanto no campo do cuidado quanto da educação. Através deste estudo, buscou-se desenvolver um instrumento de avaliação das relações interpessoais, abrangendo as três atitudes facilitadoras: consideração positiva incondicional, atitude empática e congruência e realizar a análise exploratória quanto à dimensionalidade e a fidedignidade do instrumento. O polo teórico envolveu a explicação dos construtos, a elaboração dos itens e as análises empíricas; o polo empírico relacionou-se a fase de experimentação do instrumento. Trata-se da escala de observação da interação enfermeiro-cliente constituída de itens positivos e reversos, tipo likert com cinco pontos. A consideração positiva incondicional ficou com 22 itens (15 reversos); a atitude empática compôs-se de 18 itens (2 reversos) e a congruência totalizou em 8 itens (2 reversos). Tais itens expressam o componente comportamental, verbal e motor de cada construto e foram indicados para o uso em situações de observação durante o cuidado. Optou-se pela filmagem das relações interpessoais desenvolvidas por 10 enfermeiros com 92 pessoas diagnosticadas com transtornos mentais durante consultas de enfermagem realizadas nas Estratégias de Saúde da Família de uma cidade do interior de Minas Gerais. No polo analítico, utilizou-se da análise fatorial (AF) e a consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach) segundo referencial teórico-metodológico utilizado. O instrumento foi avaliado segundo modelo teórico apresentando alfa da escala global de 0,82, do atributo um (consideração positiva incondicional) 0,68, do atributo dois (atitude empática) 0,76 e do atributo três (congruência) 0,49. Devido à baixa consistência interna do atributo três em conformidade com os resultados das cargas fatoriais, analisou-se um modelo sugerido pela AF de 36 itens, o que se mostrou frágil em relação aos conceitos constitutivos e a operacionalização. Os melhores resultados apontaram para um instrumento composto de três subescalas. A escala global de consideração positiva incondicional apresentou alfa de 0,687, a escala de atitude empática teve escore global de 0,769 e a terceira de 0,517. Itens com cargas fatorais abaixo de 0,40 foram eliminados. Todos os coeficientes foram significativos com valor-p <0,01 e correlação significativa observada pelo coeficiente de Spearman. Consideram- se necessários ajustes no construto/atributo três, devido à fragilidade dos resultados, embora estejam dentro dos parâmetros considerados aceitáveis. O instrumento construído pode ser utilizado por profissionais que desejam avaliar as relações interpessoais no cuidado de enfermagem que tenha a finalidade de pesquisa ou didática.
The interpersonal relations are discussed in many nursing fields and in mental health or psychiatric nursing they develop themselves as therapeutic relations that are approached as help relations or interpersonal relationship. In the Person-Centred Approach, unconditional positive consideration attitudes, empathetic attitudes and congruence are indispensable to develop therapeutic interpersonal relations and to promote an environment of growing and development facilitation for the subject on care. In Brazilian nursing literature, evaluation measures for these attitudes were not found although one believes that they will be necessary so far as in care and education fields. Through this study, one had as an objective to develop an interpersonal relationship evaluation instrument that enfolds the three facilitating attitudes, unconditional positive consideration attitudes, empathetic attitudes and congruence, and to perform the exploratory analysis concerning the dimensionality and reliability of such an instrument. The theoretic pole involved the explanation of the constructs, elaboration of the items and empirical analysis; the empirical pole related to the experimentation phase of the instrument. It is a matter of nurse-customer interaction observation scale constituted of positive and reverse items like a Likert-scale with five points. The unconditional positive consideration stayed with 22 items (15 reverse); the empathetic attitude was composed of 18 items (2 reverse) and the congruence counted for 8 items (2 reverse). Such items express the behavioral, oral and motor component of each construct and were indicated for using in conditions of observation during care. One chose for recording the interpersonal relations developed by 10 nurses involving 92 subjects with mental-impaired patients during nursing inquiries performed in Family Health Strategies in an inland city of Minas Gerais. In the analytical pole one made use of the factorial analysis (FA) and the internal consistency (Cronbach\'s alpha-coefficient) according the used theoretic-methodological referential. The instrument evaluated concerning to the theoretical model presented an alpha-scale global outcome of 0.82, being 0.68 for attribute one (unconditional positive consideration), 0.76 for attribute two (empathetic attitude) and 0.49 for attribute three (congruence). Due to the low internal consistency of attribute three in relation to the factorial load results, one analyzed a model of 36 items suggested by FA that showed itself fragile in relation to constitutive concepts and operationalization. The best outcomes indicate a three-subscale instrument. The unconditional positive consideration global scale presented an alpha of 0.687, the empathetic attitude scale got a global score of 0.769, and congruence featured 0.517. Items with factorial load below 0.40 were eliminated. All coefficients were significant for p<0.01 and significant correlation confirmed by Spearman coefficient. Some adjustments are necessary for the third construct/item due to the fragility of the results, although they are within acceptable parameters. The instrument so developed can be used by professionals who wish to evaluate the interpersonal relations in nursing care with research or didactic purpose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Callou, Virgínia Torquato. "Da compreensão de psicopatologia na obra de Carl Rogers a uma leitura contemporânea na abordagem centrada na pessoa." Universidade de Fortaleza, 2014. http://dspace.unifor.br/handle/tede/101898.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-12-19
This research aims to investigate the design of psychopathology in the theory of Carl Rogers and its implications for contemporary clinical practice of psychotherapists who recognize themselves trained in Person Centred Approach. For this we present the evolution of the notion of psychopathology in the work of Carl Rogers, from the beginnings of his theory through the work "The Clinical Treatment of the Problem Child", prior to the development of their innovative proposal for brief moment; strolling through the phases of the theory of the author which were divided into: Phase No Policy (1940-1950), Reflective Phase (1950-1957), Experiential Phase (1957-1970) and Phase Collective and Inter-Human (1970-1987) ( Wood, 1983; Cury, 1987; Moreira 1990, 2001, 2007, 2010 and Holland, 1994). Also addressed the idea of psychopathology in phase, named by Moreira (2010/2013), as Post Rogerian or Neorrogeriana which consists of the practice and the Person Centered Approach contemporary literature. To understand how psychotherapists who recognize themselves trained in Person Centred Approach work with the issue of psychopathology in their clinical practices contemporary conducted qualitative research through critical phenomenological method proposed by Moreira (2004.2009) that finds its philosophical foundations in phenomenology Merleau-Ponty (1945/ 2006). Ten phenomenological interviews we conducted, which subsequently underwent worldly phenomenological analysis with the following starter question "How is it for you to work with patients who have some type of psychopathology? ". The Person Centred Approach appeared in the subjects' employees as the basis for clinical work with psychopathology; Attitudes Facilitators were enlarged, from the findings of this research, the attitudes of: recognizing psychopathology understand psychopathology, service availability, connection and co facilitation; Diagnosis as a label has been criticized by psychotherapists, but the importance of understanding the same was emphasized; the diagnostic manuals and the partnership with psychiatry were described as relevant in all cases; have exposed the difficulties and challenges of working with these patients and ultimately the experience of professionals in that specific type of therapeutic process was presented. Keywords: Psychopathology, Carl Rogers, Person Centred Approach, Psychotherapy, Contemporary.
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a concepção de psicopatologia na teoria de Carl Rogers e suas implicações na prática clínica contemporânea de psicoterapeutas que se reconheçam com formação em Abordagem Centrada na Pessoa. Para isso nos centramos nos objetivos específicos nos quais apresentamos a evolução da noção de psicopatologia na obra de Carl Rogers. Abordamos também a ideia de psicopatologia na fase, nomeada por Moreira (2010/2013), como Pós-Rogeriana ou Neorrogeriana, que consiste na prática e literatura contemporânea da Abordagem Centrada na Pessoa. Para compreender como os psicoterapeutas que se reconhecem com formação em Abordagem Centrada na Pessoa trabalham com a questão da psicopatologia em suas práticas clínicas contemporâneas desenvolvemos pesquisa qualitativa com suporte no método fenomenológico crítico proposto por Moreira (2004,2009) que encontra seus fundamentos filosóficos na fenomenologia de Merleau-Ponty (1945/2006). Realizamos dez entrevistas fenomenológicas, posteriormente submetidas à análise fenomenológica mundana, com a seguinte pergunta disparadora ¿Como é para você trabalhar com pacientes que apresentam algum tipo de psicopatologia?¿. A Abordagem Centrada na Pessoa revelou-se na fala dos sujeitos colaboradores como a base para o trabalho clínico com a psicopatologia; as atitudes facilitadoras possibilitaram o desenvolvimento de habilidades, a partir dos achados desta pesquisa, tais como: reconhecer a psicopatologia, compreender os quadros psicopatológicos, disponibilidade no atendimento, vínculo e co-facilitação; o diagnóstico como rótulo foi criticado pelos psicoterapeutas, mas a importância da compreensão deste foi ressaltada; os manuais diagnósticos e a parceria com a psiquiatria foram descritos como relevantes nos atendimentos; foram expostas as dificuldades e os desafios de trabalhar com esses pacientes e por fim foi apresentada a experiência vivida dos profissionais nesse tipo específico de processo terapêutico. Palavras-chave: Psicopatologia, Carl Rogers, Abordagem Centrada na Pessoa, Psicoterapia, Contemporaneidade, Pesquisa Qualitativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, José Mauro Ceratti. "A pessoa como centro do cuidado : a abordagem centrada na pessoa no processo de produção do cuidado médico em Serviço de Atenção Primária à Saúde." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/5873.

Full text
Abstract:
Assumindo que uma atuação centrada na Pessoa é considerada imprescindível para um bom desempenho do médico de família e comunidade, a pesquisa apresentada nesta dissertação foi realizada objetivando identificar se estão presentes na prática os componentes que caracterizam inequivocamente o Método de Abordagem Clinica Centrada na Pessoa. O corpo da pesquisa foi constituído por médicos de família e comunidade e pessoas atendidas por eles em três das Unidades da Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC–GHC), considerado o principal e mais qualificado centro de assistência e formação em atenção primária do Brasil, o que constitui um recorte do conjunto de serviços de atenção primária do Brasil. A pesquisa realizada é um estudo de caso, sendo os dados coletados a partir de falas de médicos de família e falas de pessoas atendidas por estes médicos, cujos depoimentos foram registrados em fitas magnetizadas de áudio e posteriormente transcritos. A seqüência do trabalho deu-se com a análise a partir de referencial teórico composto por diversos autores, utilizando-se como metodologia o Discurso do Sujeito Coletivo. No primeiro momento são focadas, separadamente, as falas de médicos de família e comunidade e pessoas atendidas. E num segundo momento, de conclusão, identificam-se aspectos comuns ou contraditórios nestes discursos, e ressaltam-se aqueles que podem contribuir na reflexão sobre a formação médica, do trabalho em equipe e especialmente na especialização em Medicina de Família e Comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Abordagem Centrada na Pessoa"

1

Ferreira, Mário César. Qualidade de vida no trabalho: Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília, Distrito Federal, Brazil]: Paralelo 15, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castro, Flávia Viveiros de. Danos à pessoa nas relações de consumo: Uma abordagem civil constitucional. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Koury, Mauro Guilherme P. De que João Pessoa tem medo?: Uma abordagem em antropologia das emoções. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Monteiro, Thaïs Campos. Mais além do drama poético de Fernando Pessoa: Uma abordagem psicanalítica da criação heterónima. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Supervisão de Psicoterapia: Na Abordagem Humanista Centrada na Pessoa. Summus, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

de Morais Cury, Bruno. HUMANISMO EM CENA: comentários de filmes à luz do referencial teórico da abordagem centrada na pessoa. EDITORA CRV, 2010. http://dx.doi.org/10.24824/978856248089.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Morais Cury (org.), Bruno. HUMANISMO EM CENA 2: comentários de filmes à luz do referencial teórico da abordagem centrada na pessoa. EDITORA CRV, 2012. http://dx.doi.org/10.24824/978858042342.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barrett, Richard. Coaching Evolutivo: Uma Abordagem Centrada em Valores Para Liberar o Potencial Humano. QUALITYMARK, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Abordagem Sistemática para Exercícios de Definição de Prioridades de Pesquisa. Orientações para Trabalhadores da OMS. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275723401.

Full text
Abstract:
Este documento fornece orientações a todo o pessoal da Organização Mundial da Saúde responsável por planejar e administrar exercícios de definição de prioridades de pesquisa. Este guia tem como base uma coletânea de exemplos de boas práticas e metodologias extraídas da OMS e de outras organizações. O documento formula uma abordagem sistemática para orientar, como um todo, o Planejamento, a Implementação, a Publicação e a Avaliação (PIPA) dos processos de definição de prioridades de pesquisas. O documento foi elaborado de maneira a permitir a flexibilidade adequada a todos os tipos de definições de prioridades de pesquisa, sejam essas centradas em doenças específicas, utilizando abordagens nacionais ou roteiros globais, ou envolvendo um grupo pequeno de especialistas durante uma emergência ou uma consulta global de vários meses de duração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Edson da, Denise Machado Mourão, Natália Mota Melgaço, Rodrigo Gomes Pereira, Roberta Scaramussa da Silva, and Bruna Martins Grassi Sedlmaier. Práticas educativas em saúde para pessoas com diabetes Tipo 1. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-298-8.

Full text
Abstract:
A educação em diabetes é a principal ferramenta para a garantia do autocuidado do paciente que possui diabetes. Por isso, ela deve ser inserida em todos os níveis de assistência à saúde da pessoa que possui essa condição. Neste sentido, abordagens educativas devem envolver crianças e adolescentes para que se tornem adultos mais saudáveis e com melhor controle do diabetes. A educação em diabetes está relacionada ao processo de desenvolvimento de habilidades específicas e a incorporação de ferramentas necessárias para atingir as metas de cada etapa do tratamento. Destaca-se que a educação em diabetes voltada para crianças deve ser fundamentada em ações motivadoras, levando em conta: a idade e a maturidade; a importância do assunto em cada abordagem; a interatividade com atividades atrativas e lúdicas; e a progressão do aprendizado com ações educativas em etapas inicialmente simples até atingir o nível complexo. Deve ainda manejar o comportamento por meio da reavaliação e manter a educação continuada. Ao longo do tempo, com o incentivo e o apoio familiar o processo de aquisição da autonomia para o autocuidado na adolescência vai sendo aprimorado e influenciará no bom controle do diabetes no futuro. Como desenvolver atividades educativas capazes de auxiliar o manejo do diabetes Tipo 1 e promover o autocontrole da doença? Quais são as limitações, os desafios e as estratégias indicadas ao processo de educação em diabetes para esse público? Esta obra busca responder algumas dessas questões ao compartilhar vivências no âmbito da assistência ao paciente e da qualificação profissional em educação em diabetes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Abordagem Centrada na Pessoa"

1

Teixeira, Julia Nunes de Souza, and Ana Rafaela Pecora Calhao. "DA RIGIDEZ À FLUIDEZ: UM ESTUDO DE CASO NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA." In A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 2, 116–27. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.24020160111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos Filho, José Antônio dos. "AS ATITUDES DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA." In A Psicologia na Construção de uma Sociedade mais Justa 2, 169–79. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.49420030817.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Washington. "PSICOLOGIA DOS GRUPOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE ESTUDOS DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA." In PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Rfb Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786599175275.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ROCHA, J. M. C., and J. C. ROCHA. "O ENSINO REMOTO E A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA COMO CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO." In ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR – VOLUME 2, 133–52. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652511008.0.133-152.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SALES, D. C., and A. R. PECORA. "PROCESSO DE UM GRUPO VINCULADO AO PROGRAMA DE TABAGISMO: crescimento facilitado pela abordagem centrada na pessoa." In PSICOLOGIA HOSPITALAR E DA SAÚDE: percursos de uma residência multiprofissional da capital mato-grossense, 179–96. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978658608760.4.179-196.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cardoso, Luiz Felipe Viana, and Dener Luiz da Silva. "UMA EXPERIÊNCIA DE PSICOLOGIA ESCOLAR COM JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA." In Psicologia: Compreensão Teórica e Intervenção Prática 3, 129–41. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.63420071011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kretzler, Jéssica Alana, and Chancarlyne Vivian. "A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA COMO ARCABOUÇO TEÓRICO PARA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PSICOTERAPIA INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Consciência e atividade: Categorias fundamentais da psicologia, 13–25. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4152130062.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Correia, Daniel Reis, Laís Sousa da Silva, and Renata Oliveira Caetano. "REFLEXÃO SOBRE A TEORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE HILDEGARD PEPLAU E A TEORIA DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA DE CARL ROGERS: IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM." In Ciências da saúde: aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo, 118–31. 2nd ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa528.2121-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Noble, Justino Afonso Quadros. "Abordagem da pessoa com esteatose hepática não alcoólica." In PROMEF: Programa de Atualização em Medicina da Família e Comunidade: Ciclo 16: Volume 1. 10.5935, 2021. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-214-7.c0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Melo, Manuela Costa, Luana Nunes Lima, Lara Mabelle Milfont Boeckmann, Luciana Melo de Moura, Ruth Geralda Germana Martins, Ana Socorro de Moura, and Amanda Costa Melo. "ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: ABORDAGEM NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL." In A Enfermagem Centrada na Investigação Científica 5, 157–68. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.98520230715.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Abordagem Centrada na Pessoa"

1

Barbosa, Ana Paula De Magalhães, Fátima Helena Do Espírito Santo, and Michelle Freitas De Souza. "CUIDADOS PALIATIVOS EM TERAPIA INTENSIVA: VISÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1436.

Full text
Abstract:
Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o serviço hospitalar destinado a usuários em situação grave ou de risco que necessitam de cuidados intensivos, assistência ininterrupta e monitorização contínua. É nessa unidade que encaramos com frequência as realidades humanas mais temidas, como dor, sofrimento e morte. Nesse contexto, os cuidados paliativos trazem uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares quando enfrentam problemas inerentes a uma doença com risco de vida. Objetivo: analisar a visão dos profissionais de saúde frente ao paciente fora de possibilidade terapêutica na UTI. Material e Métodos: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 15 profissionais de saúde da UTI de um Hospital Universitário. Foram incluídos profissionais com tempo mínimo de seis meses de experiência no setor, presentes no plantão diurno, no momento da coleta, que ocorreu entre outubro e dezembro de 2018, através de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e submetidas à análise temática de conteúdos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense sob o parecer de n°1.693.754. Resultados: os participantes relataram que veem os pacientes em cuidados paliativos como pessoas que necessitam de medidas que tornem o processo de morte menos sofrido e mais digno, também demonstram insatisfação com a realidade do cenário atual dos cuidados paliativos na terapia intensiva e muitas vezes se sentem despreparados para prestar a assistência adequada, sendo a dificuldade de comunicação entre a equipe um problema recorrente nas falas dos entrevistados. Os participantes sugeriram a elaboração de treinamentos para a equipe, implementação de uma comissão multidisciplinar de cuidados paliativos, maior interação entre profissionais e família e necessidade de humanização do cuidado prestado. Conclusão: A implementação dos cuidados paliativos na UTI é um desafio para toda a equipe, visando o equilíbrio entre medidas paliativas e curativas. Muitos avanços precisam acontecer, principalmente em pesquisas na área bem como no campo da legislação. Os resultados obtidos possibilitaram traçar metas para avanços no campo prático em direção a uma assistência mais centrada no indivíduo e na sua autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

WICK, Carla Feder, and Anna L. M. S. CAVALCANTI. "Computação Vestível em Produtos de Moda: uma abordagem centrada no usuário." In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-7.2_aco_07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Takayama, Letícia, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, and Eugenio Andres Diaz Merino. "DESENVOLVIMENTO DE UM CALÇADO PARA MULHERES COM JOANETE: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USUÁRIO." In 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/16ergodesign-0104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Eduardo, Natália Melgaço Pereira Torres, Izabela Mocaiber, Danilo Artigas, and Alessandro Copetti. "Abordagem Atividade-Intensidade para o Reconhecimento de Atividades." In VIII Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2016.9441.

Full text
Abstract:
No monitoramento em saúde pervasivo, uma aplicação essencial no acompanhamento do dia a dia da pessoa é o reconhecimento de atividades. Apesar dos diversos estudos sobre esse tema, um parâmetro pouco considerado é o reconhecimento da intensidade. Neste trabalho, propomos o acoplamento da atividade com a intensidade, a qual denominamos Atividade-Intensidade, em dados obtidos de acelerômetros, para melhor descrever as atividades diárias de um paciente. Adicionalmente, investigamos iniciativas de Lógica Fuzzy no reconhecimento de atividades. Os resultados mostraram a viabilidade da classificação e o bom desempenho do reconhecimento Atividade-Intensidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kurtz, Kellerson, Adenauer Correa Yamin, and Lisane B. Brisolara. "Geração Automática de Código para Aplicações Móveis Centradas em Dados Suportando Diferentes Infraestruturas de Nuvem." In IX Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2017.3301.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe uma abordagem orientada a modelos para a geração de código para aplicações centrada em dados na nuvem. A mesma baseia-se na modelagem da aplicação usando diagramas UML e define regras para modelar a interação da aplicação com a nuvem, visando torná-la independente da infraestrutura de nuvem adotada. Desta forma, a abordagem proposta permite o emprego de diferentes infraestruturas de nuvem sem exigir conhecimentos específicos de suas APIs, além de permitir fácil migração entre diferentes infraestruturas. Além disso, este artigo discute a integração da abordagem proposta em uma ferramenta de geração de código. Abordagem e automatização propostas são validadas através de um estudo de caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

TAKAYAMA, Letícia, Giselle S. A. D. MERINO, and Eugenio A. D. MERINO. "Desenvolvimento de um calçado para joanete com ênfase estética: abordagem participativa e centrada no usuário." In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-3.2_aco_08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brasil, Miguel Augusto Bauermann, Lisandra Manzoni Fontoura, and Luís Alvaro de Lima Silva. "Uma Proposta para Melhoria da Qualidade de Processos de Software com base em MPS.BR." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2013.15278.

Full text
Abstract:
A melhoria da qualidade em processos de software é um importante mecanismo para aumentar a competitividade das organizações. Modelos de maturidade como o MPS.BR, CMM e o CMMI aliados a abordagens de adaptação de processos como a SME oferecem orientações para que esta atividade venha a ser desenvolvida. Este trabalho descreve uma abordagem baseada no modelo MPS.BR para a melhoria da qualidade de processos de software. A abordagem proposta é centrada na reutilização de fragmentos de método, os quais são recuperados a partir dos resultados esperados extraídos do modelo MPS.BR. Visando automatizar a abordagem, um sistema para guiar usuários durante o processo de melhoria foi desenvolvido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

R T C, LIMA, RIBEIRO S, SANTOS D C R, DOMINGOS T S, and ALENCAR R A. "Conhecimentos dos Profissionais da Atenção Primária acerca da Abordagem à Pessoa em Sofrimento Psíquico." In Encontro de Pós-graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. Editora Scienza, 2020. http://dx.doi.org/10.26626/978-65-5668-019-4c0047.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SILVA, VINICIUS SAMUEL PEREIRA, WELLINGTON PEREIRA SILVA, ANDERSON FLAMAREON DOS SANTOS CRUZ, JOSE GUILHERME COELHO BAETA, and LAZARO VALENTIM DONADON. "ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DA HISTÓRIA DO ENSINO TECNOLÓGICO AERONAUTICO BRASILEIRO, DA FUNDAÇÃO ATÉ A ATUALIDADE." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2020-00039.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento das politicas educacionais desenvolvidas no setor aeronautico pelo Ministerio da Educacao e pela ANAC (Agencia Nacional de Aviacao Civil). Este encontra-se dentro da tematica: historia da educacao e politicas educacionais. Analisa historicamente as abordagens empregadas quando a formacao dos profissionais da aviacao no Brasil pelos orgaos responsaveis e a sua regulamentacao profissional. Neste se faz analogias de acoes governamentais datadas da era Vargas ate a atualidade, abordando a forma de ensino empregada na formacao educacional tecnico profissionalizante e cientifica desses profissionais em cada governo correlacionando ainda com os eventos socioculturais de cada epoca. Para isso, utilizou-se uma bibliografia centrada na tematica da historia da educacao brasileira, historia da aviacao brasileira, formacao e qualificacao da educacao profissionalizante.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pina, Débora, Liliane Kunstmann, Daniel Oliveira, Patrick Valduriez, and Marta Mattoso. "Uma abordagem para coleta e análise de dados de configurações em redes neurais profundas." In XXXV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2020.13639.

Full text
Abstract:
O tempo de duração do ciclo de vida no aprendizado por meio de redes neurais profundas depende do acerto em decisões de configuração de dados que levem ao sucesso na obtenção de modelos. A análise de hiperparâmetros e dados da evolução da rede permite adaptações que diminuem o tempo de duração do ciclo de vida. No entanto, há desafios não apenas na coleta de hiperparâmetros, mas também na modelagem dos relacionamentos entre esses dados. Este trabalho apresenta uma abordagem centrada em dados de proveniência para enfrentar esses desafios, propondo uma coleta com flexibilidade na escolha e representação de dados a serem analisados. Experimentos com a abordagem junto ao Keras, usando uma aplicação real com uma rede neural convolucional, dão evidências da flexibilidade, eficiência da coleta de dados, análise e validação dos dados da rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography