Academic literature on the topic 'Academia de futebol'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Academia de futebol.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Academia de futebol"

1

Silva, Marcelino Rodrigues da. "O futebol visto da academia: entrevista com Elcio Cornelsen e Silvio Ricardo." Em Tese 20, no. 1 (April 30, 2014): 169. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.20.1.169-176.

Full text
Abstract:
Entrevista com Silvio Ricardo da Silva e Elcio Cornelsen, coordenadores do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) e do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), dois grupos de pesquisa sediados na UFMG, provavelmente os únicos voltados para o futebol em Minas Gerais nos dias atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bessa, Rodrigo, Deborah Palma, Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima, and Andreia Camila De Oliveira. "Avaliação do estágio de desenvolvimento motor em crianças de 10 a 11 anos." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 17, no. 3 (October 20, 2018): 165. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v17i3.2580.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é avaliar o estágio de desenvolvimento motor de crianças de 10 a 11 anos, praticantes de futebol, através do Teste de Escala de Desenvolvimento Motor, e comparar o desenvolvimento das mesmas em uma academia com programas esportivos, e alunos que só praticam atividades esportivas, na aula de Educação Física na escola. Foram escolhidas 8 crianças; o grupo 1 era composto por 4 alunos regulares de futebol, em uma academia, e o grupo 2, por 4 crianças do 6° ano de uma escola, onde possuíam aula de Educação Física duas vezes por semana. Os dois grupos foram avaliados através do Teste EDM adaptado, nas seguintes habilidades: motricidade global, equilíbrio, e organização espacial. Para a análise estatística dos dados, foi utilizado o programa Excel 2013, com valor de p < 0,05. É esperado que nessa idade, as crianças já tenham suas habilidades bem desenvolvidas, porém, neste estudo, foi observado que as crianças que participavam do programa de Escola de Futebol apresentavam um nível de desenvolvimento motor melhor do que o grupo 2, que apenas praticavam atividades esportivas nas aulas de Educação Física.Palavras-chave: desenvolvimento infantil, esportes, desempenho atlético, academias de ginástica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Magnanini, Angela, and Pasquale Moliterni. "FOOTBALL INTEGRADO: DA TEORIA À PRÁTICA INCLUSIVA." REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA 21, no. 2 (January 13, 2021): 193–204. http://dx.doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n2.p193-204.

Full text
Abstract:
O presente estudo está dividido em duas partes interconectadas, onde o ponto de interseção destas partes se encontra em uma perspectiva em que as observações serão conduzidas, que é aquela da Educação Especial. Esta se apresenta como ciência da educação que visa construir percursos e processos inclusivos para as pessoas com necessidades educacionais especiais, pondo a sua atenção a todos aqueles momentos educacionais formais, informais e não formais e em todas as idades da vida para a construção de um mundo mais justo e mais participativo. O esporte representa um destes momentos, desde que este faça parte de um projeto educacional e intencionalmente voltado para o crescimento das pessoas. Nesse sentido, a primeira parte do nosso trabalho se ocupará de apresentar o Futebol Integrado, como exemplo de uma arquitetura esportiva inclusiva e acessível, nascida no contexto italiano e graças à história da inclusão escolar italiana, ao Projeto Erasmus+Sport: Futebol integrado: as novas fronteiras do esporte para todos. Será apresentada a gênese, a construção, a evolução, prestando atenção aos paradigmas da diversidade, da acessibilidade e da participação. A segunda parte, justamente com base nisso, tentará evidenciar, mediante a análise de vídeo dos 15 jogos do Campeonato de Futebol Integrado realizado na Sardenha (ano de 2017-2018), como a participação dos números 2 (atletas com maior dificuldade no jogo) seja semelhante àquela do número 5 (atleta com maior habilidade) nas redes e nos chutes, mostrando como o Futebol Integrado representa uma verdadeira academia para a inclusão e para a valorização de todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Hollanda, Bernardo Borges Buarque. "A arte dos escrevinhadores: ofícios cotidianos com o futebol." FuLiA / UFMG 2, no. 3 (May 13, 2018): 3–8. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.2.3.3-8.

Full text
Abstract:
Apresentação do v. 2, n. 3, set.-dez., 2017. O tema da seção Dossiê desta edição da revista FuLiA / UFMG é Crônica esportiva no Brasil: história e narrativa. Dos gêneros literários – romance, conto, novela, poesia – a crônica é sem dúvida aquele que mais se entrosou com a prática e com o dia a dia do futebol. A liberdade de expressão e a abertura temática – a abrigar o ficcional e o realístico, o anedótico e o sublime, o coloquial e o pedante, o campo de jogo e o extracampo – souberam combinar-se às limitações de espaço concedidas tradicionalmente pelos jornais a esse subgênero cognominado de crônica esportiva. A crônica esportiva, como se sabe, decalcou-se e emancipou-se da crônica, à medida que o futebol profissional e que as demais modalidades esportivas popularizaram-se e massificaram-se no século XX. O decalque e a emancipação ocorreram também graças ao desenvolvimento dos próprios jornais, que se tornaram periódicos exclusivos de esportes, ampliando a cobertura e as divisões internas do jornalismo esportivo. A crônica esportiva assim fixou-se no interior dos jornais, ao lado das reportagens jornalísticas, dos editoriais, das charges, das fotografias e das cartas dos leitores, que compõem a maior parte dos periódicos voltados às práticas poliesportivas. A presença longeva e regular da crônica esportiva na imprensa brasileira, seja ela os periódicos gerais ou os jornais específicos de esportes, chamou a atenção da Academia, no momento em que o meio acadêmico se voltou ao estudo do futebol no Brasil, em fins dos anos 1970 e princípios dos anos 1980. Enquanto o interesse das Ciências Sociais pela história esportiva acionou os periódicos como fontes de informação, as áreas de Letras e de Comunicação se interessaram pelo futebol como “fenômeno linguístico”. Sendo assim, era incontornável passar pela crônica e por sua dimensão discursiva na narrativa e na apreensão do objeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferrari Junior, Geraldo Jose, Raísa Carvalho Da Silva, Bruna Adamar Castelhano Soares, Thais Silva Beltrame, Andreia Pelegrini, and Érico Pereira Gomes Felden. "Atividades motoras e qualidade de vida de adolescentes de Paranaguá, Paraná." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 23 (August 30, 2018): 1–9. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.23e0018.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar as relações entre o envolvimento em diferentes atividades motoras, de acordo com a frequência de prática, e a percepção da qualidade de vida de adolescentes. Participaram do estudo 773 adolescentes das escolas estaduais de Paranaguá (Paraná), com idade de 14 a 19 anos. Por meio de um questionário autoaplicável, foram coletadas informações sociodemográficas, a atividade motora (Physical Activity Questionnaire for Adolescents) e percepção da qualidade de vida (Pediatric Quality of Life InventoryTM, versão 4.0). Adolescentes que praticavam futebol (p < 0,005), basquete (p < 0,005), lutas (p < 0,005), musculação (p < 0,001), tênis/tênis de mesa (p < 0,005), natação (p < 0,0005), voleibol (p < 0,005), ginástica na academia (p < 0,005) e andavam de bicicleta (p < 0,005) apresentaram percepção mais positiva de qualidade de vida em diferentes domínios. Os domínios da qualidade de vida com mais atividades motoras associadas foram “saúde e atividade” e “convívio com outras pessoas”. Envolvimento em diversas atividades motoras associou-se a melhor percepção da qualidade de vida, diferindo-se conforme frequência. Adolescentes que praticavam uma ou duas vezes por semana o futebol, basquete, lutas, natação, corrida, tênis/tênis de mesa e mus- culação, também como, os que praticavam, de três ou mais vezes na semana, a caminhada, voleibol, fazer exercício em academias de ginástica, corrida e andavam de bicicleta apresentaram percepção mais positiva da qualidade de vida que os não praticantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Do Nascimento Bezerra, Anna Rebeca, Mario Rodrigues dos Anjos Neto, Patrícia De Oliveira Campos, and Marconi Freitas da Costa. "Estratégias de marketing esportivo de clubes de futebol do Agreste Pernambucano." Podium Sport Leisure and Tourism Review 10, no. 3 (August 18, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.5585/podium.v10i3.16578.

Full text
Abstract:
Objetivo do estudo: Pretendeu-se por meio deste estudo demonstrar como é realizado o marketing esportivo pelos tempos do Agreste de Pernambuco. Metodologia / abordagem: Para esta pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual o corpus foi interpretado por meio da análise de conteúdo. Originalidade / Relevância: As pesquisas acerca do tema em pauta têm sido desenvolvidas em sua maioria no Sul e Sudeste do Brasil, sendo de natureza quantitativa. Além disso, as associações praticadas locais do marketing esportivo ainda são incipientes na literatura. Por isso, busc-se contribuir ao campo científico do marketing esportivo ao analisar os clubes de um contexto local, mas com trajetória consolidada. Principais resultados:Foi possível notar que o setor de marketing esportivo dos clubes do Agreste Pernambucano ainda se encontra incipiente, especialmente porque eles adotam as limitações de marketing, apesar de possuírem uma longa trajetória. Contribuições teóricas / metodológicas:Destaca-se como uma das principais contribuições teóricas a exposição da realidade de clubes de futebol que estão à margem dos principais centros futebolísticos do Brasil. Embora esse cenário seja pouco discutido na academia, ele é relevante para o futebol brasileiro. Evidencia-se, nesse sentido, que, apesar de a literatura apontar a figura do fã como central para o marketing esportivo, na realidade estudada o foco reside nos patrocinadores. Diante disso, a relação clube-torcedor parece não ser o foco das estratégias adotadas pelos clubes, mas sim a relação clube-patrocinador. Contribuições sociais / para a gestão: Destaca-se como forma de maximizar as receitas dos clubes a utilização de metodologias de gestão de relacionamento com o cliente a fim de prover estratégias que visem o alcance dos fãs para os reter e atrair novos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Candiani, Daniel Pereira, and Olívia Cristina Ferreira Ribeiro. "O Clube Fazenda Ribeirão." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 20, no. 2 (July 21, 2017): 28–66. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1645.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos gerenciais do Clube Fazenda Ribeirão, localizado na cidade de Holambra-SP, com ênfase no oferecimento das atividades de lazer e na participação dos gestores e associados nesse processo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso com pesquisa bibliográfica, documental e exploratória descritiva. Foram aplicados questionários aos associados e realizadas entrevistas com os gestores do clube. As análises mostraram que as atividades de lazer oferecidas no clube são baseadas na demanda, e não nos anseios dos sócios, e que há poucas opções para as mulheres, assim como programações que contemplem os diversos interesses do lazer. Foi verificado ainda que a atividade mais praticada no clube é o futebol. Também foram citadas as propostas dos associados para o clube: a construção de uma academia, a reforma do parquinho e o aquecimento da piscina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendes, Sérgio, Bruno Travassos, and Ema P. Oliveira. "O impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebo." Cuadernos de Psicología del Deporte 21, no. 1 (January 1, 2021): 43–59. http://dx.doi.org/10.6018/cpd.412281.

Full text
Abstract:
Los responsables del arbitraje a nivel mundial han alentado el desarrollo de programas de formación formal, adecuados a las necesidades de la actividad de los árbitros de fútbol. De ahí que, este estudio tuvo como objetivo: i) analizar las percepciones de los árbitros expertos sobre la introducción de programas de formación formal a lo largo de su carrera (Academia de Arbitraje - AA - para árbitros de fútbol) en Portugal; ii) comprobar el impacto de AA en las calificaciones de los árbitros entre los árbitros que participaron en este modelo de capacitación y los que no lo hicieron. Para ello, se realizaron 2 estudios complementarios. En el estudio 1, se entrevistó a cinco expertos portugueses en arbitraje de fútbol, partiendo de una entrevista semiestructurada, con el análisis de contenido. En el estudio 2, se recogieron las calificaciones de los árbitros de la plantilla nacional 2009-18 (N = 243), que se agruparon de acuerdo con su formación: Grupo 1 (n = 82) promovidos directamente; Grupo 2 (n = 86) promovidos de categoría tras su formación en AA; Grupo 3 (n = 75) los que no fueron promovidos. Los resultados del estudio 1 revelaron: i) un cambio significativo en la estructuración de la formación de los árbitros portugueses tras la temporada 2013-14; ii) la existencia de lagunas en el proceso formativo y de clasificación; iii) la existencia de una cultura de individualismo y exigencia en el sector. Los resultados del estudio 2 solo revelaron diferencias significativas entre G3 y G2. Se concluye que se observaron mejoras en el proceso de formación, aunque no hubo mejoras significativas en el desempeño a nivel de la clasificación. La variable experiencia se identificó como un factor que influyó positivamente en la clasificación. Those responsible for global football refereeing have encouraged the development of formal training programs that meet the requirements of referee activity. Thus, this study aimed to: i) analyze the perceptions of expert referees about the introduction of formal training programs throughout the career (Academy of refereeing - AA - for football referees) in Portugal; (ii) verify the impact of the AA on the referees' performance in referees who participated in this training model and those who did not participate. For this purpose, 2 complementary studies were conducted. In study 1, five Portuguese football refereeing experts were interviewed, based on a semi-structured interview, with content analysis. In study 2, the performance of the referees of the national ranking of 2009-18 (N=243) were collected, and were grouped according to their training: Group 1 (n=82) promoted directly; Group 2 (n=86) promoted from categories after training in AA; Group 3 (n=75) elements that have not been promoted. The results of study 1 revealed: i) a significant change in the training curriculum of Portuguese referees since 2013-14; (ii) the existence of gaps in the formative and classification process; iii) the existence of a culture of individualism and competition in the sector. The results of study 2 revealed only significant differences between the G3 and G2 groups. It was concluded that improvements in the training process were realized, although there were no significant improvements in performance. Experience was identified as the variable that positively influenced the referees’ performance. Os responsáveis pela arbitragem em termos mundiais têm estimulado o desenvolvimento de programas de formação formal que respondam às exigências da atividade de árbitro de futebol. Assim, este estudo pretendeu: i) analisar a perceções de árbitros especialistas sobre a introdução de programas de formação formais ao longo da carreira (Academia de Arbitragem – AA - para árbitros de futebol) em Portugal; ii) verificar o impacto da AA nas classificações dos árbitros entre árbitros que participaram neste modelo de formação e os que não integraram. Para tal foram realizados 2 estudos complementares. No estudo 1 foram entrevistados cinco especialistas portugueses de arbitragem de futebol, a partir de uma entrevista semiestruturada, com respetiva análise de conteúdo. No estudo 2 recolheram-se as classificações dos árbitros dos quadros nacionais de 2009-18 (N=243), tendo sido agrupadas de acordo com a sua formação: Grupo 1 (n=82) promovidos diretamente; Grupo 2 (n=86) promovidos de categorias após formação na AA; Grupo 3 (n=75) elementos que não foram promovidos. Os resultados do estudo 1 revelaram: i) uma mudança significativa na estruturação da formação dos árbitros portugueses a partir da época de 2013-14; ii) a existência de lacunas no processo formativo e classificativo; iii) a existência de uma cultura de individualismo e exigência no setor. Os resultados do estudo 2 apenas revelaram diferenças significativas entre o G3 e o G2. Conclui-se que foram percecionadas melhorias no processo de formação, embora não se verificaram melhorias significativas no desempenho classificativo. A variável experiência foi identificada como fator que influiu positivamente o desempenho classificativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pontes, Valdecy Oliveira, Angelane Faustino Firmo, Letícia Joaquina Castro Rodrigues de Souza e Souza, and Márluce Coan. "A variação na expressão do futuro em língua espanhola: análise de notícias on line sobre a copa 2014." Signum: Estudos da Linguagem 20, no. 3 (December 19, 2017): 147. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p147.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar as escolhas realizadas por jornais hispano-americanos para marcar o futuro em Língua Espanhola, haja vista que este, segundo a Real Academia Espanhola (2009), pode manifestar-se por meio de pelo menos três formas: o futuro gramatical (cantaré), o presente do indicativo com valor de futuro (canto) e a forma perifrástica constituída por IR (conjugada no presente) + A (preposição) + verbo no infinitivo (voy a cantar). Para este fim, selecionamos um corpus composto por 25 notícias on line sobre a Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil em junho de 2014. Foram analisadas 156 ocorrências. O corpus foi selecionado com base em cinco áreas geoletais americanas (Caribe; México e América Central; Andes; Rio da Prata e Chile). A análise feita foi de natureza variacionista, baseada no arcabouço teórico proveniente dos estudos de Labov (1972, 1978). Utilizamos o pacote GOLDVARB (2005) para indicar a influência dos grupos de fatores: agentividade, polaridade, modificadores temporais, regularidade do verbo, tipos de discurso e localização na notícia. Em relação à seleção do futuro gramatical, verificamos que são determinantes verbo agentivo e regular e discurso indireto. Já para a manifestação da forma do presente, além de verbo não agentivo e irregular, é determinante a localização na manchete. Finalmente, no que se refere ao uso da forma perifrástica, atuam como fatores determinantes verbos irregulares e ausência de modificadores temporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mizuno Lemos, Fábio Ricardo. "Editorial Motricidades (v. 4, n. 2)." MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana 4, no. 2 (August 31, 2020): 81. http://dx.doi.org/10.29181/2594-6463.2020.v4.n2.p81-83.

Full text
Abstract:
Dando sequência ao quarto volume da Motricidades: Revista da SPQMH, publicamos no segundo número de 2020: 7 artigos de pesquisa, 1 artigo de revisão e 2 ensaios.Abrindo a seção de artigos de pesquisa, Luis Rodríguez de Vera Mouliaá (Universidade Pedagógica de Maputo, UPM, Maputo, Moçambique), Ângelo José Muria (Universidade Pedagógica de Maputo, UPM, Maputo, Moçambique) e Ana Belén López Martínez (Universidad Católica San Antonio de Murcia, UCAM, Murcia, Espanha), em “Multidimensional Attitudes Scale Toward Persons With Disabilities (MAS): tradução e adaptação à língua portuguesa (MAS-PT)”, apresentam a trajetória da pesquisa que objetivou traduzir a escala MAS à língua portuguesa, fazendo a sua adaptação transcultural ao contexto moçambicano.No artigo “A África pra gente”, Suzi Dornelas e Silva Rocha (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Bauru-SP, Brasil) e Andresa de Souza Ugaya (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil) trazem reflexões acerca de um processo pedagógico fundamentado na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Intercultural.Na pesquisa “Corporeidade e yoga na educação infantil: experiências e descobertas”, a partir de uma proposta de vivências em Yoga realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade, Fernanda Rossi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil) estabelece aproximações entre a Corporeidade, a Educação Infantil e a vivência do Yoga na infância.Fabiano Schulz Lopes (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí-RS, Brasil) e Paulo Carlan (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí-RS, Brasil) analisam o desenvolvimento de uma unidade didática de Futsal na Educação Física Escolar, desenvolvida com os pressupostos do Sport Education Model, no artigo “O ensino do futsal escolar a partir do Sport Education Model”.O artigo “Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes”, de Fábio Souza de Oliveira (Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEE-BA, Feira de Santana-BA, Brasil) e Cláudio Márcio Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte-MG, Brasil), teve como objetivo analisar as possíveis influências das redes sociais sobre as compreensões de estudantes a respeito dos elementos da Cultura Corporal.Flora Silva Alves (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Presidente Prudente-SP, Brasil) e Hugo Paula Almeida Da Rocha (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Presidente Prudente-SP, Brasil) analisam as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do Ensino Fundamental, no artigo “Avaliação nas aulas de educação física: anos iniciais do ensino fundamental”.Encerrando a seção artigos de pesquisa, em “Processos educativos desvelados no conviver: curso equidade”, Alessandra Guerra da Silva Oliveira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), Ana Carolina Aparecida Marques Soarez (Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga-SP, Brasil), Gilmar Araújo de Oliveira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), Natália Lopes dos Santos (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas-SP, Brasil) e Luciene Aparecida da Silva (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Sumaré-SP, Brasil) apresentam os processos educativos desvelados no conviver de um curso de Ação Afirmativa.No artigo de revisão “O avaliar na educação física escolar”, Rogério Alves Antunes Júnior (Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte-MG, Brasil) e Admir Soares de Almeida Junior (Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte-MG, Brasil) discorrem sobre o desenvolvimento e a transformação da avaliação nas aulas de Educação Física.Ester Buffa (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), abre a seção de ensaios apresentando reflexões sobre o corpo, a dança e seus prazeres, em “Tango: atração e relutância”.No ensaio “Futebol e política se misturam: na trincheira das lutas contra o autoritarismo”, Osmar Moreira de Souza Junior (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) problematiza o mito: “futebol e política não se misturam”.Finalizando este editorial, em meio às imensas perdas que estamos a vivenciar dia a dia, manifestamos nosso profundo pesar. Muita paz!Desejando que todas e todos permaneçamos bem, em exercício constante de solidariedade, empatia, sororidade, fraternidade..., a Motricidades segue adiante, expandindo a divulgação científica na área de Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente e Saúde!Boas leituras, reflexões, debates e, principalmente... engajadas ações!São Carlos-SP, agosto de 2020MOTRICIDADESRev. SPQMHEditorProf. Dr. Fábio Ricardo Mizuno Lemos(Instituto Federal de São Paulo, Brasil)Editores AssociadosProfa. Dra. Denise Aparecida Corrêa(Universidade Estadual Paulista, Brasil)Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior(Universidade Federal de São Carlos, Brasil)Prof. Dr. Paulo César Antonini de Souza(Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil)Prof. Dr. Victor Lage(Universidade de Brasília, Brasil)Conselho EditorialProf. Dr. Cae Rodrigues(Universidade Federal de Sergipe, Brasil)Profa. Dra. Claudia Foganholi(Universidade Federal Fluminense, Brasil)Profa. Dra. Denise Andrade de Freitas Martins(Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil)Prof. Dr. Elenor Kunz(Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)Profa. Dra. Fabiana Rodrigues de Sousa(Centro Universitário Salesiano, Brasil)Prof. Dr. Gilberto Tadeu Reis da Silva(Universidade Federal da Bahia, Brasil)Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos(Universidade Federal de São Carlos, Brasil)Profa. Dra. Lílian Aparecida Ferreira(Universidade Estadual Paulista, Brasil)Profa. Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves(Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)Prof. Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha(Universidade Técnica de Lisboa, Portugal)Prof. Dr. Marcos Garcia Neira(Universidade de São Paulo, Brasil)Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva(Universidade Federal de São Carlos, Brasil)Profa. Dra. Regina Maria Rovigati Simões(Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil)Prof. Dr. Sergio Alejandro Toro Arévalo(Universidad Austral de Chile, Chile)Profa. Dra. Valéria de Oliveira Vasconcelos(Centro Universitário Salesiano, Brasil)Profa. Dra. Vitória Helena Cunha Espósito(Pontifícia Universid/ade Católica de São Paulo, Brasil)Prof. Dr. Wagner Wey Moreira(Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Academia de futebol"

1

Carapau, Pedro Miguel Peseiro. "Análise metodológica da formação dos três grandes durante as épocas 2012-13 a 2018-19." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/21042.

Full text
Abstract:
Mestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
O sector do futebol tem um grande impacto na sociedade atual (quer a nível social como financeiro) e Portugal não é exceção. Esta influência faz com que exista uma grande rivalidade entre adeptos no nosso país, sobretudo entre os três maiores clubes portugueses, conhecidos como Benfica, Sporting e Porto, em qualquer tema de futebol, onde se insere também a qualidade da formação dos clubes. Este trabalho serve para proporcionar uma resposta à questão de qual a melhor academia de futebol entre os três, durante o período em estudo. Analisaram-se trabalhos realizados na área de forma a ver que variáveis afetam o valor de mercado dos jogadores, e em que medida estas são válidas. Após se identificar as variáveis realizou-se a investigação, seguindo a metodologia CRISP-DM. Seguindo esta metodologia fez-se uma regressão linear, cujo objetivo foi fazer a ponte entre os trabalhos anteriores e a análise crítica realizada. Concluiu-se que as variáveis incluídas na regressão são maioritariamente válidas estatisticamente na análise do valor de mercado dos jogadores. De seguida procedeu-se à análise, e comparação de resultados, entre as três academias com os dados disponíveis e chegou-se à conclusão de que a formação do SLB viveu um período de crescimento e acabou por se tornar a mais forte neste período. Já a do SCP acabou por viver períodos de estagnação levando a que tenha sido ultrapassada pela do rival. O FCP por seu lado, embora tenha tido algum crescimento nesta área, continua muito longe do nível apresentado pelos seus rivais.
The football sector has a major impact on today's society (both socially and financially) and Portugal is no exception. This influence causes a great rivalry between supporters in our country, especially between the three biggest Portuguese clubs known as Benfica, Sporting and Porto, in any football theme, which also includes the quality of the clubs' formation. This work is to provide an answer to the following question: what is the best football academy among the three? The analysis was restricted to the period under study, work carried out in the area was analysed to see which variables affect the market value of the players, and to what extent they are valid. After identifying the variables, the investigation was carried out, following the CRISP-DM methodology. Following this methodology, a linear regression was made, whose objective was to be a link between the previous works studied and the critical analysis carried out. It was concluded that the variables included in the regression are mostly statistically valid in the analysis of the players' market value. Then, the analysis and comparison of results between the three academies with the available data was carried out and it was concluded that the formation of the SLB lived a period of growth and ended up becoming the strongest in this period. SCP's experienced periods of stagnation leading to it being overtaken by that its rival. As for FCP's, although it has had some growth in this area, remains far from the level presented by its rivals.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Samagaio, Antonio. "Essays on managing english football clubs." Doctoral thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/9106.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Gestão
Esta dissertação visa estudar a performance corporativa dos clubes ingleses de futebol profissional, bem como os determinantes da performance dos clubes, com destaque para o efeito dos jogadores formados pelas Academias. O estudo evidencia existir uma associação positiva e significativa entre a performance financeira e desportiva dos clubes ingleses ao longo das épocas de 1993/94 a 2010/11. Os testes de cointegração indicam a existência uma relação estrutural de longo-prazo entre as variáveis desportivas e financeiras. Este estudo proporciona suporte à corrente da literatura que refere a maximização da performance desportiva sujeita a uma restrição de sustentabilidade financeira de longo prazo, como os principais objectivos dos clubes de futebol. Os testes de causalidade de Granger mostram que existe relações causais diferenciadas entre clubes. Os jogadores formados pelos próprios clubes tiveram um impacto negativo no desempenho desportivo e receitas, mas um efeito positivo na redução dos gastos salariais. A opção por jogadores formados por outros clubes ingleses teve uma influência negativa na performance desportiva, mas um efeito positivo na rendibilidade e despesas salariais dos clubes. Os resultados sugerem a necessidade de melhorar a produtividade do sistema de desenvolvimento de jovens jogadores em Inglaterra. Finalmente, observámos que os clubes ingleses são heterogéneos sinalizando a existência de peculiaridades em cada clube que são importantes para compreender o a performance alcançada e como desenvolvem as suas vantagens competitivas sustentáveis.
This dissertation examines the corporate performance of English professional football clubs and the determinants of clubs’ performance, with particular emphasis on homegrown locally-trained players. The study shows that there is a positive and significant association between the financial and sporting performance of English clubs over the 1993/94 to 2010/11 seasons. Cointegration tests show that sporting performance and financial variables are linked by a set of long-run structural relationship. Our study lends supports to the theoretical stream that argues that the maximisation of sporting goals, subject to constraint of long- term financial sustainability, are the two main objectives of football clubs. Granger causality tests show that there are different causal relationships between clubs. Homegrown club-trained players had a negative impact on the sporting performance and revenue functions, yet they had a positive effect on reducing salary expenditure. Association-trained players option had a negative influence on the sporting performance function, but a positive effect on profitability and wage expenses for English football clubs. The results suggest that there is a need to improve the productivity of the system for developing young players in England. Finally, we observed that English clubs are heterogeneous, which signals that idiosyncrasies exist in each club, which is important for understanding both performance and how to develop sustainable competitive advantages.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Filipe José Lourenço. "Funcionamento e gestão de uma academia de futebol : estudo de caso da academia do FC Porto." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/8639.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão do Desporto
Atualmente muitos clubes de futebol investem na criação de estruturas próprias, designadas academias de futebol, para a formação de jogadores profissionais, dispondo de equipamentos e espaços especializados. Tendo em conta que a gestão das academias é um processo complexo e que cada clube tem os seus objetivos, diferentes modelos de gestão podem ser adotados para alcançar a meta específica de cada academia. O principal objetivo desta dissertação é compreender o funcionamento e a gestão da academia do Futebol Clube do Porto, como estudo de caso. Concretamente, pretende-se avaliar o aproveitamento dos jogadores de formação, a sustentabilidade da academia e, por fim, compreender qual o modelo de gestão adotado para a manutenção da academia. Para este efeito, o estudo baseia-se na realização de uma entrevista ao diretor da academia, o professor José Maria Carvalho, e uma observação das instalações da academia para um conhecimento mais aprofundado das infraestruturas. Com este estudo foi possível concluir que a formação efetuada na academia do FC Porto não está a ser bem aproveitada visto poucos jogadores da academia entrarem na equipa principal e sendo que necessita do apoio do clube, não é autossustentável. Por fim, demonstra-se que a gestão mista é o modelo adotado para a manutenção da academia.
ABSTRACT: Recently, several professional football clubs are investing in specialized sport development of youth players by the creation of specific facilities with a proper environment, denominated football academies. Due to the complexity of the management program that an academy require and the specific objectives of each team, different management categories can be adopted to better achieve the specific goal of a given professional football club. The main goal of this thesis is to understand the organization and the management of the academy of the professional club Futebol Clube do Porto, as a case study. More specifically, it is intended to evaluate the productivity of academy´s youth players, the sustainability of the academy and, finally, to understand the management system implemented for the maintenance of the academy. For this, the study is based on an interview to the academy´s director, the Professor José Maria Carvalho, as well as an observation to the facilities to a more detailed information of the infrastructures. In the present study, it was possible to conclude that the development of youth players in the academy of FC Porto is not successful since only some players integrate the first team. In addition, the academy is not self-sustainable since it needs the financial support from the football club. Finally, it is shown that the academy is following a combined management program.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Torres, Luís Filipe Batista. "Relatorio de estágio : Escola Academia Sporting- Sintra : época desportiva 2017/2018." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10437/9376.

Full text
Abstract:
Orientação: Paulo Jorge Rodrigues Cunha ; co-orientação: Rui Manuel Gomes de Oliveira
A estruturação do processo de treino assume-se como um fator determinante na preparação de uma equipa de Futebol. Particularmente no contexto do Futebol de Formação, a Metodologia de Treino adotada destaca-se como fator capital, já que o objetivo é desenvolver a capacidade do jovem se tornar competente no jogo. Este relatório surge no âmbito da realização do estágio profissionalizante integrado no Mestrado em Treino Desportivo com especialização em Alto Rendimento ministrado pela Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Estando contextualizado no futebol formação, o estágio realizou-se na equipa de Juniores C (Sub-14) da Escola Academia Sporting-Sintra (EAS-Sintra) que disputou o Campeonato Distrital de Juniores “C” II Divisão organizado pela Associação de Futebol de Lisboa (AFL) na época desportiva 2017/2018. Neste relatório descreve-se toda a atividade realizada durante a presente época, o modelo de jogo adotado, a metodologia de ensino, os objetivos pretendidos para a equipa e jogadores, os métodos e meios utilizados no processo de treino, a planificação existente e a avaliação efetuada conforme o estipulado entre a EAS e a sua equipa técnica. Uma última parte foi destinada a um trabalho cuja temática seria á escolha do Mestrando visando um problema concreto com que se depararia no decurso do seu estágio. O estágio profissionalizante revela-se, de facto, como uma mais-valia no que toca á aprendizagem, promotor de diversas aquisições e capaz de conferir um desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, constituindo-se como um excelente ponto de partida para uma carreira que se espera longa e repleta de êxitos.
The structuring of the training process assumes as a determining factor in the preparation of a Football team. Particularly in the context of Football Training, the adopted Training Methodology stands out as a capital factor, since the objective is to develop the young's ability to become competent in the game. This report comes as part of the professional internship integrated in the Masters in Sports Training with specialization in High Performance taught by the Faculty of Physical Education and Sport of the University Lusófona of Humanities and Technologies of Lisbon. Being in context in the soccer training, the stage was realized in the equipment of Juniors C (U-14) of the School Academy Sporting-Sintra (EAS-Sintra) that disputed the District Junior Championship C II Division organized by the Lisbon Football Association (AFL) in the 2017/2018 sports season. This report describes all the activity carried out during the present period, the game model adopted, the teaching methodology, the objectives intended for the team and players, the methods and means used in the training process, the existing planning and the evaluation carried out as stipulated between the EAS and its technical team. One last part was destined to a work whose subject matter would be the Master's choice, aiming at a concrete problem that he would encounter in the course of his internship. The vocational internship is, in fact, a valuable asset in terms of apprenticeship, promoter of various acquisitions and capable of conferring a development of professional and personal skills, constituting an excellent starting point for a career that is long wait and full of success.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martinho, Vítor Emanuel Rodrigues. "Balance Scorecard aplicado à Academia Sporting." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8237.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
Atualmente a gestão de uma organização de um clube de futebol é por si só um grande desafio. Os sistemas tradicionais de informação para a gestão não permitem responder a esse desafio, dado que apresentam várias debilidades e insuficiências. Hoje em dia, o futebol é visto como um negócio, onde se pretende atingir os melhores resultados financeiros, como nas empresas em geral. A origem da criação das SAD’s nos clubes desportivos veio comprovar esta tendência. Surgem assim novas estratégias por parte dos clubes de futebol, entre elas a aposta na formação. A aposta na formação de jovens atletas, aliada a processos de qualidade, técnicos competentes e instalações adequadas, levam os clubes da atualidade a procurar uma aposta cada vez mais forte nesta vertente. O aparecimento do fair-play financeiro imposto pela FIFA, foi mais um elemento de pressão para que os clubes redefinissem as suas estratégias económicas, colocando limites nos seus custos. A metodologia que evidenciamos neste estudo na Academia Sporting, o Balanced Scorecard, poderá ser um instrumento de gestão estratégica imprescindível. A formulação dos objetivos, das iniciativas estratégicas, das metas e dos indicadores, pelas quatro perspetivas e considerando as relações causa-efeito entre elas, permite uma gestão mais consentânea com a nova realidade. O BSC surge assim como um meio materializador da visão e estratégia da organização através de um mapa de objetivos e indicadores de desempenho organizados sobre quatro perspetivas: Financeira; Clientes; Processos Internos e aprendizagem e crescimento. Assim sendo, constatamos que tal instrumento poderá fornecer soluções enquanto ferramenta de apoio à gestão estratégica e sistema de monitorização em tempo real dos indicadores de performance dos colaboradores, através do BSC e BSCP, bem como dos objetivos dos departamentos e do clube em geral,. no que se refere à Academia Sporting.
ABSTRACT : Therefore, we believed that this instrument provides solutions as a tool to support strategic management system and real time monitoring of performance indicators of employees through the BSCP as well as the objectives of departments and the club. Currently the management of an organization of a football club is itself a challenge. Traditional information systems for the management do not respond to this challenge, as have several weaknesses and shortcomings. Nowadays, football is seen as a business, where it intends to achieve the best financial results as in companies in general. The origin of the creation of SAD's in sports clubs came prove this trend. It means new strategies by football teams, including the commitment to training. The investment in training young athletes allied to quality processes, competent technicians and adequate facilities, leads today's clubs to seek an increasingly strong investment in this regard. The appearance of financial fair play imposed by FIFA, was another element of pressure so that clubs redefine their economic strategies by placing limits in their costs. The methodology that we evidence in this study at the Academia Sporting, the Balanced Scorecard can be an essential tool for strategic management. Indeed, the formulation of objectives, strategic initiatives, goals and indicators, the four perspectives and considering the cause-effect relationships between them, allows a more consistent management with the new reality. The BSC appears as materialize of the vision and strategy of the organization through a map of goals and performance indicators organized on four perspectives: Financial; customers; Internal processes and learning and growth. Therefore we note that this instrument can provide solutions as the strategic management support tools and real-time monitoring system of performance indicators for employees through the BSC and BSCP, as well as the objectives of the departments and the club in general, as regards the Sporting Academy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Ricardo Fonseca. "A importância das academias no futebol de formação." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11973.

Full text
Abstract:
Atualmente, as academias de futebol designam-se como uma estrutura de excelência com o objetivo de formar jogadores profissionais para a equipa principal, baseando-se não só na vertente desportiva, como também na vertente humana. As academias são um local de prática desportiva de qualidade, onde agentes especializados como professores, psicólogos e nutricionistas, estão presentes para que a evolução dos atletas seja exemplar. A criação de academias minimiza os gastos em atletas, pois estes são produzidos nestas instalações, moldando-os consoante as suas ambições, fazendo com que não haja uma necessidade na busca de jogadores de outros clubes, diminuindo assim o risco na compra de atletas que possam não conseguir adaptar-se ao clube ou demonstrem fraco rendimento no mesmo. O principal objetivo desta dissertação é compreender todo este funcionamento na academia e procurar perceber se todos estes fatores se sucedem. Posto isto, foi desenvolvido um inquérito respondido por 14 treinadores de academias de futebol existentes em clubes, tanto a nível nacional, como a nível internacional. Com este estudo foi possível concluir que muitas academias desenvolvem um trabalho notável e que muitas aproveitam todo este trabalho a longo prazo, usufruindo assim de benefícios financeiros para o clube.
Currently, football academies are known as a structure of excellency in order to form professional players for the first team, based not only on the sporting aspect, but also the human aspect. The academies are a place of quality sporting practice, where k , y , ’ evolution can be exemplary. The creation of academies minimize spending on athletes because they are produced in these facilities, molding them according to their ambitions, so that there is not a necessity in the search for players from other clubs, thus decreasing the risk in buying athletes who may not be able to adapt to the club or show poor performance. The main purpose of this dissertation is to realize how all aspects of the academy works and trying to understand if all is happening as it should be. Having that said, it was developed a survey answered by 14 coaches from existing football academies in clubs, both nationally and internationally. With this study it was concluded that many academies develop an outstanding job and that many enjoy all this long-term work, thus enjoying financial benefits to the club.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magalhães, Jorge Daniel de Sá Lacerda. "Academia de futebol como fonte de vantagem competitiva sustentada dos clubes : evidência empírica da Academia Sporting CP/Puma e do FC Barcelona "La Masia"." Master's thesis, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3610.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
O presente estudo empírico visa analisar se a estratégia baseada nos recursos perseguida pelos clubes através da criação de Academias de Futebol está associada à sua performance desportiva. Para esse efeito, o estudo incidiu sobre a Academia Sporting/Puma e a Academia do Futebol Clube Barcelona “La Masia”. Adicionalmente, analisámos o impacto económico-financeiro da Academia do Barcelona tendo em consideração as épocas de 2001/02 a 2009/2010. Os resultados evidenciam que a Academia do Barcelona constituiu uma mais-valia desportiva e económico-financeira para o clube. Por um lado, a proporção no plantel principal dos jogadores formados na Academia está associada positivamente (0,797) aos resultados desportivos do clube na Liga Nacional de Futebol Profissional de Espanha. Por outro lado, a Academia permitiu gerar 283M€ ao clube, tendo em consideração o resultado residual e mais-valias obtidas na venda de jogadores ao longo das épocas em análise, bem como, o valor dos passes dos jogadores formados na academia que compõem o plantel principal, equipa B e camadas jovens na época de 2009/2010. Neste contexto, os resultados sugerem que a Academia do Barcelona constitui uma fonte de vantagem competitiva sustentada para o clube, através da formação de jogadores cujos talentos são considerados recursos raros, valiosos e não são perfeitamente imitáveis. No caso do Sporting, a correlação entre a performance desportiva do clube e proporção de jogadores no plantel principal formados na Academia é negativa (- 0,299). Por outro lado, 49% dos jogadores formados na Academia do Sporting conseguem ter uma carreira de futebolista profissional a nível nacional ou internacional. Desta forma são realçadas outras competências desenvolvidas durante a formação pela Academia que possibilita aos jovens jogadores não desistirem e prosseguirem a sua carreira desportiva.
The purpose of this empirical study is to examine whether the strategy based on the resources pursued by clubs through the establishment of Academies of Football is linked to their sporting performance. To that end, this study is focused on the Academy Sporting/Puma and the Academy Football Club Barcelona - "La Masia". Additionally, the economic-financial impact of the Academy of Barcelona was analyzed taking into account the seasons 2001/02 to 2009/2010. The results were able to show us that the Academy of Barcelona is an important asset to the club. On one hand, the sporting results of the club in the Spanish Professional Football League are positively associated (0.797) to the proportion of players in the main squad trained at the Academy. On the other hand, taking into account the residual result and capital gains obtained from the sale of players, as well as the value of the passes of the academy trained players that make up the main, B and youth team, in the season 2009/2010, the Academy has allowed the club to generate 283M€. According to this, the training of players in the Academy of Barcelona, whose “talents” are considered rare, valuable and inimitable, is a source of sustained competitive advantage to the club. Following the research, there is a negative correlation (-0.299) between the sporting performance of the club (SCP) and the proportion of players in the main squad trained at the Academy Sporting/Puma. However, 49% of the Sporting´s Academy players have either a national or international career. Therefore, other skills developed at the Academy are enhanced, allowing young players to continue their sporting careers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro, Ricardo Miguel Alves de Sousa. "Relatório de Estágio, na Academia de Futebol de Angola, na Equipa de Iniciados (Sub-15), na Época Desportiva 2017." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10348/9300.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências do Desporto com especialização em jogos desportivos coletivos
Este documento consiste no relatório da prática profissional, desenvolvida na Academia de Futebol de Angola, mais concretamente na equipa de iniciados, integrado no Mestrado em Ciências do Desporto com especialização em Jogos Desportivo Coletivos pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro. O relatório inicia com a análise do contexto onde decorreu a atividade profissional, isto é caracterização, trabalho desenvolvido, características do local da prática, condições de trabalho e por fim os objetivos propostos para a época desportiva. Terminado o enquadramento da instituição, é desenvolvida a organização e fundamentação do processo de treino onde são mencionados diferentes autores, que inclui as temáticas que suportam a prática profissional e que refletem alguns dos pensamentos existentes no treinador. Baseadas na prática profissional com a descrição do planeamento, programação, condução e avaliação do processo de treino e competição. Desenvolvido como treinador principal da equipa de iniciados “B” da Academia de Futebol de Angola. Todo este processo decorreu ao longo de uma época desportiva que reuniu indicadores de treino e competição avaliados. Pois em termos de treino foram realizadas 148 unidades de treino correspondente a 9 mesociclos e 38 microciclos, equivalente a 11.226 minutos de treino. Com adoção no processo de treino de exercícios tendo em conta os métodos de treino segundo Jorge Castelo. No que diz respeito à competição foram realizados 18 jogos na prova oficial da categoria referente a 11 vitórias, 5 derrotas e 2 empates. Como também a participação na corrente época em torneio internacionais, culminando com conquista de um troféu. Na parte final são descritas as reflexões, onde é evidente o crescimento da equipa ao nível individual e coletivo. Bem como, a experiência positiva vivida, no desenvolvimento deste trabalho ao longo da época desportiva. Permitindo uma evolução pessoal e profissional, que possibilitou um enriquecimento futuro enquanto treinador, pelas experiências e conhecimentos obtidos num contexto distinto
This document consists of the the professional practice report, developed in the Academia de Futebol de Angola, more specifically theam in the under -15, integrated in the Masters in Sports Sciences with specialization in Collective Sport Games by the Universidade of Trás-os-Montes and Alto Douro. The report begins with the analysis of the context in which the professional activity tokk place, that is characterization, work developed, characteristics of the place of pratice, working conditions and finally the objectives proposed for the sporting season. After completing the institution`s framework, the organization and foundation of the training process are developed, where diferent authors are mentioned, which includes the themes that support the professional practice and which reflect some of the thoughts that exist in the coach. Based on the professional practice with the description of the planning, programming, conduction and evaluation of the process of training and competition. Developed as head coach of the second team under - 15 of the Academia de Futebol de Angola. All this process took place during a sporting season that gathered indicators of training and competition evaluated. In terms of training, 148 training units were performed corresponding to 9 mesocycles and 38 microcycles, equivalent to 11,226 minutes of training. With adoption in the process of training exercises taking into account the training methods according to Jorge Castelo. Regarding the competition, there were 18 matches in the official competition of the category referring to 11 wins, 5 losses and 2 draws. As well as participation in the current season in international tournament, culminating in winning a trophy . In the final part the reflections are described, where it is evident the growth of the team at the individual and collective level. As well, the positive experience lived, in the development of this work throughout the sporting season. Allowing a personal and professional evolution, which enabled a future enrichment as a coach, through the experiences and knowledge obtained in a different context.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carrilho, Daniel Filipe de Jesus. "Estágio na Academia Sporting/Puma, com a equipa de juvenis B sub-16 do Sporting Clube de Portugal, SAD." Master's thesis, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/8076.

Full text
Abstract:
Mestrado em Treino Desportivo
A actividade profissional exercida de forma competente pelos treinadores na área do futebol exige coordenação e respeito pelo processo de desenvolvimento dos atletas e a aquisição de competências em diversos domínios que caracterizam esta modalidade desportiva. Este estágio foi organizado de forma orientada para a formação e habilitação profissional e procurou o envolvimento das dimensões, pedagógica, organizacional, didáctica e científica. Desta forma, pretendeu-se que o treinador estagiário realizasse as suas actividades de acordo com as competências de desempenho profissional, estruturadas em quatro grandes áreas de intervenção sendo elas, a Organização e Gestão do Processo de Treino (Área 1), Inovação e Investigação (Área 2), Participação no Contexto Competitivo (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Foram desenvolvidos trabalhos em termos de planeamento, condução, organização, regulação e avaliação do processo competitivo e de treino, caracterização do grupo de trabalho (equipa) e da instituição (clube), organização e planeamento das competições, organização dos recursos humanos e materiais, desenvolvimento de um projecto e de um artigo de investigação e a elaboração de sínteses mensais do trabalho desenvolvido. Actividade exercida neste estágio permitiu concluir: (1) que o Processo de Treino e Competição requer a estruturação dos conteúdos para que seja seguida uma base lógica de formação dos jovens atletas e se cumpram os objectivos a longo prazo; (2) a Investigação Científica ligada ao futebol é fundamental para a evolução da modalidade; (3) a Prática Profissional do Treinador de Futebol requer um conhecimento multidisciplinar e multilateral, uma vez que não existe apenas uma forma correcta de actuar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marques, Guilherme António Leitão. "A formação de jogadores de futebol Integrada no contexto de uma academia de elite : relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub 14 B do Sporting Clube de Portugal (1ª Divisão do Campeonato Distrital de Juniores C, época 2017-2018)." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19338.

Full text
Abstract:
O presente Relatório de Estágio reporta o percurso desenvolvido pelo escalão Sub-14 B do Sporting Clube de Portugal na época 2017/2018, o planeamento da época, o processo de ensino/aprendizagem e a gestão da equipa no contexto da competição em que estivemos inseridos, visando fazer uma descrição e reflexão aprofundada do que foi feito para dar continuidade à formação desportiva a longo prazo dos jogadores que fizeram parte deste grupo de trabalho. É incluída uma área de Inovação e Investigação, onde foi efetuado um projeto de investigação científica experimental, tentando explorar métodos de treino adequados para maximizar a eficácia e eficiência da utilização do pé não dominante dentro do contexto do jogo de Futebol. Os resultados desta investigação demonstraram que o treino efetuado levou a uma redução significativa das assimetrias funcionais entre os membros inferiores dos jogadores envolvidos. Isto parece confirmar que, em consonância com outras investigações efetuadas neste âmbito, as características de lateralidade do indivíduo podem ser atenuadas providenciando estímulos de tarefa sistemáticos ao membro não dominante. No âmbito da área de Relação com a Comunidade, elaborámos uma apresentação para os alunos de primeiro ano do Mestrado de Treino Desportivo da nossa Faculdade, denominada Dia de Sporting, com o intuito de dar a conhecer a organização da Academia do clube, os seus objetivos, filosofia e estratégias operacionais, bem como o dia-a-dia dos treinadores e treinadores estagiários que lá trabalham. Este evento possui a importância adicional de apresentar a Academia Sporting a possíveis candidatos a uma época de estágio no clube, dentro da área específica da sua especialização de Mestrado. Este documento faz também uma revisão da literatura disponível atualmente acerca das temáticas do desporto juvenil, que serve para justificar, guiar e adaptar a forma de atuar de um profissional da área de acordo com o contexto em que está integrado.
This Internship Report will focus on the Sporting Clube de Portugal sub-14 B squad during the 2017/2018 season, the planning of the season, the teaching / learning process and the team management in the context of the competition in which we were inserted, giving a thorough description and analysis of what was done to continue the long term sports development of the players that were part of this group. An area of Innovation and Research is included, where an experimental scientific research project was undertaken, trying to explore appropriate training methods to maximize the effectiveness and efficiency of non-dominant foot use within the context of Football. The results of this investigation showed that the training made led to a significant reduction in functional asymmetries between the lower limbs of the players involved. This seems to confirm that, in line with other investigations carried out in this area, the laterality characteristics of the individual can be attenuated by providing systematic task stimuli to the non-dominant limb. In the area of Community Relations, we prepared a presentation for the first year’s students of the Master’s of Sports Training within our Faculty, called Sporting’s Day, with the purpose of showing the club's Academy organization and way of work, its goals, philosophy and operational strategies, as well as the daily activities of the coaches and intern coaches who work there. This event has the added importance of introducing Academia Sporting to potential candidates for a season internship at the club within the specific area of their Master’s specialization. The document also reviews the literature currently available on themes regarding youth sports, using it to justify and guide the approach of a professional working in this field, as well as showing the need to adapt it according to the environment presented. Keywords: Football, Coaching, Youth Training, Laterality, Coaching Skills, Game
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Academia de futebol"

1

MATIAS, Wagner Barbosa, and P. F. A. ATHAYDE. NAS ENTRELINHAS DO FUTEBOL: espetáculo, gênero e formação Coleção Academia & Futebol Volume 2. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652510485.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography