To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ação antrópica.

Journal articles on the topic 'Ação antrópica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ação antrópica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bonfim, Nielson Pereira da Silva, and Espedito Maia Lima. "A Paisagem como categoria geográfica: Comportamento espectral de vegetação do alto curso da bacia hidrográfica do rio Catolé – Bahia." Geopauta 4, no. 1 (2020): 184. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v4i1.6392.

Full text
Abstract:
O presente artigo e suas proposições metodológicas, tem como objetivo principal realizar a análise ambiental a partir da integração dos componentes naturais e elementos antrópicos, com respostas a alterações do ambiente delimitado ao longo de 10 anos. Para isto, adota-se o conceito de paisagem como categoria, que colabora no entendimento das relações sociais e naturais em um determinado espaço, e que por meio das atividades humanas pode-se observar as transformações físicas e antrópicas na natureza vivida. Foram realizados os trabalhos cartográficos a partir de imagens orbitais e através desta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, R. P. "A Ação Antrópica como Propulsora das Mudanças Climáticas na Região Nordeste." Revista Tocantinense de Geografia 5, no. 8 (2016): 91–102. http://dx.doi.org/10.22241/2317-9430/rtg.v5n8p91-102.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pantalena, Ana Flávia, and Luis Parente Maia. "Marcas da ação antrópica na história ambiental do Rio Jaguaribe, Ceará, Brasil." Revista de Gestão Costeira Integrada 14, no. 3 (2014): 459–68. http://dx.doi.org/10.5894/rgci431.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pellegrini, João Batista Rossetto, Danilo Rheinheimer do Santos, Celso Silva Gonçalves, André Carlos Cruz Copetti, and Edson Campanhola Bortoluzzi. "Adsorção de fósforo em sedimentos e sua relação com a ação antrópica." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, spe (2008): 2639–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000700005.

Full text
Abstract:
A avaliação do teor de P total e solúvel nas águas superficiais é insuficiente para o diagnóstico do seu potencial poluidor. O objetivo deste trabalho foi avaliar as frações de P e as propriedades relacionadas com a liberação de P de sedimentos erodidos de unidades paisagísticas com diferentes graus de ação antrópica. As amostragens de água+sedimentos foram realizadas em duas unidades paisagísticas de uma sub-bacia da pequena bacia hidrográfica do Arroio Lino, Agudo, RS, Brasil. Avaliaram-se pH, concentração de sedimentos, C orgânico total, granulometria, Fe extraído por DCB (Fe d) e oxalato (
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cortezzi, Sara S., Pitágoras da C. Bispo, Gabriel de P. Paciencia, and Ricardo C. Leite. "Influência da ação antrópica sobre a fauna de macroinvertebrados aquáticos em riachos de uma região de cerrado do sudoeste do Estado de São Paulo." Iheringia. Série Zoologia 99, no. 1 (2009): 36–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212009000100005.

Full text
Abstract:
Foram estudadas a riqueza e a distribuição espacial da fauna de macroinvertebrados aquáticos em riachos da região de cerrado de Assis, SP, com a finalidade de verificar o efeito da ação antrópica sobre a fauna. As coletas foram realizadas em nascentes do Ribeirão Água do Cervo, principal fornecedor de água da cidade de Assis. Foram estabelecidos nove pontos de coleta nos quais foram colocados dez pacotes de seixos de tamanho padronizado (volume equivalente a 300 cm³ cada). Após 25 dias de exposição, os pacotes foram removidos do riacho. Os macroinvertebrados associados a cada pacote de seixos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva Júnior, Luciano Gomes da. "Ação antrópica em torno das nascentes da Microbacia do Rio Bitury, Município de Belo Jardim (Região Agreste de Pernambuco)." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 2, no. 3 (2015): 105. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.020303.

Full text
Abstract:
Os impactos ambientais numa bacia hidrográfica revestem-se de maior importância por afetarem um dos principais recursos naturais necessário à vida. Existem diversos fatores que podem alterar a quantidade e a qualidade da água das nascentes de uma bacia hidrográfica, compreendendo os fatores naturais e os que são resultantes da ação antrópica. A Microbacia do Rio Bitury está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, na Região Agreste do Estado de Pernambuco, no Município de Belo Jardim, em uma área de Brejos de Altitude, contendo inúmeras nascentes, fornecendo água para consumo humano, ati
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Trevisan, Diego Peruchi, and Luiz Eduardo Moschini. "AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, SÃO PAULO." Boletim de Geografia 35, no. 1 (2017): 95. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v35i1.31593.

Full text
Abstract:
A maioria das paisagens são influenciadas pela ação antrópica e o mosaico de paisagens resultante é uma mistura de elementos naturais e antrópicos que variam em tamanho, forma e arranjo, de modo que medidas usadas para descrever seus padrões, podem ser aplicadas na análise de sua estrutura. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da intensidade do uso e cobertura da terra sobre os padrões espaciais e temporais da paisagem de São Carlos, em 2003 e 2013, através do Índice de Qualidade Ambiental dos Recursos Hídricos, Índice de Qualidade Ambiental da Vegetação, Índic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Claudino-Sales, Vanda de. "RISCOS SOCIOAMBIENTAIS NO NORTE DO PAÍS: INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 3 (2019): 22–32. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n3.655.

Full text
Abstract:
As pesquisas mais recentes em relação à floresta amazônica indicam que o bioma resulta de uma ação conjunta de processos naturais e antrópicos. Do ponto de vista natural, coloca-se que a Amazônia é uma floresta pluvial, e não passa por processo de combustão espontânea. A presença de fogo nesse bioma tem como única e exclusiva fonte a ação antrópica. Na Amazônia, os focos de calor estão visceralmente atrelados ao agrobusiness, à mineração e ao setor madeireiro. Incêndios no segundo semestre do ano 2019 atingiram níveis alarmantes, e resultam da pressão exercida por esses negócios sobre as atuai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rubira, Felipe Gomes. "Monitoramento das Feições Erosivas do Parque Municipal do Cinquentenário e de suas Áreas Limítrofes (Monitoring of Erosional Features of Municipal Park Fiftieth and their Neighbouring Areas)." Revista Brasileira de Geografia Física 9, no. 2 (2016): 470. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v9.2.p470-497.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa estuda um ambiente degradado, localizado em área urbana, os processos da urbanização de Maringá promovem uma série de impactos negativos nos fundos de vales, os processos erosivos estão se intensificando de maneira acelerada, causando prejuízos sociais, econômicos e ambientais, torna-se importante então, verificar quais os fatores antrópicos que estão proporcionando a expansão das erosões. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva monitorar as feições erosivas do Parque Municipal do Cinquentenário e de suas áreas limítrofes, simultaneamente objetiva-se verificar quais as principais c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Raylla Pollyana Barbosa de, Marco Antonio Moreira de Freitas, Marcos Pereira Costa, Lucas Felisberto Pereira, and José Victor Alves Gomes. "IMPACTO DA AÇÃO ANTRÓPICA NOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM DIFERENTES FISIOLOGIAS DO CERRADO." Multi-Science Journal 1, no. 9 (2018): 28. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i9.380.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Martins, Bruno, Luciano Lourenço, and Hudson Rodrigues Lima. "Ação antrópica e risco de ravinamento: o exemplo da ravina do Corgo (rio Alva)." Territorium, no. 24 (March 30, 2017): 221–34. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_24_16.

Full text
Abstract:
A partir do estudo da ravina do Corgo, localizada na margem direita do rio Alva, a jusante da povoação de Penalva de Alva e em frente à das Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital (Centro de Portugal), procuram-se analisar os principais factores que estiveram na sua génese e, desta forma, contribuir para o conhecimento de um dos processos erosivos que mais concorrem para a evolução das vertentes, como é o caso dos ravinamentos. https://doi.org/10.14195/1647-7723_24_16
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Salomão, Antonieta Nassif, and Angela Maria Conte Leite. "Comportamento de regenerantes de Astronium urundeuva (Fr. All.) Engler em área sob ação antrópica." Acta Botanica Brasilica 6, no. 2 (1992): 85–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061992000200005.

Full text
Abstract:
O comportamento de regenerantes de aroeira (Astronium urundeuva) foi observado em área de pastagem. Verificaram-se proporções de 1,7 e 2 cepas para cada plântula. A distribuição desses indivíduos tendeu mais à agregação do que ao acaso. Constatou-se que na área em estudo, a regeneração assexuada; é mais importante para a manutenção da espécie do que a sexuada; provavelmente por haver concorrência entre a pastagem e as plântulas em estágio inicial de estabelecimento. Porém, após seu estabelecimento, as plântulas desenvolvem-se normalmente. Deve-se levar em consideração, tanto as plântulas quant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pinto, Antônia Gomes Neta, Adriana Maria Coimbra Horbe, Maria do Socorro Rocha da Silva, Sebastião Atila Fonseca Miranda, Domitila Pascoaloto, and Helder Manuel da Costa Santos. "Efeitos da ação antrópica sobre a hidrogeoquímica do rio Negro na orla de Manaus/AM." Acta Amazonica 39, no. 3 (2009): 627–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672009000300018.

Full text
Abstract:
O rio Negro, na orla de Manaus, recebe de seus tributários urbanos resíduos domésticos e industriais, cuja composição variada vem modificando as características naturais de suas águas. Com o intuito de avaliar o efeito da ação antrópica sobre o rio Negro foram coletadas amostras de água e analisadas as variáveis: pH, Eh, condutividade elétrica e alcalinidade (por potenciometria); oxigênio dissolvido (titrimetria); nitrogênio amoniacal e de nitritos (espectrofotometria); os cátions Ca, Mg, Na e K, e os metais Cd, Cu, Cr, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn (por espectroscopia de absorção atômica - EAA). Os res
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Bruno Ferreira da, Alan Silveira, and Marília Inês Mendes Barbosa. "Cartografia Geomorfológica Aplicada à Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Brejão, Município de Nova Ponte (MG): Indicativos da Evolução do Relevo e Contribuições ao Planejamento." Revista Brasileira de Cartografia 72, no. 3 (2020): 474–89. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv72n3-53365.

Full text
Abstract:
Este trabalho consistiu na investigação das características geomorfológicas da bacia hidrográfica do Ribeirão do Brejão, no município de Nova Ponte (MG), posicionada nos Planaltos e Chapadas da borda nordeste da Bacia Sedimentar do Paraná. Parte-se do pressuposto que o uso de técnicas da cartografia geomorfológica de detalhe contribuem com informações ao planejamento territorial/ambiental e com indicativos da evolução do relevo. Os elementos geomorfológicos que compõem a bacia foram mapeados por meio de fotointerpretação no software ArcGIS que possibilitou a elaboração da carta Geomorfológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Campos, Samuel Alex Coelho, Alexandre Bragança Coelho, and Adriano Provezano Gomes. "Influência das condições ambientais e ação antrópica sobre a eficiência produtiva agropecuária em Minas Gerais." Revista de Economia e Sociologia Rural 50, no. 3 (2012): 563–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032012000300010.

Full text
Abstract:
A produção agropecuária causa impactos sobre o meio ambiente e este também influencia a agropecuária. Apesar da importância do meio ambiente, a forma de produção atual é apontada como não sustentável e depreciativa. Neste sentido, buscou-se avaliar a importância dos recursos naturais sobre a produção agropecuária em Minas Gerais e das ações humanas de conservação do meio ambiente. Foi utilizada a Análise Envoltória de Dados e, posteriormente, a regressão quantílica, tendo como fonte de dados o Censo Agropecuário 2006 para os municípios mineiros. Os resultados demonstram a importância significa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Morais, Marla Regina Domingues de, Manildo Marcião Oliveira, and Vicente de Paulo Santos de Oliveira. "Impacto da ação antrópica na qualidade da água da represa de Juturnaíba – Silva Jardim/RJ." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 10, no. 1 (2016): 201. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v10n12016p201-223.

Full text
Abstract:
A Represa de Juturnaíba, localizada entre os municípios de Silva Jardim e Araruama, é o único manancial de água doce que abastece toda a Região dos Lagos fluminense. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade da água do reservatório de Juturnaíba por meio de análises físico-químicas e microbiológicas realizadas a montante nos rios, comparando-as com a qualidade a jusante, a fim de identificar sua hidrodinâmica. Foram feitas seis coletas em seis pontos estratégicos. O afluente com maiores restrições na qualidade da água foi o rio Capivari. O rio com melhor qualidade da água foi o São Joã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Papavero, Nelson, and Dante Martins Teixeira. "Os viajantes e a biogeografia." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 8, suppl (2001): 1015–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702001000500012.

Full text
Abstract:
Apresenta-se um breve panorama das principais teorias biogeográficas, mostrando como o conhecimento acumulado por naturalistas viajantes foi responsável por seu teste e eventual rejeição. Enfatiza-se a importância de se conhecerem os relatos dos antigos viajantes e naturalistas, para avaliar o quão severa foi a ação antrópica sobre a distribuição geográfica de alguns grupos de vertebrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lima-Ribeiro, Matheus de Souza, and Maira Barberi. "Análise Palinológica: fundamentos e perspectivas na pesquisa arqueológica." Habitus 3, no. 2 (2007): 261. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v3.2.2005.261-290.

Full text
Abstract:
Estudos sobre análise palinológica aplicada à Arqueologia buscam compreender as ocupações humanas pré-históricas, detectando distúrbios na vegetação nativa causados pela ação antrópica. Embora escassos no Brasil, trabalhos de palinologia constituem uma ferramenta importante, constatando a presença do pólen de vegetais cultivados e a evolução da paisagem, auxiliando na caracterização dos processos espaciais e temporais relacionados à s culturas pré- históricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferreira, Sueli Batista, Milene Sabino Lana, Artur Antônio Conte Jr., and Leonardo de Freitas Leite. "Movimentos em encostas de Ouro Preto, MG: o caso da Vila São José." Rem: Revista Escola de Minas 57, no. 4 (2004): 235–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672004000400004.

Full text
Abstract:
Esse trabalho discute os movimentos em encostas de Ouro Preto, a partir de um exemplo envolvendo um escorregamento em talude no Morro do Curral, localizado na Vila São José. Alerta-se acerca dos riscos de movimentos devido à inadequada ocupação urbana na base da encosta, enfatizando o problema da ação antrópica e suas conseqüências na reincidência de movimentos. A ação do intemperismo químico no comportamento do material rochoso é discutida. Um levantamento preciso do escorregamento em campo é apresentado, mostrando a geometria da superfície de ruptura. O levantamento de campo permitiu a exata
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Batista, Francisco Johnson Albuquerque, José Ribeiro de Araújo Neto, Helba Araújo de Queiroz Palácio, Geovane Barbosa Reinaldo Costa, and Maria Monaliza de Sales. "Impacto da ação antrópica na degradação da mata ciliar do trecho perenizado do Rio Trussu, Ceará, Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 3, no. 5 (2016): 189. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.030508.

Full text
Abstract:
O bioma Caatinga vem, ao longo das últimas décadas, sendo devastado, sendo utilizada para áreas com pecuária intensiva e agricultura. E a mata ciliar dos corpos hídricos tornam-se as áreas degradadas que sofrem maior pressão antrópica. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da ação antrópica na degradação da mata ciliar do trecho perenizado do Rio Trussu num determinado intervalo de tempo (2003 e 2013). O estudo foi desenvolvido no Vale do Rio Trussu que se encontra localizado na Bacia do Alto Jaguaribe, Ceará, Brasil. O trecho perenizado do Rio Trussu tem importante papel no aba
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

de Oliveira, Rogério Ribeiro. "Ação antrópica e resultantes sobre a estrutura e composição da Mata Atlântica na Ilha Grande, RJ." Rodriguésia 53, no. 82 (2002): 33–58. http://dx.doi.org/10.1590/2175-78602002538203.

Full text
Abstract:
RESUMO A Floresta Ombrófila Densa na Ilha Grande (RJ) é constituída por um mosaico de florestas secundárias de diferentes idades. Foram estudados trechos de florestas utilizados anteriormente para cultivos de subsistência de populações caiçaras a 5, 25 e 50 anos. Para comparação, utilizou-se um trato de floresta primária. Nas áreas estudadas foi encontrado um total de 26 espécies na área de 5 anos, 70 na de 25 anos, 63 na de 50 anos e 134 na climáxica e a área basal foi de 5,6; 26,3; 32,4 e 57,9 m2/ha, respectivamente. A distribuição das espécies pelos grupos ecológicos permitiu a separação em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

DE SOUZA, MARTA LUZIA, and LÁZARO VALENTIN ZUQUETTE. "A influência da ação antrópica na classificação dos materiais inconsolidados da cidade de Ouro Preto - MG." Pesquisas em Geociências 28, no. 2 (2001): 325. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.20306.

Full text
Abstract:
Many authors consider anthropogenic activity one of the most active modifying agents on the physical environment. Its intrinsic relationship with other environmental factors such as water, unconsolidated materials, rocky substrata, ground relief and others should be more intensely studied. In the current research the procedures and results in the classification of unconsolidated materials in the Brazilian town of Ouro Preto are provided. Materials were analyzed according to their genesis and evolution, relative thickness, position in relief and lateral distribution. Field and lab assays were u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Albertina Lopes da, Mariana Gomes de Oliveira, Claudionisio De Souza Araujo, Aline Batista Fernandes Morais, Ângela Cristina Lopes da Silva, and Izildinha Miranda. "EFEITOS DE DIFERENTES TAMANHOS DE FRAGMENTOS FLORESTAIS SOBRE A DENSIDADE, QUALIDADE DA COPA E FUSTE DA ANDIROBA, SUDESTE DO PARÁ." Revista Agroecossistemas 11, no. 2 (2020): 164. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v11i2.7391.

Full text
Abstract:
Em meio a uma heterogeneidade de ambiente, a fragmentação tem mostrado efeitos e interações distintas. O objetivo desse estudo é comparar a densidade, qualidade da copa e altura do fuste da espécie andiroba (Carapa guianensis Aublet) em diferentes tamanhos de fragmentos florestais, no Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira, sudeste do Pará. A metodologia envolveu inventario florístico em três áreas de fragmentos grandes (> 50 hectares) e três fragmentos pequenos (< 50 hectares). A densidade ind/ha, qualidade da copa e altura do fuste (m) foram comparadas entre os fr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Serpa Schallenberger, Leonardo, and Gilmara De Oliveira Machado. "INVENTÁRIO DA ARBORIZAÇÃO NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE MANGUEIRINHA – PR." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 8, no. 1 (2019): 54. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v8i1.66350.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo principal estudar a arborização da região central do Município de Mangueirinha – PR. Foi realizado o levantamento das espécies componentes de 19 vias públicas, análise de danos causados pelas árvores à estrutura pública bem como os danos causados nas próprias árvores por ação antrópica. A necessidade de práticas de manejo como podas de limpeza e correção, controle de pragas, controle de doenças, controle de parasitas, remoção de árvores e replantio também foram avaliadas. Foi observado que a arborização é composta por 28 espécies, porém, 74,4% da população é re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Ariana Kelly Leandra Silva da, Dalton Pardo-Enriquez, Ligia Amaral Filgueiras, and Roseane Bittencourt Tavares. "OS RECURSOS NATURAIS NA ERA DO ANTROPOCENO À LUZ DA ECONOMIA ECOLÓGICA." Revista de Administração e Negócios da Amazônia 11, no. 3 (2019): 138. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n3p138-155.

Full text
Abstract:
O artigo ressalta a importância de compreender como os recursos naturais no século XXI são afetados ao longo da Era do Antropoceno – o período de consolidação e domínio do sistema capitalista, no qual a paisagem natural foi bastante modificada nos últimos duzentos anos. Com o intuito de descrever mudanças socioambientais apontam-se caminhos de sondagem dessa realidade, a fim de estabelecer elos entre a ação antrópica e os ensinamentos da economia ecológica, que pressupõem a sustentabilidade das interações entre estruturas funcionais, principalmente da economia, ecologia, ciência, tecnologia e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Jesus, Edilma Nunes de, Robério Anastácio Ferreira, Alexsandro Guimarães Aragão, Thadeu Ismerim Silva Santos, and Sérgio Luís Rocha. "ESTRUTURA DOS FRAGMENTOS FLORESTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POXIM-SE, COMO SUBSÍDIO À RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA." Revista Árvore 39, no. 3 (2015): 467–74. http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622015000300007.

Full text
Abstract:
RESUMOO planejamento para a restauração de extensas áreas fragmentadas tem como ponto de partida a caracterização dos efeitos da fragmentação na paisagem. Assim, este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar os principais aspectos da fragmentação florestal na bacia hidrográfica do rio Poxim-SE, verificando-se seus possíveis efeitos, através de análises quantitativas da estrutura da paisagem. Para isso, foram utilizados indicadores de paisagem (métricas) selecionados a partir das opções do programa Patch Analyst 5.0. Foram demarcados pontos georreferenciados na área, para relaciona
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Quadros, Telmo Fernando Perez. "EFEITO DA DINÂMICA FLUVIAL E DA AÇÃO ANTRÓPICA SOBRE A EROSÃO DE MARGENS FLUVIAIS: O CASO DA MINERAÇÃO DE AREIA NO RIO JACUÍ." Revista de Ciências Ambientais 11, no. 1 (2017): 49. http://dx.doi.org/10.18316/rca.v11i1.3179.

Full text
Abstract:
A extração de areia no leito do rio Jacuí tem sido a principal responsável pelo atendimento á demanda deste bem mineral para atender a construção civil do Rio Grande do Sul. Tal atividade tem sido responsabilizada pelos processos erosivos observados, principalmente, nas margens desse rio. Esse artigo traz informações e considerações técnicas baseadas em observações e estudos de campo, e em experimentos expeditos de laboratório, a respeito dos fatores antrópicos e dos fatores naturais que influenciam na erosão das margens do rio Jacuí. Tais observações são discutidas a luz do conhecimento cient
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rubin, Julio Cezar Rubin de, and Miriam Carbonera. "Considerações acerca do contexto ambiental dos sítios arqueológicos do alto rio Uruguai: Projeto Salvamento Arqueológico Uruguai UHE-Itá." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 21 (December 9, 2011): 153. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89970.

Full text
Abstract:
Neste texto foram analisados os dados referentes aos aspectos ambientais e os sítios arqueológicos pesquisados durante uma das etapas do Projeto Salvamento Arqueológico Uruguai, realizado entre as décadas de 1980 e 1990. São apresentadas algumas reflexões sobre a dinâmica da área e a ação antrópica, e como esses processos podem ter alterado os sítios até o momento de seu registro. Ressalta-se a importância da relativização das informações coletadas contemporaneamente para evitar interpretações equivocadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Dalva Damiana Estevam da, Francisco Tibério Araújo Felizmino, and Marcelo Garcia de Oliveira. "AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PRÁTICA DA CULTURA DO FEIJÃO NO MUNICÍPIO DE TAVARES-PB." HOLOS 8 (January 13, 2016): 148. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2063.

Full text
Abstract:
A degradação ambiental é um fator preocupante principalmente na região Nordeste. Nessa região, as causas da degradação são diversas, sendo intensificadas pela ação do clima. As atividades antrópicas causam pressão sobre os recursos naturais, destacando-se a agricultura que provoca desequilíbrio nos ecossistemas como: perda da biodiversidade, modificação no ciclo hidrológico, entre outros. Além disso, com a ocorrência das secas, há diminuição da vegetação, depauperamento do solo e perda da biodiversidade pelas queimadas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a degradação ambie
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Tenório, José Cleiton Souza, Ana Karine Nascimento Pimentel, Fernando Da Silva Alexandre, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, and Luciano Pires de Andrade. "Ação antrópica na produção de alimentos em áreas de Brejos de Altitude no semiárido do Nordeste, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 5 (2020): 578–93. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.005.0052.

Full text
Abstract:
Os brejos de altitude são unidades biogeográficas peculiares pois são um conjunto de áreas de florestas úmidas rodeadas por vegetação xerófila típica de Caatinga. O objetivo deste trabalho foi observar a influência das alterações ambientais na produção das culturas tradicionais no município de Garanhuns, utilizando para isso dados pluviométricos extraídos da APAC e do banco de dados do IBGE, além de imagens de satélite. No total, foram coletadas séries históricas dos dados de chuva, produção agropecuária e uso do solo para o município de Garanhuns e tradadas com o uso do programa QGIS e excel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Dias, João Carlos Pinto. "Doença de Chagas, ambiente, participação e Estado." Cadernos de Saúde Pública 17, suppl (2001): S165—S169. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000700026.

Full text
Abstract:
Na América Latina, a Doença de Chagas Humana (DCH) afeta 16 milhões de indivíduos e está relacionada a fatores ambientais e sociopolíticos (relações de produção, migrações, vivenda, educação e ação antrópica sobre a natureza). Sua transmissão depende basicamente da domiciliação do vetor originário de ecótopos silvestres ou introduzido na casa por ação humana. De conseqüências graves, a DCH apresenta tratamento difícil, mas boas possibilidades de controle. Como afeta indivíduos e regiões pobres, carece de ação do Estado que envolva educação, participação e políticas públicas de modo a assegurar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Morais Neto, João Marinho de. "Contribuição ao cadastramento das itacoatiaras do "Vale do Sa­bugi", na fronteira seridoense da Paraíba." Revista de Arqueologia 8, no. 1 (1994): 133–55. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v8i1.470.

Full text
Abstract:
Visando contribuir para o levantamento do patrimonio arqueologico da regiao do serido (RN-PB) sao apresentados alguns sitios contendo gravuras rupestres (itacoatiaras), localizados na area conhecida como Vale do Sabugi, no Estado da Paraíba. Em vista da constante ameaça de destruição dos sítos, tanto por agentes erosivos como pela ação antrópica, espera-se que pesquisas cientificamente conduzidas sejam realizadas na área, o que ajudaria as comunidades e autoridades locais a conscientizarem-se sobre a necessidade de preservação desse patrimônio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rodrigues, Aline Sueli de Lima, and Hermínio Arias Nalini Júnior. "Valores de background geoquímico e suas implicações em estudos ambientais." Rem: Revista Escola de Minas 62, no. 2 (2009): 155–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672009000200006.

Full text
Abstract:
O estabelecimento de valores de background geoquímico como medida relativa para distinguir concentrações naturais de um elemento (geogênica e/ou biogênica) e a influência das atividades antrópicas nestas concentrações representa um dos assuntos mais importantes das ciências ambientais recentes. A relação entre as alterações naturais e as proporcionadas pela ação antrópica nas espécies químicas é uma questão que envolve implicações importantes nas áreas da geologia, toxicologia e biologia, entre outros campos do conhecimento. Isto é especialmente importante, quando interpretações geoquímicas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Tavares, Maria Júlia Lopes, Caroline da Silva Fernandes, Paula Fernandes de Albuquerque Maranhão, Marcelo Borges Rocha, and Pedro Miguel Marques da Costa. "Ações antrópicas e o surgimento de pandemias: qual o papel da engenharia ambiental nesse contexto?" Research, Society and Development 9, no. 8 (2020): e991986727. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6727.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações que existem entre ações antrópicas e o surgimento de novas doenças. Além disso, discutir que ações, executadas principalmente por Engenheiros Ambientais, podem ser realizadas frente a essa problemática. Para isso, focou em dois problemas ambientais: manuseio de animais silvestres e desmatamento. O estudo foi de caráter teórico, tendo como metodologia a leitura e análise de trabalhos publicados sobre os temas tratados, na tentativa de articular com o surgimento do Sars-Cov-2. Como resultado, foi observado que impactos ambientais causados p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

CASTRO, Paulo de Tarso Amorim, Cláudio Eduardo LANA, Tiago Oliveira ROBERTTI, et al. "FATORES QUE CONDICIONAM A PRESENÇA E DISPERSÃO DE MINERAIS DE FERRO NOS SEDIMENTOS ARENOSOS DOS TERRAÇOS E VÁRZEAS DOS RIOS QUE DRENAM O QUADRILÁTERO FERRÍFERO (MG)." Geosciences = Geociências 36, no. 3 (2017): 509–20. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i3.11737.

Full text
Abstract:
No Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, as cristas das serras mais altas são modeladas quase que totalmente em quartzitos e em itabiritos, onde se localizam as nascentes de alguns dos principais afluentes dos rios das Velhas e Doce. É nelas que estão localizadas as minas de ferro. Foram estudadas as concentrações de minerais de ferro nos sedimentos que compõem os terraços, as paredes dos canais e a na calha dos rios das Velhas, Piracicaba, Gualaxo do Norte e do Sul, que nascem nestas serras com vias a reconhecer a dispersão natural dos minerais de ferro nos riachos e rios e a influência an
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Vieira, Celso Voos, Norberto Olmiro Horn Filho, and João Carlos Ferreira Melo Júnior. "Aspectos geológicos da Baía Babitonga, estado de Santa Catarina, Brasil." Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha 10 (June 8, 2021): eb2021003. http://dx.doi.org/10.37002/revistacepsul.vol10.681eb2021003.

Full text
Abstract:
A geologia dos ambientes costeiros apresenta uma dinâmica muito particular com a ação de inúmeros agentes em sua formação e forte ação antrópica. Os estudos e pesquisas que possam contribuir no mapeamento e identificação dos agentes atuantes na formação dos ambientes costeiros da Baía Babitonga, tornam-se valiosos para o entendimento e o preenchimento de lacunas na evolução dos ambientes costeiros. O presente estudo realizou uma revisão bibliográfica das pesquisas de cunho geológico na Baía Babitonga. O resultado da revisão bibliográfica dos aspectos geológicos identificou que houve uma grande
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Forattini, Oswaldo Paulo. "Biogeografia, origem e distribuição da domiciliação de triatomíneos no Brasil." Revista de Saúde Pública 40, no. 6 (2006): 964–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102006000700004.

Full text
Abstract:
Considerando a distribuição atual da domicialiação triatomínea no Brasil, pode-se verificar sua associação com a referente aos espaços abertos. Estes podem ser considerados como naturais e artificiais. Os primeiros estão essencialmente situados nos domínios paisagísticos das caatingas, dos cerrados, totalmente incluídos em território brasileiro, e das pradarias mistas subtropicais pertencentes a paisagem que se estende além desses limites. Os outros são os originados da ação antrópica resultando em expansão da paisagem aberta principalmente em virtude da devastação da cobertura florestal do do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Araújo, Lucas Oliveira, Ernandes Macedo da Cunha Neto, Marcio Roberto da Silva Melo, Núbia de Fátima Alves dos Santos, and Luciana da Silva Borges. "Ação antrópica na incidência dos focos de calor na Microrregião de Paragominas, Estado do Pará, Norte do Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 17 (2020): 1153–64. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071708.

Full text
Abstract:
O fogo é um instrumento do desflorestamento, devido seu emprego na conversão de vegetação em pastagens e agricultura, sendo difícil monitorá-lo, devido à grande dimensão do Estado do Pará. O sensoriamento remoto e o geoprocessamento são alternativas que favorecem esse monitoramento. Assim, objetivou-se avaliar a dinâmica dos focos de calor na Microrregião de Paragominas, Estado do Pará, Norte do Brasil, sob a ótica do desmatamento e agricultura. Utilizou-se vetores dos focos de calor, desmatamento e agricultura, sendo analisados em escala multitemporal, entre os anos de 2002 e 2018. No período
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Cunha, T. J. F., and L. P. Ribeiro. "Qualidade e relações pedogenéticas da matéria orgânica de alguns solos da região de Irecê (BA)." Revista Brasileira de Ciência do Solo 22, no. 4 (1998): 693–704. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831998000400015.

Full text
Abstract:
Foram estudados seis perfis de Cambissolos (P1, P2, P3, P4, P5 e P6) desenvolvidos sobre calcário na microrregião de Irecê (BA), no ano de 1991, objetivando avaliar as principais características da matéria orgânica e as suas possíveis relações com a organização estrutural e com os processos agradativos e, ou, degradativos que vêm sofrendo estas coberturas pedológicas, principalmente quando submetidas à utilização agrícola. Com base nas observações morfológicas e nos dados analíticos, com ênfase no fracionamento das substâncias húmicas, verificou-se que, nos perfis P1 e P2, a matéria orgânica a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Antunes Klais, Thalita Beatriz, Fabricio Bau Dalmas, Giancarlo Lastoria, and Antonio Conceição Paranhos Filho. "ANÁLISE MULTITEMPORAL DA COBERTURA DO SOLO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL, DE 1966 A 2006?" Geoambiente On-line, no. 19 (January 3, 2013): 01. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26050.

Full text
Abstract:
Neste trabalho avaliou-se a evolução do uso e ocupação do solo em Ponta Porã – MS no período compreendido entre 1966 e 2006, tendo como base o uso de geotecnologias e dados de sensoriamento remoto, permitindo o monitoramento ambiental dos processos antrópicos. Ponta Porã é cidade limítrofe a oeste com a República Federativa do Paraguai, formando uma conurbação internacional com Pedro Juan Caballero, isso confere a região vantagens relacionadas à logística e a boas condições para o desenvolvimento econômico. Para a análise multitemporal da cobertura do solo foram utilizadas as cartas topográfic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Oliveira, André Pinto de Souza. "Direito ambiental constitucional - uma análise principiológica da consolidação do Estado protetor do ambiente nas constituições brasileira e portuguesa." Prisma Juridico 6 (July 31, 2008): 101–20. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v6i0.1132.

Full text
Abstract:
Os impactos ambientais proporcionados ou intensificados pela ação antrópica contribuíram para a inserção da ecologia no pensamento e sentimento jurídicos coletivos. Nessa seara, observou-se, no desenrolar dos últimos decênios, a constitucionalização de inúmeras prerrogativas em matéria ambiental, indubitavelmente relevantes à tutela dos patrimônios naturais e paisagísticos. Nesse contexto, buscou-se, por meio deste trabalho, uma análise do processo de soerguimento e consolidação do Estado protetor do ambiente tanto na ordem jurídica brasileira quanto na portuguesa, ladeada por um estudo compar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, André Pinto de Souza. "Direito ambiental constitucional - uma análise principiológica da consolidação do Estado protetor do ambiente nas constituições brasileira e portuguesa." Prisma Juridico 6 (July 31, 2008): 101–20. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v6n0.1132.

Full text
Abstract:
Os impactos ambientais proporcionados ou intensificados pela ação antrópica contribuíram para a inserção da ecologia no pensamento e sentimento jurídicos coletivos. Nessa seara, observou-se, no desenrolar dos últimos decênios, a constitucionalização de inúmeras prerrogativas em matéria ambiental, indubitavelmente relevantes à tutela dos patrimônios naturais e paisagísticos. Nesse contexto, buscou-se, por meio deste trabalho, uma análise do processo de soerguimento e consolidação do Estado protetor do ambiente tanto na ordem jurídica brasileira quanto na portuguesa, ladeada por um estudo compar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Kikuda, Renata, Denise Oliveira Dias, and Debora De Jesus Pires. "IMPACTOS AMBIENTAIS DA EXPLORAÇÃO DOS ESPAÇOS VERDES EM CENTROS URBANOS: O EXEMPLO DA NASCENTE DO LAGO DOS BURITIS NO MUNICÍPIO DE GOIATUBA-GO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 4 (2020): 530. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020530-549.

Full text
Abstract:
O artigo trata da análise da pertinência dos espaços verdes dentro dos centros urbanos. A metodologia utilizada para a elaboração foi o estudo de caso, tendo como objetivo a demonstração da ocorrência de impactos ambientais dentro de um espaço verde, sendo realizado o estudo no Lago dos Buritis, localizado no município de Goiatuba, no estado de Goiás. Os resultados apontam que o Lago dos Buritis tem sofrido consequências danosas ao ecossistema, derivadas da ação antrópica, revelando a necessidade de ações que revertam tal situação, antes que seja tarde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Mendes, Fabrício Lemos de Siqueira, Marlon Wallace Serra Conceição, Agnes Brenda Da Silva Sousa, Silvia Helena Ribeiro Cruz, and Diana Priscila Sá Alberto. "Degradação nas Vias entre Aeroporto e Hotéis, e o Turismo na Visão dos Taxistas de Belém (PA)." ROTUR. Revista de Ocio y Turismo 13, no. 2 (2019): 41–56. http://dx.doi.org/10.17979/rotur.2019.13.2.5221.

Full text
Abstract:
A cidade de Belém (PA), devido a sua cultura e atrativos, apresenta um fluxo de turistas muito forte, infelizmente por receber diariamente muitos visitantes, é alvejada por diversos tipos de degradações que na maioria das vezes dão a ideia de abandono e perca de qualidade aos atrativos turísticos, originando uma insatisfação aos que chegam aqui. O objetivo do trabalho é mostrar as áreas degradas por ação antrópica causadas nas rotas apontadas pelos taxistas trabalhadores do Aeroporto de Belém. A Metodologia utilizada foi aplicação de um questionário de múltipla escolha, aplicado aos taxistas d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bianchin, Jonas Eduardo, and Pierre André Bellé. "Fitossociologia e estrutura de um fragmento de floresta estacional decidual aluvial em Santa Maria – RS." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 7, no. 3 (2013): 322. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i3.1307.

Full text
Abstract:
As formações florestais encontram-se alteradas, sobretudo à ação antrópica. Principalmente as florestas aluviais, que por sua localização e função ecológica, devem ser preservadas e recuperadas, para isso é fundamental conhecer a fitossociologia e estrutura da floresta. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar os parâmetros fitossociológicos e estrutura de um fragmento de Floresta Estacional Decidual Aluvial em Santa Maria, RS. Para isso, foram mensuradas 74 parcelas contíguas de 10 x 10 m (100 m²), e considerados todos os indivíduos com CAP maior que 10 cm. Foram identificadas 32 espécie
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pinton, Leandro De Godoi, and Cenira Maria Lupinacci da Cunha. "O uso de Geoindicadores em paisagem rural: Subsídios à análise das mudanças morfológicas Antropogênicas da Bacia do Córrego do Cavalheiro – Analândia (SP)." Geography Department University of Sao Paulo 29 (June 17, 2015): 1. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102128.

Full text
Abstract:
A criação de metodologias nos estudos da Antropogeomorfologia tem contribuído para a mensuração das mudanças morfológicas induzidas pelo homem. Neste contexto, a sistematização de geoindicadores permite leituras quantitativas de diversos parâmetros geomorfológicos. A diversidade de sistemas ambientais e a maior intensidade das ações antrópicas sugerem o estabelecimento de geoindicadores mais específicos. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar a formulação de morfologias antropogênicas vinculadas às mudanças do uso da terra em área rural e, a partir dessa análise, discutir geoindi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Durães Braga, Mônica, Stéfany Veloso Santos, and Maria Fernanda Niza Santos. "Parques Urbanos: Análise temporal do Parque Municipal Milton Prates Em Montes Claros/MG: Impactos ambientais e qualidade hídrica." Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade 3, no. 02 (2021): 200–216. http://dx.doi.org/10.46551/rvg2675239520212200216.

Full text
Abstract:
Os Parques urbanos possuem significativo reflexo ambiental, no que tange à preservação, assim como melhoria na qualidade de vida da população. Em Montes Claros, um destes importantes parques é o Parque Municipal Milton Prates, criado em 1968. Dentre os 11 parques municipais da cidade, este é o mais visitado e a terceira maior área verde urbana do município de Montes Claros. O Parque passou por diversas transformações ao longo dos seus 53 anos. Ao percorrer toda a área, é perceptível a identificação dos impactos ambientais no Parque Municipal e seu entorno. Ainda, pode-se verificar a situação d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rehbein, Moisés Ortemar, and Danilo da Silva Dutra. "MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO ESCUDO SUL-RIO-GRANDENSE NO MUNICÍPIO DE PELOTAS." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 18, no. 1 (2020): 1–23. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v18i0.13844.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva o mapeamento geomorfológico da área de influência do Escudo Sul-Rio-Grandense no município de Pelotas, a partir de revisão bibliográfica, trabalhos de campo e cartografias de padrões morfológicos e morfocronogenéticos do relevo. Mapearam-se colinas, morrotes e morros de diferentes litologias do Batólito de Pelotas; Colinas e cabeceiras de drenagem com hollows de constituição elúvio-coluvionar e planícies de depósitos elúvio-coluvionares e aluviais. Os processos de formação do relevo resultam da ação plúvio-fluvial orientada por controles estruturais e condicionada por mu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Souza, Rafael de Freitas e. "Medicina e fauna silvestre em Minas Gerais no século XVIII." Varia Historia 24, no. 39 (2008): 273–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752008000100013.

Full text
Abstract:
O presente artigo delineia reflexão acerca da obra Erário Mineral de Luís Gomes Ferreira - cirurgião português que atuou em Minas Gerais durante vinte anos na primeira metade do século XVIII. A referida obra sintetiza sua preocupação em adequar os conhecimentos à nova realidade (clima, doenças e recursos disponíveis). A partir do levantamento dos animais pertencentes à "fauna silvestre mineira" empregados em seu receituário, busca-se compreender o sentido histórico do recurso a elementos da natureza na cura das enfermidades, bem como as conseqüências da ação antrópica sobre o meio ambiente ao
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Luz, Rodolfo Alves da. "Prospecção arqueológica e sistemas geomorfológicos em áreas urbanas: o caso da estação Vila Prudente do metrô, São Paulo, SP." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 21 (December 9, 2011): 335. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89980.

Full text
Abstract:
Visando orientar as prospecções arqueológicas na área da Estação Vila Prudente do Metrô de São Paulo foram realizadas investigações a respeito dos sistemas geomorfológicos envolvidos. Para tal, foi considerada a dinâmica natural de cada sistema geomorfológico e o tipo de ação antrópica que ali ocorreu durante a urbanização da área. Os resultados foram então espacializados, auxiliando assim na indicação de setores com maior probabilidade de ocorrência de vestígios arqueológicos. A pesquisa permitiu o reconhecimento das mudanças geomorfológicas de caráter antropogênico relacionadas ao processo d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!