Academic literature on the topic 'Aceleradoras de empresas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Aceleradoras de empresas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Aceleradoras de empresas"

1

Matsuda, Patricia Mari, and Giovanni Terra. "A INFLUÊNCIA DAS ACELERADORAS DE STARTUP NA TOMADA DE DECISÃO DOS EMPREENDEDORES." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 7, no. 11 (July 11, 2019): 4. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v7i11.60220.

Full text
Abstract:
De acordo com Pauwels et al. (2015), as aceleradoras definem um novo modelo de incubadoras adaptadas para as startups em fase de escalabilidade, tendo um papel determinante no desenvolvimento das primeiras etapas do negócio. Sarasvathy (2001) pontua que existem duas estruturas lógicas usuais na atividade empreendedora; as lógicas causal e a effectual. O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar, a partir do estudo de casos com entrevistas com representantes de empresas, até que ponto as aceleradoras realmente auxiliam na heurística de tomada de decisão dos empreendedores de startups tendo como base a metodologia Effectuation. Para isso, buscou-se verificar inicialmente se as empreses estudadas adequavam-se a teoria da estrutura das aceleradoras definida por Pauwels et al. (2015) para então compreender até que ponto o processo de aceleração de cada aceleradora entrevistada adota os pilares da teoria Effectuation definidos por Sarasvathy (2001) durante o processo de aceleração. Identificando-se de que maneira os conceitos base da teoria são transmitidos para as empresas aceleradas, buscou-se compreender se o processo auxilia na heurística da tomada de decisão dos empreendedores a partir da adoção da abordagem que define o melhor mindset para se desenvolver empresas emergentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cánovas Saiz, Lydia, Isidre March Chordà, and Rosa María Yagüe Perales. "Impacto social y económico de las aceleradoras de emprendimiento: análisis de factores condicionantes e implicaciones para la innovación social." CIRIEC-España, revista de economía pública, social y cooperativa, no. 93 (September 10, 2018): 211. http://dx.doi.org/10.7203/ciriec-e.93.9855.

Full text
Abstract:
Este estudio indaga de forma pionera y exploratoria en el desempeño de las Aceleradoras y las start-ups albergadas en ellas en términos del empleo que generan. Los emprendedores que participan en una Aceleradora viven una experiencia que es crucial para la supervivencia, desarrollo y expansión de su start-up. Las Aceleradoras están generando una enorme expectación en España con Valencia a la cabeza, pero son un fenómeno muy reciente por lo que las evidencias empíricas existentes a día de hoy son poco concluyentes o inexistentes. De ahí el carácter pionero de nuestro estudio, el cual ofrece a partir de una muestra de 116 aceleradoras una aproximación al alcance del empleo generado por las start-ups ubicadas en ellas. Las evidencias empíricas encontradas aportan valiosas implicaciones prácticas a tener en cuenta a la hora de generar expectativas realistas acerca de estos instrumentos. Los resultados, de carácter exploratorio, demuestran que las Aceleradoras localizadas en EEUU estimulan la creación de un mayor número de start-ups que en otros países, así como de puestos de trabajo. El estudio identifica las variables que más intensamente inciden en la creación de nuevas empresas y sus niveles de empleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sarmento, Marcela Regina Climaco, and Lúcia de Fátima Lúcio Gomes Da Costa. "O PAPEL DAS ACELERADORAS NA CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS DE CULTURA EMPREENDEDORA A LUZ DA METODOLOGIA LEAN STARTUP." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 1 (September 20, 2016): 65. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2016.4437.

Full text
Abstract:
O presente estudo se propõe a analisar o papel das aceleradoras na consolidação de novas empresas de cultura empreendedora a luz da metodologia Lean Startup. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa de tipo exploratória, descritiva e explicativa, utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. A coleta de dados consistiu em uma entrevista semiestruturada com a aceleradora de negócios 85 Labs com o intuito de verificar a aplicabilidade da metodologia lean startup na orientação e assessoria de novos empreendimentos. A pesquisa descreve ainda como se dá o ciclo de aceleração e a relação entre as startups e a aceleradora observando as dificuldades desse processo e os benefícios desse relacionamento. Os resultados obtidos foram satisfatórios à medida que constataram que as aceleradoras de negócios exercem um papel decisivo no desenvolvimento e consolidação de novas empresas de cultura empreendedora, visto que o processo de aceleração direciona e capacita as startups principalmente nas primeiras etapas do negócio, onde os riscos são consideravelmente maiores. Além disso, durante a análise ficou evidente a contribuição da metodologia lean startup em todas as fases do ciclo de aceleração, o que permitiu afirmar sua capacidade em conduzir processos estruturados de aceleração em negócios com eficácia em caso real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Rafael Henrique, Elias Araújo Silva, and Edwin Cardoza Galdamez. "Medição de desempenho:." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 6, no. 1 (January 2, 2020): 25–47. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v6i1.228.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem por objetivo identificar o nível de aderência ao framework de medidas de desempenho utilizadas pelas aceleradoras do estado do Paraná para acompanhar o desenvolvimento das startups. Possui como objeto de estudo as aceleradoras do estado do Paraná, tendo como população estimada 09 empresas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados. Utilizou-se de estatística descritiva para realizar a análise dos dados. Os resultados apontaram uma baixa aderência ao framework entre as aceleradoras paranaenses, tanto para medidas financeiras quanto para não financeiras. Contudo, verificou-se que alguns indicadores financeiros e não financeiros possuem um nível satisfatório de aderência, concluindo-se então que as aceleradoras paranaenses se utilizam de medidas de desempenho no processo de aceleração. Verificou-se também que as aceleradoras em sua grande maioria prezam por utilizar medidas de desempenho específicas em cada etapa do ciclo de vida das startups e de acordo com cada modelo de negócio, conforme sugere a literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Yoshiyassu, Mayara Kasai, Alexandre Rodrigues Cajuela, Bruna Toffoli Affonso, and Simone Vasconcelos Ribeiro Galina. "Parceria entre grandes empresas e startups que participam de aceleradoras corporativas: benefícios e desvantagens para as startups." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 8, no. 3 (November 24, 2020): 20–33. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v8i3.46985.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção das startups que participam de aceleradoras corporativas quanto aos benefícios de capacidade de absorção decorrentes do relacionamento com uma grande empresa, e também descrever as desvantagens dessa parceria. A pesquisa é quantitativa e descritiva, com método de levantamento do tipo survey. Os resultados mostram que as aceleradoras corporativas classificadas como programas estruturados de inovação geram capacidade de absorção às startups em maior escala. A principal desvantagem foi a complexidade de gestão. Conclui-se que o maior apoio oferecido às startups em programas estruturados resulta em maiores benefícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Scherer, Flavia Luciane, Aletéia De Moura Carpes, Ivanete Schneider Hahn, and Natália Pavanelo Pivetta. "A INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO INTERNACIONAL: UM ESTUDO COM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA." Revista Economia & Gestão 16, no. 44 (December 19, 2016): 192. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2016v16n44p192.

Full text
Abstract:
<p>A capacidade de inovação das empresas, imersas em um ambiente competitivo global, pode ser considerada um dos fatores-chave na busca por vantagens competitivas e sobrevivência organizacional. Tendo em vista tal cenário e atentando para o importante papel desempenhado pelas Empresas de Base Tecnológica (EBTs) no mercado nacional e internacional, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da capacidade de inovação sobre o desempenho internacional de EBTs. Para tanto, valeu-se de um estudo quantitativo e descritivo que investigou 53 EBTs brasileiras localizadas em <em>habitas</em> de inovação, como incubadoras tecnológicas, parques tecnológicos, aceleradoras de startups e <em>clusters</em> industriais. Com isso e mediante a realização de análises quantitativas foi possível encontrar suporte estatístico indicando que desenvolver capacidade de inovação influencia no desempenho internacional das empresas investigadas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcia Arcentales, John Jairo, Priscila Machado Borges Sena, and Nelma Camelo de Araujo. "O papel das aceleradoras para o desenvolvimento das startups e do empreendedorismo no Brasil." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 10, no. 3 (August 31, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i3.80186.

Full text
Abstract:
Introdução: As aceleradoras de startups têm um papel fundamental no ecossistema de empreendedorismo, permitindo formas diferentes de desenvolver novos produtos e serviços, por meio da inovação. Nesta pesquisa o objetivo foi analisar as startups apresentadas no site startupbase.com, mapeando a influência delas no cenário brasileiro. Método: A partir de pesquisa exploratória descritiva, com análise qualitativa dos dados, foram analisadas 13.297 startups. Resultado: nove startups analisadas são unicórnios com investimentos de mais de nove bilhões em cinco anos na economia brasileira (2015-2020). Conclusão: Percebeu-se que por meio da inovação, produtos e serviços foram dinamizados, sendo a mecanização de processos o primeiro passo utilizado pelas novas empresas emergentes, mas nem todos os processos de mecanização levam à criação de tecnologia. Para que isso ocorra, é necessário o uso de ferramentas corretas e a disponibilização de informações estratégicas para mudanças adequadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Sergio Evangelista, Carlos Alberto Gonçalves, Joaquim Ramos Silva, and Ana Isabel Ortega Venâncio. "Os Papéis dos Agentes de Suporte a Empresas de Base Tecnológica." Revista de Administração Contemporânea 22, no. 2 (April 2018): 201–25. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170048.

Full text
Abstract:
Resumo O principal papel dos agentes de suporte à inovação (ASIs) é apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica (EBTs). Entre estes agentes destacam-se aceleradoras de empresas (AEs), incubadoras de empresas (IEs) e parques tecnológicos (PTecs). Ainda são recentes na literatura artigos que abordam estes três tipos de agentes em conjunto, o que indica que este é um tema que atualmente começa a se desenvolver, sendo, todavia, promissor em vista da importância econômica do desenvolvimento de EBTs e de ambientes de inovação. Com efeito, o objetivo deste artigo é analisar os papéis, os pontos comuns e as diferenças entre estes três tipos de ASIs, no que tange ao seu apoio ao desenvolvimento de EBTs. A abordagem utilizada é a qualitativa, em que foram obtidos dados de um total de vinte e três agentes, distribuídos entre AEs, IEs, PTecs e EBTs, localizados no Brasil, ou em Portugal. Como resultado, apresenta-se uma visão sistemática e abrangente destes três tipos de ASIs, baseada nos construtos: espaço físico e serviços básicos, gerencial, aculturação e redes de relações sociais. Adicionalmente, como implicação prática, conclui-se que este artigo pode ser utilizado como fonte de referência para o desenvolvimento, tanto de ASIs quanto de EBTs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Laércio De Matos. "AS INCUBADORAS DE EMPRESAS E A VELOCIDADE DOS NOVOS NEGÓCIOS: A NECESSÁRIA QUEBRA DE PARADIGMAS ESTABELECIDOS." Revista Gestão em Análise 4, no. 1 (May 19, 2016): 110. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i1.p110-118.2015.

Full text
Abstract:
O processo de incubação, no Brasil, como em diversos países, tem pontificado a geração de empreendimentos inovadores com altos índices de agregação tecnológica, desde o surgimento das primeiras incubadoras, na década de 1980. No entanto, a replicação dos sistemas de incubação, se por um lado tem propugnado tal avanço, por outro manteve paradigmas que hoje merecem reflexão e reformulação, à luz da interatividade das atuais dinâmicas de mercado e dos novos modelos de negócios. Em contrapartida, um fenômeno recente, as aceleradoras de negócios, têm preenchido as lacunas deixadas no processo de incubação em relação à velocidade na gestão e geração de novos empreendimentos. As reflexões e sugestões apresentadas neste ensaio, frutos de conversas mantidas durante eventos ligados às duas modalidades de indução à geração de empreendimentos inovadores, comprovam que as funcionalidades relativas à aceleração de negócios podem ser implementadas em incubadoras. Sugerem, por isso, a reformulação das práticas e regimentos relacionados ao processo de incubação. A expectativa é de que as modificações sirvam para elevar a velocidade de atendimento de projetos inovadores, contribuindo de forma ainda mais abrangente para o fomento ao desenvolvimento econômico do País.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borges, Marcílio Ribeiro, and Janaína Maria Bueno. "O Processo de Incubação Auxilia no Desenvolvimento das Capacidades Adaptativa, Absortiva e Inovativa? Estudos de Casos Múltiplos na Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba." Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 9, no. 2 (March 3, 2020): 36. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1309.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a atuação de incubadoras de empresas da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba-MG, junto às empresas incubadas, no suporte oferecido na forma de acesso a recursos e capacidades que auxiliem no desenvolvimento das capacidades adaptativa, absortiva e inovativa pelas empresas incubadas, na perspectiva da hierarquia das capacidades dinâmicas (Wang, & Ahmed, 2007).Método: Com abordagem qualitativa do tipo descritiva, foi realizado um estudo de casos múltiplos com 3 incubadoras da região estudada e 23 de suas empresas incubadas.Originalidade/Relevância: Para as microempresas, a posse de informações, estratégias, tecnologias e recursos não contribui, necessariamente, para a geração de vantagem competitiva. Neste sentido, o apoio das incubadoras de empresas de base tecnológica deve auxiliar a geração de vantagens competitivas e estimular a consolidação dessas vantagens nas empresas incubadas. Como boa parte das incubadoras de empresas, aceleradoras e parques tecnológicos é custeada direta ou indiretamente pelo poder público (Anprotec, 2017), é importante a validação dos resultados e efetividade de tais investimentos na promoção da cultura de inovação, geração de emprego e renda que os novos negócios oferecem para a sociedade.Resultados: Os resultados indicam que houve o desenvolvimento das capacidades adaptativa, absortiva e inovativa pelas empresas incubadas por causa, principalmente, da promoção de um ambiente de inovação, do conhecimento e experiência de seus gestores e consultores (acompanhamento/mentoria), da rede de relacionamentos para acessar informação, do conhecimento e identificação de oportunidades, e da imagem positiva das incubadoras.Contribuições teóricas/metodológicas: Esses achados contribuem para o avanço dos estudos sobre a importância das relações interorganizacionais como propulsoras do desenvolvimento das capacidades dinâmicas, bem como na discussão sobre os resultados das ações das incubadoras junto às empresas incubadas. Sugere-se, assim, que a Anprotec considere esta abordagem teórica no seu método Cerne para incorporar a criação de indicadores sobre capacidade adaptativa, absortiva e inovativa dos empreendimentos desenvolvidos a partir de processos e práticas-chave adotados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Aceleradoras de empresas"

1

Duarte, Daniel Medeiros. "As aceleradoras de empresas e as startups locais e o empreendedorismo inovador no fomento ao desenvolvimento do estado do Ceará." Universidade de Fortaleza, 2017. http://dspace.unifor.br/handle/tede/104929.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-30T00:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2017-12-18
The development of a state certainly goes through advances in the socioeconomic field. And the organizational field can help in this dynamics by means of propelling mechanisms of innovative entrepreneurship and technological innovation, such as business accelerators and startups. The objective of this dissertation was to analyze the perceptions of the performance of the local startups companies as mechanisms inducing socioeconomic development and innovations in the State of Ceará. This work was divided into two articles. The first was a theoretical essay, whose central theme resided in innovative entrepreneurship and in the startups of Ceará. The second was a theoretical-empirical article whose core was in the mutual perception of the performance of business accelerators and startups in the socioeconomic development of Ceará. The results obtained with the field research, referring to the second article, revealed the lack of dialogue between local entrepreneurship, universities and government, the resistance of Ceará's entrepreneurs to work with science and technology and a relevant concern with the economic regression of the Northeast and its negative impacts on the diffusion of programs such as the acceleration of startups. It was concluded, therefore, that the contribution of the accelerators and startups to the improvement of the socioeconomic situation of the State of Ceará is gradual, but still quite discreet. Keywords: Business accelerators. Startups. Socioeconomic development. Innovative entrepreneurship. State of Ceará.
O desenvolvimento de um estado certamente passa por avanços no campo socioeconômico. E o campo organizacional pode auxiliar nesta dinâmica por meio de mecanismos propulsores de empreendedorismo inovador e de inovação tecnológica, como as aceleradoras de empresas e as startups. O objetivo desta dissertação consistiu em analisar as percepções da atuação das aceleradoras de empresas x startups locais como mecanismos indutores de desenvolvimento socioeconômico e de inovações no Estado do Ceará. Este trabalho foi dividido em dois artigos. O primeiro foi um ensaio teórico, cuja temática central residiu no empreendedorismo inovador e nas startups cearenses. O segundo foi um artigo teórico-empírico, cujo cerne esteve na percepção mútua da atuação das aceleradoras de empresas e das startups no tocante ao desenvolvimento socioeconômico cearense. Os resultados obtidos com a pesquisa de campo, referente ao segundo artigo, revelaram a falta de diálogo entre o empresariado local, as universidades e o governo, a resistência dos empresários cearenses em trabalharem com ciência e tecnologia e uma preocupação relevante com o retrocesso econômico do Nordeste e seus impactos negativos na difusão de programas como o de aceleração de startups. Concluiu-se, portanto, que a contribuição das aceleradoras e startups para a melhoria da conjuntura socioeconômica do Estado do Ceará é paulatina, mas ainda bastante discreta. Palavras-chave: Aceleradoras de empresas. Startups. Desenvolvimento socioeconômico. Empreendedorismo inovador. Estado do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maruyama, Felipe Massami. "Incubar ou acelerar? análise sobre o valor entregue para as startups pelas incubadoras e aceleradoras de negócios." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-12032018-103531/.

Full text
Abstract:
Tanto as incubadoras como as aceleradoras são organizações especializadas no suporte de empreendimentos em fases iniciais, em especial, aqueles intensivos em inovação conhecidos como startups. Apesar da grande disseminação dessas organizações, há poucas informações na literatura que evidenciem as suas diferenças e as contribuições na jornada do empreendedorismo inovador. Assim, o objetivo principal deste estudo é comparar a diferença entre as propostas de valor das aceleradoras e das incubadoras a partir da percepção das startups que tenham sido tanto incubadas como aceleradas. Entre os objetivos específicos temos: discutir possíveis relações entre as aceleradoras e as incubadoras de negócios; apresentar a evolução das incubadoras e os fatores que induziram o surgimento das aceleradoras, descrevendo os diferentes arquétipos e as implicações que essas organizações têm no ecossistema de empreendedorismo; apresentar o cenário nacional do fenômeno de aceleração e de incubação. O levantamento de dados contará com duas etapas: análise documental de fontes de dados secundárias e estudos de caso com uso de técnica de entrevista e questionário semiestruturado. A análise documental foi feita a partir de banco de dados de artigos científicos, dados oficiais de governos, fundações, revistas e páginas web especializadas e editais de chamamento das próprias organizações. A análise documental fornecerá o retrato de como as incubadoras e as aceleradoras se promovem no ecossistema como organizações importantes no apoio às startups. Em seguida, através de abordagem exploratória descritiva e qualitativa, foram realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com fundadores de startups que foram incubadas e aceleradas, para compreender o valor que cada um desses processos forneceu ao desenvolvimento dessas empresas. Concluiu-se que existe uma dissonância entre o valor percebido pelas startups e o que as incubadoras e as aceleradoras promovem. Também foi possível identificar que a busca por recursos pelas startups tende a não seguir um processo linear, capturando as melhores oportunidades que estejam disponíveis no momento. Por fim, esta pesquisa é um passo exploratório para trazer novas evidências do fenômeno das startups e dos diferentes instrumentos que as constroem. Sugerem-se encaminhamentos que possam preencher lacunas na literatura a respeito dos fenômenos citados, indicando a necessidade de estudos futuros que adensem o conhecimento desse fenômeno.
Both incubators and acelerators are specialized organizations to support early-stage ventures, especially innovation-intensive ones known as startups. Despite the great spread of these organizations, there is a few information in the literature that show their differences and contributions in the journey of innovative entrepreneurship. The main objective of this study is comparing the difference between value porposition of accelerators and incubators from the perception of startups that have been both incubated and accelerated. The specific objectives are: to discuss possible relationships between accelerators and incubators; to present the evolution of the incubators and the factors that led to the emergence of the accelerators, describing the different accelerators archetypes and the implications in entrepreneurship ecosystem; to present the national scenario of acceleration and incubation. The data collection stage had two stages: documentary analysis of secondary data sources; and the case study using interview technique through semi-structured questionnaire. The documentary analysis was made from a database of scientific articles, official data from governments, foundations, journals and specialized web pages and incubators and accelerators calls for proposals. Documentary analysis provided a picture of how incubators and accelerators are promoted to the ecosystem and startups. Then, through a descriptive and qualitative exploratory approach, interviews were conducted with semistructured scripts with founders of startups that were incubated and accelerated to understand the value that each of these processes provided to the development of these companies. It was concluded that there is a dissonance between what the incubators and the accelerators promote and the value perceived by the startups, they are not being able to identify enough characteristics that distinguish them. The reason for it is the diversity of the needs and demands of the startups, different models of accelerators and incubators are formulated that, in many cases, overlap in the benefits offered. It was also possible to identify that the search for resources by startups, whether radical or disruptive startups, does not follow a linear process, capturing the best opportunities available in the ecosystem through a minimally tactical and selective approach. In order to contribute to the understanding of the growing formation of organizations supporting startups, such as incubators and accelerators, and considering the findings of this research, a tool was suggested to define the types of these organizations, loosely termed \"startup guiders\". This tool analyzes three basic dimensions: business model, value proposition and stage of intervention in the development of early-stages ventures. Finally, this research is an exploratory step in bringing new evidence of the phenomenon of startups and of the different instruments that construct them. It is suggested that there be gaps in the literature regarding the mentioned phenomena, indicating the need for future studies that increase the knowledge of this phenomenon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Jara, Chavarría Álvaro Sebastián. "Diseño y elaboración de un plan de negocios para la empresa Ipartner." Tesis, Universidad de Chile, 2013. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/114399.

Full text
Abstract:
Ingeniero Civil Industrial
La conectividad y el uso de Internet se están masificando de forma acelerada dentro de Chile y Latinoamérica. Esta es la razón por lo que se hace indispensable la creación y comercialización de herramientas que a las empresas les permita estar preparadas ante el inevitable aumento de flujo de usuarios dentro de la Web. La empresa IPartner, a través del desarrollo de soluciones tecnológicas, aborda esta problemática ofreciendo productos y servicios a la medida del cliente. IPartner, entrega las primeras herramientas de mejoramiento en calidad Web dentro de Chile, las cuales permiten generar mejoras sustanciales en el rendimiento de una empresa en términos de eficacia de monitoreo y aceleración de contenido Web. Lo anterior se traduce en una estimulación en la navegación de los usuarios y en una disminución sustantiva en los costos de fidelización que tienen las empresas. Dentro de estas herramientas se destacan dos soluciones tecnológicas: HAVAR WTP , balanceador y acelerador de contenidos Web y NightOwl, sistema de monitoreo transaccional Web. Ambos se caracterizan por la rapidez en los tiempos de respuesta, los reportes estadísticos detallados y la incorporación de nuevas tecnologías de forma continua. Estas cualidades hacen de IPartner una empresa sólida y aventajada por sobre la competencia. Sobre la base de un horizonte de 5 años, con lineamientos específicos en los planes funcionales y -reuniendo toda la información necesaria para valorar y determinar la rentabilidad del negocio de IPartner en un escenario normal- con proyecciones de ventas basadas en datos históricos de la empresa, se obtiene un VAN de MM$111.440.552,14 con una TIR del 37% y una inversión de $MM75 para el primer año a cambio del 30% de la participación de la empresa. Finalmente, analizando los números obtenidos, el rubro en el cual está inserto la empresa y el entorno del mercado, hacen del proyecto un muy atractivo negocio, por lo que se sugiere llevar a cabo la ejecución de la propuesta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Morais, Filipe Manuel de Almeida. "Taxas de juro implícitas e situação financeira das empresas portuguesas: uma análise empírica." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2007. http://hdl.handle.net/10400.5/2833.

Full text
Abstract:
Mestrado em Economia Monetária e Financeira
Este trabalho procura investigar a relação existente entre a situação financeira das empresas portuguesas e os seus custos de financiamento, utilizando-se para tal informação detalhada a nível microeconómico relativa a estes agentes económicos. Esta informação foi obtida a partir de um painel de dados composto por mais de 30.000 empresas não financeiras portuguesas, que integram a Central de Balanços do Banco de Portugal. De modo a garantir a obtenção de resultados fiáveis procurou-se aplicar uma metodologia econométrica relativamente recente, o system GMM, que permite explorar de forma dinâmica a informação contida em dados de painel. Os resultados apresentados confirmam a existência, em Portugal, de uma relação inversa entre a situação financeira das empresas e o seu custo de financiamento, avaliado por uma taxa de juro implícita estimada neste trabalho. Isto é consistente com a hipótese subjacente à teoria do acelerador financeiro, que sugere que melhorias na saúde financeira da empresa implicam uma diminuição no seu custo de financiamento.
This work intends to evaluate the relationship between the financial situation of Portuguese firms and their funding costs. In order to achieve such objective, we used detailed information on these economic agents at the micro level. This information was based on a panel dataset comprising more than 30.000 non-financial Portuguese firms, which is part of the Central Balance-Sheet Database held by Banco de Portugal. With the aim of obtaining sound and reliable empirical results, we applied a relatively recent econometric methodology, usually known as system GMM. Such technique makes possible the dynamic analysis of the information contained within panel datasets. The results obtained confirm the existence, in Portugal, of an inverse relation between firms' financial situation and their funding costs, measured by our estimates of an implicit interest rate. This result is consistent with the hypothesis underlying the financial accelerator theory, which suggests that improvements in firms' financial health imply a decrease in their funding costs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Nathalie dos Santos. "The effect of the financial accelerator over Brazilian firms: an investment analysis with evidence from 1Q2005 to 3Q2017." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2018. http://hdl.handle.net/10438/24803.

Full text
Abstract:
Submitted by Nathalie dos Santos Silva (nathass@gmail.com) on 2018-09-26T14:32:48Z No. of bitstreams: 1 dissertação final c ficha.pdf: 2465918 bytes, checksum: f48edd64a1f13d747b89668b7fb3fab5 (MD5)
Approved for entry into archive by Joana Martorini (joana.martorini@fgv.br) on 2018-09-26T14:57:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação final c ficha.pdf: 2465918 bytes, checksum: f48edd64a1f13d747b89668b7fb3fab5 (MD5)
Approved for entry into archive by Suzane Guimarães (suzane.guimaraes@fgv.br) on 2018-09-26T17:04:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação final c ficha.pdf: 2465918 bytes, checksum: f48edd64a1f13d747b89668b7fb3fab5 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-26T17:04:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação final c ficha.pdf: 2465918 bytes, checksum: f48edd64a1f13d747b89668b7fb3fab5 (MD5) Previous issue date: 2018-07-24
This dissertation examines the impacts of monetary shocks on investment decisions of firms located in Brazil to test the presence of the financial accelerator. Because of this, after a brief review of the literature, limiting the scope of transmission via the balance sheet channel, a panel consisting of Brazilian firms from 2005 to 2017 were tested. Regression control variables include control of the effect of the BNDES on the financial leverage of firms. After tests performed under reasonable levels of significance, the resources generated internally by the firm's operations were the only variable that impacted the investments. The literature that discusses the impact of BNDES on the Brazilian capital market is also revisited in order to corroborate the results obtained in the tests.
O presente trabalho examina os impactos de choques monetários sobre decisões de investimentos de firmas localizadas no Brasil para testar se existe a presença do acelerador financeiro. Para isto, após uma breve revisão da literatura, limitando o escopo de transmissão via canal do balanço, um painel contendo firmas brasileiras de 2005 a 2017 foi testado. Dentre as variáveis de controle da regressão, inclui-se o controle do efeito do BNDES sobre a alavancagem financeira das firmas. Após testes realizados sob níveis de significância razoáveis, os recursos gerados internamente pelas operações das firmas é a única variável que impacta os investimentos. A literatura que discute o impacto do BNDES no mercado de capitais brasileiro também é revisitada de modo a corroborar os resultados obtidos nos testes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Duarte João Machado. "Do cohorts accelerate? : startups accelerators and unentrepreneurial learning." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/21811.

Full text
Abstract:
Startups are responsible for bringing ideas to life, disrupting industries. They shape our future, from the way life is lived, to the way economy is organized. To help startups through the early stages, accelerators were created offering cohorts education, mentorship and funds during a short acceleration program, that culminates with a pitch to an audience of investors. Prior research has defined what differs accelerators from other incubator mechanisms, but little is known about which factors accelerate startups. It seems obvious that working in cohorts allow accelerators to save resources. What is less obvious is that working in cohorts may in fact accelerate startups learning process. We inductively investigate the effect of working in cohorts on the acceleration process. Literature defines cohort as startups that enter, participate and exit the same Acceleration Program at the same time. After this thesis, we define cohort as groups of startups that not only improve self-performance through knowledge sharing, but also support each other throughout the program. We interviewed twelve accelerated startups. Data showed two cohorts characteristics which contribute to the acceleration process. First, the competitive environment strengthens time and peer pressure and the need to compete for limited resources. Second, we found evidence of a community spirit among cohort peers: teams trusted and supported each other. This friendly environment facilitates information sharing between teams: benchmarking best practices, avoid mistakes and develop solutions to common problems. Finally, we found evidence that accelerator’s managers are responsible for fostering both competitive and cooperative environment within the program.
As startups são responsáveis por tornar ideias em realidades. São elas quem desenham o futuro, desde a maneira como as pessoas vivem, até à maneira como a economia é estruturada. Para ajudar as startups, nas primeiras etapas, foram criadas aceleradoras que oferecem a cohorts de startups formação, orientação e investimento. Este programa culmina com um pitch para uma audiência de empreendedores e investidores. A teoria é clara sobre o que diferencia aceleradoras de outros mecanismos de incubação, no entanto pouco se sabe sobre os fatores que realmente aceleram a aprendizagem das startups. O interesse de organizar o programa em cohorts parece claro para as aceleradoras. Contudo o efeito de trabalhar em cohorts na aprendizagem das startups não foi ainda estudado. Autores definem cohorts como startups que entram, participam e saem do mesmo programa de aceleração. Depois desta dissertação, definimos cohorts como grupos de startups que melhoram o seu desempenho através da partilha de conhecimentos e apoiam-se mutuamente ao longo do programa. Entrevistámos doze startups que participaram num programa de aceleração. A análise destas entrevistas leva-nos a concluir que a aceleração da aprendizagem foi feita através de duas características presentes no programa. Primeiro, observámos um ambiente competitivo, criado pela pressão do tempo, dos peers e pelo combate por recursos limitados. No entanto, também encontrámos evidências de um sentimento de comunidade dentro dos cohorts: havia confiança no grupo, as startups apoiavam-se mutuamente e havia partilha de conhecimento. Finalmente, encontrámos evidências que os aceleradores são os responsáveis pela criação deste ambiente competitivo-cooperativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gviniashvili, Giorgi. "Start-up learning process in accelerator programs." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/22200.

Full text
Abstract:
The modern world is shaped by rapid innovation and disruptive ideas. Start-ups are drivers of these innovations. They replace incumbent technologies, existent business models and in sum make the world a better place to live. However, nascent ventures still have a tendency to fail often due early stage challenges and problems. In order to help newly founded ventures to overcome early stage obstacles, in last decade accelerator programs were created. Accelerators provide entrepreneurship education to ventures’ founding teams and help them to transform their ideas into successful businesses. Despite the rapid proliferation of these programs worldwide, pervious literature is still descriptive of main features of accelerators and little is known which are main mechanisms to accelerate startups. This dissertation aims to explore if accelerators accelerate the learning process of participant ventures, and how and which mechanisms of accelerator programs impact the learning process. Data was collected through semi-structured interviews, from eleven participant ventures in one single Portuguese accelerator program, Building Global Innovators (BGI). The results suggest that accelerators in fact impact learning process of participant ventures. Therefore, the learning process is affected by time compression of accelerator programs and through two main mechanisms: through accelerator support and through cohort role, which consequently comprise two learning vehicles and one learning facilitator, each. Alongside several empirical implications, this study contributes to the advance of research about accelerator programs.
O mundo moderno é moldado por rápidas inovações e ideias novas. Os startups são os motores dessa mesma inovação. Eles substituem as tecnologias e os modelos de negócios existentes, tornando o mundo num lugar melhor. No entanto, as empresas empreendedoras tendem a falhar, muitas vezes, devido á problemas iniciais. De modo a auxiliar os startups a superar os obstáculos iniciais, foram criados os aceleradores, na década passada. Os aceleradores fornecem uma educação sobre o empreendedorismo às equipas fundadoras dos startups, e os ajudam-nas a transformar as suas ideias em negócios bem-sucedidos. Apesar da rápida proliferação desses programas em todo o mundo, a literatura existente ainda é meramente descritiva no que conta ás características dos aceleradores, e pouco se sabe quais são os mecanismos que aceleram os startups. A presente dissertação visa explorar se os aceleradores aceleram o processo de aprendizagem dos startups, e quais os mecanismos que o fazem. A informação foi recolhida através de entrevistas semiestruturadas, de onze startups participantes num programa de aceleração, Building Global Innovators (BGI). Os resultados obtidos sugerem que os aceleradores, têm impacto no processo de aprendizagem dos startups, e esse processo é afetado pela compressão temporal dos programas, através de dois mecanismos principais: o apoio do acelerador e o papel do cohort, que, consequentemente, compreendem dois veículos de aprendizagem e um facilitador de aprendizagem, cada um. Ao lado de várias implicações empíricas, este estudo contribui para o avanço da literatura no que concerne aos aceleradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Aceleradoras de empresas"

1

Rosales Torres, César Said, César Buenadicha Sánchez, and Tetsuro Narita. Autoevaluación ética de IA para actores del ecosistema emprendedor: Guía de aplicación. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003269.

Full text
Abstract:
fAIr LAC, la iniciativa del Grupo BID que promueve el uso ético y responsable de la inteligencia artificial, a través de BID Lab ha elaborado una herramienta práctica de autoevaluación ética de IA para emprendedores, que permite llevar a cabo un análisis de la solución tecnológica basada en IA y manejo de datos. Este diagnóstico ayuda a los emprendedores a mejorar su desarrollo de producto, mientras que identifica las principales áreas de atención para prevenir errores, sesgos, discriminaciones y exclusiones resultantes del despliegue tecnológico. La autoevaluación ética de IA para emprendedores que tiene en sus manos es el primer producto de fAIr LAC para emprendedores, y es una guía orientativa en español con enfoque multidisciplinario que contempla seis dimensiones principales: 1. Conceptualización y diseño, 2. Gobernanza y seguridad, 3. Involucramiento humano en los sistemas de IA, 4. Ciclo de vida de la IA (datos y algoritmos), 5. Actores relevantes y 6. Comunicaciones. El propósito es que los emprendedores tengan una referencia rápida de cuáles son los aspectos más importantes a considerar en cada una de estas dimensiones, a fin de tener una visión completa sobre las implicaciones éticas de sus productos y así establecer las medidas pertinentes de mejora y mitigación de riesgos. La principal innovación de este documento radica en dos aspectos principales: el primero que no pone el peso de la autorregulación únicamente en los emprendedores, sino que involucra dos actores clave para el ecosistema: los financiadores de proyectos y las aceleradoras. El segundo aspecto es que las preguntas orientadoras se corresponden con tres niveles de desarrollo de las empresas desde etapas tempranas en fases de ideación hasta emprendimientos maduros o pequeñas y medianas empresas (PyMEs) desarrollando productos innovadores. Asimismo, si bien el documento está pensado principalmente para orientar en el desarrollo e implementación de soluciones basadas en IA, también es útil para aquellas soluciones basadas en el manejo de datos. Invitamos a los interesados a descargar la publicación y a formar parte del viaje del emprendedor en su camino por desarrollar soluciones tecnológicas de impacto social que contribuyan a un desarrollo regional sostenido que no deje a nadie atrás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Aceleradoras de empresas"

1

Dourado Freire, Clarissa, Ana Lúcia Vitale Torkomian, Mario Sacomano Neto, and Lucas Rodrigues Deliberador. "INCUBADORAS E ACELERADORAS: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO SOB A PERSPECTIVA DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS." In X Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/egepe-2018-83636.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Triana Arévalo, Adela Marcela, John Eduard Gómez Bohórquez, and Juan Sebastián Ávila Forero. "Red de Tecnoparques del Servicio Nacional de Aprendizaje - SENA - Colombia. Una mirada desde la línea de ingeniería y diseño nodo Bogotá." In IN-RED 2018: IV Congreso Nacional de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inred2018.2018.8600.

Full text
Abstract:
El Servicio Nacional de Aprendizaje SENA (Sena.edu.co, 2018) es una institución pública colombiana que ofrece programas de formación complementaria y titulada.​ Enfatiza su misión en la capacitación técnica del recurso humano; formando personas para vincularlas al mercado laboral​ y realiza actividades de desarrollo empresarial, comunitario y tecnológico. Los Tecnoparques SENA, (Tecnoparque.sena.edu.co, 2018) son un programa de innovación tecnológica dirigida a todos los Colombianos, que actúa como acelerador para el desarrollo de proyectos de I+D+i materializados en prototipos funcionales en cuatro líneas tecnológicas que promueva el emprendimiento de base tecnológica: Electrónica y Telecomunicaciones, Tecnologías Virtuales, Biotecnología, Nanotecnología e Ingeniería y Diseño. Específicamente, para la línea de Ingeniería y Diseño queremos dar a conocer sus servicios y resultados en las siguientes áreas: planeación, análisis y simulación, diseño industrial, ingeniería de productos y procesos, diseño y materiales para la manufactura y ensamble, fabricación digital de productos, ingeniería inversa. Ilustrando los desarrollos a través de algunos proyectos, que tienen potencial de convertirse en empresas de impacto tecnológico o en oportunidades destacadas de vinculación laboral, o venta de productos o servicios. Palabras clave: Innovación, I + D, FabLab, Educación técnica, Emprendimiento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Aceleradoras de empresas"

1

Kalache, Sylvain. ¿Cómo preparan los innovadores disruptivos a los estudiantes de hoy para ser la fuerza laboral del mañana?: Soluciones de Holberton para los sistemas de educación superior. Inter-American Development Bank, February 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003052.

Full text
Abstract:
América Latina está entrando en la cuarta revolución industrial, donde el mundo digital controla, cada vez más, al mundo físico. La digitalización de la economía latinoamericana ya iba muy bien encaminada, y la pandemia de COVID-19 ha actuado como un acelerador, obligando a la mayoría de las empresas a dar el paso hacia el universo online o morir. El sistema de educación superior de la región, que no había evolucionado en siglos, ahora no tiene otra opción. Internet, con su crecimiento exponencial, contiene más información de la que necesitamos, haciendo que el conocimiento sea ampliamente accesible, y permitiendo que se acelere la tasa de innovación y cambio. En este contexto, los profesionales necesitan, más que nunca, el conjunto apropiado de habilidades en el momento adecuado, para encontrar un trabajo y mantenerse empleado. La educación basada en clases magistrales y en la memorización no prepara a los estudiantes para el mundo de hoy, y menos aún para el de mañana. Si bien existe una educación de calidad, solo es accesible para una élite. Este artículo examinará cómo una educación de Silicon Valley impulsada por el software, puede resolver los problemas de calidad, accesibilidad y escalabilidad que enfrenta el sistema de educación superior de América Latina, utilizando un proyecto y un enfoque basado en la educación entre iguales, sin profesores formales ni clases magistrales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography