Academic literature on the topic 'Acessibilidade à habitação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Acessibilidade à habitação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Acessibilidade à habitação"

1

Yoshida, Débora Mituuti, and Renata Cardoso Magagnin. "GRAU DE ACESSIBILIDADE DA HABITAÇÃO VERTICAL DESTINADA A MORADORES IDOSOS:." Ergodesign & HCI 5, no. 1 (June 30, 2017): 49. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v5i1.309.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar um instrumento que permite avaliar o grau de acessibilidade na habitação destinada a moradores idosos incorporando a visão de moradores e técnicos. O instrumento foi aplicado no município de Marília (SP), em três edifícios residenciais localizados na região central cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Abitante, Juliana Da Camara, Raquel Regina de Oliveira Martins Felix, and Josiane Palma Lima. "Acessibilidade e desenvolvimento urbano: o caso de Campos do Jordão." COLÓQUIO 16, no. 3 (June 30, 2019): 81–100. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i3.1304.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento urbano das cidades pós-modernas gera maiores distâncias entre os locais de habitação e as oportunidades da cidade, interferindo na acessibilidade dos indivíduos aos equipamentos urbanos. Dessa forma, este trabalho apresenta um diagnóstico da acessibilidade e do desenvolvimento urbano por meio de interpretações de registros documentais históricos e dados socioeconômicos do município de Campos do Jordão – SP. O estudo de caso contou com o auxílio do Sistema de Informação Geográfico (SIG), o qual aborda a configuração urbana e a acessibilidade por área de abrangência aos equipamentos urbanos da cidade. Dessa maneira, foi possível identificar espacialmente as localizações de maior carência de equipamentos e, assim, disponibilizar aos gestores públicos suporte para prever investimentos na área de infraestrutura urbana, sistemas de transporte e instalação de novos equipamentos. Ademais, os resultados apresentados são o diagnóstico de uma situação, os quais corroboram as decisões na área de acessibilidade urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Diniz, Tamires, and Cláudia Maria Alliprandini. "AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE PARA IDOSOS EM APARTAMENTO DE ITAJUBÁ - MG." Revista Univap 22, no. 40 (February 21, 2017): 582. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1226.

Full text
Abstract:
O processo de envelhecimento provoca a diminuição das funções biológicas do organismo, levando os idosos a enfrentar mais dificuldades na realização das suas atividades do dia a dia e serem mais sujeitos a sofrer quedas. Essas quedas acontecem por causa de pisos escorregadios e desnivelados, falta de rampas, falta de corrimãos. Dessa forma, a habitação dos idosos necessita ser adaptada, de maneira a ser acessível, confortável, e que os permita ser independentes. A avaliação da acessibilidade no apartamento e em sua rota acessível se deu através da aplicação de um check list baseado na norma NBR 9050/2015. Desta forma, constatou-se que os maiores problemas se encontravam no apartamento e assim, foi desenvolvida uma planta modificada de maneira a contemplar totalmente a acessibilidade, para que assim os moradores idosos possam viver com mais qualidade de vida e conforto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Jorge Augusto Martins, Gustavo Teixeira de Andrade, and Licinio da Silva Portugal. "Fatores intervenientes na relação entre a inclusão social e o trem considerando as favelas e as taxas de embarque observadas nas estações." Journal of Transport Literature 8, no. 3 (July 2014): 37–61. http://dx.doi.org/10.1590/s2238-10312014000300003.

Full text
Abstract:
A redução da desigualdade e da exclusão social é uma preocupação mundial. No Brasil, esses temas se expressam nas favelas, isoladas espacialmente, devido à falta de sintonia entre os setores de transporte e de habitação. Um encaminhamento para a solução do problema envolve a execução de melhorias na acessibilidade, com base no maior uso do transporte público e na construção de moradias populares e na concentração de atividades no entorno de suas estações. A fim de contribuir com essa temática, o objetivo do estudo é identificar os fatores intervenientes na relação entre a população que mora em favelas e as viagens por trem. As favelas e as estações são Polos Geradores de Viagens importantes que reforçam a necessidade dessa articulação. Os fatores intervenientes que restringem/incentivam o acesso à estação apontam onde e como intervir na área de transporte. Essas propostas devem ser efetivadas por meio de políticas públicas includentes, que integrem os indivíduos aos meios sociais, estabelecendo padrões de acessibilidade nos diferentes espaços que contribuem para compatibilizar a taxa de mobilidade dos moradores das favelas com a dos demais moradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Centeio, Hélia, Sandra Dias, Susana Rito, Gonçalo Santinha, Henrique Vicente, and Liliana Sousa. "Aveiro: cidade amiga das pessoas idosas!?" Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 13, no. 3 (December 2010): 369–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-98232010000300004.

Full text
Abstract:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a iniciativa Age-Friendly Cities para mobilizar as cidades do mundo na promoção do envelhecimento ativo. Respondendo a esse desafio, este estudo procura compreender como a cidade de Aveiro (Portugal) é ou não amiga das pessoas idosas. A metodologia seguiu o protocolo de Vancouver, proposto pela OMS. A entrevista de coleta de dados solicita aos participantes que identifiquem aspectos positivos e negativos da cidade e indiquem sugestões nos seguintes tópicos: espaços exteriores e edifícios; transportes; habitação; respeito e inclusão social; participação social; comunicação e informação; participação cívica e emprego; apoio comunitário e serviços de saúde. A entrevista foi aplicada em grupos focais a uma amostra de 37 pessoas idosas (29 mulheres) organizadas em quatro subgrupos: i) classe média com idade entre 60 e 74 anos (8); ii) classe média com mais de 75 anos (14); iii) classe baixa com idade entre 60 e 74 anos (8); iv) classe baixa com mais de 75 anos (7). Os principais resultados sugerem que: os aspectos positivos de Aveiro incidem na acessibilidade de alguns edifícios públicos; os aspectos negativos incluem o mau estado dos passeios; a acessibilidade da informação sobre atividades e eventos destaca-se como aspecto positivo e negativo. Os idosos apreciam viver na cidade de Aveiro, mas identificam aspectos que podem ser melhorados para que a cidade proporcione um envelhecimento cada vez mais ativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tabbal, Luciane, João Carlos Jaccottet Piccoli, and Daniela Müller de Quevedo. "Acessibilidade e qualidade de vida na habitação de interesse social: avaliação das unidades habitacionais acessíveis do DEMHAB em Porto Alegre." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 21, no. 36 (February 24, 2015): 142. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i36p142-158.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sperandio, Ana Maria Girotti, Lauro Luiz Francisco Filho, and Thiago Pedrosa Mattos. "Política de promoção da saúde e planejamento urbano: articulações para o desenvolvimento da cidade saudável." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 6 (June 2016): 1931–38. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015216.10812016.

Full text
Abstract:
Resumo A Politica Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) define as estratégias para a construção de políticas públicas, intersetoriais, que contribuem para o desenvolvimento de cidades saudáveis. O planejamento urbano é uma ferramenta para a melhoria da qualidade de vida, colaborando na promoção da saúde. Tomando por referência estudos e ações de cooperação desenvolvidas pelo Laboratório de Investigações Urbanas (LABINUR/FEC-Unicamp), este artigo descreve aspectos relevantes da PNPS que têm interface com as políticas de Planejamento Urbano no Brasil. Identificou-se um crescimento de dispositivos interdisciplinares e intersetoriais com a nova PNPS, através da Portaria 2.446/14, tais como: mobilidade e acessibilidade; desenvolvimento seguro (saneamento, habitação, transporte); alimentação saudável com inclusão social e diminuição da pobreza (hortas urbanas); práticas corporais e atividades físicas com a melhoria dos espaços urbanos. Conclui-se que a participação social, a intersetorialidade e a contribuição da universidade são aspectos diferenciais para promoção das cidades saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Braga, Roberto. "Indicadores de sustentabilidade para avaliação de zonas especiais de interesse social (ZEIS) para implantação de habitação social na cidade de Piracicaba-SP / Sustainability indicators for assessment of special zones of social interest (ZEIS) for (...)." Caderno de Geografia 26, no. 46 (May 2, 2016): 464. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26n46p464.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho visa discutir e desenvolver parâmetros e indicadores de sustentabilidade para a avaliação de Zonas Especiais de Interesse Social-ZEIS para a implantação de habitação de interesse social. A ZEIS é um instrumento criado nos anos 1980 e adotado pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), que visa a regularização fundiária e implantação de habitação de interesse social. A área de estudo é o município de Piracicaba, estado de São Paulo, Brasil, com 370 mil habitantes, na região de Campinas. A sustentabilidade das ZEIS foi avaliada a partir de sua localização e com base em um sistema de quatro grupos de indicadores: densidade/compacidade urbana; ecologia urbana; diversidade socioespacial e conectividade/acessibilidade. Para cada em desses grupos foram avaliados indicadores específicos que puderam qualificar cada umas das ZEIS. Os resultados apontaram que a maioria das ZEIS criadas não só descumpriram requisitos básicos de sustentabilidade, como diminuíram a sustentabilidade do sistema urbano como um todo.</p><p><strong>Palavras–chave:</strong> ZEIS, sustentabilidade, habitação social, expansão urbana, cidades sustentáveis.</p><p><strong>Abstract</strong></p><p>This paper aims to discuss and develop benchmarks and indicators for assessing the sustainability of Special Zones of Social Interest-ZEIS for the implementation of social housing. The ZEIS is an instrument created in 1980 and adopted by the City Statute (Federal Act 10257/2001), which aims to secure tenure and implementation of social housing. The study area is the city of Piracicaba, State of São Paulo, Brazil, with 370,000 inhabitants in the region of Campinas. The sustainability of ZEIS was assessed from its location and based on a system of four groups of indicators: density / urban compactness; urban ecology; socio-spatial diversity and connectivity / accessibility. For each of these groups on specific indicators that might qualify every one of ZEIS were evaluated. The results showed that most ZEIS created not only breached basic sustainability requirements, decreased as the sustainability of the urban system as a whole.</p><p><strong>Keywords</strong>: ZEIS, sustainability, social housing, urban expansion, sustainable cities.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Varea Oro, Aitor, Paulo Alexandre Monteiro Vieira, Nuno Miguel Martins Travasso, and Mariana Ribeiro de Almeida. "Nem perpetuar nem erradicar." Revista de Morfologia Urbana 7, no. 1 (August 10, 2019): e00065. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v7i1.65.

Full text
Abstract:
As ilhas do Porto são estruturas habitacionais originárias do processo de industrialização da cidade, que ainda subsistem em grande número e onde residem cerca de 10.000 pessoas com poucos recursos, que não encontrariam habitação nos mercados privado ou de arrendamento social. Este artigo visa desmontar a ideia habitual que defende que, na intervenção sobre as estruturas urbanas, é mais democrático e culturalmente mais interessante eludir os parâmetros e procedimentos de controlo urbanístico que sáo incontornáveis noutras morfo-tipologias. Defendemos o contrário: é exatamente o cumprimento de tais parâmetros e procedimentos que permite uma maior equidade no acesso pleno aos direitos sociais. O artigo apresenta as análises e conclusões preliminares, a partir de casos reais em curso, que sustentam a criação de um quadro de princípios orientadores para avaliação urbanística em ilhas, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto em parceria com uma entidade académica e outra do terceiro sector. Estas linhas orientadoras visam apoiar os técnicos envolvidos nos processos de projecto e licenciamento associados à reabilitação destas estruturas, procurando aproveitar as suas mais-valias urbanísticas e garantir aos seus residentes condições mínimas de salubridade, segurança e acessibilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Amália H. M., Ana C. O. Sousa, Heloísa C. S. L. Barbosa, Rui Vanderlei Rocha Júnior, and Vladimir S. de Souza. "ESTUDO DE ACESSIBILIDADE EM HABITAÇÃO ECONÔMICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB / STUDY OF ACCESSIBILITY IN ECONOMIC HOUSING IN THE CITY OF JOÃO PESSOA/PB." Brazilian Journal of Development 6, no. 12 (2020): 97124–37. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n12-271.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Acessibilidade à habitação"

1

Pereira, Gabriela Morais. "Acessibilidade espacial na habitação popular." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90156.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2012-10-23T06:41:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 243319.pdf: 10500747 bytes, checksum: 3663b0c54c40df17c2d25e2a369068bb (MD5)
A Habitação Popular é uma das estratégias de política pública para a promoção da Inclusão Social, possibilitando o indivíduo definir seu papel na sociedade, por oferecer a este um referencial de propriedade, proteção e individualidade. Para tanto a habitação deve ser capaz de responder às necessidades e anseios da população devendo ser, portanto, habitável em um contexto mais amplo. O problema habitacional no Brasil se configura na redução dimensional e no rebaixamento dos padrões de moradia, dificultando a apropriação e, muitas vezes, impossibilitando o acesso físico a usuários com restrições, incluindo pessoas com deficiência e idosos. Esta pesquisa buscou identificar os requisitos mínimos habitacionais de acessibilidade espacial, considerando as necessidades básicas dos usuários, buscando atender a maior gama possível, independentemente de suas características físicas, cognitivas ou sensoriais. Como resultado tem-se a proposição de parâmetros mínimos de acessibilidade para projetos de habitação popular. Estes parâmetros foram organizados na forma de um instrumento de avaliação que foi aplicado em três projetos disponibilizados pela COHAB/SC. Este estudo de caso permitiu uma visão clara e objetiva quanto às decisões adotadas em projeto e suas implicações na maior ou menor possibilidade de apropriação da moradia, com rebatimento direto em sua qualidade espaço-funcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Yoshida, Debora Mituuti. "Instrumento para avaliar a acessibilidade espacial na habitação destinada a moradores idosos /." Bauru, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150492.

Full text
Abstract:
Orientador: Renata Cardoso Magagnin
Banca: Maria Solange Gurgel de Castro Fontes
Banca: Núbia Bernardi
Resumo: O envelhecimento é caracterizado pela redução e/ou limitação da capacidade cognitiva, visual, tátil e dos reflexos corporais. Esses fatores alteram o modo como os idosos utilizam cada ambiente de sua moradia e podem interferir de maneira direta no desempenho das atividades diárias. Diante dessa realidade, a presente pesquisa tem por objetivo propor um instrumento para avaliar a acessibilidade espacial em habitações destinadas a moradores idosos por meio da definição de indicadores e de um índice que permitem avaliar estes espaços. O instrumento foi aplicado no município de Marília (SP), em três edifícios residenciais localizados na região central da cidade. O público-alvo desse estudo foi o morador idoso com mobilidade reduzida. A metodologia utilizada para essa avaliação foi composta por multimétodos: revisão bibliográfica, entrevistas para identificar o nível de satisfação dos usuários em relação à habitação, definição do índice de Acessibilidade Espacial da Habitação - ACESS-HAB e aplicação do instrumento. Os resultados mostraram que o índice proposto é eficiente para gerar dados numéricos que possibilitam realizar um diagnóstico detalhado dos ambientes externos e internos da habitação. A ferramenta e o Índice ACESS-HAB objetivam contribuir como um instrumento para diagnosticar a acessibilidade e para a formulação de programas, projetos e políticas públicas as quais incorporem a acessibilidade espacial como sendo um fator prioritário para o desenvolvimento de novos edifíci... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Aging is characterized by the reduction and/or limitation of cognitive, visual and tactile abilities and body reflexes. These factors alter the way the elderly use each environment of their dwellings and can interfere directly in the performance of daily activities. Given this reality, the present research aims to propose an instrument to evaluate the spatial accessibility in dwellings destined to elderly residents through the definition of indicators and an index to evaluate these spaces. The instrument was applied in the city of Marília (SP), in three residential buildings located in the central city. The target audience was the elderly person with reduced mobility. The methodology used was the multimethods: literature review, interviews to identify the level of user satisfaction in relation to housing, definition of the Housing Spatial Accessibility index (in Portuguese índice de Acessibilidade Espacial da Habitação - ACESS-HAB) and application of the instrument. The results showed efficiency of the proposed index which generated numerical data and enabled a detailed diagnosis of the external and internal environments of the dwellings. The tool and the ACESS-HAB Index aim to contribute to diagnose the accessibility as well as the formulation of programs, projects and public policies which incorporate spatial accessibility as a priority factor for the development of new residential buildings that can be used by the elderly.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cachadinha, Carla Sofia Miguéis Gonçalves. "Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação : sistema de classificação por níveis de exigência." Master's thesis, Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2006. http://hdl.handle.net/10400.26/34118.

Full text
Abstract:
A dissertação apresenta especificações de acessibilidade aplicáveis a edifícios de habitação organizadas de acordo com três níveis de exigência para permitir o acesso e utilização destes edifícios por pessoas com mobilidade condicionada. Pretende-se contribuir para a divulgação do problema da acessibilidade da habitação nacional e apoiar a produção de regulamentação de acessibilidade. A dissertação começa por caracterizar a população e a acessibilidade do parque habitacional português. Descreve-se também a evolução do sector de habitação nacional e identificam-se os problemas em termos de acessibilidade da regulamentação da construção de habitação portuguesa. Compara-se depois a regulamentação da habitação portuguesa com a legislação de acessibilidade de cinco países (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Áustria), identificando as especificações de acessibilidade mais frequentes e os aspetos da regulamentação nacional que se afastam do nível de acessibilidade dos outros países. Efetuam-se entrevistas a dez especialistas portugueses em acessibilidade e procede-se ao levantamento e avaliação da acessibilidade de um lar de idosos. Conclui-se apresentando especificações de acessibilidade organizadas por níveis de exigência com o objetivo de permitir a sua implementação gradual, atenuando o seu impacto e viabilizando a sua aplicação ao sector de habitação nacional.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mendes, Rodrigo Bicalho. "Desenho universal como mediador das relações entre tecnologias assistivas e ambientes domésticos." Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7829.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2016-06-08T14:58:10Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6322360 bytes, checksum: b16e67b348a4a5bd7b1582c6ab49891c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-08T14:58:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6322360 bytes, checksum: b16e67b348a4a5bd7b1582c6ab49891c (MD5) Previous issue date: 2016-02-19
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Atualmente 23,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Essas pessoas, que têm limitada capacidade de se relacionarem com o meio e utilizá-lo, são denominadas pessoas com mobilidade reduzida. A forma de utilização dos ambientes domésticos por esses usuários dependerá de suas capacidades próprias e de como os ambientes e as tecnologias assistivas forem projetadas, proporcionando maior autonomia e qualidade de vida a esses usuários. Dentro desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação existente entre os ambientes domésticos e tecnologias assistivas analisados para o uso por pessoas com mobilidade reduzida, de acordo com os princípios do Desenho Universal. A revisão de literatura fundamentou a pesquisa, contribuindo para o entendimento dos conceitos relacionados à acessibilidade, pessoa com mobilidade reduzida e desenho universal, bem como conceituar e categorizar as tecnologias assistivas para pessoas com mobilidade reduzida. Uma pesquisa eletrônica permitiu mapear as tecnologias assistivas que estão disponíveis no mercado para pessoas com mobilidade reduzida, com base na categoria Auxílios de Mobilidade. Esta pesquisa utiliza estudo de casos múltiplos, combinando técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Foram realizados 10 estudos de casos, que incluem 10 indivíduos abordados, 10 observações do pesquisador e 10 ambientes domésticos analisados, em suas dimensões, onde os usuários utilizam as tecnologias analisadas, com o objetivo de apontar problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida. Para realização dos estudos de casos múltiplos, foram utilizados métodos baseados no Desenho Universal: Guia de Avaliação de Desempenho de Produtos, Avaliação de Produtos por Contagem Regressiva e, Processo de Avaliação Abrangente e e Soluções para Moradores Idosos. Os métodos empregados permitiram analisar se as tecnologias assistivas estudadas satisfazem os princípios do Desenho Universal, identificando pontos fortes e fracos, além de apontar potenciais áreas para melhorias no desenvolvimento de novas tecnologias; analisar das dimensões dos ambientes domésticos, identificar barreiras e verificar a relação existente com as tecnologias assistivas. Concluiu-se que as tecnologias assistivas em estudo proporcionam pouca autonomia e qualidade de vida para as pessoas com mobilidade reduzida, por não estarem de acordo com os princípios do Desenho Universal. Foram identificados mais pontos fracos em comparação com pontos fortes nessas tecnologias e potenciais áreas para melhorias dos produtos. Conclui-se também que os ambientes domésticos em estudo não estão de acordo com as recomendações do Desenho Universal e da NBR 9050 por possuírem diversas barreiras dimensionais que dificultam essa interação, impedindo que esses usuários tenham maior autonomia e qualidade de vida no ambiente doméstico.
Currently, 23.9% of the Brazilian population has some type of disability. These people are named reduced mobility person. The way these users live in domestic environments depends on their own capabilities and how the environment and the assistive technologies are designed. This research has aimed to analyze whether the assistive technologies and domestic environments are suitable for use by persons with reduced mobility, in accordance with the principles of Universal Design as regarding accessibility. The literature review contributed to the understanding of the concepts related to accessibility, reduced mobility and universal design, as well as to conceptualize and categorize assistive technologies. An electronic survey allowed mapping assistive technologies that are available in the industry for people with reduced mobility, based on the category Mobility Aids. This research uses multiple case study, combining techniques of qualitative and quantitative research. Ten case studies were conducted, including ten covered individuals, ten observations of the researcher and ten domestic environments analyzed in its dimensions, in order to point out problems that affect the quality of life of people with reduced mobility. To carry out the case studies, methods based on Universal Design were used: Assessment Guide Product Performance, Product Assessment for Countdown and Comprehensive Assessment and Solutions Process for Elderly Residents. These methods allowed to analyze whether the studied assistive technologies satisfy the principles of Universal Design, to identify strengths and weaknesses, besides identifying potential areas for improvement of new technologies. They also allowed analyzing the dimensions of domestic environments, identifying barriers and verifying the relationship with assistive technologies. Results show that the assistive technologies in study provide little autonomy and quality of life for people with reduced mobility, because they were not in accordance with the principles of Universal Design. It was identified more weakness compared to strengths in these technologies and a list of potential features for improvement of the products was produced. Regarding to the domestic environments under study, they are not in accordance with the recommendations of the Universal Design and NBR 9050 for having different dimensional barriers that hinder this interaction, preventing these users of having greater autonomy and quality of life in the domestic environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Theophilo, Adriana Zanon. "Requisitos de acessibilidade em empreendimentos de habitação de interesse social : um estudo de caso no Residencial Vista Bela em Londrina-PR." Universidade Estadual de Londrina. Universidade Estadual de Maringá. Centro de Tecnologia e Urbanismo. Programa Associado de Pós-Graduação em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, 2014. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000192925.

Full text
Abstract:
Uma das exigências do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), é a de propor moradias que atendam critérios de acessibilidade baseados na NBR 9050/2004. O Residencial Vista Bela, localizado em Londrina-PR, foi construído sob essa nova regra e ainda não foi devidamente avaliado de acordo com os resultados da aplicação da norma. A partir da escolha do estudo de caso, foram selecionadas as amostras deste universo de pesquisa, levando em conta suas características, aplicando assim várias ferramentas da metodologia de Avaliação Pós-Ocupação (APO), sempre obedecendo à critérios e a roteiros previamente estipulados. Esses roteiros tiveram o propósito de obter informações de caráter qualitativo e quantitativo, revelando as preferências e a opinião dos participantes sobre o contexto em discussão, para expor as dificuldades que eles encontram ou não no ambiente. Essa pesquisa busca contribuir tanto na discussão metodológica identificando como as técnicas de APO podem ser aplicadas nesse contexto, quanto na identificação dos requisitos mínimos adotados em Empreendimentos de Habitação de Interesse Social (EHIS) para os aspectos de acessibilidade. Através de métodos e técnicas que busquem identificar as necessidades dos usuários, e que sejam mais adequadas ao objetivo em questão, busca-se reforçar as exigências a serem adotadas em novos empreendimentos com as mesmas características. A acessibilidade dever ser proporcionada a todos independente de suas condições financeiras contribuindo assim para uma democratização efetiva do uso do espaço, de maneira autônoma e segura para o usuário, tanto em relação à unidade habitacional quanto às áreas externas. Mesmo a questão da acessibilidade não sendo prioridade o para os moradores neste estudo de caso, pequenas recomendações, como o redimensionamento das casas e adequação dos locais de uso comum do bairro baseado nos conceitos do desenho universal e na aplicação de normas e leis vigentes, podendo assim aumentar a qualidade de vida dos usuários.
One of the requirements of the government program Minha Casa Minha Vida (PMCMV) is to offer housing that meet accessibility criteria based on NBR 9050/2004. Residencial Vista Bela, located in Londrina – PR, was built according to this new ruling and it still has not been properly evaluated according to the results of the applied norm. After choosing the case study, samples of this research universe were selected, taking into consideration its characteristics, and applying several tools of the Post Occupancy Evaluating (POE) always following a pre established set of criteria and guidelines. Such guidelines were used to obtain qualitative and quantitative information, demonstrating the preferences and opinions of the participants about the context in discussion, thus revealing the difficulties they find or do not find in the environment. This research is an attempt to contribute with the methodological discussion by identifying the POE techniques that can be applied to the context, and also by identifying the minimum requirements used in Housing regards to accessibility aspects. Through methods and techniques that have the purpose of identifying the needs of the users, thus being more suitable to the objective in case, we strive to reinforce the requirements to be used new houses with similar characteristics. Accessibility should be available for all, thus contributing for the effective democratization of the use of space, in a safe and independent manner for the user, in regards to the housing unit he will live in and the external areas he will have access to. Even the issue of accessibility is not a priority for the residents of this case, small recommendations, such as resizing of houses and adequacy of local common usage of the neighborhood based on the concepts of universal design and implementation of existing laws and regulations, and may thereby enhance the quality of life of users.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mello, Renata Lima de. "Qualidade da habitação de interesse social: análises a partir da acessibilidade e desenho universal. Estudo de caso do conjunto residencial Rubens Lara, Cubatão, SP." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/342.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Lima de Mello.pdf: 11414391 bytes, checksum: 7dc3a43b90f89f111b0e7be9027fbaea (MD5) Previous issue date: 2013-07-30
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
One of the greatest challenges Brazil faces is to reduce the deficit in dwellings supply, with an extra focus on the low-income market, which government officials have been working towards through city, state and federal policies. Among such acts, some are noteworthy as dwelling construction through partnerships with the private sector, as well as providing better loan conditions for property purchase. Such government efforts focus mainly on the quantitative aspect of the dwelling market problem, pushing qualitative matters to the background, but in a few initiatives, among which stands out State of São Paulo's commitment through the state owned Company for Housing And City Development and the State Department for Housing, which have considered qualitative matters within the architectural and urbanistic projects undertaken by them. One such project in particular deserves special mention: the Rubens Lara condominium, located in Cubatão, São Paulo, which was built from a detailed executive plan, which specified technical details of its sidewalks and access streets, common grounds, accessible apartments and leisure areas, making for better access and use of these places. In this project were employed the concepts of Accessibility and Universal Design, following the legislation and technical rules which govern such matters at the time, which yielded in distinguished design solutions in the social dwelling market in Brazil. Therefore, this dissertation aims to study this project and its outcome, starting at the legal references, as well as discussing the good practices found in it, looking at contributing with future projects of social housing focused on quality, founded on Accessibility and Universal Design tenets.
O Brasil possui como grande desafio a redução do déficit habitacional, principalmente para favorecer a população de baixa renda e isso tem sido trabalhado pelas políticas públicas nas três esferas de governo. Dentre as ações governamentais destaca-se a produção de moradias através da parceria público-privada, além de melhorar as condições de financiamento para aquisição do imóvel. Focam-se principalmente no atendimento quantitativo do problema habitacional, relegando para o segundo plano os aspectos qualitativos da questão, salvo algumas exceções. Sobre os casos excepcionais, pode-se mencionar a atuação do Governo do Estado de São Paulo, através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Secretaria de Estado da Habitação, que têm contemplado também os aspectos qualitativos dos projetos arquitetônicos e urbanísticos. Nesse contexto, destaca-se o Conjunto Residencial Rubens Lara localizado em Cubatão, São Paulo, que foi construído a partir de um projeto executivo detalhado, que especifica as características técnicas dos passeios públicos, das áreas comuns condominiais, das unidades habitacionais adaptadas, das áreas de convivência, contribuindo para o acesso e uso desses espaços. Nesse projeto foram implantados os conceitos de Acessibilidade e do Desenho Universal, seguindo as legislações e normas técnicas vigentes sobre esse assunto, resultando em soluções projetuais diferenciadas no universo da habitação social no Brasil. Dessa forma, essa dissertação se propõe a analisar esse Conjunto, a partir desses referenciais legais, além de discutir sobre as boas práticas encontradas, com o intuito de contribuir com os futuros projetos de moradia social focados na qualidade a partir da acessibilidade e do desenho universal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ujikawa, Camila Mie. "Vila dos Anciãos: intervenção urbana em área degradada destinada à habitação de convívio de idosos." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-09062010-112012/.

Full text
Abstract:
A elevação da expectativa de vida, e conseqüente aumento da população de terceira idade nos grandes centros urbanos, têm levado ao agravamento de questões relacionadas ao déficit de habitações destinadas a esta faixa - em particular, idosos de baixa renda - bem como à inadaptabilidade das construções ao seu atendimento eficiente e confortável. Em paralelo, tem-se constatado o declínio da oferta de habitações nas regiões centrais e a degradação urbana motivada pela ausência de ambientação social nestas áreas. Este estudo propõe-se a examinar estas questões e encontrar um denominador comum utilizando as ferramentas da arquitetura e do urbanismo. O projeto arquitetônico e o planejamento urbano podem oferecer respostas, mas também podem suscitar novos problemas quando promovem a expulsão da população local através da elitização da área. Um programa arquitetônico foi desenvolvido de forma a apresentar subsídios para projetos de variadas dimensões, considerando os perigos apresentados pela gentrificação. A partir do conceito de um Núcleo-Base, podem-se gerar diversas gamas de espaços e grupos sociais, de acordo com a população e a área em que será inserido. Por fim, dois projetos foram elaborados para ilustrar o conceito desenvolvido neste estudo.
The increasing life expectancy and the resulting growth of the elderly population in big cities have caused problems such as the deficit in residences specially designed for older people, in particular the ones with low income, as well as lack of available infrastructure to provide comfortable and efficient care. Meanwhile, a decreasing supply of housing has been observed in inner city are due to the lack of social welfare and urban degradation. The present study aims at examining these problems and proposing solutions by means of tools provided by the architecture and the urbanism. Drawbacks such as the expulsion of the local population by the mechanism of gentrification are discussed. In this work, an architectonic program based on the concept of kernel-blocks has been developed. According to this concept a large spectrum of projects can be conceived which respect the population characteristics, social class, limitation of space and considers the gentrification phenomenon. Two projects have been elaborated as an illustration of the concept of kernelblocks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leite, Otaviano Tonato. "A diversidade e a acessibilidade no projeto de bairro: um estudo sobre o Residencial Parque Continental." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2002. http://hdl.handle.net/10438/5220.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:17:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002-02-25T00:00:00Z
O trabalho trata da expansão urbana por meio da implantação e consolidação de conjuntos residenciais. Aborda o papel de duas características destes espaços no direcionamento do seu processo de consolidação: a diversidade e a acessibilidade. Apresenta um estudo sobre as formas de apropriação de um conjunto residencial e sobre a ação dos moradores na configuração das tendências de transformação do território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso, Francielli Dalprá. "Arrendamento acessível em Portugal: contributos para as políticas públicas." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/18365.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
Com o aumento dos preços da habitação, a questão da habitação acessível entrou recentemente na agenda pública e política em Portugal. O governo apresentou soluções no âmbito do arrendamento, mas o problema público não parece ter sido claramente definido. Este estudo tem três objetivos. Primeiro, analisam-se os conceitos de “acessibilidade económica à habitação” e “habitação a preços acessíveis” subjacentes às políticas públicas portuguesas propostas para enfrentar a questão, comparando-os com a literatura. O segundo objetivo avalia a situação atual da acessibilidade ao arrendamento em Portugal, identificando as características socioeconómicas dos agregados familiares considerados em risco de enfrentar este tipo de problema. Utilizando os microdados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento de 2016, aplicaram-se as duas abordagens principais para examinar a acessibilidade à habitação – o rendimento residual e o rácio despesas-rendimentos. Por último, analisam-se os pontos fortes e fracos de ambas as abordagens. Os resultados sugerem uma maior adequação da abordagem do rendimento residual para a identificação das famílias nessas condições. Por conseguinte, discute-se a importância da correta definição do problema público e as suas implicações para o desenho e a implementação de políticas de habitação acessível.
In times of rising house prices, the affordable housing issue has recently reached the public and political agenda in Portugal. The government presented solutions within the rental sector, yet the public problem does not seem to have been clearly defined. The aim of this study is threefold. First, it analyses the underlying concepts of “housing affordability” and “affordable housing” in the Portuguese public policies proposed to tackle the issue, by comparing them to the literature. The second objective assesses the recent state of rental affordability in Portugal, identifying the socioeconomic characteristics of the households considered to be at risk of having this kind of problem. Using microdata from the 2016 Living Conditions and Income Survey, the study applies the two main approaches to examine housing affordability – the residual income and the expenditure-to-income ratio. Lastly, it analyses the strengths and weaknesses of both approaches. The results suggest a better suitability of the residual income approach for the identification of families in such conditions. Therefore, the study discusses the importance of the correct public problem definition and its implications for the design and implementation of affordable housing policies.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sanches, Nádia Catarina Flor Rodrigues. "Soluções Residênciais para a terceira idade. Intervenção na área do hospital de Santo António dos Capuchos." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7186.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Acessibilidade à habitação"

1

Oliveira, Valéria Costa de, Emílio Gabriel Freire dos Santos, and Rafael Alves de Oliveira. "AVALIAÇÃO ERGONÔMICA APLICADO A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL." In Ergonomia e Acessibilidade, 120–32. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.47319190211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Isabelle Mendonça de, Samuel Bertrand Melo Nazareth, and João Victor Ramos de Menezes. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO E DO CONFORTO AMBIENTAL EM HABITAÇÃO UNIFAMILIAR DE INTERESSE SOCIAL." In Ergonomia e Acessibilidade, 133–45. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.47319190212.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Acessibilidade à habitação"

1

Yoshida, Débora Mituuti, and Renata Cardoso Magagnin. "PERCEPÇÃO DOS IDOSOS QUANTO A ACESSIBILIDADE ESPACIAL NA HABITAÇÃO." In 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/16ergodesign-0166.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

OLIVEIRA, Valéria Costa de, Emílio Gabriel Freire dos SANTOS, and Rafael Alves de OLIVEIRA. "AVALIAÇÃO ERGONÔMICA APLICADO A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL." In VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/eneac2018-061.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SAVI, Aline Eyng, and Nathalia Borsatto D'AGOSTIN. "O Uso de Tecnologia Assistiva para Promover Acessibilidade nas Residências de Idosos: Uma Forma de Pertencimento." In Anais do 5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/110047.5-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CALADO, Giordana Chaves, and Gleice Azambuja ELALI. "ACESSIBILIDADE EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO NO RESIDENCIAL WALDEMAR ROLIM." In VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-eneac2016-ace01-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silveira, Carolina Morgado F., Vera Helena Moro Bins Ely, and Lizandra Garcia Lupi Vergara. "Habitação e envelhecimento ativo e saudável: a perspectiva de idosos." In VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/eneac2020-59.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CARVALHO, Juliana Araújo. "PARÂMETROS PARA INCLUSÃO SOCIAL E AUTONOMIA DE IDOSOS EM CENTROS DE CONVIVÊNCIA E HABITAÇÃO." In VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/eneac2018-080.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

CARVALHO, Isabelle M., João Victor MENEZES, and Samuel Bertrand NAZARETH. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO E DO CONFORTO AMBIENTAL EM HABITAÇÃO UNIFAMILIAR DE INTERESSE SOCIAL." In VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/eneac2018-104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

YOSHIDA, Débora M., Mariana F. FONTES, Renata B. A. SILVA, Obede Borges FARIA, Maria Solange Gurgel de Castro FONTES, and Renata Cardoso MAGAGNIN. "A QUALIDADE ESPACIAL DO PROGRAMA DE HABITAÇÃO SOCIAL VILA DIGNIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)." In VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-eneac2016-ace05-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

FARIAS, Gianna Guedes Pereira Monteiro, Adriana Araujo de MEDEIROS, and Angelina Leão Dias COSTA. "ENTRE O LEGAL E O PERCEBIDO: INACESSIBILIDADE EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NA COMUNIDADE TIMBÓ-PB." In VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/eneac2018-001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CRESPILHO, Fabiana Estevam Eid, Mariana Falcão Bormio BORMIO, and Giovana Innocenti STRABELI. "HABITAÇÃO ECONÔMICA, ACESSIBILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA DA MANEIRA COMO OS PROJETOS ESTÃO SENDO PENSADOS." In VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-eneac2016-amb04-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography