To see the other types of publications on this topic, follow the link: Acessibilidade à habitação.

Dissertations / Theses on the topic 'Acessibilidade à habitação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 23 dissertations / theses for your research on the topic 'Acessibilidade à habitação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pereira, Gabriela Morais. "Acessibilidade espacial na habitação popular." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90156.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2012-10-23T06:41:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 243319.pdf: 10500747 bytes, checksum: 3663b0c54c40df17c2d25e2a369068bb (MD5)
A Habitação Popular é uma das estratégias de política pública para a promoção da Inclusão Social, possibilitando o indivíduo definir seu papel na sociedade, por oferecer a este um referencial de propriedade, proteção e individualidade. Para tanto a habitação deve ser capaz de responder às necessidades e anseios da população devendo ser, portanto, habitável em um contexto mais amplo. O problema habitacional no Brasil se configura na redução dimensional e no rebaixamento dos padrões de moradia, dificultando a apropriação e, muitas vezes, impossibilitando o acesso físico a usuários com restrições, incluindo pessoas com deficiência e idosos. Esta pesquisa buscou identificar os requisitos mínimos habitacionais de acessibilidade espacial, considerando as necessidades básicas dos usuários, buscando atender a maior gama possível, independentemente de suas características físicas, cognitivas ou sensoriais. Como resultado tem-se a proposição de parâmetros mínimos de acessibilidade para projetos de habitação popular. Estes parâmetros foram organizados na forma de um instrumento de avaliação que foi aplicado em três projetos disponibilizados pela COHAB/SC. Este estudo de caso permitiu uma visão clara e objetiva quanto às decisões adotadas em projeto e suas implicações na maior ou menor possibilidade de apropriação da moradia, com rebatimento direto em sua qualidade espaço-funcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Yoshida, Debora Mituuti. "Instrumento para avaliar a acessibilidade espacial na habitação destinada a moradores idosos /." Bauru, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150492.

Full text
Abstract:
Orientador: Renata Cardoso Magagnin
Banca: Maria Solange Gurgel de Castro Fontes
Banca: Núbia Bernardi
Resumo: O envelhecimento é caracterizado pela redução e/ou limitação da capacidade cognitiva, visual, tátil e dos reflexos corporais. Esses fatores alteram o modo como os idosos utilizam cada ambiente de sua moradia e podem interferir de maneira direta no desempenho das atividades diárias. Diante dessa realidade, a presente pesquisa tem por objetivo propor um instrumento para avaliar a acessibilidade espacial em habitações destinadas a moradores idosos por meio da definição de indicadores e de um índice que permitem avaliar estes espaços. O instrumento foi aplicado no município de Marília (SP), em três edifícios residenciais localizados na região central da cidade. O público-alvo desse estudo foi o morador idoso com mobilidade reduzida. A metodologia utilizada para essa avaliação foi composta por multimétodos: revisão bibliográfica, entrevistas para identificar o nível de satisfação dos usuários em relação à habitação, definição do índice de Acessibilidade Espacial da Habitação - ACESS-HAB e aplicação do instrumento. Os resultados mostraram que o índice proposto é eficiente para gerar dados numéricos que possibilitam realizar um diagnóstico detalhado dos ambientes externos e internos da habitação. A ferramenta e o Índice ACESS-HAB objetivam contribuir como um instrumento para diagnosticar a acessibilidade e para a formulação de programas, projetos e políticas públicas as quais incorporem a acessibilidade espacial como sendo um fator prioritário para o desenvolvimento de novos edifíci... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Aging is characterized by the reduction and/or limitation of cognitive, visual and tactile abilities and body reflexes. These factors alter the way the elderly use each environment of their dwellings and can interfere directly in the performance of daily activities. Given this reality, the present research aims to propose an instrument to evaluate the spatial accessibility in dwellings destined to elderly residents through the definition of indicators and an index to evaluate these spaces. The instrument was applied in the city of Marília (SP), in three residential buildings located in the central city. The target audience was the elderly person with reduced mobility. The methodology used was the multimethods: literature review, interviews to identify the level of user satisfaction in relation to housing, definition of the Housing Spatial Accessibility index (in Portuguese índice de Acessibilidade Espacial da Habitação - ACESS-HAB) and application of the instrument. The results showed efficiency of the proposed index which generated numerical data and enabled a detailed diagnosis of the external and internal environments of the dwellings. The tool and the ACESS-HAB Index aim to contribute to diagnose the accessibility as well as the formulation of programs, projects and public policies which incorporate spatial accessibility as a priority factor for the development of new residential buildings that can be used by the elderly.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cachadinha, Carla Sofia Miguéis Gonçalves. "Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação : sistema de classificação por níveis de exigência." Master's thesis, Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2006. http://hdl.handle.net/10400.26/34118.

Full text
Abstract:
A dissertação apresenta especificações de acessibilidade aplicáveis a edifícios de habitação organizadas de acordo com três níveis de exigência para permitir o acesso e utilização destes edifícios por pessoas com mobilidade condicionada. Pretende-se contribuir para a divulgação do problema da acessibilidade da habitação nacional e apoiar a produção de regulamentação de acessibilidade. A dissertação começa por caracterizar a população e a acessibilidade do parque habitacional português. Descreve-se também a evolução do sector de habitação nacional e identificam-se os problemas em termos de acessibilidade da regulamentação da construção de habitação portuguesa. Compara-se depois a regulamentação da habitação portuguesa com a legislação de acessibilidade de cinco países (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Áustria), identificando as especificações de acessibilidade mais frequentes e os aspetos da regulamentação nacional que se afastam do nível de acessibilidade dos outros países. Efetuam-se entrevistas a dez especialistas portugueses em acessibilidade e procede-se ao levantamento e avaliação da acessibilidade de um lar de idosos. Conclui-se apresentando especificações de acessibilidade organizadas por níveis de exigência com o objetivo de permitir a sua implementação gradual, atenuando o seu impacto e viabilizando a sua aplicação ao sector de habitação nacional.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mendes, Rodrigo Bicalho. "Desenho universal como mediador das relações entre tecnologias assistivas e ambientes domésticos." Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7829.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2016-06-08T14:58:10Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6322360 bytes, checksum: b16e67b348a4a5bd7b1582c6ab49891c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-08T14:58:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6322360 bytes, checksum: b16e67b348a4a5bd7b1582c6ab49891c (MD5) Previous issue date: 2016-02-19
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Atualmente 23,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Essas pessoas, que têm limitada capacidade de se relacionarem com o meio e utilizá-lo, são denominadas pessoas com mobilidade reduzida. A forma de utilização dos ambientes domésticos por esses usuários dependerá de suas capacidades próprias e de como os ambientes e as tecnologias assistivas forem projetadas, proporcionando maior autonomia e qualidade de vida a esses usuários. Dentro desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação existente entre os ambientes domésticos e tecnologias assistivas analisados para o uso por pessoas com mobilidade reduzida, de acordo com os princípios do Desenho Universal. A revisão de literatura fundamentou a pesquisa, contribuindo para o entendimento dos conceitos relacionados à acessibilidade, pessoa com mobilidade reduzida e desenho universal, bem como conceituar e categorizar as tecnologias assistivas para pessoas com mobilidade reduzida. Uma pesquisa eletrônica permitiu mapear as tecnologias assistivas que estão disponíveis no mercado para pessoas com mobilidade reduzida, com base na categoria Auxílios de Mobilidade. Esta pesquisa utiliza estudo de casos múltiplos, combinando técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Foram realizados 10 estudos de casos, que incluem 10 indivíduos abordados, 10 observações do pesquisador e 10 ambientes domésticos analisados, em suas dimensões, onde os usuários utilizam as tecnologias analisadas, com o objetivo de apontar problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida. Para realização dos estudos de casos múltiplos, foram utilizados métodos baseados no Desenho Universal: Guia de Avaliação de Desempenho de Produtos, Avaliação de Produtos por Contagem Regressiva e, Processo de Avaliação Abrangente e e Soluções para Moradores Idosos. Os métodos empregados permitiram analisar se as tecnologias assistivas estudadas satisfazem os princípios do Desenho Universal, identificando pontos fortes e fracos, além de apontar potenciais áreas para melhorias no desenvolvimento de novas tecnologias; analisar das dimensões dos ambientes domésticos, identificar barreiras e verificar a relação existente com as tecnologias assistivas. Concluiu-se que as tecnologias assistivas em estudo proporcionam pouca autonomia e qualidade de vida para as pessoas com mobilidade reduzida, por não estarem de acordo com os princípios do Desenho Universal. Foram identificados mais pontos fracos em comparação com pontos fortes nessas tecnologias e potenciais áreas para melhorias dos produtos. Conclui-se também que os ambientes domésticos em estudo não estão de acordo com as recomendações do Desenho Universal e da NBR 9050 por possuírem diversas barreiras dimensionais que dificultam essa interação, impedindo que esses usuários tenham maior autonomia e qualidade de vida no ambiente doméstico.
Currently, 23.9% of the Brazilian population has some type of disability. These people are named reduced mobility person. The way these users live in domestic environments depends on their own capabilities and how the environment and the assistive technologies are designed. This research has aimed to analyze whether the assistive technologies and domestic environments are suitable for use by persons with reduced mobility, in accordance with the principles of Universal Design as regarding accessibility. The literature review contributed to the understanding of the concepts related to accessibility, reduced mobility and universal design, as well as to conceptualize and categorize assistive technologies. An electronic survey allowed mapping assistive technologies that are available in the industry for people with reduced mobility, based on the category Mobility Aids. This research uses multiple case study, combining techniques of qualitative and quantitative research. Ten case studies were conducted, including ten covered individuals, ten observations of the researcher and ten domestic environments analyzed in its dimensions, in order to point out problems that affect the quality of life of people with reduced mobility. To carry out the case studies, methods based on Universal Design were used: Assessment Guide Product Performance, Product Assessment for Countdown and Comprehensive Assessment and Solutions Process for Elderly Residents. These methods allowed to analyze whether the studied assistive technologies satisfy the principles of Universal Design, to identify strengths and weaknesses, besides identifying potential areas for improvement of new technologies. They also allowed analyzing the dimensions of domestic environments, identifying barriers and verifying the relationship with assistive technologies. Results show that the assistive technologies in study provide little autonomy and quality of life for people with reduced mobility, because they were not in accordance with the principles of Universal Design. It was identified more weakness compared to strengths in these technologies and a list of potential features for improvement of the products was produced. Regarding to the domestic environments under study, they are not in accordance with the recommendations of the Universal Design and NBR 9050 for having different dimensional barriers that hinder this interaction, preventing these users of having greater autonomy and quality of life in the domestic environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Theophilo, Adriana Zanon. "Requisitos de acessibilidade em empreendimentos de habitação de interesse social : um estudo de caso no Residencial Vista Bela em Londrina-PR." Universidade Estadual de Londrina. Universidade Estadual de Maringá. Centro de Tecnologia e Urbanismo. Programa Associado de Pós-Graduação em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, 2014. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000192925.

Full text
Abstract:
Uma das exigências do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), é a de propor moradias que atendam critérios de acessibilidade baseados na NBR 9050/2004. O Residencial Vista Bela, localizado em Londrina-PR, foi construído sob essa nova regra e ainda não foi devidamente avaliado de acordo com os resultados da aplicação da norma. A partir da escolha do estudo de caso, foram selecionadas as amostras deste universo de pesquisa, levando em conta suas características, aplicando assim várias ferramentas da metodologia de Avaliação Pós-Ocupação (APO), sempre obedecendo à critérios e a roteiros previamente estipulados. Esses roteiros tiveram o propósito de obter informações de caráter qualitativo e quantitativo, revelando as preferências e a opinião dos participantes sobre o contexto em discussão, para expor as dificuldades que eles encontram ou não no ambiente. Essa pesquisa busca contribuir tanto na discussão metodológica identificando como as técnicas de APO podem ser aplicadas nesse contexto, quanto na identificação dos requisitos mínimos adotados em Empreendimentos de Habitação de Interesse Social (EHIS) para os aspectos de acessibilidade. Através de métodos e técnicas que busquem identificar as necessidades dos usuários, e que sejam mais adequadas ao objetivo em questão, busca-se reforçar as exigências a serem adotadas em novos empreendimentos com as mesmas características. A acessibilidade dever ser proporcionada a todos independente de suas condições financeiras contribuindo assim para uma democratização efetiva do uso do espaço, de maneira autônoma e segura para o usuário, tanto em relação à unidade habitacional quanto às áreas externas. Mesmo a questão da acessibilidade não sendo prioridade o para os moradores neste estudo de caso, pequenas recomendações, como o redimensionamento das casas e adequação dos locais de uso comum do bairro baseado nos conceitos do desenho universal e na aplicação de normas e leis vigentes, podendo assim aumentar a qualidade de vida dos usuários.
One of the requirements of the government program Minha Casa Minha Vida (PMCMV) is to offer housing that meet accessibility criteria based on NBR 9050/2004. Residencial Vista Bela, located in Londrina – PR, was built according to this new ruling and it still has not been properly evaluated according to the results of the applied norm. After choosing the case study, samples of this research universe were selected, taking into consideration its characteristics, and applying several tools of the Post Occupancy Evaluating (POE) always following a pre established set of criteria and guidelines. Such guidelines were used to obtain qualitative and quantitative information, demonstrating the preferences and opinions of the participants about the context in discussion, thus revealing the difficulties they find or do not find in the environment. This research is an attempt to contribute with the methodological discussion by identifying the POE techniques that can be applied to the context, and also by identifying the minimum requirements used in Housing regards to accessibility aspects. Through methods and techniques that have the purpose of identifying the needs of the users, thus being more suitable to the objective in case, we strive to reinforce the requirements to be used new houses with similar characteristics. Accessibility should be available for all, thus contributing for the effective democratization of the use of space, in a safe and independent manner for the user, in regards to the housing unit he will live in and the external areas he will have access to. Even the issue of accessibility is not a priority for the residents of this case, small recommendations, such as resizing of houses and adequacy of local common usage of the neighborhood based on the concepts of universal design and implementation of existing laws and regulations, and may thereby enhance the quality of life of users.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mello, Renata Lima de. "Qualidade da habitação de interesse social: análises a partir da acessibilidade e desenho universal. Estudo de caso do conjunto residencial Rubens Lara, Cubatão, SP." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/342.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Lima de Mello.pdf: 11414391 bytes, checksum: 7dc3a43b90f89f111b0e7be9027fbaea (MD5) Previous issue date: 2013-07-30
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
One of the greatest challenges Brazil faces is to reduce the deficit in dwellings supply, with an extra focus on the low-income market, which government officials have been working towards through city, state and federal policies. Among such acts, some are noteworthy as dwelling construction through partnerships with the private sector, as well as providing better loan conditions for property purchase. Such government efforts focus mainly on the quantitative aspect of the dwelling market problem, pushing qualitative matters to the background, but in a few initiatives, among which stands out State of São Paulo's commitment through the state owned Company for Housing And City Development and the State Department for Housing, which have considered qualitative matters within the architectural and urbanistic projects undertaken by them. One such project in particular deserves special mention: the Rubens Lara condominium, located in Cubatão, São Paulo, which was built from a detailed executive plan, which specified technical details of its sidewalks and access streets, common grounds, accessible apartments and leisure areas, making for better access and use of these places. In this project were employed the concepts of Accessibility and Universal Design, following the legislation and technical rules which govern such matters at the time, which yielded in distinguished design solutions in the social dwelling market in Brazil. Therefore, this dissertation aims to study this project and its outcome, starting at the legal references, as well as discussing the good practices found in it, looking at contributing with future projects of social housing focused on quality, founded on Accessibility and Universal Design tenets.
O Brasil possui como grande desafio a redução do déficit habitacional, principalmente para favorecer a população de baixa renda e isso tem sido trabalhado pelas políticas públicas nas três esferas de governo. Dentre as ações governamentais destaca-se a produção de moradias através da parceria público-privada, além de melhorar as condições de financiamento para aquisição do imóvel. Focam-se principalmente no atendimento quantitativo do problema habitacional, relegando para o segundo plano os aspectos qualitativos da questão, salvo algumas exceções. Sobre os casos excepcionais, pode-se mencionar a atuação do Governo do Estado de São Paulo, através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Secretaria de Estado da Habitação, que têm contemplado também os aspectos qualitativos dos projetos arquitetônicos e urbanísticos. Nesse contexto, destaca-se o Conjunto Residencial Rubens Lara localizado em Cubatão, São Paulo, que foi construído a partir de um projeto executivo detalhado, que especifica as características técnicas dos passeios públicos, das áreas comuns condominiais, das unidades habitacionais adaptadas, das áreas de convivência, contribuindo para o acesso e uso desses espaços. Nesse projeto foram implantados os conceitos de Acessibilidade e do Desenho Universal, seguindo as legislações e normas técnicas vigentes sobre esse assunto, resultando em soluções projetuais diferenciadas no universo da habitação social no Brasil. Dessa forma, essa dissertação se propõe a analisar esse Conjunto, a partir desses referenciais legais, além de discutir sobre as boas práticas encontradas, com o intuito de contribuir com os futuros projetos de moradia social focados na qualidade a partir da acessibilidade e do desenho universal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ujikawa, Camila Mie. "Vila dos Anciãos: intervenção urbana em área degradada destinada à habitação de convívio de idosos." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-09062010-112012/.

Full text
Abstract:
A elevação da expectativa de vida, e conseqüente aumento da população de terceira idade nos grandes centros urbanos, têm levado ao agravamento de questões relacionadas ao déficit de habitações destinadas a esta faixa - em particular, idosos de baixa renda - bem como à inadaptabilidade das construções ao seu atendimento eficiente e confortável. Em paralelo, tem-se constatado o declínio da oferta de habitações nas regiões centrais e a degradação urbana motivada pela ausência de ambientação social nestas áreas. Este estudo propõe-se a examinar estas questões e encontrar um denominador comum utilizando as ferramentas da arquitetura e do urbanismo. O projeto arquitetônico e o planejamento urbano podem oferecer respostas, mas também podem suscitar novos problemas quando promovem a expulsão da população local através da elitização da área. Um programa arquitetônico foi desenvolvido de forma a apresentar subsídios para projetos de variadas dimensões, considerando os perigos apresentados pela gentrificação. A partir do conceito de um Núcleo-Base, podem-se gerar diversas gamas de espaços e grupos sociais, de acordo com a população e a área em que será inserido. Por fim, dois projetos foram elaborados para ilustrar o conceito desenvolvido neste estudo.
The increasing life expectancy and the resulting growth of the elderly population in big cities have caused problems such as the deficit in residences specially designed for older people, in particular the ones with low income, as well as lack of available infrastructure to provide comfortable and efficient care. Meanwhile, a decreasing supply of housing has been observed in inner city are due to the lack of social welfare and urban degradation. The present study aims at examining these problems and proposing solutions by means of tools provided by the architecture and the urbanism. Drawbacks such as the expulsion of the local population by the mechanism of gentrification are discussed. In this work, an architectonic program based on the concept of kernel-blocks has been developed. According to this concept a large spectrum of projects can be conceived which respect the population characteristics, social class, limitation of space and considers the gentrification phenomenon. Two projects have been elaborated as an illustration of the concept of kernelblocks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leite, Otaviano Tonato. "A diversidade e a acessibilidade no projeto de bairro: um estudo sobre o Residencial Parque Continental." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2002. http://hdl.handle.net/10438/5220.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:17:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002-02-25T00:00:00Z
O trabalho trata da expansão urbana por meio da implantação e consolidação de conjuntos residenciais. Aborda o papel de duas características destes espaços no direcionamento do seu processo de consolidação: a diversidade e a acessibilidade. Apresenta um estudo sobre as formas de apropriação de um conjunto residencial e sobre a ação dos moradores na configuração das tendências de transformação do território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso, Francielli Dalprá. "Arrendamento acessível em Portugal: contributos para as políticas públicas." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/18365.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
Com o aumento dos preços da habitação, a questão da habitação acessível entrou recentemente na agenda pública e política em Portugal. O governo apresentou soluções no âmbito do arrendamento, mas o problema público não parece ter sido claramente definido. Este estudo tem três objetivos. Primeiro, analisam-se os conceitos de “acessibilidade económica à habitação” e “habitação a preços acessíveis” subjacentes às políticas públicas portuguesas propostas para enfrentar a questão, comparando-os com a literatura. O segundo objetivo avalia a situação atual da acessibilidade ao arrendamento em Portugal, identificando as características socioeconómicas dos agregados familiares considerados em risco de enfrentar este tipo de problema. Utilizando os microdados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento de 2016, aplicaram-se as duas abordagens principais para examinar a acessibilidade à habitação – o rendimento residual e o rácio despesas-rendimentos. Por último, analisam-se os pontos fortes e fracos de ambas as abordagens. Os resultados sugerem uma maior adequação da abordagem do rendimento residual para a identificação das famílias nessas condições. Por conseguinte, discute-se a importância da correta definição do problema público e as suas implicações para o desenho e a implementação de políticas de habitação acessível.
In times of rising house prices, the affordable housing issue has recently reached the public and political agenda in Portugal. The government presented solutions within the rental sector, yet the public problem does not seem to have been clearly defined. The aim of this study is threefold. First, it analyses the underlying concepts of “housing affordability” and “affordable housing” in the Portuguese public policies proposed to tackle the issue, by comparing them to the literature. The second objective assesses the recent state of rental affordability in Portugal, identifying the socioeconomic characteristics of the households considered to be at risk of having this kind of problem. Using microdata from the 2016 Living Conditions and Income Survey, the study applies the two main approaches to examine housing affordability – the residual income and the expenditure-to-income ratio. Lastly, it analyses the strengths and weaknesses of both approaches. The results suggest a better suitability of the residual income approach for the identification of families in such conditions. Therefore, the study discusses the importance of the correct public problem definition and its implications for the design and implementation of affordable housing policies.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sanches, Nádia Catarina Flor Rodrigues. "Soluções Residênciais para a terceira idade. Intervenção na área do hospital de Santo António dos Capuchos." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7186.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gonçalves, airo Emanuel Salgado da Silva. "Habitar e habilitar Marvila : o caso da Fábrica do Braço de Prata." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/8932.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura, para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura.
As cidades históricas, e de núcleo urbano consagrado crescem desagregadas do seu núcleo histórico, em direção às suas periferias, deixando muitas vezes uma quantidade de espaços esquecidos, isto devido a questões económicas, históricas ou até sociais passando a ser interstícios, uma pausa, um vazio, algo que até pode ser preenchido mas que perdeu a sua função. Esse trabalho centra-se nesses espaços, em perceber como eles surgem e de onde surgem, e como estes podem ser uma mais-valia para uma intervenção que nem sempre nova, pode através de um conjunto de ações e decisões integrar e por vezes dinamizar zonas da cidade que com o tempo se tornaram marginais, e incorporar num antigo, mas novo contexto urbano capaz de unificar toda uma zona da cidade. Perceber que o espaço público deve acompanhar a sociedade atual e as suas necessidades, não podendo esquecer que este é um elemento em transformação contínua, e que se não acompanha as necessidades da sociedade entra em rotura. Assim, esta dissertação procura através de uma análise ao contexto urbano da cidade de lisboa e a área de Marvila, local da intervenção, desenvolver um conjunto de intervenções sobre um padrão urbano degradado, analisar as soluções conseguidas e a forma como estas conseguem criar nova “cidade”. Vai ser estudado também um conjunto edificado proposto, com um caráter habitacional distinto do corrente, habitação/local de trabalho, no qual vão ser exploradas duas tipologias diferentes. Desta forma pretendo desenvolver uma análise formal e criar uma estratégia de intervenção, fazendo um estudo profundo das decisões tomadas, definindo a função de cada espaço e como estes podem ajudar a criar uma maior e melhor ligação com a sociedade que iria usufruir destes.
ABSTRACT: Historical cities, and established urban cores grow toward their peripherical areas, often leaving a quantity of forgotten spaces, due to economic, historical or even social issues. Those spaces become interstices, a break, a void, something that can be filled but has lost its function. This thesis focuses on those spaces, understanding how they arise and where they emerge, and how they can be an asset for an operation not always new, but that sometimes, through a set of actions and decisions can integrate and create dynamic areas inside the city which in time became marginal, and incorporate an old, but new urban context that can unify an entire area of a town. Realize that the public spaces should follow the current society and its necessities, not forgetting that this is an element in continuous transformation, and that if it does not follow the needs of society, starts to failure. Thus, this dissertation demand through an analysis of the urban context of the Lisbon city and the area of Marvila, the intervention site, developing a set of interventions on a depredated urban pattern, analyzing the achieved solutions and how they can create new "city ". It will be also studied a new building intervention, with a distinct character of housing, SO-HO, on which will be exploited two different types of solution. Therefore I intend to do a formal analysis and create an intervention strategy making a deep study of the decisions taken, by defining the function of each space and how they can help create a bigger and better connection with society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Abrantes, Joel Pedro Marques. "Projecto de habitação multigeracional e espaço de lazer na Covilhã." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/7684.

Full text
Abstract:
O Projecto Final corresponde à continuação e melhoramento do projecto anteriormente desenvolvido na unidade curricular de Projecto V/1, de forma a aproximá-lo de um projecto de execução. O tema de trabalho, como descrito no título, é habitação multigeracional, incluindo toda a área envolvente, proporcionando um espaço de lazer na Covilhã, inserindo-se desta forma no contexto do projecto académico anteriormente desenvolvido. Portugal (e outros países desenvolvidos), enfrenta um problema que é o envelhecimento acelerado da população. Este é um problema que necessita de respostas, com base nas necessidades reais dos habitantes. Para evitar notícias de idosos que se isolam nas suas habitações e cuja morte só é detectada muito tempo depois, necessitamos não apenas de habitações bem projectadas, mas também que promovam a interacção social entre as pessoas idosas e as demais. Contudo, no caso específico da Covilhã (uma cidade “universitária”) deparamo-nos com duas realidades: por um lado, o aumento da população idosa, por outro a constante renovação de jovens na cidade. Este enquadramento aparentemente contraditório, pode no entanto ser conciliado e projectar-se de forma a servir esta dicotomia. A zona de estudo, adjacente à gare da Covilhã, é uma área onde podemos observar bem as cicatrizes deixadas pelo tempo e a diferença brusca entre a cidade e o campo. Assim, pretende-se com o projecto reformular esta paisagem de forma harmoniosa. São criados novos arruamentos e acessos pedonais, introduzindo novos edifícios habitacionais e mistos, equipamentos públicos (com destaque para uma cantina social, um silo automóvel e uma piscina/spa), com percursos sem barreiras arquitectónicas, para acesso universal a espaços públicos que promovam o convívio intergeracional. As soluções habitacionais desenvolvidas têm o intuito de favorecerem os idosos, mas também serem utilizáveis por citadinos de qualquer idade, comprovando a viabilidade do convívio intergeracional. A pormenorização construtiva do projecto demonstra as opções de materiais e tecnologias mais adequadas às soluções arquitectónicas, com vista ao bom uso e longevidade dos edifícios.
This Final Project will be the continuation and improvement of the project previously developed in the curricular unit Project V/1, in order to transform it into a detailed project. The theme work, as described in the title, is multigenerational housing, including the surrounding area, thus providing a recreational space in Covilhã. Portugal (and other developed countries) faces a problem that is the fast aging of its population. This is a problem that needs answers, based on the real needs of the inhabitants. To prevent news of elderly people who are isolated in their homes and whose death is only detected long after, we need not only well designed housing, but also to promote interaction between the elderly and others. However, in the specific case of Covilhã (a university town) we are faced with two realities: on the one hand, the increase in the elderly population, on the other the constant renewal of youth in the city. This seemingly contradictory framework, can however be reconciled and designed to serve this dichotomy. The study area, adjacent to the gare of Covilhã, is an area where we can clearly observe the scars left by time and the sharp difference between city and countryside. Therefore, the project purpose is to remodel this landscape harmoniously. New streets and pedestrian access are created by introducing new residential and mixed buildings, public facilities (especially a social canteen, a car silo and a pool/spa), new routes without architectural barriers to allow universal access to public spaces, therefore promoting intergenerational living. The proposed housing solutions are intended to favor the elderly, but also to be usable by city dwellers of all ages, proving the viability of intergenerational living. Constructive detailing of the project demonstrates the most appropriate choices of materials and technologies for the architectural solutions regarding the good use and longevity of buildings.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fonseca, Maria João Borges Centenário Pereira da. "Habitar e envelhecer no século XXI : habitação assistida." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/8767.

Full text
Abstract:
Habitar e Envelhecer no século XXI, o tema base da dissertação, possui uma abrangência espacial e social muito ampla. O relacionamento entre a arquitectura e o homem configura-se, com o suceder do tempo, numa dinâmica vivencial que deve, sempre que possível, ser partilhada. O Habitar, que através das palavras de Baeza (2004, p. 57) se pode ler “ Primeiro foi a caverna. (…). Depois veio a cabana. (…). E, finalmente, chegou a casa. O refugiar-se e o defender-se transformaram-se no habitar.”, define a necessidade de abrigo constante, que naturalmente indicou ao ser humano a carência de um espaço seguro. Actualmente, é possível falar-se numa quase banalidade de habitar porque evidentemente já não se vive em cavernas, mas é possível, falar-se na personalidade do habitar, o elemento diferenciador entre os espaços arquitectónicos, que devem, cada vez mais, ser evidenciadores da exigência e necessidades de quem o habita. O Envelhecer como justificação para a efemeridade da vida, define a passagem do homem pelo mundo. Desde o momento em que nos tornamos seres humanos estamos a envelhecer, é uma rotina constante e natural da nossa forma de vida. Mas o envelhecer, como redundantemente o imaginamos, encontra-se associado a uma faixa etária específica, que arranca aproximadamente a partir dos 65 anos. (Porter, 1995) É neste ponto que surge a ideia do velho e do idoso como materialização desse envelhecimento mais visível. A evolução da era actual permite que tanto o habitar como o envelhecer se possam conjugar em vivências e espacialidades particulares, integradas no quotidiano. Resultando em características e necessidades próprias do ser humano enquanto ser idoso. Desta mutualidade surgiu a inclusão do subtema Habitação Assistida como sucessão do tema base. A veiculação deste tema parte do propósito e da funcionalidade da arquitectura associados a uma forma de vida específica, integrada na exigência de meios e infra-estruturas próprios directamente direccionados para o habitante idoso e jovem. O estímulo social promovido através da solução arquitectónica funciona também como factor compressor deste estudo, bem como a possibilidade de criação de espaços e ambientes que promovam o bem-estar e uma dinâmica de vivência social contínua.
Live and aging in the 21st century, the basic theme of the dissertation, has a social and spatial scope too broad. The relationship between architecture and man sets himself, with the succession of time, a dynamic experiential should, whenever possible, be shared. Living, which in the words of Baeza (2004, p. 57) one can read "First it was the cave. (...). Then came the cabin. (...). And finally came home. The refuge itself and defend itself became the dwelling. " defines the constant need for shelter, said that naturally the human being the lack of a safe space. It is now possible to speak of living is almost trivial because evidently we no longer live in caves, but it is possible to speak in personality of living, the differentiator between architectural spaces, which must increasingly be evidenced the requirement and needs of their inhabitants. Aging as justification for the brevity of life, defines the passage through the world of man. From the moment we become human beings we are getting older, is a natural and constant routine of our way of life. But the old, as we imagine it redundantly, is associated with a specific age group, which starts from about 65 years old. (Porter, 1995) This is where the idea comes from the old and the elderly as the most visible embodiment of that age. The evolution of the current era allows both aging and living as it can combine experiences and in particular spatial, integrated into everyday life. Resulting in specific characteristics and needs of human beings as elderly beings. This inclusion of mutuality emerged as a subtheme Assisted Living succession from the base theme. The placement of this issue's purpose and function of architecture associated with a specific form of life, the demand for integrated media and infrastructures themselves directly targeted for local elderly and young. The social stimulus promoted through the architectural solution also serves as compressor factor in this study, as well as the possibility of creating spaces and environments that promote well-being and a continued dynamic social life.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carriço, Claudia. "Habitação social partilhada - projeto de design de interiores para a terceira idade em Matosinhos." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33526.

Full text
Abstract:
O envelecimento demográfico é um fenomeno que tem ganho cada vez mais relevância nas sociedades contemporâneas.É o resultado provocado do aumento da percentagem de pessoas idosas e o decréscimo do número de jovens, assim como os baixos níveis de fecundidade e mortalidade. A relação da terceira idade com a sociedade envolvente deve, por isso, ser alvo de análise, nomeadamente no que diz respeito à sua relação com a cidade. É necessário que estas sejam inclusivas, independentemente, da sua faiza etária, e que assim promovam um envelhecimento ativo e saudável. Numa cidade amiga das pessoas idosas, as habitações são pensadas segundo parametros de design inclusivo, assegurando a independência e procurando assim melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Este projeto procura aprofundar conhecimentos sobre os espaços projetados especificamente para a terceira idade. Propomos avançar com uma estratégia ilustrada por este projeto. A lógica assenta na criação de um espírito de comunidade e vizinhança com o objctivo de se materializar num conceito de habitação social e partilhada. Pretende assim promover o envelhecimento ativo através de uma ideia de proximidade entre pessoas e serviços, adaptadas às necessidades e exigências da terceira idade. Posto isto, definiu-se trabalhar num edeficio de tipologia comercial, cuja reabilitação ambiciona fornecer condições promotoras de uma maior independência para a terceira idade ao mesmo tempo que se estimula um viver de sentido comunitário e intergeracional. O caso de estudo localiza-se em Matosinhos, e está inserido na Rua Brito Capelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Almeida, Giulia de Paula. "Conciliação das exigências regulamentares de acessibilidade com a especificidade da reabilitação de edifícios de habitação: perspetiva nacional e internacional." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10316/86543.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Reabilitação de Edifícios apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
O ritmo acelerado de crescimento das cidades, a rápida ocupação de territórios urbanos, a geração de resíduos e a exploração de recursos naturais cada vez mais acentuadas, tem gradativamente dado lugar à prática da reabilitação de edifícios e da conservação no setor da construção. A preocupação com a questão da acessibilidade não deixa de emergir, visto a crescente exigência da sociedade de melhores condições das habitações quanto ao desempenho, conforto e segurança, aliado às necessidades das pessoas com necessidades especiais e ao fenômeno do envelhecimento cada vez mais notório, que tem colocado a problemática em grande evidência na sociedade atual. Inevitavelmente, estas questões têm demandado maiores ações de promoção da acessibilidade nos edifícios, sejam novos ou antigos. As regulamentações de acessibilidade, assim como outros domínios, foram elaboradas para aplicação nas construções novas, e não em intervenções no parque edificado. Dessa forma, a adoção de práticas de reabilitação tem incorporado constrangimentos e dificuldades de caráter tecnológico, arquitetónico e económico e, com isso, tem causado destruição parcial ou integral dos valores patrimoniais do edifício em si e da sociedade. A dissertação estuda as regulamentações de acessibilidades em vigor em Portugal, na Espanha e na Escócia e procura encontrar as principais facilidades na aplicação destas regulamentações em edificado existente, e as propostas que já foram constatadas para as adaptações com vista à promoção da acessibilidade. Com o estudo anterior concluído, as soluções encontradas em Portugal, na Espanha e na Escócia são aplicadas a um caso de estudo nacional e posteriormente realizado um diagnóstico de análise dos impactos dessa aplicação. Como resultado desta análise, pôde-se perceber que a complexidade das construções antigas, aliado ao nível de exigência quanto à questão da acessibilidade, dificultam ou impedem que muitas adaptações sejam feitas. Algumas sugestões e propostas não deixam de servir para uma importante reflexão do projetista acerca das decisões que podem ser tomadas. Cabe a eles analisar particularmente cada edifício, o grau de intrusão a que pode ser submetido, os recursos financeiros disponíveis e os valores que se devem preservar. Esta dissertação pode, futuramente, auxiliar no desenvolvimento de um documento específico para intervenções em edificado existente em Portugal.
The rapid pace of urban growth, the fast occupation of urban areas, the generation of waste and the exploitation of increasingly important natural resources have gradually given way to the practice of building rehabilitation and conservation in the construction sector. Concern about the issue of affordability does not fail to emerge, given the society's growing demand for better housing conditions for performance, comfort and safety, coupled with the needs of people with special needs and the increasingly has placed the problem in great evidence in today's society. Inevitably, these issues have called for greater actions to promote accessibility in buildings, whether new or old. Accessibility regulations, as well as other domains, have been developed for application to new buildings, not interventions in the built-up park. In this way, the adoption of rehabilitation practices has incorporated constraints and difficulties of a technological, architectural and economic character and, as a result, has caused partial or total destruction of the patrimonial values of the building itself and of society. The dissertation studies accessibility regulations in Portugal, Spain and Scotland and seeks to find the main facilities in the application of these regulations in an existing building, and the proposals that have already been verified for adaptations with a view to promoting accessibility. With the subsequent study concluded, the solutions found in Portugal, Spain and Scotland are applied to a national case study and subsequently carried out a diagnostic analysis of the impacts of this application. As a result of this analysis, it was possible to perceive that the complexity of the old constructions, together with the level of exigency regarding the accessibility issue, hinder or prevent many adaptations to be made. Some suggestions and proposals do not fail to serve for an important reflection of the designer on the decisions that can be made. It is up to them to analyze in particular each building, the degree of intrusion it can undergo, the financial resources available and the values that must be preserved. This dissertation may, in the future, assist in the development of a specific document for interventions in an existing building in Portugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Bebiano da Graça Will Pires dos. "A intervenção do Enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na prevenção de quedas na pessoa idosa residente na comunidade." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/37310.

Full text
Abstract:
A população idosa a residir no domicílio, pela sua vulnerabilidade, enfrenta riscos que podem provocar quedas. Estas, quando ocorrem, podem ter como consequências: a imobilidade, o isolamento social e o declínio funcional e cognitivo, que levam a perda de qualidade de vida. Estes efeitos nefastos atingem o indivíduo, a família e, em última instância, a sociedade, sobretudo pelos elevados custos que tais eventos acarretam no que diz respeito aos tratamentos e reintegração social. Pela sua magnitude, a queda, quando respeitante à população com idade superior aos 65 anos, representa um problema de saúde pública e um desafio para a Enfermagem de Reabilitação. A esmagadora maioria de investigação acerca de fatores de risco relacionados com quedas na população idosa versa, sobretudo, fatores de índole bio fisiológico em detrimento dos relacionados com o ambiente. Todavia, com base em evidências patenteadas na revisão de literatura que suporta o presente relatório, há a comprovação de que intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação dirigidas ao meio ambiente podem traduzir-se em ganhos para esta população. Assim, este relatório pretende, com base na prática clínica, desenvolver intervenções de Enfermagem de Reabilitação em meio natural (casa) do indivíduo idoso capazes de promover segurança, acessibilidade e o autocuidado. Estas intervenções têm como linhas orientadoras: avaliação do risco ambiental; aconselhamento sobre modificações ambientais; adaptação do espaço e equipamentos; assessoria na aquisição de produtos de apoio que aumentam a segurança do ambiente e estratégias cognitivo-comportamentais que aumentam a segurança do idoso na utilização do espaço físico da casa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Justino, Victor Manuel Lopes. "Espaço público : mobilidade e permanência, cidade e habitação : acessibilidades." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/23892.

Full text
Abstract:
Este trabalho final de projecto pretende articular vários pontos fundamentais para o bom funcionamento da cidade, tal como as acessibilidades tanto para o transeunte como para o habitante da cidade, as vivências e interacções no espaço público urbano e o modo como a arquitectura pode ser a responsável pela qualidade do espaço público, tendo sempre em conta a relação destas temáticas com o envelhecimento demográfico. Defende-se que a diversidade nas cidades é o factor mais importante para que estas ofereçam uma boa qualidade de vida, segurança, dinâmica e bem-estar tendo como resultado cidades civilizadas. Procurar saber de que modo é que o espaço público pode funcionar tanto como um meio de mobilidade e permanência, aliado à qualidade habitacional e de vivências na cidade, é o principal objectivo na elaboração e orientação deste trabalho. Parte-se de algumas premissas em constante mudança como a envolvente, população, necessidades actuais e dinâmicas locais, para se responder a um programa a implementar num sítio que é aparentemente estático, que é o terreno de implantação. Procura-se dotar esta pequena porção de cidade, de diversidade, coesão, usos e acima de tudo, de vida. Encara-se a cidade como sendo um organismo vivo em constante mutação, em que todos os órgãos que a constituem estão de certa forma interligados e onde a arquitectura tem um papel preponderante na articulação entre eles, flexibilizando-se em busca de respostas às necessidades inerentes à cidade. Este trabalho tem um carácter fortemente relacionado com o espaço público, pois crê-se que este é o principal responsável pela qualidade da cidade, considerando-se que a cidade fazse e desenvolve-se a partir do espaço público. É ao resolver bem o espaço público, dotando-o de acessibilidade, mobiliário urbano adequado, espaços e materiais confortáveis, pensando-se a cidade como sendo de todos e para todos que se parte para a qualidade arquitectónica dos edifícios que formam a cidade.
This project final work encloses several critical points to the good action of the city, such as the accessibility for both the passer-by and the city dweller, the experiences and interactions in the urban public space, and how the architecture can be responsible for the quality of the public space, always taking into account the relationship of these issues with population aging. It is argued that the diversity in the cities is the most important factor to provide a good quality of life, safety, dynamism, and well-being, with civilized cities as the result. The main objective in the development and direction of this work is to find out how the public space can function both as a way of mobility and residence, together with the habitation quality of housing and experiences in the city. Some assumptions in constant change, such as the surrounding, the population, the current needs, and the local dynamics, have been taken into account in order to respond to a program to be implemented in a place that is seemingly static, which is the construction zone. The diversity, cohesion, habits, and above all, life will be implemented in this small portion of the city. The city is considered as a living organism in constant mutation, where all constituting parts are somehow interconnected and where the architecture has a key role in their association, leading to make them flexible in seeking answers to the needs inherent to the city. This work has a character strongly related to the public space, because it is believed that this is the main responsible for the quality of the city, considering that the city is constructed and developed from the public space. If the public space is well solved, giving accessibility, appropriate urban furniture, and comfortable spaces and materials, the city is thinking up being of all and for all, and the architectural quality of the buildings which make the city is reached.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cardoso, Patrick Santos. "Habitação intergeracional." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/5091.

Full text
Abstract:
Um dos problemas da actualidade é o envelhecimento da população que, em muitos casos, leva à solidão dos idosos e consequentemente problemas como sedentarismo e problemas de saúde. Cada vez mais, os arquitectos, em colaboração com outras entidades, têm um papel importante para contrariar este comportamento típico que se transforma num problema público: a solidão. Então, como referido na proposta de tema pelo Prof. Doutor António Carvalho é necessário “criar oportunidades e novas tipologias habitacionais que permitam conjugar a residência conjunta no mesmo edifício de pessoas de diversas faixas etárias, será um modo de dinamizar e rejuvenescer de modo sustentado a cidade”. Portugal não é excepção e é necessário criar espaços apelativos às várias faixas etárias, desde a habitação até aos espaços públicos. Só assim é possível uma relação multigeracional jovem/idoso, combatendo a solidão dos mais velhos e inserindo-os numa sociedade activa. Na sequência do projecto habitacional realizado na unidade curricular Projecto V/I, pretendo dar continuidade ao trabalho realizado, cujo tema foi “Habitação Multigeracional, envelhecer no séc. XXI”, aprofundando o tema com bases teóricas e construtivas. Nesse sentido, a proposta urbana para a área de intervenção (junto à estação de comboios da Covilhã) será revista e melhorada nalguns aspectos, beneficiando dos ensinamentos que resultarão da investigação bibliográfica e de casos de estudo. O mesmo acontecerá com o projecto dos edifícios, cuja implantação no terreno será ajustada em termos de cotas altimétricas para um melhor ajustamento topográfico, facilitando também os percursos de atravessamento e a relação entre as galerias de acesso e as pracetas entre edifícios. Os ensinamentos recolhidos na análise dos casos de estudo, Bairro da Bouça (Porto) de Álvaro Siza, Casas para Idosos (Chur - Suíça) de Peter Zumthor, sem depreciar os restantes, serão de particular pertinência. Finalmente, a pormenorização construtiva será uma aprendizagem fundamental para o futuro, em termos de selecção dos materiais e técnicas construtivas mais adequadas para o conforto dos residentes e para a longevidade dos edifícios.
One of the problems today is the aging of the population which, in many cases, leads to the loneliness of the elderly and consequent problems suc h as sedentary lifestyle and health issues. Increasingly, architects, in collaboration with other entities, have an important role to counteract this typical behavior which becomes a public issue: loneliness. So , as mentioned by Prof. António Carvalho in the theme proposal, it is necessary to " create opportunities and new housing typologies that allow combining the joint residence of people from different age groups in the same building , it will be a way to energize and rejuvenate the city in a sustained way." Portugal is no exception and it is necessary to create appealing spaces to various age groups, from housing to public spaces. Only thus can we have a multigenerational relationship of youngsters/elderly,fighting the loneliness of older people and introducing them in an active society. Following the housing project designed in the curriculum unit Project V/I, I intend to further develop the work done, whose theme was "multigenerational housing, aging in 21st century", deepening the subject in terms of theory and construction. In this sense, the urban proposal for the intervention area (next to the Covilhã train station) will be revised and improved in some aspects, benefiting from the teachings which result from bibliographic research and case studies. The same happens to the designed buildings, whose land placement will be adjusted in terms of altitudes for the best topographic adjustment, facilitating crossing routes and the relationship between the access galleries and the little squares among buildings. The lessons learned from the case studies analysis, specially in Bairro da Bouça (Porto) by Alvaro Siza and Houses for the Elderly (Chur - Switzerland) by Peter Zumthor, will be of particular relevance. Finally, construction detailing will be a key learning for the future, in terms of materials selection and the most appropriate constructive techniques for the comfort of residents and building durability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ribeiro, Gonçalo Daniel Figueiredo. "Dimensão humana e arquitectura dos sentidos : ambientes urbanos acessíveis." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/23931.

Full text
Abstract:
Cidade é, cada vez mais, sinónima de diversidade. Face às oportunidades que oferecem e como resultado de constantes progressos em diversos sectores, as cidades enchem-se de pessoas com diferentes capacidades, necessidades e ambições, reflectindo-se em incalculáveis modos de pensar, de movimentar, de agir, de viver. Nesse sentido, os ambientes urbanos não devem ser idealizados com base no mítico homem médio sempre saudável e que não se engana pois, na verdade, não existe. É fundamental que a cidade seja capaz de encontrar soluções equilibradas e inclusivas, visando criar as condições vitais para que possa acolher toda a diversidade que a caracteriza. Seguindo esta linha de pensamento, a acessibilidade em ambientes urbanos tem ganho destaque ao longo dos últimos anos. Porém, é crucial uma consciencialização mais global da sua relevância. Do espaço público à habitação, a acessibilidade deve assim difundir-se por toda a amplitude espacial da cidade, construindo uma unidade coerente, pois um ambiente inacessível fragiliza todo o conjunto. Com o propósito de acompanhar todo este dinamismo, a cidade tem de ser aberta à transformação, tem de ser capaz de suprir as necessidades da população e, deste modo, alcançar a dimensão humana. As construções arquitectónicas são corporalizadas numa extensão mensurável, contudo, o espaço vivido transcende a dimensão física. Para conseguir triunfar, a cidade deve dar resposta à dimensão física, mas também social, cultural e psicológica da sua população. Todos os seus elementos devem assim ser organizados harmoniosamente, traduzindo-se numa cidade apelativa, capaz de despertar todos os nossos sentidos. Face a este panorama, foi concebido um projecto de arquitectura onde se procurou conjugar estes parâmetros com o intuito de alcançar uma solução humanizada e ajustada à realidade.
City is increasingly synonymous with diversity. Given the opportunities they offer and as a result of steady progress in a range of sectors, cities are populated by people with distinct abilities, needs and ambitions which reflect countless ways of thinking, moving, being and living. This way, urban environments should not be designed based on the legendary average man who is always healthy and never mistaken, as if such thing existed for real. It is essential for the city to find balanced and inclusive solutions, aiming to create the vital conditions required to harbor all the diversity. Following this line of thought, the accessibility in urban environments has gained prominence over the past few years. However, more acknowledge of its relevance is crucial. From public spaces to housing, accessibility should therefore be present all over the spatial extent of the city, building a coherent and fortified unit as a whole which would otherwise be weaker. In order to keep up with all this dynamism, the city has to be open to change, actively fostering the needs of the population and thus accomplishing a human dimension. Despite architectural buildings are materialized in measurable lengths, they often transcend physical dimension. To triumph, the city must respond to the not only physical but also social, cultural and psychological dimension of its population. Subsequently, all its elements should be organized harmoniously, becoming appealing and able to awaken our senses. Against this scenario, an architecture project willing to blend these parameters in order to achieve a humanized and realistic solution was conceived.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Costa, Ricardo Jorge Oliveira. "Espaço público como elemento de coesão da cidade." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/23893.

Full text
Abstract:
O Espaço Público pode ser considerado um elemento vital no que se considera ser uma cidade, pois tem a capacidade se unir ao espaço privado e de se oferecer aos seus utilizadores como palco das atividades em comunidade. Seguindo esta premissa, o Espaço Público deve ser pensado para fomentar o seu uso, originando heterogeneidade, dinâmica e sustentabilidade. A diversidade criadora de dinamismo é um dos elementos fundamentais do processo, pelo que se torna inevitável estudar os seus geradores. O trabalho de projeto desenvolveu-se num terreno considerado vazio urbano na cidade de Viseu, uma área que apresentava diversas carências sociais, físicas e económicas. Tendo em conta as problemáticas da procura de uma sociedade diversificada e, ao mesmo tempo, cumpridora de igualdade de direitos para todos os cidadãos, mais concretamente no que diz respeito às acessibilidades, com o presente trabalho pretendeu-se contribuir para encontrar soluções espacialmente mais adequadas para o território de intervenção . O projeto que se detalha em seguida procurou dotar a cidade de um novo espaço atrativo e capaz de dinamizar a envolvente, um catalisador do desenvolvimento económico que tem no seu centro uma Praça que assume especial destaque. A proposta contém, ainda, uma vertente de reabilitação urbana, criando novo edificado passível de diferentes usos: habitação, serviços e comércio.
Public Spaces are vital elements inside a city, once they have the ability to be associated with private spaces and also to be assumed as stages for community activities. Being so, Public Spaces must be planned in order to encourage their use and create heterogeneity, dynamics and sustainability. The diversity behind dynamics is a significant element of such process, thus making inevitable studying its generators. The project was developed in an area that was considered to be an urban gap inside the city of Viseu, a place that has several social, economic and physical needs. Taking into account the search for a diversified society that can assure equality of rights for all citizens, especially on what concerns to accessibility, the project intents to contribute to the search of more adequate special answers for the intervention area. The present project aims to offer the city a new and appealing space centred on a Square, capable of giving dynamism to the area and its surroundings, and function as an catalyst of economic development. The project also presents suggestions regarding urban requalification, creating new buildings prepared to be turned into houses, public services or shops.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Buraco, Vanessa Trindade. "Mosaicos urbanos : habitar e envelhecer/acessibilidades." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/23896.

Full text
Abstract:
No presente trabalho procura-se refletir, agregar conceitos e informações através da pesquisa, observação e análise do projeto elaborado ao longo do ano letivo. Como conceito e justificação da realização deste trabalho nasce o tema “Mosaicos Urbanos: Habitar e Envelhecer – Acessibilidades” que pretende aliar e ligar ideias, opiniões e noções com a prática do desenho universal, para se viver, habitar e envelhecer na cidade de Viseu, com proposta para um local e um programa concretos. A finalidade é dar resposta às distintas necessidades dos cidadãos, projetando espaços acessíveis a todos, visando a melhoria da qualidade de vida. A arquitetura proporciona a ligação entre cidade e sociedade, ou seja, entre os espaços (privados ou públicos) e os indivíduos que deles usufruem. A população portuguesa está a envelhecer a um ritmo muito acelerado, o que revela uma quase inversão da pirâmide demográfica, que, por seu lado, implica adaptar a cidade às necessidades do grupo etário em crescimento. Isso significa que a cidade será habitada por idosos, pelo que o quotidiano urbano será cada vez mais condicionado por restrições, em termos de acessibilidades ou outros aspetos funcionais. O paradigma de envelhecer em casa é uma das causas para a construção de uma residência acessível a este grupo etário, bem como a todos os que vivem ou pretendem viver no espaço urbano, que apresenta uma morfologia com certas categorias e limitações que o caracterizam. É com a criação dos “mosaicos habitacionais” que pretendemos dar uma imagem de continuidade, visando a melhoria do planeamento urbano, de modo a criar um espaço de todos e para todos.
The present work means to reflect and aggregate concepts and information through research, observation and analysis of the project carried out throughout the academic year. From the concept and justification for the making of this work comes the theme “Urban Mosaics: Inhabit and Olden – Accessibilities” than wants to ally and connect ideas, opinions and notions with the practice of universal design in order for one to live, inhabit and age in the city of Viseu, with the proposal for a location and a specific program. The goal is to give response to the distinct needs of citizens, projecting accessible spaces to everyone, envisioning the improvement of the overall quality of life. Architecture can connect the city and society, between the spaces (public or private) and the individuals that enjoy them. The Portuguese population is aging at a very quick pace, what reveals a near inversion of the demographic pyramid that, in its way, implies adapting the city to the needs of the growing age group. That means that the city shall be inhabited by the elderly, and the urban quotidian will be increasingly affected by restrictions, in terms of accessibility or in other functional aspects. The aging at home paradigm is one of the causes that leads to the construction of an accessible residence to this age group, as well as to all that live or intend to live in the urban space, that presents a morphology with certain categories and limitat ions that characterize it. It is with the creation of these “habitation mosaics” that we intent to give an image of continuity, envisioning the improvement of urban planning, in order to create a space of everyone and to everyone.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, José Manuel Lopes Pereira dos. "Habitação coletiva para idosos e creche : Vila Chã de Sá : Viseu." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/16331.

Full text
Abstract:
De acordo com Carvalho (2013), o perfil demográfico da sociedade portuguesa alterou-se, com tendência para uma pirâmide invertida. A esperança de vida tem aumentado paulatinamente, pelo que esta realidade deve ser encarada como um desafio e uma oportunidade. Os progenitores portugueses passam pouco tempo com os filhos, com os pais e mães, dado que ambos trabalham para assegurar o rendimento familiar. Esta ausência não permite o apoio à terceira idade. As crianças muito cedo são colocadas em creches e infantários, não fazendo o convívio suficiente nem com os pais, nem com os avós. Os nossos séniores são dos cidadãos europeus com menores rendimentos, não tendo, por isso, grandes possibilidades de poderem pagar a estadia numa residência assistida que lhes permita qualidade de vida, convívio e dignidade. Atendendo a este fenómeno, a Associação de Solidariedade Social Recreativa e Desportiva da Freguesia de Vila Chã de Sá, concelho de Viseu, pretende levar a efeito a construção de um lar de idosos e creche que dê resposta a estas necessidades, defendendo e promovendo a afectividade entre crianças e avós. Propusemo-nos colaborar com a instituição atrás referida, desenvolvendo em estágio o projeto de arquitetura de uma HABITAÇÃO COLETIVA PARA IDOSOS E CRECHE . A investigação teórica recaiu sobre a demografia, as acessibilidades, a empregabilidade gerada pelos idosos da sociedade e a caracterização da população alvo. Foram analisados diversos estudos de caso.
According to Carvalho (2013), the Portuguese society demographic profile has changed, tending towards an inverted pyramid. Life expectancy has been progressively increasing, which must be seen not only as a challenge but also as an opportunity. Portuguese parents spend little time with their children, fathers and mothers, since they have to work in order to ensure the family income. On one hand, this permanent absence does not allow a proper care for the elderly. On the other hand, children are placed too early in kindergartens, which causes a deficit in socializing with their parents and grandparents. Portuguese seniors are among European seniors with lowest income. Being so, they do not have the monetary possibilities to pay for a retirement home that assures them quality of living, dignity and familiarity. Considering this reality, the recreational and sports association of Vila Chã de Sá, a small municipality of Viseu, intends to build a nursing home and a kindergarten, to address the mentioned needs, thereby promoting affection between children and grandparents. Our aim is to collaborate with the aforementioned institution, by designing a home for the elderly and a kindergarten. The theoretical investigation was based on demographic analysis, the concept of accessibility, the employability potential generated by this age group and the identification of the target population.
Selon Carvalho (2013), le profil démographique de la société portugaise a changé, tendant à une pyramide inversée. L'espérance de vie a augmenté progressivement et cette réalité doit être considérée comme un défi et une opportunité. Les parents portugais passent peu de temps avec leurs enfants, pères et mères, car ils travaillent pour assurer le revenu de la famille. Cette absence ne permet pas le soutien aux personnes âgées. Les enfants sont placés trop tôt dans les crèches et les jardins d'enfance, il n´y a donc pas de contact avec les parents ou les grands-parents. Nos aînés sont des citoyens européens à plus faibles revenus, n'ayant pas de grandes possibilités pour se permettre de rester dans une maison de repos qui leurs permet tras la qualité de vie, le contacte et la dignité qu´ils méritent. Compte tenu de ce phénomène, l'Association de Solidarité Sociale, Récréative e Sportive de la paroisse de Vila Chã de Sá, municipalité de Viseu, veut, selon sa capacité et sa compétence, mener à bien la construction d'une maison de repos et crèche, en défense et promotion de l'affection entre les enfants et les grands-parents. Nous avons donc décidé de collaborer avec l'institution précitée, en developant un projet d'architecture d'un "HABITAT COLLECTIF POUR LES PERSONNES AGÉES ET UNE GARDERIE". L´étude théorique est retombé sur l'analyse démographique, la notion d'accessibilité, le potentiel d'employabilité gérée par ce groupe d'âge de la société et la caractérisation de la population cible. Plusieurs études de cas ont été analysés.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Augusto, Patrique Mateus. "A habitação multifamiliar na dinâmica da pessoa idosa : design universal." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/23914.

Full text
Abstract:
Serve o presente trabalho de projeto para enunciar perspetivas teóricas e práticas bem como para transmitir todo o processo de análise, investigação e reflexão da componente prática de projeto, desenvolvido no ano letivo corrente, na Universidade Católica Portuguesa, para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura. A investigação teórica recai no tema “A Habitação Multifamiliar na Dinâmica da Pessoa Idosa – Design Universal”, uma temática fulcral a considerar quando se projetam habitações para idosos, uma camada populacional notoriamente mais vulnerável que com o passar dos tempos tende a perder capacidades, força, destreza e agilidade, necessitando assim de habitações acessíveis, destituídas de barreiras físicas e dotadas de um design universal que lhes permita envelhecer no espaço público e privado, fomentando assim um envelhecimento ativo. O caso prático envolve a realização de um projeto que consiste no desenvolvimento de uma proposta urbana na cidade de Viseu. Foi-nos proposto um local nesta cidade, pelo que optámos por um sito na freguesia de Santa Maria. Na nossa proposta urbana, pretendemos criar habitações multifamiliares baseadas num design inclusivo e acessível a todas as camadas populacionais, em particular para a terceira idade. Existem dissemelhantes formas de se envelhecer bem como de ser-se idoso, tornando-se assim necessário repensar a velhice de forma a salientar as suas virtudes, potencialidades e caraterísticas de modo a promover uma longevidade saudável nos idosos. Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico alcançado na área da saúde, há a possibilidade de atenuar os efeitos do envelhecimento através de técnicas de prevenção bem como de melhores estilos de vida com o intuito de poder viver um envelhecimento ativo e deter qualidade de vida na velhice, quer seja no espaço público como no espaço privado.
This final project aims to report theoretical and practical perspectives as to convey all the process of analysis, of research and meditation of the project practical component, developed at the current school year, at the Portuguese Catholic University (Universidade Católica Portuguesa), for the degree of the Architecture Master. The theoretical investigation focuses on the theme “The Multifamily Housing in the Dynamic of Elder – Universal Design”, a central theme to consider when designing housing for seniors, a population layer notoriously more vulnerable that with the passing (years) of time tends to lose skills, strength, dexterity and agility, requiring thus accessible housing, destitute of barriers and endowed of an universal design that allows them to get old in public and private spaces , promoting thereby an active aging. The practical case study involves the achievement of a project that consists in developing a proposal in the urban city of Viseu. We were offered a place in this city, so we opted for one located in the parish of Santa Maria. In our urban proposal, we intend to build multifamily housing based on an inclusive design and accessible to all sections of the population, particularly for seniors. There are dissimilar ways to grow old and be old, making it essential to rethink old age in order to highlight their virtues, aptitudes and characteristics in order to promote a healthy longevity in the elderly. Nowadays, with the technological development achieved in the health area, there is the possibility of mitigating the effects of aging through prevention techniques and better lifestyles in order to be able to live an active aging and detain life quality in old age, in the public space as in the private space.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography