To see the other types of publications on this topic, follow the link: Acesso aberto.

Journal articles on the topic 'Acesso aberto'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Acesso aberto.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Abreu, Rosane De Albuquerque dos S. "Desafios do acesso aberto." Revista Fitos 13, no. 1 (2019): 6. http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2019.774.

Full text
Abstract:
Desde a criação da Revista Fitos (RF) na modalidade eletrônica em 2014, metas de fluxo contínuo (qualidade, indexação, profissionalização e internacionalização) norteiam o desenvolvimento do periódico e orientam a definição do foco de trabalho a cada ano.A RF também acompanha os movimentos da Fiocruz relacionados à comunicação científica e, nesse sentido, o ano de 2018 foi marcado por um amplo debate em torno da Ciência Aberta, definida aqui como: “[...] a atividade científica praticada de modo aberto, colaborativo e transparente, em todos os domínios do conhecimento, desde as ciências fundame
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Revez, Jorge. "As bibliotecas e o percurso histórico de abertura da ciência: revendo um roteiro de colaboração." Palabra Clave (La Plata) 9, no. 1 (2019): e077. http://dx.doi.org/10.24215/18539912e077.

Full text
Abstract:
A ciência é marcada atualmente por movimentos de tensão e rutura, cada vez mais acentuados e em ciclos de curta duração. Acesso Aberto, Dados Abertos, Ciência Aberta, entre outros, são conceitos operatórios fundamentais na relação das bibliotecas com a produção e a disseminação da ciência. Este trabalho é uma revisão da literatura, que procura acompanhar o roteiro histórico de colaboração entre as bibliotecas e a abertura da ciência. Almeja-se traçar o cenário que marca hoje a ciência – do movimento do Acesso Aberto à Ciência Aberta –, na tentativa de compreender em que medida esse panorama in
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Packer, Abel L., and José Viterbo. "O Pioneirismo Brasileiro no Acesso Aberto." Computação Brasil, no. 46 (December 1, 2021): 37–40. http://dx.doi.org/10.5753/compbr.2021.46.4419.

Full text
Abstract:
O artigo discute um pilar importante para a Ciência Aberta, que é o acesso aberto a publicações científicas. Para tanto, apresenta os casos da Scielo (Scientific Electronic Library Online) e da SOL (SBC Open Lib), duas iniciativas brasileiras de bibliotecas digitais com acesso aberto às publicações abertas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alvim, Luísa, and Ana Margarida Dias da Silva. "Proyectos de ciencia ciudadana de acceso abierto: una (no) realidad en Portugal." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 15, no. 2 (2022): 572–91. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.40436.

Full text
Abstract:
A Ciência Cidadã, enquanto princípio subjacente à Ciência Aberta, pressupõe o envolvimento dos cidadãos e da sociedade na utilização, no escrutínio e na produção de ciência, e caracteriza-se pela participação de amadores ou não-cientistas na construção do conhecimento científico, potenciada pela crescente utilização de tecnologias de informação e comunicação e redes sociais. Os dados recolhidos e os metadados resultantes destes projetos são naturalmente disponibilizados publicamente e publicados em acesso aberto. A partir da informação recolhida em diferentes plataformas da Internet foram iden
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa e Silva, Elsa. "Entrevista com Eloy Rodrigues: “Não Haverá Ciência Aberta, Se Não For Abandonado o Uso Excessivo e Errado das Métricas”." Revista Lusófona de Estudos Culturais 9, no. 2 (2022): 139–46. http://dx.doi.org/10.21814/rlec.4044.

Full text
Abstract:
Eloy Rodrigues é membro do Grupo de Especialistas em Ciência 2.0/Ciência Aberta da Associação das Universidades Europeias, em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Profundo conhecedor das questões da ciência aberta e um dos principais atores deste movimento em Portugal, é diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (UMinho). É um dos principais advogados da adesão a práticas de ciência aberta e da inclusão do acesso aberto nas políticas institucionais. Coordenou a participação da UMinho em mais de uma dezena de projetos (como o Ope
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferrari Lima, Dartel, Fernanda Aparecida Meglhioratti, and Rosana Franzen Leite. "Acesso aberto: desafios." Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática 5, no. 2 (2021): iii—vii. http://dx.doi.org/10.33238/rebecem.2021.v.5.n.2.28002.

Full text
Abstract:
Resumo: A discussão a respeito da importância de acesso aos produtos e processos de pesquisa para promover o conhecimento científico tem sido objeto de reflexão há muito tempo na literatura. Na atualidade, as reflexões a respeito do livre acesso à produção científica se intensificam pressionadas pelo acesso à internet e a velocidade em que as informações são disponibilizadas. Nesse contexto, discutimos as ações que a ReBECEM tem realizado para manutenção de um modelo aberto e sem custos para autores e leitores.Palavras-chave: Acesso aberto; Política editorial; Publicação científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Café, Luísa Chaves, Vanessa Oliveira de Macêdo Cavalcanti, Camila Monteiro de Barros, Luciane Paula Vital, and Edgar Bisset Alvarez. "Análise de domínio de políticas institucionais de acesso aberto no Brasil." RDBCI Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 20 (September 3, 2022): e022020. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670092.

Full text
Abstract:
Introdução: O Acesso Aberto à literatura científica é um movimento que se desenvolve há mais de duas décadas e se torna mais complexo como domínio de conhecimento. Com os avanços da área, algumas instituições criam políticas de acesso aberto que expressam normas, valores e paradigmas acerca do tema. Objetivo: Este estudo tem como objetivo a identificação dos aspectos fundamentais do acesso aberto em suas representações presentes nas políticas institucionais brasileiras. Metodologia: Utiliza como abordagem qualitativa a análise de domínio, e o percurso teórico-metodológico da análise de conteúd
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

C. Cortelli, Sheila. "Sustentabilidade do acesso aberto." Brazilian Journal of Periodontology 34, no. 3 (2024): 4. http://dx.doi.org/10.14436/0103-9393.34.3.004.edt.

Full text
Abstract:
O acesso à informação científica foi impulsionado nos últimos anos, colocando em pauta, inicialmente, a necessidade de ampliação. Isso mesmo, o movimento Ciência Aberta (Open Science) preconiza que periódicos e plataformas digitais mantenham o acesso à informação livre de taxas. Entretanto, mesmo que revisores e editores exerçam suas atividades de forma pro bono, como o fazem os advogados, o custo operacional não deixa de existir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Fabiano Couto Corrêa da, and Lúcia da Silveira. "Transparência e Acesso Aberto." Ciência da Informação Express 4 (April 17, 2023): 1–5. http://dx.doi.org/10.60144/v4i.2023.80.

Full text
Abstract:
Neste release, apresentamos uma análise do artigo Políticas editoriais de dados científicos em periódicos da área de comunicação e informação, publicado na revista RICI: Revista Iberoamericana de Ciência da Informação, que explora as práticas e políticas de compartilhamento de dados científicos e políticas editoriais em revistas Qualis A1 na área de Comunicação e Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Beltrão, Jimena Felipe, Benedita Luvinda da Silva Almeida, Taíse da Cruz Silva, and Fernanda Kelly Gonçalves Menezes. "Preservação e acesso aberto." Ciência da Informação em Revista 12 (February 10, 2025): e17384. https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17384.

Full text
Abstract:
Este estudo trata da preservação digital da coleção histórica do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas que ainda se encontravam em suporte de papel. A partir dessa iniciativa, o periódico ampliou a sua visibilidade e o acesso às publicações da Série Histórica. A preservação desse acervo em meio digital promove a guarda, o armazenamento, o gerenciamento e a organiza-ção da revista. O objetivo da pesquisa foi identificar e organizar, em meio digital, conteúdo da Série Histórica do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. A pesquisa de caráter qualiquantitati
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Shintaku, Milton, Claudio Duque, and Emir José Suaiden. "Analise da adesão às tendências da Ciência pelos repositórios institucionais brasileiros." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 6, no. 2 (2015): 148. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p148-169.

Full text
Abstract:
<p class="normal">Repositórios institucionais tem se tornado o <em>locus</em> para depósito da produção acadêmica das universidades e institutos de pesquisa, tornando-se um instrumento valioso para a disseminação da informação científica. Entretanto, como ferramentas informatizadas, requerem constante atualização, vistos ao dinamismo tecnológico. Da mesma forma, por servir a disseminação da informação científica, deve estar em consonância com as tendências da ciência. Nesse sentido, o presente estudo visa levantar e analisar a adesão dos repositórios brasileiros em relação a:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Fabiano Couto Corrêa da. "O legado de Aaron Swartz." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 21 (December 19, 2023): e023028. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8673159.

Full text
Abstract:
Introdução: Este artigo celebra o legado de Aaron Swartz na luta pela ciência aberta e revisa sua influência como ativista na revolução do acesso aberto na publicação acadêmica no ano em que completa 10 anos desde sua morte (1986-2013). Objetivo: O objetivo é analisar como as iniciativas lideradas por Swartz ainda impulsionam a revolução do acesso aberto na publicação acadêmica. Metodologia: A metodologia empregada consistiu em revisar a literatura de estudos e textos publicados por Aaron Swartz, bem como de autores que mencionavam seus projetos. Essa análise abrangeu o período em que ele atua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dutra Amaral, Gabriel, Giovane De Oliveira Brandino, Enzo Westphal Tacla, Vinícius Ferreira Matias, and Marília Abrahão Amaral. "Acesso Aberto e Recursos Educacionais Abertos A Experiência de Redesign de um Repositório Educacional Aberto." Anais do Computer on the Beach 16 (May 27, 2025): 540–42. https://doi.org/10.14210/cotb.v16.p540-542.

Full text
Abstract:
ABSTRACTAccess to information is one of the main topics covered ineducation, and the idea of introducing communityparticipation in the creation, development and propagationof knowledge has increased mainly with the movement indefense of open access and free information. In thiscontext, UNESCO also began to establish educationaldissemination strategies, such as Open EducationalResources (REA). These materials encourage teaching andresearch in the public domain, in addition to encouragingthe use, production and adaptation by third parties and alsoproviding the possibility of collaboration betwee
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Furnival, Ariadne Chloe, and Daniel Andre Rigo Guirra. "As percepções e práticas de publicação em acesso aberto dos pesquisadores de dois programas de pós-graduação em engenharia." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 15, no. 2 (2017): 469. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v15i2.8646398.

Full text
Abstract:
Apresenta os resultados de um estudo que buscou conhecer as práticas e percepções de pesquisadores credenciados em dois programas de pós-graduação em engenharia avaliados com nota sete pela CAPES, em relação à publicação em canais de acesso aberto comparado com aqueles restritos, de assinatura. Foi usada uma abordagem metodológica mista. Dados de publicação referentes ao período 2008 a 2012 foram levantados e tabulados dos currículos Lattes dos pesquisadores usando os softwares ScriptLattes e VantagePoint respectivamente. Os 212 títulos de revistas científicas e os 561 artigos identificados de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

de Araújo Telmo, Flávia, Marynice De Medeiros Matos Autran, and Alzira Karla Araújo da Silva. "Produção científica sobre ciência aberta em Ciência da Informação: um estudo a partir do evento ENANCIB." AWARI 2, no. 1 (2021): e027. http://dx.doi.org/10.47909/awari.127.

Full text
Abstract:
A Ciência Aberta tem se consolidado como estratégia para construção de saberes e acesso ao conhecimento produzido na comunidade científica. O estudo analisa a produção científica sobre Ciência Aberta produzida no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Caracteriza-se como pesquisa de natureza básica, bibliográfica, documental e de levantamento quanto aos procedimentos técnicos, descritiva quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa e qualitativa. A análise deu-se por inferência crítico-reflexiva sobre os materiais recuperados, com o uso da Análise de Redes Sociai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Aranha, Leila Rangel de Carvalho. "Acesso aberto: visibilidade e impacto." Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas 42, no. 2 (2006): i—vi. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-93322006000200001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Goulart, Sueli, and Rafael Kruter Flores. "Os dilemas do acesso aberto." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, no. 2 (2017): 18. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i2.903.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar o processo de transformação de uma tradição cooperativa no campo da produção e disseminação do conhecimento – o projeto SciELO – em interesses de negócios operado por um grande grupo mundial de informação. Ao longo do tempo, SciELO se tornou referência de qualidade e se constituiu em possibilidade efetiva de disputar a hegemonia na divulgação do conhecimento acadêmico-científico, especialmente da produção latino-americana e caribenha, com o mercado editorial globalizado. Contemplamos uma breve síntese histórica do movimento pelo acesso aberto e do projeto Sci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Dias, Josimara, and Simone da Rocha Weitzel. "Acesso Aberto Verde no Brasil." BiblioCanto 9, no. 2 (2023): 187–92. http://dx.doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2id33834.

Full text
Abstract:
A pesquisa analisa a produção científica de Instituições de Ensino Superior no Brasil, evidenciando no Acesso Aberto Verde (AA Verde). Três programas de Pós-Graduação foram selecionados aleatoriamente com base em áreas temáticas de Repositórios Institucionais (RI’s) pioneiros. Os resultados mostraram que apenas 13% da produção é de AA Verde, com 67% desse total vindo de RI’s estrangeiros, e 22% possui barreiras de acesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Schöch, Christof. "Acesso aberto para as máquinas." TECCOGS – Revista digital de tecnologías cognitivas, no. 21 (November 1, 2020): 95–115. https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i21p99-115.

Full text
Abstract:
Resumo: Muitos debates sobre o Acesso Livre giram atualmente em torno de modelos de financiamento adequados, perdendo de vista o fato de que os formatos de publicação também devem ser considerados como fundamentalmente mais abertos, ou seja, para além do formato pdf como a reencarnação digital do livro impresso, para que o potencial das tecnologias digitais de produção de conhecimento possa ser utilizado da melhor forma possível. Por conseguinte, o presente artigo trata da questão das publicações científ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ariane Lehnen Muck, Francieli, and Sonia Elisa Caregnato. "Reflexões sobre o acesso aberto." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 63, no. 2 (2023): 3–5. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.133363.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pereira, Daniervelin Renata Marques. "Os impactos da ciência aberta na divulgação científica." Leitura: Teoria & Prática 40, no. 86 (2022): 69–86. http://dx.doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p69-86.

Full text
Abstract:
A divulgação científica tem sido questionada em seus métodos a partir do movimento da ciência aberta, que reivindica um percurso mais colaborativo e democrático no fazer científico. Nesse cenário, abordamos os valores da ciência aberta e como ela impacta a divulgação científica. Para reflexão sobre a prática, apresentamos um estudo de caso de dois eventos do Grupo Texto Livre. Algumas constatações da pesquisa mostram que, desde 2007, quando as discussões da ciência aberta, pelo menos no nível nacional, ainda não tinham ganhado atenção, as atividades em eventos do grupo já colocavam na agenda a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Amaral, Fatima Beatriz Manieiro do, and Ariadne Chloe Mary Furnival. "Os modelos de negócio para a publicação de livros em acesso aberto por editoras universitárias brasileiras." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 21 (August 2, 2023): e023010. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8673169.

Full text
Abstract:
Introdução: existe crescente tendência entre as Editoras Universitárias Brasileiras (EUB) publicar livros científicos e acadêmicos em acesso aberto, disponibilizando-os online como e-books. Para tal, as EUB adotam um ou mais modelo de negócio, especialmente focados na forma de financiar a editoração e publicação de livros em acesso aberto. Objetivo: Descrever os modelos de negócio utilizados pelas EUB para a publicação de e-books acadêmicos e científicos em acesso aberto. Metodologia: Foi realizada pesquisa documental com levantamento das políticas editoriais dispostas nos websites de 92 EUB d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rosa, Samuel Santos da, Fabiano Couto Corrêa da Silva, and Caterina Marta Groposo Pavão. "Iniciativas de acesso aberto no combate à pandemia." RDBCI Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 19 (October 6, 2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8666880.

Full text
Abstract:
Introdução: Com a pandemia, o número de pesquisas sobre COVID-19 cresceu em um ritmo acelerado, obrigando o sistema de comunicação científica a aperfeiçoar-se diante das exigências de velocidade e eficiência na disseminação dos resultados científicos tornando a Ciência Aberta um ponto chave para alcançarmos o fim desta crise mundial. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar as iniciativas Transparência Covid-19 e Open Covid Pledge, trazendo à luz a discussão sobre dados abertos e propriedade intelectual no avanço da ciência, da colaboração científica e da socialização do conhecim
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fontenelle, Leonardo Ferreira, and Thiago Dias Sarti. "Acesso aberto a artigos, dados e materiais de pesquisa na RBMFC." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 15, no. 42 (2020): 2671. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2671.

Full text
Abstract:
Acesso aberto aos artigos, dados e materiais de pesquisa são alguns elementos-chave da ciência aberta, um movimento plural que visa a transformar a criação e a comunicação do conhecimento científico. Graças à publicação de artigos em acesso aberto e à adoção de boas práticas editoriais, a RBMFC tem seus artigos indexados na LILACS e, mais recentemente, no DOAJ. A RBMFC também adota as diretrizes Transparency and Openness Promotion do Center for Open Science, e disponibiliza suas referências na CrossRef em domínio público, graças ao que a revista foi incluída no índice de citações OpenCitations
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Ivanilde Apoluceno de. "POLÍTICAS DE PUBLICAÇÃO E ACESSO ABERTO." Educação & Formação 1, no. 1 jan/abr (2016): 38–64. http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i1.1400.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresentam-se o resultado do mapeamento e a análise de periódicos em educação das regiões Norte e Nordeste realizado no ano de 2014. Para o desenvolvimento desta pesquisa, elaborou-se um formulário contendo os dados que se pretendiam levantar sobre os periódicos: instituição, data da criação, vínculo com programas de pós-graduação em Educação, entre outros. Os dados foram levantados nos sites dos periódicos ou dos programas de pós-graduação em Educação aos quais os periódicos estão vinculados. Para sistematizar os dados, recorreu-se ao uso quadros e gráficos por meio da tabela Ex
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Araujo, Anderson Silva de, Viviane Santos de Oliveira Veiga, and Carlos Henrique Marcondes. "Acesso Aberto em Ciência da Informação." Ciência da Informação Express 6 (June 6, 2025): 1–20. https://doi.org/10.60144/v6i.2025.144.

Full text
Abstract:
Objetivo: este artigo analisa a adoção do sistema de fluxo contínuo por revistas brasileiras de Ciência da Informação indexadas no Directory of Open Access Journals (DOAJ), no contexto do acesso aberto. Metodologia: caracterizado como uma pesquisa exploratória, descritiva e de natureza qualitativa, o estudo identifica as revistas que operam sob esse modelo e examina as tendências dessa prática editorial. Resultado: em 28 de maio de 2024, o DOAJ listou 20.438 revistas, das quais 23 foram identificadas sob o termo “Science Information”. Os resultados revelam que 17 dessas revistas adotam o siste
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Costa, Dailson Evangelista. "CIÊNCIA ABERTA NA REVISTA REAMEC: POLÍTICAS E MÉTODO DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE MANUSCRITOS." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 11, no. 1 (2023): e23120. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16911.

Full text
Abstract:
O presente texto objetiva apresentar e descrever as políticas de Ciência Aberta e o Método de Submissão e Avaliação de Manuscritos da Revista REAMEC. Estas políticas refletem o compromisso do periódico com o modus operandi da Ciência Aberta, abrangendo, entre outros aspectos, avaliação por pares aberta, acesso aberto, dados abertos, preprints e código aberto, bem como ciência cidadã. A partir de 2024, a Revista REAMEC implementará a Ciência Aberta como seu novo modus operandi para fomentar, projetar, realizar e comunicar pesquisa científica. Além disso, a revista se compromete com os princípio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Sena, Priscila Machado Borges, Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, and Bianca Amaro de Melo. "Ciência aberta na parceria para governo aberto." Informação & Informação 27, no. 3 (2023): 14–33. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p14.

Full text
Abstract:
Objetivo: Busca-se relatar os processos de definição e desenvolvimento do compromisso referente ao tema 8 do 5º Plano de Ação – Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Metodologia: Utiliza-se neste artigo o método de relato de experiência, por meio de pesquisa documental com abordagem qualitativa. Resultados: Os processos de definição e desenvolvimento do Compromisso 8 – Construir uma proposta de modelo de avaliação que fomente a Ciência Aberta são obtidos, co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Costa, Sely M. S. "Filosofia aberta, modelos de negócios e agências de fomento: elementos essenciais a uma discussão sobre o acesso aberto à informação científica." Ciência da Informação 35, no. 2 (2006): 39–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000200005.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de fomentar discussões a respeito da questão do acesso aberto à informação científica, o trabalho discorre sobre uma "filosofia aberta", a qual se refere ao movimento em direção ao uso de ferramentas, estratégias, metodologias e políticas que denotem um novo modelo de representar o processo de comunicação científica - especialmente no que concerne à publicação -, ao mesmo tempo em que serve de base para interpretá-lo. Esse novo modelo tem como fundamento a preocupação crescente com a disponibilidade, ao maior número possível de interessados, do conhecimento gerado como resultado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Da Silva Pereira, Marilete, and Márcio Bezerra da Silva. "Software DSpace." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (2020): 106–27. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14974.

Full text
Abstract:
Investigação que visa elencar características básicas que compõem o pacote de software DSpace no contexto dos repositórios institucionais. Pontua temas essenciais para a pesquisa, sendo: comunicação científica, Iniciativa de Arquivos Abertos, Movimento de Acesso Aberto e repositório institucional. Resulta, segundo uma pesquisa descritiva e bibliográfica, e de abordagem qualitativa de coleta de dados, que os repositórios institucionais foram precedidos pelos repositórios físicos, exemplificados por arquivos, bibliotecas e museus, e subsidiados pelos repositórios digitais e temáticos. Aponta o u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Quintanilha, Tiago Lima, and Nataliia Trishchenko. "Acesso Aberto e Conhecimento Científico: Entre a Res Publica e o Modelo de Negócio. Uma Revisão da Literatura." Comunicação e Sociedade 39 (June 30, 2021): 203–22. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.39(2021).2756.

Full text
Abstract:
A discussão sobre aquilo que o acesso aberto pode dar à ciência polarizou-se nos últimos anos. Se, por um lado, a primeira década do novo milénio nos trouxe um entusiasmo que poderemos considerar como bastante abrangente na comunidade científica, relativamente às grandes potencialidades de abertura do conhecimento, da sua comunicação e partilha, e dos mecanismos de participação cidadã no processo científico, os últimos anos trouxeram-nos um novo debate que aborda a derivação do acesso aberto para um novo modelo de negócio. Ao sustentarmos o presente artigo numa extensa revisão da literatura de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Bermúdez-Rodríguez, Tatiana, Vinicius Muraro da Silva, Ana Carolina Spatti, and Cristina Abreu Sampaio Leme Monaco. "O impacto do acesso aberto na produção e difusão de conhecimento sobre a Covid-19." Liinc em Revista 16, no. 2 (2020): e5296. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5296.

Full text
Abstract:
A corrida científica ocasionada pelo surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem posto em evidência a relevância do compartilhamento de dados e resultados de pesquisa de forma mais rápida e aberta do que a do atual sistema de comunicação científica, bem como o papel das mídias sociais nesse contexto. O objetivo deste artigo é analisar o impacto do acesso aberto (open access) na produção e difusão do conhecimento sobre a COVID-19 nos meios tradicionais de comunicação científica e na web social. Via indicadores bibliométricos e altmétricos, analisamos um conjunto de 6.631 artigos e revisões das b
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lima, Nísia Trindade, Ana Cristina da Matta Furniel, Ana Maranhão, et al. "Informação e acesso ao conhecimento na cooperação entre países lusófonos." Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research 21, no. 2 (2019): 144–54. http://dx.doi.org/10.21722/rbps.v21i2.29087.

Full text
Abstract:
Introdução: Sociedade da informação e sociedade do conhecimento tornaram-se termos do senso comum, perdendo-se a capacidade de problematizá-los ou reconhecer sua historicidade. Ações e políticas voltadas ao acesso aberto ao conhecimento e ao trabalho cooperativo em rede podem ajudar na recuperação do processo de construção teórica e prática de ambos os termos. Objetivo: Este trabalho tem como foco a reflexão sobre a formação de redes de cooperação entre países lusófonos, mediante a apresentação de estudo de caso que teve como objetos a informação e a formação de recursos humanos para a promoçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Luiz Appel, André, and Sarita Albagli. "Acesso Aberto em questão: novas agendas e desafios." Informação & Sociedade: Estudos 29, no. 4 (2019): 187–208. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2019v29n4.50113.

Full text
Abstract:
Passados quase 20 anos desde a Declaração de Budapeste (2002) e frente a recorrentes controvérsias em torno dos periódicos científicos, cabe indagar em que medida a crise dos periódicos ganha novos contornos e assume novas dimensões, e como vem repercutindo nos modos de se fazer ciência. O objetivo deste trabalho é problematizar os aspectos que configuram a crise dos periódicos científicos e seus desdobramentos recentes, sistematizando os argumentos sobre as principais questões e desafios atuais nessa questão, bem como caracterizando a emergência de um novo ecossistema de comunicação científic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fialho, Lia Machado Fiuza, Maria Aparecida Alves da Costa, Karla Colares Vasconcelos, Cristine Brandenburg, and Lia Mara Silva Alves. "Ascenção da Ciência Aberta e os critérios Qualis Capes Educação." Revista Interagir, no. 123 (October 19, 2023): 29–31. http://dx.doi.org/10.12662/1809-5771ri.123.4891.p29-31.2023.

Full text
Abstract:
O trabalho trata da relação entre os pilares da Ciência Aberta (CA) e os critérios utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliar os periódicos científicos na área da Educação (2017-2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e correlacional porque fornece uma descrição dos critérios utilizados no Qualis Educação e as possíveis relações existentes entre eles e os pilares da CA. O objetivo foi demonstrar o descompasso entre os critérios utilizados para avaliar os periódicos da área da Educação e a valorização da CA. Constatou-
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Almeida, Luiz Fernando Correia de, and Jean Carlos Matos de Sousa. "Recursos Educacionais Abertos para ensino de saúde e sexualidade na disciplina de ciências do 9º ano do fundamental II." Research, Society and Development 11, no. 8 (2022): e21611830910. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30910.

Full text
Abstract:
O uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) para ensino de saúde e sexualidade na disciplina de ciências do ensino fundamental II. O presente trabalho traz de forma sucinta a fundamentaçao teórica sobre movimento de acesso aberto, ciência aberta aliada às tecnologias da informação e comunicação, o trabalho avança especialmente sobre educação aberta e recursos educacionais abertos e a potencialidade de seu uso no processo de ensino e aprendizagem no ambito escolar. A metodologia contou com pesquisa bibliografica, que foram realizadas leituras para compreensão da tematica. Os resultados que po
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sardinha, Tony Berber, Sandra Madureira, Beth Brait, et al. "Portal multimodal/multilíngue para o avanço da Ciência Aberta nas Humanidades." Cadernos de Linguística 2, no. 4 (2021): e406. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id406.

Full text
Abstract:
Embora práticas de ciência aberta tenham sido adotadas em diversos campos do conhecimento ao longo dos anos, em larga medida estão concentradas nem campos como as ciências naturais, exatas e computação. Nas Ciências Humanas a migração para a ciência aberta ainda é incipiente. Neste trabalho, apresentamos Portal multimodal/multilíngue para o Avanço da Ciência Aberta nas Humanidades, apoiado pelo CNPq por meio do Edital 25/2020, destinado a ajudar a preencher essa lacuna. O Portal prevê fornecer uma série de conteúdos relacionados à ciência aberta nas Humanidades, incluindo dados verbais, visuai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Maduro, Daniela. "A noção de acesso aberto e arquivo segundo o arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego e o arquivo digital da Po.ex - Poesia Experimental Portuguesa." Texto Digital 20, no. 2 (2024): 9–40. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e103249.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a política de acesso aberto em Portugal tendo como base dois arquivos digitais: o Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego (Arquivo LdoD) e o Arquivo Digital da Po.Ex - Poesia Experimental Portuguesa (Po-ex.net). Ambos os arquivos disponibilizam materiais em regime de acesso aberto, surgindo como ferramentas de investigação e recursos didáticos valiosos. Paralelamente, tanto o Arquivo LdoD como o Po-ex.net extrapolam o conceito tradicional de arquivo e apelam a um uso não-convencional do seu conteúdo. No caso destes ar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

França, Fernanda Percia, Denise Oliveira de Araujo, and Márcio Bezerra da Silva. "A ferramenta para repositórios institucionais DSpace: conceitos e características." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 13, no. 2 (2020): 603–18. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31160.

Full text
Abstract:
Pesquisa que apresenta características que formalizem o pacote de software Dspace a partir de três pontos: elenco de predicados que definem os repositórios institucionais, exemplos de ambientes acadêmico-institucionais que fazem uso do DSpace e identificação de características presentes no DSpace à luz dos repositórios institucionais. Aborda temas básicos para a pesquisa, sendo: comunicação científica, movimento de acesso aberto, iniciativa de arquivos abertos e repositório institucional. Destaca o DSpace enquanto um tipo de recurso de software livre e de código aberto. Resulta, segundo uma pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Camargo Jr, Kenneth Rochel de. "A indústria de publicação contra o acesso aberto." Revista de Saúde Pública 46, no. 6 (2012): 1090–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102013005000006.

Full text
Abstract:
A publicação em revistas de acesso aberto cresceu expressivamente nos últimos anos. As publicações de acesso fechado, por sua vez, têm custo de acesso cada vez mais elevado, por se beneficiarem de um modelo econômico peculiar: o trabalho relevante e os insumos essenciais são entregues gratuitamente a fornecedores que contam com um mercado cativo, praticamente sem concorrência. O mercado editorial é altamente oligopolizado, característico de indústrias que trabalham com o regime de copyright. Isso contribui para a elevação dos preços de seus produtos. Políticas mandatórias de acesso aberto, com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Mariani, Cristina Borges, and Antônio Lassance. "Uma governança orientada por diretrizes de governo aberto aprimora o valor público de programas governamentais?" Revista do Serviço Público 71 (December 11, 2020): 34–56. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v71ic.4485.

Full text
Abstract:
O artigo analisa em que medida a introdução de princípios de governo aberto, ao promover mudanças na governança das políticas públicas, favorece a geração de valor público em programas governamentais. A partir de estudo de caso do programa Bolsa Família, com triangulação de métodos, é feito o rastreamento das alterações na governança do programa que estiveram alinhadas a princípios de governo aberto, aferindo até que ponto houve ou não uma maior geração de valor público pelo programa. O estudo conclui que o Bolsa Família, mais do que atender a normativos e adotar uma governança orientada por p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fachin, Juliana, Ursula Blatmann, and Clarice Fortkamp Caldin. "TENDÊNCIAS E USO DE REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO." PontodeAcesso 13, no. 2 (2019): 86. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i2.32440.

Full text
Abstract:
Estudo exploratório descritivo, levantamento bibliográfico para a contextualização do tema no período de 2006 a 2018, coleta e análise de dados obtidos na BDTD e SciELO sobre publicações e materiais oriundos dos repositórios brasileiros de acesso aberto. Como objetivo de fomentar reflexões sobre a aplicação de repositórios de acesso aberto como fontes de informações para o desenvolvimento tecnológico e científico em escala global e apontar exemplos de aplicações de repositórios brasileiros de acesso aberto. Os resultados demonstraram que os estudos seguem a três vieses específicos: a) Estudos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Alves, Virginia Barbara Aguiar. "OPEN ARCHIVES: VIA VERDE OU VIA DOURADA?" PontodeAcesso 2, no. 2 (2008): 127. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v2i2.1780.

Full text
Abstract:
Resumo
 A iniciativa de arquivos abertos, movimento que definiu as duas estratégias básicas. A via verde (green road) que trata do arquivamento realizado pelos próprios autores dos artigos científicos já publicados ou aceitos para publicação com autorização (sinal verde) dos editores que os aceitaram, para que possam disponibilizarem em um servidor de arquivo aberto . A-borda ainda a estratégia via dourada (golden road) que abrange os periódicos científicos ele-trônicos cujo o acesso aberto aos seus conteúdos é garantido pelos próprios editores. comenta as diversas reuniões realizadas com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

LEAL, RAQUEL DE SOUZA, and Jacqueline Leta. "pesquisa em moluscos hospedeiros de importância na saúde e os modelos de acesso aberto." Informação & Informação 27, no. 3 (2023): 705–25. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p705.

Full text
Abstract:
Objetivo: Caracterizar o modelo de acesso da produção científica brasileira em uma temática de interesse de saúde pública no Brasil: moluscos hospedeiros. Metodologia: A partir dos nomes de 30 espécies de moluscos hospedeiros terrestres e límnicos encontrados no Brasil foram coletados os dados da produção científica brasileira e mundial utilizando a base Scopus, no período de 1960-2019, incluindo o modelo de acesso de cada produção. As análises foram realizadas através do programa Microsoft Excel. Resultados: os pesquisadores brasileiros têm preferência maior por publicar seus artigos em acess
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gomes, Cristina. "O Acesso Aberto no Turismo: Resultados preliminares." Estudos em Comunicação, no. 21 (December 21, 2015): 189–203. http://dx.doi.org/10.20287/ec.n21.a14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Acquolini, Nicole Tirello, Mara Patrícia Corrêa Garcia, Rodrigo Silva Caxias de Sousa, Caterina Marta Groposo Pavão, and Fabiano Couto Corrêa da Silva. "Panorama dos periódicos predatórios em acesso aberto." BiblioCanto 9, no. 2 (2023): 70–81. http://dx.doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2id33726.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo explorar a produção científica relacionada à temática de Periódicos Predatórios em acesso aberto. A pesquisa busca contribuir para o diálogo e suscitar reflexões sobre a importância das boas práticas em publicações científicas para uma ciência efetivamente aberta, democrática e responsável. A metodologia adotada envolveu pesquisa básica, com levantamento bibliográfico e revisão da literatura. Foram selecionadas três bases de dados: BRAPCI, EBSCO-LISTA e SciELO, onde foi realizada uma busca com variação de termos relacionados ao tema. Os dados e informações p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Fabiano Couto Côrrea da. "Ciência Aberta." Boletim Técnico do PPEC 9 (November 1, 2024): e024008. http://dx.doi.org/10.20396/btp.v9i00.9502.

Full text
Abstract:
A palestra do Prof. Dr. Fabiano Couto Côrrea da Silva (UFRGS), na 3ª Semana do Acesso Aberto do SBU, em 29 de outubro de 2024, abordou a Ciência Aberta e o papel crucial dos dados na transformação do conhecimento. O palestrante iniciou com uma definição abrangente de Ciência Aberta, destacando três pilares: Acesso Aberto, Compartilhamento de Dados e Transparência. Em seguida, apresentou as principais instituições brasileiras que impulsionam a Ciência Aberta, como o MCTI, o CNPq, a CAPES, as FAPs, a RNP, a Fiocruz, o IBICT e a SciELO. Fabiano detalhou as ações de cada instituição, como política
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Vinicius, and Ariadne Chloe Furnival. "Revistas científicas em acesso aberto brasileiras no DOAJ." Brazilian Journal of Information Science 14, no. 1 Jan.-Mar (2020): 88–111. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2020.v14n1.05.p88.

Full text
Abstract:
No acesso aberto, é possível constatar uma grande variedade de modelos de negócio. O propósito desta pesquisa foi mapear os modelos de negócio das revistas científicas em acesso aberto brasileiras no Directory of Open Access Journals (DOAJ) com ênfase em sua sustentabilidade financeira. Como método de pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, com coleta de dados, observando os existentes e possíveis tipos de modelo de negócio para as revistas em acesso aberto. Os dados foram classificados conforme campo do conhecimento coberto pela revista. A análise foi feita baseada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Costa, Elaine Hipólito dos Santos, Simone Da Rocha Weitzel, and Jacqueline Leta. "Adesão da elite brasileira de pesquisadores aos periódicos de acesso aberto: a relação com gênero, região geográfica e grande área do conhecimento." Em Questão 26, no. 3 (2020): 15–42. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245263.15-42.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo avaliar o nível de adesão da elite brasileira de pesquisadores aos periódicos de acesso aberto como estratégia para publicar suas pesquisas. Neste estudo, a elite foi definida como o grupo de 1.205 pesquisadores que recebiam bolsa de produtividade PQ 1A do CNPq em 2016. Foram coletados, na Plataforma Lattes, dados pessoais e acadêmicos e dados sobre a produção científica desses pesquisadores referentes ao período de 2000 a 2015, em quadriênios. Definiu-se adesão como a fração de artigos em acesso aberto de cada um dos 1.205 pesquisadores PQ 1A em relação ao t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Dias, Patricia Mascarenhas, Thiago Magela Rodrigues Dias, and Gray Farias Moita. "Uma estratégia para a identificação e análise de publicações científicas em periódicos de acesso aberto." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 26, Especial (2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78821.

Full text
Abstract:
Objetivo: propor uma estratégia para a identificação e análise de publicações científicas realizadas em periódicos de acesso aberto realizadas pelos indivíduos com currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Método: no intuito de identificar as publicações em periódicos de acesso aberto, dentre todo o conjunto de publicações registradas em todos os currículos cadastrados na Plataforma Lattes, inicialmente, todos os currículos foram extraídos e armazenados localmente. Após, como validador para classificar o periódico que está classificado como acesso aberto, a relação de periódicos do Director
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!