To see the other types of publications on this topic, follow the link: Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil.

Journal articles on the topic 'Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Oliveira, Valéria Conceição de, and Matilde Meire Miranda Cadette. "Anotações do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil." Acta Paulista de Enfermagem 22, no. 3 (2009): 301–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002009000300010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Compreender o significado que o enfermeiro atribui às anotações de enfermagem, na realização do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças de zero a cinco anos em unidades básicas de saúde na cidade de Divinópolis - Minas Gerais. MÉTODOS: A abordagem fenomenológica foi a trajetória que sustentou esta pesquisa e a coleta de dados foi feita através de entrevista aberta com nove enfermeiras. RESULTADOS: Da análise compreensiva dos discursos emergiu a categoria de análise relacionada às finalidades dos registros/anotações de enfermagem. As entrevistadas descreveram o registro de enfermagem como documento legal, como instrumento para acompanhar o estado de saúde da criança, como substrato para a equipe multiprofissional e como um norteador para a construção do diagnóstico de saúde da comunidade. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que, apesar de as enfermeiras conhecerem e relatarem sobre a importância das suas anotações para a continuidade do cuidado à criança, delas se constituírem em documento legal, de subsidiarem o trabalho de outros profissionais, elas continuam produzindo registros incompletos e vazios de significado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Andressa Louisy Ferraz, Márcia Teles De Oliveira Gouveia, Maria de Jesus Lima Almeida, and Cynthia Roberta Dias Torres. "Monitoring of child growth and development in primary care / Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na atenção básica." Revista de Enfermagem da UFPI 2, no. 5 (2014): 31. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1093.

Full text
Abstract:
Objetivos: Levantar estudos na literatura sobre o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; descrever as tendências das pesquisas identificadas e produzir informações e análises que permitam o conhecimento das ações de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na Atenção Básica e suas implicações na saúde da criança. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa com publicações do período de 2000 a 2010 na Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados: Das 15 publicações analisadas, 60% dos autores eram enfermeiros. Na análise e interpretação dos artigos emergiram cinco categorias: atenção à saúde da criança na rede básica; aspectos gerais do crescimento e desenvolvimento; operacionalização das ações de vigilância; qualidade das ações na atenção básica; assistência à saúde e promoção do crescimento e desenvolvimento infantil. Conclusão: Constata-se que a avaliação do crescimento e desenvolvimento está se tornando cada vez mais um importante instrumento para acompanhamento das condições de saúde da população infantil. Para isso, é necessário conhecer e ter domínio dos procedimentos que integram essa assistência, a fim de desempenhar um cuidar sistematizado, ordenado, autêntico e solícito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Maria Carolina Da Silva, Alessandra Sousa Monteiro, Anne Karoline Nunes De Oliveira, Elizyanne Mendes Martins, Jaqueline Da Cunha Moraes, and Márcia Teles de Oliveira Gouveia. "Child growth and development in hospitalized children: nurse's performance / Crescimento e desenvolvimento infantil em crianças hospitalizadas: atuação do enfermeiro / Crecimiento y desarrollo infantil en niños hospitalizados: desempeño de la enfermeira." Revista de Enfermagem da UFPI 8, no. 4 (2020): 106. http://dx.doi.org/10.26694/2238-7234.84106-109.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a experiência sobre a atuação da enfermagem frente aos marcos de desenvolvimento infantil e a orientação aos familiares para o conhecimento e acompanhamento eficaz do desenvolvimento. Metodologia: estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado em um Hospital de Referência de uma capital do Nordeste no período de Abril de 2018 durante a disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente. Resultados: É essencial a elaboração de ações para o conhecimento e acompanhamento dos pais e cuidadores ao desenvolvimento das crianças para a promoção de um ambiente seguro e suscetível ao estímulo do potencial de cada criança. Conclusão: O enfermeiro é responsável por realizar e orientar os pais e cuidadores a importância do acompanhamento e desenvolvimento infantil. O acompanhamento é primordial para a detecção precoce de atrasos motores, cognitivos ou psicossociais, sendo possível perceber sinais e sintomas com a correta orientação, através do cartão de vacina no qual a criança recebe após o nascimento, e quando bem orientados os pais evitam atrasos ou um diagnostico tardio.Descritores: Desenvolvimento Infantil. Enfermagem Pediátrica. Educação em Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Genehr, Giovanni. "O ACOMPANHAMENTO DA GERMINAÇÃO E DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Educação: Teoria e Prática 31, no. 64 (2021): 1–15. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13527.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência apresenta um projeto desenvolvido com crianças de 5 anos em uma escola de Educação Infantil de São Leopoldo (RS). O intuito da pesquisa foi identificar as aprendizagens de crianças da Educação Infantil resultantes de um projeto educacional que envolveu o acompanhamento da germinação e do crescimento das plantas, usando fotografia e vídeo como ferramentas de documentação do processo. A pesquisa teve como metodologia a análise documental. Para realizá-la, foram utilizados os materiais de sistematização do projeto: um vídeo produzido no Movie Maker e um informativo feito no Publisher. Como referencial teórico foram usados estudos sobre Educação Infantil e tecnologias digitais na Educação. O estudo demonstrou que as crianças participantes do projeto, ao considerarem os vídeos produções que serão assistidas por outras pessoas, buscaram estabelecer uma relação com o público. Além disso, foi possível perceber que as tecnologias digitais colaboraram no registro e na divulgação dos acontecimentos, possibilitando que as crianças analisassem o que observavam. Nesse sentido, elas potencializam as aprendizagens, principalmente ao possibilitarem que a documentação do processo de desenvolvimento das ações pedagógicas seja feita por meio do olhar infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ignacio da Silva, Daniel, Juliana Bertolin Gonçalves, Valquíria Clecy Plucheg, Verônica de Azevedo Mazza, and Helvo Slomp Junior. "REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA EM COLOMBO, PARANÁ, BRASIL." Revista Baiana de Saúde Pública 36, no. 1 (2012): 251. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2012.v36.n1.a250.

Full text
Abstract:
Esta exposição tem por objetivo descrever o processo de reorganização das ações de atenção à saúde da criança no município de Colombo, Paraná. O município reorganizou as ações de saúde da criança por meio da implantação do Programa de Vigilância do Recém-Nascido, pela integração das ações de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e de vigilância alimentar e nutricional com os programas sociais como Bolsa Família e Leite das Crianças. Foram estabelecidos fluxos de captação e acompanhamento das crianças residentes no município e indicadores para monitoramento das ações: redução da desnutrição infantil, da morbidade infantil e da mortalidade infantil. Acredita-se que tal estratégia permitirá ampliar a cobertura de acompanhamento infantil pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), fortalecendo todos os programas correlatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, José Giovani Nobre, Maria Dianna Sousa, Diana Paula de Souza Rêgo Pinto Carvalho, Francisca Joice Souza Silva, Dayana De Aquino Rodrigues, and Sara Taciana Firmino Bezerra. "Avaliação da adesão às consultas de crescimento e desenvolvimento infantil." Revista de Enfermagem UFPE on line 13, no. 4 (2019): 1023. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v13i4a238262p1023-1029-2019.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: investigar a adesão das mães às consultas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança, identificando os fatores associados a essa adesão. Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, comparativo, exploratório, realizado em duas unidades básicas de saúde. Compôs-se a amostra por 70 mulheres, sendo elas mães ou cuidadoras de crianças menores de dois anos, para as quais foi aplicado um formulário com questões abertas e fechadas. Apresentaram-se os resultados em forma de tabelas. Resultados: verificou-se que o nível de adesão é maior na UBS Caetano Bezerra do Nascimento (58,3%). Destacou-se, pelas mães, que o agendamento das consultas, o conhecimento sobre a sua importância e a atenção satisfatória dos enfermeiros são fatores influenciadores para que elas mantenham o acompanhamento regular. Conclusão: evidenciaram-se boa adesão e compreensão, por parte das mães, sobre a importância do CD e do atendimento da Enfermagem. Proporciona-se, por este tipo de trabalho, a compreensão dos fatores que impedem ou dificultam a adesão ao CD. Descritores: Saúde; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem; Saúde da Criança; Crescimento e Desenvolvimento. ABSTRACT Objective: to investigate the adherence of the mothers to the follow-up visits to the child's growth and development (GD), identifying the factors associated with this adherence. Method: this is a quantitative, descriptive, comparative, exploratory study carried out in two basic health units. The sample was composed by 70 women, who were mothers or caregivers of children under two years old, for whom a form with open and closed questions was applied. Results were presented in the form of tables. Results: it was verified that the level of adhesion is higher in the Caetano Bezerra do Nascimento BHU (58.3%). It was emphasized by the mothers that the scheduling of consultations, knowledge about their importance and the satisfactory care of nurses are influential factors for them to maintain regular follow-up. Conclusion: good adherence and understanding on the part of mothers about the importance of GD and Nursing care were evidenced. Through this type of work, the understanding of factors that prevent or hinder GD adherence is provided. Descriptors: Health; Family Health; Primary Health Care; Nursing; Child Health; Growth and Development. RESUMEN Objetivo: investigar la adhesión de las madres a las consultas de seguimiento del crecimiento y desarrollo (CD) del niño, identificando los factores asociados a esa adhesión. Método: se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo, comparativo, exploratorio, realizado en dos unidades básicas de salud. Se compuso la muestra por 70 mujeres, siendo ellas madres o cuidadoras de niños menores de dos años, para las cuales se aplicó un formulario con preguntas abiertas y cerradas. Se presentaron los resultados en forma de tablas. Resultados: se verificó que el nivel de adhesión es mayor en la UBS Caetano Bezerra do Nascimento (58,3%). Se destacó, por las madres, que la programación de las consultas, el conocimiento sobre su importancia y la atención satisfactoria de los enfermeros son factores influyentes para que ellas mantengan el seguimiento regular. Conclusión: se evidenció buena adhesión y comprensión, por parte de las madres, sobre la importancia del CD y de la atención de la Enfermería. Se proporciona, por este tipo de trabajo, la comprensión de los factores que impiden o dificultan la adhesión al CD. Descritores: Salud; Salud de la Familia; Atención Primaria de Salud; Enfermería; Salud del Niño; Credimiento y Desarrollo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueirêdo, Renan Cabral de, Ricardo Henrique Vieira de Melo, Maísa Paulino Rodrigues, Georgia Costa de Araújo Souza, and Rosana Lúcia Alves de Vilar. "EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL DO DENTISTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA." Revista Ciência Plural 6, no. 2 (2020): 21–43. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2id20503.

Full text
Abstract:
Introdução: O acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) faz parte do escopo de ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde e tem por propósito a saúde integral da criança. A atenção/assistência odontológica, iniciadas nos primeiros meses de vida, impacta positivamente sobre a saúde bucal e geral. Objetivo: O estudo objetivou compreender a atuação dos cirurgiões-dentistas no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, no contexto da Estratégia Saúde da Família, em um município de médio porte. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo compreensivo-interpretativo, cujos participantes foram os dentistas atuantes no município referido. Os instrumentos de coleta foram: questionário semiestruturado, grupo focal e diário de campo. Os dados, apoiados pelo software ALCESTE, foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: concepções sobre o CD; e ações desenvolvidas durante o CD. A saúde bucal aparece como potencialidade na atenção e assistência à saúde infantil, fortalecendo o processo de cuidar. Conclusões: Verificou-se o predomínio de percepções ancoradas em fundamentos que reduzem as dimensões subjetivas, culturais e sociais dos sujeitos, demonstrando distanciamento de uma prática interprofissional efetiva. Palavras-Chave: Saúde Bucal. Crescimento e Desenvolvimento. Estratégia Saúde da Família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Juliana Castelo Branco de, Raphaela Dias da Silva, and Dean Douglas Ferreira de Olivindo. "Os registros da caderneta de saúde da criança no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil." Research, Society and Development 9, no. 10 (2020): e6209109017. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9017.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como finalidade identificar nas publicações os registros da Caderneta de Saúde da Criança e analisar suas evidências no âmbito da atenção básica. Foi realizado um estudo de revisão integrativa de literatura, com busca realizada nas bases de dados da BVS, SCIELO, MEDLINE, LILACS e BDENF. Foram utilizados os descritores “Criança”, “Registros de Saúde Pessoal” e “Desenvolvimento Infantil”. Totalizaram-se, de todas as bases, 2.668 artigos encontrados, com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, concluiu-se 698 artigos para a leitura. Logo após a leitura, finalizou-se 10 artigos para a estruturação do trabalho. Apesar da relevância da CSC, os resultados do presente estudo demonstram baixo índice no seu preenchimento, pois todos os artigos apresentaram déficit quanto a qualidade dos registros. Portanto, a educação em saúde torna-se fundamental, no intuito de orientar responsáveis e profissionais de saúde, visando maior conhecimento sobre sua importância, incentivo quanto ao seu uso adequado e treinamento para melhoria da assistência prestada à criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lopes, Maria Rita, Patricia Alves Paiva, Gabriela Crusoé Lopes Leite de Souza, et al. "Acompanhamento de consulta de crescimento e desenvolvimento infantil (CD) com abordagem multiprofissional – relato de experiência." Revista da ABENO 13, no. 2 (2014): 42–49. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.89.

Full text
Abstract:
A consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil ou puericultura, quando realizada no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (ESF), funciona como uma ferramenta indispensável na construção do Sistema Único de Saúde, além de propor novas formas de relacionamento entre profissionais de saúde e as crianças. Ela tem como objetivo acompanhar a progressão das crianças de forma global, contemplando todas as áreas do saber no campo da saúde, a fim de possibilitar uma assistência integral e promover qualidade de vida. No entanto há poucos relatos na literatura à respeito da realização do CD de forma multiprofissional, com a inserção do cirurgião-dentista na puericultura. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é realizar um relato de experiência de caráter descritivo acerca de consultas multiprofissionais do CD realizadas na Unidade de Estratégia Saúde da Família Cintra, situada em Montes Claros, ao norte do Estado de Minas Gerais, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Anton, Márcia Camaratta, and Cesar Augusto Piccinini. "O desenvolvimento emocional em crianças submetidas a transplante hepático." Estudos de Psicologia (Natal) 16, no. 1 (2011): 39–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2011000100006.

Full text
Abstract:
O presente estudo investigou o impacto da doença crônica e do transplante hepático infantil no desenvolvimento da criança. Participaram do estudo seis mães e seus filhos, com idades entre quatro e oito anos, transplantados de fígado. Todas as mães foram entrevistadas e as crianças responderam ao Teste das Fábulas. A análise dos dados mostrou conflitos de dependência-independência, dificuldades na aquisição da autonomia e presença de um padrão de comportamento infantil regressivo, com baixa tolerância à frustração. Além disso, o Teste das Fábulas revelou sentimentos de insegurança, impotência, solidão, assim como fantasias de morte e privação. Os resultados indicaram a importância do acompanhamento psicológico precoce e sistemático à criança e sua família, como forma de auxiliá-los no processo de crescimento, visando maior independência e autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Siqueira, KellyCristina Freire, João Gurgel De Sousa Junior, Mayara Mascarenhas De Lima, and Rute Estanislava Tolocka. "Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 27, no. 4 (2019): 5. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i4.9115.

Full text
Abstract:
A falta de um ambiente específico para a prática de atividades motoras pode acarretar em atrasos no desenvolvimento infantil, dado que este se trata de um processo que pode ser influenciado por diversos fatores internos e externos. É na primeira infância que as mais importantes habilidades são adquiridas, porém, as crianças estão indo cada vez mais cedo para instituições de ensino infantil (IEI) e nelas são expostas a rotinas com poucas possibilidades de movimentos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a rotina escolar de uma IEI e avaliar o desenvolvimento integral e o estado nutricional de seus alunos. Trata-se de um estudo realizado em uma IEI pública, com todas as crianças (17) e seus respectivos pais e responsáveis, os cinco professores e a coordenação da escola. Foram realizadas visitas in locu, reunião com pais e professores, análise de documentos referente a rotina escolar e registro em diários de campo. Para análise do desenvolvimento infantil foi utilizado o teste DENVER II e para o crescimento foram aferidas medidas antropométricas. Observou-se falta de espaço específico para prática de atividades motoras, ausência de atividades para estimular o desenvolvimento motor grosso, insatisfação de pais e professores em relação ao baixo nível de atividade motora na rotina escolar e ao grande tempo destinado a atividades inativas. Encontrou-se 52,9% das crianças com desenvolvimento integral suspeito e 5,9% com risco de sobrepeso, não foi encontrada relação estatística significante entre o desenvolvimento motor e o estado nutricional. A rotina dessa escola é semelhante a maioria das escolas infantis brasileiras e necessita de mudanças. A falta de atividades motoras dentro da IEI pode estar contribuindo para as suspeitas de atrasos do desenvolvimento global observado, sendo necessários novos estudos, com intervenção motora e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Araújo, Bruna Cândido, Laís Rodrigues Gerzson, and Carla Skilhan De Almeida. "Aspectos avaliativos do desenvolvimento infantil na atenção básica: uma revisão integrativa." Arquivos de Ciências da Saúde 27, no. 1 (2020): 56. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.27.1.2020.1462.

Full text
Abstract:
Introdução: O acompanhamento ofertado aos bebês potencializa o seu desenvolvimento. Objetivos: revisar na literatura atual como acontece a vigilância da saúde do bebê na atenção básica (AB) no Brasil, os métodos avaliativos utilizados pelos profissionais que trabalham com o público infantil e como é realizado o encaminhamento dos bebês com atraso no desenvolvimento infantil para o atendimento especializado. Métodos: revisão integrativa com busca nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Cochrane CENTRAL, LILACS, PEDro, Scielo, Google Acadêmico, do início das bases até setembro/2018. A busca utilizou os descritores “vigilância da saúde da criança”, “puericultura”, “desenvolvimento infantil”, “atenção básica” e “atendimento especializado”, associados a seus termos sinônimos e seus equivalentes em inglês. Resultados: foram encontrados 130 estudos, dos quais 32 foram selecionados para análise detalhada, e, desses, oito foram incluídos na revisão. Verificou-se que as práticas mais comuns são a avaliação do crescimento e orientações aos pais. A utilização de testes específicos para o desenvolvimento não é uma prática comum na AB. Acerca do encaminhamento para o serviço especializado, os artigos que abordam o tema não deixam claro como é feito tal processo. Conclusões: No Brasil, não há uma avaliação precoce criteriosa do desenvolvimento neuropsicomotor infantil, nos serviços de AB, bem como os bebês somente são encaminhados quando lesão neurológica ou atraso são evidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Talita Cristina Tomaz, Emília Gallindo Cursino, and Liliane Faria Da Silva. "Caderneta de saúde da criança: vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 12 (2018): 3445. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i12a236819p3445-3455-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: analisar as evidências científicas quanto à utilização da Caderneta de Saúde da Criança pelos profissionais de saúde para a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil. Método: trata-se um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, com buscas nas bases de dados LILACS e BDENF e na biblioteca virtual SCIELO, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde; crescimento e desenvolvimento, atenção primária à saúde e registros de saúde pessoal, que foram cruzados com o descritor criança empregando-se o operador booleano and. Selecionaram-se 15 artigos publicados entre 2014 a 2018 e os resultados apresentam-se em forma de figura. Resultados: evidenciou-se, nos estudos, a precária utilização da CSC, que está relacionada à ausência e à fragilidade de registros, à dificuldade de os profissionais perceberem a relevância do preenchimento, ao conhecimento deficiente dos profissionais, à insuficiência de orientações às famílias, além da participação da família nesse processo. Conclusão: compromete-se, pela precariedade da utilização da CSC, a vigilância da saúde infantil por ser este o instrumento essencial para o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança. Descritores: Crescimento e Desenvolvimento; Atenção Primária à Saúde; Registros de Saúde Pessoal; Criança; Atenção Integral à Saúde; Saúde da Criança.ABSTRACT Objective: to analyze the scientific evidence regarding the use of the Child Health Booklet by health professionals for the monitoring of child growth and development. Method: a bibliographical study, type integrative, with searches in LILACS and BDENF databases and in the SCIELO virtual library, using Descriptors in Health Sciences; growth and development, primary health care and personal health records, which were cross-referenced with the child descriptor employing the Boolean operator and. 15 articles published between 2014 and 2018 were selected and the results are presented in figure form. Results: the poor use of CHB was evidenced in the studies, which is related to the absence and fragility of records, the difficulty of professionals to perceive the relevance of filling, poor knowledge of professionals, insufficient guidance to families, besides the participation of the family in this process. Conclusion: due to the precarious nature of the use of CHB, it is committed to monitoring child health as this is the essential instrument for monitoring child growth and development. Descriptors: Growth and Development; Primary Health Care; Personal Health Records; Kid; Comprehensive Health Care; Child Health. RESUMEN Objetivo: analizar las evidencias científicas en cuanto a la utilización de la libreta de Salud del Niño por los profesionales de salud para la vigilancia del crecimiento y desarrollo infantil. Método: se trata de un estudio bibliográfico, tipo revisión integrativa, con búsquedas en las bases de datos LILACS y BDENF y en la biblioteca virtual SCIELO, utilizando los Descriptores en Ciencias de la Salud; crecimiento y desarrollo, atención primaria a la salud y registros de salud personal, que fueron cruzados con el descriptor niño empleándose el operador booleano and. Se seleccionaron 15 artículos publicados entre 2014 y 2018 y los resultados se presentan en forma de figura. Resultados: se evidenció, en los estudios, la precaria utilización de la CSC, que está relacionada a la ausencia y fragilidad de registros, a la dificultad de los profesionales percibir la relevancia del llenado, el conocimiento deficiente de los profesionales, la insuficiencia de orientaciones a las familias, además de la participación de la familia en ese proceso. Conclusión: se compromete, por la precariedad de la utilización de la CSC, la vigilancia de la salud infantil por ser éste el instrumento esencial para el acompañamiento del crecimiento y del desarrollo del niño. Descriptores: Crecimiento y Desarrollo; Atención Primaria a la Salud; Registros de Salud Personal; Niño; Atención Integral de Salud; Salud del Niño.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Monteiro, Flávia Paula Magalhães, Joselany Áfio Caetano, and Thelma Leite de Araujo. "Enfermagem na saúde da criança: estudo bibliográfico acerca da avaliação nutricional." Escola Anna Nery 14, no. 2 (2010): 406–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452010000200027.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica acerca da atuação do enfermeiro na saúde nutricional da criança. Estudo bibliográfico realizado entre abril e maio de 2008, nas bases de dados online, com descritores: avaliação nutricional, antropometria, crescimento, criança. Critérios de inclusão: saúde infantil na avaliação nutricional, enfermeiro/autor e artigos publicados entre 2000 e 2007. Encontraram-se 15 artigos nos seguintes anos: 2000 (1), 2001 (1), 2002 (2), 2003 (4), 2005 (1), 2006 (3) e 2007 (3). Periódicos inscritos nas áreas: enfermagem (1), nutrição (1), saúde pública (3) e médica (1). Tipo de estudo: epidemiológicos (1), descritivos (5), transversais (7), longitudinal (1), estudo de caso (1), revisão de literatura (1) e relato de experiência (1). Unidades temáticas: avaliação nutricional mediante acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; fatores determinantes da nutrição infantil e avaliação nutricional como cuidado de enfermagem. Ressalta-se que o enfermeiro tem buscado fundamentação teórica e prática para cuidar da criança com déficit nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Michele Mandagrá de, Paola De Oliveira Carmargo, Suélen Cardoso Leite Bica, Lieni Fredo Herreira, and Andreza Erdmann Furtado. "Anthropometric measurements follow up of children from women that used drugs during pregnancy / Acompanhamento das medidas antropométricas de crianças filhas de mulheres que utilizaram drogas na gestação / Acompañamiento de medidas antropométricas de niñas hijas de mujeres que usaron drogas.." Revista de Enfermagem da UFPI 7, no. 1 (2018): 10. http://dx.doi.org/10.26694/2238-7234.7110-14.

Full text
Abstract:
Objetivos: observar o acompanhamento das medidas antropométricas registradas na caderneta de saúde, no primeiro ano de vida, de crianças filhas de mulheres que utilizaram drogas na gestação. Metodologia: os dados foram coletados por um projeto de extensão, através do acompanhamento das famílias em visitas domiciliares e elaboração de diários de campo. Resultados: das seis crianças acompanhadas metade apresentou baixo peso ao nascer, três nasceram de parto normal e três foram alimentadas com leite materno, o índice de APGAR variou entre 7 e 9 no primeiro minuto e 9 e 10 no quinto. Conclusão: percebeu-se a importância da realização das consultas de puericultura e registros das medidas antropométricas, assim como o acompanhamento sistemático do crescimento e ganho de peso, para a detecção precoce da ocorrência de anormalidades no desenvolvimento dessas crianças. Deve-se atentar as necessidades de saúde das mulheres e crianças de forma ampla, visando um cuidado igualitário e integral.Descritores: Cocaína Crack. Desenvolvimento Infantil. Peso ao Nascer. Puericultura. Acesso aos Serviços de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Carvalho, Michelle Figueiredo, Pedro Israel Cabral de Lira, Sylvia de Azevedo Mello Romani, Iná S. Santos, Ana Amélia Corrêa de Araújo Veras, and Malaquias Batista Filho. "Acompanhamento do crescimento em crianças menores de um ano: situação nos serviços de saúde em Pernambuco, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 3 (2008): 675–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000300021.

Full text
Abstract:
Realizou-se um diagnóstico situacional da ação de acompanhamento do crescimento em menores de 1 ano da Região Metropolitana do Recife e interior do Estado de Pernambuco, Brasil. Foi utilizado o banco de dados da pesquisa Atenção à Saúde Materno-infantil no Estado de Pernambuco, constituído por 816 crianças e 120 unidades de saúde. Para a análise utilizou-se o Epi Info versão 6.04. Na estrutura dos serviços observou-se que 15,8% das unidades de saúde não dispunham de balança pesa-bebê nem de Cartão da Criança; 75,4% não possuíam as normas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Dessas variáveis, as duas primeiras revelaram diferença entre as áreas estudadas. Quanto ao processo, 81,2% das mães dispunham do cartão da criança; 53,1% das crianças foram pesadas; e apenas 21% foram medidas em seu comprimento. A orientação dada às mães foi bastante deficitária. Nessas variáveis houve diferença entre as duas áreas. A atenção à criança sob risco nutricional foi pouco considerada nas duas áreas, embora não tenha revelado diferença significante entre interior e região metropolitana. Portanto, a ação de acompanhamento do crescimento não estava efetivamente consolidada no Estado de Pernambuco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cavalcante, Jacqueline Rodrigues do Carmo, Yolanda Rufina Condorimay Tacsy, Ezilaine Albino Monteiro Santos, and Karoline Peres Barbosa Oliveira Couto. "PERCEPÇÃO DAS MÃES SOBRE O CUIDADO À CRIANÇA POR MEIO DA CADERNETA DE SAÚDE." Itinerarius Reflectionis 14, no. 4 (2018): 01. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v14i4.54955.

Full text
Abstract:
A caderneta de saúde da criança é um instrumento norteador do cuidado e do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil que objetiva a vigilância e a promoção à saúde da criança. Tendo como ponto de partida o cuidado à criança mediado pela caderneta a pesquisa objetivou analisar a percepção das mães de crianças menores de dois anos sobre o instrumento. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório descritivo, realizado em um município do Sudoeste de Goiás entre julho e agosto de 2015. A produção da pesquisa se deu por meio de uma entrevista semiestruturada em que os dados foram analisados com a aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, embora as mães reconheçam a caderneta de saúde como um instrumento norteador do acompanhamento da saúde de seus filhos, ainda permanece a necessidade de envolvimento de toda família e de diferentes profissionais que integram esse processo. Considera-se que o cuidado prestado à criança necessita ser fortalecido por meio do uso adequado da caderneta promovendo a integralidade nas ações de saúde de modo a se efetivar o crescimento e desenvolvimento sadio e harmonioso em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Dantas, Ana Márcia Nóbrega, Gabriela Lisieux Lima De Souza, and Maria Miriam Lima Da Nóbrega. "Mapeamento de termos da prática de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança." Enfermagem em Foco 4, no. 2 (2013): 92. http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2013.v4.n2.533.

Full text
Abstract:
Resumo: Pesquisa documental, desenvolvida com os objetivos de identificar termos relevantes para a prática de enfermagem, no Manual do Ministério da Saúde, do crescimento e desenvolvimento da criança, e de realizar o mapeamento com os termos da CIPE®. Identificaram-se 576 termos, que foram submetidos ao processo de mapeamento cruzado, o que resultou em 187 termos constantes e 389 não constantes. Conclui-se que a identificação de termos constantes na CIPE® retrata a prática de enfermagem no crescimento e desenvolvimento da criança, da mesma forma que os que não constam no referido Manual refletem a necessidade de estudos para, posteriormente, incluí-los nessa terminologia.Palavras-chave: Saúde da criança; crescimento e desenvolvimento; prática de enfermagem.Mapping terms of nursing practice in the monitoring of growth and development of the childAbstract: Documentary research, developed with the goals of identifying terms relevant to nursing practice in the Ministry of Health Manual of growth and development of children, and to perform mapping with the terms of the ICNP®. We identified 576 terms, which were subjected to cross-mapping process, resulting in 187 and 389 constant terms not listed. We conclude that the identification of terms in the ICNP® depicts the practice of nursing in the growth and development of children in the same way that the terms not listed in the Manual reflects the need for inclusion of studies in this same terminology.Keywords: Child health; growth and development; nursing practice.Mapeamento de los términos de la práctica de enfermería en el seguimiento del crecimiento y desarrollo del niñoResumen: La investigación documental, desarrollado con los objetivos de la identificación de los términos relevantes para la práctica de enfermería en el Ministerio de Salud Manual de crecimiento y desarrollo de los niños, y para realizar la cartografía con los términos de la CIPE®. Se identificaron 576 términos, las que fueron sometidas a proceso transversal de asignación, resultando en 187 y 389 términos constantes no mencionados. Llegamos a la conclusión de que la identificación de los términos de la CIPE® representa la práctica de la enfermería en el crecimiento y desarrollo de los niños de la misma manera que los términos no figuran en el Manual refleja la necesidad de la inclusión de los estudios en esta misma terminología.Palabras clave: Salud infantil; crecimiento y desarrollo; práctica de la enfermería.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Viera, Claudia Silveira, Raquel Rech, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira, and Maristela Salete Maraschin. "Seguimento do pré-termo no primeiro ano de vida após alta hospitalar: avaliando o crescimento pondoestatural." Revista Eletrônica de Enfermagem 15, no. 2 (2013): 407–15. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.17427.

Full text
Abstract:
doi: 10.5216/ree.v15i2.17427 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.17247. RESUMO A avaliação da saúde da criança se dá pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Desta forma, ressalta-se a importância de conhecer como ocorre o crescimento de crianças nascidas prematuramente e que permaneceram hospitalizadas. Objetivou-se descrever o padrão de crescimento dos prematuros acompanhados no ambulatório de enfermagem durante o primeiro ano após a alta hospitalar. Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo, que analisou dados pela estatística descritiva com uso do Programa R. Integraram o estudo 25 prematuros, acompanhados no ambulatório de seguimento do prematuro de um hospital escola do Paraná, de outubro de 2009 a setembro de 2010. O perímetro cefálico mostrou melhor perfil de crescimento, com catch up precoce, seguido de aumento discreto no peso e comprimento. Identificando o crescimento pondoestatural após a alta hospitalar, propicia-se subsídios para aprimorar a assistência à saúde desse grupo, direcionando ações ao seu crescimento saudável e minimizando possíveis sequelas. Descritores: Continuidade da Assistência ao Paciente; Prematuro; Crescimento; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem Pediátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Godinho, Anderson Silva, Nadson Henrique Gonçalves, Fernada Silva Aguiar, Renê Ferreira Silva Junior, José Mansano Bauman, and Claudiana Donato Bauman. "PRINCIPAIS FATORES RELACIONADOS À OBESIDADE INFANTIL NA ATUALIDADE." RENEF 9, no. 13 (2019): 27. http://dx.doi.org/10.35258/rn2019091300028.

Full text
Abstract:
A obesidade é uma das maiores dificuldades para saúde, devido às consequências negativas que o sobrepeso pode causar a saúde humana. Dentre essa pandemia, se insere principalmente a população infantil, no qual evidenciou-se nas últimas décadas um crescimento significativo no percentual de crianças obesas segundo a Organização Mundial de Saúde. Diante desse cenário a investigação acerca da obesidade infantil se torna alvo de extrema relevância, no sentido da execução de medidas que fomentem a mudança do estilo de vida. Nessa perspectiva a presente revisão integrativa tem como objetivo verificar os principais fatores relacionados ao desenvolvimento do sobrepeso e obesidade infantil. Foram identificados setenta estudos em relação a obesidade. Após uma análise criteriosa de acordo com a pergunta norteadora, a amostra final foi composta por vinte e sete artigos científicos, que abordaram especificamente crianças e adolescentes. Concluiu-se que os principais fatores para o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade entre crianças relacionam-se a: 1. Alimentação inadequada; 2. Inatividade física; 3. Equipamentos eletrônicos; 4. Fatores socioeconômicos; 5. Influência familiar E que para a prevenção do aumento da população obesa, é fundamental que seja feito um acompanhamento nutricional rígido na infância pela família e também pelo ambiente escolar, além do estímulo à prática de atividade física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Camargo Medeiros, Camila, Mariana André Honorato Franzoi, and Aline Oliveira Silveira. "Cuidado parental e promoção do desenvolvimento infantil no contexto da prematuridade." Revista Brasileira em Promoção da Saúde 33, (Supl.) (2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2020.11656.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender os antecedentes, as práticas e a influência do cuidado parental no desenvolvimento da criança nascida prematura. Métodos: Estudo de delineamento transversal e abordagem qualitativa-interpretativa realizado com 7 pais de crianças nascidas prematuras em acompanhamento em ambulatório de crescimento e desenvolvimento de um hospital de ensino do Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2017 e janeiro de 2018 por meio da estratégia de entrevista aberta em profundidade, além da construção do genograma e ecomapa da família, na perspectiva dos pais, como estratégia complementar. A análise dos dados teve como referencial metodológico a Pesquisa de Narrativas e referencial teórico, o Interacionismo Simbólico, desvelou quatro categorias temáticas: crenças, medo e insegurança parental; natureza do cuidado e conceito de maternidade e paternidade; aprendizados e práticas parentais; e apoio social. Resultados: As narrativas revelaram insegurança e medo dos pais para cuidar dos filhos em casa após a alta hospitalar, em especial pela imaturidade do prematuro, mas apesar disso procuram oferecer o suporte necessário para manutenção do cuidado, valorizando pequenos detalhes e conquistas desenvolvimentais da criança frente aos inúmeros desafios e limitações de apoio social que enfrentam no cotidiano. Conclusão: Os conhecimentos, crenças e valores que sustentam as práticas parentais no contexto da prematuridade têm repercussões na vida e na adaptação dos pais ao nascimento e cuidado do prematuro. O engajamento da equipe de saúde deve ser constante para promover a autonomia, a segurança, a eficácia e o bem-estar parental no cuidado desenvolvimental do filho prematuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gubert, Fabiane do Amaral, Valter Cordeiro Barbosa Filho, Rejane Christine de Sousa Queiroz, et al. "Qualidade da Atenção Primária à Saúde infantil em estados da região Nordeste." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 5 (2021): 1757–66. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021265.05352021.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é comparar a avaliação das usuárias que participaram do PMAQ-AB acerca da saúde infantil entre os estados da macrorregião Nordeste do Brasil. Estudo transversal, realizado com dados secundários, a partir de entrevista com 5.116 usuárias de 4.190 Equipes de Saúde da Família que atuam nos nove estados da macrorregião nordeste. Quatorze perguntas acerca do acompanhamento da criança de 0 a 2 anos de idade foram avaliadas. Foram calculados proporções e intervalos de confiança de 95% segundo Unidade da Federação da região Nordeste do Brasil. Os indicadores com maiores proporções foram teste do pezinho realizado em até sete dias de vida (84,4%), criança sempre consultada pelos mesmos profissionais (79,1%), acompanhamento do crescimento e desenvolvimento esperado para a idade (84,9%), orientação alimentar (86,3%), vacinação em dia (95,3%). Os indicadores com as menores proporções foram orientação sobre a melhor posição para a criança dormir (45,7%) e se recebeu a caderneta de saúde da criança (46,9%). Em todos os indicadores, houve diferenças significativas entre os estados analisados. Existem divergências na qualidade do cuidado ofertado à saúde infantil segundo a avaliação das usuárias participantes do PMAQ-AB entre estados do Nordeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rapôso, Gabriela Fontan Britto, Isabelle Costa de Almeida Perciano, Aleska Dias Vanderlei, and Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani. "Reabilitação bucal de sequela de lesão central de células gigantes em paciente pediátrico: relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 15 (2019): e1270. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1270.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar o relato de um caso de reabilitação bucal de uma sequela de lesão central de células gigantes em paciente pediátrico, dada a escassez literária sobre o tema e sua importância no planejamento da reabilitação bucal para os profissionais da área da saúde. Detalhamento do caso: Acompanhamento do planejamento e confecção de uma prótese parcial removível provisória. Discussão: Em pacientes pediátricos esperam-se prejuízos estéticos, fonéticos e mastigatórios acentuados do edentulismo; estes podem ser amenizados ou extinguidos com a adesão ao tratamento protético e colaboração do paciente e seu responsável. Considerações finais: Dada a natureza do desenvolvimento infantil, periodicamente deverão ser realizados ajustes ou substituições protéticas de acordo com o crescimento. Tratamentos definitivos como implantes ou próteses definitivas deverão aguardar até a fase adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Caldeira, Antônio Prates, Rafael Morroni de Oliveira, and Oreston Alves Rodrigues. "Qualidade da assistência materno-infantil em diferentes modelos de Atenção Primária." Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 2 (2010): 3139–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000800018.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a qualidade da assistência materno-infantil em dois modelos de Atenção Primária à Saúde através de entrevistas com 1.200 famílias selecionadas aleatoriamente. Foram avaliados indicadores de processo da assistência, comparando a Estratégia de Saúde da Família com centros de saúde tradicionais. Na avaliação da assistência à criança, a realização precoce da primeira consulta, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, as orientações para prevenção de acidentes e a profilaxia com sulfato ferroso e vitamina A estiveram estatisticamente associados com o modelo da assistência. Na assistência pré-natal, observou-se diferença estatisticamente significante entre os serviços para orientações sobre amamentação e orientações nutricionais, além da realização de exame de prevenção do câncer de colo uterino. Para os cuidados de saúde da mulher fora do período gestacional, os resultados revelaram que orientações para autoexame das mamas, realização de exame preventivo de câncer de colo uterino no último ano e relato de participação em programa de planejamento familiar estavam associados com o modelo de Atenção Primária à Saúde. Todas as diferenças apontadas mostraram melhor desempenho da Estratégia de Saúde da Família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Padoin, Stela Maris de Mello, Cristiane Cardoso de Paula, Caroline Sissy Tronco, et al. " CRIANÇAS QUE TEM HIV/AIDS E SEUS FAMILIARES/CUIDADORES: EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR ." Saúde (Santa Maria) 35, no. 2 (2011): 51. http://dx.doi.org/10.5902/223658344184.

Full text
Abstract:
A condição sorológica das crianças HIV/aids resulta em demandas de necessidade especial de saúde, como o seguimento ambulatorial de crescimento e desenvolvimento, clínico e terapêutico. Objetivo: descrever a experiência de acompanhamento multidisciplinar dessas crianças e seus familiares/cuidadores. Metodologia: as ações estão organizadas em dois projetos de extensão no Hospital Universitário de Santa Maria/RS. Um envolve as crianças em atividades lúdicas e o outro os seus familiares/cuidadores em encontros grupais dialógicos. As ações têm a educação em saúde como eixo transversal. Conclusão: o espaço lúdico promove a interação entre as crianças e a construção de uma imagem hospitalar acolhedora. O espaço dialógico media o cuidado profissional no hospital e as especificidades do cuidado familiar no domicílio, possibilitando o compartilhar de vivências, necessidades e dúvidas. Essas ações de extensão contribuem na assistência, no ensino e na pesquisa, promovendo melhor adesão ao tratamento, menores índices de morbimortalidade, formação e qualificação dos profissionais para o cuidado e a investigação em saúde. Palavras-Chave: Saúde da criança, enfermagem materno-infantil, síndrome da imunodeficiência adquirida, educação em saúde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lima, Vanessa Martins de, and Débora Falleiros de Mello. "Assistência de enfermagem a crianças menores de um ano de idade em unidade básica de saúde." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 5 (2004): 531–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000500002.

Full text
Abstract:
Este estudo caracteriza-se como descritivo exploratório, baseado na observação de atendimentos de enfermagem nos setores de vacinação, pré e pós-consulta e pronto atendimento em uma unidade básica e distrital de saúde do município de Ribeirão Preto - SP. A finalidade dessa observação foi caracterizar e compreender em que se constitui atualmente o atendimento de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na atenção básica à saúde de crianças menores de um ano de idade, com aprovação prévia em Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram do estudo 32 crianças acompanhadas por suas mães, totalizando 56 horas de observação. De modo geral, o conjunto de episódios de atendimentos possibilitou a apreensão de orientações de enfermagem em vacinação e o seguimento da criança, havendo necessidade de ampliar a assistência e introduzir a estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Machado, Liane Bahú, Sandra Ost Rodrigues, Claudete Moreschi, and Greice Machado Pieszak. "Percepção do familiar em relação à consulta de enfermagem em puericultura." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 3 (2021): e6461. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6461.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer a percepção do familiar sobre a consulta de enfermagem em puericultura. Métodos: Refere-se à um estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizado em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), em um município de pequeno porte da região centro-oeste do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo os familiares das crianças que estavam em acompanhamento de puericultura na ESF, no período de agosto a setembro de 2019. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Evidenciou-se a importância da consulta de enfermagem em puericultura, no que tange ao acompanhamento minucioso, detalhado e com responsabilidade do crescimento e desenvolvimento infantil, fornecendo as informações necessárias, através de orientações de enfermagem e proporcionando qualidade de vida para criança e seus familiares. A maioria das falas dos familiares se refere a consulta de enfermagem como uma ferramenta resolutiva para saúde da criança, bem como acolhedora para os familiares que sentem-se valorizados e inseridos no cuidado com a criança. Conclusão: Os familiares sentem-se acolhidos e valorizados durante as consultas de enfermagem de puericultura. Além disso, destacam a resolutividade durante as consultas realizadas pelo enfermeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Paula, Raquel Da Silveira Kataoka de. "Consequências à criança do uso de drogas durante a gestação: um artigo de revisão." Revista de Medicina da UFC 58, no. 1 (2018): 45. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n1p45-52.

Full text
Abstract:
O crescimento do uso de drogas ilícitas entre as mulheres em idade fértil é preocupante. O uso de drogas durante a gestação é causa de morbidades que podem se apresentar no feto, no neonato ou em qualquer etapa do desenvolvimento infantil. Esta revisão reuniu informações sobre prevalência, métodos de rastreio e consequências clínicas da exposição fetal à cocaína, metanfetamina, maconha e opioides. As taxas de exposição podem variar de 2 a 40% entre os estudos. Nos métodos de rastreio, a análise de cabelo materno se mostrou a mais sensível, a análise de mecônio é de mais fácil execução e os questionários aplicados às mães têm baixa sensibilidade. Várias consequências para a gestação e para a criança são relacionadas à exposição a drogas. Entre elas encontramos maior incidência de perdas gestacionais, prematuridade, baixo peso ao nascer, Apgar < 7 no quinto minuto, internações em UTI e óbito neonatal. Síndrome de abstinência neonatal, anomalias congênitas, déficit de atenção, problemas de comportamento, prejuízos no desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem são os acometimentos mais encontrados na infância. Concluímos serem necessárias políticas de prevenção, identificação das crianças expostas e seu acompanhamento durante toda a infância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Raimundo, Adrielly Cristina de Lima, Rita de Cássia Ramires da Silva, Camila Thayná Oliveira dos Santos, et al. "Estimulação precoce em crianças prematuras durante visita domiciliar." Research, Society and Development 10, no. 10 (2021): e171101018494. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18494.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar os resultados da estimulação precoce global em crianças prematuras durante visita domiciliar. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada durante visita domiciliar em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um bairro da periferia da cidade de Maceió, Alagoas. Foi realizada a avaliação e o acompanhamento de duas crianças, vinculadas à ESF. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e realização de exame físico, usando como base os marcos e gráficos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e à luz do referencial teórico de Vigotski. Com base nos achados, foi realizado o planejamento de atividades que foram aplicadas em parceira com os genitores, no período de quatro semanas, sendo feita com o pesquisador uma vez por semana durante este período, e com reavaliação das crianças no último encontro. Resultados: Evidenciou-se que fatores como a idade materna e a renda foram fatores que influenciam negativamente o desenvolvimento infantil. Da mesma forma, que o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) de prematuros na atenção básica não ocorre de forma satisfatória, sendo priorizadas as consultas em ambiente hospitalar. A estimulação global precoce contribuiu de forma positiva para as crianças do estudo, mas quando realizada no cotidiano da família. Conclusão: Ressalta-se a importância de profissional enfermeiro não só na vigilância ao CD, mas também como atuante na realização da estimulação precoce. Como limitação, o estudo trouxe um número pequeno de crianças avaliadas, e por isso, sugere-se a realização de pesquisas com um número ampliado para uma avaliação mais fidedigna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Tobias, Gabriela Camargo, Aline Pereira Da Silva, and Cristiane Chagas Teixeira. "Perfil dos óbitos infantis: um reflexo da assistência à saúde." Revista de Enfermagem UFPE on line 13, no. 4 (2019): 973. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v13i4a237731p973-980-2019.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: analisar o perfil dos óbitos infantis segundo a faixa etária. Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de base populacional, sobre o óbito infantil. Obtiveram-se os dados pelo DATASUS, organizando-os e analisando-os no programa Microsoft® Excel. Realizou-se o cálculo das taxas de mortalidade neonatal precoce e tardia, pós-neonatal e infantil. Apresentaram-se os resultados em forma de tabelas. Resultados: registraram-se 1.231 óbitos infantis, 56% em crianças do sexo masculino, cor branca (42,4%); quanto ao local do óbito, 94,2% ocorreram em um hospital. Apontou-se que, em relação às características maternas, 37,9% das mães tinham entre 20 e 29 anos de idade, 34,6%, escolaridade de oito a 11 anos de estudo e 23,9% das gestações tiveram duração de 37 a 41 (23,9%) semanas. Conclusão: verificou-se a necessidade da qualificação dos processos assistenciais referentes aos serviços de pré-natal, puericultura, acompanhamento de crescimento e desenvolvimento para assegurar à gestante e à criança o acesso aos serviços de qualidade e, consequentemente, a redução dos riscos de óbitos infantis. Descritores: Mortalidade Infantil; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Criança; Morte Perinatal; Saúde da Família; Enfermagem Pediátrica. ABSTRACT Objective: to analyze the profile of infant deaths according to age group. Method: this is a quantitative, descriptive, population-based study on infant death. The data was obtained by DATASUS, organized and analyzed in the Microsoft® Excel program. The calculation of early and late neonatal, postnatal and infant mortality rates was performed. Results were presented in the form of tables. Results: 1.231 infant deaths, 56% in male children, white (42.4%); As to the place of death, 94.2% occurred in a hospital. It was pointed out that, in relation to maternal characteristics, 37.9% of the mothers were between 20 and 29 years of age, 34.6%, schooling between eight and 11 years of schooling and 23.9% of the pregnancies had a duration of 37 to 41 (23.9%) weeks. Conclusion: there was a need to qualify the assistance processes related to prenatal services, child care, growth and development monitoring to ensure the pregnant woman and the child access to quality services and, consequently, reduction of the risk of death children. Descriptors: Infant Mortality; Primary Health Care; Child Health; Perinatal Death; Family Health; Pediatric Nursing. RESUMEN Objetivo: analizar el perfil de las muertes infantiles según el grupo de edad. Método: se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo, de base poblacional, sobre la muerte infantil. Se obtuvieron los datos por DATASUS, organizándolos y analizándolos en el programa Microsoft® Excel. Se realizó el cálculo de las tasas de mortalidad neonatal precoz y tardía, post-neonatal e infantil. Se presentaron los resultados en forma de tablas. Resultados: se registraron 1.231 muertes infantiles, 56% en niños de sexo masculino, color blanco (42,4%); en cuanto al lugar de la muerte, el 94,2% ocurrió en un hospital. Se observó que, en relación a las características maternas, el 37,9% de las madres tenían entre 20 y 29 años de edad, el 34,6%, escolaridad de ocho a 11 años de estudio y el 23,9% de las gestaciones tuvieron una duración de 37 a 41 (23,9%) semanas. Conclusión: se verificó la necesidad de la calificación de los procesos asistenciales referentes a los servicios de prenatal, puericultura, seguimiento de crecimiento y desarrollo para asegurar a la gestante y al niño el acceso a los servicios de calidad y, consecuentemente, la reducción de los riesgos de muertes infantiles. Descritores: Mortalidad Infantil; Atención Primaria de Salud; Salud del Niño; Muerte Perinatal; Salud de la Familia; Enfermería Pediátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Campos, Franciely Maria Carrijo, Anna Patricia Holanda Soares, Maria Antônia Rosa, et al. "Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 4 (2013): 1326. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i4.22845.

Full text
Abstract:
A alimentação inadequada nos primeiros anos de vida pode levar a deficiência de calorias e proteínas na criança, manifestada pelos déficits nutricionais, como baixo peso e desnutrição. Objetivo deste trabalho foi analisar a prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, pertencentes a famílias inscritas no projeto “Hortas Domésticas”. Trata-se de um estudo quantitativo de caráter descritivo, desenvolvido na área de atuação do Programa de Saúde da Família (PSF) Vitória Régia, no município de Cáceres, Mato Grosso no período de novembro de 2007 a fevereiro de 2008. Foram tomadas medidas antropométricas de peso, altura e perímetro cefálico, utilizaram-se as relações Peso/Idade, Altura/Idade e Perímetro Cefálico/Idade expressas em curvas de percentis presentes na Caderneta da Criança recomendados pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006. Não foi observado nas crianças prevalência de baixo peso para idade, somente foi detectadas crianças na faixa considerada como potencial risco para baixo peso em relação à idade. O estudo reforça a importância do acompanhamento da saúde infantil, pois déficits de peso e estatura podem acarretar problemas no crescimento e desenvolvimento das crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Carla Santos, Maria Ionete Santos Góis, Marcio Amorim Tolentino Lima, and Márcia Maria Falcão Sousa. "DETERMINANTES DA OBESIDADE EM CRIANÇAS ACOMPANHADAS POR UMA ENTIDADE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ITABUNA- BA." Inova Saúde 7, no. 1 (2018): 130. http://dx.doi.org/10.18616/is.v7i1.4260.

Full text
Abstract:
A obesidade infantil apresentou um considerável aumento nas últimas décadas, constituindo-se como uma verdadeira pandemia. Trata-se de um quadro preocupante, pois é uma pré-disposição para o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outras. Dado isso buscou-se destacar a importância da qualidade de vida na prevenção da obesidade em menores assistidos por uma entidade de assistência social na cidade de Itabuna-BA, e especificamente identificar o índice de crianças que praticam alguma modalidade de esporte, conhecer a qualidade da alimentação oferecida em domicílio e observar o nível de conhecimento acerca do assunto. Foram avaliadas fichas, em que 25 pais ou responsáveis representaram seus filhos. Ao término da pesquisa, identificou-se que o índice de crianças que praticam alguma modalidade de esporte foi de 84%, com um total de 76% recebendo incentivo à prática desportiva. Quanto à qualidade da alimentação oferecida por seus pais ou responsáveis, no quesito com relação aos horários de alimentação, 60% afirmam realizá-las em tempo regular. Contudo, 76% efetuam frente à televisão. Com relação ao nível de conhecimento acerca da obesidade e sobrepeso, 68% atestam não conhecer tais definições. Mas, de forma implícita, teve a preocupação de manter regular o acompanhamento das crianças ao programa de Crescimento e Desenvolvimento, na medida em que, 64% costumam pesar seus filhos. Ressalta-se a importância quanto à conscientização dos hábitos e as diversas origens que contribuem para a ocorrência da obesidade e sobrepeso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Dutra, Laisla Pires, Andréia Ribeiro de Oliveira Lima, Elzo Pereira Pinto Junior, and Leandro Alves Da Luz. "Características clínicas e epidemiológicas das malformações congênitas do sistema nervoso central em recém-nascidos." Fisioterapia Brasil 18, no. 4 (2017): 463. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v18i4.1207.

Full text
Abstract:
As malformações congênitas representam importante problema de saúde pública, tendo em vista suas repercussões no crescimento e desenvolvimento infantil e a demanda por uma complexa rede de serviços de saúde. O presente estudo objetivou identificar as características das malformação congênita do sistema nervoso central (SNC) na rede pública de saúde de um município do interior do Nordeste Brasileiro. Trata-se de um estudo epidemiológico, de corte transversal. Foram utilizadas informações das Declarações de Nascidos Vivos de bebês nascidos com algum tipo de malformação do SNC, no período de junho de 2015 a junho de 2016. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva. Entre os 8188 nascimentos, a incidência de malformações do SNC foi 1,34/1000 nascidos vivos. Observou-se que 90,9% dos nascimentos foram de partos cesáreos, 54,5% não tinham registro de idade gestacional, 90,9% das mães tiveram acompanhamento pré-natal e 54,5% das genitoras realizaram sete ou mais consultas de pré-natal. A principal causa de malformação congênita foi a hidrocefalia (45,5%) e a letalidade por malformações do SNC foi 18,1%. As informações sobre a incidência de malformações do SNC são essenciais para o planejamento da oferta de serviços de saúde aos recém-nascidos e de suporte psicossocial às suas famílias.Palavras-chave: anormalidades congênitas, sistema nervoso central, recém-nascido, epidemiologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Henrique Pascoal, Isabella. "Amamentação e extensão acadêmica: promovendo a conscientização do direito ao aleitamento materno através do projeto Apoiando a Amamentação na Baixada Fluminense." Interagir: pensando a extensão, no. 28 (August 5, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.12957/interag.2019.53539.

Full text
Abstract:
O primeiro alimento essencial para o bebê é o leite materno que proporciona nutrientes para um crescimento e desenvolvimento saudável e oferece proteção imunológica para defesa do organismo. O incentivo ao aleitamento materno (AM) configura-se entre as políticas públicas de saúde e a que mais tem causado impacto à saúde da criança. Criado em 2007, o Projeto de Extensão “Apoiando a amamentação na Baixada Fluminense, da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem como objetivos: possibilitar ao acadêmico a vivência na implementação e acompanhamento da política de aleitamento materno na Região da Baixada Fluminense, desenvolver competência técnica amparada nas bases científicas em aleitamento materno em graduandos e profissionais de saúde, contribuir para a melhoria das condições de saúde das crianças nessas localidades, capacitar profissionais de saúde para o manejo do aleitamento materno seja em unidade básica, seja em hospital, empoderar mães e pais para favorecer a amamentação e sensibilizar o acadêmico de enfermagem acerca da importância do manejo do AM para a redução da morbimortalidade infantil. O método do projeto consiste nas ações desenvolvidas que visam o fortalecimento da gestão da política de aleitamento nas três frentes: promoção, proteção e apoio. Além disso, o grupo desempenha debates e orientações para as classes populares acerca da conscientização dos seus direitos, da importância e das vantagens da amamentação para o bebê, família e sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Goulart, Lúcia Maria H. F., Claudia Regina L. Alves, Maria Regina de A. Viana, et al. "Caderneta de Saúde da Criança: avaliação do preenchimento dos dados sobre gravidez, parto e recém-nascido." Revista Paulista de Pediatria 26, no. 2 (2008): 106–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822008000200002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o preenchimento dos dados sobre gravidez, parto e recém-nascido na Caderneta de Saúde da Criança (CSC) e conhecer a percepção das mães sobre a função deste instrumento em Belo Horizonte, Minas Gerais. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo de 797 CSC de crianças nascidas entre abril e dezembro de 2005 e entregues às mães na maternidade. Foi utilizado protocolo para avaliar as primeiras páginas da CSC por observação direta e feitas duas perguntas às mães. O preenchimento de cada item foi categorizado como presente, ausente ou incorreto. RESULTADOS: O nome da criança não estava registrado em 44% das CSC. O início do pré-natal estava sem preenchimento em 40% e o número de consultas, em 31%. O tipo de parto estava em branco em 15% das CSC; a idade gestacional, em 24%; e o Apgar de cinco minutos, em 23% dos casos. Peso ao nascer, comprimento e perímetro cefálico não foram informados em 9, 10 e 15%, respectivamente. O campo destinado à orientação para levar o neonato à Unidade Básica de Saúde (UBS) no quinto dia de vida não foi preenchido em 75%. Apenas 33% das mães receberam explicações sobre a CSC na maternidade. Para 313 mães, a CSC estava relacionada ao acompanhamento do crescimento e/ou desenvolvimento do seu filho. CONCLUSÕES: O estudo mostrou falhas no preenchimento da CSC, sugerindo necessidade de esforços para que ela cumpra seu papel na promoção da saúde infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Salles, Isadora Cardoso, and Aurea Tamami Minagawa Toriyama. "A Utilização da Caderneta de Saúde da Criança por Alunos de Enfermagem." Revista de Graduação USP 2, no. 2 (2017): 41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i2p41-46.

Full text
Abstract:
A Caderneta de Saúde da Criança (CSC) é um instrumento essencial de vigilância à saúde, e seu uso correto favorece a comunicação, a educação em saúde e a promoção da saúde infantil. A literatura aponta falhas consideráveis na utilização da CSC pelos profissionais de saúde. Assim, é importante avaliar se alunos, futuros enfermeiros, compreendem a CSC como instrumento de promoção da saúde da criança. Dessa forma, o presente estudo pretende subsidiar melhorias no ensino da Enfermagem na Saúde da Criança. Entre seus objetivos encontram-se: verificar se os alunos compreendem a função da CSC, se manusearam, preencheram ou utilizaram a CSC e se eles se sentem capacitados para utilizar corretamente a CSC. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo e quantitativo realizado com alunos do terceiro e quarto anos do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. Foi aplicado um questionário com questões objetivas e dissertativas após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a autorização da diretoria. Dos 73 alunos que responderam à pesquisa, apenas dois afirmaram não saber o que é a CSC. Mais de 30% referiram que a CSC serve para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança, e aproximadamente 20% a relacionaram à vacinação. A maioria se sente capacitada para utilizá-la, pois teve oportunidades de manuseá-la ou por considerarem-na de fácil utilização. Nenhum deles reconhece a CSC como um documento de saúde necessário para o acompanhamento integral da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Souza, Cléia Maria de, Leidiane Rezende Martins, and Carla Oliveira Favretto. "Ulectomia uma alternativa cirúrgica no retardo da erupção dentária: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 3 (2021): 392–95. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i3.4706.

Full text
Abstract:
O processo de cronologia da erupção dentária é uma parte integrante do crescimento e desenvolvimento infantil. No entanto, o atraso na erupção dos dentes é algo frequente em muitas crianças, sendo necessário o cirurgião-dentista e/ou odontopediatra saber avaliar cada caso. Um dos motivos relacionados a esse atraso é a fibrose gengival, que após uma avaliação clínica e exame radiográfico minuciosos da região, constatando-se ausência de tecido ósseo, opta-se pelo tratamento por meio da técnica de ulectomia, a qual consiste na exérese dos tecidos que revestem a face incisal da coroa dentária de um dente não irrompido, com o objetivo de permitir um caminho livre para esse dente vir a ocupar sua posição na arcada. O objetivo desse trabalho é relatar um caso clínico de não irrupimento dos dentes 11 e 21. A paciente compareceu na policlínica da FAMP com a queixa de ausência dos dentes da frente, que após o exame clínico e radiográfico, observou-se que tratava de um retardo de erupção devido a um fibrosamento gengival e sem osso recobrindo esses dentes. O tratamento proposto foi a ulectomia, com a exposição das incisais desses dentes, propiciando a movimentação eruptiva. A paciente ficou em acompanhamento por 6 meses. Conclui-se que frente a possíveis casos de retardo na erupção, a ulectomia se mostra como uma excelente escolha de tratamento, pela sua técnica simples, de recuperação e resultados rápidos, devolvendo para a paciente função e estética. O cirurgião dentista precisa estar apto para fazer um correto diagnóstico e tratamento nesses casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Holanda Prezotto, Kelly, Lucas Ruella de Oliveira, Rosana Rosseto de Oliveira, Emiliana Cristina Melo, Alessandro Rolim Scholze, and Carlos Alexandre Molena Fernandes. "Child mortality: trend and changes after the implantation of the rede mãe paranaense program." Enfermería Global 18, no. 3 (2019): 469–509. http://dx.doi.org/10.6018/eglobal.18.3.337311.

Full text
Abstract:
Introducción: La prevención de la mortalidad infantil es uno de los principales objetivos de las políticas públicas en todo el mundo. El Programa Rede Mãe Paranaence (Red Madre de Paraná) fue creado en el año 2012, en el estado de Paraná - Brasil, proponiendo la organización de la salud materna e infantil en las acciones de prenatal, puerperio y en el acompañamiento del crecimiento y desarrollo de los niños. El objetivo de este estudio fue analizar la tendencia de la mortalidad infantil según macro-regiones de salud del estado de Paraná y cambios tras la aplicación del Programa Rede Mãe Paranaense.Método: Estudio ecológico con datos del sistema de información de mortalidad de los años 2000 a 2014. Se calcularon los coeficientes de mortalidad, y se realizó un análisis de la tendencia de los modelos de regresión polinomial. Los óbitos en el trienio pre-implantación del Programa Rede Mãe Paranaense (2009-2011) y el trienio post-implementación (2012-2014) fueron analizados de acuerdo con las variables maternas, de parto y de los niños.Resultados: Hubo una reducción de la mortalidad infantil en las macro-regiones de salud en Paraná. Desde el período de pre-implantación hasta el periodo post-implantación del programa, hubo una reducción en el coeficiente de mortalidad infantil en el estado de Paraná, de 12,0 a 11,2 muertes/1.000 nacidos vivos. Hubo un aumento en los coeficientes en seis de las 22 regiones de salud y reducción de la mortalidad de los niños de madres menores de 20 años, menos de ocho años de escolaridad y con niños no blancos.Conclusión: La mortalidad infantil descendió en el estado de Paraná, y después de la implantación del Programa Rede Mãe Paranaense se observó una reducción de la mortalidad en los grupos con los factores comúnmente asociados con la mortalidad infantil. Introduction: The prevention of infant mortality is one of the main objectives of global public policies. The Rede Mãe Paranaense Program was established in 2012 in the State of Paraná Brazil, recommending the management of mother and child health in the prenatal, puerperal and follow-up of children’s growth and development. The objective of the study was to analyze the trend of infant mortality according to macroregional health in the State of Paraná and changes after the implantation of the Rede Mãe Paranaense Program.Method: This is an ecological study with data from the Mortality Information System from 2000 to 2014. Mortality coefficients were calculated, and trend analysis was performed using polynomial regression models. Deaths in the pre-implantation trimester of the Rede Mãe Paranaense Program (2009-2011) and in the post-implantation triennium (2012-2014) were analyzed according to maternal, childbirth and child variables.Results: There was a reduction in infant mortality in macroregional health and in the state of Paraná. From the pre-implantation period for the post-implantation period of the Program, there was a reduction in the infant mortality rate in the State of Paraná, from 12.0 to 11.2 deaths/thousand live births. There was an increase in the coefficients in six of the 22 regional health and in the reduction of deaths among children and mothers under 20 years of age, schooling less than eight years and non-white children.Conclusion: Infant mortality declined in the State of Paraná and, after implementation of the Rede Mãe Paranaense Program, there was a reduction in deaths in the groups with factors commonly associated with infant mortality. Introdução: A prevenção da mortalidade infantil é um dos principais objetivos das políticas públicas mundiais. O Programa Rede Mãe Paranaense foi criado no ano de 2012, em um Estado do Paraná - Brasil, propondo a organização da saúde materno-infantil nas ações do pré-natal, puerpério e no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. O objetivo do estudo foi analisar a tendência da mortalidade infantil segundo macrorregionais de saúde do Estado do Paraná e mudanças após a implantação do Programa Rede Mãe Paranaense.Método: Trata de um estudo ecológico com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade dos anos de 2000 a 2014. Foram calculados coeficientes de mortalidade e a análise de tendência foi realizada a partir de modelos de regressão polinomial. Os óbitos no triênio pré-implantação do Programa Rede Mãe Paranaense (2009-2011) e no triênio pós-implantação (2012-2014) foram analisados segundo variáveis maternas, do parto e das crianças.Resultados: Houve redução da mortalidade infantil nas macrorregionais de saúde e no Paraná. Do período pré-implantação para o período pós-implantação do Programa observou-se redução do coeficiente de mortalidade infantil no Estado do Paraná, de 12,0 para 11,2 óbitos/mil nascidos vivos. Houve aumento dos coeficientes em seis das 22 regionais de saúde e redução dos óbitos de crianças de mães com idade menor que 20 anos, escolaridade menor que oito anos e de crianças não brancas. Conclusão: A mortalidade infantil reduziu no Estado do Paraná e, após a implantação do Programa Rede Mãe Paranaense, observou-se redução dos óbitos nos grupos com os fatores comumente associados à mortalidade infantil. 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pedraza, Dixis Figueroa, and Daiane De Queiroz. "Micronutrientes no crescimento e desenvolvimento infantil." Journal of Human Growth and Development 21, no. 1 (2011): 156. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.20005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: abordar a importância dos micronutrientes zinco, ferro e vitamina A no crescimento linear e desenvolvimento infantil. MÉTODO: foram consultadas as bases de dados Medline e LILACS utilizando duas estratégias de busca: i) growth AND zinc AND iron AND vitamin A AND child, preschool OR infant, para o tema micronutrientes e crescimento; e ii) child development AND zinc AND iron AND vitamin A, para o tema micronutrientes e desenvolvimento. Os artigos foram classificados quanto ao tipo de manuscrito e principais resultados. RESULTADOS: foram incluídos 19 artigos referentes ao crescimento e 5 artigos referentes ao desenvolvimento. DISCUSSÃO: considerando as prevalências, sugere-se que as deficiências de ferro e zinco devem contribuir, concurrentemente, com o déficit de estatura. O papel do zinco no sistema hormonal primário justifica ser o nutriente de maior importância no crescimento, afetando a estatura das crianças tanto em estados de deficiência leve como moderada. Evidências fisiológicas e experimentais colocam a importância dos micronutrientes ferro e zinco no desenvolvimento e déficit cognitivo nos primeiros anos da vida. Apesar disso, os resultados ainda não são conclusivos. Pensa-se que o zinco pode limitar processos neuropsicológicos específicos, já o ferro é essencial para o funcionamento do sistema neuro-transmissor. Estudar o efeito das deficiências de micronutrientes no desenvolvimento apresenta vários problemas metodológicos e analíticos. O crescimento e desenvolvimento representam um processo com determinação comum no qual a deficiência de zinco pode representar a forma mais comum em que o crescimento linear poderia ser utilizado como um bom preditor de desenvolvimento cognitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Oscar, Sergio Candico, and Celso Augusto Dos Santos Gomes. "O uso de recursos tecnológicos e linguagem musical na aproximação de pais e filhos: uma experiência no 1º ciclo de educação musical." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 12, no. 3 (2019): 37–48. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.12.3.37-48.

Full text
Abstract:
RESUMO: O presente artigo descreve um estudo de caso que foi desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos, que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Neste artigo são apresentados os resultados da pesquisa que inclui a condução de entrevistas, realização de atividades no ambiente educativo virtual e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma EaD. Como resultado, verificou-se que essa ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos aprendentes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos alunos por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão.
 PALAVRAS-CHAVE: ambientes virtuais de aprendizagem; musicalização infantil; recursos tecnológicos didáticos; família e escola.
 
 ABSTRACT: This paper describes a case study that was developed in a public music school in the state of Minas Gerais. The research aimed at assessing the use of the Moodle platform to approach parents in the musical development of students from the 1st cycle of the music education course, aimed at attending children from 6 to 8 years old. In this cycle, children are introduced to the world of music studies and need all the support to make them feel comfortable. Often, the parents' lack of musical knowledge makes it impossible to support their children, who become unmotivated and often even lock up their courses. This article presents the results of the research that includes conducting interviews, conducting activities in the virtual educational environment and analyzing access reports of participants, provided by the e-learning platform itself. As a result, it was found that this tool can contribute significantly in bringing parents closer to the learners' accompaniment in their musical activities and consequently in students’ motivation and learning. In addition, we found growth in students' musical proficiency indicators through the assessment of specific skills and competences, as well as a marked reduction in dropout.
 KEYWORDS: virtual learning environments; children's musicalization; didactic technological resources; family and school.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Soares, Sarah Gonçalves, Ivea Rayane Mendes Nicácio Viana, Anne Laura Costa Ferreira, Regina Célia Sales Santos Veríssimo, and Cátia Barros Lisboa. "Performance of nurses in child care at the family health strategy." Revista de Enfermagem UFPE on line 6, no. 2 (2012): 370. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.2052-14823-1-le.0602201216.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to characterize the performance of nurses in the health care of children in the Family Health Strategy (FHS). Method: an exploratory and descriptive study with a quantitative approach carried out in the Family Health Care Units (FHU) in the city of Maceio, involving 40 nurses in the period from July to October 2010. The data were collected through structured forms, stored in spreadsheets, and presented in tables and figures. The descriptive analysis was performed using the statistical resources from the Epi-info software version 3.4.1. through relative and absolute frequency, using 95% as the confidence interval for each estimated point. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Alagoas (UFAL) through the memorandum number 027685/2009-29. Results: the nurses’ assistance have shown weaknesses as evidenced by 14 (35%) nurses feeling partially prepared to carry out the activities in this area and 21 (61.8%) restricting the activities to monitoring child’s growth and development (CD) between the ages of 0 to 2 years. Conclusion: the study suggests that the nurse’s assistance to children presents barriers stemming from difficulties encountered in the service and/or insufficient professional training. Descriptors: nurses, child’s health, family health strategy.RESUMOObjetivo: caracterizar a assistência à saúde da criança realizada pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família (ESF). Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Maceió (AL), com 40 enfermeiros, no período de julho a outubro de 2010. Os dados foram coletados por meio de formulário e, posteriormente, armazenados em planilha eletrônica e apresentados em tabelas e figuras. A análise descritiva foi realizada com recursos estatísticos do sistema operacional Epi-info 3.4.1., por meio de frequência relativa e absoluta, tendo como Intervalo de Confiança (IC) 95% para cada ponto estimado. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas/UFAL sob parecer de número 027685/2009-29. Resultados: a assistência tem apresentado fragilidades, evidenciadas por 14 (35%) enfermeiros sentirem-se parcialmente preparados para exercer atividades nessa área, e 21 (61,8%) restringirem o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil (CD) à idade de 0 a 2 anos. Conclusão: a assistência do enfermeiro à criança apresenta entraves advindos de dificuldades no serviço e/ou na formação. Descritores: enfermeiros; saúde da criança; programa saúde da família.RESUMENObjetivo: el propósito del estudio es determinar el cuidado de la salud de los niños que están bajo la asistencia de las enfermeras en la Estrategia de Salud de la Familia (ESF). Método: estudio exploratorio y descriptivo, con enfoque cuantitativo, realizado en las Unidades de Salud Familiar (USF) de Maceió (AL), con 40 enfermeras durante el período de julio a octubre del 2010. Los datos fueron recolectados por medio de un cuestionario y posteriormente transferidos a una hoja de cálculo para ser interpretados y presentados en tablas y graficas. El análisis descriptivo se realizó con datos estadísticos del sistema operativo Epi-Info 3.4.1, por medio de la frecuencia absoluta y relativa, con un intervalo de confianza (IC) del 95% para cada punto estimado. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Alagoas / UFAL bajo el número 027685/2009-29. Resultados: se presento que hay una inconsistencia en la asistencia, el 14 (35%) de las enfermeras se sienten parcialmente preparados para llevar a cabo actividades en este campo, y 21 (61,8%) se sienten limitadas en el monitoreo del crecimiento y el desarrollo infantil (CD) entre las edades de 0 - 2 años. Conclusión: la asistencia de la enfermera en el cuidado de un niño presenta obstáculos derivados de las dificultades en el servicio y/o la capacitación. Descriptores: las enfermeras, la salud infantil, programa de salud familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Souza, Natália Dos Santos, Lilian Paula Da Silva Pereira, Suéllen Valderly Silva, and Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula. "Vigilância e estímulo do crescimento e desenvolvimento infantil." Revista de Enfermagem UFPE on line 13, no. 3 (2019): 680. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v13i3a238634p680-689-2019.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: avaliar as ações de vigilância e estímulo, ao crescimento e desenvolvimento da criança. Método: trata-se de um estudo quantitativo, transversal, realizado em 40 unidades da Estratégia Saúde da Família. Realizou-se a coleta de dados e fez-se a análise descritiva com o auxílio do software Epi Info 7. Avaliou-se o grau de conformidade das dimensões estrutura e processo segundo uma matriz de julgamento, e apresentaram-se os resultados em forma de tabela. Resultados: percebeu-se elevada frequência de registro das informações referentes ao crescimento na Caderneta de Saúde da Criança, com exceção daquelas pertinentes ao Índice de Massa Corporal (13,5%); 72,7% destas não continham dados sobre os marcos do desenvolvimento. Classificou-se a dimensão estrutura como não adequada, ao demonstrar um grau de conformidade de apenas 64%, semelhante à dimensão processo, na qual 86% das ações estavam implementadas. Conclusão: observaram-se fragilidades no seguimento das ações de estímulo e vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, denotando que incentivos para a melhoria dos serviços precisam ser realizados. Espera-se que estas informações possam servir para o planejamento e a organização dos serviços de atenção básica. Descritores: Crescimento; Desenvolvimento Infantil; Promoção da Saúde; Atenção Básica; Estratégia de Saúde da Família; Avaliação de Serviços de Saúde.ABSTRACT Objective: to evaluate the actions of surveillance and stimulation, to the growth and development of the child. Method: this is a quantitative, cross-sectional study conducted in 40 units of the Family Health Strategy. The data was collected and the descriptive analysis was carried out with the help of Epi Info 7 software. The degree of conformity of the structure and process dimensions was evaluated according to a judgment matrix, and the results were presented in the form of table. Results: it was noticed a high frequency of registration of information regarding growth in the Child Health Handbook, except for those related to the Body Mass Index (13.5%); 72.7% of them did not contain data on developmental milestones. The structure dimension was classified as not adequate, demonstrating a compliance degree of only 64%, similar to the process dimension, in which 86% of actions were implemented. Conclusion: fragilities were observed following the actions of stimulation and monitoring of child growth and development, denoting that incentives to improve services need to be realized. It is hoped that this information can be used to plan and organize basic care services. Descriptors: Growth; Child development; Health promotion; Basic Attention; Family Health Strategy; Evaluation of Health Services.RESUMEN Objetivo: evaluar las acciones de vigilancia y estímulo, al crecimiento y desarrollo del niño. Método: se trata de un estudio cuantitativo, transversal, realizado en 40 unidades de la Estrategia Salud de la Familia. Se realizó la recolección de datos y se hizo el análisis descriptivo con la ayuda del software Epi Info 7. Se evaluó el grado de conformidad de las dimensiones estructura y proceso según una matriz de juicio, y se presentaron los resultados en forma de tabla. Resultados: se percibió una elevada frecuencia de registro de las informaciones referentes al crecimiento en el Cuaderno de Salud del Niño, con excepción de aquellas pertinentes al Índice de Masa Corporal (13,5%); El 72,7% de ellas no contenían datos sobre los marcos del desarrollo. Se clasificó la dimensión estructura como no adecuada, al demostrar un grado de conformidad de apenas 64%, semejante a la dimensión proceso, en la cual el 86% de las acciones estaban implementadas. Conclusión: se observaron fragilidades en el seguimiento de las acciones de estímulo y vigilancia del crecimiento y desarrollo infantil, denotando que incentivos para la mejora de los servicios necesitan ser realizados. Se espera que estas informaciones puedan servir para la planificación y la organización de los servicios de atención básica. Descritores: Crecimiento; Desarrollo Infantil; Promoción de la Salud; Atención Primaria de Salud; Estrategia de Salud Familiar; Investigación em Servicios de Salud.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Romani, Sylvia de Azevedo Mello, and Pedro Israel Cabral de Lira. "Fatores determinantes do crescimento infantil." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 4, no. 1 (2004): 15–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292004000100002.

Full text
Abstract:
Esta revisão enfoca os fatores que interferem no crescimento de crianças nos primeiros anos de vida. Foram utilizadas informações de artigos publicados em revistas científicas, teses e publicações de organizações internacionais. O crescimento infantil se constitui em um dos melhores indicadores de saúde da criança e o retardo estatural representa atualmente, a característica antropométrica mais representativa do quadro epidemiológico da desnutrição no Brasil. Ressaltando a importância do fator genético no crescimento, a revisão abrange com maior ênfase a atuação dos fatores extrínsecos, sabendo-se que o processo de crescimento resulta da interação entre a carga genética e os fatores do meio ambiente, os quais premitirão a maior ou menor expressão do potencial genético. Face a comprovada natureza multicausal do crescimento infantil, vários estudos têm sido desenvolvidos, buscando relacionar variáveis biológicas, socioeconômicas, maternas, ambientais, culturais, demográficas, nutricionais, entre outras, com a sua etiologia, seu desenvolvimento e sua manutenção. A revisão apresentada reforça o interesse em investigações sobre o crescimento na primeira infância que devem ser permanentes, devido, principalmente, às repercussões a longo prazo sobre a saúde infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Chiericato, Cristiane. "Aprendendo sobre crescimento e desenvolvimento infantil: relato de experiência." Revista Latino-Americana de Enfermagem 6, no. 5 (1998): 107–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691998000500014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Almeida, Natália Martins de, Maria Iêda Gomes Vanderlei, Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, Mônica Elinor Alves Gama, and Sueli Rosina Tonial. "Acompanhamento e crescimento das crianças maranhenses com ênfase nas ações das equipes de saúde da família." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 4, no. 2 (2013): 126–35. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v4i2.179.

Full text
Abstract:
A população infantil de uma localidade constitui-se um grupo de risco para os agravos de saúde e o estado de saúde da criança é reflexo das condições de vida da comunidade em que vive. Através do acompanhamento do crescimento infantil é possível identificar as crianças em maior risco de morbimortalidade, prevenindo precocemente a desnutrição e contribuindo assim para redução da taxa de mortalidade infantil. Este trabalho tem como objetivo estudar o acompanhamento do crescimento das crianças maranhenses, com destaque para as ações da equipe de Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivo Saúde Materno Infantil no Maranhão. Foram sorteados 30 conglomerados e foi obtida amostra representativa de 1.712 crianças. O cartão/caderneta da criança foi apresentado por 81,8% das mães/cuidadores e o percentual de crianças pesadas no último trimestre chegou a 76,8%, sendo que em 50,5% foi identificado o registro do peso. O principal responsável pela pesagem foi o agente comunitário de saúde, relatado em 53,9% dos casos. Nos 30 dias que antecederam a entrevista, 62,4% das mães/cuidadores relataram ter recebido visita no domicílio de profissionais do PSF – nessa visita referida, 66% das crianças foram pesadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Domingues, Arthur Scardini, Diego Nicacio Viana, Rodrigo Gonçalves Barbosa, Daniel Emilio De Souza, Carlos Alexandre Siqueira Da Silva, and Cesar Otaviano Penna Junior. "SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE CRESCIMENTO ANIMAL MODULO WEB 2.0." Revista Univap 22, no. 40 (2017): 813. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1638.

Full text
Abstract:
Com a evolução dos processos no setor produtivo, a tecnologia da informação se faz indispensável para o auxílio da competitividade mercadológica desse setor. O presente trabalho tem por objetivo, a criação de uma ferramenta computacional que auxilia o produtor rural no acompanhamento do desenvolvimento das fêmeas de reposição do rebanho de propriedades produtoras de leite. Embasado nas técnicas de análise de sistemas, foi possível realizar um levantamento de requisitos, para que fosse definida as características do sistema. O software atendeu as necessidades elencadas na fase de análise, foi possível realizar o rateio dos gastos pelo peso total dos animais, determinando o custo de cada quilograma dos animais, permitindo ao produtor acompanhar de maneira satisfatória o desenvolvimento zootécnico e econômico dos animais, assim tornando a ferramenta um poderoso aliado do produtor no controle de sua produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Figueiredo, Glória Lúcia Alves, and Débora Falleiros de Mello. "A prática da enfermagem na atenção à saúde da criança em unidade básica de saúde." Revista Latino-Americana de Enfermagem 11, no. 4 (2003): 544–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692003000400019.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo identificar as ações de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de cinco anos de idade, usuárias de duas Unidades Básicas de Saúde de Franca-SP. O estudo empírico foi baseado em observação, através de videogravação, das atividades de enfermagem nos setores de vacinação, pré-consulta, pós-consulta e coleta para o teste do "pezinho". Depreendemos que as ações básicas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, de estímulo ao aleitamento materno, orientações alimentares, vacinação, prevenção de doenças prevalentes estão permeando a assistência de enfermagem, embora de forma fragmentada na comunicação e vínculo com a clientela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Jorgiana Ricardo, and Fátima Sampaio Silva. "Avaliação na educação infantil e a pedagogia da relação e da escuta: documentar e refletir sobre a experiência educativa." Zero-a-Seis 21, no. 39 (2019): 99–119. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p99.

Full text
Abstract:
O propósito do ensaio é fomentar o debate acerca da avaliação na Educação Infantil, enquanto prática de registro e acompanhamento do desenvolvimento das crianças, que resulta na produção de documentação específica sobre seus processos de desenvolvimento e aprendizagem nessa etapa educacional. Apresenta reflexões sobre essa temática, amparadas na definição de avaliação para a Educação Infantil presente na legislação educacional brasileira. Teoricamente se subsidia na Pedagogia da Relação e da Escuta, idealizada por Loris Malaguzzi. Além disso, para elucidar o conceito de avaliação, descreve uma experiência desenvolvida na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança, da Universidade Federal do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rocha, Ana Carolina Dantas, and Dixis Figueroa Pedraza. "Acompanhamento do crescimento infantil em unidades básicas de saúde da família do município de Queimadas, Paraíba, Brasil." Texto & Contexto - Enfermagem 22, no. 4 (2013): 1169–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000400036.

Full text
Abstract:
Estudo transversal que teve por objetivo avaliar as ações de acompanhamento do crescimento no contexto da atenção básica à saúde, no município de Queimadas, Paraíba, Brasil destacando aspectos estruturais e processuais. Foi aplicado um questionário às 204 mães das crianças estudadas, bem como analisados os instrumentos destinados ao acompanhamento da saúde das crianças e as 16 unidades de saúde do município. Na estrutura, observaram-se a completitude da equipe mínima e a capacitação dos enfermeiros para o atendimento à criança como principais limitações. Quanto ao processo, o pior desempenho foi para os registros de peso e de estatura nos últimos três meses. Para o registro de peso nos últimos três meses, o melhor desempenho foi constatado na zona urbana. Em função de atos realizados em discordância com o que preconizam as políticas públicas de atenção à saúde da criança, os achados indicam a não consolidação efetiva da ação de acompanhamento do crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rezende, Magda Andrade, Isa Maria de Gouveia Jorge, Meire Aparecida Celeste, Vanja Lúcia Figueira, Isaura Fuziko Gushiken, and Elizabeth Chandelier Pereira. "PROJETO CARI - UMA PROPOSTA DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 19, no. 3 (1985): 239–45. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234198501900300239.

Full text
Abstract:
O "Projeto CARI" tem por finalidade diminuir as taxas de morbi-mortalidade infantil através de: acompanhamento de crescimento; incentivo ao aleitamento natural; uso de terapia de reidratação oral; eprática de imunizações, em comunidades infantis. Sugerem-se ações que tem por objetivo capacitar a mãe nas quatro técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!