Academic literature on the topic 'Acupressão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Acupressão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Acupressão"

1

Vianna, Isabella Isis Rodrigues, Paula Oliveira Duarte, Raquel Athanasio, Daira Darlen Malta Neri de Melo, Luiza Oliveira Teixeira, Laura Castro Silva, and Luis David Solis-Murgas. "Acupressão e musicoterapia em equino com distúrbios comportamentais." Caderno de Ciências Agrárias 11 (December 26, 2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15959.

Full text
Abstract:
O objetivo com este relato de caso é mostrar as respostas comportamentais e fisiológicas em equinos sob tratamento integrativo com acupressão e musicoterapia. O relato de caso foi realizado na escola Pegasus Equitação localizada no município de Lavras-MG. Um animal foi selecionado por apresentar comportamentos estereotipados mais intensos, como medos excessivos e não aceitar a montaria, derrubando amazonas e cavaleiros. Este animal demonstrava medo excessivo de outros animais, barulhos e lonas. Os acupontos utilizados neste estudo (Yin Tang, VB 21, BE 21, BE 22, BE 23, P 1, VC 17, C 7, PC 6, PC 7, VC 4 e VC 6) foram escolhidos por atuar sobre o estresse, medo, desvios comportamentais e ansiedade. Todos os pontos foram estimulados em ambos os flancos. Além das sessões com os pontos de acupressão, também foi incluída a musicoterapia com música clássica a partir da segunda sessão, com o objetivo de auxiliar no relaxamento do animal. Ao início das sessões o animal apresentava constantes quadros de irritabilidade como abaixamento de orelhas e tensão muscular os quais foram diminuindo no decorrer do tratamento. Ademais, foi perceptível o aumento de práticas comportamentais que indicam tranquilidade e diminuição da ansiedade do paciente, como abaixamento de pescoço e fechamento dos olhos durante as sessões. Observou-se que na maior parte do período as frequências cardíaca e respiratória se apresentaram menores após as sessões realizadas. A proprietária do animal observou uma melhora comportamental em situações que antes eram consideradas inquietantes, estando o animal mais tranquilo a cada dia, não ocorrendo mais episódios de derrubar os cavaleiros e amazonas durante a montaria. Por conseguinte, afirma-se que os tratamentos realizados no animal apresentaram eficácia quanto à redução do estado de ansiedade do animal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zanelatto, Ana Paula. "Avaliação da acupressão auricular na síndrome do ombro doloroso: estudo de caso." Revista Brasileira de Enfermagem 66, no. 5 (October 2013): 694–701. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000500009.

Full text
Abstract:
A Síndrome do Ombro Doloroso (SOD) é definida como dor e limitação funcional decorrente do acometimento de estruturas estáticas e dinâmicas do ombro, como ligamentos, cápsula e músculos. É uma das queixas mais comuns e incapacitantes do sistema musculoesquelético na população em geral com uma prevalência estimada entre 15 a 25%. Este estudo objetivou avaliar os resultados da acupressão auricular quando usada como terapia no tratamento da Dor crônica, secundária à SOD, quanto ao efeito analgésico e terapêutico satisfatório e o tempo estimado de tratamento. Para a obtenção do objetivo foi realizado um Estudo de Caso que teve como intervenção a acupressão auricular com esferas de cristais e como indicador de resultado o questionário Penn Shoulder Score (PSS - Brasil). Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Conclui-se que a auriculoterapia é uma importante técnica terapêutica, pois o estudo demonstrou uma melhora na pontuação total do PSS - Brasil em 34,3%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mascarenhas, Victor Hugo Alves, Thays Rezende Lima, Fernanda Mendes Dantas e. Silva, Fabyanna dos Santos Negreiros, José Diego Marques Santos, Mayara Águida Porfírio Moura, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, and Herla Maria Furtado Jorge. "Evidências científicas sobre métodos não farmacológicos para alívio a dor do parto." Acta Paulista de Enfermagem 32, no. 3 (June 2019): 350–57. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900048.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Identificar na literatura nacional e internacional, estudos sobre a eficácia de métodos não farmacológicos na redução da dor do parto. Métodos Revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE/PUBMED, SCOPUS, CINAHL, LILACS e BDENF, com recorte temporal entre os anos de 2013 a 2018, em português, inglês e espanhol. Utilizado a metodologia PICo para construir a pergunta de pesquisa e selecionar descritores controlados e não controlados, que foram combinados com os operadores booleanos “AND”, “OR” e “NOT”. Resultados Foram selecionados 19 artigos. Dentre os métodos não farmacológicos encontrados, destacam-se: a acupuntura e suas principais variações (acupressão e auriculoterapia) (29,17%), hidroterapia (25%), exercícios perineais com a bola suíça (16,67%), terapias térmicas (8,33%) e os demais métodos (20,83%). Conclusão A acupuntura e a acupressão agem tanto sobre aspectos fisiológicos da dor como sobre sua subjetividade. O banho quente de aspersão, a musicoterapia, a aromaterapia e as técnicas de respiração promovem o relaxamento e a diminuição dos níveis de ansiedade. As terapias térmicas contribuem para a analgesia local de regiões afetadas pela dor. Os exercícios na bola suíça são importantes para reduzir a dor e adotar a posição vertical, importante na progressão do trabalho de parto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Garcia, Aline Korki Arrabal, Lígia Fahl Fonseca, Patricia Aroni, and Cristina Maria Galvão. "Estratégias para o alívio da sede: revisão integrativa da literatura." Revista Brasileira de Enfermagem 69, no. 6 (December 2016): 1215–22. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0317.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: analisar as estratégias utilizadas para minorar a sede do paciente hospitalizado. Método: revisão integrativa, para a qual as bases de dados PubMed, LILACS, CINAHL e o conjunto de referências organizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa da Sede foram selecionadas para a busca dos estudos primários, com os descritores: thirst, ice, cold, intervention, nursingcare, artificialsaliva. Resultados: a amostra da revisão foi composta de 10 estudos primários. As estratégias encontradas foram: baixa temperatura utilizando gaze congelada, lascas de gelo e água fria, mentol associado a estratégias frias, goma de mascar, acupressão, uso de canudo fino, substituto salivar e ingestão precoce de líquidos. Conclusão: a temperatura apresentou-se como estratégia predominante e efetiva para minorar a sede de pacientes cirúrgicos, em cuidado intensivo e em tratamentos de hemodiálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Ana Cláudia Costa, Ana Luiza Melo Lima Costa, Alice Brant Costa, Bettina Geber, Bruna Ferreira Alkmim, Giulia Costa Val Camarano, Rafaela Resende da Glória, Taruany Melo Nogueira, Vitória Alagia Ripari, and Adriel Gustavo Lopes. "Métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto: revisão sistemática." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 10 (October 16, 2020): e4448. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4448.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar por meio de uma revisão a importância dos métodos não farmacológicos para a construção de uma melhor vivência do trabalho de parto. Métodos: Revisão sistemática realizada nas bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS e SciELO, com o uso dos descritores “Terapias Complementares” e “Dor do Parto”, juntamente com o operador lógico de pesquisa "AND". Incluiu-se artigos em inglês, espanhol e português com o recorte temporal de 2016 a 2020. Resultados: Foram selecionados 19 artigos de ensaios clínicos randomizados. Avaliou-se as seguintes técnicas complementares: acupressão, auriculoterapia, aromaterapia, bola suíça, exercício respiratório, yoga, terapia floral, massagem, métodos térmicos e banho de aspersão como métodos não farmacológicos para o controle da dor durante o trabalho de parto. Considerações Finais: As terapias complementares são importantes aliadas no controle da dor, na promoção de uma sensação de satisfação e no fornecimento de um suporte para as parturientes. O uso destes meios não farmacológicos pode viabilizar uma melhor vivência do trabalho de parto, proporcionando um parto mais humanizado ao colocar a mulher como protagonista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

França, Graziela Santos da, Catarina Maria Lima, Thamires Lima Sarah, Gabriela Romão de Almeida Carvalho Santos, Letícia Loss de Oliveira, and Rodrigo Rocha de Souza. "A utilização de métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto e parto." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 1, 2021): e7215. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7215.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar quais são os métodos não farmacológicos utilizados para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Pubmed, por meio dos Descritores em Ciências Saúde: “Dor do parto”, “Terapias complementares” e “Trabalho de parto” e os Medical Subject Headings: “Labor pain”, “Complementary therapy” e “Labor”. Os critérios de inclusão foram artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol, com texto completo, que abordassem a temática, de 2015 a 2020. Como critérios de exclusão, artigos repetidos nas bases de dados, incompletos e fora do período estipulado, sendo selecionados 30 estudos. Resultados: Identificou-se inúmeros métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, entre eles auriculoterapia, acupressão, acupuntura, aromaterapia, musicoterapia e massagens. Considerações finais: Através desse estudo identificou-se quais são os métodos não farmacológicos utilizados para alívio da dor no trabalho de parto e parto, verificando a eficácia desses métodos, sendo eles diversificados e com baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

da Silva, Bianca Aparecida Brito, Thamyris Alexandre Salles, and Glauteice Freitas Guedes. "TERAPIAS NÃO FARMACOLÓGICAS UTILIZADAS PARA ALÍVIO DA DISMENORREIA PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA." Revista UNINGÁ 57, no. 4 (December 23, 2020): 101–18. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.4.101-118.

Full text
Abstract:
A dismenorreia primária é considerada um distúrbio álgico em região suprapúbica associada também a outros sintomas, que ocorrem no período menstrual, provocando redução da qualidade das atividades de vida diária, atenuação da produtividade laboral e absenteísmo, constituindo-se um problema de saúde pública, o que torna imprescindível a busca por tratamentos eficientes. Diante dessa problemática e do grande número de mulheres que sofrem e são prejudicadas por esse distúrbio a pergunta norteadora desta pesquisa foi: “Quais as terapias não farmacológicas que podem combater ou amenizar a dismenorreia?” O objetivo deste estudo foi identificar na literatura evidências científicas sobre terapias não farmacológicas que podem ser utilizadas para o alívio da dismenorreia primária. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que explorou artigos nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. O corpus da revisão foi composto por 29 publicações. Os métodos não farmacológicos relevantes para a redução da dismenorreia primária encontrados foram: acupressão; acupuntura; aromaterapia; bandagem elástica funcional; estimulação elétrica nervosa transcutânea; exercícios físicos; massagem aromaterapêutica; massagem terapêutica; moxabustão; pilates; raios infravermelhos; termoterapia e yoga. Os estudos apontaram que estes métodos foram efetivos para o alívio da dismenorreia primária. Nesse âmbito, é importante que os profissionais de saúde, tenham conhecimento acerca da efetividade destas terapias, o que contribui para a integralidade do cuidado, orientação eficiente e assertiva quanto aos inúmeros métodos alternativos existentes para estes quadros dolorosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ramos, Sarah Arrais, Vanessa Leite de Morais, and Daniela Maristane Vieira Lopes Maciel. "Estratégias fisioterapêuticas para alívio da dor durante trabalho de parto." Scire Salutis 8, no. 2 (September 25, 2018): 76–87. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2236-9600.2018.002.0008.

Full text
Abstract:
O parto humanizado é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir saúde materna e neonatal, reduzir as taxas de mortalidades nessa população e restringir o uso de recursos tecnológicos. O fisioterapeuta é o profissional habilitado para acompanhar a parturiente em trabalho de parto, garantindo seu protagonismo e ofertando recursos e técnicas não farmacológicas para a promoção de analgesia, segurança e conforto. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão bibliográfica para identificar as principais estratégias utilizadas na assistência fisioterapêutica durante o trabalho de parto e parto humanizado para alívio da dor. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, nos últimos 10 anos, entre novembro de 2017 e abril de 2018, nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico, Periódicos Capes, LILACS e SCIELO, por ensaios clínicos randomizados, revisões bibliográficas e metanálises de efeitos randômicos, além de manuais oficiais do Ministério da Saúde. A seleção de artigos elegíveis e a avaliação de sua qualidade metodológica foram feitas independentemente por dois revisores, e as palavras-chave utilizadas foram: ‘fisioterapia’; ‘parto humanizado’; ‘dor de parto’; e ‘trabalho de parto’, e seus correlatos na língua inglesa: ‘physical therapy’; ‘humanized labor’; ‘labor pain’; e ‘labor’. As estratégias fisioterapêuticas utilizadas durante o trabalho de parto e parto humanizado para alívio da dor foram desde técnicas ocidentais a orientais, tais quais: posicionamento e deambulação bola suíça, percepção respiratória, relaxamento, TENS, massagem, banhos quentes, crioterapia, reflexologia, auriculoterapia, acupuntura e acupressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Ana Paula Gomes da, Maria das Graças Rodrigues de Araújo, and Marcelo Renato Guerino. "Efeitos da auriculoterapia com sementes de mostarda na dor lombar crônica de profissionais de enfermagem." Fisioterapia e Pesquisa 28, no. 2 (June 2021): 136–44. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/19028128022021.

Full text
Abstract:
RESUMO Mais de 60% dos trabalhadores de enfermagem apresentam episódio de lombalgia durante um ano, provocando um impacto socioeconômico negativo, uma vez que é uma das maiores causas de faltas e afastamentos do trabalho. A auriculoterapia é uma técnica da acupuntura de baixo custo e não invasiva, que utiliza o pavilhão auricular como um microssistema do organismo humano mapeado por pontos que, estimulados, podem tratar diversas enfermidades. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar a eficácia da auriculoterapia com sementes de mostarda (Brassica juncea) na melhora da dor, na funcionalidade e na mobilidade lombar de profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem do sexo feminino com dor lombar crônica. Foi realizado um ensaio clínico randomizado cego, dividido em dois grupos: um utilizou sementes de mostarda para acupressão nos pontos auriculares “Shen-Men”, “Rim”, “Simpático” e “Coluna Lombar” e o grupo placebo utilizou espuma de poliuretano de baixa densidade no lugar das sementes. Cada grupo realizou quatro sessões de auriculoterapia, uma vez por semana. Os grupos foram analisados por meio de termogramas infravermelhos e algometria por pressão para a dor, a medida dedo-chão para mobilidade e Questionário Roland-Morris para funcionalidade da coluna, com intervalo de confiança de 95%. A auriculoterapia com sementes de mostarda reduziu a temperatura média nos termogramas analisados em 0,8°C, bem como, aumentou o limiar de dor à pressão na coluna lombar das voluntárias em 0,4 Kgf, o que demonstra uma melhora significativa da dor lombar. Portanto, a auriculoterapia com sementes de mostarda mostrou-se eficaz na melhora da dor lombar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Doan, Y., C. Stern, B. Liu, and A. Baumelou. "Phyto-acupression et troubles du sommeil : étude pilote YSOM." Hegel N° 3, no. 3 (2019): 248. http://dx.doi.org/10.3917/heg.093.0248.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Acupressão"

1

Abranches, Patrícia Verónica Domingues. "A acupressão como terapia complementar durante o trabalho de parto." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/16501.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
O presente relatório abrange a evolução ao longo do percurso de aprendizagem no 5º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (CMESMO), nos vários Ensino Clinico (EC), especialmente do Ensino Clínico Estágio com Relatório (ECER). Para o desenvolvimento das competências preconizadas para esta Unidade Curricular (UC) foi delineado um objetivo geral: aprofundar conhecimentos que permitissem desenvolver competências, como Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO), no cuidado à mulher, feto/recém-nascido e família durante a gravidez, trabalho de parto (TP), puerpério e em situação de doença ginecológica. Ao longo deste relatório descrevo, analiso e avalio a forma como desenvolvi as atividades que me permitiram desenvolver as competências supracitadas. Paralelamente ao desenvolvimento destas competências foi selecionada uma temática de interesse: A acupressão como terapia complementar durante o trabalho de parto – contributos para o cuidado de Enfermagem em Obstetrícia, sendo que o objetivo especifico estabelecido foi desenvolver competências no alívio da dor da mulher em TP através de estratégias não farmacologicas (ENF), especificamente das terapias complementares e alternativas (TCA) como coadjuvantes dos Cuidados de Enfermagem nesta área específica. Considerei pertinente abordar ainda outras terapias – Shiatsu e acupunctura - pela sua íntima relação com a acupressão, demonstrada pela evidência. Para dar resposta a este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, em bases de dados e junto de entidades oficiais na área das terapias complementares. Através da análise da evidência científica consegui aprofundar conhecimentos relativamente à acupressão e perceber a sua importância no controlo da dor da mulher em TP, assim como a forma como estas podem ser coadjuvantes nos cuidados de Enfermagem Especializados em Saúde Materna e Obstétrica. Ao longo dos vários EC tive oportunidade de dar a conhecer as terapias complementares aos pares, aplicar as mesmas e verificar alguns dos seus efeitos. Contudo a evidência científica nesta área é ainda escassa como referem os autores analisados. Tendo em conta a particularidade da temática e a pesquisa realizada considerei apropriado fundamentar o presente trabalho na “Teoria dos Seres Humanos Unitários” de Martha Rogers com orientação para “campos da energia” e “padrão de ondas”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pivetta, Adrieli. "ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E TÉCNICAS DE ACUPRESSÃO COMO POSSIBILIDADE DE CUIDADO EM SAÚDE." Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7442.

Full text
Abstract:
As a means of providing the new care options population, with low cost, high effectiveness, in which the subjects themselves were/are co-responsible for their health, contributing also to the health of family and community, we sought to add to this search health education activities implemented by nurses, traditional Chinese medicine, presented by the Health Ministry in the National Integrative and Complementary Practices Politic. Therefore this research has owned the guiding question: "What benefits nurses can bring to the subjects when used as a health education strategy to traditional Chinese medicine, prepared by the National Politics on Integrative and Complementary Practices? Was defined as general objective: To develop health education strategies, using Traditional Chinese Medicine, such as innovation service. And the following objectives: (1) Provide by conducting meetings, knowledge and learning of Traditional Chinese Medicine for acupressure techniques, and (2) identify the knowledge about Traditional Chinese Medicine before and after the educational activities. For this, there was a Convergent Care Research in a Family Health Strategy, the urban area of a city in the Rio Grande do Sul Northwest, where in a group, health education activities were held, at which the subjects were invited to visit and use practices related to Traditional Chinese Medicine as a new option (self) care. Important to remember that this method were associated with research and care, which occurred at the same time. For the collection of information was used to semi-structured interviews and participant observation, and interpretation and analysis, which occurred simultaneously with the collection, we have followed the steps as defined by the method. The results led to three categories: conceptualizing health in the perception of the subjects, knowledge of the subjects on Traditional Chinese Medicine and Traditional Chinese Medicine / Acupressure: benefits and health education strategies. With the completion of the study revealed that acupressure can be deployed in health services, and proves to be beneficial both to the subject, which adds new knowledge, as the professional who gets to know better your public and offer you health conditions alternative ways.
Como meio de disponibilizar à população novas opções de cuidado, com baixo custo, elevada efetividade, nas quais os próprios sujeitos foram/são co-responsáveis por sua saúde, contribuindo também na saúde da família e comunidade, buscou-se com esta pesquisa agregar às ações de educação em saúde, desenvolvidas pelo enfermeiro, a Medicina Tradicional Chinesa, apresentada pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Para tanto esta investigação possuiu a questão norteadora: Quais benefícios o enfermeiro pode trazer aos sujeitos quando utiliza como estratégia de educação em saúde a Medicina Tradicional Chinesa, disposta na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares? Definiu-se como objetivo geral: Desenvolver estratégias de educação em saúde, utilizando a Medicina Tradicional Chinesa, como inovação ao serviço. E como objetivos específicos: (1) Proporcionar através da realização de encontros, o conhecimento e aprendizagem da Medicina Tradicional Chinesa em relação a técnicas de acupressão, e (2) Identificar o conhecimento sobre Medicina Tradicional Chinesa antes e após as ações educativas. Para isso, realizou-se uma Pesquisa Convergente Assistencial em uma Estratégia Saúde da Família, na zona urbana de um município do Noroeste do Rio Grande do Sul, onde em um grupo, com doze sujeitos participantes da pesquisa, foram realizadas atividades de educação em saúde, momento em que os sujeitos foram convidados a conhecer e a utilizar práticas relacionadas a Medicina Tradicional Chinesa como nova opção de (auto)cuidado. Importante lembrar que neste método associaram-se pesquisa e assistência, as quais ocorreram ao mesmo tempo. Para a coleta de informações foram utilizadas a entrevista semi-estruturada e a observação participante, e para interpretação e análise, que ocorreram simultaneamente com a coleta, foram seguidas as fases apresentadas pelo método. Os resultados deram origem à três categorias: conceituando saúde na percepção dos sujeitos, conhecimento dos sujeitos sobre Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Tradicional Chinesa/acupressão: benefícios e estratégias de educação em saúde. Com a realização do estudo, ficou evidente que a acupressão pode ser implantada em serviços de saúde, e demonstra-se benéfica tanto ao sujeito, que agrega novos conhecimentos, como aos profissional que passa a conhecer melhor seu publico e oferecer-lhe condições de saúde de maneiras alternativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Patrícia Isabel Rodrigues da. "Tratamento de náuseas e vómitos na grávida por pressão periódica num ponto de acupunctura." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2008. http://hdl.handle.net/10400.6/876.

Full text
Abstract:
As náuseas e os vómitos são a condição médica mais comum durante a gravidez, são comummente designados “enjoo matinal” e afectam cerca de 60-80% das mulheres grávidas. Representam um dos grandes incómodos para a grávida, repercutindo-se na diminuição do bem-estar e qualidade de vida de mãe, feto e restante família.11 Apresentam vários factores etiológicos possíveis (genéticos, imunológicos, endócrinos, psicológicos, vitamínicos, aparelho gastrointestinal).14,15, 19, 21 As opções terapêuticas convencionais das náuseas e vómitos dividem-se em farmacológicas e não farmacológicas. São variadas, embora nem sempre usadas pelo seu potencial risco teratogénico. 2, 16, 19 A maior parte das vezes a sintomatologia regride, embora uma pequena percentagem possa manifestar sintomatologia mais severa, conhecida por hiperemese gravídica. Tendo conhecimento desta problemática e da crescente aplicação de técnicas de acupunctura no tratamento desta sintomatologia, como a acupressão, resolveu-se desenvolver um protocolo de tratamento dos vómitos na gravidez por pressão periódica num ponto de acupunctura e aplica-lo num Serviço de Obstetrícia. O ponto P6 de Neiguan foi o ponto usado, por estar associado a redução de emese na gravidez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mafetoni, Reginaldo Roque 1979. "Acupressão para alívio da dor no trabalho de parto = ensaio clínico randomizado = Acupressure for pain relief in women during labour: a randomized clinical trial." [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283890.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonieta Keiko Kakuda Shimo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
Made available in DSpace on 2018-08-24T10:50:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mafetoni_ReginaldoRoque_M.pdf: 1765630 bytes, checksum: 7421b5f67d41e9a6d29e4c7abd2d5fdf (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: Objetivos: Avaliar os efeitos da acupressão no ponto Sanyinjiao (BP6) sobre a dor na primeira fase do trabalho de parto, o consumo de drogas analgésicas e analgesias/anestesias, o incômodo pelo tratamento recebido, o tempo de trabalho de parto, a taxa de cesárea o índice de Apgar no 1º e 5º minuto do recém-nascido e a satisfação pessoal em utilizar o tratamento entre os grupos. Método: Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado, de caráter pragmático, com características simples-cego na avaliação da dor e duplo-cego nos desfechos de tempo de trabalho de parto e taxa de cesárea. Foram selecionadas 156 gestantes, com ? 37 semanas, dilatação cervical ? 4 cm e ? 2 contrações em 10 minutos, divididas em três grupos por meio de uma lista de números aleatórios, em um hospital universitário do interior do estado de São Paulo, Brasil, para receber acupressão, placebo ou participar como controle. Todas as participantes foram orientadas e estimuladas a realizar uma técnica de exercício respiratório e relaxamento muscular. A acupressão foi aplicada no ponto BP6 e a intensidade da dor avaliada por uma Escala Analógica e Visual (EAV) antes do tratamento, imediatamente (20 minutos) e 1 hora após o tratamento. Resultados: A média do escore de dor da EAV não foi diferente nos três grupos na admissão (p=0.0929), porém, as diferenças se fizeram imediatamente (p=<0.0001) e com 1 hora após o tratamento (p=<0.0001) de forma significativa entre os grupos. O incomodo do tratamento foi pequeno, informado por três participantes do grupo BP6. A média de duração do trabalho de parto apresentou diferença significativa nos três grupos a partir do tratamento até o nascimento do neonato (p=0.0047). A taxa de cesárea não mostrou diferença entre os grupos (p=0.2526) nem a avaliação de Apgar no primeiro e quinto minuto de vida do neonato (p=0.7218). O uso de analgésicos, anestesias e a satisfação pessoal do tratamento oferecido para um provável uso no futuro foram homogêneos entre os grupos, porém, a recordação sobre o alívio da dor durante o trabalho de parto foi maior no grupo acupressão BP6 (p=0.0018). Não houve diferença no uso de ocitocina (p=0.0521) e prostaglandina (p=0.9801), embora as participantes do grupo controle recebessem no total menos indução durante o trabalho de parto (p=0.0065). Conclusões: A acupressão no ponto BP6 se mostrou uma medida útil no alívio da dor, complementar para conduzir o trabalho de parto, encurtando este período, não invasiva e uma via de melhorar a qualidade dos cuidados à parturiente, sem ocasionar efeitos adversos para mãe ou para o neonato, entretanto, não houve diferença na taxa de cesárea neste estudo
Abstract: Purposes: To evaluate the effects of applying acupressure at the Sanyinjiao point (SP6) on pain in the first stage of labor, the use of analgesic drugs and anesthetics, the discomfort from the treatment received, delivery time in women in labor, the cesarean section rate, Apgar score at 1st and 5th minute of newborn, and personal satisfaction in using the treatment offered among groups. Method: The study design was a randomized controlled clinical trial of pragmatic character using a single-blind method to the evaluation of pain and a double-blinded for delivery time and cesarean section rate. 156 pregnant women were selected, with ? 37 weeks, cervical dilatation ? 4 cm and ? 2 contractions in 10 minutes, randomly divided into three groups in a university hospital in the state of São Paulo, Brazil. The women received acupressure, placebo or received standard care (control group). All of them were guided and stimulated to perform a technique of breathing exercises and muscle relaxation. The intervention was applied at the point SP6 and pain intensity was assessed by Visual Analog Scale (VAS) before the treatment, immediately (20 minutes) and 1 hour after the treatment. Results: The average pain score of VAS was no different in the three groups at baseline (p=0.0929), but the difference was immediately made (p=<0.0001) and at 1 hour after treatment (p=<0.0001) significantly between groups. The discomfort of treatment was small, reported by three participants in the SP6 group. The average duration of labor showed significant difference among the three groups, from the treatment until the birth (p=0.0047). The cesarean section rate showed no difference between the groups (p=0.2526) or the assessment of Apgar at the first and fifth minute of the newborn's life (p=0.7218). The use of analgesics, anesthetics and personal satisfaction of treatment offered for probable future use were homogeneous between the groups, but the memory on the reduction of pain during labor was greater in the acupressure group SP6 (p =0.0018). There was no difference in the use of oxytocin (p=0.0521) and prostaglandin (p=0.9801), although the participants in the control group received total less induction during labor (p=0.0065). Conclusions: The acupressure point SP6 showed a helpful measure to relieve pain, complementary to induce labor, shortening this period, non-invasive and a way of improving the quality of care the patient received without causing adverse effects to the mother or the newborn. However, there was no difference in cesarean section rate in this study
Mestrado
Enfermagem e Trabalho
Mestre em Ciências da Saúde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gameiro, Maria de Lurdes Gardete Pereira. "Desenvolvimento da terapia complementar na fase latente do trabalho de parto: massagem de Shiatsu." Master's thesis, Universidade de Évora, 2016. http://hdl.handle.net/10174/20717.

Full text
Abstract:
A fase latente do trabalho de parto é uma fase dolorosa, frequentemente suportada com dificuldade pela mulher/família. O projeto Maternidade com Qualidade, da Ordem dos Enfermeiros, preconiza o parto natural. Objetivou-se introduzir nos cuidados à parturiente a massagem de Shiatsu como método não farmacológico de alívio da dor durante na fase latente do trabalho de parto. Recorreu-se a um questionário e a observação. Fez-se formação aos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica e aplicou-se a massagem às parturientes. Conduziu-se um estudo que revelou que as parturientes referem satisfação na massagem, melhor controlo e redução da dor. A maioria prescindiu do uso de medicação. Fez-se divulgação na aula de preparação para o parto, a nível hospitalar e através da internet. Criaram-se materiais de suporte à prática dos enfermeiros no ensino à parturiente. Introduziu-se este parâmetro na folha da Maternidade com Qualidade, para se conhecer a dimensão estatística da aplicação; ABSTRACT: Title: Complementary Therapy Development in Latent Phase of Labor and Delivery: Shiatsu Massage Early labor is a painful stage, being frequently bared with difficulty by the birth. The aim of this study was to introduce the Shiatsu massage as a nonpharmacological method of pain relief during the latent stage of labor. A questionnaire and observation were used. Specialist Nurses in Maternal and Obstetrical Health were trained and the massage was applied to the parturients. A study was conducted which revealed that the parturients refer satisfaction in the massage, better control of the pain and intensity reduction. Most of them dispensed medication. Information on the project was conducted in the Birth Preparation Course, in the hospital and throughout the internet. Educational materials This parameter was included in Maternity with Quality statistic sheet, in order to get awareness on the statistic dimension of the massage appliance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Yuan, Susan Lee King. "Eficácia do Shiatsu na dor, sono, ansiedade, nível de confiança no equilibrio e qualidade de vida de indivíduos com fibromialgia: um ensaio clínico controlado." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5163/tde-12122012-150337/.

Full text
Abstract:
Introdução: A fibromialgia é uma desordem reumatológica comum que compromete significativamente a qualidade de vida. Caracteriza-se por dor crônica generalizada e limiar de dor diminuído, associados normalmente a sintomas e comorbidades, como sono não reparador, distúrbios de equilíbrio e ansiedade. Dentre as modalidades de tratamento, vem crescendo o uso das terapias alternativas e complementares, porém mais evidências são necessárias. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o efeito do Shiatsu na dor, qualidade de sono, ansiedade, nível de confiança no equilíbrio e qualidade de vida relacionada à saúde de indivíduos com fibromialgia. Método: participaram do estudo 34 sujeitos na faixa etária de 33 a 62 anos, divididos em: Grupo Shiatsu (GS; n=17), que realizou 16 sessões de Shiatsu corporal com duração de 50 minutos, duas vezes por semana, e Grupo Controle (GC; n=17), que recebeu orientações educativas através de uma cartilha. Os grupos foram avaliados na linha de base, após 4 e 8 semanas, quanto a: intensidade da dor pela Escala Visual Analógica (EVA), limiar de dor pela dolorimetria, qualidade de sono pelo Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), ansiedade pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado, confiança no equilíbrio pela Escala de Confiança no Equilíbrio em Atividades Específicas (Escala ABC) e qualidade de vida pelo Questionário de Impacto da Fibromialgia (QIF). Resultados: por regressão logística, verificou-se que o tratamento de oito semanas com Shiatsu está associado à melhora na EVA (p=0,043), limiar de dor (p=0,014), IQSP (p=0,006), Escala ABC (p=0,026) e QIF (p=0,016). Todas essas variáveis também apresentaram ganho percentual relativo clinicamente importante (EVA: 40,6%; limiar de dor: 76,4%; IQSP: 34,4%; Escala ABC: 44,2%; QIF: 22,3%). Não foram observadas melhoras estatisticamente significantes ou clinicamente relevantes para a ansiedade. Conclusão: o Shiatsu foi eficaz para melhorar a dor, qualidade de sono, confiança no equilíbrio e qualidade de vida de sujeitos com fibromialgia.
Introduction: Fibromyalgia is a common rheumatological disorder that greatly impairs quality of life. It is characterized by chronic widespread pain and decreased pain threshold, normally associated with symptoms and comorbidities, such as non-restorative sleep, balance disorders and anxiety. Among treatment modalities, the use of complementary and alternative therapies is increasing, but more evidence is needed. The main objective of this study was to evaluate the effect of Shiatsu in pain, sleep quality, anxiety, balance confidence level and health-related quality of life of individuals with fibromyalgia. Methods: 34 subjects aged 33 to 62 years participated in this study and were divided into: Shiatsu Group (SG; n=17), which received 16 sessions of full-body Shiatsu lasting 50 minutes, twice a week, and Control Group (CG; n=17), which received educational guidance through a booklet. Groups were assessed at baseline, after 4 and 8 weeks, regarding: pain intensity by Visual Analogue Scale (VAS), pain threshold by dolorimetry, sleep quality by Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI), anxiety by State-Trait Anxiety Inventory, balance confidence level by Activities-specific Balance Confidence Scale (ABC Scale) and quality of life by the Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQ). Results: by logistic regression, it was found that the eight-week treatment with Shiatsu was associated with improvements in VAS (p=0.043), pain threshold (p=0.014), PSQI (p=0.006), ABC Scale (p=0.026) and FIQ (p=0.016). All these variables also presented clinically important relative percentage changes (VAS: 40.6%; pain threshold: 76.4%; PSQI: 34.4%; ABC Scale: 44.2%; FIQ: 22.3%). There were no statistically significant or clinically relevant improvements for anxiety. Conclusion: Shiatsu was effective for improving pain, sleep quality, balance confidence and quality of life of subjects with fibromyalgia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Prudente, Catarina Alexandra Oliveira Pereira. "A acupressão durante o primeiro estádio do trabalho de parto :." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/32065.

Full text
Abstract:
Este documento relata o meu percurso académico no que concerne ao desenvolvimento de competências, enquanto futura Enfermeira Especialista no âmbito do 8.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. O Estágio com Relatório proporcionou-me inúmeras experiências no cuidado especializado à mulher e recém-nascido inserido na sua família e comunidade durante o trabalho de parto, tendo sido a Sala de Partos o contexto mais seguro e adequado para a implementação da acupressão, dados os riscos de indução do trabalho de parto noutros Ensinos Clínicos. A acupressão é uma vertente da acupuntura de fácil aplicabilidade, baixo custo, sem efeitos adversos e com resultados eficazes na gestão da dor como também na dinâmica uterina, rotação fetal e dilatação cervical. Apesar da pouca evidência científica existente, procurei desenvolver esta técnica e conhecer os seus resultados, enquanto promotora do conforto multidimensional junto da mulher/casal durante o primeiro estádio do trabalho de parto, tendo por base a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba e uma prática baseada na evidência apoiada numa revisão scoping. A recorrente prática de analgesia epidural foi um dos critérios limitativos ao projeto mas os resultados recolhidos com apoio de um documento de registo de interação mostraram benefícios no controlo físico e psicoemocional da dor. A participação ativa do pai no trabalho de parto proporcionou segurança e conforto à parturiente tornando-a mais confiante e capacitada para a vivência desta experiência assim como uma saudável transição para a parentalidade vivida em casal. Para atingir a plena eficácia terapêutica da acupressão, é imperativo a formação dos profissionais de saúde e a mudança de práticas e protocolos hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Acupressão"

1

Acupressão: Aplicações Clínicas em Doenças Musculoesqueléticas. Manole, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Acupressão: o Caminho para a Saúde: Jin Shin Do. Manole, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Massagem Sentada: a Arte Tradicional de Acupressão: AMMA, A. Madras, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wagner. Acupression digitale. Vigot Maloine, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wright, Janet. Réflexologie et acupression : Le massage des points réflexes. Flammarion, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Beresford-Cooke, Carola, and Peter Albright. Acupression. Une introduction pratique aux effets bénéfiques de cette thérapie. Amphora, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography