To see the other types of publications on this topic, follow the link: Acupressão.

Journal articles on the topic 'Acupressão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 20 journal articles for your research on the topic 'Acupressão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Vianna, Isabella Isis Rodrigues, Paula Oliveira Duarte, Raquel Athanasio, Daira Darlen Malta Neri de Melo, Luiza Oliveira Teixeira, Laura Castro Silva, and Luis David Solis-Murgas. "Acupressão e musicoterapia em equino com distúrbios comportamentais." Caderno de Ciências Agrárias 11 (December 26, 2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15959.

Full text
Abstract:
O objetivo com este relato de caso é mostrar as respostas comportamentais e fisiológicas em equinos sob tratamento integrativo com acupressão e musicoterapia. O relato de caso foi realizado na escola Pegasus Equitação localizada no município de Lavras-MG. Um animal foi selecionado por apresentar comportamentos estereotipados mais intensos, como medos excessivos e não aceitar a montaria, derrubando amazonas e cavaleiros. Este animal demonstrava medo excessivo de outros animais, barulhos e lonas. Os acupontos utilizados neste estudo (Yin Tang, VB 21, BE 21, BE 22, BE 23, P 1, VC 17, C 7, PC 6, PC 7, VC 4 e VC 6) foram escolhidos por atuar sobre o estresse, medo, desvios comportamentais e ansiedade. Todos os pontos foram estimulados em ambos os flancos. Além das sessões com os pontos de acupressão, também foi incluída a musicoterapia com música clássica a partir da segunda sessão, com o objetivo de auxiliar no relaxamento do animal. Ao início das sessões o animal apresentava constantes quadros de irritabilidade como abaixamento de orelhas e tensão muscular os quais foram diminuindo no decorrer do tratamento. Ademais, foi perceptível o aumento de práticas comportamentais que indicam tranquilidade e diminuição da ansiedade do paciente, como abaixamento de pescoço e fechamento dos olhos durante as sessões. Observou-se que na maior parte do período as frequências cardíaca e respiratória se apresentaram menores após as sessões realizadas. A proprietária do animal observou uma melhora comportamental em situações que antes eram consideradas inquietantes, estando o animal mais tranquilo a cada dia, não ocorrendo mais episódios de derrubar os cavaleiros e amazonas durante a montaria. Por conseguinte, afirma-se que os tratamentos realizados no animal apresentaram eficácia quanto à redução do estado de ansiedade do animal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zanelatto, Ana Paula. "Avaliação da acupressão auricular na síndrome do ombro doloroso: estudo de caso." Revista Brasileira de Enfermagem 66, no. 5 (October 2013): 694–701. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000500009.

Full text
Abstract:
A Síndrome do Ombro Doloroso (SOD) é definida como dor e limitação funcional decorrente do acometimento de estruturas estáticas e dinâmicas do ombro, como ligamentos, cápsula e músculos. É uma das queixas mais comuns e incapacitantes do sistema musculoesquelético na população em geral com uma prevalência estimada entre 15 a 25%. Este estudo objetivou avaliar os resultados da acupressão auricular quando usada como terapia no tratamento da Dor crônica, secundária à SOD, quanto ao efeito analgésico e terapêutico satisfatório e o tempo estimado de tratamento. Para a obtenção do objetivo foi realizado um Estudo de Caso que teve como intervenção a acupressão auricular com esferas de cristais e como indicador de resultado o questionário Penn Shoulder Score (PSS - Brasil). Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Conclui-se que a auriculoterapia é uma importante técnica terapêutica, pois o estudo demonstrou uma melhora na pontuação total do PSS - Brasil em 34,3%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mascarenhas, Victor Hugo Alves, Thays Rezende Lima, Fernanda Mendes Dantas e. Silva, Fabyanna dos Santos Negreiros, José Diego Marques Santos, Mayara Águida Porfírio Moura, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, and Herla Maria Furtado Jorge. "Evidências científicas sobre métodos não farmacológicos para alívio a dor do parto." Acta Paulista de Enfermagem 32, no. 3 (June 2019): 350–57. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900048.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Identificar na literatura nacional e internacional, estudos sobre a eficácia de métodos não farmacológicos na redução da dor do parto. Métodos Revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE/PUBMED, SCOPUS, CINAHL, LILACS e BDENF, com recorte temporal entre os anos de 2013 a 2018, em português, inglês e espanhol. Utilizado a metodologia PICo para construir a pergunta de pesquisa e selecionar descritores controlados e não controlados, que foram combinados com os operadores booleanos “AND”, “OR” e “NOT”. Resultados Foram selecionados 19 artigos. Dentre os métodos não farmacológicos encontrados, destacam-se: a acupuntura e suas principais variações (acupressão e auriculoterapia) (29,17%), hidroterapia (25%), exercícios perineais com a bola suíça (16,67%), terapias térmicas (8,33%) e os demais métodos (20,83%). Conclusão A acupuntura e a acupressão agem tanto sobre aspectos fisiológicos da dor como sobre sua subjetividade. O banho quente de aspersão, a musicoterapia, a aromaterapia e as técnicas de respiração promovem o relaxamento e a diminuição dos níveis de ansiedade. As terapias térmicas contribuem para a analgesia local de regiões afetadas pela dor. Os exercícios na bola suíça são importantes para reduzir a dor e adotar a posição vertical, importante na progressão do trabalho de parto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Garcia, Aline Korki Arrabal, Lígia Fahl Fonseca, Patricia Aroni, and Cristina Maria Galvão. "Estratégias para o alívio da sede: revisão integrativa da literatura." Revista Brasileira de Enfermagem 69, no. 6 (December 2016): 1215–22. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0317.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: analisar as estratégias utilizadas para minorar a sede do paciente hospitalizado. Método: revisão integrativa, para a qual as bases de dados PubMed, LILACS, CINAHL e o conjunto de referências organizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa da Sede foram selecionadas para a busca dos estudos primários, com os descritores: thirst, ice, cold, intervention, nursingcare, artificialsaliva. Resultados: a amostra da revisão foi composta de 10 estudos primários. As estratégias encontradas foram: baixa temperatura utilizando gaze congelada, lascas de gelo e água fria, mentol associado a estratégias frias, goma de mascar, acupressão, uso de canudo fino, substituto salivar e ingestão precoce de líquidos. Conclusão: a temperatura apresentou-se como estratégia predominante e efetiva para minorar a sede de pacientes cirúrgicos, em cuidado intensivo e em tratamentos de hemodiálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Ana Cláudia Costa, Ana Luiza Melo Lima Costa, Alice Brant Costa, Bettina Geber, Bruna Ferreira Alkmim, Giulia Costa Val Camarano, Rafaela Resende da Glória, Taruany Melo Nogueira, Vitória Alagia Ripari, and Adriel Gustavo Lopes. "Métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto: revisão sistemática." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 10 (October 16, 2020): e4448. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4448.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar por meio de uma revisão a importância dos métodos não farmacológicos para a construção de uma melhor vivência do trabalho de parto. Métodos: Revisão sistemática realizada nas bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS e SciELO, com o uso dos descritores “Terapias Complementares” e “Dor do Parto”, juntamente com o operador lógico de pesquisa "AND". Incluiu-se artigos em inglês, espanhol e português com o recorte temporal de 2016 a 2020. Resultados: Foram selecionados 19 artigos de ensaios clínicos randomizados. Avaliou-se as seguintes técnicas complementares: acupressão, auriculoterapia, aromaterapia, bola suíça, exercício respiratório, yoga, terapia floral, massagem, métodos térmicos e banho de aspersão como métodos não farmacológicos para o controle da dor durante o trabalho de parto. Considerações Finais: As terapias complementares são importantes aliadas no controle da dor, na promoção de uma sensação de satisfação e no fornecimento de um suporte para as parturientes. O uso destes meios não farmacológicos pode viabilizar uma melhor vivência do trabalho de parto, proporcionando um parto mais humanizado ao colocar a mulher como protagonista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

França, Graziela Santos da, Catarina Maria Lima, Thamires Lima Sarah, Gabriela Romão de Almeida Carvalho Santos, Letícia Loss de Oliveira, and Rodrigo Rocha de Souza. "A utilização de métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto e parto." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 1, 2021): e7215. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7215.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar quais são os métodos não farmacológicos utilizados para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Pubmed, por meio dos Descritores em Ciências Saúde: “Dor do parto”, “Terapias complementares” e “Trabalho de parto” e os Medical Subject Headings: “Labor pain”, “Complementary therapy” e “Labor”. Os critérios de inclusão foram artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol, com texto completo, que abordassem a temática, de 2015 a 2020. Como critérios de exclusão, artigos repetidos nas bases de dados, incompletos e fora do período estipulado, sendo selecionados 30 estudos. Resultados: Identificou-se inúmeros métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, entre eles auriculoterapia, acupressão, acupuntura, aromaterapia, musicoterapia e massagens. Considerações finais: Através desse estudo identificou-se quais são os métodos não farmacológicos utilizados para alívio da dor no trabalho de parto e parto, verificando a eficácia desses métodos, sendo eles diversificados e com baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

da Silva, Bianca Aparecida Brito, Thamyris Alexandre Salles, and Glauteice Freitas Guedes. "TERAPIAS NÃO FARMACOLÓGICAS UTILIZADAS PARA ALÍVIO DA DISMENORREIA PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA." Revista UNINGÁ 57, no. 4 (December 23, 2020): 101–18. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.4.101-118.

Full text
Abstract:
A dismenorreia primária é considerada um distúrbio álgico em região suprapúbica associada também a outros sintomas, que ocorrem no período menstrual, provocando redução da qualidade das atividades de vida diária, atenuação da produtividade laboral e absenteísmo, constituindo-se um problema de saúde pública, o que torna imprescindível a busca por tratamentos eficientes. Diante dessa problemática e do grande número de mulheres que sofrem e são prejudicadas por esse distúrbio a pergunta norteadora desta pesquisa foi: “Quais as terapias não farmacológicas que podem combater ou amenizar a dismenorreia?” O objetivo deste estudo foi identificar na literatura evidências científicas sobre terapias não farmacológicas que podem ser utilizadas para o alívio da dismenorreia primária. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que explorou artigos nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. O corpus da revisão foi composto por 29 publicações. Os métodos não farmacológicos relevantes para a redução da dismenorreia primária encontrados foram: acupressão; acupuntura; aromaterapia; bandagem elástica funcional; estimulação elétrica nervosa transcutânea; exercícios físicos; massagem aromaterapêutica; massagem terapêutica; moxabustão; pilates; raios infravermelhos; termoterapia e yoga. Os estudos apontaram que estes métodos foram efetivos para o alívio da dismenorreia primária. Nesse âmbito, é importante que os profissionais de saúde, tenham conhecimento acerca da efetividade destas terapias, o que contribui para a integralidade do cuidado, orientação eficiente e assertiva quanto aos inúmeros métodos alternativos existentes para estes quadros dolorosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ramos, Sarah Arrais, Vanessa Leite de Morais, and Daniela Maristane Vieira Lopes Maciel. "Estratégias fisioterapêuticas para alívio da dor durante trabalho de parto." Scire Salutis 8, no. 2 (September 25, 2018): 76–87. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2236-9600.2018.002.0008.

Full text
Abstract:
O parto humanizado é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir saúde materna e neonatal, reduzir as taxas de mortalidades nessa população e restringir o uso de recursos tecnológicos. O fisioterapeuta é o profissional habilitado para acompanhar a parturiente em trabalho de parto, garantindo seu protagonismo e ofertando recursos e técnicas não farmacológicas para a promoção de analgesia, segurança e conforto. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão bibliográfica para identificar as principais estratégias utilizadas na assistência fisioterapêutica durante o trabalho de parto e parto humanizado para alívio da dor. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, nos últimos 10 anos, entre novembro de 2017 e abril de 2018, nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico, Periódicos Capes, LILACS e SCIELO, por ensaios clínicos randomizados, revisões bibliográficas e metanálises de efeitos randômicos, além de manuais oficiais do Ministério da Saúde. A seleção de artigos elegíveis e a avaliação de sua qualidade metodológica foram feitas independentemente por dois revisores, e as palavras-chave utilizadas foram: ‘fisioterapia’; ‘parto humanizado’; ‘dor de parto’; e ‘trabalho de parto’, e seus correlatos na língua inglesa: ‘physical therapy’; ‘humanized labor’; ‘labor pain’; e ‘labor’. As estratégias fisioterapêuticas utilizadas durante o trabalho de parto e parto humanizado para alívio da dor foram desde técnicas ocidentais a orientais, tais quais: posicionamento e deambulação bola suíça, percepção respiratória, relaxamento, TENS, massagem, banhos quentes, crioterapia, reflexologia, auriculoterapia, acupuntura e acupressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Ana Paula Gomes da, Maria das Graças Rodrigues de Araújo, and Marcelo Renato Guerino. "Efeitos da auriculoterapia com sementes de mostarda na dor lombar crônica de profissionais de enfermagem." Fisioterapia e Pesquisa 28, no. 2 (June 2021): 136–44. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/19028128022021.

Full text
Abstract:
RESUMO Mais de 60% dos trabalhadores de enfermagem apresentam episódio de lombalgia durante um ano, provocando um impacto socioeconômico negativo, uma vez que é uma das maiores causas de faltas e afastamentos do trabalho. A auriculoterapia é uma técnica da acupuntura de baixo custo e não invasiva, que utiliza o pavilhão auricular como um microssistema do organismo humano mapeado por pontos que, estimulados, podem tratar diversas enfermidades. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar a eficácia da auriculoterapia com sementes de mostarda (Brassica juncea) na melhora da dor, na funcionalidade e na mobilidade lombar de profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem do sexo feminino com dor lombar crônica. Foi realizado um ensaio clínico randomizado cego, dividido em dois grupos: um utilizou sementes de mostarda para acupressão nos pontos auriculares “Shen-Men”, “Rim”, “Simpático” e “Coluna Lombar” e o grupo placebo utilizou espuma de poliuretano de baixa densidade no lugar das sementes. Cada grupo realizou quatro sessões de auriculoterapia, uma vez por semana. Os grupos foram analisados por meio de termogramas infravermelhos e algometria por pressão para a dor, a medida dedo-chão para mobilidade e Questionário Roland-Morris para funcionalidade da coluna, com intervalo de confiança de 95%. A auriculoterapia com sementes de mostarda reduziu a temperatura média nos termogramas analisados em 0,8°C, bem como, aumentou o limiar de dor à pressão na coluna lombar das voluntárias em 0,4 Kgf, o que demonstra uma melhora significativa da dor lombar. Portanto, a auriculoterapia com sementes de mostarda mostrou-se eficaz na melhora da dor lombar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Doan, Y., C. Stern, B. Liu, and A. Baumelou. "Phyto-acupression et troubles du sommeil : étude pilote YSOM." Hegel N° 3, no. 3 (2019): 248. http://dx.doi.org/10.3917/heg.093.0248.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Araújo, Alane da Silva Clemente, Amanda de Medeiros Correia, Diego Pereira Rodrigues, Laís Montenegro Lima, Sabrina de Santana Gonçalves, and Alana Priscilla da Silva Viana. "Métodos não farmacológicos no parto domiciliar." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 4 (April 4, 2018): 1091. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a230120p1091-1096-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: discutir acerca dos métodos não farmacológicos para alívio da dor no parto domiciliar. Método: estudo qualitativo tipo análise reflexiva originado na iniciação científica do curso de graduação em enfermagem, mediante as seguintes etapas: busca nas bases de dados, leitura do material selecionado, movimento da práxis analítica da temática e formulação do material escrito. Resultados: há uma gama de métodos utilizados no ambiente domiciliar para o alívio da dor, como o banho de aspersão/imersão, bola suíça, método “cavalinho”, “banquinho U”, musicoterapia, aromaterapia, massagens, acupressão e deambulação. Desse modo, essas práticas contribuem para inibição de estímulos dolorosos e promovendo o conforto para o processo parturitivo. Conclusão: o parto domiciliar surge com o propósito de trazer de volta a autonomia da mulher sobre seu corpo, protagonismo, resguardando seu direito a um parto respeitoso e essas práticas não farmacológicas permitem a mulher vivenciar o parto de forma humanizada e respeitosa. Descritores: Parto Normal; Trabalho de Parto; Parto Domiciliar; Parto Humanizado; Obstetrícia; Enfermagem Obstétrica.ABSTRACT Objective: to discuss about the non-pharmacological methods for pain relief in the home birth. Method: a qualitative study, reflective analysis, originated in the scientific initiation of the nursing undergraduate course, through the following steps: search in data bases, reading of the selected material, movement of the analytic praxis of the theme and formulation of written material. Results: there is a range of methods used in the home environment for the relief of pain, as the sprinkling/immersion, swiss ball, method “horse”, “U” stool, music therapy, aromatherapy, massage, acupressure and ambulation. In this way, these practices contribute to inhibition of painful stimuli and promote the comfort for the child birth process. Conclusion: the home birth emerges with the purpose of bringing back the autonomy of the woman on her body, protagonism, safeguarding her right to a respectful birth, and these practices would not allow pharmacological women experiencing the birth of humanized and respectful way. Descriptors: Natural Childbirth; Labor, Obstetric; Home Childbirth; Humanizing Birth; Obstetrics; Obstetric Nursing. RESUMEN Objetivo: discutir acerca de los métodos no farmacológicos para el alivio del dolor en el parto en casa. Método: estudio cualitativo, análisis reflexivo, originado en la iniciación científica del curso de pregrado en enfermería, a través de los siguientes pasos: búsqueda en bases de datos, la lectura del material seleccionado, el movimiento de la praxis analítica del tema, y elaboración de material escrito. Resultados: existe una variedad de métodos utilizados en el ambiente del hogar para el alivio del dolor, como la aspersión o inmersión, balón suizo, el método “caballo”, “U” heces, musicoterapia, aromaterapia, masajes, acupuntura y la deambulación. De esta forma, estas prácticas contribuyen a la inhibición de estímulos dolorosos, y la promoción de la comodidad durante el proceso de nacimiento del niño. Conclusión: la casa nacimiento surge con la finalidad de devolver la autonomía de la mujer sobre su cuerpo, el protagonismo, la protección de su derecho a un parto respetuoso y estas prácticas no farmacológicas permiten a las mujeres que sufren el nacimiento humanizado y de manera respetuosa. Descriptores: Parto Normal; Trabajo de Parto; Parto Domiciliario; Parto Humanizado; Enfermería Obstétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Jung, In-Sook, Jung-Sun Kim, and Hwa-Seung Yoo. "Effect of Auricular Acupress Therapy on Insomnia of Cancer Patients : Randomized, Single Blinded, Placebo Controlled Trial." Journal of Pharmacopuncture 13, no. 2 (June 30, 2010): 93–100. http://dx.doi.org/10.3831/kpi.2010.13.2.093.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Anita, Wan. "TECHNIQUES OF PAIN REDUCTION IN THE NORMAL LABOR PROCESS : SYSTEMATIC REVIEW." Jurnal Endurance 2, no. 3 (October 13, 2017): 362. http://dx.doi.org/10.22216/jen.v2i3.2357.

Full text
Abstract:
<p><em>Pain during labor is a physiological condition commonly experienced by most maternity mothers. Labor pain is a subjective experience caused by uterine muscle ischemia, withdrawal and traction of uterine ligaments, ovarian traction, fallopian tubes and lower uterine distension, pelvic floor muscles and perineum. The pain in labor arises from psychic responses and physical reflexes. The purpose of this Systematic review is to look at effective methods for reducing pain in the labor process so that it can be used as an alternative method of reducing pain in patients who will give birth. This review systematic review of the published artike through google scholar site with 17 journals reviewed. In an effort to reduce labor pain there are various methods that can be used in providing midwifery care in the process of childbirth. Based on this systematic review it can be concluded that many methods of pain reduction that can be used in reducing labor pain are counter pressure and abdominal lifting, hypnobirthing, religious and murottal music, classical music and local music, relaxation, compress, warm ginger drink, acupressur , TENS, account and aromatherapy.</em><em></em></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Wariin, Sulton. "Effect Of Taixi (Ki3) Acupressure Pressure Point, Sanyinjiao (Sp6) On Blood Pressure Reduction In Elderly With Hypertension In PSTW Jember." Jurnal Kesehatan dr. Soebandi 6, no. 2 (October 24, 2018): 01–08. http://dx.doi.org/10.36858/jkds.v6i2.117.

Full text
Abstract:
Most prevalent diseases in the elderly is of Non-Infectious Diseases, one of which is hypertension. Hypertension is a silent killer which symptoms can various in each others and similar with the symptoms of other diseases. 25.8% hypertension, causes at least 45% of deaths due to heart disease and 51% of deaths due to stroke. The kind of treatment consist of pharmacology and nonpharmacology. One of the non-pharmacology tretment is acupressur therapy The purpose of this study to determine the emphasis effect of acupressure points Taixi (Ki3), Sanyinjiao (SP6) to reduction blood pressure in the elderly with hypertension in PSTW Jember. The study design used is quasy experiment one group pretest posttest. Samples taken by simple random sampling, that is the elderly aged over 60 years with hypertension in Jember PSTW as many as 20 person. After the acupressure therapy mostly elderly blood pressure is decreased. The results were analyzed using SPSS with paired sample t-test if normal data distribution and the Wilcoxon signed rank test if data distribution is not normal. Results of analysis using paired samples t-test showed that the value of systole p = 0.001 (p < α). This research of the value of MAP p= 0.000 (p < α) and diastole using the Wilcoxon signed rank test was obtained p = 0.004 (p < α ) mean that suppression effect of acupressure points Taixi (Ki3) and Sanyinjiao (SP6) effective to decrease blood pressure in the elderly with hypertension in PSTW Jember
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lestari, Siti, Sri Hartini Mardi Asih, and Rusmiyati Rusmiyati. "The Effects of “Ceria” Chemotherapy Effect Management on the Life Quality Improvement of Children with Cancer." Indonesian Journal of Global Health Research 1, no. 1 (November 30, 2019): 87–96. http://dx.doi.org/10.37287/ijghr.v1i1.5.

Full text
Abstract:
The prevalence of cancer in children is now increasing and followed by an increasing number of them who undergo chemotherapy. The effect of chemotherapy can reduce the children’s quality of life, hence it requires the contribution of nurses in improving health services to children with cancer. The purpose of the study was to analyze the effect management of “Ceria” chemotherapy : (C)egah Sariawan (preventing mucositis), Cegah (E)kstravasasi (preventing extravacation), (R)elaksasi (Progressive Muscle Relaxation to reduce fatigue), Cegah (I)nfeksi (preventing infection), (A)kupresur (acupressur to reduce nausea and vomiting) on the life quality of children with cancer. The method applied was experimental research using control group design with pretest posttest. The treatment group received intervention in the form of “Ceria” chemotherapy effect management from the researchers while the control group did not receive intervention treatment. The selection of research subjects for the treatment and control groups was done randomly. The children’s quality of life was measured before and after one week of intervention using PedsQL (Children's Quality of Life Inventory). The participants were 76 children (38 in the treatment group and 38 in the control group). The results of the paired t test showed that there were significant mean differences of life quality before and after "Ceria" chemotherapy effects management on children with cancer (p = 0,0001; sig = 0.05), the highest life quality improvement was found on children who experienced progressive muscle relaxation. This study concludes that "Ceria" chemotherapy effect management can improve the life quality of children with cancer. Therefore, the reseachers recommend nurses to apply “Ceria” chemotherapy effect management to improve the life quality of children with cancer. Keywords: cancer, children, quality of life, "Ceria" chemotherapy effect management
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Flávio César Bezerra da, Rosineide Santana de Brito, Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho, and Thaís Rosental Gabriel Lopes. "Uso da acupressão para minimizar desconfortos na gestação." Revista Gaúcha de Enfermagem 37, no. 2 (2016). http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.54699.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Descrever respostas emitidas por gestantes, quanto à melhora dos desconfortos gravídicos após aplicação da técnica da acupressão. Método Estudo qualitativo e descritivo desenvolvido com 15 gestantes entre novembro de 2013 e fevereiro de 2014 em uma Unidade Básica de Saúde de Natal-RN, Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista não estruturada, e os depoimentos, depois de transcritos e tratados de acordo com a proposta operativa de Minayo, foram lidos criteriosamente, comparados entre si e organizados em dois grupos. Resultados As categorias suscitadas foram: Repercussões positivas da acupressão e Recomendações do uso da acupressão. Segundo as gestantes, os desconfortos da gravidez como câimbras, cansaço nos membros inferiores, lombalgia e cefaleia diminuíram com o uso da acupressão. Conclusões Baseado nos resultados obtidos, a acupressão deve ser introduzida pela(o) enfermeira(o) em consultas pré-natais como recurso terapêutico em prol da obtenção do bem-estar da gestante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mafetoni, Reginaldo Roque, and Antonieta Keiko Kakuda Shimo. "O USO DA ACUPRESSÃO PARA EVOLUÇÃO DO TRABALHO DE PARTO E ALÍVIO DA DOR." Cogitare Enfermagem 18, no. 2 (June 29, 2013). http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i2.32587.

Full text
Abstract:
Esta revisão integrativa teve o objetivo de buscar as evidências disponíveis na literatura que abordassem o uso da acupressão durante a evolução do trabalho de parto e alívio da dor. Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados Scopus, Medline, Cinahal e SciELO, viabilizando a inclusão de 10 estudos, publicados entre 2002 e 2012, que aplicaram a acupressão nos pontos Sanyinyiao, Hegu e Zhiyin durante a fase ativa do trabalho de parto. Os resultados demonstraram que a técnica em análise aparenta diminuir os escores de dor e encurtar o tempo da primeira fase do trabalho de parto. Dois dos estudos consultados apresentaram taxas inferiores de cesarianas nos grupos que receberam a invertenção. A acupressão pode figurar como alternativa não invasiva a ser utilizada por enfermeiros e outros profissinais treinados como meio de obter melhora na qualidade do atendimento à parturientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Jantsch, Noeli, and Raquel Vieira Schuster. "TECNOLOGIAS NÃO INVASIVAS DE CUIDADO NO PARTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." Revista Destaques Acadêmicos 12, no. 3 (November 24, 2020). http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2692.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou identificar o uso das tecnologias obstétricas não invasivas para a promoção do parto humanizado. Realizou-se pesquisa nas bases de dados MEDLINE, BENDENF e LILACS, que incluam textos completos, em português e publicado entre 2015 e 2019 e abordem o uso do banho relaxante, deambulação, cavalinho, bola suíça, essências, musicoterapia, cromoterapia, acupressão e massagem. O banho relaxante está entre as preferências das gestantes, o mesmo diminui o estresse causado pelas contrações, melhorando a dilatação, a deambulação melhora a descida fetal. O cavalinho, a bola suíça, as essências, a musicoterapia, a cromoterapia e o silêncio auxiliam na evolução do trabalho de parto e redução da dor. A acupressão e massagem auxiliam na indução e alívio da dor. Os métodos não farmacológicos são muito eficientes, aumentando sua eficácia se a mulher tiver conhecimento sobre os mesmos, para a mesma ser protagonista de seu parto o tornando mais humanizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Daiane Gurgel Sarmento, Sabrina, Kauanny Vitoria Gurgel dos Santos, Joyce Karolayne dos Santos Dantas, Bruna Vilar Soares da Silva, Daniele Vieira Dantas, and Rodrigo Assis Neves Dantas. "Terapias não farmacológicas no alívio da dor pós-operatória de cirurgias cardíacas: revisão de escopo." Online Brazilian Journal of Nursing, September 16, 2021. http://dx.doi.org/10.17665/1676-4285.20216494.

Full text
Abstract:
Objetivo: mapear a produção do conhecimento sobre as principais terapias não farmacológicas utilizadas no pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Método: trata-se de uma revisão de escopo realizada em 11 fontes de dados nacionais e internacionais. Selecionaram-se 17 estudos sem escopo temporal e sem restrição de idioma. Resultados: de 15.686 encontrados nas fontes, 17 artigos foram selecionados, sendo dez (58,8%) referentes a massagem, cinco (29,4%) a musicoterapia, e a acupressão e aromaterapia, com um (5,9%) cada. O tempo de intervenção variou de três a 30 minutos, com efeitos em até 30 minutos. Discussão: observou-se eficácia das medidas não farmacológicas no alívio da dor. No entanto, há uma limitação para o público pediátrico e neonatal. Conclusão: as evidências analisadas revelam que as principais medidas não farmacológicas utilizadas para alívio da dor no pós-cirúrgico de cirurgias cardíacas referem-se a massagens terapêuticas, utilização da música, acupressão e aromaterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Doan Van, Minh, Lien Nguyen Thi Kim, Tam Nguyen Quang, Thao Le Thi Minh, and Minh Tran Nhat. "SURVEY ON CHARACTERISTICS CLINICAL OF DYSMENORRHEA AND THE NEED FOR TREATMENT WITH TRADITIONAL MEDICINE OF FEMALE STUDENTS OF HUE UNIVERSITY OF MEDICINE AND PHARMACY." Journal of Medicine and Pharmacy, February 2021, 79–86. http://dx.doi.org/10.34071/jmp.2021.1.11.

Full text
Abstract:
Background: Dysmenorrhea is understood as a woman suffering from menstrual pain. Dysmenorrhea is often manifested with symptoms such as abdominal pain, back pain, vomiting, nausea, diarrhea, dizziness,... it not only causes physical pain for the patient, expensive treatment, but also greatly affects the quality of life. Objective: To stduy characteristics of dysmenorrhea and the need for treatment with traditional medicine of female students of Hue university of medicine and pharmacy. Materials and method: A crosssectional descriptive study was conducted in 409 female students from 8 academic majors at Hue University of Medicine and Pharmacy. Students were instructed and completed a self-administered questionnaire, using the Cox Retrospective Symptom Scale (RSS –Cox) to assess menstrual symptoms, using the VAS pain severity scale to assess the level of pain. Result: The rate of dysmenorrhea among female students of Hue University of Medicine and Pharmacy was 88.8%. Moderate pain (according to VAS) accounts for 51.8%, mild pain 30.3% and severe pain 17.9%. The average RSS-Cox1 score was 16.7 ± 10.6 and the RSS-Cox 2 score was 13.0 ± 9.5. According to traditional medicine, Excess accounts for 65.3%, Deficiency 47.9%, Heat 3.0% and Cold 51.8%. In clinical type, the pattern of stagnation of cold-dampness accounts for 38.3%, stagnation of Qi and blood stasis 30.9%, deficiency of Qi and blood 18.7% deficiency of the liver and kidney 10.5%. The proportion of students who need for treatment with traditional medicine is 14.9%, acupress massage and moxibustion are the two methods with the highest demand for treatment. Conclusion: The rate of dysmenorrhea among female students at Hue University of Medicine and Pharmacy is high, most of them have moderate pain, and menstrual-related symptoms appear more often with quite severe levels. According to traditional medicine, most of them have the manifestations of Excess and Cold, corresponding to stagnation of cold-dampness and stagnation of Qi and blood stasis are higher than the others. Demand for treatment of dysmenorrhea with traditional medicine is relatively low, most of them need treatment with acupress massage and moxibustion methods. Key words: dysmenorrhea, the need for treatment, female students, Hue university of medicine and pharmacy
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography