Academic literature on the topic 'Acústica, Áudio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Acústica, Áudio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Acústica, Áudio"

1

Monteiro Júnior, Francisco Nairon, and Washington Luiz Pacheco de Carvalho. "Sensibilização da audição e educação sonora nos exercícios de limpeza de ouvidos: uma incursão na educação matemática." Zetetike 22, no. 2 (November 3, 2014): 151. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v22i42.8646570.

Full text
Abstract:
O ensino de acústica tem se caracterizado por um modo bancário que pouco contribui para o ideal de formação de cidadãos capazes de entender e atuar na melhoria das paisagens sonoras dos ambientes nos quais convivem. Igualmente distante do mundo da cultura sonora e musical, da tecnologia de áudio e do ambiente acústico, em nada se alinha com o esforço cada vez mais crescente de sensibilização da escuta e da educação sonora, protagonizado pelo educador canadense Prof. Raymond Murray Schafer. No intuito de trazer elementos para a reflexão em torno de como a matemática pode constituir-se enquanto linguagem a concorrer para a educação sonora, desenvolvemos, num modo dialógico problematizador do mundo tecnológico e cultural, uma ação de pesquisa e ensino com licenciandos em matemática da UNEMAT de Barra do Bugres que apontou para a viabilidade da formação de consciências que se coloquem a serviço da melhoria dos ambientes acústicos, na modificação das paisagens nas quais vivemos e que somos corresponsáveis. No presente artigo, apresentamos uma das atividades desenvolvidas durante a pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Menegotto, José Luis, and Julio Cesar Boscher Torres. "Integração de simulador acústico em ferramenta de modelagem BIM." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (May 28, 2019): e019020. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653934.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados obtidos na primeira fase de desenvolvimento de uma aplicação que integra a interface de um ambiente de projeto BIM (Building Information Modeling) ao simulador acústico BRASS (Brazilian Room Acoustic Simulator). O objetivo do projeto é obter um ambiente de auralização integrado à ferramenta de concepção do projeto, buscando facilitar o trabalho de simulação acústica. Uma interface de auralização unificada evita que arquitetos e engenheiros tenham que comutar entre diversas aplicações gráficas para ouvir o resultado da simulação, facilitando a tomada de decisão projetual. Para efetuar a auralização de salas, os procedimentos de cálculo utilizados pelo simulador acústico BRASS foram implementados no aplicativo de modelagem BIM Revit, testando duas implementações: scripts programados no ambiente de programação visual Dynamo e funções programadas em C# no ambiente .NET. Como resultado da integração, são obtidos arquivos de áudio biauriculares que consideram a espacialidade do som através das funções de transferência relativas à cabeça e a visualização da posição da fonte sonora e do campo acústico, definido pelo conjunto de raios sonoros que se propagam dentro do ambiente simulado. São apontados problemas referentes ao desempenho necessário para realizar este tipo de simulações e relacionados à classificação dos parâmetros utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CORRÊA, Alessandra Pagliuso dos Santos, and Larissa BERTI. "ESTABELECIMENTO DO CONTRASTE ENTRE AS FRICATIVAS POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO: MANIPULAÇÃO DE PISTAS ACÚSTICAS." Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 59, no. 2 (August 2015): 363–84. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1504-6.

Full text
Abstract:
O presente trabalho versa sobre a presença de contrastes encobertos na fala de crianças com transtorno fonológico. A hipótese perseguida é a de que as crianças com transtorno fonológico se ancoram em pistas acústicas secundárias na tentativa de estabelecer contrastes fônicos da língua. Para tanto, foram utilizadas cinco gravações em áudio, advindas de cinco crianças entre 4 e 5 anos com transtorno fonológico, que apresentavam as chamadas “substituições fônicas” envolvendo a classe de sons das fricativas. Os dados foram editados e analisados com o uso do software PRAAT. Foi realizada uma transcrição fonética da primeira repetição (R1) de cada criança, por três juízes, e considerada a concordância de 66%. A partir dessa transcrição, foi realizada a análise fonológica contrastiva acústica de todas as “substituições” envolvendo a classe de sons das fricativas, a partir de seis parâmetros. Verificou-se a existência de contrastes encobertos nas produções tidas como homófonas auditivamente, representando um total de 54% do total das “substituições” identificadas pelos juízes. As crianças com transtorno fonológico ancoram-se preferencialmente em pistas acústicas secundárias na tentativa de distinguir os fones fricativos. Os dados obtidos neste estudo permitem reflexão acerca da importância de se considerar o detalhe fonético no interior dos modelos fonológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Spadotto, André Augusto, Ana Rita Gatto, Paula Cristina Cola, Roberta Gonçalves da Silva, Arthur Oscar Schelp, Danielle Ramos Domenis, and Roberto Oliveira Dantas. "Componentes do sinal acústico da deglutição: estudo preliminar." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 24, no. 3 (2012): 218–22. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912012000300006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar os componentes do sinal acústico da deglutição com o auxílio de software específico. MÉTODOS: Foram avaliados 14 indivíduos saudáveis com idades variando entre 20 e 50 anos (média de 31±10 anos). A coleta de dados consistiu da captura simultânea do áudio da deglutição, por meio de um microfone, associado ao registro da imagem videofluoroscópica da deglutição. A identificação dos componentes de som e a quantificação dos tempos foram analisados posteriormente com o auxílio de software específico que possibilitou a análise simultânea entre a onda acústica e a imagem videofluoroscópica. RESULTADOS: Foram identificados três componentes de som (burst) na maioria das deglutições avaliadas. O primeiro burst apresentou tempo médio de 87,3 milissegundos (ms) para água e 78,2 para substância pastosa. O segundo burst retornou um tempo médio de 112,9 ms para água e 85,5 para consistência pastosa. O intervalo médio entre o primeiro e segundo burst foi 82,1 ms (água) e 95,3 ms (consistência pastosa), e entre o segundo e terceiro foi 339,8 ms e 322,0 ms, respectivamente para água e consistência pastosa. CONCLUSÃO: O software permitiu a visualização de três componentes do som durante a deglutição de indivíduos saudáveis e mostrou que o sinal da deglutição em indivíduos normais é altamente variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Adelino Pinheiro, Maurílio Nunes Vieira, and Adriano Vilela Barbosa. "Avaliação de Descritores Acústicos Aplicados à Comparação Forense de Locutor." Revista Brasileira de Criminalística 8, no. 2 (February 17, 2020): 22–35. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v8i2.344.

Full text
Abstract:
A comparação forense de locutor (CFL) consiste no confronto entre características de dois áudios, com o objetivo de associar as falas do áudio questionado a um indivíduo conhecido. Esse áudio, na maioria dos casos, é oriundo de interceptações telefônicas e possui codificação GSM (Global System Mobile), banda estreita e ruído de canal. Levantamentos do cenário mundial em CFL, realizados em 2011 e 2016, respectivamente pela Universidade de York e INTERPOL, indicaram que muitos peritos forenses baseavam-se em análises perceptuais e acústicas. Em contrapartida, a utilização de metodologias automáticas e assistidas são menos utilizadas. Nesse nicho, o presente trabalho busca explorar o potencial de características/descritores acústicos, como Componentes Mel Cepstrais e analisar o poder discriminante destas características acústicas extraídas de corpus. Os experimentos utilizaram cinco tipos de ruído em seis níveis de relação sinal ruído. Os cenários das comparações visam aproximar as condições forenses considerando a codificação GSM, a banda do sinal e o ruído de canal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fagundes, Giselda da Rocha. "A ocorrência de variantes de vozeamento nas vogais altas pretônicas no Português Brasileiro (PB)." Cadernos de Linguística 2, no. 4 (September 11, 2021): e510. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id510.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência de variantes de vozeamento das vogais altas pretônicas no Português Brasileiro. Para tal realizando a gravação de áudio de 06 (seis) informantes de São Paulo, sendo 03 (três) mulheres e 03 (três) homens, de 20 a 35 anos e com o ensino superior. O corpus para a análise acústica foi formado pela gravação, em cinco repetições aleatorizadas, de vocábulos quadrissílabos e pentassílabos na frase veículo “Diga ____ logo”, totalizando de 1.440 frases, contendo os vocábulos alvo. Nossos resultados confirmaram que, em contexto pretônico medial, os falantes realizam três variantes das vogais altas, a saber: vogais vozeadas, parcialmente vozeadas e desvozeadas, sendo as vozeadas de maior ocorrência, 55,62%. Foi possível observar também que houve diferença na realização das variantes entre: a vogal alta anterior e posterior; sujeitos do sexo feminino e masculino; quadrissílabos e pentassílabos; e entre consoantes da sílaba alvo, porém, em sua maioria, prevalecendo a variante vozeada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sonoda, André Vieira. "Tecnologia de áudio na etnomusicologia." Per Musi, no. 21 (2010): 74–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992010000100009.

Full text
Abstract:
Estudo sobre a relação da etnomusicologia com a tecnologia de áudio adentrando nos principais desenvolvimentos tecnológicos e conceituais dessas duas áreas desde o final do século XIX. Objetiva resumir a história da primeira área, desde a musicologia sistemática até hoje com base na tecnologia que permeou seu percurso, chamando atenção para questões pouco contempladas. Foram subsídios metodológicos: a pesquisa bibliográfica e de campo, análises de documentos e comportamentos em estúdio de gravação e análises acústicas. Verificou-se a existência de marcos delineadores do processo histórico ocorrido. Sugere que qualquer fator relacionado com um processo de produção fonográfica pode influenciar o resultado acústico de uma manifestação musical gravada. Sugere também uma maior atenção em pesquisas frente à influência de elementos técnicos e conceituais de produção fonográfica em manifestações de transmissão oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Manoela Hartmann Martins de, Leandro Gumboski, and Leandro Anegelo Pereira. "PR-407 e seu impacto na Floresta Estadual do Palmito: estudo do efeito de borda a partir de análise sonográfica." Guaju 6, no. 2 (February 1, 2021): 235. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v6i2.77167.

Full text
Abstract:
Atualmente, alguns dos problemas ambientais existentes e com grande impacto em Unidades de Conservação Ambiental (UC) são as rodovias e o tráfego intenso nelas. A rodovia que delimita a borda de uma área de proteção gera diferentes efeitos de bordas a partir de fatores diversos. A borda originada da poluição resultante da combustão dos veículos, por exemplo, é diferente da borda formada pela interferência sonora desses mesmos veículos que trafegam pela rodovia. Para solucionar essa problemática, a bioacústica, apesar de ser uma área de estudo recente, vem buscando soluções a partir de duas perspectivas distintas: estudo do próprio ambiente e análise da comunicação de determinadas espécies. Este trabalho, seguindo a primeira linha de pesquisa mencionada, tem por objetivo analisar a absorção acústica de uma UC de Mata Atlântica que sofre com interferência elevada da rodovia PR-407: a Floresta Estadual do Palmito (FEP). Para tanto, a metodologia do trabalho contou com três principais etapas: coleta inicial de dados sonoros para identificar as principais faixas de frequência emitidas pela rodovia; produção de um arquivo de áudio fundamentado no espectro de frequências identificado inicialmente; emissão controlada na mata dessa faixa de áudio produzida e gravações comparadas em trilha existente na FEP e em região de mata fechada da mesma UC. Os primeiros resultados alcançados por esta pesquisa em andamento indicam uma atenuação de 33,45% na mata em relação à trilha, sugerindo que a vegetação que compõe a borda da reserva a partir da rodovia apresenta importante função nos processos de absorção dos sons abióticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brasil, Brunah de Castro, Roberta Michelon Melo, Helena Bolli Mota, Roberta Freitas Dias, Carolina Lisbôa Mezzomo, and Vanessa Giacchini. "O uso da estratégia de alongamento compensatório em diferentes gravidades do desvio fonológico." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 15, no. 2 (2010): 231–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342010000200014.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Verificar a existência de relação entre o uso da estratégia de alongamento compensatório e diferentes gravidades do desvio fonológico classificado quantitativa e qualitativamente. Além disso, verificar a existência de correspondência entre a gravidade do desvio fonológico nas duas classificações utilizadas no estudo. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 20 crianças com diagnóstico de desvio fonológico apresentando diferentes gravidades e com idades entre cinco e dez anos. Os desvios foram classificados de maneira quantitativa e qualitativa. O uso da estratégia estudada foi identificado com o auxílio da análise acústica, através do software de áudio-processamento (PRAAT). Os dados coletados foram analisados estatisticamente por meio do teste Qui-quadrado. RESULTADOS: O estudo comparativo entre as gravidades do desvio fonológico, segundo as classificações quantitativa e qualitativa, não mostrou diferença estatisticamente significante entre os grupos no que se refere à estratégia de alongamento compensatório. Através da análise descritiva da distribuição dos sujeitos conforme a gravidade do desvio fonológico nas duas classificações, verificou-se correspondência entre as classificações quantitativa e qualitativa no que diz respeito à gravidade do desvio fonológico. CONCLUSÃO: Não houve relação entre o uso da estratégia de alongamento compensatório e as diferentes gravidades do desvio fonológico. A distribuição dos sujeitos por gravidade do desvio fonológico, segundo as classificações utilizadas, permitiu visualizar uma correspondência entre os dois tipos de classificações do desvio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miranda, Luma da Silva, João Antônio De Moraes, and Albert Rilliard. "Percepção audiovisual da entoação modal do português do Brasil." Gradus - Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório 5, no. 1 (August 11, 2020): 47–70. http://dx.doi.org/10.47627/gradus.v5i1.148.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga a identificação perceptiva audiovisual da entoação de quatro atos de fala do português do Brasil, com os seguintes significados pragmáticos: asserção, questão-eco, questão parcial e exclamação. Dez informantes (5 homens), falantes da variedade do Rio de Janeiro, foram gravados e filmados, produzindo esses quatro atos de fala, com base na sentença Como você sabe. Analisaram-se, do ponto de vista fonético, as pistas acústicas que distinguem esses atos de fala em relação aos parâmetros acústicos (F0, duração e intensidade) e, do ponto de vista visual, as unidades de ação (Action Units) que compõem as respectivas expressões faciais. Uma análise quantitativa dos dados foi realizada, o que permitiu verificar que há pistas acústicas e visuais que caracterizam a produção dos quatro tipos de enunciados. No experimento perceptivo, sessenta participantes tinham que identificar os quatro atos de fala em três condições experimentais de apresentação dos estímulos: somente áudio (A), somente vídeo (V) e áudio combinado com vídeo (AV). O maior índice de acertos foi verificado na condição audiovisual (AV), seguido da condição somente áudio (A) e, por fim, da condição somente vídeo (V). Esses resultados confirmam que ouvintes integram as informações vindas do canal auditivo e do canal visual na tarefa de identificar perceptivamente diferentes tipos de enunciados no português do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Acústica, Áudio"

1

Lucchi, Júlio César. "Síntese digital de sinais de áudio." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1992. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1786.

Full text
Abstract:
Nesta dissertação é estudada e proposta uma arquitetura voltada à geração de sons musicais através de técnicas da eletrônica digital. São apresentadas características dos sinais de áudio e descritas as técnicas de síntese de maior importância. É aplicada a técnica de síntese aditiva através do método "table lookup", onde propõe-se uma forma de interpolação rápida, por "hardware", para as amostras tabeladas. Com o uso de uma identidade trigonométrica são evitadas as operações de multiplicação no processamento das amostras do sinal. O desempenho da arquitetura proposta é simulado por computador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rocha, Leonardo Zanetti. "Estudo e análise da acústica de ambientes submetidos a sistemas de áudio." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/6813.

Full text
Abstract:
O crescente aprimoramento tecnológico ocorrido nos últimos anos principalmente nas áreas de eletrônica analógica e digital, proporcionou um grande desenvolvimento dos equipamentos destinados à captação, registro e reprodução sonora - componentes dos sistemas de áudio – tornando-os muito mais sofisticados e complexos. Por sua vez, estes sistemas de áudio encontram-se cada vez mais presentes em diversos tipos de ambientes tais como teatros, casa de shows e auditórios, cumprindo um papel fundamental na programação do recinto. Entretanto, o projeto acústico destes ambientes, em sua grande maioria, não tem levado em consideração as características do sistema de áudio a ser instalado, resultando em prejuízo do desempenho acústico do ambiente e conseqüente insatisfação dos usuários. Somado a este fato, tem-se dado pouca atenção aos parâmetros de qualidade acústica de ambientes destinados à reprodução musical, inicialmente desenvolvidas por Beraneck, 1962, abrindo-se mão, portanto, de ótimas ferramentas de análise que poderiam servir para melhorar o desempenho acústico destes ambientes. Como conseqüência destes resultados, vem crescendo a idéia entre os profissionais da área de acústica e de áudio que o ideal é otimizar o sistema de som com o ambiente para que os melhores resultados sejam alcançados É neste cenário que o presente trabalho se propõe a discutir as questões acústicas juntamente com as questões de áudio com o objetivo de apresentar os principais conce itos, técnicas e procedimentos referentes ao projeto e análise da acústica de ambientes e de sistemas de áudio. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica que apresenta os parâmetros objetivos de qualidade acústica ambiental juntamente com um método de avaliação da qualidade acústica de salas, proposta por Arau, 1999. Também apresenta os principais conceitos que norteiam o projeto de sistemas de áudio, mostrando os principais equipamentos envolvidos e suas características técnicas. Ainda foi realizado um estudo sobre as diversas técnicas de medição de resposta impulsiva com as quais os sistemas, tanto acústico quanto de áudio, podem ser caracterizados chegando a conclusão que a técnica de varredura logarítmica de seno é aquela que mais se adapta às medições acústicas por apresentar melhor relação sinal/ruído e imunidade à distorções inerentes aos transdutores eletromecânicos utilizados nestes tipo de medição Para concretizar os conceitos apresentados no trabalho é realizada uma análise do sistema som-ambiente do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como resultado desta análise conclui-se que a amplificação eletrônica, apesar de ser adequada para atender às necessidades da aplicação, tem sua capacidade limitada pelas caixas acústicas. Estas por sua vez, em conjunto com as características do ambiente, são capazes de proporcionar boa inteligibilidade de voz na área de cobertura.Também conclui-se que o ambiente de Salão de Atos possui absorção excessiva em médias-altas freqüências e baixa audibilidade nas posições mais distantes do palco. Ainda, é mostrado que, devido ao posicionamento das caixas acústicas no palco, existem regiões na área da platéia que são atingidas pelo efeito de eco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nunes, Karoline Matias de Oliveira. "Inserção de marca d'água em sinais de áudio." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2007. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=490.

Full text
Abstract:
Recentemente, sistemas de inserção de marca d'água digital foram propostos devido à necessidade de proteção da informação digital contra reprodução e distribuição. Este trabalho apresenta o algoritmo de Lie e Chang para inserir uma marca d'água em um sinal de áudio, ambos digitais, e propõe duas variações para este algoritmo. O esquema original é baseado nas alterações das amplitudes de duas seções de um grupo de amostras (Group of Samples - GoS) que contém três seções. Para embutir um bit em um GoS existem regras que são baseadas na média das amplitudes absolutas. Dependendo do bit que se deseja embutir as amplitudes das amostras de duas seções são modificadas. Após a inserção as amostras são submetidas ao teste do modelo psicoacústico para obedecer a um critério de qualidade que estabelece que 85% do sinal erro entre o sinal original e o sinal marcado deve estar abaixo de um limiar de audição no silêncio. Isto garante a imperceptibilidade da marca d'água ao ouvido humano. A primeira variação proposta para o algoritmo de Lie e Chang modifica as amplitudes das amostras ao alterar as três seções do GoS. Isto reduz a distorção introduzida pelo processo de marcação. O outro método propõe a substituição do limiar no silêncio no modelo psicoacústico pelo limiar com mascaramento. Esta proposta aumenta a robustez do sistema. Todos os métodos são testados em um conjunto com 3 músicas de estilos diferentes. O processo de extração consegue recuperar os bits da marca d'água sem erro. Os resultados mostram uma melhora no erro médio quadrático para a primeira proposta, para a segunda variação, por sua vez, observa-se uma melhora no limiar de proteção contra ataques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fujimoto, Antonio Katsushi. "Estudo da qualidade acústica de salas residenciais para uso de sistemas de áudio e vídeo." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87506.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Made available in DSpace on 2012-10-21T21:12:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 202638.pdf: 1338781 bytes, checksum: df6d862554aa0ad97171a994977d5f8d (MD5)
O principal foco desta pesquisa é o ambiente onde um sistema de áudio e vídeo é usado, conhecido também como home theater ou home cinema. O avanço das tecnologias em efeitos especiais de imagem e de som, como também dos equipamentos eletrônicos, trouxe ao usuário uma melhor sensação de realismo no ambiente de reprodução. A acústica de salas residenciais, uma questão pouco abordada pelos arquitetos e engenheiros em projetos de edificações, tem se tornado um ponto de preocupação aos especialistas devido a sua influência e importância no
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Blard, Gabriel José Ribeiro. "Auscultadores virtuais." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/14477.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações
Este trabalho trata do projeto de um dispositivo para reprodução áudio estéreo de uso pessoal, que usa tecnologia na área do som direcional. Os Auscultadores Virtuais utilizam Altifalantes Paramétricos e técnicas de beamforming para produzir feixes áudio muito estreitos e controlar a sua direção numa aplicação em “tempo real”. Um algoritmo de deteção facial em vídeo recolhe informação sobre a posição de um ouvinte específico para que os feixes áudio produzidos por este tipo de altifalantes possam ser conduzidos de forma autónoma. O projeto segue o trabalho realizado por [1] onde é proposto um sistema de beam forming digital, implementado em Field Programmable Gate Array, que consegue uma elevada resolução angular e permite comutar o ângulo de emissão da onda sonora com latência mínima.
This work is about a personal stereo audio playback device that uses technology in the fields of directional sound. The Virtual Headphones Set uses Parametric Loudspeakers and digital beamforming techniques to generate audio beams and control their direction in a real time application. A face tracking algorithm in video processing is used to determine the position of a specific listener so that the beams produced by these kind of speakers can be steered autonomously. The project follows the work produced by [1] where it is proposed a digital beam forming system, implemented in FPGA, that achieves high angular resolution and has the ability to switch the steering angle with minimal latency.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Faria, Regis Rossi Alves. "Auralização em ambientes audiovisuais imersivos." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-29092013-105249/.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos os avanços em áudio multicanal e sistemas envolventes despertaram um grande interesse pelas técnicas para a auralização de campos sonoros espaciais, capazes de recriar ambientações acústicas com grande realismo, envolvendo o ouvinte completamente. Um estudo sobre as tecnologias e soluções para áudio espacial mostrou que a construção de auralizadores envolve quatro blocos funcionais fundamentais. Mas, embora existam muitas técnicas e ferramentas disponíveis, não há uma arquitetura integradora para produção de áudio espacial que permita ao desenvolvedor selecionar as técnicas que deseja e montar uma solução com um grau de refinamento arbitrário que atenda a seus requisitos. Apresenta-se uma arquitetura modular aberta em quatro camadas para produção de áudio espacial em ambientes audiovisuais imersivos. Como estudo de caso, aborda-se a implementação de um auralizador Ambisonics para a CAVERNA Digital. Verifica-se que a auralização pode fornecer a correta perspectiva acústica do ambiente virtual necessária para uma percepção mais realista do espaço, e que a abordagem aberta para se implementar sistemas de áudio 2D/3D apresenta vantagens. Os resultados da implementação são apresentados e discutidos. Como conclusões, identificam-se desafios na implementação e os trabalhos futuros.
Recent advances in multichannel audio and surround systems have contributed to an increasing interest for spatial sound field auralization, capable of delivering acoustic ambience with great realism, and surrounding listener completely. A study on technologies and solutions for spatial sound has shown that building auralizators involve four major functional blocks, but, although there are many techniques and tools available, there is not an integration architecture for spatial audio production which permits developers to select their favorite techniques, and build a solution with an arbitrary refinement level, as wished. It is presented a four level modular open architecture for spatial audio production in immersive audiovisual environments. As a case study, an Ambisonics auralizator is implemented for the CAVERNA Digital CAVE. It is verified that auralization can deliver the correct acoustical perspective for the virtual environment necessary for a more realistic perception of space, and that an open approach presents advantages in 2D/3D audio systems design. Implementation results are presented and discussed. As conclusions, challenges and future works are presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soria, Sergio Gilberto Rodriguez. "Estudos sobre personalização da função de transferência relativa à cabeça em sistemas biaurais de reprodução acústica virtual." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-21032006-144134/.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta diversas propostas associadas ao uso ótimo de funções de transferência relativas à cabeça (HRTFs) em sistemas de reprodução acústica virtual por fones de ouvido. Estas propostas permitem personalizar a HRTF a indivíduos particulares, tomando como base uma combinação da modelagem estrutural e morfológica de HRTFs. Dentro do contexto da modelagem estrutural, o presente trabalho se concentrou no estudo da contribuição do pinna à HRTF. O pinna é a estrutura anatômica responsável pela percepção de elevação. Assim, o primeiro passo foi extrair um conjunto de funções de transferência relativas ao pinna (PRTFs) das HRTFs de uma base de dados. Para tanto, foram usadas diversas técnicas como análise preditiva linear para rastrear as ressonâncias, janelamento para eliminar a influência do torso, funções de autocorrelação e de atraso de grupo para salientar as antirressonâncias, e outros algoritmos para combinar ressonâncias e antirressonâncias em apenas uma magnitude espectral. Usando essa nova base de dados de PRTFs e parâmetros antropométricos propostos mais outros registrados na base de dados, um espaço vetorial correspondente à antropometria do pinna foi mapeado linearmente em um espaço vetorial correspondente às características espectrais da PRTF, calculando-se assim várias transformações lineares para estimação de novas PRTFs fora da base de dados. A estimação atingiu 66% de reconstrução no grupo de treino. O trabalho está orientado à exploração das características espectrais importantes na percepção de elevação, portanto, está limitado ao plano médio do hemisfério frontal, onde não existem diferenças interaurais significativas nem efeitos difrativos da cabeça. Finalmente é proposto um sistema de testes de localização de fonte sonora para validar o modelo.
This work presents several proposals associated with the optimal use of head-related transfer functions (HRTF) in virtual auditory spaces presented via headphones. These proposals lead to personalization of the HRTF to particular individuals, using a combination of the structural and morphological modeling techniques. In the context of structural modeling, this work focuses on modeling the contribution of the pinna to the HRTF. The pinna is the anatomical structure responsible for vertical sound localization. Thus, the first step was to extract a set of pinna-related transfer functions (PRTFs) from HRTFs published in a database. This was accomplished using several techniques like linear prediction analysis for tracking the resonances, windowing for eliminating the torso influence, autocorrelation and group delay functions for emphasizing the notches and other algorithms for combining resonances and notches in only one magnitude response. Using this novel database of PRTFs and a set of proposed anthropometric parameters plus some others registered in the database, a vector space corresponding to pinna anthropometry is linearly mapped into a vector space corresponding to spectral features of the PRTF, being calculated, in this way, several linear transformations for estimation of new PRTFs, outside the database. The estimation attains 66% of reconstruction in the training group. The work focuses on the exploration of spectral characteristics important for elevation perception, therefore, it is limited to the median plane where there are no meaningful interaural differences nor head diffraction effects. Finally, a system for sound localization tests is proposed in order to validate the model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Thomaz, Leandro Ferrari. "Aplicação à música de um sistema de espacialização sonora baseado em Ambisonics." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-12072007-155603/.

Full text
Abstract:
O trabalho envolve a pesquisa de técnicas para espacialização sonora musical e o desenvolvimento de um sistema de espacialização sonora sobre uma arquitetura de áudio multicanal aberta (AUDIENCE) para a auralização imersiva. Utilizando-se a técnica Ambisonics, o sistema construído permite a recriação de um campo sonoro tridimensional. O sistema reproduz virtualmente peças musicais espacializadas, por meio de um arranjo de alto-falantes em torno do ouvinte, onde as fontes sonoras podem assumir posições incomuns e movimentar-se no espaço. Através dos resultados dos experimentos musicais realizados com o sistema, chega-se a conclusão de que o sistema pode ser utilizado por compositores, regentes e produtores para a tarefa de espacialização musical.
This work involves the research of techniques for musical spatialization, and the development of a spatialization system, based on an open multichannel audio architecture (AUDIENCE) for immersive auralization. The constructed system uses the Ambisonics technique, which allows the recreation of a three-dimensional sound field. The system reproduces spatial music through an arrangement of loudspeakers around the listener where sound sources can assume some uncommon positions, and also be put into motion. From the results of experiments with a musical piece it follows that the system can be used by composers, conductors, and producers to the musical spatialization task.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rijo, Sara Marina Albino. "Técnicas de deep learning para detecção de eventos em áudio: treino de modelos acústicos a partir de sinais puros." Master's thesis, Universidade de Évora, 2018. http://hdl.handle.net/10174/22275.

Full text
Abstract:
O vídeo é atualmente um dos recursos mais utilizados e em constante expansão no mundo digital, sendo que em 2019 será responsável por 80% do tráfego mundial de Internet. Neste panorama, surgiu a problemática da incapacidade humana e (até agora) tecnológica para descrever, interpretar e interagir com este elevado volume de dados multimédia. Assim, têm sido desenvolvidos esforços para encontrar formas de automatizar e melhorar o processo de análise de conteúdo de vídeo e consequentemente melhorar a eiciência, usabilidade e acessibilidade dos vídeos armazenados por milhões de pessoas em todo o mundo. Este processo pode focar-se na análise do som e imagem em simultâneo ou independentemente. Esta dissertação descreve a concretização de um projecto de análise de som, que consistiu no desenvolvimento e implementação de um sistema de classiicação de áudio utilizando uma abordagem baseada na utilização da waveform do som e redes neuronais, excluindo a convencional fase de extração de características habitualmente utilizada em aprendizagem máquina. Esta metodologia permite ultrapassar as limitações ao nível da ineicência temporal de abordagens típicamente utilizadas. Sendo o áudio um componente de relevo no vídeo, torna-se assim possível detectar e distinguir elementos de destaque, como por exemplo as partes mais cómicas, faladas ou musicais. Elaborou-se também um conjunto de dados de sons exclusivamente para o projecto, tendo em vista colmatar a utilização de dados de ‘laboratório’, isto é, obtidos em ambientes controlados, que induzem a falsos positivos e não representam a estocacidade do som no ‘mundo real’. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, tanto pela rapidez do processo como pela sua precisão, que atingiu taxas de reconhecimento dos sons na ordem dos 90%; O vídeo é atualmente um dos recursos mais utilizados e em constante expansão no mundo digital, sendo que em 2019 será responsável por 80% do tráfego mundial de Internet. Neste panorama, surgiu a problemática da incapacidade humana e (até agora) tecnológica para descrever, interpretar e interagir com este elevado volume de dados multimédia. Assim, têm sido desenvolvidos esforços para encontrar formas de automatizar e melhorar o processo de análise de conteúdo de vídeo e consequentemente melhorar a eiciência, usabilidade e acessibilidade dos vídeos armazenados por milhões de pessoas em todo o mundo. Este processo pode focar-se na análise do som e imagem em simultâneo ou independentemente. Esta dissertação descreve a concretização de um projecto de análise de som, que consistiu no desenvolvimento e implementação de um sistema de classiicação de áudio utilizando uma abordagem baseada na utilização da waveform do som e redes neuronais, excluindo a convencional fase de extração de características habitualmente utilizada em aprendizagem máquina. Esta metodologia permite ultrapassar as limitações ao nível da ineicência temporal de abordagens típicamente utilizadas. Sendo o áudio um componente de relevo no vídeo, torna-se assim possível detectar e distinguir elementos de destaque, como por exemplo as partes mais cómicas, faladas ou musicais. Elaborou-se também um conjunto de dados de sons exclusivamente para o projecto, tendo em vista colmatar a utilização de dados de ‘laboratório’, isto é, obtidos em ambientes controlados, que induzem a falsos positivos e não representam a estocacidade do som no ‘mundo real’. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, tanto pela rapidez do processo como pela sua precisão, que atingiu taxas de reconhecimento dos sons na ordem dos 90%; Abstract Deep Learning for Sound Event Detection Training acoustic models on waveforms Video is currently one of the most used media resources, it’s use is expanding worldwide and predictions point that by 2019 video will be responsible for 80% of the world’s internet traic. With this in mind the problem of the impossibility for humans and technology (so far) to describe, interpret and interact with this amount of multimedia data rouse. Thus eforts have been made to ind ways to automate and improve the video content analysis process and consequently better the eiciency, usability and accessibility of video stored by millions of people arround the world. This process can focus on the simultaneous analysis of image and sound or independently. This dissertation describes a project that consisted in the development and implementation of an audio classiication system using an emerging approach based on the use of the sound waveform and neural networks, excluding the convetional feature extraction phase normally used in machine learning. As the audio is an important component of video, this system allows detection of important elements like the funnyest parts, where is speech and where is music. The results were very satisfactory, both in terms of processing speed and precision, that reached classiication scores arround 90%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitas, Susana. "Avaliação Acústica e Áudio Percetiva na Caracterização da Voz Humana." Tese, 2013. http://hdl.handle.net/10216/73693.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Acústica, Áudio"

1

GUSTAVO PEREIRA, BRUNO, SILVA ANDRÉ FELLIPE CAVALCANTE, LUCENA JÚNIOR JOSÉ ANSELMO DE, and COSTA SILVANA LUCIENE DO NASCIMENTO CUNHA. "ANÁLISE DE DEFEITOS NO ROLAMENTO EM UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO UTILIZANDO A EMISSÃO ACÚSTICA." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 99–115. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.99-115.

Full text
Abstract:
Os motores de indução trifásicos (MIT) são responsáveis por 90% da fonte primária de energia mecânica que é utilizada nas indústrias. Para garantir o desempenho desejado destes equipamentos, sem que haja interrupções na linha de produção, faz-se necessária a elaboração e a implementação de um plano de manutenção. Dentre as práticas de manutenção, ressalta-se a manutenção preditiva, que é de suma importância para otimizar os processos industriais e poupar custos operacionais. Para viabilizar este tipo de manutenção em motores de indução trifásico (MIT), é necessária a utilização de um sensor para aferir uma grandeza física e realizar a predição. Neste trabalho foi proposto a utilização de um sensor alternativo (microfone) para detectar falhas na pista interna e na pista externa de um rolamento. Com esta técnica alternativa é possível realizar o diagnostico sem qualquer tipo de contato físico com o motor, tornando viável a utilização de um único dispositivo para diversos motores. A execução do processamento do áudio é realizada de forma sequencial e automática. Com isto, para diagnosticar o rolamento, o usuário tem a função única de iniciar o sistema e aguardar o resultado. Para identificar o tipo do defeito, dentre os estudados, foi utilizada uma Rede Neural Convolucional (RNC), que ao final do treinamento, obteve uma acurácia de 93,02%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Acústica, Áudio"

1

Mattesco, Lucas, and Caio De Abreu. "O Uso do Descritor HOG no Problema da Classificação de Cenas Acústicas sobre o Domínio Wavelet." In Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8618.

Full text
Abstract:
O problema de Classificação de Cenas Acústicas consiste em analisar e atribuir um rótulo semântico a uma determinada gravação de áudio, por meio de algoritmos, de forma a classificar o cenário acústico onde o sinal de áudio foi capturado de acordo com um número finito de classes. A aplicação do descritor Histograma de Gradientes Orientados (HOG), em conjunto com a análise Wavelet é o foco da nossa investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souto, Helton, Rafael Mello, and Ana Furtado. "An acoustic scene classification approach involving domestic violence using machine learning." In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eniac.2019.9327.

Full text
Abstract:
A classificação e detecção de cenas acústicas é uma área de pesquisa em rápido desenvolvimento, pois o sinal produzido pelo som de um áudio contém informações que dados visuais não podem representar. Neste artigo lidamos com o problema de detecção de cenas acústicas envolvendo violência doméstica. Para tanto, propomos a utilização de um método de aprendizado de máquina utilizando o classificador SVM para detectar cenas de violência doméstica de um homem contra uma mulher utilizando o som. Apresentamos análises de experimentos com três diferentes parâmetros extraídos dos áudios. Como resultado, obtemos o melhor desempenho utilizando o parâmetro MFCC conseguindo uma acurácia de 73,14%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Salles, Paulo Celso Marcondes de, and Cibele Haddad Taralli. "Espaços acústicos: Estúdios de gravação de áudio design acústico e desenvolvimento de projetos para ambientes acústicos voltados à produção de música." In 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2spddesign-043_37.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Ícaro De Lima, Davyd B. De Melo, Breno M. Freitas, and Danielo G. Gomes. "Detecção de Anomalias em Padrões Acústicos, de Temperatura e Umidade Sazonais para Abelhas Melíferas (Apis mellifera L.)." In Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2021.15738.

Full text
Abstract:
O Distúrbio do Colapso das Colônias (Colony Collapse Disorder, CCD) é um fenômeno associado ao desaparecimento repentino de abelhas melíferas em colônias manejadas. Registrado nos EUA desde 2006, o CCD tem como possíveis causas desde as variações climáticas, uso incorreto de defensivos químicos até pragas e doenças. Neste sentido, soluções computacionais criativas podem contribuir para um melhor entendimento da sanidade e do bem-estar das abelhas. Neste artigo, aplicamos modelos de aprendizagem de máquina para detectar anomalias em padrões acústicos de abelhas melíferas africanizadas (Apis mellifera L.) e em padrões de temperatura e de umidade sazonais internas em colmeias com abelhas de raça europeia. Três modelos preditivos foram implementados: Modelo de Mistura de Gaussianas (GMM), Máquina de Aprendizado Extremo (ELM) e Máquina de Vetor de Suporte para uma classe (OC-SVM). Utilizamos datasets com dados de temperatura e umidade internas de duas colmeias de abelhas melíferas localizadas nas cidades de Bournemouth (Inglaterra) e Würtzburg (Alemanha) e um dataset com áudio de uma colônia melífera em Fortaleza-CE (Brasil). Para temperatura e umidade, os melhores resultados ocorreram para anomalias sazonais, nas quais o algoritmo ELM alcançou uma acurácia média de 92,6%. Para os áudios, destacamos o algoritmo GMM (acurácia média de 84,9%) na detecção de ausência da rainha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography