To see the other types of publications on this topic, follow the link: Acústica, Áudio.

Journal articles on the topic 'Acústica, Áudio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 26 journal articles for your research on the topic 'Acústica, Áudio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Monteiro Júnior, Francisco Nairon, and Washington Luiz Pacheco de Carvalho. "Sensibilização da audição e educação sonora nos exercícios de limpeza de ouvidos: uma incursão na educação matemática." Zetetike 22, no. 2 (November 3, 2014): 151. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v22i42.8646570.

Full text
Abstract:
O ensino de acústica tem se caracterizado por um modo bancário que pouco contribui para o ideal de formação de cidadãos capazes de entender e atuar na melhoria das paisagens sonoras dos ambientes nos quais convivem. Igualmente distante do mundo da cultura sonora e musical, da tecnologia de áudio e do ambiente acústico, em nada se alinha com o esforço cada vez mais crescente de sensibilização da escuta e da educação sonora, protagonizado pelo educador canadense Prof. Raymond Murray Schafer. No intuito de trazer elementos para a reflexão em torno de como a matemática pode constituir-se enquanto linguagem a concorrer para a educação sonora, desenvolvemos, num modo dialógico problematizador do mundo tecnológico e cultural, uma ação de pesquisa e ensino com licenciandos em matemática da UNEMAT de Barra do Bugres que apontou para a viabilidade da formação de consciências que se coloquem a serviço da melhoria dos ambientes acústicos, na modificação das paisagens nas quais vivemos e que somos corresponsáveis. No presente artigo, apresentamos uma das atividades desenvolvidas durante a pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Menegotto, José Luis, and Julio Cesar Boscher Torres. "Integração de simulador acústico em ferramenta de modelagem BIM." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (May 28, 2019): e019020. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653934.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados obtidos na primeira fase de desenvolvimento de uma aplicação que integra a interface de um ambiente de projeto BIM (Building Information Modeling) ao simulador acústico BRASS (Brazilian Room Acoustic Simulator). O objetivo do projeto é obter um ambiente de auralização integrado à ferramenta de concepção do projeto, buscando facilitar o trabalho de simulação acústica. Uma interface de auralização unificada evita que arquitetos e engenheiros tenham que comutar entre diversas aplicações gráficas para ouvir o resultado da simulação, facilitando a tomada de decisão projetual. Para efetuar a auralização de salas, os procedimentos de cálculo utilizados pelo simulador acústico BRASS foram implementados no aplicativo de modelagem BIM Revit, testando duas implementações: scripts programados no ambiente de programação visual Dynamo e funções programadas em C# no ambiente .NET. Como resultado da integração, são obtidos arquivos de áudio biauriculares que consideram a espacialidade do som através das funções de transferência relativas à cabeça e a visualização da posição da fonte sonora e do campo acústico, definido pelo conjunto de raios sonoros que se propagam dentro do ambiente simulado. São apontados problemas referentes ao desempenho necessário para realizar este tipo de simulações e relacionados à classificação dos parâmetros utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CORRÊA, Alessandra Pagliuso dos Santos, and Larissa BERTI. "ESTABELECIMENTO DO CONTRASTE ENTRE AS FRICATIVAS POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO: MANIPULAÇÃO DE PISTAS ACÚSTICAS." Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 59, no. 2 (August 2015): 363–84. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1504-6.

Full text
Abstract:
O presente trabalho versa sobre a presença de contrastes encobertos na fala de crianças com transtorno fonológico. A hipótese perseguida é a de que as crianças com transtorno fonológico se ancoram em pistas acústicas secundárias na tentativa de estabelecer contrastes fônicos da língua. Para tanto, foram utilizadas cinco gravações em áudio, advindas de cinco crianças entre 4 e 5 anos com transtorno fonológico, que apresentavam as chamadas “substituições fônicas” envolvendo a classe de sons das fricativas. Os dados foram editados e analisados com o uso do software PRAAT. Foi realizada uma transcrição fonética da primeira repetição (R1) de cada criança, por três juízes, e considerada a concordância de 66%. A partir dessa transcrição, foi realizada a análise fonológica contrastiva acústica de todas as “substituições” envolvendo a classe de sons das fricativas, a partir de seis parâmetros. Verificou-se a existência de contrastes encobertos nas produções tidas como homófonas auditivamente, representando um total de 54% do total das “substituições” identificadas pelos juízes. As crianças com transtorno fonológico ancoram-se preferencialmente em pistas acústicas secundárias na tentativa de distinguir os fones fricativos. Os dados obtidos neste estudo permitem reflexão acerca da importância de se considerar o detalhe fonético no interior dos modelos fonológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Spadotto, André Augusto, Ana Rita Gatto, Paula Cristina Cola, Roberta Gonçalves da Silva, Arthur Oscar Schelp, Danielle Ramos Domenis, and Roberto Oliveira Dantas. "Componentes do sinal acústico da deglutição: estudo preliminar." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 24, no. 3 (2012): 218–22. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912012000300006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar os componentes do sinal acústico da deglutição com o auxílio de software específico. MÉTODOS: Foram avaliados 14 indivíduos saudáveis com idades variando entre 20 e 50 anos (média de 31±10 anos). A coleta de dados consistiu da captura simultânea do áudio da deglutição, por meio de um microfone, associado ao registro da imagem videofluoroscópica da deglutição. A identificação dos componentes de som e a quantificação dos tempos foram analisados posteriormente com o auxílio de software específico que possibilitou a análise simultânea entre a onda acústica e a imagem videofluoroscópica. RESULTADOS: Foram identificados três componentes de som (burst) na maioria das deglutições avaliadas. O primeiro burst apresentou tempo médio de 87,3 milissegundos (ms) para água e 78,2 para substância pastosa. O segundo burst retornou um tempo médio de 112,9 ms para água e 85,5 para consistência pastosa. O intervalo médio entre o primeiro e segundo burst foi 82,1 ms (água) e 95,3 ms (consistência pastosa), e entre o segundo e terceiro foi 339,8 ms e 322,0 ms, respectivamente para água e consistência pastosa. CONCLUSÃO: O software permitiu a visualização de três componentes do som durante a deglutição de indivíduos saudáveis e mostrou que o sinal da deglutição em indivíduos normais é altamente variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Adelino Pinheiro, Maurílio Nunes Vieira, and Adriano Vilela Barbosa. "Avaliação de Descritores Acústicos Aplicados à Comparação Forense de Locutor." Revista Brasileira de Criminalística 8, no. 2 (February 17, 2020): 22–35. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v8i2.344.

Full text
Abstract:
A comparação forense de locutor (CFL) consiste no confronto entre características de dois áudios, com o objetivo de associar as falas do áudio questionado a um indivíduo conhecido. Esse áudio, na maioria dos casos, é oriundo de interceptações telefônicas e possui codificação GSM (Global System Mobile), banda estreita e ruído de canal. Levantamentos do cenário mundial em CFL, realizados em 2011 e 2016, respectivamente pela Universidade de York e INTERPOL, indicaram que muitos peritos forenses baseavam-se em análises perceptuais e acústicas. Em contrapartida, a utilização de metodologias automáticas e assistidas são menos utilizadas. Nesse nicho, o presente trabalho busca explorar o potencial de características/descritores acústicos, como Componentes Mel Cepstrais e analisar o poder discriminante destas características acústicas extraídas de corpus. Os experimentos utilizaram cinco tipos de ruído em seis níveis de relação sinal ruído. Os cenários das comparações visam aproximar as condições forenses considerando a codificação GSM, a banda do sinal e o ruído de canal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fagundes, Giselda da Rocha. "A ocorrência de variantes de vozeamento nas vogais altas pretônicas no Português Brasileiro (PB)." Cadernos de Linguística 2, no. 4 (September 11, 2021): e510. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id510.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência de variantes de vozeamento das vogais altas pretônicas no Português Brasileiro. Para tal realizando a gravação de áudio de 06 (seis) informantes de São Paulo, sendo 03 (três) mulheres e 03 (três) homens, de 20 a 35 anos e com o ensino superior. O corpus para a análise acústica foi formado pela gravação, em cinco repetições aleatorizadas, de vocábulos quadrissílabos e pentassílabos na frase veículo “Diga ____ logo”, totalizando de 1.440 frases, contendo os vocábulos alvo. Nossos resultados confirmaram que, em contexto pretônico medial, os falantes realizam três variantes das vogais altas, a saber: vogais vozeadas, parcialmente vozeadas e desvozeadas, sendo as vozeadas de maior ocorrência, 55,62%. Foi possível observar também que houve diferença na realização das variantes entre: a vogal alta anterior e posterior; sujeitos do sexo feminino e masculino; quadrissílabos e pentassílabos; e entre consoantes da sílaba alvo, porém, em sua maioria, prevalecendo a variante vozeada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sonoda, André Vieira. "Tecnologia de áudio na etnomusicologia." Per Musi, no. 21 (2010): 74–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992010000100009.

Full text
Abstract:
Estudo sobre a relação da etnomusicologia com a tecnologia de áudio adentrando nos principais desenvolvimentos tecnológicos e conceituais dessas duas áreas desde o final do século XIX. Objetiva resumir a história da primeira área, desde a musicologia sistemática até hoje com base na tecnologia que permeou seu percurso, chamando atenção para questões pouco contempladas. Foram subsídios metodológicos: a pesquisa bibliográfica e de campo, análises de documentos e comportamentos em estúdio de gravação e análises acústicas. Verificou-se a existência de marcos delineadores do processo histórico ocorrido. Sugere que qualquer fator relacionado com um processo de produção fonográfica pode influenciar o resultado acústico de uma manifestação musical gravada. Sugere também uma maior atenção em pesquisas frente à influência de elementos técnicos e conceituais de produção fonográfica em manifestações de transmissão oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Manoela Hartmann Martins de, Leandro Gumboski, and Leandro Anegelo Pereira. "PR-407 e seu impacto na Floresta Estadual do Palmito: estudo do efeito de borda a partir de análise sonográfica." Guaju 6, no. 2 (February 1, 2021): 235. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v6i2.77167.

Full text
Abstract:
Atualmente, alguns dos problemas ambientais existentes e com grande impacto em Unidades de Conservação Ambiental (UC) são as rodovias e o tráfego intenso nelas. A rodovia que delimita a borda de uma área de proteção gera diferentes efeitos de bordas a partir de fatores diversos. A borda originada da poluição resultante da combustão dos veículos, por exemplo, é diferente da borda formada pela interferência sonora desses mesmos veículos que trafegam pela rodovia. Para solucionar essa problemática, a bioacústica, apesar de ser uma área de estudo recente, vem buscando soluções a partir de duas perspectivas distintas: estudo do próprio ambiente e análise da comunicação de determinadas espécies. Este trabalho, seguindo a primeira linha de pesquisa mencionada, tem por objetivo analisar a absorção acústica de uma UC de Mata Atlântica que sofre com interferência elevada da rodovia PR-407: a Floresta Estadual do Palmito (FEP). Para tanto, a metodologia do trabalho contou com três principais etapas: coleta inicial de dados sonoros para identificar as principais faixas de frequência emitidas pela rodovia; produção de um arquivo de áudio fundamentado no espectro de frequências identificado inicialmente; emissão controlada na mata dessa faixa de áudio produzida e gravações comparadas em trilha existente na FEP e em região de mata fechada da mesma UC. Os primeiros resultados alcançados por esta pesquisa em andamento indicam uma atenuação de 33,45% na mata em relação à trilha, sugerindo que a vegetação que compõe a borda da reserva a partir da rodovia apresenta importante função nos processos de absorção dos sons abióticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brasil, Brunah de Castro, Roberta Michelon Melo, Helena Bolli Mota, Roberta Freitas Dias, Carolina Lisbôa Mezzomo, and Vanessa Giacchini. "O uso da estratégia de alongamento compensatório em diferentes gravidades do desvio fonológico." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 15, no. 2 (2010): 231–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342010000200014.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Verificar a existência de relação entre o uso da estratégia de alongamento compensatório e diferentes gravidades do desvio fonológico classificado quantitativa e qualitativamente. Além disso, verificar a existência de correspondência entre a gravidade do desvio fonológico nas duas classificações utilizadas no estudo. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 20 crianças com diagnóstico de desvio fonológico apresentando diferentes gravidades e com idades entre cinco e dez anos. Os desvios foram classificados de maneira quantitativa e qualitativa. O uso da estratégia estudada foi identificado com o auxílio da análise acústica, através do software de áudio-processamento (PRAAT). Os dados coletados foram analisados estatisticamente por meio do teste Qui-quadrado. RESULTADOS: O estudo comparativo entre as gravidades do desvio fonológico, segundo as classificações quantitativa e qualitativa, não mostrou diferença estatisticamente significante entre os grupos no que se refere à estratégia de alongamento compensatório. Através da análise descritiva da distribuição dos sujeitos conforme a gravidade do desvio fonológico nas duas classificações, verificou-se correspondência entre as classificações quantitativa e qualitativa no que diz respeito à gravidade do desvio fonológico. CONCLUSÃO: Não houve relação entre o uso da estratégia de alongamento compensatório e as diferentes gravidades do desvio fonológico. A distribuição dos sujeitos por gravidade do desvio fonológico, segundo as classificações utilizadas, permitiu visualizar uma correspondência entre os dois tipos de classificações do desvio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miranda, Luma da Silva, João Antônio De Moraes, and Albert Rilliard. "Percepção audiovisual da entoação modal do português do Brasil." Gradus - Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório 5, no. 1 (August 11, 2020): 47–70. http://dx.doi.org/10.47627/gradus.v5i1.148.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga a identificação perceptiva audiovisual da entoação de quatro atos de fala do português do Brasil, com os seguintes significados pragmáticos: asserção, questão-eco, questão parcial e exclamação. Dez informantes (5 homens), falantes da variedade do Rio de Janeiro, foram gravados e filmados, produzindo esses quatro atos de fala, com base na sentença Como você sabe. Analisaram-se, do ponto de vista fonético, as pistas acústicas que distinguem esses atos de fala em relação aos parâmetros acústicos (F0, duração e intensidade) e, do ponto de vista visual, as unidades de ação (Action Units) que compõem as respectivas expressões faciais. Uma análise quantitativa dos dados foi realizada, o que permitiu verificar que há pistas acústicas e visuais que caracterizam a produção dos quatro tipos de enunciados. No experimento perceptivo, sessenta participantes tinham que identificar os quatro atos de fala em três condições experimentais de apresentação dos estímulos: somente áudio (A), somente vídeo (V) e áudio combinado com vídeo (AV). O maior índice de acertos foi verificado na condição audiovisual (AV), seguido da condição somente áudio (A) e, por fim, da condição somente vídeo (V). Esses resultados confirmam que ouvintes integram as informações vindas do canal auditivo e do canal visual na tarefa de identificar perceptivamente diferentes tipos de enunciados no português do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Viana, Luana. "Áudio imersivo em podcasts:." Estudos em Jornalismo e Mídia 17, no. 2 (December 18, 2020): 9–101. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n2p90.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz uma discussão sobre o uso do áudio binaural, popularmente conhecido como áudio 3D, na composição de narrativas em podcasts ficcionais, potencializando uma experiência imersiva ao ouvinte. Dessa forma, apresentamos como o podcast se enquadra na formatação radiofônica e recorremos ao Darkest Night, produção que utiliza o recurso binaural em suas histórias para colocar o ouvinte no centro de uma memória recuperada que soa como se estivesse acontecendo em tempo real. O principal objetivo desta pesquisa é investigar como esse recurso potencializa a capacidade imersiva da produção. Como principal contribuição dessa análise, propomos a categorização em três vertentes para o uso do áudio binaural na construção de narrativas ficcionais: na voz do personagem, na ação sonora e na composição do cenário acústico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cardoso, Brayna, and Regina Célia Fernandes Cruz. "ANÁLISE SOCIOFONÉTICA DO PORTUGUÊS FALADO EM SÃO LUÍS/MA COM BASE EM DADOS AMPER | SOCIOPHONETIC ANALYSIS OF PORTUGUESE SPOKEN IN SÃO LUÍS / MA BASED ON AMPER DATA." Estudos Linguísticos e Literários, no. 63 (October 3, 2019): 24. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i63.33763.

Full text
Abstract:
<div class="page" title="Page 1"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Resumo: </span><span>O artigo apresenta uma análise comparativa intradialetal do português falado em São Luís, com a finalidade de caracterizar o padrão entoacional da variedade, no que diz respeito as sentenças declarativas neutras e interrogativas totais. A teoria segue as concepções da Sociofonética (FELLONI, 2011), visto que empreende uma análise acústica da variação entoacional da variedade ludovicense com base nos dados AMPER-POR. Ao todo foram 1.836 dados analisados (51 sentenças x 2 modalidades x 3 melhores repetições x 6 locutores). A metodologia é composta das seguintes etapas: codificação das repetições; isolamento das repetições; segmentação automática dos sinais de áudio; extração das medidas acústicas das vogais e das médias dos parâmetros físicos controlados; seleção das 3 melhores repetições; normalização dos dados e produção de gráficos no R. Os resultados comprovam que, apenas a F0 atuou como fator determinante na discriminação da entoação modal, a duração e a intensidade atuaram mais com relação ao acento lexical, contudo, não foram fatores determinantes no que concerne à entoação modal.</span></p><div class="page" title="Page 2"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Abstract: </span><span>The article presents an intradialetal comparative analysis of the Portuguese spoken in São Luís, with the purpose of characterizing the intonational pattern of the variety, with respect to the neutral declarative and total interrogative sentences. The theory follows the conceptions of Sociophonetic (FELLONI, 2011), since it undertakes an acoustic analysis of the intonational variation of the ludovic variety based on AMPER-POR data. In total, 1.836 data were analyzed (51 sentences x 2 modalities x 3 best repeats x 6 speakers). The methodology is composed of the following steps: repetition coding; isolation of replicates; automatic segmentation of audio signals; extraction of the acoustic measures of the vowels and the means of the controlled physical parameters; selection of the 3 best replicates; normalization of the data and production of graphs in the R. The results show that only F0 acted as a determining factor in the discrimination of modal intonation, duration and intensity acted more in relation to the lexical accent, however, were not determinant factors with respect to modal intonation. </span></p><p><span>Keywords</span><span>: Sociophonetic. Prosodic Analysis. Brazilian Portuguese. AMPER-POR project. São Luís. </span></p></div></div></div><p><span><br /></span></p><p> </p></div></div></div></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Medeiros, Márcia Pinheiro Hortêncio de, and Elisandra Dos Santos. "SÍNDROME DO CHOQUE ACÚSTICO EM TRABALHADORES USUÁRIOS INTENSIVOS DE HEADSET E TELEFONE: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Revista Brasileira Multidisciplinar 19, no. 2 (July 1, 2016): 83. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2016.v19i2.415.

Full text
Abstract:
Com a crescente proliferação de empregos baseados em telefone (ex.: telefonistas, operadores de telemarketing/teleatendimento, controladores de tráfego aéreo, pilotos de aeronaves e de automóveis, operadores de máquinas pesadas, operadores de áudio e vídeo etc.), milhões de trabalhadores estão mais vulneráveis a choques acústicos (CA) devido ao aumento da probabilidade de exposição a incidentes acústicos intensos, agudos, súbitos e inesperados, que aleatoriamente viajam através da linha telefônica ou da interface da web até o receptor do headset ou do telefone do operador. Tal exposição pode levar a um conjunto de sintomas neurofisiológicos e psicológicos, que podem variar em grau e duração. Quando a duração é temporária, costuma-se empregar na literatura o termo CA e quando é permanente, os termos: lesão, desordem e síndrome do choque acústico (SCA), sendo os termos CA e SCA os que serão utilizados neste estudo. Frente à severidade e à complexidade dos sintomas, os impactos na qualidade de vida e na capacidade laborativa e a possibilidade de futura compensação trabalhista por danos morais e materiais em nosso país, uma revisão de literatura do período de 2005 a 2015 faz-se necessária para que fabricantes, empregadores, empregados e profissionais das áreas de segurança e saúde do trabalho sejam o mais rápido possível conscientizados sobre o tema, e capacitados quanto à prevenção, avaliação, diagnósti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Ronaldo Rodrigues da, João Paulo Carvalho Lustosa da Costa, Ricardo Kehrle Miranda, and Giovanni Del Galdo. "Aplicação do Valor de Base da Frequência Fundamental Via Estatística MVKD em Comparação Forense de Locutor." Revista Brasileira de Criminalística 5, no. 3 (November 4, 2016): 30–38. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v5i3.134.

Full text
Abstract:
Comparação forense de locutor (CFL) é um exame de determinação de fonte no qual são comparadas amostras de fala de origem conhecida, provenientes de um suspeito, com amostras de fala presentes em um ou mais áudios questionados, cuja autoria se deseja determinar, produzindo uma prova pericial que pode reforçar ou se contrapor à hipótese de que o suspeito é o autor da fala questionada. Em levantamento realizado em 2011 por pesquisadores da Universidade de York entre peritos de treze países, incluindo o Brasil, a metodologia mais usada nos exames de CFL se baseava em análises perceptuais e acústicas. Entre as medidas acústicas, a Frequência Fundamental (F0) era utilizada por quase 70 % dos entrevistados. F0 possui características importantes para a área forense, como a robustez em áudios de baixa qualidade e, em medidas de longo termo, a independência do conteúdo das falas. Conforme estudos recentes, a medida estatística valor de base de F0 é menos afetado pelo estilo e conteúdo da fala, pelo canal utilizado na gravação e exige menor quantidade de áudio para obter uma medida estável, comparada às medidas de F0 comumente utilizadas, entre elas, a média aritmética e o desvio padrão. Neste trabalho é analisado o poder discriminante do valor de base de F0 aplicado ao Corpus Forense do Português Brasileiro (CFPB), obtendo-se uma Taxa de Erro Igual, do inglês Equal Error Rate (EER) 5,9 % melhor que o segundo parâmetro mais discriminativo, a média aritmética. A combinação do valor de base de F0 a outras medidas de longo termo de F0 por meio da estatística de densidade do núcleo de multivariáveis, do inglês Multivariate Kernel-Density (MVKD), resultou, em todas as simulações, em ganho de poder discriminativo, sendo a combinação entre as medidas do valor de base com a mediana de F0 aquela que obteve o melhor resultado, com uma EER de 13 %, superando valores relatados em pesquisas recentes. Os resultados obtidos demonstram que o valor de base de F0 é o melhor parâmetro a ser utilizado em análises de F0.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Trindade, Júlio Kuhn Da, Paulo César de Faccio Carvalho, Fabio Pereira Neves, Cassiano Eduardo Pinto, Horacio Leandro Gonda, Laura Beatriz Nadin, and Luis Henrique Silva Correia. "Potencial de um método acústico em quantificar as atividades de bovinos em pastejo." Pesquisa Agropecuária Brasileira 46, no. 8 (August 2011): 965–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2011000800025.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de um método acústico de quantificação do tempo de pastejo, de ruminação e de outras atividades realizadas por novilhas de corte em pastagem natural. Para obter registros sonoros, novilhas foram equipadas com buçais que permitiam sustentar um gravador digital e um microfone ajustado à fronte. Os registros foram analisados em um programa de áudio. As atividades foram discriminadas, e suas durações foram quantificadas e comparadas a valores obtidos por método visual. O método acústico é eficiente em quantificar o tempo de pastejo, de ruminação e de outras atividades de bovinos em pastejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lemos Escola, João Paulo, Rodrigo Guido, Ivan Nunes Da Silva, Douglas Henrique Bottura Maccagnan, Alexandre de Moraes Cardoso, and Uender Souza. "Estado da arte no monitoramento acústico de Cicadidae em lavouras de café." Revista Macambira 5, no. 1 (June 18, 2021): e051007. http://dx.doi.org/10.35642/rm.v5i1.562.

Full text
Abstract:
As cigarras são uma praga-chave das lavouras de café com a característica marcante de emissão de sons. É de interesse do produtor o desenvolvimento de ferramentas para monitoramento das lavouras, buscando economia de recursos. Este trabalho realiza um levantamento bibliográfico dos trabalhos focados no monitoramento acústico de Cicadidae procurando soluções disponíveis para auxílio do produtor. Os resultados mostraram que a maioria dos trabalhos encontrados (52,3%) utiliza softwares em laboratório e apenas 4,7% utiliza algum software para monitoramento implantado em campo. Conclui-se, a partir desse dado, que essa pode ser uma importante lacuna a ser preenchida em trabalhos futuros, por meio do processamento digital de sinais de áudio em um possível dispositivo implantado em lavoura. Abstract: Cicadas are a key pest of coffee plantations with a marked sound emission characteristic. It is of interest to the producer to develop tools to monitor crops in order to save resources. This research performs a bibliographic survey of works focused on the acoustic monitoring of Cicadidae, in order to look for available solutions to help producers. The results showed that the majority of the works founded (52.3%) are related to the use of softwares in laboratory, and only 4.7% use some monitoring software implemented in the field. Therefore, that must be an important gap to be filled in future works, applying digital audio signal processing in a possible device implanted in a field. Keywords: Bioacoustics, Digital Audio Signal Processing, Monitoring.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mesquita NETO, José Rodrigues de, and Clerton Luiz Felix BARBOZA. "O EFEITO DA PALAVRA NA CONSTRUÇÃO DA INTERFONOLOGIA RÓTICA PB-ELE." Trama 15, no. 34 (February 27, 2019): 52–67. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i34.20476.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo geral analisar o efeito da palavra na construção da interfonologia rótica envolvendo o PB e o ELE de professores de espanhol no Brasil. Temos como pergunta-problema: como a palavra influencia na construção da interfonologia rótica entre o português e o espanhol? Nossa hipótese básica afirma que a interfonologia será construída de modo diferente segundo as palavras, os sujeitos e os experimentos. Para a realização da pesquisa temos como base teórica a língua como SAC (BECKNER et al., 2009) e os modelos fonológicos multirepresentacionais: FU (BYBBE, 2001) e ME (PIERREHUMBERT, 2001). A metodologia é de cunho quali-quantitativo e corte transversal, traz como corpus o áudio de 770 tokens em que os róticos aparecem em diferentes contextos fonotáticos e em dois experimentos. Desse modo, verificamos que uma palavra com alto Índice de Realização Não-Padrão no experimento 1, pode aparecer com um baixo Índice no experimento 2. Assim, comprovando o comportamento dinâmico da língua. REFERÊNCIASALVARENGA, E. Metodología de la investigación cuantitativa y cualitativa. 5 ed. Asunción: Diseños. 2014. BAICCHI, A. Construction learning as a complex adaptive system: psycholinguistic evidence from L2 learners of English.BARBOZA, C. L.. Efeitos da palatalização das oclusivas alveolares do português brasileiro no percurso de construção da fonologia do inglês língua estrangeira. 2013. 165f. Tese (Doutorado em Linguística) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. BECKNER, et al. Language is a complex adaptive system: position paper. Language Learning, Michigan, v. 51, n. 1, p.1-26, Dec. 2009. BOERSMA, P., WEENIK, D. Praat: doing phonetics by computer. Version 5.1.43. Disponível em: http://www.praat.org. 2012.BRISOLARA, L.; SEMINO, M. ¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: Ejercicios prácticos. Campinas: Pontes Editores. 2014.BYBEE, J. Phonology and language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.______. Usage-based grammar and second language acquisition. In: ROBINSON, Peter; ELLIS, Nick C. Handbook of cognitive linguistics and second language acquisition. New York: Routledge, 2008. p. 216-236.______, Joan. Language, usage and cognition. Nova York: Cambridge. 2010.CARVALHO, K. C. Descrição fonético-acústica das vibrantes no português e no espanhol. 2004. 213f. Tese (Doutorado em Letras) – Curso de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2004.CRISTÓFARO-SILVA, T. Descartando fonemas: a representação mental na fonologia de uso. In: HORA, D. da; COLLISCHON, G. Teoria linguística: fonologia e outros temas. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003. p. 200-231.______. Fonologia probabilística: estudos de caso do português brasileiro. Lingua(gem), Macapá, v. 2, n. 2, p.223-248, 2005.______. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto. 2013.FERNÁNDEZ, J. Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica. Madrid: Arco/libros. 2007.GOMES, A. S.. A vibrante múltipla espanhola em aprendentes de Espanhol como língua estrangeira na Bahia e em São Paulo: uma abordagem sociolinguística. 2013. 125f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) – Curso de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford Universuty Press, 2008.LEFFA, V. J. ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema adaptativo complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016 [www.revel.inf.br].NAVARRO, T. Manual de pronunciación española. Madrid: CSIC, 1991.PIERREHUMBERT, J. B. Exemplar dynamics: word frequency, lenition and contrast. In: BYBEE, Joan; HOPPER, P. (Comp.). Frequency and the emergence of linguistic structure. Amsterdam: John Benjamins, 2001. p. 137-158.SILVA, K. C. Ensino-Aprendizagem do espanhol: O uso interlinguístico das vibrantes. 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Recebido em 06-09-2018.Aceito em 22-02-2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Marra, Pedro Silva, and Luiz Henrique Assis Garcia. "Entre umas e outras: tempo, sociabilidade e música popular em bares da cidade." Comunicação Mídia e Consumo 15, no. 42 (April 26, 2018): 34. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1557.

Full text
Abstract:
Delimitando como objeto empírico a Praça da Savassi, procuramos analisar como é possível experimentar temporalidades sobrepostas em espaços contíguos por meio da combinação entre formas de sociabilidade e escolhas de repertório, em dois bares diferentes localizados na referida região. Nosso trabalho de campo emprega diversos formatos de registro (gravações de áudio, fotos e vídeos digitais e relatos escritos) de tais usos do espaço realizadas durante derivas pela praça. Assim, discutimos as formas com que as pessoas modulam as propriedades acústicas (intensidade, frequência e espacialidade) das sonoridades empregadas e diferentes repertórios musicais para produzir o “lugar”. Essa ideia é reforçada pelo entendimento de que, no lugar, a experiência do tempo é “intersubjetiva”, portanto é social e espacialmente localizada. A música popular, inserida nesse cenário, desempenha um papel significativo na conformação da experiência social e histórica de diferentes grupos que co-habitam e disputam a cidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Whitaker, Melina Evangelista, Jeniffer de Cássia Rillo Dutka, Rita de Cássia Moura Carvalho Lauris, Maria Inês Pegoraro-Krook, and Viviane Cristina de Castro Marino. "Ocorrência de ceceio em fricativas vozeadas e não vozeadas em crianças com fissura labiopalatina operada." Revista CEFAC 16, no. 4 (August 2014): 1222–30. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620143913.

Full text
Abstract:
Objetivo investigar se o ceceio, quando identificado, difere entre as fricativas alveolares não vozeadas e vozeadas produzidas por crianças com fissura labiopalatina operada. Métodos estudo prospectivo, em que frases constituídas pelas consoantes [s] e [z] produzidas por 32 crianças com fissura labiopalatina operada (idade média, 8 anos, 8 meses) foram selecionadas de um banco de dados e posteriormente julgadas auditivamente. Todas as crianças apresentavam relação inter-arcos alteradas, conforme avaliação ortodôntica realizada por três ortodontistas (concordância inter-juiz quase perfeita, kappa= 0.81), a partir da análise de modelos de gesso. Três fonoaudiólogas julgaram auditivamente as produções áudio gravadas. A concordância inter-juízes variou entre 56% e 78% e entre 59% e 93% para as frases constituídas de [s] e [z], respectivamente. Resultados o ceceio foi identificado em 69% das crianças e, particularmente, em 72% e 50% das produções envolvendo [s] e [z], respectivamente. Houve diferença significante entre os julgamentos para as fricativas [s] e [z], com maior ocorrência de ceceio em [s]. Conclusões deformidades dentofaciais podem favorecer a ocorrência do ceceio na população com fissura labiopalatina. A maior ocorrência do ceceio em [s] em comparação à [z], a partir da identificação auditiva, pode ser justificado por razões acústicas e/ou articulatórias. Sugere-se que o ceceio é dependente do contexto fonético-fonológico da frase devendo o mesmo ser considerado para fins clínicos e de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Moi, M., I. A. Nääs, F. R. Caldara, I. C. L. A. Paz, R. G. Garcia, A. F. S. Cordeiro, and L. O. Seno. "Vocalização como indicativo do bem-estar de suínos submetidos a situações de estresse." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 67, no. 3 (June 2015): 837–45. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-7056.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho estimar o bem-estar de suínos a partir de registros de sua vocalização, durante alojamento em granja comercial. Foram utilizados 150 suínos machos castrados, distribuídos aleatoriamente em cinco baias. Os suínos foram submetidos a diferentes situações de estresse: sede (sem acesso a água), fome (sem acesso ao alimento), estresse térmico (Índice de temperatura e umidade - ITU >74). Para o tratamento controle, os animais foram mantidos em situação de conforto, com acesso a alimento e água, e ambiente com ITU <70. Foram registrados os sinais acústicos a cada 30 minutos, durante período ininterrupto de três horas, totalizando seis coletas para cada situação de estresse. Os sinais foram digitalizados a uma frequência de até 44.100Hz, por um período de 3 minutos. Posteriormente, os áudios foram analisados pelo software Praat(r) 5.1.19. Os atributos gerados a partir desse software foram a energia do sinal (Pa²*s), amplitude máxima e amplitude mínima (Pa), a frequência de picht (Hz), a intensidade sonora (dB) e quatro níveis de formantes (F1; F2; F3 e F4), também chamados de harmônicas (Hz). Verificou-se que, dependendo do estímulo estressor e de sua duração, os atributos acústicos energia e intensidade do sinal, frequência de pitch e as formantes 2 e 4 apresentaram diferenciação. Os atributos sonoros da vocalização de suínos variam de maneira distinta em função do tipo e duração do estímulo estressante, funcionando, quando associados, como ferramenta eficiente para quantificar o grau de estresse dos animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santos, MAA. "Análise das Propriedades Antichamas das Espumas Acústicas de um Estúdio Educacional de EAD." Academic Society Journal, September 1, 2018, 163–72. http://dx.doi.org/10.32640/tasj.2018.3.163.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa sobre espumas acústicas adota a metodologia de um estudo de caso, estabelecendo a continuidade de um trabalho anterior sobre educação e gestão da segurança contra incêndio em ambientes audiovisuais de uma instituição de ensino. Os objetivos desta pesquisa são: analisar as propriedades antichamas das amostras da espuma acústica senoidal instaladas nos estúdios da instituição, preservar o patrimônio público e a integridade física dos profissionais que trabalham nestes ambientes, e propor uma intervenção. Os referenciais teóricos adotados foram baseados em normas que visam evitar a propagação de chamas, no uso da melamina, na educação e gestão da segurança contra incêndio, nas técnicas de gravação de áudio e no ensino a distância. As amostras de espuma acústica do campus analisadas não apresentaram propriedades antichamas adequadas, e o uso deste material inflamável pode ser generalizado para outros campi da instituição. Em seguida, foi sugerida a substituição por espumas antichamas aos campi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Perillo, Matheus, Fabrício Aleksandro Da Silva, and Igor Amariz Pires. "MEDIÇÕES ELETROACÚSTICAS DE UM ESTÚDIO DE LOCUÇÃO: O CASO DA RÁDIO ITATIAIA." e-xacta 4, no. 3 (December 24, 2011). http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v4i3.670.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta medições eletroacústicas do estúdio principal de locução da Rádio Itatiaia. Inicialmente foram apresentados conceitos básicos na área de áudio. Em seguida, a metodologia e os resultados coletados foram discutidos. O estudo da acústica no estúdio tem por objetivo a obtenção de excelente qualidade de som dentro um estúdio de locução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Melo, Roberta Michelon, Helena Bolli Mota, and Larissa Cristina Berti. "O contraste entre oclusivas alveolares e velares em dados típicos de fala: análises acústica e ultrassonográfica." CoDAS 29, no. 3 (2017). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016117.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Caracterizar acústica e articulatoriamente o contraste entre oclusivas alveolares e velares em dados típicos de fala, além de comparar os parâmetros (acústicos e articulatórios) de adultos e de crianças com desenvolvimento típico de fala. Método A amostra consistiu de 20 adultos e 15 crianças com desenvolvimento típico de fala. O corpus analisado no presente estudo foi composto por cinco repetições de cada palavra-alvo (/’kap ə/, /‘tapə/, /‘galo/ e /‘daɾə/). Essas palavras foram inseridas em frase-veículo e o indivíduo foi instruído a nomeá-las espontaneamente. Foi realizada a gravação simultânea de áudio e vídeo (imagens de ultrassom de língua). Os dados passaram por análise acústica (voice onset time; pico espectral e momentos espectrais do burst; transição consoante/vogal e medidas de duração relativa) e articulatória (proporção de eixos significantes da região anterior e posterior de língua e descrição das curvas de língua). Resultados Os parâmetros acústicos e articulatórios investigados foram sensíveis em marcar o contraste entre oclusivas alveolares e velares, principalmente, no grupo de adultos. Ambas as análises de fala sinalizaram também algumas diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos da pesquisa. Conclusão Os parâmetros acústicos e articulatórios investigados forneceram indícios para a caracterização do contraste fônico alvo do estudo. Dentre as principais contribuições da comparação da fala adulta e infantil, destaca-se a evidência de um período de refinamento/amadurecimento articulatório, mesmo após a aquisição dos segmentos oclusivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Melo, Roberta Michelon, Helena Bolli Mota, and Larissa Cristina Berti. "Parâmetros acústicos e articulatórios durante a produção do contraste entre oclusivas alveolares e velares: dados típicos e de desvio fonológico." Audiology - Communication Research 22 (November 27, 2017). http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1732.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução Análises instrumentais de fala, como a análise acústica e a articulatória (por exemplo, as imagens de ultrassom de língua), podem identificar habilidades linguísticas dos falantes, não detectadas por análise perceptivoauditiva. Objetivo Comparar os parâmetros acústicos e articulatórios entre as oclusivas alveolares e velares e entre crianças com desenvolvimento típico de fala e crianças com desvio fonológico. Métodos A amostra consistiu de 15 crianças com desenvolvimento típico de fala e sete crianças com desvio fonológico. O corpus foi composto pelas palavras alvo: /’kapə/, /‘tapə/, /‘galo/ e /‘daɾə/, inseridas em frase veículo e nomeadas espontaneamente. Foi realizada a gravação simultânea de áudio e vídeo (imagens de ultrassonografia de língua). Os dados passaram por análise acústica e articulatória. Resultados Seis (pico espectral, centroide, variância, assimetria, curtose e transição consoante-vogal) dos nove parâmetros acústicos investigados não mostraram distinções entre os grupos. Os valores de pico espectral e transição consoante-vogal foram os únicos não significativos para a marcação do contraste alvo. Em relação aos dados de ultrassonografia, a proporção de eixos significantes das regiões anterior e posterior de língua mostrou algumas diferenças no grupo típico, diferentemente do grupo com desvio fonológico. As curvas de língua também evidenciaram particularidades, em ambos os grupos. Conclusão Os parâmetros acústicos e articulatórios forneceram evidências sobre o contraste fônico entre oclusivas alveolares e velares, na amostra estudada. Observou-se um refinamento articulatório das crianças com desenvolvimento típico de fala e a presença de contrastes encobertos na fala das crianças com desvio fonológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sousa Jr., Itamar V. de, José O. S. Miranda, Alexandro C. S. Nascimento, and Francisco R. V. Araújo. "Física experimental com Arduino: ondas em uma corda tensionada." Revista Brasileira de Ensino de Física 42 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0177.

Full text
Abstract:
Resumo Neste trabalho foi desenvolvido um aparato para estudo do som emitido por cordas vibrantes utilizando a plataforma Arduino. Cordas de aço e nylon foram fixadas a um dispositivo que permitia aplicar uma força de tração às cordas e investigar a relação entre esta força e a frequência do som emitido utilizando em conjunto com o Arduino, respectivamente, um sensor de força baseado no módulo HX711 e um sensor de áudio baseado no circuito MAX4466. O sinal de áudio foi obtido a partir da conversão analógico-digital (A/D) da tensão elétrica no pino de saída do sensor de som. Para a obtenção de um sinal mais fidedigno, foram implementadas estratégias de programação que permitiram aumentar a velocidade de conversão A/D e diminuir o impacto da latência de comunicação Arduino-PC. Após análise espectral dos sinais de áudio, verificamos uma boa concordância entre previsões teóricas e os resultados obtidos experimentalmente mostrando, assim, que a abordagem adotada pode ser utilizada tanto no desenvolvimento de aulas experimentais como também na confecção de instrumentação para pesquisa na área de acústica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Stolf, Maria Raquel Da Silva. "Assonâncias de silêncios – entre a palavra pênsil e a escuta porosa." Informática na educação: teoria & prática 11, no. 2 (December 8, 2008). http://dx.doi.org/10.22456/1982-1654.8097.

Full text
Abstract:
O presente texto busca investigar o processo de criação de uma proposição artística que estou desenvolvendo desde 2007: o CD de áudio “Assonâncias de silêncios”. Este CD agrupa uma coleção de silêncios, sendo que o trabalho faz parte de minha pesquisa de doutorado, em que venho desenvolvendo investigações teóricas interseccionais à produção de proposições que utilizam o som, concatenando proposições sonoras que possuem várias versões, podendo ser desdobradas em instalações, ações, intervenções e vídeos. A partir de reflexões acerca de conceitos de silêncio, de uma escrita que leva em conta camadas de silêncio (palavra pênsil) e de relações entre os conceitos de assonância e repetição, indaga-se se estes conceitos transitam semanticamente na própria escuta. Deste modo, investiga-se o silêncio enquanto interrupção de sentido, o silêncio como ruído e um silêncio acústico: o silêncio como um meio para tentar começar a escutar, um silêncio que depende de quem ouve e escuta, pendente numa espécie de escuta porosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography