To see the other types of publications on this topic, follow the link: Administração Sistemas de informação.

Journal articles on the topic 'Administração Sistemas de informação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Administração Sistemas de informação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Fernandes, Ciro Campos Christo. "Abrangência, inserção e impacto transformador dos sistemas de compras eletrônicas na administração pública – análise do Siasg/Comprasnet." Revista do Serviço Público 56, no. 2 (February 20, 2014): 195–216. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v56i2.225.

Full text
Abstract:
Quais as funcionalidades necessárias aos sistemas de compras eletrônicas no ambiente da administração pública? Que parâmetros são relevantes para a análise e a avaliação desses sistemas? O trabalho aborda a aplicação da tecnologia da informação às compras governamentais, focalizando o caso do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) e seu portal na Internet, o Comprasnet, desenvolvido pela Administração Pública Federal brasileira. Contextualiza a emergência do comércio eletrônico e sua aplicação à administração pública. Sistematiza as fases e os procedimentos do processo de compras e contratações na administração pública brasileira, indicando os componentes e as funcionalidades que devem compor os sistemas de compras eletrônicas governamentais. Propõe parâmetros de análise para a avaliação desses sistemas: abrangência, inserção e impacto na transformação da gestão. A aplicação desses parâmetros ao estudo de caso evidencia que o Siasg/Comprasnet apresenta abrangência ainda incompleta, inserção consolidada e impacto transformador mais acentuado sobre as compras realizadas por meio de modalidades de licitação eletrônicas.Palavras-chave: gestão pública, licitações, informática e informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Edmeire Cristina, Raquel Rutina Korobinski, Liane Dos Anjos, Suely Ferreira Da Silva, and Ana Leticia Porrua Baduy. "Administração participativa como filosofia para o gerenciamento de sistemas de informação." Transinformação 12, no. 2 (December 2000): 17–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862000000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda, no atual contexto de transformações da sociedade do conhecimento, vários aspectos da administração participativa, concebida como uma filosofia para o gerenciamento dos sistemas de informação. Observa-se a necessidade de desenvolver informação, treinamento e comunicação, da parte das organizações, por meio desse novo paradigma de liderança. Tal proposta è situada na evolução das grandes tendências de pensamento e atualizada em função do desenvolvimento das redes e sistemas de informação. Em conclusão, sugerem-se alguns princípios elementares para redesenhar as atividades dos gestores da informação ou do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freire, Rodrigo Araujo, and Ricardo Bernardes De Mello. "A PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL (APF)." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 1 (March 4, 2019): 311–27. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i1.132.

Full text
Abstract:
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a priorização de projetos de Sistemas de Informação (SI) na Administração Pública Federal (APF), mais especificamente na Força Aérea Brasileira (FAB). Tal abordagem se faz necessária pela falta de processos com metodologia científica para gerenciar eficientemente o portfólio de SI para as Operações Aéreas Militares. O objetivo deste trabalho é comparar o modelo de priorização de projetos adotados pelo Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Governo Federal e o modelo The Analytic Hierarchy Process(AHP), com o propósito de auxiliar no aperfeiçoamento do respectivo processo de priorização no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). Esta tarefa será conseguida a partir de pesquisa bibliográfica e documental com o intuito de fornecer os subsídios necessários para a adequada análise do estudo de caso referente ao portfólio de SI para as Operações Aéreas Militares. A pesquisa esclareceu que existe um modelo adotado na APF para o cenário proposto e que o referido modelo atende à priorização de projetos de Sistemas de Informação na Administração Pública Federal, dentro do ambiente da Força Aérea Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Diniz, Eduardo H., José Eduardo Ricciardi Favaretto, Henrique Pontes Gonçalves de Oliveira, and Debora Richter Brólio. "Formação, Disseminação e Colaboração: Internacionalização em Administração de Sistemas de Informação." Revista de Administração Contemporânea 21, no. 6 (November 2017): 811–31. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160319.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo revela o perfil de internacionalização dos pesquisadores brasileiros no campo de Administração de Sistemas de Informação (ADI) com base em análise de três dimensões: Formação, Disseminação de pesquisa e Colaboração em redes internacionais. Baseado na coleta de dados provenientes da Plataforma Lattes, Google Scholar e dos websites das instituições de ensino, referente a um total de 554 pesquisadores com doutorado completo, um grupo de 50 pesquisadores brasileiros neste campo foi identificado com algum grau de inserção internacional. Este estudo revela que os pesquisadores mais internacionalizados do campo são majoritariamente provenientes de instituições das regiões Sudeste (66%) e do Sul (28%) do País. Apenas uma parcela (16%) desses pesquisadores realizou doutorado no exterior, embora outros tenham tido experiências internacionais por intermédio de pós-doutorado (38%), cursos de extensão (45%) ou bolsa sanduíche (18%). A Disseminação internacional dos trabalhos deste grupo de pesquisadores cresceu 65% no período entre 2010 e 2015, com publicação em periódicos e participação em congressos internacionais. A rede de Colaboração internacional deste grupo de pesquisadores também foi identificada na pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gonçalves, Marceli dos Santos Milano, Roberto Gomes de Almeida, and Marcia Rohr da Cruz. "Administração de Sistemas de Informação em Indústria de Caxias do Sul." Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão 1, no. 2012 (December 1, 2012): 1–14. http://dx.doi.org/10.18226/35353535.v1.2012.48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa, and Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo. "A empresa e os sistemas humanos de informação: uma abordagem conceitual para a gestão da informação." Transinformação 16, no. 2 (August 2004): 171–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862004000200005.

Full text
Abstract:
Este é um estudo conceitual que procura identificar, no fluxo de uma comunicação, as características da informação no campo da Administração, sob o ponto de vista das empresas. Destaca os aspectos conceituais da informação e, devido à ausência de consenso na definição do termo, busca extraí-los dos discursos sobre informação em algumas áreas do conhecimento, especialmente naquelas inseridas no âmbito da Ciência da Informação. Discute as particularidades da informação e da comunicação nos procedimentos adotados para a gestão da informação nas empresas. Discorre sobre os sistemas humanos de informação, evidenciando o sistema empresa e o seu subsistema de informação como subsídios necessários ao estabelecimento de políticas para a gestão da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dias, Fernando Skackauskas. "Análise das relações interdisciplinares das pesquisas científicas em sistemas de informação." Perspectivas em Ciência da Informação 13, no. 1 (April 2008): 199–215. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362008000100013.

Full text
Abstract:
Ao rever publicações científicas, foi construído um quadro descritivo sobre as relações interdisciplinares das pesquisas em Sistemas de Informação, delineando características, curso histórico e critérios metodológicos. Para tal, foi realizada uma análise de artigos publicados em periódicos internacionais no período entre 1985 e 2005, totalizando 105 artigos. Os resultados mostram a tendência para uma abordagem interdisciplinar entre a Ciência da Informação, a Ciência da Computação e a Ciência da Administração, configurando variáveis próprias e que interagem entre si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hoppen, Norberto, and Fernando S. Meirelles. "Sistemas de informação: um panorama da pesquisa científica entre 1990 e 2003." Revista de Administração de Empresas 45, no. 1 (March 2005): 24–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902005000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise da pesquisa científica brasileira em Sistemas de Informação (SI). Ele avalia o estado da arte da área a partir do exame de 343 artigos publicados em revistas científicas de Administração entre os anos de 1990 e 2003. A análise se concentra nos temas abordados e nas estratégias e metodologias de pesquisa. Constatou-se que: primeiro, no período ocorreu uma significativa redução na proporção de ensaios teóricos publicados; segundo, as estratégias de pesquisa são predominantemente exploratórias; terceiro, o estudo de caso e a pesquisa survey são os métodos preferenciais adotados; e, quarto, há um predomínio do tema Administração da Informação. Especificamente, para o período 1990-1997 avaliou-se a qualidade científica dos artigos publicados e verificou-se a existência de várias limitações metodológicas. Com o propósito de consolidar a pesquisa na área, sugerem-se algumas ações à comunidade acadêmica de SI para aperfeiçoar a consistência metodológica e a relevância das pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rezende, Yara. "Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual." Ciência da Informação 31, no. 1 (January 2002): 75–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652002000100008.

Full text
Abstract:
A evolução das características e as necessidades dos diferentes usuários de informação em empresas vêm determinando, ao longo do tempo, não apenas a criação de diversos tipos de sistemas de informação para atendê-los, como também uma constante adaptação do perfil de formação acadêmica e de atuação dos profissionais da informação. Ao primeiro e tradicional modelo de biblioteca técnica de empresa, seguiram-se os centros de documentação, os centros de informação, as bibliotecas virtuais, os sistemas de inteligência competitiva e, atualmente, os programas de gestão do conhecimento. O reconhecimento da importância estratégica da administração do conhecimento e do capital intelectual das empresas configura-se como a mais recente fase de evolução na gestão da informação. Os diferentes modelos de sistemas de informação para empresas já surgidos, apesar de distintos, não se excluem e convivem, ainda que parcela significativa dos profissionais da informação não venha acompanhando e se adaptando a essa evolução e esteja perdendo espaço de atuação para profissionais de outras áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rezende, Yara. "Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual." Ciência da Informação 31, no. 2 (August 2002): 120–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652002000200013.

Full text
Abstract:
A evolução das características e necessidades dos diferentes usuários de informação em empresas vem determinando, ao longo do tempo, não apenas a criação de diversos tipos de sistemas de informação para atendê-los, como também uma constante adaptação do perfil de formação acadêmica e de atuação dos profissionais da informação. Ao primeiro e tradicional modelo de biblioteca técnica de empresa seguiram-se os centros de documentação, os centros de informação, as bibliotecas virtuais, os sistemas de inteligência competitiva e, atualmente, os programas de gestão do conhecimento. O reconhecimento da importância estratégica da administração do conhecimento e do capital intelectual das empresas configura-se como a mais recente fase de evolução na gestão da informação. Os diferentes modelos de sistemas de informação para empresas já surgidos, apesar de distintos, não se excluem e convivem, ainda que parcela significativa dos profissionais da informação não venha acompanhando e se adaptando a essa evolução e esteja perdendo espaço de atuação para profissionais de outras áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

ANDRADE, DENISE, Marta Lígia Pomim Valentim, Elaine Da Silva, and Luana Maia Woida. "Informação na pandemia." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (December 31, 2020): 30–53. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14363.

Full text
Abstract:
Apresenta-se as estratégias e ações adotadas pela Secretaria de Administração Penitenciária para conter a proliferação do COVID-19 no sistema carcerário do Estado de São Paulo. A informação e a comunicação para a população por meio das mídias foram fundamentais para o enfrentamento da pandemia. Esforços foram realizados para o fortalecimento da vigilância e da assistência à saúde. Novas demandas surgiram no âmbito da gestão pública, revelando a necessidade de inovação no setor penitenciário, destacando-se nesse contexto as tecnologias de informação e comunicação uma das principais ferramentas. Nesse sentido, este trabalho objetiva analisar as ações implementadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, no que tange à visitação/contato entre os reeducandos e seus familiares durante a pandemia no primeiro semestre de 2020, a fim de contribuir para um melhor controle referente ao contágio e propagação do COVID-19. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo descritiva-exploratória, de natureza qualitativa. A coleta de dados enfocou os documentos e informações disponibilizados no Portal da Secretaria de Administração Penitenciária. Além disso, foram realizados testes no sistema “Conexão Familiar”. Como resultado evidenciou-se a eficiência das ações implementadas, visando o controle do contato com os reeducandos, em relação a “Mensagem via formulário” e a “Visita virtual”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Grael, Paulo Fernando Fuzer, and Otávio José de Oliveira. "Sistemas certificáveis de gestão ambiental e da qualidade: práticas para integração em empresas do setor moveleiro." Production 20, no. 1 (April 2, 2010): 30–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132010005000017.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste artigo é propor, a partir do referencial teórico e de um estudo de caso em uma empresa moveleira, práticas para integração de sistemas certificáveis de gestão ambiental e da qualidade. A coleta de dados do estudo de caso se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com o responsável direto pelos dois sistemas e com alguns colaboradores-chave do nível operacional, além de análise documental e de visitas in loco. Ao final deste artigo, são propostas práticas para integração desses sistemas, relacionadas aos seguintes elementos: alta administração; apoio administrativo, financeiro e pessoal; serviço de consultoria; coordenação do programa de integração; interface entre os sistemas; capacitação técnico-gerencial; sistema de liderança, prospecção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores; sistema de informação; indicadores; comunicação com o cliente, e integração contínua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Freitas, Henrique Mello Rodrigues, Carla Bonato Marcolin, João Luiz Becker, and Cristina Dai Prá Martens. "Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil: 27 Anos sob uma Ótica Internacional." Revista de Gestão e Projetos 9, no. 1 (May 3, 2018): 58–86. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v9i1.589.

Full text
Abstract:
Compreendendo que conhecer o passado é importante para planejar o futuro, neste artigo buscamos resgatar a história de sistemas de informação no Brasil, tendo como marco inicial o ano de 1988, quando a área de administração da informação (ADI) surge pela primeira vez de forma independente em um dos principais congressos de administração do Brasil, o EnANPAD. Como marco final, o ano de 2014, que representa a comemoração dos 20 anos da AMCIS (Americas Conference on Information System), evento que é referência na área de ADI, e que incitou um chamado para um olhar sobre a história de ADI através da área Celebrating the 20th Anniversary of AMCIS: Examining IS History. Para analisar estes 27 anos brasileiros frente à comunidade internacional, foram classificados 1.335 artigos de ADI publicados nos eventos da ANPAD nas áreas da AMCIS, trazendo um olhar longitudinal ao período. Como resultados, identificou-se que a área de Gestão de Projetos apresenta a maior tendência de crescimento. Ainda, apresenta-se um panorama de evolução e estado atual das pesquisas em SI no Brasil, bem como principais autores, instituições e temáticas trabalhadas ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Vasconcelos, Isabella Freitas Gouveia de, Roberto Max Protil, and Francisco Gabriel Heidemann. "Tecnologia e administração de recursos humanos: uma análise crítica da implantação de sistemas integrados de gestão em uma cooperativa agro-industrial." Organizações & Sociedade 9, no. 25 (December 2002): 111–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302002000300007.

Full text
Abstract:
Neste artigo é analisado um estudo de caso sobre a implantação de um sistema integrado de gestão em uma Cooperativa Agro-Industrial do esta do do Paraná. O estudo mostra como o líder da cooperativa, buscando realizar seus objetivos ligados à concentração de poder pessoal e recursos, promoveu uma mudança organizacional imposta top-down a fim de implantar um sistema de informação que estava "na moda". Esta implementação artificial levou a resistências na organização e ao encarecimento abusivo do programa. Analisou-se este caso à luz da teoria Neo-Institucionalista e a partir de reflexões sobre mudança organizacional e gestão de recursos humanos na implementação de sistemas de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Castro, Andresa de Moraes e. "Como Organizar um Sistema Eficiente." Revista do Serviço Público 43, no. 7 (June 12, 2017): 23–28. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i7.1900.

Full text
Abstract:
Este Sistema foi concebido como instrumento de informação, objetivando dotar a Administração Pública de meios adequados ao desempenho das atividades decorrentes de suas funções, através da administração documental, visando à economicidade e a eficácia dos procedimentos do apoio à tomada de decisões. A ausência de normas, fluxos e procedimentos técnicos reguladores da Administração de Arquivos gera uma série de dificuldades de ordem técnico-administrativa a saber:— dificuldades na recuperação de documentos;— irracionalidade na tramitação de documentos;— morosidade na disseminação da informação— desconhecimento quanto à localização da informação— possibilidade de extravio de documentos;— destinação incorreta dos documentos;— proliferação indiscriminada de papéis.O presente trabalho é uma proposta para minimizar tais disfunções, através da implantação do Sistema de Arquivos e Controle de Documentos — SIARq.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

De Lucca, Djuli Machado, Francisco Antônio Pereira Fialho, and Elizete Vieira Vitorino. "Competência em informação e aprendizagem ao longo da vida nas organizações que aprendem." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 11, no. 3 (July 19, 2018): 590–608. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10373.

Full text
Abstract:
Pesquisa que objetiva evidenciar a competência em informação e a aprendizagem ao longo da vida enquanto recursos para alcançar vantagem competitiva nas organizações que aprendem. Tal reflexão é possibilitada a partir da consulta a materiais publicados em nível nacional e internacional, que envolvem na discussão as temáticas da competência em informação, da aprendizagem ao longo da vida a gestão do conhecimento em organizações. Inicia abordando a crise nos sistemas tradicionais de aprendizagem e de administração, salientando que estes não estão em consonância com as características da nova ordem mundial, que é marcada pela fluidez e pela imprevisibilidade dos negócios. Insere na discussão a proposta de aprendizagem organizacional de Peter Senge (2013), fundada com base em cinco disciplinas: domínio pessoal; modelos mentais; construção de visão compartilhada; aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico. Aliado à proposta da aprendizagem organizacional, apresenta a competência em informação e a aprendizagem ao longo da vida enquanto movimentos congruentes à proposta de Senge. Ainda, relaciona a competência em informação como elemento para a gestão do conhecimento em organizações. Finaliza argumentando que esses movimentos podem contribuir para a ressignificação dos sistemas tradicionais de administração e de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Escrivão Junior, Álvaro. "Uso da informação na gestão de hospitais públicos." Ciência & Saúde Coletiva 12, no. 3 (June 2007): 655–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232007000300015.

Full text
Abstract:
Analisa-se a utilização da informação para a tomada de decisão, segundo a visão dos diretores e dos responsáveis pela área de informações dos 24 hospitais públicos estaduais da administração direta da Região Metropolitana de São Paulo, assim como alguns aspectos relativos aos sistemas de informação existentes. Os resultados mostram que esses hospitais produzem um considerável volume de dados, embora com lacunas importantes, e que muitos gestores desconhecem a existência de tais informações ou não as utilizam adequadamente para subsidiar a gestão hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lehnhart, Eliete Dos Reis, Tiago Chiapinotto da Silva, Vanderléia Leal Losekann, Mauri Leodir Löbler, and Rafaela Dutra Tagliapietra. "Ciclo de Vida dos Sistemas: uma Análise dos Desafios da Implementação de um Sistema de Informação em uma Instituição de Saúde Pública." Revista de Administração da UFSM 10, no. 4 (December 20, 2017): 574. http://dx.doi.org/10.5902/1983465916768.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi investigar o processo de implementação de um sistema de informação em uma instituição pública de saúde, localizada num município do interior do Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se a estratégia de estudo de caso, através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com a equipe responsável pelo projeto de implementação do sistema, a partir do conceito de ciclo de vida dos sistemas de informação proposto por Audy, Andrade e Cidral (2005). Os resultados demonstram que a instituição encontra-se na fase de instalação do sistema adquirido. Também foi possível identificar alguns problemas enfrentados no transcorrer do projeto, bem como ganhos diretos e indiretos para a administração pública e para os pacientes da rede pública de saúde do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Júlio César Santos, Daniel Barbosa Procópio, and José André Villas Bôas Mello. "O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." P2P E INOVAÇÃO 6, no. 1 (October 1, 2019): 191–205. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p191-205.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a intervenções planejadas e avaliadas na implantação de tecnologia da informação na administração pública. A base de dados para o levantamento dos artigos foram Scielo, Web of Science, SciVerse Scopus e Medline/PubMed a fim de identificar nas publicações nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados mencionadas no período de 2012 à 2019. A pesquisa evidencia uma substancial falta de integração entre os sistemas e que a Tecnologia da Informação é capaz de ajudar a Gestão publica a reduzir as lacunas no acompanhamento da execução de serviços e projetos, facilitando a transparência dos gastos públicos e políticas direcionadas à sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Henrique Machado dos, and Gabriela Luisa Krawszuk. "O documento arquivístico digital no processo de tomada de decisão administrativa: uma breve reflexão." BIBLOS 33, no. 1 (April 1, 2020): 4–22. http://dx.doi.org/10.14295/biblos.v33i1.8659.

Full text
Abstract:
Os desenfreados avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação promoveram transformações no mundo do trabalho e da pesquisa. Logo, o advento da informação digital facilitou a criação, o uso e a disseminação de conhecimentos, impactando áreas como Administração e Arquivologia. No entanto, parte da informação digital não recebe o tratamento adequado, e assim, surgem lacunas nos arquivos e incertezas nas organizações. Desta forma, tem-se por objetivo realizar uma reflexão sobre as contribuições da gestão da informação para o processo de tomada de decisão administrativa. Com isto, estima-se apontar convergências entre às práticas de gestão da informação administrativa e a gestão de documentos arquivísticos, com ênfase na interoperabilidade de seus sistemas informatizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Hoppen, Norberto. "Sistemas de Informação no Brasil: uma análise dos artigos científicos dos anos 90." Revista de Administração Contemporânea 2, no. 3 (December 1998): 151–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551998000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma avaliação do estado da arte da área de conhecimento de Sistemas de Informação, no Brasil, a partir da análise de 163 artigos publicados entre janeiro de 1990 e setembro de 1997, em revistas científicas de Administração. Para tanto, analisaram-se os temas abordados nos artigos, as estratégias e as metodologias de pesquisa utilizadas nas pesquisas empíricas, e avaliou-se a qualidade destas pesquisas. Constatou-se que ainda existe forte proporção de ensaios teóricos publicados (41% no período 1990-7 e 34% no período 1996-7), que há um predomínio de temas sobre desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação no Brasil, que as pesquisas qualitativas (os estudos de caso) e as pesquisas survey são as metodologias utilizadas em 72% das pesquisas empíricas; a qualidade científica dos artigos ainda é baixa, em razão da não explicitação de como as teorias de base são operacionalizadas, da descrição incompleta dos procedimentos metodológicos e da não validação dos instrumentos de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gontscharow, Tatiana Camargo, Sâmia Momesso Marques, César Gustavo Rocha Lima, and Jose Augusto Lollo. "EXPERIÊNCIA NA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 9, no. 3 (December 28, 2018): 157. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i3.8198.

Full text
Abstract:
O meio ambiente e todos os aspectos relacionados ao seu uso, conservação e proteção estão sendo cada vez mais objeto de discussão. Para que a gestão pública obtenha bons resultados na proteção de recursos naturais, é fundamental o uso de tecnologias associadas à administração. Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) possibilitam integrar bases de dados administrativos de municípios a bases cartográficas, permitindo maior agilidade na tomada de decisões a preservação de recursos. As múltiplas análises passíveis de execução em um SIG levam, em conjunto, a melhor gestão de uma grande massa de dados. Com tal visão, foi desenvolvido o projeto de extensão “SIG e Gestão Pública: Interação Universidade-Administração” do qual foram apresentadas aqui algumas experiências vivenciadas durante seu período de execução (2016-2017). Os objetivos do projeto foram: capacitar gestores públicos (prioritariamente), estudantes universitários e população em geral quanto à aplicação do SIG (SPRING); promover a troca de experiências das diferentes aplicações do Software na administração pública; assessorar gestores públicos na tomada de decisões, e incentivar a disponibilização de dados e resultados técnicos para novos estudos. As atividades presenciais foram realizadas nas dependências do Campus Central da UNESP de Ilha Solteira/SP e incluíram workshops e exercícios práticos com SIG. Merecem destaque a assiduidade e a avaliação final positiva dos participantes (em 2016 e 2017), as iniciativas de trocas de experiências entre eles, e a busca por novas soluções de obtenção e tratamento de dados e seu compartilhamento. As trocas de experiências e a busca por novas soluções foram as razões de maior interação entre os cursistas, e entre eles e a equipe que desenvolveu o curso. Palavras-chave: Gestão Pública, Meio Ambiente, Sistema de Informação Geográfica (SIG) Content shared under Creative Commons Attribution 4.0 Licence CC-BY Experience in the training of public managers in geographical information systems Abstract: The environment and all aspects related to its use, conservation and protection are increasingly being the subject of discussion. To achieve good results in public management of natural resources, the use of technologies associated with the administration is essential. Geographic Information Systems (GIS) make it possible to integrate administrative databases of municipalities to cartographic databases, allowing greater flexibility in decision-making resource conservation. The multiple analyzes that can be executed in a GIS lead, together, the best management for a large amount of data. With this in mind, was developed the extension project "GIS and Public Management: University-Administration Interaction", which are presented here some experiences during its execution period (2016-2017). The objectives of the project were: to train public managers (primarily), University's students and the average population about the application of GIS (SPRING); to promote the exchange of experiences of different applications of the Software in the public administration; advise public managers on decision making and encourage the provision of data and technical results for further studies. The classroom activities were held on the premises of the UNESP Campus at Ilha Solteira - SP and included workshops and practical exercises with GIS. It is worth noting the assiduity and the positive final evaluation of all participants (in 2016 and 2017), the will to exchange experiences and the search for new ways of data acquisition and processing solutions, as well as sharing it. The experience exchange and the search for new solutions were the most critical factors in the interaction between the students and the team that developed the course. Keywords: Public Management, Environment, Geographic Information System (GIS). Experiencia en la capacitación de administradores públicos en sistemas de información geográfica Resumen: El medio ambiente y todo el aspecto relacionado a su uso, conservación y protección son temas actuales y objetos de discusión. Para que la gestión pública obtenga buenos resultados en la protección de los recursos naturales, es fundamental el uso de tecnologías asociadas a la administración. Los Sistemas de Información Geográfica (SIGs) posibilitan integrar las bases de datos administrativas de las ciudades con sus bases cartográficas, permitiendo mayor agilidad en la toma de decisiones en lo que se refiere a la preservación de los recursos naturales. Los múltiples análisis que se ejecuta en un SIG llevan en consideración, en conjunto, la mejor gestión de una gran cantidad de datos. Con tal visión se desarrolló el proyecto de extensión "SIG y Gestión Pública: Interacción Universidad-Administración" del cual aquí se presentan algunas de las experiencias ocurridas durante su período de ejecución (2016-2017). Los objetivos del proyecto fueron: capacitar gestores públicos (prioritariamente), estudiantes universitarios y población en general en cuanto a la aplicación del SIG (SPRING); estimular el intercambio de experiencias de las diferentes aplicaciones del Software en la administración pública; asesorar a los gestores públicos en la toma de decisiones, y alentar la disponibilidad de datos y resultados técnicos para nuevos estudios. Las actividades presenciales se realizaron en el Campus Central de la UNESP de Ilha Solteira/SP e incluyeron talleres y ejercicios prácticos con SIG. Se destaca la asiduidad y la evaluación final positiva de los participantes (en 2016 y 2017), las iniciativas de intercambio de experiencias entre ellos, y la búsqueda de nuevas soluciones para la obtención, tratamiento y difusión de los datos. Los intercambios de experiencias y la búsqueda de nuevas soluciones fueron las razones de mayor interacción entre los participantes y, entre ellos y el equipo que desarrolló el curso. Palabras-clave: Gestión Pública, Medio Ambiente, Sistema de Información Geográfica (SIG).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Nunes, Paulo Giovani Antonino. "A atuação do Serviço Nacional de Informação (SNI) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a vigilância sobre os dirigentes universitários (1976-1985)." Sæculum – Revista de História 39, no. 39 (December 17, 2018): 19. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v39n39.43634.

Full text
Abstract:
Com o golpe civil-militar, uma das primeiras medidas de institucionalização do novo governo foi a criação do Serviço Nacional de Informação (SNI). O referido órgão foi criado formalmente pelo Decreto-Lei nº 4.341, de 13 de junho de 1964. Em 1970, o governo militar, visando aperfeiçoar o sistema de informações, institui o Sistema Nacional de Informações (SISNI). Este passou a ser integrado pelo Serviço Nacional de Informações (SNI), pelos “Sistemas Setoriais de Informações dos Ministérios Civis”, pelos “Sistemas Setoriais de Informações dos Ministérios Militares”, pelo “Subsistema de Informações Estratégicas Militares” (SUSIEM) e por outros órgãos setoriais. O que o SISNI entendia como “Outros Órgãos Setoriais de Informações” eram assessorias de informações situadas em importantes esferas da administração pública ou em empresas estatais. Este texto analisa a produção de informações feitas ou difundidas pelo Serviço de Nacional de Informações (SNI) referentes a membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase nos dirigentes universitários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nubiato, Everton Leandro, and Luciene Stamato Delazari. "O Cenário de Editais de Licitação Pública de Sistema de Informação Territorial para Administrações Municipais: Diagnóstico e Proposta de Requisitos Utilizando Técnicas de Engenharia de Requisitos." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 2 (April 6, 2021): 375–89. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n2-56905.

Full text
Abstract:
A gestão do espaço territorial urbano é uma necessidade e uma obrigação dos municípios brasileiros que precisam de instrumentos capazes de fornecer conhecimento a respeito do território. Neste sentido, as administrações públicas municipais têm buscado soluções eficientes e eficazes que proporcionem a ordenação, o controle e a manutenção do espaço territorial, as quais permitam a conjugação de dados cadastrais, bases cartográficas e processos de gestão territorial, ou seja, há demanda por aquisição de sistemas de informação territorial para atender às necessidades por gestão do espaço urbano. Para se obter um sistema de informação territorial que possa ter critérios de qualidade e desempenho bem definidos e conhecidos do mercado, a fim de subsidiar a administração pública em processos licitatórios, pode-se aplicar técnicas da engenharia de software para elicitação, análise, documentação e validação de requisitos do sistema. Todavia, o desenvolvimento de um projeto de engenharia de software para definição de requisitos de sistema não é algo simples e requer capacidade técnica e profissional, além de recursos financeiros, o que pode ser um grande desafio para as administrações públicas municipais. Neste contexto, a proposta deste artigo é apresentar os resultados da aplicação de técnicas de engenharia de software na verificação e validação das especificações técnicas encontradas em editais de licitação de administrações públicas municipais, a fim de registrar o cenário brasileiro, bem como fazer uma proposta inicial de um documento de requisitos o qual possa contribuir para uma futura padronização de sistemas de informação territorial em administrações públicas municipais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Montalli, Katia Maria Lemos. "Perfil do profissional de informação tecnológica e empresarial." Ciência da Informação 26, no. 3 (September 1997): 290–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651997000300010.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga, junto à Rede de Núcleos de Informação Tecnológica do PADCT, junto ao Sistema de Informação do Sebrae e ao da CNI-CAMPI's, o sexo, a escolaridade e a preferência de formatos de oferta de cursos de especialização. Do universo total, 69,2% de respostas foram tabuladas. Existe uma pequena superioridade masculina quanto ao número de profissionais de informação tecnológica empresarial, sendo que mais da metade deles tem graduação completa. É bastante reduzido o número de profissionais com mestrado e doutoramento. Administração e economia formam as áreas de origem mais freqüentes desses profissionais. O formato preferido para cursos de especialização é de um mês, intervalo de três, outro mês, seqüencialmente até o final da carga horária. Para cursos de curta duração, a preferência é que sejam oferecidos em período integral. Conclui-se também que existe uma demanda potencial para programas de mestrado e doutorado. Sugere-se a criação de, pelo menos, um curso de especialização em informação tecnológica empresarial por região, além de maiores investimentos em capacitação de recursos humanos. Sugere-se ainda a realização de pesquisas sobre o impacto dos egressos dos cursos de especialização oferecidos pela UFSC e UFMG e que as investigações sejam realizadas por sistemas de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Holanda Filho, Raimir, and José Auriço Oliveira. "Controle Externo da governança de Tecnologia da Informação." Revista Controle - Doutrina e Artigos 10, no. 1 (June 30, 2012): 65–86. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v10i1.170.

Full text
Abstract:
O crescente processo de informatização da Administração Pública brasileira contribui para uma maior agilidade e qualidade nos serviços públicos prestados para a sociedade e um consequente aumento na transparência das ações governamentais. Por outro lado, os gastos nos investimentos e na manutenção dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) vêm aumentando consideravelmente, bem como tem-se verificado uma forte dependência das instituições com relação aos sistemas informatizados e à segurança das suas bases de dados. Com o aumento da importância estratégica da área de TI, houve uma busca pela aplicação de modelos de governança, com o objetivo de tornar a área controlável, com resultados mensuráveis e orientada aos objetivos do negócio da instituição. A auditoria de TI tem como função principal avaliar o processo de gestão, no que se refere aos seus diversos aspectos, tais como a governança corporativa, gestão de riscos de TI e procedimentos de aderência às normas regulatórias, apontando eventuais desvios e vulnerabilidades, como também oferecendo alternativas de soluções para esses diversos problemas. No âmbito do controle externo, os Tribunais de Contas começam a reconhecer a necessidade de implantar áreas especializadas na realização de Auditoria de TI. Neste contexto, o presente trabalho pretende apresentar quais as abordagens utilizadas nesta área de fiscalização, destacando a importância da Governança de TI como importante instrumento na atuação do controle externo na fiscalização da gestão e do uso da Tecnologia da Informação na Administração Pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Passos, Luís Henrique Santos. "O impacto das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público: cenário atual e perspectivas na Administração Pública Federal." Revista de Administração de Roraima - RARR 2, no. 1 (July 15, 2015): 110. http://dx.doi.org/10.18227/rarr.v2i1.771.

Full text
Abstract:
presente trabalho tem por objetivo oferecer um breve diagnóstico do impacto das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), no cenário atual e as perspectivas que as mesmas poderão trazer no norteamento das atividades contábeis que são executadas na Administração Pública Federal. Outro aspecto a ser abordado está intimamente relacionado ao Sistema Gerencial de Custos do Exército Brasileiro (SISCUSTOS), fruto da NBC T 16.5 – Registro Contábil, fato que coloca a Força Terrestre na vanguarda dos órgãos públicos na utilização de tal sistema para fins de controle gerencial e a sua integração com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e outros sistemas da tecnologia da informação. Comenta-se também a estratégia de convergência das NBCASP às Normas e as Boas Práticas Internacionais (IPSAS). Finalmente, A pesquisa procura demonstrar também o impacto que as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público vêm despertando atualmente junto a alguns órgãos públicos e, também a expectativa junto a classe contábil devido aos “frutos” a serem colhidos com a implantação destas normas juntos aos órgãos públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santanna, Gustavo Da Silva, and Temis Limberger. "A (IN)EFICIÊNCIA DO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO." Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) 16, no. 22 (March 23, 2018): 130. http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v16i22.p130-155.2018.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem objetivo fazer uma análise crítica quanto à (in)eficiência do processo judicial eletrônico diante da sociedade da informação. A inserção do princípio da eficiência como básico para a Administração Pública (com a Emenda Constitucional nº 19 em 1998) obrigou os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a pautarem suas condutas por meio de resultados. Nesse mesmo momento histórico, a evolução das tecnologias de informação e comunicação acabaram por reestruturar a sociedadecontemporânea. A utilização da informática, como ferramenta integrada ao cotidiano dos indivíduos estabeleceu novas premissas, tanto sociais quanto estatais. Com isso, não somente o Poder Executivo vem passando por transformações substanciais no seu trato com os cidadãos. O Poder Judiciário necessitou, também, estabelecer novos parâmetros, culminando com a criação do processo judicial eletrônico. Assim, esse sistema se apresenta não somente como uma aplicação do princípio da eficiência, mas também como uma transformação do processo judicial à vida em rede. Contudo, ainda que tenha apresentado, inicialmente, muitas vantagens frente ao processo judicial “físico”, tem-se demonstrado ineficiente diante da evolução tecnológica, apresentando falta de interoperabilidade entre os sistemas, por exemplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Zwicker, Ana Amélia Moura, and Mauri Leodir Löbler. "CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 8, no. 3 (February 13, 2019): 47–57. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v8i3.719.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI do e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE a “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Quites, Humberto Ferreira de Oliveira. "Barreiras do uso da Informação em Saúde na tomada de decisão municipal: uma Revisão de Literatura." Revista Eletronica Gestão & Saúde, supl. (June 6, 2016): 1011. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v0isupl..22004.

Full text
Abstract:
Diante da importância da informação no cenário organizacional dos serviços em saúde, onde suas práticas são cada vez mais necessárias e exigidas, este estudo busca identificar os fatores que dificultam o uso das informações em saúde como subsídio para a tomada de decisão pelos gestores municipais. Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com os descritores “Gestão da Informação em Saúde”, “Uso da Informação Científica na Tomada de Decisões em Saúde”, “Administração dos Serviços de Saúde”,“Sistemas de Informação em Saúde”,“ Tomada de decisões” e “Governo Local”. Como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra em língua portuguesa, a partir de 2000. Foram encontrados 75 artigos após a leitura do resumo, dos quais 56 se distanciavam da temática. Permaneceram para análise 19 artigos, dentro dos critérios propostos. As principais dificuldades encontradas foram relacionadas à cultura organizacional, fragmentação e inteligibilidade dos Sistemas de Informação em Saúde, a falta de estrutura entre outros. Consideramos que é necessário investir em recursos, humanos e financeiros, para potencializar tal prática informacional a fim de viabilizar decisões de qualidade pautadas em uma análise fundamentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Testa, Maurício Gregianin, Leonardo Rosa Rohde, and Edimara Mezzomo Luciano. "AS PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR CONTATO SOCIAL." Administração: Ensino e Pesquisa 12, no. 1 (March 31, 2011): 93. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2011.v12n1.174.

Full text
Abstract:
<p>O artigo tem por objetivo comparar as diferenças nas preferências por contato social dos estudantes de cursos de Administração com alunos de outros cursos de graduação no contexto brasileiro. As preferências por contato social foram analisadas com base nas motivações que levam à interação, após as três dimensões que representam recompensas sociais almejadas pelas pessoas ao estabelecerem contatos com seus semelhantes:<br />o estímulo positivo, a atenção e o apoio emocional. Complementarmente, também se utilizou o conceito de preferência por solitude, que representa a preferência pela ausência de interação social. O método de pesquisa foi composto por uma pesquisa survey de natureza exploratório-descritiva, respondida por 150 estudantes de Administração e 153 alunos dos cursos<br />de Serviço Social, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas de duas universidades de Porto Alegre. Os resultados apresentam as diferenças e semelhanças entre o estudante de Administração e de outros cursos quanto às motivações por contato social e à preferência por solitude, bem como analisa perfis de estudantes agrupados de acordo com o que os<br />motiva a interagir com os outros.<br /><br /></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lauer-Leite, Iani Dias, and Alice da Silva Moreira. "EXPECTATIVAS QUANTO AO PRIMEIRO EMPREGO: A VISÃO DE UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ECONOMIA." Administração: Ensino e Pesquisa 11, no. 1 (March 31, 2010): 11. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.149.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho teve como objetivos principais descobrir quais as expectativas do jovem ao escolher seu primeiro emprego. Foram pesquisados alunos de cursos de Sistemas de Informação, Administração e Economia, por apresentarem diferentes níveis de empregabilidade de seus egressos, segundo o Guia de Profissões e Mercado de Trabalho, da editora Oriente-se (2001). Participaram da pesquisa 431 universitários de uma faculdade particular, da cidade de Belém (PA) que responderam à Escala de Expectativas quanto ao Primeiro Emprego e preencheram uma folha de dados pessoais. Os resultados apontam que, entre as cinco variáveis pesquisadas, os alunos indicaram priorizar o relacionamento interpessoal na escolha do emprego, mostrando uma preocupação em ser aceito e conviver bem no ambiente de trabalho. Em segundo e terceiro lugar na relevância para a escolha estão, respectivamente, as diretrizes estabelecidas pela empresa em relação a suas metas e relacionamento com o funcionário e a possibilidade crescimento pessoal. Os dados apontam diferenças entre os alunos dos diferentes cursos. O conhecimento gerado poderá ser útil na criação de estratégias que busquem a congruência entre objetivos individuais e organizacionais e a manutenção dos jovens em empregos adequados no mercado de trabalho.<br /><br /></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Arantes, Giselle Moura, Claudialyne Da Silva Araújo, Ivanilda Cavalcanti Bezerra, Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, and Luiz Eduardo Ferreira da Silva. "A utilização dos recursos tecnológicos na gestão documental: uma análise do SIPAC-UFPB." Informação & Informação 23, no. 2 (September 6, 2018): 372. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p372.

Full text
Abstract:
Introdução: A gestão nas instituições públicas está vinculada ao objetivo de atingir a satisfação do cidadão, uma vez que o Estado tem como finalidade de seus atos o interesse público. Objetivo: Analisar as mudanças proporcionadas pela implementação dos Sistemas de Informação na gestão de documentos no setor do Protocolo Geral da Universidade Federal da Paraíba. Metodologia: A pesquisa tem natureza descritiva com abordagem qualitativa, onde foram aplicados questionários com os técnicos/servidores administrativos que trabalhavam no setor. Resultados: A rigor, descrevemos e analisamos algumas das funcionalidades do SIG, com ênfase no módulo protocolo do SIPAC, nas atividades-meio (administrativas) sem deixar de avaliar o desenvolvimento da gestão documental. A pesquisa ressalta a dinâmica de acesso e uso das informações produzidas, da abertura dos processos à gestão documental, considerando o curso das mudanças tecnológicas nos procedimentos, desde o uso de fichas para a representação da informação e a tramitação de processos administrativos, que eram exclusivamente em suporte de papel, até a implementação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos, em 2013, a qual possibilitou a descentralização e o acesso mais amplo aos procedimentos administrativos. Conclusões: Identificamos a otimização dos serviços reconfigurados com o sistema híbrido – eletrônico/papel –, como também melhorias no processo de gestão da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Souza-Júnior, Marcílio Ferreira, and Jairo Simião Dornelas. "ENQUADRAMENTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAUDE NA ÓTICA DA COMPLEXIDADE: O CASO DE UMA REGIÃO DE SAÚDE EM ALAGOAS." RAHIS- Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde 15, no. 3 (April 1, 2019): 83–100. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v15i3.5155.

Full text
Abstract:
A teoria da complexidade tem sido cogitada para explicar relações na administração, em especial na área de saúde pública, onde a existência de entes e relações complexas é quase visceral. Assim, buscou-se entender como o conjunto de relações estabelecidas entre os sistemas de informação em saúde se estrutura e enquadrá-lo em conceitos complexos, com o intuito de auxiliar, pós-enquadramento, a atividade de tornar eficiente comunicação e gestão nesta seara. Os resultados ratificaram o aspecto caótico previsto, sendo mapeado um Sistema de Informações Complexo a partir das relações de co-evolução, co-adataptação, fractalidade, auto-organização, emergência, e por assim estarem, podem propiciar ao gestor compreender as dimensões de ineficiência e mesmo articular otimizações no sentido da produção informacional desejadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Costa, Sely M. S. "Metodologia de Sistemas Flexíveis aplicada a estudos em Ciência da Informação: uma experiência pedagógica." Transinformação 15, no. 2 (August 2003): 259–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862003000200013.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a aplicação da Metodologia de Sistemas Flexíveis - Soft Systems Methodology a um programa de mudança organizacional no Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. A metodologia em questão foi desenvolvida por Peter Checkland, como alternativa às metodologias de sistemas rígidos, como a pesquisa operacional. Tem sido aplicada nas mais diversificadas situações, entre outras, para projetos relacionados com situações-problema que ocorrem em organizações. Mais recentemente, aplicou-se com freqüência em pesquisas acadêmicas na área de Ciência da Informação, especialmente na Inglaterra, e agora, no Brasil, onde o Soft Systems Methodology foi introduzido como disciplina específica do programa de pós-graduação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e da orientação de teses e dissertações. Este trabalho discute a Soft Systems Methodology e seus fundamentos, assim como a experiência de seu ensino na pós-graduação e sua aplicação em problemas da Ciência da Informação. A Soft Systems Methodology consiste de sete estágios e faz uso de ferramentas específicas, sendo fundamentada na abordagem sistêmica, na fenomenologia e na Pesquisa-Ação. Este trabalho descreve ainda, a partir do levantamento bibliográfico sobre o Soft Systems Methodology, a organização do conteúdo programático da disciplina, atendendo a alunos de mestrado e doutorado em Ciência da Informação, e a observação sistemática, tanto das percepções dos alunos e suas reações relativas à disciplina durante todo o período letivo, quanto da aplicação da Soft Systems Methodology em situações-problema reais. Incluem-se na discussão as ações desenvolvidas visando melhor interação entre alunos de graduação, bolsistas do PIBIC, e alunos de pós-graduação do citado departamento, cujo perfil educacional e profissional era variado: Engenharia, Ciência da Computação, Ciência da Informação e Administração. A interação entre graduandos e pós-graduandos levou a uma aproximação efetiva entre os dois âmbitos do depto. A metodologia e sua aplicação no programa acadêmico de Ciência da Informação despertaram grande interesse e motivação, além de contribuir para os conhecimentos da área e para sua interdisciplinaridade - não só pelo corpo teórico em que se baseia, como também pela mencionada diversidade dos alunos. Tal diversidade permitiu criar-se uma variedade de situações em que se aplicou a metodologia. Conclui-se que a Soft Systems Methodology é alternativa viável e adequada ao tratamento de diversos problemas, além de contribuir significativamente ao corpo de conhecimentos da Ciência da Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Klumb, Rosangela, Francieli Murila Ferreira, Graziela Dias Alperstedt, and Simone Ghisi Feuerschütte. "SERVICE DESK, POSSO AJUDÁ-LO? OU MELHOR, VOCÊ PODE ME AJUDAR?" REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 20, no. 3 (December 2014): 823–37. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0032013.40088.

Full text
Abstract:
O caso de ensino sobre a organização X tem como objetivo oportunizar aos alunos a vivência de situações de conflito relacionadas à gestão da mudança, para a qual a etapa de planejamento foi pouco considerada, gerando um efeito cascata de resistências e de dificuldades. O caso ilustra um processo de mudança organizacional, seus limites e desafios considerando, em um primeiro momento, a inexistência de uma etapa de planejamento e, no segundo momento, a sua realização ao mesmo tempo em que eram sistematizadas as ações adotadas. Após um processo de reestruturação da Organização X, houve a implementação de uma nova ferramenta de Service Desk, amparada em processos de gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação (TI) e preconizada por um conjunto de melhores práticas de infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI, denominada ITIL - Information Technology Infrastructure Library. O objetivo dessa mudança era melhorar a qualidade da prestação dos serviços de TI na referida organização, de natureza pública, possibilitando, por meio de indicadores de eficiência, eficácia e efetividade, mensurar e avaliar a qualidade dos serviços de TI prestados a seus usuários. Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para ser usado em cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Administração e Administração Pública, quando do debate em torno de temas como planejamento e gestão da mudança, desenvolvidos em disciplinas como Mudança Organizacional, Comportamento Organizacional, Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas. O caso também pode ser utilizado na discussão sobre a implementação de sistemas gerenciais no âmbito da Gestão de Sistemas de Informação e outras disciplinas da área de Tecnologia de Informação e Comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Carneiro, Andrea Flávia Tenório, and Camila Ribeiro Miranda. "Evolução e Tendências nas Pesquisas em Administração Territorial e Cadastro." Revista Brasileira de Cartografia 72 (December 30, 2020): 880–97. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv72nespecial50anos-56586.

Full text
Abstract:
Ao longo do tempo, as relações entre pessoas e terra, função primordial do cadastro, passaram a exigir novas demandas, fazendo com que os países estruturassem sistemas de administração territorial de cunho não somente técnico-organizacional, mas também voltados para atender a outras necessidades da sociedade, como a redução da desigualdade social e o monitoramento ambiental. A teoria da moderna administração territorial tem tido a sua importância reconhecida, do ponto de vista do desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, porém a sua natureza científica ainda é discutida. Envolvendo aspectos sociais (história, cultura, economia, meio-ambiente) e de sistemas de informação e tecnologia, as pesquisas sobre os temas exigem a compreensão de conceitos que precisam ser consolidados e bem compreendidos. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo expor e discutir os conceitos essenciais que precisam ser considerados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nessa área. Também apresenta os questionamentos de pesquisadores sobre o caráter científico da administração territorial, com base nos indicadores utilizados na determinação das áreas de conhecimento científico. Além disso, os resultados de pesquisas sobre metodologias aplicadas em projetos de pesquisa em cadastro e administração territorial, bem como as tendências identificadas nas pesquisas atuais são importantes para a elaboração de futuros projetos. Por fim, com base nesses estudos, foi realizado um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil, para apresentação de um panorama geral do que tem sido objeto de produção científica nessa área. Espera-se, assim, que esse trabalho traga contribuições para pesquisas futuras na área da administração territorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Fornasier, Matheus De Oliveira, and Norberto Milton Paiva Knebel. "Entre new public management (npm) e post-npm: govtechs de gestão de documentos na perspectiva do direito fundamental de acesso à informação." Scientia Iuris 24, no. 3 (December 13, 2020): 174. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2020v24n3p174.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva compreender como se aplicam os parâmetros do direito fundamental de acesso à informação às govtechs. Nesse sentido, sua hipótese é a de que a aplicação do direito fundamental ao acesso à informação deve ter primazia nos casos da parceria entre Administração Pública e govtech, devendo os mecanismos de regulação serem utilizados para exercer intervenção em casos de desrespeito a tal direito. Foi utilizado o método de procedimento hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfico-documental para a sua elaboração. Como resultados, tem-se, primeiramente, que as govtechs podem ser compreendidas no cenário brasileiro na transição entre new public management (NPM) e post-NPM, negando parte das premissas de completa transferência da prestação de serviços públicos, incorporando noções de parceria com o setor público, mantendo características próprias em cada setor (embora haja um legado ainda relevante da NPM no Estado Brasileiro, tendo em vista que o gerencialismo proposto fez bases nos amplos processos de desestatização e privatizações, ao ponto que as iniciativas de post-NPM trabalham em um cenário ambíguo). Ademais, a ligação entre iniciativa privada e Administração Pública no âmbito das govtechs exige que o direito fundamental ao acesso à informação seja respeitado e promovido, sendo este o marco normativo e regulatório, bem como a promessa dessas empresas. Portanto, configura-se a aplicação do direito de acesso à informação às govtechs de gestão documental e, compreende-se que os sistemas de gestão mais modernos, inclusive, contribuem para a efetividade desse direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Meneses, Roberto Viera de, and Érico Veras Marques. "Sistema Integrado de Contabilidade, como ferramenta de controle e acompanhamento da execução orçamentária e financeira: o caso do Estado do Ceará." Revista Controle - Doutrina e Artigos 7, no. 2 (December 31, 2009): 43–68. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v7i2.47.

Full text
Abstract:
Os Sistemas de Informação (SI), baseados na Tecnologia de Informação e Comunicação (TCI), são capazes de processar grande volume de dados de forma rápida e precisa, bem como estocar (armazenar) e acessá-los rapidamente, além de fornecer comunicação a contento e otimizar as informações para suportar a tomada de decisão. O Estado do Ceará, buscando a otimização, a captação e a aplicação dos recursos e possibilitando a transparência dos atos e fatos da Administração Pública, implantou, em 1981, o Sistema Informatizado em Contabilidade Pública, denominado de Sistema Integrado de Contabilidade (SIC), que tem como missão precípua possibilitar a administração dos recursos públicos, de forma eficaz, eficiente e efetiva. O objetivo geral deste estudo é analisar a contribuição do SIC no controle e acompanhamento da execução orçamentária e financeira do Estado do Ceará, isto é, sua efetiva contribuição, a realidade, o grau de sua performance e eficiência no atendimento à finalidade para a qual foi implantado e criado, há trinta anos. A metodologia aplicada constou de um estudo de caso único, compreendendo coleta e análise de dados, a partir de entrevistas e questionários com respondentes, selecionado por meio de uma amostra por julgamento, seguida de considerações e conclusões. Os resultados decorrentes da pesquisa apontam, de um lado, para um consenso sólido e majoritário atestando a importância e a qualidade da atuação do SIC no cenário contábil e financeiro do Estado, mas, por outro lado, para a inegável premência por sua imediata atualização e modernização, de modo a corrigir pontos de estrangulamento, que impedem, inegavelmente, uma melhor performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Vieira, Anna da Soledade. "Monitoração da competitividade científica e tecnológica dos estados brasileiros. Um instrumento de macropolítica de informação." Ciência da Informação 28, no. 2 (May 1999): 168–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651999000200010.

Full text
Abstract:
A resposta das nações industrializadas aos impactos da globalização e das mudanças tecnológicas tem sido a de buscar um alto nível de competitividade dentro e fora dos limites nacionais. As técnicas de inteligência (competitiva, econômica, tecnológica, social) estão entre os instrumentos utilizados pelos agentes estatais e privados na busca da competitividade, a partir da monitoração do ambiente em que o país ou a organização considerada esteja inserido. No presente estudo, parte-se da conceituação de inteligência, nas suas diversas manifestações e atividades, mencionam-se as estratégias das nações mais desenvolvidas no trabalho de inteligência econômica em apoio ao setor produtivo e propõe-se um serviço de monitoração com base em um conjunto de indicadores de competitividade dos estados brasileiros em ciência e tecnologia (C&T), a partir de dados produzidos pelo Sistema Estadual de Informação em C&T-Seict. O serviço proposto, base para um sistema integral de inteligência competitiva, tem como clientes prioritários as autoridades governamentais do Sistema Nacional de C&T e secundariamente está aberto a todos indivíduos e organizações públicas e privadas. Com o presente relatório, pretende-se apenas antecipar para os gestores dos sistemas estaduais de ciência e tecnologia o potencial de análise que o Seict oferece para a administração dos níveis de competitividade em C&T, via gestão do conhecimento e da informação, foco prioritário quando as autoridades brasileiras discutem as bases para transformação do país em uma sociedade da informação, centrada no conhecimento e na tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Paulo Henrique de Souza Perini, Luciene Aparecida de O. Marques, João Paulo Moreto Pimenta, and Tacio Guilherme Araújo. "Melhoria na administração de estoque com o uso de um sistema de informação." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 60. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8513.

Full text
Abstract:
O Centro de Computação é uma unidade responsável por prover soluções de TIC para toda a Universidade, e por isso nossas atividades são consideradas essenciais. Portanto, precisamos de um estoque para manter, de forma estratégica e racional, os recursos materiais. Este, atualmente, é composto por 1.067 itens e, para facilitar a administração, requer um sistema informatizado. Como não encontramos no mercado uma solução que se adequasse as necessidades da Unidade, desenvolvemos um Sistema de Controle de Estoque personalizado, em linguagem php. Com este sistema possibilitamos: cadastro de fornecedores; Consulta ao catálogo de materiais de forma completa pelos nossos usuários, inserção de informações importantes para a Administração do Almoxarifado e setor de compras; Registros de movimentações físicas dos produtos, realização de inventários; Controle financeiro e quantitativo de compras e requisições de materiais; Requisição de materiais de forma eletrônica; Emissão de relatórios demonstrativos de contas, e análises detalhadas quanto ao consumo, compras e reposição do estoque; Controle dos pedidos de reposição de estoque, vinculando-os com os pedidos de compras; Autenticação digital de retirada de materiais; Controle de acesso e autorizações por usuários e setores cadastrados. Por meio desta solução conseguimos, entre 2012 e 2015, reduzir o número de compras em 30%, o que representou uma redução de 39% no valor total em compras externas, e de 16% em compras internas (Almoxarifado Central e Gráfica). Conseguimos, também, aumentar a acuracidade de nosso estoque, que era de 76,89%, para 93%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Faoro, Roberta Rodrigues, Pelayo Munhoz Olea, Sylvia Maria Azevedo Roesch, and Marcelo Faoro de Abreu. "DIFERENCIAÇÃO E FOCO PARA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: O CASO DA BETA SISTEMAS." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 20, no. 3 (December 2014): 838–56. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0322013.43244.

Full text
Abstract:
Este caso expõe elementos para reflexões e discussões sobre posicionamentos estratégicos em uma empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia da informação. Com sede na Serra Gaúcha, a empresa atua em todo o território nacional, sendo que os seus principais clientes estão localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. O caso se desdobra a partir da volta de uma viagem do jovem proprietário da empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia da informação à Salvador, onde o mesmo fechou mais um grande projeto com um dos seus melhores clientes do setor de fruticultura, mas ao invés de estar contente estava muito preocupado sobre como iria entregar o projeto no prazo acordado entre as partes, em virtude de sua equipe estar sobrecarregada de trabalho. Afinal, atendendo clientes de mais de trinta ramos de atividades a empresa enfrenta um dilema estratégico: especializar-se ou pulverizar sua atuação em diversos setores? Portanto, qual estratégia a empresa deveria escolher? Os dados para a elaboração deste caso de ensino foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com os gestores e por meio de dados secundários como documentos internos, sites e observação direta. Este caso pode ser utilizado como ferramenta auxiliar de ensino, principalmente em disciplinas relacionadas à estratégia, na graduação e pós-graduação lato sensu do curso de administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Victorino, Marcio De Carvalho, Luiz Martins, Maristela Holanda, and Rodrigo Fonseca. "Arquitetura de publicação de dados abertos conectados governamentais da Universidade de Brasília." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 25 (May 8, 2020): 1–25. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e67665.

Full text
Abstract:
O governo brasileiro tem investido em meios para ampliar a transparência de suas ações incentivando a sociedade a participar ativamente da gestão pública, a fim de incrementar sua eficiência. Esta iniciativa foi consolidada pela Lei de Acesso à Informação que garante o acesso de qualquer cidadão a qualquer informação de interesse público, desde que não seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, proporcionado a disponibilização de um volume massivo de dados oriundos de diversos órgãos da administração pública federal. Esses dados são gerados independentemente, dificultando a realização de integrações, comparações ou combinações de conjuntos de dados de origens diferentes. Então, torna-se necessário a criação de uma arquitetura que auxilie a publicação dos dados descritos semanticamente para promover a integração entre as diversas bases, e dessa forma, facilitar a análise conjunta desses dados. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma arquitetura baseada em sistemas de organização da informação e do conhecimento, para dar suporte à publicação de dados abertos conectados. A arquitetura proposta foi desenvolvida utilizando metadados e ontologias para conexão e representação semântica dos dados. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, sendo a pesquisa exploratória, visto que partiu dos estudos dos dados abertos conectados governamentais, de metadados, de ontologias e de Resource Description Framework, para estabelecer um elo entre tais conceitos. Em seguida, formulou-se uma arquitetura de publicação que foi validada por meio de um estudo de caso utilizando dados abertos oriundos dos sistemas de informação da Universidade de Brasília.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi, and Hisako Shima. "Sistema de informação em AIDS: limites e possibilidades." Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, no. 3 (September 1999): 305–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000300012.

Full text
Abstract:
O artigo faz uma análise do atual Sistema de Informação (SI) em AIDS, apontando as dificuldades com que se defrontou ao buscar caracterizar o modo como ocorria e evoluía em 1995 a epidemia da AIDS na Administração Regional de Saúde de Pirituba-Perus (ARS-8) do município de São Paulo. São enumeradas algumas críticas que a Vigilância Epidemiológica e o SI vêm sofrendo nos últimos anos, tais como a centralização e a desagregação das informações; dados que contemplam aspectos eminentemente biológico e a utilização de formulários complexos. Estas questões somadas às dificuldades que se impuseram ao se buscar caracterizar a epidemia na região, revelou que o sistema, tal como se encontrava estruturado, dificultava a caracterização da epidemia e o acompanhamento sistemático pelos níveis locais de saúde. Chama-se a atenção para a necessidade de revisão da finalidade do SI em AIDS, da natureza e da qualidade dos dados coletados. Reitera-se a importância da integração dos diversos bancos de dados sócio-demográficos e do enfoque microlocalizado do Sl para o Distrito de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

De Macedo, Caio Sperandeo. "PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE CIBERCIDADANIA." Revista Direitos Humanos e Democracia 7, no. 14 (December 23, 2019): 85–97. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2019.14.85-97.

Full text
Abstract:
: O conceito dinâmico do princípio democrático na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 espraia seus efeitos axiológicos para outras prescrições normativas que enaltecem a participação do cidadão na administração pública para exigir dos órgãos oficiais que a veiculação de informações e dados de interesse particular, de interesse coletivo ou de interesse público em geral sejam disponibilizados pela Internet a fim de permitir não somente acessibilidade à informação, mas, também, conhecimento funcional e controle dos atos praticados por quem exerce poderes em nome do Estado. Alertar que embora a incorporação das novas tecnologias da informação e da comunicação à infraestrutura seja indispensável à modernização do Estado contemporâneo, revela-se fundamental no caso brasileiro fomentar os mecanismos de participação democrática através do sistema educacional a fim de superar a falta de confiança da sociedade na administração pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Diniz, Eduardo H., Henrique Pontes Gonçalves de Oliveira, José Eduardo Ricciardi Favaretto, and Débora Richter Brólio. "Incentivos para Internacionalização são Adequados? Percepção dos Pesquisadores em Administração da Informação." Revista de Administração Contemporânea 23, no. 4 (August 2019): 520–42. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180232.

Full text
Abstract:
Resumo A internacionalização está se tornando cada vez mais importante para a academia brasileira e para a área de Administração em particular. Para entendermos quais práticas institucionais influenciam a inserção internacional de nossos pesquisadores, analisamos 172 questionários com dados de pesquisadores de 17 estados em Programas de Pós-Graduação nas mais importantes instituições do país. Apesar da coleta concentrada num segmento específico da área de Administração, pesquisadores em Administração de Informação (ADI), os resultados obtidos ilustram o comportamento de toda a área, pois este segmento está sujeito aos mesmos programas de incentivo que seus colegas de outras sub-áreas. Para esses pesquisadores, doutorado no exterior, completo ou sanduíche, é o principal elemento que explica a possibilidade de publicação internacional. O resultado do estudo apresentado neste artigo também aponta que que os pesquisadores não têm acesso aos mecanismos de incentivo considerados mais relevantes para atingir um maior nível de internacionalização. A partir da análise dos dados, é possível notar que esses respondentes entendem que os modelos de incentivos existentes em suas instituições precisam de ajustes para melhor incluir o país no sistema global de inovação. JEL Code: O3, M15, F42.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Detoni, Archimedes Alves, Lucas Bassetti Rodrigues Fonseca, João Paulo Andrade Almeida, and Ricardo Almeida Falbo. "Uma Ontologia de Referência para Autorização Orçamentária e Execução da Despesa Pública." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 11, no. 3 (December 10, 2018): 4–53. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2018.369.

Full text
Abstract:
Dados de execução da despesa pública são os principais dados disponibilizados pelos portais de informação governamentais e atraem o interesse da sociedade no controle dos gastos públicos. Apesar disso, o consumo e análise desses dados, tanto por sistemas computacionais quanto pelos cidadãos, têm sido dificultados pela falta de padronização na estruturação dos dados, bem como pela alta complexidade do domínio (técnico e especializado). A fim de mitigar esses problemas, propõe-se neste trabalho uma Ontologia de Referência para a autorização orçamentária e execução da Despesa Pública federal (ORDP), integrando os estágios desde a autorização da programação orçamentária até o pagamento de despesas pelos órgãos da administração pública. O desenvolvimento de ORDP baseou-se em um método sistemático de Engenharia de Ontologia. Foram definidos propósito, escopo, requisitos e modularização de ORDP. ORDP foi modelada utilizando uma linguagem de representação bem fundamentada, assim como foram definidos axiomas para capturar regras de domínio. A aplicabilidade da ontologia é demonstrada através de seu uso na integração de dados sobre execução da despesa pública do governo federal extraídos do Portal da Transparência e dados sobre autorização orçamentária obtidos de um sistema de informação federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Vargas, Sandra Martins Lohn, Cláudio Reis Gonçalo, Fábio Ribeirete, and Yeda Swirski de Souza. "Práticas organizacionais requeridas para inovação: um estudo em empresa de tecnologia da informação." Gestão & Produção 24, no. 2 (February 23, 2017): 221–35. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2161-16.

Full text
Abstract:
Resumo: Este estudo visa identificar práticas organizacionais requeridas para gerar inovação em empresa de tecnologia da informação. A pesquisa investigou como ocorre o desenvolvimento de capacidades que são consideradas críticas para o exercício de atividades voltadas à inovação a partir tanto de características organizacionais específicas como da articulação de recursos. Valorizaram-se duas práticas estruturantes para a inovação: o desenvolvimento de tecnologia e a orientação para o mercado. A abordagem de pesquisa foi qualitativa por meio de um estudo de caso exploratório e descritivo. O caso foi desenvolvido na empresa Softplan, uma das maiores empresas de sistemas de gestão do Brasil, com desenvolvimento de softwares para indústria de construção; atividades de infraestrutura, transporte e obras; sistema judiciário e administração pública em geral. Possui mais de 1500 clientes no Brasil e no exterior e mantém alianças com fornecedores mundiais de tecnologia e convênios com diversas universidades, laboratórios e instituições de pesquisa, suportada por atividades de pesquisa e desenvolvimento. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com gerentes, pesquisa documental, além de observação in loco. A análise da empresa Softplan evidenciou estímulos à criação e manutenção de um comportamento organizacional voltado para inovação como um processo rotineiro. Foram identificadas práticas desenvolvidas em programas organizacionais que visam à criação e seleção de ideias; à aquisição de conhecimento, e ao estímulo à integração entre os profissionais para o surgimento de aprendizagem organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gonçalves, Marina, Claudia Aparecida De Mattos, and João Chang Junior. "Fatores Críticos de Adoção da Tecnologia da Informação (TI) em Saúde e o seu Impacto na Gestão: um estudo exploratório." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 14, no. 3 (July 1, 2019): 209. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2621.

Full text
Abstract:
O progresso em tecnologias da informação em saúde oferece novas oportunidades, bem como novos cenários de aplicação, trazendo benefícios em qualidade dos serviços médicos e redução dos custos de saúde. Porém, a literatura científica relacionada com este tema parece ser ainda muito dispersa e fragmentada, demandando novos estudos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar a decisão de adoção de tecnologias informação em saúde, e desenvolver uma lista indicando os fatores críticos que influenciam sua adoção e o impactos na gestão da saúde. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada a pesquisa Qualitativa através de um estudo de caso em um Organização de Saúde e a Tecnologia analisada foi a implantação do Prontuário Eletrônico. Com relação aos resultados, foram identificados os seguintes fatores críticos de adoção: elaboração de um plano diretor de TI, integração com os sistemas legados, tendências tecnológicas promovendo inovação, envolvimento da alta administração, gestão de projetos com equipes hibridas, plano de capacitação para equipe enfermagem, pressão da concorrência, perfil dos pacientes e a necessidade de novos modelos de negócio. Os principais impactos observados com a adoção dos sistemas foram: melhoria da segurança do paciente, redução do Índices de erro de medicamento, visibilidade das informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Francisco Carlos da Cruz. "Controle social: reformando a administração para a sociedade." Organizações & Sociedade 9, no. 24 (August 2002): 115–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302002000200008.

Full text
Abstract:
Esse artigo é uma síntese da trabalho vencedor do 1º lugar no concurso de monografias do Tribunal de Contas da União - Prêmio Serzedello Corrêa - Versão 2001. O trabalho tem como objetivo evidenciar os mecanismos de controle da Administração Pública Federal com a implantação do modelo gerencial (pós-burocrático), fazendose uma avaliação das condições da sociedade brasileira para exercer o controle social. Assim, busca-se caminhar na direção de criar um pensamento crítico sobre o tema e propor medidas concretas de ação em resposta à seguinte questão: Quais as perspectivas para o controle social no Brasil? São analisados aspectos administrativos, culturais, políticos, sociais e históricos envolvidos. Conclui-se que o principal alicerce para o controle efetivo da administração pública, considerado na reforma gerencial em curso, seria o controle social, porém a análise de aspectos da formação cultural e política de nossa sociedade demonstram que a mesma não está preparada para exercer essa tarefa. Além disso, há fortes evidências de existirem deficiências pelo lado da Administração. Diante desse dilema, são propostas linhas de ação, considerando o estágio atual de implementação da reforma, que possam produzir mudanças na Administração e trazer perspectivas de melhoria das condições para o exercício do controle social. As linhas de ação envolvem os seguintes pontos: Valorização do Controle Social na estratégia de mudança; Criação de canais de atuação para controle social; Melhoria de capacitação e cultura no serviço público; Desenvolvimento e padronização de indicadores de desempenho; e Uniformização e integração dos sistemas de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography