Academic literature on the topic 'Afro americanos en la literatura'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Afro americanos en la literatura.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Afro americanos en la literatura"

1

Avelar, Idelber Vasconcelos. "A literatura afro-americana sob a ótica da tradução." Estudos Germânicos 10, no. 1 (December 31, 1989): 36. http://dx.doi.org/10.17851/0101-837x.10.1.36-39.

Full text
Abstract:
The article makes use of Gilles Deleuze and Félix Guattari’s concept of minor literature - i.e. that which is produced by a minority within a major language - to shed light on the displacements imposed by Afro-American writers upon the symbolic tradition they inherit through the English language. By means of an analysis of a short story by Katherine Porter and a poem by Paul Laurence Dunbar, emphasis is placed on the recurrent process of demetaphorization one finds in African-American texts. Such Processes are shown to entail a theory of translation that highlights difference and contests the authority of the original. O artigo utiliza, a partir de Gilles Deleuze e Félix Guattari, o conceito de literatura menor – literatura produzida por uma minoria no interior de uma língua majoritária - para analisar os deslocamentos operados pelos escritores negros americanos na tradição simbólica herdada por eles através da língua inglesa. Por meio de uma leitura de um conto de Katherine Porter e um poema de Paul Laurence Dunbar, enfatiza-se os recorrentes processos de desmetaforização encontrados nos textos afro-americanos. Num momento seguinte, mostra-se que tais processos implicam uma teoria da tradução que privilegia a diferença e contesta a autoridade do original.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rees, Dilys Karen, and Danilo Neves Pereira. "An intercultural reading of Charles w. Chesnutt’s the goophered grapevine and of Thomas page’s Marse Chan: racial representation in postbellum southern short stories." Signótica 30, no. 2 (April 24, 2018): 225. http://dx.doi.org/10.5216/sig.v30i2.47893.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe analisar dois contos sobre o Sul dos Estados Unidos pré-guerra civil. O primeiro conto é Marse Chan de Thomas Nelson Page e o outro é The Goophered Grapevine de Charles W. Chesnutt. Para enriquecer a discussão, nós primeiro revisamos a literatura escrita por negros americanos sobre a escravidão durante o período anterior à guerra civil, em particular os trabalhos de Harriet Ann Jacobs e Frederick Douglass, e prosseguimos a articular que o escritor afro-americano Chesnutt é mais capaz de descrever uma narrativa complexa sobre a escravidão no Sul dos Estados Unidos do que o Page. A relevância da nossa análise se baseia em uma postura intercultural que entende não apenas a importância de ler-se literatura interculturalmente, mas que também reconhece que entender outras culturas e literaturas nos ajuda a melhor compreender nós mesmos e as culturas dentro das quais estamos inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leone, Mark P., Cheryl Janifer LaRoche, and Jennifer J. Babiarz. "La Arqueología de la Comunidad Negra Estadounidense en tiempos recientes." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 15, no. 2 (August 19, 2021): 71–99. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v15i2.35408.

Full text
Abstract:
Se realiza una revisión de trabajos arqueológicos sobre afro-americanos según estudios de la diáspora y basados en la literatura que define la experiencia negra en Norteamérica. La atención se centra en el establecimiento de la libertad mediante la fundación de comunidades de esclavos fugitivos y asentamientos independientes de personas libres, así como en el uso e interpretación de la historia y teoría de la diáspora africana, en particular por parte de arqueólogos que utilizan el conocimiento de la diáspora para lograr un cambio político actual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Navegantes, Aline De Souza, and Luis Fernando Cardoso e. Cardoso. "Do Soul Food à Maniçoba: um relato etnográfico sobre a imersão cultural de estudantes afro-americanos na cidade de Belém, Pará." Amazônica - Revista de Antropologia 10, no. 1 (August 19, 2018): 330. http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i1.5865.

Full text
Abstract:
O programa Minority Health International Research Training (MHIRT) envia anualmente dois estudantes pertencentes a grupos minoritários e advindos de universidades do Sul dos Estados Unidos para conduzirem pesquisas na área da saúde em cidades brasileiras. As três duplas de estudantes afro-americanos enviadas à cidade de Belém no período de 2013 a 2015, para realizarem pesquisa no laboratório de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (UFPA), são o foco deste relato etnográfico, que pretende investigar seu estranhamento ante a realidade racial brasileira. A metodologia utilizada neste trabalho é de cunho qualitativo e bibliográfico, baseando-se em entrevistas semiestruturadas e em vivências informais com os estudantes afro-americanos, assim como na literatura acerca das questões levantadas em campo. Dessa forma, são investigados os estranhamentos dos estudantes acerca de sua experiência de moradia no perímetro mais caro de Belém, de sua presença no curso mais embranquecido e elitista da UFPA, de suas socializações na cidade e de suas descobertas sobre as origens da culinária tradicional paraense. A discussão etnográfica levantada pelo trabalho examina as diferenças e similitudes existentes entre as relações raciais do Brasil e dos Estados Unidos, países que, apesar de terem sido fundados pelas mãos de negros africanos escravizados, construíram identidades étnicas e nacionais bem distintas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Sabrina Duque Villafañe. "DO CRIOULO AO “CRIOLLO”:." Belas Infiéis 5, no. 2 (December 2, 2016): 73–81. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v5.n2.2016.11389.

Full text
Abstract:
Partindo dos conceitos de comunidade, identidade e linguagem de Le Page & Taubouret-Keller bem como da investigação sobre as línguas afro-americanas de John M. Lipski, o presente artigo pretende discutir quais as ferramentas adequadas para traduzir as falas de personagens cativos na literatura brasileira do século XIX para o espanhol. Segundo a hipótese de Lipski, o “crioulo” afro-hispano não chegou a existir como língua estabilizada nos territórios das colônias hispano-americanas. Contudo, na literatura abolicionista cubana ficaram o registro temporal e a evolução da linguagem dos escravos africanos daquela época, que servem como ponto de partida para o trabalho de traduzir a língua africanizada do português ao espanhol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Jéssica Amanda de Souza. "Trauma, memória e identidade em Beloved, de Toni Morrison." Revista Letras Raras 9, no. 2 (June 14, 2020): 94. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i2.1767.

Full text
Abstract:
Resultado de estudos doutorais, este artigo, de natureza bibliográfica, interpretativa e qualitativa, analisa a presença e a configuração da memória – seja individual, seja coletiva – bem como a representação dos traumas e dos processos de perda e (re)encontro de identidade de ex-escravos afro-americanos e seus descendentes, retratados no romance Beloved (1987), de autoria da premiada romancista afro-americana Toni Morrison. A análise, ora proposta, debruça-se sobre o estudo das vozes das personagens, especialmente as principais, procedendo a uma associação dos referidos elementos – memória e identidade – às narrativas, de cunho testemunhal, que ligam o passado e o presente dessas personagens, bem como aos traumas vividos e relatados por elas, na sua busca por liberdade e autonomia, durante o período da Reconstrução; contexto do pós-Guerra Civil Americana. Para tanto, a nossa análise ancora-se em Estudos Culturais e Pós-Coloniais da Literatura, a exemplo de Caze (2015), Nickel (2009), Ribeiro (2017), Silva & Umbach (2013) e Viana (2008). Destaca-se, como principal resultado, a importância do lugar de fala na rememoração e reconto do passado, sobretudo da escravidão, para a melhor compreensão dos traumas e fatos históricos, bem como da própria humanidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lienhard, Martin. "Kalunga o el recuerdo de la trata esclavista en algunos cantos afro-americanos." Revista Iberoamericana 65, no. 188 (December 27, 1999): 505–17. http://dx.doi.org/10.5195/reviberoamer.1999.6040.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Bárbara Maria de Jesus, and Maria Anória J. Oliveira. "CADERNOS NEGROS E AMERICANAH: CABELOS CRESPOS, AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA E OUTROS ANSEIOS." Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura 34 (October 28, 2020): 47–65. http://dx.doi.org/10.47250/intrell.v34i1.14623.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente texto é refletir sobre o processo de negação e/ou afirmação identitária das protagonistas em Impressões de uma infância (Cadernos Negros, no 36), de autoria de Silvana Martins (2013) e no romance Americanah, de Chimamanda Adichie (2014), a partir da relação com os seus cabelos crespos. Para tanto, realizamos a pesquisa bibliográfica e nos norteamos em estudos oriundos da literatura em interface com outras áreas do conhecimento. Com base nos estudos de Cuti, Florentina Souza, Jailma Moreira, Ana Rita Santiago e Eduardo Duarte, situamos a noção de literatura negra/afro-brasileira e destacamos a relevância das abordagens que visibilizam as vozes/linguagens das margens (HALL, 2005; hooks, 2019). Dentre estas, as referidas obras e respectivas fundamentações. À guisa da conclusão, refletimos acerca do impacto do padrão estético brancocêntrico (cabelos lisos ou alisados) para a re/constituição identitária das protagonistas culminando-se, por fim, com a “autorrecuperação” (hooks, 2019) e, por conseguinte, a reexistência. PALAVRAS-CHAVE: Memória. Cabelo crespo. Identidade. Narrativa afro-diaspórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pedra, Nylcéa Thereza de Siqueira, and Phelipe de Lima Cerdeira. "De mujer negra para “A negra mulher do rio”: novas miradas para a identidade afro hispanocaribenha a partir da tradução de um conto de Fabián Dobles." Cadernos de Literatura em Tradução, no. 16 (May 10, 2016): 147–58. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i16p147-158.

Full text
Abstract:
O presente projeto de tradução apresenta o conto “La mujer negra del río”, do escritor costarriquenho Fabián Dobles, traduzido pela primeira vez para o português brasileiro. No texto de apresentação da tradução, destaca-se o lugar de enunciação do escritor na literatura costarriquenha e no contexto da literatura afro hispano-caribenha. Além disso, também são expostos os critérios de tradução utilizados, justificando o intuito de entender o texto literário como um lugar para a discussão da identidade, do outro e do latino-americano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Reyes, Júlia, and Adelaine LaGuardia. "SING A BLACK GIRL'S SONG: NTOZAKE SHANGE E O FEMINISMO AFRO-AMERICANO." Cadernos do IL, no. 47 (December 29, 2013): 004–20. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.29433.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir a conexão entre o feminismo norte-americano da segunda onda (do início dos anos 1960 aos anos 1980) e o feminismo negro norte-americano do mesmo período. Como o feminismo norte-americano da segunda onda começou a ser elaborado a partir da perspectiva das feministas brancas, muitas feministas negras redigiram artigos denunciando sua exclusão de antologias e estudos críticos feministas. O Movimento de Teatro Negro dialoga com a comunidade afro-americana. A peça de Ntozake Shange (1946 -), for colored girls who have committed suicide/ when the rainbow is enuf: a choreopoem (1975) emerge em 1975. Dirigindo seu texto para uma platéia feminina negra, Ntozake Shange levanta questões discutidas pelas críticas feministas negras bell hooks e Barbara Smith.PALAVRAS-CHAVE: Feminismo; Teatro negro; Literatura negra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Afro americanos en la literatura"

1

Abreu, Aline Guimarães Teixeira de. "Celebrando o gênero feminino através da maternidade em narrativas de escravos e posteriores à escravidão." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=130.

Full text
Abstract:
Um estudo sobre a maternidade como um tema recorrente na Literatura Afro-Americana nos últimos três séculos e isso pode ser observado nas palavras de Harriet Jacobs e Maya Angelou. Em suas obras, respectivamente, Incidents in the Life of a Slave Girl and I Know Why the Caged Bird Sings, as autoras posicionam o eu negro feminino no centro de suas experiências e revêem suas memórias passadas. Fazendo isso, elas narram histórias que transcendem as suas próprias e dão voz as mulheres duplamente marginalizadas cujos testemunhos foram excluídos da História oficial e do cânone literário por serem negras e mulheres.
A study of motherhood as a recurrent theme in African American Literature in the last three centuries and this may be seen in the words of Harriet Jacobs and Maya Angelou. In their autobiographical works, respectively, Incidents in the Life of a Slave Girl and I Know Why the Caged Bird Sings, the authors place their marginalized black female self in the center of their own experience and revisit their past memories. By doing so, they narrate stories that transcend their own and voice the double jeopardized black women whose testimonies were excluded from official History and suffocated by the literary canon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lourenço, Lucilia Teodora Villela de Leitgeb. "Traduzindo o intraduzível : estudo de duas traduções em língua portuguesa de Beloved, de Toni Morrison." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/114417.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa duas traduções em língua portuguesa da Beloved, de autoria de Toni Morrison, em Português do Brasil, uma de Evelyn Kay Massaro (1994), outra de José Rubens Siqueira (2007). Enfatiza as diferenças e/ou semelhanças entre ambas, a partir de um levantamento preliminar das características do dialeto Black English Vernacular, empregado pela autora, e as respectivas traduções desse dialeto. A comparação do original com as duas traduções processou-se com base em postulados teórico-críticos da Literatura Comparada e dos Estudos de Tradução. Em um primeiro momento, examinam-se seleções específicas do uso das formas do Black English Vernacular em detalhes, a fim de verificar a eficiência neste aspecto em ambas as traduções em Português e mostrar os recursos usados pelos tradutores e os resultados obtidos. Após, emite-se nosso ponto de vista sobre a análise mencionada anteriormente, tentando formular uma hipótese geral sobre os fenômenos observados com reflexões sobre os problemas envolvidos na tradução de dialetos.
This paper analyses two Portuguese translations of Beloved by Toni Morrison into Brazilian Portuguese, made by Evelyn Kay Massaro (1994) and other by José Rubem Siqueira (2007). It emphasizes the differences and/or similarities between them, based on a preliminary investigation whose main focus was the use of Black English Vernacular used by the author and their respective translations. The comparison of the original work with its translations was based on theoretical and critical postulates of Comparative Literature and Translation Studies. At first, specific excerpts of the use of Black English Vernacular forms in the text were selected and examined in detail, in order to establish the efficiency of this aspect in both Portuguese translations and to show the resources used by the translators and the results achieved. In second place, this work presents our point of view about the afore mentioned analysis, trying to formulate a general hypothesis for the observed phenomena. It raises questions about the literary dialects and the problems involved in their translation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Farias, Adriana Merly. "Female slave narratives: consistency and permanence: a study of two texts from the XIXth and XXth centuries." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3839.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem por objetivo investigar o papel das slave narratives como poderoso gênero literário na denúncia da escravidão africana e na representação do homem negro e da mulher negra nos séculos dezoito e dezenove. Este trabalho também se propõe a investigar o papel das neo-slave narratives no estudo do passado e a representação da identidade negra no século vinte. Ambos os gêneros desafiam seus tempos presentes ao discutirem questões de etnia e subjugação humana, em uma abordagem crítica. Em Incidents in the Life of a Slave Girl (1861), Harriet Jacobs narra sua experiência na escravidão, deixando um importante legado não somente para a História mas também para a Literatura Afro-Americana. Em Dessa Rose (1986), Sherley Anne Williams, revisa o passado para resgatar a memória da escravidão e reescrever a história para examinar seu tempo presente. Além disso, as duas autoras apresentam questões de gênero, levantando questões feministas em suas obras
This dissertation aims to investigate the role of slave narratives as a powerful literary genre in the denouncement of African slavery and in the representation of the black man/woman in the eighteenth and nineteenth centuries. It also aims to analyze the role of neo-slave narratives in the revision of the past and the representation of black identity in the twentieth-century. Both genres challenge their present times by discussing issues of ethnicity and human bondage through a critical approach. In Incidents in the Life of s Slave Girl (1861), Harriet Jacobs narrates her experience in slavery, leaving an important legacy not only to History but also to African-American Literature. In Dessa Rose (1986), Sherley Anne Williams revises the past in order to recover slavery memory and rewrite history to examine her present time. Besides, these two authors present matters of gender, bringing feminist issues in their works
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guarischi, Rafael Machado. "A Study of Three African-American Works Within Their Backgrounds." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2106.

Full text
Abstract:
O objetivo desta dissertação é apresentar, discutir e analisar a relação que Cane, de Jean Toomer, Dutchman, de Amiri Baraka e Playing in the Dark, de Toni Morrison possuem com seus contextos no século XX em manifestações artisticas em três gêneros literários distintos. Após construir e delimitar o pano de fundo vivido pelos Afro-Americanos ao longo do século, pretendo analisar cada obra ao período em que foi escrita. Desta forma, a questão central de minha dissertação é como a Literatura produzida pelos Afro-Americanos (representada pelos três textos literários em pauta) dialoga com a realidade vivida por essas pessoas dentro da sociedade estadunidense ao longo do século XX, e como essa literatura funciona como um poderoso instrumento de expressão da ideologia, das questões raciais e dos sentimentos Afro-Americanos
This dissertation intends to present, discuss and analyse the relation that Cane by Jean Toomer, Dutchman by Amiri Baraka, and Playing in the Dark by Toni Morrison, have with their backgrounds during the twentieth century in artistic manifestations of three distinct literary genders. After designing a background of the African-American people along that century, I intend to relate each of the three works to time in which they were written. This way, the central question of this dissertation is how the Literature produced by the African-Americans (represented by those three works) dialogues with the reality lived by those people within the US society during the twentieth century and how such literature works as an extremely important instrument of expression of the African-American feelings, racial concerns and ideology
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Cristina Maria Mota. "Questões de identidade em Ma Rainey e The Piano Lesson, de August Wilson." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/1994.

Full text
Abstract:
Considerado um dos maiores dramaturgos americanos do século XX, August Wilson dedicou a sua carreira profissional à escrita de um ciclo de dez peças sobre a vida da comunidade afro-americana nos Estados Unidos da América, cada uma reportando a uma década do século vinte. Esta dissertação trata questões de indagação de identidade sociocultural e individual transversais à sua obra. A produção artística de Wilson contesta peremptoriamente a História dos Estados Unidos escrita pela mão de historiadores brancos, e reclama o lugar e a importância do povo afro-americano, que não vê contemplados nessa visão e testemunho unilaterais do passado colectivo. Assim, Wilson apresenta-se como um autor cuja missão seria ajudar a inscrever a História da sua comunidade de origem na História dos Estados Unidos. Para além do papel dos afro-americanos na construção da nação, Wilson preocupa-se em destacar a força da cultura afro-americana, em inúmeros aspectos díspare da cultura mainstream americana, de ascendência principalmente europeia. Acima de tudo, o dramaturgo protesta contra a obliteraração da cultura negra pela comunidade branca económica e politicamente dominante. Celebra, pois, aquela cultura de características singulares, convidando o seu público a repensá-la e valorizá-la nas suas diferentes manifestações. Convoca sobretudo a comunidade afro-americana a repudiar uma assimilação falsa dos modos culturais da comunidade branca, que serve interesses contrários aos dos negros e perpetua a grave inequidade social causada pelo desequilíbrio sociopolítico entre brancos e negros. Wilson identifica como o maior problema ameaçando a comunidade negra a perda de identidade, consequência de um gradual afastamento das raízes de origem africana. Para além destas questões este estudo aludirá também às influências artísticas mais marcantes para a obra do autor, “The four B’s”: Amiri Baraka, Jorge Luís Borges, Romare Bearden e os Blues, assim como à evolução do processo de escrita de Wilson. Finalmente, serão analisadas duas das peças pertencentes ao ciclo de dez peças do século vinte do autor – Ma Rainey’s Black Bottom e The Piano Lesson. Em Ma Rainey’s Black Bottom, Wilson examina a exploração dos músicos negros por produtores e agentes brancos. Além de ilustrar as adversidades enfrentadas pelos músicos negros, incluindo as estrelas da música negra, Wilson expõe os conflitos existentes entre os elementos da sua comunidade. Perspectivando personagens antagónicas, elabora dois protagonistas, Levee (músico jovem talentoso), e Ma Rainey (cantora de sucesso de meia idade). Atribuindo características e visões do mundo diferentes a estas duas personagens, elas irão representar dois modos adversos de lidar com o passado, com a sua história. Em The Piano Lesson revelam-se como temas centrais a família e a herança dos antepassados. Wilson trabalhou este texto questionando o destino a dar à herança dos antepassados. Preconizando que o conhecimento do passado é fundamental para a afirmação da auto-identidade e a projecção do próprio futuro, Wilson desenvolve esta peça à volta das diferentes opções de cada personagem face à herança deixada pelos seus antepassados. Mais uma vez o autor elabora o conflito, neste caso entre irmãos, para despoletar o desenrolar da acção. De um lado, Berniece, uma personagem que entende o significado da sua herança, mas que se recusa a dar continuidade a história da sua família; de outro, Boy Willie, uma personagem que reduz a herança familiar ao seu valor material, não obstante a apresentação por ambos de razões válidas justificativas da sua atitude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alva, Rodrigo Carvalho. "Zora Neale Hurston & Their Eyes Were Watching God: a construção de uma identidade afro-americana feminina e a tradução para o português do Brasil." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=462.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A presente dissertação possui dois objetivos principais. O primeiro, presente na parte I, é analisar a construção identitária feminina da personagem principal da obra Their Eyes Were Watching God, de Zora Neale Hurston. Sendo assim, a primeira parte desta dissertação é composta de quatro capítulos, sendo que ao longo dos três primeiros, antes da discussão propriamente dita, o trabalho busca aproximar o leitor da discussão. Para isso, os três capítulos iniciais têm o intuito de deixar o leitor familiarizado primeiro com a autora, depois com suas obras e, por último, com o momento histórico vivido pelos Estados Unidos no período do movimento cultural afro-americano conhecido como Harlem Renaissance. O segundo objetivo deste trabalho é analisar a tradução da obra, Seus Olhos Viam Deus, para o português e, se possível, fazer sugestões para as encruzilhadas e obstáculos tradutórios que porventura tenham sido enfrentados pelo tradutor. Esta dissertação visa com isso apresentar soluções que possam ser utilizadas em futuras traduções de obras de escritoras afro-americanas para o português do Brasil. Portanto, para isso, a segunda e a terceira parte deste trabalho, compostas de mais três capítulos, trazem uma revisão sobre as teorias tradutórias recentes e, em perspectiva inovadora, destacam pontos a serem abordados na discussão
The present dissertation has two main goals. The first, in part I, is to analyze the construction of the female identity of the main character of the novel Their Eyes Were Watching God, by Zora Neale Hurston. Therefore, four chapters compose the first part of this work. In the first three, before the discussion, the text tries to bring the readers closer to the discussion still to come. In order to do this, these initial chapters aim to make the reader more familiar with the author, then with her work, and, last but not least, with the historical moment in the United States during the period of the African-American cultural movement known as the Harlem Renaissance. The second goal is to analyze the translation of the novel, Seus Olhos Viam Deus, to Portuguese and, if possible, to make suggestions for the translation crossroads and obstacles that the translator might have faced. By doing this, this dissertation aims to present solutions that may be used in future translations to Brazilian Portuguese of works by African-American writers. Therefore, the parts II and III of this work, which are composed by three more chapters, bring a literary review about recent translation theories and, through an innovative perspective, detach a few points which are going to be subsequently discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Müller, Luciane Oliveira. "Unveiling passing : a reading of Nella Larsen's life story and literary work." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/15566.

Full text
Abstract:
Esta dissertação apresenta uma leitura do romance Passing, com o foco na caracterização e enredo a partir da perspectiva de duas questões inter-relacionadas. Primeiro, a leitura examina a questão da maternidade e a questão da raça na caracterização de duas protagonistas, considerando que ambas as questões sustentam uma importância histórica no contexto de vida das mulheres negras daquele período, como os biógrafos de autores testemunham. Segundo, a leitura enfatiza as correlações de enredo e desejo como uma forma de entender o que está em jogo na narrativa. O romance foi publicado em 1929 pela escritora Afro-Americana Nella Larsen durante o movimento estético e cultural chamado Harlem Renaissance, um movimento cujo apogeu na década de 20 do século passado causou um crescimento da consciência social e o surgimento da literatura moderna Afro-Americana. Em uma década, o tema ‘passing’ constituiu um dos tópicos privilegiados em vários romances por escritores Afro-Americanos. Minha análise se sustenta a partir de diferentes fontes: relações entre mãe/filha a partir de Marianne Hirsch e Nancy J. Chodorow; a questão da raça e conflitos de ‘passing’ a partir de Thadious M. Davis, Elaine K. Ginsberg e Martha J. Cutter, assim como enredo e desejo de Peter Brooks. Na interligação de elementos biográficos, psicológicos, culturais e literários, minha leitura apresenta como a novela dramatiza o conflito insolúvel de raça divida – branca e preta – que destaca as lutas e dificuldades dos personagens quando enfrentando o vazio do pertencimento que acompanha a experiência de ‘passing’.
The thesis presents a reading of the novel Passing, with a focus on characterization and plot from the perspective of two interrelated issues. First, the reading examines the question of motherhood and the question of race in the characterization of the two major female protagonists, considering that both questions bear historical importance in the context of black women’s lives of the period, as the author’s biographers testify. Second, the reading highlights the connections of plot and desire as a way of understanding what is at stake in the narrative design. The novel was published in 1929 by the Afro-American writer Nella Larsen during the cultural and aesthetic movement called the Harlem Renaissance, a movement whose heyday in the 20´s in the last century brought about the uplifting of racial consciousness and the emergence of modern Afro-American literature. In the decade, the theme of ‘passing’ constituted one of the privileged topics in several novels by Afro-American writers. My analysis draws support from different sources: mother/daughter relationships from Marianne Hirsch and Nancy J. Chodorow; the question of race and ensuing conflicts of ‘passing’ from Thadious M. Davis, Elaine K. Ginsberg and Martha J. Cutter; and plot and desire from Peter Brooks. In the interweaving of biographical, psychological, cultural and literary elements, my reading shows how the novel dramatizes the insoluble conflict of the racial divide – white and black - which underlies the characters´ struggles and difficulties when facing the void in belongingness that attends the experience of passing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Novais, Célia Cândida Valente. "Da América como "home" : identidade e linguagem em Song of Solomon de Toni Morrison." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2003. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000142533.

Full text
Abstract:
A dissertação apresenta um estudo sobre as questões da Identidade e da Linguagem na obra de Toni Morrison, Song of Solomon. Procura-se mostrar de que forma(s) o grupo afro-americano faz uma apropriação muito própria da linguagem escrita que aliada à palavra oral adquire sentidos alternativos, em especial um mundo de multiplicidades como a América. pretende-se, afinal sugerir formas de entender a América como "home" através dessa apropriação da(s) linguagem(ns) e também através da afirmação da identidade afro-americana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Novais, Célia Cândida Valente. "Da América como "home" : identidade e linguagem em Song of Solomon de Toni Morrison." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2003. http://hdl.handle.net/10216/10823.

Full text
Abstract:
A dissertação apresenta um estudo sobre as questões da Identidade e da Linguagem na obra de Toni Morrison, Song of Solomon. Procura-se mostrar de que forma(s) o grupo afro-americano faz uma apropriação muito própria da linguagem escrita que aliada à palavra oral adquire sentidos alternativos, em especial um mundo de multiplicidades como a América. pretende-se, afinal sugerir formas de entender a América como "home" através dessa apropriação da(s) linguagem(ns) e também através da afirmação da identidade afro-americana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Waltecy Alves dos. "A voz feminina na literatura de ascendência africana: hibridismo de mitos e ritos nos romances Niketche de Paulina Chiziane e A cor púrpura de Alice Walker." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14887.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:59:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Waltecy Alves dos Santos.pdf: 1242912 bytes, checksum: 264968caf613c59a1bc3e5eb4a233a18 (MD5) Previous issue date: 2009-03-20
This paper associates Literary Studies to Cultural Studies with the intention of comparing literatures that show itself as historically constituted subjects. In this sense, The female voice in literature of African ascendency: hybridism of myths and rites in the novels Niketche of Paulina Chiziane and The Color Purple of Alice Walker is a study that suggest literary-cultural reflections on the constructions of identities in these works. The research focuses on the construction of the subject through his speech and establishing the relationship with remarkable images in search of otherness namely, the mirror, unfolded in the letter, and the bed in addition to pointing out the problem of myths and rites as matrices to a new voice defined by cultural hybridism and fixed in orality. Finally, this research tries to describe the similarities and differences with respect to oppression and exclusion of marginal voices in case of the female voice of African ascendency examining them in what they have of challenging and transgressive in front of eurocentrical, patriarchal and theological assumptions, as they are presented in these works
A presente dissertação associa os Estudos Literários aos Estudos Culturais com o objetivo de aproximar literaturas que apresentam sujeitos historicamente constituídos. Sendo assim, A voz feminina na literatura de ascendência africana: Hibridismo de mitos e ritos nos romances Niketche de Paulina Chiziane e A cor púrpura de Alice Walker é um estudo que aponta reflexões literário-culturais a respeito da construção das identidades presentes nestas obras. A pesquisa centra-se na construção do sujeito por meio do seu discurso e na relação que estabelecem com imagens marcantes na busca da alteridade a saber o espelho, desdobrado na carta, e a cama além de apontar a problemática dos mitos e ritos como matrizes para uma nova voz marcada pelo hibridismo cultural e alicerçada na oralidade. Enfim, a pesquisa ambiciona esboçar as semelhanças e diferenças no que tange a opressão e exclusão de vozes marginais no caso a voz feminina e de ascendência africana analisando-as naquilo em que elas têm de desafiador e transgressor perante os pressupostos eurocêntricos, patriarcais e teológicos, apresentados nestas obras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Afro americanos en la literatura"

1

Gates, Henry Louis. The signifying monkey: A theory of Afro-American literary criticism. New York: Oxford University Press, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Smead, Howard. The Afro-Americans. New York: Chelsea House Publishers, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Literaturas ibero-afro-americanas: Ensaios críticos. Goiânia, Goiás, Brasil: Editora da PUC Goiás, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jackson, Blyden. A history of Afro-American literature. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Afro-Orientalism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rediger, Pat. Great African Americans in literature. New York, N.Y., U.S.A: Crabtree Pub. Co, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Invisible poets: Afro-Americans of the nineteenth century. 2nd ed. Urbana: University of Illinois Press, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Afro-Bets ABC book. Orange, NJ: Just Us Books, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hudson, Cheryl Willis. Afro-Bets ABC book. Orange, NJ: Just Us Books, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Blues, ideology, and Afro-American literature: A vernacular theory. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Afro americanos en la literatura"

1

Richardson, Jill Toliver. "Conclusion: Conceptualizing Afro-Latinidad." In The Afro-Latin@ Experience in Contemporary American Literature and Culture, 143–52. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-31921-6_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chatterjee, Arnab. "Survival, Struggle and Identity in Dalit and Afro-American Literature." In Deleuzian and Guattarian Approaches to Contemporary Communication Cultures in India, 191–205. Singapore: Springer Singapore, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-15-2140-9_12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Richardson, Jill Toliver. "Introduction." In The Afro-Latin@ Experience in Contemporary American Literature and Culture, 1–26. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-31921-6_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Richardson, Jill Toliver. "Enduring the Curse: The Legacy of Intergenerational Trauma in Junot Díaz’s The Brief Wondrous Life of Oscar Wao." In The Afro-Latin@ Experience in Contemporary American Literature and Culture, 27–48. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-31921-6_2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Richardson, Jill Toliver. "Haunting Legacies: Forging Afro-Dominican Women’s Identity in Loida Maritza Pérez’s Geographies of Home." In The Afro-Latin@ Experience in Contemporary American Literature and Culture, 49–72. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-31921-6_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Richardson, Jill Toliver. "“Boricua, Moreno”: Laying Claim to Blackness in the Post-Civil Rights Era." In The Afro-Latin@ Experience in Contemporary American Literature and Culture, 73–98. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-31921-6_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Richardson, Jill Toliver. "Afro-Latin Magical Realism, Historical Memory, Identity, and Space in Angie Cruz’s Soledad and Nelly Rosario’s Song of the Water Saints." In The Afro-Latin@ Experience in Contemporary American Literature and Culture, 99–119. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-31921-6_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Richardson, Jill Toliver. "Memory and the Afro-Cuban Missing Link in H.G. Carrillo’s Loosing My Espanish." In The Afro-Latin@ Experience in Contemporary American Literature and Culture, 121–42. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-31921-6_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kutzinski, Vera M. "Afro-Hispanic American literature." In The Cambridge History of Latin American Literature, 164–94. Cambridge University Press, 1996. http://dx.doi.org/10.1017/chol9780521340700.007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Herron, Carolivia. "Milton and Afro-American literature." In Re-Membering Milton, 278–300. Routledge, 2019. http://dx.doi.org/10.4324/9780429029493-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Afro americanos en la literatura"

1

Zhang, Zhenzhen, and Hong Yang. "Exploration about Afro-American Literature." In 2014 International Conference on Education, Management and Computing Technology (ICEMCT-14). Paris, France: Atlantis Press, 2014. http://dx.doi.org/10.2991/icemct-14.2014.44.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PAZ, LETICIA, and MARINILSE NETTO. "Os signos simbólicos-mágicos de Rubem Valentim: Sua presença e significação na tradição Nagô e Encantaria do Ilé Asè Aféfé T'Oyá." In Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-005.

Full text
Abstract:
Os emblemas e objetos de Rubem Valentim transitam entre a arte e a religião compondo um repertório simbólico-mágico em obras de estética geometrizadas que dialogam com a religiosidade afro-brasileira. Impregnado pelo sincretismo popular, o artista em seus deslocamentos compõe um acervo sígnico enraizado no primitivo prospectando temas que são debatidos na arte contemporânea. As experiências e os sentidos do candomblé são observados na ritualística Nagô e encantaria em entrevista realizada com o sacerdote doterreiro Ilê Asè Aféfé T'Oyá. Este estudo percorre as obras de Rubem Valentim estabelecendo relações com as práticas do terreiro e a literatura, apresentando a presença e o significado da tradição e da encantaria em um terreiro localizado na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Com características singulares, plenos de signos e significados os terreiros se constituem de espaços de preservação, ressignificação e resistência da cultura permitindo a sobrevivência étnica e a continuidade do universo mítico africano. Por sua força e energia transcendentes configuram-se como espaços de luta permanente contra o racismo, a discriminação e a intolerância. A arte no espaço do terreiro carrega identidades e conecta subjetividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Autoethnography of the Cultural Competence Exhibited at an African American Weekly Newspaper Organization." In InSITE 2019: Informing Science + IT Education Conferences: Jerusalem. Informing Science Institute, 2019. http://dx.doi.org/10.28945/4187.

Full text
Abstract:
[This Proceedings paper was revised and published in the 2019 issue of the journal Issues in Informing Science and Information Technology, Volume 16] Aim/Purpose: Little is known of the cultural competence or leadership styles of a minority owned newspaper. This autoethnography serves to benchmark one early 1990s example. Background: I focused on a series of flashbacks to observe an African American weekly newspaper editor-in-chief for whom I reported to 25 years ago. In my reflections I sought to answer these questions: How do minorities in entrepreneurial organizations view their own identity, their cultural competence? What degree of this perception is conveyed fairly and equitably in the community they serve? Methodology: Autoethnography using both flashbacks and article artifacts applied to the leadership of an early 1990s African American weekly newspaper. Contribution: Since a literature gap of minority newspaper cultural competence examples is apparent, this observation can serve as a benchmark to springboard off older studies like that of Barbarin (1978) and that by examining the leadership styles and editorial authenticity as noted by The Chicago School of Media Theory (2018), these results can be used for comparison to other such minority owned publications. Findings: By bringing people together, mixing them up, and conducting business any other way than routine helped the Afro-American Gazette, Grand Rapids, proudly display a confidence sense of cultural competence. The result was a potentiating leadership style, and this style positively changed the perception of culture, a social theory change example. Recommendations for Practitioners: For the minority leaders of such publications, this example demonstrates effective use of potentiating leadership to positively change the perception of the quality of such minority owned newspapers. Recommendations for Researchers: Such an autoethnography could be used by others to help document other examples of cultural competence in other minority owned newspapers. Impact on Society: The overall impact shows that leadership at such minority owned publications can influence the community into a positive social change example. Future Research: Research in the areas of culture competence, leadership, within minority owned newspapers as well as other minority alternative publications and websites can be observed with a focus on what works right as well as examples that might show little social change model influence. The suggestion is to conduct the research while employed if possible, instead of relying on flashbacks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography