To see the other types of publications on this topic, follow the link: Agenda Social Rio.

Journal articles on the topic 'Agenda Social Rio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Agenda Social Rio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bezerra, Gustavo Das Neves. "Consensualismo e localismo na competição interterritorial: a experiência da Agenda 21 no estado do Rio de Janeiro." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 7, no. 1 (May 31, 2005): 91. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2005v7n1p91.

Full text
Abstract:
As Agendas 21 locais, propugnadas pelos compromissos assinados na Rio-92, apresentam-se na arena pública como dinâmicas de articulação social destinadas a associar políticas públicas de ordenamento territorial a dinâmicas participativas e preocupação com o meio ambiente. O presente artigo discute as implicações dos formatos institucionais e dinâmicas organizativas das Agendas 21 municipais desenvolvidas no Estado do Rio de Janeiro para a distribuição de legitimidade, autoridade e poder sobre os processos de decisão com impactos sobre o uso e a apropriação de recursos do território. A questão de fundo reside em verificar em que medida pressões democratizantes por parte da sociedade civil podem estar sendo respondidas com propostas despolitizantes, pelas quais a política estaria sendo substituída por uma gestão que se quer consensual de um ambiente que, entretanto, apresenta características socioculturais múltiplas.Palavras-chave: planejamento ambiental; localismo; Agenda 21. Abstract: The local Agendas 21, which were proposed by the UN Summit 1992, are showed in the public arena as able to associate environmental public policy with social participation. The present article discusses the implications of the municipal’s Agendas21 shapes and organizative dynamics developed in Rio de Janeiro state on the distribution of legitimacy, authority and power in the decision making process over the environment. The deep concern of the study is to seek how claims for democratization rooted in civil society can be answered through depoliticized measures, politics being replaced by some kind of management that pretend to be consensual about the uses of the environment, although this one presents, in fact, itself different social and cultural features. Keywords: environmental planning; localism; Agenda 21.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cadona, Marco André. "Burguesia industrial e a construção de uma agenda de desenvolvimento: a perspectiva da FIERGS." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 7, no. 3 (March 3, 2020): 87. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2019v7n3p87-106.

Full text
Abstract:
Com base nos posicionamentos políticos da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) no contexto das eleições de 2018, o artigo apresenta a agenda de desenvolvimento defendida pela burguesia industrial do Rio Grande do Sul. Depois de resgatar a participação da FIERGS na discussão sobre o desenvolvimento no Rio Grande do Sul, desde os anos 1980, são analisados os cinco temas que estruturaram a agenda de desenvolvimento, defendida por essa fração subnacional da burguesia industrial no Brasil nas eleições de 2018: 1. Segurança jurídica, desburocratização, simplificação e eficiência administrativa/tributária do setor público; 2. Infraestrutura e logística; 3. Adequação do tamanho e peso do setor público, estabilidade macroeconômica e financiamento; 4. Inserção externa e novas tecnologias; 5. Empreendedorismo, indústria e sociedade. O artigo indica que a burguesia industrial do Rio Grande do Sul atua como força social e coletivamente organizada na defesa de uma agenda de desenvolvimento sustentada num processo histórico de afirmação/reafirmação dos pressupostos neoliberais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Stotz, Eduardo, and Frederico Perez. "Social movements and environmental health in Rio de Janeiro: contributions for national reflections." Tempus Actas de Saúde Coletiva 3, no. 4 (November 14, 2010): 100. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v3i4.748.

Full text
Abstract:
Movimentos sociais são formas de ação coletiva mais ou menos permanentes, pautadas por distintos projetos, orientações e significados, empenhados na luta pela igualdade, liberdade e democratização das relações sociais. No campo da Saúde Ambiental, é destacado o papel desses movimentos na construção de uma agenda política, cuja expressão máxima se traduz na organização da I Conferência Nacional de Saúde Ambiental, em dezembro de 2009, na cidade de Brasília. O presente manuscrito apresenta algumas contribuições para a discussão sobre as relações entre os movimentos sociais e a construção de uma agenda política para o campo da Saúde Ambiental, a partir de uma análise crítica da atuação dos principais grupos envolvidos com o campo no estado do Rio de Janeiro. Através da análise de documentos (relatórios finais, cartas de princípios, documentos síntese, etc.) produzidos em fóruns onde a atuação desses movimentos teve destaque, foi possível observar que a atuação desses movimentos sociais pautou e deu a tônica dos conflitos socioambientais no estado do Rio de Janeiro colocando, de um lado, o Poder Público e as políticas desenvolvimentistas e, de outro, a sociedade e a preocupação com a preservação de recursos naturais e da qualidade do ambiente. Seja no campo, onde se torna cada vez mais urgente a busca por outro tipo de desenvolvimento econômico, ou nas cidades, onde o crescimento desordenado, delimitado por forças motrizes de ordem estritamente econômica, gera diferentes tipos de pressão que alteram o estado do ambiente e colocam um contingente populacional cada vez maior em situação de vulnerabilidade socioambiental, a pauta dos movimentos sociais em torno das questões socioambientais é extensa, e exige uma atenção especial por parte do Poder Público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Roberto P. "La sostenibilidad del desarrollo entre Rio-92 y Johannesburgo 2002: eramos felices y no sabiamos." Ambiente & Sociedade, no. 9 (December 2001): 5–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2001000900002.

Full text
Abstract:
Transcurridas tres décadas desde la Conferencia sobre el Medio Ambiente Humano en Estocolmo, y estando a las puertas de la próxima Cumbre Mundial sobre Desarrollo Sostenible en Johannesburgo, corresponde hacer una evaluación del camino recorrido, en especial a partir del verdadero divisor de aguas que representó la Conferencia de Rio en 1992. Para tales propósitos se introduce, en primer lugar, un balance de la evolución económica, social e institucional de la década pasada para, en seguida, poner de relieve los avances y retrocesos de la agenda global del desarrollo sostenible, del propio proceso regional preparatorio para Johannesburgo 2002 y de las amenazas que puede representar la nueva agenda de seguridad estratégica a partir de los acontecimientos del 11 de septiembre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Andrade Nunes, Nilza Rogéria. "FEMINIZAÇÃO DO PODER EM ESPAÇOS POPULARES: TRABALHO E RESISTÊNCIA SOCIAL." Lex Cult: Revista do CCJF 2, no. 2 (September 5, 2018): 126. http://dx.doi.org/10.30749/2594-8261.v2n2p126-147.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo dar visibilidade à atuação das mulheres que são (re) conhecidas como referência em suas comunidades e/ou também nomeadas lideranças comunitárias. Seu protagonismo se deu a partir dos anos de 1990 e geopoliticamente se localizam em territórios segregados sócio espacialmente denominadas favelas ou comunidades no Rio de Janeiro. Essas mulheres representam um fenômeno que vem crescendo notadamente e que podemos classificar como “feminização do poder”. Anunciando a construção cotidiana dessa mulher e seu lugar de destaque social e político, a agenda dessas personagens está comprometida com a transformação social e se conforma através de práticas e atitudes que preconizam o enfrentamento das múltiplas expressões de desigualdade e vulnerabilidade social que permeia os seus locais de moradia. Suas agendas transcendem o local acessando a cidade, o estado, o país, num movimento permanente em defesa da cidadania dos moradores de seus territórios e na afirmação de uma sociedade democrática e participativa. Por essas e outras razões é que podemos afirmar que a “feminização do poder” é, de fato, um movimento que emerge no cenário atual, compreendendo que há um protagonismo da mulher em condições de subalternidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Domingues, Petrônio. "“TUDO PELO BRASIL; TUDO PELA RAÇA”: A FRENTE NEGRA CARIOCA." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 31, no. 65 (December 2018): 327–48. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942018000300002.

Full text
Abstract:
Resumo A Frente Negra no Rio de Janeiro tinha por finalidade envidar esforços pela elevação social, política, cultural e moral dos afro-brasileiros. Para tanto, animou ações coletivas, preconizou narrativas de igualdade, interveio na agenda nacional, estabelecendo diálogos com setores da sociedade carioca. A pretensão deste artigo é reconstituir alguns aspectos da trajetória dessa associação à luz de suas aspirações e formas de organização, luta e identidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cadona, Marco André. "Burguesia industrial e a “agenda de desenvolvimento” para o Rio Grande do Sul durante os anos 90." Desenvolvimento em Questão 13, no. 31 (March 13, 2015): 295. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.295-321.

Full text
Abstract:
O artigo analisa os posicionamentos políticos da burguesia industrial no Rio Grande do Sul em relação às eleições que elegeram o governador gaúcho no período entre 1999 e 2002. Se, por um lado, a análise registra a capacidade da burguesia industrial em atuar como força social e coletivamente organizada, por outro lado apresenta as principais questões que definiram a “agenda de desenvolvimento” da burguesia industrial para o espaço subnacional a partir daquele período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Magalhães, Alexandre. "A “lógica da intervenção” e a questão da circulação: as remoções de favelas como forma de gerir o espaço urbano no Rio de Janeiro dos Jogos Olímpicos." Tempo Social 31, no. 2 (August 7, 2019): 221–42. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.143694.

Full text
Abstract:
As remoções de favelas no Rio de Janeiro voltaram à agenda estatal. Desde 2009, aproximadamente 21 mil famílias foram retiradas de seus locais originais de moradia. Neste artigo busco apresentar, com base na descrição etnográfica, duas dimensões interconectadas que estruturam esse processo: a da “lógica da intervenção” e a questão da circulação. Tal empreendimento analítico se apoiará na experiência dos moradores de uma favela da Zona Oeste da cidade, removida entre os anos de 2010 e 2011 em função da construção de uma obra (uma via segregada para ônibus) incluída no rol daquelas que preparariam a cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barbosa, Carlos Soares, Jaqueline Luzia da Silva, and José Carlos Lima de Souza. "Desafios do tempo presente na escolarização de jovens, adultos e idosos: agenda para a nova década." Revista Tempos e Espaços em Educação 13, no. 32 (November 5, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14146.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na vertente da escolarização, identificando, na concepção dos professores, os principais desafios que se apresentam à modalidade no tempo presente. As reflexões tecidas são resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, que estabeleceu como procedimento metodológico e campo de investigação a observação participativa de dois cursos de extensão promovidos pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), destinados aos professores da EJA do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro, respectivamente. As principais considerações do estudo abordam os desafios para a afirmação da EJA enquanto direito social e subjetivo; o retrocesso das políticas públicas destinadas aos jovens, adultos e idosos interditados do direito à educação após o golpe de 2016 e as implicações dos desafios das políticas públicas, inclusive da formação docente, nas práticas pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitas, Carlos Machado de, Mauren Lopes de Carvalho, Elisa Francioli Ximenes, Eduardo Fonseca Arraes, and José Orlando Gomes. "Vulnerabilidade socioambiental, redução de riscos de desastres e construção da resiliência: lições do terremoto no Haiti e das chuvas fortes na Região Serrana, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 6 (June 2012): 1577–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000600021.

Full text
Abstract:
Dados sobre desastres no mundo apontam para uma maior gravidade nos países com menores níveis de desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, políticas de redução de riscos de desastres e construção da resiliência constituem prioridades na agenda do desenvolvimento sustentável, estando entre os temas eleitos para a Rio+20. O objetivo deste artigo é, através de uma contribuição de natureza conceitual e dos exemplos de desastres em países com níveis de desenvolvimento diferentes, o terremoto do Haiti e as chuvas fortes na Região Serrana (Rio de Janeiro, Brasil), demonstrar como a vulnerabilidade socioambiental cria condições para os desastres, ao mesmo tempo em que limita as estratégias para prevenção e mitigação. Ao final são apontados alguns dos desafios que a redução de riscos de desastres e a construção da resiliência exigem em contextos de vulnerabilidade socioambiental, o que inclui mudanças nos padrões de desenvolvimento social, econômico e ambiental orientados para a sustentabilidade ecológica e a justiça social como pilares do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Tartaruga, Iván Gerardo Peyré. "O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: ANÁLISE DA COMUNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL E O CASO DAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE / The Role of Higher Education Institutions to the Territorial..." Geographia Meridionalis 1, no. 1 (July 2, 2015): 63. http://dx.doi.org/10.15210/gm.v1i1.5713.

Full text
Abstract:
Atualmente, os processos de inovação configuram-se em um importante agente para o desenvolvimento social e econômico de regiões e de países. Assim, no âmbito do que se convencionou chamar de “paradigma heterogêneo da Geografia Econômica”, as capacidades específicas regionais são fundamentais para tais empreendimentos de desenvolvimento, dos quais uma tem sido cada vez mais valorizada: a do conhecimento proveniente das instituições de Ensino Superior (IESs) locais. O artigo tem o objetivo de debater o papel das IESs nesse contexto, em termos gerais, e de analisar a situação do Estado do Rio Grande do Sul, entre 2000 e 2010, por meio de sua estrutura de pós-graduação, em termos específicos. Ao final são delineadas algumas considerações a respeito de uma agenda de pesquisa para os municípios de Pelotas e Rio Grande sobre seu desenvolvimento territorial na perspectiva heterogênea. Os resultados ressaltam a fortaleza do quadro de pós-graduação gaúcho e, consequentemente, do Ensino Superior em geral, enfatizando também as potencialidades do Estado para o progresso científico, tecnológico e de inovações.Palavras-chave: instituições de ensino superior; pós-graduação; ciência, tecnologia e inovação (C&T&I); desenvolvimento territorial; Pelotas; Rio Grande. The Role of Higher Education Institutions to the Territorial Development: Analyses of the Postgraduate Community from Rio Grande do Sul and the Case of the Cities of Pelotas and Rio GrandeABSTRACTNowadays, the process of innovation has become an important agent to social and economic development of regions and countries. Thus, within the context of the “heterodox paradigm of economic geography”, the region-specific capacities are fundamental for such activities of development, which one has been more and more appraised: the knowledge from the higher education institutions (HEIs). This article analyses the role of HEIs in general and the situation in the State of Rio Grande do Sul (Brazil) in particular, in the period of 2000 through 2010, by means of the postgraduate structure. The paper ends with some considerations about a regional agenda of research to the municipalities of Pelotas and Rio Grande in the sense of their territorial development within the heterodox perspective. The results highlight the strength of postgraduate structure of the region and, consequently, higher education in general, also stressing the State potentialities for scientific, technological and of innovative progress.Key-words: higher education institutions; postgraduate; science, technology and innovation (S&T&I); territorial development; Pelotas; Rio Grande.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Grand Jr., João. "Cidade, cultura e desenvolvimento: perspectivas e desafios para a economia cultural-criativa do samba-carnaval carioca." Diálogo com a Economia Criativa 1, no. 1 (June 8, 2016): 29. http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.1129-46.

Full text
Abstract:
O artigo discute as perspectivas de mobilização produtiva das culturas do samba e do carnaval na cidade do Rio de Janeiro à luz da atual agenda da economia criativa. A partir das noções de sistemas territoriais de produção (Maillat, 2002) e de ativos e recursos específicos (Pecqueur e Colletis, 2005), analisamos o papel do samba-carnaval como catalisador de interações estratégico para as dinâmicas de desenvolvimento territorial. Debatemos ainda, em linhas gerais, algumas das contradições derivadas das formas de apropriação do samba-carnaval no atual projeto de cidade e seus possíveis efeitos sobre as dinâmicas da criatividade social local. City, culture and development: prospects and challenges for the cultural and creative economy of Rio's samba carnival AbstractThe aim of this article is to discuss the prospects for productive mobilization of the cultures of samba and carnival in the city of Rio de Janeiro considering the current agenda of the creative economy. In view of the notions of territorial production systems (Maillat, 2002) and specific assets and resources (Pecqueur and Colletis, 2005), this study analyzes the role of samba carnival as a strategic catalyst for interactions to promote the dynamics of territorial development. Besides that, the article discusses some of the contradictions derived from forms of samba carnival appropriation in the current city planning and its possible effects on the dynamics of local social creativity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Furie, Gregg Lawrence, and John Balbus. "Global environmental health and sustainable development: the role at Rio+20." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 6 (June 2012): 1427–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000600007.

Full text
Abstract:
The Rio+20 United Nations Conference on Sustainable Development represents a crucial opportunity to place environmental health at the forefront of the sustainable development agenda. Billions of people living in low- and middle-income countries continue to be afflicted by preventable diseases due to modifiable environmental exposures, causing needless suffering and perpetuating a cycle of poverty. Current processes of economic development, while alleviating many social and health problems, are increasingly linked to environmental health threats, ranging from air pollution and physical inactivity to global climate change. Sustainable development practices attempt to reduce environmental impacts and should, in theory, reduce adverse environmental health consequences compared to traditional development. Yet these efforts could also result in unintended harm and impaired economic development if the new "Green Economy" is not carefully assessed for adverse environmental and occupational health impacts. The environmental health community has an essential role to play in underscoring these relationships as international leaders gather to craft sustainable development policies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Oanta, Gabriela A. "Protection and Preservation of the Marine Environment as a Goal for Achieving Sustainable Development on the Rio+20 Agenda." International Community Law Review 16, no. 2 (March 20, 2014): 214–35. http://dx.doi.org/10.1163/18719732-12341277.

Full text
Abstract:
Abstract The United Nations Convention on Sustainable Development, held in Rio de Janeiro between 20 and 22 June 2012, represented an excellent opportunity for learning the current state of the international community’s commitment to sustainable development. Undoubtedly, without sustainable seas and oceans it is impossible to talk about sustainability on our planet. Seas and oceans enjoy a privileged position within the global ecosystem as they represent 72% of the Earth’s surface area, accounting for 90% of the habitat of all life, and are a major source of economic, social and environmental resources. Hence the special interest in an effective protection of the global marine ecosystem, which is gravely threatened by a variety of factors, of which illegal, unreported and unregulated fishing is one. The present article will be divided into two parts. The first of these will study the goal of protecting the marine environment as part of the Rio+20 agenda, whilst the second will analyse illegal, unreported and unregulated fishing from a legal point of view, with particular attention being paid to the most significant challenges presented by this global scourge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Moraes Corrêa, Sérgio Roberto, and Roberto Véras De Oliveira. "A nova agenda de desenvolvimento pela ótica dos conflitos sociais: o caso de Belo monte." Revista Pós Ciências Sociais 12, no. 24 (July 17, 2015): 19. http://dx.doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p19-52.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da emergência de uma nova agenda de desenvolvimento no Brasil, pela ótica dos conflitos sociais. Mais especificamente, versa sobre o processo de construção do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte - AHE Belo Monte, empreendimento situado no Rio Xingu, sudoeste do Pará. Parte do pressuposto de que o ângulo dos conflitos sociais, tomados em perspectiva histórica, pode trazer importante contribuição à análise do novo momento do desenvolvimento do País e da Amazônia. Pergunta-se se as lutas e resistências ao projeto AHE Belo Monte têm contribuído para redimensioná-lo, indo além de um ponto no qual, enquanto crítica social, venham a ser assimilados pela dinâmica de acumulação tão somente como justificação. Baseia-se em pesquisa qualitativa, tendo priorizado entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Costa, Micaela Alves Rocha da, Lizete Augusta Vidal Pereira Lopes Silva, and Andréa Lima da Silva. "Agenda feminista em construção e a direção emancipatória do conjunto CFESS/CRESS." Temporalis 17, no. 34 (December 29, 2017): 589–610. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2017v17n34p589-610.

Full text
Abstract:
RESUMO: O projeto ético-político do Serviço Social brasileiro, apesar de hegemônico no seio da categoria, não é homogêneo, o que implica no fato de que a não adesão de seus princípios por parte dos profissionais compromete, em partes, a sua materialização no cotidiano profissional. Considerando que o conjunto CFESS/CRESS, enquanto entidade que direciona o exercício profissional dos assistentes sociais brasileiros, possui protagonismo na produção e disseminação de materiais que demarquem os valores defendidos pelo Serviço Social, buscamos neste artigo analisar a contribuição política dessa entidade para a consolidação da luta feminista, étnico-racial e da diversidade sexual na formação e no exercício profissional, realizada por meio de resoluções e publicações consideradas como fundamentais para o pensar e fazer profissional comprometidos com a classe trabalhadora. Neste sentido, também destacaremos os impactos destes materiais para a categoria profissional. Este trabalho foi construído a partir da elaboração da dissertação de mestrado de uma das autoras e utilizou como metodologia pesquisa bibliográfica e documental na página oficial do CFESS, e entrevistas realizadas por meio de um roteiro semiestruturado, com docentes e discentes de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte. Ressaltamos que a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, respeitando a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bocayuva, Pedro Cláudio Cunca. "Rio de Janeiro: Modernidade Global e Intensidade no Espetáculo Urbano do Século XXI." Revista Prumo 1, no. 1 (January 15, 2017): 13. http://dx.doi.org/10.24168/revistaprumo.v1i1.134.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é argumentar em favor da necessidade da formulação de uma nova metodologia para a leitura crítica da conjuntura internacional com foco nas dinâmicas espaciais, tendo em vista o momento atual de conformação de uma reestruturação urbana na cidade do Rio de Janeiro. Nele procuramos identificar as tendências características das ações de grande impacto urbano, apoiadas em políticas governamentais orientadas por padrões hegemônicos no plano transnacional. A partir da sua projeção na dimensão da definição dos modos de produção do espaço, pela apropriação das condições de reprodução social sob a hegemonia do capital que busca sua conexão ao ciclo global. Nossa proposta é indicar elementos para a análise situacional do fenômeno urbano na atualidade a partir de pensar a cidade do Rio de Janeiro como fronteira da acumulação global enquanto uma consequência lógica do percurso desenvolvido pelas políticas governamentais locais desde meados dos anos 1990. A agenda dos grandes eventos acabou se impondo como parte de um conjunto de diretrizes de governo para a Cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Costa, Hirdan Katarina de Medeiros, André Felipe Simões, and Edmilson Moutinho dos Santos. "A Sustentabilidade Integral como força motriz para a mudança paradigmática no estilo de vida humano." Sustentabilidade em Debate 8, no. 3 (December 29, 2017): 100–110. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v8n3.2017.21392.

Full text
Abstract:
Desde a Cúpula da Terra do Rio de Janeiro (Cúpula do Rio, Conferência do Rio ou Cúpula da Terra- Português: ECO92), o termo sustentabilidade passou a ser utilizado em praticamente todas asreuniões internacionais e adentrou definitivamente na agenda de compromisso de diversas entidadese empresas. Contudo, aparentemente, o conceito de sustentabilidade permanece uma incógnita emtermos de limites e abrangência. O objetivo do presente artigo científico é introduzir uma discussãosobre o conceito de sustentabilidade. Dessa forma, a partir de um resgate de seu significado e daverificação da fluidez de seu conteúdo, apontou-se a ausência de uma clara sistematização conceitual.Se por um lado esse cenário permite uma contínua expansão de seu conteúdo e o não engessamentode seu conceito, por outro lado, esse discurso figurado pode acobertar problemas que a sociedadee seus agentes não querem tratar, mas apaziguar. Portanto, o presente artigo adota o conceito desustentabilidade enquanto o despertar do ser humano para o seu potencial e para expansão do seu “euinterior”. É a assunção da responsabilidade individual, a partir da percepção do agir localmente, atéo comprometimento social que se expande para atitude perante o outro, o entorno e o planeta Terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Buss, Paulo Marchiori, Jorge Mesquita Huet Machado, Edmundo Gallo, Danielly de Paiva Magalhães, Andréia Faraoni Freitas Setti, Francisco de Abreu Franco Netto, and Daniel Forsin Buss. "Governança em saúde e ambiente para o desenvolvimento sustentável." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 6 (June 2012): 1479–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000600012.

Full text
Abstract:
A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, propõe a discussão dos desafios do desenvolvimento sustentável (DS) e dos temas 'economia verde e da erradicação da pobreza' e 'estrutura institucional do desenvolvimento sustentável' e, por conseguinte, sua governança. Este artigo visa discutir a atual configuração da governança da e para a saúde e ambiente no contexto do DS. Os Objetivos do Milênio foram significativo esforço político recente, mas apesar dos progressos, falham ao omitir as causas estruturais dos modos de produção e consumo e da distribuição desigual de poder que são as produtoras das iniquidades e impedem o verdadeiro desenvolvimento. Propostas para o DS devem superar reducionismos e avançar conceitual e metodologicamente para o enfrentamento dos determinantes socioambientais da saúde por meio de ações intersetoriais, incluindo a participação social, e em todas as esferas de governo. É fundamental o prosseguimento da implantação dos princípios da Agenda 21, o cumprimento dos ODM e a criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No campo da saúde, espera-se que a Rio+20 reafirme as articulações da saúde com a sustentabilidade, como parte do pilar social do desenvolvimento sustentável, inspirando a definição de políticas e ações nos planos global, nacional e local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Polycarpo, Clara Gomes. ""Segurança é um dever de todos"." Revista Brasileira de Segurança Pública 13, no. 1 (September 20, 2019): 114–39. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n1.1057.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende abordar uma das preocupações mais latentes da sociedade carioca atual: a questão da violência urbana e o “problema da segurança pública”. A noção de violência urbana, aqui, não diz respeito, porém, a eventos violentos isolados ou ao percentual de atos criminosos em determinadas camadas da sociedade e/ou regiões da cidade, mas sim à sua articulação com a ordem social, como referência de modelos de conduta construídos simbolicamente no convívio social cotidiano. No contexto atual de agenda da política de segurança pública, por exemplo, após uma década de atuação, a lógica do modelo de pacificação, implementado na cidade do Rio de Janeiro desde 2008, e todo o aparato de dispositivos, técnicas e discursos que o legitimou, passa a sofrer desmantelamentos, abrindo espaço para novos problemas de segurança e novos reordenamentos de políticas em disputa na cidade. Para tanto, analisa-se a organização das camadas médias da zona sul do Rio de Janeiro em relação às suas redes de programas, projetos e políticas de segurança no período atual, a partir do acompanhamento dos Conselhos Comunitários de Segurança, e as representações coletivas a respeito da violência urbana e das políticas de segurança em suas redes de mercado e interesses em um novo projeto de militarização (e securitização) da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mori, Margherita. "Sustainability Issues in Finance." RIVISTA DI STUDI SULLA SOSTENIBILITA', no. 1 (March 2012): 15–38. http://dx.doi.org/10.3280/riss2012-001003.

Full text
Abstract:
Sustainable finance calls for unprecedented attention, in sight of promoting sustainability beyond the original focus on economic, social and environmental development. Much room remains for progress, as shown by the wide range of topics that fit into the sustainability agenda of the "Rio+20" Earth Summit. A key role can be played by the process of financial innovation, far from exhausted. Challenging tasks include a more massive recourse to public-private partnership models (such as JESSICA, JEREMIE and JASMINE) and to the best practices in sustainable finance. The adoption of the Equator Principles and sustainability indexes on a larger scale in lending and investing may significantly contribute to the sustainable - as well as smart and inclusive - growth that "Europe 2020" is aimed at.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Montefusco, Carla, Maria João Santos, and Joselma Ramos Carvalho Santos. "Energia Eólica e ODS: uma análise dos níveis de evidenciação socioambiental no Rio Grande do Norte/Brasil." Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 6, no. 3 (November 17, 2020): 03. http://dx.doi.org/10.18616/rdsd.v6i3.6316.

Full text
Abstract:
O conceito para Responsabilidade Social Empresarial (RSE) envolve um conjunto de elementos que perpassam a natureza regional, cultural e as especificidades dos processos produtivos. Considerando a transparência como um dos pilares da RSE, a pesquisa ora apresentada objetivou analisar os níveis de evidenciação de RSE adotados pelas empresas de energia eólica instaladas no Rio Grande do Norte. Buscou-se, em particular, analisar de que forma as ações identificadas se aproximam das determinações propostas pela agenda 2030, relativa aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ter por recorte amostral as corporações de energia eólica se justifica pela expansão desse segmento econômico no solo potiguar. Os procedimentos metodológicos utilizados para este trabalho consistem em revisão de literatura, bem como em pesquisa documental. Para fins de coleta dos dados, foram investigados os relatórios de sustentabilidade e materiais disponibilizados no websites das empresas. Dos 14 grupos empresariais identificados como responsáveis pelos 134 parques instalados no RN (2018), nove disponibilizam relatórios de sustentabilidade. Os relatórios identificados fazem menção aos ODS. No entanto, apenas três dos relatórios analisados explicitam especificamente ações sociais e ambientais desenvolvidas no âmbito do Rio Grande do Norte. Defende-se a relevância de maior explicitação das ações realizadas pelas empresas nos territórios locais para favorecer o acompanhamento stakeholders e o desenvolvimento de práticas que contemplem as efetivas necessidades de cada contexto social.Palavras-Chave: energia eólica; evidenciação socioambiental; ODS, Rio Grande do Norte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Canfield, Ráisa Lammel, and LIVIO SILVA DE OLIVEIRA. "GOVERNAMENTALIDADE E JUVENTUDES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DO SUL DO BRASIL." Alamedas 8, no. 2 (January 19, 2021): 140–59. http://dx.doi.org/10.48075/ra.v8i2.25798.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo compreender os processos sociais que produzem o público-alvo para os programas sociais de enfrentamento e prevenção da violência com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade social. A unidade de análise desse texto será o Programa Oportunidades e Direito (POD), experiência do governo do estado do Rio Grande do Sul, que apresenta um recorte territorial, de classe e etário para implementação de suas ações: juventude de periferias consideradas violentas. Dessa forma, o trabalho será baseado em uma contextualização histórica da violência urbana como problema da agenda política institucional e quais tipos delitivos foram identificados como fatores de produção de insegurança e vitimização. Os conceitos teóricos para essa análise serão o de governamentalidade e de biopolítica, de Michel Foucault, para instrumentalizar a problematização sociológica na relação entre território e tipos sociais idealizados de juventude, tendo as noções de crime e de vulnerabilidade social como condutores para a formulação e implementação de políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Gonzŕlez-Gaudiano, Edgar, and Cartea Pablo Meira. "Educación y comunicación para el cambio climatico. Un punto de vista critico de los obstaculos y resistencias." CULTURE DELLA SOSTENIBILITA ', no. 5 (October 2009): 48–74. http://dx.doi.org/10.3280/cds2009-005004.

Full text
Abstract:
- Climate change has become a recurring issue not only in media, but also in common citizens' daily life. Several phenomena - shortage and consequent high cost of food, increased vulnerability of coastal areas, desertification, etc - are ascribed to its effects. The public and political interest around climate change has reinforced the importance of environment in the national and international agenda after the silence followed to the Rio '92 Conference. Climate change presents extreme epistemological complexity because it condenses the multiple contents that scientific disciplines use to keep separated. It also calls for a new definition of environmental literacy: not a simple acquisition of information about the environment, but a process lean on a political and ethical substratum, and on a critical social practice, referring to the idea of citizenship.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Amar, Paul. "Operation Princess in Rio de Janeiro: Policing ‘Sex Trafficking’, Strengthening Worker Citizenship, and the Urban Geopolitics of Security in Brazil." Security Dialogue 40, no. 4-5 (August 2009): 513–41. http://dx.doi.org/10.1177/0967010609343300.

Full text
Abstract:
This article develops new insights into the gendered insecurities of the neoliberal state in Latin America by exploring the militarization of public security in Rio de Janeiro during 2003—08 around campaigns to stop the ‘trafficking’ of sex workers. Findings illuminate the intersection of three neoliberal governance logics: (1) a moralistic humanitarian-rescue agenda promoted by evangelical populists and police groups; (2) a juridical ‘law and rights’ logic promoted by justice-sector actors and human-rights NGOs; (3) a worker-empowerment logic articulated by the governing Workers’ Party (PT) in alliance with social-justice movements, police reformers, and prostitutes’ rights groups. Gender and race analyses map the antagonisms between these three logics of neoliberal governance, and how their incommensurabilities generate crisis in the arena of security policy. By exploring Brazil’s fraught efforts to attain the status of ‘human security superpower’ through these interventions, the article challenges the view that the reordering of security politics in the global south is inevitably linked to desecularization, disempowerment, and militarization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

CHUVA, MÁRCIA REGINA ROMEIRO. "Parque do Flamengo: projetar a cidade, desenhando patrimônio." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 25, no. 3 (September 2017): 139–66. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0305.

Full text
Abstract:
RESUMO Trata-se de uma narrativa sobre o processo de patrimonialização do Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, tombado em 1965 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. O Parque foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e o paisagista Roberto Burle Marx, ligados à “escola carioca” de arquitetura moderna. O artigo estabelece conexões entre esse processo e a constituição do campo arquitetônico no Brasil, abordando as políticas de proteção de bens arquitetônicos e paisagísticos modernos promovidas pelo Iphan. Essas análises estão situadas no bojo do intenso processo de reformas urbanas implementadas na cidade do Rio de Janeiro, no governo de Carlos Lacerda, primeiro governador do estado da Guanabara, no conturbado contexto político nacional de golpe militar e instalação do regime autoritário no Brasil. O artigo explora ainda os valores de patrimônio acionados na preservação do Parque do Flamengo no contexto em que o Rio de Janeiro torna-se palco de grandes eventos esportivos e recebe o título da Unesco de Patrimônio Mundial na categoria de Paisagem Cultural, ao passo que a agenda contemporânea do campo do patrimônio coloca na ordem do dia o debate sobre a sua função social. Espera-se contribuir com reflexões sobre patrimônio na chave do direito à cidade, problematizando o tradicional confronto entre preservação cultural e especulação imobiliária. O material empírico privilegiado foi o processo de tombamento do Parque do Flamengo e as atas do Conselho Consultivo do Iphan relacionadas ao assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oscar Júnior, Antonio Carlos Da Silva, and Ana Maria De Paiva Macedo Brandão. "Aporte Teórico-Metodologico para o Estudo da Pluviosidade em Ambientes Urbanos Vulneráveis: Estudo de Caso do Clima Urbano de Duque de Caxias/RJ (Theoretical and Methodological Rain for the Study of Vulnerable in Urban Environments: a Case Study of ...)." Revista Brasileira de Geografia Física 4, no. 3 (September 24, 2011): 476. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v4i3.232688.

Full text
Abstract:
Hodiernamente as ciências do tempo e do clima assumem protagonismo no meio cientifico devido às questões e polêmicas atuais acerca das mudanças climáticas. Tendo em vista esse novo espaço, esse trabalho tem como objetivo trazer uma contribuição teórico-metodologica para aqueles que desejam se debruçar sobre essas novas questões que afligem o mundo moderno. Para aprofundar as discussões deste artigo, abordaremos o caso de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, usando a também como caso exemplo para explicar como as dinâmicas socioeconômicas, deixando suas marcas no território intensificam os riscos naturais e aprofundam as vulnerabilidades sociais. No aflorar dessa nova agenda de pesquisas é papel dos Geógrafos aprofundarem suas análises em prol de um ordenamento territorial, e gestão do espaço condizente com as novas necessidades da sociedade. Palavras-Chave: Clima Urbano, Mudanças Climáticas, Planejamento Urbano. Theoretical and Methodological Rain for the Study of Vulnerable in Urban Environments: a Case Study of Urban Climate Duque de Caxias-RJ ABSTRACT Today the sciences of weather and climate took center stage in the middle due to scientific issues and controversies about the current climate. In light of this new space, this work aims to bring a theoretical and methodological contributions for those Who wish to dwell on these new issues that plague the modern world. For further discussion of this article, we discuss the case of Duque de Caxias, located in the Baixada Fluminense in Rio de Janeiro, also using as a case example to explain how socio-economic dynamics, leaving it’s mark in the territory of natural hazards intensify and deepen the vulnerabilities social. Flourishin this new research agenda is the role of geographers deepen their analysis in favor of a use and land management consistent with the changing needs of society. Keywords: Urban Climate, Climate Change, Runoff, Urban Management
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Jacomeli, Mara Regina Martins, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, and Leandro Sartori Gonçalves. "Educação integral do homem e a política educacional brasileira: limites e contradições." Revista HISTEDBR On-line 17, no. 3 (December 13, 2017): 842. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651015.

Full text
Abstract:
A formação integral do homem consta como agenda educativa importante, sobretudo nas concepções da esquerda educacional. Recentemente, a educação integral se torna “chave” argumentativa de variadas acepções políticas, ganhando contornos determinados, sobretudo quando vinculados a denominada “qualidade educacional”, seja na política governamental ou em projetos empresariais. Neste artigo inventariamos os principais traços das políticas de educação integral no Brasil, pensando suas concepções, seus limites e contradições. Escolhemos como marco para considerar a educação integral no Brasil o projeto dos CIEPs - realizado no Estado do Rio de Janeiro e com repercussão nacional - que por algum tempo constaram como referência importante de educação integral,. Posteriormente, com o Plano de Desenvolvimento da Educação (2007) se tem substantiva alteração quanto a referência de educação integral em implementação no país, já que o programa “Mais Educação” se torna um dos principais temas na agenda governamental. As ações cujo caráter remete mais complementaridade educativa e ocupação do tempo dos escolares como forma de saneamento social e “proteção da infância” e reforço escolar engendram uma nova integralidade pró-capital, na medida em que há um apagamento dos referencias clássicos de formação humana e passa a ser o sujeito na lógica produtivista e fragmentada dos universos da pós-modernidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rajović, Goran, and Jelisavka Bulatović. "Some Geographical Aspects of Sustainable Development with View on Montenegro: A Review." International Letters of Social and Humanistic Sciences 42 (October 2014): 98–109. http://dx.doi.org/10.18052/www.scipress.com/ilshs.42.98.

Full text
Abstract:
Sustainable Development refers to the creation and maintenance of social and economic development. In order to achieve this it is necessary to provide interaction between environmental, social and economic components of the system, synchronized in time and space. Each of these interactions has its specific dynamics, requires the involvement of certain resources. Greening the of society expands the array of environmental requirements that are in opposition to traditional economic needs of the accumulation of material wealth and production, which does not take account of the environment. Despite the economic crisis, according to the results of the Euro barometer survey conducted in late March and early April 2014, which included 28,000 respondents from different social and demographic groups, and the 28 members of the European Union, showed that 96 % of people said how they care for the environment, personal matters. To ensure the inclusion of sustainability requirements into development policies and their implementation in practice, Montenegro has prepared and implemented by the National Strategy for Sustainable Development, based on the principles of the Declaration of Rio de Janeiro and Agenda 21, as well as the principles contained in the Declaration and the Johannesburg Plan by implementation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

De Miranda, Analice Valdman, and Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira. "Educação problematizadora e políticas inclusivas: uma avaliação sobre a formação em Administração das Universidades fluminenses." Estudos de Administração e Sociedade 4, no. 1 (January 4, 2021): 15–29. http://dx.doi.org/10.22409/eas.v3i2.43918.

Full text
Abstract:
A discussão sobre a inclusão das pessoas com deficiências, nas poucas vezes em que ocorre, centraliza-se em debates circunscritos à questão da Lei de Cotas, ao Marketing inclusivo ou as políticas públicas. Tais questões surgem em razão da ineficiência da operacionalização dos mesmos, o que contribui para perpetuar a segregação social do referido grupo. O presente artigo tem por objetivo verificar junto às escolas públicas de Administração da região metropolitana do Rio de Janeiro como estas procuram formar seus alunos para atuarem enquanto gestores inclusivos. A consecução da investigação se deu por meio da metodologia de estudo de múltiplos casos – UFRJ, UERJ e UFF, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, que foram analisados à luz dos conceitos sobre inclusão de pessoas com deficiências, formação em administração e educação problematizadora. Os principais resultados obtidos mostram que o tema em questão não faz parte da agenda das universidades públicas, algumas vezes sequer sendo reconhecido enquanto tema, mesmo com as iniciativas feitas pelo Ministério da Educação e com os diversos indicadores sociais que evidenciam a marginalização social das pessoas com deficiências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Gorbunova, Lyudmyla. "Education for sustainable development: to justify of implementation." Filosofiya osvity. Philosophy of Education 25, no. 2 (July 3, 2020): 56–81. http://dx.doi.org/10.31874/2309-1606-2019-25-2-3.

Full text
Abstract:
Education for Sustainable Development (ESD) is at the heart of the 2030 Agenda for Sustainable Development and has been widely recognized as a key factor and an integral element of quality education. It is part of Goal 4 and permeates all other goals of sustainable development. The problem is that the Ukrainian experience of remote observation of the global process of sustainable development and the formation and implementation of Education for Sustainable Development shows that we are on the margins of these events. We need to understand the global context of our stay in the world in order to change our position and our role in the fateful events and movements of the century at their deepest level of cause. Emphasis is placed on the fact that the theory of sustainable development is an alternative to the paradigm of economic growth, which ignores the environmental danger of development on an extensive model. The three components of sustainable development - economic, social, environmental - appear as aspects of a single, holistic process of social development. But despite all the declarations to achieve a balance between economic growth, social community development and the environment a quarter of a century after the Rio Conference (1992), this has not happened. Sustainable development requires a change of outlook. That is why issues related to the transformation of our way of thinking, changes in the value-semantic paradigm of life of national societies as part of global humanity are on the agenda. Education can play a significant role in this complex matter, and it must itself change into a new way of becoming a person adapted to living in a world of instability, uncertainty, complexity and contingency. The purpose of the paper is to justify the implementation of Education for Sustainable Development (ESD) in Ukrainian education as the agenda for its reform based on documents from the UN, UNESCO, OECD and the like. The content of the concept of Education for sustainable development and its evolution, the trends in the integration of education in sustainable development and the role of education in achieving sustainable development goals are analyzed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Guilherme De Oliveira, and Renata Lèbre La Rovere. "Caracterização dos Principais Ativos do Sistema Regional de Inovação Fluminense e Desafios para uma Agenda de Desenvolvimento pós-COVID." Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, no. 19 (June 30, 2021): 181–212. http://dx.doi.org/10.12957/cdf.2020.59019.

Full text
Abstract:
A severa crise econômica e social que afeta o Estado do Rio de Janeiro desde 2014 foi intensificada pelos efeitos trazidos pela crise sanitária iniciada em março de 2020. Esta convergência de crises restringe as possibilidades de desenvolvimento do estado. O estímulo à inovação e a resolução de desafios societais complexos são caminhos para a superação do atual cenário. Neste sentido, este artigo tem como objetivos: i) realizar uma caracterização dos principais ativos do Sistema Regional de Inovação fluminense, com base no levantamento de dados primários e secundários associado ao uso de estatística descritiva; ii) refletir, a partir dos resultados encontrados e de outros trabalhos de nossa autoria em parceria com colaboradores, sobre os desafios que o estado possui para construir uma agenda de desenvolvimento pós Covid-19. Os resultados apontam que o SRI possui ativos financeiros, humanos e tecnológicos relevantes, contudo precisa articular melhor os subsistemas de geração e aplicação do conhecimento; aumentar a taxa de inovação da economia; e se desprender da puramente lógica setorial e de vocações, utilizando seus ativos para elaborar uma política de inovação orientada por missões, que articule diversos atores e tecnologias e tenha como foco solução de grandes desafios societais por meio da geração, aplicação e difusão do conhecimento científico-tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Abdo, Linda, Sandy Griffin, and Annabeth Kemp. "Apples for Oranges: Disparities in Offset Legislation and Policy among Jurisdictions and its Implications for Environmental Protection and Sustainable Development in Australia." Environmental Management and Sustainable Development 8, no. 1 (February 11, 2019): 172. http://dx.doi.org/10.5296/emsd.v8i1.14081.

Full text
Abstract:
As a signatory to Agenda 21, the Rio Declaration on Environment and Development, the 2030 Agenda for Sustainable Development (including the Sustainable Development Goals) and the Convention on Biological Diversity, Australia has an international obligation to ensure sustainable development. Biodiversity offsets are one tool used by Australian regulators to allow development to continue, whilst ensuring international obligations for sustainable development are met. In this study, legislation, policy and published guidelines for the Australian Commonwealth, states and territories were analysed to determine if the application of biodiversity offsets was consistent with the principles of sustainable development (environmentally, socially, economically) and if the allowance of biodiversity offsets in different jurisdictions created gaps in biodiversity and environmental protection across Australia. Regulation of biodiversity offsets was found to be inconsistent between the Commonwealth and the states and territories, with most jurisdictions having less than 50% similarity. This inconsistency in offset policy and legislation between jurisdictions could lead to loss of biodiversity. Additionally, jurisdictions did not adequately consider the social and economic aspects of sustainability in relation to biodiversity offsets, meaning that, through the allowance of biodiversity offsets, Australia may not be meeting their international obligations related to sustainable development. Further legislative development for biodiversity offsets is required in Australia to improve environmental protection and to adequately consider all aspects of sustainability. The Council of Australian Governments is a mechanism that could be used to ensure all jurisdictions consider the aspects of sustainability consistently in relation to biodiversity offsets.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

ROSA, Vanessa De Castro, and Guilherme De Souza CAMPOS. "A AGROECOLOGIA COMO MECANISMO DE EFETIVAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL." Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca 15, no. 1 (April 8, 2020): 321–40. http://dx.doi.org/10.21207/1983.4225.1005.

Full text
Abstract:
A Agenda 2030, construída a partir dos objetivos do milênio e das decisões tomadas na Rio+20, consiste em 17 objetivos de desenvolvimento sustentável associados a 169 metas que buscam auxiliar a comunidade internacional no processo de construção do desenvolvimento sustentável, além de se reforçar paradigma de solidariedade e sustentabilidade para o Direito e para as Relações Internacionais. A Agenda está em vigor desde 2016 e estabelece metas para serem cumpridas até 2030, para observância destas metas e prazo, a Agroecologia mostra-se como um importante instrumento de efetivação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), conforme estudo realizado, em 2013, pela Aliança para a Soberania Alimentar na África (AFSA) que analisou 50 casos de uso de agricultura agroecológica em 22 países africanos, constatou-se que a Agroecologia contribuiu para a atingir 10 dos 17 ODS. A partir deste estudo organizado por Michael Farrely e de autores como Enrique Leff e Miguel Altieri, compreende-se a agroecologia, como agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, além de campo de saber interdisciplinar, que se afirma na sociedade como teoria crítica, prática agrícola sustentável e movimento social, contribuindo para a implantação de um modelo agrícola e social sustentáveis nos moldes dos ODS. Este artigo estuda como a agroecologia, através das leis que versam sobre o tema, poderá efetivar os ODS no Brasil, por intermédio de pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e qualitativo, cuja análise de leis, decretos, tratados e artigos especializados sobre o tema, buscará evidenciar a relação dos dispositivos legais com os ODS. Conclui-se que a agroecologia e o direito são instrumentos promotores dos ODS, porém, a legislação agroecológica brasileira atua de forma tímida, visto que disputa espaço com uma política agrícola direcionada para o agronegócio, de modo que a não implementação dos ODS está no campo da efetividade e não da normatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Piterman, Ana, Léo Heller, and Sonaly Cristina Rezende. "(A falta de) Controle social das políticas municipais de saneamento: um estudo em quatro municípios de Minas Gerais." Saúde e Sociedade 22, no. 4 (December 2013): 1180–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000400019.

Full text
Abstract:
Tem sido crescentemente acentuada a ênfase normativa para a participação social e o controle das políticas públicas de saneamento no Brasil, o que recebeu reforço com o marco legal para o setor, que destaca a importância da intersetorialidade, do planejamento e do fortalecimento do controle social. Diante desse quadro, como estariam os poderes locais, titulares dos serviços, se organizando para planejar as suas políticas de saneamento? As questões de saneamento estão presentes nas discussões no âmbito de instâncias municipais destinadas ao controle social, incluindo conselhos de políticas urbanas, da saúde, das cidades, da habitação e do meio ambiente? Para essas questões, buscaram-se respostas em conselhos urbanos situados em quatro municípios de portes populacionais distintos, pertencentes à Bacia do Rio das Velhas, em Minas Gerais: Contagem, Nova Lima, Sete Lagoas e Vespasiano. O estudo é delineado pela visão da atuação dos conselheiros e sua percepção quanto à inclusão da temática do saneamento na agenda dos conselhos, bem como à importância conferida ao tema. As análises de documentos oficiais dos conselhos e de entrevistas realizadas com conselheiros mostraram que, na ausência de instâncias formais de controle social, específicas para a área, são as instâncias de participação constituídas para outras políticas públicas que recebem os temas do setor de saneamento; contudo, eles encontram-se à margem do processo de implementação das políticas. Observam-se, assim, insuficiências e precariedades no processo de participação desenvolvido, resultando em sua incapacidade de exercer controle sobre a política pública de saneamento local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Barradas, Jaqueline Santos, and Claudia Santos Souza. "PERCEPÇÕES SOBRE A MONITORIA NA DISCIPLINA “ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECAS II” DO BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA." Convergências em Ciência da Informação 1, no. 2 (November 9, 2018): 196–202. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v1i2.10276.

Full text
Abstract:
Apresenta o resultado da prática de monitoria da disciplina” Organização e Administração de Bibliotecas II”, do bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A experiência ocorreu em duas turmas ao longo de 2017, permitindo que os discentes pudessem aprender sobre temas referentes à gestão de bibliotecas, por meios teóricos e práticos. Soma-se a isso a identificação de competências requeridas atualmente no âmbito do mercado de trabalho. A monitoria propicia o engajamento de discentes do bacharelado na prática de docência, através de atividades de planejamento, organização, atualização de conteúdo, além de atuação mediadora entre docente e corpo discente. Como recursos metodológicos da monitoria, utilizou-se a criação de um canal de comunicação em rede social, revisão bibliográfica, pesquisa e outros meios com conteúdos pertinentes à disciplina, agendamento de visitas técnicas, além da participação em eventos na área. Destaca-se a atuação do monitor como forma de dirimir possíveis problemas em relação ao conteúdo, à forma ou à agenda, propiciando, assim, melhor comunicação entre corpo discente e docente da disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Malavota, Gustavo Pedroso, Maria Natalina Cinegaglia, and Silvia Conceição Reis Pereira Mello. "POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO: PERSPECTIVAS DE EMPODERAMENTO." Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro 23, no. 45 (July 23, 2019): 161. http://dx.doi.org/10.30749/2177-8337.v23n45p161-173.

Full text
Abstract:
A chegada do século XXI trouxe diversos novos parâmetros para o sectarismo de gênero que permeia a sociedade mundial, e principalmente brasileira. Um destes é a chegada do conceito de empoderamento feminino através da inserção da mulher no meio de trabalho, efetivamente. No entanto, por um caráter de inserção subalterno, de substituta à mão de obra masculina, houve o desenvolvimento de uma herança hierárquica no papel da mulher no mercado de trabalho, onde o gênero feminino se encontra nivelado por baixo. Dentro desse contexto, assim como o de liberdade individual e independência de gênero surgem os parâmetros necessários para compreender a importância do desenvolvimento de direitos civis e conscientização coletiva do papel da mulher no meio laboral, como o exemplo da Agenda 2030. Dentro dessa lógica, o empreendedorismo feminino é pioneiro, assim como a introdução da mulher através do varejo. Com destaque para o recorte social no Rio de Janeiro, que demonstra um ótimo recorte espacial para este estudo, que trabalhará a influência das políticas públicas para a introdução da mulher em patamar de igualdade sob termos profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Johnson, Guillermo Alfredo, and Marcos Antônio da Silva. "A “VOCAÇÃO” EXTRATIVISTA LATINO-AMERICANA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS." Revista Políticas Públicas 18 (August 5, 2014): 219. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v18nep219-223.

Full text
Abstract:
O artigo aponta que uma das questões vinculadas à inserção dos países latino-americanos no sistema mundial interfere significativamente na reprodução do capital e, ao mesmo tempo, ergue-se em um dos principais aspectos da intensidade dos movimentos sociais: o caráter persistentemente extrativista das nossas economias. Nesta senda, aatuação do Estado, com viés desenvolvimentista pautado pelo financiamento e fortalecimento do setor privado, tem favorecido o agronegócio (freando a reforma agrária e as reivindicações dos quilombolas e indígenas), executando uma agenda de ampliação da infraestrutura (portos, hidrelétricas, estradas e políticas energéticas, para citar alguns) e facilitado à extração de minérios ao sul do Rio Bravo. Dimensões desses elementos têm provocado a reação das populações desde os lugarejos mais recônditos da Nossa América, com mobilizações populares, frequentemente isoladas pelos meios de comunicação de massas, e com o desmonte da virulência daqueles mais consolidados (como o MST no caso brasileiro). Ao mesmo tempo, no caso das grandes obras de infraestrutura, registra-se a proteção estatal ao regime precário de trabalho, com vistas a privilegiar esses setores estratégicos para o grande capital. Tendo em vista a dispersão geográfica desses movimentos sociais, assim como a desarticulação que se observa daqueles que não pouco tempo atrás se confrontavam com as políticas estatais, torna-se necessário pensar as possibilidades de unificação dessa diversidade de reivindicações aliadas às demandas dos trabalhadores.Palavras-chave: Estado, extrativismo, movimentos sociais.THE LATIN AMERICAN EXTRACTIVE “VOCATION” AND THE SOCIAL MOVEMENTSAbstract: The article points that one of the issues related to the integration of Latin American countries in the world system significantly interferes with the reproduction of capital and, at the same time, rise up in one of the main aspects of the intensity of social movements: the character of our economies persistently extractive. In this vein, the role of the State, with a bias guided by a development ruled in funding and strengthening the private sector, has consistently favored agribusiness (braking the agrarian reform and the demands of the quilombolas and indigenous people), performing an agenda for expansion of infrastructure (ports, hydroelectric plants, roads and energy policies, to name a few) and facilitated the extraction of ores from south of the Rio Bravo. The extent of these elements has triggered the reaction of the people from the most remote villages of Our America, with popular mobilizations, often isolated by mass communication, and with the dismantling of virulence of those more established (as in the Brazilian MST ). At the same time, in the case oflarge infrastructure projects, it was possible to observe the state protection for precarious work arrangements, in order to privilege these strategic sectors for great capital. In view of the geographic dispersion of these social movements, as well as the disarticulation is observed among those that recently clashed with state policies, it is necessary to consider thepossibilities of unifying this diversity of claims allied with the demands of the workers.Keywords: State, extractivism, social movements.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Johnston, Brent E. "Forests and UNCED ′92: A Foundation for the Future." Forestry Chronicle 69, no. 5 (October 1, 1993): 539–44. http://dx.doi.org/10.5558/tfc69539-5.

Full text
Abstract:
The conservation and protection of the world's forests has become a critical international environmental issue in recent years as the demand for forest products has increased significantly, and population growth and the rate of deforestation have reached perilous levels. These realities are challenging our stewardship of the resource.Strictly regarded in economic use terms for centuries, forests are increasingly being recognized for the social, cultural, spiritual and recreational values and benefits they furnish to humankind. At the United Nations Conference on Environment and Development (UNCED ′92), convened in June 1992 in Rio de Janeiro, Brazil, significant global progress was achieved in altering the outdated approach to forest management reflected in the concept and practice of "sustainable yield", substituting it with the futuristic vision inherent in "sustainable forest development" (based on the paradigm envisioned in the report of the Brundt-land Commission, 1987).Canada has played an active role in advancing this change with respect to forests in the discussions leading up to and including the Conference. The key priorities expressed in Canada's National Forest Strategy, the domestic action plan which is underpinned by the shared vision of Canadian industry, labour, non-governmental organizations (NGOs) and governments on sustainable forests, were advanced as our negotiating pillars in Rio. The outputs which emerged from the "Earth Summit" proceedings in the Conventions on Climate Change and Biological Diversity, Agenda 21, and particularly, the Guiding Principles on Forests, are all intimately linked with this Canadian position and constitute the groundwork for future dialogue and action on sustaining the planet's forests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Janoušková, Svatava, Tomáš Hák, Vlastimil Nečas, and Bedřich Moldan. "Sustainable Development—A Poorly Communicated Concept by Mass Media. Another Challenge for SDGs?" Sustainability 11, no. 11 (June 6, 2019): 3181. http://dx.doi.org/10.3390/su11113181.

Full text
Abstract:
Thirty years after “Our Common Future” by the Brundtland Commission in 1987, sustainable development remains the only internationally and consensually recognized global development concept. The last major United Nations event—the Rio+20 Conference in 2012—endorsed it by proposing the Sustainable Development Goals (SDGs) and their more specific targets and indicators (adopted in 2015). We claim that educators, politicians, and civil society organizations have failed to a large extent in making the sustainable development concept broadly appealing. Among the missing enabling factors are a good narrative (making an extremely complex sustainable development concept comprehensible to all, thereby raising public support), social norms (reflecting commonly held sustainability principles and goals), and sustainability indicators (providing clear information for steering policies as well as for daily decisions). In this paper we focus on the role of mass media (English-written printed newspapers) as an important information channel and agenda-setter, and analyze their modes of sustainability communication. We look into how these media communicate selected key sustainability themes, and how they make connections to the overarching concept of sustainable development. We hypothesize that the media predominantly informs people and sets the agenda by communicating themes of current interest (e.g., gender inequalities), but misses the opportunity of framing them in the broader, overarching concept of sustainable development. This may be a significant sustainability faux (error)—great political intentions need efficient implementation tools, not just political resolutions. To this end, we need well-narrated and framed sustainability themes communicated through mass media to activate the social norms that potentially support societally beneficial conduct. By undertaking an extensive mass media analysis, this paper offers rare empirical evidence on sustainability communication by the global mass media during the last ten years, and identifies the main caveats and challenges for sustainability proponents. As sustainability communication does not yet have its own theoretical framework, SDGs seem to offer a suitable mechanism for this.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Kalinoski, Rafael, and Juçara Spinelli. "MERCADO IMOBILIÁRIO EM CIDADES MÉDIAS TRANSFORMAÇÕES INTRAURBANAS EM PASSO FUNDO E ERECHIM-RS." Para Onde!? 13, no. 1 (July 6, 2020): 132–51. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.98608.

Full text
Abstract:
A incapacidade do sistema político-econômico em prover moradia para muitas famílias evidencia resultados de um processo de transformação da habitação de bem social para ativo financeiro. O déficit habitacional é um dos maiores problemas enfrentados pela população e um desafio da agenda política brasileira. Passo Fundo e Erechim, cidades médias localizadas no Rio Grande do Sul, não são exceções. O jogo de forças do mercado imobiliário apresenta envolvimento dos agentes de Estado, grupos sociais e, cada vez mais, do setor imobiliário. A reestruturação produtiva regional promove o crescimento urbano e a consequente valorização imobiliária. A análise dos dados (anúncios de classificados, questionários, entrevistas e mapeamentos) possibilitou compreender: como o mercado procede para a reproduzir seu capital e corroborar para as transformações intraurbanas; como a crescente precificação promove o acirramento das desigualdades, demarcado pelos que acumulam imóveis e os que não tem acesso à moradia; a replicação do modelo cento-periferia das áreas metropolitanas nas médias cidades, as quais passam a ser um dos principais lócus da sobreacumulação do capital, pois o mercado se ocupa mais de criar estratégias para atrair investidores do que para oferecer possibilidades de moradia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Eugenio, Alisson. "O COMBATE MÉDICO AO ALCOOLISMO NO BRASIL DO SÉCULO XIX." Sæculum – Revista de História 38, no. 38 (June 30, 2018): 191. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.32338.

Full text
Abstract:
A partir do final do XVIII, no Ocidente, o hábito de consumir bebidas alcoólicas em excessivo e regularmente começou a ser visto por uma parte das elites intelectuais, principalmente a identificada dos ideais da Ilustração, como um problema social. A partir daí, aos poucos, diversos setores da sociedade que foram influenciados pelo pensamento ilustrado, em particular os da área médica, começaram a combater tal hábito produzindo textos mostrando os males do alcoolismo para o indivíduo e sociedade. Neste artigo será analisado como esse combate foi iniciado no Brasil do século XIX, com o objetivo de conhecer as motivações dos que o levaram a cabo e como estes fundamentaram intelectualmente o seu empenho. Para isso, serão utilizadas as teses médicas defendidas na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro à luz da bibliografia especializada no assunto, as quais serão interpretadas com base no conceito de cultura formulado por Peter Burke e no conceito de campo formulado por Pierre Bourdieu, para mostrar que neste país membros da sua elite médica também se engajaram naquele combate e, com isso, acabaram contribuindo para começar a colocar o enfrentamento ao vício do consumo de bebidas alcoólicas na agenda pública nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Garcia, Carolina Gallo, and Stefano Florissi Florissi. "Economia criativa, cidades criativas: casos Latino-Americanos." Diálogo com a Economia Criativa 2, no. 5 (September 19, 2017): 38. http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.2538-56.

Full text
Abstract:
O contínuo investimento no desenvolvimento criativo das cidades parte de um entendimento da vida nas cidades como fonte inesgotavelmente rica e dinâmica, tanto para o desenvolvimento humano como econômico. A partir da hipótese que uma cidade pode se tornar paulatinamente mais criativa através da articulação de sua comunidade e soluções governamentais, o presente trabalho visa apontar novas possibilidades e caminhos para o desenvolvimento com base em uma revisão teórico-metodológica de estudos sobre cidades criativas e dois estudos de caso de cidades latino-americanas que atuaram ativamente em suas renovações criativas: Buenos Aires, Argentina e Medellín, Colômbia. Ao final do artigo, buscamos compreender como tais exemplos podem auxiliar à reflexão do caso da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Com o intuito de propiciar um debate de ideias mais aprofundado, este artigo se deterá em questões mais pragmáticas sobre modelos de planejamento urbano apoiados prioritariamente em atividades culturais, buscando evidenciar o potencial gerador de bem-estar social e econômico da cultura, bem como proporcionar subsídios teórico-práticos que justifiquem a priorização de ações na agenda de políticas públicas direcionadas ao aumento da produção local de bens simbólicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Azevedo, Márcio Adriano, Andrezza Maria B. do Nascimento Tavares, Sônia Cristina Ferreira Maia, and Maria Aparecida de Queiroz. "INDICADORES PARA A QUALIDADE SOCIAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: HORIZONTES E ADVERSIDADES." HOLOS 6 (February 8, 2015): 175. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.2523.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com fomento do edital universal 2011 do CNPq, visando à construção de indicadores da qualidade educativa para a educação de jovens e adultos no contexto da diversidade, tendo como parâmetro os índices e os indicadores oficiais, bem como aqueles decorrentes das ofertas dos sistemas oficiais de educação – estado e municípios –, além dos programas e projetos desenvolvidos em espaços escolares e não escolares, em municípios da Região do Mato Grande norte-rio-grandense. Para a realização dos estudos, adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, consulta em banco de dados oficiais, como o IBGE, análise documental, produção de fotografias, notas de campo e aplicação de questionário aberto junto às Secretarias Municipais de Educação de alguns municípios da região do Mato Grande que trabalham com a EJA. Em que pese reconhecer os avanços, como a ampliação das ofertas e a implementação de programas e projetos, como o Brasil Alfabetizado, os índices e os indicadores da investigação mostram que as iniciativas governamentais e não governamentais voltadas para a EJA no Brasil e na região do Mato Grande ainda não promovem os resultados esperados, sendo muitas vezes descontínuas e tendo o caráter compensatório. A realização da pesquisa permitiu, assim, a produção do conhecimento acerca da construção de indicadores sociais para a educação de jovens e adultos em espaços escolares e não escolares diversos, além de ter instigado a reflexividade em torno dos desafios e das possibilidades para vislumbrarmos a qualidade social da educação como um princípio de direito que deve ser garantido pelo Estado brasileiro, tema que vem permeando intensa e tensamente os debates na atual agenda da política educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

VIVIAN, Luiz Antônio Nicolodi, Marta Martins Barbosa PRESTES, Marc RICHTER, Erli Schneider COSTA, and Daniela Mueller LARA. "Análise ambiental de nascentes no perímetro urbano de Soledade (Rio Grande do Sul, Brasil)." Revista Eletrônica Científica da UERGS 5, no. 3 (December 11, 2019): 302–10. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.53.302-310.

Full text
Abstract:
A degradação ambiental é um problema que se intensifica a cada ano sendo que um dos principais resultados é a redução de água potável disponível para consumo humano. A preservação das nascentes é de extrema importância para a recarga dos aquíferos e para garantia da quantidade e da qualidade da água disponível. Este trabalho teve como objetivo mapear e analisar a situação ambiental de nascentes no perímetro urbano de Soledade (Rio Grande do Sul, Brasil), por meio de imagens de satélites, sistemas de informações geográficas, e visitação in loco para a realização do diagnóstico ambiental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Para o mapeamento das nascentes foram usados o Sistema de Informações Geográficas (SIGs) e o software de geoprocessamento ArcGis. Todas as nascentes foram visitadas e a análise ambiental levou em consideração os critérios: tipo de nascente, grau de conservação, proximidade com residências, acesso antrópico, presença de animais domésticos e de resíduos sólidos. Foram identificadas 31 nascentes, sendo 18 classificadas como degradadas, 10 como perturbadas, duas (2) estavam canalizadas e apenas uma (1) preservada. A ausência de vegetação, o depósito irregular de resíduos sólidos, o cultivo de espécies exóticas (eucalipto), a proximidade de residências, o uso das nascentes para dessedentação animal, a proximidade de lavouras e de rodovias, o aterramento e a canalização de nascentes para loteamento foram os principais fatores de impacto as Áreas de Preservação Permanente (APP) das nascentes. Vale lembrar que a água é considerada pela ONU como um dos pontos prioritários para garantir o desenvolvimento sustentável, sendo o suprimento potável e a quantidade adequada de água um recurso chave para a garantia do desenvolvimento social e econômico. Sendo assim este estudo recomenda que a municipalidade de Soledade invista em ações de educação ambiental e capacitação dos gestores; priorize a definição de políticas públicas que promovam e incentivem a preservação das áreas de nascentes e, ao mesmo tempo adote medidas para recuperação das APPs. Recomenda-se ainda que os dados aqui apresentados sejam como subsídios para o planejamento da expansão urbana por meio da definição de áreas passíveis de ocupação e delimitação das áreas de preservação ambiental. Além de uma economia gerada a médio e longo prazo ao garantir água potável com menor necessidade de tratamento o município estaria contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e se posicionando a frente de outras municipalidades que ainda não realizam ações voltadas para este objetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Moraes, Renata Figueiredo, and Paulo Cruz Terra. "Entrevista com a professora Fabiane Popinigis (UFRRJ)." Revista Maracanan, no. 21 (July 11, 2019): 97–104. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2019.43884.

Full text
Abstract:
A entrevistada nesta edição, Fabiane Popinigis, tornou-se, em 2018, a coordenadora do Grupo de Trabalho- Mundos do Trabalho (GT-MT). Este foi criado em 2000, com a oficialização junto à diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH), constituindo-se em um espaço, que não existia até então no Brasil, de reunião e troca entre pesquisadores, de diferentes regiões e universidades de país, interessados na história do trabalho. O tema central do presente dossiê, as relações entre trabalho livre e escravo, esteve desde o início presente na definição do escopo e da agenda de pesquisa do GT. A escolha de Popinigs como entrevistada deste número, no entanto, vai muito além do fato de ela ser coordenadora do GT-MT. Com formação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – desde a graduação até o doutorado –, sua tese, premiada no concurso Várias Histórias do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT), é um estudo de grande impacto e relevância sobre os trabalhadores no século XIX, o que quebrava uma barreira na historiografia do trabalho, já que as investigações geralmente se resumiam ao período pós-1888 por considerarem incompatível o desenvolvimento da classe operária com a existência da escravidão. Ao investigar as formas de mobilização e organização dos caixeiros no Rio de Janeiro ao longo do Império e da Primeira República, a autora foi pioneira em apontar, por exemplo, a relação dos trabalhadores com os poderes municipais. Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Popinigis tem realizado recentemente importantes reflexões que envolvem classe, raça e gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ritter, Jaqueline, and Otavio Aloisio Maldaner. "CTS na situação de estudo: desenvolvimento de currículo e formação de professores." Praxis & Saber 6, no. 11 (January 5, 2015): 195. http://dx.doi.org/10.19053/22160159.3580.

Full text
Abstract:
<p>En la agenda de las Políticas Públicas educativas para el siglo XXI, internacionalmente, la formación escolar básica integral para todos nos remite a la necesidad de una enseñanza contextualizada e interdisciplinar, pero próxima del mundo de la vida de los estudiantes, a través de abordajes temáticos para el desarrollo del Currículo en Ciencias. En este ámbito, se problematizó una Situación de Estudio (SE) “la Química en la Actividad Agrícola” como tema social relevante para la Educación Básica, por sus aproximaciones con los principios del enfoque Ciencia Tecnología y Sociedad (CTS), además del significado conceptual por medio del abordaje temático en el desarrollo curricular. Se consideró como objeto de análisis cualitativo una Situación de Estudio producida y desarrollada en el año 2011, por los profesores-autores, en el contexto de la formación inicial de profesores – Licenciatura en Química de la UNIJUÍ (Universidad Regional del Nordeste del estado de Rio Grande do Sul – Brasil). Se reconoció el potencial de considerar el enfoque CTS inserto en el desarrollo del currículo por medio del SE y articulado a la formación de profesores-investigadores, en el espacio y tiempo de su formación inicial.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Thaís Salgado, Taynara Laís Martins de Oliveira, and Maria Beatriz Junqueira Bernardes. "Água: a experiência dos programas de Educação Ambiental promovidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) no Município de UberlândiaWater: the experience of the Environmental Education programs promoted by the Municipal Department of Water and Sewer (DMAE) in the Municipality of UberlândiaAgua: la experiencia de los programas de Educación Ambiental promovidos por la Secretaría Municipal de Aguas y Alcantarillas (DMAE) en el Municipio de Uberlândia." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, no. 1 (November 26, 2018): 253–66. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v0i1.8577.

Full text
Abstract:
A escassez de água tornou-se pauta de discussão entre os Organismos Internacionais, entes da Administração Pública e da sociedade civil para debater questões relacionadas à gestão e preservação dos recursos hídricos. Assim, reconhecida a importância dessa temática, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), autarquia do município de Uberlândia/MG, implementou os projetos de Educação Ambiental, Projeto Escola Água Cidadã e Projeto Buritis, os quais intentam, respectivamente, despertar, perante à população, a tomada de consciência sobre a importância do uso racional da água, bem como estabelecem medidas para a proteção e preservação das nascentes do Rio Uberabinha. A pesquisa foi desenvolvida, a partir de levantamentos bibliográficos e visitas técnicas à autarquia, a fim de enfatizar práticas de educação ambiental como instrumento de transformação social. The water scarcity has become the work agenda among the International Organizations, Public Administration and Civil Society to discuss the obligations for the management of water resources. Thus, recognizing the importance of this issue the Municipal Department of Water and Sewer (DMAE), autarchy of the municipality of Uberlândia (MG), implemented Environmental Education projects - Citizen Water School Project and Buriti Project - which aim, respectively, encourage the population to become aware about the importance of the rational use of water, as well as establish measures for the protection and preservation of the sources of Uberabinha River. The research was developed based on bibliographic surveys and technical visits to the autarchy seeking to emphasize a education as a skillful tool for social transformation. La escasez de agua se ha convertido en un tema de discusión entre los Organismos Internacionales, entes de la Administración Pública y de la sociedad civil, para debatir cuestiones de la gestión y preservación de los recursos hídricos. Asi, reconocida la importancia del tema, el Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), autarquia municipal de la ciudad de Uberlandia-MG, ha desarollado proyectos de Educación Ambiental, Proyecto Agua Ciudadana y Proyecto Buritis, que buscan crear en la población la conciencia sobre la importancia del uso racional del agua, así como establecen medidas para la protección y preservación de las nacientes del Rio Uberabinha. Esta investigación fue desarrollada a partir de referencias bibliográficas y visitas técnicas a la autarquía, buscando enfatizar prácticas de educación ambiental como instrumento de transformación social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Karim, Sayit Abdul. "Analysis On Political Speech Of Susilo Bambang Yudhoyono: Common Sense Assumption And Ideology." RETORIKA: Jurnal Ilmu Bahasa 1, no. 2 (February 21, 2017): 309–18. http://dx.doi.org/10.22225/jr.1.2.36.309-318.

Full text
Abstract:
This paper presents an analysis on political speech of Susilo Bambang Yudhoyono (SBY), the former president of Indonesia at the Indonesian conference on “Moving towards sustainability: together we must create the future we want”. Ideologies are closely linked to power and language because using language is the commonest form of social behavior, and the form of social behavior where we rely most on ‘common-sense’ assumptions. The objectives of this study are to discuss the common sense assumption and ideology by means of language use in SBY’s political speech which is mainly grounded in Norman Fairclough’s theory of language and power in critical discourse analysis. There are two main problems of analysis, namely; first, what are the common sense assumption and ideology in Susilo Bambang Yudhoyono’s political speech; and second, how do they relate to each other in the political discourse? The data used in this study was in the form of written text on “moving towards sustainability: together we must create the future we want”. A qualitative descriptive analysis was employed to analyze the common sense assumption and ideology in the written text of Susilo Bambang Yudhoyono’s political speech which was delivered at Riocto entro Convention Center, Rio de Janeiro on June 20, 2012. One dimension of ‘common sense’ is the meaning of words. The results showed that the common sense assumption and ideology conveyed through SBY’s specific words or expressions can significantly explain how political discourse is constructed and affected by the SBY’s rule and position, life experience, and power relations. He used language as a powerful social tool to present his common sense assumption and ideology to convince his audiences and fellow citizens that the future of sustainability has been an important agenda for all people. Keywords: Political speech, common sense, assumption, ideology, sustainability, growth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Valentini, Daiane Regina, Ana Laura Vianna Villela, Alexandre Maurício Matiello, Tomé Coletti, Vera Regina Tângari, and Andréa Queiroz da Silva Fonseca Rego. "Análise tipo-morfológica da paisagem como subsídio ao planejamento ambiental de cidades médias | Morphological analysis of the landscape as a subsidy to the environmental planning oh middle-sized cities." Oculum Ensaios 18 (November 12, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v18e2021a4623.

Full text
Abstract:
Os processos ecológicos, compreendidos a partir do desenvolvimento científico e tecnológico e das práticas integrativas do conhecimento no século XXI, incluíram a complexidade dos ecossistemas à discussão do planejamento urbano e regional. Assim, a concepção de espaço social tem, no território, uma de suas múltiplas faces, o que permite a reflexão da dinâmica da paisagem em sua essência física, material, objetiva e categorizável, bem como emsua essência simbólica, experimental e processual, ou seja, em sua profundidade cultural. Nesse contexto, o Planejamento Ambiental se coloca como um entrelaçamento inter, multi e transescalar do planejamento sob o enfoque dos ecossistemas urbanos, dos agroecossistemas e dos ecossistemas naturais, buscando preservar a heterogeneidade da paisagem e sua diversidade social, funcional e tipológica. Nesta discussão, objetiva-se realizar uma análise das qualificadoras tipo-morfológicas da paisagem urbana: o desenho da paisagem, a estrutura morfológica, os conflitos socioambientais e os padrões de ocupação.Elaborado por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, o método aplicado se estruturou a partir de mapeamentos, de levantamentos de campo e de oficinas de trabalho realizados com base no sistema de categorização e de análise da paisagem utilizada pelo grupo de pesquisa Sistema de Espaços Livres da Universidade Federal do Rio de Janeiro eLaboratório Quadro de Paisagismo do Brasil II da Universidade de São Paulo. Os resultados da análise tipo-morfológica remetem a uma nova agenda de pesquisa e de trabalho no que tange à compreensão e à contextualização dos elementos que compõem o sistema de espaços livres, a partir dos processos de origem, dos padrões de acessibilidade ao meio urbano, das dinâmicas de prática social, bem como dos atributos perceptivos, paisagísticos e socioculturais, para sua efetiva sistematização em prol da qualidade ambiental e de vida nos núcleos urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography