To see the other types of publications on this topic, follow the link: Agroindústria canavieira - São Paulo (Estado).

Journal articles on the topic 'Agroindústria canavieira - São Paulo (Estado)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 48 journal articles for your research on the topic 'Agroindústria canavieira - São Paulo (Estado).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Valério, Valmir José de Oliveira. "Agronegócio sucroenergético: a face atualizada da cana-de-açúcar no estado de São Paulo." Geografia em Atos (Online) 5 (April 14, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.2021.8375.

Full text
Abstract:
A consolidação da agroindústria canavieira, assim como o seu desenvolvimento e atualização sob o rótulo do agronegócio sucroenergético, impõe novos elementos para pensar a expressão espacial e, sobretudo, quais as consequências da expansão da cana-de-açúcar para as demais práticas agrícolas. Nesse âmbito, este artigo busca destacar os principais elementos históricos, políticos e organizacionais compreendidos ao atual formato da agroindústria da cana-de-açúcar, com ênfase na realidade do estado de São Paulo entre os anos de 2006 e 2017. Para tanto, além da revisão bibliográfica acerca do tema, foram realizados trabalhos de campo e um mapeamento da evolução da área plantada com cana-de-açúcar no território paulista. Enquanto produto de ações e políticas direcionadas ao favorecimento do setor, o atual agronegócio sucroenergético controla em torno de um terço da área dos estabelecimentos agropecuários paulistas, o que coloca elementos para pensar os efeitos da expansão canavieira para a prática dos demais tipos de cultivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Shikida, Pery Francisco Assis, Paulo Furquim de Azevedo, and Carlos Eduardo de Freitas Vian. "Desafios da agroindústria canavieira no Brasil pós-desregulamentação: uma análise das capacidades tecnológicas." Revista de Economia e Sociologia Rural 49, no. 3 (September 2011): 599–628. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032011000300004.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou verificar quais são as capacidades tecnológicas (conceito de LALL, 1992) da agroindústria canavieira brasileira para uma amostra de três estados de expressão deste setor, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Para contemplar este escopo, foram coletados dados primários junto a usinas/ destilarias, mediante aplicação de questionários (responderam 39%, 40% e 35%, respectivamente, das unidades paulistas, mineiras e paranaenses, o que significa aproximadamente 32% das produções nacionais de cana, açúcar e álcool). Como corolário, a agroindústria canavieira, tecnicamente qualificada e com baixos custos, apresenta um expressivo domínio das capacidades tecnológicas básica (simple routine) e intermediária (adaptive duplicative). Contudo, em termos da capacidade tecnológica avançada (innovative risky), que é a tecnologia de ponta de um setor, ainda há espaço para avançar, mormente na inovação de processo e em P&D.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lourenço, Edvânia Ângela de Souza, and Francisco Antonio de Castro Lacaz. "Os desafios para a implantação da política de Saúde do Trabalhador no SUS: o caso da região de Franca-SP." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 38, no. 127 (June 2013): 44–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572013000100008.

Full text
Abstract:
O artigo oferece subsídios teórico-práticos para a análise da Atenção à Saúde do Trabalhador desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de um lócus determinado, a região de Franca, interior do Estado de São Paulo, busca-se identificar os desafios da implantação da política de saúde do trabalhador frente às especificidades da relação trabalho e saúde na agroindústria canavieira. Toma como referência entrevistas coletivas realizadas com trabalhadores da saúde, especificamente os fiscais sanitários e os interlocutores em saúde do trabalhador. Como resultado, verifica-se a necessidade de maior preparação técnica para os profissionais desenvolverem as ações de saúde do trabalhador e maior integração entre os serviços, sobretudo no que diz respeito às notificações dos agravos e às ações de vigilância em Saúde do Trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pitta, Fábio Teixeira, Ana Carolina Gonçalves Leite, and Erick Gabriel Jones Kluck. "O BOOM E O ESTOURO DA BOLHA DAS COMMODITIES NO SÉCULO XXI E A AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA BRASILEIRA: DA MOBILIZAÇÃO A CRISE DO TRABALHO/ The Commodity’s Bubble Boom and Burst in the 21st Century and the Brazilian Sugarcane Agroindustry: from labor mobilization to its crisis/ El Boom y el Estallido de la Burbuja de las Commodities en el Siglo XXI y la Agroindustria Brasileña de la Caña de Azúcar: de la Movilización a la Crisis del Trabajo." REVISTA NERA, no. 51 (January 13, 2020): 41–63. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6905.

Full text
Abstract:
A expansão da agroindústria canavieira das últimas décadas no Brasil carrega em sua dinâmica os paradigmas que permitem uma reflexão sobre o próprio processo de territorialização do capital cada vez mais financeirizado. As transformações recentes de ordem produtiva, como as relações de trabalho, expansão em área e produtividade da produção de cana-de-açúcar, endividamento e crise do agronegócio no entorno dessa atividade, no estado de São Paulo e outros da região Sudeste, são apresentados no presente artigo. Com ele, tentamos mostrar como a reprodução ampliada do capital se desdobra numa contraditória dinâmica de expansão produtiva, crise do trabalho e dependência cada vez maior de capital fictício, balizados quase sempre no Estado, e como isso envolve outra, relativa à mobilidade do trabalho e urbanização recente de cidades dependentes da dinâmica desse setor, o que diz respeito, na verdade, à pergunta acerca da reprodução da socialização sob relações capitalistas como um todo, no momento de sua crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Meira, Roberta Barros. "Os louvores ao açúcar nas terras do café: o crescimento da produção açucareira paulista e fluminenses entre 1875-1889." Revista Territórios e Fronteiras 2, no. 1 (March 30, 2011): 6. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v2i1.28.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca contribuir para o entendimento da modernização das unidades açucareiras no Rio de Janeiro e em São Paulo, através da sua inserção nos novos padrões de produção e a sua correlação com as políticas estatais, entre 1875 e 1889. Devido à forma de análise proposta nesse estudo, pretendemos enfatizar a correlação entre a produção açucareira e a cafeeira nessas províncias. É nesse sentido que investigamos a importância de um mercado interno em expansão, dos capitais e da infra-estrututura, oriundos em grande parte da economia cafeeira -, e a sua influência na expansão da agroindústria canavieira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Baccarin, José Giacomo. "EFEITOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DE MUDANÇAS TECNOLÓGICAS RECENTES NA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 3, no. 20 (February 5, 2020): 141–73. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v3i20.6559.

Full text
Abstract:
De 2007 a 2017, vigorou o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, acordo entre empresários sucroalcooleiros e Governo do Estado de São Paulo, propondo a eliminação da queimada da cana como método facilitador de sua colheita, ao mesmo tempo, que se substituía a colheita manual pela mecânica. Apontam-se motivações da mecanização canavieira e repercussões na concentração fundiária e concorrência entre agroindústrias e fornecedores de cana. Estimam-se os efeitos na ocupação formal, com queda acentuada no número de cortadores de cana e aumento de pessoas na mecanização agrícola, em transporte e manutenção de máquinas e serviços administrativos, com saldo negativo. Entende-se que a ação pública no Protocolo foi parcial, com priorização da questão ambiental e pouca preocupação quanto à ocupação e concentração econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Shikida, Pery Francisco Assis, and Elvanio Costa de Souza. "Agroindústria canavieira e crescimento econômico local." Revista de Economia e Sociologia Rural 47, no. 3 (September 2009): 569–600. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032009000300002.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa os impactos no crescimento econômico do município de Cidade Gaúcha (PR) gerados pela instalação da Usina Usaciga. Como referencial teórico, serviu-se das abordagens do desenvolvimento regional referentes ao papel das interligações técnicas e da indústria motriz sobre o processo de crescimento local. Utilizou-se dados primários, cedidos pela empresa, e dados secundários, compilados dos Censos Demográficos do IBGE e da Base de Dados do Ipardes. Como resultado, a Usina Usaciga gera atualmente 2.195 empregos diretos. A instalação da empresa e conseqüente crescimento da renda do município estimulou o desenvolvimento de atividades que atendem às demandas locais, como o comércio, a construção civil, os serviços, etc. Conseqüentemente, Cidade Gaúcha pôde experimentar um crescimento de sua população urbana e total maior que o ocorrido na mesorregião Noroeste Paranaense no período de 1980 a 2000, além de uma perda de população rural menos acentuada. Além disso, constatou-se que a instalação da empresa em Cidade Gaúcha contribuiu para o crescimento das receitas de transferências do estado ao município, bem como para o aumento das receitas próprias da cidade. Outrossim, a especialização regional apenas na agroindústria canavieira é um fator preocupante. Os problemas decorrentes da especialização regional na produção de café, vivenciados no passado, são provas do equívoco de tal estratégia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Siqueira, Paulo Henrique de Lima, and Luiz Gonzaga de Castro Júnior. "Determinantes da localização da agroindústria canavieira nos municípios de Minas Gerais." Revista de Economia e Sociologia Rural 51, no. 2 (June 2013): 309–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032013000200006.

Full text
Abstract:
Durante quase toda a sua história, a economia canavieira de Minas Gerais sempre se apresentou como complementar em relação a outras atividades econômicas nucleares, tanto dentro do próprio estado quanto em relação aos demais estados do Centro-Sul do Brasil. A partir dos anos 1990, a importância econômica dessa atividade no estado aumentou, atraindo grandes investimentos e fazendo com que a região ocupasse posição de destaque na produção canavieira nacional. Especificamente nos municípios mineiros, muitos fatores podem ser atrativos para a instalação de usinas e destilarias, trazendo vantagens e desvantagens econômicas, sociais e ambientais. Este estudo foi realizado com o objetivo de verificar a evolução da agroindústria canavieira em Minas Gerais e quais elementos têm estimulado a localização das usinas e destilarias em determinados municípios deste estado. Com uma análise multivariada de regressão logística, verificou-se que a produtividade, o acesso aos recursos hídricos, a concentração fundiária, as áreas arrendadas, a disponibilidade de mão de obra formal e a renda mais elevada dessa mão de obra são os fatores que determinam a presença de usinas e destilarias nos municípios mineiros, podendo gerar benefícios ou malefícios, que devem ser verificados em estudos posteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mesquita, Fernando Campos, and André Tosi Furtado. "Expansão da agroindústria canavieira e qualificação da mão-de-obra em Goiás (2006-2013)." Sociedade & Natureza 28, no. 1 (April 2016): 67–81. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320160105.

Full text
Abstract:
RESUMO A agroindústria canavieira em Goiás conviveu, durante o auge de sua expansão na segunda metade da década de 2000, com um “gargalo” relacionado à falta de mão de obra qualificada. Essa situação ocorreu na medida em que o avanço nos projetos de mecanização e as particularidades do cultivo da cana-de-açúcar nas condições naturais de Cerrado exigiam trabalhadores que a região não estava preparada para fornecer. Trazer esses profissionais de fora – em geral, de São Paulo – acarretava em aumento dos salários e na consequente redução da rentabilidade dos investimentos. Ademais, havia o problema de poucos deles se adaptarem às pequenas cidades do interior de Goiás, onde se instalaram as usinas. Nosso objetivo é analisar os mecanismos que permitiram à região minimizar os efeitos da ausência de mão de obra qualificada, apoiando o desenvolvimento da agroindústria canavieira. O artigo discorre sobre a expansão da produção de açúcar e etanol em Goiás entre 2006 e 2013 e como criou-se uma demanda e oferta por mão de obra apta ao trabalho nas usinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Baccarin, José Giacomo, Jonatan Alexandre de Oliveira, and Gláucia Elisa Mardegan. "MONOCULTURA E CONCENTRAÇÃO DA TERRA: EFEITOS DA EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL/ Monoculture and land concentration: effects of sugarcane expansion on agricultural land structure in the State of São Paulo, Brazil/ Monocultivo y concentración de la tierra: efectos de la expansión de la caña de azúcar en la estructura de la tierra del estado de São Paulo, Brasil." REVISTA NERA, no. 55 (September 8, 2020): 38–62. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i55.6958.

Full text
Abstract:
Teve-se como objetivo estudar os impactos da expansão e mudanças tecnológicas canavieiras sobre a estrutura fundiária do estado de São Paulo, de 1975 a 2006. As edições do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística constituíram a principal fonte de dados, procurando-se explorar, de forma não convencional, relações entre variáveis de posse, uso e tamanho dos estabelecimentos agropecuários. A expansão canavieira, em especial de 1996 a 2006, veio acompanhada do aumento de importância de estabelecimentos muito grandes e concentração da posse da terra agrícola. A concentração da propriedade foi menos impactada, pois os empresários expandiram seus canaviais mais pelo arrendamento do que pela aquisição de terras. Entre as causas concentradoras da expansão canavieira apontou-se a forte integração vertical entre usinas de açúcar e etanol e lavoura canavieira, não comum em outras atividades que perderam área em São Paulo. Adicionalmente, a ampliação da mecanização da colheita de cana dificultou a permanência de pequenos e médios fornecedores na atividade canavieira. Como citar este artigo:BACCARIN, José Giacomo; OLIVERA, Jonatan Alexandre; MARDEGAN, Gláucia Elisa. Monocultura e concentração da terra: efeitos da expansão da cana-de-açúcar na estrutura fundiária do Estado de São Paulo, Brasil. Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 38-62, set.-dez., 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

CAMARA, MARCIA REGINA GABARDO DA, and CARLOS EDUARDO CALDARELLI. "Expansão canavieira e o uso da terra no estado de São Paulo." Estudos Avançados 30, no. 88 (December 2016): 93–116. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142016.30880008.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo tem por objetivo avaliar a expansão canavieira no estado de São Paulo e a consequente competição pelo uso do solo em relação às demais atividades agropecuárias, entre 1995 e 2013. Para tanto, utiliza-se o modelo shift-share em duas etapas; inicialmente, com vistas à decomposição da taxa de crescimento do valor da produção de cana-de-açúcar - nos efeitos área, rendimento e preço -, e, em uma segunda etapa, tencionando avaliar a evolução da área com cana-de-açúcar - nos subefeitos escala e substituição. Os resultados sugerem que a expansão canavieira em São Paulo foi impulsionada, principalmente, pelo aumento da área cultivada e preços, com baixa contribuição do efeito rendimento. Ademais, o estudo permite concluir que a evolução da atividade representa um conflito pelo uso terra no estado, fato evidenciado pela elevada contribuição do efeito substituição na expansão da área cultivada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Moura, Eunice Paraguassu, Maria Auxiliadora do Nascimento Mélo, and Denise Dumke de Medeiros. "Um estudo sobre o desempenho da agroindústria canavieira no Estado de Pernambuco no período de 1987 a 1996." Production 14, no. 1 (2004): 78–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132004000100008.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa avaliar o desempenho do setor agroindustrial canavieiro no Estado de Pernambuco no período entre 1987 e 1996, após a retirada dos incentivos concedidos pelo Proálcool, no qual o setor ficou mais exposto às condições de mercado. São apresentados aspectos da agroindústria açucareira, a contextualização atual do setor e conceitos importantes ligados ao tema. Em seguida, faz-se uma breve avaliação dos efeitos do Programa Proálcool na expansão do setor. É apresentado o referencial teórico adotado e realizado um estudo do desempenho competitivo. Conclui-se, com seu comportamento no período considerado, quanto a mercado, eficiência e capacitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Baccarin, José Giacomo, and José Jorge Gebara. "Mineiros no corte de cana na região de Ribeirão Preto (SP)." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 1 (August 23, 1988): 16–20. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i1.7.

Full text
Abstract:
Na região de Ribeirão Preto, localizada no Estado de São Paulo, desde a década de 1950 tem-se observado grande crescimento da área plantada com canade- açúcar. Com os incentivos concedidos pelo Proálcool a partir de 1975, esse crescimento se acentuou, de forma que hoje a lavoura canavieira ocupa cerca de 700.000 hectares, 38% da área agrícola local. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Baccarin, José. "USO DOS DADOS DO CENSO AGROPECUÁRIO NO ESTUDO DOS EFEITOS DA EXPANSÃO CANAVIEIRA SOBRE A ESTRUTURA AGRÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL." Cadernos CERU 28, no. 1 (August 17, 2017): 11–32. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v28i1p11-32.

Full text
Abstract:
Objetivou-se estudar como a expansão do complexo sucroalcooleiro e da lavoura canavieira impactou indicadores de estrutura agrária do estado de São Paulo, no uso e concentração da posse da terra, condição do produtor e legal das terras, nível e tipos de ocupação agropecuária e produtividade do trabalho. Para a análise, apresentou-se uma metodologia baseada em dados do Censo Agropecuário do IBGE. Supõe-se que a expansão do complexo sucroalcooleiro provoca efeitos concentradores na posse da terra, acompanhados de aumento do assalariamento e da produtividade do trabalho. Entre 1996 e 2006, datas dos dois últimos Censos, observou-se crescimento da participação de estabelecimentos agropecuários muito grandes na área agrícola e das terras tomadas em arrendamento ou parceria. Os estabelecimentos de grande porte apresentaram produtividade de trabalho e porcentual de assalariados muito maior que os pequenos. Entende-se que, em grande parte, estes fatos estão relacionados com a expansão da lavoura canavieira em São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Baccarin, José Giacomo, and Denise Boito Pereira da Silva. "Meio ambiente versus emprego: impactos de transformações tecnológicas na ocupação canavieira no Estado de São Paulo, Brasil, 2007 a 2013." Cadernos CERU 25, no. 2 (June 4, 2015): 13–38. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i2p13-38.

Full text
Abstract:
Analisam-se motivações sociais e empresariais das recentes mudanças tecnológicas na lavoura canavieira no Estado de São Paulo e suas consequências na ocupação canavieira. Usaram-se dados do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil. Destaca-se, pós 2007, a rápida substituição da colheita manual de cana queimada pela colheita mecânica de cana crua, bem como a ampliação do plantio mecânico. Com isso, os danos ambientais foram reduzidos, ao mesmo tempo, que o número de Trabalhadores Canavieiros caiu praticamente à metade e houve queda de sua sazonalidade de ocupação no ano, embora ela continue muito alta. A participação relativa das mulheres e dos mais velhos aumentou entre os Canavieiros, bem mais que nas demais ocupações sucroalcooleiras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Fábio Freitas dos, Angélica Góis Morales, and Cristiane Hengler Correa Bernardo. "REVISTA ORGANIZACIONAL DE UMA AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA TEMÁTICA AMBIENTAL." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 10, no. 3 (September 4, 2017): 891. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n3p891-914.

Full text
Abstract:
A revista organizacional tem sido utilizada como veículo de comunicação por diversas empresas, dentre elas as agroindústrias sucroalcooleiras, para fins de divulgar suas ações ao seu público. Considerando a importância do papel que a revista organizacional pode exercer no âmbito empresarial, este artigo buscou analisar a temática ambiental veiculada em uma revista organizacional distribuída por uma agroindústria sucroalcooleira do interior do Estado de São Paulo. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo efetivada em sete edições da publicação. Como resultados apreende-se que a abordagem da revista com relação à temática ambiental pode propiciar ao público-alvo conhecimento sobre as ações ambientais e sua importância para a agroindústria; diretrizes estratégicas da agroindústria; envolvimento do público como ator multiplicador das práticas ambientais e divulgação do discurso de responsabilidade ambiental da agroindústria para o público externo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Baccarin, José Giacomo, and Sany Spínola Aleixo. "Vem cada vez mais de longe o leite nosso de cada dia: alterações recentes na cadeia dos lácteos no Estado de São Paulo." Segurança Alimentar e Nutricional 20, no. 1 (February 3, 2015): 62. http://dx.doi.org/10.20396/san.v20i1.8634623.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas uma série de transformações ampliou o alcance do mercado dos lácteos, sendo possível a captação de leite in natura em estabelecimentos distantes dos laticínios e a comercialização dos produtos processados em locais mais longínquos. O artigo se propõe a analisar mudanças que ocorreram na produção primária, na industrialização e no consumo do leite de vaca e seus derivados no Estado de São Paulo, entre 1990 e 2010. A pecuária leiteira paulista apresentou baixo dinamismo, fazendo com que São Paulo passasse de segundo para sexto maior Estado brasileiro produtor de leite cru ou resfriado no período. Sob o avanço da lavoura canavieira, a área de pastagem no Estado diminuiu e houve crescimento relativo da pecuária bovina de corte. Os ganhos de produtividade da pecuária leiteira paulista ocorreram em ritmo menor do que no Brasil e não foram suficientes para que se garantisse o aumento ou pelo menos a manutenção de sua produção de leite in natura. Os laticínios em São Paulo apresentaram dinamismo menor que no Brasil, embora sua produção tenha crescido além da produção primária de leite do Estado. O tamanho médio dos laticínios ficou maior e cresceu consideravelmente a produção paulista de leite longa vida, enquanto diminuía a produção do leite comercializado em embalagens de polietileno, de queijos e leite em pó. O consumo total de laticínios pelas famílias paulistas na década de 2000 aumentou, mas diminuiu o consumo per capita. A produção total de laticínios no Estado de São Paulo atende atualmente menos que 60% do seu consumo estadual total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bresolin Galafassi, Leonardo, Romano Augusto Bebber, and Pery Francisco Assis Shikida. "UMA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO PARANÁ (1975-2018)." Revista Teoria e Evidência Econômica 26, no. 55 (August 6, 2021): 272–96. http://dx.doi.org/10.5335/rtee.v26i55.12137.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as modificações espaciais da produção de cana-de-açúcar no Paraná (1975-2018), a partir do Quociente Locacional (QL) de cada microrregião do Estado. Como resultado, as concentrações geográficas iniciais se deram nas microrregiões mais próximas do Estado de São Paulo (principal produtor). Posteriormente, com o advento da mecanização da produção agrícola e a consequente possibilidade de se produzir em grande escala, os produtores dessas microrregiões optaram por produzir culturas mais rentáveis e estáveis economicamente, como a soja, o trigo e o milho, marginalizando a cultura da cana-de-açúcar. Com isso, a produção canavieira passou a se concentrar nas microrregiões de Astorga, Cianorte, Paranavaí e Umuarama, onde as condições ambientais são menos favoráveis ao cultivo de grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Nardocci, Adailton Luiz, VERA MARIZA HENRIQUES DE MIRANDA COSTA, Rosane Lucia Chicarelli Alcântara, Fábio Ferraz Júnior, and José Luis Garcia Hermosilla. "A ESTRATÉGIA DE POSTPONEMENT: MOTIVAÇÕES E FATORES QUE FAVORECEM SUA ADOÇÃO EM AGROINDÚSTRIAS DE ALIMENTOS." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 11, no. 01 (December 28, 2018): 254. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v11e012018254-279.

Full text
Abstract:
Constituem objetivos deste artigo, caracterizar a estratégia de postponement ou postergação, descrever sua aplicação em uma agroindústria processadora de alimentos e identificar, a partir de revisão da literatura e de estudo de caso, motivações, benefícios e fatores favoráveis para sua adoção pelo segmento investigado. O estudo de caso foi desenvolvido em empresa processadora de alimentos, no interior do estado de São Paulo. Pôde-se concluir que as principais motivações para a adoção da estratégia postponement são: sazonalidade da matéria prima, incerteza diante da variação das especificidades dos produtos demandados, economia de escala e custo de produção e de estocagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Saes, Elizangela Veloso, Silvio Paula Ribeiro, Nilton Cezar Carraro, Marco Aurélio Batista de Sousa, and Moacir Godinho Filho. "DA AGROINDÚSTRIA A MANUFATURA: ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS PEQUENOS NEGÓCIOS, SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ELEMENTOS ESTRATÉGICOS." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 13, no. 1 (July 7, 2020): 245. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v13e12020245-244.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a estratégia de manufatura, a montante e jusante, analisando o nível de alinhamento entre os diferentes funcionários na definição da estratégia de produção em pequenas e médias empresas. Assim, por meio de uma análise descritiva das empresas no Município de São Carlos, estado de São Paulo foi possível identificar que a maioria delas atuam a mais de 10 anos; possuem de 2 a 4 sócios; tem níveis hierárquicos simples; pode-se dizer que são empresas familiares e utilizam-se da estratégia de manufatura em massa. Contrapondo-se ao conhecimento ínfimo de técnicas modernas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Maria Aparecida de Moraes, and Rodrigo Constante Martins. "A degradação social do trabalho e da natureza no contexto da monocultura canavieira paulista." Sociologias 12, no. 24 (August 2010): 196–240. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222010000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir a dinâmica sócio-ambiental da moderna agricultura sucroalcooleira. O texto desenvolve uma análise concreta do fenômeno do agronegócio, resgatando as relações significativas que lhe dão sentido concreto - isto é, que lhe conferem posição compreensiva na unidade do diverso. Para tanto, são abordadas as dimensões de exploração do trabalho social e dos recursos naturais no âmbito deste fenômeno - com ênfase no caso da região de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. As conclusões do estudo indicam: a) as relações autoritárias que compõem o fenômeno estudado, próximas daquelas descritas por M. Weber em sua interpretação do capitalismo Junker alemão e; b) a necessidade de articulação das esferas social e ambiental nas análises dos processos de acumulação no campo, desvendando as dimensões materiais e simbólicas que amparam a modernização conservadora representada pelo agronegócio no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lima, Edy Carlos Santos, Rosemary Matias, José Carlos Pina, and Ademir Kleber Morbeck Oliveira. "A EXPANSÃO DA CULTURA CANAVIEIRA EM MUNICÍPIOS PERTENCENTES AOS ESCRITÓRIOS DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE FERNANDÓPOLIS E JALES, SÃO PAULO, ENTRE 1984 E 2014." Revista de Geografia 37, no. 3 (December 24, 2020): 329. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2020.247413.

Full text
Abstract:
A região noroeste do estado de São Paulo teve como principal atividade econômica nas últimas décadas do século XX, a pecuária. Porém no início do século XXI apresentou uma forte expansão do setor sucroenergético. Por este motivo, objetivou-se analisar o uso e ocupação do solo entre os anos de 1984 e 2014, verificando as mudanças na paisagem na área dos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) de Jales e Fernandópolis. Foram utilizadas imagens dos satélites Landsat, anos de 1984, 1994, 2004 e 2014 e realizada a quantificação das classes de paisagens, utilizando-se o processamento digital de imagens, por meio dos Sistemas de Informação Geográficas. Os resultados indicaram um crescimento de 3.000% da área canavieira, e como consequência, redução de 20,01% de pastagens, 30,34% da vegetação florestal, 82,60% de vegetação campestre e, 21,68% dos corpos hídricos. Verificou-se também que até 2004, a presença canavieira era maior na área da EDR de Fernandópolis. Após esta data, começou sua expansão para Jales. Os resultados indicaram o início de uma nova matriz econômica na região, com a substituição gradativa das pastagens por plantios de cana-de-açúcar, alterando a dinâmica de paisagem e impactando de diversas maneiras a área das EDRs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

TORQUATO, SÉRGIO ALVES, THOMAZ FRONZAGLIA, and RENATA MARTINS. "Condicionantes e impactos da colheita mecanizada em alguns estados produtores de cana-de-açúcar." REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO 3, no. 8 (December 13, 2010): 125. http://dx.doi.org/10.28998/repd.v3i8.148.

Full text
Abstract:
O protocolo paulista agroambiental, dentre várias diretrizes, reduz a data limite para a eliminação da queimada da cana, o que induz à adoção da colheita mecanizada. Este estudo tem por objetivo discutir algumas implicações frente a necessidade da utilização dessa tecnologia. O tema será tratado a partir do levantamento de informações junto aos vários agentes que atuam na cadeia de produção, buscando comparar as condições de produção do Estado de São Paulo com as regiões produtoras do Nordeste Brasileiro, focalizando especial- mente, as semelhanças e as diferenças entre as regiões, apontando os gargalos tecnológicos a serem vencidos a fim de manter a sustentabilidade da atividade canavieira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Brancalion, Pedro Henrique Santin, and Ricardo Ribeiro Rodrigues. "Implicações do cumprimento do Código Florestal vigente na redução de áreas agrícolas: um estudo de caso da produção canavieira no Estado de São Paulo." Biota Neotropica 10, no. 4 (December 2010): 63–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032010000400009.

Full text
Abstract:
Uma das principais justificativas da proposta de mudanças do Código Florestal brasileiro (CF) é a de que seu cumprimento supostamente inviabilizaria vários setores da agropecuária, apesar dessa justificativa ser fracamente sustentada em dados. O objetivo desse trabalho foi avaliar as implicações do cumprimento do CF para a redução de áreas de produção canavieira no Estado de São Paulo, visando estimar qual seria o limite superior de potenciais prejuízos que a aplicação do CF poderia trazer à viabilidade econômica de um dos mais importantes, e também impactantes ambientalmente, segmentos da produção agropecuária brasileira. Foram analisados 23 projetos de adequação ambiental conduzidos em 1.961 propriedades rurais de usinas sucroalcooleira do Estado de São Paulo, os quais totalizaram 533.097 ha (9,7% da área cultivada com cana-de-açúcar em São Paulo). Nesses projetos, realizaram-se um diagnóstico ambiental de Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de produção agrícola e de áreas potenciais para constituir a Reserva Legal. Os resultados indicaram que 10,4% da área total das propriedades rurais constituiriam APPs e que apenas 21,2% da área de APP (2,2% da área total) era utilizada por algum tipo de atividade agrícola, sendo que cana-de-açúcar ocupava apenas 12,1% da área enquadrada como APP pelo atual Código (1,2% da área total). Em média, 76,5% da área total dos projetos estavam ocupadas por cana-de-açúcar e a soma das áreas potencias para a averbação da Reserva Legal, constituídas de remanescentes florestais (5,0% da área total), áreas abandonadas (2,3% da área total) e de áreas com outros usos (6,3% da área total), resultaria em 13,6% da área total, gerando um déficit médio de 6,4% de áreas para o total cumprimento da Reserva Legal (20%). Esse déficit poderia, por lei, inclusive ser compensado fora da matrícula, em paisagens de menor aptidão agrícola. Assim, o diagnóstico apresentado nesse trabalho para o setor canavieiro no Estado de São Paulo aponta que o CF vigente poderia ser cumprido sem inviabilizar a produção agrícola, ressaltando que parte dos argumentos favoráveis às alterações no CF precisa ser revista à luz de dados concretos e de forma menos especulativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Moura, Esmeralda Blanco B. de. "A lavoura canavieira em São Paulo. Expansão e declínio (1765-1851): um clássico da historiografia brasileira da década de 1960?" Revista Tempo e Argumento 11, no. 28 (October 22, 2019): 503–27. http://dx.doi.org/10.5965/2175180311282019503.

Full text
Abstract:
Não faz muito tempo que Maria Thereza Schorer Petrone nos deixou. O mais importante legado da historiadora pode ser aferido em uma obra consistente, competente quanto à investigação documental, verdadeira análise pioneira, datada dos idos da década de 1960, sobre a história de São Paulo. O lugar relevante que Petrone merece ocupar na historiografia brasileira advém, principalmente, da publicação de A lavoura canavieira em São Paulo. Expansão e declínio (1765-1851). Editado em 1968, o estudo tangencia discussões que guiariam o interesse dos historiadores quanto a renovadas possibilidades de análise durante as décadas seguintes. Por seu intermédio, desvenda-se a importância da lavoura açucareira nos cenários da economia e da sociedade paulistas da segunda metade do século XVIII e da primeira metade do século seguinte. É inegável que a análise, mediante sua riqueza de conteúdo, contempla, ainda nestes anos 2000, os interessados na história do açúcar paulista. Por demais interessante é a conclusão de Petrone no sentido de que o aumento significativo da produção de açúcar transformou, com suas fazendas e engenhos, parte do litoral paulista, assim como parte das terras ditas de serra acima. Ao mostrar como essas regiões acabaram por se tornar território dos canaviais, a autora revela, que a exportação de açúcar foi responsável por inserir São Paulo no mercado internacional e por criar importante infraestrutura para o desenvolvimento da economia cafeeira, em torno da qual se organizou, de fato, a aristocracia agrária paulista. Estudo inédito digno, ainda hoje, de ser apreciado e/ou reapreciado, argumento central das reflexões que se seguem.Palavras-chave: Brasil - Historiografia - Séc. XX. Petrone, Maria Thereza Schorer. Cana-de-açúcar - São Paulo (Estado) - História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Maria Aparecida de Moraes, Beatriz Medeiros de Melo Melo, and Lara Abrão de Moraes. "Saindo das sombras: mulheres sitiantes paulistas." Política & Sociedade 15 (March 14, 2017): 179. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15nesp1p179.

Full text
Abstract:
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15nesp1p179A partir de pesquisas desenvolvidas em dois municípios do Estado de São Paulo – Santo Antônio da Alegria, situado na região nordeste, e Jales, situado na região noroeste – com famílias de sitiantes, objetivamos analisar, neste artigo, os papeis desempenhados pelas mulheres para a reprodução social do grupo familiar no contexto do avanço constante da produção canavieira e do processo de apropriação das terras dos sitiantes pelas usinas, quer por meio da compra, quer por meio do arrendamento. As mulheres são agentes importantes não apenas para a garantia da produção doméstica e mercantil, como também para a preservação do patrimônio material (terra) e imaterial (festas, memória e tradições) e para a solidificação dos laços identitários. A metodologia é baseada em dados qualitativos e observação direta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dunham, Fabrício Brollo, José Vitor Bomtempo, and Denise Lima Fleck. "A Estruturação do Sistema de Produção e Inovação Sucroalcooleiro como Base para o Proálcool." Revista Brasileira de Inovação 10, no. 1 (May 27, 2011): 35. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v10i1.8649009.

Full text
Abstract:
O artigo mostra como o processo de estruturação do Sistema de Produção e Inovação Sucroalcooleiro – SPIS, no período anterior a 1975, pode ter sido importante para o sucesso do Programa Nacional do Álcool – Proálcool. Implementado em novembro de 1975, o Proálcool é considerado um programa de referência na substituição dos combustíveis líquidos fósseis por fontes renováveis de energia. A análise da estruturação do SPIS tomou como base o mapeamento das funções que influenciaram esse sistema, entre 1875 e 1975. O artigo identifica seis motores que transformaram o SPIS, no período anterior a 1975, e que podem explicar as diferenças entre os modelos produtivos do Nordeste do Brasil e do Estado de São Paulo, a mudança no paradigma de desenvolvimento e seleção de variedades de cana, a formação do mercado de álcool combustível no Brasil, a expansão produtiva da agroindústria sucroalcooleira de São Paulo e sua interação com a indústria de equipamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Casagrande, Diego José, and Ana Lúcia Vitale Torkomian. "A servitização e sua influência no processo de difusão das tecnologias de agricultura de precisão na produção canavieira." Cadernos de Ciência & Tecnologia 38, no. 2 (May 11, 2021): 26683. http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2021.v38.26683.

Full text
Abstract:
Para garantir o aumento da competitividade de seus negócios, as organizações redimensionam, de maneira contínua, mecanismos estratégicos orientados ao estreitamento das relações com seus clientes. Nesse contexto, a servitização surge como um modelo estratégico que visa disponibilizar soluções integradas de produtos e serviços ao mercado. No âmbito das cadeias produtivas agroindustriais, com ênfase para a canavicultura, a combinação de produtos e serviços vem contribuindo de forma expressiva para a expansão mercadológica em nível global. O objetivo deste trabalho foi analisar de que modo as estratégias de servitização podem contribuir para estimular a disseminação de tecnologias de agricultura de precisão (TAPs), no conjunto de atividades produtivas presentes na cultura canavieira. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de um estudo de caso exploratório, em uma cooperativa de plantadores de cana-de-açúcar do estado de São Paulo. Entre os principais resultados, evidenciou-se que a servitização, apesar de ainda caracterizar-se como uma estratégia em fase de construção, assume um papel importante como elemento norteador da inovação e da agregação de valor no segmento agrícola e tende a contribuir, de modo gradativo, para os processos de difusão das TAPs no âmbito da produção canavieira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Alessi, Neiry Primo, and Vera Lucia Navarro. "Saúde e trabalho rural: o caso dos trabalhadores da cultura canavieira na região de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 13, suppl 2 (1997): S111—S121. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1997000600010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho destaca a análise do processo de trabalho do cortador da cana-de-açúcar na região nordeste do Estado de São Paulo, Brasil, buscando apreender os seus padrões de desgaste-reprodução. Com base em observações diretas, entrevistas com trabalhadores e outros agentes envolvidos na produção e consultas à bibliografia pertinente, a análise desenvolvida revela a exposição diária dos cortadores de cana a cargas físicas, químicas e biológicas, que se traduzem em uma série de doenças, traumas, ou acidentes a elas relacionadas: dermatites, conjuntivites, desidratação, cãimbras, dispnéias, infecções respiratórias, alterações da pressão arterial, ferimentos e outros acidentes; destacando-se também cargas biopsíquicas configurando padrões de desgaste manifestos através de dores na coluna vertebral, dores torácicas, lombares, de cabeça e tensão nervosa e outros tipos de manifestações psicossomáticas. O estudo desse processo de trabalho permitiu não apenas detectar as condições insalubres do trabalho, mas também delinear um quadro das condições e meios de que o capital se vale, no Brasil, no seu processo de auto-reprodução, particularmente, no setor agro-industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Fernanda Eduarda Vieira da, Francislene de Fatima Carvalho, Luana Coscolin Borges, Tainá da Silva Claudino, and Marcos Alberto Claudio Pandolfi. "ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA AGROINDUSTRIA PROCESSADORA DE AMENDOIM." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 376–87. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.763.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta importância do cultivo do amendoim para o crescimento da agroindústria no Brasil. O amendoim é uma leguminosa originária da América do Sul, e o seu fruto é rico em óleo, proteínas e vitaminas. Por se tratar de uma atividade rentável para economia local, grande parte da produção de amendoim tem sido destinada para o mercado in natura se destacando com o amendoim cozido e torrado. O estado de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Paraná que se destacam na produção por apresentarem os fatores edafoclimáticos favoráveis a cultura. O consumo de amendoim, in natura ou industrializado, indica uma tendência de crescimento no Brasil. Os principais desafios enfrentados pela cultura do amendoim é o custo elevado da mão de obra, os maquinários que têm os custos de investimento alto e muitas vezes acabam interferindo na qualidade do produto. Para realizar a análise econômica financeira do projeto de investimento da agroindústria de amendoim in natura e pasta de amendoim, na cidade de Taquaritinga – SP foram utilizados os indicadores econômicos VPL, TIR, Playback. Portanto os três métodos aplicados (VPL método mais recomendado do ponto de vista econômico, TIR, Taxa Interna de Retorno de um investimento, periodicidade dos fluxos de caixa do projeto e Playback viabilidade de um investimento), são referenciais para uma boa administração em busca de lucratividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fushimi, Melina, and João Osvaldo Rodrigues Nunes. "Uso da terra e cobertura vegetal na dinâmica erosiva linear das áreas rurais do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo." AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política 1, no. 1 (June 26, 2019): 128. http://dx.doi.org/10.48075/amb.v1i1.22688.

Full text
Abstract:
Em meio aos diversos estudos realizados nos âmbitos geográfico e ambiental, a erosão é um dos assuntos mais enfatizados. Sua representatividade se contextualiza no cenário de degradação dos solos do terri­tório brasileiro associado à retirada da cobertura vegetal em virtude dos ciclos econômicos e usos inten­sos da terra. Nesse sentido, o objetivo principal do presente artigo foi analisar os aspectos de uso da terra e cobertura vegetal, os quais influenciam diretamente a dinâmica erosiva linear (sulcos, ravinas e voçoro­cas) das áreas rurais do município de Presidente Prudente-SP. Para tal, foi elaborado o mapa de uso da terra e cobertura vegetal do recorte de estudo na escala 1:25.000 no software SPRING 5.1.5®, utilizando imagens ALOS/AVNIR-2, com resolução espacial de 10 metros. O referido documento cartográfico subsi­diou a realização de trabalhos de campo, em que quatro pontos representativos de amostragem foram caracterizados. A área de estudo apresentou setores com matas ciliares e reflorestadas, solo exposto para posterior plantio de cana de açúcar, atividade canavieira e, principalmente, gramínea para pastagem. Enfim, o presente trabalho poderá contribuir para estudos posteriores, como vulnerabilidade e/ou fragi­lidade ambiental aos processos erosivos lineares, erodibilidade e fertilidade dos solos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos Neto, José Leite dos, and Manoel Nelito Matheus Nascimento. "Trabalho e educação no Assentamento Guarani: reforma agrária e parcerias agroindustriais." Revista HISTEDBR On-line 14, no. 57 (November 29, 2014): 268. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640415.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre trabalho e educação no Assentamento Guarani, com a finalidade de compreender de que forma o trabalhador assentado se apropria de conhecimentos para a produção e como o conhecimento pautado na agroindústria interfere no trabalho que ele desenvolve. Este trabalho discute questões referentes aos assentamentos de reforma agrária que têm se configurado como um território em disputa pelo capital por meio das parcerias agroindustriais, que permitem o cultivo de lavouras para fins agroindustriais nos assentamentos estaduais no Estado de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada no Assentamento Guarani situado na cidade de Pradópolis –SP, que tem uma parceria agroindustrial com a Usina São Martinho. A partir dos resultados da consulta realizada com os assentados, constata-se que os projetos de parcerias agroindustriais surgem após um processo de esgotamento de todas as possibilidades para o desenvolvimento dos lotes recebidos na formação do assentamento e que se caracterizam como alternativas contraditórias do processo de luta pela terra, mas, são aceitas devido as precárias condições socioeconômicas dos assentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Kodama, Ivana Sayuri, and Wagner Luiz Lourenzani. "Mudanças no Uso da Terra a Partir da Expansão do Cultivo da Cana-de-Açúcar na Região Oeste do Estado de São Paulo." Desenvolvimento em Questão 19, no. 55 (August 12, 2021): 132–53. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.10754.

Full text
Abstract:
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar e apresenta elevada competitividade na produção do etanol. O lançamento dos veículos flex fuel, em 2003, propiciou uma nova fase de expansão do cultivo dessa cultura, principalmente no estado de São Paulo. Contudo, esse processo não ocorreu de forma homogênea em todo o território estadual, sendo muito mais expressivo na região Oeste Paulista. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo analisar as mudanças no uso da terra na região Oeste Paulista, no período entre 2003 e 2018, provocadas pela expansão do cultivo de cana-de-açúcar. Para tanto, utiliza-se o modelo shift-share, que, por meio da decomposição da variação das áreas, possibilita calcular os efeitos escala e substituição das principais atividades em análise. Os resultados sugerem conflito no uso da terra entre a cana-de-açúcar e as culturas já instaladas, principalmente a soja, borracha e amendoim e que a expansão canavieira na região foi impulsionada, principalmente, pela substituição de culturas como o milho, frutas, feijão, café, trigo e arroz, e, também pela incorporação de áreas de pastagens, consequentemente, da atividade pecuária bovina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Fagundes, Mayra Batista Bitencourt, Giovani Wilhiam Gianetti, Daniela Vasconcelos de Oliveira, Daniela Teixeira Dias, and Luis Carlos da Silva. "Desenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso do Sul: Uma análise da composição da balança comercial." Desenvolvimento em Questão 15, no. 39 (May 10, 2017): 112. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.112-140.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo analisa o fluxo comercial do Mato Grosso do Sul por vias internas e externas, caracterizando os principais destinos e a natureza de atividade econômica dos produtos transacionados, avaliando o desenvolvimento econômico do estado. Os dados utilizados foram adquiridos através da Secretaria da Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul (SEFAZ-MS) e Ministério da Agricultura, Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), e agregados para o código SCN 110. Os principais fluxos comerciais interestaduais do MS ocorrem com a região Sul e Sudeste, sendo São Paulo o estado mais importante. Os fluxos comerciais internacionais apresentam elevada concentração no Mercosul para as importações e maior diversificação nas exportações, com exceção da China. O MS apresenta um superávit comercial em ambas as vias de comércio. Por vias internas, destacam-se nas vendas: serviços relacionados ao gás natural, carne e o álcool, e nas compras: combustíveis fósseis, automóveis e produtos alimentares. Nas vias externas, destacam-se nas exportações: açúcar, soja, carne, celulose, milho e o minério de ferro, e nas importações: carnes, óleos e gordura vegetal ou animal, laticínios e sorvetes e conservas alimentares. Portanto, observa-se a elevada importância dos bens da agroindústria derivados do setor sucroalcooleiro, da celulose, de produtos da carne, entre outros, para o desenvolvimento econômico do MS.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Carvalho Junior, Luiz Carlos Soares de, Ercy Mara Cipulo Ramos, Alessandra Choqueta de Toledo, Aline Duarte Ferreira Ceccato, Mariângela Macchione, Alfésio Luis Ferreira Braga, and Dionei Ramos. "Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde de cortadores de cana-de-açúcar nos períodos de entressafra e safra." Revista de Saúde Pública 46, no. 6 (December 2012): 1058–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012000600016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde de cortadores de cana-de-açúcar. MÉTODOS: Estudo longitudinal em uma usina sucroalcooleira no Oeste do estado de São Paulo de abril (final da entressafra) a outubro (final da safra) de 2010. Foram avaliados 44 cortadores de cana-de-açúcar tabagistas e não tabagistas em três períodos: ao final da entressafra, no fim do terceiro mês de safra e no final da safra. A qualidade de vida relacionada à saúde foi avaliada pelo questionário Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Foram realizados análise de variância para medidas repetidas e teste de Friedman para comparar a qualidade de vida entre os períodos. Utilizou-se o teste de Goodman para identificar a frequência dos trabalhadores cujo escore aumentou nos períodos de safra em comparação com a entressafra (respondedores positivos), considerando-se as variáveis qualitativas dos domínios do SF-36. RESULTADOS: Ao final da entressafra, 23% dos trabalhadores desistiram do trabalho; 27% eram tabagistas. Houve decréscimo significativo no domínio vitalidade no final da safra em comparação com a entressafra. Os desistentes apresentaram maior escore no domínio aspecto social em relação ao grupo que permaneceu no trabalho. Não houve diferença na qualidade de vida relacionada à saúde entre tabagistas e não tabagistas. No entanto, observou-se maior percentual de respondedores positivos entre não tabagistas nos domínios aspecto físico, social e emocional nos três meses de safra e nos domínios estado geral de saúde e aspecto social nos seis meses de safra, quando comparados aos tabagistas. CONCLUSÕES: A qualidade de vida relacionada à saúde em cortadores de cana-de-açúcar mostrou-se diminuída após o período de safra no domínio vitalidade. Os trabalhadores que permaneceram na safra são os que apresentaram piores aspectos sociais, o que mostra a necessidade de promoção de políticas assistencialistas de saúde a essa população específica, principalmente durante a safra canavieira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ramos, Pedro, and Tamás Szmrecsányi. "Evolução histórica dos grupos empresarias da agroindústria canavieira paulista." História Econômica & História de Empresas 5, no. 1 (July 19, 2012). http://dx.doi.org/10.29182/hehe.v5i1.132.

Full text
Abstract:
Análise da evolução dos grupos empresariais que controlaram e controlam a produção de cana e de seus derivados no Estado de São Paulo, mostrando a participação deles em três subperíodos. O primeiro, que vai do final do Século XI X ao ano de 1930, no qual se destacou uma forte participação do capital estrangeiro, caracterizou-se pela presença de alguns grandes grupos nacionais e de diversos pequenos produtores isolados. No segundo período (1930-1990), marcado pela intervenção estatal, deu-se a formação e o crescimento de diversos grupos constituídos por famílias de imigrantes italianos e/ou seus descendentes, num estreito vínculo com a produção de equipamentos e com a comercialização centralizada. No último período (a partir de 1990), houve uma subdivisão no interior destes grupos e o surgimento de novos, assim como o incipiente retorno do capital estrangeiro, no contexto de um novo ambiente competitivo após a desregulamentação estatal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Barreto, Maria Joseli. "Territorialização das Agroindústrias Canavieiras no Pontal do Paranapanema e os Desdobramentos para o Trabalho | Territorialization of Agribusiness: Sugarcane Plattations and work Developments in Pontal do Paranapanema." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho, May 15, 2014. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v0i0.2898.

Full text
Abstract:
Introdução: Historicamente marcado por violentos conflitos e disputas em torno da propriedade da terra, o Pontal do Paranapanema, localizado no Oeste do Estado de São Paulo, recebeu suas primeiras lavouras de cana-de-açúcar no final da segunda metade da década de 1970, quando emergia no Brasil, o PROALCOOL. Todavia, foi a partir do ano de 2005 que a lavoura canavieira se tornou expressiva na região, juntamente com a implantação de novas unidades agroprocessadoras, vinculadas a grandes grupos empresariais de capital nacional e internacional. Diante disso, a pesquisa teve como principal objetivo analisar as estratégias que o capital canavieiro tem utilizado para territorializar-se na região e os desdobramentos desse processo para os trabalhadores. Metodologicamente, buscamos articular o referencial teórico, com dados de fonte secundária e as entrevistas realizadas junto aos sujeitos envolvidos na dinâmica do agronegócio canavieiro, representantes públicos municipais, das unidades canavieiras e trabalhadores (regionais/migrantes e terceiros). Dessa forma, apreendemos que, amparado no discurso do emprego e nas fragilidades empregatícias da região, o agronegócio canavieiro tem concretizado seus projetos de expansão/crescimento, e que estes estão cada vez mais direcionados para a monopolização das terras, a qual, por conseguinte, assegura a produção de matéria-prima e a reprodução do capital, passando por cima da histórica pendência jurídica que envolve as terras agricultáveis da região. Áreas que deveriam ser direcionadas à Reforma Agrária, vêm sendo gradativamente dominadas pelo monocultivo da cana-de-açúcar, sob o aval do Estado, o qual atua como legitimador da grilagem e financiador do capital agroindustrial canavieiro. Os resultados desse processo rebatem diretamente nos trabalhadores (regionais ou migrantes) que são obrigados a vender sua força de trabalho ao setor canavieiro. Quando estreitamos nossos olhares para os rebatimentos que a monocultura da cana-de-açúcar pode proporcionar para a região, percebemos um ambiente de trabalho mesclado entre as novas e velhas formas de reprodução do capital. A flexibilização, a terceirização e a inserção da máquina, no processo de produção, produzindo uma nova roupagem ao trabalho, enquanto que o descumprimento das Leis Trabalhistas e Normas Regulamentadoras evidencia sua essência, a lógica da reprodução do capital, a base da exploração e degradação do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Barreto, Maria Joseli, and Antonio Thomaz Junior. "AS INCERTEZAS DO TRABALHO NOS CANAVIAIS DA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 16 (May 15, 2015). http://dx.doi.org/10.33026/peg.v16i0.3526.

Full text
Abstract:
O texto traz algumas reflexões sobre as incertezas do trabalho nos canaviais na região do Pontal do Paranapanema, diante do fechamento e falência de parte das agroindústrias canavieiras instaladas na porção oeste do estado de São Paulo. No ano de 2010, a título de exemplo, a região contava com dez agroindústrias instaladas e atuando no processamento da cana-de-açúcar; todavia, nos anos subsequentes quatro unidades foram desativadas. Nesse cenário, milhares de trabalhadores perderam o emprego, além de não receberem direitos trabalhistas (salário, 13° salário, férias, FGTS, INSS, etc.), e ainda foram expostos a uma série de humilhações em razão de acordos trabalhistas não cumpridos pelas empresas contratantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Queiroz, Susã Sequinel de, Pery Francisco Assis Shikida, and Régio Marcio Toesca Gimenes. "Condicionantes históricos e econômicos da agroindústria canavieira paranaense: breves inferências." Revista Economia & Tecnologia 4, no. 2 (June 30, 2008). http://dx.doi.org/10.5380/ret.v4i2.27419.

Full text
Abstract:
A agroindústria canavieira paranaense teve quatro períodos distintos em sua fase evolutiva (DIAS, 2003): até 1942, “fase primitiva”; de 1942 até 1975, “expansão lenta”; de 1975 até 1990, “expansão acelerada”; e a partir de 1990, “desregulamentação setorial”. De um setor periférico aos grandes centros produtores (como de São Paulo), a produção de açúcar e álcool do Paraná alcançou status de importância nacional e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ribeiro, Vitor Hugo, and Celene Tonella. "A ATIVIDADE CANAVIEIRA NO BRASIL: O ESTADO, A AGRO-INDÚSTRIA E OS TRABALHADORES DA CANA-DE-AÇÚCAR." Revista Geografar 5, no. 2 (December 10, 2010). http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v5i2.20147.

Full text
Abstract:
Por trás de toda atividade econômica, existe uma série de agentes sociais envolvidos no processo de produção, bem como no processo de acumulação de capital. Dentre os principais agentes, o Estado aparece como sendo o mais importante, na medida em que serve de controle de antagonismos de classes e, em muitos casos, diante de pressões, benefícios são canalizados para atendimentos de segmentos hegemônicos do capital. O presente artigo trata da atividade econômica ligada à cana-de-açúcar e foca o comportamento do Estado, da perspectiva dos agroindustriais e dos trabalhadores da cana-de-açúcar. Palavras chaves: Estado, Agroindústria Canavieira, Trabalhadores Rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Baccarin, José Giacomo, and Rafaela Lourençano Pereira. "EXPANSÃO CANAVIEIRA E A ESTRUTURA AGRÁRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL) NO PERÍODO DE 1975 A 2006." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 17, no. 2 (January 19, 2017). http://dx.doi.org/10.33026/peg.v17i2.4695.

Full text
Abstract:
Estudou-se como a expansão da lavoura canavieira no estado de São Paulo, de 1975 a 2006, influenciou em sua estrutura agrária, a partir de dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A expansão canavieira veio acompanhada do aumento da concentração da posse da terra e da importância de estabelecimentos acima de 1.000 hectares. Nestes, em que se localizavam 65% da área com cana, em 2006, 95% das pessoas ocupadas eram assalariados. Já nos estabelecimentos abaixo de 50 hectares predominava a força de trabalho familiar. Entre 1996 e 2006, caiu o número de pessoas ocupadas na agricultura de São Paulo. A definição de estabelecimento agropecuário do Censo subestima a concentração da posse da terra nas regiões canavieiras. Mais administradores são responsáveis pela gestão dos estabelecimentos e os arrendatários e parceiros aumentaram muito a área média sob seu controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Figueira, Sergio Rangel Fernandes. "Impactos dos preços e do crédito rural sobre a produção de cana-de-açúcar no estado de São Paulo." Revista de Economia e Sociologia Rural 58, no. 4 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9479.2020.186266.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho é o de mensurar as elasticidades do preço da cana-de-açúcar, do preço da carne bovina (ocorreu, principalmente, substituição de pastos por canavial no estado) e da variação da concessão de crédito rural sobre a produção canavieira, a área plantada e a produtividade no estado de São Paulo. Utilizou-se o modelo de dados em painel para os trinta Escritórios de Desenvolvimento Rural com maior participação na produção canavieira no estado, entre 1995 e 2012. Os resultados mostram que o preço da cana-de-açúcar em quatro defasagens impactou sobre a produção, a área plantada e a produtividade. O preço da carne bovina, em uma e duas defasagens, e a concessão de crédito, em quatro defasagens, impactaram na produção e na área plantada. Concluiu-se que as expectativas de preços para as decisões relacionadas a área plantada e compra de insumos para incrementar a produtividade consideram preços passados. A concessão de crédito rural impactou na área plantada e, consequentemente, na produção. O modelo de produção foi muito parecido com o modelo para área plantada com cana-de-açúcar no estado de São Paulo. A variação da produção foi mais influenciada pela variação de área do que de produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ferreira, Lara Cristine Gomes, and Fernando Luiz Araújo Sobrinho. "A produção canavieira e o mito do progresso." PatryTer 2, no. 3 (February 8, 2019). http://dx.doi.org/10.26512/patryter.v2i3.15648.

Full text
Abstract:
O Brasil é um grande agroexportador de produtos vinculados ao agronegócio. Dentre as principais produções, destaca-se a cana-de-açúcar que apresentou nas últimas décadas expansão em área plantada e produção de etanol e açúcar, voltados para o mercado interno e também internacional. Alguns estados brasileiros destacam-se nesse processo, como São Paulo, Goiás e Mato Grosso, e estão entre os maiores produtores. Objetiva-se portanto, compreender o processo de expansão canaviera para o estado de Goiás, dando ênfase à microrregião Ceres, uma das principais regiões canavieiras desse estado. Pôde-se concluir com essa pesquisa, que na região estudada há sérios efeitos socioespaciais fruto da atividade canavieira, bem como conflitos latentes, entre o agronegócio e a agricultura familiar, muitas vezes legitimados pelo discurso do desenvolvimento, que em verdade é incompleto, e pelo mito do progresso atrelado ao discurso do agronegócio brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Castro, Nicole Rennó, Leandro Gilio, and Gabriel Costeira Machado. "Impactos da mecanização na produtividade agrícola agregada da cana-de-açúcar no estado de São Paulo de 2007 a 2013." Revista de Economia e Sociologia Rural 60, no. 2 (2022). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9479.2021.235496.

Full text
Abstract:
Resumo A produtividade da cana-de-açúcar em São Paulo reduziu cerca de 5% entre 2007 e 2013, contrastando com o desempenho de outras culturas no estado. No mesmo período, o percentual de área com colheita mecanizada no estado aumentou de 46,6% para 83,7%. Há alguma discussão entre especialistas sobre a possibilidade de que a mecanização teria impactado negativamente a produtividade da cultura, mas não há na literatura um estudo que tenha mensurado quantitativamente esse efeito agregado. Esta pesquisa buscou contribuir para preencher essa lacuna, mensurando o efeito da mecanização sobre a produtividade da cana-de-açúcar no estado de São Paulo no período de 2007 a 2013. Para isso, foi estimada uma função de produção com controle climático, utilizando um modelo de efeitos fixos aplicado a uma base de dados em painel por microrregiões. Os resultados do estudo apontaram para a existência de um impacto negativo do avanço da mecanização para quatro mesorregiões do estado: 6,6% em Ribeirão Preto, 9,7% em Araraquara, 6,2% em Piracicaba e 3,4% em Assis. No entanto, não houve um impacto agregado significativo do avanço da mecanização no estado como um todo. As regiões para as quais foram estimados impactos negativos significativos têm parte relevante da área canavieira localizada em áreas declivosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Massi, Klécia Gili, Aline Cristina Perez, Fernando Flores de Almeida, Letícia Novaes Smid, Luciana Aparecida Souto, Mariana Neres Silva, and Vilma Pereira Gomes Dário. "Os efeitos da Crise Mundial sobre a agricultura e a pressão sobre os recursos naturais brasileiros." Revista Científica Hermes - FIPEN 2 (January 31, 2010). http://dx.doi.org/10.21710/rch.v2i0.24.

Full text
Abstract:
A crise está provocando impactos sobre os sistemas de produção, como o agrícola. Todos osrecursos necessários à produção agrícola, incluindo-se os rejeitos advindos da mesma, passampelo meio ambiente, e qualquer aumento ou diminuição na produção agrícola acarretará emconseqüências aos recursos naturais. Assim, objetivamos, com este trabalho, verificar osefeitos da crise sobre a demanda de produtos agrícolas e dessa sobre os recursos naturais.Utilizamos como metodologia de coleta de dados a busca de informações em sites de doisveículos de divulgação nacional (Veja e Estado de São Paulo). Verificamos que, embora aagricultura projetasse elevadas safras para o ano de 2009, a agroindústria apresentadificuldades por causa da queda das exportações. Também a fragilidade na captação derecursos no exterior, a elevação dos preços dos insumos necessários ao agronegócio e a faltade crédito ao produtor agrícola são empecilhos à retomada do ritmo da agricultura.Adicionalmente, a crise mundial, ao reduzir a demanda diminuindo a busca por alimentos,afetaria em menor grau o meio ambiente, já que grandes extensões de florestas e ambientesnaturais não seriam substituídas por áreas agrícolas e de pastoreio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vazzolér, Luiz Fernando Rigacci, Maria Beatriz Machado Bonacelli, and Ana Maria Carneiro. "O desenvolvimento de motores a álcool e bicombustível: concentração territorial e risco de perda das vantagens de first commer." Revista Economia & Tecnologia 8, no. 2 (October 17, 2012). http://dx.doi.org/10.5380/ret.v8i2.28169.

Full text
Abstract:
Apresenta-se neste artigo uma análise do quadro técnico-científico da produção do conhecimento relacionado ao desenvolvimento dos motores a álcool e bicombustível (flex) no Brasil no período que se estende entre 1975 e 2008, a partir de indicadores de produção científica e de produção técnica. Os principais resultados indicam baixos números absolutos de publicações e de patentes, e também de colaborações e cooperação entre os principais atores envolvidos nestas atividades. Esta constatação traz grande preocupação, pois os resultados estão atrelados a áreas do conhecimento (ciências agrárias, biologia, química, entre outras), a setores da atividade econômica (agroindústria da cana-de-açúcar e do etanol e indústria automobilística) e a um estado da federação (São Paulo) de grande relevância para o cenário econômico, social, de C&T e inovação nacional, indicando a necessidade de política pública de maior envergadura para não apenas dar dinamismo científico a essas iniciativas, mas também melhores resultados técnico-econômicos, para o Brasil não perder as vantagens de ser first commer nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Piacente, Fabrício José, Vanessa de Cillos Silva, and Osvaldo Fernando De Armas. "Evolução da produção agrícola canavieira na região noroeste do estado de São Paulo: fases de expansão e crise no setor e seus impactos no uso da terra entre 2000 e 2013." Revista de Economia e Sociologia Rural 60, no. 1 (2022). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9479.2021.228194.

Full text
Abstract:
Resumo: A indústria de cana-de-açúcar no Brasil passou por dois períodos distintos. O primeiro (2000-2008) caracterizou-se por um forte crescimento, tendo a produção e a área ocupada com cana aumentado com base na expansão da fronteira agrícola e na instalação de novas usinas. O segundo (2009-2014) foi marcado por uma crise que levou à desaceleração na indústria, ao desinvestimento, ao fechamento de fábricas e à queda na produção. O objetivo deste trabalho é apresentar os recentes desenvolvimentos dessa indústria na região noroeste do estado de São Paulo (mesorregiões Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto). No primeiro período, a disponibilidade de terra para a plantação de cana-de-açúcar foi um importante fator de crescimento, tendo sido instaladas na região de estudo 20 novas plantas. São José do Rio Preto teve crescimento médio da área cultivada com cana-de-açúcar de 28,4%, Araçatuba, 24,2% e Presidente Prudente, 38,2%. Entre 2009 e 2013, houve diminuição das taxas de crescimento anuais médias das áreas ocupadas com cana em São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba, equivalentes a aproximadamente 8.800 toneladas de cana por ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Veronezzi, Fernando. "AS REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES RURAIS ASSALARIADOS DA LAVOURA CANAVIEIRA: A GREVE DE GUARIBA DE 1984 E A LUTA POR TERRA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO." Geo UERJ, no. 26 (August 21, 2015). http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2015.8252.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography