To see the other types of publications on this topic, follow the link: Agroindústria da cana-de-açúcar.

Journal articles on the topic 'Agroindústria da cana-de-açúcar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Agroindústria da cana-de-açúcar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gargantini, Odinei F., Júlio C. Damasceno, Francisco A. F. Macedo, Maria C. M. Ferreira, Carlos E. C. O. Ramos, and André Neves. "Silagem da ponta de cana-de-açúcar com resíduos da agroindústria da mandioca." Boletim de Indústria Animal 70, no. 3 (2013): 195–205. http://dx.doi.org/10.17523/bia.v70n3p195.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vaz, Marcelle Silva, Thiago Brito Steckelberg, and José Paulo Pietrafesa. "Papel da Cana na Matriz Energética Brasileira." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 4, no. 2 (November 20, 2015): 215. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p215-229.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar o papel da agroindústria da cana de açúcar como fornecedora de energia na matriz brasileira. A procura mundial cada vez maior por fontes renováveis e menos poluentes fazem dos derivados da cana uma alternativa bastante atraente de produção energética. Nesse sentido, o presente trabalho busca verificar a participação atual da cana no total da matriz energética e identificar suas possibilidades, limitações e aspectos positivos e negativos.Palavras chave: Agroindústria Canavieira; Fontes Renováveis; Matriz Energética Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Valério, Valmir José de Oliveira. "Agronegócio sucroenergético: a face atualizada da cana-de-açúcar no estado de São Paulo." Geografia em Atos (Online) 5 (April 14, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.2021.8375.

Full text
Abstract:
A consolidação da agroindústria canavieira, assim como o seu desenvolvimento e atualização sob o rótulo do agronegócio sucroenergético, impõe novos elementos para pensar a expressão espacial e, sobretudo, quais as consequências da expansão da cana-de-açúcar para as demais práticas agrícolas. Nesse âmbito, este artigo busca destacar os principais elementos históricos, políticos e organizacionais compreendidos ao atual formato da agroindústria da cana-de-açúcar, com ênfase na realidade do estado de São Paulo entre os anos de 2006 e 2017. Para tanto, além da revisão bibliográfica acerca do tema, foram realizados trabalhos de campo e um mapeamento da evolução da área plantada com cana-de-açúcar no território paulista. Enquanto produto de ações e políticas direcionadas ao favorecimento do setor, o atual agronegócio sucroenergético controla em torno de um terço da área dos estabelecimentos agropecuários paulistas, o que coloca elementos para pensar os efeitos da expansão canavieira para a prática dos demais tipos de cultivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Siqueira, Paulo Henrique de Lima, and Luiz Gonzaga de Castro Junior. "Fusões e aquisições das unidades produtivas e da agroindústria de cana-de-açúcar no Brasil e nas distribuidoras de álcool hidratado etílico." Revista de Economia e Sociologia Rural 48, no. 4 (December 2010): 709–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032010000400009.

Full text
Abstract:
As fusões e aquisições no Brasil tiveram um grande salto na década de 90 e o setor produtivo da agroindústria da cana-de-açúcar foi um dos destaques. Os efeitos causados no mercado por essas transações podem ser positivos ou negativos, tanto para as empresas diretamente envolvidas como para a sociedade como um todo. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a concentração de mercado das unidades produtivas e da agroindústria de cana-de-açúcar no Brasil e dos distribuidores de álcool hidratado etílico. Foram utilizados como métodos as taxas de concentração C4, C8, C20 e o Índice de Hirschman-Herfindahl (HHI), além do levantamento de outros estudos e informações em periódicos. As unidades produtivas vêm diminuindo sua concentração, principalmente em função de as empresas de pequeno e médio porte terem aumentado sua escala de produção, sendo, portanto, ainda muito pulverizadas. A agroindústria também se mostrou muito pulverizada, apesar do intenso processo de fusão e aquisição ocorrido entre essas empresas nos últimos anos. Por outro lado, os distribuidores de álcool hidratado etílico vêm apresentando significativa concentração no mercado. Com tudo isso, pode-se dizer que o processo de fusão e aquisição tende a se intensificar entre as unidades produtivas e a agroindústria processadora de cana-de-açúcar no mercado nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Galbieri, Rodrigo, and André Felipe Simões. "IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MECANIZAÇÃO DA LAVOURA DA CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL." RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico 1, no. 39 (April 2013): 89. http://dx.doi.org/10.21452/rde.v15i27.2478.

Full text
Abstract:
A introdução da colheita mecanizada está exigindo uma reformulação de todas as práticas culturais, para adaptar as lavouras ao novo sistema. Os estímulos econômicos instituídos com a expansão da agroindústria açucareira estão promovendo uma rápida moderni
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Simone Pereira de, and Joel Orlando Bevilaqua Marin. "Agricultura familiar e agroindústria canavieira: impasses sociais." Revista de Economia e Sociologia Rural 49, no. 3 (September 2011): 681–707. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032011000300007.

Full text
Abstract:
A Política Agroenergética para produção de biocombustíveis é apresentada sob os pressupostos do desenvolvimento sustentável. O álcool, produzido a partir da cana-de-açúcar, aparece como a alternativa mais viável, o que estimula a expansão e redistribuição espacial da produção canavieira. O estado de Goiás está entre as principais rotas de ampliação da cana. O objetivo do artigo é compreender o debate das questões sociais no plano dos discursos oficiais em torno do Plano Nacional de Agroenergia, bem como as contradições sociais associadas à expansão da monocultura canavieira em regiões de predomínio da agricultura familiar. O desenvolvimento do tema baseou-se num estudo de caso, realizado no município de Itapuranga (GO), valendo-se de uma abordagem qualitativa e da combinação das técnicas de pesquisa bibliográfica, observação e, principalmente, entrevistas. Constatou-se que a expansão do cultivo da cana-de-açúcar contribuiu para transformar o contexto social de Itapuranga e provocar alterações consideráveis na dinâmica produtiva e organizacional dos agricultores familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rosa, Leandro Amorim, and Vera Lucia Navarro. "Trabalho e trabalhadores dos canaviais: perfil dos cortadores de cana da região de Ribeirão Preto (SP)¹." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 17, no. 1 (June 1, 2014): 143. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i1p143-160.

Full text
Abstract:
A cultura de cana-de-açúcar é uma das mais importantes atividades da agroindústria do Brasil e atualmente encontra-se em expansão. Na agroindústria canavieira ocorreram mudanças no processo produtivo que, por um lado resultaram em aumento significativo da produtividade, competitividade e melhoria na qualidade dos produtos e, por outro, são relacionadas à maior precarização e intensificação do ritmo de trabalho. A pesquisa que resultou neste artigo teve por objetivo conhecer o perfil dos trabalhadores envolvidos nesta atividade e investigar as suas condições de trabalho no corte da cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, SP. Foram entrevistados 13 trabalhadores, migrantes, empregados no corte da cana, um membro da Pastoral do Migrante de Guariba, SP, o presidente do Sindicato dos Empregados Rurais da mesma localidade e dois psicólogos funcionários da área de Recursos Humanos de uma usina processadora de açúcar e álcool da região pesquisada. Os dados obtidos demonstraram que os trabalhadores, em sua maioria migrantes, para serem contratados são avaliados segundo sua capacidade de produção, sua resistência física e sua subordinação aos superiores. O salário por produção implica a superexploração da força de trabalho que repercute nas condições laborais e de saúde dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Lima Caneppele, Fernando, Emmanuel Zullo Godinho, Rodrigo Serra Daltin, Hélio Vagner Gasparotto, and Luís Fernando Soares Zuin. "COGERAÇÃO DE ENERGIA EM USINA SUCROALCOLEIRA ALMEJANDO SUSTENTABILIDADE." Expressa Extensão 25, no. 3 (August 30, 2020): 45–59. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v25i3.18256.

Full text
Abstract:
O trabalho objetiva analisar e implantar um projeto de cogeração de energia por meio do bagaço proveniente da produção de açúcar e etanol em uma agroindústria localizada na cidade de Pontal, São Paulo. Tendo em vista que a região de Ribeirão Preto é um grande polo de usinas de cana-de-açúcar, encontram-se nessa área os principais geradores de bagaço de cana do país; matéria-prima essa que poderia ser utilizada para gerar energia. A necessidade de novas matrizes energéticas fez com que o investimento nesse setor se tornasse atrativo. Para se obter o potencial de cogeração foram feitos cálculos utilizando dados fornecidos pela usina, como a quantidade de cana-de-açúcar processada por hora durante a safra anual. Dessa forma, o trabalho se encontra adaptado às necessidades apresentadas e pode obter boa eficiência. Atualmente o bagaço residual produzido por essa usina é vendido e seu potencial energético não é utilizado. Objetiva-se, pois, a criação de uma fonte de renda para a agroindústria gerar receita, possivelmente um aumento de riqueza a partir de um subproduto que é vendido com um valor menor se comparado ao preço da energia que ele teria potencial de produzir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Xavier, Carlos Vinicius, and Luiz Henrique de Melo dos Santos. "O mito da renovabilidade na expansão da agroindústria sucroenergética." Agrária (São Paulo. Online), no. 13 (December 5, 2010): 196–215. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i13p196-215.

Full text
Abstract:
No contexto da expansão da agroindústria sucroenergética, verifica-se um esforço do setor por relacionar a temática ambiental às atividades por este desenvolvidas, em especial à produção do etanol. Observa-se a conformação de um discurso que prima pela identificação do processo de geração do agrocombustível enquanto uma forma renovável de produção energética. Em contraposição aos argumentos que ressaltam tal renovabilidade, ou mesmo que identifica no etanol de cana-de-açúcar a existência de uma suposta fonte de energia limpa, propõe-se neste artigo desenvolver uma análise que revela tal discurso enquanto um mito. Baseando-se em uma reflexão interdisciplinar, discutimos, portanto, alguns dos impactos territoriais resultantes da atual cadeia produtiva do etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

LIMA, ARAKEN ALVES DE. "expansão da agroindústria canavieira no período do Proálcool (1975-1989): o caso alagoano." REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO 1, no. 2 (December 7, 2010): 41. http://dx.doi.org/10.28998/repd.v1i2.95.

Full text
Abstract:
O trabalho trata do período 1975-1989, quando foi implementado o Proálcool. O objetivo é mostrar as transformações na estrutura produtiva da agroindústria canavieira alagoana, Estado cuja história está fortemente marcada por tensões originadas em conflitos envolvendo os interesses ligados ao sistema de usinas. Assim, será analisado o processo inicial de implantação do Proálcool, com destaque para o contexto econômico da época e os conflitos entre os principais grupos de interesse em âmbito nacional (IAA e Copersucar). Serão explicitadas as formas de financiamento montadas pelo Estado para viabilizar o programa assim como uma periodização do mesmo. Por fim, serão analisados os dados de produção de cana, açúcar e álcool em Alagoas, destacandose as repercussões desse programa para as estruturas agrária e industrial de beneficiamento da cana-de-açúcar no Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Szmrecsányi, Tamás, and Eduardo Pestana Moreira. "O desenvolvimento da agroindústria canavieira do Brasil desde a Segunda Guerra Mundial." Estudos Avançados 5, no. 11 (April 1991): 57–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141991000100006.

Full text
Abstract:
Avaliação do desenvolvimento da produção brasileira de cana, açúcar e álcool nos últimos 50 anos, bem como das mudanças de sua distribuição espacial após a Segunda Guerra. Retrospecto cronológico dos principais problemas da agroindústria canavieira cobrindo quatro períodos seqüenciais (1939-1949), tentativas de reinserção do Brasil nos mercados açucareiros internacionais (1950-1968), tendências de concentração e de mordernização setoriais (1969-1974), os desvios do açúcar para o álcool e vice versa. O artigo termina com algumas breves considerações sobre a crise da oferta de álcool em 1990.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Gaspari, Luciane Cristina De, and Carlos Armênio Khatounian. "Características das Famílias, Estruturação da Produção e Estratégias de Comercialização em um Assentamento de Reforma Agrária." Revista de Economia e Sociologia Rural 54, no. 2 (June 2016): 243–60. http://dx.doi.org/10.1590/1234.56781806-947900540203.

Full text
Abstract:
Resumo: A estruturação dos estabelecimentos rurais está associada às características das famílias e às suas estratégias de inserção no mercado, em termos de geração de renda e exposição a riscos. Para entender essa associação foram estudados os casos de sete famílias assentadas em Araraquara (SP), região dominada por cana-de-açúcar e citros. Os indicadores foram o valor agregado total, o valor agregado por trabalhador, a estrutura e a dinâmica familiar e a organização do trabalho. Os casos incluíram dois estabelecimentos integrados à agroindústria (cana e frango, leite e frango), três estabelecimentos produtores de hortaliças (venda em atacado, semiatacado e direta ao consumidor), um caso de produção exclusivamente para consumo doméstico e um sem nenhuma produção econômica. As famílias vinculadas à agroindústria obtiveram valores agregados mais elevados, mas precisaram fazer investimentos maiores, o que fragilizou seus sistemas de produção frente a riscos. A crise financeira mundial de 2008 quebrou as agroindústrias integradoras e, com elas, as duas propriedades integradas. Para os produtores de hortaliças, para o mercado local, o valor agregado foi inferior ao do das integradas, como também seus investimentos em infraestrutura. A opção pela via de escoamento das hortaliças foi associada ao tamanho, ao conhecimento tecnológico e do mercado pelas famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Mesquita, Fernando Campos, and André Tosi Furtado. "Expansão da agroindústria canavieira e qualificação da mão-de-obra em Goiás (2006-2013)." Sociedade & Natureza 28, no. 1 (April 2016): 67–81. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320160105.

Full text
Abstract:
RESUMO A agroindústria canavieira em Goiás conviveu, durante o auge de sua expansão na segunda metade da década de 2000, com um “gargalo” relacionado à falta de mão de obra qualificada. Essa situação ocorreu na medida em que o avanço nos projetos de mecanização e as particularidades do cultivo da cana-de-açúcar nas condições naturais de Cerrado exigiam trabalhadores que a região não estava preparada para fornecer. Trazer esses profissionais de fora – em geral, de São Paulo – acarretava em aumento dos salários e na consequente redução da rentabilidade dos investimentos. Ademais, havia o problema de poucos deles se adaptarem às pequenas cidades do interior de Goiás, onde se instalaram as usinas. Nosso objetivo é analisar os mecanismos que permitiram à região minimizar os efeitos da ausência de mão de obra qualificada, apoiando o desenvolvimento da agroindústria canavieira. O artigo discorre sobre a expansão da produção de açúcar e etanol em Goiás entre 2006 e 2013 e como criou-se uma demanda e oferta por mão de obra apta ao trabalho nas usinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Costa, Helder Gomes, and Roberto Nunes Moll. "Emprego do método de análise hierárquica (AHP) na seleção de variedades para o plantio de cana-de-açúcar." Gestão & Produção 6, no. 3 (December 1999): 243–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1999000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma abordagem original para o tratamento do processo decisório, no problema de seleção de variedades de cana-de-açúcar para o cultivo por uma usina. Esta proposta está fundamentada no emprego do método de Análise Hierárquica (Analytic Hierarchy Process, AHP) para a resolução deste problema. Apresenta-se, também, uma breve revisão das funções da gerência agrícola na agroindústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mota, Daniel Martins Papini, Danielle Martins de Oliveira, Douglas De Jesus Rocha, Gabriel Miranda de Paula Nunes, Gláucia Maria da Silva Santos, Robert Willian Pereira, Sérgio Henrique Freire Junior, Silvana Julia da Silveira Diniz, and Ulisses Gomes dos Santos Madella. "APRIMORAMENTO DO TIJOLO ADOBE COM ADIÇÃO DE FIBRAS DA CANA-DE-AÇÚCAR." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 253. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020253-264.

Full text
Abstract:
Com o crescimento das atividades agroindustriais no Brasil, a geração de resíduos também teve expressiva evolução. Na agroindústria brasileira, o bagaço da cana-de-açúcar é o resíduo mais produzido e, na região rural de Minas Gerais, é o mais comum de se obter. Considerando a zona rural, a maioria das casas são construídas através da utilização de Tijolo Adobe, porém, um problema enfrentado por esse método construtivo é a resistência e durabilidade do tijolo. Assim, esse trabalho propõe a utilização do bagaço de cana como aditivo na fabricação do Tijolo Adobe. Para comprovar a eficácia da utilização do aditivo, confeccionou-se tijolos adobe sem aditivo e com aditivo em diferentes proporções. Em seguida, realizou-se o teste de compressão em uma prensa hidráulica, e através dos Softwares Paviteste SciDavis, gerou-se gráficos em tempo real para avaliação dos resultados e determinação da melhor proporção entre o aditivo e massa do corpo de prova. Assim, constatou-se o aumento da resistência do Tijolo Adobe acrescido de bagaço da cana-de-açúcar e a melhor proporção entre o aditivo e massa do corpo de prova. Logo, apresentou-se uma maneira sustentável de aumentar a resistência do Tijolo Adobe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Marcela Sobreira, and Vanessa Andrade de Barros. "Saberes sobre o trabalho: experiência e história nos canaviais." Psicologia & Sociedade 26, no. 2 (August 2014): 440–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822014000200020.

Full text
Abstract:
A agroindústria da cana no Brasil tem ampliado suas dimensões e seu domínio sobre seu território. Politicamente, tal aumento respalda-se na história que associa a produção da cana-de-açúcar ao desenvolvimento econômico e ao progresso nacional (Godoy, 2004). No presente artigo, interrogamos essa versão oficial a partir da história concreta, fruto da vida dos trabalhadores rurais e das experiências vividas nos canaviais. Trata-se de pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Psicologia da UFMG, que utilizou como instrumento metodológico o recolhimento de história de vida tal como proposto pela sociologia clínica, em diálogo com as abordagens teórico-metodológicas da psicossociologia do trabalho e ergologia. Mediante a narrativa de um trabalhador na lavoura de cana-de-açúcar, divisamos seus impactos no cotidiano dos sujeitos e na comunidade, revelando uma experiência que se constrói por meio do trabalho rural e traz para o centro dos acontecimentos as vidas e os dramas humanos omitidos na história oficial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Grotto, Carlos Guilherme Lopes, Adão Marcos Ferreira Costa, Carla Jovania Gomes Colares, and Douglas Henrique Pereira. "Caracterização da biomassa de bagaço de cana-de-açúcar com vistas energéticas." ForScience 9, no. 1 (April 1, 2021): e00928. http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e928.

Full text
Abstract:
A utilização de biomassas residuais de plantas utilizadas na agroindústria tem sido crescente. O bagaço de cana-de-açúcar se destaca nesse cenário, já que a cultura da planta é muito difundida, gerando grandes quantidades desse resíduo. Neste contexto é necessário entender as características dessa biomassa para poder otimizar a geração de energia. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar e avaliar o potencial energético da biomassa de cana-de-açúcar por meio da análise dos principais parâmetros que influenciam esse processo. Foram realizadas análises de poder calorífico superior, análises químicas imediatas, infravermelho e análise elementar, com o intuito de avaliar o potencial energético desse material. Observou-se bom nível de poder calorífico superior, 4309,50 kcal kg-1, além de teores baixos de cinzas, 0,95%, fatores que podem explicar a grande utilização da biomassa de bagaço de cana-de-açúcar para a geração de energia direta, principalmente na indústria. Palavras-chave: Resíduos. Cana-de-açúcar. Fonte de energia. Characterization of sugar cane bagasse biomass with energy views Abstract The use of residual biomass from plants used in agribusiness has been increasing. The sugarcane bagasse stands out in this scenario, since the plant's culture is very widespread, generating large amounts of this residue. In this context, it is necessary to understand the characteristics of this biomass in order to optimize the energy generation. With the above, the present study had as objective characterize and evaluate energy potential of sugarcane biomass through the analysis of the main parameters that influence the process. Analyzes of superior calorific power, immediate chemical analyzes, infrared and elementary analysis were carried out, in order to evaluate the energetic potential of this material. A good level of higher calorific value was observed, 4309.50 kcal kg-1, in addition to low ash content, 0.95%, factors that may explain the great use of sugarcane bagasse for direct energy generation, mainly in industry. Keywords: Waste. Sugarcane. Energy source.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Henrique Faria dos. "ESPECIALIZAÇÃO REGIONAL PRODUTIVA E VULNERABILIDADE TERRITORIAL DOS MUNICÍPIOS SUCROENERGÉTICOS NO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA." Caminhos de Geografia 20, no. 72 (December 14, 2019): 169–88. http://dx.doi.org/10.14393/rcg207242822.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar a especialização regional produtiva e a vulnerabilidade territorial de municípios sucroenergéticos no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, região que teve forte crescimento da agroindústria sucroenergética entre 2000 e 2011. A sistematização teórica, estatístico-documental e de entrevistas permitiu concluir que vários municípios dessa região se tornaram altamente especializados e dependentes da produção e/ou processamento da cana-de-açúcar e de seus derivados industriais (açúcar, etanol e bioeletricidade), levando a um quadro preocupante de vulnerabilidade territorial, sobretudo naqueles municípios com baixo patamar demográfico e com pequenos núcleos urbanos. O engessamento do uso do território provocado pelo padrão espacial de ocupação da agroindústria sucroenergética resultou na diminuição da diversidade produtiva no campo e no atrelamento quase que exclusivo dos setores secundários e terciários ao funcionamento das usinas, representando diversas implicações socioeconômicas, como às que se efetivaram recentemente nos municípios de Canápolis, Capinópolis, Fronteira e Ibiá que tiveram unidades desativadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

De Oliveira, Ana Mônica Fitz, Matheus Shelton Ramos Miguel, and Alex Leonardi. "O MERCADO DO MELADO DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA – RS." Revista Teoria e Evidência Econômica 24, no. 51 (September 16, 2020): 269–81. http://dx.doi.org/10.5335/rtee.v24i51.9845.

Full text
Abstract:
Santo Antônio da Patrulha, no estado do Rio Grande do Sul, é um município com cerca de 42.220 habitantes. O cultivo da cana-de-açúcar, mais especificamente a produção do melado, diversificou-se em variados produtos obtidos a partir desse, os quais levaram o município a ser reconhecido por sua produção de rapadura. A partir dessa realidade, o objetivo da pesquisa é de identificar e realizar uma análise da estrutura de mercado do melado da agroindústria familiar de forma a contribuir com o desenvolvimento do setor e da região. Os dados foram analisados a partir do índice Herfindhal-Hirschmann Index. O índice encontrado foi de 880.773, o que significa que o mercado não está concentrado, indicando que há competição entre os produtores. Isso leva a implicações nas condições de venda destes produtos em Santo Antônio da Patrulha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Shikida, Pery Francisco Assis, Paulo Furquim de Azevedo, and Carlos Eduardo de Freitas Vian. "Desafios da agroindústria canavieira no Brasil pós-desregulamentação: uma análise das capacidades tecnológicas." Revista de Economia e Sociologia Rural 49, no. 3 (September 2011): 599–628. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032011000300004.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou verificar quais são as capacidades tecnológicas (conceito de LALL, 1992) da agroindústria canavieira brasileira para uma amostra de três estados de expressão deste setor, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Para contemplar este escopo, foram coletados dados primários junto a usinas/ destilarias, mediante aplicação de questionários (responderam 39%, 40% e 35%, respectivamente, das unidades paulistas, mineiras e paranaenses, o que significa aproximadamente 32% das produções nacionais de cana, açúcar e álcool). Como corolário, a agroindústria canavieira, tecnicamente qualificada e com baixos custos, apresenta um expressivo domínio das capacidades tecnológicas básica (simple routine) e intermediária (adaptive duplicative). Contudo, em termos da capacidade tecnológica avançada (innovative risky), que é a tecnologia de ponta de um setor, ainda há espaço para avançar, mormente na inovação de processo e em P&D.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

SANTOS, ANDRÉ LUIZ DA SILVA, EUGÊNIA CRISTINA GONÇALVES PEREIRA, and LAISE DE HOLANDA CAVALCANTI. "a agroindústria canavieira e o ambiente: novos cenários econômicos que infuenciaram o setor em Alagoas." REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO 1, no. 6 (December 12, 2010): 113. http://dx.doi.org/10.28998/repd.v1i6.132.

Full text
Abstract:
A expansão da cana-de-açúcar em Alagoas se deu mediante uma adaptação aos condicionantes naturais. Os incentives públicos – IAA, Planalsucar e Proálcool – possibilitaram o avanço do plantio em áreas até então impróprias ao cultivo. Durante o Proálcool, a partir de 1975 e durante a década de 80, a expansão atingiu seu ápice desmatando grande parte da cobertura original. O término dos programas, nos anos de 1990, resultou na expressiva queda da produção de açúcar e álcool e a diminuição da área plantada. Com o aumento da demanda por álcool alta do preço da gasolina, lançamento do carro flex e a aceitação do álcool como commodity, nos anos 2002, 2003 e 2004, respectivamente –, o setor vive um momento muito favorável. No entanto, reflexos das ações desse setor sobre o ambiente, em décadas passadas, são ainda visíveis na atualidade, alguns deles irreversíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Verçosa, Lúcio Vasconcellos de, and Maria Aparecida de Moraes Silva. "Cana, labor e adoecimento: a afirmação do nexo causal como uma forma de resistência." Século XXI – Revista de Ciências Sociais 7, no. 1 (July 14, 2017): 216. http://dx.doi.org/10.5902/2236672528136.

Full text
Abstract:
O presente texto visa ao estudo das condições de trabalho e saúde vis-à-vis o momento atual da agroindústria canavieira alagoana, caracterizado pela reestruturação produtiva e pela intensi cação do trabalho no corte manual da cana-de-açúcar. O aumento do esforço exigido nessa atividade laboral produz, além do sofrimento físico, o sofrimento moral e psíquico. O objetivo principal deste artigo é contribuir para as re exões acerca do nexo causal entre o adoecimento e o trabalho do corte da cana. Para atingir tal escopo, foram realizadas pesquisas de campo; entrevistas com cortadores de cana e com outros informantes-chave; teste ergométrico; monitoramento da frequência cardíaca durante o trabalho no canavial e aplicação de Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares – procedimentos realizados com a colaboração de médicos e educadores físicos. Os dados levantados apontam para a existência de relação direta entre o trabalho nos canaviais alagoanos e o esgotamento prematuro das energias físicas e espirituais dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Timóteo, Ivanildo Cavalcanti, Jessé Marques da Silva Júnior Pavão, and Selenobaldo Alexinaldo Cabral Sant'Anna. "Análise emergética uma proposta para o setor sucroalcooleiro do Estado de Alagoas – Brasil." Diversitas Journal 5, no. 1 (January 13, 2020): 351–62. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-926.

Full text
Abstract:
RESUMO: A cana-de-açúcar destaca-se como um dos principais produtos agrícolas no Brasil e de grande importância sócio, econômico e ambiental. No Estado de Alagoas ela tem um papel marcante no desenvolvimento social e econômico do Estado e que é marcado por um processo histórico de utilização da terra, dos recursos hídricos, de insumos agrícolas e mecanização. Uma análise da produção de cana-de-açúcar e seus produtos no Estado de Alagoas, que leve em consideração os serviços ecossistêmicos dos solos dos tabuleiros costeiros deve considerar a metodologia emergética. Assim, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso dos serviços ecossistêmicos dos solos nos tabuleiros costeiros no Estado de Alagoas, através da análise emergética de uma agroindústria do setor sucroalcooleiro. O estudo será realizado junto a unidade sucroalcooleira energética no Município de Rio Largo-AL, localizado na região dos Tabuleiros Costeiros, o levantamento dos dados agrícolas e industriais serão obtidos junto a unidade sucroalcooleira energética. Os fluxos de entrada e saída de energia, materiais e capital da unidade sucroalcooleira energética serão identificados e quantificados. Em seguida serão utilizadas tabelas de transformidades para os cálculos emergéticos, construídos os respectivos diagramas e avaliada a capacidade de suporte de cada etapa dos processos da usina e por fim, os dados serão interpretados sobre a ótica da sustentabilidade. No município de Rio Largo-AL foi selecionado uma sucroalcooleira energética pertencente ao grupo Santa Clotilde, fundada em 1967, e que se encontra em atividade e com produção de açúcar, álcool e energia e que são expressivos para a região dos Tabuleiros Costeiros. As atividades do projeto encontram-se na fase de levantamento de dados das atividades agrícolas e industrial da unidade. O presente trabalho contribui com um melhor entendimento dos processos ecológico e econômico do setor sucroalcooleiro energético no Nordeste do Brasil. Dessa forma, o estudo possibilitará agregar informações que possam ser utilizadas na comparação entre outras unidades sucroalcooleiro energético da região. PALAVRAS-CHAVES: Cana-de-açúcar, Transformidade, Sustentabilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos da Silva, Luiz Carlos, and Estevane de Paula Pontes Mendes. "A CANA-DE-AÇÚCAR NO MUNICÍPIO DE CAPINÓPOLIS (MG) E O (RE)ORDENAMENTO SOCIOTERRITORIAL." Revista Cerrados 14, no. 02 (March 18, 2020): 184–201. http://dx.doi.org/10.22238/rc24482692v14n22016p184a201.

Full text
Abstract:
O presente artigo é parte dos resultados da dissertação de mestrado e tem como objetivo compreender as transformações socioespaciais no município de Capinópolis (MG) decorrentes da territorialização da agroindústria canavieira Vale do Paranaíba. Assim, buscamos entender os efeitos sociais na vida dos trabalhadores que migraram da região Nordeste do país ao município de Capinópolis (MG) para a atividade do corte de cana. A metodologia constitui-se pela revisão teórica dos autores que discutem a temática da cana-de-açúcar e a migração, bem como pela pesquisa documental, por meio de sites do IBGE, da SIAMIG e da Prefeitura de Capinópolis (MG), e pela pesquisa de campo, que nos deu a dimensão do problema aqui levantado. Em seguida, foram feitas as tabulações dos dados da pesquisa, os quais foram transformados em gráficos e fotos. Percebemos que dezenas de trabalhadores perderam seus empregos e foram obrigados a desempenhar outras atividades para poderem sobreviver. Palavras-chave:Capinópolis (MG); Agroindústria canavieira; Migração. Crise. THE SUGARCANE IN THE MUNICIPALITY OF CAPINÓPOLIS (MG) AND THE SOCIO-TERRITORIAL (RE)ARRANGEMENT Abstract This article is part of the dissertation results and aims to understand the transformations socioespaciais in the municipality of Capinópolis (MG) due to the territorialisation of the sugarcane agroindustry Vale do Paranaíba. In this order, we want to understand the social effects on the lives of workers who migrate in the Northeast region of the country to the municipality of Capinópolis (MG) to the activity of cane cutting. The methodology was based on theoretical review of the authors that discuss the subject of sugarcane and migration, in addition to the documentary search through websites of IBGE, SIAMIG, Capinópolis (MG) and the field research that gave us the scale of the issue here raised. Then, tabs were made of the research data and turned into charts, tables and pictures. We realize that dozens of workers have lost their jobs and were forced to carry out other activities in order to survive. Keywords: Capinópolis (MG); Sugarcane agroindustry; Migration. Crisis. LA CAÑA DE AZÚCAR EN EL MUNICIPIO DE CAPINÓPOLIS (MG) Y EL (RE)ORDENAMIENTO SOCIOTERRITORIAL Resumen Este artículo es parte de los resultados de tesis y tiene como objetivo comprender las transformaciones socio-espaciales en la ciudad de Capinópolis (MG) debido a la territorialización de la caña de azúcar industrial Vale do Paranaíba. Con ese fin, queremos entender los efectos sociales de los trabajadores que emigran de la región noreste del municipio de Capinópolis (MG) para la actividad de corte de caña. La metodología se basa en la revisión teórica de los autores que tratan sobre el tema de la caña de azúcar y la migración, así como la investigación documental por los sitios del IBGE, SIAMIG, Prefectura de Capinópolis (MG) y la investigación de campo que nos dio la magnitud del problema aquí levantó. A continuación, las tabulaciones de datos de búsqueda se hicieron y se transforman en gráficos, tablas y fotos. Nos damos cuenta de que decenas de trabajadores perdieron sus puestos de trabajo y se vieron obligados a realizar otras actividades para sobrevivir. Palabras clave: Capinópolis (MG); Agroindustria de lacaña de azúcar; Migración. Crisis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Nascimento, Manoel Nelito Matheus. "História, trabalho e educação: relações de produção e qualificação da força de trabalho na agroindústria canavieira." Revista HISTEDBR On-line 10, no. 38e (August 18, 2012): 273. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639763.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa as transformações na produção e as relações com os processos educativosgerais e de formação da força de trabalho, tendo por base a agroindústria canavieira. A análiseestá dividia em fases: a primeira abrange o período que vai do século XVI ao XIX. A lavourada cana-de-açúcar e a produção do açúcar no engenho se realizavam com o trabalho escravo. Ainstrução escolarizada interessava apenas a uma pequena camada da elite. A segunda fase, atransição da produção no engenho para a usina, nas últimas décadas do século XIX, emprocesso concomitante à transição do trabalho escravo para o trabalho livre assalariado. Aeducação cumpria o papel estratégico de formadora do novo trabalhador. A terceira faseanalisa a expansão acelerada da industrialização no processo de substituição de importação demercadorias, a partir da década de 1930, momento em que surgiu a grande indústria brasileira ehouve uma crescente absorção de grandes contingentes de operários qualificados. A educaçãogeral e a educação técnica profissional passam a funcionar em redes. A quarta fase aborda areestruturação da produção com ênfase na automação (robotização) dos processos produtivos,com mudanças radicais para o trabalho e a formação profissional. Conclui-se que astransformações nas formas de organização da produção e no trabalho engendram novosprocessos educativos, que se transformam à medida que o capitalismo avança, mudando asrelações de produção e ampliando a divisão do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rocha Jr., Weimar Freire da, Maurício Vaz Lobo Bittencourt, and Marcia Carla Pereira Ribeiro. "Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 4, no. 2 (February 3, 2016): 94. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v4n2.3569.

Full text
Abstract:
O agronegócio, ao longo dos últimos anos, passou por profundas transformações que repercutiram na coordenação e no desempenho de todos os atores participantes desse sistema. Neste sentido, este trabalho usou o arcabouço teórico da Nova Economia Institucional focado nos contratos e procurou evidenciar as salvaguardas contratuais, classificando-as segundo os atributos da transação (especificidade do ativo, frequência e incerteza). Estas serviram de base para categorizar 29 contratos do agronegócio das mais diferentes áreas e produtos. Aplicou-se a técnica estatística da análise fatorial de correspondência, procurando agrupar cada contrato em um dos três grupos supracitados. Este modelo conseguiu explicar 77,38% do fenômeno observado com duas dimensões que representam os autovetores. Com relação aos contratos, nesta análise, observou-se similaridade entre alguns deles principalmente, nos contratos de integração entre agroindústria e produtores, os quais buscaram resguardar as especificidades do ativo da matéria-prima. Também, há contratos que tentam resguardar a especificidade do ativo, comoas relações contratuais entre agroindústrias e parceiros (aves e suínos). Já, os contratos de embalagem plástica para agroindústria e óleo semi refinado, bem como contratos de arrendamento de cana-de-açúcar, prestação de serviço e entrega de produto para a agroindústria tentam resguardar a frequência. Os contratos que visam mitigar a incerteza foram contratos de cédula de produtor rural, compra e venda de soja e laranja. Conclui-se que os contratos nem sempre são utilizados com a função de coordenadores do sistema agroindustrial, tendo,às vezes, a função de documentos formais com a finalidade de esboçar as responsabilidades entre as partes, gerando restrição de conduta e maior responsabilidade e comprometimento entre elas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Balbino, Valdir Antonio, Celso Correia Souza, and Daniel Massen Frainer. "AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA E SUSTENTABILIDADE: EFEITOS SOBRE A SOCIEDADE, O MEIO AMBIENTE E A ECONOMIA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 10, no. 1 (May 31, 2021): 163. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021163-188.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo descrever os efeitos da agroindústria canavieira desde a colonização até os dias atuais, considerando possíveis avanços nos aspectos sociais, econômicos e ambientais em termos da sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar no Brasil. A metodologia foi de caráter exploratório e qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica, composta principalmente por livros e artigos científicos disponíveis nas bases de dados da Biblioteca Científica Eletrônica Online (SciELO), Google Acadêmico e Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As considerações finais apontam que, embora tenha havido muitos avanços na atividade canavieira ao longo do tempo, o discurso sobre sustentabilidade adotado pelo setor não tem sido consistente. As conclusões apontam que as mudanças ajudaram a indústria canavieira em tempos de crise, em detrimento de relações trabalhistas degradantes e indiferença à mitigação dos impactos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Paiva, Izabela Cristina Prado Souza Barbosa Ronda, Ademir Kleber Morbeck Oliveira, and Vera Lúcia Ramos Bononi. "Análise da abordagem socioeconômica no contexto do licenciamento ambiental de empreendimentos sucroenergéticos no estado de Mato Grosso do Sul." Sociedade & Natureza 27, no. 1 (April 2015): 97–110. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320150107.

Full text
Abstract:
Nesse momento de grande expansão da cultura de cana de açúcar e da agroindústria no Estado de Mato Grosso do Sul, o desenvolvimento de metodologias que permitam o acompanhamento e o monitoramento do meio socioeconômico pode contribuir para garantir a qualidade de vida de uma população em processo acelerado de mudanças. Empreendeu-se uma pesquisa junto ao Instituto de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul, no setor de Gerenciamento e Licenciamento Ambiental, na qual se deu a análise dos Estudos de Impacto Ambiental das usinas do setor sucroenergético que possuem licença de operação, visando diagnosticar a qualidade da abordagem socioeconômica. Foram analisados 17 EIAs, verificando-se que o trato do meio socioeconômico carece de um aprofundamento teórico-metodológico para avaliar satisfatoriamente os impactos deste setor sobre a população e suas implicações sobre a dinâmica das comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Leite, Adriana Filgueira. "Resultantes ambientais da drenagem de superfícies brejais e lacustres na baixada Campista, Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil." Revista Vértices 23, no. 1 (April 30, 2021): 98–128. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v23n12021p98-128.

Full text
Abstract:
Intervenções em ambientes fluviais são medidas tomadas pelo homem desde que este se tornou sedentário. Na baixada Campista, elas tiveram por objetivo principal criar as condições ideais para o estabelecimento da agroindústria açucareira e a ampliação das áreas de cultivo da cana-de-açúcar. Para tanto, foi feita uma ampla drenagem das superfícies brejais e lacustres da região por meio da implantação de uma rede de canais artificiais. Verifica-se que, no presente, as estruturas em questão atuaram de tal modo a intensificar as consequências dos desastres ambientais deflagrados por inundações e secas. Diante deste contexto, o presente trabalho se propõe a fazer um resgate histórico desse processo de drenagem, assim como avaliar as resultantes ambientais advindas de tais intervenções, especialmente, no que se refere à hidrologia dos ambientes fluviais que caracterizam os baixos cursos dos rios e ao agravamento de eventos hidrológicos extremos deflagradores de desastres ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pitta, Fábio Teixeira, Ana Carolina Gonçalves Leite, and Erick Gabriel Jones Kluck. "O BOOM E O ESTOURO DA BOLHA DAS COMMODITIES NO SÉCULO XXI E A AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA BRASILEIRA: DA MOBILIZAÇÃO A CRISE DO TRABALHO/ The Commodity’s Bubble Boom and Burst in the 21st Century and the Brazilian Sugarcane Agroindustry: from labor mobilization to its crisis/ El Boom y el Estallido de la Burbuja de las Commodities en el Siglo XXI y la Agroindustria Brasileña de la Caña de Azúcar: de la Movilización a la Crisis del Trabajo." REVISTA NERA, no. 51 (January 13, 2020): 41–63. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6905.

Full text
Abstract:
A expansão da agroindústria canavieira das últimas décadas no Brasil carrega em sua dinâmica os paradigmas que permitem uma reflexão sobre o próprio processo de territorialização do capital cada vez mais financeirizado. As transformações recentes de ordem produtiva, como as relações de trabalho, expansão em área e produtividade da produção de cana-de-açúcar, endividamento e crise do agronegócio no entorno dessa atividade, no estado de São Paulo e outros da região Sudeste, são apresentados no presente artigo. Com ele, tentamos mostrar como a reprodução ampliada do capital se desdobra numa contraditória dinâmica de expansão produtiva, crise do trabalho e dependência cada vez maior de capital fictício, balizados quase sempre no Estado, e como isso envolve outra, relativa à mobilidade do trabalho e urbanização recente de cidades dependentes da dinâmica desse setor, o que diz respeito, na verdade, à pergunta acerca da reprodução da socialização sob relações capitalistas como um todo, no momento de sua crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cesar, Eduardo Alves, Janaína Gomes da Cruz, Vitor De Mesquita Leonel, Maria Eduarda Dantas César, Heloiza Carneiro Barreto, and Pedro Lima Filho. "Tecnologia de produção de licores com combinação de frutas no Sertão paraibano." Revista de Agroecologia no Semiárido 3, no. 1 (October 25, 2019): 01. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i1.2818.

Full text
Abstract:
Os licores se destacam entre as bebidas alcoólicas obtidas por mistura, por se tratarem de produtos adocicados, com formulações e matérias-primas variadas. O presente trabalho objetiva descrever o processo de fabricação de licores, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Agroindústria durante as aulas práticas na disciplina de Tecnologia de Vegetais, no laboratório de vegetais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus de Sousa-PB. Para a elaboração dos licores foram realizadas técnicas de preparo, utilizando os ingredientes: aguardente de cana com graduação alcoólica a 40%, água, açúcar refinado e frutas (uva, tamarindo e cascas de abacaxi) que ficaram em maceração por um período de 7 dias para posterior processo de fabricação. De acordo com os resultados, concluiu-se que as aulas práticas são importantes ferramentas que ajudam a despertar o interesse dos alunos em aprender, gerando satisfação nos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Novaes, José Roberto Pereira. "Campeões de produtividade: dores e febres nos canaviais paulistas." Estudos Avançados 21, no. 59 (April 2007): 167–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142007000100013.

Full text
Abstract:
A partir da década de 1970, a agroindústria canavieira passou por um processo de modernização e diversificação da produção que assegurou a sua expansão para além das regiões tradicionalmente produtoras. Nos últimos anos, esse processo ganhou mais visibilidade pelas condições favoráveis do açúcar e do álcool no mercado internacional e pela entrada dos investimentos internacionais nesse setor. Essas mudanças alteraram a dinâmica do mercado de trabalho, as formas de seleção, os tipo de contrato de trabalho, a organização do trabalho agrícola e o perfil dos trabalhadores. Nesse cenário é que os empresários continuam priorizando a contratação dos trabalhadores migrantes para o trabalho na safra da cana. A razão primordial dessa preferência se evidencia nos elevados níveis de produtividade desses trabalhadores no corte da cana. Eles foram habituados, desde criança, ao trabalho duro na terra para assegurar a sobrevivência da família. O trabalho nos canaviais não os amedronta, mesmo quando as exigências impostas os colocam no limite da sua capacidade física que deteriora seu corpo, trazendo sérias conseqüências para sua saúde. Este artigo mostra a deterioração nas condições de trabalho nos canaviais e explicita as medidas paliativas colocadas em prática pelos usineiros para melhorar as condições de trabalho, sem alterar as exigências e os níveis de produtividade do trabalho, as formas de remuneração e o controle da produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pereira, Douglas Henrique, and Carlos Guilherme Lopes Grotto. "PRODUÇÃO E ANÁLISES DE COMBUSTIVEIS SÓLIDOS ALTERNATIVOS OBTIDOS A PARTIR DE RESIDUOS AGROINDUSTRIAIS." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 5, Especial (October 31, 2018): 196–203. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nespecialp196.

Full text
Abstract:
A utilização de carvão vegetal e/ou lenha ainda é acentuado. Isso ocorre porque o mesmo apresenta alto poder calorífico e fácil combustão, características ideias para a utilização em industrias. Entretanto devido a poluição que o mesmo apresenta seu uso torna-se questionável, contribuindo para o aumento de problemas ambientais e de saúde pública. Assim, surge à necessidade de se obter novas fontes de calor com características semelhantes, visto que o desuso de carvão vegetal/lenha é inviável. A partir disso o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e analisar combustíveis sólidos alternativos produzidos a partir de biomassa residual da agroindústria. Produziu-se dois combustíveis sólidos utilizando resíduos agroindustriais (Bagaço de cana-de-açúcar e casca de arroz) agregados à argila e fécula de mandioca, na proporção mássica de 10-5-1 respectivamente. Foram realizados testes comparativos de poder calorífico indireto, densidade, umidade e resistência térmica. Através das análises realizadas observou-se que os combustíveis possuem características físico-químicas semelhantes à do carvão vegetal podendo assim serem empregados como uma alternativa energética. Palavras-chave: Resíduos; Energia; Alternativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dias, Franciele Miranda Ferreira. "Alguns elementos sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Brasil." Geosul 36, no. 79 (September 3, 2021): 116–42. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e73805.

Full text
Abstract:
A cadeia produtiva da cana-de-açúcar refere-se ao plantio, processamento industrial e transformação nas commodities açúcar e/ou etanol e, por fim, o escoamento desses produtos. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é discutir os elementos que compõem a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, utilizando para tal finalidade, a bibliografia referente à temática e alguns dados estatísticos. Analisa-se também os desdobramentos do Proálcool quanto à expansão do cultivo de cana-de-açúcar no Brasil e no crescimento da produção das commodities analisadas. Observou-se que a produção das commodities etanol e, principalmente o açúcar, são elementos importantes para a economia brasileira. No Brasil, o estado de São Paulo figura como o maior produtor de cana-de-açúcar, área destinada a esse cultivo e concentra a maioria das agroindústrias processadoras, configurando-se como o principal exportador de etanol e açúcar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gasparotto, Francielli, Marcelo Teixeira Silva, Aline Yukie Minasse Watanabe, Guilherme Miglioli Martins, Cleiltan Novais da Silva, and Edison Schmidt Filho. "Setor sucroenergético e estratégias microbiológicas para mitigação dos impactos ambientais da aplicação da vinhaça." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 1 (June 20, 2019): 241–51. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.001.0020.

Full text
Abstract:
No Brasil, a cana-de-açúcar tem sido usada como matéria-prima para a produção de etanol desde inicio do século XX, hoje a maioria das usinas de cana de açúcar produz além do etanol, açúcar e energia. A cadeia da cana-de-açúcar contribui de forma expressiva para o Produto interno Brasileiro (PIB) sendo o País o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar e sua produção deverá aumentar substancialmente nos próximos anos. No entanto, atrelado a expansão do setor surgem questões relacionadas com o aumento da geração de resíduos, como a vinhaça, gerada na etapa de destilação do caldo fermentado da cana-de-açúcar para a obtenção do etanol. Este resíduo é comumente usado na fertirrigação, porém quando usado sem critérios técnicos pode acarretar impactos ambientais, como a salinização do solo e contaminação do lençol freático. Neste estudo, além das tecnologias usualmente empregadas em usinas de cana-de-açúcar para a aplicação da vinhaça no Brasil, foram levantadas informações sobre o potencial da vinhaça como meio do cultivo de microrganismos e as possíveis alterações químicas desse resíduo após inoculação. As pesquisas apontaram a capacidade do desenvolvimento e crescimento de microrganismos e microalgas na vinhaça, observando as variações na caracterização química, bem como a possível diminuição da carga poluidora. A divulgação dessas informações tecnológicas ampliam as alternativas para descarte dos grandes volumes de vinhaça gerados pelas agroindústrias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Barreto Andrade, Isabel Cristina. "EFLUENTES DA INDÚSTRIA CANAVIEIRA DO ESTADO DE SERGIPE." Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas 2, no. 2 (October 11, 2016): 27–36. http://dx.doi.org/10.17564/2359-4942.2016v2n2p27-36.

Full text
Abstract:
RESUMOA cana-de-açúcar é um dos principais produtos da economia de Sergipe no período atual; este fator preconiza desde o período colonial e tem um papel importante na atualidade através da inserção no agronegócio. Mas a ampliação dos canaviais para aumento da produção pode acarretar em problemas ambientais de poluição em cursos d’água, através da destinação irregular dos efluentes gerados após o beneficiamento da cana-de-açúcar. Para minimizar este impacto, se faz necessária um manejo desses resíduos que obedeçam aos critérios estabelecidos na legislação específica pertinente ao assunto e utilizando instrumentos tecnológicos como alternativas para redução desse risco. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do manejo dos resíduos líquidos da produção sucroalcooleira em Sergipe e a partir da literatura sugerir estratégias para seu adequado reaproveitamento e tratamento. A pesquisa apresenta uma fundamentação teórica a partir de um levantamento bibliográfico sobre a temática proposta. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, através de pesquisa de campo e entrevista com os gestores das usinas pesquisadas. A análise e discussão dos resultados, debateu-se sobre a situação do manejo dos resíduos líquidos nas usinas sergipanas que possuem cadastro no Ministério da Agricultura. Palavras-chave: agroindústrias, cana-de-açúcar, manejo de resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ferrante, Vera Lucia Silveira Botta, and Luís Antonio Barone. ""Parcerias" com a cana-de-açúcar: tensões e contradições no desenvolvimento das experiências de assentamentos rurais em São Paulo." Sociologias 13, no. 26 (2011): 262–305. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222011000100011.

Full text
Abstract:
A controversa presença da cana nos assentamentos rurais nos últimos anos exige uma cuidadosa reflexão sobre sua interferência no modo de vida dos assentados e na relação dos assentamentos com a dinâmica do desenvolvimento regional. A presença da cana-de-açúcar nos assentamentos tem causado conflitos internos e debates não consensuais sobre o passado/presente/futuro dessas experiências. A análise da parceria com as agroindústrias é atravessada, do nosso ponto de vista, pela noção de trama de tensões, exigindo que sejam submetidas ao crivo analítico as desigualdades constitutivas desta polêmica integração dos assentados às usinas de açúcar e álcool, assim como as consequências socioeconômicas e ambientais da problemática transformação dos assentamentos rurais em celeiros da cana. No âmbito desse artigo, serão considerados como objetos da investigação os assentamentos das regiões de Araraquara e do Pontal do Paranapanema e analisadas perspectivas de outro modelo de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pavani, Daniel Augusto Borges, and Mario Otavio Batalha. "Proposta de um conjunto de indicadores de desempenho em agroindústrias: o caso de usinas sucroalcooleiras." Revista Produção Online 21, no. 1 (March 15, 2021): 28–50. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4140.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo elaborar e propor um conjunto de indicadores de desempenho estratégicos e táticos para uma usina sucroalcooleira. Esses indicadores têm por característica abranger todas as áreas da usina para permitir aos tomadores de decisão uma visão global da empresa. Os indicadores foram obtidos por intermédio de uma pesquisa-ação que envolveu gestores das diversas áreas da usina. Os indicadores propostos utilizam o framework Performance Prism para sua construção e atendem às necessidades de gestão da empresa para os diretores da usina. Para demais níveis hierárquicos da empresa, o trabalho sugere que os ciclos propostos sejam replicados. O modelo proposto assume que indicadores de desempenho em uma usina sucroalcooleira deve contemplar aspectos ligados à industrialização da cana-de-açúcar e às atividades de produção agrícola. Neste sentido, são propostos 24 indicadores de desempenho que atendem às expectativas da usina. A equipe de diretores da usina colocará em prática os indicadores sugeridos e utilizará a pesquisa-ação proposta neste trabalho para expandir o conjunto de indicadores para o nível operacional. A principal contribuição deste artigo é a proposição de indicadores de desempenho que compreendem o conjunto de atividades de uma usina de cana-de-açúcar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Monteiro, Marcia Rocha. "Homens da cana e hospitais do açúcar: uma arquitetura da saúde no Estado Novo." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 18, suppl 1 (December 2011): 67–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702011000500005.

Full text
Abstract:
Aborda a constituição de um patrimônio arquitetônico da saúde para a assistência ao trabalhador da agroindústria açucareira no Brasil, a partir do Estatuto da Lavoura Canavieira (1941), sob a égide do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e no âmbito da política do Estado Novo (1937-1945). Esclarece as soluções propostas pelo Instituto, fundamentadas em inquéritos realizados nas usinas de cada estado canavieiro e no sistema médico-hospitalar, de raízes norte-americanas da década de 1940, adotado pela burocracia ilustrada do IAA. Destaca os hospitais centrais de Pernambuco e especialmente de Alagoas, contrários às orientações do Instituto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ferreira, Patrícia Silva, and Charlei Aparecido da Silva. "Dinâmicas e gestão do território, a cana-de-açúcar na bacia hidrográfica do Rio Brilhante – MS / Brasil." Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente 1, no. 1 (October 17, 2019): 141–58. http://dx.doi.org/10.21814/physisterrae.450.

Full text
Abstract:
O incremento do setor sucroenergético no estado de Mato Grosso do Sul esteve inicialmente ligado ao projeto do ProÁlcool, esse subsidiava as agroindústrias para produção do álcool combustível- etanol. No período de 1979 a 1990 haviam apenas 9 usinas no estado e após o ano de 2015 o setor contava com 25 unidades. A produção e a área de cultivo da cana-de-açúcar quadruplicaram no período de 2003 a 2015. O presente estudo tem como objetivo mapear o uso e cobertura das terras e a evolução temporo-espacial da cana-de-açúcar na bacia hidrográfica do Rio Brilhante, uma importante bacia hidrográfica localizada na região centro-sul de Mato Grosso do Sul, Brasil. Para tanto utilizou-se de técnicas e de ferramentas de sensoriamento remoto associadas à trabalhos de campo, isso a fim de validar os resultados e identificar o uso e a ocupação das terras. Alerta-se sobre o uso e a ocupação exclusiva das terras com a melhor aptidão agrícola pela cana-de-açúcar, isso, no futuro, possivelmente suscitará danos às economias locais, e, no médio prazo, ao país vide a escolha por um padrão no qual a monocultura é prioritária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferrante, Vera Lúcia Silveira Botta. "ASSENTAMENTOS RURAIS NO TERRITÓRIO DA CANA: CONTROVÉRSIAS EM CENA." REVISTA NERA, no. 11 (May 29, 2012): 61–80. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i11.1409.

Full text
Abstract:
A controversa presença da cana nos assentamentos rurais nos últimos anos exige uma cuidadosa reflexão sobre sua interferência no modo de vida dos assentados e na relação dos assentamentos com a dinâmica do desenvolvimento regional. A presença da cana nos assentamentos tem suscitado ao longo desse período conflitos internos, discussões, nada consensuais, sobre o passado/ presente/ futuro dessas experiências. A análise da parceria com as agroindústrias é atravessada, do nosso ponto de vista, pela noção de trama de tensões. Nos termos em que a parceria vem se concretizando, temos discutido a necessidade de desconstrução desse conceito calcado na matriz teórica de capital social e a importância de submeter ao crivo analítico as desigualdades constitutivas desta polêmica integração dos assentados às usinas de açúcar e álcool, bem como a construção de uma agenda de políticas públicas de segurança alimentar, pautada nos princípios da produção agroecológica de alimentos, na valorização da produção regional e na inclusão social de produtores familiares assentados e trabalhadores rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Marques, Jonathas Gomes de Carvalho, Simone Karine Silva da Paixão, Marília Regina Costa Castro Lyra, Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho, and Ronaldo Faustino da Silva. "GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE RURAL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 4 (January 6, 2020): 312. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019312-329.

Full text
Abstract:
O Brasil tem se destacado com grandes arrecadações no PIB a partir dos avanços do setor primário, totalmente dependente dos sistemas de produção agropecuária e das agroindústrias. Com essa utilização dos recursos naturais, os impactos ambientais gerados também aumentam com o crescimento da produção. Entre eles, destaca-se o uso intensivo de agroquímicos, lançamento de resíduos das agroindústrias inadequadamente. Dessa forma, o presente estudo objetivou identificar as cinco principais culturas agrícolas e as quatro agroindústrias importantes no cenário dos agroecossistemas nacionais, fazendo uma análise da sustentabilidade do meio rural brasileiro. Para tanto, foram utilizados dados secundários de artigos, dissertações, visando embasar e agregar dados confiáveis para este estudo sobre as culturas: Arroz, Soja, Milho, Cana-de-Açúcar e Café, além da análise das agroindústrias de laticínios, além de processamento de bovinos, aves e suínos. Essas atividades tem um alto poder poluente para o Meio Ambiente se não forem manejados da forma correta. Dentre os impactos, destaca-se a poluição atmosférica pela queimada, lançamento de rejeitos, além do alto consumo hídrico. No entanto, já se visualiza ações e tecnologias como alternativas sustentáveis para esse cenário como o reaproveitamento do bagaço e vinhaça para alimentação de animais e fertirrigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Picanço Filho, Artêmio Ferreira, and Joel Orlando Bevilaqua Marin. "A rede política canavieira e seus recursos de poder em Goiás." Pesquisa Agropecuária Tropical 42, no. 2 (June 2012): 189–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632012000200005.

Full text
Abstract:
Neste artigo, são analisados a rede política canavieira goiana, os recursos de poder de seus agentes e as assimetrias de informações geradas nas relações contratuais. Os dados de campo foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e levantamento documental. As agroindústrias canavieiras detêm recursos de poder econômico, político, tecnológico e jurídico, que geram assimetrias de informações, na cadeia produtiva da cana-de-açúcar em Goiás. As assimetrias de informações dificultam o cumprimento dos contratos agrários e o atendimento às reivindicações dos produtores e suas entidades de representação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Carpes, Dauto Pivetta, Airton Dos Santos Alonço, Gessieli Possebom, Antônio Robson Moreira, Rafael Sobroza Becker, Bruno Christiano Corrêa Ruiz Zart, and Tiago Gonçalves Lopes. "Análise ergonômica e ambiental de uma empresa metalúrgica do ramo de agroindústrias e derivados de cana de açúcar." Tecno-Lógica 23, no. 1 (January 3, 2019): 28–35. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v23i1.12382.

Full text
Abstract:
Dentre as linhas de atuação da análise ergonômica do trabalho, há a avaliação dos fatores de realização de uma determinada tarefa. As condições de trabalho podem influenciar diretamente no aumento de produtividade, lucros, redução de perdas, além de proporcionar conforto e segurança dos trabalhadores. Desse modo, este trabalho teve por objetivo avaliar as posturas realizadas durante uma jornada de trabalho, bem como as condições ambientais, elaborando diagnósticos e possíveis recomendações, em cinco setores de uma empresa metalúrgica no município de Jaguari – RS. Foi aplicado um questionário para verificação do funcionamento geral da empresa e observadas as condições de iluminação e ruído para realização das tarefas de cinco funcionários. A análise postural foi realizada através da observação no ambiente de trabalho e também através de imagens com o auxílio do software Ergolândia 5.0, com a utilização dos métodos RULA e OWAS. Através das análises, foi observado que apenas um posto de trabalho não estava conforme a norma para iluminância de interiores, e nenhum dos postos atendia à norma de referência para ruído. Ainda, a maioria dos funcionários realizavam algum tipo de esforço para o carregamento de peças, o que corrobora para os resultados dos métodos posturais que apresentaram necessidade de investigação e correções em alguns postos de trabalho. Assim, concluiu-se que existe a necessidade da adoção de mudanças em alguns postos de trabalho, principalmente no que se refere às condições posturais de realização das tarefas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bach, Fabiane, Camilo Freddy Mendoza Morejon, Mônica Lady Fiorese, and Salah Din Mahmud Hasan. "ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOETANOL DE SORO DE LEITE." Engevista 16, no. 3 (September 10, 2013): 392. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v16i3.451.

Full text
Abstract:
Dentre as matérias-primas mais utilizadas para a produção de etanol, estão os materiais celulósicos, amiláceos, cana de açúcar, açúcar de beterraba e melaço. Fontes alternativas vêm sendo pesquisadas, principalmente as provenientes de resíduos das agroindústrias, sendo um deles o soro de leite. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi estudar a influência das variáveis: temperatura, agitação, concentração de enzima e glicose, durante a produção de bioetanol a partir de soro de leite. A fermentação alcoólica do soro de leite foi realizada seguindo um planejamento experimental fracionário (PEF). A lactose naturalmente presente no soro de leite foi previamente hidrolisada pela enzima lactase. A levedura Saccharomyces cerevisiae foi empregada para realizar a fermentação alcoólica. Os resultados obtidos mostraram que para todas as condições operacionais dos experimentos realizados, houve produção de etanol. Dentre as variáveis analisadas, somente a concentração de glicose adicionada ao meio teve uma influência significativa (estatisticamente α=0,1), na concentração final de etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Baccarin, José Giacomo. "EFEITOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DE MUDANÇAS TECNOLÓGICAS RECENTES NA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 3, no. 20 (February 5, 2020): 141–73. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v3i20.6559.

Full text
Abstract:
De 2007 a 2017, vigorou o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, acordo entre empresários sucroalcooleiros e Governo do Estado de São Paulo, propondo a eliminação da queimada da cana como método facilitador de sua colheita, ao mesmo tempo, que se substituía a colheita manual pela mecânica. Apontam-se motivações da mecanização canavieira e repercussões na concentração fundiária e concorrência entre agroindústrias e fornecedores de cana. Estimam-se os efeitos na ocupação formal, com queda acentuada no número de cortadores de cana e aumento de pessoas na mecanização agrícola, em transporte e manutenção de máquinas e serviços administrativos, com saldo negativo. Entende-se que a ação pública no Protocolo foi parcial, com priorização da questão ambiental e pouca preocupação quanto à ocupação e concentração econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Campos, Natália Lorena, and João Cleps Junior. "Territorialização do capital estrangeiro no setor sucroenergético de Minas Gerais." REVISTA CAMPO-TERRITÓRIO 15, no. 36 Jul. (July 3, 2020): 169–98. http://dx.doi.org/10.14393/rct153607.

Full text
Abstract:
Desde meados da década de 1990 o setor sucroenergético brasileiro tem se aliado ao capital externo e a empresas estrangeiras interessadas na produção de commodities agrícolas. Minas Gerais insere-se nesse movimento na década de 2000, marcada por constantes processos de fusões e/ou aquisições, em que empresas mundiais uniram-se às agroindústrias canavieiras, num período de maior abertura econômica do setor pós crise financeira de 2008. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é compreender como esta dinâmica atual do setor ocorreu no estado, analisando a territorialização do capital externo e o processo de internacionalização das agroindústrias canavieiras, estas concentradas na mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Metodologicamente, foi levantado o número de empreendimentos no estado com participação de capital estrangeiro, assim como referencial teórico relacionado à temática e análise de dados de produção, número de usinas, preço da terra, entre outros. O presente trabalho é resultado de pesquisas voltadas para a compreensão do uso corporativo do território, através da apropriação capitalista e compra de terras pelas empresas transnacionais para a produção de commodities agrícolas, sobretudo da cana-de-açúcar e etanol. O processo de internacionalização decorrente segue a dinâmica da financeirização da riqueza e compreende, inclusive, a captura dos recursos naturais, da biodiversidade atingindo os demais componentes do espaço agrário como principalmente o emprego rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bringhenti, Lizandra, Claudio Cabello, and Luiz Henrique Urbano. "Fermentação alcoólica de substrato amiláceo e hidrolisado enriquecido com melaço de cana." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 2 (April 2007): 429–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000200024.

Full text
Abstract:
A farinha constitui um dos principais produtos da mandioca, e seu uso é muito difundido em todo o País. Durante o processamento da mandioca para a obtenção da farinha é gerado um resíduo sólido proveniente da decantação da manipueira, o qual é composto essencialmente por amido. Diante da importância do aproveitamento de resíduos agroindústrias para a geração de energia e como fonte de renda para as empresas, com este trabalho objetivou-se avaliar o efeito da adição de melaço (resíduo da produção de açúcar de cana) no preparo de soluções de amido para hidrólise enzimática e fermentação alcoólica. Os resultados obtidos demonstraram que a adição de melaço no resíduo amiláceo inicial em doses a partir de 10% levou a um aumento no teor de açúcares no mosto promovendo um aumento de 112% na produção de etanol, em relação ao substrato sem aditivo. Contudo, a seleção de leveduras adaptadas ao substrato faz-se necessária para um melhor rendimento em etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, Edenis Cesar de, and Raquel da Silva Pereira. "O PROTOCOLO AGROAMBIENTAL E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM AGROINDÚSTRIAS E FORNECEDORES DE CANA-DE-AÇÚCAR DA MICRORREGIÃO DE ASSIS (SP)." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 10, no. 1 (April 7, 2017): 227. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n1p227-251.

Full text
Abstract:
Estudos têm evidenciado que a inserção da dimensão ambiental na gestão corporativa pode trazer ganhos de competitividade para as organizações, além de melhorar sua imagem diante de seus stakeholders. A demanda social por um ambiente mais limpo, aliada ao aumento da regulação ambiental, tem forçado as empresas do setor sucroenergético a implementarem programas extensivos de prevenção e mitigação dos impactos ambientais. Dessa concepção, surge o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético Paulista, que consiste em um acordo de cooperação assinado em junho de 2007 entre o governo do Estado de São Paulo, representado pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e a Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul. A pesquisa aqui apresentada objetivou apurar a percepção dos gestores das agroindústrias e fornecedores signatários, situados na Microrregião de Assis (SP), sobre a influência do Protocolo Agroambiental no processo de gestão ambiental empresarial. Foram aplicadas dezenove entrevistas semiestruturadas com os gestores ambientais de cada organização signatária. Utilizou-se a análise de conteúdo, com apoio do software Atlas.ti. 7. Os resultados evidenciaram forte influência do Protocolo Agroambiental nos processos de gestão ambiental das organizações, sobretudo com a implementação e execução de ações para atender as diretivas técnicas do Protocolo Agroambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Barbosa, Francis Régis Gonçalves Mendes, Pery Francisco Assis Shikida, and Carlos Eduardo De Freitas Vian. "A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO (1975-2017): uma análise histórico-econômica." Gestão & Regionalidade 36, no. 109 (September 29, 2020). http://dx.doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6009.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi analisar a expansão da agroindústria canavieira na região Centro-Oeste (de 1975 a 2017) com ênfase em aspectos histórico-econômicos, destacando os principais condicionantes, potencialidades e limites dessa agroindústria. Os principais resultados apontam que o ritmo de crescimento da área colhida, da produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol da região foi superior a produção média nacional, resultando no contínuo aumento da importância dessa agroindústria canavieira no cenário nacional, apoiado nos condicionantes favoráveis para sua expansão (notadamente condições edafoclimáticas, topografia das terras propícia ao uso de mecanização, etc.), apesar dos limites apontados pela literatura (logística de transporte, instabilidade no mercado de etanol, etc.). As projeções de mercado nacional e internacional para o açúcar, etanol e cogeração de energia são favoráveis à consolidação econômica da agroindústria canavieira na região Centro-Oeste no cotejo regional e nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography