Academic literature on the topic 'Agroindústria do leite'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Agroindústria do leite.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Agroindústria do leite"

1

Vinha, Mariana Barboza, Cláudia Lúcia de Oliveira Pinto, and José Benício Paes Chaves. "Estafilococos coagulase positiva em queijos Minas Frescal produzidos em agroindústrias familiares." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 73, no. 2 (November 13, 2018): 62–72. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v73i2.656.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi quantificar Estafilococos Coagulase Positiva (ECP) em queijos Minas Frescal, produzidos em seis queijarias não inspecionadas, sendo que destas, três delas utilizam leite cru e três utilizam leite pasteurizado. Foram coletadas 78 amostras, sendo 46 (24 na agroindústria e 22 no comércio) produzidas com leite pasteurizado e 32 (15 na agroindústria e 17 no comércio) fabricadas com leite cru. Queijos produzidos com leite pasteurizado apresentaram baixas contagens de ECP (1,0 x 101 a 2,0 x 103 UFC/g) e menor percentual de amostras não conformes (6,5%), as quais podem ser justificas por contaminações pós-pasteurização, decorrente de falhas higiênico-sanitárias durante a fabricação e comercialização do produto. Queijos fabricados com leite cru apresentaram maior contaminação (6,0 x 102 a 3,6 x 106 UFC/g) e maior percentual de amostras não conformes (75,0%), podendo estas serem atribuídas à contaminação da matéria-prima. Queijos informais são potencialmente capazes de causar gastroenterite e oferecem risco à saúde pública. Agroindústrias familiares devem cumprir as exigências sanitárias a fim de oferecer produtos seguros aos consumidores, evitar surtos, regularizar a produção e ampliar a comercialização, proporcionando o desenvolvimento e consolidação desta importante atividade no meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wesz Junior, Valdemar João. "Política pública de agroindustrialização na agricultura familiar: uma análise do Pronaf-Agroindústria." Revista de Economia e Sociologia Rural 48, no. 4 (December 2010): 567–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032010000400004.

Full text
Abstract:
Com o passar dos anos, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) foi se estruturando e ampliou significativamente seu campo de atuação. Além do aumento dos recursos, contratos e número de agricultores beneficiados, uma importante inovação desse programa foi a inclusão de novas linhas de financiamento, seja através da inserção de segmentos até então renegados pelas políticas agrícolas ou pelo reconhecimento e legitimação das atividades diferenciadas no meio rural, como é o caso da agroindustrialização em escala familiar. O objetivo central desse artigo é analisar a política de crédito rural direcionada às agroindústrias familiares (Pronaf-Agroindústria), trazendo em evidência a constituição, elaboração, implementação e os resultados alcançados por essa linha de financiamento. Além disso, é discutido o processo de reformulação das condições de acesso ao crédito ao longo dos últimos anos, problematizando o novo portfólio que se alcançou com a efetivação do Programa Mais Alimentos. Os resultados deste trabalho destacam a flexibilização das condições financeiras do Pronaf-Agroindústria (redução da taxa de juros, aumento do teto financiado e alastramento no público-alvo), alterando significativamente o foco de atuação da política (que deixa de ser exclusivamente as pequenas agroindústrias familiares e passa a englobar, também, as grandes cooperativas de leite).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gaspari, Luciane Cristina De, and Carlos Armênio Khatounian. "Características das Famílias, Estruturação da Produção e Estratégias de Comercialização em um Assentamento de Reforma Agrária." Revista de Economia e Sociologia Rural 54, no. 2 (June 2016): 243–60. http://dx.doi.org/10.1590/1234.56781806-947900540203.

Full text
Abstract:
Resumo: A estruturação dos estabelecimentos rurais está associada às características das famílias e às suas estratégias de inserção no mercado, em termos de geração de renda e exposição a riscos. Para entender essa associação foram estudados os casos de sete famílias assentadas em Araraquara (SP), região dominada por cana-de-açúcar e citros. Os indicadores foram o valor agregado total, o valor agregado por trabalhador, a estrutura e a dinâmica familiar e a organização do trabalho. Os casos incluíram dois estabelecimentos integrados à agroindústria (cana e frango, leite e frango), três estabelecimentos produtores de hortaliças (venda em atacado, semiatacado e direta ao consumidor), um caso de produção exclusivamente para consumo doméstico e um sem nenhuma produção econômica. As famílias vinculadas à agroindústria obtiveram valores agregados mais elevados, mas precisaram fazer investimentos maiores, o que fragilizou seus sistemas de produção frente a riscos. A crise financeira mundial de 2008 quebrou as agroindústrias integradoras e, com elas, as duas propriedades integradas. Para os produtores de hortaliças, para o mercado local, o valor agregado foi inferior ao do das integradas, como também seus investimentos em infraestrutura. A opção pela via de escoamento das hortaliças foi associada ao tamanho, ao conhecimento tecnológico e do mercado pelas famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Menegazzi, Thomas Rosa, Jorge Stumpfs Diaz, and Claudia Maria Prudêncio De Mera. "ANÁLISE SANITÁRIA EM DERIVADOS LÁCTEOS DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL." Informe GEPEC 24, no. 1 (March 27, 2020): 116–35. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v24i1.23166.

Full text
Abstract:
Este estudo, desenvolvido de modo quantitativo descritivo, verificou as condições técnicas e sanitárias que influenciam em nível social, econômico e sanitário agroindústrias familiares que destinam sua matéria-prima à produção de derivados lácteos no Rio Grande do Sul. Para a realização, foram utilizadas as seguintes legislações norteadoras da pesquisa: Instrução Normativa nº 62, Portaria nº 368 e Circular nº 175, do Ministério da Agricultura. Pelo levantamento, 80% dos produtores apresentam conhecimento das regulamentações do leite, porém 50% realizam controle das condições microbiológicas do leite, devido ao custeamento ser realizado por eles próprios; 90% apresentam regular controle da potabilidade de água; 60% apresentam responsável técnico para o rebanho e 40% para a agroindústria, apesar da exigência sanitária deste último; 20% destinam os produtos para alimentação escolar e 40% possuem certificação. Perante o exposto, apesar do bom nível informacional e estrutural dos produtores do Rio Grande do Sul com relação a itens básicos, a necessidade de um controle técnico permanente por especialistas é relevante, inclusive para orientar análises constantes da matéria-prima e produto final acabado, garantindo uma certificação para o fornecimento de alimentos seguros e aumentando o rendimento da sua matéria-prima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira Diniz, Victoria Maria, Carla Maria Schmidt, and Ivanete Daga Cielo. "FORMAS PLURAIS DE GOVERNANÇA: UMA ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES ENTRE LATICÍNIOS E PRODUTORES NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ." Informe GEPEC 25, no. 1 (January 7, 2021): 240–60. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v25i1.25889.

Full text
Abstract:
A abordagem teórica das formas plurais das transações propõe a possibilidade de que as firmas utilizem duas ou mais formas de organização para a mesma transação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar a existência de formas plurais nas transações entre os laticínios e os fornecedores de leite na região Oeste do Paraná e analisar os determinantes para a escolha dessas estruturas alternativas de organização da transação. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo de carácter descritivo por meio de entrevistas realizadas com integrantes do elo agroindústria, totalizando 12 laticínios entrevistados. Os principais resultados indicam que 66% dos laticínios analisados adotam formas plurais para coordenar suas transações de compra de leite. O que permitiu inferir que as firmas procuram estabelecer mais de uma forma de aquisição de leite, buscando minimizar a incerteza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira Diniz, Victoria Maria, Carla Maria Schmidt, and Ivanete Daga Cielo. "FORMAS PLURAIS DE GOVERNANÇA: UMA ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES ENTRE LATICÍNIOS E PRODUTORES NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ." Informe GEPEC 25, no. 1 (January 7, 2021): 240–60. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v25i1.25889.

Full text
Abstract:
A abordagem teórica das formas plurais das transações propõe a possibilidade de que as firmas utilizem duas ou mais formas de organização para a mesma transação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar a existência de formas plurais nas transações entre os laticínios e os fornecedores de leite na região Oeste do Paraná e analisar os determinantes para a escolha dessas estruturas alternativas de organização da transação. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo de carácter descritivo por meio de entrevistas realizadas com integrantes do elo agroindústria, totalizando 12 laticínios entrevistados. Os principais resultados indicam que 66% dos laticínios analisados adotam formas plurais para coordenar suas transações de compra de leite. O que permitiu inferir que as firmas procuram estabelecer mais de uma forma de aquisição de leite, buscando minimizar a incerteza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Cristiane Pereira de, Laura Maria Bruno, Evânia Altina Teixeira de Figueiredo, Andrea del Lujan Quiberoni, Juliane Doering Gasparin Carvalho, and Ana Karine Furtado de Carvalho. "Resistência de bactérias ácido-láticas a bacteriófagos provenientes de unidades de processamento de queijo Coalho." Ciência Rural 42, no. 6 (June 2012): 1117–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000600027.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivos isolar bacteriófagos de amostras de leite, soro e queijo de Coalho e avaliar a resistência de cepas de Lactobacillus paracasei, pertencentes à Coleção de Micro-organismos de Interesse para a Agroindústria Tropical da Embrapa Agroindústria Tropical, aos fagos isolados. Posteriormente, a resistência destas cepas a fagos específicos para L. paracasei, da Coleção do Instituto de Lactología Industrial - INLAIN (Santa Fe, Argentina), também foi avaliada. As amostras para isolamento dos fagos foram obtidas em quatro unidades de processamento de queijo de Coalho, sendo duas artesanais e duas industriais, localizadas no Estado do Ceará. Para o isolamento dos bacteriófagos, foi empregado o teste de lise celular (spot), enquanto que a resistência das culturas aos fagos foi avaliada pelos testes de capacidade de produção de ácido e avaliação da turbidez. As cepas avaliadas foram resistentes aos bacteriófagos provenientes das unidades de processamento de queijo de Coalho e aos bacteriófagos da Coleção do INLAIN. Os resultados obtidos indicaram que as culturas láticas testadas, resistentes aos bacteriófagos, podem ser utilizadas na composição de fermento lático destinado à elaboração de queijo de Coalho, a partir de leite pasteurizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Bruna Randi, Christiano Vieira Pires, Juliana Cristina Sampaio Rigueira Ubaldo, Giann Braune Reis, and Felipe Machado Trombete. "Estudo de viabilidade econômica e financeira para produção artesanal de queijo Cabacinha na região do Vale do Jequitinhonha - MG." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 75, no. 1 (October 1, 2020): 45–58. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v75i1.784.

Full text
Abstract:
O Queijo Cabacinha é um produto de grande importância na região do Vale do Jequitinhonha-MG, contribuindo para a geração de trabalho e renda para agricultores familiares. Ainda pouco conhecido, é elaborado de forma caseira e não padronizada por grande parte dos agricultores, o que pode comprometer a qualidade e segurança do produto. Nesse sentido, a formalização da produção através de uma agroindústria familiar, respeitando os aspectos técnicos quanto as instalações e processamento, pode ser uma alternativa para a sua produção de forma segura e com qualidade. Esse trabalho objetivou realizar um estudo de viabilidade econômica e financeira de um projeto de agroindústria familiar para a fabricação do queijo artesanal Cabacinha, em condições adequadas de boas práticas de fabricação, visando agregar valor e qualidade a produção local. Foram abordados os aspectos mercadológicos e operacionais da produção, indicando as condições que devem ser respeitadas para as instalações e para o processamento do leite até sua transformação no queijo. No projeto financeiro, foi elaborada uma projeção do fluxo de caixa da empresa para os primeiros anos de atividade, bem como calculados a lucratividade, rentabilidade, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e o Payback. Pode-se concluir que é viável o investimento para a construção da queijaria artesanal, visando a produção em regime de agroindústria familiar de pequena escala no Vale do Jequitinhonha. A produção irá proporcionar ao produtor rural maior valorização do leite, contribuindo para a produção de um alimento seguro para o consumidor, bem como, respeitando e fortalecendo as tradições locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alfredo, Anselmo. "MODERNIZAÇÃO E REPRODUÇÃO CRÍTICA: AGROINDÚSTRIA DO LEITE E CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 24 (April 30, 2008): 63. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74097.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Luciana Da Silva Corrêa, Maria Laura Gomes Silva Da Luz, Carlos Alberto Silveira Da Luz, Gizele Ingrid Gadotti, Vanessa Maldaner, Júlia Bergmann Santos, and Ruan Bernardy. "Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação de uma Agroindústria de Extrato Vegetal." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 4, no. 2 (December 15, 2017): 48. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v4i2.12203.

Full text
Abstract:
Estima-se que aproximadamente 15,2 milhões de brasileiros sejam vegetarianos, o que corresponde a 8% da população do país. Neste sentido, as bebidas de base vegetal surgem como alternativa de produto alimentício para vegetarianos e veganos, bem como para alérgicos à proteína do leite e intolerantes à lactose. Este trabalho teve o objetivo de analisar a viabilidade técnica e econômica de uma agroindústria que produza dois tipos de extrato vegetal: de noz-pecã e de amendoim. Nesse estudo, foi computado o mercado consumidor relativo à quantidade para dimensionar a agroindústria e foi realizado um teste de análise sensorial para orientar a formulação do extrato. A análise econômica do projeto mostrou que a proposta é viável, com retorno do capital investido em 4 ou 6 anos, para os cenários estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Agroindústria do leite"

1

Rocha, Alynson dos Santos. "Mercados e estratégias empresariais na agroindústria de leite e laticínios: um estudo comparativo." Faculdade de Economia, 2004. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17203.

Full text
Abstract:
Submitted by Jacileide Oliveira (jacileideo@gmail.com) on 2015-03-19T14:13:12Z No. of bitstreams: 3 ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 1.pdf: 24096552 bytes, checksum: a877293600ce309d0eccd2604926221e (MD5) ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 2.pdf: 23885293 bytes, checksum: c8a64046b508309a37674f8faf84a34d (MD5) ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 3.pdf: 25088760 bytes, checksum: a6244ce3231bf0e8c22647d6be8d6514 (MD5)
Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2015-03-20T14:20:34Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 1.pdf: 24096552 bytes, checksum: a877293600ce309d0eccd2604926221e (MD5) ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 2.pdf: 23885293 bytes, checksum: c8a64046b508309a37674f8faf84a34d (MD5) ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 3.pdf: 25088760 bytes, checksum: a6244ce3231bf0e8c22647d6be8d6514 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-20T14:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 1.pdf: 24096552 bytes, checksum: a877293600ce309d0eccd2604926221e (MD5) ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 2.pdf: 23885293 bytes, checksum: c8a64046b508309a37674f8faf84a34d (MD5) ALYSSON DOS SANTOS ROCHA 3.pdf: 25088760 bytes, checksum: a6244ce3231bf0e8c22647d6be8d6514 (MD5)
Este trabalho estuda estratégias alternativas - bem sucedidas - à integração ao chamado complexo agroindustrial do leite e laticínios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alecrim, Mircella Marialva. "Produção de enzimas coagulantes do leite por Aspergillus flavo furcatis em resíduos da agroindústria." Universidade Federal do Amazonas, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4908.

Full text
Abstract:
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-03-03T13:17:31Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mircella M. Alecrim.pdf: 558984 bytes, checksum: 9b8c2065b48d94ad76265bdf82a34748 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-03-03T13:17:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mircella M. Alecrim.pdf: 558984 bytes, checksum: 9b8c2065b48d94ad76265bdf82a34748 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-03-03T13:18:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mircella M. Alecrim.pdf: 558984 bytes, checksum: 9b8c2065b48d94ad76265bdf82a34748 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-03T13:18:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mircella M. Alecrim.pdf: 558984 bytes, checksum: 9b8c2065b48d94ad76265bdf82a34748 (MD5) Previous issue date: 2014-01-14
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Six strains of Aspergillus flavo furcatis were screened to investigate milk-clotting enzyme production by fermentation in natural liquid medium. The growth media comprised extracts of Cupuaçu Exocarp+Rice Bran [10% or 20% (v/v) CE+RB] and Açai Waste+Rice Bran [10% or 20% (v/v) AW+RB] with or without supplementation 0.1% (w/v) of yeast extract and 0.5% (w/v) gelatin. Significant values of milk-clotting activity were determined by A. flavo furcatis DPUA 1461 and DPUA 1608, in the standard and natural media, respectively. According to criteria of clot and whey formations, 8.3% of the samples tested were classified as strong coagulation, 41.70% showed weak coagulation and in 50% wasn’t observed milk coagulation. Milk-clotting proteases of A. flavo furcatis DPUA 1608 were inhibited by pepstatin (94.72%) and moderately inhibited by the others metal ions tested. The optimal action was at 40 °C and pH 7.0.
Seis linhagens de Aspergillus flavo furcatis foram selecionadas para investigar a produção de proteases coagulantes por fermentação em meio líquido natural. O meio de cultura consistiu de extratos de Casca de Cupuaçu+Farelo de Arroz [CC+FA 10% ou 20% (v/v)] e Resíduo de Açaí+Farelo de Arroz [RA+FA 10% ou 20% (v/v)] com ou sem suplementação de extrato de levedura 0,1% (p/v) e gelatina 0,5% (p/v). Valores significativos de atividade coagulante foram determinados por A. flavo furcatis DPUA 1461 e DPUA 1608 no meio padrão e natural, respectivamente. De acordo com o critério de formação de coágulo e separação de soro, 8,3% das amostras testadas foram classificadas como coagulação forte, 41,70% apresentaram coagulação fraca e em 50% não foi observada a coagulação do leite. As proteases coagulantes de A. flavo furcatis DPUA 1608 foram inibidas por pepstatina (94,72%) e moderadamente inibidas por outros íons metálicos testados. A ação ótima das enzimas foi determinada a 40 °C e pH 7,0
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Rosimeire Fernandes Cruz. "Práticas de gestão na agricultura familiar : um estudo com pequenos produtores de leite no município de Unaí-MG." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8769.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2011.
Submitted by Suelen Silva dos Santos (suelenunb@yahoo.com.br) on 2011-06-29T16:14:07Z No. of bitstreams: 1 _RosimeireFernandesCruzPereira.pdf: 844705 bytes, checksum: 05e5e2360dafc33241e84b696acf0641 (MD5)
Approved for entry into archive by Guilherme Lourenço Machado(gui.admin@gmail.com) on 2011-06-29T16:33:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 _RosimeireFernandesCruzPereira.pdf: 844705 bytes, checksum: 05e5e2360dafc33241e84b696acf0641 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-06-29T16:33:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _RosimeireFernandesCruzPereira.pdf: 844705 bytes, checksum: 05e5e2360dafc33241e84b696acf0641 (MD5)
Este estudo teve como objetivo realizar uma análise entre as práticas de gestão adotadas por dois grupos de estabelecimentos (os fornecem leite e os que não fornecem leite para a cooperativa local) da agricultura familiar, que tem como atividade econômica principal, a produção de leite no município de Unaí, bem como identificar entre estes grupos, as principais dificuldades para o desenvolvimento da atividade produtiva e suas estratégias para assegurar a rentabilidade do empreendimento. Para tanto, buscou-se por meio de dois instrumentos de coleta de dados atingir aos objetivos propostos; o questionário semi-estruturado, que foi aplicado à 55 produtores de leite e entrevista, direcionada a três instituições (agência do Banco do Brasil, EMATER e Cooperativa local) ligadas diretamente a este segmento populacional. Para análise dos dados foi dada ênfase aos aspectos qualitativos para caracterizar a unidade de produção, o público alvo, as práticas de gestão, principais dificuldades e estratégias utilizadas. A partir dos resultados, concluiu-se que apesar de haver significativa diferença entre o tamanho da área (ha) dos estabelecimentos nos dois grupos, estes, de forma geral, utilizam das mesmas práticas de gestão e enfrentam limitações semelhantes, exceto em três aspectos: acesso ao crédito, à assistência técnica e à tecnologia. Nestes quesitos, os estabelecimentos que não que fornecem leite para a cooperativa apresenta maiores dificuldades de acesso. Concluiu-se ainda, que o vínculo que os estabelecimentos tem com o mercado local, está fortemente relacionado com a capacidade de produção, formação de renda, de financiamento e de padrão tecnológico. Por fim, concluiu-se que a baixa produção e a restrição de recursos monetários que atinge a todos os estabelecimentos, são fatores entrelaçados e que a resolução de um desses gargalos, automaticamente influi positivamente os demais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to performs a analysis of the management practices adopted by two groups of establishments (provide them with milk and not provide milk for the local cooperative) family farmers, whose main economic activity, milk production in the municipality of Unaí and to identify among these groups, the main challenges for the development of productive activities and their strategies to ensure profitability of the enterprise. To this end, we sought through two data collection instruments to achieve the proposed objectives, the semi-structured questionnaire, which was applied to 55 dairy producers and interviews, aimed at three institutions (branch of the Bank of Brazil EMATER and local Cooperative) linked directly to this population segment. For data analysis, the emphasis was on qualitative aspects to characterize the production unit, the target audience, management practices, main problems and strategies. From the results, it was concluded that while there was significant difference between the sizes of the area (ha) of establishments in the two groups, but, in general, using the same management practices and face similar constraints, except in three aspects: access to credit, technical assistance and technology. These issues, not the establishments that provide milk for the cooperative present greater difficulties of access. It was also concluded that the bond that has properties with the local market, is closely related to the capacity of production, income formation, financing and technological standards. Finally, it was concluded that the low production and restriction of monetary resources to reach all sites, factors are intertwined and that the resolution of these bottlenecks, automatically have a positive influence others.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Leticia Martins de. "Os relacionamentos privilegiados pela agroindústria láctea gaúcha no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2000. http://hdl.handle.net/10183/3026.

Full text
Abstract:
As modificações do cenário mundial, a formação de blocos econômicos e a abertura dos mercados nacionais têm acirrado a concorrência entre as empresas dos diferentes setores da economia. Neste contexto, nota-se a preocupação das empresas brasileiras em repensarem suas formas de gestão e produção. A cadeia produtiva do leite no Brasil, desde o início dos anos 90, vem passando por inúmeras mudanças estruturais devido à desregulamentação do mercado, à abertura comercial e à estabilização da economia brasileira, mudanças estas que têm provocado profundas transformações no setor. Este estudo tem como objetivo apresentar as formas de relacionamento, de gestão e de organização da produção que as empresas e cooperativas de leite, no Rio Grande do Sul, estão implementando para responder as exigências desse ambiente competitivo. Outros aspectos estudados dizem respeito ao fluxo logístico, fluxo de informações e as transações entre os agentes. Foram estudadas cinco empresas representando 65% da produção de leite sob inspeção no Estado. Os elementos fundamentais desta análise são: a gestão da cadeia de suprimentos, o relacionamento entre os elos da cadeia de suprimentos e a configuração que esta está assumindo. Com base nas análises apresentadas, verificou-se que as duas pequenas empresas privilegiam a integração vertical em suas atividades de suprimento, as duas médias e a grande nacional adotam relações de cooperação interfirmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Geraldo Magela de. "Controladoria em Agronegócios : um estudo sobre caprinocultura de leite nas microrregiões dos cariris do estado da Paraíba." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2889.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007.
Submitted by Diogo Trindade Fóis (diogo_fois@hotmail.com) on 2009-12-23T12:13:39Z No. of bitstreams: 1 2007_GeraldoMageladeAndrade.pdf: 570891 bytes, checksum: 0fca263135a10adf178e9d190f48f5c4 (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2009-12-23T21:21:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_GeraldoMageladeAndrade.pdf: 570891 bytes, checksum: 0fca263135a10adf178e9d190f48f5c4 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-12-23T21:21:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_GeraldoMageladeAndrade.pdf: 570891 bytes, checksum: 0fca263135a10adf178e9d190f48f5c4 (MD5) Previous issue date: 2007-05-02
Pesquisas recentes mostram o crescimento satisfatório do agronegócio no Brasil e a importância desse setor para a região Nordeste – onde a caprinocultura é o ramo que favorece melhores condições de desenvolvimento econômico em sub-regiões carentes, como o semiárido – surge a necessidade de pesquisas que apontem como, adequadamente, direcionar esta atividade econômica de forma que propicie um melhor desempenho para seus empreendedores. Este trabalho foi elaborado com o objetivo de verificar se as associações de caprinocultores de produção de leite de cabra das microrregiões dos cariris paraibanos utilizam práticas de controladoria para o planejamento e desenvolvimento eficaz de seus negócios. Para realizar tal intento foi necessário construir um referencial teórico sobre o tema. Conceitos essenciais sobre controladoria e contabilidade extraídos de obras nacionais e internacionais dão o suporte teórico necessário ao desenvolvimento do trabalho. O panorama da caprinocultura com foco na produção de leite de cabra no mundo, no Brasil e na Paraíba é apresentado e é destacada a imprescindível necessidade da adoção de técnicas de controladoria e contábeis para o controle dessa atividade econômica. Os dados resultantes da pesquisa estão demonstrados em gráficos e tabelas, os quais evidenciaram que as associações de produtores de leite de cabra pesquisadas adotam procedimentos de controladoria e contabilidade no desenvolvimento de seus negócios. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Recent researches show satisfactory growth of the agribusiness in Brazil and its the importance for the Northeastern area - where goat breeding is the branch that offers better economical development conditions in poorer sub-areas like the semi-árido – which indicates the need of researches that show how to appropriately manage this economical activity so that it can lead to a better entrepreneurs performance. The present work had as main objective to verify if goat breeding and goat milk business cooperatives in cariris paraibano micro regions adopt controlling procedures for the planning and effective development of their businesses. To accomplish such a project it was necessary to build a theoretical research on the theme. Essential concepts about controlling and accounting extracted of national and international works give the necessary theoretical support to the development of the work. The portrait of the goat breeding business with focus in the production of goat milk in the world, in Brazil and in Paraíba is presented and it is clear the need of adoption of controlling techniques and accounting for the management of such an economical activity. The research resulted data are shown in graphs and tables, which evidenced that the considered cooperatives of goat milk producers adopt controlling and accounting procedures in the development of their businesses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fiegenbaum, Joel. "A EVOLUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DA LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DA AGROINDÚSTRIA DO LEITE NO RIO GRANDE DO SUL." Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6606.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The present study aims to analyze the organization and location of dairy agro-industry in the state of Rio Grande do Sul between the years 1990-2010. This study seeks to assess the development of dairy agro-industry, in the aspects of industrial structure, production volume and location of the processing plant and capture raw. The theoretical references permeate the use of Commodity System Approach, the model structure-conduct-performance (SCP) dynamic strategies of Porter, the types of structure Guimarães and indicators Locational Quotient and Locational Gini. To conduct the study, we used the descriptive method and secondary data, followed by analysis of sectoral and geographical axis. In industry, discusses the structure of the agro-processing milk in Brazil and consequently the state of RS. In geographical axis seeks to determine the displacements of the primary production of milk, as well as the industrial processing of RS. The main results show that from 2002 to the expansion of demand for dairy products have as typologies of dairy industry in Brazil and RS three subgroups in the dairy industry, namely: a) subset of differentiated oligopoly among large firms sector b) subgroup of homogeneous oligopoly among firms of medium size, c) subgroup of competitive industry between firms marginal sector. Regarding performance, formulates the hypothesis that at the time the markets have become regionalized national (after the end of paradigm perishability milk) production units in RS when setting their prices through mark-up are watching what happens regarding the concentration level in Brazil. There is specialization and geographic concentration of production and processing of dairy in the northwestern state of RS.
O presente estudo visaanalisar a organização e a localização da agroindústria de leite no estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 1990 a 2010. Busca-se neste estudo avaliar a evolução da agroindústria do leite, nos aspectos de estrutura industrial, de volume de produção e de localização do processamento fabril e da captação in natura. As referências teóricas perpassam pela utilização do Commodity System Approach, o modelo de estruturaconduta- desempenho (ECD) dinâmico, as estratégias de Porter, as tipologias de estrutura de Guimarães e os indicadores de Quociente Locacional e Gini Locacional.Para realização da pesquisa, utilizou-se o método descritivo e dados secundários, seguido da análise do eixo setorial e geográfico. No setorial, discute-se a estrutura da agroindústria de transformação do leite no Brasil e por consequência no estado do RS. No eixo geográfico procura-se determinar os deslocamentos da produção primária de leite, bem como da transformação industrial no RS. Os principais resultados apontam que a partir de 2002 com a expansão da demanda de lácteos têm-se como tipologias da indústria de laticínios no Brasil e no RS três subgrupos na indústria de lácteos, a saber: a) subgrupo de oligopólio diferenciado entre as grandes firmas do setor; b) subgrupo de oligopólio homogêneo entre as firmas de tamanho médio; c) subgrupo de indústria competitiva entre as empresas marginais do setor. Em relação ao desempenho, formula-se a hipótese de que no momento em que os mercados de regionalizados passaram a ser nacionais (após o fim do paradigma da pericibilidade do leite) as unidades produtivas no RS, ao fixarem seus preços através do mark-up estão observando o que ocorre em relação à concentração em nível de Brasil. Houve especialização e concentração geográfica da produção e industrialização do leite na região noroeste do estado do RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrade, Junior Janison Correia de. "Territórios da agroindústria de laticínios em Nossa Senhora da Glória - SE." Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2018. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8821.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Territories can arise from the most varied manners that man has to relate to space, and from this he can take multiple forms. For this to happen, a series of actions brought about by the action of individuals acting under the physical substrate must be concretely manifested, provoking diverse consequences within a specific reality. In the Brazilian municipality of Nossa Senhora da Glória, in the State of Sergipe, the dairy agroindustry appears to operate within a traditional market in the area, that one of the milk. Its activities, being then a direct result of human action, generate environmental and cultural impacts that are taken into account in the configuration of several territories. Therefore, this study has as general objective to analyze the environmental and cultural impacts of dairy agroindustry in the configuration of its territories. For that, bibliographical surveys were made to discuss these concepts as a category of geographic science study; of Environmental Impacts seeking to overcome its simplistic approach and Cultural Impacts from a perspective of the discussions that involve the concept of culture. Access to previous research involving or addressing the object of study provided rich information as well as economic, historical and social analyzes involving the area of the object studied. Allied to these premises, the observation in the field of social realities in the area of study and in its adjacent context served to confront the theoretical knowledge. From all these prerogatives, it was possible to verify the presence of multiple territories that arise from the agroindustrial activities of dairy in its environmental and cultural impacts.
Os territórios podem surgir a partir das mais variadas maneiras que o homem tem de se relacionar com espaço e, a partir disso, ele pode tomar múltiplas formas. Para que isso aconteça, uma série de ações provocadas pela atuação dos indivíduos que agem sob o substrato físico tem de ser manifestas de maneira concreta, provocando consequências diversas dentro de uma realidade específica. No município brasileiro de Nossa Senhora da Glória, no Estado de Sergipe, a agroindústria de laticínios surge para atuar dentro de um mercado tradicional na área, o do leite. Suas atividades, sendo então resultado direto da ação humana, geram impactos ambientais e culturais que são levados em conta na configuração de diversos territórios. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral analisar os impactos ambientais e culturais da agroindústria de laticínios na configuração de seus territórios. Para este fim, foram feitos levantamentos bibliográficos para as discussões dos conceitos de territórios enquanto categoria de estudo da ciência geográfica; de Impactos Ambientais buscando superar sua abordagem simplista e de Impactos Culturais sob uma perspectiva das discussões que envolvem o conceito de cultura. O acesso a pesquisas anteriores que envolviam ou abordavam o objeto de estudo forneceram ricas informações, além das análises econômicas, históricas e sociais envolvendo a área do objeto estudado. Aliado as estas premissas, a observação em campo das realidades sociais na área de estudo e em seu contexto adjacente serviram para confrontar os conhecimentos teóricos. A partir de todas estas prerrogativas foi possível constatar a presença de múltiplos territórios que surgem a partir das atividades agroindustriais de laticínios em seus impactos ambientais e culturais.
São Cristóvão, SE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gradi, Alessandra Bueno de. "Relações de gênero nas famílias agricultoras associadas a mini-usinas de leite no Estado de Santa Catarina." Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80793.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Made available in DSpace on 2012-10-18T19:22:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T03:36:25Z : No. of bitstreams: 1 177502.pdf: 3129850 bytes, checksum: 8c231db54192dedbabe467570618b2db (MD5)
A divisão sexual do trabalho nas unidades de pequena produção agropecuárias é influenciada pelo sexo, idade e tamanho da família, uma vez que a mão-de-obra utilizada nas mesmas é preponderantemente familiar. Apesar de trabalhar cerca de 10/16 horas semanais a mais do que o homem, o trabalho da mulher é considerado atividade não econômica, não produtiva, além de ser não remunerado. Esta situação de desconsideração pelo trabalho feminino é verificado na família produtora, nos órgãos institucionais, e em algumas ONGs, muitas delas responsáveis por programas de desenvolvimento junto a essas famílias agricultoras, que não levam em consideração a participação real das mulheres nos mesmos. Na análise de duas agroindústrias de pequeno porte, duas mini-usinas de leite, verificamos que as mulheres participaram no processo de gestação e implementação das mini-usinas mas o mesmo não ocorria atualmente. Uma reestruturação dos projetos voltados para a agricultura familiar, no sentido de incentivar e valorizar uma maior participação das mulheres e jovens em todas as etapas do processo, se faz necessária para que haja um nível de aceitação maior por parte de toda a família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Revillion, Jean Philippe Palma. "Estudo das variáveis relevantes na adoção do processamento UHT nas agroindústrias de laticínios do estado do Rio Grande do Sul." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2000. http://hdl.handle.net/10183/49428.

Full text
Abstract:
A implementação de uma inovação tecnológica na década de 1990, representada pelo sistema UHT (Ultra Alta Temperatura) de produção de leite longa vida, provocou profundas mudanças estruturais no complexo agroindustrial lácteo no Brasil e no Rio Grande do Sul. Nesse período, observou-se a nítida e crescente tendência de substituição do leite pasteurizado pelo leite UHT, que é hoje o principal produto lácteo consumido no país. O principal objetivo desse trabalho foi o de identificar os elementos considerados no processo de adoção e implementação da tecnologia UHT nas agroindústrias processadoras de leite fluído no estado do Rio Grande do Sul. Em uma primeira etapa, buscou-se caracterizar os fatores relevantes no ambiente competitivo que influenciaram a adoção da tecnologia UHT ,de acordo com o modelo das "cinco forças" de PORTER (1989), e entender de que maneira essa tecnologia moldou as características dessa cadeia produtiva. A partir da definição desse cenário, procurou-se apreender o impacto da tecnologia UHT sobre os "direcionadores de custo e diferenciação" de PORTER (1989) envolvidos no desenvolvimento das estratégias competitivas individuais das agroindústrias processadoras. Finalmente, buscou-se estabelecer um quadro de análise que permitisse um entendimento da adequação entre tecnologia e estratégia competitiva buscando subsídio em diversos autores que estudaram essa relação. As principais variáveis presentes no ambiente competitivo foram a crescente demanda pelo leite longa vida e a indução tecnológica do segmento processador por uma empresa fornecedora de equipamentos de processo, embalagens e serviços associados. Por outro lado, analisando-se as estratégias genéricas adotadas em cada grupo estratégico e os direcionadores explorados, foi possível estabelecer que: a) as agroindústrias de grande capacidade de processamento buscando a liderança de custos, exploram preponderantemente direcionadores como economias de escala, utilização da capacidade, inter-relações tangíveis e intangíveis, oportunidades e custo de insumos e b) as agroindústrias de média capacidade de processamento, constrangidas a competir em custos, exploram a associação entre direcionadores como elos com fornecedores, inter-relações tangíveis e localização, de maneira a compensar outros determinantes menos favoráveis às suas particularidades. Complementarmente, a possibilidade de enfocar segmentos de mercado específicos e, estratégias de diferenciação, permitiram a exploração de políticas arbitrárias.
The introduction of a technological innovation in the 90's, the UHT (Ultra High Temperature) processing technology for longlife milk, has caused dramatic changes in the dairy agroindustrial complex in the state of Rio Grande do Sul and in Brazil. During that decade, the longlife milk has replaced pasteurized milk, which is now the most important product in the national market. The main objective of this study was to identify the variables considered in the process of adoption and development of the UHT technology in the dairy industries in the state of Rio Grande do Sul. First, we attempted to characterize the relevant competitive environment factors which influenced the adoption of the UHT technology using the "five-forces framework" of PORTER (1989), and understand in which way this technology has molded the characteristics of the dairy production chain. From this scenario, we seeked to understand the impact of the UHT technology over the "drivers of cost and differentiation" of PORTER (1989) involved in the development of the competitive strategies of the dairy industries. Finally, we attempted to establish a framework of analysis to apprehend the fit between technology and the competitive strategy subsidized by many authors who studied this relationship. The main variables in the competitive environment were the growing demand for the longlife milk and the technological induction of the industry by a firm that supplies it with processing equipment, packages and associated services. Analyzing the strategies and the drivers explored in each strategic group it was possible to stablish that: a) the companies with higher processing capacity, searching for cost leadership, explore predominantly drivers as economies of scale, capacity utilization, tangible and intangible interrelationships, timing and control cost of purchased inputs and b) the companies with medium processing capacity, constrained to compete in costs explore predominantly the association between drivers as vertical linkages with suppliers, tangible interrelationships and location, in a way to compensate others determinants less favorable to their particularities. Complementary, differentiation strategies and the possibility to focus specific market segments allowed the exploration of discretionary policies independent of other drivers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braga, Anna Rafaela Cavalcante. "Viabilização da utilização de co-produtos da agroindústria na produção de β-Galactosidade." reponame:Repositório Institucional da FURG, 2009. http://repositorio.furg.br/handle/1/2551.

Full text
Abstract:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, Escola de Química e Alimentos, 2009.
Submitted by Caroline Silva (krol_bilhar@hotmail.com) on 2012-09-04T19:55:29Z No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 1083000 bytes, checksum: b9f5425b7035edb056452ec4c6f3a031 (MD5)
Approved for entry into archive by Bruna Vieira(bruninha_vieira@ibest.com.br) on 2012-09-20T18:48:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 1083000 bytes, checksum: b9f5425b7035edb056452ec4c6f3a031 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-09-20T18:48:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 1083000 bytes, checksum: b9f5425b7035edb056452ec4c6f3a031 (MD5) Previous issue date: 2009
A hidrólise enzimática da lactose pela enzima B-galactosidase, formando glicose e galactose, tem se mostrado um dos métodos mais promissores para remover a lactose do leite, facilitando sua utilização em produtos lácteos. Portanto, a seleção de microrganismos produtores dessa enzima, bem como a utilização de co-produtos industriais como fonte alternativa de nutrientes, tem grande importância na maximização da produção da mesma, ocasionando uma contribuição ambiental e econômica em bioprocessos. Nesta dissertação, foi realizada a seleção de microrganismos produtores de B-galactosidase e a enzima foi produzida em meio contendo soro de leite e água de parboilização de arroz, sendo a maximização da produção realizada utilizando técnicas de planejamento experimental e análise de superfícies de resposta. Selecionou-se dentre cepas isoladas de produtos lácteos e de cepas de Kluyveromyces de bancos de cultura a linhagem com maiores atividades da enzima utilizando meio de cultura contendo: 100 g.L-1 de lactose; 17 g.L-1 de extrato levedura e 8,8 g.L-1 de sulfato de amônio. O microrganismo Kluyveromyces marxianus ATCC 16045 se destacou como melhor produtor dentre os microrganismos avaliados, apresentando atividade enzimática de 9 U.mL-1 em 24 h. Este microrganismo foi selecionado para otimização do meio de cultura. Um planejamento experimental fracionário 26-2 IV foi utilizado para determinar as variáveis que mais influenciavam na produção da enzima. Os parâmetros estudados foram: concentrações de lactose; de extrato de levedura; de peptona; de água de parboilização de arroz; de sulfato de amônio e o pH inicial do meio. De acordo com os resultados, as concentrações de lactose, de extrato de levedura, de peptona e de sulfato de amônio foram selecionadas para serem utilizadas num planejamento experimental completo 24. As ótimas condições para uma maior atividade enzimática foram: concentração de lactose de 120 g.L-1; concentração de extrato de levedura de 5 g.L-1; concentração de peptona de 15 g.L-1 e concentração de sulfato de amônio de 15 g.L-1, a 30 0C e 180 rpm, após 24 h de cultivo em agitador rotatório . A atividade enzimática alcançada foi 10,4 U.mL-1.
Lactose is a disaccharide that, due to its low solubility and its weak sweetening capacity, has its utility limited in food industry, besides existing cases of its intolerance or its bad absorption. The enzymatic hydrolysis of lactose by the enzyme β-galactosidase, forming glucose and galactose, has proved to be one of the most promising methods to remove lactose from milk. In this study the β-galactosidase production from Kluyveromyces marxianus ATCC 16045 by submerged cultivation was optimizated using techniques of experimental design and analysis of response surfaces. A selection amongst strains isolated and from cultures collection of genus Kluyveromyces, the greatest enzyme producer, through cultivation in agitated flasks, using lactose from whey as carbon source. The microorganism Kluyveromyces marxianus ATCC 16045 was a very good enzyme producer, showing 9 U.mL-1 of enzymatic activity in 24 h. This microorganism was selected for the optimization of the culture medium for the production of β-galactosidase. A fractional experimental design 26-2 was used to determine the variables that influenced more in the production of the enzyme. The studied parameters were lactose concentrations, extract yeast, peptone, parboiled rice effluents, ammonium sulphate and initial pH, being that all showed significant effect in the production of the enzyme. In accordance with these results, the concentrations of lactose, extract yeast, peptone and ammonium sulphate were selected to be used in a complete experimental design 24. The optimum conditions for a high enzymatic activities were: 120 g.L-1 of lactose, 5 g.L-1 of yeast extract, 15 g.L-1 of peptone and 15 g.L-1 of ammonium sulphate. The enzymatic activity in these conditions was 10.4 U.mL-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Agroindústria do leite"

1

TEREZINHA TEIXEIRA DE, SOUZA, MENDONÇA GEAN AUGUSTO PEREIRA, SANTOS JUNIOR JAILTON RIBEIRO DOS, CONCEIÇÃO VANESSA ROCHA DA, and FREITAS DENISE RIBEIRO DE. "QUALIDADE E EFICIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO DO LEITE CRU EM QUEIJO: UM ESTUDO DE CASO EM UM LATICÍNIO NO ESTADO DO AMAZONAS." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 1–20. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.1-20.

Full text
Abstract:
A falta de informações sobre a qualidade do leite produzido em Parintins-AM dificulta o desenvolvimento de indústrias laticinistas, uma vez que as mesmas precisam de matéria-prima de qualidade para alcançar um bom rendimento de seus produtos. Dessa forma, a caracterização da qualidade do leite torna-se indispensável tanto para a indústria quanto para os produtores de leite. Diante disso, esse trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a qualidade e a eficiência de transformação do leite cru em queijo Minas Frescal e queijo de Coalho processados em um laticínio do Amazonas. As amostras de leite, soro e queijo foram coletadas em um laticínio no Município de Parintins, e submetidas a análises físico-química (proteína, gordura, extrato seco total e desengordurado, lactose, cinzas, matéria gorna no extrato seco total, acidez, pH e densidade) e microbiológica (contagem bacteriana total). Para avaliação das perdas de proteína e gordura foi considerado a composição centesimal do leite e do soro, quanto aos rendimentos econômico e ajustado foram calculados com base no volume total do leite e o peso estimado de cada lote dos queijos. O coeficiente GL foi feito com base na composição centesimal do queijo. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva. Com base nos parâmetros avaliados para o leite cru de cada produtor, o resultado para extrato seco desengordurado esteve fora do padrão mínimo estabelecido e 45% das amostras avaliadas para contagem bacteriana total não atendiam a legislação vigente. Quanto ao rendimento de fabricação de ambos os queijos avaliados foram tecnicamente rentáveis, isso mostra que o leite utilizado na produção dos queijos atendia os requisitos mínimos de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jeferson Aloísio, Ströher, Benincá Thaís, Padilha Rosiele Lappe, and Santos Jr Luís Carlos Oliveira dos. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO DE PROPRIEDADES LEITEIRAS DO VALE DO TAQUARI-RS." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 150–70. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.150-170.

Full text
Abstract:
A qualidade do leite depende de alguns fatores ligados à produção, sendo eles: o manejo dos animais e de ordenha, higienização dos equipamentos e utensílios, a refrigeração do leite e a mão-de-obra qualificada dos ordenhadores. Por isto, entrou em vigor em 2018, as instruções normativas nº 76 e 77, que visam a produção de leite de maior qualidade no Brasil. As boas práticas agropecuárias (BPA) são um conjunto de atividades na propriedade rural, que possui objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a segurança dos animais, do homem e do ambiente. O objetivo deste trabalho foi verificar em 27 propriedades (após a constatação da contagem padrão em placas (CPP) acima do padrão nos meses de novembro e dezembro de 2020), as condições de higiene e propor melhorias necessárias para a qualidade do leite produzido. Foram observados através de duas visitas às propriedades, quatro itens do plano de qualificação de fornecedores de leite (PQFL) como preconiza a legislação (MAPA, 2018). Os itens avaliados foram: IV- refrigeração do leite; VI- higiene de superfícies, equipamentos e instalações; IXmanejo de ordenha e pós-ordenha; X- adequação das instalações, equipamentos e utensílios e o item XVI- adoção de práticas de manejo racional e de bem-estar animal. Podemos constatar que na primeira visita às propriedades, houve não conformidades nos itens de nº VI (25,92%), IX (37,03%) item X (40,74%) e a conformidade no item XVI. Já na segunda visita mesmo tendo todos os itens das BPA conformes, ainda observou-se que 6 propriedades estavam inconformes com a CPP. Foi constatado que o uso de detergentes como o alcalino clorado, o detergente ácido, alcalino e o neutro, além de práticas como o teste de CMT, e o pré e pós-dipping são fundamentais na melhoria da qualidade do leite produzido. Na primeira visita, seis propriedades estavam com a temperatura do leite acima da legislação (≤4,0 ºC) e na segunda visita duas ainda estavam com este problema. O teste da estabilidade ao alizarol foi conforme nas duas visitas às propriedades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maria José Soares do, Santos, Medeiros Alane Kathielle Silva, Melo Daniela dos Santos, Balieiro Acenini Lima, and Sa João Paulo Natalino de. "CARACTERIZAÇAO DE LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO NO INTERIOR DE SERGIPE FRENTE AOS PARÂMENTROS LEGISLATÓRIOS NO BRASIL." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 277–96. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.277-296.

Full text
Abstract:
O leite bovino é o fluido secretado pelas glândulas mamárias da fêmea, com principal função de servir como alimento exclusivo para recém-nascidos por suprir suas demandas nutricionais, sendo um alimento de grande importância para alimentação humana devido a sua composição físico–química e nutricional. Entretanto, devido a estes fatores, o leite é considerado um meio de cultura favorável para o desenvolvimento de microrganismos contaminantes que pode afetar a qualidade físico-química e microbiológica desta matriz alimentícia. Tendo em vista que a pecuária leiteira no interior do estado de Sergipe, com destaque para a cidade de Nossa Senhora da Glória, representa importante papel social e econômico para o estado, esta pesquisa teve como objetivo a quantificação dos parâmetros microbiológica (Contagem Padrão em Placas, coliformes termotolerantes, Salmonella sp., e Contagem de Célula Somática) e a qualidade físico – química ( gordura, proteína, lactose, acidez titulável, pH, extrato seco desengordurado, densidade, temperatura e estabilidade ao alizarol 72%) no leite cru refrigerado proveniente de quatro propriedades rurais, com base em agricultura familiar, da região de Nossa Senhora da Glória, SE, em relação às exigências dos padroes microbiologicos e fisico-químicos estabelecidos pela Instrução Normativa Nº 76/2018 e a Instrução Normativa N° 77/2018, ambas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os dados obtidos foram analisados por descrição quantitativa e comparados os as exigências dos parâmentros da legislação vigente no Brasil. Os resultados obtidos pelas análises microbiológicas demonstraram que, 50% das amostras de leite cru refrigerado analisadas apresentaram limites superiores ao exigido pela legislação vigente com relação a Contagem Padrão em Placa (CPP), demostrando possivelmente, que as ferramentas de Boas Práticas de fabricaçao ( BPF) e Boas Práticas de Ordenha ( BPO), e/ou abusos na temperatura de refrigeração do leite eram negligenciadas. Os dados obtidos para as análises fisico-quimicas demostraram que, todas as amostras ( 100%) apresentaram um ou mais parâmentros em não conformidade com os padrões exigidos pela IN 76/2018 ( MAPA). Com base nestes resultados, pode-se concluir que as amostras de leite cru refrigerado analisadas atenderam parcialmente aos requisitos exigidos pelo MAPA com relação aos parâmetros microbiológica e físico-químicos. Dessa forma, sugere-se a aplicação de ações educacionais quanto a implantação de BPF e BPO durante todas as etapas da cadeia produtiva com o intuito de obter uma melhor qualidade fisico-química e microbiológica do leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

VERÔNICA FREIRE, QUEIROZ, OLIVEIRA ANA THAÍS CAMPOS DE, ALMEIDA ANA PAULA FERREIRA DE, MOURA KERLIANA PAULA AMORIM DE, and MONTE ANTONIA LUCIVÂNIA DE SOUSA. "SORO DE LEITE NA PRODUÇÃO DE PRODUTOS CÁRNEOS." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria, 63–77. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-17-1.63-77.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Natália Lima, Myazaki, Cardoso Mariana, Miotto Marília, Rezzadori Kátia, and Verruck Silvani. "POTENCIAL DA IDENTIFICAÇÃO BACTERIANA EM QUEIJOS ARTESANAIS ATRAVÉS DE METAGENÔMICA." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 439–55. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.439-455.

Full text
Abstract:
Além dos consumidores atuais serem mais exigentes em relação a alimentação por conta da saúde, a tecnologia corrobora pela busca de alimentos que possibilitam novas experiencias sensoriais. Desta forma o interesse por esses produtos está em crescimento nos últimos anos, sendo que dentro desses grupos de alimentos os queijos artesanais de leite cru se destacam, visto que ao contrário dos queijos industrializados são produtos lácteos fermentados onde a padronização não é regra. Esses queijos são tradicionalmente produzidos e consumidos no mundo todo, sendo que suas propriedades sensoriais variam de acordo com a região na qual são fabricados, por conta da microbiota características de cada região, diferentes enzimas presentes na matéria prima que transloca para os queijos produzidos com leite que não passa por tratamento térmico, além do saber-fazer específicos. Apesar dos surtos de doenças transmitidas por alimentos terem apresentados resultados menores nos últimos anos no Brasil, dados epidemiológicos no país de DTAs relacionadas ao consumo de queijos são escassos, por conta disso o mapeamento microbiológico desses alimentos é extremamente importante para assegurar a saúde do consumidor. Visando a melhor especificidade e identificação de bactérias em alimentos, as ferramentas microbiológicas clássicas como, identificação de bactérias em placas, isolamento e identificação bioquímica estão dando espaço ao uso de ferramentas avançadas de identificação bacteriana, como o sequenciamento do genoma bacteriano. Visto que o genoma codifica informações e as propriedades dos microrganismos, a metagenômica além de permitirem a compreensão completa da ecologia bacteriana destes produtos são técnicas que independem de meios de cultivos. Desta forma, o objetivo deste estudo foi revisar estudos utilizando análise metagenômica em queijos artesanais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alane Kathielle Silva, Medeiros, Santos Maria José Soares do, and Sa João Paulo Natalino de. "CARACTERIZAÇÃO DOS PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS DE QUEIJO COALHO ARTESANAL PRODUZIDO NO POLO LEITEIRO DE SERGIPE." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 257–76. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.257-276.

Full text
Abstract:
De acordo com a Lei Estadual Nº 8.523 DE 29 de abril de 2019, é considerado, dentre outros atributos, como queijo de coalho artesanal, o produzido em Sergipe, a partir do leite fresco e cru de bovinos e bubalinos, que apresente consistência firme, cor e sabor próprios, massa uniforme, isenta de corantes e conservantes, com ou sem olhaduras mecânicas (SERGIPE, 2019). Em Sergipe, a cidade de Nossa Senhora da Gloria, se destaca como o maior polo leiteiro do estado. Segundo Cavalcante (2005) estimase que, cerca de 40% a 50% da produção de leite neste município, seja destinado à produção de queijo coalho artesanal. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo, caracterizar os parâmetros microbiológicos de queijo coalho artesanal produzido em Nossa Senhora da Glória (SE), maior polo leiteiro de Sergipe. A metodologia aplicada foi desenvolvida a partir de seis (6) amostras de queijo coalho artesanal de diferentes fabricantes da região, onde foram efetuadas análises microbiológicas para a quantificação de Salmonella sp, Staphylococcus aureus coagulase positiva, coliformes termotolerantes e Listeria monocytogenes. Importante ressaltar, que foram incluídos nesta pesquisa somente amostras de queijo coalho artesanal sem registro de inspeção (federal, estadual e/ou municipal) e que não apresentaram alterações em suas características sensoriais e macroscópicas. Após a quantificação microbiana os resultados obtidos foram comparados com os parâmetros estabelecidos pela I.N N°60, de 2019 (MAPA). Os resultados obtidos das análises demostraram que todas as amostras de queijo coalho artesanal analisadas (100%), apresentaram valores superiores de S. aureus coagulase positiva e de coliformes termotolerantes com o estabelecido pela legislação vigente. Com relação a Salmonella sp foi possível constatar que 33,33% das amostras analisadas estavam fora do padrão exigido pela Instrução Normativa N°60/2019, contudo, foi verificado a ausência de L. monocytogenes para todas as amostras de queijo coalho artesanal. Com base nesses resultados, conclui-se que os queijos coalho artesanal pesquisados estão em não conformidade com a legislação vigente, tornando-os inadequados para o consumo humano, uma vez que a sua ingestão pode ocasionar infecção e/ou intoxicação alimentar devido à presença em níveis elevados de microrganismos patogênicos (S. aures, Salmonella sp., e coliformes termotolerantes). Diante disso, sugere-se que as Boas Práticas de Fabricação durante toda a etapa de produção de queijo coalho artesanal, necessita ser aperfeiçoada, para que os parâmetros microbiológicos possam ser melhorados e atender, de forma segura, as novas necessidades e anseios do mercado, do consumidor, do produtor e dos órgãos legislatórios vigentes no Brasil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Edângerly da Silva, Araújo, Silva Apoena Urquiza da, Souza Eduarda Maria de, Mandu Vinícius da Costa, and Beltrão Fabiana Augusta Santiago. "ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE IOGURTES TIPO GREGO: FERMENTAÇÃO COM CULTURAS CONVENCIONAIS E KEFFIR." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 228–40. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.228-240.

Full text
Abstract:
A busca constante por melhorias na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos consumidores tem levado ao desenvolvimento de novos produtos pela indústria. O keffir é uma cultura de variedade de Lactobacillus e leveduras que atuam beneficamente modulando a microbiota intestinal. Devido a esta influência, o consumo de leite e seus derivados, têm sido crescentes uma vez que apresentam elevado valor nutricional. Tendo em vista, que a qualidade das bactérias coloniais pode interferir diretamente na saúde, o presente trabalho ver como objetivo analisar as características microbiológicas e físicoquímicas de dois tipos de iogurte tipo grego: um fermentado com Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus e o outro com Keffir. Para tanto, foi realizada a contagem de coliformes a 35 ºC e 45 ºC, de bolores e leveduras, e de bactérias láticas totais enquanto nas análises físico-químicas foram determinas o teor de PH e da acidez (g de ácido láctico/100g) e cor. Os resultados evidenciaram que o produto elaborado para as duas formulações todos atenderam aos padrões microbiológicos estabelecidos pela legislação, estando, portanto, aptos para o consumo. Da mesma forma que os parâmetros físico-químicos analisados nas formulações desenvolvidas também se encontraram dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente. Dessa forma, foi possível elaborar iogurtes tipo grego com a utilização de keffir com padrões microbiológicos e físico-química semelhante aos iogurtes convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomides, Jefferson Luiz, Verônica Soares de Paula Morais, and Amanda Soriano Araújo Barezani. "O TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DE DERIVADOS DO LEITE DE OVELHA." In Avanços Científicos e Tecnológicos nas Ciências Agrárias 6, 80–88. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3202029097.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jeferson Aloisio, Ströher, Caxambu Sabrina, Vogel Joseane, and Júnior Luís Carlos Oliveira Dos Santos. "Avaliação Do Leite Cru Refrigerado De Uma Agroindústria De Laticínios Da Serra Gaúcha-Rs." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 587–605. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-02-7.v.1.587-605.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Diego Santos de, Jesus, Goes Jocelino Alves de, Barbosa João Batista, Souza Danilo Santos, and Reis Maycon Fagundes Teixeira. "DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SORO E ESTABILIZANTE/ESPESSANTE." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 456–75. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.456-475.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de avaliar as características físico-químicas, sensoriais e microbiológicas de bebidas lácteas elaboradas com leite de vaca e diferentes concentrações de soro de queijo coalho e estabilizante. Foram desenvolvidas doze formulações à base de soro de queijo coalho, variando respectivamente a porcentagem de soro e estabilizante. Os tratamentos foram: T1 = 22,95% e 0,24%; T2 = 37,05% e 0,24%; T3 = 22,95% e 0,45 %; T4 = 37,05 % e 0,45%; T5 = 20% e 0,35%; T6 = 40% e 0,35%; T7 = 35% e 0,20%; T8 = 35% e 0,50%; T9 = 35% e 0,35%; T10 = 35% e 0,35%; T11 = 35% e 0,35%; T12 = 35% e 0,35%. Para as bebidas foram determinadas acidez titulável (ºD), pH, sólidos solúveis totais (ºbrix). As bebidas lácteas fermentada foram avaliados os parâmetros; pH, acidez titulável (ºD), sólidos solúveis totais (brix), teste de aceitação sensorial com a escala hedônica de nove pontos, números de coliformes totais a 35ºC e termotolerantes a 45ºC. Os resultados foram avaliados no programa estatístico DCCR (Delineamento composto central Rotacional) Design Expert 6.0, onde obteve resultado das medias e os níveis de influência do soro e estabilizante dentre as amostras que foram as mais aceitas nas análises sensorial como na preferência dos julgadores. Para as análises de microbiológicas de coliformes totais a 35ºC e coliformes termotolerantes a 45ºC foram utilizados a tabela dos números NMP/mL de acordo com o RTIQ de bebidas lácteas (BRASIL, 2005), os NMP/mL de coliformes permitidos para bebidas lácteas fermentadas são de até 100NMP/mL de coliformes a 35ºC e 10NMP/mL de coliformes a 45ºC para amostras indicativas. Dentre os resultados obtidos das análises de microbiológicas 4 das amostras deram presença de coliformes estando fora do padrão estabelecido pela legislação vigente isso ocorre devido a alguma falha na hora do processo de produção ou a matériaprima apresenta alguma contaminação. As outras amostras das bebidas lácteas fermentadas estavam todas de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente. Quanto aos atributos aroma, textura, aparência e sabor e quanto a aceitação global e intenção de compra obteve notas razoável isso é devido o hábito de consumir bebida láctea saborizada com frutas. Contudo esse produto merece um estudo, mas aprofundado para obter melhores resultados, na aceitação dos provadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Agroindústria do leite"

1

Duarte Guedes, Bruna Luiza, Anne Braz Romão Guedes, Jonas Alexandre Cavalcante, Rita de Cássia Ramos do Egypto Queiroga, and Flávia Emília Leite de Lima Ferreira. "QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DO LEITE DE CABRA FORNECIDO PELO PROGRAMA “LEITE DA PARAÍBA”." In V ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDúSTRIA. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/enag-2019-114963.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes pinto, Magno levy, Maria Vitória Silva, Josefa Simão da Silva, Fabiana Augusta Santiago Beltrão, and Daiana Silva. "QUEIJO DO REINO PRODUZIDO COM LEITE DE CABRA, LEITE DE VACA E MISTO: CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA." In V ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDúSTRIA. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/enag-2019-115090.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MARIA DA SILVA, FABIANA, Ádilla Pereira d'Ávila Souza, Jéssyca Karolina de Lima Santos, and Gerla Castello Branco Chinelate. "ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE LEITE CONDENSADO, DOCE DE LEITE E SOBREMESAS LÁCTEAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO." In CONGRESSO INTERNACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. Instituto internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/iciagro.2020.0364.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

M. S., J., S. L. B., E. N. O. N., R. M. S. S., S. S., and a. n. "CREME DE LEITE DE BÚFALA PREBIÓTICO SABORIZADO." In IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDúSTRIA. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/enag-2018-91752.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

NININHA DA CONCEIÇÃO, MARIA, LUCELIO MENDES FERREIRA, Cícero Wanderson Gomes Farias, Cristiane Ayala de Oliveira, Thaís Sthephanye Vieira de Almeida, and Janaine Juliana Vieira de Almeida Mendes. "CONSUMO DE DOCE DE LEITE, COM ÊNFASE NO LEITE CAPRINO, NA COMUNIDADE DO IF SERTÃO-PE (CAMPUS SALGUEIRO)." In V ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDúSTRIA. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/enag-2019-115126.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Geller, Ana, Luciano Ayres, Claudia Carvalho, Renato Neuenfeld, and Wemerson Wemerson. "ESCANEAMENTO POR BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA EM LEITE: EXPLORANDO A TÉCNICA." In CONGRESSO INTERNACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. Instituto internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/iciagro.2020.0574.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva de oliveira, Catiele, Alânio Danilo Ribeiro, Fabiana Augusta Santiago Beltrão, Gabriel Freire, Karolayne da Silva Luz, and Flavia Dantas de Macedo. "CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO DE MANTEIGA PRODUZIDO COM LEITE DE CABRA E DE LEITE DE VACA." In V ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDúSTRIA. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/enag-2019-115077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freire Queiroz, Verônica, Ana Thaís Campos de Oliveira, Ana Paula Ferreira de Almeida, Kerliana Paula Amorim de Moura, and Antonia Lucivânia de Sousa Monte. "SORO DE LEITE NA PRODUÇÃO DE PRODUTOS CÁRNEOS." In II CONGRESSO INTERNACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. Instituto internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/iiciagro.0063.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SOLIELY COSTA GONÇALVES, LAÍZA, Kimberly Cristina da Costa Pereira, Aliou Toro Lafia, Luiza Soliana Costa Gonçalves, and Fabiana Augusta Santiago Beltrão. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE LEITE COMERCIALIZADO INFORMALMENTE NO BREJO PARAIBANO." In CONGRESSO INTERNACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. Instituto internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/iciagro.2020.0348.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

AUGUSTA SANTIAGO BELTRÃO, FABIANA, Isabelly da Silva Ramalho, Aliou Toro Lafia, Catiele Silva de Oliveira, and Laíza Soliely Costa Gonçalves. "QUEIJO DE MANTEIGA PRODUZIDO COM LEITE DE CABRA : AVALIAÇÃO BROMATOLÓGICA." In CONGRESSO INTERNACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. Instituto internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/iciagro.2020.0604.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography