To see the other types of publications on this topic, follow the link: Agroindústria do leite.

Journal articles on the topic 'Agroindústria do leite'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 40 journal articles for your research on the topic 'Agroindústria do leite.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Vinha, Mariana Barboza, Cláudia Lúcia de Oliveira Pinto, and José Benício Paes Chaves. "Estafilococos coagulase positiva em queijos Minas Frescal produzidos em agroindústrias familiares." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 73, no. 2 (November 13, 2018): 62–72. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v73i2.656.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi quantificar Estafilococos Coagulase Positiva (ECP) em queijos Minas Frescal, produzidos em seis queijarias não inspecionadas, sendo que destas, três delas utilizam leite cru e três utilizam leite pasteurizado. Foram coletadas 78 amostras, sendo 46 (24 na agroindústria e 22 no comércio) produzidas com leite pasteurizado e 32 (15 na agroindústria e 17 no comércio) fabricadas com leite cru. Queijos produzidos com leite pasteurizado apresentaram baixas contagens de ECP (1,0 x 101 a 2,0 x 103 UFC/g) e menor percentual de amostras não conformes (6,5%), as quais podem ser justificas por contaminações pós-pasteurização, decorrente de falhas higiênico-sanitárias durante a fabricação e comercialização do produto. Queijos fabricados com leite cru apresentaram maior contaminação (6,0 x 102 a 3,6 x 106 UFC/g) e maior percentual de amostras não conformes (75,0%), podendo estas serem atribuídas à contaminação da matéria-prima. Queijos informais são potencialmente capazes de causar gastroenterite e oferecem risco à saúde pública. Agroindústrias familiares devem cumprir as exigências sanitárias a fim de oferecer produtos seguros aos consumidores, evitar surtos, regularizar a produção e ampliar a comercialização, proporcionando o desenvolvimento e consolidação desta importante atividade no meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wesz Junior, Valdemar João. "Política pública de agroindustrialização na agricultura familiar: uma análise do Pronaf-Agroindústria." Revista de Economia e Sociologia Rural 48, no. 4 (December 2010): 567–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032010000400004.

Full text
Abstract:
Com o passar dos anos, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) foi se estruturando e ampliou significativamente seu campo de atuação. Além do aumento dos recursos, contratos e número de agricultores beneficiados, uma importante inovação desse programa foi a inclusão de novas linhas de financiamento, seja através da inserção de segmentos até então renegados pelas políticas agrícolas ou pelo reconhecimento e legitimação das atividades diferenciadas no meio rural, como é o caso da agroindustrialização em escala familiar. O objetivo central desse artigo é analisar a política de crédito rural direcionada às agroindústrias familiares (Pronaf-Agroindústria), trazendo em evidência a constituição, elaboração, implementação e os resultados alcançados por essa linha de financiamento. Além disso, é discutido o processo de reformulação das condições de acesso ao crédito ao longo dos últimos anos, problematizando o novo portfólio que se alcançou com a efetivação do Programa Mais Alimentos. Os resultados deste trabalho destacam a flexibilização das condições financeiras do Pronaf-Agroindústria (redução da taxa de juros, aumento do teto financiado e alastramento no público-alvo), alterando significativamente o foco de atuação da política (que deixa de ser exclusivamente as pequenas agroindústrias familiares e passa a englobar, também, as grandes cooperativas de leite).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gaspari, Luciane Cristina De, and Carlos Armênio Khatounian. "Características das Famílias, Estruturação da Produção e Estratégias de Comercialização em um Assentamento de Reforma Agrária." Revista de Economia e Sociologia Rural 54, no. 2 (June 2016): 243–60. http://dx.doi.org/10.1590/1234.56781806-947900540203.

Full text
Abstract:
Resumo: A estruturação dos estabelecimentos rurais está associada às características das famílias e às suas estratégias de inserção no mercado, em termos de geração de renda e exposição a riscos. Para entender essa associação foram estudados os casos de sete famílias assentadas em Araraquara (SP), região dominada por cana-de-açúcar e citros. Os indicadores foram o valor agregado total, o valor agregado por trabalhador, a estrutura e a dinâmica familiar e a organização do trabalho. Os casos incluíram dois estabelecimentos integrados à agroindústria (cana e frango, leite e frango), três estabelecimentos produtores de hortaliças (venda em atacado, semiatacado e direta ao consumidor), um caso de produção exclusivamente para consumo doméstico e um sem nenhuma produção econômica. As famílias vinculadas à agroindústria obtiveram valores agregados mais elevados, mas precisaram fazer investimentos maiores, o que fragilizou seus sistemas de produção frente a riscos. A crise financeira mundial de 2008 quebrou as agroindústrias integradoras e, com elas, as duas propriedades integradas. Para os produtores de hortaliças, para o mercado local, o valor agregado foi inferior ao do das integradas, como também seus investimentos em infraestrutura. A opção pela via de escoamento das hortaliças foi associada ao tamanho, ao conhecimento tecnológico e do mercado pelas famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Menegazzi, Thomas Rosa, Jorge Stumpfs Diaz, and Claudia Maria Prudêncio De Mera. "ANÁLISE SANITÁRIA EM DERIVADOS LÁCTEOS DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL." Informe GEPEC 24, no. 1 (March 27, 2020): 116–35. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v24i1.23166.

Full text
Abstract:
Este estudo, desenvolvido de modo quantitativo descritivo, verificou as condições técnicas e sanitárias que influenciam em nível social, econômico e sanitário agroindústrias familiares que destinam sua matéria-prima à produção de derivados lácteos no Rio Grande do Sul. Para a realização, foram utilizadas as seguintes legislações norteadoras da pesquisa: Instrução Normativa nº 62, Portaria nº 368 e Circular nº 175, do Ministério da Agricultura. Pelo levantamento, 80% dos produtores apresentam conhecimento das regulamentações do leite, porém 50% realizam controle das condições microbiológicas do leite, devido ao custeamento ser realizado por eles próprios; 90% apresentam regular controle da potabilidade de água; 60% apresentam responsável técnico para o rebanho e 40% para a agroindústria, apesar da exigência sanitária deste último; 20% destinam os produtos para alimentação escolar e 40% possuem certificação. Perante o exposto, apesar do bom nível informacional e estrutural dos produtores do Rio Grande do Sul com relação a itens básicos, a necessidade de um controle técnico permanente por especialistas é relevante, inclusive para orientar análises constantes da matéria-prima e produto final acabado, garantindo uma certificação para o fornecimento de alimentos seguros e aumentando o rendimento da sua matéria-prima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira Diniz, Victoria Maria, Carla Maria Schmidt, and Ivanete Daga Cielo. "FORMAS PLURAIS DE GOVERNANÇA: UMA ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES ENTRE LATICÍNIOS E PRODUTORES NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ." Informe GEPEC 25, no. 1 (January 7, 2021): 240–60. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v25i1.25889.

Full text
Abstract:
A abordagem teórica das formas plurais das transações propõe a possibilidade de que as firmas utilizem duas ou mais formas de organização para a mesma transação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar a existência de formas plurais nas transações entre os laticínios e os fornecedores de leite na região Oeste do Paraná e analisar os determinantes para a escolha dessas estruturas alternativas de organização da transação. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo de carácter descritivo por meio de entrevistas realizadas com integrantes do elo agroindústria, totalizando 12 laticínios entrevistados. Os principais resultados indicam que 66% dos laticínios analisados adotam formas plurais para coordenar suas transações de compra de leite. O que permitiu inferir que as firmas procuram estabelecer mais de uma forma de aquisição de leite, buscando minimizar a incerteza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira Diniz, Victoria Maria, Carla Maria Schmidt, and Ivanete Daga Cielo. "FORMAS PLURAIS DE GOVERNANÇA: UMA ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES ENTRE LATICÍNIOS E PRODUTORES NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ." Informe GEPEC 25, no. 1 (January 7, 2021): 240–60. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v25i1.25889.

Full text
Abstract:
A abordagem teórica das formas plurais das transações propõe a possibilidade de que as firmas utilizem duas ou mais formas de organização para a mesma transação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar a existência de formas plurais nas transações entre os laticínios e os fornecedores de leite na região Oeste do Paraná e analisar os determinantes para a escolha dessas estruturas alternativas de organização da transação. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo de carácter descritivo por meio de entrevistas realizadas com integrantes do elo agroindústria, totalizando 12 laticínios entrevistados. Os principais resultados indicam que 66% dos laticínios analisados adotam formas plurais para coordenar suas transações de compra de leite. O que permitiu inferir que as firmas procuram estabelecer mais de uma forma de aquisição de leite, buscando minimizar a incerteza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Cristiane Pereira de, Laura Maria Bruno, Evânia Altina Teixeira de Figueiredo, Andrea del Lujan Quiberoni, Juliane Doering Gasparin Carvalho, and Ana Karine Furtado de Carvalho. "Resistência de bactérias ácido-láticas a bacteriófagos provenientes de unidades de processamento de queijo Coalho." Ciência Rural 42, no. 6 (June 2012): 1117–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000600027.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivos isolar bacteriófagos de amostras de leite, soro e queijo de Coalho e avaliar a resistência de cepas de Lactobacillus paracasei, pertencentes à Coleção de Micro-organismos de Interesse para a Agroindústria Tropical da Embrapa Agroindústria Tropical, aos fagos isolados. Posteriormente, a resistência destas cepas a fagos específicos para L. paracasei, da Coleção do Instituto de Lactología Industrial - INLAIN (Santa Fe, Argentina), também foi avaliada. As amostras para isolamento dos fagos foram obtidas em quatro unidades de processamento de queijo de Coalho, sendo duas artesanais e duas industriais, localizadas no Estado do Ceará. Para o isolamento dos bacteriófagos, foi empregado o teste de lise celular (spot), enquanto que a resistência das culturas aos fagos foi avaliada pelos testes de capacidade de produção de ácido e avaliação da turbidez. As cepas avaliadas foram resistentes aos bacteriófagos provenientes das unidades de processamento de queijo de Coalho e aos bacteriófagos da Coleção do INLAIN. Os resultados obtidos indicaram que as culturas láticas testadas, resistentes aos bacteriófagos, podem ser utilizadas na composição de fermento lático destinado à elaboração de queijo de Coalho, a partir de leite pasteurizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Bruna Randi, Christiano Vieira Pires, Juliana Cristina Sampaio Rigueira Ubaldo, Giann Braune Reis, and Felipe Machado Trombete. "Estudo de viabilidade econômica e financeira para produção artesanal de queijo Cabacinha na região do Vale do Jequitinhonha - MG." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 75, no. 1 (October 1, 2020): 45–58. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v75i1.784.

Full text
Abstract:
O Queijo Cabacinha é um produto de grande importância na região do Vale do Jequitinhonha-MG, contribuindo para a geração de trabalho e renda para agricultores familiares. Ainda pouco conhecido, é elaborado de forma caseira e não padronizada por grande parte dos agricultores, o que pode comprometer a qualidade e segurança do produto. Nesse sentido, a formalização da produção através de uma agroindústria familiar, respeitando os aspectos técnicos quanto as instalações e processamento, pode ser uma alternativa para a sua produção de forma segura e com qualidade. Esse trabalho objetivou realizar um estudo de viabilidade econômica e financeira de um projeto de agroindústria familiar para a fabricação do queijo artesanal Cabacinha, em condições adequadas de boas práticas de fabricação, visando agregar valor e qualidade a produção local. Foram abordados os aspectos mercadológicos e operacionais da produção, indicando as condições que devem ser respeitadas para as instalações e para o processamento do leite até sua transformação no queijo. No projeto financeiro, foi elaborada uma projeção do fluxo de caixa da empresa para os primeiros anos de atividade, bem como calculados a lucratividade, rentabilidade, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e o Payback. Pode-se concluir que é viável o investimento para a construção da queijaria artesanal, visando a produção em regime de agroindústria familiar de pequena escala no Vale do Jequitinhonha. A produção irá proporcionar ao produtor rural maior valorização do leite, contribuindo para a produção de um alimento seguro para o consumidor, bem como, respeitando e fortalecendo as tradições locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alfredo, Anselmo. "MODERNIZAÇÃO E REPRODUÇÃO CRÍTICA: AGROINDÚSTRIA DO LEITE E CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 24 (April 30, 2008): 63. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74097.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Luciana Da Silva Corrêa, Maria Laura Gomes Silva Da Luz, Carlos Alberto Silveira Da Luz, Gizele Ingrid Gadotti, Vanessa Maldaner, Júlia Bergmann Santos, and Ruan Bernardy. "Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação de uma Agroindústria de Extrato Vegetal." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 4, no. 2 (December 15, 2017): 48. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v4i2.12203.

Full text
Abstract:
Estima-se que aproximadamente 15,2 milhões de brasileiros sejam vegetarianos, o que corresponde a 8% da população do país. Neste sentido, as bebidas de base vegetal surgem como alternativa de produto alimentício para vegetarianos e veganos, bem como para alérgicos à proteína do leite e intolerantes à lactose. Este trabalho teve o objetivo de analisar a viabilidade técnica e econômica de uma agroindústria que produza dois tipos de extrato vegetal: de noz-pecã e de amendoim. Nesse estudo, foi computado o mercado consumidor relativo à quantidade para dimensionar a agroindústria e foi realizado um teste de análise sensorial para orientar a formulação do extrato. A análise econômica do projeto mostrou que a proposta é viável, com retorno do capital investido em 4 ou 6 anos, para os cenários estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Alessandra Maria da, Erika Vanessa Moreira Santos, and Niraldo José Ponciano. "A agroindústria familiar como estratégia de reprodução socioeconômica e de emancipação feminina em Linhares, Espírito Santo." Extensão Rural 25, no. 1 (December 23, 2018): 22–40. http://dx.doi.org/10.5902/2318179629950.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo entender a importância da agroindústria artesanal de derivados do leite, como estratégia de reprodução socioeconômica e de emancipação das mulheres na agricultura familiar do município de Linhares, Espírito Santo. A pesquisa qualitativa foi realizada entre os meses de fevereiro a maio de 2016, no município de Linhares-ES, envolvendo dez famílias participantes de projetos da Extensão Rural oficial daquele município. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com as dez mulheres produtoras de queijo integrantes das famílias que compuseram as unidades de análise. Os resultados foram transcritos, sistematizados e submetidos à análise de conteúdo. A pluriatividade para-agrícola, por meio da agroindustrialização da produção de leite, se mostrou como uma estratégia de reprodução socioeconômica das famílias diante de crises financeiras e contribuiu para elevar a autonomia e a autoestima das mulheres entrevistadas. No entanto, a autonomia financeira e decisória feminina se mostrou limitada pela dominação masculina no meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos Lima, Thamirys Lorranne, Rerisson Do Nascimento Alves, Mônica Tejo Cavalcanti, Thayse Cavalcante da Rocha, and Mônica Correia Gonçalves. "Padronização do processamento de queijo Coalho caprino condimentado com cumaru produzido por agroindústria na Paraíba." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 12, no. 3 (July 1, 2017): 562. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v12i3.5051.

Full text
Abstract:
A produção de queijos a partir de leite de cabra surge como alternativa para a agregação de valor à caprinocultura leiteira no cariri paraibano, e o cumaru (<em>Amburana cearensis </em>A.C. Smith)<em>,</em> mais especificamente a sua entrecasca, pode ser adicionado aos queijos com a finalidade de conferir características sensoriais de cor, sabor e aroma diferenciados. O presente estudo objetivou padronizar o processo de elaboração de queijo de leite de cabra tipo Coalho condimentado com cumaru, em uma agroindústria localizada no município de Santo André, Paraíba. A farinha do cumaru foi submetida às análises de extrato alcoólico, umidade, cinzas, cinzas insolúveis, atividade de água e padronização quanto ao tamanho das partículas. A qualidade microbiológica da farinha foi verificada através das análises de coliformes totais e termo tolerantes e pesquisa de <em>Salmonella </em>sp<em>. </em>Os queijos elaborados foram avaliados quanto á sua composição química e microbiológica. Após a padronização das etapas de obtenção da farinha e do queijo, foi possível obter um produto com qualidade microbiológica dentro dos padrões sanitários exigidos pela legislação brasileira. Os teores de umidade e gordura estão de acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Produtos Lácteos, e os valores encontrados para os demais parâmetros corroboram com os preconizados na literatura. Os resultados obtidos demonstram o potencial de ampliação de consumo e a viabilidade de elaboração do queijo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Meyer, Alexandre Afonso, and Mario Conill Gomes. "Simulações como apoio a decisão em projeto produtivo para assentamento rural: um estudo de caso em Rosário do Sul – RS." Revista Produção Online 19, no. 4 (December 16, 2019): 1120–45. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i4.3025.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa riscos econômicos e financeiros para assentados rurais, através da combinação entre uma análise tradicional de negócios e uma análise simulada de resultados, visando promover o arbítrio de uma decisão melhor embasada. A pesquisa avaliou uma agroindústria, suprida por um sistema produtivo de leite em um assentamento rural, introduzindo elementos de aprofundamento a análise, na forma de simulações. O enfoque na produção e processamento de leite, como alternativa para um assentamento rural, foi projetado relacionando as variáveis de preços e custos das atividades. A construção do modelo simulado foi estruturada a partir do Valor Presente Líquido (VPL), submetido a simulações pelo método de Monte Carlo. As variáveis simuladas foram acolhidas por análise de sensibilidade, e os resultados obtidos no modelo demonstraram a probabilidade de 39,7% para um VPL negativo. Os elementos encontrados mostram que avaliações econômicas de sistemas simulados podem compor importantes ferramentas de apoio a projetos de investimentos de cunho coletivo em assentamentos rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

BASSOTTO, Leandro Carvalho, and Marina Ariente ANGELOCCI. "VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA AGROINDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE LEITE EM UM SÍTIO DE AGRICULTURA FAMILIAR." REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE 15, no. 2 (2017): 586–95. http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3279.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Farias, Claudineide, Carolina Arôxa, Tatiana Nunes, Karina Leão, and Lília Barretto. "Elaboração de produto tipo sour cream a partir do aproveitamento do soro de leite." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 23, 2021): 762–67. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8956.

Full text
Abstract:
A cadeia produtiva do leite no Brasil vem sendo cada vez mais inovadora, e com o aumento dos conhecimentos sobre o soro de leite e os avanços tecnológicos, este coproduto passou a ser visto como um ingrediente de elevado valor agregado para a indústria alimentícia. O sour cream, definido pela Food and Drug Administration (FDA) como um creme resultante da acidificação por bactérias láticas do creme de leite pasteurizado, é um produto inovador no país e com alta qualidade nutricional. Este trabalho objetivou desenvolver um produto do tipo sour cream substituindo o ingrediente iogurte natural por uma bebida láctea fermentada à base soro de queijo muçarela, caracterizando o produto final por análises físico-químicas e microbiológicas. Foram desenvolvidas quatro formulações do sour cream, sendo investigada a variação da concentração do ácido cítrico (5, 10,15 e 20%; m/m), com a finalidade de se obter um produto com características similares ao tradicional. Ao final do processamento, os diferentes tratamentos foram caracterizados quanto ao pH, acidez titulável, umidade, extrato seco total, proteínas, lipídeos e enumeração de bolores e leveduras. As análises físico-químicas apresentaram diferenças significativas (p ≤ 0,05), para os resultados de pH, acidez titulável, umidade, lipídeos e extrato seco total. Na análise microbiológica, a amostra com 5% de ácido cítrico destacou-se por apresentar um resultado de contaminação mínima (<100 UFC/g). O soro de leite mostrou-se um ingrediente viável, assim como o sour cream, que apresentou características similares ao produto originado da cultura mexicana, apresentando-se como uma nova possibilidade tecnológica para a agroindústria brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lima Júnior, Admilton Barbosa, Guilherme Alves do Amaral, Maria Vitória Barbosa Nunes, Noêmia Fernanda Azarias Lima, and Matteus Freitas de Oliveira. "Relação campo-cidade e dinâmicas populacionais no município de Jaramataia-Alagoas." Diversitas Journal 5, no. 1 (January 13, 2020): 249–62. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-992.

Full text
Abstract:
RESUMO: O município de Jaramataia, localizado no Sertão de Alagoas, possui uma população de 5.558 habitantes (IBGE, 2010) e nele são estabelecidas relações campo-cidade mediadas pela articulação de fluxos que emergem dos seus espaços urbanos e rurais. O município é composto por sete povoados e um assentamento, apresentando cadeias produtivas ligadas à produção de leite, pescado e agricultura de subsistência temporal e permanente nos moldes do trabalho sustentável/familiar. Face ao exposto, o objetivo desta pesquisa foi compreender as dinâmicas populacionais que se estabelecem entre a sede de Jaramataia e as áreas onde se concentram os principais fluxos dessas cadeias produtivas que estão situadas no perímetro rural. Para além disso, o estudo coloca na agenda de análise a realidade de cidades pequenas que mantêm a complexa relação com o campo por meio da agricultura. Metodologicamente, foi realizado levantamento bibliográfico com base nas palavras-chave cidade-campo, cidade pequena, cadeia produtiva e agroindústria, e, em seguida, foram elaborados e aplicados questionários semiestruturados, e, por fim, procedeu-se à análise dos dados. PALAVRAS-CHAVE: Cidades pequenas, Sertão alagoano, Rural-urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Feitosa, Bruno Fonsêca, Emanuel Neto Alves de Oliveira, Juvêncio Olegário de Oliveira Neto, Danielle Bezerra de Oliveira, and Regilane Marques Feitosa. "CINÉTICA DE SECAGEM DOS RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA PROCESSADORA DE POLPA DE FRUTAS." ENERGIA NA AGRICULTURA 34, no. 01 (March 27, 2019): 134–41. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2019v34n01p134-141.

Full text
Abstract:
CINÉTICA DE SECAGEM DOS RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA PROCESSADORA DE POLPA DE FRUTAS BRUNO FONSÊCA FEITOSA1; EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA2; JUVÊNCIO OLEGÁRIO DE OLIVEIRA NETO3; DANIELLE BEZERRA DE OLIVEIRA4; REGILANE MARQUES FEITOSA5 1Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande (Rua Jairo Vieira Feitosa, n. 1770, Pereiros, 58840-000, Pombal, Paraíba, Brasil), brunofonsecafeitosa@live.com 2Tecnologia de Alimentos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Rua Portugal, n. 260, Nações Unidas, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil), emanuel.oliveira16@gmail.com 3Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande (Rua Pe. Amâncio Leite, n. 313, Centro, 58840-000, Pombal, Paraíba, Brasil), juvencio_oliveira12@hotmail.com 4Tecnologia de Alimentos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Ab. Independência, n. 808, Bela Vista, 59900-000, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil), danielle-oliveira14@hotmail.com 5Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande (Rua José de Alencar, n. 451, 63050-310, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil), regilanemarques@gmail.com RESUMO: O Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo. No entanto, a agroindústria processadora de polpa de frutas gera diversos resíduos, como cascas, talos e sementes, que muitas vezes são desperdiçados, mas podem ser utilizados como ingredientes para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios. Diante do exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar a cinética de secagem e a qualidade físico-química dos resíduos da agroindústria processadora de polpa de frutas. Com isso, determinou-se a cinética de secagem de cinco resíduos agroindustriais (manga, abacaxi, acerola, goiaba e graviola), os quais foram submetidos as análises físico-químicas (umidade, extrato seco, cinzas, acidez total titulável, pH e atividade de água) antes e após a secagem em estufa com circulação forçada de ar, a 60 °C. Os resultados obtidos foram tratados, através de Delineamento Inteiramente Casualizado em esquema fatorial, aplicando Análise de Variância e comparação de médias pelo teste de Tukey a 5% de significância. Observou-se bons ajustes (R2>0,98) na cinética de secagem. Após a secagem, a maioria dos resíduos apresentaram redução nos parâmetros físico-químicos de umidade, atividade de água e pH, bem como aumento do extrato seco, cinzas e acidez total. Infere-se que o resíduo de graviola e goiaba indicaram melhores respostas às condições experimentais empregadas, requerendo ainda o estudo da variação de temperatura de secagem e avaliação da estabilidade física, química e microbiológica. Palavras-chaves: desidratação, farinhas vegetais, qualidade físico-química KINETICS OF DRYING WASTE FROM FRUIT PULP PROCESSING AGROINDUSTRY ABSTRACT: The fruits pulp processing industry generates wastes as barks, stalks and seeds, which are often wasted, but can be used as ingredients for development of new food productsThe aim of this work was to evaluate the drying kinetics and the physicochemical quality of residues from the fruits pulp processing industry. The drying kinetics of five agroindustrial residues (mango, pineapple, acerola, guava and graviola) were determined, which were submitted to physical-chemical analyzes (moisture, dry extract, ash, total acidity, pH and activity of water) before and after oven drying with forced air circulation at 60°C. The results were evaluated using a completely randomized design in a factorial scheme, applying Analysis of Variance (ANOVA) and comparison of means by the Tukey test at 5% of significance. Good adjustments (R2>0.98) were observed for drying kinetics. After drying, most of the residues showed a reduction in the physical-chemical parameters of moisture, water activity and pH, as well as increase of dry extract, ashes and total acidity. It is inferred that graviola and guava residue indicated better responses to experimental imposed conditions, also requiring the rying temperature variation study and physical evaluation, chemical and microbiological stability. Keywords: dehydration, vegetable flours, physical-chemical quality
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Nunes, Luane Alcântara, Juliano Zaffalon Gerber, Flávio Pietrobon Costa, Rafael José Santana Souza, and Ricardo de Araújo Kalid. "O SORO DO LEITE, SEUS PRINCIPAIS TRATAMENTOS E MEIOS DE VALORIZAÇÃO." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 11, no. 1 (March 29, 2018): 301. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n1p301-326.

Full text
Abstract:
Questões ambientais, associadas à produção de soro do leite pelas agroindústrias de laticínios, impulsionam buscas por alternativas que visem tanto a preservação do meio ambiente, quanto a agregação de valor a esse coproduto. Este artigo tem como objetivo discutir as vantagens, desvantagens, oportunidades e ameaças dos principais tratamentos e meios de valorização do soro do leite. Desta forma, a revisão de literatura apresenta como resultado uma discussão crítica sobre o contexto geral da empregabilidade atual do soro do leite e as implicações ambientais envolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carrilho Fernades Barella, Rosilene, Celso Correia de Souza, José Francisco Dos Reis Neto, Sidney Maldonado, and Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues. "Otimização da Produção de Queijos Usando a Ferramenta Solver do Excel." UNICIÊNCIAS 24, no. 2 (February 23, 2021): 124–29. http://dx.doi.org/10.17921/1415-5141.2020v24n2p124-129.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o processo de gestão das empresas tem sido modificado na tentativa de responder mais rapidamente às mudanças ocorridas nas relações empresariais e nos cenários de negócios. A dinâmica é bastante complexa, e requer que os gestores controlem e planejem suas ações na busca pelo sucesso e manutenção de suas empresas no mercado. Este artigo técnico emprega a técnica de Programação Linear (PL) na otimização da produção de queijos em uma empresa de laticínios, em Jaraguari (MS), empregando a ferramenta Solver - Excel para a otimização do lucro. Os dados secundários foram obtidos junto a empresa objeto da pesquisa, a qual apresentava dificuldades na melhoria da sua produção de queijos. Os dados coletados foram organizados para a entrada do Solver, insumos e custos, considerando as restrições produtivas da empresa, para quatro tipos de queijos. Como resultado se demonstrou que o uso da PL na produção de queijos promoveu uma ampliação do lucro à empresa de 30,98%. Com a realização da análise de sensibilidade, sendo recomendada a fabricação de apenas dois tipos de queijos, considerando os seus custos e preços de venda ao mercado. Este procedimento de tomada de decisão pode ser aplicado em outras atividades de otimização em ambientes da agroindústria e produção sustentável. Palavras-chave: Agronegócio. Derivados do Leite. Pesquisa Operacional. Queijo Coalho. Abstract In recent years, the companies management process has been modified in an attempt to respond more quickly to changes in business relationships and business scenarios. The dynamics are quite complex and require managers to control and plan their actions in the search for the success and maintenance of their companies in the market. This technical article uses the Linear Programming (PL) technique to optimize the production of various types of cheese in a dairy company in Jaraguari (MS), using the Solver - Excel tool to optimize profit. Secondary data were obtained from the research company, which had difficulties in improving its cheese production. The data collected were organized for the entry of the Solver, inputs and costs, considering the company's production restrictions, for four types of cheese. As a result, it is shown that the use of PL in the cheese production promoted an increase in profit of 30.98% to the company. With the performance of the sensitivity analysis, it was recommended to manufacture only two types of cheese, considering their costs and selling prices to the market. This decision-making procedure can be applied to other optimization activities in agro-industrial and sustainable production environments. Keywords: Agribusiness. Milk Derivatives. Operational Research. Rennet Cheese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bach, Fabiane, Camilo Freddy Mendoza Morejon, Mônica Lady Fiorese, and Salah Din Mahmud Hasan. "ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOETANOL DE SORO DE LEITE." Engevista 16, no. 3 (September 10, 2013): 392. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v16i3.451.

Full text
Abstract:
Dentre as matérias-primas mais utilizadas para a produção de etanol, estão os materiais celulósicos, amiláceos, cana de açúcar, açúcar de beterraba e melaço. Fontes alternativas vêm sendo pesquisadas, principalmente as provenientes de resíduos das agroindústrias, sendo um deles o soro de leite. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi estudar a influência das variáveis: temperatura, agitação, concentração de enzima e glicose, durante a produção de bioetanol a partir de soro de leite. A fermentação alcoólica do soro de leite foi realizada seguindo um planejamento experimental fracionário (PEF). A lactose naturalmente presente no soro de leite foi previamente hidrolisada pela enzima lactase. A levedura Saccharomyces cerevisiae foi empregada para realizar a fermentação alcoólica. Os resultados obtidos mostraram que para todas as condições operacionais dos experimentos realizados, houve produção de etanol. Dentre as variáveis analisadas, somente a concentração de glicose adicionada ao meio teve uma influência significativa (estatisticamente α=0,1), na concentração final de etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Monteblanco, Felipe Leindecker, and Márcio Pereira Cordeiro. "OS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA E OS MEANDROS DA FORMAÇÃO DE UMA BACIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO (CAMPANHA GAÚCHA/RS)/The settlements of land reform and the intricacies of the formation of a dairy basin in the municipality of Santana do Livramento (Campanha Gaúcha/RS)." REVISTA NERA, no. 48 (March 9, 2019): 58–84. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6365.

Full text
Abstract:
Na Campanha Gaúcha, domínio histórico das estâncias voltadas à pecuária de corte, a produção de leite esteve presente como coadjuvante. A partir dos anos 1990, com a inserção de assentamentos, a região passou a ter considerável incremento de unidades familiares de produção, que logo foram remetidas à pecuária leiteira, considerando a área dos lotes, a experiência dos produtores e as particularidades da região. Santana do Livramento é um caso emblemático desse processo, pois concentra, hoje, o maior número de assentamentos do Rio Grande do Sul, que em grande parte têm no leite seu “carro-chefe”. O presente artigo traz uma análise da participação das famílias assentadas no desenvolvimento de uma bacia leiteira no município. Observou-se que os assentamentos catalisaram a ascensão produtiva do setor, ao ponto de se falar em uma bacia leiteira local. Da percepção dessa potencialidade nasceu o Arranjo Produtivo Local do Leite de Santana do Livramento (APL do Leite), uma entidade com governança coletiva (empresas, instituições, cooperativas, agroindústrias, Estado, produtores) cujo objetivo é a cooperação para o desenvolvimento da cadeia. No entanto, as adversidades têm se ampliado, levando muitos produtores ao abandono da atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Benincá, Thaís, Voltaire Sant'Anna, Marcia Dos Santos Ramos Berreta, and Frédéric Fortunel. "Queijo de leite cru: estudos de caso com agroindústrias e vigilância sanitária no Departamento de Sarthe, França." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 75, no. 3 (December 25, 2020): 168–77. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v75i3.812.

Full text
Abstract:
A produção de queijos artesanais, principalmente aqueles feitos com leite cru, ainda se mantém como uma problemática em todo o mundo. A análise e compreensão do funcionamento da produção e do mercado desses produtos em países onde são tradicionais pode ser uma ferramenta importante para a reprodução do saber-fazer em outras culturas. Assim, o presente trabalho se propôs a avaliar a percepção de produtores de queijo e técnicos veterinários através de entrevistas em Le Mans, no Departamento de Sarthe, França, de acordo com os aspectos sociais e sanitários em relação a produção e comercialização deste produto. A produção de queijos parece se dar por oportunidade de mercado e a informalidade não parece ser fato recorrente. Os resultados mostram que a segurança dos queijos está diretamente relacionada com as Boas Práticas de Ordenha e de Fabricação, apesar de serem observadas não-conformidades nas instalações. A responsabilidade dos produtores sobre o processo produtivo, juntamente com a formação técnica, é indicada como fator decisivo para a qualidade do produto final. Os resultados mostraram ainda que as políticas públicas de apoio à agricultura familiar em queijarias na França, a conscientização dos produtores e valorização do espaço rural podem ser fatores decisivos para a baixa contaminação do queijo de leite cru fabricado na região do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Park, Kil J., Fernando P. R. Brod, and Rafael A. de Oliveira. "Aerodinâmica de leitos vibrofluidizados: uma revisão." Engenharia Agrícola 26, no. 3 (December 2006): 856–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162006000300023.

Full text
Abstract:
Aplicações da vibração mecânica com o intuito de facilitar a fluidização e aumentar as transferências de calor, massa e quantidade de movimento são processos comumente utilizados nas agroindústrias, que atualmente encontram suas aplicações no processamento de partículas difíceis de fluidizar. Equações e dados experimentais encontrados na literatura das características aerodinâmicas de leitos vibrofluidizados são apresentados e discutidos, ressaltando o efeito da vibração no leito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Breitenbach, Raquel, and Renato Santos de Souza. "ESTRUTURA, CONDUTA E GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: UM ESTUDO MULTICASO NO RIO GRANDE DO SUL." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 21, no. 3 (December 2015): 750–81. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0372014.53598.

Full text
Abstract:
RESUMO As mudanças em nível institucional e governamental que ocorreram na indústria de laticínios a partir de 1990 geraram transformações na esfera privada, com aumento no número de empresas processadoras e níveis de concorrência entre elas para a aquisição do leite produzido nas propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Porém, essa concorrência não é uniforme em todas as regiões do RS, sendo que em algumas predominam monopsônios e, em outras, oligopsônios concorrenciais. A presente pesquisa visou identificar e analisar, em diferentes regiões do RS, quais são e como têm evoluído as estruturas de mercado da matéria-prima leite, e quais as implicações sobre o comportamento dos agentes econômicos (produtores e indústrias) e sobre a coordenação da cadeia produtiva leiteira. Foram utilizados dois métodos de pesquisa: um levantamento das estruturas de mercado existentes nas diferentes bacias leiteiras do RS, com base no número de agroindústrias processadoras e a análise em profundidade de casos reveladores, que representassem contrastes uns com os outros. Como resultados, se pode identificar duas diferentes estruturas de mercado de fatores na cadeia produtiva do leite no RS, o oligopsônio concorrencial e o monopsônio. Se constatou relação direta entre estruturas de mercado, conduta dos agentes e estruturas de governança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Révillion, Jean Philippe Palma, Antonio Domingos Padula, Luiz Carlos Federizzi, Orlando Martinelli Júnior, and Vincent Mangematin. "Estudo do processo de inovação tecnológica no setor agroindustrial: estudos de caso na cadeia produtiva de leite fluido no sistema setorial de inovação da França." Revista de Administração Contemporânea 8, no. 3 (September 2004): 75–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552004000300005.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa possui, como principal objetivo, contribuir para a compreensão da dinâmica associada à implementação de inovações tecnológicas no setor agroindustrial. A abordagem dos Sistemas Setoriais de Inovação (SSI) e o método de estudos de caso foram aplicados para avaliar o fenômeno de inovação tecnológica em agroindústrias processadoras de leite fluido no sistema setorial de inovação da França. O SSI da cadeia de leite fluido na França pode ser caracterizado pelas consistentes oportunidades de mercado, mas baixa apropriabilidade - em função da intensidade da concorrência vertical e spillovers - e fraca cumulatividade no nível da firma - decorrente da relevância do desenvolvimento externo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e das características da base de conhecimento acessada. Contudo as experiências inovadoras, descritas nos estudos de caso, demonstram que esses parâmetros podem ser flexibilizados com o aumento do nível de apropriabilidade (i) pelo pioneirismo associado com a exploração de ativos complementares discricionários, principalmente imagem de marca, ou (ii) pelo pioneirismo associado com o acesso a vantagens competitivas decorrentes do acúmulo de experiência em tecnologias incipientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

MUSSI, JAMILI MARIA SUHET, GABRIEL DOMINGOS CARVALHO, and Flávia Regina Spago. "ANÁLISES LABORATORIAIS FISCAIS EM PRODUTOS LACTÉOS DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COM ENFÂSE NA IDENTIFICAÇÃO DE Listeria monocytogenes." Revista Ifes Ciência 7, no. 1 (July 26, 2021): 01–17. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v7i1.977.

Full text
Abstract:
No Espírito Santo a produção de lacticínios é uma atividade muito importante para as agroindústrias familiares, havendo uma forte relação cultural e manutenção dessas famílias no campo. Dependendo das condições higiênicas durante o processo de ordenha do leite e do preparo dos produtos, bem como aspectos relacionados à sanidade do rebanho, estes produtos podem ser contaminados por diferentes micro-organismos patogênicos, podendo ocasionar perdas econômicas para indústria e sérios problemas de saúde pública. Dessa forma, a realização de análises laboratoriais, especialmente microbiológicas, deve ser periódica, visando garantir a inocuidade do produto e a segurança dos consumidores. Especificamente para queijos, a presença da bactéria Listeria monocytogenes está entre os parâmetros avaliados devido sua relevância para saúde pública. Este estudo realizou um levantamento retrospectivo das análises laboratoriais fiscais do ano de 2019, com enfâse na identificação de L. monocytogenes, em agroindústrias familiares produtoras de lacticínios registradas em Serviços de Inspeção Municipais com equivalência reconhecida e adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte - Susaf/ES. Todos os municípios que possuem agroindústrias incluídas no Susaf/ES realizaram análises fiscais em 2019, sendo que a maioria dos estabelecimentos amostrou um único produto em uma análise anual, na qual foi analisada uma variedade de produtos distintos, com predomínio de queijos. A maioria das análises foram realizadas em laboratório credenciado junto ao Idaf. Os resultados das análises foram negativos para presença de L. monocytogenes, correspondendo com a legislação, reforçando a importância do registro e do acompanhamento do estabelecimento pelos serviços de inspeção enquanto órgão fiscalizador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Brum, Argemiro Luís, Mara Aparecida Barnaski Fagundes, Jorge Oneide Sausen, Marisandra da Silva Casali, and Maria Margarete Baccin Brizolla. "As práticas sustentáveis na cadeia produtiva do leite e os objetivos de desenvolvimento sustentável." Revista Campo-Território 16, no. 39 Abr. (April 29, 2021): 31–65. http://dx.doi.org/10.14393/rct164002.

Full text
Abstract:
A cadeia produtiva do leite, considerada muito relevante para a economia do país, vêm sendo ponto chave de discussão em virtude da baixa preocupação com o meio ambiente e as questões sociais. Portanto, este estudo objetiva a partir de um levantamento teórico, expor o cenário atual do setor leiteiro no Rio Grande do Sul, desde a propriedade rural até a oferta dos produtos, em seguida, apresentar a descrição de seu funcionamento à luz dos teóricos da sustentabilidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente o ODS 2. O estudo é de cunho descritivo, trata-se de uma revisão de literatura, com base em dados secundários disponibilizados por diferentes organizações governamentais tanto nacional como internacional. Conclui-se que a sustentabilidade está presente em todos os elos da cadeia produtiva do leite, seja através de ações dos órgãos governamentais, seja através de aprendizagem constante dos produtores. Quanto aos mecanismos de combate à fome e a miséria, há dois cenários: enquanto o Estado abriga um número expressivo de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza extrema, as agroindústrias trabalham com apenas 65% de sua capacidade produtiva gerando números negativos na balança comercial do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Souto, Thales Silveira, and Meri Lourdes Bezzi. "AS METAMORFOSES SOCIOESPACIAIS RESULTANTES DO INCREMENTO DA PRODUÇÃO DE LEITE: UMA ANÁLISE DESTA ATIVIDADE NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG NO PERÍODO DE 1960 A 2013." Sociedade & Natureza 28, no. 2 (August 2016): 227–42. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320160204.

Full text
Abstract:
RESUMO: A pecuária leiteira obteve considerável crescimento em Ituiutaba/MG a partir da implantação de uma uni dade multinacional processadora de leite no ano de 1974, como também, devido a existência da demanda de outras agroindústrias leiteiras, aumentando a produção de leite em 325.3% no período de 1975 a 2013 (IBGE, 2013). Nesta perspectiva, objetivou-se analisar as transformações socioespaciais resultantes da expansão da produção leiteira em Ituiutaba, no período de 1960 a 2013. Especificamente, buscou-se (a) compreender os entraves referentes ao desenvolvimento deste setor no cenário agropecuário brasileiro; (b) verificar a importância da implantação das unidades industriais processadoras de leite em Ituiutaba para a manutenção e/ou crescimento deste setor produtivo; (c) conhecer a realidade vivenciada pelo produtor leiteiro em Ituiutaba. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em etapas. Na primeira etapa, fez-se o levantamento bibliográfico. Posteriormente, coletou-se dados secundários da produção agropecuária de Ituiutaba na escala temporal de 1960 a 2013, por meio dos Censos Agrícola de 1960 e Agropecuários de 1970, 1980, 1996 e 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e em demais bancos de dados disponíveis no site do IBGE. A terceira fase relacionou-se ao desenvolvimento do trabalho de campo. Nesta houve a realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Na última etapa, analisou-se e interpretou-se as informações coletadas, resultando a compreensão das transformações procedidas do incremento produtivo leiteiro em Ituiutaba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Souto, Thales Silveira, and Meri Lourdes Bezzi. "AS TRANSFORMAÇÕES RESULTANTES DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE EM ITUIUTABA/MG: O PRODUTOR LEITEIRO EM FOCO." Boletim de Geografia 36, no. 1 (June 15, 2018): 76. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v36i1.32979.

Full text
Abstract:
Nessa investigação foi analisada o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no município de Ituiutaba/MG, buscando compreender a realidade vivenciada pelo produtor leiteiro, suas perspectivas e os entraves na atualidade. Foi possível conhecer as fases de evolução da pecuária leiteira no município, averiguar a importância das agroindústrias leiteiras instaladas nessa unidade territorial para o crescimento dessa atividade a partir da década de 1970, verificar a atuação das indústrias no amparo e assistência aos produtores leiteiros, bem como, compreender o processo de organização/reorganização socioespacial de Ituiutaba, resultante desta cadeia produtiva. Metodologicamente, este trabalho foi estruturado em etapas. Na primeira fase fez-se a pesquisa bibliográfica, fortalecendo a matriz teórica e metodológica. Posteriormente, coletou-se dados secundários no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na terceira etapa, realizou-se o trabalho de campo, nesse foi efetivado o total de 64 entrevistas com os produtores leiteiros desta unidade territorial, além disso, fez-se entrevistas aos órgãos de fomento, assistência e extensão rural, como a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ituiutaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba - SIPRI, Sindicato do Trabalhador Rural de Ituiutaba e às 3 processadoras de leite bovino presentes nesta unidade territorial. Identificando as transformações resultantes da pecuária leiteira no município, bem como, a atuação e a realidade vivida pelos produtores enfocados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Junior, Edinaldo Enoque Silva, and Paulino Eidt. "O consumo de massa: a obsolescência programada na sociedade contemporânea." Revista Grifos 20, no. 30/31 (September 5, 2014): 13. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v20i30/31.2358.

Full text
Abstract:
Este artigo, de cunho teórico, teve como objetivo compreender as transformações societais oriundas da sociedade de consumo – como o mundo se aglutina por meio dos avanços tecnológicos, da homogeneização da cultura baseada no consumo de massa e dos processos de verticalização proveniente dos que consomem e dos que não podem mas querem consumir. Num segundo momento, teve-se como propósito analisar os diferentes padrões de consumo vivenciados no Extremo Oeste de Santa Catarina a partir da primeira metade do século XX. Trata-se de uma análise feita a partir da implantação da propriedade privada na região por descendentes europeus. A região se adaptou a dois períodos distintos: teve, no seu início, poucos parâmetros externos, tendo em vista seu isolamento pela falta de meios de comunicação e de transportes – este período se estendeu até por volta da década de 1970; e, pós-70, quando as grandes agroindústrias (leite, aves e suínos) colocaram-se como centrais irradiadoras da modernidade da região, governando de acordo com suas leis do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Renata Do Nascimento, and Marney Pascoli Cereda. "Valorization of milk whey as a dairy beverage adapted to processing in rural settlements." Agrarian 12, no. 46 (December 8, 2019): 550–57. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i46.9343.

Full text
Abstract:
Embora com produtividade média de 4,5 litros/animal/dia, a produção de leite é muito comum no meio rural brasileiro como atividade de subsistência e segurança alimentar. Em razão das dificuldades de armazenamento é também comum seu processamento em queijos, resultando o soro como resíduo. A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento e estudo de vida de prateleira de bebida láctea de soro de queijo mozarela, valorizando os produtos da agricultura familiar. De acordo com a legislação brasileira as bebidas lácteas são misturas de leite (pelo menos 51% do total de ingredientes) com o soro, com outros ingredientes adicionados. O soro foi coletado em laticínio comercial localizado em um assentamento rural a 20 km do laboratório e apresentou as características adequadas segundo a legislação brasileira, com adequados valores físico-químicos e microbianos. A formulação foi ajustada para adequar-se à produção em pequenas agroindústrias da zona rural de forma a permitir ser comercializado em merenda escolar. Os atributos organolépticos permitiram selecionar uma formulação, saborizada com polpa de maracujá e massa de mandioca cozida como espessante, ambos os ingredientes facilmente encontrados em assentamentos rurais. A vida de prateleira da bebida pasteurizada e refrigerada (5°C) foi acompanhada por 21 dias, sem que fossem observadas grandes variações do pH, acidez ou na contagem de coliformes totais, aeróbios mesófilos, psicrotróficos e leveduras/bolores, sem contagem para coliformes fecais. Nos atributos organolépticos a bebida obteve a média geral de 7,4, com boa aceitação por parte dos provadores, o que poderá colaborar para venda em programas de apoio à agricultura familiar como o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pinto Monção, Flávio, João Paulo Sampaio Rigueira, Eleuza Clarete Junqueira de Sales, Dijair Barbosa Leal, Janaína Tayna Silva, Gabriela Duarte Oliveira Leite, and Julieta Maria De Alencar chamone. "UTILIZAÇÃO DE FUNGOS EM FORRAGEIRAS E NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES." Science And Animal Health 6, no. 2 (March 15, 2019): 173. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v6i2.9857.

Full text
Abstract:
A utilização de plantas forrageira como fonte de nutrientes para ruminantes é sem dúvida a forma mais econômica e competitiva de produzir carne e leite de qualidade nos trópicos. Entretanto, em regiões de clima tropical, a produção de forragem não é constante ao longo do ano, o que é essencial conservar o excesso de forragem produzida em épocas estratégicas que pode ser na forma de fenos, silagens e diferimentos dos pastos. Entretanto, a conservação de forragens de modo geral não mantém constante o valor nutricional do alimento, sendo essencial a adoção de técnicas eficientes e economicamente viáveis com o intuito de melhorar a qualidade nutricional da forragem conservada. Com base no exposto, objetivou-se por meio desta revisão elucidar a importância dos fungos sobre o valor nutricional de plantas forrageiras conservadas e sua utilização na alimentação animal. A utilização de fungos principalmente do gênero Pleurotus promove a degradação dos componentes da parede celular das plantas forrageiras e coprodutos agroindústrias, melhorando a degradabilidade e a digestibilidade da matéria seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, M. A., S. N. R. Almeida, R. R. P. Almeida, E. C. A. Carolino, and D. L. Crispim. "A problemática ambiental decorrente dos resíduos sólidos gerados no processo produtivo do queijo." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 2 (December 3, 2015): 01. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i5.3630.

Full text
Abstract:
<p>O processo de fabricação e comercialização de queijo, sejam eles em grandes agroindústrias ou de modo artesanal em pequenas propriedades rurais, é parte importante na economia brasileira, sobretudo para algumas regiões, a exemplo da região nordeste do Brasil. O objetivo deste trabalho foi efetuar uma caracterização preliminar da produção de queijo, enfatizando o levantamento de suas relações com o meio ambiente e os possíveis aspectos e impactos ambientais decorrentes da produção de queijo. Para tanto, utilizou-se como processo metodológico uma revisão bibliográfica da problemática em estudo a fim de se obter a maior quantidade possível de informações, além de fazer uma correlação com estudos que traz alternativas para o aproveitamento do principal efluente gerado no processo produtivo do queijo, que é o soro derivado do leite. O soro do leite é um subproduto de alto potencial poluidor, e as empresas perceberam que agregando valor a esse subproduto derivado do leite tem-se uma alternativa viável economicamente, além da redução dos custos com o tratamento de efluentes. Destacando assim, a necessidade de conscientização dos empresários deste segmento, bem como da instalação e/ou adequação de sistemas de tratamento eficientes dos resíduos e efluentes gerados em todas as etapas do processo, haja vista o alto potencial poluidor e impactante desta atividade.</p><p align="center"><strong><em>The environmental problems resulting from solid waste generated in the production process cheese</em></strong></p><p><strong>Abstract</strong><strong>: </strong>The process of manufacturing and marketing of cheese, whether in big agribusiness or artisanal way in small farms, is an important part in the Brazilian economy, especially for some regions such as the northeast region of Brazil. The objective of this study was to perform a preliminary characterization of cheese production, emphasizing raising its relations with the environment and potential environmental aspects and impacts of the cheese production. For this purpose, it was used as a methodological process a literature of the problematic review of study in order to obtain the largest possible amount of information, and make a correlation with studies that brings alternatives to the use of the main wastewater generated in the production of the cheese making process, which is derived from milk serum. Whey is a high pollution potential by-product, and companies have realized that adding value to this byproduct derived from milk has an economically viable alternative, in addition to reducing the costs of treating effluents. Highlighting thereby the need for awareness of entrepreneurs in this segment as well as the installation and / or suitability of efficient treatment systems for waste and effluents generated at all stages of the process, given the high pollution potential and impacting this activity.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Nicacio, Joaquim Eduardo De Moura. "Projeção do Custo do Suco de Laranja Pela Aplicação da Simulação Bootstrap." Revista de Estudos Sociais 16, no. 31 (November 11, 2014): 171. http://dx.doi.org/10.19093/res.v16i31.2090.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa teve por objetivo a utilização da técnica Bootstrap na determinação do volume médio populacional de suco de laranja, obtida entre quatro amostras provenientes de produtores dessa fruta denominada Citrus sinensis (L) Osbeck, do município de Primavera do Leste. A cadeia de produção agroindustrial da laranja, ainda incipiente nesse município, deve ser monitorada em suas operações principalmente a industrialização e, a qualidade da matéria prima deve ser rigorosamente controlada. A determinação do custo de produção do suco de laranja é exigida pelo Regulamento do Imposto de Renda/1999 que impõe o sistema de custeio por absorção definido pela equação Custo Total = Custo Direto + Custo Indireto. O volume médio simulado do suco de laranja foi obtido após 1000 reamostragens com reposição das amostras dos produtores. Dessa forma obteve-se a equação: valor = preço unitário da laranja x volume médio simulado, obtendo dessa forma o custo direto do suco proveniente da melhor amostra. O emprego da Pesquisa Operacional, através da simulação numérica Bootstrap permitiu um resultado positivo na mensuração do volume médio de suco de laranja de forma segura e confiável. Para a pequena agroindústria esse é um critério de controle de qualidade da matéria prima imprescindível para sua sustentabilidade. Para o produtor é a garantia de uma demanda firme. A incerteza de obter um lote de laranjas com menor quantidade de suco é eliminada nessa simulação. A obtenção antecipada do custo variável do suco é estratégica do ponto de vista do planejamento da produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Miguel, Aurélio Antas, João Licínio Nunes de Pinho, João Ribeiro Crisóstomo, and Roseli Freire de Melo. "Comportamento produtivo e características pós-colheita de híbridos comerciais de melão amarelo, cultivados nas condições do litoral do Ceará." Ciência e Agrotecnologia 32, no. 3 (June 2008): 756–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000300008.

Full text
Abstract:
Desenvolveu-se, este trabalho, em condições de campo na Estação Experimental da Embrapa/ Agroindústria Tropical, em Pacajus - CE, no período de setembro a dezembro de 2000, objetivando caracterizar a produtividade e a qualidade dos frutos de nove híbridos de melão amarelo, nas condições do litoral leste do Estado do Ceará. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com nove tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos dos híbridos comerciais de melão amarelo descritos a seguir: Gold Pride, Gold Star, TSX 32096, Yellow Queen, PX 4910606, AF 682, XPH 13021, AF 646 e Gold Mine. Avaliou-se produção total, massa média de frutos na primeira colheita, sólidos solúveis (SS), resistência de polpa e classificação dos frutos. Para todas as variáveis analisadas observaram-se diferenças significativas entre os híbridos, com exceção do teor de SS. Os híbridos Gold Pride, Gold Star, XPH 13021 e Gold Mine apresentaram maiores produtividades, com média de 32 t/ha. O Gold Mine apresentou maior massa média de fruto (1,5 kg), diferindo significativamente dos híbridos Gold Pride (1,14 kg), AF 646 (1,02 kg), AF 682 (1,09 kg) e PX 4910606 (1,11 kg), que apresentaram os menores valores médios. Os frutos dos híbridos Gold Mine, TSX 32096, PX 4910606, XPH 13021 e AF 682 apresentaram os maiores valores de SS e resistência de polpa, enquanto, o Yellow Queen e o AF 646 apresentaram os menores valores. Os híbridos Gold Mine, Gold Star, XPH 13021 e Gold Pride destacaram-se pelas maiores produtividades de frutos comercializáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Nascimento, Silvia Panetta, and Simone Moraes Raszl. "Estudo da correlação entre o grau de conformidade às bpa e a segurança do leite." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, February 23, 2012, 69–85. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.200.

Full text
Abstract:
A segurança dos alimentos depende fundamentalmente da forma como as matérias-primas agroalimentares são obtidas. O leite constitui-se em matéria-prima para a agroindústria de produtos lácteos, de modo que sua qualidade é fator determinante para a qualidade e segurança dos produtos dele derivados. A fim de avaliar se o emprego das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) garante a segurança do leite produzido foi desenvolvido este Estudo, procurando-se verificar o grau de correlação entre o emprego das BPA e a segurança do leite produzido na região de Itapetininga, SP. Para tanto, foi elaborado um checklist baseado na Instrução Normativa nº 51 e aplicado em propriedades rurais da região de Itapetininga, SP. Na ocasião também foram coletadas amostras do leite produzido e submetidas a análises físico-químicas e determinação de Contagem Bacteriana Total (CBT), assim como Contagem de Células Somáticas. Os resultados demonstraram que, apesar do leite analisado apresentar-se dentro dos padrões vigentes, foi verificada fraca correlação entre o grau de conformidade às BPA e a CBT, concluindo-se que, embora a adoção das BPA seja válida para a melhoria da qualidade do leite, outros fatores também influenciam em sua qualidade microbiológica e deverão ser também considerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Finamore, Eduardo Belisário, and Marco Antonio Montoya. "DIMENSÃO ECONÔMICA DO COMPLEXO LÁCTEO GAÚCHO." Revista de Economia e Agronegócio 3, no. 2 (June 1, 2015). http://dx.doi.org/10.25070/rea.v3i2.57.

Full text
Abstract:
Neste artigo procurou-se caracterizar e mensurar o complexo lácteo daeconomia do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizou indicadores deperformance setorial e índices de autonomia de compras e vendas para delimitar amensuração do complexo lácteo. Os dados foram extraídos da matriz insumo-produtode 1998 disponibilizada pela FEE do RS. Verificou-se que o complexo lácteo gaúcho éum grande produtor de leite nacional e seu nível de competitividade o situa entre os maiseficientes produtores do país. O complexo lácteo responde, a preço básico, por 6,77%do PIB do agronegócio gaúcho está fortemente vinculado ao setor urbano de formadireta e emprega 118.603 trabalhadores, o que perfaz 5,07% e 2,42% do total detrabalhadores do agronegócio e do estado, respectivamente. A partir da parcela do valoradicionado apropriado pelos trabalhadores, identificou-se que a agroindústria do leitedetém processos produtivos modernos, com tecnologias mais intensivas no uso decapital que de mão-de-obra. Portanto, conclui-se que o complexo lácteo constitui-senum importante componente do agronegócio gaúcho e que seu desempenho, dados osfortes encadeamentos que apresenta com o setor urbano, é fundamental para o desenvolvimentoeconômico do estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Braga, Cristiane Silva, Carlos Victor Lamarão, Charles Soares dos Santos Rolim, and Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi. "Elaboração de queijo tipo “tofu” utilizando castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa)." REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE 4, no. 8 (September 26, 2020). http://dx.doi.org/10.30810/rcs.v4i8.1451.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo elaborar um alimento tipo queijo vegetal “tofu”, utilizando castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa). Para a determinação da composição centesimal da castanha-do-brasil, as amostras foram analisadas em triplicatas, obtendo-se como resultados os valores de Umidade (10,16), Proteínas (12,35), Lipídios (63,80), Carboidratos (21,00), Fibras (8,96), Cinzas (2,85) e Valor energético (697,78). Para avaliação de aceitabilidade do produto foi realizada analise sensorial com duas concentrações do alimento tipo tofu (75 e 100%), onde verificou-se que a concentração de tofu 100% castanha-do-brasil foi a mais aceita pelos provadores em comparação a amostra de 75% castanha-do-brasil. Foram realizadas as análises microbiológicas na amostra de tofu com concentração de 100% castanha-do-brasil, a qual apresentou maior aceitabilidade pelos provadores, expressando os seguintes resultados para Coliformes Totais (ausência), Coliformes termotolerantes (ausência), Contagem de Bactérias Aeróbias Mesófilas (92 NMP/g) e Contagem de bolores e leveduras (ausência). A elaboração de queijo utilizando castanha do Brasil mostrou-se viável, tanto do ponto vista nutricional, quanto sensorial, sendo uma alternativa para a agroindústria de produtos lácteos e para o público vegano/vegetariano, intolerantes à lactose, alérgicos ao leite de vaca, dislipidêmicos e à pessoas que almejam o consumo de produtos mais saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Junior, Gerôncio Sucupira, Manoel Moisés Ferreira de Queiroz, Ednaldo Barbosa Pereira Junior, Hermano Oliveira Rolim, João Ferreira Neto, and Pedro Lima Filho. "Cultivar BRS Ponta negra irrigado com efluentes agroindustriais." Revista de Agroecologia no Semiárido 3, no. 1 (October 25, 2019). http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i1.3553.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho buscou avaliar a produção de forragem do Cultivar BRS Ponta Negra irrigado com efluentes agroindustriais proveniente da bovinocultura e da agroindústria de processamento de leite e derivados pertencentes ao IFPB – Sousa, O modelo experimental utilizado foi o delineamento em blocos casualizados, com seis tratamentos e cinco repetições. A parcela experimental foi composta por duas plantas. Os tratamentos utilizados resultaram em: T1 = irrigação com 100% de água residuária da Bovinocultura (ARB); T2: irrigação com a mistura de 75% de água residuária da Bovinocultura e 25% de água residuária da Agroindustrial (ARA); T3: irrigação com a mistura de 50% de ARB e 50% de ARA; T4: irrigação com a mistura de 25% de ARB e 75% de ARA; T5: irrigação com 100% de ARA; T6: Água do poço artesiano (testemunha). Foram analisados a seguintes variáveis: Altura de planta, diâmetro do colmo, matéria verde e seca da parte aérea, Proteína Bruta, Cinzas, FDN, FDA, amostragem do solo na profundidade de 0-20 cm, em três momentos (antes do plantio, 79 dias e aos 107 dias) para determinar os seguintes atributos: pH (H<sub>2</sub>O), Na<sup>+</sup>, MO (g.Kg<sup>-1</sup>) e PST (%).Portanto, este estudo mostra a possibilidade da produção de sorgo com águas residuárias pelos produtores rurais do semiárido, sendo a presença de resíduos da bovinocultura mais eficiente na produção de forragem, colaborando para o destino adequado desses efluentes.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Borges, Ana Claudia Giannini, and Lívia Martinez Brumatti. "DESEMBOLSOS DO BNDES NO SETOR SUCROALCOOLEIRO NO NORDESTE BRASILEIRO." Revista de Geografia 36, no. 1 (June 10, 2019). http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2019.236543.

Full text
Abstract:
Apesar da postura menos participativa do Estado nas relações de mercado, instituições financeiras públicas,como o BNDES, continuam sendo demandadas para investimento, inclusive para setores agrícolas, como osucroalcooleiro. Nesse sentido, este trabalho busca identificar e analisar a atuação de credor do Estado, por meiodo BNDES, para o setor sucroalcooleiro na região Nordeste, no período de 2001 a 2012. Para tal, foramlevantados dados do BNDES, IBGE, MAPA e UNICA, os quais foram analisados a partir de uma abordagemdescritiva. Constata-se que o BNDES teve papel importante na dinamização do setor sucroalcooleiro no períodoanalisado, principalmente nas mesorregiões localizadas no extremo leste dos estados de Alagoas e Pernambuco.Apesar desta importância, foram identificadas algumas irregularidades no processo de desembolso, pois algunsmunicípios que não apresentam área plantada nem agroindústria, captaram recursos no BNDES, demonstrando adestinação inadequada dos recursos e a falta de fiscalização do Banco após o desembolso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography