Academic literature on the topic 'Água corporal total'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Água corporal total.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Água corporal total"

1

Santos, Francielle Pereira, Poliana De Lima Costa, Cintia Campolina Duarte Rocha Da Silva, and Sandro Fernandes Da Silva. "COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS MORFOLÓGICAS E DA ÁGUA CORPORAL DURANTE AS FASES DE UM CICLO MENSTRUAL." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 26, no. 2 (2018): 5. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v26i2.7314.

Full text
Abstract:
No ciclo menstrual, ocorrem mudanças na retenção de líquidos que podem interferir na massa corporal. Para confirmar esta hipótese, sete mulheres saudáveis que não fazem uso de contraceptivos orais, foram avaliadas na fase folicular, na fase ovulatória e na fase lútea pelo método da impedância bioelétrica, no qual foram mensuradas as variáveis: água corporal total, água intracelular e água extracelular em litros, percentual de gordura, massa gorda e massa magra em quilos. Não foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis analisadas em cada fase. Conclui-se que as variáveis morfológicas e a água corporal não são influenciadas significativamente pelas alterações decorrentes do ciclo menstrual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Galati, Rosemary Laís, Jane Maria Bertocco Ezequiel, Octavio Guilherme da Cruz e. Silva, Pedro Henrique Watanabe, Viviane Correa Santos, and Bruno Biagioli. "Equações de predição da composição química corporal a partir do corte da 9-10-11ª costelas de bovinos castrados Nelore." Revista Brasileira de Zootecnia 36, no. 2 (2007): 480–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000200027.

Full text
Abstract:
Objetivou-se obter equações de regressão linear simples para estimativa da composição química corporal de novilhos Nelore a partir da composição química do corte da 9-10-11ª costelas. Foram utilizados 27 bovinos em confinamento, com 21 a 31 meses de idade e 338,0 a 503,6 kg de peso corporal. Do total, foram abatidos seis animais (referência) ao início do experimento para estimativa da composição química corporal. A composição química em água, proteína, EE e cinzas foi determinada no corte da 9-10-11ª costelas e nos tecidos corporais. As equações de regressão para estimativa do peso de corpo vazio (PCVZ) a partir dos pesos de jejum (PV) e carcaça quente (PCQ) foram PCVZ = 0,8726 PV - 2,7399 e PCVZ = 1,5350 PCQ + 13,598 (R² = 0,98). O ganho de 1 kg de PCVZ correspondeu a aproximadamente 1,15 kg de PV. A porcentagem de água no corpo vazio (CVz) esteve altamente correlacionada às porcentagens de água (R² = 0,98) e EE (R² = 0,91) no corte das costelas. A equação mais indicada foi a desenvolvida a partir da porcentagem de água no corte das costelas (Sx, y = 0,46). Verificou-se alta correlação entre a porcentagem de EE no CVz e a porcentagem de EE (R² = 0,95) no corte das costelas, portanto, a equação %EE CVz = 0,9662%EE costelas + 1,5294 pode ser utilizada para estimativa da composição do CVz em EE. O mesmo ocorreu para a porcentagem de cinzas, sendo recomendada a equação %MM CVz = 0,5915%MM costelas + 0,7619 (R² = 0,88). A composição química percentual em água, EE e minerais no corte das 9-10-11ª costelas permitiu estimar com acuidade a composição do corpo vazio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Signor, Arcangelo Augusto, Aldi Feiden, Fábio Bittencourt, Flávia Renata Potrich, Agnaldo Deparis, and Wilson Rogério Boscolo. "Fósforo na alimentação de pacu (Piaractus mesopotamicus)." Revista Brasileira de Zootecnia 40, no. 12 (2011): 2646–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011001200005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o uso de fósforo na dieta de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus) sobre a qualidade da água, o desempenho zootécnico, o rendimento corporal e a composição química da carcaça. Foram utilizados 100 juvenis com peso médio inicial de 25,9±1,32 g, distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso, em 20 tanques de fibra de vidro, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os peixes foram alimentados quatro vezes ao dia, às 8; 11; 14 e 17 h, com dietas extrusadas contendo 0,40; 0,55; 0,70; 0,85 e 1,0% de fósforo total. Não foram observadas diferenças nos parâmetros de qualidade de água, com exceção da concentração de ortofosfato na água, que apresentou aumento linear. Os parâmetros de desempenho zootécnico, rendimento corporal e composição química da carcaça não diferiram entre os níveis de suplementação de fósforo na dieta. A utilização de 0,40% de fósforo total atende às exigências de fósforo de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus), além de disponibilizar menor concentração de ortofosfato da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Antunes, Michele de Oliveira. "A Importância da Qualidade da Água em Campanha." EsSEx: REVISTA CIENTÍFICA 2, no. 3 (2019): 69–72. http://dx.doi.org/10.46848/900022.

Full text
Abstract:
O corpo humano é constituído em sua maioria por água. O percentual de água nos músculos é de 75%. Da mesma forma, o sangue é constituído 95% de água e a gordura corporal 14% . Até mesmo o tecido ósseo possui água em sua constituição (22%). Como o corpo do homem possui mais músculos que o da mulher e menos gordura, o percentual total de água difere entre os dois, sendo de 65% e 60% respectivamente. A água é essecial para a sobrevivência humana e muitas doenças podem ser veiculadas através dela, podendo ser de origem bacteriana, viral ou parasitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Azevedo, R. A., S. R. A. Rufino, M. S. Cruz, et al. "Desenvolvimento de bezerros leiteiros alimentados com silagem de leite de transição: I - Trato digestivo." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 2 (2014): 489–96. http://dx.doi.org/10.1590/1678-41626564.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o desenvolvimento do trato digestivo de bezerros Holandeses aleitados com silagem de leite de transição. Foram utilizados 18 animais, com peso corporal inicial médio de 36,50kg (±4,03), alimentados individualmente em baias com concentrado, feno de Cynodon sp., água e suplemento mineral oferecidos ad libitum. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com três tratamentos e seis repetições. Os tratamentos consistiram em leite integral e silagem de leite de transição diluída em água ou misturada em leite, correspondendo a quatro litros diários divididos em duas refeições, durante 59 dias. Aos 60 dias, os bezerros foram abatidos e realizaram-se pesagens do trato digestivo e medidas histológicas das papilas ruminais. O sistema de aleitamento não interferiu nos consumos de concentrado e matéria seca total e no desenvolvimento de papilas ruminais (P>0,05). A silagem de leite de transição diluída em água resultou em menor peso corporal, menor peso corporal vazio e absoluto do abomaso e maior desenvolvimento intestinal. O aleitamento com silagem misturada em leite não comprometeu o desenvolvimento corporal e do trato digestivo até 60 dias de idade, representando alternativa ao aleitamento com leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Villela, Letícia Duarte, Fernanda Valente Mendes Soares, Andrea Dunshee de Abranches, Saint-Clair GOMES Junior, Maria Dalva Barbosa Baker Méio, and Maria Elisabeth Lopes Moreira. "Antropometria e composição corporal de recém-nascidos pré-termo na idade gestacional e no peso equivalente ao termo." Revista de Nutrição 28, no. 6 (2015): 619–29. http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000600005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar o crescimento e a composição corporal de recém-nascidos pré-termo na idade gestacional corrigida de termo e ao alcançarem um peso entre 3,0 e 3,5 kg. MÉTODOS: Estudo longitudinal, realizado no Instituto Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, com 39 recém-nascidos pré-termo e que apresentaram muito baixo peso ao nascer. Medidas antropométricas e água corporal total foram avaliadas no primeiro, no sétimo e no dia da recuperação do peso de nascimento, na idade gestacional corrigida do termo e em torno de três semanas de idade gestacional corrigida (correspondente ao tempo de vida para alcançar um peso entre 3,0 e 3,5 kg). O grupo de referência foi constituído por 32 recém-nascidos a termo, adequados para a idade gestacional, avaliados no segundo dia de vida. Considerou-se restrição de crescimento o escore-Z menor do que -2 para peso, comprimento e perímetro cefálico. RESULTADOS: Na idade de termo, 71,8% dos recém-nascidos pré-termo apresentaram restrição do crescimento para peso, 61,5% para comprimento e 25,6% para perímetro cefálico. Com três semanas de idade gestacional corrigida, esses recém-nascidos apresentaram a prega cutânea tricipital e a circunferência abdominal estatisticamente maiores que o grupo de referência enquanto o comprimento e a porcentagem de água corporal total foram menores. CONCLUSÃO: Os recém-nascidos pré-termo apresentaram perfil antropométrico e de água corporal diferente dos recém--nascidos a termo, sugerindo acúmulo de gordura. Houve recuperação do crescimento entre a idade de termo e três semanas de idade corrigida, sendo mais evidente esse crescimento em relação ao perímetro cefálico e peso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Da Silva, Alberto Inácio. "Nível de desidratação e desempenho físico do árbitro de futebol no Paraná e São Paulo." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 9, no. 3 (2010): 148. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v9i3.3484.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar e comparar o grau de desidratação no transcorrer de partidas oficiais de futebol em árbitros do estado do Paraná e São Paulo. Foram avaliados 16 árbitros, do sexo masculino, sendo nove da Federação Paranaense e sete pela Federação Paulista de Futebol. A perda total de água no organismo foi determinada a partir da mudança no peso corporal, considerando-se os valores do peso inicial e final, diurese e líquido ingerido no início e intervalo da partida. A distância percorrida durante a partida foi determinada mediante a filmagem dos árbitros. A temperatura ambiente média no Paraná foi de 23,1 ± 2,0 °C, e a umidade relativa do ar de 67,3 ± 21,3%. Já em São Paulofoi de 31,1 ± 7,1 °C, e 56,9 ± 12,8%, respectivamente. A temperatura apresentou diferença estatisticamente significativa (p = 0,029). A perda total de água corporal nos árbitros do Paraná foi de 1,86 ± 0,5 litros, o que equivale a 2,16 ± 0,5% do seu peso corporal inicial. Em São Pauloapresentou desidratação de 2,30 ± 0,6 litros, o que equivaleu a 3,20 ± 0,8% do peso corporal. A porcentagem da perda de peso corporal apresentou diferença estatisticamente significativa (p = 0, 006). A distância total média percorrida pelos árbitros do Paraná foi de 9.131,4 ± 255,8 metros. Já para os árbitros de São Paulo foi de 10.034,1 ± 840,6 metros. A análise estatística demonstrou haver diferenças estatisticamente significativas entre estes valores (p = 0,0083). A diferença na temperatura ambiente observada em cada região foi considerada um fator determinante para a diferença no volume hídrico perdido pelos árbitros no transcorrer da partida.Palavras-chave: árbitro, futebol, nutrição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Azevedo, Rafael Alves de, Sâmara Raiany de Almeida Rufino, Douglas Vinícius Lage Duarte, Ana Claudia Maia Soares, and Luciana Castro Geraseev. "Desempenho de bezerros leiteiros em aleitamento artificial convencional ou fracionado." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 15, no. 1 (2014): 237–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402014000100023.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o consumo, o desempenho e a incidência de diarreia de bezerros da raça Holandesa, além de realizar análise técnica e econômica dos sistemas artificiais de aleitamento convencional e fracionado. Foram utilizados 22 animais, sendo 12 machos e 10 fêmeas, com peso corporal inicial médio de 37,26kg (±3,42), distribuídos em delineamento em blocos casualizados, de acordo com o sexo, alojados em baias individuais até os 59 dias de idade dos animais. O aleitamento convencional constituiu-se de quatro litros de leite diários durante 59 dias e o fracionado, de seis litros do 6º ao 25º; quatro litros do 26º ao 45º e dois litros do 46º ao 59º dia de idade, além de concentrado, de feno de Cynodon sp., de água e de suplemento mineral fornecidos ad libitum. O consumo dos alimentos e incidência de diarreia foram monitorados diariamente e os animais, pesados e medidos, semanalmente. Os dados de consumo, de ganho de peso diário, medidas de crescimento, conversão alimentar e a incidência de diarreia foram analisados em parcelas subdivididas. O ganho total corporal e o peso corporal final foram analisados em delineamento em blocos casualizados. O peso corporal inicial foi utilizado como covariável. O sistema de aleitamento não interferiu (p>0,05) nos consumos de concentrado, feno, água e o desempenho dos animais. O aleitamento fracionado proporcionou maior (p<0,05) consumo total de matéria seca no terceiro período de avaliação e menor custo por kg de ganho de peso total, indicando-o como melhor estratégia na bovinocultura leiteira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Azevedo, Rafael Alves de, Leonardo Araújo, Sandra Gesteira Coelho, Daniel Emygdio de Faria Filho, Eduardo Robson Duarte, and Luciana Castro Geraseev. "Desempenho de bezerros alimentados com silagem de leite de transição." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 5 (2013): 545–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013000500011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de bezerros da raça Holandesa, aleitados com leite ou silagem de leite de transição diluída em água ou misturada ao leite, bem como realizar análise econômica das dietas. Foram utilizados 18 animais, com peso corporal inicial médio de 36,50±4,03 kg, alojados individualmente em baias. Os animais receberam quatro litros de dieta líquida por dia, durante 54 dias. Os dados de consumo, ganho de peso diário, medidas de crescimento e conversão alimentar foram analisados em parcelas subdivididas; e o peso corporal final, o ganho total e a ocorrência de diarreia foram analisados em delineamento inteiramente casualizado. A silagem de leite de transição não alterou o consumo de concentrado e o total de matéria seca, nem a ocorrência de diarreia. O desempenho dos animais foi reduzido, quando a silagem foi diluída em água, o que resultou em menor peso final e menor ganho total de peso. Os animais tratados com silagem misturada ao leite tiveram desempenho similar aos tratados com leite, o que possibilita menor custo por quilograma de ganho de peso total e se mostra como opção viável para o aleitamento de bezerros leiteiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zanelli, José Carlos Sales, Braian Alves Cordeiro, Bruna Teles Soares Beserra, and Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade. "Creatina e treinamento resistido: efeito na hidratação e massa corporal magra." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 21, no. 1 (2015): 27–31. http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922015210101932.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a creatina é um recurso ergogênico cuja suplementação tem sido associada ao aumento da hidratação corporal total e ao aumento da massa muscular dos consumidores. Entretanto, estudiosos questionam se o aumento da massa muscular é um ganho real.OBJETIVO: avaliar o efeito da suplementação de creatina sobre a hidratação e o aumento de massa magra em indivíduos previamente treinados e não treinados, submetidos a um programa de treinamento resistido.MÉTODOS: ensaio clínico não randomizado, constituído por três momentos, M1 - Início da suplementação com 20g/dia de creatina; M2 - 7 dias após iniciada a suplementação e redução da suplementação para 5g/dia; M3 - 28 dias de suplementação. Nos momentos propostos, foram realizadas aferições de peso, estatura e avaliação da composição corporal (massa magra, água corporal total) com a utilização do BYODINAMICS(r) Modelo 310. Para todos os testes estatísticos, foi adotado o nível de significância de 95% (p<0,05).RESULTADOS: participaram desse estudo 14 voluntários adultos do sexo masculino, com idade média de 22,57(±1,45) anos, dos quais sete eram treinados e sete não treinados. Após 28 dias de suplementação, no grupo treinado observou-se um aumento significativo no peso, água corporal total, massa magra e hidratação da massa magra, mas nenhum aumento significativo foi observado no grupo não treinado. Em relação ao ângulo de fase, este aumentou no grupo não treinado e reduziu no grupo treinado.CONCLUSÃO: a suplementação de creatina associada ao treinamento resistido é mais efetiva na hidratação de indivíduos treinados, como também é suficiente para reduzir a diferença significativa do ângulo de fase intergrupos, sugerindo assim, maior hidratação celular em ambos os grupos. Contudo, esse aumento na hidratação não revelou aumento significativo no tecido muscular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Água corporal total"

1

Noujeimi, Flávia Alves. "Avaliação da Água Corporal Total e seus Compartimentos em Atletas de Elite por Espectrometria de Impedância." Master's thesis, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65318.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Noujeimi, Flávia Alves. "Avaliação da Água Corporal Total e seus Compartimentos em Atletas de Elite por Espectrometria de Impedância." Dissertação, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65318.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Francisco, Ruben Samuel Cordeiro. "Compartimentos hídricos e distribuição de fluidos como determinantes do ângulo de fase e dos parâmetros brutos da bioimpedância em atletas." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19554.

Full text
Abstract:
Introdução: O objetivo deste estudo foi analisar os compartimentos hídricos e distribuição de fluidos como preditores dos parâmetros brutos da bioimpedância elétrica multiespectral (BIS) em atletas, ajustando para co-variáveis. Métodos: Foram analisados 209 homens e 80 mulheres atletas, com média de idades de 21.4±4.6 anos e 20.0±3.2 anos, respetivamente. Utilizando técnicas de diluição de isótopos, foram estimados os valores da água corporal total (ACT) e água extracelular (AEC). A água intracelular (AIC) foi calculada (AIC=ACT-AEC) e a distribuição de fluidos através do rácio AEC/AIC. O ângulo de fase (AnF), resistência (R) e reactância (Xc) foram obtidos através da BIS (Xitron-4200) a uma frequência de 50kHz. A massa isenta de gordura (MIG) foi determinada por densitometria radiológica de dupla energia (DXA). Resultados: Independentemente da MIG, idade e categoria de modalidade, a AIC foi considerada um preditor do AnF nas mulheres (β=0.129;p<0.01) e nas homens (β=0.108; p<0.01), assim como o rácio AEC/AIC (β=-1.022; p=0.016; β=-2.072; p<0.01, respetivamente) e também a ACT (β=0.59, p=0.027 e β=0.120, p<0.01, respetivamente). Nas mulheres, considerando as co-variáveis, a AIC e ACT apresentaram uma associação inversa com a R (β=-0.016; p<0.01 e β=-11.045; p<0.01). A mesma associação com a R foi observada, nos homens, para a AIC (β=-5.826; p<0.01), AEC (β=-3.957; p=0.010) e ACT (β=-472.23; p<0.01). O rácio AEC/AIC, nos homens, associou-se de forma positiva com a R (β=54.25; p=0.020). Nos homens, depois do ajuste às co-variáveis, a AEC (β=- 0.997; p<0.01) e ACT (β=-0.348; p=0.017) relacionaram-se de forma inversa com a Xc. Por outro lado, nas mulheres nenhuma das variáveis foi determinante nos valores de Xc. Conclusão: Valores mais altos de AIC predizem valores mais altos de AnF nos atletas. Valores de R mais baixos são observados em atletas que apresentam valores mais altos de ACT e dos seus compartimentos. Para a Xc observou-se um dimorfismo sexual, já que valores mais baixos de Xc dependem de valores mais altos de ACT e AEC nos homens, mas não nas mulheres.<br>Introduction: The objective of this study was to analyze water compartments and fluid distribution as predictors of the raw parameters of multispectral electrical bioimpedance (BIS) in athletes, adjusting for covariates. Methods: A total of 209 men and 80 female athletes were analyzed, with a mean age of 21.4 ± 4.6y and 20.0 ± 3.2y, respectively. Using isotope dilution techniques, the values of total body water (TBW) and extracellular water (ECW) were estimated. The ICW was calculated (ICW = TBW-ECW) and the distribution of fluids through the ECW:ICW ratio. The phase angle (PhA), resistance (R) and reactance (Xc) were obtained through the BIS (Xitron-4200) at a frequency of 50kHz. Fat-free mass (FFM) was determined by dual-energy X-ray absorptiometry (DXA). Results: Regardless of FFM, age and sport category, ICW (β=0.129, p<0.01;β=0.108, p<0.01), ECW:ICW ratio (β=-1.022, p=0.016; β=-2.072, p<0.01) and TBW (β=0.59, p=0.027; β=0.120, p<0.01) were considered predictors of PhA in women and men, respectively. In women, adjusting for covariates, ICW and TBW had an inverse association with R (β=-0.016, p<0.01 and β=-11.045, p<0.01). The same association with R was observed in men for ICW (β=-5.826, p<0.01), ECW (β=-3.957, p=0.010) and TBW (β =-472.23, p<0.01). The ECW:ICW ratio in men was positively associated with R (β=54.25, p=0.020) after the adjustment to the covariables. In males, after the adjustment to the covariables, the ECW (β=-0.997; p<0.01) and TBW (β=-0.348; p=0.017) were inversely related to Xc. In the women none of the variables was determinant in predicting Xc. Conclusion: Higher ICW values predict higher PhA values in athletes. Lower R values are observed in athletes who have higher TBW values and its compartments. For Xc, a sexual dimorphism was observed, since lower values of Xc depend on higher TBW and ECW values in men, but not in women.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carapeto, Bárbara Raquel Quintino. "Does performing moderate-to-vigorous physical activity in 12 to 24 hours prior Bioelectrical Impedance Analysis affects the validity of body water compartments assessment?" Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/19777.

Full text
Abstract:
Purpose: One of the bioelectrical impedance spectroscopy (BIS) requirement is to avoid performing physical activity in the 12-24h prior measurement, which can be difficult in highly active populations. This investigation aimed: to examine if moderate to vigorous physical activity (MVPA) performed in 12-24h prior BIS testing, affects the validity of determining total body water (TBW), extracellular water (ECW) and intracellular water (ICW) using dilution techniques as the reference method. Methods: Twenty-seven healthy highly active males, aged 20 to 39 years (72.4 ± 8.7 Kg;1.77 ± 0.07 m) were evaluated. BIS and dilution techniques were used to assess TBW, ECW, and ICW. Pearson coefficient of correlation was used to analyze if MVPA was associated with the difference between methods for TBW, ECW, and ICW. Results: No significant differences between BIS and the dilution technique for TBW, ECW, and ICW volumes were observed (p>0.05). For all water compartments, no association was found between MVPA in the previous 12-24h with the differences between methods (p>0.05). Conclusion: This study showed that performing MVPA 12-24h prior measuring water compartments may not compromise a valid estimation of TBW, ECW, and ICW from BIS compared to dilution techniques. Indeed, the magnitude of the differences between methods in body water assessment was not related with the amount of MVPA performed by highly active adults.<br>Objetivo: Um dos requisitos de bioimpedância elétrica por espectroscopia prende-se com evitar a prática de atividade física nas 12-24h antes da medição, o que pode ser difícil em populações altamente ativas. Esta investigação teve como objetivo: examinar se a atividade física moderada a vigorosa (AFMV) realizada entre 12-24h antes do teste de bioimpedância elétrica por espectroscopia afeta a validade da determinação da água corporal total (ACT), água extracelular (AEC), e água intracelular (AIC) usando técnicas de diluição como o método de referência. Métodos: Foram avaliados vinte e sete homens saudáveis, altamente ativos, com idades entre os 20 e os 39 anos (72,4 ± 8,7Kg; 1,77 ± 0.07m). A bioimpedância elétrica por espectroscopia e as técnicas de diluição foram usadas para avaliar TBW, ECW e ICW. O coeficiente de correlação de Pearson foi usado para analisar se a AFMV estava associada à diferença entre os métodos para ACT, AEC e AIC. Resultados: Não foram observadas diferenças significativas entre a bioimpedância elétrica por espectroscopia e a técnica de diluição para os volumes ACT, AEC e AIC (p> 0,05). Para todos os compartimentos de água, não foi encontrada associação entre AFMV com as diferenças entre os métodos (p> 0,05). Conclusões: O presente estudo mostrou que a realização de AFMV 12-24h antes da medição dos compartimentos de água poderá não comprometer uma estimativa válida de ACT, AEC e AIC do BIS em comparação com as técnicas de diluição. De fato, a magnitude das diferenças entre os métodos na avaliação da água corporal não demonstrou associação com a quantidade de AFMV realizada por adultos altamente ativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Água corporal total"

1

Torres, Vanessa Morales, LEIDYANNE FERREIRA GONÇALVES, JULIA BUENO FEDER, VÍTOR LIMA SIMÕES, and CAROLINE FERNANDES-SANTOS. "PERFIL METABÓLICO E ADIPOSIDADE CORPORAL EM CAMUNDONGOS SUISSOS FÊMEAS APÓS O USO CRÔNICO DE DEOXICOLATO DE SÓDIO." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/7493.

Full text
Abstract:
Introdução: A mesoterapia com deoxicolato de sódio (DEOXI) é um procedimento minimamente invasivo utilizado para melhora do contorno corporal. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu o uso de DEOXI para este fim no Brasil, porém ele ainda é utilizado na redução da gordura subcutânea, mesmo sem estudos que comprovem a sua segurança. Objetivo: Avaliar o efeito crônico do DEOXI sobre massa corporal e perfil metabólico em camundongos. Metodologia: CEUA 1011/2017. Camundongos suissos fêmeas (3 meses) receberam água (C) ou frutose 20% (F) ad libitum por 8 semanas, seguido de 8 aplicações subcutâneas (região inguinal direita) de 100µL salina ou DEOXI 50µg 2x/semana (grupos C/Sal n=7; C/Deoxi n=7; F/Sal n=6 e; F/Deoxi n=6). Analisou-se a massa corporal (MC), glicemia, intolerância à glicose (TOTG), resistência à insulina (IPITT), massa adiposa e hepática, colesterol total (CT), triglicerídeo sanguíneo (TGs), hepático (TGh) e do coração (TGc) e os índices de Castelli I (ICI) e II (ICII) e TyG. Dados em média±DP, 2-way ANOVA, pós teste de Tukey, p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Torres, Vanessa Morales, Leidyanne Ferreira Gonçalves, Sindel Lorenconis Barrozo, Raissa Moreira Barreira, and Caroline Fernandes-Santos. "EFEITO CRÔNICO DO DEOXICOLATO DE SÓDIO SOBRE O PERFIL METABÓLICO E ADIPOSIDADE CORPORAL EM CAMUNDONGOS SUISSOS FÊMEAS SAUDÁVEIS OU SUBMETIDOS À UMA DIETA COM FRUTOSE." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1508.

Full text
Abstract:
Introdução: Mesoterapia com deoxicolato de sódio (DEOXI) é um procedimento minimamente invasivo utilizado para contorno corporal. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu o uso para este fim, mas ainda é utilizado na redução da gordura subcutânea, mesmo sem estudos sobre a segurança. Objetivo: Avaliar o efeito crônico do DEOXI sobre massa corporal e perfil metabólico em camundongos. Material e métodos: CEUA 1011/2017. Camundongos suissos fêmeas (3 meses) receberam água (C) ou frutose 20% (F) ad libitum por 8 semanas, seguido de 8 aplicações subcutâneas (região inguinal direita) de 100µL salina ou DEOXI 50µg 2x/semana (grupos C/Sal n=7; C/Deoxi n=7; F/Sal n=6 e; F/Deoxi n=6). Analisou-se a massa corporal (MC), glicemia, intolerância à glicose (TOTG), resistência à insulina (IPITT), massa adiposa e hepática, colesterol total (CT) e triglicerídeo (TG) sanguíneo. Dados em média±DP, 2-way ANOVA, pós teste de Tukey, p&lt;0,05 (GraphPad Prism 6.0). Resultados: A análise macroscópica mostrou nódulos fibróticos na gordura inguinal (GI) direita, conforme descrito em humanos. Não houve diferença na MC entre os grupos C e F após 8 semanas (antes das aplicações). As aplicações de DEOXI também não alteraram a MC após 4 semanas. Nos depósitos de tecido adiposo, notou-se um maior peso da gordura genital (GG) no grupo F/Deoxi vs. C/Sal (p&lt;0,05), mas sem diferença entre os grupos na GI direita ou na relação GI/GG. Ingestão de frutose por 8 ou 12 semanas não alterou a glicemia, nem provocou intolerância à glicose ou resistência à insulina (RI) no grupo F/Sal. Também não houve alteração nesses parâmetros nos grupos C/Deoxi e F/Deoxi após 8 aplicações, exceto a RI no grupo C/Deoxi vs. C/Sal (p&lt;0,01). O CT e o TG não se alteraram entre os grupos, assim como o peso hepático. Conclusão: Os dados preliminares não mostraram efeito adverso expressivo sobre o metabolismo de nenhum grupo e a dose escolhida não reduziu a gordura subcutânea no local da aplicação como esperado, porém, foram observados nódulos no local, mostrando a necessidade de mais estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duarte, Marcela, Paulo Henrique Moura Dian, Wanderley Rocha Meira Filho, Käthery Brennecke, Luiz Arthur Malta Pereira, and Diego Henrique Garbuio. "SOLUÇÃO ELETROLÍTICA ISOTÔNICA SOBRE O DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE BOVINOS CONFINADOS." In ANAIS V CONTEC BRASIL 2024. Universidade Brasil, 2024. https://doi.org/10.63021/vcontec.978-6589249313.2024.art057.

Full text
Abstract:
Introdução: Durante a vida produtiva, os bovinos são expostos a diversos manejos que, invariavelmente, os tiram de sua zona de conforto e os levam à condição de estresse. A solução eletrolítica isotônica pode acelerar o processo de hidratação em animais submetidos ao estresse, melhorar o equilíbrio dos líquidos corporais, fornecer reposição de eletrólitos e aumentar o rendimento de carcaça de bovinos ao abate. Objetivos: Inicialmente, foi avaliado diferentes concentrações de solução eletrolítica isotônica, sobre o desempenho de animais submetidos a jejum alimentar e hídrico por 48 horas antes do início do confinamento. Posteriormente, avaliou-se a solução no curral de espera do frigorífico, sobre o rendimento de carcaça ao abate. Material e Métodos: O trabalho foi previamente aprovado pela Comissão de Ética para Uso de Animais (protocolo 230028). O experimento foi conduzido no município de Descalvado/SP. Foram utilizados 36 animais, com idade aproximada de 20 meses e peso vivo médio de 407,21±31,95 kg, distribuídos ao acaso em baias individuais. O experimento foi dividido em duas etapas do fornecimento da solução. Na primeira etapa, dois dias antes do início do experimento, os animais permaneceram em jejum alimentar e hídrico por um período de 48h. Após este período, os animais foram divididos em 4 tratamentos: 0; 200g; 300g e 500g de solução de nutrientes/animal, diluída em água do bebedouro, divididos em 3 dias no início da adaptação. O período experimental foi de 90 dias. Ao final do período de confinamento, um total de 32 animais foram encaminhados para abate, sendo divididos em dois grupos de 16 animais (quatro animais de cada tratamento inicial), alojados em dois currais de espera, sendo que um grupo recebeu 300g da solução de nutrientes/animal no bebedouro, 24h antes do abate, e outro grupo apenas água, para avaliação do peso e rendimento de carcaça quente. Resultados e Discussão: Os parâmetros de peso vivo, ganho médio diário, consumo de matéria seca, eficiência alimentar e conversão alimentar não diferiram entre os tourinhos que receberam as diferentes concentrações da solução oral durante o período de adaptação (p≥0,05). O peso de carcaça quente e o rendimento de carcaça quente foram maiores nos animais que receberam 300g da solução via água de bebida no curral de espera do frigorífico (p&lt;0,05). Conclusão: A administração oral de solução eletrolítica isotônica mostrou-se eficaz em promover melhora no peso e rendimento de carcaça quando fornecida no curral de espera no período de 24h que antecedeu o abate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!