To see the other types of publications on this topic, follow the link: Águas residuais.

Journal articles on the topic 'Águas residuais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Águas residuais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Amorim, Nayara Cristina Rosa. "Espaços livres e águas residuais." Labor e Engenho 15 (June 29, 2021): e021001. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v15i00.8664428.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar como o manual LEIS – Lima Ecological Infrastructure Strategy propõe a articulação do tratamento de águas residuais com o projeto dos espaços livres públicos em Lima [Peru]. O manual apresenta possibilidades de projetos sensíveis a água, através do conceito de Infraestrutura Ecológica. Adota-se uma metodologia de análise qualitativa, e a pesquisa é focada na revisão bibliográfica e consulta de legislações pertinentes. Busca-se ao longo do texto relacionar as propostas e diretrizes presentes no manual com a gestão das águas urbanas em Salvador [Bahia]. De forma a refletir sobre as contribuições e os desafios, numa perspectiva de maior integração entre projetos sensíveis as águas e o espaço urbanizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Djeson Mateus Alves da, and Antônio Carlos de Barros Júnior. "AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DO REÚSO DE ÁGUAS RESIDUAIS." HOLOS 2 (December 25, 2007): 81. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2005.74.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho foi, por meio uma pesquisa bibliográfica, apresentar um relato sobre a importância do racionamento do consumo de água através de seu reúso, descrever o ciclo global da água e quantificar seus principais reservatórios na terra, identificar as fontes potencialmente poluidoras das reservas hídricas, apresentar os aspectos críticos sobre a disponibilidade e o consumo de água no mundo, mencionar as tecnologias aplicadas no tratamento para posterior reúso das águas residuais. Nesse sentido, são apresentadas formas de reúso direto, indireto, planejado e de reciclagem das águas residuais aplicáveis na indústria, na agricultura, em edifícios, na recarga de aqüíferos e em usos urbanos para fins potáveis. Palavras-chave: Água, residuais, reúso, ciclo e reciclagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Beatriz Araujo de, Layla Pereira de Carvalho, Gabriela Cristina de Oliveira Castro, and Diogo Gontijo Borges. "Desenvolvimento de sabão líquido ecológico com propriedades coagulantes para purificação de águas residuais de manejo de suínos e sua aplicabilidade junto à comunidade." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 14, 2021): e406101018006. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18006.

Full text
Abstract:
Atualmente, a busca por tecnologias ambientais vem sendo um desafio importante para os cientistas, já que o meio ambiente vem sofrendo inúmeros impactos causados pelos maus hábitos da humanidade. O óleo residual é um dos principais resíduos sólidos descartados incorretamente, já que o mesmo possui difícil manuseio, coleta e tratamento. Como uma forma de diminuir o impacto causado por esse resíduo, vem sendo discutido a produção de sabão ecológico, a partir do óleo residual e óleos essenciais de Moringa oleífera, os quais possuem capacidade de facilitar o tratamento de águas residuais, já que a planta possui características adsorventes e atuam como agentes coagulantes na clarificação de água, podendo assim, substituir os sais de alumínio, que são utilizados no tratamento de água. Nesse sentido, esse trabalho visa desenvolver e produzir o sabão ecológico com propriedades coagulantes capazes de auxiliar na purificação de águas residuais, reduzindo o custo de tratamento de efluentes e diminuindo também, os impactos ambientais causados pelo óleo residual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guerrini, Andrea, and Rita Martins. "Introdução." Notas Económicas, no. 53 (October 22, 2021): 7–10. http://dx.doi.org/10.14195/2183-203x_53_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Xavier Ferreira, Viviane, Janaína Florinda Ferri Cintrão, Ethel Cristina Chiari Silva, and Sandra Imaculada Maintinguer. "O uso sustentável da água: a produção mais limpa em uma indústria têxtil do estado de São Paulo." Revista Brasileira Multidisciplinar 22, no. 3 (September 1, 2019): 119. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2019.v22i3.777.

Full text
Abstract:
A indústria têxtil utiliza recursos hídricos em seus processos produtivos, dentre eles, o tingimento é um dos responsáveis pelo excessivo consumo de água, energia e geração de águas residuais, e o não gerenciamento dessa atividade causa impactos ao meio ambiente. O crescimento da demanda de água nos últimos anos pela atividade têxtil, tem aumentado o seu consumo e, por consequência, as reservas hídricas indicam sinais de escassez, além da movimentação do ecossistema em direção ao estresse hídrico. Essa pesquisa abordou a discussão teórica em relação à utilização da água de forma sustentável em empresas do setor têxtil, especificamente na etapa de tingimento, e geração de efluentes, mencionando, ainda, a importância do uso e reúso desse recurso com o propósito de oferecer melhores estratégias de gerenciamento hídrico e alternativas de utilização da gestão da Produção mais Limpa. Verificou-se a implantação da ferramenta de gestão Produção mais Limpa na etapa de tingimento do denim e foram avaliadas possíveis alternativas de redução do consumo de água, energia e geração de águas residuais nas indústrias têxteis. A verificação foi a partir da gestão e controle da estação de tratamento de águas residuais e da CETESB com as práticas de produção mais limpa aplicadas ao setor de tingimento do denim, através da minimização do consumo de água, energia e matéria prima. Após a utilização da ferramenta de gestão Produção mais Limpa na empresa estudada, verificou-se uma redução de consumo de água de 21m3 para 16m3 uma redução de aproximadamente 23,8%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Chicatto, Juliane Andressa, Marcel Jefferson Gonçalves, Deisi Altmajer-Vaz, and Lorena Benathar Ballod Tavares. "Tratamento das águas residuais têxteis com fungos:." Sustentabilidade em Debate 9, no. 1 (April 30, 2018): 198–213. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v9n1.2018.26460.

Full text
Abstract:
A descoloração dos efluentes industriais representa um desafio considerável, pois certos corantes sãoresistentes à degradação. São utilizados métodos químicos, físicos e biológicos para a remoção decorantes dos efluentes industriais têxteis, no entanto, os tratamentos convencionais desses efluentesnão são efetivos na remoção de corantes, na verdade, possuem várias desvantagens, tais como: oalto custo dos produtos químicos usados, a geração de resíduos secundários perigosos, seu problemade descarte e aplicabilidade limitada. Uma cultura de fungos tem a capacidade de aclimatar seumetabolismo frente a mudanças nas condições ambientais. Essa habilidade é vital para sua existência.As enzimas intra e extracelulares ajudam na atividade metabólica e possuem capacidade paradegradar vários corantes presentes nas águas residuais têxteis. Devido a elas, as culturas de fungosparecem ser adequadas para a degradação de corantes em águas residuais têxteis. Por estas razões, opropósito desta revisão de abordagem interdisciplinar é fornecer soluções inovadoras para problemasambientais, em particular, para melhorar o tratamento de efluentes têxteis industriais com o uso debiomassa gerada na agroindústria, como a extração de palmito (Bactris gasipaes).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cordeiro, Ramon Borges, Jeisiane Isabella da Silva Alexandre, João Pedro Ferreira Silva, Deivson Cesar Silva Sales, and Luiz Antônio Pimentel Cavalcanti. "Purificação e reutilização de águas residuárias da produção de biodiesel por meio da eletrofloculação." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 2, no. 2 (2015): 51. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.020205.

Full text
Abstract:
Dentre os resíduos gerados na produção de biodiesel, as águas residuais aparecem em lugar de destaque. Essas águas apresentam em sua composição principalmente glicerina, álcool, traços do catalisador entre outros contaminantes, que impedem seu descarte nos corpos receptores. Para a remoção desses contaminantes tem sido empregados processos eletrolíticos, físicos e químicos, que em geral utilizam coagulantes inorgânicos de sais metálicos. O processo de eletrofloculação foi usado para o tratamento das águas residuais da etapa de purificação do biodiesel. Esse processo foi realizado em um reator eletroquímico constituído de dois eletrodos retangulares de ferro. Os eletrodos foram fixados em um becker de 250 mL através de uma estrutura, separados entre si por 5,3 cm, sendo esta distância mantida constante em todos os ensaios, e a eles foram soldados fios que se ligam à fonte geradora de corrente contínua de intensidade 1,2 A. Variou-se a voltagem e o tempo de exposição ao tratamento. Após o tratamento, a amostra foi submetida a um processo de filtração em um filtro de leito fixo. Parâmetros como turbidez, cor aparente, DQO, DBO e óleos e graxas foram avaliados antes e após tratamento. A água residual após o tratamento foi reutilizada no processo de lavagem do biodiesel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

POURZAMANI, H., S. FADAEI, and M. MEHDI AMIN. "Release Control of Nanomagnetic Particles in Water and Wastewater Treatment." Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ 37, no. 2 (November 28, 2014): 223. http://dx.doi.org/10.11137/2014_2_223_231.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Matos, Maria Rafaela, and Cássio Castro Rodrigues. "Normas europeias de sistemas de abastecimento de águas e de águas residuais. Estratégia e prioridades em Portugal." Ingeniería del agua 6, no. 4 (December 31, 1999): 363. http://dx.doi.org/10.4995/ia.1999.2799.

Full text
Abstract:
Este artigo dá uma panorâmica dos aspectos regulamentares e normativos dos sectores do abastecimento de água e das águas residuals e do seu indispensável contributo como instrumentos de uma política de garantia da qualidade de produtos e serviços do mercado que com eles se relaciona. Esta temática, que se reveste de importância vital no actual contexto do País e no âmbito de um necessário acréscimo de competitividade, passa necessariamente pela existência de um adequado suporte regulamentar e normativo, actualizado e abrangente. Enquadra-se a si-tuação nacional actual no respeitante aos aspectos mais relevantes do novo Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais, e no âmbito mais vasto da normalização europeia e internacional. Diagnosticam-se as principais insuficiências e definem-se objectivas estratégicos e prioridades de actuação para o reforço e redinamização da produção normativa neste domínio. Refere-se, sumariamente, neste quadro, o papel e a activi-dade do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), designadamente no âmbito da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 90 - Sistemas de Saneamento Básico, com apoio financeiro do Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa - PEDIP II.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sá Marques, José Alfeu Almeida de, and Joaquim José de Oliveira Sousa. "Hidráulica Urbana: Sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 1 (March 2011): iv. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000100002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Andrade, Lazaro Ramom dos Santos, Sérgio Murilo Santos de Araújo, Kepler Borges França, and Howard William Pearson. "Otimização de um sistema piloto para o tratamento de águas residuais contendo esferas de poliestireno." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 286–94. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0024.

Full text
Abstract:
A agricultura corresponde ao setor da economia com maior consumo de água, em sua grande maioria, potável. A utilização de águas cinzas, ou residuárias, vem ganhando cada vez mais importância no cenário mundial a medida que as fontes de águas naturais vem sofrendo ações antrópicas, possibilitando sua redução tanto na qualidade como quantidade. Nessa perspectiva, o emprego de tecnologias simples e de baixo custo para tratar os efluentes viabilizam o reuso dessas águas, minimizando os impactos sobre os recursos hídricos. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de otimizar um sistema piloto de tratamento de efluentes, utilizando poliestireno como material filtrante. Este material foi escolhido por ter baixa massa específica, baixo custo e ocupar pouca área. O estudo foi desenvolvido no ano de 2019, entre os meses de março a dezembro, na Universidade Federal de Campina Grande, Campus I. Os procedimentos experimentais foram realizados no Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES) pertencente ao Departamento de Engenharia Química. Foi construído e testado um sistema de tratamento de águas residuárias, contendo esferas de poliestireno para remover a cor e a turbidez. Para se alcançar esse objetivo, foram testadas algumas variáveis de entrada como: vazão, diâmetro das esferas de poliestireno e configuração do reator, sendo esta em série ou paralelo. Diante disto, o estudo apresentou a configuração em série como mais significativa, assim como a vazão de 0,5 L/min, e a esfera com 2 mm para a melhor remoção de cor e turbidez dessas águas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oliveira, Fernando Carlos Ferreira de, Samara Pereira Vieira, and Luiz Antônio Pimentel Cavalcanti. "Síntese do percloreto de ferro a partir de águas residuais da produção de biodiesel tratadas por eletrofloculação para confecção de placas de circuito impresso." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 3, no. 4 (2016): 45. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.030404.

Full text
Abstract:
A produção de biodiesel por rota metílica por catálise alcalina, geralmente, exige uma etapa de purificação gerando águas residuais que na sua composição apresentam componentes contaminantes inviabilizando o seu descarte como estabelece a Resolução CONAMA n° 430/2011. Alternativas de reuso e aplicações práticas visando a minimizar a contaminação hídrica tem sido alvo de diversos estudos da comunidade científica. O processo de eletrofloculação foi usado para o tratamento das águas residuais da etapa de purificação do biodiesel. O tratamento foi realizado em reator eletroquímico constituído de eletrodos retangulares de ferro com 9 cm de comprimento e 3 cm de largura. Os eletrodos foram fixados em um béquer de 0,5 L, através de uma estrutura metálica, e a eles foram soldados fios que se ligam à fonte geradora de corrente contínua de intensidade 2,0 A, alimentado por um sistema fotovoltaico. O efluente resultante composto principalmente por cloreto de ferro II foi oxidado pela adição de peróxido de hidrogênio a cloreto de ferro III (percloreto de ferro). A solução sobrenadante foi separada para testes de coagulação e a solução residual teve seu pH reduzido até o valor 1,0. Posteriormente a solução foi concentrada em estufa por 6 h a 90 °C. A solução de percloreto obtida a partir das águas residuais da produção de biodiesel foi empregada para confecção de placas de circuito impresso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Vieira, Samara Pereira, Fernando Carlos Ferreira de Oliveira, and Luiz Antonio Pimentel Cavalcanti. "SÍNTESE DO PERCLORETO DE FERRO A PARTIR DAS ÁGUAS RESIDUAIS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL TRATADAS POR ELETROFLOCULAÇÃO PARA CONFECÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO." HOLOS 1 (July 18, 2017): 205. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5116.

Full text
Abstract:
A produção de biodiesel por rota metílica por catálise alcalina, geralmente, exige uma etapa de purificação gerando águas residuais que na sua composição apresentam componentes contaminantes inviabilizando o seu descarte como estabelece a Resolução CONAMA n° 430/2011. Alternativas de reuso e aplicações práticas visando a minimizar a contaminação hídrica tem sido alvo de diversos estudos da comunidade científica. O processo de eletrofloculação foi usado para o tratamento das águas residuais da etapa de purificação do biodiesel. O tratamento foi realizado em reator eletroquímico constituído de eletrodos retangulares de ferro com 9 cm de comprimento e 3 cm de largura. Os eletrodos foram fixados em um béquer de 0,5 L, através de uma estrutura metálica, e a eles foram soldados fios que se ligam à fonte geradora de corrente contínua de intensidade 2,0 A, alimentado por um sistema fotovoltaico. O efluente resultante composto principalmente por cloreto de ferro II foi oxidado pela adição de peróxido de hidrogênio a cloreto de ferro III (percloreto de ferro). A solução sobrenadante foi separada para testes de coagulação e a solução residual teve seu pH diminuído até o valor 1,0. Posteriormente a solução foi concentrada em estufa por 6 h a 90°C. A solução de percloreto obtida a partir das águas residuais da produção de biodiesel foi empregada para confecção de placas de circuito impresso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ferreira, Lucélio Mendes, and Rafael Rodolfo de Melo. "USE OF ACTIVATED CHARCOAL AS BIO-ADSORBENT FOR TREAMENT OF RESIDUAL WATERS: A REVIEW." Nativa 9, no. 2 (June 6, 2021): 215–21. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v9i2.11387.

Full text
Abstract:
ABSTRACT: Adsorption is gaining attention by becoming one of the most used technologies for the removal of contaminants from water. Adsorption with activated charcoal (AC) is an efficient method for treatment of effluents; the main advantage of AC production is the use of residues that would be inappropriate discarded. The objective of this work was to gather and organize the information available about the potential of using activated charcoal as a bio-adsorbent. Researches were conducted on scientific articles about the production of activated charcoal with adsorption characteristics for the removal of contaminants from residual waters. The efficiency of this technique is dependent on different parameters that affect the adsorption process, such as: pH of the solution, dye initial concentration, contact time, adsorbent amount, and temperature. The articles studied showed that the bio-adsorbent characteristics of charcoals are promising for the removal of pollutants from residual waters. The isotherm adsorption models developed by Langmuir, Freundlich, and Brunauer, Emmett, and Teller (BET) are often used to evaluate the adsorption capacity of activated charcoals. Keywords: industrial effluents; contaminants; environmental management. Emprego do carvão ativado como bioadsorvente para o tratamento de águas residuais: uma revisão RESUMO: A adsorção vem ganhando destaque com uma das tecnologias mais empregadas na remoção de contaminantes em águas. No tratamento de efluentes, a adsorção com carvão ativado (CA) apresenta-se como um método eficiente. A principal vantagem da produção de CA é o aproveitamento de resíduos que seriam descartados de forma inadequada. O objetivo desta pesquisa é organizar algumas informações disponíveis com relação ao potencial do carvão ativado como bioadsorvente. Foram realizadas pesquisas em periódicos sobre produção de carvão ativado com características adsortivas na remoção de contaminantes em águas residuais. A eficácia dessa técnica sob diferentes parâmetros influencia no processo de adsorção, tais como: pH da solução, concentração inicial do corante, tempo de contato, quantidade do adsorvente e temperatura. Em todos os artigos estudados, as características dos carvões como bioadsorventes se mostraram promissores no processo para remoção de poluentes em águas residuais. Conclui-se que os modelos de isotermas de adsorção desenvolvidos por Langmuir, Freundlich e BET são frequentemente utilizados para avaliar a capacidade de adsorção dos carvões ativados. Palavras-chave: efluentes industriais; contaminantes; gestão ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ribeiro, Rita, Catarina Silva, and Maria João Rosa. "Estratégia para recuperação de fósforo de águas residuais urbanas." Águas e Resíduos, no. 2 (December 2017): 38–50. http://dx.doi.org/10.22181/aer.2017.0204.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pastor, Jaiane Dos Santos, Antônio Da Silva Sobrinho Júnior, and Gabrielly Da Mota Nunes. "Tratamento de águas residuais utilizando o bambu como filtro." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 51 (September 3, 2020): 123. http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n51p123-134.

Full text
Abstract:
Water is crucial for the survival of living beings, but its scarcity has been one of the biggest problems that humanity has faced. In Brazil, many households still do not have sewage collection and water supply, especially in rural areas, making it necessary to reuse water or even to use untreated water, which is unsuitable for human consumption. Therefore, scholars have developed means of water treatment, however, some methods are expensive, inefficient and can cause pollution to the environment. It is necessary to develop sustainable, accessible and economical treatments. This study exposes a method using bamboo as a filter for the treatment of wastewater from washing for non-potable purposes. The analyzes involve laboratory studies with devices and perception with the naked eye, the results obtained were compared to COEMA Resolution No. 2 of 02/02/2017 and NBR 13969/1997, which determine criteria and standards so that wastewater can be reused for purposes not drinkable or released into water bodies, in this study it was be shown that bamboo can be an alternative filter for wastewater treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Kist, Lourdes Teresinha, Angela Porciuncula, and Enio Leandro Machado. "Assessment of environmental impacts of the semi-intensive tilapia culture system." Revista Monografias Ambientais 15, no. 1 (December 7, 2015): 53. http://dx.doi.org/10.5902/2236130819564.

Full text
Abstract:
O principal objetivo do presente estudo é avaliar as características físicas, químicas e bacteriológicas dos efluentes contínuos e da despesca de peixes como a tilápia (Oreochromis niloticus), analisar os possíveis impactos das descargas de águas residuais e propor alternativas para minimizar os seus efeitos. As amostras foram coletadas entre abril e outubro, abrangendo assim todo o ciclo de desenvolvimento de tilápia. A demanda de oxigênio dissolvido é a principal causa de problemas ambientais, mas o índice de eutrofização é baixo, apesar de apresentar consideráveis níveis de fósforo total em comparação com os padrões legais estabelecidos pela Resolução 357/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente do Brasil (CONAMA). O índice de pressão ambiental elevou-se a 2,47, o que reforça a necessidade de medidas que possam minimizar esse impacto. A utilização de águas residuais na irrigação é a melhor alternativa, resultando em uso racional da água, menores taxas de utilização de fertilizantes e redução da poluição hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

De Oliveira da Cunha, Diego, Rodolpho Lopes Merlim, and Ely Severiano Junior. "O USO DO TRATAMENTO DE ESGOTO SUSTENTÁVEL: O ESTADO DA ARTE DAS WETLANDS." Revista de Administração e Negócios da Amazônia 10, no. 2 (September 30, 2018): 143. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v10n2p143-163.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é apresentar uma ETE sustentável com uso da tecnologia da Wetlands, indicando o estado da arte, no contexto brasileiro, seus aspectos positivos e sua eficácia. O estudo foi desenvolvido em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que as Wetlands como tratamento construído evoluíram durante as últimas décadas em uma tecnologia de tratamento confiável que pode ser aplicada a todos os tipos de águas residuais, incluindo esgoto, águas residuais industriais e agrícolas, lixiviação de aterro e escoamento de águas pluviais. A poluição é removida através dos processos que são comuns naturais, mas, em Wetlands, esses processos prosseguem em condições mais controladas. Todos os tipos de Wetlands construídas são muito eficazes na remoção de orgânicos e sólidos em suspensão, enquanto que a remoção de nitrogênio é menor, mas pode ser melhorada usando uma combinação de vários tipos de Wetlands ou após outros tratamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rau, Karlan, Edivan Cherubini, Sebastião Roberto Soares, Paulo Belli Filho, and Rejane Helena Ribeiro da Costa. "Análise de metodologias de ACV empregadas na avaliação ambiental de estações de tratamento de efluentes." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 7, no. 3 (November 30, 2016): 100–110. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2016.003.0009.

Full text
Abstract:
Efluentes domésticos estão dentro dos poluentes lançados na natureza que causam uma depleção significativa do oxigênio dos cursos d’agua e também contribuem nos impactos regionais como globais. A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma poderosa metodologia utilizada para avaliar o desempenho ambiental de produtos e serviços e tem-se aplicado para analisar os impactos potenciais os sistemas de tratamento de águas residuais. Portanto, o objetivo do estudo foi analisar a aplicação da ACV na avaliação dos sistemas de tratamentos de águas residuais. Os resultados mostraram um interesse crescente no uso da ACV, juntamente com outras análises como os custos de operação, construção e recuperação de energia para o processo de tomada de decisão. Esta avaliação integrativa dos sistemas de tratamento de águas residuais permite obter um perfil mais confiável das tecnologias. No entanto, pode ser notado que devem ser colocados mais atenção para descrever melhor as decisões tomadas durante o estudo da ACV Definições relevantes durante a fase de objetivo e escopo de uma ACV, por exemplo, unidade funcional, e as fontes de dados na fase de inventário estavam faltando em alguns dos trabalhos analisados nesta revisão bibliográfica. Essas informações são essenciais para assegurar a transparência do estudo ACV bem como aumentar confiabilidade dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pugliese, Lilian, Carolina Lourencetti, and Maria Lúcia Ribeiro. "IMPACTOS AMBIENTAIS NA PRODUÇÃO DO ETANOL BRASILEIRO: UMA BREVE DISCUSSÃO DO CAMPO À INDÚSTRIA." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 1 (January 12, 2017): 142. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i1.472.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo compilar e apresentar conjuntamente os principais impactos ambientais causados pela produção agrícola e industrial da produção de etanol, assim como apontar medidas de mitigação que têm sido apresentadas na literatura. O delineamento do estudo foi realizado pela análise qualitativa do material obtido em revisão bibliográfica. Durante a produção agrícola, os principais impactos ambientais encontrados foram a compactação dos solos por tratores e implementos agrícolas, a contaminação de corpos d’água e solos pelo uso intensivo de fertilizantes e agrotóxicos, aplicação não controlada de vinhaça, torta de filtro ou escórias de siderurgia e poluição do ar por queimadas da palha da cana-de-açúcar. Durante a produção industrial, os principais impactos ambientais apontados relacionam-se com a poluição de ar proveniente da queima do bagaço e palhada excedente para geração de energia elétrica e cinzas dessa queima, com o descarte inadequados da água de lavagem da cana e de equipamentos, das águas residuais de condensadores e multijatos e das águas residuais domésticas. As discussões apresentadas demonstram que a produção de etanol pode gerar impactos desconhecidos pela maior parte da população, tanto na produção agrícola, quanto na produção industrial, podendo ocasionar poluição atmosférica e dos recursos hídricos. Medidas de mitigação, como biodegradação da vinhaça e produção de gases para geração de energia, diminuição do consumo e reúso da água, também são apontadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lacerda, Francinete Francis, Geraldo Majella Bezerra Lopes, Robério Daniel da Silva Coutinho, Sebastião Alves Dos Santos, Márcia Vanusa Da Silva, Heitor Branco Sabino, and João Paulo Viana de Lima. "O Projeto Ecolume: O paradigma da abundância na convivência com o clima semiárido no Nordeste brasileiro." Revista Fitos 14, no. 2 (August 20, 2020): 207–21. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2020.941.

Full text
Abstract:
O Ecolume integra as práticas dos conceitos de geração de energia fotovoltaica com a captação de águas pluviais, a reutilização de águas residuais e a produção de alimentos orgânicos ao longo do ano. A combinação de água da chuva coletada nas superfícies dos painéis solares e a reutilização de água cinza e preta, para irrigação de pomares e viveiros de mudas nativas, orienta um novo paradigma de desenvolvimento socioeconômico no semiárido, tornando este projeto um processo de adaptação eficaz às mudanças climáticas. O semiárido do Nordeste brasileiro mostrou uma redução na precipitação total anual, na forma de secas severas recorrentes. A abundância de energia solar pode ser uma fonte de desenvolvimento socioeconômico na região, ferramenta poderosa para adaptar-se às mudanças climáticas. O tratamento e a reutilização de águas cinza e negra têm como objetivo produzir água de boa qualidade para irrigar mudas em viveiro (umbu - Spondias tuberosa) e garantir a redução da poluição. A produção de mudas nativas de umbu é para reflorestar a vegetação da Caatinga (bioma local). O projeto Ecolume qualificou mais de 700 pessoas em tecnologia de energia solar, reuso e tratamento de água cinza e preta, mudas e produção de alimentos usando o sistema aquapônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Suela, Sólon Colodetti, Paulo Sérgio da Silva Porto, and Rodrigo Randow de Freitas. "Tratamento de águas residuais para produção de estruvita: Um estudo bibliométrico." Research, Society and Development 7, no. 9 (July 5, 2018): e1179380. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i9.380.

Full text
Abstract:
Pesquisas focadas em revelar soluções para o despejo de resíduos em efluentes têm sido muito visados por apresentarem a possibilidade de unir soluções rentáveis economicamente e ecologicamente viáveis. Sua aplicação na obtenção de uma substância denominada estruvita é o foco de diversas pesquisas recentes, fato que leva ao objetivo deste artigo, que propõe apresentar processos de seleção de artigos, que sejam relevantes sobre o tema “tratamento de águas residuais para produção de estruvita”, nas abrangências da base de dados Web of Science, a fim de compor um portfólio de referenciais bibliográficos sobre o tema em questão. O processo possibilitou a seleção de 20 artigos de relevância, alinhados com o tema e dispostos em diversas áreas de atuação. Além disso, foi realizada uma análise bibliométrica do portfólio, de modo a caracterizar e analisar os artigos selecionados. Por fim, realizou-se uma avaliação das tendências futuras das pesquisas, destacando seus fatores positivos e negativos, por meio de uma matriz SWOT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Vieira, Samara Pereira, Fabiano Almeida Nascimento, Mayara de Araújo Braz, Sizenando José de Andrade Júnior, and Luiz Antônio Pimentel Cavalcanti. "Reuso de latinhas de alumínio recicláveis para tratamento de águas residuais da produção de biodiesel via eletrofloculação." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 2, no. 3 (2015): 145. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.020307.

Full text
Abstract:
A etapa de purificação de biodiesel gera águas residuais que na sua composição apresentam contaminantes que inviabilizam o seu lançamento em corpos d'água nas condições estabelecidas pela Resolução CONAMA no. 430/2011. Com a crise hídrica instalada no mundo, a comunidade científica tem intensificado os estudos sobre técnicas de tratamento e reuso da água. O processo de eletrofloculação foi usado para o tratamento das águas residuais da etapa de purificação do biodiesel. O tratamento foi realizado em reator eletroquímico constituído a partir de latinhas de alumínio recicladas em formato retangular de com 9 cm de comprimento e 3 cm de largura. Os eletrodos foram fixados em um béquer de 0,5 L através de uma estrutura metálica, e a eles foram soldados fios que se ligam à fonte geradora de corrente contínua de intensidade 1,0 A, alimentado por um sistema fotovoltaico. Após o tratamento a amostra foi submetida a um processo de filtração através de papel de filtro. Ao fim do processo a amostra foi filtrada e submetida aos estudos de parâmetros como cor aparente, turbidez, DQO, DBO, óleos e graxas. Que quando comparado com os valores obtidos antes da eletrofloculação foi verificado uma atenuação dos valores de turbidez (97%), cor aparente (100%), DQO (85%), DBO5 (87%) e óleos e graxas (84%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Zoppas, Fernanda Miranda, Andrea Moura Bernardes, and Álvaro Meneguzzi. "Parâmetros operacionais na remoção biológica de nitrogênio de águas por nitrificação e desnitrificação simultânea." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 1 (March 2016): 29–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41520201600100134682.

Full text
Abstract:
RESUMO O nitrogênio é um dos contaminantes mais importantes presentes nas águas residuais. As alternativas tecnológicas mais usuais para o tratamento de águas contendo esse composto lançam mão do ciclo bioquímico do nitrogênio, o qual se sustenta em dois processos, a nitrificação e a desnitrificação. Dentre os parâmetros que influenciam na remoção de nitrogênio, podemos citar a concentração de oxigênio dissolvido, relação carbono/nitrogênio, temperatura, pH entre outros. Este trabalho apresenta uma revisão sobre a remoção biológica de nitrogênio das águas e os principais parâmetros que influenciam na sua remoção, dando ênfase ao processo de nitrificação e desnitrificação simultânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Barboza, Thales Rodrigues, Rodrigo Randow de Freitas, and Paulo Sérgio da Silva Porto. "Uma análise bibliométrica sobre a remoção/recuperação de amônia de águas residuais através da precipitação em estruvita." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 22, 2020): e379996150. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6150.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento das publicações que fazem referência ao estudo da remoção/recuperação de amônia de águas residuais através da precipitação em estruvita, no sentido de buscar estudos recentes, deste século, e apresentar um portfólio atualizado para pesquisas futuras. Para a pesquisa foi utilizado a base de dados Web of Science onde foi realizada uma análise qualitativa a respeito dos artigos selecionados. Além da análise qualitativa, foi realizada uma análise bibliométrica de citação e cocitação por meio do software CiteSpace verificando uma rede de colaborações. Dentre os 11 periódicos selecionados, a revista de maior destaque em relação à temática é a ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY. É observado que a China tem se destacado neste assunto. Os resultados demonstram que os estudos analisados tem buscado por reagentes de baixo custo e ao mesmo tempo empregando a precipitação em estruvita em diversos tipos de águas residuais industriais que apresentam altas concentrações de amônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Flora, Paulo Sergio Scalize, Karla Alcione da Silva Cruvinel, and Antonio Albuquerque. "Caracterização de solos residuais para infiltração de efluente de estação de tratamento de esgoto." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 1 (November 21, 2016): 95–102. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016141677.

Full text
Abstract:
RESUMO Os efeitos das alterações climáticas e a crescente demanda de água para os variados consumos vão levar ao reúso de águas residuárias tratadas (ART). A recarga de aquíferos com ART pode constituir uma alternativa para o restabelecimento de volumes de água subterrânea que poderão ser utilizados para satisfazer parte daquelas atividades, especialmente em regiões de escassez de água ou onde sua qualidade não é adequada para uso. Uma pesquisa de dois anos realizada na estação de tratamento de esgoto de Vila Fernando (Guarda, Portugal) mostrou que as caraterísticas das ART são adequadas para que o efluente seja infiltrado no solo visando à recarga de aquífero. Como a área em estudo é vasta e dada a necessidade de considerar várias restrições técnicas, ambientais e econômicas, foi aplicada uma análise multicritério baseada em Sistemas de Informação Geográfica para encontrar o local mais adequado para a infiltração de ART. Recolheu-se uma amostra de solo para análise, na Quinta de Gonçalo Martins (Guarda, Portugal), tendo os resultados indicado que tal solo apresentava características favoráveis à infiltração de ART.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lima, Paulo Renato, and Rosangela Bergamasco. "Efeitos da contaminação da água pelo fármaco 17α-etinilestradiol, detecção e tipos de tratamento." Evidência - Ciência e Biotecnologia 17, no. 2 (December 19, 2017): 119–34. http://dx.doi.org/10.18593/eba.v17i2.15956.

Full text
Abstract:
Assim como outros esteroides estrogênicos, como o estrona (E1), o 17β-estradiol (E2), e o estriol (E3), o 17α-etinilestradiol (EE2) é um hormônio sintético, derivado do hormônio natural, que pode ser lançado no meio ambiente por meio de descarga de esgoto doméstico e de efluentes industriais não tratados. Ele é um dos medicamentos mais utilizados, o que aumenta seu potencial de presença no ambiente. Pode, também, contaminar o ambiente quando utilizado em atividades pecuárias e agrícolas. Este estudo centra-se em alertar acerca dos efeitos do EE2 à saúde humana e animal, bem como em informar que diversas pesquisas apontam a ineficácia de tratamento desse fármaco pelas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARs), bem como pelas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs). Os mecanismos e alguns métodos de tratamento de águas contaminadas com o EE2 são discutidos sem desconsiderar alguns outros esteroides do mesmo grupo etinil. Palavras-chave: 17α-etinilestradiol. Fármacos. Contaminação. Água. Tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Jorge, Catarina, Maria do Céu Almeida, and Dídia Covas. "Impacto de afluências indevidas no consumo energético em instalações elevatórias em sistemas de drenagem urbana." Águas e Resíduos, no. 9 (December 2020): 29–40. http://dx.doi.org/10.22181/aer.2020.0903.

Full text
Abstract:
As afluências indevidas são identificadas como um dos principais problemas dos sistemas de águas residuais e pluviais, levando a diversos problemas de desempenho dos mesmos, como sejam a ocorrência de inundações, a diminuição da eficiência hidráulica e energética, entre outros. A atuação no controlo de afluências indevidas perspetiva oportunidades de melhoria do desempenho em várias dimensões incluindo a componente de eficiência energética. Neste artigo desenvolve-se esta temática numa perspetiva de avaliação do desempenho de instalações elevatórias (IE) embora considerando o sistema como um todo. A metodologia adotada consiste em efetuar a análise de sensibilidade de um sistema separativo de águas residuais para cenários de ocorrência de afluências indevidas à rede, de modo a avaliar o impacto no consumo de energia e noutras variáveis relevantes do sistema. O caso de estudo utilizado consiste numa adaptação do caso de estudo real correspondente ao sistema de drenagem de águas residuais da Bacia da Venteira, Amadora. A finalidade é aferir uma abordagem para tratar esta temática de modo mais geral com base no caso de estudo referido, de forma a contribuir para a sensibilização para a adoção de metodologias operacionais e de monitorização que permitam ter dados para fazer uma gestão mais racional da energia nestes sistemas. As conclusões são genericamente aplicáveis a qualquer sistema separativo de águas residuais. Undue inflows are identified as one of the main problems in wastewater and stormwater systems, leading to several performance issues, such as flooding, decreased efficiency in water and energy use, among others. Acting in the control of undue inflows leads to performance enhancements in several dimensions including the energy efficiency component. This paper presents developments regarding performance evaluation of pumping stations, although considering the system as a whole. The proposed methodology consists of adopting a sensitivity analysis for a separate wastewater system, considering scenarios of undue inflows occurrences in the network, in order to evaluate the impact on energy consumption and other relevant variables of the system. The case study presented herein is adapted from a real life case study corresponding to the Venteira's domestic separate system (located at Amadora, Portugal). The main purpose is to assess an approach to address this issue, in order to contribute to increase awareness for the adoption of operational and monitoring methodologies to contribute for a more rational energy management in these systems. The conclusions are generally applicable to separate wastewater systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Letícia G., Fabrício H. Fernandes, Weber D. Mesquita, Mario G. Junior, Maria R. de C. Santos, and Maria F. do C. Gurgel. "Uma Revisão do Uso de Processos Oxidativos Avançados para Descoloração de Águas Residuais de Efluentes." Revista Processos Químicos 13, no. 26 (March 9, 2020): 105–12. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v13i26.546.

Full text
Abstract:
A preocupação com o meio ambiente e o modo correto de descarte de corantes têxteis em eflente têm sido tema de vários estudos. A contaminação de águas por corantes industriais é, sem dúvida, um dos problemas atuais não só no Brasil, mas em todo mundo. O objetivo dos pesquisadores acerca deste tema envolve o estudo de Processos Oxidativos Avançados (POAs) que se apresentam como uma potente alternativa de método rápido e efiiente para a completa descoloração de corantes em águas. Neste estudo, realizou-se uma revisão da literatura em torno dos mais novos métodos de descoloração de corantes têxteis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santos, Renan Gabriel Condé, Bruna Ribeiro Vieira, Gabrielle Louize Lopes Esteves, Leticia Ferreira De Oliveira, Luiz Gustavo Santos Miguel, Maria Eduarda Leão Dutra, and Marcelo da Silva Batista. "Diminuição do volume de lodo de estação de tratamento de águas usando leito de drenagem." Revista Thema 19, no. 1 (March 25, 2021): 71–78. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v19.2021.71-78.1671.

Full text
Abstract:
O leito de drenagem tem sido estudado para recuperação de águas residuais e redução de volume de lodo industrial de Estações de Tratamento de Água (ETA). Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso de leito de drenagem para a desidratação de lodo da ETA da cidade de Ouro Branco/MG. Amostras de lodo foram coletadas no decantador da ETA e passaram por um leito de drenagem construído com tubo PVC, manta geotérmica e brita. Foram analisados o volume inicial e final do lodo, cor, pH, teor total de sólidos, turbidez, teor de alumínio e o tempo total de secagem do lodo. Os resultados mostraram a diminuição do volume de lodo com recuperação de 98% da água e retenção de 99,91% dos sólidos totais no leito com torta colmatada. A água drenada apresentou redução de 99,36% na turbidez, 0,05 mg/L de alumínio, melhoria na cor e pH=6-7. Palavras-chave: Desaguamento de lodo; leito de drenagem; recuperação de água; redução de volume de lodo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Branco, Neusa Maria Castelo, Mararlene Ulberg Pereira, Rosana Gomes Ferreira, Bernardete Ferraz Spisso, André Luís Mazzei Albert, and Célia Maria Carvalho Pereira Araujo Romão. "Ocorrência de antimicrobianos em águas superficiais e residuais do Município do Rio de Janeiro: uma questão de vulnerabilidade ambiental e de saúde pública." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 15, 2021): e415101019000. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19000.

Full text
Abstract:
Os processos convencionais de tratamento de água e esgoto, quando existentes, não são eficientes para a remoção de fármacos e resíduos de vários tipos de antimicrobianos têm sido encontrados em águas superficiais e residuais. A presença dessas substâncias no meio aquático é uma séria preocupação em todo o mundo, pois pode levar ao surgimento de resistência aos antibióticos, reduzindo ou mesmo evitando o seu efeito terapêutico. Este estudo investigou a ocorrência de representantes de dois grupos de antibióticos (fluoroquinolonas e sulfonamidas) em efluentes de estação de tratamento de esgotos (ETEs) e em águas de superfície que recebem lançamento de efluente. Os resultados indicaram que as concentrações dos três analitos identificados nos afluentes – ciprofloxacina (CIP), norfloxacina (NOR) e sulfametoxazol (SMZ) - variaram de < 100 (ng/mL) a >100 ng/mL e os antimicrobianos CIP e SMZ ocorreram com mais frequência e em concentrações mais altas. Portanto, estudos sobre ocorrência de fármacos no ambiente devem ser ampliados, seus efeitos devem ser investigados, como também os sistemas de tratamento devem ser aperfeiçoados e eficiente para minimizar esses contaminantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lucena, Clara Yasmim De Souza, Danilla Joyce Rocha dos Santos, Polyana Lorena Santos da Silva, Eulália Dantas da Costa, and Rebecca Luna Lucena. "O reuso de águas residuais como meio de convivência com a seca no semiárido do Nordeste Brasileiro." Revista de Geociências do Nordeste 4 (May 23, 2018): 1–17. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n0id13321.

Full text
Abstract:
Segundo o Atlas dos desastres naturais do Brasil, as secas e estiagens são o tipo de desastre mais recorrente no país, responsável por 54% do total de desastres registrados, sendo a região Nordeste a mais afetada. Com o problema da carência hídrica nesta região do país, torna-se fundamental utilizar a água racionalmente e priorizar formas sustentáveis para o seu reaproveitamento. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo principal apontar as vantagens das ações de reuso de águas de esgoto no semiárido brasileiro, destacando as práticas mais adequadas e viáveis à região, tomando por base experiências já existentes em áreas semelhantes e suas possíveis aplicações no município de São Fernando/RN. Através da pesquisa documental e de campo, pode-se afirmar que no município de São Fernando/RN, as duas ETEs, que realizam tratamento do tipo secundário e se encontram em perfeito estado de funcionamento, podem servir de fonte de água para irrigação de alimento animal bem como para arborização urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ramalho, Pedro, Nuno Semião, Tatiana Silva, Joana Cassidy, and João Feliciano. "O projeto iEQTA na AGS: sustentabilidade e resiliência nos serviços de águas residuais." Águas e Resíduos, no. 3 (May 15, 2019): 31–42. http://dx.doi.org/10.22181/aer.2019.0304.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

MONEGO, MAURICI, PATRICIA RAMOS, and MARIO NEVES. "Avaliação de Impacto Ambiental de Descargas de Águas Residuais Usando Uma Metodologia Geoestatística." Revista Brasileira de Recursos Hídricos 15, no. 3 (2010): 57–68. http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v15n3.p57-68.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Albuquerque, Natália Porfírio, Ana Cristina Silva Muniz, and André Luiz Fiquene Brito. "USO DA ARGILA CHOCOLATE COMO ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE REFINARIAS DE PETRÓLEO." HOLOS 1 (July 18, 2017): 229. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5151.

Full text
Abstract:
Contando com uma produção média de 2 milhões e 799 mil barris de óleo por dia (bpd), o Brasil conta com 15 refinarias petróleo. Contudo, as refinarias têm forte impacto poluidor. Utilizam-se aproximadamente 246 a 340 litros de água por barril de petróleo cru, que serão responsáveis por 0,4 a 1,6 vezes de águas residuais em relação ao volume de óleo processado. As águas residuais têm como característica a presença de gases odorantes, destacando-se, o sulfeto de hidrogênio (H2S). O H2S é considerado como principal substância geradora de odor, pois proporciona incomodo já em baixas concentrações (0,00047 ppm). Portanto, a presente pesquisa buscou avaliar o tratamento de efluentes de refinarias de petróleo com teor de H2S por aeração, com e sem a presença da argila, buscando comparar o desempenho da mesma como adsorvente. Para isso montou-se um sistema piloto composto por 6 reatores, e utilizou-se a argila Chocolate em três deles. A concentração de H2S foi determinada por um detector multigases e por iodometria. Usou-se o planejamento experimental fatorial 2x2, onde foram estudados dois fatores: presença/ausência de argila, e o método utilizado. Para comprovar a significância dos resultados, realizou-se a análise de variância (ANOVA), com nível de significância de 5%. Os resultados encontrados mostraram que há diferença significativa entre o tratamento com e sem argila, como também entre os métodos utilizados. Constatou-se que os melhores resultados encontrados foram os que utilizaram a argila como adsorvente. A partir disso, obteve-se uma resposta otimizada do teor de H2S, de 8,1667 ppm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cardoso-Gonçalves, Jorge, and José Tentúgal-Valente. "Gestão operacional de infraestruturas hidráulicas. Aplicação a casos práticos." Revista Recursos Hídricos 41, no. 2 (December 2020): 9–20. http://dx.doi.org/10.5894/rh41n2-cti1.

Full text
Abstract:
A gestão eficaz e eficiente das infraestruturas hidráulicas que suportam os sistemas de abastecimento de água, os sistemas de drenagem de águas residuais e os sistemas de drenagem de águas pluviais, relaciona-se com os procedimentos existentes nos diversos níveis organizacionais das entidades gestoras. O envolvimento transversal da estrutura e o compromisso dos colaboradores consideram-se elementos cruciais para a implementação de uma estratégia operacional integrada, que procure continuamente soluções economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e socialmente interessantes. Tendo em conta diversos contributos científicos relacionados com a gestão de infraestruturas e atendendo à importância da sistematização de dados reais, realça-se a pertinência da estruturação de uma metodologia de Gestão Operacional de Infraestruturas Hidráulicas (GOIH) que vise a obtenção de resultados expeditos, que auxiliem a exploração dos sistemas e apoiem a decisão. Neste artigo aborda-se a metodologia de GOIH desenvolvida no âmbito da tese de doutoramento intitulada "Gestão Operacional de Infraestruturas Hidráulicas" (Autor: Jorge Cardoso-Gonçalves; Orientador: José Tentúgal-Valente), que agrega conceitos de gestão patrimonial de infraestruturas hidráulicas (GPI), de gestão do risco (GR) e de gestão técnica (GT). Apresentam-se resultados da aplicação prática desta estratégia operacional ao Sistema de Abastecimento de Água de Arouca (SAA-Arouca), onde se operacionalizaram as medidas propostas em Cardoso-Gonçalves (2019), avaliando globalmente os ganhos de eficiência obtidos no período seguinte. Palavras-chave: gestão operacional, abastecimento de água, infraestruturas hidráulicas, perdas de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Franco Junior, Moilton Ribeiro, Nattacia Rodrigues Araujo Felipe Rocha, and Alex Anderson Oliveira Moura. "EFEITO DO CAMPO MAGNÉTICO NO PROCESSO DE COAGULAÇÃO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA COM LAS." Journal of Engineering and Exact Sciences 2, no. 2 (June 22, 2016): 116–24. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp116-124.

Full text
Abstract:
Largas quantidades de água poluída contaminada com surfactantes tal como olauril sulfato de sódio (LAS) são oriundas da produção industrial de materiais de limpeza.Existe uma real necessidade de procurar fatores intensificadores para o processo detratamento de águas residuais provenientes de indústria de materiais de limpeza. Os novosmétodos que não requerem extensão de plantas existentes ou construção e reatores muitocaros são ainda buscados. Em anos recentes uma maior atenção tem sido direcionada para apossibilidade de melhoria do tratamento de água residuária empregando campo magnéticoestático como um auxiliar. O objetivo deste estudo foi de determinar o impacto de um campomagnético constante tão bem como a integração desta ferramenta com a famosa técnica usadapara tratamento de água que é a coagulação pelo cloreto de alumínio como um métodoinovador para tratamento. Esta associação tem sido encontrada ser útil para remover turbidez,sólidos totais e DQO para água residuária quimicamente tratada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodrigues, Celson, Sérvio Túlio Cassini, Paulo Wagner Antunes, Regina Pinho Keller, and Ricardo Franci Gonçalves. "Isolamento e seleção de fungos produtores de lipases com base na atividade lipásica e no potencial hidrolítico sobre óleo comestível de soja e escuma de caixa de gordura." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 3 (July 18, 2016): 507–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016141401.

Full text
Abstract:
RESUMO: O uso de biomassa fúngica como biocatalisadora lipásica representa uma atraente abordagem para o tratamento de águas residuais oleosas e produção de biodiesel, a partir de óleos e graxas residuais, devido à sua maior estabilidade, possibilidade de reuso e baixo custo. Neste trabalho foram obtidos cem isolados de fungos, a partir de escumas de caixa de gordura e esgoto, solo e tecidos necrosados de plantas e insetos, que foram avaliados quanto ao crescimento e à atividade lipásica, no meio de cultura básico, para atividade lipásica extracelular, e meio mineral mínimo + óleo de soja + rodamina, para atividade lipásica intracelular, com resposta positiva e diferenciada de 66 deles, inclusos como pertencentes aos gêneros Aspergillus , Beauveria , Botrytis , Cladosporium , Colletotrichum , Fusarium , Geotrichum , Penicillium , Rhizomucor e Verticillium . Na sequência, o potencial hidrolítico dos isolados Penicillium sp. F002 e Rhizomucor sp. F018 foi avaliado sobre óleo de soja comestível e escuma de caixa de gordura, em fermentação em estado sólido, através da quantificação das variáveis: produção de CO2, remoção do teor de óleos e graxas e crescimento da biomassa. Os resultados confirmaram a elevada atividade lipásica extracelular de Penicillium sp. F002 e a elevada atividade lipásica intracelular de Rhizomucor sp. F018. Portanto, o isolado Rhizomucor sp. F018 mostrou potencial para utilização em pesquisas futuras, na forma de células integrais lipásicas, para o tratamento de águas residuais oleosas e como biocatalisador na produção de biodiesel a partir de resíduos oleosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Jose Raliuson Inácio, Alexandre Maniçoba da Rosa Ferraz Jardim, Eduardo Soares de Souza, Genival Barros Junior, Maurício Luiz de Mello Vieira Leite, Rodolfo Souza, and Antonio Celso Dantas Antonino. "Inter-relação de técnica de manejo de água e solo aplicadas a cultura do milheto: uma revisão." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 30, 2020): e569974503. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4503.

Full text
Abstract:
A agropecuária está enfrentando um grande desafio em todo o mundo, devido à escassez de recursos hídricos. Visando aumentar a disponibilidade hídrica, estudos com água residuária na agricultura têm sido incentivados. Dentre as águas residuais, as águas cinzas são as mais viáveis e seguras, pois possuem menores cargas microbianas. Além disso, a utilização dos recursos hídricos na agricultura, pode ser mais eficiente ao associar a água residuária com outras práticas agrícolas como a redução das lâminas de irrigação, uso de espécies vegetais tolerantes ao déficit hídrico (como a cultura do milheto) e um manejo nutricional equilibrado proporcionado pela adubação orgânica. Dispor do máximo de informações sobre técnicas de cultivo de milheto é essencial para o sucesso da cultura em áreas com baixa disponibilidade hídrica, como a região semiárida brasileira. Assim, objetivou-se com esta revisão apresentar técnicas alternativas de manejo (reuso de água, irrigação por déficit e adubação orgânica) que integradas ao cultivo do milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. Br.), visando um incremento de produtividade com uso eficiente da água. Diversas pesquisas foram realizadas em bancos de dados (ScienceDirect, Scopus, Mendeley e Google Scholar) sem restrição de idioma, com literatura de expressiva relevância em Ciências Agrárias. A interação da redução de lâmina de irrigação atrelada a uma adubação orgânica pode ser uma boa alternativa para aumentar a eficiência do uso da água no milheto, e consequentemente a sua produção, durante os períodos de estiagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Galvão, Ana, and José Matos. "A contribuição da evapotranspiração no tratamento de águas residuais através de leitos de macrófitas." Revista Recursos Hídricos 33, no. 2 (November 2012): 53–58. http://dx.doi.org/10.5894/rh33n2-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Vitória Sousa Penha, Ana, Karine Oliveira Moura, and Gizeuda de Lavor da Paz. "Contaminated Water Treatment: A Review on Adsorption of Amido Black 10B Dye." Revista Virtual de Química 13, no. 2 (2021): 581–92. http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Vinhas Porto, Paula Marques Borges, Silvana Sandes Tosta, Cristina M. Quintella, Thaison Monteiro De Jesus, and Washigton Franca Rocha. "TRATAMENTO ANAERÓBIO DE LODOS E ESGOTOS: UM ESTUDO PROSPECTIVO." Cadernos de Prospecção 11, no. 5 (December 10, 2018): 1627. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i5.27290.

Full text
Abstract:
Os lodos e lamas provenientes de Estações de Tratamento de Água (ETAs) são promissores biossólidos para uso agrícola. O tratamento anaeróbio é amplamente aplicado como etapa de tratamento biológico de águas residuais industriais. A elevada eficiência de degradação da matéria orgânica neste tipo de processo e a menor produção de lodo residual são algumas das principais vantagens que têm promovido o crescente uso deste processo, gerando-se condições favoráveis para sua aplicação como insumo para agricultura. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo comparativo entre métricas, envolvendo a literatura técnica revisada por pares e patentes, a cerca do tema <em>tratamento anaeróbio de lodos e esgotos</em>, usando os seguintes ferramentais <em>VOSViewer<sup>®</sup></em> e <em>Questl Orbit<sup>®</sup>.</em> Após a análise dos mapas e gráficos gerados, conclui-se que o tema é atual com grande margem para desenvolvimento de novos estudos e produção de novas patentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Finazzi da Costa, Larissa Fernanda, and Daiana Maffessoni. "Utilização da biomassa de uva como biossorvente na remoção de metais pesados de águas residuais." Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 4, no. 2 (September 30, 2019): 157. http://dx.doi.org/10.18554/rbcti.v4i2.3710.

Full text
Abstract:
Em 2018, na região da Serra Gaucha foram produzidos cerca de 132,6 milhões de quilos de resíduos sólidos provenientes das atividades da viticultura e que poderiam ser utilizados como matéria prima para o processo de biossorção de metais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial da biomassa de uva como biossorvente na remoção de metais bem como as melhores condições de operações dos parâmetros estudados. A primeira etapa foi o pré- tratamento na qual o engaço e bagaço foram lavados separadamente, secos e triturados. A segunda etapa foi a determinação da melhor composição entre bagaço e engaço foram testados diferentes composições para a remoção de cobre pela técnica de espectrofometria, dentre os melhores resultados optou-se por trabalhar com a proporção 50/50. A determinação do ponto de carga zero foi realizada utilizando soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio e o resultado foi de 5,9. Nos ensaios de otimização da biossorção utilizou-se solução de CuSO4 e analisou-se o tempo de agitação e pH ideal. Os tempos de agitação analisados foram 30 a 90 minutos e para pH ideial foram testados no intervalo 2 a 12. Os dados de equilibrio surgerem que a adsorção seja em monocamadas, melhor representado pelo modelo de Langmuir,sendo a capacidade máxima de biossorção de 10.000 mg g-1. Tais resultados demonstram que a aplicação da biomassa da uva como biosservente é uma um técnica de 72% de grau de eficiência para a remoção de cobre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

de Mendonça, Henrique V., Celso B. de Melo Ribeiro, and Kelly C. C. Nogueira. "Remoção de matéria orgânica e nutrientes de águas residuais de laticínios em sistemas alagados construídos." Revista de Ciências Agrárias 40, no. 1 (March 2017): 12–22. http://dx.doi.org/10.19084/rca15154.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Oliveira Costa, Carla Aparecida, and Raquel Sampaio Jacob. "TRATAMENTO BIOLÓGICO DE ÁGUAS RESIDUAIS: fossa séptica biodigestora como alternativa ao tratamento de esgoto doméstico." SUSTENTARE 2, no. 2 (2018): 115–31. http://dx.doi.org/10.5892/st.v2i2.5104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Soares, Lorena Acelina, Paulo Sergio Scalize, and Antonio João Carvalho Albuquerque. "Caracterização de resíduo de ETA visando sua disposição na saída de Lagoas de Estabilização." Revista Monografias Ambientais 13, no. 2 (March 14, 2014): 3154–63. http://dx.doi.org/10.5902/2236130812399.

Full text
Abstract:
As ETAs são responsáveis pela produção de água potável a ser consumida pela população, o que gera benefícios sociais, porém, como em toda indústria de transformação, resíduos são gerados e há a necessidade de dispô-los adequadamente sem prejudicar o meio ambiente. Quando se trata do gerenciamento de resíduos sólidos, e aí está incluído a sua destinação, é necessário conhecer as suas características a fim de se definir pelo melhor tratamento e disposição. Com base nisso, este trabalho teve por objetivo caracterizar o resíduo da ETA, localizada no estado de Goiás, Brasil, que emprega em seu tratamento o coagulante sulfato de alumínio. Foram realizadas análises físico-químicas e estruturais, sendo possível verificar que o resíduo é constituído por argila (incluindo principalmente os minerais caulinita e haloisita), silte e areia. O resíduo foi determinado como não plástico. Por análise EDS foi detectada a presença de alumínio, que está relacionado à remoção de fósforo em água e sedimentos, o que favorece a sua reutilização no tratamento de águas residuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lemos, Guilherme Vieira Braga, Rafael Menezes Nunes, Philipp Doll, Luciano Bergmann, Telmo Roberto Strohaecker, and Jorge Fernandez dos Santos. "Avaliação das Tensões Residuais em Juntas Soldadas de Inconel 625 Obtidas Através da Soldagem por Fricção e Mistura Mecânica." Soldagem & Inspeção 22, no. 1 (March 2017): 35–45. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2201.05.

Full text
Abstract:
Resumo A utilização de materiais nobres é requisito básico em aplicações onde existe um ambiente agressivo como na indústria do petróleo e nuclear. Neste panorama, a liga Inconel 625 é frequentemente utilizada como material de cladeamento no revestimento interno de dutos rígidos. Assim, as superligas de níquel exercem papel fundamental nos campos de exploração de águas profundas e, por isso, o conhecimento de métodos modernos de soldagem aplicados a estas ligas e suas consequências nos estados de tensões residuais é importante. Portanto, o presente trabalho faz uma avaliação das tensões residuais após a Soldagem por Fricção e Mistura Mecânica (SFMM) em chapas soldadas de Inconel 625. A união das chapas foi realizada com rotação da ferramenta 200 e 1200 rpm e velocidade de soldagem constante (1mm/s). As medições de tensões residuais na superfície das juntas soldadas foram investigadas através da técnica de difração de raios-X. Além disso, foram avaliadas as macroestruturas e o aporte térmico de acordo com os parâmetros de soldagem empregados. Embora não existam muitos trabalhos relacionados ao processo SFMM para ligas de Inconel, provavelmente devido à sua dificuldade de soldagem, tem sido percebido um aumento na aplicação da soldagem no estado sólido como excelente alternativa para as superligas à base de níquel. Os resultados mostraram que diferentes parâmetros de processo produziram juntas soldadas distintas e, consequentemente, variações na distribuição de tensões residuais. Por fim, um aumento na velocidade de rotação da ferramenta ocasionou um aumento nas tensões residuais na zona de mistura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Lucas de Castro Cunha, Gabriel, Ana Lívia Sales da Silva, Luane Oliveira Araújo, Natália Lopes de Freitas, Caroline Araújo, Adriane Torquati, and Fabiana Brandão. "REVISÃO INTEGRATIVA: RETRATO DA PRESENÇA DE Cryptosporidium spp. EM HUMANOS E ÁGUAS DO BRASIL." Revista Unimontes Científica 24, no. 1 (April 7, 2022): 1–19. http://dx.doi.org/10.46551/ruc.v24n1a4.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a ocorrência de Cryptosporidium spp. em águas residuais no Brasil, bem como a prevalência em grupos de risco, na última década. Método: Trata-se de revisão integrativa, empregando os descritores DeCs: Cryptosporidiosis, Brazil, Adult, Children, Water, Food, Prevalence e Epidemiology, na base de dados PubMed, com recorte temporal entre janeiro de 2010 a setembro de 2021. Resultados: 26 artigos foram inicialmente encontrados na base de dados PubMed, dentre esses, 11 foram incluídos seguindo critérios PRISMA, e 15 foram excluídos por não se adequarem ao escopo proposto para o presente trabalho. Discussão: A análise dos estudos evidenciou altas taxas de criptosporidiose em crianças socioeconomicamente desfavorecidas e em pacientes imunodeprimidos. Ademais, os estudos em estações de tratamento evidenciaram baixa prevalência de Cryptosporidium spp. nas águas destinadas a reuso. Considerações finais: A constatação de elevada prevalência de Cryptosporidium spp. em populações de baixa renda reitera a problemática da criptosporidiose enquanto doença tropical negligenciada. A falta de dados de qualidade microbiana para água de reuso e de utilização direta por áreas rurais ainda inviabiliza inquéritos neste contexto. Por fim, há limitados estudos que tratem de inquéritos epidemiológicos da criptosporidiose no Brasil, dificultando um recorte próximo da realidade acerca da prevalência desta parasitose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Diniz, Maria Angela Oliveira Mergulhão, and Daniele De Castro Pessoa de Melo. "Potencial aproveitamento de lodo de ETE na construção civil em Recife/PE." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 5 (October 12, 2019): 187–203. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.005.0017.

Full text
Abstract:
A água é um dos elementos essenciais para sobrevivência e o desenvolvimento do ser humano, seu consumo está atrelado a geração de águas residuais não reaproveitáveis e tem exigido das autoridades públicas e privadas a criação de ações capazes de compatibilizar a relação existente entre desenvolvimento e as limitações da exploração da água enquanto recurso natural. Para minimizar os impactos causados pelo despejo de águas residuais na natureza foram criadas as estações de tratamento de esgoto (ETE) contudo, durante o processo de tratamento de esgotos são gerados subprodutos como o lodo, cuja disposição final é uma preocupação mundial. No estado de Pernambuco tais resíduos são dispostos em terrenos das próprias estações, e em alguns casos são dispostos nos terrenos das estações, levados por terceiros para serem utilizados como fertilizante na agricultura ou enviados à aterros sanitários para disposição final. Por conta disso, o presente trabalho busca apresentar as possibilidades de utilização de lodos de estação de tratamento de esgotos gerados na cidade do Recife e na região metropolitana para setor da construção civil. Este estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico sobre a temática de incorporação de lodos de ETE na produção de materiais aplicados a construção civil, bem como a apresentação do potencial das ETEs de Recife e entorno para a execução destes materiais. A partir dos resultados obtidos foi possível constatar que o lodo de ETE pode apresentar diversas formas de reaproveitamento e em vários setores, mas no âmbito da construção civil é comumente utilizado como matéria prima para a fabricação de cimento, argamassa, concreto, telhas, tijolos e vários tipos de pavimentos. Destaca-se, entretanto, a utilização do lodo como substituto ao cimento, visto que é mais interessante do ponto de vista econômico para obras de pavimentação de concreto, já que este tipo de obra usa elevadas quantidades de concreto empregadas em grandes extensões, promovendo, desta forma, maiores benefícios econômicos e potencialmente melhores resultados no âmbito ambiental. Sendo assim, conclui-se que a reutilização do lodo de esgoto, após o processamento adequado, em produtos para construção civil pode apresentar diversos benefícios ecológicos que justificam os custos do seu tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pinheiro, Viviane da Silva, Carlos Adolpho Magalhães Baltar, and José Yvan Pereira Leite. "Flotação com amina: a importância da qualidade da água." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 4 (December 2012): 549–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000400017.

Full text
Abstract:
Enquanto há disponibilidade de sítios na superfície mineral, a adsorção da amina é não específica, motivada pela atração eletrostática com a superfície. Espécies catiônicas dissolvidas na água competem com o íon coletor pelos sítios negativos da superfície mineral. Esse fato evidencia a importância da composição química da água no resultado de uma flotação com amina. Estudou-se a flotação de quartzo, com amina, usando-se três diferentes águas: (1) uma água dura proveniente de Currais Novos (Rio Grande do Norte); (2) a água de Currais Novos, após abrandamento, por meio de flotação iônica e (3) água destilada. Verificou-se a influência do pH e da concentração do coletor. Os testes de flotação foram realizados em Tubo de Hallimond modificado. Os resultados mostraram que a presença dos íons cálcio e magnésio, nos níveis encontrados na água dura, prejudica a flotação com amina. A remoção parcial desses íons resultou em uma água tratada, que possibilitou um aumento na recuperação do quartzo de 32% para 86%. Apesar dos cátions residuais, os resultados obtidos com a água tratada são equivalentes àqueles verificados com a água destilada, sugerindo que, em baixas concentrações (em torno de 5 mg/L), os íons Ca++ e Mg++ não afetam a densidade de adsorção da amina na superfície do quartzo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography