To see the other types of publications on this topic, follow the link: Agudos (RS).

Journal articles on the topic 'Agudos (RS)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Agudos (RS).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Guterres, Karina, Cristine Silva, Claudia Giordani, Caroline Matos, Cristiane Athayde, Paulo Dilkin, Fabiane Grecco, and Marlete Cleff. "Surto de aflatoxicose aguda em cães no município de Pelotas/RS." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 11 (November 2017): 1281–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017001100014.

Full text
Abstract:
RESUMO: As aflatoxinas pertencem ao grupo das micotoxinas e são substâncias sintetizadas durante a multiplicação de fungos que podem contaminar alimentos e rações animais, produzindo efeitos agudos ou crônicos naqueles que os consomem. Os cães são sensíveis aos efeitos tóxicos das aflatoxinas, havendo dificuldades de diagnóstico definitivo desta doença devido a fatores, como a inespecificidade dos sinais clínicos e o custo elevado da análise da presença de toxinas na alimentação. Desta forma, o objetivo deste artigo foi relatar um surto de aflatoxicose em dezoito caninos, no município de Pelotas - RS, no qual apenas um canino não veio a óbito, após a ingestão de quirelas de milho e arroz contaminadas. O diagnóstico definitivo de aflatoxicose aguda foi obtido através dos dados da anamnese, exames complementares, resultados de necropsia e histopatologia, além de análise da presença de toxinas na alimentação dos animais. Na necropsia observou-se degeneração e necrose hepática severa e na análise das amostras de alimento foi constatada a presença de aflatoxinas B1, B2, G1 e G2, em um somatório de 898,2μg/kg na quirela de milho e de 409,86μg/kg na de arroz. Assim sendo, medidas de conscientização acerca do controle e prevenção das micotoxicoses devem ser tomadas, salientando os possíveis danos à saúde dos animais. Além disto, métodos de identificação de micotoxinas, devem ser implementados na rotina hospitalar, incluindo a análise da ração oferecida, visto que a aflatoxicose, muitas vezes é subestimada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Consoli, Gelson Luiz, Alice Hirdes, and Juvenal Soares Dias da Costa. "Saúde mental nos municípios do Alto Uruguai, RS, Brasil: um diagnóstico da reforma psiquiátrica." Ciência & Saúde Coletiva 14, no. 1 (February 2009): 117–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000100017.

Full text
Abstract:
O presente estudo investigou as características dos cuidados em saúde mental nos municípios do Alto Uruguai, levando em conta as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica. Através de um instrumento estruturado, foram entrevistados 31 profissionais que atuam na rede de saúde pública. Os resultados apontam a centralização das ações no modelo de atendimento clínico, na medicalização dos sintomas, embora a totalidade dos municípios disponha de Programas de Saúde da Família; a não utilização de conceitos de clínica ampliada na saúde mental; a inexistência de uma rede de serviços de Saúde Mental nos municípios, excetuando a cidade-pólo; a utilização da transferência para hospitais psiquiátricos como solução para os casos agudos e crônicos; a ausência de acompanhamento posterior das equipes à internação em hospitais psiquiátricos, caracterizando a porta giratória; a inexistência de programas de saúde mental inseridos nos Planos Municipais de Saúde; assim como a inexpressiva representatividade de profissionais nos Conselhos de Saúde. Conclui-se que a questão da municipalização da Saúde Mental na região norte do Rio Grande do Sul é incipiente, prevalecendo ainda as internações em hospitais psiquiátricos como principal intervenção em Saúde Mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fleck, Marcelo Pio da Almeida, Zulmira Newlands Borges, Gustavo Bolognesi, and Neusa Sica da Rocha. "Desenvolvimento do WHOQOL, módulo espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais." Revista de Saúde Pública 37, no. 4 (August 2003): 446–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102003000400009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever o desenvolvimento do módulo "espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais" pelo instrumento WHOQOL-SRPB e relatar os principais achados da pesquisa realizada com grupos focais constituídos por pessoas representativas das práticas religiosas mais freqüentes, pacientes e profissionais da saúde. MÉTODOS: São descritas as várias etapas de desenvolvimento do instrumento WHOQOL-SRPB: revisão da literatura, grupos focais, geração de questões nacionais, geração de itens consensuais, desenvolvimento do instrumento piloto, aplicação do piloto, análise do desempenho das questões, desenvolvimento do instrumento definitivo e teste de campo. A etapa dos grupos focais foi aplicada em Porto Alegre, RS, com 15 grupos (n=142), incluindo profissionais da saúde, pacientes agudos, crônicos e terminais, religiosos (católicos, evangélicos, afro-brasileiros e espíritas) e ateus. Foram discutidas as facetas sugeridas pelo grupo de experts, além das dimensões espontaneamente trazidas pelos participantes dos grupos. RESULTADOS E CONCLUSÕES: A técnica de grupo focal mostrou-se adequada para captar as diferentes opiniões dos participantes, permitindo que fossem testadas as hipóteses dos pesquisadores, redirecionando e/ou ampliando conceitos previamente estabelecidos. Além disso, evidenciou a importância da dimensão espiritual na vida dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sampaio, Luís André, Tito Luís Pissetti, and Mareska Morena. "Toxicidade aguda do nitrito em larvas do peixe-rei marinho Odontesthes argentinensis (Teleostei, Atherinopsidae)." Ciência Rural 36, no. 3 (June 2006): 1008–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000300048.

Full text
Abstract:
Este trabalho visou a determinar o efeito tóxico do nitrito sobre larvas do peixe-rei marinho Odontesthes argentinensis através de testes agudos com 96h de duração. As larvas utilizadas neste experimento foram cultivadas no Laboratório de Maricultura da FURG (Rio Grande - RS). Foi utilizada água do mar filtrada na salinidade 35‰, na temperatura de 23°C, com fotoperíodo de 14 horas de luz e aeração constante. Diariamente, as larvas mortas foram retiradas e, em seguida, 100% do meio experimental foi renovado. Não foi fornecido alimento durante a exposição ao nitrito. As larvas foram expostas a cinco concentrações de nitrito: 50, 150, 250, 350 e 450mg L-1 N-NO2-, mais um controle onde o nitrito não foi adicionado. A CL50-96h (concentração letal para 50% dos organismos após 96 horas) e seu intervalo de confiança (95%) foram de 199,3 (142,0-279,6)mg L-1 N-NO2-. Os resultados deste trabalho sugerem que, assim como outras espécies de peixes marinhos, o O. argentinensis é uma espécie tolerante a altas concentrações de nitrito e é pouco provável que este último seja um problema para o cultivo intensivo desta espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Friedrich, Maurício André Gheller, Euler Roberto Mannetti, and Sheila Ouriques Martins. "Implementação da Terapia Trombolítica no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, Rio Grande do Sul." Revista Neurociências 12, no. 2 (January 23, 2019): 61–67. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8871.

Full text
Abstract:
O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico(AVCI) é a maior causa de incapacidades físicas e cognitivas em nosso meio. O uso da terapia trombolítica com rt-PA na fase aguda eleva significativamente a chance de uma recuperação completa. Os hospitais que tratam pacientes com AVC agudo devem ser preparados para o uso desta terapêutica. Neste artigo mostramos a seqüência, o modelo operacional e alguns resultados da implantação do protocolo rt-PA em dois hospitais de referência em Porto Alegre-RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Faria, Neice Müller Xavier, José Antônio Rodrigues da Rosa, and Luiz Augusto Facchini. "Intoxicações por agrotóxicos entre trabalhadores rurais de fruticultura, Bento Gonçalves, RS." Revista de Saúde Pública 43, no. 2 (April 2009): 335–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102009005000014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever a exposição ocupacional e a incidência de intoxicações agudas por agrotóxicos, especialmente os organofosforados. MÉTODOS: Estudo descritivo com 290 agricultores da fruticultura do município Bento Gonçalves, RS, conduzido em duas etapas, no ano 2006. Ambas etapas foram completadas por 241 trabalhadores: no período de baixo uso e de intenso uso dos agrotóxicos. Foram coletados dados sobre a propriedade, exposição ocupacional aos agrotóxicos, dados sociodemográficos e freqüência de problemas de saúde utilizando-se questionário padronizado. As intoxicações foram caracterizadas por relato de episódios, sintomas relacionados aos agrotóxicos e exames de colinesterase plasmática. Os casos foram classificados segundo a matriz proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). RESULTADOS: Em média foram usados 12 tipos de agrotóxicos em cada propriedade, principalmente glifosato e organofosforados. A maioria usava trator durante a aplicação de pesticidas (87%), entregava as embalagens para a coleta seletiva (86%) e usava equipamentos de proteção durante as atividades com agrotóxicos (>94%). Dentre os trabalhadores, 4% relataram intoxicações por agrotóxicos nos 12 meses anteriores à pesquisa e 19% em algum momento da vida. Segundo o critério proposto pela OMS, 11% foram classificados como casos prováveis de intoxicação aguda. Entre os que tinham usado organofosforados nos dez dias anteriores ao exame, 2,9% apresentaram dois ou mais sintomas relacionados aos agrotóxicos, assim como redução de 20% da colinesterase. CONCLUSÕES: A ocorrência de intoxicações a partir da percepção dos trabalhadores esteve dentro do esperado, mas a estimativa com base na classificação da OMS captou uma proporção maior de casos. A quebra na safra reduziu o uso de inseticidas e pode explicar a baixa ocorrência de alterações laboratoriais. Os critérios para definição de intoxicação por agrotóxicos, bem como os parâmetros oficiais de monitorização, devem ser reavaliados buscando proteger melhor os trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Behling, Angeli Aline, Andrea Valli Nummer, and Anderson Augusto Volpato Sccoti. "Fatores condicionantes dos movimentos de massa no município de Agudo/RS." Geosul 35, no. 74 (April 9, 2020): 501–17. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n74p501.

Full text
Abstract:
Os movimentos de massa são importantes processos geomorfológicos, responsáveis pelo modelado da superfície terrestre. O objetivo deste estudo foi identificar fatores condicionantes dos movimentos de massa no munícipio de Agudo. Para determinar os condicionantes, foram utilizadas informações cartográficas e trabalhos de campo. Onze processos foram identificados, os quais foram representados em mapas temáticos. O resultado indica que os fatores mais significativos são: declividade, contatos entre diferentes tipos de rochas e contato do colúvio com o solo residual (neossolo) ou rocha sedimentar alterada. A metodologia utilizada mostrou-se eficaz, possibilitando qualificar as informações obtidas dos mapas temáticos, cujas escalas de informações eram regionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BIGAL, MARCELO E., LUCIANA C. FERNANDES, CARLOS A. BORDINI, and JOSÉ G. SPECIALI. "Custos hospitalares das cefaléias agudas em uma unidade de emergência pública brasileira." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 58, no. 3A (September 2000): 664–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2000000400011.

Full text
Abstract:
Cefaléia é uma das queixas mais freqüentes na prática médica e causa bastante comum de atendimento em unidades de emergência, implicando custos consideravelmente altos. Foram estudados retrospectivamente os casos de cefaléia atendidos na Unidade de Emergência do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto (UE) no ano de 1996. Neste ano, 1254 pacientes procuraram a UE com queixa de cefaléia aguda, sendo que 64 necessitaram de internação. O custo estimado com o atendimento, investigação e tratamento clínico das cefaléias agudas foi da ordem de R$ 138,573.31 (US$ 76,985.17). Os gastos apenas com exames laboratoriais foram R$ 23,801.54 (US$ 13,223.07). Os custos cirúrgicos foram R$ 5,817.90 (US$ 3,232.17). Os custos totais foram RS$ 144,391.21 (US$ 80,217.34), o que equivale a R$ 115,14 (US$ 63.97) por paciente. Tais cálculos estimulam discussão adicional acerca de custos e eficácia do modelo de saúde vigente, em que os recursos financeiros são precários e as necessidades da população dependente do estado são proporcionalmente maiores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hartmann Sturm, Carla, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Patrícia Schrippe, and Andreas Dittmar Weise. "Mapeamento das micro e pequenas empresas do ramo industrial localizadas nas cidades de Agudo e Silveira Martins – RS." Revista Científica Hermes - FIPEN 15 (June 1, 2016): 78. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v15i0.255.

Full text
Abstract:
No desenvolvimento de um país são as empresas as responsáveis por gerar emprego, pagar tributo e, consequentemente, ocasionar desenvolvimento econômico e regional. No Brasil, a maior parte dessas instituições é formada por empresas de micro e pequeno porte que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para sobrevivência no mercado. Por isso, é necessários investimentos e incentivos públicos para fomentar o seu desenvolvimento tornando-as competitivas. Assim, o presente artigo pretende desenvolver um mapeamento das micro e pequenas empresas do ramo industrial localizadas nas cidades de Agudo – RS e Silveira Martins – RS. Utilizou-se uma pesquisa descritiva quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios, sendo elaborado um questionário para a coleta dos dados. Como resultados obtidos, foram encontradas dez micro empresas e três empresas de pequeno porte em Agudo - RS, sendo que os principais ramos industriais são o setor madeireiro e a fabricação de produtos de padaria, onde atuam 65,5% dos funcionários das micro e pequenas empresas analisadas no município. Já em Silveira Martins – RS foram constatadas seis micro empresa e apenas uma como pequena empresa. Constatou-se, ainda, que o principal ramo industrial é o setor madeireiro (seis empresas), no qual 96% dos funcionários atuam em alguma atividade relacionada ao processamento de madeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Deprá, Gilberto Toniolo, Horst Oscar Lippold, and João Radunz Neto. "LEVANTAMENTO DA OFIOFAUNA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA BARRAGEM DE DONA FRANCISCA/RS." Ciência Rural 22, no. 2 (August 1992): 235–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781992000200019.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa determinar as diferentes espécies da ofiofauna na área de influência da barragem hidroelétrica de Dona Francisca, localizada no município de Agudo, Rio Grande do Sul, no período de abril a novembro de 1988. Constatou-se 16 espécies de serpentes, distribuídas em 10 gêneros, sendo 4 peçonhentas e 12 não peçonhentas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pinheiro Neto, Carlos Diógenes, Raimar Weber, Bernardo Cunha Araújo-Filho, and Ivan Dieb Miziara. "Rinossinusites em crianças infectadas pelo HIV sob terapia anti-retroviral." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 75, no. 1 (February 2009): 70–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992009000100011.

Full text
Abstract:
A associação dos inibidores de protease (IP) à terapia anti-retroviral provocou mudanças importantes na morbidade e mortalidade de pacientes infectados pelo HIV. OBJETIVOS: Avaliar o impacto desta associação na prevalência de rinossinusite (RS) e na contagem sérica de linfócitos CD4 em crianças infectadas pelo HIV. CASUÍSTICA E MÉTODOS: A forma de estudo foi cross-sectional com 471 crianças infectadas pelo HIV. Em 1996, inibidores de protease foram liberados para terapia anti-retroviral. Desta forma, dois grupos de crianças foram formados: as que não fizeram uso de IP e as que fizeram uso desta droga após 1996. A prevalência de RS e a contagem sérica de linfócitos CD4 foram comparadas entre estes grupos. RESULTADOS: 14,4% das crianças infectadas pelo HIV apresentaram RS. A RS crônica foi mais prevalente que a RS aguda em ambos os grupos. Crianças menores de 6 anos tratadas com a associação de IP apresentaram maior prevalência de RS aguda. A associação de IP esteve associada à maior contagem de linfócitos CD4 séricos com menor prevalência de RS crônica. CONCLUSÕES: A terapia com IP esteve associada ao aumento na contagem de linfócitos CD4. Crianças abaixo dos 6 anos em uso de IP apresentaram menor tendência à cronificação da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dantas, Antônio Flávio Medeiros, and Glaucia Denise Kommers. "Lesões extra-renais de uremia em 72 cães." Ciência Rural 27, no. 2 (June 1997): 301–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781997000200022.

Full text
Abstract:
Entre 1986 e 1995 foram diagnosticados 72 casos (4,43%) de uremia de um total de 1.623 cães necropsiados no setor de Patologia Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Sinais clínicos de uremia foram descritos em 58 cães (80,55%), com predomínio de vômito, anorexia, diarréia e apatia. As lesões extra-renais de uremia foram mais evidentes, em ordem decrescente, nos sistemas digestivo, respiratório, cardiovascular, endócrino e ósseo. As lesões mais freqüentes foram gastropatia urêmica (79,16%), pneumopatia urêmica (49,27%) e endocardite mural do átrio esquerdo associada à arteriopatia degenerativa no miocárdio (34,72%). Em 70 casos a uremia era de origem renal, correspondendo a 16,27% de 430 cães com lesões renais primárias. Dois cães (14,28%) desenvolveram uremia de origem pós-renal dentre 14 cães que apresentaram obstrução ao fluxo urinário. Nenhum caso de uremia de origem pré-renal foi diagnosticado. As lesões renais desencadeadoras de uremia foram glomerulonefrite, nefrose tubular aguda, nefrite intersticial, infarto, cistadenocarcinoma bilateral e amiloidose. A idade dos cães afetados variou entre 2 meses e 12 anos sendo as lesões agudas e subagudas mais freqüentes em animais de até 5 anos e as crônicas em cães entre 6 e 12 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Callegaro, R. M., M. M. Araújo, and S. J. Longhi. "Fitossociologia de agrupamentos em Floresta Estacional Decidual no Parque Estadual Quarta Colônia, Agudo-RS." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 9, no. 4 (December 30, 2014): 590–98. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v9i4a4853.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Gilberto Martins, Fabiana Quadros de Moura, and Claiton Martins da Silva. "Satisfação dos Usuários Atendidos pela Farmácia Básica do Sus no Município de Agudo – RS." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 8, no. 1 (April 17, 2019): 26–35. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13676.

Full text
Abstract:
Neste estudo, analisou-se o grau de satisfação dos usuários do Programa de Assistência Farmacêutica, como parte da Política Pública na área de Saúde, na qual o medicamento é o insumo essencial e está no centro de um conjunto de ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde humana, que prevê o acesso da população aos medicamentos necessários para o controle de suas enfermidades. O programa abrange o processo, desde o desenvolvimento do medicamento, até sua distribuição e consumo pelo indivíduo atendido. Assim, é de suma importância conhecer o processo antes de procederem-se as análises quanto à situação encontrada. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, mediante pesquisa descritiva e qualitativa, sendo analisados os pontos positivos e negativos do serviço prestado no município de Agudo no Rio Grande do Sul. Selecionaram-se 134 pessoas que acessam o referido programa por amostragem aleatória simples, as quais responderam ao questionário formulado. Utilizou-se a escala de cinco pontos de Rensis Likert. Buscou-se identificar por meio da opinião dos participantes, o grau de satisfação em relação ao atendimento prestado pela farmácia do SUS nesta localidade. Verificou-se que a maioria dos usuários se encontra satisfeita quanto aos serviços da farmácia e constatou-se que há descontentamento no que se refere à disponibilidade de medicamentos e ao empenho dos funcionários na resolução desse problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Donaduzzi Rigo, Paula, Patrícia Schrippe, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, and Andreas Dittmar Weise. "VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE UM PROJETO DE PRODUÇÃO DE ARROZ NA CIDADE DE AGUDO - RS." Engevista 17, no. 1 (October 17, 2014): 105. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i1.645.

Full text
Abstract:
O arroz é essencial para a nutrição humana, sendo que é fonte de carboidratos e proteínas. O Rio Grande do Sul conta com a maior produção de arroz irrigado do Brasil, dentro deste, a região da Quarta Colônia, região central do Estado, vem apresentando ao longo dos anos uma alta produtividade por hectare. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar a viabilidade econômico-financeira de se produzir arroz, como pequeno e médio agricultor, na cidade de Agudo - RS. Para este objetivo é indispensável utilizar métodos que compõe o escopo da disciplina de Engenharia econômica: o método de Valor Presente Líquido (VPL) e o Tempo de retorno de investimento descontado (Payback descontado). Metodologicamente, o trabalho foi realizado por meio de um estudo de caso em uma propriedade localizada em Agudo, com acompanhamento da safra 2013/2014, como uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva no que se refere aos objetivos. Dessa maneira, os métodos aplicados resultaram na inviabilidade econômico-financeira de se produzir arroz, sendo que o Payback descontado em 25 anos ainda não apresentou retorno do investimento. Para somar à inviabilidade, o VPL calculado foi de – R$ 892.402,33. Entretanto, a produção de arroz é extremamente importante para todos os setores da sociedade, e com isso, se observam necessárias políticas públicas que garantam que a produção de arroz seja possível e segura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Marin, Joel Orlando Bevilaqua, Sergio Schneider, Rafaela Vendruscolo, and Carolina Braz de Castilho e. Silva. "O problema do trabalho infantil na agricultura familiar: o caso da produção de tabaco em Agudo-RS." Revista de Economia e Sociologia Rural 50, no. 4 (December 2012): 763–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032012000400010.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é analisar a emergência do problema do trabalho infantil no cultivo de tabaco em Agudo, desencadeado pela promulgação do Decreto n. 6.481/2008, que trata das piores formas de trabalho infantil. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica, pesquisa documental e um estudo de caso, realizado no município de Agudo, Rio Grande do Sul. No estudo de caso, procurou-se obter dados quantitativos e qualitativos, por meio de questionários e entrevistas abertas, dirigidos para 27 agricultores familiares fumicultores, com filhos com menos de 18 anos de idade. Os resultados da pesquisa indicam a existência de um confronto entre diferentes concepções sobre o trabalho da criança no âmbito da agricultura familiar. Os dispositivos legais, os termos de compromissos e os contratos de integração na cadeia produtiva do fumo proíbem o trabalho de menores de 18 anos, fundamentando-se nos princípios internacionais da garantia do pleno desenvolvimento das crianças. Na perspectiva das famílias, o trabalho das crianças é entendido como "ajuda", forma de socialização e formação dos herdeiros. Portanto, os pais não concordam que se trata de uma forma perversa de exploração do trabalho dos próprios filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Carneiro, Marcelo. "Perfil epidemiológico das síndromes respiratória aguda grave Hospital Santa Cruz/RS - Brasil." Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção 3, no. 2 (September 17, 2013): 67. http://dx.doi.org/10.17058/reci.v3i2.3999.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Wasielewski, Milena, and Fabiana Assmann Poll. "AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS LÁCTEOS COMO FONTE DE CÁLCIO POR ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE AGUDO-RS." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 13, no. 4 (December 29, 2018): 993–1004. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2018.32052.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a frequência do consumo de alimentos lácteos como fonte de cálcio e os comportamentos associados a esse consumo. Metodologia: Trata-se de estudo transversal realizado em uma escola pública do município de Agudo-RS, com adolescentes estudantes do 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental. A coleta de dados se deu através de um Questionário de Frequência Alimentar (QFA) composto por uma lista de alimentos lácteos. Resultados: Participaram 32 escolares. Referiram não consumir nenhuma porção de lácteos por dia 31,3% dos escolares; 15,6% consomem uma porção e 53,1% consomem duas ou mais porções, não havendo diferença estatística significativa entre os sexos. Em relação ao café da manhã, 43,7% dos estudantes referem realizá-lo diariamente, sendo esse percentual maior no sexo masculino. Entre os produtos adicionados ao leite, os mais citados foram achocolatado (68,8%), seguido do café (59,4%). O consumo regular de refrigerantes foi relatado por 59,4% dos adolescentes, e os sucos artificiais por 53,1%. Discussão: A omissão do café da manhã e o alto consumo de bebidas açucaradas são fatores que podem contribuir para um menor consumo de laticínios, interferindo negativamente na ingestão de cálcio. Conclusão: O consumo de alimentos lácteos como fonte de cálcio mostrou-se mais prevalente para duas ou mais porções/dia, não havendo diferença significativa de consumo entre os sexos. A realização do café da manhã foi mais frequente entre adolescentes do sexo masculino. Observou-se elevado consumo de bebidas açucaradas, que podem ser considerados substitutos dos lácteos na rotina dos adolescentes.DOI: 10.12957/demetra.2018.32052
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Thaís Carollo Fernandes, Morgana, Luciana Medeiros Paungartner, and Roger Dos Santos Rosa. "Internações por bronquiolite aguda na rede pública da Região Metropolitana de Porto Alegre – RS de 2012 a 2014." Revista Eletrônica Científica da UERGS 7, no. 2 (August 27, 2021): 196–202. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.72.196-202.

Full text
Abstract:
Resumo A bronquiolite aguda é uma doença caracterizada por inflamação aguda dos bronquíolos e aumento da produção e da secreção de muco que pode estar associada a broncoespasmo. Acomete principalmente os lactentes, sendo a causa mais comum de hospitalizações pediátricas no primeiro ano de vida. O objetivo deste trabalho foi descrever as características das hospitalizações e os gastos na rede pública por bronquiolite aguda de residentes de 0 a 2 anos da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), no sul do Brasil, no período 2012 a 2014. As hospitalizações com diagnóstico principal CID-10 J21.0 e J21.8 foram analisadas a partir de dados do Sistema de Informações Hospitalares, disponíveis publicamente. Foram calculados indicadores por sexo, faixas etárias, permanência, letalidade e gastos por internação. Ocorreram 7.091 internações (2.364/ano), na rede pública, por bronquiolite aguda de residentes da RMPA de 2012 a 2014 (153,6/10 mil habitantes/ano). O sexo masculino predominou (4.246 ou 59,9%) e as internações de pacientes de até um ano representaram 99,2%. Bronquiolite por vírus sincicial respiratório respondeu por 2.226 (31,4%) das internações, sendo que o tempo médio de permanência foi de 5,3 dias e a letalidade 0,2% tendo 12 pacientes falecidos. O gasto médio anual foi de R$ 946,2 mil e o valor médio por internação de R$ 400,29. Concluiu-se que as hospitalizações por bronquiolite aguda caracterizaram-se por elevada incidência, curta duração e baixa letalidade na rede pública da Região Metropolitana de Porto Alegre. Palavras-chave: Bronquiolite; hospitalização; Sistema Único de Saúde; criança; doenças respiratórias. Abstract Hospitalizations for Acute Bronchiolitis in the public network of the Metropolitan Region of Porto Alegre– RS: a cross-sectional study from 2012 to 2014 The acute bronchiolitis is a disease characterized by acute inflammation of the bronchioles and increased mucus production and secretion that can be associated with bronchospasm. It mainly affects infants, being the most common cause of pediatric hospitalizations in the first year of life. The objective of this work was to describe the characteristics of hospitalizations and spent in the public network for acute bronchiolitis of residents aged 0 to 2 years in the Metropolitan Region of Porto Alegre (MRPA), in southern Brazil, from 2012 to 2014. Analysis of hospitalizations with the main diagnosis CID-10 J21.0 and J21.8was performed from the Hospital Information System, publicly available. Calculations of indicators by sex, age groups, length of stay, lethality and spent of hospitalization were also performed. A total of 7,091 hospitalizations occurred (2,364/year) in the public network for acute bronchiolitis of residents of the MRPA from 2012 to 2014 (153.6/10 thousand inhabitants/year). The male gender predominated (4,246 or 59.9%) and hospitalizations of patients up to one year accounted for 99.2%. Bronchiolitis due to respiratory syncytial virus accounted for 2,226 (31.4%) hospitalizations and the average length of stay was 5.3 days and the case fatality rate was 0.2% (12 patients deceased). The average annual expenditure was R $ 946.2 thousand and the average amount per hospitalization was R $ 400.29. It was concluded that hospitalizations for acute bronchiolitis were characterized by high incidence, short duration and low case fatality rate in the public network of the Metropolitan Region of Porto Alegre. Keywords: Bronchiolitis; hospitalization; Health Unic System; child; respiratory diseases. Resumen Hospitalizaciones por Bronquiolitis Aguda em la Red Pública de la Región Metropolitana de Porto Alegre – RS: un estudio transversal de 2012 a 2014 La bronquiolitis aguda es una enfermedad caracterizada por la inflamación aguda de los bronquiolos y aumento de la producción y secreción de moco que puede asociarse a broncoespasmo. Afecta principalmente los lactantes, siendo la causa más común de hospitalizaciones pediátricas en el primer año de vida. El objetivo de este trabajo fue describir las características de las hospitalizaciones y costos en la red pública por bronquiolitis aguda de residentes de 0 a 2 años de edad de la Región Metropolitana de Porto Alegre, en el sur de Brasil, en el período 2012 a 2014. Las hospitalizaciones con diagnóstico principal CID-10 J21.0 y J21.8fueron analizadas a partir del Sistema de Información Hospitalaria, disponible publicamente. Fueron calculados indicadores por sexo, grupos de edad, permanencia, letalidad y costos por hospitalización. Hubo 7.091 hospitalizaciones (2.364/año) em la red pública por bronquiolitis aguda de residentes de la Región Metropolitana de Porto Alegre de 2012 a 2014 (153,6/10 mil habitantes/año). Predominó el género masculino (4.246 o 59,9%) y las hospitalizaciones de pacientes hasta un año representaron 99,2%. La bronquiolitis por virus respiratorio sincitial representó 2.226 (31,4%) de las hospitalizaciones y el promedio de permanencia fue de 5,3 días y la letalidad 0,2%, teniéndose 12 pacientes fallecidos. El costo pro medio anual fue de R$ 946,2 mil y el monto promedio por hospitalización fue de R$ 400,29. Se concluye que las hospitalizaciones por bronquiolitis aguda se caracterizaron por alta incidencia, corta duración y baja letalidad em la red pública de la Región Metropolitana de Porto Alegre. Palabras clave: Bronquiolitis; hospitalización; Sistema Único de Salud; niño; enfermidades respiratorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Fernandes, Helena Maria Ribeiro, Ana Catarina Andrade Peixoto, Bruno Santos Maia, Filipe Ribeiro Melo, and Pedro Nuno Rego Miranda. "Hiperuricemia assintomática - tratar ou não tratar? - Uma revisão baseada na evidência." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 12, no. 39 (March 1, 2017): 1–6. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1396.

Full text
Abstract:
Introdução: A avaliação dos níveis séricos de ácido úrico é realizada com frequência nos Cuidados de Saúde Primários, porém sem evidência científica que a justifique. A abordagem terapêutica subsequente constitui frequentemente um desafio clínico, particularmente no caso da hiperuricemia assintomática (HA). O objetivo desta revisão foi rever a evidência sobre a pertinência do tratamento da HA. Métodos: Pesquisa de normas de orientação clínica (NOC), revisões sistemáticas (RS), meta-análises (MA) e estudos originais (EO) no Medline e outros sítios de Medicina Baseada na Evidência, publicados desde abril de 2012 até abril de 2016, em inglês, espanhol e português. Termos MeSH: “hyperuricemia” e ”asymptomatic conditions”. Resultados: Cinco estudos cumpriam os critérios de inclusão: uma MA, três RS e um EO. A MA e o EO recomendam o tratamento da HA, para a prevenção da disfunção renal e para prevenção de eventos cardiovasculares (CV), respetivamente. Duas RS não recomendam o tratamento da HA e uma recomenda uma decisão individualizada para valores de uricemia acima de 9mg/dL, particularmente para a prevenção da gota. Conclusões: A evidência científica disponível é escassa, com limitações, e controversa no que diz respeito à instituição de tratamento farmacológico. O significado clínico da HA e sua relação causal com ocorrência de crises agudas de gota, disfunção renal e doença cardiovascular ainda são incertos. Não existe evidência científica que justifique o tratamento farmacológico da HA em doentes assintomáticos (SOR B). São, por isso, necessários mais estudos, metodologicamente robustos e orientados para o paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bortoluzzi, Edson C., Danilo dos S. Rheinheimer, Celso S. Gonçalves, João B. R. Pellegrini, Renato Zanella, and André C. C. Copetti. "Contaminação de águas superficiais por agrotóxicos em função do uso do solo numa microbacia hidrográfica de Agudo, RS." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 10, no. 4 (December 2006): 881–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662006000400015.

Full text
Abstract:
Realizou-se este trabalho com o intuito de quantificar a presença de moléculas de agrotóxicos em águas superficiais de três unidades paisagísticas (UP) com diferentes configurações de uso, numa microbacia hidrográfica de cabeceira em Agudo, RS. Dois coletores semi-automáticos de água foram instalados no córrego de cada UP, onde se coletaram amostras, por ocasião de chuvas, em três épocas da cultura do fumo: transplante, aterramento junto aos pés da cultura (planta com 6-10 folhas) e colheita. Os princípios ativos imidacloprid, atrazina, simazina e clomazone foram quantificados por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com Detecção no Ultravioleta (HPLC-UV). Clorpirifós, flumetralin e iprodione foram analisados por Cromatografia Gasosa com Detecção por Captura de Elétrons (GC-ECD), porém não apresentaram concentrações detectáveis nas amostras. Os pontos de coleta cuja UP se configurou com a presença de lavouras com fumo e de reduzida mata ciliar, mostraram pelo menos um princípio ativo de agrotóxico e em uma época; contudo, nenhum agrotóxico foi detectado na UP, que se apresentou totalmente coberta com vegetação permanente ou com expressiva proteção dos córregos pela mata ciliar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Marin, Elizara Carolina, Andressa Aita Ivo, Giovani Frizzo, and Joel Orlando Bevilaqua Marin. "Infância, Trabalho e Lúdico no Contexto da Agricultura Familiar Fumageira." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 17, no. 3 (September 30, 2014): 1–23. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2014.970.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata das relações entre o trabalho e a dimensão lúdica durante a infância na agricultura familiar fumageira no município de Agudo-RS, a partir do viés do adulto. Para tanto, o levantamento de dados foi realizado através de entrevistas, as quais foram realizadas com 27 agricultores, que se dedicam à agricultura familiar, e que têm filhos menores de 18 anos. Discute-se, também, a categoria trabalho, a partir da distinção entre a exploração do trabalho infantil e do trabalho educativo na infância e o deslocamento do processo educativo e lúdico da família e da vizinhança para a escola, o que pode levar à própria negação da agricultura familiar como forma social de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Riquinho, Deise Lisboa, and Sandra Gomes Correia. "Mortalidade materna: perfil sócio-demográfico e causal." Revista Brasileira de Enfermagem 59, no. 3 (June 2006): 303–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672006000300010.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou avaliar a morte materna na cidade de Porto Alegre (RS), nos anos de 1999, 2000 e 2001. Constituíram a população todas as mulheres, de faixa etária entre 10 e 49 anos, que morreram durante a gravidez, no parto ou no puerpério, ou até um ano após estes eventos. Os dados foram coletados da Equipe de Informação sobre Mortalidade e do Conselho Municipal de Estudos e Prevenção das Mortes Maternas de Porto Alegre. As causas mais freqüentes do óbito materno foram: infecção pós-aborto (15%) e distúrbio hipertensivo da gestação (15%); seguidas de doença do aparelho circulatório/Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) (13) %; septicemia (10%); e a causas vinculadas à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) (8%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Manfio, Vanessa, and Vinício Luís Pierozan. "AS NOVAS ALTERNATIVAS RURAIS NA QUARTA COLÔNIA, RS, Brasil: um estudo sobre a agricultura de base agroecológica e a agricultura orgânica." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 3, no. 9 (October 16, 2017): 175. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n9p175-194.

Full text
Abstract:
THE NEW RURAL ALTERNATIVES IN QUARTA COLÔNIA, RS, Brazil: a study on the agroecological and organic agricultureLAS NUEVAS ALTERNATIVAS RURALES EN LA QUARTA COLONIA, RS, Brasil: un estudio acerca de la agricultura de base agroecológica y la agricultura orgánicaNeste artigo, foram discutidos os resultados referentes ao estudo de práticas agrícolas, de base agroecológica e orgânica de mercado, realizado nos municípios de Dona Francisca, Agudo e Nova Palma, pertencentes à Quarta Colônia - região localizada no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho tem como objetivo central a análise a respeito da produção de alimentos orgânicos e agroecológicos na região, utilizando a abordagem qualitativa para o direcionamento da coleta de dados e da análise dos resultados. O artigo encontra-se estruturado em duas partes. A primeira é composta pela revisão de literatura, em que apresentamos e desenvolvemos os conceitos de agricultura agroecológica, ecológica e orgânica. A segunda parte aborda experiências de agricultura de base agroecológica e orgânica. Ambas as discussões levarão à construção das considerações finais, destacando as suas particularidades em relação ao desenvolvimento rural em âmbito local/regional.Palavras-chave: Agricultura de Base Agroecológica; Agricultura Orgânica; Quarta Colônia.ABSTRACTIn this paper will be discussed the outcomes from the study of agroecological and organic market agricultural practices conducted in the counties of Dona Francisca, Agudo and Nova Palma, belonging to Quarta Colônia – a region located in the center of the Rio Grande do Sul state in Brazil. The main goal of this work is to analyze the production of organic and agroecological foods in this region, using the qualitative approach to guide the data collection and analysis of the results. The paper is structured in two parts. The first one is composed by the literature review, in which we present and develop the concepts of agroecological, ecological and organic agriculture. The second part addresses the agroecological and organic farming experiences. Both discussions will lead to the disclosure of the final considerations, highlighting their particularities regarding to the rural development at the local / regional level.Keywords: Agroecological Based Agriculture; Organic Agriculture; Quarta Colônia. RESUMENEn este artículo, serán discutidos los resultados en que se refiere al estudio de prácticas agrícolas de base agroecológica y orgánica de mercado, realizado en los municipios de Dona Francisca, Agudo e Nova Palma, pertenecientes a la Quarta Colônia – región ubicada en el centro del Estado de Rio Grande do Sul, en Brasil. Este trabajo tiene como objetivo central el análisis acerca de la producción de alimentos orgánicos y agroecológicos en la región, utilizando el abordaje cualitativo para el direccionamiento de la recolección de datos y del análisis de los resultados. El artículo se estructura en dos partes. La primera está compuesta por la revisión de literatura, en la que presentamos y desarrollamos los conceptos de agricultura agroecológica, ecológica y orgánica. La segunda parte aborda experiencias de agricultura de base agroecológica y orgánica. Ambas discusiones llevarán a la construcción de las consideraciones finales, destacando sus particularidades en relación al desarrollo rural a nivel local / regional.Palabras clave: Agricultura de Base Agroecológica; Agricultura Orgánica; Quarta Colônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Rosa, Nathaly Nunes da, Francisco Osvaldo Peres Pereira, John Felipe da Cruz Garcia, Lucineia Volter Nunes, and Pedro José Sanches Filho. "Sensibilidade do peixe Phalloceros caudimaculatus para os sais dicromato de potássio, nitrato de cádmio, nitrato de chumbo e sulfato de zinco." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 31. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0026.

Full text
Abstract:
Neste estudo foi avaliada a sensibilidade do peixe Phalloceros caudimaculatus (guaru), para os sais dicromato de potássio, nitrato de cádmio, nitrato de chumbo e sulfato de zinco. Foi feito o teste da toxicidade aguda para encontrar o valor da CL50 96 h. Os peixes analisados foram recolhidos em córregos urbanos da cidade de Pelotas/RS. No laboratório os exemplares foram postos em aquário para sua adaptação e procriação. O ensaio da CL50 96h foi realizado em triplicata com 144 exemplares. Nos ensaios de toxicidade aguda para a CL50 96 h no guaruzinhu foi de 162,5 mg L-1 de dicromato de potássio, 29,47 mg L-1 de nitrato de cádmio, 15,52 mg L-1 de nitrato de chumbo e 62,82 mg L-1 de sulfato de zinco .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Menegaes, Janine Farias, Fernanda Alice Antonello Londero Backes, Karla Marque da Rocha, and Karine Matuchevski Balzan. "Práticas de paisagismo em espaços de convivência social em comunidades rurais e em centro de educação ambiental." Revista Monografias Ambientais 15, no. 1 (February 27, 2016): 381. http://dx.doi.org/10.5902/2236130819947.

Full text
Abstract:
A educação socioambiental aliada às técnicas de paisagismo tem sido utilizada para melhorar a estética de ambientes proporcionando inúmeros benefícios à sociedade, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos usuários destes espaços. As técnicas de ajardinamento utilizadas para a remodelação ou revitalização da paisagem são fundamentais para tornar o ambiente prazeroso e propício ao convívio social. Desse modo, o presente trabalho objetivou por meio da realização de oficinas de paisagismo e jardinagem, transmitir e desenvolver assuntos sobre esta temática, com o intuito de ajardinar espaços de convivência social, nas comunidades rurais do município de Agudo, RS e no CEASM - Centro de Educação Ambiental de Santa Maria, RS. As oficinas ocorreram em dois momentos durante o dia, manhã e tarde, o período da manhã foi destinado à parte teórica sobre o tema paisagismo e jardinagem. Observou-se nas comunidades rurais que o grupo de mulheres que as mantém preocupam-se na manutenção dos espaços de convívio social e na preservação do meio ambiente e das suas culturas. Já no CEASM observou-se a preocupação dos professores em disseminar os conhecimentos relativos à ornamentação dos espaços escolares, com a finalidade de propiciar aos usuários destes espaços um ambiente prazeroso e socioeducativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Schwerz, João Paulo. "La dimensión cultural en los paisajes de la Cuarta Colonia de Inmigración de Rio Grande do Sul, Brasil." Labor e Engenho 10, no. 1 (March 18, 2016): 85. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v10i1.8643785.

Full text
Abstract:
El artículo presenta el trayecto y resultados preliminares de la tesis titulada “Patrimonio y Planificación – Aproximación a partir del paisaje de Agudo-RS” en elaboración en el Programa de Posgrado en Planificación Urbana y Regional de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil. La investigación parte de la región conocida como Cuarta Colonia y trata de la relación entre patrimonio y paisaje para desarrollar una lectura amplia del territorio integrando factores culturales que no siempre son considerados, con el objetivo de discutir alternativas para su inserción de forma más eficaz en la planificación territorial del sur de Brasil. Por tanto se busca identificar y evaluar sus paisajes a partir de tres ejes de análisis: (1) experiencia y percepción local; (2) cuadro institucional del territorio; y (3) estructura histórica y estética de los paisajes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Conti, Valquiria, Ivanio Folmer, and Carmen Rejane Flores. "A Transformação do Território a partir da Transição da Agricultura Convencional para a Agricultura Agroecológica: O Caso de Agudo/RS." Diversitas Journal 6, no. 3 (2021): 3375–90. http://dx.doi.org/10.48017/diversitas_journal-v6i3-1963.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Schirmer, Gerson Jonas, Eduardo Schiavone Cardoso, and Marisa Dal' Ongaro. "O ensino de Geografia em uma escola do campo e uma escola da cidade no município de Agudo-RS: características e diversidades." Geografia Ensino & Pesquisa 20, no. 2 (September 14, 2016): 112. http://dx.doi.org/10.5902/2236499419132.

Full text
Abstract:
A localização geográfica da escola, pode assumir um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise da rede de ensino e do ensino de geografia no município de Agudo, localizado na Região Central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto fez-se uma caracterização geral da rede de ensino do Município, pesquisou-se as características específicas de uma escola do campo e de uma escola da cidade, bem como a sua contribuição na compreensão e valorização do lugar. Constatou-se que apesar dos esforços por parte de alguns professores, embasado nos procedimentos adotados, a escola segue formando sujeitos sociais que não estabelecem uma verdadeira identidade com o lugar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lisbôa, Hugo R. K., Micheline Souilljee, Cristiane S. Cruz, Luciane Zoletti, and Daniela O. Gobbato. "Prevalência de hiperglicemia não diagnosticada nos pacientes internados nos hospitais de Passo Fundo, RS." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 44, no. 3 (June 2000): 220–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302000000300006.

Full text
Abstract:
A prevalência de diabete mélito (DM) tipo 2 em adultos no Brasil é de 7,6%, estimando-se que 46,5% não estejam diagnosticados. O objetivo deste estudo foi rastrear pacientes internados em Passo Fundo, RS, nos quatro hospitais da cidade, para detectar a presença de hiperglicemia em jejum (glicemia >126mg/dl) durante o período de hospitalização. Incluíram-se nele todos os pacientes com idade igual ou superior a 40 anos internados no dia da visita ao hospital, feitas entre setembro de 1997 e fevereiro de 1998. Excluíram-se diabéticos conhecidos, pacientes em uso de corticoesteróides, período agudo de doença isquêmica e pós-operatório. Obtiveram-se identificação, antecedentes pessoais e familiares e nível socioeconômico. Aferiam-se peso, altura, circunferência abdominal e pélvica, a partir dos quais foram obtidos o índice de massa corporal (IMC) e o índice cintura quadril (ICQ). A glicemia capilar foi medida com tiras reagentes e lida em reflectômetro (coeficiente de variação 3,9%). Foram considerados pacientes com hiperglicemia aqueles que apresentassem glicemia igual ou maior que 126mg/dl após oito horas de jejum. Entre os 147 indivíduos elegíveis estudados, encontraram-se seis (4,1%) pacientes com hiperglicemia. A prevalência de pacientes com hiperglicemia foi semelhante nos quatro hospitais. Utilizando-se a análise bivariada, encontrou-se que os pacientes com hiperglicemia tinham ICQ maior que os não-diabéticos (F= 4,2; p= 0,04). Quando todas as outras variáveis foram analisadas através da regressão logística múltipla, não houve associações significativas com a presença de hiperglicemia, embora o IMC (p= 0,20) e a idade (p= 0,36) possam ser um indício de associação. Considerou-se alta a prevalência de 4,1% de indivíduos com hiperglicemia não diagnosticada internados nos hospitais. Esses indivíduos não tinham sido identificados no atendimento primário e, provavelmente, sejam portadores de DM do tipo 2. Provavelmente, indivíduos com maior ICQ, IMC e mais velhos sejam aqueles com maior risco de ter hiperglicemia não diagnosticada quando internados nos hospitais de Passo Fundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

De Gusmão Bonilla, Pedro Pablo, and Andrea Morais de Gusmão. "MORTALIDADE POR INFLUENZA EM IDOSOS NO RS EM 2018: UM ESTUDO TRANSVERSAL." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 2 (December 10, 2019): 13. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i2.10358.

Full text
Abstract:
Introdução: as infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas aos idosos, sendo o vírus da Influenza um dos seus principais agentes etiológicos. Os idosos são um grupo vulnerável porque a idade avançada está associada com uma grande prevalência de doenças crônicas e um sistema imune mais deficiente. No Brasil, a política de vacinação contra a Influenza iniciou-se em 1999, sendo oferecida anualmente pelo SUS aos idosos e demais grupos de risco. Objetivos: analisar o número de casos e óbitos por Influenza no estado do Rio Grande do Sul e comparar o coeficiente de mortalidade entre os idosos e o restante da população. Métodos: estudo transversal com análise secundária dos dados presentes nos boletins epidemiológicos divulgados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) até a 41ª semana (13/10) de 2018 . Resultados: durante o período analisado, no Rio Grande do Sul, houve 613 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, dos quais, 25,9% (159 casos) foram em adultos maiores que 60 anos. Além disso, dos 94 óbitos, 41 foram em idosos, representando 43,6% do total. O coeficiente de mortalidade nos idosos foi 2,2 vezes maior do que no restante da população. Conclusões: durante o período analisado, os idosos foram o grupo com a maior mortalidade por complicações respiratórias causadas pela Influenza. Reforça-se, então, a importância da vacinação nos idosos, que durante o ano de 2018 atingiu uma cobertura de 93,9%, considerada acima da meta proposta pelo Ministério da Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Castro, Marcos Lobato, and Ana Carla Santos Gomes. "PREVISÃO DAS INTERNAÇÕES DE CRIANÇAS POR BRONQUITE E BRONQUIOLITE AGUDA EM PORTO ALEGRE, RS VIA VARIÁVEIS CLIMÁTICAS." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 7, no. 3 (July 10, 2019): 87. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n3p87-104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Harres, Marluza Marques. "Águas poluídas: uma história da poluição hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, RS." Agua y Territorio, no. 11 (June 29, 2018): 70–82. http://dx.doi.org/10.17561/at.11.2439.

Full text
Abstract:
El artículo analiza el proceso de contaminación del agua de la cuenca del río de los Sinos, en el Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Desde un enfoque histórico expone las diferentes formas de percepción el problema de la contaminación del agua en la región y lo describe a través del estudio de las experiencias de reacción de la sociedad y del gobierno ante este tema. Cuestiones tales como la percepción del proceso de contaminación del agua, la mortandad de peces sucedidas en el río de los Sinos, la participación de la prensa en el asunto, el trabajo del movimiento ambientalista y la posición del gobierno sobre dicho asunto, son las cuestiones tratadas en este trabajo. Desde esta perspectiva, la investigación ha requerido el estudio de documentos históricos que contienen registros de aguas contaminadas en los municipios de la cuenca del río de los Sinos. En concreto, una parte de los documentos consultados tienen su origen en la prensa local y otra parte recoge la documentación producida por el gobierno y el movimiento ambientalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Sokolowicz, Carolina Coelho, Luciane Ayres Peres, and Sandro Santos. "Monitoramento e controle de larvas de Culicidae em criadouros artificiais na área da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca, Agudo, Rio Grande do Sul." Ciência e Natura 25, no. 25 (December 9, 2003): 61. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x27237.

Full text
Abstract:
The aim of this work was to monitory and control of the immature mosquitoes around Dona Francisca Hydroelectric (DFH), Agudo, RS. There was a great concern to avoid the introducing of human diseases vectors in this place. Six areas were selected for sampling larva: The hotel swimming pool, the clubhouse near Jacui river, the station of water treatment, the administration square, workers lodgings and tyre fixing places. The collections were taken at three months intervals, during the building period of DFH (June/2000 to February/2001). Lectures were provided for about three thousand people in schools near DFH. No important epidemic species was found, only Aedes fluviatilis and other species of genus Culex, Limatus, and Orthopodomyia. The numbers of artificial breeding places and captured immature mosquitoes decreased throughout the study. There was not significant correlation between the number of mosquitoes captured and the environment factors (temperature, precipitation, and air relative humidity) probably due to the control and decreasing in artificial breeding places.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Dias, Carolline Fredes, Vania Celina Dezoti Micheletti, Edegar Fronza, Juliana Da Silva Alves, Carolinne Vargas Attademo, and Márcia Rejane Strapasson. "Profile of cytopathologic exams collected in a family health strategy / Perfil de exames citopatológicos coletados em estratégia de saúde da família." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 11, no. 1 (January 1, 2019): 192. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.232-238.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o perfil dos exames citopatológicos coletados em um serviço de Estratégia da Saúde da Família (ESF) na região metropolitana de Porto Alegre-RS. Métodos: Estudo transversal descritivo retrospectivo, realizado em um serviço de ESF na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A amostra foi composta de 201 prontuários com laudos de exames de mulheres que realizaram o exame de câncer do colo do útero no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Os dados foram analisados no programa SPSS versão 21.0. Os resultados dos exames citopatológicos foram classificados de acordo com o sistema de Bethesda, 2001. Resultados: 3% tiveram resultados dentro dos limites da normalidade e 95% dos laudos registraram células atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas escamosas (ASC-US) e glandulares (AGUS) e 2% das mulheres apresentaram neoplasia. Conclusão: Sugere-se implantar estratégias para qualificação do processo de coleta e análise laboratorial de material citopatológico, garantindo segurança diagnóstica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Kegler, Jonathan Júlio, Cássio Arthur Wollmann, and Bruna Cassiele Bandeira. "O SISTEMA TERMODINÂMICO DE CIDADES PEQUENAS: CONFIGURAÇÃO URBANO-RURAL COM USO DE TRANSECTOS MÓVEIS EM AGUDO/RS, SITUAÇÃO VERANIL DE JANEIRO DE 2016." Caminhos de Geografia 18, no. 62 (June 21, 2017): 32–48. http://dx.doi.org/10.14393/rcg186204.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Prunzel, Andressa, and Leonardo De Ross Rosa. "Conhecimento dos profissionais de Educação Física sobre infarto agudo do miocárdio para prescrição de exercícios físicos em academias." Cinergis 18, no. 3 (June 30, 2017): 164. http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.8745.

Full text
Abstract:
Objetivo: este estudo buscou investigar a presença de indivíduos com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em academias convencionais, tendo como objetivo principal verificar o conhecimento dos Profissionais de Educação Física (PEF) atuantes em três academias de Porto Alegre-RS, no que diz respeito ao IAM, e à prescrição de exercícios físicos como reabilitação/treinamento pós IAM. Método: esta pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, utilizou-se de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Resultados: verificou-se o conhecimento sobre IAM e a correta prescrição de exercícios físicos para este público entre os 50 PEF participantes da pesquisa, porém somente 9 destes 50 PEF já prescreveram para indivíduos com IAM. Entre os 9 PEF que já prescreveram para indivíduos infartados, somente 3 sentem-se inaptos para este serviço. Dos 41 PEF que não interviram profissionalmente com indivíduos com IAM, mas que responderam corretamente a maioria das questões referentes ao assunto, 24 acreditam estar aptos para este atendimento. Considerações finais: o conhecimento sobre IAM foi constatado, fato este que pode decorrer da grande parcela dos PEF possuírem formação continuada, ressaltando a importância pela busca de conhecimento sobre doenças cardiovasculares, visto que a maioria dos PEF afirmaram ter conhecimento da presença dessa população especial nas academias em que trabalham.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Macedo, Silvia Elaine Cardozo, Ana Maria Baptista Menezes, Elaine Albernaz, Paulo Post, and Marli Knorst. "Fatores de risco para internação por doença respiratória aguda em crianças até um ano de idade." Revista de Saúde Pública 41, no. 3 (June 2007): 351–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102007000300005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar fatores de risco para hospitalização por doença respiratória aguda em crianças até um ano de idade. MÉTODOS: Estudo de casos e controles na cidade de Pelotas, RS. Os casos foram crianças de até um ano de idade, que se hospitalizaram por doença respiratória aguda, de agosto de 1997 a julho de 1998. Os controles foram crianças da comunidade, da mesma idade, sem hospitalização prévia por essa doença. Um questionário investigando exposição a fatores de risco foi aplicado às mães de casos e controles. Os dados foram submetidos à análise univariada, bivariada e multivariada por meio de regressão logística para avaliação dos fatores de risco sobre o desfecho de interesse. RESULTADOS: Foram analisadas 777 crianças, sendo 625 casos e 152 controles. Na análise bruta, os fatores de risco associados ao desfecho foram: sexo masculino, faixa etária menor de seis meses, aglomeração familiar, escolaridade materna, renda familiar, condições habitacionais inadequadas, desmame precoce, tabagismo materno, uso de bico, história de hospitalização e antecedentes de sintomas respiratórios. O trabalho materno foi fator de proteção para internação por doença respiratória aguda. Na análise multivariada, permaneceram associadas: ausência de ou baixa escolaridade materna (OR=12,5), história pregressa de sibilância (OR=7,7), desmame precoce (OR=2,3), uso de bico (OR=1,9), mãe fumante (OR=1,7), idade abaixo de seis meses (OR=1,7) e sexo masculino (OR=1,5). CONCLUSÕES: Os resultados mostraram a importância dos aspectos sociais e comportamentais da família, assim como morbidade respiratória anterior da criança como fatores de risco para hospitalização por doença respiratória aguda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Unis, Gisela, Eliane Wurdig Roesch, and Luiz Carlos Severo. "Histoplasmose pulmonar aguda no Rio Grande do Sul." Jornal Brasileiro de Pneumologia 31, no. 1 (February 2005): 52–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132005000100010.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A histoplasmose pulmonar aguda depende da inalação de uma grande quantidade de propágulos fúngicos por um paciente hígido. O tempo de exposição determina a gravidade da doença. Uma epidemia é influenciada por fatores que afetam o crescimento e a transmissão do Histoplasma capsulatum var. capsulatum na natureza. OBJETIVO: Identificar os aspectos epidemiológicos e clínico-laboratoriais dos pacientes com histoplasmose pulmonar aguda no Rio Grande do Sul e compará-los com as microepidemias relatadas no Brasil. MÉTODO: Foram revisados 212 prontuários clínicos de pacientes com histoplasmose dos arquivos do Laboratório de Micologia do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre (RS) num período de 25 anos (1977-2002). Foram identificados e incluídos no estudo os casos de histoplasmose pulmonar aguda com cultivo positivo e/ou achado histopatológico compatível. As microepidemias foram diagnosticadas com a comprovação de um caso ou evidência soromicológica com história clínica compatível. Foram revisadas as microepidemias publicadas no Brasil. RESULTADOS: Dezoito de um total de 212 pacientes (8,5%) foram incluídos no trabalho. A idade variou de 8 a 63 anos (média de 35,4; mediana de 34,5), e 67% eram do sexo masculino. A história epidemiológica foi sugestiva em 11 pacientes (61%). O tipo primário de histoplasmose pulmonar aguda foi o mais freqüente (17; 95%). Houve predomínio de casos isolados. CONCLUSÃO: O reconhecimento de casos isolados e a presença de microepidemias demonstram a abundância do H. capsulatum no solo, e juntamente com a ocorrência de todas as formas da doença, confirmam o Rio Grande do Sul como hiperendêmico para histoplasmose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gonçalves, Celso S., Danilo dos S. Rheinheimer, João B. R. Pellegrini, and Sinval L. Kist. "Qualidade da água numa microbacia hidrográfica de cabeceira situada em região produtora de fumo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, no. 3 (September 2005): 391–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662005000300015.

Full text
Abstract:
Sem respeitar sua capacidade de suporte aliado à utilização maciça de agroquímicos, o uso agrícola do solo vem comprometendo a qualidade da água superficial. Neste trabalho, teve-se por objetivo monitorar a qualidade da água do dreno principal de uma microbacia hidrográfica (MBH) de cabeceira, situada em área predominantemente produtora de fumo e que utiliza intensamente agroquímicos e manejo convencional. A MBH está localizada no distrito de Nova Boêmia, em Agudo, RS. Coletaram-se amostras para análise em quatro pontos representativos do arroio, nos primeiros oito meses de 2002 e se analisaram, nas amostras de água, parâmetros microbiológicos, físicos e químicos; em um dos pontos avaliou-se a vazão e o transporte de sedimentos durante um evento chuvoso. As maiores concentrações de poluentes ocorreram nas águas coletadas nos pontos de maior influência de lavouras e estabelecimentos rurais. Os meses mais chuvosos coincidiram com as maiores contaminações microbiológicas, principalmente por coliformes fecais, enquanto os resultados mostraram que a água do arroio apresentou concentração de fósforo muito acima do padrão da classe 3 do CONAMA (1986).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lopes, Carla Da Rosa, and Jorge Orlando Cuellar Noguera. "Especialização em educação ambiental no ensino à distância (EaD) da UFSM: uma análise crítica da seleção à formação." Revista Monografias Ambientais 3, no. 3 (July 11, 2011): 514–24. http://dx.doi.org/10.5902/223613083323.

Full text
Abstract:
A Universidade Federal de Santa Maria-RS, é uma Instituição Pública de Ensino Superior que visa à qualificação profissional dos alunos a partir de um ensino-aprendizagem com caráter científico e tecnológico de qualidade. Pensando em democratizar este ensino, a UFSM sempre busca a implantação de novos cursos. Assim, visando uma diminuição das diferenças socioculturais, a UFSM através dos programas de Educação a Distância desenvolvidos pela UAB (Universidade Aberta do Brasil), implementa o Curso de Especialização em Educação Ambiental à Distância (EaD). O objetivo desta monografia é identificar o perfil dos candidatos e dos alunos formados deste curso. O curso de Especialização em Educação Ambiental em EaD foi implementado pela UFSM no ano de 2008, alcançando o total de 5 (cinco) pólos ativados no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2009. Estes pólos encontram-se nos municípios de Agudo, Cacequi, Panambi, São Sepé e Sapiranga. Analisou-se o perfil dos candidatos ao curso, dos alunos formados e, de alguns desistentes. Utilizando uma metodologia quantificada de dados e informações exteriorizadas pelos referidos estudantes, através de questionários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Arreal, Juliana Figueiredo, and Laura Cecilia López. "Trabalhadoras de turno noturno: relações de gênero, produção de vulnerabilidades e promoção da saúde." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 39, no. 130 (December 2014): 184–97. http://dx.doi.org/10.1590/0303-7657000080113.

Full text
Abstract:
Objetivo analisar os impactos que o trabalho noturno exerce sobre a saúde de trabalhadoras do setor metal-mecânico. Métodos a partir do olhar sobre as relações de gênero, foca-se como a organização e a divisão social do trabalho afetam a vida cotidiana dessas mulheres. Examinam-se essas experiências à luz das reflexões sobre vulnerabilidades, produzidas na relação gênero/trabalho/saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em 2012, empregando-se entrevistas semiestruturadas com nove trabalhadoras de turno noturno de uma empresa localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS. A análise dos dados foi guiada pelo método de Análise de Discurso. Foram construídos eixos analíticos com base no diálogo entre a literatura e os discursos das entrevistadas. Discussão identificaram-se desigualdades de gênero que impactam nas condições de saúde das trabalhadoras metalúrgicas de turno noturno, apontando-se algumas especificidades das vivências dessas trabalhadoras no local pesquisado: agudo processo de subvalorização do trabalho, descanso limitado, alimentação irregular, dificuldades na organização da vida fora do ambiente de trabalho, falta de acesso a suportes sociais que apoiem as atividades femininas, sobrecarga das responsabilidades assumidas, que, muitas vezes, causam sofrimento mental e/ou outros adoecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pellegrini, João Batista Rossetto, Danilo Rheinheimer do Santos, Celso Silva Gonçalves, André Carlos Cruz Copetti, and Edson Campanhola Bortoluzzi. "Adsorção de fósforo em sedimentos e sua relação com a ação antrópica." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, spe (December 2008): 2639–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000700005.

Full text
Abstract:
A avaliação do teor de P total e solúvel nas águas superficiais é insuficiente para o diagnóstico do seu potencial poluidor. O objetivo deste trabalho foi avaliar as frações de P e as propriedades relacionadas com a liberação de P de sedimentos erodidos de unidades paisagísticas com diferentes graus de ação antrópica. As amostragens de água+sedimentos foram realizadas em duas unidades paisagísticas de uma sub-bacia da pequena bacia hidrográfica do Arroio Lino, Agudo, RS, Brasil. Avaliaram-se pH, concentração de sedimentos, C orgânico total, granulometria, Fe extraído por DCB (Fe d) e oxalato (Fe ox), P solúvel (Ps), P total (Pt), P particulado biodisponível (Ppb), P particulado potencialmente biodisponível (Pppb) e teor de fosfato dessorvido com água destilada (Q0). Foram estimadas a capacidade máxima de adsorção de fosfato (Pmax), a concentração de equilíbrio de fosfato (CEP) e a constante relacionada com a energia de ligação de fosfato (k). Sedimentos erodidos de áreas mais antropizadas, comparativamente às áreas menos antropizadas, apresentaram: maior concentração de Pt, Pppb e menor quantidade de Ppb; maior Pmax e valor de k dessorveram menores quantidades de P em água destilada e mantiveram menor CEP, indicando maior potencial poluidor, especialmente em ambientes semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Samanta, Vanessa Rosana Ribeiro, Adriana Düpont, Carlos Alexandre Lütterbeck, Ênio Leandro Machado, and Eduardo Alexis Lobo. "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO MULTIFUNCIONAL DE BAIXO CUSTO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS HOSPITALARES, ATRAVÉS DE ENSAIOS ECOTOXICOLÓGICOS, SANTA CRUZ DO SUL, RS, BRASIL." Revista Jovens Pesquisadores 10, no. 2 (April 8, 2021): 24–35. http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v10i2.15095.

Full text
Abstract:
Atividades humanas, como a descarga de qualquer tipo de efluente em sistemas lóticos e lênticos, geralmente sem nenhum tipo de tratamento, estão atualmente se tornando uma das principais preocupações ambientais. Por exemplo, efluentes de lavanderia hospitalar são caracterizados como tendo alto impacto ambiental entre os setores das unidades de saúde. Dessa forma, sistemas integrados de tratamento de efluentes têm sido propostos para melhorar sua eficiência. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema de tratamento multifuncional de baixo custo, integrando o uso de uma célula de combustível microbiana (CCM) com Wetland Construído de Fluxo Vertical (WCFV) para tratamento de águas residuárias da lavanderia do Hospital Santa Cruz, Município de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, utilizando ensaios ecotoxicológicos. Os resultados indicaram que P1, ponto de coleta correspondente ao efluente bruto, apresentou uma toxicidade aguda média de CE(I)50 48h% = 29,3 ± 15,5% (Coeficiente de Variação, CV = 52,8%), sendo classificado como altamente tóxico. Já P2, ponto de coleta correspondente ao efluente tratado, apresentou uma toxicidade aguda média de CE(I)50 48h% = 100,0 ± 0,0 %, sendo classificado como não tóxico. Concluímos, desta forma, que o sistema de tratamento multifuncional de baixo custo para remediação de efluentes de lavanderia hospitalar, fui altamente eficiente, uma vez que houve a completa detoxificação do mesmo, representando uma alternativa promissora para a remoção de toxicidade de efluentes hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Albernaz, Elaine P., Ana Maria B. Menezes, Juraci A. César, Cesar G. Victora, Fernando C. Barros, and Ricardo Halpern. "Fatores de risco associados à hospitalização por bronquiolite aguda no período pós-neonatal." Revista de Saúde Pública 37, no. 4 (August 2003): 485–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102003000400014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar a relação entre fatores socioeconômicos, características maternas, aleitamento e hospitalização por bronquiolite no período pós-neonatal. MÉTODOS: Estudo caso-controle, aninhado a estudo de coorte de 5.304 crianças nascidas na cidade de Pelotas, RS. O estudo de coorte constitui-se de quatro subestudos, cada um com métodos e logística específicos. As mães foram entrevistadas por meio de questionário padronizado, em visitas hospitalares e domiciliares. Foram definidos como casos as crianças com idade entre 28 e 364 dias, que haviam sido hospitalizadas por bronquiolite. RESULTADOS: De 5.304 crianças da coorte, 113 (2,1%) foram hospitalizadas por bronquiolite. A análise multivariada hierarquizada, realizada pela regressão logística, mostrou os seguintes resultados: renda familiar, assim como idade gestacional, estiveram inversamente relacionadas ao risco de hospitalização por bronquiolite. O aleitamento materno desempenhou um fator protetor; crianças com tempo de aleitamento materno inferior a um mês tiveram risco 7 vezes maior de serem hospitalizadas por bronquiolite aguda nos primeiros três meses de vida. O risco de hospitalização por bronquiolite foi 57% maior naquelas expostas ao fumo materno. CONCLUSÕES: A hospitalização por bronquiolite está inversamente relacionada com renda familiar, idade gestacional e tempo de aleitamento materno, e diretamente relacionada com exposição a fumo materno. Não foi evidenciada associação com paridade ou história materna de asma brônquica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cabrera Delgado, Cinthia Lucero, and Francisca Constantino Facundo. "Capacidad de autocuidado y apoyo familiar percibido por las personas post infarto agudo de miocardio, Hospital Nacional Almanzor Aguinaga Asenjo, Chiclayo 2019." ACC CIETNA: Revista de la Escuela de Enfermería 8, no. 1 (July 18, 2021): 24–31. http://dx.doi.org/10.35383/cietna.v8i1.577.

Full text
Abstract:
Objetivo: Determinar la relación entre la capacidad de autocuidado y el apoyo familiar percibido por las personas post infarto agudo de miocardio (IMA), Hospital Nacional Almanzor Aguinaga Asenjo. Chiclayo, 2019. Métodos: Estudio cuantitativo correlacional. La población se compuso por 410 personas cuya muestra fue 199 personas que acudían a consulta externa de cardiología después de un año de haber sufrido un IMA, el muestreo no probabilístico por conveniencia. Se recolectó los datos con la Escala para estimar las capacidades de autocuidado y el cuestionario Percepción de apoyo familiar. La información se procesó con estadística descriptiva, elaborándose tablas de frecuencia y gráficos. La medición de la relación de las variables se realizó con el Coeficiente de Correlación de Spearman. Se consideraron criterios éticos y rigor científico. Resultados: Existe relación entre capacidades de autocuidado y apoyo familiar en la población estudiada por lo que se rechaza la hipótesis nula demostrando una relación de tipo lineal; y la correlación es muy buena y directamente proporcional (rs = 0.825) con significancia bilateral (p = 0,01). Conclusiones: Mientras más apoyo familiar presenten las personas post IMA mejores serán sus capacidades de autocuidado, pues la familia actúa como estímulo de mejoría para las personas, traduciéndose en mayor motivación, despreocupación y disposición para realizar los cuidados necesarios para que salir del cuadro clínico y no volver a repetirlo, incrementando su bienestar biopsicoemocional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Cunha, Romilton Crozetta da, Diego Moterle, Antônio Castelan Da Cunha, Fabrício Martinelli, Marcelo Baggio, and Luiz A. Kanis. "Dispositivo implantável de EUDRAGIR/PCL-T/ Diclofenaco de sódio: caracterização mecânica, liberação do fármaco e atividade anti-inflamatóriain vivo." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 49, no. 3 (June 8, 2016): 232. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i3p232-239.

Full text
Abstract:
Modelo do estudo: experimental. Objetivo do estudo: produzir, descrever e avaliar a atividade antiinflamatória de um sistema polimérico implantável contendo diclofenaco de sódio na inflamação aguda induzida por carragenina em um modelo de artrite emjoelho de ratos. Metodologia: Um dispositivo implantável de Eudragit RS 100 e PCL-T (EUDPCL-T) contendo 3.0 mg de diclofenaco de sódio foi produzido. Os dispositivos foram implantados na região peri-articular posterior dos joelhos de ratos induzidos a artrite. Resultados: Após 6 horas e no dia 7 após a indução de artrite, o edema do joelho foi avaliado, e os mediadores inflamatórios, mieloperoxidase (MPO) e óxido nítrico foram analisados. Os resultados foram comparados com a administração oral de 30 mg / kg de diclofenaco de sódio. Conclusões: O dispositivo implantável foi capaz de produzir os mesmos resultados anti-inflamatórios na artrite induzida por carragenina quando comparadoscom o tratamento por via oral, entretanto com doses mais baixas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ponte, Aline Sarturi, Bettina Janner, Miriam Cabrera Corvelo Delboni, and Jodeli Pommerehn. "Pessoas com Deficiência: Identificando um cenário para a inserção do terapeuta ocupacional no interior do Rio Grande do Sul / Persons with disabilities: identifying a scenario for the insertion of the occupational therapist in the interior of Rio Grande." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 2, no. 1 (January 31, 2018): 68–84. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto12591.

Full text
Abstract:
Introdução: As pessoas com deficiência têm garantido pela legislação brasileira os seus direito como cidadãos, mas a efetivação destes ainda apresenta-se insuficiente. Objetivo: mapear os serviços oferecidos no município de Agudo, RS, voltado para as pessoas com deficiência e apresentar contribuições da Terapia Ocupacional para essa população. Método: Abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a outubro de 2014, esta foi realizada em três etapas: identificação dos serviços de saúde ofertados às pessoas com deficiência; entrevista com gestores destes serviços; e levantamento do número de pessoas com deficiência físico-motora usuárias dos serviços, após estas etapas realizou-se o cruzamento dos dados do município com os dados secundários informados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -- IBGE, levantamento censitário de 2010. Os dados desse estudo forma analisado considerando a Análise de Conteúdo. Resultados: Os dados levantados pelo IBGE, censo do ano de 2010, mostraram que a população de pessoas com deficiência físico-motora do município é de 1.559 pessoas, deste total apenas 42 (3%) são acompanhadas por algum serviço do município. Conclusão: Conclui-se que há falta de conhecimento sobre a realidade em que vivem as pessoas com deficiência neste município e sobre as suas necessidades de saúde. Observa-se que não há efetivação dos direitos humanos preconizados em lei e o funcionamento de um sistema de saúde igualitário e integrado para a população pesquisada, que caminha de forma lenta para o enfrentamento da exclusão social e garantia de ações para qualidade de vida. Abstract Introduction: People with disabilities are guaranteed by Brazilian law to their rights as citizens, but their implementation is still insufficient. Objective: to map the services offered in the city of Agudo, RS, designed for people with disabilities and present Occupational Therapy'contributions to this population. Method: Qualitative approach, presented as a study case. Data collection took place in the period from August to October 2014, which was carried out in three stages: identification of health services offered to people with disabilities; interview with managers of these services; and a survey of the number of people with physical and motor disabilities using the services. Following those steps, the data about the city were cross-checked with the secondary data reported by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), from their census of 2010. The data from this study were analyzed considering the Content Analysis. Results: The data collected by the IBGE, census of 2010, showed that the population of people with physical and motor disabilities in the city is constituited by 1,559 people, among which only 42 (3%) are supported by some service of the city. Conclusion: We conclude that there is a lack of knowledge about the reality in which people with disabilities live in this city and about their health needs. It is observed that there is no effectiveness of the human rights advocated by law, as well as the functioning of an egalitarian and integrated health system for the population surveyed, which moves slowly towards the confrontation of social exclusion and the assurance of actions for quality of life.Keywords: Deficiency; Inclusion; Occupational Therapy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Estrada-Martínez, Arnulfo, José Ortega-Ruiz, Iván David Urango Cardenas, German Enamorado-Montes, and José Marrugo-Negrete. "Fotocatálisis heterogénea para el tratamiento de aguas residuales generadas en el baño del ganado." Revista de Investigación Agraria y Ambiental 10, no. 2 (June 19, 2019): 115–26. http://dx.doi.org/10.22490/21456453.2683.

Full text
Abstract:
Las actividades ganaderas además de utilizar grandes volúmenes de agua, generan una alta carga de contaminantes, especialmente de tipo orgánico, los cuales llegan directamente a las fuentes de agua natural alterando la calidad de las mismas. Debido a lo anterior el objetivo del siguiente trabajo fue encontrar las condiciones óptimas de operación de un sistema de fotocatálisis heterogénea con TiO2 mediada con luz solar para el tratamiento de aguas residuales provenientes del baño de ganado; para ello se especificaron dos niveles de pH (5.0 y 7.0) y dos niveles de concentración de TiO2 (0.4 y 0.6 g/L). En cada tratamiento, se recircularon 40 L del agua residual en un colector parabólico compuesto solar durante 240 minutos. La eficiencia del sistema y la cinética de degradación se determinaron en términos de la demanda química de oxígeno (DQO). Las remociones de DQO en los tratamientos fueron mayores al 50%, mientras que el diseño experimental Taguchi y la mejor relación señal/ruido (RS/R) mostraron que las condiciones óptimas de operación se obtienen para un pH igual a 5.0 y una concentración de TiO2 de 0.6 g/L alcanzando remociones del 83.2%. La cinética de degradación fue de primer orden con mayores velocidades de reacción para las mayores cantidades de UV acumulada (>142.9 W·h/m2). Por lo tanto, la fotocatálisis heterogénea con TiO2 mediada por luz solar resulta ser un tratamiento viable para la remoción de contaminantes de tipo orgánico en efluentes afectados por el desarrollo de actividades ganaderas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Jantsch, Leonardo Bigolin, and Eliane Tatsch Neves. "Condição de saúde de prematuros tardios e moderados no primeiro ano de vida." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 4 (April 4, 2018): 1196. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a235018p1196-1199-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: analisar as condições de saúde de prematuros moderados e tardios (PMTMT) no primeiro ano de vida. Método: estudo de abordagem mista utilizando o marco conceitual de redes de assistência da saúde e referencial de condição crônica e aguda infantil. Abordagem quantitativa - estudo longitudinal analítico e abordagem qualitativa - estudo descritivo. Estima-se a população de 200 PMTMT, residentes no município de Santa Maria - RS, no período de maio 2016 a maio de 2017. Os participantes serão acompanhados de forma trimestral, no primeiro ano de vida, por meio de quatro contatos telefônicos (quantitativa) e visita domiciliar para a entrevista semiestruturada (etapa qualitativa). A coleta será realizada por meio de instrumentos construídos para este fim e os dados, analisados por meio de programas estatísticos (quantitativo) e Análise de Conteúdo Temática (qualitativos). Resultados esperados: espera-se descrever e discutir a condição de saúde de PMTMT e suas demandas de cuidado, bem como a construção de redes de atenção à saúde. Descritores: Enfermagem Pediátrica; Atenção à Saúde; Prematuro; Fatores Epidemiológicos; Sistemas de Saúde; Estudos Longitudinais.ABSTRACT Objective: to analyze the health conditions of moderate and late preterm infants (MLPMTI) in the first year of life. Method: a study with a mixed approach using the conceptual framework of health care networks and referral of chronic and acute childhood conditions. A quantitative approach - longitudinal analytical study and qualitative approach - descriptive study. It is estimated that a population of 200 MLPMTI, were living in the municipality of Santa Maria - RS, from May 2016 to May 2017. Participants will be monitored quarterly in the first year of life through four telephone contacts (quantitative) and home visits for the semistructured interview (qualitative step). The collection will be done by means of instruments constructed for this purpose and the data, analyzed through statistical programs (quantitative) and Thematic Content Analysis (qualitative). Expected results: it is expected to describe and discuss the MLPMTI health condition and its demands for care, as well as the construction of health care networks. Descriptors: Pediatric Nursing; Health Care (Public Health); Premature; Epidemiologic Factors; Health Systems; Longitudinal Studies.RESUMEN Objetivo: analizar las condiciones de salud de los prematuros moderados y tardíos (PMTMT) en el primer año de vida. Método: estudio de enfoque mixto, utilizando el marco conceptual: de redes de asistencia de salud y referencial de condición crónica y aguda infantil. Enfoque cuantitativo - estudio longitudinal analítico; y el enfoque cualitativo - estudio descriptivo. Se estima la población de 200 PMTMT, residentes en el municipio de Santa Maria-RS, en el período de mayo 2016 a mayo de 2017. Los participantes serán acompañados de forma trimestral, en el primer año de vida, por medio de cuatro contactos telefónicos (cuantitativa) y visita domiciliar para entrevista semiestructurada (etapa cualitativa). La recolección se realizará por medio de instrumentos construidos para este fin y los datos, analizados por medio de programas estadísticos (cuantitativo) y Análisis de Contenido Temático (cualitativos). Resultados esperados: se espera describir y discutir la condición de salud de PMTMT y sus demandas de cuidado, así como la construcción de redes de atención a la salud. Descriptores: Enfermería Pediátrica; Atención a la Salud; Prematuro; Factores Epidemiológicos; Sistemas de salud; Estudios Longitudinales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography