To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ajuste de regressão.

Journal articles on the topic 'Ajuste de regressão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ajuste de regressão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bragança, Rondinelli Gomes. "Inferência Bayesiana aplicada em modelo de regressão linear e modelo espacial: Uma abordagem sobre a estrutura de covariância entre os dados geoestatísticos." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 14, 2021): e31910111890. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11890.

Full text
Abstract:
Modelos estatísticos servem para descrever o comportamento probabilístico de fenômenos de interesse permitindo analisá-los, prevê-los e tomar decisões pertinentes. Modelos de regressão linear são muito utilizados em diversas áreas. Esses modelos possuem suposições fortes como independência entre os erros que em geral não se ajustam a dados espaciais, já que estes dados permitem que haja dependência na estrutura de covariância dos erros. Portanto, modelos de regressão linear podem ser comparados com modelos espaciais. Dados espaciais podem ser divididos em 3 tipos: padrão de pontos, dados de área e dados geoestatísticos. Esse trabalho visa avaliar modelos de regressão linear inicialmente e posteriormente compará-los aos modelos espaciais para dados geoestatísticos através da função de covariância exponencial. Parâmetros desconhecidos são encontrados nesses modelos e a inferência adotada nesse trabalho é a Bayesiana por permitir que a crença inicial do especialista seja incorporada a modelagem, aumentando a quantidade de informação avaliada e melhorando portanto as estimativas. Ao ajustar os modelos sob conjuntos de dados simulados é possível verificar a capacidade dos ajustes recuperarem os verdadeiros valores dos parâmetros e selecionar o verdadeiro modelo. O presente artigo é resultado do interesse em analisar o ajuste do modelo de regressão linear com conjunto de dados artificiais com dependência espacial e comparar esse ao ajuste do modelo espacial, mais especificamente, a partir de dados geoestatísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, J. E. R., M. A. Silva, J. L. R. Sarmento, W. H. Sousa, and M. S. M. Sousa. "Avaliação da trajetória média de crescimento de caprinos em modelos de regressão aleatória." Archivos de Zootecnia 59, no. 226 (April 1, 2008): 267–76. http://dx.doi.org/10.21071/az.v59i226.4741.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a utilização de funções polinomiais com ordem de ajuste variando de dois a sete na descrição da curva média de crescimento (Regressão Fixa) e sua influência sobre os parâmetros genéticos de 946 caprinos da raça Anglo-Nubiana, criados entre 1980 e 2005. Para modelar a regressão fixa, os modelos polinomiais da idade foram comparados quanto à adequação do ajuste da curva média de crescimento empregando-se os seguintes critérios: quadrado médio do resíduo, desvio médio absoluto, percentagem quadrada de viés e coeficiente de determinação. Os critérios de informação de Akaike, Bayesiano de Schwarz e logaritmo da função de máxima verossimilhança foram utilizados para verificar a influência das diferentes ordens de ajustes da regressão fixa sobre a estimativa dos parâmetros genéticos. A melhoria mais expressiva no ajuste ocorreu até a ordem quatro, sugerindo que esta foi suficiente para modelar a curva média de crescimento da população em estudo. Pouca influência sobre a estimativa dos parâmetros genéticos foi observada com adoção de funções superiores à cúbica. A herdabilidade direta apresentou comportamento crescente até 84 dias de idade, enquanto que a materna manteve-se praticamente constante durante todo período analisado. Com base nos resultados do conjunto de critérios utilizados, os polinômios ortogonais da idade mostraram-se bastante eficientes e polinômios com pelo menos ordem quatro devem ser empregados para representar a curva média de crescimento em modelos de regressão aleatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Abreu, Mery Natali Silva, Arminda Lucia Siqueira, and Waleska Teixeira Caiaffa. "Regressão logística ordinal em estudos epidemiológicos." Revista de Saúde Pública 43, no. 1 (February 2009): 183–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102009000100025.

Full text
Abstract:
Os modelos de regressão logística ordinal vêm sendo aplicados com sucesso na análise de estudos epidemiológicos. Entretanto, a verificação da adequação de cada modelo tem recebido atenção limitada. O artigo apresenta uma breve análise dos principais modelos de regressão logística ordinal e as estratégias para ajuste s, as técnicas de verificação de qualidade do ajuste, bem como os comandos para execução nos softwares R e Stata. A metodologia é ilustrada com aplicação dos dados do Second National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES II), o conhecido levantamento de saúde e nutrição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Renata Pires, Lucas Monteiro Chaves, Taciana Villela Savian, Fabyano Fonseca e. Silva, and Crysttian Arantes Paixão. "Ajuste de modelos de platô de resposta via regressão isotônica." Ciência Rural 42, no. 2 (February 2012): 354–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000200026.

Full text
Abstract:
Dentro do contexto nutricional, a suplementação de microminerais em rações para aves frequentemente é feita em quantidades superiores às exigidas na tentativa de assegurar o bom desempenho dos animais. Os experimentos do tipo dose resposta são muito comuns na determinação de níveis ótimos dos nutrientes na ração e contemplam a utilização de modelos de regressão para atingir tal objetivo. Porém, na análise de regressão usual, geralmente, não se usa uma informação a priori sobre uma possível relação de ordem na variável resposta. A regressão isotônica é um método de estimação por mínimos quadrados que gera estimativas que satisfazem a mesma ordenação dos dados. Na teoria da regressão isotônica, essa informação é utilizada de forma essencial e espera-se que a eficiência do ajuste seja aumentada quando se faz uso dela. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo utilizar uma metodologia de regressão isotônica, como uma forma alternativa para analisar dados de deposição de zinco (Zn) na tíbia de aves machos da linhagem Hubbard. No estudo, foram considerados os modelos de platô de resposta polinomial quadrático e não linear exponencial. Além desses modelos, também foi proposto o ajuste de um modelo logarítmico para os dados e a eficiência da metodologia foi avaliada por meio de um estudo de simulação Monte Carlo, considerando diferentes cenários para os valores paramétricos. A isotonização dos dados propiciou uma melhora em todos os avaliadores de qualidade de ajuste considerados no trabalho. Dentre os modelos utilizados, o logarítmico apresentou estimativas dos parâmetros mais coerentes com os valores relatados na literatura, para os dados de deposição de Zn na tíbia de aves machos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sarmento, José Lindenberg Rocha, Lucia Galvão de Albuquerque, Robledo de Almeida Torres, Marcelo Teixeira Rodrigues, Paulo Sávio Lopes, and João Cruz Reis Filho. "Comparação de modelos de regressão aleatória para estimação de parâmetros genéticos em caprinos leiteiros." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 10 (October 2008): 1788–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008001000011.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a melhor modelagem para as variâncias genética aditiva, de ambiente permanente e residual da produção de leite no dia do controle (PLDC) de caprinos. Utilizaram-se modelos de regressão aleatória sobre polinômios ortogonais de Legendre com diferentes ordens de ajuste e variância residual heterogênea. Consideraram-se como efeitos fixos os efeitos de grupo de contemporâneos, a idade da cabra ao parto (co-variável) e a regressão fixa da PLDC sobre polinômios de Legendre, para modelar a trajetória média da população; e, como efeitos aleatórios, os efeitos genético aditivo e de ambiente permanente. O modelo com quatro classes de variâncias residuais foi o que proporcionou melhor ajuste. Os valores do logaritmo da função de verossimilhança, de AIC e BIC apontaram para seleção de modelos com ordens mais altas (cinco para o efeito genético e sete para o efeito de ambiente permanente). Entretanto, os autovalores associados às matrizes de co-variâncias entre os coeficientes de regressão indicaram a possibilidade de redução da dimensionalidade. As altas ordens de ajuste proporcionaram estimativas de variâncias genéticas e correlações genéticas e de ambiente permanente que não condizem com o fenômeno biológico estudado. O modelo de quinta ordem para a variância genética aditiva e de sétima ordem para o ambiente permanente foi indicado. Entretanto, um modelo mais parcimonioso, de quarta ordem para o efeito genético aditivo e de sexta ordem para o efeito de ambiente permanente, foi suficiente para ajustar as variâncias nos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gazola, Sebastião, Carlos Alberto Scapim, Terezinha Aparecida Guedes, and Alessandro de Lucca e. Braccini. "Proposta de modelagem não-linear do desempenho germinativo de sementes de milho híbrido." Ciência Rural 41, no. 4 (March 11, 2011): 551–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011005000022.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ajustar um modelo de regressão não-linear para estimar o desempenho germinativo de sementes de três lotes comerciais de milho híbrido OC 705, submetidas ao teste de envelhecimento acelerado, à temperatura de 43ºC. Utilizou-se o modelo logístico y(t)=C/(1+exp(B(t-M))) para ajustar os dados. As medidas de viés de Box e de curvaturas paramétrica e intrínseca foram usadas para o diagnóstico do modelo. O modelo proposto ajusta-se adequadamente aos dados de percentuais germinativos de sementes de milho híbrido OC 705, para todos os lotes. Com base nas estimativas dos parâmetros e qualidade de ajuste, o lote três foi identificado como sendo o melhor para comercialização, por apresentar menor redução no poder germinativo ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Andréia Silva, Brunna Lucena Cariello, Claudio José Cavalcante Blanco, and Francisco Carlos Lira Pessoa. "Regionalização de curvas de permanência de vazão de regiões hidrográficas do estado do Pará." Revista Brasileira de Meteorologia 27, no. 4 (December 2012): 413–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862012000400005.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a regionalização de curvas de permanência de vazões para os rios das regiões hidrográficas da Calha Norte e do Xingu no Estado do Pará. Os modelos tiveram como base de dados 25 estações fluviométricas localizadas nas referidas regiões. As curvas de permanência foram calibradas utilizando-se 5 modelos matemáticos de regressão (potência, exponencial, logarítmico, quadrático e cúbico). O modelo cúbico foi o que se ajustou melhor aos dados observados das estações da Calha Norte. Já para a região do Xingu, foi o modelo exponencial, que melhor se ajustou. Modelos de regionalização foram estabelecidos, usando-se a técnica de regressão múltipla. A variação espacial dos parâmetros dos modelos, foi explicada em termos de área de drenagem, precipitação média anual, comprimento e desnível do rio. Os modelos foram validados através de duas bacias-alvo de cada região, obtendo resultados satisfatórios pelos ajustes gráficos das vazões simuladas e observadas. Matematicamente, o bom ajuste foi representado pelos erros quadráticos relativos médios percentuais e coeficientes de Nash-Sutcliffe calculados para o modelo cúbico (Calha Norte) e exponencial (Xingu). O bom desempenho dos modelos, os credencia na estimativa das curvas de permanência de vazões das regiões de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Maria Tereza S., and Claudio José Struchiner. "Estimativas do número de casos de aids no Brasil, corrigidas pelo atraso de notificação." Revista Brasileira de Epidemiologia 1, no. 3 (December 1998): 234–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x1998000300003.

Full text
Abstract:
Dois modelos estatísticos são propostos para estimar os casos de aids no Brasil já diagnosticados e ainda não notificados até o primeiro semestre de 1996, para as diversas categorias de exposição. O primeiro considerou a distribuição do atraso de notificação como uma função de sobrevida, com dados censurados à direita, que foi estimada a partir do método de Kaplan-Meyer. O segundo ajusta uma regressão de Poisson a uma tabela de contingência onde cada célula representa o número de casos diagnosticados no semestre e notificados com um determinado atraso. Precedendo o ajuste desta regressão, utilizou-se um modelo aditivo generalizado para identificar uma função que ajuste melhor que um modelo linear as relações funcionais em questão. As estimativas obtidas foram comparadas com as notificações ocorridas entre o segundo semestre de 1996 e o primeiro semestre de 1997. O confronto entre as estimativas fornecidas pela regressão de Poisson e o número de casos oficialmente notificados sugere uma possível mudança no comportamento do padrão de notificação. O número de casos oficialmente notificados encontra-se bem próximo à epidemia real, provavelmente devido à distribuição gratuita de medicamentos. As estimativas do modelo de sobrevida, que não leva em consideração mudanças no nível da epidemia nos diversos semestres de diagnóstico, tendem a uma subestimação das categorias que estão em crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sarmento, José Lindenberg Rocha, Robledo de Almeida Torres, Raimundo Nonato Braga Lôbo, Lucia Galvão de Albuquerque, Wandrick Hauus de Sousa, and José Ernandes Rufino de Sousa. "Modelos de regressão aleatória na avaliação genética do crescimento de ovinos da raça Santa Inês." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 8 (August 2010): 1723–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000800014.

Full text
Abstract:
Utilizaram-se 17.767 registros de peso de 4.210 cordeiros da raça Santa Inês com o objetivo de comparar modelos de regressão aleatória com diferentes estruturas para modelar a variância residual em estudos genéticos da curva de crescimento. Os efeitos fixos incluídos na análise foram: grupo contemporâneo e idade da ovelha no parto. As regressões fixas e aleatórias foram ajustadas por meio de polinômios de Legendre de ordens 4 e 3, respectivamente. A variância residual foi ajustada por meio de classes heterogêneas e por funções de variância empregando polinômios ordinários e de Legendre de ordens 2 a 8. O modelo considerando homogeneidade de variâncias residuais mostrou-se inadequado. De acordo com os critérios utilizados, a variância residual contendo sete classes heterogêneas proporcionou melhor ajuste, embora um mais parcimonioso, com cinco classes, pudesse ser utilizado sem perdas na qualidade de ajuste da variância nos dados. O ajuste de funções de variância com qualquer ordem foi melhor que o obtido por meio de classes. O polinômio ordinário de ordem 6 proporcionou melhor ajuste entre as estruturas testadas. A modelagem do resíduo interferiu nas estimativas de variâncias e parâmetros genéticos. Além da alteração da classificação dos reprodutores, a magnitude dos valores genéticos preditos apresenta variações significativas, de acordo com o ajuste da variância residual empregado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Albuquerque, Mácio Augusto de, Sandro Lins Lopes de Lucena, and Kleber Napoleão Nunes de Oliveira Barros. "Comparação de modelo clássico e Bayesiano para dados de óbitos perinatais no ISEA, Campina Grande-PB." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 18, 2020): e464985477. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5477.

Full text
Abstract:
Modelos lineares generalizados são úteis, dentre outras situações, quando se quer ajustar modelos a dados que não seguem normalidade e não podem ser ajustados usando apenas a regressão linear simples. Outra ferramenta poderosa de estimação são os métodos Bayesianos, baseado em probabilidades condicionais. Neste trabalho apresenta-se um ajuste de modelos de regressão logístico com parâmetros estimado pelo método da máxima verossimilhança que é atualizado usando as técnicas da inferência Bayesiana. Tais métodos foram aplicados em dados obtidos no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida que fica localizado no município de Campina Grande - PB. As informações referem-se a pacientes gestantes atendidas nesta unidade de saúde. Objetivou-se obter o melhor modelo possível que nos forneça informação sobre a chance de óbito de uma criança em função de variáveis maternas usando o método de estimação da máxima verossimilhança e o método Bayesiano. Os ajustes e diagnósticos dos modelos foram realizados com auxílio do software R. Contatou-se que o modelo estimado pela máxima verossimilhança é muito próximo do modelo Bayesiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de, Daniel Fonseca de Carvalho, and Paulo Afonso Ferreira. "COMPARAÇÃO DE METODOLOGIAS DE DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DISPERSÃO PARA O CLORETO DE CÁLCIO EM UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 3, no. 1 (April 1999): 7–10. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v3n1p07-10.

Full text
Abstract:
RESUMO Com o objetivo de se comparar os métodos de ajuste gráfico e a regressão não-linear na determinação do coeficiente de dispersão, montaram-se três colunas de solo, através das quais se fez passar uma solução deslocadora de cloreto de cálcio (CaCl2), o que permitiu a obtenção dos pontos da curva de eluição. Para efeito de comparação das curvas de eluição ajustadas à experimental, empregaram-se as soluções analíticas das equações diferenciais para a dispersão longitudinal, dispersão para um pulso, difusivo-convectivo e geral do transporte de solutos. Os valores dos coeficientes de dispersão obtidos pelos métodos empregados mostraram que o ajuste gráfico, quando bem empregado, é uma alternativa quando não se dispõe de recursos computacionais para usar o ajuste através de regressão não-linear. As soluções analíticas descrevem com perfeição a curva de eluição, desde que se conheça o coeficiente de dispersão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

VOLPE, CLOVIS ALBERTO, EDGAR RICARDO SCHÖFFEL, and JOSÉ CARLOS BARBOSA. "Influência da soma térmica e da chuva durante o desenvolvimento de laranjas-'Valência' e 'Natal' na relação entre sólidos solúveis e acidez e no índice tecnológico do suco." Revista Brasileira de Fruticultura 24, no. 2 (August 2002): 436–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452002000200031.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a influência que algumas variáveis meteorológicas exercem na razão entre sólidos solúveis totais e acidez total titulável ("ratio") e no índice tecnológico dos frutos da primeira florada das laranjeiras-'Natal' e 'Valência', na região de Bebedouro-SP, mediante a utilização de métodos estatísticos de regressão. Foram utilizados dados de amostragens de rotina para o processamento industrial durante 4 anos, os quais permitiram desenvolver equações de regressão linear e quadrática, com a soma térmica (graus-dia) como variável independente, e de regressão múltipla, utilizando graus-dia e chuva como variáveis independentes. A equação de melhor ajuste para o índice tecnológico foi a quadrática, enquanto para o "ratio" a equação linear apresentou o melhor ajuste. A temperatura do ar, representada por graus-dia, foi a variável que exerceu maior influência nos indicadores de qualidade dos frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Maia, Emanuel, Dalmo Lopes de Siqueira, Fabyano Fonseca e. Silva, Luiz Alexandre Peternelli, and Luiz Carlos Chamhum Salomão. "Método de comparação de modelos de regressão não-lineares em bananeiras." Ciência Rural 39, no. 5 (August 2009): 1380–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000500012.

Full text
Abstract:
A utilização de modelos matemáticos para descrever o crescimento de vegetais possui uma larga aplicação na pesquisa agropecuária. Nesse tipo de pesquisa, dois problemas são freqüentes: encontrar o modelo que melhor se ajusta ao fenômeno biológico e identificar as curvas entre os tratamentos que sejam estatisticamente semelhantes. Assim, o presente trabalho teve por objetivos comparar a qualidade do ajuste de modelos de regressão não-linear e comparar as curvas provenientes desse melhor modelo em relação aos diferentes tratamentos. Para essa análise, foram utilizados os dados de um experimento instalado no arranjo fatorial 2x5, sob o delineamento em blocos casualizados. Os níveis dos fatores foram constituídos por duas cultivares de bananeira e cinco doses de um regulador de crescimento. A comparação das curvas de diferentes tratamentos foi realizada a partir da análise de agrupamento com o auxílio de três estatísticas que permitiam acessar o número ideal de grupos. Na avaliação das curvas de crescimento, o modelo logístico demonstrou-se superior. Na comparação dos tratamentos, verificou-se que o método da análise de agrupamento, com as modificações propostas, possibilitou detectar três grupos de tratamentos, assemelhando-se ao comportamento biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Mognon, Francelo, Ana Paula Dalla Corte, Carlos Roberto Sanquetta, Tauane Garcia Barreto, and Jaime Wojciechowski. "Estimativas de biomassa para plantas de bambu do gênero Guadua." Revista Ceres 61, no. 6 (December 2014): 900–906. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201461060003.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou ajustar equações para estimar a biomassa total de plantas de bambu, do gênero Guadua, bem como comparar o ajuste de equações por regressão linear com a técnica de mineração de dados. Foram utilizados 38 colmos de bambu, nos quais foram mensuradas as variáveis diâmetro à altura do peito (dap), diâmetro do colo do colmo e altura do colmo, seguido da determinação de massa total por método destrutivo. A biomassa determinada em 25 colmos foi utilizada para ajuste de equações pelo método dos mínimos quadrados e 13 colmos serviram para a validação da melhor equação. As frações de biomassa por compartimento diferem significativamente (p < 0,05) entre si. A maior fração da biomassa corresponde ao colmo, representando 69,2% do total, seguida pela dos rizomas, dos galhos e da folhagem, com 15,7; 10,8 e 4,2%, respectivamente. A melhor equação ajustada para estimar a biomassa total apresentou coeficiente de determinação de 0,93 e erro padrão da estimativa de 15%. Já a técnica de mineração de dados apresentou coeficiente de determinação de 0,81, com erro padrão de 23,8%. Pode-se estimar acuradamente a biomassa de Guadua por regressão linear e por mineração dos dados. Neste trabalho, o método de regressão apresentou melhor desempenho. A limitação de dados pode ser o fator determinante para o pior desempenho da técnica de mineração de dados, pois requer uma massa de dados mais ampla para funcionar satisfatoriamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Leal, Fabrício Assis, Glória da Silva Almeida Leal, and Thaís Costa da Silva. "Redes neurais artificiais e modelos alométricos aplicados para estimativa de volume e altura em Eucalyptus urophylla S.T.Blacke." Advances in Forestry Science 7, no. 3 (November 3, 2020): 1181–88. http://dx.doi.org/10.34062/afs.v7i3.10720.

Full text
Abstract:
Redes neurais artificiais (RNA) destacam-se como ferramentas alternativas na modelagem florestal, com resultados muitas vezes superiores em relação aos métodos tradicionais de regressão. Este estudo objetivou avaliar se as estimativas de volume e altura, obtidas por redes neurais artificiais e modelos alométricos, são compatíveis ao método tradicional de cubagem rigorosa. Para obtenção dos dados foram cubadas, pelo método de Hohenadl, 394 árvores de Eucalyptus urophylla. Destas árvores, 70% foram utilizadas nos ajustes dos modelos hipsométricos, volumétricos e para treinamento da RNA e 30% fizeram parte da validação. Para selecionar as melhores equações e RNA observou-se as melhores estatísticas de ajuste e precisão. Estatisticamente, não houve diferença entre os dados da cubagem em campo e as estimativas, ao nível de 5% de significância. Tanto os modelos de regressão quanto as RNA apresentaram bons ajustes, no entanto, as RNA foram superiores em desempenho, pois apresentaram Syx de a 2% no treinamento e 2,5% na validação, para variável altura, e Syx de 6,5% no treinamento e 5,1% na validação, para o volume.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cavalcante, Diego Helcias, Amauri Felipe Evangelista, José Elivalto Guimarães Campelo, Danielle Maria Machado Ribeiro Azevêdo, and Severino Cavalcante Sousa Júnior. "Funções de covariâncias sobre polinômios B-splines para modelagem do crescimento de bovinos de corte: revisão." Medicina Veterinária (UFRPE) 14, no. 1 (August 10, 2020): 57. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v14n1-3714.

Full text
Abstract:
O objetivo é abordar assuntos sobre polinômios B-splines utilizados em funções de covariância por meio de modelos de regressão aleatória com a finalidade de predizer o potencial genético em bovinos de corte em características de crescimento. Nos modelos de regressão aleatória é possível decompor a trajetória da curva de crescimento por meio das mudanças nas covariâncias dos efeitos aleatórios. O tipo e a ordem de ajuste dos polinômios utilizados para modelagem do crescimento podem influenciar os resultados das avaliações genéticas, portanto, é necessário avaliar diferentes modelos para se auferir o mais harmônico. Nesse contexto, o uso de polinômios segmentados do tipo B (Funções B-splines) tem sido proposto como alternativa aos polinômios de Legendre, no ajuste das funções de covariância. Atualmente, alguns autores concluíram que o uso de polinômios B-splines nos modelos de regressão aleatória apresentou vantagens em relação aos demais, porém, ainda não está claro alguns aspectos quanto à quantidade, ordem e posição dos nós para modelagem da curva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

MARTINS, Adair, Roberto LAURENT, Silvia Beatriz AZNAREZ, and Miguel Angel POSTIGO. "Ajuste de parâmetros de interação em modelos termodinâmicos." Eclética Química 25 (2000): 41–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702000000100004.

Full text
Abstract:
Para misturas nas quais existem interações entre moléculas diferentes aparece um parâmetro energético de interação ajustável na relação das variáveis. As grandezas termodinâmicas de excesso dão informação qualitativa dos possíveis tipos de interação. Duas grandezas importantes neste sentido são o volume de excesso e a entalpia de excesso. Neste artigo se estudam diferentes métodos, regressão com mínimos quadrados e por minimização do valor absoluto e relativo dos resíduos, para determinar a possibilidade de aplicação dos mesmos no cálculo de parâmetros de interação molecular em modelos termodinâmicos de soluções. Usam-se dados experimentais de volume molar de excesso para todo o intervalo de frações molares de 10 sistemas binários formados por acetonitrila + um álcool primário (do metanol ao n-decanol). Comparam-se os valores calculados e os dados experimentais das grandezas, e são feitas análises dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Timm, Luis Carlos, Lorival Fante Jr., Emanuel Pimentel Barbosa, Klaus Reichardt, and Osny Oliveira Santos Bacchi. "Interação solo-planta avaliada por modelagem estatística de espaço de estados." Scientia Agricola 57, no. 4 (December 2000): 751–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162000000400025.

Full text
Abstract:
Para estudar a interação solo-planta utilizou-se um modelo de espaço de estados (regressão dinâmica) comparativamente à um modelo de regressão estática, em versão convencional e em versão sequencial. Para tal, foram utilizados dados experimentais de densidade do solo, macroporosidade, microporosidade e porosidade total de um solo Latossolo Vermelho Escuro, além da densidade radicular por comprimento de raiz por unidade de volume, de uma cultura de aveia forrageira. Das variáveis explanatórias estudadas, a porosidade total apresentou correlação bastante significativa com a densidade radicular, considerada como a variável resposta do estudo. Um modelo de regressão estática representado na forma de espaço de estados com estimação seqüencial forneceu um coeficiente R² de ajuste igual a 0.69, enquanto que um modelo estático convencional forneceu um coeficiente R² de ajuste de apenas 0.59. Esta relação solo-planta é melhor representada ainda através de um modelo de regressão dinâmica, ou seja, um modelo genuinamente de espaço de estados onde agora o grau de explicação R² passa a mais de 0.98. Isto explicita a vantagem da abordagem de espaço de estados em relação aos outros métodos mais tradicionais de relacionar sistema solo-planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Reis, Renata M., Paulo R. Cecon, Mário Puiatti, Fernando L. Finger, Moysés Nascimento, Fabyano F. Silva, Antônio PS Carneiro, and Anderson R. Silva. "Modelos de regressão não linear aplicados a grupos de acessos de alho." Horticultura Brasileira 32, no. 2 (June 2014): 178–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362014000200010.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste estudo foi comparar modelos de regressão não linear aptos a descreverem o acúmulo de massa seca de diferentes partes da planta do alho ao longo do tempo (60, 90, 120 e 150 dias após plantio). Objetivou-se também identificar acessos semelhantes em relação às características avaliadas por meio de análises de agrupamento. Foram utilizados 20 acessos de alho pertencentes ao Banco de Germoplasma de Hortaliças da Universidade Federal de Viçosa (BGH/UFV). O teor de massa seca da folha, do pseudocaule, do bulbo e da raiz foram definidos como variáveis na análise de agrupamento (algoritmo de Ward utilizando como medida de dissimilaridade a distância quadrada generalizada de Mahalanobis), que resultou na indicação de um número ótimo (critério de Mojena) de três grupos de acessos, cujas médias de massa seca do bulbo, da raiz e total da planta em cada tempo de interesse foram utilizadas para o ajuste de cinco modelos de regressão não linear (Mitscherlich, Gompertz, Logístico, Brody e von Bertalanffy). A identificação do modelo que melhor se ajustou às três características de cada grupo foi realizada mediante coeficiente de determinação (R2), o quadrado médio do resíduo (QMR) e o desvio médio absoluto dos resíduos (DMA). Comparando os valores desses avaliadores observou-se que, para as três caraterísticas dos três grupos, o modelo que melhor se ajustou foi o Logístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Teixeira, Bruno Bastos, Ricardo Frederico Euclydes, Luciano Pinheiro da Silva, Robledo de Almeida Torres, Felipe Gomes da Silva, Antonio Policarpo Souza Carneiro, Helmut Gonçalves Lehner, and Rafael Bastos Teixeira. "Modelos de regressão aleatória na seleção de codornas de corte para produção de ovos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 7 (July 2013): 791–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013000700012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar modelos de regressão aleatória com diferentes ordens de polinômios de Legendre, quanto ao melhor ajuste para a produção de ovos de codornas de corte. Foram avaliados os grupos genéticos UFV1 e UFV2 de codornas de corte, de origens distintas, do programa de melhoramento genético da Universidade Federal de Viçosa. Determinou-se a produção semanal de ovos de 1.294 matrizes, da 6ª até a 57ª semana de idade, das quais 644 do grupo genético UFV1 e 650 do UFV2. Utilizou-se o modelo animal em regressão aleatória pelo programa Wombat e, para modelar as trajetórias das características com o tempo, aplicaram-se as funções polinomiais de Legendre. Foram feitas comparações pelo critério de informação de Akaike, critério de informação bayesiano de Schwarz, logaritmo da função de verossimilhança e teste da razão de verossimilhança. O modelo com K = 3, para efeitos fixos, Ka = 4, para efeitos genéticos, e Kc = 4, para efeito de ambiente, propicia melhor ajuste para ambas as linhagens, não provoca grandes alterações nos componentes de variância e fornece melhores estimativas de herdabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Soares, Carlos Pedro Boechat, Marcio Leles Romarco de Oliveira, Fabrina Bolzan Martins, and Lívia Thais Moreira de Figueiredo. "EQUAÇÕES PARA ESTIMAR ESTOQUE DE CARBONO POR HECTARE NOS FUSTES DAS ÁRVORES DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL." Ciência Florestal 26, no. 2 (June 20, 2016): 579. http://dx.doi.org/10.5902/1980509822758.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo ajustar equações para estimar o estoque de carbono por hectare nos fustes das árvores, em função de variáveis da floresta obtidas por meio da amostragem por ponto horizontal (método de Bitterlich). Foram amostrados 55 pontos, com um fator de área basal igual a 1, em fragmentos de floresta estacional semidecidual, no município de Viçosa, Minas Gerais. Após o ajuste e a avaliação de diferentes modelos de regressão lineares e não lineares, verificou-se que as equações referentes ao modelo 8 (não linear) foram as mais precisas para estimar o estoque de carbono por hectare nos fustes das árvores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bonafé, C. M., R. A. Torres, J. L. R. Sarmento, L. P. Silva, J. C. Ribeiro, R. B. Teixeira, F. G. Silva, and M. F. Sousa. "Modelos de regressão aleatória para descrição da curva de crescimento de codornas de corte." Revista Brasileira de Zootecnia 40, no. 4 (April 2011): 765–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000400009.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho comparar diferentes modelos de regressão aleatória, ajustados por meio de funções polinomiais de Legendre de diferentes ordens, para avaliar o que melhor se ajusta ao estudo genético da curva de crescimento de codornas de corte. Os dados utilizados são provenientes de 26.835 e 27.447 observações, de 3.909 e 4.040 codornas de corte das linhagens UFV-1 e UFV-2. O peso corporal nas duas linhagens foi avaliado aos 1, 7, 14, 21, 28, 35 e 42 dias de idade. Ordens de ajuste das funções contínuas foram gradualmente aumentadas (ordens variando de 3 a 6) para determinação da ordem mínima necessária para descrever as estruturas de covariância em função do tempo nos modelos de regressão aleatória. A função polinomial de Legendre com as ordens 6 para efeito genético aditivo direto e 5 para efeito permanente de animal, para a linhagem UFV-1, e 6 para ambos efeitos aleatórios, para a linhagem UFV-2, deve ser utilizada na avaliação genética da curva de crescimento de codornas de corte em estudo. As herdabilidades estimadas indicam que ganhos genéticos podem ser obtidos como resposta à seleção para peso corporal nas duas linhagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Tadano, Yara de Souza, Cássia Maria Lie Ugaya, and Admilson Teixeira Franco. "Método de regressão de Poisson: metodologia para avaliação do impacto da poluição atmosférica na saúde populacional." Ambiente & Sociedade 12, no. 2 (December 2009): 241–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2009000200003.

Full text
Abstract:
Os modelos estatísticos mais utilizados para avaliar o impacto da poluição atmosférica na saúde populacional são os modelos de regressão, pois são capazes de relacionar uma ou mais variáveis explicativas com uma única variável resposta. O objetivo deste estudo foi apresentar o modelo estatístico de regressão de Poisson dos modelos lineares generalizados. Neste trabalho são apresentadas todas as etapas da avaliação, desde a coleta e a análise dos dados até a verificação do ajuste do modelo escolhido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Radünz, Lauri Lourenço, Antônio Sergio do Amaral, Altemir José Mossi, Evandro De Castro Melo, and Ronicely Pereira Rocha. "AVALIAÇÃO DA CINÉTICA DE SECAGEM DE CARQUEJA." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 19, no. 1 (January 26, 2011): 19–27. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v19i1.147.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo estudar a cinética de secagem de carqueja, submetida a diferentes temperaturas do ar e posterior ajuste dos dados experimentais a diferentes modelos matemáticos. Para condução do experimento de secagem foram utilizados seis secadores de bandejas, empregando-se as temperaturas de 40, 50, 60, 70, 80 e 90 ºC. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições, colocando-se 800 g de folhas frescas em cada bandeja. Para o ajuste dos modelos matemáticos aos dados experimentais, realizou-se análise de regressão não linear, pelo método Quasi-Newton, sendo os valores dos parâmetros dos modelos estimados em função da temperatura do ar de secagem. Os resultados mostraram que o modelo de Midilli et al. apresentou ajuste adequado aos dados experimentais, para toda a faixa de temperatura estudada (de 40 a 90 ºC), e o modelo de Page apresentou ajuste adequado aos dados experimentais apenas para a faixa de temperatura de 60 a 90 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mazzini, Ana Rita de Assumpção, Joel Augusto Muniz, Luiz Henrique de Aquino, and Fabyano Fonseca e. Silva. "Análise da curva de crescimento de machos Hereford." Ciência e Agrotecnologia 27, no. 5 (October 2003): 1105–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542003000500019.

Full text
Abstract:
Para estudar a função de melhor ajustamento ao crescimento de bovinos Hereford, foram utilizados dados de 160 machos, ajustando-se as funções de Brody, Gompertz, Logística, Richards e von Bertalanffy. A estimação dos parâmetros para modelos de regressão não-linear foi feita pelo método dos Quadrados Mínimos Ponderado. Para isso, utilizou-se o procedimento MODEL do software Statistical Analysis System (SAS). Foram obtidos ajustes de curvas individuais para os animais em dois diferentes modelos: não-ponderado e ponderado pelo inverso da variância dos pesos, com o objetivo de levar em consideração a heterogeneidade das variâncias. A comparação entre os modelos foi feita pela interpretação biológica dos parâmetros e dos avaliadores da qualidade de ajuste (coeficiente de determinação ajustado, quadrado médio do resíduo, erro de predição médio, teste t de Student, para as estimativas dos parâmetros "A" e "K" e percentual de convergência). O melhor modelo foi o ponderado pelo inverso da variância dos pesos. As funções que apresentaram melhor ajuste foram as de von Bertalanffy e Gompertz, seguidas pela Logística. As funções de Brody e Richards apresentaram um baixo percentual de convergência, mostrando-se inadequadas para descrever os dados em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

El Faro, Lenira, and Lucia Galvão de Albuquerque. "Utilização de modelos de regressão aleatória para produção de leite no dia do controle, com diferentes estruturas de variâncias residuais." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 5 (October 2003): 1104–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000500010.

Full text
Abstract:
Foram utilizados quatorze modelos de regressão aleatória, para ajustar 86.598 dados de produção de leite no dia do controle de 2.155 primeiras lactações de vacas Caracu, truncadas aos 305 dias. Os modelos incluíram os efeitos fixos de grupo contemporâneo e a covariável idade da vaca ao parto. Uma regressão ortogonal de ordem cúbica foi usada para modelar a trajetória média da população. Os efeitos genéticos aditivos e de ambiente permanente foram modelados por meio de regressões aleatórias, usando polinômios ortogonais de Legendre, de ordens cúbicas. Diferentes estruturas de variâncias residuais foram testadas e consideradas por meio de classes contendo 1, 10, 15 e 43 variâncias residuais e de funções de variâncias (FV) usando polinômios ordinários e ortogonais, cujas ordens variaram de quadrática até sêxtupla. Os modelos foram comparados usando o teste da razão de verossimilhança, o Critério de Informação de Akaike e o Critério de Informação Bayesiano de Schwar. Os testes indicaram que, quanto maior a ordem da função de variâncias, melhor o ajuste. Dos polinômios ordinários, a função de sexta ordem foi superior. Os modelos com classes de variâncias residuais foram aparentemente superiores àqueles com funções de variância. O modelo com homogeneidade de variâncias foi inadequado. O modelo com 15 classes heterogêneas foi o que melhor ajustou às variâncias residuais, entretanto, os parâmetros genéticos estimados foram muito próximos para os modelos com 10, 15 ou 43 classes de variâncias ou com FV de sexta ordem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Cruz, G. R. B., M. N. Ribeiro, and E. C. Pimenta Filho. "Estimativas de parâmetros de curvas de lactação de bovinos." Archivos de Zootecnia 58, no. 224 (February 21, 2008): 695–704. http://dx.doi.org/10.21071/az.v58i224.5059.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar algumas funções matemáticas citadas na literatura, identificar a que melhor descreve a produção de leite e estimar alguns componentes da curva de lactação de vacas Guzerá e Sindi criadas na região semi-árida do estado da Paraíba. Foram utilizadas 840 lactações (467-Guzerá; 373-Sindi) de animais pertencentes à Fazenda Carnaúba, município de Taperoá, Paraíba. O controle leiteiro foi feito em intervalos de 35 dias, no período de 1987 a 2004. As lactações utilizadas continham no mínimo cinco e no máximo doze controles. O ajuste foi feito para a curva média e para lactações individuais, utilizando-se seis funções matemáticas. A função polinomial inversa (PI), linear hiperbólica (LHE), gama incompleta (GI), quadrática logarítmica (QL), linear (L) e quadrática (Q) foram ajustadas usando-se processos iterativos por meio de regressão não-linear. Os critérios utilizados para verificar a qualidade do ajuste para cada função foram: coeficiente de determinação ajustado (Ra2), percentagem de desvios entre as produções totais observadas e estimadas e percentagem de curvas típicas. Os gráficos de distribuição de resíduos foram utilizados apenas para avaliar o ajuste para a curva média. Para a curva média, os valores de Ra2 foram superiores a 0,93 para todas as funções. Bons ajustes baseados nos Ra2>0,80 foram obtidos, respectivamente, para 61,4% e 66,7% das lactações ajustadas pelas funções PI e GI para vacas Guzerá. Para vacas Sindi, esses valores foram de 57,2% e 55,0%, indicando boa qualidade no ajuste. As funções PI e GI acompanharam mais de perto as oscilações da produção ao longo da lactação. Para curva média, todas as funções poderiam ser utilizadas, pois os desvios foram muito próximos. Para as lactações individuais, melhores estimativas dos componentes da curva de lactação poderiam ser obtidos pelas funções PI e GI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Falcão Filho, Ronaldo Dos Santos, and Rennan Pereira Gusmão. "Otimização da desidratação osmótica da haste central de abacaxi pérola utilizando a metodologia de superfície de resposta." HOLOS 4 (September 18, 2012): 90. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.1035.

Full text
Abstract:
O presente artigo teve como objetivo otimizar o processo de desidratação osmótica de fatias de hastes centrais de abacaxis pérola a partir das variáveis de processo: temperatura, concentração da solução osmótica e proporção fruta-solução osmótica. A matéria-prima utilizada foi da variedade pérola proveniente da zona rural da região metropolitana de João Pessoa-PB e adquirida no comércio de Currais Novos-RN. A desidratação osmótica (D.O.) de fatias de talo de abacaxi em soluções de sacarose foi realizada em estufa com circulação de ar e estudada mediante planejamento experimental fatorial 23 com três variáveis independentes: temperatura (T) e concentração da solução osmótica (C) e proporção fruta-solução osmótica (F:SO), avaliadas em dois níveis (-1 e +1) e com quatro repetições nos pontos centrais (0), totalizando 12 experimentos. Os ajustes dos dados experimentais aos modelos de desidratação osmótica foram realizados por meio de regressão linear utilizando-se do software Statistica versão 7.0. Através da análise de variância (ANOVA), do teste de Fischer (F) para a regressão e para a falta de ajuste e do coeficiente de correlação (R2).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Lúcio, Alessandro Dal'Col, Bruno Giacomini Sari, Maristela Rodrigues, Ledur Macht Bevilaqua, Higor Modesto Garlet Voss, Diego Copetti, and Maurício Faé. "Modelos não-lineares para a estimativa da produção de tomate do tipo cereja." Ciência Rural 46, no. 2 (October 9, 2015): 233–41. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20150067.

Full text
Abstract:
RESUMO: Os objetivos do trabalho foram ajustar modelos de regressão não-linear para a estimativa da produção de frutos de tomate tipo cereja e identificar o tamanho da parcela com melhor poder de explicação e ajuste dos modelos, utilizando dois ensaios de uniformidade em estufa plástica. Os modelos ajustados foram o logístico e o de von Bertalanffy, para peso médio de frutos, número médio de frutos e de cachos acumulado nas múltiplas colheitas e com diferentes tamanhos de parcela. Os modelos apresentaram estimativas semelhantes entre si e as mesmas estimativas dos parâmetros em todos os casos de tamanho de parcela. Os modelos de regressão não-linear estudados descrevem satisfatoriamente o comportamento da produção de frutos de tomate tipo cereja cultivado em estufa plástica. Parcela constituída de duas plantas para ensaios em estufa plástica de 250m2 e de três plantas em estufa plástica de 200m2 proporcionam bom poder de explicação nas estimativas dos parâmetros dos modelos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Jéssica Maus da, Ervandil Corrêa Costa, Emanuel Arnoni Costa, Leandra Pedron, Dayanna do Nascimento Machado, Mateus Alves Saldanha, and Camila Fonseca Galvan. "Relações dimensionais em árvores de Olea europaea." Agropecuária Técnica 40, no. 3-4 (December 18, 2019): 64–70. http://dx.doi.org/10.25066/agrotec.v40i3-4.44060.

Full text
Abstract:
A oliveira é conhecida pela sua produção de azeite e azeitonas de mesa, nativa do Mediterrâneo a espécie propagou-se por todo o mundo. No Brasil, os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os maiores produtores, porém a área cultivada ainda é insuficiente para atingir o consumo do país. A fim de reduzir os custos com importação é fundamental desenvolver pesquisas que auxiliem no estabelecimento da cultura no país. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo avaliar e modelar relações dimensionais de oliveira em Formigueiro, Rio Grande do Sul. Foram mensuradas variáveis dendrométricas e de dimensão de copa, sendo essas avaliadas por meio de estatística descritiva, análise de correlação de Pearson e ajuste de modelos de regressão. Os resultados indicaram correlação significativa entre as variáveis: diâmetro de bifurcação, altura de bifurcação, altura total, diâmetro de copa, proporção de copa, relação altura/diâmetro, número de galhos e número de ramificações com o diâmetro medido a 0,3 metros do nível do solo. As equações de regressão para as variáveis de diâmetro de bifurcação, altura total, diâmetro de copa, proporção de copa, relação altura/diâmetro apresentaram bom ajuste e precisão. A modelagem de regressão das características dimensionais de oliveira contribuem com as atividades silviculturais a serem conduzidas nos pomares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Costa, Emanuel Arnoni, César Augusto Guimarães Finger, Paulo Renato Schneider, and André Felipe Hess. "FUNÇÃO DE AFILAMENTO E SORTIMENTOS DE MADEIRA PARA Araucaria angustifolia." Ciência Florestal 26, no. 2 (June 20, 2016): 523. http://dx.doi.org/10.5902/1980509822753.

Full text
Abstract:
Funções de afilamento permitem determinar classes de dimensão e volumes das árvores com aplicação direta no planejamento das atividades técnicas e econômicas da floresta. Com esse propósito, os objetivos do presente estudo foram descrever o afilamento do fuste de Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze na porção compreendida entre o nível do solo e a inserção da copa de árvores de remanescente florestal nativo, bem como ajustar modelo de regressão para a relação altura/DAP, para o diâmetro na inserção da copa sobre o DAP e demonstrar a aplicação das funções com a confecção de uma tabela de sortimentos de madeira. Oitenta e cinco árvores tiveram medidas seus diâmetros e alturas relativas pelo método de cubagem rigorosa de Hohenadl, assim como o diâmetro na inserção da copa com o Criterion RD 1000. Os modelos de afilamento ajustados por regressão foram o polinômio do 5º grau, Kozak (1988), Lee et al. (2003) e Sharma e Zhang (2004). O coeficiente de determinação ajustado (R²aj), o erro padrão da estimativa em porcentagem (Syx%) e a análise gráfica entre valores estimados e observados foram as estatísticas usadas para avaliar o ajuste e a precisão dos modelos. O modelo da relação altura/DAP e do diâmetro no ponto de inserção da copa alcançaram boas estatísticas de ajuste e precisão, permitindo sua aplicação em inventários florestais e no planejamento da produção florestal. A flexibilidade e a eficiência do modelo de Kozak (1988) em predizer diâmetros e volumes até o ponto de inserção da copa favorecem o uso e obtenção de sortimentos de madeira de araucária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Faria, Rute Q. de, Itamar R. Teixeira, Ivano A. Devilla, Diego P. R. Ascheri, and Osvaldo Resende. "Cinética de secagem de sementes de crambe." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 5 (May 2012): 573–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000500014.

Full text
Abstract:
RESUMO O estudo da cinética de secagem é de fundamental importância para a modelagem matemática, a qual tem sido muito usada no projeto e em análise dos processos de transferência de calor e de massa, durante a secagem. Buscou-se, então, avaliar a capacidade de ajuste de nove modelos matemáticos comumente utilizados para descrever o processo de secagem em sementes de crambe (Crambe abyssinica Horts), através de um delineamento inteiramente casualizado com três repetições, em que os tratamentos são constituídos de cinco teores de água (0,11; 0,13; 0,17; 0,25 e 0,28 decimal b.s) e cinco temperaturas do ar de secagem (30; 40; 50; 60 e 70 ºC). Para verificação do ajuste dos modelos estudados fez-se análise de regressão não-linear, pelo método Quasi-Newton. De acordo com os dados obtidos conclui-se que: o modelo da Aproximação por Difusão é o que melhor se ajusta aos dados de secagem obtidos; o aumento da temperatura de secagem promove maior taxa de remoção da água do produto; o coeficiente de difusão apresenta valores da ordem de 0,18 x 10-10 e 3,92 x 10-10 m2 s-1 e a energia de ativação para a difusão líquida foi da ordem de 4,97 kJ mol-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Moura, Fábio Viana. "Decisões sobre o prazo de endividamento de empresas brasileiras de capital aberto – um modelo ajustado com base em teorias de imperfeições do mercado e ambiente macroeconômico (2000-2011)." Revista Organizações em Contexto 16, no. 31 (November 24, 2020): 267–88. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n31p267-288.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho foi o de identificar fatores que influenciam o prazo do endividamento de empresas brasileiras não financeiras de capital aberto. Com base em teorias de imperfeições do mercado, testou hipóteses sobre até que ponto as oportunidades de investimento, o tamanho e a qualidade da empresa, as despesas tributárias, a regulamentação do setor, a alavancagem financeira e, adicionalmente, a conjuntura macroeconômica afetariam a decisão das empresas observadas pela escolha de uma maior proporção de endividamento de curto prazo. Após ajustes na base de dados, foi observada uma amostra de 386 empresas, no período compreendido entre 2000 e 2011. O total das observações analisadas foi de 2385, organizadas em um painel não balanceado. Com o auxílio do software R-project, foram estimados e testados modelos de regressão múltipla: OLS pooling, de efeitos fixos e de efeitos aleatórios. Os testes indicaram um melhor ajuste para o modelo de efeitos fixos, que apresenta estimativas de coeficientes de regressão teoricamente consistentes com as predições das teorias que fundamentam o trabalho. O modelo testado mostra que hipóteses construídas com base em teorias de imperfeições de mercado e ambiente macroeconômico são relevantes para explicar o prazo de endividamento de companhias brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dantas, Maria Aldilene, Dione Maria Valença, Michell Platiny da Silva Freire, Pledson Guedes de Medeiros, Damião Nóbrega da Silva, and Dario José Aloise. "Modelo de regressão Weibull para estudar dados de falha de equipamentos de sub-superfície em poços petrolíferos." Production 20, no. 1 (March 26, 2010): 127–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132010005000010.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo de confiabilidade em dados relativos ao tempo de vida de poços petrolíferos terrestres da Petrobras, produtores de óleo na Bacia Potiguar (RN/CE). O objetivo do estudo foi, com base em um conjunto de dados sobre ocorrências de falhas, verificar a existência do relacionamento entre o tempo de vida dos poços e algumas de suas características, como método de elevação, nível de produção, BSW (Basic Sediments and Water), razão gás óleo (RGO), unidade operacional de origem, entre outras. Os dados foram obtidos de um estudo retrospectivo de uma amostra com 450 poços-colunas que se encontravam em funcionamento no período de 2000 a 2006, escolhida de forma a representar todos os poços da bacia RN/CE. Foi realizada uma modelagem probabilística dos dados relativos à primeira falha através do ajuste do modelo de regressão Weibull. O modelo se mostrou apropriado para ajustar os dados e foi possível identificar, através do teste da razão de verossimilhança, quais e de que forma algumas características influenciam o tempo até a falha dos poços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silveira, Fernanda Gomes da, Fabyano Fonseca e. Silva, Paulo Luiz Souza Carneiro, Carlos Henrique Mendes Malhado, and Joel Augusto Muniz. "Análise de agrupamento na seleção de modelos de regressão não-lineares para curvas de crescimento de ovinos cruzados." Ciência Rural 41, no. 4 (April 2011): 692–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000400024.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo utilizar a análise de agrupamento para classificar modelos de regressão não-lineares usados para descrever a curva de crescimento de ovinos cruzados, tendo em vista os resultados de diferentes avaliadores de qualidade de ajuste. Para tanto, utilizaram-se dados de peso-idade dos seguintes cruzamentos entre raças de ovinos de corte: Dorper x Morada Nova, Dorper x Rabo Largo e Dorper x Santa Inês. Após a indicação do melhor modelo, objetivou-se ainda aplicar a técnica de identidade de modelos a fim de identificar o cruzamento mais produtivo. Foram ajustados doze modelos não-lineares, cuja qualidade de ajuste foi medida pelo coeficiente de determinação ajustado, critérios de informação de Akaike e Bayesiano, erro quadrático médio de predição e coeficiente de determinação de predição. A análise de agrupamento indicou o modelo Richards como o mais adequado para descrever as curvas de crescimento dos três grupos genéticos considerados, e os testes de identidade de modelos indicaram o cruzamento Dorper x Santa Inês como sendo o mais indicado para a pecuária local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Demetrius D. da, Raimundo R. Gomes Filho, Fernando F. Pruski, Sílvio B. Pereira, and Luciano F. de Novaes. "Chuvas intensas no Estado da Bahia." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 6, no. 2 (2002): 362–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662002000200030.

Full text
Abstract:
Séries históricas de precipitação pluvial de 19 estações pluviográficas localizadas no Estado da Bahia e operadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foram analisadas, objetivando-se ajustar modelos teóricos de distribuição de probabilidade aos dados de chuvas intensas e estabelecer a relação entre intensidade, duração e freqüência da precipitação pluvial. Para cada estação pluviográfica determinaram-se as séries de intensidade máxima anual das precipitações com durações de 10, 20, 30, 40, 50, 60, 120, 180, 240, 360, 720 e 1.440 min. Os modelos probabilísticos testados foram os de Gumbel, Log-Normal a dois e três parâmetros, Pearson e Log-Pearson III. As equações de intensidade-duração-freqüência da precipitação pluvial foram ajustadas utilizando-se o método de regressão não-linear de Gauss-Newton. O teste de aderência de Kolmogorov-Smirnov, utilizado para a verificação do ajuste dos modelos aos dados de chuvas intensas, evidenciou que o modelo de Gumbel foi o que melhor se ajustou para a maior parte das combinações entre estações pluviográficas e durações estudadas. Foram evidenciadas, para uma mesma duração, grandes variações nas intensidades de precipitação entre as estações estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santana, Gabriel Mendes, Emmanoella Costa Guaraná Araujo, Carlos Roberto Sanquetta, Sylvio Péllico Netto, and Fábio Venturoli. "Ajuste independente e simultâneo para estimar biomassa acima do solo no Cerrado, fitofisionomia Parque Cerrado." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, no. 3 (June 28, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n3e8125.

Full text
Abstract:
A consistência biológica, necessária ao ajustar modelos para estimar a biomassa total e dos componentes acima do solo, muitas vezes é negligenciada por diversos pesquisadores. Modelos matemáticos para estimar biomassa que não consideram a relação de dependência existente entre os componentes da árvore e o total ainda são poucos estudados em florestas nativas, sobretudo no bioma Cerrado. Dessa forma, este trabalho objetivou comparar os estimadores de biomassa acima do solo por dois métodos diferentes, ajuste independente e simultâneo de equações. Dados de biomassa acima do solo para os componentes e total foram coletados, e então, modelos matemáticos para estimar a biomassa total e dos componentes foram ajustados independentemente pelo método dos mínimos quadrados ordinários e simultaneamente pelo método de regressão não linear aparentemente não relacionadas. Foi verificada a consistência biológica das equações nos dois métodos, além da presença de heteroscedasticidade, que quando observada, tiveram seus reajustes realizados após terem os pesos de seus coeficientes calculados pela estrutura de variância. O sistema de equações ajustadas simultaneamente apresentou consistência biológica e intervalos de predições menores quando comparados ao ajuste independente de equações, apesar de demonstrarem parâmetros estatísticos semelhantes. A fim de assegurar a aditividade e precisão, modelos de biomassa dos componentes e total, para a fitofisionomia Parque Cerrado, devem ser estimados por meio de sistemas de equações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Reis, Clausius Duque Gonçalves, Rita A. Dutra Fonseca, Efraim Lázaro Reis, César Reis, Carla Regina Guimarães Brighenti, and Alexsandro Antônio Matias. "Programa de ajuste multiparamétrico de curvas de titulação potenciométricas de ácidos húmicos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 34, no. 2 (April 2010): 569–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832010000200031.

Full text
Abstract:
Tendo em vista a dificuldade de determinação dos pontos de inflexão na curva de titulação potenciométrica de ácidos húmicos, por metodologias tradicionais, foi desenvolvido foi desenvolvido um programa na linguagem Delphi para ajuste multiparamétrico de dados de titulação potenciométrica. Para isso um processo iterativo para estimar as raízes de um polinômio, com base no método de Newton-Raphson, foi utilizado. Os dados das titulações potenciométricas de ácidos húmicos usados nas regressões foram obtidos em um sistema automatizado de titulação potenciométrica. O programa desenvolvido na linguagem Delphi permite maior versatilidade e facilidade de operação, com uma interação mais amigável com o usuário. As curvas de titulação potenciométricas ajustadas sobrepuseram-se quase que totalmente às curvas experimentais. Os valores de pKa e as percentagens de grupos tituláveis dos ácidos húmicos, parâmetros ajustáveis na regressão multiparamétrica, apresentaram valores comparáveis com dados da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Miguel, Eder Pereira, Alba Valéria Rezende, Fabrício Assis Leal, Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi, Ailton Teixeira do Vale, and Reginaldo Sérgio Pereira. "Redes neurais artificiais para a modelagem do volume de madeira e biomassa do cerradão com dados de satélite." Pesquisa Agropecuária Brasileira 50, no. 9 (September 2015): 829–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2015000900012.

Full text
Abstract:
Resumo:O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia da aplicação de modelos de análise de regressão e redes neurais artificiais (RNAs) na predição do volume de madeira e da biomassa acima do solo, da vegetação arbórea em área de cerradão. Volume de madeira e biomassa foram estimados com equações alométricas desenvolvidas para a área de estudo. Os índices de vegetação, como variáveis preditoras, foram estimados a partir de imagens do sensor LISS-III, e a área basal foi determinada por medições na floresta. A precisão das equações foi verificada pela correlação entre os valores estimados e observados (r), erro-padrão da estimativa (Syx) e gráfico residual. As equações de regressão para o volume de madeira total e do fuste (0,96 e 0,97 para r, e 11,92 e 9,72% para Syx, respectivamente) e para a biomassa (0,91 e 0,92 para r, e 22,73 e 16,80% para Syx, respectivamente) apresentaram bons ajustes. As redes neurais também apresentaram bom ajuste com o volume de madeira (0,99 e 0,99 para r, e 4,93 e 4,83% para Syx) e a biomassa (0,97 e 0,98 r, e 8,92 e 7,96% para Syx, respectivamente). A área basal e os índices de vegetação foram eficazes na estimativa do volume de madeira e biomassa para o cerradão. Os valores reais de volume de madeira e biomassa não diferiram estatisticamente dos valores estimados pelos modelos de regressão e redes neurais (χ2ns); contudo, as RNAs são mais acuradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ndjamba, André, Yordan Pérez, Verena Cárdenas, Célcio Luamba, and Abílio Lalengue. "Modelos de Regressão para Estimativa do Volume de Fuste e Ramos da Espécie Brachystegia gossweilerii Hutch. & Burt Davy, na Floresta do Miombo da Comuna do Cuima (Huambo-Angola)." Silva Lusitana 29, no. 1 (2021): 53–71. http://dx.doi.org/10.1051/silu/20212901053.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como finalidade ajustar modelos matemáticos para estimar o volume do fuste e ramos para a espécie Brachystegia gossweilerii Hutch. & Burt Davy. Para o efeito, foram derrubadas e rigorosamente cubadas 53 árvores da espécie acima mencionada. A área de estudo corresponde a floresta de Miombo da Aldeia Calombo, comuna do Cuima, Município da Caála, Província do Huambo. Os dados, obtidos das árvores foram processados, utilizando para o efeito o programa SPSS versão 15.0 para Windows. Os modelos de melhor ajuste para estimativa do volume do fuste com casca é o modelo aritmético de entrada simples logVrt = -1,058+1,023loggt+0,485*1/ log2gt, enquanto para os ramos foi o modelo Vrt = 0,297 * gt1,987.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Slater, Betzabeth, Dirce Maria Lobo Marchioni, and Silvia Maria Voci. "Aplicação de regressão linear para correção de dados dietéticos." Revista de Saúde Pública 41, no. 2 (April 2007): 190–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102007000200004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estratégias metodológicas vêm sendo desenvolvidas para minimizar o efeito do erro de medida da dieta. O objetivo do estudo foi descrever a aplicação de uma estratégia para correção da informação dietética pelo erro de medida. MÉTODOS: Foram obtidos dados de consumo alimentar pela aplicação do Questionário de Freqüência Alimentar a 79 adolescentes do Município de São Paulo em 1999. Os dados dietéticos obtidos foram corrigidos por meio de regressão linear, após o ajuste pela energia usando-se o método dos resíduos. O método de referência utilizado foi o recordatório de 24 horas, aplicado em três momentos distintos. RESULTADOS: Os valores corrigidos aproximaram-se dos valores de referência. O fator de correção lambda foi de 0,89 para energia. Para os macronutrientes, os fatores foram de 0,41; 0,22 e 0,20, para carboidratos, lipídios e proteínas, respectivamente. CONCLUSÕES: As médias e desvios-padrão dos valores corrigidos denotam que houve uma correção do erro de medida. Apesar disso, debate-se o desempenho desses métodos, que são notoriamente imperfeitos quando seus pressupostos teóricos não são atendidos, o que é comum nos estudos da dieta que usam instrumentos de medida baseados no relato dos indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Sanquetta, Carlos Roberto, Ana Paula Dalla Côrte, Adriane Roglin, and Francelo Mognon. "BIOMASSA INDIVIDUAL DE Bambusa oldhamii Munro E Bambusa vulgaris Schrad. ex J.C. Wendl." CERNE 21, no. 1 (March 2015): 151–59. http://dx.doi.org/10.1590/01047760201521011483.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se quantificar a biomassa seca total em duas espécies de bambu: Bambusa oldhamii e B. vulgaris. Visou também a verificar a distribuição da biomassa em compartimentos (colmo, folhagem, rizoma e galhos), analisar a sua correlação com medidas biométricas e testar o desempenho do ajuste de equações da biomassa (total e compartimentos) em função de tais variáveis. Foram empregados 40 indivíduos (colmos e seus compartimentos) coletados em Bauru - SP, sendo 20 de cada espécie. A variação diamétrica nos colmos dos bambus foi de 5 a 10 cm. As plantas amostradas foram medidas, abatidas e pesadas. Realizou-se análise de correlação e, posteriormente, atendidas as premissas, aplicou-se regressão linear. As biomassas secas totais individuais variaram de 7 a 33 kg, havendo pouca variação entre as duas espécies. A maior fração da biomassa foi observada para o compartimento colmo (75 e 68%, respectivamente para B. oldhamii e B. vulgaris). As variáveis biométricas de fácil medição (diâmetro à altura do peito - dap, altura - h e diâmetro de colo - dcolo) se correlacionaram significativamente entre si e estas, também, fortemente, com as biomassas total e de colmo. O modelo de melhor ajuste para B. oldhamii é o que expressa a relação direta da biomassa seca apenas em função do dap, enquanto para B. vulgaris é aquele com a expressão da relação direta da biomassa seca com a variável combinada dap 2 h. Tentativas de ajuste para compartimento não geraram resultados satisfatórios em função da baixa correlação entre as variáveis. Concluiu-se que é possível expressar a biomassa seca total das espécies por equações de regressão, mas não os seus compartimentos em separado, exceto para o compartimento colmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Eliana Nobre da, and Antônio Cordeiro de Santana. "Modelos de regressão para estimação do volume de árvores comerciais, em florestas de Paragominas." Revista Ceres 61, no. 5 (October 2014): 631–36. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201461050005.

Full text
Abstract:
Em fevereiro de 2009, o Ministério do Meio Ambiente criou a Resolução CONAMA 406, que determina que, a partir do segundo Plano Operacional Anual (POA), só será aceito, pelo órgão ambiental competente, o cálculo do volume de árvores em pé, mediante equação de volume, desenvolvida especificamente para o Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS). Em função disso, necessita-se especificar um modelo estatístico para estimar o volume comercial das árvores. Neste trabalho, ajustou-se o modelo estatístico às informações coletadas em povoamento de floresta Ombrófila densa, localizada no município de Paragominas, Estado do Pará, com o objetivo de selecionar o de melhor ajuste e precisão. A amostra foi composta de 234 árvores, distribuídas em sete classes diamétricas, com amplitudes de 12 cm, no intervalo de 49 até 127 cm. Obteve-se o volume real, medindo-se as circunferências nas secções, a cada 2 m, determinando-se o CAP e a altura comercial real. A seleção para a escolha do melhor modelo teve como referência o valor da estatística F, o mais alto coeficiente de determinação (R²), o menor erro padrão da estimativa em percentagem (Syx%) e a análise de resíduos, por meio do Desvio Médio Porcentual (DMP). Com base nas estatísticas mencionadas, concluiu-se que o melhor entre os modelos tradicionais, a ser empregado na área, foi o proposto por Schumacher-Hall. Finalmente, concluiu-se que o modelo alternativo, com variável dummy, é melhor e deve ser o adotado em florestas nativas da Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, José Eduardo, Marcondes Domingos de Araújo Cirino, Elaine Fonseca de Farias, Larissa Ferreira da Fonseca, Gisele Mine Shinohara, Neide Kazue Sakugawa Shinohara, and Moacyr Cunha Filho. "Análise da evolução de esporotricose empregando modelo de regressão em casos de felinos de Timbaúba/PE – Brasil." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 28, 2021): e51310112082. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12082.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a evolução de casos confirmados de esporotricose no município de Timbaúba – PE com o uso de Modelos de Regressão e Previsão. Método: foram utilizados dados mensais de casos confirmados de esporotricose por meio de testes clínicos e laboratorial, fornecidos por uma Unidade de Saúde Animal, do período de janeiro a dezembro de 2020. Com os dados foram realizados testes estatísticos com os Modelos de Regressão: linear simples, cúbico e quadrático. Além de testes de previsão com o Modelo de Média Simples. Resultados: as análises o Modelo de Regressão Cúbico demonstrou o melhor ajuste para o conjunto de dados de casos confirmados de esporotricose no município. Conclusão: com a análise foi possível perceber a oscilação em torno de 3 casos confirmados, sem tendência de mudança, cuja previsão para o mês de janeiro de 2021 reside na evidência de ocorrência de 2,66 casos à 95% de confiança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Villa Nova, Nilson A., and André B. Pereira. "Ajuste do método de Priestley-Taylor às condições climáticas locais." Engenharia Agrícola 26, no. 2 (August 2006): 395–405. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162006000200007.

Full text
Abstract:
A sustentabilidade da agricultura irrigada depende primariamente do manejo eficiente da irrigação, de modo a aumentar a produtividade primária de uma cultura em determinada localidade. A eficiência no uso de água pode ser melhorada pelo próprio esquema de irrigação adotado, sendo essencialmente governado pelas condições climáticas. O planejamento da irrigação e a tomada de decisão são funções do conhecimento da demanda evaporativa da atmosfera, sendo expressa pela demanda potencial (ETo). Em geral, quase todos os métodos de estimativa de ETo reportados na literatura referem-se a valores diários, incluindo-se nessa situação as perdas noturnas de evaporação, as quais serão expressivas apenas em alguns dias após a chuva ou irrigação. Desenvolveu-se, no presente estudo, método corrigido para estimar ETo, baseado no balanço de energia local, a partir de dados meteorológicos monitorados em postos de observação de superfície durante o período de luz. Para validação do método de Priestley-Taylor ajustado às condições locais, foram utilizados dados observados em estação meteorológica automática instalada em Piracicaba - SP, bem como medidas lisimétricas coletadas na Fazenda Areião da área experimental da ESALQ/USP. Estudos de regressão revelaram que o método proposto apresentou excelentes resultados quando comparado com o método de Penman-Monteith e com medidas realizadas em lisímetros de pesagem com célula de carga, dados os elevados valores de coeficiente de determinação obtidos, podendo ser recomendado, portanto, em estudos de avaliação de consumo de água das culturas em diversas localidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Robaina, Jaqueline Rodrigues, Claudia S. Lopes, Lúcia Rotenberg, and Eduardo Faerstein. "Fatores psicossociais e socioeconômicos relacionados à insônia e menopausa: Estudo Pró-Saúde." Cadernos de Saúde Pública 31, no. 3 (March 2015): 597–606. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00045014.

Full text
Abstract:
Foi avaliada a associação entre menopausa e insônia e a influência de variáveis socioeconômicas e psicossociais, em estudo transversal com 2.190 funcionárias de uma universidade (Estudo Pró-Saúde), a partir de um questionário autopreenchível com variáveis sobre menopausa, insônia, transtorno mental comum, eventos de vida estressantes, apoio social e variáveis socioeconômicas. Odds ratios foram calculados por meio de regressão logística multivariada, com desfecho politômico. Após ajuste para potenciais confundidoras sociodemográficas, mulheres na menopausa há mais de 60 meses apresentaram maior chance de reportar queixas de sono frequentes (OR entre 1,53 e 1,86) do que as que estavam na menopausa há menos de 60 meses. Após os ajustes, no primeiro grupo, para as variáveis psicossociais, a magnitude dos ORs reduziu para 1,53 (IC95%: 0,92-2,52) para dificuldade em iniciar o sono, 1,81 (IC95%: 1,09-2,98) para dificuldade em manter o sono e 1,71 (IC95%: 1,08-2,73) para queixa geral de insônia. Fatores psicossociais podem mediar a manifestação da insônia em mulheres na menopausa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Sentelhas, Paulo Cesar, Altino Aldo Ortolan, and José Ricardo Macedo Pezzopane. "Estimativa da temperatura mínima de relva e da diferença de temperatura entre o abrigo e a relva em noites de geada." Bragantia 54, no. 2 (1995): 437–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051995000200023.

Full text
Abstract:
Analisaram-se os dados de temperatura mínima do ar junto à relva (RELVA) o os da diferença entre a temperatura mínima do ar em abrigo meteorológico e a observada junto à relva (DIF) de dez locais paulistas, utilizando dados históricos de noites com geada. Essas infor nações foram correlacionadas com os seguintes elementos meteorológicos: temperatura mínima do ar obtida em abrigo meteorológico (TMÍN); velocidade média do vento (VENTO); temperatura do ar às 21 h em abrigo meteorológico (T21h); temperatura do ponto de orvalho as 21 h (To21h), e nebulosidade (NEB). O valor médio da DIF foi de 4,1°C, variando de 3,3 a 5,7°C. To21h e TMÍN foram os elementos de melhor correlação com a RELVA, enquanto VENTO e To21h mostraram melhor ajuste com a DIF. Obtiveram-se equações de regressão de estimativa da RELVA e da DIF para cada local estudado e outra, de caráter geral, para o Estado. A estimativa da RELVA apresentou os melhores ajustes em relação à da DIF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Veloso, R. C., L. K. Winkelstroter, M. T. P. Silva, A. V. Pires, R. A. Torres Filho, S. R. F. Pinheiro, L. S. Costa, and J. M. Amaral. "Seleção e classificação multivariada de modelos não lineares para frangos de corte." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 68, no. 1 (February 2016): 191–200. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-7894.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este estudo utilizar a técnica de análise de agrupamento para classificar modelos de regressão não lineares usados para descrever a curva de crescimento de frangos de corte, levando em consideração os resultados de diferentes avaliadores de qualidade de ajuste. Para tanto, utilizaram-se dados de peso corporal e idade dos seguintes grupos genéticos de frangos de corte: Cobb500, Hubbard Flex e Ross308, de ambos os sexos, constituindo, assim, seis classes. Foram ajustados 10 modelos não lineares, cuja qualidade de ajuste foi medida pelo coeficiente de determinação ajustado, pelos critérios de informação de Akaike e bayesiano, pelo quadrado médio do erro e pelo índice assintótico. A análise de agrupamento indicou os modelos logístico, Michaelis-Menten, Michaelis-Menten modificado e von Bertalanffy como os mais adequados à descrição das curvas de crescimento das seis classes estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, Marcos Alexandre Amaral de, and Daniel Fonseca de Carvalho. "ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA E DA DEMANDA SUPLEMENTAR DE IRRIGAÇÃO PARA O MILHO ( Zea mays L.) EM SEROPÉDICA E CAMPOS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 2, no. 2 (August 1998): 132–35. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v02n02p132-135.

Full text
Abstract:
RESUMO Realizou-se um estudo com o objetivo de se avaliar a correlação entre diferentes métodos utilizados na estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) e seu efeito na demanda de irrigação suplementar para a cultura do milho, nos municípios de Seropédica e Campos, RJ. Foram ajustadas equações de regressão linear, tendo como variável dependente, a ETo obtida pelo método de Penman-Monteith, considerado padrão e, como variável independente, a ETo obtida pelos outros métodos estudados, obtendo-se coeficientes de correlação iguais ou maiores que 95%. Os resultados mostraram um bom ajuste nos métodos de FAO-Penman, FAO-Radiação e Hargreaves, comparando-os com o método de Penman-Monteith; além do mais, o ajuste da equação de Penman-Monteith com os dados obtidos da equação de Hargreaves forneceu estimativas satisfatórias da demanda de irrigação suplementar para diferentes épocas de plantio, nas duas localidades estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Dos Santos, Ketlen Naiane Freitas, Rafael Rode, Dárlison Fernandes Carvalho De Andrade, Kleyton Kleber dos Santos Corrêa, and Lucas Sérgio de Sousa Lopes. "AJUSTE DE EQUAÇÕES VOLUMÉTRICAS E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA ESTIMATIVA DO VOLUME DE TAUARI NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS." Revista Agroecossistemas 10, no. 1 (November 11, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v10i1.5130.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi comparar as estimativas do volume obtidas por equações de regressão com redes neurais artificiais (RNA) para a espécie Couratari stellata, a partir dos dados de cubagem rigorosa de 1.351 árvores com DAP > 50 cm de 04 (quatro) Unidades de Produção Anual (UPAs), a saber: Upas 06, 07, 08 e 09, manejadas, respectivamente, em 2011, 2012, 2013 e 2014, da área de manejo florestal da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós, em área de Floresta Ombrófila Densa de Terra Firme. O processamento dos dados visou selecionar o melhor modelo de regressão considerando as quatro UPAs na área de manejo. A equação com melhor desempenho foi escolhida de acordo com a raiz do erro quadrado médio em porcentagem (RMSE%), correlação de Pearson e gráfico de resíduos percentuais. Para a seleção da melhor rede e a sua respectiva comparação com a melhor equação de regressão ajustada, as estatísticas utilizadas foram: RMSE%, correlação de Pearson entre o volume observado e estimado e bias. A equação com melhor desempenho, para todas as UPAs, foi a de Schumacher-Hall sendo posteriormente comparada com a melhor RNA obtida a partir do treinamento dos dados. Verificou-se que ambos os métodos apresentaram estatísticas de ajuste e precisão aceitáveis, com potencial utilização para estimar o volume da espécie Couratari stellata. No entanto, a RNA mostrou-se ligeiramente superior pela habilidade de aprender e generalizar o conhecimento adquirido sendo, portanto, recomendada para tal finalidade. PALAVRAS-CHAVE: Manejo florestal, Romaneio, Volumetria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography