Academic literature on the topic 'Alimentacʹao escolar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Alimentacʹao escolar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Alimentacʹao escolar"

1

Conceição, Adriana Angelita da. "Alimentação escolar no Brasil." Revista Ingesta 1, no. 2 (November 30, 2019): 90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p90.

Full text
Abstract:
A vida cotidiana das escolas públicas brasileiras é marcada pela diversidade social, cultural, política e econômica que constitui o Brasil. O sistema de Ensino Básico é formado por escolas quilombolas, indígenas, do campo e urbanas que são caracterizadas por especificidades que buscam ser mantidas diante dos desafios de políticas públicas educacionais comuns. No início do século XX, em meio aos projetos de formação da nação brasileira, dois grandes problemas precisavam ser enfrentados, a educação e a fome, e que estavam intrinsicamente relacionados à pobreza e à desnutrição, fazendo com que a constituição histórica do sistema público de Ensino Básico fosse acompanhada de um sentido assistencialista. Neste contexto, a alimentação escolar ocupou um complexo lugar dentro da cultura escolar brasileira. A partir desta breve introdução, apresentamos a alimentação escolar como o tema problematizador desta apresentação, que está integrada a uma pesquisa em andamento e intitulada História da alimentação escolar no Brasil (séculos XX-XXI): reflexões sobre políticas públicas educacionais, cultura alimentar e campo. De modo geral, essa pesquisa vem estudando a historicidade da alimentação escolar no contexto da estruturação e consolidação da Educação Básica no Brasil, considerando a alimentação como um ato marcado por aspectos que são econômicos, políticos, ambientais, culturais, sociais e também educacionais, sendo, portanto, um lugar de resistência cultural, como pontuou Jean-Pierre Poulain, na obra Sociologia da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar (2002). No entanto, como a alimentação escolar no Brasil, ainda profundamente marcada por características assistencialistas e pouco vinculada à garantia de um direito, se apresenta nas atuais políticas públicas para a educação no Brasil? Destacaremos a trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), problematizando questões que vão além da educação nutricional e consideram a educação alimentar na sua relação com a vida social e identitária das comunidades escolares. Identificamos, assim, que boa parte das políticas públicas para a alimentação escolar destaca e evidencia o que o sujeito vai comer, mas pouco considera o sujeito que come, desvinculando a complexa cadeia dos sujeitos que produzem, comercializam, preparam e consomem. Se, por um lado, as políticas educacionais proporcionam esses desajustes, por outro, também geram ressignificações e lutas. Por fim, a partir de um levantamento bibliográfico interdisciplinar, esta apresentação busca mostrar como a alimentação escolar, na consolidação da Educação Básica no Brasil, vem se construindo como um espaço de disputas econômicas e políticas, mas, sobretudo, como um território sociocultural de resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Barros, Ricardo Antonio. "Alimentação Saudável e transdisciplinaridade: possibilidades e desafios." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 3, no. 1 (December 13, 2016): 1–16. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v3i1.12667.

Full text
Abstract:
Este é um Projeto que tem objetivo garantir a inter e a transdisciplinaridade a fim de melhorar o desempenho escolar e a qualidade da alimentação dos alunos do ensino fundamental - Ciclo I, da Escola SESI “José Pilon” / Centro Educacional 428, tendo como pano de fundo o processo de implantação, confecção, utilização e manutenção das técnicas de hidropônia com o cultivo de legumes e hortaliças, fazendo desta transdisciplinaridade um novo paradigma entre a sala de aula e a oportunidade da prática no cotidiano, tendo como mola propulsora a alimentação de qualidade e a tecnologia. O aluno será o foco principal do projeto, pois fará parte de todo o processo de construção, produção e investigação dos produtos produzidos e sua utilização na alimentação escolar sob orientação e supervisão da nutricionista. Cabe ressaltar que a escolha deste projeto se deu a partir de uma necessidade apontada pela própria equipe escolar na avaliação institucional 2012 e planejamento 2013, portanto, a expectativa quanto à aceitação e sucesso é bastante positiva uma vez que vem de encontro às aspirações da comunidade escolar. Para a concretização deste projeto será necessário um investimento de R$ 40.363,04 para a aquisição dos materiais e equipamentos necessários à construção e manutenção da horta hidropônica, valor este irrisório se analisarmos os avanços e as metas que poderão ser atingidas com o sucesso deste empreendimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Etho Roberio Medeiros, Amália Leonel Nascimento, and Luciana Dias de Oliveira. "O PNAE como estratégia para construção de novas lógicas de produção e consumo de alimentos no Rio Grande do Sul." Revista Ingesta 1, no. 2 (November 30, 2019): 101–2. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p101-102.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, se observou a intensificação do processo de modernização da agricultura e o aprofundamento das crises sociais nos sistemas agroalimentares. Em meio a esse fenômeno, se consolidou o modelo de transição nutricional com a difusão do consumo de alimentos ultraprocessados, resultando na elevação da insegurança alimentar. Nesse cenário, cresce o apelo de novas estratégias de produção, consumo e comercialização de alimentos, com destaque para a promoção de modelos regionais sustentáveis, com a oferta de alimentos frescos e livres de agrotóxicos; retomada da ação estatal por meio de políticas públicas; e inclusão de agricultores familiares nos mercados agrícolas. Assim, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio das abordagens de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito à Alimentação Adequada (DHAA), estimula a compra de no mínimo 30% da agricultura familiar para fornecimento de alimentos à alimentação escolar. Tal iniciativa tem por objetivo fornecer uma alimentação saudável e sustentável aos escolares da rede pública, além de promover a inclusão socioprodutiva e dinamização econômica de agricultores familiares por meio das compras institucionais. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo descrever os resultados obtidos pelo monitoramento e assessoria técnica às Entidades Executoras (EEx) do Rio Grande do Sul (RS), realizada pelo Centro Colaborado em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), nos anos de 2016 a 2018. A fonte dos dados foi baseada na metodologia da assessoria, definida pelo CECANE/FNDE. Todos os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a gestão do PNAE nos municípios. Como resultados, temos que no presente período foram realizadas assessorias a 102 municípios, o que abrange 20,5% do total de municípios do estado. Destes municípios, 67,3% atingem o percentual mínimo de 30% de compra da agricultura familiar. De uma maneira geral, a porcentagem de municípios que compram acima de 30% da agricultura familiar esteve próxima à média do estado (71,2%) e superior à média nacional (24,84%), com aumento dos municípios que realizam a compra. A maior concentração desses municípios (56,6%) também incluiu o tema da alimentação saudável nos projetos político-pedagógicos das escolas, e 85% promoviam ações de educação alimentar, abordando os temas de SAN, DHAA e utilização de alimentos orgânicos e conscientização do consumo de ultraprocessados. Além disso, observa-se o aumento das compras institucionais de produtos orgânicos ou em transição agroecológica. Logo, estes dados denotam que a compra da agricultura familiar contribui com a oferta e o consumo de alimentos saudáveis no ambiente escolar, causando impacto direto nas realidades locais a partir da dinamização dos mercados da agricultura familiar e aproximação entre produtores e consumidores finais, compondo uma estratégia alternativa aos sistemas de produção industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira, Michele Oliveira, Alberto Lopo Montalvão Neto, and Daiana de Carvalho Figueiredo. "ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DE UMA ESCOLA EM COIMBRA (PORTUGAL) QUE SEGUE O MÉTODO JOÃO DE DEUS DE ENSINO – UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 6, no. 1 (May 28, 2018): 87–97. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.756.

Full text
Abstract:
Neste artigo pretende-se apresentar um relato de experiência de aspectos didáticos e metodológicos sobre a iniciação a leitura de um Jardim Escola português, no qual é utilizado o Método João de Deus de Ensino. Baseado nos conhecimentos pedagógicos, João de Deus criou em 1876 a Cartilha Maternal que se destaca pela sua forma progressiva de ensinar as crianças a aprenderem a ler da mesma forma como se aprendeu a falar. As atividades relatadas são: acolhimento, iniciação à leitura, introdução à matemática, atividades recreativas, alimentação e descanso. Essas vivências são de suma importância para o desenvolvimento do professor em formação, que assim, consegue articular a teoria estudada com a realidade da rotina escolar. PALAVRAS-CHAVE: Escola João de Deus, cartilha Maternal, iniciação à leitura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rossi, Sandra. "Aprendizagem: Construção coletiva de um ensino de qualidade." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 4, no. 1 (March 29, 2017): 112–31. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v4i1.12693.

Full text
Abstract:
O Projeto “Aprendizagem: Construção coletiva de um ensino de qualidade” nasceu do desejo de garantir uma educação melhor à nossa sociedade e da oportunidade de concorrer a esta licitação. A partir da análise de nossos resultados nas avaliações externas, nas avaliações da equipe pedagógica e nos relatórios de desempenho de nossa escola, identificamos alguns problemas: 32,6% de alunos nos níveis “baixo” e “abaixo do básico” na Escala de Proficiência em Língua Portuguesa e 32% em Matemática, nos 5os anos; pouca utilização dos espaços pedagógicos da escola (Sala de Informática e Brinquedoteca) como fonte de dinâmica e enriquecimento das aulas, alta rotatividade de professores, baixa adesão dos mesmos aos cursos de formação continuada e resistência às mudanças. Outro ponto foi a dificuldade em conseguir parcerias devido a problemas de integração escola- comunidade-sociedade. A partir desses dados, vimos a oportunidade da elaboração de um Plano de Ação com toda a comunidade escolar, com os seguintes objetivos: elevar o nível de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática para “avançado”, promover a integração do Professor ao disposto no Currículo Oficial do Estado, garantir ensino diversificado e dinâmico. Para alcance dos objetivos serão propostas atividades como palestras que incentivem o trabalho em equipe, adequação dos espaços físicos da escola com infraestrutura e material pedagógico adequado, formação em serviço de nossos profissionais nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC’s) semanais, de modo que estejam preparados e garantam aos alunos o contido no Currículo Oficial do Estado, que trabalhem os programas da Secretaria da Educação e utilizem os espaços pedagógicos da escola a fim de tornarem as aulas mais ricas, lúdicas e dinâmicas. No Projeto está prevista a inclusão dos professores e dos alunos em parcerias com a Fundação Lemann nos projetos que a mesma disponibiliza para escolas no sentido de oferecer mecanismos de utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a favor da aprendizagem. Demandaremos de recursos do Edital destinados a despesas correntes e de capital num total de R$57.000,00, distribuídos entre mão de obra e infraestrutura necessárias para adequação dos espaços físicos, aquisição de computadores, aparelhos de som e imagem, jogos e recursos didáticos para Brinquedoteca, palestras, transporte e alimentação dos palestrantes. O Projeto se enquadra na Categoria C do Edital e a contrapartida da Organização será de R$ 12.000,00.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pellerano, Joana. "Consumo alimentar e comunicação identitária na convivência intercultural entre jovens." Revista Ingesta 1, no. 2 (December 1, 2019): 207–8. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p207-208.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho proposto aqui é discutir como se dá a relação entre o consumo alimentar e a comunicação identitária na convivência entre os 450 estudantes da Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), que são oriundos das 27 unidades federativas do Brasil e moram e estudam no campus localizado no Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada em abril e maio de 2017, e contou com observação participante durante as refeições realizadas pelos estudantes e dois grupos de discussão com oito desses jovens vindos das regiões Norte, Sudeste e Sul (especificamente dos estados de Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina). Essas experiências mostraram um pouco de como esses jovens entendem melhor a si mesmos e à alteridade também por meio do que comem e do que deixam de comer. Como vêm de todas as partes do país, os estudantes da Esem trazem para esse convívio diferentes visões e gostos culturais, inclusive aqueles relacionados à alimentação. A sociabilidade desses jovens passa também pela comensalidade: todos se alimentam na escola, em um refeitório que oferece seis refeições diárias gratuitas (café da manhã, almoço, dois lanches, jantar e ceia) e em uma lanchonete onde podem adquirir alguns produtos alimentícios. Como não é permitido levar alimentos para os quartos, a maior parte das refeições é feita em grupo, e os estudantes aprendem a conviver também por meio do ato de compartilhar comida, ou consumi-la juntos em um mesmo espaço. Das diferenças – por exemplo, a nomenclatura de pratos como o cuscuz, que dependendo da região pode ser uma preparação salgada, de flocos ou farinha grossa de milho, ou doce, de tapioca e coco – às semelhanças – os jovens reconhecem arroz, feijão e brigadeiro como comidas presentes no Brasil todo –, passando pelos estereótipos que são desconstruídos no encontro com a alteridade, inúmeras manifestações culturais relacionadas à alimentação aparecem em situações de convivência entre sujeitos e grupos sociais com origens diversas, ajudando no entendimento, na formação e na comunicação da identidade. As relações interculturais impactam a formação de processos identitários dos sujeitos migrantes, que passam a ver suas identidades de forma múltipla e fluida, combinando aspectos da cultura dentro da qual nasceram e das demais com as quais vão conviver em seus destinos. A alimentação, como um elemento cultural presente no cotidiano, pode funcionar como importante ferramenta de reconhecimento, diferenciação e adaptação a essas novas realidades. Assim, é possível perceber que os estudantes da Esem também se relacionam por meio da comida dentro de um ambiente novo e intercultural, e se enxergam como sujeitos também a partir desse consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA FERRÉ, IARA BEATRIZ. "APLICAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL." Arquivos do Mudi 26, no. 1 (April 25, 2022): 228–37. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v26i1.60537.

Full text
Abstract:
A adolescência apresenta importantes aspectos para a formação de hábitos e práticas comportamentais. Nela os jovens costumam ser influencidos pela mídia e sociedade, tornando-os mais preocupados com sua imagem corporal, o que pode levar a distúrbios comportamentais e alimentares. A escola, local onde passam boa parte de suas vidas, acaba sendo um ambiente privilegiado para a consolidação de práticas alimentares saudáveis por meio da educação nutricional. Assim, o objetivo desse trabalho foi discutir a importância das práticas alimentares, o conceito de imagem corporal, e o incentivo de hábitos saudáveis. Ele foi desenvolvido por estudantes de Ciências Biólogicas da UFRN, como uma atividade avaliativa do Estágio II. Como estratégia metodológica foi utilizado o ensino através da investigação. Quatro momentos foram cruciais para a aplicação do projeto, incluindo uma anamnese, introdução ao conteúdo e dinâmicas. Ao final, essa intervenção pedagógica proporcionou a reflexão e o desenvolvimento pensamentos e atitudes críticas em relação à alimentação e as questões de identidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nepomuceno, Iamara De Almeida, and Juliana Cesário Aragi. "Rede de conhecimento sobre a produção quilombola de alimentos no IFSP Campus Registro." Revista Ingesta 1, no. 2 (December 1, 2019): 206. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p206.

Full text
Abstract:
O Vale do Ribeira está entre as áreas de maior preservação da Mata Atlântica. Neste bioma habitam 88 comunidades quilombolas que praticam a agricultura de coivara itinerante. Segundo o Instituto Socioambiental (2017), o sistema agrícola tradicional quilombola (SAT) se define por saberes, técnicas aplicadas na agricultura de subsistência, na medicina e cultura material. Assim, o SAT norteia as relações e organizações de trabalho, os contextos sociais de plantio, colheita e consumo dos produtos dentro das comunidades produtores nesse sistema. Com programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) existem melhores condições de manutenção dos meios e modos de vida das comunidades quilombolas, garantindo maior autonomia e a permanência na terra. Nesta pesquisa, buscamos compreender em que medida os esforços realizados pelo IFSP sobre esses programas pode ajudar na ampliação do conhecimento dessas tradições no âmbito institucional. Este questionamento se deu com o desenvolvimento do projeto ligado à implantação, em 2018, de uma horta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Registro, intitulado “Quilombos de lá, quilombos de cá: uma vivência na horta escolar”. Analisamos fontes orais com base no método da história oral: documentos produzidos para o reconhecimento do SAT como Patrimônio Imaterial Brasileiro, o Dossiê SAT Quilombola do Vale do Ribeira (2017), bem como o Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira (2013). Estes relatos são fontes documentais e, portanto, passíveis de interpretação, análise e crítica. Na abordagem teórica, trabalhamos conceitos de identidades, apresentadas por Anthony Kwame Appiah como complexas e múltiplas, elas surgem de uma história de respostas mutáveis às forças econômicas, políticas e culturais, quase sempre em oposição a outras identidades; bem como a memória discutida por Michael Pollak, que, construída socialmente, é formadora do sentimento de identidade, tanto individual como coletiva. Tomamos para estudo de caso o referido projeto de extensão desenvolvido com quilombolas de Sapatu, através de seus conhecimentos e da prática da agricultura tradicional dentro do campus; dois alunos quilombolas foram bolsistas. Como resultado, ocorreu aproximação dos alunos com a realidade quilombola e dos alunos quilombolas que estudam na instituição; valorizou-se o consumo de alimentos in natura, sem agrotóxicos; e estimularam-se parcerias nos processos de compras institucionais de alimentos: a banana fornecida pelo PNAE em 2019 para os alunos será de Sapatu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Gabriela Brito de Lima, Virgínia Campos Machado, and Lígia Amparo-Santos. "Discutindo gênero e trabalho culinário a partir de experiências de cozinheiras escolares da cidade de Salvador (BA)." Revista Ingesta 1, no. 2 (December 1, 2019): 241–42. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p241-242.

Full text
Abstract:
Esta comunicação pretende discutir as relações entre trabalho culinário e gênero, pontuando sua intersecção com as categorias raça e classe, a partir de uma pesquisa que buscou compreender os sentidos do cozinhar para merendeiras. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove trabalhadoras, todas mulheres negras, de quatro escolas públicas da cidade de Salvador, Bahia. É importante destacarmos que o trabalho culinário cotidiano se insere na produção de valores de uso na esfera doméstica, através do atendimento às necessidades concretas e subjetivas que constituem comer. Observamos na pesquisa que o espaço doméstico serviu como lócus para a construção das primeiras experiências das merendeiras com o cozinhar e a figura feminina emergiu como portadora e transmissora dos saberes relativos à culinária. Elas destacam que aprender a cozinhar foi necessário para auxiliar a mãe nos afazeres de casa e para cuidar da família após o matrimônio, sendo desde então as únicas responsáveis por tal atividade. Outro ponto observado foi a proximidade entre o trabalho culinário e o emprego doméstico, tornando este integrante da prestação de serviços em um nicho historicamente generizado e racializado, tendo em vista os relatos sobre o desenvolvimento dos saberes culinários em “casa de família”. A partir disto, destacamos como as atividades realizadas pelas mulheres negras e da classe trabalhadora, dentre elas o cuidado alimentar, garantem entre outras coisas o sustento e reprodução dos sujeitos, sejam estes seus entes ou aqueles a quem prestam serviços. Observamos que apesar de relatar o esforço e desgaste nas atividades que envolvem o trabalho culinário, as merendeiras acabam por aceitar o ônus de serem direcionadas à exploração nas tarefas que desenvolvem, acreditando que estas são sua obrigação. Para elas, cozinhar é uma atribuição natural das mulheres, por vezes considerada um dom. Todavia destacamos que o domínio do trabalho culinário irá possuir como um de seus aspectos constitutivos as experiências que estas possuem como donas de casa. Nesse sentido, o cozinhar na escola é visto como um prolongamento das tarefas domésticas, fazendo com que o trabalho de merendeira se encontre em uma zona de intersecção entre a esfera pública e privada. Tal aspecto contribui para a destituição do caráter profissional do seu trabalho fazendo com que este seja desvalorizado socialmente e condicionado à exploração das mais diversas formas. A partir da pesquisa, observamos como o desenvolvimento das práticas culinárias na vida das mulheres negras e trabalhadoras adquire contornos específicos de exploração da força de trabalho, através do seu direcionamento sob um domínio material e ideológico. Por fim, destacamos a necessidade de estudos que considerem as dimensões raça e classe nas análises sobre o trabalho culinário feminino, tendo em vista que tais elementos incidem diretamente nas relações que envolvem a produção da alimentação e consequentemente do comer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dos Santos Gonçalves, Andreza, and Pablo Sebastian Moreira Fernandez. "O AÇAÍ COMO ELEMENTO DE ESTUDO DO LUGAR:." Revista Brasileira de Educação em Geografia 10, no. 20 (December 31, 2020): 613–22. http://dx.doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.996.

Full text
Abstract:
O lugar de vivência enquanto uma ideia que funda e unifica a pesquisa, a reflexão crítica (e sensível) e uma prática educativa no campo do Ensino de Geografia. O lugar é também um elemento de análise que revela o espaço geográfico (natural, social) em sua complexidade de relações e dinâmicas, de nuances da vida e de geograficidades múltiplas e complexas. Como ponto de partida para este estudo, elegeu-se o Açaí, fruto de grande significado cultural e econômico, presente na alimentação e no cotidiano da cultura ribeirinha da Amazônia, como elemento que estabelece relações de conhecimento e significação. É neste contexto que se deu um um projeto de ensino-aprendizagem na comunidade e Escola Estadual do Igarapé da Fortaleza, localizada no município de Santana - Amapá, durante o ano de 2015. Este “movimento” permitiu aos envolvidos o reconhecimento de saberes locais e tradicionais, de uma rede de sujeitos e identidades fluída e dinâmica como “as águas”, de valores e sentidos de pertencimento à natureza, além de permitir a visualização e valorização do lugar-escola em um contexto global, a partir da produção e circulação de conhecimentos por estes alunos/ habitantes deste espaço. PALAVRAS-CHAVE Lugar, Ensino de Geografia, Açaí, Geograficidade. EL AÇAÍ COMO ELEMENTO DE ESTUDIO DEL LUGAR:una experiencia educativa en ‘Igarapé da Fortaleza’ (Amapá) RESUMEN En este artículo el lugar es comprendido como una idea fundacional (desde una perspectiva fenomenológica) que unifica la investigación, la práctica educativa y la reflexión crítica y sensible. También se considera como un elemento de análisis y de estudio que integra el espacio geográfico (natural, social) en su complejidad de relaciones y dinámicas, de matices de la vida y de geograficidades múltiples y complejas. Como punto de partida para este estudio, se eligió el Açai, fruto de gran significado cultural y económico, presente en la alimentación y en la rutina de la cultura ribereña de Amazonia, como elemento que establece relaciones de pertenencia y construcción del lugar. Es en este contexto en que se desarrolló un conjunto de prácticas educativas en la comunidad y en la Escola Estadual do Igarapé da Fortaleza, ubicada en el municipio de Santana, provincia de Amapá - Brazil, durante el año 2015. Este “movimiento” permitió a todos los implicados el reencuentro y el reconocimiento de saberes locales y tradicionales, de una red de identidades, de los valores y sentidos de pertenencia a la naturaleza, además de permitir visualizar y valorar el lugar-escuela en un contexto global, como pujanza para la convergencia y producción de conocimientos. PALABRAS CLAVE Lugar, Enseñanza de Geografía, Açai, Geograficidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Alimentacʹao escolar"

1

Nunes, Bernadete de Oliveira. "O sentido do trabalho para merendeiras e serventes em situacao de readaptacao nas escolas publicas do Rio de Janeiro." Rio de Janeiro : [s.n.], 2000. http://portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php?script=thes%5Fcover&id=000022&lng=pt&nrm=iso.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Roberta Cristina da Rocha e. "Toxicidade do cianeto e interferência na seleção da dieta em codornas." Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2009. http://bdtd.ufersa.edu.br:80/tede/handle/tede/399.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-15T20:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RobertaCRS_DISSERT.pdf: 333966 bytes, checksum: 992c325d0442afab53482e51a5dafaff (MD5) Previous issue date: 2009-07-10
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Cyanide is an ubiquitous substance on environment. Most of the cyanide absorbed by an animal is detoxified by enzymatic combination with sulfur, thus the detoxification process imposes a nutritional cost. In mammals, interactions among nutrients and toxics may influence the composition of the diet and food intake, as a function of positive or negative post-ingestive feedback. The present work aimed to describe the toxic effects of cyanide, and to determine whether cyanide interferes with diet selection in quail (Coturnix coturnix). A toxicological study was performed with 27 female quail that were assigned to three groups that received by gavage 0, 1.0 or 3.0 mg of KCN/kg/day, for 7 consecutive days. The diet selection trial was conducted with 20 female quail. They had access to two separate rations: a conventional quail ration and the same ration supplemented with 1% NaSO4. After 2 days the quail were randomly distributed into two groups, which were dosed with 0 or 3.0 mg of KCN/kg/day, for 5 consecutive days. During the toxicological study, clinical signs of poisoning and death occurred in a quail treated with cyanide. Histological changes were found only in animals dosed with cyanide, and these consisted of mild hepatic periportal vacuolation, an increased number of vacuoles in the colloid of the thyroid glands, and spongiosis in the mesencephalon. No clinical signs were found in any quail throughout the diet selection trial. There were no significant differences in food consumption or ration preference. In conclusion, exposure to cyanide promotes damage to the liver and central nervous system in quail. However, the ingestion of sulfur by quail was not affected by exposure to cyanide.
Muitas plantas tóxicas contém glicosídios cianogênicos, e isto provavelmente representa um importante meio de defesa das plantas para reduzir sua predação. A maior parte do cianeto absorvido pelos animais é detoxificado pela combinação enzimática com o enxofre, deste modo o processo de detoxificação impõe um custo nutricional. Nos mamíferos, a interação entre nutrientes e metabólitos secundários das plantas podem influenciar na composição da dieta e ingestão de alimento, em decorrência do feedback positivo ou negativo após a ingestão. O presente trabalho visa descrever os efeitos tóxicos do cianeto, e determinar se o cianeto interfere na seleção da dieta de codornas (Coturnix coturnix). O estudo toxicológico foi realizado com 27 codornas fêmeas que foram separadas em três grupos, que receberam 0, 1.,0 ou 3,0 mg de cianeto de potássio (KCN) por kg de peso corpóreo/ dia, por meio de gavage durante sete dias consecutivos. A avaliação da possível interferência na seleção da dieta foi conduzida com 20 codornas fêmeas. Elas tiveram acesso a duas rações separadas: uma ração convencional para codornas e uma outra ração suplementada com 1% de sulfato de sódio (NaSO4). Após dois dias, as codornas foram distribuídas ao acaso em dois grupos, onde foram tratadas com doses com 0 (controle) ou 3,0 mg de cianeto de potássio/kg de peso corpóreo/ dia, por 5 dias consecutivos. Durante o estudo toxicológico, uma codorna tratada com cianeto apresentou sinais clínicos de intoxicação e óbito. Nenhuma mudança foi encontrada nos perfis hematológico e bioquímico. Histologicamente foram encontradas alterações apenas em animais que foram tratados com o cianeto, e estes consistem em moderada vacuolização de hepatócitos da região periportal, aumento no número de vacúolos no colóide dos folículos tireoideanos, e espongiose no mesencéfalo. Nenhum sinal clínico foi encontrado em nenhuma codorna durante todo o processo de seleção da dieta. Não foram encontradas diferenças significantes no consumo do alimento ou na preferência por ração. Em conclusão, a exposição ao cianeto promoveu danos para o fígado, tireóides e sistema nervoso central de codornas. Entretanto, a ingestão do enxofre pelas codornas não foi afetado pela exposição ao cianeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Programa de alimentação escolar um estudo sobre descentralização, escola e educadores /." Tese, Biblioteca Digital da Unicamp, 1997. http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000115685.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"Implementação dos programas Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação." Tese, Biblioteca Digital de teses e Dissertações da UnB, 2006. http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=472.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

"Alimentação Balanceada Uma Alternativa de Merenda Escolar." Tese, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, 2002. http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7650.pdf.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"O Programa Nacional de Alimentação Escolar como uma politica publica : o caso de Campinas-SP." Tese, Biblioteca Digital da Unicamp, 2005. http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000359180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"Um Modelo Multicritérios Para Apoiar A Decisão da Escolha do Combustível Para Alimentação de Caldeiras Usadas na Indústria Têxtil." Tese, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, 1998. http://www.eps.ufsc.br/disserta98/noronha/index.htm.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Alimentacʹao escolar"

1

A, Stallings Virginia, Yaktine Ann L, and Institute of Medicine (U.S.). Committee on Nutrition Standards for Foods in Schools, eds. Nutrition standards for foods in schools: Leading the way toward healthier youth. Washington, D.C: National Academies Press, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Medicine, Institute of, Committee on Nutrition Standards for Foods in Schools, Ann L. Yaktine, and Virginia A. Stallings. Nutrition Standards for Foods in Schools: Leading the Way Toward Healthier Youth. National Academies Press, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

(Editor), Virginia A. Stallings, and Ann L. Yaktine (Editor), eds. Nutrition Standards for Foods in Schools: Leading the Way Toward Healthier Youth. National Academies Press, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Alimentacʹao escolar"

1

DEISS, KEILA DA SILVA ARTIGAS, and PATRICIA CINTRA. "A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA OBESIDADE INFANTIL NA SEGUNDA INFÂNCIA." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.health2020-00051.

Full text
Abstract:
Os habitos de vida sao desenvolvidos na infancia e persistem ao longo da vida. Habitos alimentares inadequados podem acarretar problemas de crescimento, comprometer fases de desenvolvimento da crianca e ainda gerar restricoes futuras. Na segunda infancia elas ja fazem suas escolhas, sao expostas aos anuncios de produtos industrializados e guloseimas, estimuladas ao consumo de alimentos pobres em nutrientes, acarretando obesidade infantil entre outras morbidades, contribuindo para o aumento de doencas cronicas nao transmissiveis (DCNTs) precoces. Esse estudo tem por objetivo apresentar uma revisao sobre a influencia da midia no comportamento alimentar na segunda infancia e avaliar as consequencias nos habitos de vida da crianca que podem persistir na vida adulta. Metodo exploratorio de carater qualitativo, sobre a influencia da midia na obesidade durante a segunda infancia. Resultando na discussao na pouca exploracao pelas escolas, nesta fase, no que tange saude e nutricao, uma vez que a utilizacao da midia e constante, nao somente para entretenimento e aprendizado, mas como ferramenta estrategica para abordar as criancas com propostas de consumo, induzindo-as a escolhas incorretas. Contudo, este estudo aponta que os anuncios de comida e bebida ignoram a saude das criancas, desrespeitando resolucoes, explorando personagens infantis em uma linguagem persuasiva e abusiva. Concluiu-se que o posicionamento da familia e dos profissionais de ensino, fortalecendo a educacao nutricional infantil nas escolas e exigindo a reformulacao de politicas publicas, podem reverter esse comportamento, com relacao a alimentacao e sobre quaisquer influencias negativas, conscientizando pais e filho nas escolhas alimentares para formacao de bons habitos de vida. ,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography