To see the other types of publications on this topic, follow the link: Alumínio 2024.

Journal articles on the topic 'Alumínio 2024'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 44 journal articles for your research on the topic 'Alumínio 2024.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Viomar, Aline, André Lazarin Gallina, Isolda Costa, Maico Taras da Cunha, Paulo Rogério Pinto Rodrigues, and Everson do Prado Banckzek. "Aplicação de SAM em liga de alumínio AA 2024-T3 com desengraxe alcalino." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 1 (March 2012): 93–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000100013.

Full text
Abstract:
As moléculas auto-organizáveis (SAM - Self Assembly Monolayer) são inibidoras de corrosão, devido à capacidade de se organizarem sobre superfícies formando filmes finos. A SAM apresenta elevada afinidade pelo óxido formado sobre o alumínio, porém as interações entre a camada de óxido e as SAM nem sempre são satisfatórias, pois o óxido formado na superfície apresenta heterogeneidades, que interferem na formação do filme de SAM. O objetivo desse trabalho foi estudar a proteção à corrosão do alumínio AA 2024-T3 associada ao SAM, após tratamento com desengraxante alcalino. A caracterização eletroquímica foi realizada por espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização potenciodinâmica anódica em meio de Na2SO4 0,5 mol. L-1 em pH 4,0. A morfologia superficial foi investigada por microscopia óptica. Os resultados mostraram que as SAM promoveram maior proteção do alumínio, quando este foi pré-tratado com o desengraxante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcante, Felipe Fernandes, and Wanderson Santana Da Silva. "Comportamento Mecânico da Liga de Alumínio 2024 Submetida a Diferentes Tempos de Envelhecimento." HOLOS 8 (May 9, 2017): 86. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.5182.

Full text
Abstract:
Ligas de alumínio tratáveis termicamente podem sofrer significativas alterações em suas propriedades mecânicas dependendo do tratamento realizado. Estudos recentes apontam que algumas ligas de alumínio subenvelhecidas podem experimentar o fenômeno do autorreparo ou autocura (self healing). Ou seja, quando solicitados mecanicamente, podem apresentar o fechamento ou a redução na velocidade de crescimento de trincas devido à introdução de tensões compressivas locais associadas à precipitação dinâmica de fases intermetálicas. Isso abre um leque de condições que podem ampliar novos conceitos de projetos de engenharia relacionados aos materiais metálicos principalmente no que se aplica à indústria aeronáutica. O objetivo deste trabalho é avaliar a relação entre as propriedades mecânicas e os tratamentos térmicos de uma liga de alumínio 2024 quando submetida a solubilização (480°C e 2,5h) e envelhecimento artificial (190°C por 1h, 3h, 5h, 8h e 12h), obtendo amostras em condições de subenvelhecimento, máximo de resistência e superenvelhecimento. Esses materiais foram caracterizados mecanicamente em relação ao ensaio de tração uniaxial (ASTM E8/E8M); do ponto de vista estrutural, através das microscopias óptica (MO), eletrônica de varredura (MEV) e microanálise por espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Nos resultados da liga 2024 subenvelhecida esse fenômeno de autocura tornou-se palpável, pois verificou-se a ocorrência de envelhecimento dinâmico nas amostras no estado de entrega e subenvelhecidas associado a pequenos serrilhados nas curvas tensão x deformação. Isso traz uma excelente perspectiva para a investigação do fenômeno do autorreparo nas condições de subenvelhecimento, proporcionando o emprego de novos projetos mecânicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Liu, Andrea Santos, Liu Yao Cho, Karine Miranda Bezerra, and Felipe Ezequiel Santos. "PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL DEPOSITADOS EM ÁCIDO P-TOLUENO SULFÔNICO." Revista Univap 20, no. 36 (January 5, 2015): 111. http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.258.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amancio-Filho, Sergio T. "Rebitagem por fricção ("FricRiveting"). Desenvolvimento de uma nova técnica de união para juntas híbridas do tipo polímero-metal. Parte II: propriedades térmicas e mecânicas." Soldagem & Inspeção 16, no. 4 (December 2011): 396–404. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242011000400011.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo complementar a primeira parte do estudo já publicado (Parte I), ilustrando a viabilidade da técnica FricRiveting, através da análise da temperatura processual (via termometria e termografia) e desempenho mecânico (via ensaios de tração, cisalhamento e microdureza) de juntas produzidas a partir de polieterimida (PEI) com rebites de alumínio 2024-T351. Os resultados deste estudo mostram que a máxima temperatura de processo é próxima da temperatura de fusão do rebite de alumínio e temperatura de transformações térmicas do PEI (300ºC a 500ºC); altas temperaturas de processamento e altas taxas de deformação, implicam em excelente performance de ancoramento do rebite; e consequentemente, ótimas propriedades mecânica das juntas. Essas evidências, reforçam o grande potencial de aplicação do FricRiveting como nova técnica de união e fabricação de juntas de termoplásticos avançados e ligas leves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Alex Fernandes, Andrea Santos Liu, Liu Yao Cho, Joares Lodovino Reis, and Barbara Ramos Ferreira. "Proteção contra corrosão da liga de alumínio 2024–T3 por filme de polipirrol eletrodepositado em ácido p-tolueno sulfônico." Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo 36, no. 1 (May 6, 2017): 34. http://dx.doi.org/10.17563/rbav.v36i1.1059.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Amancio-Filho, Sergio T. "Rebitagem por fricção ("FricRiveting"). Desenvolvimento de uma nova técnica de união para juntas híbridas do tipo polímero-metal. Parte I: processo e microestrutura." Soldagem & Inspeção 16, no. 4 (December 2011): 387–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242011000400010.

Full text
Abstract:
A rebitagem por fricção (do Inglês "Friction Riveting") é uma nova técnica de união pontual desenvolvida para a fabricação de estruturas híbridas do tipo polímero-metal. Nesta técnica, um rebite metálico cilíndrico é usado para unir um ou mais componentes termoplásticos. O processo de união ocorre através da plastificação e forjamento da extremidade do rebite via calor friccional, oriundo da rotação e pressão axial do rebite em contato com os componentes a serem unidos. Vantagens dessa nova técnica de união são, entre outras, ciclos de união curtos associados com a ausência ou diminuição do tempo de preparação das superfícies dos componentes, ausência de emissões tóxicas, e simplicidade operacional. Juntas rebitadas por fricção apresentam elevada resistência mecânica. Nesse artigo a viabilidade da técnica foi demonstrada através de um estudo de caso em juntas de polieterimida com rebites de alumínio 2024-T351. Juntas com elevada resistência mecânica (com valores médios de até 93% da resistência à tração do rebite) foram produzidas e caracterizadas em termos de microestrutura (microscopia ótica, de varredura e por microtomografia computadorizada).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

André, Natália M., Seyed M. Goushegir, Jorge F. dos Santos, Leonardo B. Canto, and Sergio T. Amancio-Filho. "Influência da Espessura do Filme Polimérico Intermediário na Resistência Mecânica de Juntas Híbridas de Alumínio 2024-T3 e CF-PPS Produzidas por União Pontual por Fricção." Soldagem & Inspeção 21, no. 1 (March 2016): 2–15. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2101.02.

Full text
Abstract:
Resumo A União Pontual por Fricção (FSpJ) é uma técnica inovadora para união de estruturas híbridas metal-polímero e baseia-se na geração de calor por fricção. Juntas de alumínio 2024-T3 e compósito laminado de poli(sulfeto de fenileno) com fibra de carbono (CF-PPS) foram produzidas com filme intermediário de PPS. Duas espessuras de filme foram investigadas: 100 e 500 µm. Ensaios de cisalhamento sob tração demonstraram que as juntas com filmes de 100 µm são mais resistentes (2093 ± 180 N) em relação às juntas com filme de 500 µm (708 ± 69 N). Adicionalmente, as superfícies de fratura das juntas revelaram áreas de união maiores para as juntas com filmes de 100 µm (53 ± 2 contra 40 ± 1 mm2). Para o filme mais fino, a extensão do amolecimento devido ao calor friccional é maior. Consequentemente, a baixa viscosidade atingida com a fusão do polímero favorece a molhabilidade das superfícies dos componentes da junta pelo PPS amolecido, resultando em melhor adesão entre as partes. Ademais, análises microestruturais demonstraram que a formação do cerne metálico e a interdifusão das moléculas de PPS entre compósito e filme também são favorecidas. Portanto, concluiu-se que a adição do filme mais fino produziu juntas mais resistentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dos Santos, José Airton Azevedo, and Yasmin Chaucoski. "APLICAÇÃO DE MODELOS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA PREVISÃO DO PREÇO DO ALUMÍNIO." ABCustos 16, no. 2 (August 31, 2021): 31–49. http://dx.doi.org/10.47179/abcustos.v16i2.603.

Full text
Abstract:
O alumínio é um metal não ferroso muito utilizado nas indústrias metalúrgicas, farmacêuticas, aeronáuticas e alimentares. O preço do alumínio apresenta muitos fatores de incerteza. Desse modo a sua previsão é muito importante na definição de políticas industriais, bem como para os produtores e consumidores. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia de modelos das redes neurais artificiais (RNAs) para a previsão do preço do alumínio. A base de dados apresenta uma série histórica do preço do alumínio no período entre 2006 e 2020. Modelos de previsão, baseados em Redes Neurais LSTM (Long Short-Term Memory) e MLP (Multilayer Perception) foram implementados na linguagem Python, utilizando o framework Keras. Resultados obtidos dos dois modelos que foram comparados. Verificou-se, também, para um horizonte de seis meses que o modelo LSTM apresentou um melhor desempenho que o modelo MLP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

YAZDANI, Mojtaba, Sara SAADATMAND, Shekoofeh ENTESHARI, and Saeed HABIBOLAHI. "MITIGATING ALUMINUM TOXICITY IN SEEDLINGS OF GLYCYRRHIZA GLABRA L. USING SILICON." PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA 18, no. 37 (March 20, 2021): 33–47. http://dx.doi.org/10.52571/ptq-v18-n73-pgi.33-2021.

Full text
Abstract:
Background: Silicon is a beneficial element for the plant, with the primary role in increasing plant resistance to heavy metals' toxicity and considering the importance of phytoremediation to remove heavy metals from contaminated soils. It could be used for the exogenous application for alleviating the harmful effects of heavy metals on the plant. Aim: This study aimed to investigate the role of Silicon in balancing the destructive effects of aluminum on Glycyrrhiza glabra L. Methods: the seedlings were grown under a hydroponic system using Long Ashton nutrient solution; the 15-day-old seedlings were exposed to Silicon (0, 0.5, 1.5 mM) for 110 days and afterward stressed by interactions of aluminum chloride (AlCl3.6H2O; 0, 100, 250, and 400 M). Result and Discussion: the interactive effects of Silicon significantly ameliorated the negative consequences of aluminum toxicity. The combination of Si 1.5 mM and Al 400 ?M produced the highest biomass in shoots (45.67 g). The simple effect of Si 1.5 mM (12.14 g) made the highest shoot dry weight. On the other hand, the highest quantity of root fresh and dry weight (12.52 and 3.22 g, respectively) was observed in Si 1.5 mM. Among the treatments, Si 0.5 mM + Al 100 ?M had the most stem height (38 cm) among interaction treatments. Similarly, photosynthetic pigments affected by Silicon, Al 250 ?M + Si 1.5 mM had the highest content of chlorophyll a (1.91 ?g/g FW), while Al 400 + 1.5 mM indicated the most increase in chlorophyll b (0.78 ?g/g FW) among interaction effects. This treatment by producing 0.663 ?g/g FW yielded the highest carotenoid content. The highest proline content in shoots and roots (69.54 and 81.46 ?g/g FW, respectively) were observed in the interaction of Al 400 ?M and Si 1.5 mM. Additionally, this treatment was observed to have the highest concentration of catalase (1.22 U/mg protein). The lowest malondialdehyde content was marked in Si 1.5 mM + Al 100 ?M (0.702 nM/g FW). Conclusion: overall, Glycyrrhiza Glabra L. seems to have high Al phytoremediation potential that can be enhanced with the exogenous application of a moderate Silicon level.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Eliane Prado Cunha Costa dos, Ana Raquel Teixeira, Cristina Poggliali Almeida, Marcelo Libânio, and Valter Lúcio de Pádua. "Estudo da coagulação aplicada à filtração direta descendente." Engenharia Sanitaria e Ambiental 12, no. 4 (December 2007): 361–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522007000400002.

Full text
Abstract:
Neste trabalho compara-se o desempenho dos coagulantes Cloreto Férrico, Sulfato de Alumínio, Sulfato Férrico e Hidróxi-Cloreto de Alumínio - isoladamente ou combinados com polímeros catiônicos - na redução da cor aparente, turbidez e fitoplâncton visando ao tratamento por filtração direta descendente. Os ensaios foram realizados em reatores estáticos e em unidade piloto, empregando água captada em reservatório de acumulação. Os resultados obtidos com os coagulantes analisados nas dosagens recomendadas para filtração direta forneceram valores de cor aparente e turbidez em acordo com a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde. Não foi significativa a diferença, para o nível de significância de 5%, entre os coagulantes testados em escalas de bancada e piloto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Malta, Altamiro Oliveira de, Walter Esfrain Pereira, Mariana Neves Nóbrega Torres, Alan Oliveira de Malta, Edgley Soares da Silva, and Samuel Inocêncio Alves da Silva. "Atributos físicos e químicos do solo cultivado com gravioleira, sob adubação orgânica e mineral." PesquisAgro 2, no. 1 (June 28, 2019): 11–23. http://dx.doi.org/10.33912/agro.2596-0644.2019.v2.n1.p11-23.id212.

Full text
Abstract:
A gravioleira é uma espécie frutífera que vem despertando interesse dentre os fruticultores do Brasil, no entanto, existem poucas informações relativas ao manejo da adubação. Sendo assim, o objetivo deste experimento foi avaliar os atributos físicos e químicos do solo de um pomar de gravioleira em função da adubação orgânica e mineral. Foi instalado um experimento em um pomar de gravioleira com 42 meses de idade entre os meses de janeiro a setembro de 2014, na cidade Areia-PB. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1= testemunha (sem adubação); T2= adubação mineral (NPK); T3= esterco de bovino; T4= esterco de aves; T5= adubação mineral + esterco de caprino; T6= esterco de aves + 3 kg de pó de rocha; T7= esterco de caprino. As variáveis de fertilidade e de física do solo avaliadas foram: pH, fósforo, potássio, sódio, cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, carbono, matéria orgânica, densidade e porosidade do solo. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao o teste de Tukey. A adubação com esterco bovino influenciou positivamente os teores de potássio, sódio, carbono e matéria orgânica do solo; O esterco de aves isolado e adicionado ao pó de rocha, manteve o pH do solo numa faixa que favorece a disponibilidade de nutrientes, além de fornecer maior teor de fósforo no solo; Nenhum dos tratamentos afetou os teores de cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, além da densidade e porosidade total do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Malta, Altamiro Oliveira de, Walter Esfrain Pereira, Mariana Neves Nóbrega Torres, Alan Oliveira de Malta, Edgley Soares da Silva, and Samuel Inocêncio Alves da Silva. "Atributos físicos e químicos do solo cultivado com gravioleira, sob adubação orgânica e mineral." PesquisAgro 2, no. 1 (June 28, 2019): 11–23. http://dx.doi.org/10.33912/pagro.v2i1.212.

Full text
Abstract:
A gravioleira é uma espécie frutífera que vem despertando interesse dentre os fruticultores do Brasil, no entanto, existem poucas informações relativas ao manejo da adubação. Sendo assim, o objetivo deste experimento foi avaliar os atributos físicos e químicos do solo de um pomar de gravioleira em função da adubação orgânica e mineral. Foi instalado um experimento em um pomar de gravioleira com 42 meses de idade entre os meses de janeiro a setembro de 2014, na cidade Areia-PB. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1= testemunha (sem adubação); T2= adubação mineral (NPK); T3= esterco de bovino; T4= esterco de aves; T5= adubação mineral + esterco de caprino; T6= esterco de aves + 3 kg de pó de rocha; T7= esterco de caprino. As variáveis de fertilidade e de física do solo avaliadas foram: pH, fósforo, potássio, sódio, cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, carbono, matéria orgânica, densidade e porosidade do solo. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao o teste de Tukey. A adubação com esterco bovino influenciou positivamente os teores de potássio, sódio, carbono e matéria orgânica do solo; O esterco de aves isolado e adicionado ao pó de rocha, manteve o pH do solo numa faixa que favorece a disponibilidade de nutrientes, além de fornecer maior teor de fósforo no solo; Nenhum dos tratamentos afetou os teores de cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, além da densidade e porosidade total do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lobato, Mary Túlia Vargas, Carlos Eduardo de Oliveira Camargo, Antonio Wilson Penteado Ferreira Filho, Benedito de Camargo Barros, Jairo Lopes de Castro, and Paulo Boller Gallo. "Avaliação de linhagens de trigo provenientes de cruzamentos interespecíficos em dois locais no Estado de São Paulo e em laboratório." Bragantia 66, no. 1 (2007): 31–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052007000100005.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se 18 linhagens semi-anãs, provenientes de cruzamento interespecífico entre trigo comum e trigo duro e duas cultivares-controle (IAC-24 e IAC-370). As linhagens foram avaliadas em quatro ensaios, com quatro repetições em Capão Bonito, condição de sequeiro e solo ácido e em Mococa, condição de irrigação e solo corrigido, em 2003 e 2004, em relação à produção de grãos, altura das plantas e resistência à ferrugem-da-folha. A tolerância à toxicidade ao alumínio foi avaliada em soluções nutritivas contendo 0, 2, 4, 6, 8 e 10 mg L-1, em laboratório. Em Capão Bonito, a linhagem 14 foi imune a Puccinia recondita f. sp. tritici, agente causal da ferrugem-da-folha, e destacou-se em relação à produção de grãos e à tolerância ao alumínio. Nos quatro ensaios, as cultivares IAC-24 e IAC-370 e as linhagens 5, 9, 10, 12, 13, 18, 19 e 20 foram moderadamente resistentes ao agente causal dessa ferrugem. A linhagem 14 pela resistência ao agente causal da ferrugem-da-folha em todos os ensaios, poderá ser utilizada como fonte genética para esta característica. Todos os genótipos foram tolerantes à toxicidade de alumínio, por ocorrer crescimento da raiz primária após o tratamento com 10 mg L-1 de Al3+, com exceção da cultivar Anahuac sensível a 2 mg L-1 de Al3+, e da IAC-370, além da linhagem 13, sensíveis a 4 mg L-1 de Al3+. Produção de grãos, em condição de sequeiro e de solo ácido, e porte da planta foram afetados de forma semelhante pela toxicidade de alumínio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

De Araújo, Clicyane Lima, and Régia Maria Reis Gualter. "Caracterização morfofisiológica de bactérias nativas de solos do Cerrado isoladas de nódulos de feijão-caupi." Biotemas 30, no. 1 (February 21, 2017): 25. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2017v30n1p25.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2017v30n1p25Características como tolerância ao pH, à temperatura, à salinidade e à concentração elevada de alumínio podem ser verificadas em rizóbios nativos oriundos de solos tropicais. Essas particularidades são relevantes em estudos de fixação biológica de nitrogênio, especialmente em Vigna unguiculata L. Walp. (feijão-caupi), uma cultura representativa de suma importância econômica para a agricultura familiar das diferentes regiões brasileiras, especialmente do Norte e Nordeste. Assim, o objetivo deste trabalho foi isolar e caracterizar morfofisiologicamente bactérias nativas de solos do Cerrado leste maranhense, utilizando o feijão-caupi como planta-isca. O estudo foi realizado em Caxias, MA entre os anos de 2014 e 2015. Os isolados foram oriundos de nódulos de feijão-caupi, provenientes de amostras de solos de três áreas diferentes: mata especialmente composta de babaçuais, de cultivos de Manihot esculenta (mandioca) e de Desmanthus virgatus L. (jureminha). Os isolados foram submetidos à caracterização morfológica de suas colônias e a testes fisiológicos como: teste de tolerância às altas temperaturas, à acidez, ao alumínio e às altas salinidades. Os isolados obtidos evidenciaram significativa diversidade morfológica. Os testes fisiológicos demonstraram que a maioria deles é resistente às altas temperaturas, à acidez e ao alumínio tóxico, mas poucos deles são resistentes às altas salinidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Coccuzzo, David. "IMPLANTACAO E ADEQUACAO DA NORMA REGULAMENTADORA NR12 EM SETORES DE PRENSAS E INJETORAS DE ALUMINIO." Revista Terceiro Setor & Gest�o - UNG-Se 13, no. 1 (December 16, 2019): 17. http://dx.doi.org/10.33947/1982-3290-v13n1-2023.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por finalidade a verificação e estudo da norma regulamentadora NR12 aplicada a indústria metalúrgica voltada a injeção de pecas em alumínio e suas ligas. E com isto selecionar as melhores técnicas de identificação, aplicação e redução da exposição do trabalhador aos riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Nascimento, Izabela Gouveia, and Fabio de Melo Resende. "Estudo comparativo do uso de coagulante à base de sementes de Moringa oleifera Lam. e sulfato de alumínio no tratamento físico e químico de efluente de laticínio." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 15 (2020): 97–109. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071508.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou avaliar a influência de diferentes tipos de coagulantes no processo de coagulação/floculação aplicados no tratamento físico e químico de efluente oriundo de agroindústria de laticínios. Para isso, fez-se uso de sementes de moringa em pó, extratos aquosos e salinos com e sem óleo e o agente químico sulfato de alumínio. Os ensaios experimentais foram realizados em duplicata em Jar Test, usando um litro de efluente para cada ensaio, com temperatura, velocidade e tempo de rotação pré-estabelecidos. Ao final dos ensaios foram retiradas alíquotas de cada amostra para análise de parâmetros de condições e padrões de lançamento de efluentes estabelecidos pelas Resoluções CONAMA nº 357/2005 e nº 430/2011, pH, cor aparente e turbidez. Com os resultados alcançados na caracterização dos experimentos, aplicou-se análise estatística, onde os valores de eficiência, pH, cor aparente e turbidez foram submetidos à análise de variância comparando as médias por meio do teste de Tukey a 5% de significância. Ao final, conclui-se que o uso de coagulantes extraídos a partir das sementes de Moringa oleifera Lam. mostrou-se uma fonte alternativa sustentável para uso no tratamento físico e químico de efluente de agroindústria de laticínios, podendo, futuramente, com o aprimoramento das técnicas, vir a ser usado de maneira complementar ou a substituir o sulfato de alumínio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bertol, Ildegardis, Dirceu Leite, Fernando Luis Engel, Neroli Pedro Cogo, and Antônio Paz González. "Erodibilidade de um nitossolo háplico alumínico determinada em condições de campo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 3 (June 2007): 541–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000300014.

Full text
Abstract:
O termo erodibilidade do solo (fator K na Equação Universal de Perda de Solo - EUPS) expressa a suscetibilidade natural do solo à erosão hídrica. O fator K representa a taxa de perda de solo por unidade de erosividade da chuva (fator R na EUPS). O conhecimento do fator K, juntamente com os demais fatores do modelo EUPS, é importante no planejamento conservacionista, pois, por meio desse modelo, estimam-se as perdas médias anuais de solo esperadas para determinadas condições. Dados de perda de solo, obtidos em campo em solo sem cultivo e com preparo convencional, sob condições de chuva simulada, no período de novembro de 2001 a março de 2004, no sul do Planalto Catarinense, foram utilizados para calcular o fator K de um Nitossolo Háplico alumínico típico, com declividade média de 0,15 m m-1. O fator K foi calculado pela razão entre as perdas de solo e a erosividade das chuvas e, ainda, estimado por análise de regressão linear simples entre estas duas variáveis. Foram utilizados valores de erosividade das chuvas (EI30) de 11 testes de chuva simulada e suas respectivas perdas de solo, obtidas em parcelas de 3,5 x 11,0 m, desprovidas de vegetação e de crosta superficial, após terem sido mantidas sem cultivo e sob preparo de solo contínuo por dois anos. O preparo do solo, executado no sentido do declive, duas vezes ao ano, consistiu de uma aração e duas gradagens. A crosta superficial e as plantas espontâneas eram mecanicamente eliminadas por meio de escarificação e de capina manual com enxada. O fator erodibilidade do solo determinado para o Nitossolo Háplico alumínico foi de 0,011 Mg ha h ha-1 MJ-1 mm-1 quando calculado por meio da razão entre os valores anuais de perda de solo e do índice de erosividade das chuvas e de 0,012 Mg ha h ha-1 MJ-1 mm-1 quando estimado por meio de regressão linear simples entre estas duas variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Maciel, Rogerio Andrade, and Franciele de Almeida Magalhães. "CULTURA MATERIAL DA MANDIQUERA E A PROPOSIÇÃO DO CURRÍCULO CULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR DA AMAZÔNIA BRAGANTINA." Revista Espaço do Currículo 14, no. 2 (June 9, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.57622.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a Cultura Material da Mandiquera e a proposição do Currículo Cultural para o contexto escolar das escolas do campo na Amazônia Bragantina, Estado do Pará. Metodologicamente, utilizou a abordagem da Nova História Cultural na observação dos artefatos culturais dos agricultores campesinos para a produção da Mandiquera, dentre suas significações e sentidos que possibilitaram a tessitura do currículo escolar pela teia do conhecimento e suas respectivas áreas. O uso de imagens, as entrevistas, a utilização de máscaras e álcool em gel e as mensagens via WhatsApp permitiram a coleta de dados. A análise dos dados ocorreu pela organização sistemática da teia do conhecimento proposta por Freire (1987), a produção e a apropriação dos sujeitos sobre esses artefatos baseados nos estudos de Certeau (2014) e Chartier (1991). Todavia, foi verificado que a Cultura Material da Mandiquera, enquanto tema gerador, está constituída por quatro eixos temáticos atrelados aos seguintes artefatos culturais: “(Mandiocaba); (O uso de caititu), (ralador), (Motor Elétrico), (Colher de pau), (Panelão de Alumínio); (Pano e Peneira); (Escova felpuda, vasilhames plásticos e de alumínio)”. Além disso, foram identificados que a associação desses eixos geram sentidos sobre as “Práticas Agroecológicas e Alimentação Camponesa”. Por fim, a cultura material da Mandiquera é orientadora de matrizes organizadoras, currículos culturais, onde o diálogo dos educadores das escolas do campo com as práticas produtivas dos agricultores camponeses são fundamentais para legitimar/ registrar/ visibilizar os artefatos enquanto uma estratégia de política pública educacional, legitimando-os, enquanto patrimônios históricos da Amazônia Bragantina, do Brasil e do Mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Melo Júnior, João Carlos Ferreira de, and Maria Regina Torres Boeger. "Riqueza, estrutura e interações edáficas em um gradiente de restinga do Parque Estadual do Acaraí, Estado de Santa Catarina, Brasil." Hoehnea 42, no. 2 (June 2015): 207–32. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-40/2014.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a flora e as fitocomunidades de um gradiente de restinga da planície litorânea Estado de Santa Catarina, correlacionando-as com os atributos edáficos. Para o levantamento florístico foi utilizado o wide patrolling, enquanto a estrutura da comunidade foi determinada pelo método de parcelas. Amostras de solo de cada fisionomia foram coletadas para análise de macronutrientes, matéria orgânica, umidade e espessura da serapilheira. A flora é composta por 319 espécies, dentre as quais 244 ocorrem de forma exclusiva nas formações de restinga herbácea (63), restinga arbustiva (32), restinga arbustivo-arbórea (46) e floresta de transição (103). O padrão estrutural de cada fisionomia da restinga estudada foi influenciado por fatores edáficos, como os teores de matéria orgânica, potássio, alumínio, a capacidade de troca catiônica e espessura da serapilheira, sendo estes atributos determinantes da flora característica de cada fitocomunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bernardi, Iara, Lais Ribeiro Silva, Patricia Bortoleto Falco, José Salatiel Rodrigues Pires, and Andre Cordeiro Alves Dos Santos. "Análise comparativa das ferramentas de gestão: Plano de Manejo da APA Itupararanga e os Planos Diretores Municipais." Sociedade & Natureza 32 (February 10, 2020): 75–91. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-36541.

Full text
Abstract:
A APA de Itupararanga foi criada em 1998 e inclui áreas dos municípios de Alumínio, Cotia, Votorantim, Vargem Grande Paulista, Mairinque, São Roque, Piedade e Ibiúna. É uma Unidade de Conservação importante no contexto regional, pois foi criada para a conservação do principal manancial da região, o reservatório de Itupararanga. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o Plano de Manejo da APA e os Planos Diretores Municipais nas áreas de intersecção, levantando os possíveis conflitos de uso da terra. Foi observada pouca inter-relação entre a elaboração dos Planos Diretores Municipais e a APA, o que resultou em 12 conflitos de uso e ocupação de solo (cerca de 20% da área da APA) entre o zoneamento da APA e aquele definido nos Planos Diretores. Assim, aponta-se para a necessidade de revisão dos Planos Diretores e elaboração do Plano de Manejo da APA para se alcançar a manutenção da qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável, com a efetiva participação dos órgãos municipais e da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Montanari, Rafael, Hernandes Andrade Queiroz, Pamela Kerlyane Tomaz, and Lenon Henrique Lovera. "VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DE ATRIBUTOS QUÍMICOS DE LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM MATO GROSSO DO SUL SOB PLANTIO DIRETO." Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 24, no. 3 (July 1, 2015): 245–56. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2015v24n3p245-256.

Full text
Abstract:
A caracterização da variabilidade espacial dos atributos do solo é necessária para que se possam interpretar as possíveis causas de variações nas produtividades das culturas. Objetivou-se com este trabalho analisar a variabilidade espacial e temporal dos teores de fósforo, potencial hidrogeniônico, enxofre e alumínio nos anos de 2004, 2008 e 2011 em Latossolo Vermelho distroférrico em Maracaju, MS sob plantio direto sendo implantado no verão soja e milho safrinha no inverno. As amostragens de solo foram realizadas utilizando uma malha irregular experimental constituída por 14 pontos, onde cada ponto foi identificado com o auxilio de um GPS. Foram obtidos também mapas de produtividade das culturas por meio de uso de colheitadeira, equipada com programas que geram mapas de produtividade. O pH apresentou correlação linear indireta com P e Al. Os atributos que apresentaram dependência espacial foram pH e P. Tanto linear quanto espacialmente, o pH e o P do solo se destaca como um potencial indicador da produtividade de grãos quando cultivado sob sistema plantio direto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Scherer, Eloi Erhard, Ivan Tadeu Baldissera, and Cristiano Nunes Nesi. "Propriedades químicas de um latossolo vermelho sob plantio direto e adubação com esterco de suínos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 1 (February 2007): 123–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000100013.

Full text
Abstract:
Na região Oeste de Santa Catarina, é comum o uso de esterco de suínos como fonte de nutrientes para as plantas. Este trabalho objetivou avaliar o efeito do esterco de suínos sobre as características químicas de um latossolo sob sistema plantio direto (SPD). O estudo constou de dois experimentos com doses de esterco de suínos (0, 40 e 115 m³ ha-1 ano-1), que foram realizados com a cultura do milho em Latossolo Vermelho distroférrico, em Chapecó, de 2000 a 2004, e em Guatambu, de 2001 a 2004, na região Oeste de Santa Catarina. Após a safra de milho de 2003/04, foram coletadas amostras de solo nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20, 25-35, 40-50, 70-80 e 100-110 cm, em três repetições, nas quais foram analisados pH, P e K disponíveis, Ca, Mg e Al trocáveis, CTC e teores de argila e matéria orgânica. Foram calculadas a acidez potencial (H + Al) e a saturação por alumínio. O esterco de suínos, aplicado na superfície do solo, teve efeito restrito às camadas superficiais, acarretando significativos aumentos nos teores de P até a profundidade de 10 cm. Observou-se que, mesmo com altos teores de P nas camadas superficiais, não houve significativa migração do nutriente para as camadas inferiores do perfil. Os demais atributos do solo analisados não foram significativamente afetados pelas doses de esterco; os maiores teores de K, Ca e Mg também ocorreram nas camadas superficiais (0-20 cm).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

ALVES, Wellmo dos Santos, Leonardo Nazário Silva dos SANTOS, Victor Souza MEDEIROS, Davi Santiago AQUINO, Wilker Alves MORAIS, Bruno Botelho SALEH, Vinícius Cruvinel PEREIRA, and Derick Martins Borges de MOURA. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA E ESTADO TRÓFICO DO RIBEIRÃO DAS ABÓBORAS, EM RIO VERDE – GO, BRASIL." Geosciences = Geociências 36, no. 1 (March 29, 2017): 13–29. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i1.12290.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água do Ribeirão das Abóboras, através da análise da temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, potencial hidrogeniônico, turbidez, demanda química de oxigênio, alumínio, nitrato, fósforo total e do estudo de estado trófico, visando subsidiar ação de planejamento e política desta importante bacia produtora de água para a população de Rio Verde – GO (as campanhas de coleta tiveram periodicidade mensal entre junho de 2012 a janeiro de 2013), sendo seus valores comparados com limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/05 para corpos de água doce classe 2. Os índices obtidos de estado trófico foram comparados com a classificação de Lamparelli (2004) modificado. Os valores médios estiveram dentro dos limites preconizados pela Resolução supracitada, exceto quanto ao teor de fósforo em todas as amostras. Os valores elevados de fósforo total refletiram em índices altos de estado trófico, ou seja, de junho a dezembro a água do ribeirão em questão se encontra no estado eutrófico e em janeiro supereutrófico, sugerindo que ações devem ser tomadas para minimizar o aporte deste nutriente a fim de evitar a possível eutrofização desse curso hídrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Schaffel, Izabela de França, Ingrid Langa Rodrigues, Nalia Santos Bozi, Raquel Augusta Barbosa Vindilino, Renata Adão De Carvalho, Wallace Nogueira Serafim Dos Santos, and Mauro Cesar Dias. "A QUÍMICA VERDE APLICADA NA RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA EM UM PROJETO SOCIAL NA REGIÃO DO RIO ARIBIRI, VILA VELHA-ES." Revista Ifes Ciência 5, no. 1 (November 21, 2019): 226–42. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v5i1.282.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi feito o acompanhamento da coleta seletiva, adequação da reciclagem do óleo residual de fritura na produção de sabão ecológico e atividades de educação ambiental realizadas pelo Instituto Verde Vida na Região do Rio Aribiri, Vila Velha-ES no período de 2014-2018, com a responsabilidade técnica do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. Os maiores registros dos insumos coletados na região no período avaliado foram de 0,9% para latas de alumínio, 66% parapoli (tereftalato de etileno) e 1,7% para óleo residual de fritura, principalmente no ano de 2016. Com a aplicação dos princípios da Química Verde na reciclagem do óleo residual de fritura e produção de sabão ecológico foram alcançadas significativas melhoras na produção. O processo de fabricação em larga escala do sabão ecológico foi aperfeiçoado com planilha de controle de carga, o que proporcionou um produto final com os parâmetros avaliados de acordo com legislação (1% de alcalinidade livre e pH11,50) e apresentou percentagem de limpeza acima de 98%. As ações de educação ambiental alcançaram um total de 641 pessoas entre público adulto, jovem e infato-juvenil no período avaliado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Araújo, Maria Cristina Santos Pereira de, Guttemberg da Silva Silvino, João Paulo de Oliveira Santos, Joseilson dos Santos Silva, and Luciana Gomes Barbosa. "Fracionamento de fósforo em sedimentos límnicos em microbacia hidrográfica (Nordeste, Brasil)." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 13, no. 2 (April 11, 2020): 645–58. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2020v13n2p645-658.

Full text
Abstract:
O estado trófico dos lagos geralmente é dependente da concentração de fósforo na água, que por sua vez é influenciado pelo teor desse nutriente no sedimento, mas nem todo fósforo sedimentar está disponível, requerendo quantificação das frações através de fracionamento químico. Nesse sentido, o trabalho objetivou quantificar as frações disponíveis do fósforo utilizando fracionamento químico do sedimento superficial, em reservatórios de usos múltiplos de brejos de altitude. A pesquisa foi executada na bacia hidrográfica do Rio do Canto (BHRC) (-6°55’52,31”S, 35°42’33,91”W e -6°58’41,26”S, -35°42’37,07”W), região do brejo de altitude de Areia (Paraíba, Brasil), durante os meses de novembro e dezembro de 2014. Mediu-se o potencial hidrogeniônico, potencial de oxi-redução, a granulometria, teores de matéria orgânica, ferro alumínio, cálcio e as frações de fósforo sedimentar usando o protocolo SMT. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais. A fração biodisponível, correspondente ao fósforo orgânico e não apatítico representou entre 15 a 38% do teor de fósforo total quantificado no sedimento dos reservatórios monitorados na BHRC. Os resultados indicam a seguinte ordem crescente de biodisponibilidade de fósforo para os reservatórios monitorados na BHRC: R7
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Biff, Sergio, and Manoel Ribeiro da Silva. "Uso do resíduo sólido proveniente do processo de beneficiamento de areia na indústria de revestimentos cerâmicos e sua influência nas propriedades físicas dos produtos cerâmicos." Matéria (Rio de Janeiro) 21, no. 4 (December 2016): 853–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620160004.0103.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho teve como principal objetivo, caracterizar e avaliar a viabilidade do uso de um resíduo sólido proveniente do processo de beneficiamento de areia na produção de revestimentos cerâmicos. Para determinar os principais constituintes, o resíduo sólido foi caracterizado por intermédio da análise química por fluorescência de raios X e as principais fases cristalinas foram determinadas por difração de raios X. Para avaliar os efeitos da adição do resíduo em um material cerâmico, o mesmo foi introduzido em uma massa cerâmica nas proporções de 5 e 10%. Os materiais cerâmicos obtidos foram submetidos a ensaios de retração linear, absorção de água e módulo de resistência à flexão, conforme norma NBR 13818 (1997). Adicionalmente, o resíduo sólido e os materiais cerâmicos obtidos neste trabalho foram classificados quanto a potencial periculosidade ao meio ambiente, conforme a norma NBR 10004 (2004). O resíduo sólido apresentou como principais constituintes o óxido de silício e o óxido de alumínio, contendo respectivamente 50,2% e 19,2% em massa, distribuídos nas formas cristalinas de quartzo e caulinita. Os materiais cerâmicos obtidos após sua queima à temperatura de 1100oC, sem adição e com adição de 10% de resíduo sólido, apresentaram respectivamente módulos de resistência à flexão de 13,99Mpa e 14,60Mpa, os resultados de absorção de água para os materiais sem adição e com adição de 10% de resíduo sólido foram respectivamente de 16,96% e 16,63%, valores estes adequados para a aplicação do produto como revestimento cerâmico conforme a norma NBR 13818 (1997). O resíduo sólido foi classificado como não inerte de acordo com a norma NBR 10004 (2004), apresentando desta forma potencial risco ao meio ambiente. Os materiais cerâmicos obtidos com a adição de 10% de resíduo sólido foram classificados como inertes de acordo com a Norma NBR 10004 (2004), demonstrando a capacidade dos materiais cerâmicos em incorporar resíduos sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Casali, Juliana Machado, Thainá Fortunato Miguel, Caroline Castanhetti Felizardo, Natacha dos Santos Meira, Lucas Dominguini, and Andrea Murillo Betioli. "Caracterização e influência do teor do resíduo de areia de fundição fenólica em argamassas de revestimento." Ambiente Construído 18, no. 1 (March 2018): 261–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100220.

Full text
Abstract:
Resumo Um dos resíduos gerados pela indústria de fundição que tem potencial de aplicação na construção civil é a areia de fundição. O objetivo deste trabalho foi caracterizar e verificar a influência do teor do resíduo de areia de fundição fenólica em argamassas de revestimentos trabalháveis. Foram confeccionadas argamassas mistas, substituindo a areia natural, em volume, nos teores de 0%, 10%, 30% e 100% pelo resíduo de areia de fundição. Para os resíduos de areia de fundição e das argamassas foram realizados ensaios de corrosividade, reatividade, lixiviação e solubilização. Com os dados obtidos foi possível verificar a influência do resíduo de areia de fundição nas propriedades do estado fresco (principalmente na argamassa com 100% do resíduo de areia de fundição, que demandou uma quantidade de água maior para a mesma consistência) e do endurecido (redução nas resistências, na densidade de massa e no módulo de elasticidade). Notou-se que as argamassas com resíduos de areia de fundição, em comparação com o resíduo de areia de fundição, apresentaram menor concentração de ferro, fluoreto e sódio, e maior de alumínio, cromo total e fenóis totais. Os resíduos estudados foram classificados como não perigosos - Classe II A - não inertes, segundo a NBR 10004 (ABNT, 2004).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Hisatugo, Erika, and Oswaldo Marçal Júnior. "Coleta seletiva e reciclagem como instrumentos para conservação ambiental: um estudo de caso em Uberlândia, MG." Sociedade & Natureza 19, no. 2 (December 2007): 205–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132007000200013.

Full text
Abstract:
Um dos maiores problemas dos centros urbanos é a destinação final do lixo, situação agravada pelo modelo capitalista. A coleta seletiva e a reciclagem de materiais estão entre as principais soluções para esse problema. Este estudo teve como objetivo determinar a quantidade de materiais coletada por uma das empresas de coleta seletiva da cidade de Uberlândia (MG) e avaliar os ganhos ambientais potenciais advindos desse processo. No período 2001/2004, as atividades da empresa foram acompanhadas pela pesquisadora, que também teve acesso aos registros referentes à separação, classificação e pesagem dos materiais. Foram realizados cálculos de economias potenciais de energia e recursos naturais. No total, foram coletadas 4.727,74 t de materiais recicláveis. A média de alumínio desviado do aterro foi de 8,22 t./ano, o que proporcionaria uma economia de bauxita de 41,1 t. O peso médio de papel coletado foi de 804,26 t./ano, possibilitando uma economia de água de 19.571,63 mil litros anuais. O peso médio de plástico foi de 369,51 t./ano. Lembramos que a reciclagem de plásticos proporciona economia de um importante recurso não-renovável: o petróleo. Os resultados indicam que a coleta seletiva de materiais e sua reciclagem podem oferecer ganhos econômicos e ambientais significativos para a cidade de Uberlândia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Victória, Cassiano, José Rafael Modolo, Denise Theodoro Da Silva, Selene Daniela Babboni, and Carlos Roberto Padovani. "Comparação da composição do solo urbano de área endêmica e não endêmica para a Leishmaniose Visceral Americana (LVA)." Veterinária e Zootecnia 27 (April 17, 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2020.v27.422.

Full text
Abstract:
A LVA é uma doença endêmica em alguns estados do Brasil, especialmente em São Paulo, devido a sua rápida expansão. Ela é uma preocupação constante para as equipes de saúde uma vez que seu controle é deficiente em razão da ecologia dos flebotomíneos, que apresentam parte do seu ciclo de vida em solos com a presença de matéria orgânica em decomposição. O objetivo do presente estudo foi o de analisar a composição físico-química do solo de uma área endêmica para a doença, com a presença do e vetor e com transmissão canina e humana, e compará-la com uma área em que não existe a presença do vetor e nem a transmissão. Foram analisadas 333 amostras de solo, sendo 161 em área endêmica e 172 em área não endêmica no Laboratório de Solos da Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP Campus de Botucatu. Os resultados das análises mostraram que as duas áreas apresentam diferenças importantes em relação à composição do solo, o que poderia explicar a presença ou ausência do vetor em determinados municípios. A área não endêmica apresentou resultados significativamente maiores para os valores de areia total, matéria orgânica, hidrogênio + alumínio, magnésio, capacidade de troca de cátions, cobre e ferro, e quantidade significativamente menor de Argila, apresentando um pH mais ácido do que a área endêmica. Não existem trabalhos na literatura que definam com precisão quais macro ou micronutrientes presentes nos solos com matéria orgânica, teriam a função de prejudicar ou auxiliar o desenvolvimento das formas larvárias do vetor. Entretanto, a principal contribuição do presente estudo foi detectar que existem diferenças de composição do solo entre áreas endêmicas e não endêmicas, o que pode facilitar ou dificultar a multiplicação do vetor e que pode ser utilizado para uma possível modificação no solo, contribuindo assim para o controle do ciclo vetorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Fois, Diego Augusto Fatecha, Maria do Carmo Lana, Jimmy Walter Rasche Alvarez, Jucenei Frandoloso, Laura Raquel Quiñonez Vera, and Tales Tiecher. "Resposta da soja ao gesso agrícola em plantio direto no Paraguai." Revista Ceres 65, no. 5 (September 2018): 450–62. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201865050010.

Full text
Abstract:
RESUMO A aplicação de gesso em áreas sob plantio direto pode influenciar as características químicas do perfil do solo e aumentar produtividade de soja. Esse trabalho foi realizado com objetivo de avaliar efeito da gessagem na produtividade da soja num Argissolo e Latossolo no Paraguai. O experimento foi realizado nos municípios de Minga Porá e Itakyry, usando delineamento de blocos ao acaso, com seis doses de gesso agrícola (0, 100, 200, 400, 800 e 1600 kg ha‒1) e cinco repetições. Aplicou-se gesso em superfície em setembro de 2014 e foram avaliadas duas safras de soja (2014/2015 e 2015/2016). Para cada safra foram coletadas amostras de tecido foliar e grãos para determinação dos teores de P, K, Ca, Mg e S. Foi avaliada a massa de mil grãos, número de vagens por planta, número de sementes por planta, número de grãos por vagens e rendimento de grãos. Amostras de solo foram coletadas em ambos locais das camadas de 0‒10, 10‒20 e 20‒40 cm, para determinação de teores de S, K, Ca e Mg disponíveis, saturação por bases e saturação por Al. Os componentes de rendimento e a produtividade da soja não foram influenciados pela aplicação de gesso. Os teores de Ca, Mg, S, P e K no grão e também no tecido foliar da soja não foram afetados pela aplicação das doses de gesso em nenhum local e ano agrícola avaliado. Não houve relação entre a produtividade da soja em todos os cultivos avaliados com o teor de S e K disponível, Ca e Mg trocável, saturação por bases e saturação por alumínio no solo da camada 0‒10, 10‒20 e 20‒40 cm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Barra Rocha, Cézar Henrique, Márcio de Oliveira, Raissa da Cruz Ferreira, Guilherme William Marcelino, and Marina Alonso Leite. "CAPACIDADE DE SUPORTE E RESILIÊNCIA DE UM MANANCIAL PERIURBANO EM JUIZ DE FORA (MG), BRASIL." Revista de Geografia - PPGEO - UFJF 9, no. 1 (December 13, 2019): 92–109. http://dx.doi.org/10.34019/2236-837x.2019.v9.18107.

Full text
Abstract:
Esse artigo propôs o monitoramento dos impactos na Bacia de contribuição da Represa de São Pedro (BCRSP) situada em Juiz de Fora (MG) através do ICE aplicado na série histórica de dados limnológicos da CESAMA entre 2006 e 2017. O Índice de Conformidade ao Enquadramento (ICE) foi proposto pelo Canadian Council of Ministers of the Environment (CCME). Ele é baseado na excedência a padrões de qualidade da água e visa determinar a “distância” que as variáveis se encontram do que é desejado. Foi possível perceber que os parâmetros Fósforo Total, Ferro, DBO5,20, Oxigênio Consumido, Alumínio e Oxigênio Dissolvido foram os que apresentaram maior percentual de não conformidade nesse período. Esses parâmetros refletem a geração de carga orgânica e transporte de sedimentos nessa Bacia oriundos de esgotos domésticos, revolvimento de terras e erosão. Destaque para duplicação da BR-040; a execução da BR-440 e loteamentos como o Condomínio Alphaville; e a maior seca dos últimos anos que geraram os piores resultados de ICE em 2007, 2010 a 2012, e 2014, respectivamente. A capacidade de recuperação e resiliência dessa Represa nos anos em que cessaram ou reduziram essas interferências com melhoria do ICE, mostram também a sensibilidade desse Índice. A Represa de São Pedro mostrou uma tendência de melhoria da sua água nos últimos anos, chamando a atenção da sociedade e do poder público que precisam se mobilizar no sentido de mantê-la como um manancial estratégico de abastecimento público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Juliana Guedes and Rogério Antonio Krupek. "Florística e fitossociologia do componente arbóreo de um fragmento de floresta ombrófila densa do estado de São Paulo." Acta Biológica Catarinense 3, no. 1 (February 11, 2021): 12–24. http://dx.doi.org/10.21726/abc.v3i1.426.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a estrutura horizontal e vertical e a diversidade florística de um fragmento de floresta ombrófila densa por meio de levantamento fitossociológico e florístico. O estudo foi realizado em uma área localizada dentro dos municípios de Alumínio e Mairinque, região sudeste do estado de São Paulo. Os trabalhos de campo foram desenvolvidos durante o ano de 2014, e foi disposto, na área de estudos, um total de vinte parcelas medindo 10 x 50 metros (0,05 ha.), totalizando 1 hectare de área total. Os parâmetros avaliados foram: frequência absoluta, frequência relativa, densidade média, densidade total, densidade absoluta, densidade relativa, área basal, dominância absoluta, dominância relativa, valor de importância e valor de cobertura. Calcularam-se índices de dominância, diversidade e equitabilidade, além da estrutura horizontal e vertical da comunidade. Na área de estudo foram encontradas 81 espécies identificadas em 31 famílias botânicas. As famílias com maior abundância foram Myrtaceae (93 indivíduos) e Euphorbiaceae (64), e a família com maior riqueza de espécies foi Fabaceae (7 espécies). Em relação aos dados fitossociológicos, o táxon Eucalyptus sp. foi o que apresentou maior densidade e dominância, sendo considerado o de maior valor de importância da área. A espécie Croton floribundus ficou em segundo lugar em valor de importância. As famílias às quais pertencem as espécies mencionadas são características de floresta ombrófila densa. A maioria das espécies apresentou média de DAP 19,7 cm e altura média de 14,7 m. Foram encontradas 16 espécies raras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

B. Nagy, János. "A nanotechnológia múltja, jelene és jövője." Acta Materialia Transylvanica magyar kiadás 4, no. 1 (2021): 1–8. http://dx.doi.org/10.33923/amt-2021-01-01.

Full text
Abstract:
Már az ókori, mezopotámiai, egyiptomi, illetve a középkori művészek alkotásai, a különböző színű ablaküvegek is csodálatra késztetnek, melyeket fémnanorészecskék segítségével állítottak elő. A cikk röviden ismerteti a zeolitokat, a nanorészecskéket és a szénnanocsöveket. Ez utóbbiakat részletesen kifejtjük, mivel megalapítottunk egy Nanocyl nevű céget, mely szénnanocsöveket árul, és a legjobb európai cég lett. Egy szénnanocső 100000-szer vékonyabb, mint egy hajszál, nagyon könnyű – kétszer könnyebb, mint az alumínium –, nagy az ellenálló képessége – sokkal nagyobb, mint az acélé –, és vezeti az áramot, sokkal jobban, mint a fémes vezetők. A szénnanocsövek alkalmazása nagyon fontos a nanotechnológiában. Például csavaros nanocsövek segítségével sikerült megmérni egyetlen nanorészecske súlyát, ami egy femtogramm (10–15 gramm). Szénnanocsöveket használnak az autófestékben, mellyel megszüntetik a statikus elektromosságot. Szénnanocsövek segítségével le lehet csökkenteni a tűz terjedésének sebességét, ha kompozit anyagokba bevisszük. Veszélyes gázok érzékelésére szenzornak is nagyon jók a szénnanocsövek. Jelen cikkben az alkalmazási területét mutatjuk be. A nanotechnológia jövőjét a nanogépek jellemzik; szó lesz a Föld és a Hold közötti liftről, a grafénről (egyetlen atomsíkból álló grafitlemez) és a valószínűleg a szénnanocsövek alkalmazására alapuló eljárásról, mely segít tengervízből ivóvizet gyártani és vizet tisztítani.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Moraes, Renata Xavier Lona de, Lauren Nozomi Marques Yabuki, João Gabriel Thomaz Queluz, and Marcelo Loureiro Garcia. "Avaliação da qualidade das águas superficiais e do sistema de tratamento do esgoto sanitário do município de Rio Claro/SP." Holos Environment 21, no. 1 (November 14, 2020): 83–104. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v21i1.12421.

Full text
Abstract:
A manutenção da qualidade da água é fundamental, tendo em vista que somente uma parcela reduzida do seu volume total está disponível para utilização direta. O lançamento de efluentes fora dos padrões de qualidade pode agravar significativamente esse cenário. O gerenciamento correto de águas residuárias torna-se ainda mais importante em períodos de crise hídrica, para a qual uma solução é o reuso por meio de tratamento avançado. Assim, foi objetivo deste trabalho avaliar o padrão de qualidade de águas do município de Rio Claro (SP). Ao longo dos rios Corumbataí e Ribeirão Claro, cinco pontos foram analisados em relação a diversos parâmetros de qualidade de águas, em trechos que abrangiam tanto a montante de pontos de captação de água, quanto a jusante de lançamento de esgotos tratados.Os resultados obtidos foram comparados às legislações vigentes sobre os temas, para averiguar a conformidade com os padrões estabelecidos. O Índice de Qualidade das Águas foi apresentado com a classificação boa em praticamente todos os pontos, exceto o ponto mais a jusante do município que obteve a classificação regular. As concentrações de alumínio dissolvido e ferro dissolvido apresentaram-se acima dos limites estabelecidos pela legislação no ano de 2018 em todos os pontos, especialmente no período chuvoso. Nos períodos de 2010-2014 e 2013-2017: os valores de Escherichia coli ultrapassaram os limites legais também para todas as localizações, com os piores resultados para os dois pontos a jusante; os valores mais elevados para condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio e fósforo total foram obtidos nos dois pontos a jusante, acima dos limites. Para os dados referentes ao sistema de tratamento de esgoto do município, foram demonstradas elevadas eficiências na remoção de matéria orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Agnesini, Marília Vasconcellos, Fernando Afonso Marrengula, and Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato. "Aplicação da filtração direta descendente em efluente de esgoto sanitária para produção de água de reúso direto." Tecno-Lógica 22, no. 2 (July 31, 2018): 217. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.12175.

Full text
Abstract:
A escassez de água é um problema de âmbito mundial, deste modo, técnicas como o reuso, que visam suprir essa falta, reduzem a demanda sobre os recursos hídricos, poupando grandes volumes de água potável da utilização para fins menos nobres, além de diminuírem a carga de efluente nos rios. Nesse contexto, foi proposta a aplicação da tecnologia de filtração direta descendente (FDD) em areia, como tratamento terciário ao efluente secundário de estação de tratamento de esgoto sanitário (ETE), com vista à obtenção de água de reuso direto. Dentre as principais vantagens dessa tecnologia estão o baixo custo, a facilidade operacional e a produção de água com qualidade suficiente para aplicação de fins menos nobres. Para isso, foi realizado monitoramento do efluente de ETE, localizado em um município do interior paulista, com a finalidade de avaliar a qualidade da água e garantir a adequação da aplicação da FDD como recurso tecnológico. Foram realizados ensaios de tratamento em jar-test com uso do coagulante policloreto de alumínio (PAC), seguidos de oxidação com cloro. O resultado do monitoramento do efluente da ETE apontou baixos valores de turbidez, com pouca variação no período de estudo, apresentando qualidade adequada para aplicação da FDD. A dosagem otimizada para o coagulante PAC foi de 15 mg L-1. Os ensaios de FDD seguidos de oxidação com cloro forneceu água de reuso com cor aparente de 20 uH; turbidez de 0,8 uT; pH de aproximadamente 7,5 e cloro residual livre de 1 mg L-1. Tais resultados atendem às recomendações de qualidade estabelecidas pela USEPA (2004) e NBR 13969 (ABNT, 1997). Pode-se concluir que a qualidade da água obtida pela aplicação da tecnologia de FDD, seguida de oxidação com cloro, atende à demanda de reuso urbano irrestrito para aplicações de uso menos nobre da água, tais como irrigação de jardins, lavagem de pisos e espaços públicos e armazenamento para combate de incêndio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Medeiros, João Carlos, Jackson Adriano Albuquerque, Álvaro Luiz Mafra, Fhelipe Batistella, and Josué Grah. "Calagem superficial com resíduo alcalino da indústria de papel e celulose em um solo altamente tamponado." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 6 (December 2009): 1657–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000600014.

Full text
Abstract:
Solos dos planaltos subtropicais do Brasil são pobres em nutrientes e têm alta necessidade de calagem, o que encarece e pode limitar a correção da acidez. O objetivo deste estudo foi avaliar modificações químicas e físicas de um Cambissolo Húmico alumínico e a resposta da cultura do trigo ao resíduo alcalino da indústria de papel e celulose (Dregs) em comparação com um corretivo convencional. Os tratamentos foram doses de resíduo (Res) de 25, 50 e 100 % da recomendação indicada pelo método SMP, visando elevar o pH para 6,0, que correspondem a 2.625, 5.250 e 10.500 kg ha-1, respectivamente. Essas doses se comparam a 50 e 100 % SMP de calcário dolomítico (Cal), e correspondem a 5.600 e 11.200 kg ha-1, respectivamente, além do solo sem correção (testemunha, sem resíduo e, ou, corretivo). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os corretivos foram aplicados superficialmente em duas épocas: primeira metade em junho de 2004 e o restante em junho de 2006, em uma área de campo nativo pastejado, sem revolvimento do solo. As amostras de solo foram coletadas nas camadas de 0 a 5, 5 a 10, e 10 a 15 cm para caracterização química e física do solo. Em 2006, foram avaliados os teores foliares de nutrientes e a produtividade de grãos de trigo. A aplicação superficial do resíduo alcalino melhorou os atributos químicos do solo, principalmente na camada superficial, com aumento do pH e dos teores de Ca e Mg, da relação molar entre Ca e Mg e do teor de Na, sem, entretanto, atingir o valor crítico de saturação da CTC por Na. A calagem superficial com resíduo ou calcário reduziu linearmente o grau de floculação das argilas na camada superficial do solo. Os teores de nutrientes nas plantas e a produtividade de grãos foram semelhantes entre os tratamentos com calcário ou resíduo, com respostas crescentes às doses dos corretivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Simões Santos, Matheus, Hernando Baggio Filho, Amanda Dias Araújo, Mariana de Oliveira Freitas, Thiago Martins da Costa, and Adolf Heinrich Horn. "ANALISE DA CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE METAIS PESADOS NA ÁGUA DO RIO DAS VELHAS ENTRE A CIDADE DE VÁRZEA DA PALMA E O DISTRITO DE BARRA DO GUAICUÍ—MG." Revista Cerrados 16, no. 01 (March 13, 2020): 130–58. http://dx.doi.org/10.22238/rc2448269220171601130158.

Full text
Abstract:
O Rio das Velhas é o maior afluente em extensão do Rio São Francisco no Norte do Estado de Minas Gerais. A área de estudo localiza-se integralmente no município de Várzea da Palma, sendo delimitada pelas seguintes coordenadas UTM: 520000E-860200N e 532000E-805200N. Tendo em vista as particularidades naturais e as características antrópicas, o estudo avaliou a concentração e distribuição dos metais pesados na água superficial em 25 amostras coletadas em campo. As análises químicas dos metais cobre (Cu) e Cromo (Cr) nas águas superficiais demonstraram que, apenas o Cu violou a resolução CONAMA 357/2005, nenhuns dos dois elementos violaram a Portaria do Ministério da Saúde nº 518/2004. Em relação aos parâmetros Alumínio (Al), Manganês (Mn) e Ferro (Fe), na área de influencia urbano/industrial, o lançamento de esgoto doméstico, resulta em níveis de contaminação para esses elementos, no restante da área amostrada, indica um enriquecimento natural. Na elaboração cartográfica foi utilizado o software Arc Gis 9.2. Concluiu-se que a bacia do Rio das Velhas se constitui em um ambiente natural frágil. Os vários tipos de interferências antropogênicas, em especial a agricultura comercial, indústrias e urbanização, além de todo o contexto histórico de ocupação desordenada da bacia, contribuíram de forma marcante para a sua degradação hídrica e ambiental. Palavras-chave: Rio das Velhas. Água. Poluição. Metais pesados. CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF HEAVY METALS ANALYSIS IN WATER OF THE VELHAS RIVER IN THE VÁRZEA DA PALMA TOWN AND THE BARRA DO GUAICUÍ DISTRICT -MG ABSTRACT The Velhas River is the largest tributary in the extension of the São Francisco River in the North of the State of Minas Gerais. The study area is fully located in the Várzea da Palma municipality and is delimited by the following UTM coordinates: 520000E-860200N and 532000E-805200N. Considering the natural particularities and the anthropic characteristics, the study evaluated the concentration and distribution of heavy metals in surface water in 25 samples collected in the field. The chemical analysis of Cu and Cr metals in surface waters shows that only Cu violated CONAMA Resolution 357/2005, neither of the two elements violated Ministry of Health Ordinance No. 518/2004. Regarding the parameters Al, Mn and Fe, in the area of urban / industrial influence, the release of domestic sewage results in levels of contamination for these elements, the rest of the sampled area shows natural enrichment. For cartographic elaboration was used software ArcGis 9.2 to obtain the natural scenarios. It was concluded that the Velhas River basin constitutes itself in a fragile natural environment. The various types of anthropogenic interference, especially commercial agriculture, industries and urbanization, beyond all the historical context of disordered occupation of the basin, contributed significantly to hydric and environmental degradation. Keywords: Velhas River. Water. Pollution. Heavy metals. ANALISIS DE LA CONCENTRACIÓN Y DISTRIBUCIÓN DE METALES PESADOS EN EL AGUA DEL RÍO DAS VELHAS EN LA CIUDAD DE VÁRZEA DE LA PALMA Y EL DISTRITO DE BARRA DEL GUAICUÍ-MG RESUMEN El Rio das Velhas es el más grande afluente en extensión de la cuenca hidrográfica del Rio São Francisco, ubicado a norte de la Província de Minas Gerais, sureste de Brasil. La zona de estudio comprende al município de Várzea da Palma (520000 E-860200 N; 532000 E-805200 N). Tenendo em cuenta las condiciones naturales y antrópicas, el estudio evaluó la concentración y distribución del cobre (Cu) y cromo (Cr) en agua superficiale de 25 porciones/partes recogitadas del Rio de Velhas. Los datos puntan que las concentraciones del cobre no están de acuerdo con la resolución del CONAMA 357/2005, y que tanto el cobre como el cromo violaron la Portaría del Ministério de Saúde de Brasil nº 518/2004. En relación a los parámetros de metales cómo aluminio (Al), manganeso (Mn) y fierro (Fe), en la zona de influencia urbano/industrial de saneamiento doméstico, resulta niveles de contaminación a partir de esos elementos. Aunque al rededor de la zona estudiada, esos niveles apuntan un enriquecimiento natural por parte de los mismos. En la elaboración cartográfica se utilizó el software Arc Gis 9.2, para la obtención de los mapas com los escenários naturales. El conjunto de datos han indicado que la cuenca del Rio das Velhas resulta em un ambiente natural extremamente frágil a las contaminaciones. Los diversos tipos de interferencias antropogénicas, en particular la agricultura comercial, las industrias y la urbanización, además de todo el contexto histórico de ocupación desordenada de la cuenca, contribuyeron de forma marcada a su degradación hídrica y ambiental. Palabras clave: Rio das Velhas. Agua. Polución. Metales pesados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Brito Júnior, Carlos Alberto Rios, Luis Claudio Pardini, and Antônio Carlos Ancelotti Júnior. "Obtenção das constantes elásticas efetivas sob condição dinâmica de um laminado híbrido para uso aeronáutico." Matéria (Rio de Janeiro) 25, no. 3 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620200003.1123.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho aborda a determinação das constantes elásticas efetivas de materiais compósitos estruturais de uso aeronáutico por meio de ensaio de vibração. O experimento foi conduzido em um aparato apropriado com interferômetro a laser. Inicialmente, foi realizado um ensaio de vibração do tipo livre para obtenção das frequências naturais intrínsecas à placa de compósito híbrido de alumínio aeronáutico com tecido prepreg de fibra de carbono/epóxi (CARALL). Do mesmo modo, verificou-se por meio deste método, o alumínio 2024 T3 que é uma liga metálica que pode ser aplicada em aeronaves. Tanto o alumínio quanto os compósitos foram modelados em aplicativo computacional (ANSYS) onde por meio do método de elementos finitos obtiveram-se frequências relacionadas aos seis primeiros modos de vibração. O alumínio aeronáutico apresentou uma maior precisão entre os materiais analisados em relação as suas frequências naturais. Em relação as constantes elásticas, a liga de alumínio 2024 T3 apresentou um módulo E1 de 71,3 GPa e um coeficiente de Poisson de 0,31. As constantes elásticas do CARALL foram determinadas como solução de um problema de otimização computacional descrita em linguagem própria contida em uma sub-rotina do ANSYS. Observou-se que o módulo de elasticidade principal e o coeficiente de Poisson são próximos dos valores encontrados numericamente pela regra da mistura (70 GPa e 0.3, respectivamente).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Catelli, Francisco, and Andréa Cantarelli Morales. "Movimento de imãs ao deslizar sobre um plano inclinado de alumínio." Revista Brasileira de Ensino de Física 43 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2021-0014.

Full text
Abstract:
Uma variação da conhecida queda de um imã de neodímio – ferro – boro por dentro de um tubo de material condutor não magnético é apresentada nesse trabalho; o imã retirado de um mecanismo de movimento do braço de gravação e leitura de um disco rígido é colocado a deslizar por uma rampa de alumínio colocada próxima à vertical. Essa configuração possui a grande vantagem de poder ser vista por uma (eventualmente) grande audiência; adicionalmente, as transformações de energia são suficientemente simples para serem tratadas em cursos de física de nível médio. O tratamento dado a essa atividade didática, adequado ao nível médio de ensino de Física, ou mesmo ensino superior introdutório, envolve a exploração de princípios ligados à conservação de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barroso, Renato Rodrigues, Alexandre Lopes de Oliveira, and Vitor Luiz de Jesus. "Simulação da detecção de exoplanetas pelo método do trânsito utilizando o pêndulo cônico e o smartphone." Revista Brasileira de Ensino de Física 42 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0161.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho consiste em um experimento didático cujo objetivo é simular uma observação de exoplanetas por meio da detecção da variação da iluminância da estrela hospedeira. Para isso, utilizamos a técnica que detecta o efeito da sombra do exoplaneta quando esse transita diante de sua estrela hospedeira, conhecida como “método do trânsito”. Essa técnica é baseada na redução do brilho de uma estrela quando o exoplaneta transita na sua frente percorrendo o seu disco, que funciona com uma pequena porcentagem de planetas cujos planos orbitais estejam alinhados com a linha de visão do observador. Nesta proposta didática, uma lâmpada faz papel da estrela hospedeira, uma esfera construída em papel-alumínio representa o exoplaneta a ser observado e o detector de iluminância é o luxímetro embutido em um smartphone. Para representar a órbita do exoplaneta, um pêndulo cônico foi construído sendo seu prumo a esfera de papel-alumínio. Os resultados da variação da iluminância são obtidos via aplicativo phyphox e interpretados à luz do modelo teórico utilizado no método do trânsito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rossini, Marcos Roberto, Paulo Sérgio de Camargo Filho, Kleber Eiti Yamaguti, Marcio José Alves, and Luís Henrique Cardozo Amorin. "Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone." Revista Brasileira de Ensino de Física 43 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2021-0194.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, apresenta-se uma proposta de atividade didática para estudantes de graduação dos cursos de Física e de Engenharia, visando a determinação do módulo de elasticidade do aço e do alumínio, empregando-se hastes constituídas por estes metais e um smartphone para se obterem os valores das frequências ressonantes dos harmônicos que se nelas estabelecem. A fundamentação teórica considerou a oscilação destas hastes submetidas a flexões simples, com extremos livres. Resolveu-se a equação da dinâmica do movimento para se obter as localizações dos nós, as frequências dos harmônicos, e a relação com o módulo de Young. Os ensaios práticos empregam técnicas de medida bastante simples, equipamentos altamente disponíveis e de muito baixo custo. Os resultados demonstraram a viabilidade da proposta que, além de explorar o ensino por meio de representações múltiplas, possui um forte apelo lúdico e sensorial, inclusive para estudantes com deficiência auditiva. Também há um viés de aplicabilidade para o ensino médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Cynthia Algayer da, Carole Silveira, Fernando Alves da Silva, Marcia Regina Fagundes Klen, and Rosângela Bergamasco. "CLASSIFICAÇÃO DOS LODOS FORMADOS DURANTE O PROCESSO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO DA ÁGUA COM OS COAGULANTES PAC E MORINGA OLEIFERA." Engevista 14, no. 3 (May 17, 2012). http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v14i3.380.

Full text
Abstract:
O processo de tratamento para produção de água potável gera resíduos em algumas etapas do processo de tratamento principalmente o lodo do decantador. Este lodo é formado durante o processo de coagulação/floculação, com o auxilio de coagulantes químico (PAC- Policloreto de Alumínio) ou natural (Moringa oleifera) que vêm sendo investigado intensamente. Pela ABNT NBR 10.004 este lodo é classificado como “resíduo sólido”, portanto deve ser tratado e disposto conforme exigência dos órgãos reguladores. O objetivo principal deste trabalho é classificar o lodo formado, com o uso dos seguintes coagulantes: PCA e Moringa, de acordo com o conjunto de normas ABNT NBR 10.004 (“Resíduos sólidos – Classificação”), ABNT NBR 10.005 (Procedimentos para obtenção de extrato lixiviado de resíduos sólidos”) e ABNT NBR 10.006 (2004) (“Procedimentos para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos”), segundo a análise de metais do extrato lixiviado e solubilizado dos lodos. Os ensaios de lixiviação e solubilização dos lodos indicam que os lodos de PCA e Moringa são classificados como resíduos CLASSE II A Não perigoso – Não inerte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Picanço, Felipe Monteiro. "Implantação do sistema de gestão lean em refinaria de alumina e os impactos operacionais na performance da empresa." Revista Gestão Industrial 13, no. 3 (January 11, 2018). http://dx.doi.org/10.3895/gi.v13n3.5655.

Full text
Abstract:
Nos anos de 2013 e 2014 uma grave crise financeira atingiu a maior refinaria de Alumina do Mundo, a Hydro Alunorte, fazendo com que a empresa enfrentasse grande prejuízo nestes anos. No final de 2013, uma grande reação foi iniciada com a reestruturação do corpo gerencial e da empresa como um todo. A reestruturação da empresa foi coordenada tomando como base os princípios do Lean manufacture, para este caso, um Sistema de gestão próprio conhecido como BABS (Bauxite & Alumina Business System), porém desenvolvido na Noruega a partir da implementação dos princípios do Lean manufacture nas fábricas de Alumínio da Hydro (AMBS – Aluminium Metal Business System). Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva analisar como a maior refinaria de alumina do mundo poderá recuperar a lucratividade sustentável através da implementação de um sistema de gestão Lean desenvolvido na Noruega. Diante dos dados coletados, os resultados gerados pela pesquisa foram interpretados, analisados e organizados através de gráficos demonstrativos para garantir uma melhor interpretação e compreensão dos mesmos. Com os resultados pôde-se concluir que a principal constatação mostra que o sistema BABS implementado na empresa capitalizou resultados importantes como a maior estabilidade e volumes de produção da empresa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Guedes, Juliana, and Rogério Antonio Krupek. "Florística e fitossociologia do componente arbóreo de um fragmento de floresta ombrófila densa do estado de São Paulo." Acta Biológica Catarinense 3, no. 1 (July 13, 2016). http://dx.doi.org/10.21726/abc.v3i1.184.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a estrutura horizontal e vertical e a diversidade florística de um fragmento de floresta ombrófila densa por meio de levantamento fitossociológico e florístico. O estudo foi realizado em uma área localizada dentro dos municípios de Alumínio e Mairinque, região sudeste do estado de São Paulo. Os trabalhos de campo foram desenvolvidos durante o ano de 2014, e foi disposto, na área de estudos, um total de vinte parcelas medindo 10 x 50 metros (0,05 ha.), totalizando 1 hectare de área total. Os parâmetros avaliados foram: frequência absoluta, frequência relativa, densidade média, densidade total, densidade absoluta, densidade relativa, área basal, dominância absoluta, dominância relativa, valor de importância e valor de cobertura. Calcularam-se índices de dominância, diversidade e equitabilidade, além da estrutura horizontal e vertical da comunidade. Na área de estudo foram encontradas 81 espécies identificadas em 31 famílias botânicas. As famílias com maior abundância foram Myrtaceae (93 indivíduos) e Euphorbiaceae (64), e a família com maior riqueza de espécies foi Fabaceae (7 espécies).Em relação aos dados fitossociológicos, o táxon Eucalyptus sp. foi o que apresentou maior densidade e dominância, sendo considerado o de maior valor de importância da área. A espécie Croton floribundus ficou em segundo lugar em valor de importância. As famílias àsquais pertencem as espécies mencionadas são características de floresta ombrófila densa. A maioria das espécies apresentou média de DAP 19,7 cm e altura média de 14,7 m. Foram encontradas 16 espécies raras. Palavras-chave: Distribuição espacial; diversidade; estrutura horizontal e vertical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography