Academic literature on the topic 'Alunos de odontologia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Alunos de odontologia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Alunos de odontologia"

1

Manoel, Murilo De Almeida, Dagma Venturini Marques Abramides, Paulo Afonso Silveira Francisconi, and Ana Flávia Sanches Borges. "Maquete de Máquina de Ensaio Universal: Ferramenta de Ensino Odontológico sob a Óptica de um Aluno de Graduação." Revista de Graduação USP 2, no. 1 (2017): 103. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i1p103-110.

Full text
Abstract:
Ao iniciar o curso de Odontologia, os alunos se deparam com uma disciplina intitulada Materiais Dentários. Essa disciplina possui dificuldades inerentes ao ensino de partes de seu conteúdo, como as propriedades mecânicas dos materiais odontológicos. Tal fato se deve, provavelmente, à presença de uma linguagem própria e de conceitos mecânicos e físicos que fogem do cotidiano do aluno de graduação de Odontologia; somando-se a isso, temos um meio virtualizado onde esses alunos estão inseridos. Esse conjunto pode trazer dificuldades para a apreensão de conteúdo ao estudante, uma vez que existem diversas maneiras de assimilação de novas informações. O professor, portanto, deve compreender de onde advém a dificuldade dos alunos em apreender os conteúdos e então traçar estratégias para a melhoria do ensino. Assim, o objetivo do presente trabalho é expor como uma Maquete de Máquina de Ensaio Universal pode tornar inteligíveis conceitos abstratos das propriedades dos materiais dentários, permitindo o aprimoramento da compreensão de tais noções por parte dos alunos de graduação em Odontologia e o aperfeiçoamento do ensino
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Xerez, Juan Érico, Hugo Costa Neto, Francisco Lopes Júnior, Conceição Aparecida Maia, Hébel Cavalcanti Galvão, and Manuel Antonio Gordón-Núñez. "Perfil de acadêmicos de Odontologia sobre biossegurança." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 53, no. 1 (2012): 11–15. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.31231.

Full text
Abstract:
A formação do profissional da Odontologia requer preparo e esclarecimento quanto ao uso das medidas universais de biossegurança em virtude da exposição a agentes infectocontagiosos. Este estudo descritivo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento de uma população de acadêmicos de Odontologia a respeito de biossegurança, além de identificar as dúvidas mais frequentes sobre medidas preventivas no ambiente odontológico e avaliar o interesse desses acadêmicos em relação ao tema biossegurança. A amostra foi constituída por 358 alunos de três universidades. Foi aplicado um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas em alunos dos 1º, 5º e últimos períodos. Observou-se que 92.6% dos alunos conheciam o significado de biossegurança e 92.3% relatou o uso de EPI pelo seu CD e para o paciente. Frente a um atendimento na clínica, 291 (82.7%) alunos responderam que saberiam se cuidar e 59 (16.8%) que não, sendo 94.9% destes últimos, alunos do primeiro período. Entre os alunos do primeiro período, 38.4% responderam não ser importante considerar o paciente como potencial portador de doença. Conclui-se que, é importante ministrar conteúdos básicos sobre biossegurança nos períodos pré-clínicos, visando a entrada dos alunos às atividades clínicas com maior segurança. Ressalta-se ainda a importância da fiscalização e atualização periódicas de práticas, e conhecimentos das medidas preventivas adequadas que permitam o exercício de atividades acadêmicas em segurança em todos os períodos do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schonhofen, Anielle, Juliana Plegge, Cristine Warmiling, et al. "Projeto Terapêutico Singular no processo ensino-aprendizagem de alunos em estágio supervisionado: relato de uma experiência efetiva." Revista da ABENO 10, no. 2 (2013): 59–63. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.22.

Full text
Abstract:
O presente estudo e um Relato de Experiencia da utilizacao da metodologia de Projetos Terapeuticos Singulares no processo de ensino aprendizagem de alunos do curso de odontologia. Os alunos do curso de odontologia da Faculdade de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul planejaram, estruturaram e criaram um programa de sensibilização da populacao assistida pelo servico de odontologia do DMAE para os cuidados preventivos do câncer de boca durante o ultimo semestre do curso em estagio supervisionado extramuros. Tal programa foi e laborado e aplicado durante o decimo semestre do curso no momento de Estagio Supervisionado Curricular no primeiro semestre de 2012. O programa criado pelos alunos, por mostrar-se efetivo, foi instituído pelo servico em questao e foi dado segmento desde entao.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Corrêa, Luciana, and Sandra Pacca. "Disciplina de Língua Portuguesa – importância curricular no curso de Odontologia." Revista da ABENO 2, no. 1 (2002): 70–76. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v2i1.1399.

Full text
Abstract:
A disciplina de Língua Portuguesa faz parte do currículo obrigatório para os alunos ingressantes na Universidade Braz Cubas (UBC). O programa dessa disciplina é universal para todos os cursos da UBC e tem como foco principal o desenvolvimento das habilidades do aluno no tocante à leitura e escrita de textos científicos. Para tal, são enfatizados principalmente os princípios de coesão e coerência textuais, bem como tópicos gramaticais direcionados à ortografia e à sintaxe. Em fevereiro de 2002, o programa da disciplina de Língua Portuguesa foi modificado para o curso de Odontologia, tornando essa disciplina mais específica às necessidades dos alunos da área de saúde voltados à ciência odontológica. Para promover essa modificação, foi realizado um diagnóstico prévio da situação lingüística dos estudantes ingressantes. O presente trabalho focaliza os princípios metodológicos que nortearam esse diagnóstico, apresenta metodicamente as falhas na produção textual dos alunos, bem como discute as modificações principais criadas na disciplina e seus efeitos no currículo de Odontologia da UBC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Blasca, Wanderléia Quinhoneiro, Danilo Alves Mantovani, Patrícia Danieli Campos, Ana Carolina Soares Ascencio, Karis de Campos, and Katia de Freitas Alvarenga. "Nova proposta de ensino da psicoacústica." Revista CEFAC 15, no. 5 (2012): 1108–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462012005000087.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: avaliar a eficácia de um material didático elaborado em CD-ROM a respeito do tema Acústica e Psicoacústica no aprendizado do aluno de graduação do Curso de Fonoaudiologia. MÉTODO: o estudo foi realizado na Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (USP). Participaram desse estudo 17 alunos do segundo ano do Curso de Fonoaudiologia, sendo 07 alunos do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP e 10 alunos do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Norte Paulista. Cada aluno participante do programa recebeu o CD ROM gratuitamente e permaneceu com o mesmo por um período de 15 dias com a finalidade de estudá-lo. A avaliação do aprendizado do aluno foi realizada em dois momentos, no pré e no pós-teste. De forma a cumprir o objetivo, foi utilizada avaliação escrita em forma de questionário de múltipla escolha contendo questões abrangentes referentes aos sub-temas Acústica e Psicoacústica. RESULTADOS: verificou-se resultados estatisticamente significantes entre as avaliações com p=0,0003 (teste não-paramétrico de Wilcoxon), sendo que no pré-teste a pontuação dos alunos foi em média 29,82% e no pós-teste foi 91,76%, 100% dos alunos concordaram que o material utilizado proporcionou maior entendimento a respeito do tema. CONCLUSÃO: o CD-ROM contribuiu de forma significante para o aprendizado do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cavaca, Aline Guio, Carolina Dutra Degli Esposti, Edson Theodoro Santos-Neto, and Maria José Gomes. "A relação professor-aluno no ensino da Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo." Trabalho, Educação e Saúde 8, no. 2 (2010): 305–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462010000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar a relação professor-aluno no curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo e discutir os possíveis reflexos dessa relação no processo ensinoaprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, no qual foram aplicados questionários contendo perguntas fechadas e abertas a 130 alunos e 40 professores. Os resultados demonstram que 49% dos alunos e 45% dos professores consideram boa a relação professor-aluno. Quando questionados se já haviam sido repreendidos pelos professores na frente do paciente, 35% dos alunos responderam que nunca foram e 65% responderam já terem sido repreendidos pelo menos uma vez. A confiança no ensino foi trabalhada ao se questionar o professor se ele traria um parente para ser tratado nas clínicas do curso e 47% terem respondido positivamente, apontando a confiança no aluno, orientação dos professores e a qualidade do atendimento como norteadores de suas decisões. A relação professor-aluno é considerada boa para ambos, mas alguns fatores foram apontados como interferência negativa na qualidade do processo ensino-aprendizagem, como: a falta de acessibilidade e de interação pedagógica e social entre os atores, a arrogância e a intimidação por parte de professores e a falta de compreensão de limites por parte dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Yamauchi, Silvia, Patrícia Garcia De Moura, and Sílvia Helena De Carvalho Sales Peres. "Analysis of educational profile, academic performance and importance given to scientific initiation." Revista da ABENO 8, no. 2 (2008): 167–73. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1365.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi identificar o perfil educacional, o desempenho acadêmico nas diferentes disciplinas e a valorização à pesquisa. Trata-se de um estudo retrospectivo realizado por meio da coleta de dados secundários, pautado no posicionamento do aluno em seu ingresso na instituição e no desempenho durante o curso de odontologia, nas diferentes atividades básicas, clínicas e de extensão. A amostra foi constituída por egressos do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo (FOB-USP), no período de 2001 a 2005 (n = 244), sendo 45,9 % do gênero masculino e 54,1% feminino. A maior parte dos alunos que entra no curso de Odontologia da FOB-USP é proveniente de ensino fundamental e médio de escolas particulares, predominantemente do período diurno, prepararamse em cursinho pré-vestibular e grau de escolaridade dos pais em nível superior. Os alunos que obtiveram melhor classificação no exame vestibular apresentaram melhor desempenho durante a graduação nas disciplinas básicas e clínicas (p = 0,001 e p = 0,026), não houve, porém, essa correlação com as disciplinas de extensão (p = 0,577). Mais da metade dos alunos se interessou e desenvolveu iniciação científica (52,8%). Conclui-se que o desempenho nas disciplinas de graduação esteve relacionado à classificação no vestibular, a maioria dos estudantes desenvolveu pesquisas em iniciação científica e a IES avaliada conseguiu oferecer o tripé necessário à formação dos profissionais, envolvendo ensino, pesquisa e extensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Bárbara Libardi de, Bianca Assunção Lobato, Mariane Silva Pessin, Erick Gomes Perez, and Ligia Buloto Schmitd. "Conhecimento dos alunos de Odontologia na identificação do câncer oral." Revistas 73, no. 3 (2016): 186. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v73n3.p.186.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este estudo buscou avaliar o conhecimento e as percepções dos estudantes de Odontologia sobre o câncer oral, nas quatro faculdades de Odontologia do estado do Espírito Santo. Material e Métodos: Um questionário objetivo composto por 16 perguntas foi aplicado presencialmente aos alunos matriculados nos dois últimos períodos de Odontologia das respectivas instituições mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: Os dados obtidos revelam que, dos 196 participantes voluntários, 94,9% acreditam ser responsáveis pelo diagnóstico e prevenção do câncer oral, 67,3% consideram seu grau de conhecimento sobre o assunto insuficiente ou mediano e 53,6% não reconhecem, com precisão, os principais fatores de risco para este câncer. Conclusão: Esses achados reiteram a importância de instruir e capacitar o cirurgião-dentista, desde a sua formação, sobre o tema câncer oral, a fim de que estes sejam profissionais aptos a intervir, diagnosticar e prevenir essa enfermidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferretti, Lúcia Helena, Tiago Goulart Appel, Luiz Carlos Machado Miguel, and Luciano Madeira. "Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE." Revista da ABENO 12, no. 2 (2014): 155–62. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.118.

Full text
Abstract:
Após a publicação das DCN os cursos de Odontologia necessitaram se adaptar em suas matrizes curriculares. Esta adaptação envolve não somente uma alteração curricular, mas também incorpora uma novafilosofia pedagógica que procura aproximar os preceitos contidos nas DCN com a prática do dia a dia do ensino nas clínicas integradas dos cursos de Odontologia.A proposta deste trabalho foi analisar a produtividade do aluno de graduação de Odontologia da UNIVILLE nas disciplinas de atividades clínicas, ao longo dos três anos de graduação em cinco (5) diferentes especialidades odontológicas (periodontia, dentística, endodontia, prótese e cirurgia). Foi avaliada a produtividade de oito (8) alunos egressos, quantificando-se sua produção durante os três (3) anos dadisciplina de atividades clínicas, 3º, 4º e 5º anos, especificamente clínicas de baixa, média e alta complexidade. A análise dos dados demonstrou: em endodontia, uma produção média de 4,1 tratamentosendodônticos por aluno; em prótese, uma média de 1,6 próteses fixas unitárias e 1,5 próteses totais por aluno; e, em dentística, uma média de 28 procedimentos restauradores diretos. Com base nos resultados deste modelo de avaliação foi possível concluir que o desenvolvimento de atividades clínicas integradas e por níveis de complexidade permite que o egresso de odontologia realize um aprendizado pedagógicoefetivo, com o acompanhamento do paciente em todas as suas fases de diagnóstico, planejamento e conclusão do tratamento. No entanto a pesquisa demonstra que este egresso conclui sua formação sem a realização de determinados procedimentos técnicos específicos às especialidades odontológicas pesquisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Louzada Farias, Cynthia Moura, Brisa Daniele Furtado Cardoso, Edson Theodoro dos Santos Neto, Raquel Baroni de Carvalho, and Donald A. Curtis. "Feedback no processo de aprendizagem: percepção dos estudantes de Odontologia em uma universidade brasileira." Revista da ABENO 15, no. 3 (2016): 35–42. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.160.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar a opinião dos estudantes do ciclo profissionalizante do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e discutir a respeito de assuntos que envolvem a prática do feedback no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, no qual foram aplicados questionários semiestruturado e entrevista aos alunos do 7º ao 10º período do curso de odontologia. Os dados revelaram que os alunos tendem a valorizar feedback, afirmando ser importante para sua aprendizagem e veem como crítica construtiva a correção de suas atividades, embora admitam que a sua eficácia dependa de clareza com que é feita, bem como da relação que os alunos mantêm com o professor. Concluiu-se que o feedback é uma parte essencial da educação universitária. Os professores precisam estar envolvidos no processo de repaginação do ensino e comprometidos em conhecer e utilizar novas ferramentas que contribuam para a busca do conhecimento e a formação profissional do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Alunos de odontologia"

1

Santos, Renata Reis dos [UNESP]. "Desordens osteomusculares em alunos de odontologia." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/123814.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-06-17T19:34:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-03-04. Added 1 bitstream(s) on 2015-06-18T12:47:36Z : No. of bitstreams: 1 000829575.pdf: 504761 bytes, checksum: a6cd4f0803cdcd0c0cb8c0333a53bad1 (MD5)<br>Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)<br>A sintomatologia dolorosa no sistema músculo-esquelético é uma grande preocupação entre os cirurgiões-dentistas. Os estudantes de Odontologia realizam as mesmas tarefas clínicas que um cirurgião-dentista que já atua na clínica, mas apenas recentemente se tem evidências científicas que sugerem uma relação entre as tarefas e os sintomas músculo-esqueléticos. Os objetivos desta pesquisa foram; avaliar a prevalência de sintomatologia dolorosa e fatores associados; além da percepção dos acadêmicos de Odontologia em relação aos fatores de riscos que podem contribuir no aparecimento de sintomas osteomusculares, bem como verificar se a existência de sintomatologia dolorosa influencia na percepção dos fatores. Foi realizado um estudo transversal, com 241 alunos matriculados em disciplinas clínicas do curso de Odontologia, em que cada um respondeu a três questionários autoaplicáveis. O primeiro foi composto por variáveis sociodemográficas; sobre sua vida acadêmica, hábitos nocivos, atividades físicas e saúde geral. Ainda foram coletadas informações sobre o peso e altura, para que fosse realizado posteriormente o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O segundo instrumento utilizado foi o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares, que avaliou as desordens osteomusculares. Para verificar a associação entre a sintomatologia dolorosa e as outras variáveis estudadas, considerou-se como sintomatologia dolorosa positiva quando se relatou pelo menos uma resposta afirmativa em alguma área do corpo. O terceiro questionário utilizado foi o Instrumento sobre fatores do trabalho que podem contribuir para sintomas osteomusculares. Para a análise da percepção dos fatores de riscos, os alunos foram divididos em dois grupos (com e sem dor). Realizou- se o teste de associação dos grupos...<br>Painful symptoms in musculoskeletal system is a major concern among Dentists. However, only recently there is a scientific evidence to suggest a relationship between the tasks and musculoskeletal symptoms. In addition, dental students perform the same clinical tasks that a Dentist who works in the clinic. The objective of this research was to evaluate the prevalence of painful symptoms and associated factors; and the perception of dental students in relation to the risk factors that may contribute to the occurrence of musculoskeletal symptoms and also to determine the existence of painful symptoms influence the perception of factors. A cross-sectional study, each student responded to three self-administered questionnaires was conducted. The first consists of sociodemographic variables; about his academic life; harmful habits; physical activity and the General Health. Although we collected information on weight and height, to be subsequently performed calculating the Body Mass Index (BMI). The second instrument used was the Nordic Musculoskeletal Questionnaire, which evaluated the musculoskeletal disorders. The relationship between pain symptoms and the other variables studied, it was considered as positive painful symptomatology was reported at least one yes response in any area of the body. The third questionnaire used was the Instrument on work factors that can contribute to musculoskeletal symptoms. To analyze the perception of risk factors the students were divided into two groups (with and without pain). It was done association test groups with the categories of risk perception instrument and comparison between means using the Mann-Whitney and t test. The presence of pain in the last 12 months was observed in 199 participants (82.6%). There was association between pain symptoms in the last 12 months in at least...<br>FAPESP: 12/10187-8
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Renata Reis dos. "Desordens osteomusculares em alunos de odontologia /." Araçatuba, 2015. http://hdl.handle.net/11449/123814.

Full text
Abstract:
Orientador: Artênio José Isper Garbin<br>Banca: Rogério Nogueira de Oliveira<br>Banca: Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani<br>Banca: Roosevelt da Silva Bastos<br>Banca: Iris do Céu Clara Costa<br>Resumo: A sintomatologia dolorosa no sistema músculo-esquelético é uma grande preocupação entre os cirurgiões-dentistas. Os estudantes de Odontologia realizam as mesmas tarefas clínicas que um cirurgião-dentista que já atua na clínica, mas apenas recentemente se tem evidências científicas que sugerem uma relação entre as tarefas e os sintomas músculo-esqueléticos. Os objetivos desta pesquisa foram; avaliar a prevalência de sintomatologia dolorosa e fatores associados; além da percepção dos acadêmicos de Odontologia em relação aos fatores de riscos que podem contribuir no aparecimento de sintomas osteomusculares, bem como verificar se a existência de sintomatologia dolorosa influencia na percepção dos fatores. Foi realizado um estudo transversal, com 241 alunos matriculados em disciplinas clínicas do curso de Odontologia, em que cada um respondeu a três questionários autoaplicáveis. O primeiro foi composto por variáveis sociodemográficas; sobre sua vida acadêmica, hábitos nocivos, atividades físicas e saúde geral. Ainda foram coletadas informações sobre o peso e altura, para que fosse realizado posteriormente o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O segundo instrumento utilizado foi o "Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares", que avaliou as desordens osteomusculares. Para verificar a associação entre a sintomatologia dolorosa e as outras variáveis estudadas, considerou-se como sintomatologia dolorosa positiva quando se relatou pelo menos uma resposta afirmativa em alguma área do corpo. O terceiro questionário utilizado foi o "Instrumento sobre fatores do trabalho que podem contribuir para sintomas osteomusculares". Para a análise da percepção dos fatores de riscos, os alunos foram divididos em dois grupos (com e sem dor). Realizou- se o teste de associação dos grupos...<br>Abstract: Painful symptoms in musculoskeletal system is a major concern among Dentists. However, only recently there is a scientific evidence to suggest a relationship between the tasks and musculoskeletal symptoms. In addition, dental students perform the same clinical tasks that a Dentist who works in the clinic. The objective of this research was to evaluate the prevalence of painful symptoms and associated factors; and the perception of dental students in relation to the risk factors that may contribute to the occurrence of musculoskeletal symptoms and also to determine the existence of painful symptoms influence the perception of factors. A cross-sectional study, each student responded to three self-administered questionnaires was conducted. The first consists of sociodemographic variables; about his academic life; harmful habits; physical activity and the General Health. Although we collected information on weight and height, to be subsequently performed calculating the Body Mass Index (BMI). The second instrument used was the "Nordic Musculoskeletal Questionnaire", which evaluated the musculoskeletal disorders. The relationship between pain symptoms and the other variables studied, it was considered as positive painful symptomatology was reported at least one "yes" response in any area of the body. The third questionnaire used was the "Instrument on work factors that can contribute to musculoskeletal symptoms." To analyze the perception of risk factors the students were divided into two groups (with and without pain). It was done association test groups with the categories of risk perception instrument and comparison between means using the Mann-Whitney and t test. The presence of pain in the last 12 months was observed in 199 participants (82.6%). There was association between pain symptoms in the last 12 months in at least...<br>Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa, Sandra de Cássia Oliveira. "Problemas detectados na estratégia Saúde da Família por alunos de odontologia." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4677.

Full text
Abstract:
Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-10-20T15:49:29Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Sandra de Cássia Oliveira Barbosa - 2014.pdf: 7249421 bytes, checksum: 1446a20190a173617689430ff40162a9 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-10-20T15:51:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Sandra de Cássia Oliveira Barbosa - 2014.pdf: 7249421 bytes, checksum: 1446a20190a173617689430ff40162a9 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-10-20T15:51:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Sandra de Cássia Oliveira Barbosa - 2014.pdf: 7249421 bytes, checksum: 1446a20190a173617689430ff40162a9 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-12-15<br>Service-learning partnership is essential in the training of future professionals, as well as continuing education for professionals already working in health services. This partnership is important for better resolution of problems aimed at comprehensive care, constitutional principle guiding the Unified Health System (SUS). The SUS has the responsibility to participate in the formation of human resources, and to facilitate this participation , contributes to various strategies, one of the Family Health Strategy (FHS). The objective of this study was to understand the problems diagnosed in the units of the Family Health Strategy (FHS) of Goiânia by undergraduate students in Dentistry, Federal University of Goiás (FO/UFG). Therefore, we carried out a retrospective documentary research. Were objects of study the existing problems in the projects developed by academics for intervention in UABSF/GO, from 2006 to 2013. These students were enrolled in seventh period Graduation FO/UFG, in Stage Collective Dentistry I (EOC I). Reported problems in academic projects, occurred in 16 UABSF the city of Goiania-Go. All projects prepared by students of EOC I were examined and presented a total of 950 problems diagnosed by academics. The listed problems varied according to the region where the stage happened and a group of students to another. These prioritized problems and suffered interventions by students, were those who had local solutions. In the categorization, there were seven categories and 15 subcategories. Among the categories, the most cited were 'management' and 'social' and the subcategories were 'public administration', 'management of health services' and 'organization of work processes'. The categories were cited less' teamwork 'and social control'. It was concluded that the categories are interconnected to each other, demonstrating that health problems often have different causes and require shared solutions. Several of these problems have no solution at the local level, relate to the social determinants of health and deserve special attention from the management of services. The categorization of problems demonstrated the extent of the difficulties experienced by health staff, and the need for inclusion in the dental students early health services, to experiencing the practical reality in the search for a formation that brings the professional future of dentistry, the real needs of the population. The participation of dentists in stages contributes to the continuing education of these health professionals.<br>A parceria ensino-serviço é fundamental na formação de futuros profissionais, assim como na educação permanente dos profissionais que já atuam nos serviços de saúde. Esta parceria é importante para uma melhor resolução dos problemas existentes visando à integralidade da atenção, princípio constitucional norteador do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS tem como sua responsabilidade participar na formação de recursos humanos, e para viabilizar esta participação, contribui com várias estratégias, sendo uma delas a Estratégia Saúde da Família (ESF). O objetivo deste estudo foi compreender os problemas diagnosticados nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Goiânia, por alunos da graduação em Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG). Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental retrospectiva. Foram objetos de estudo os problemas existentes nos projetos elaborados por acadêmicos para intervenção em Unidades de Atenção Básica da Saúde da Família (UABSF) de Goiânia/GO, no período de 2006 a 2013. Estes acadêmicos cursavam o sétimo período da graduação da FO/UFG, no Estágio em Odontologia Coletiva I (EOC I). Os problemas relatados nos projetos acadêmicos aconteceram em 16 UABSF do Município de Goiânia-Go. Todos os projetos elaborados pelos alunos de EOC I foram examinados e apresentou um total de 950 problemas diagnosticados pelos acadêmicos. Os problemas elencados variaram de acordo com a região onde o estágio aconteceu e de um grupo de alunos para outro. Estes problemas priorizados e que sofreram intervenções pelos alunos, foram aqueles que tiveram soluções a nível local. Na categorização, emergiram sete categorias e 15 subcategorias. Dentre as categorias, as mais citadas foram ‘gestão’ e ‘social’ e, das subcategorias foram ‘gestão pública’, ‘gestão dos serviços de saúde’ e ‘organização dos processos de trabalho’. As categorias menos citadas foram ‘trabalho em equipe’ e controle social’. Concluiu-se que as categorias se interligam umas às outras, demonstrando que os problemas de saúde muitas vezes têm diversas causas e necessitam de soluções compartilhadas. Vários destes problemas não têm solução a nível local, relacionam-se aos determinantes sociais de saúde e merecem atenção especial da gestão dos serviços. A categorização dos problemas demonstrou a amplitude das dificuldades vivenciadas pelas equipes de saúde, e a necessidade de inserção dos alunos de odontologia precocemente nos serviços de saúde, para vivenciarem a realidade prática, na busca de uma formação que aproxime o futuro profissional de odontologia, das reais necessidades da população
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hopp, Renato Nicolás 1984. "Correlação entre a proporção 2D:4De o desempenho acadêmico em alunos de odontologia." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289240.

Full text
Abstract:
Orientador: Jacks Jorge Junior<br>Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba<br>Made available in DSpace on 2018-08-20T02:57:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hopp_RenatoNicolas_D.pdf: 2089975 bytes, checksum: a53b427e5a17e243fecc17545189419c (MD5) Previous issue date: 2012<br>Resumo: Estudos sugerem que a exposição pré-natal à testosterona (PT) está relacionada à inteligência ou à capacidade de aprendizado. A proporção entre os dedos indicador e anelar (proporção digital ou 2D:4D) correlaciona-se negativamente à exposição pré-natal à testosterona. Este estudo avaliou as correlações entre o 2D:4D e o sucesso acadêmico em disciplinas teóricas e práticas no currículo do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Ao todo, 80 indivíduos (40 homens e 40 mulheres) com idade entre 18 e 22 anos (média 19,5 ± 1,1 anos para os homens e 19,7 ± 1,2 para mulheres), alunos do 2º ao 4º ano de graduação tiveram sua mão direita fotografada por meio de câmera digital acoplada a dispositivo padronizador perpendicular à superfície. As imagens foram transferidas ao software Adobe Photoshop® e os dedos indicador e anelar foram medidos de forma linear, da depressão mais caudal ao ponto mais rostral da ponta do dedo. Os dados foram analisados usando os softwares Microsoft Excel, SPSS 16 e Statview. A proporção digital média foi de 0,980 ± 0,038 para homens e 0,991 ± 0,025 para mulheres. Correlacionou-se então esta proporção às notas teóricas e práticas obtidas pelos estudantes durante os primeiros quatro semestres letivos do curso. As notas teóricas e práticas foram negativamente correlacionadas à proporção digital em homens (especialmente após a remoção da influência das horas de estudo domésticas; p = 0,02 e 0,004, respectivamente), mas não em mulheres (p = 0,89 e 0,77, respectivamente). Este achado apóia a correlação entre a influência da testosterona pré-natal e o desenvolvimento da inteligência em homens. A falta de correlação entre a testosterona pré-natal e o sucesso acadêmico em mulheres sugere que a inteligência no sexo feminino deve ser influenciada por fatores alheios à testosterona pré-natal<br>Abstract: It has been suggested that prenatal testosterone (PT) is positively related to intelligence or learning-ability skills. Digit ratio (2D:4D) is a negative correlate of PT. This study considered the correlations between 2D:4D and academic success in practical and theoretical disciplines in the Dental School curriculum of the Piracicaba Dental School, State University of Campinas, Brazil. Overall, 80 subjects (40 males and 40 females) aged between 18 and 22 years (means 19.5 ± 1.1 and 19.7 ± 1.2, respectively) had their right hand palm photographed by a digital camera attached to a standardising device, perpendicular to the surface. The images were transferred to a computer and the index and ring fingers were measured from the ventralmost crease up to the tip of the finger using Adobe Photoshop. Data were analyzed using Microsoft Excel and SPSS 16. Mean digit ratio was 0.980 ± 0.038 for males and 0.991 ± 0.025 for females. Digit ratio was correlated to the grades obtained by the students through their first four semesters. Theoretical and practical grades were significantly negatively correlated to digit ratio in males (and this was particularly so after the influence of age and hours of study were removed, p = 0.02 and 0.004, respectively), but not in females (p = 0.89 and 0.77, respectively). This finding supports a link between high PT and intelligence in males. The lack of relationship between 2D:4D and examination marks in female students, suggests that intelligence in females may be influenced by factors other than prenatal testosterone<br>Doutorado<br>Patologia<br>Doutor em Estomatopatologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lawi, Elaine Regina Juvenacio Abu. "Perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-24112015-161003/.

Full text
Abstract:
Considerando a importância das instituições de ensino superior e universidades no cenário nacional, no que se refere à produção científica e a qualidade do ensino, torna-se imprescindível conhecer o perfil do estudante dessas instituições para no futuro investir-se em novos planos educacionais que, por sua vez, não devem dispensar o real perfil daqueles que são os importantes protagonistas e principais alvos do plano. O objetivo central da pesquisa foi investigar o perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo. A amostra foi composta por 70 universitários. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com informações sobre a qualidade de vida e hábitos de leitura. Como resultado constatou-se que os graduandos tinham entre 18 e 21 anos de idade, declararam-se a maioria brancos, do gênero feminino e 34,8% do gênero masculino. Tinham renda mensal familiar em média até e acima de seis salários mínimos, predominantemente solteiros e sem filhos e eram sustentados pela família, poucos possuíam atividade acadêmica remunerada. A partir dos resultados concluiu-se que os principais estressores que interferiram na vida ou contexto acadêmico foram as dificuldades financeiras, falta de disciplina ou hábito de estudo, carga horária excessiva de trabalhos acadêmicos e dificuldades de aprendizagem. Houve relação estatisticamente significante entre renda familiar e outras variáveis como consumo de bebida alcoólica. As dificuldades emocionais que mais interferiram no desempenho acadêmico: ansiedade e insônia ou alteração significativa no sono e em menor grau depressão; grande parte indicou que o maiores prejuízos para a vida acadêmica, devido a questões emocionais foram a falta de motivação para estudar, dificuldade de concentração, bem como o baixo desempenho acadêmico. A maioria dos discentes declarou consumir bebidas alcoólicas ocasionalmente, uma minoria fuma e usou remédios para controle de dificuldades emocionais, apenas 9,5% usou drogas ilícitas. A maioria leu pelo menos um livro nos últimos três meses, porém atualmente leem menos um percentual de 57% para os universitários de odontologia e 48% de fonoaudiologia, sendo a falta de tempo, a razão principal para estar lendo menos. Os textos escolares, textos na internet, livros didáticos foram os mais lidos e em menor número romance. A biblioteca universitária foi frequentada pela maioria dos universitários.<br>Considering the importance of higher education institutions and universities on the national scene, with regard to scientific production and the quality of education, it is essential to know the student profile of these institutions for in the future to invest in new educational plans which, in turn, should not dispense with the real profile of those who are the key players and main target plane. The central objective of the research is to investigate the reading habits profile and quality of life for students entering in 2014, dentistry and speech pathology of Bauru School of Dentistry , São Paulo. The sample consisted of 70 students. To collect data, we used a questionnaire with information about the quality of life and reading habits. As a result it was found that the undergraduates were between 18 and 21 years of age, declared themselves the most white, female and 34.8% male. Had a family monthly income on average and up to six minimum wages, predominantly single and childless and were supported by the family, few have paid academic activity. From the results it was concluded that the major stressors that interfered in life or academic context were financial difficulties, lack of discipline or study habits, excessive workload of academic work and learning disabilities. There was a statistically significant relationship between family income and other variables such as alcohol consumption. The greatest emotional difficulties interference in academic performance: anxiety and insomnia or significant change in sleep and to a lesser extent depression; indicated that the greatest damage to the academic life due to emotional issues were lack of motivation to study , difficulty concentrating, and low academic performance. Most students stated they drink alcohol occasionally, a minority declared to smoke and used drugs to control emotional difficulties, only 9.5% used illicit drugs. The majority had read at least one book in the last three months, but currently had read less a percentage of 57% of the course of dentistry and 48% of speech pathology, and the main reason to be less reading was a lack of time. Textbooks, texts on the Internet, textbooks were the most read and a lesser number romance. The university library was frequented by most university students.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sandre, Amanda Santos de [UNESP]. "Estilo de vida e vivências acadêmicas de alunos ingressantes em um curso de Odontologia." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/150548.

Full text
Abstract:
Submitted by AMANDA DA SILVA SANTOS null (asantosodonto@gmail.com) on 2017-05-04T11:12:23Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - revisado pela biblioteca FINAL.pdf: 1531214 bytes, checksum: 5adf1dae8d7f1a21c340eb8cd1e364f6 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Luiz Galeffi (luizgaleffi@gmail.com) on 2017-05-05T14:27:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 sandre_as_me_araca.pdf: 1531214 bytes, checksum: 5adf1dae8d7f1a21c340eb8cd1e364f6 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-05-05T14:27:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sandre_as_me_araca.pdf: 1531214 bytes, checksum: 5adf1dae8d7f1a21c340eb8cd1e364f6 (MD5) Previous issue date: 2017-03-09<br>O objetivo deste estudo foi verificar a adaptação dos alunos ingressantes no ensino superior, o perfil de estilo de vida adotado por eles e a presença de sinais e sintomas de psicopatologias como estresse, ansiedade e depressão. Trata-se se um estudo seccional de caráter descritivo realizado no segundo semestre do curso de odontologia com os alunos ingressantes. Foram aplicados três instrumentos validados, DASS 21 (Depression, Anxiety and Stress 21) para análise dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão; PEVI (Perfil do Estilo de Vida Individual) e QVA-r (Questionário de Vivencias Acadêmicas – versão reduzida) para analisar a adaptação dos alunos ingressantes. Além disso foram dosados os níveis de cortisol salivar para verificar os níveis de estresse dos acadêmicos em dois períodos distintos: no momento da prova e na durante a aula. A análise laboratorial foi realizada pelo método de ELISA. Foram determinados os coeficientes de correlação e o teste de Mann-Whitney, a 5% de significância. Grande parte dos alunos (81,57%), saiu de casa para ingressar no ensino superior e poucos realizavam atividade remunerada (7%). Dentre os domínios do estilo de vida, os alunos apresentaram um perfil abaixo do desejável na Nutrição, Atividade Física e Controle do Estresse. Apenas a Nutrição mostrou-se influenciada pelo perfil socioeconômico (p=0,014). As variáveis: consumo de álcool e fumo (p=0,017) e o tempo para descanso (p=0,018) foram significativamente maior entre os alunos do curso noturno. A presença de estresse foi alta entre os eles (45%) e esteve associada aos domínios Pessoal (-0,518) e Interpessoal (-0,251) Os níveis de cortisol durante a prova apresentaram correlação com maiores scores dos domínios Estudo (0,197), Carreira (0,347) e Institucional (0,196). Os acadêmicos que tiveram o curso e universidade como primeira opção de escolha, tiveram os maiores escores nos domínios Carreira (p=0,024) e Institucional (p=0,002). Conclui-se que o estilo de vida de alunos ingressantes em odontologia não se apresentou desejável. O morar longe dos pais e a dependência financeira dos estudantes são fatores importantes que influenciam no seu estilo de vida e que a presença de estresse, ansiedade e depressão esteve relacionada com a interação dos alunos com os pares e aos aspectos pessoais. Foram observados maiores níveis de cortisol entre aqueles mais adaptados nos domínios Estudo, Carreira e Institucional.<br>The aim of this study was to verify the adaptation of the students entering higher education, the lifestyle profile adopted by them and the presence of signs and symptoms of psychopathologies such as stress, anxiety and depression. This is a sectional study of a descriptive character carried out in the second semester of the dentistry course with the incoming students. Three validated instruments, DASS 21 (Depression, Anxiety and Stress 21) were applied to analyze the symptoms of stress, anxiety and depression; PEVI (Individual Lifestyle Profile) and QVA-r (Academic Experience Questionnaire - reduced version) to analyze the adaptation of incoming students. In addition, salivary cortisol levels were measured to verify the stress levels of the students in two different periods: at the time of the test and during the class. Laboratory analysis was performed using the ELISA method. The correlation coefficients and the Mann-Whitney test, at 5% significance, were determined. Most of the students (81.57%) left home to enter higher education and few of them had a paid work (7%). Among the domains of the lifestyle, the students presented a profile below the desirable one in Nutrition, Physical Activity and Control of the Stress. Nutrition alone was influenced by the socioeconomic profile (p = 0.014). The variables: alcohol consumption and smoking (p = 0.017) and rest time (p = 0.018) were significantly higher among students of the night course. The presence of stress was higher among the subjects (45%) and was associated with the Personal (-0.518) and Interpersonal (-0.251) domains. Cortisol levels during the test presented a correlation with higher scores in the domains Study (0,197), Career 0.347) and Institutional (0.196). Academicians who had the course and university as the first choice, had the highest scores in the Career (p = 0.024) and Institutional (p = 0.002) domains. It is concluded that the lifestyle of students entering dentistry was not desirable. Living away from parents and financial dependence of the students on their parents are important factors that influence their lifestyle and the presence of stress, anxiety and depression; interaction with peers and personal aspects. Higher levels of cortisol were observed among those most adapted in the study, career and institutional domains.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sandre, Amanda Santos de. "Estilo de vida e vivências acadêmicas de alunos ingressantes em um curso de Odontologia /." Araçatuba, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150548.

Full text
Abstract:
Orientador: Tânia Adas Saliba<br>Banca: Cristina Berger Fadel<br>Banca: Ronald Jefferson Martins<br>Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a adaptação dos alunos ingressantes no ensino superior, o perfil de estilo de vida adotado por eles e a presença de sinais e sintomas de psicopatologias como estresse, ansiedade e depressão. Trata-se se um estudo seccional de caráter descritivo realizado no segundo semestre do curso de odontologia com os alunos ingressantes. Foram aplicados três instrumentos validados, DASS 21 (Depression, Anxiety and Stress 21) para análise dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão; PEVI (Perfil do Estilo de Vida Individual) e QVA-r (Questionário de Vivencias Acadêmicas - versão reduzida) para analisar a adaptação dos alunos ingressantes. Além disso foram dosados os níveis de cortisol salivar para verificar os níveis de estresse dos acadêmicos em dois períodos distintos: no momento da prova e na durante a aula. A análise laboratorial foi realizada pelo método de ELISA. Foram determinados os coeficientes de correlação e o teste de Mann-Whitney, a 5% de significância. Grande parte dos alunos (81,57%), saiu de casa para ingressar no ensino superior e poucos realizavam atividade remunerada (7%). Dentre os domínios do estilo de vida, os alunos apresentaram um perfil abaixo do desejável na Nutrição, Atividade Física e Controle do Estresse. Apenas a Nutrição mostrou-se influenciada pelo perfil socioeconômico (p=0,014). As variáveis: consumo de álcool e fumo (p=0,017) e o tempo para descanso (p=0,018) foram significativamente maior entre os alunos do curso... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: The aim of this study was to verify the adaptation of the students entering higher education, the lifestyle profile adopted by them and the presence of signs and symptoms of psychopathologies such as stress, anxiety and depression. This is a sectional study of a descriptive character carried out in the second semester of the dentistry course with the incoming students. Three validated instruments, DASS 21 (Depression, Anxiety and Stress 21) were applied to analyze the symptoms of stress, anxiety and depression; PEVI (Individual Lifestyle Profile) and QVA-r (Academic Experience Questionnaire - reduced version) to analyze the adaptation of incoming students. In addition, salivary cortisol levels were measured to verify the stress levels of the students in two different periods: at the time of the test and during the class. Laboratory analysis was performed using the ELISA method. The correlation coefficients and the Mann-Whitney test, at 5% significance, were determined. Most of the students (81.57%) left home to enter higher education and few of them had a paid work (7%). Among the domains of the lifestyle, the students presented a profile below the desirable one in Nutrition, Physical Activity and Control of the Stress. Nutrition alone was influenced by the socioeconomic profile (p = 0.014). The variables: alcohol consumption and smoking (p = 0.017) and rest time (p = 0.018) were significantly higher among students of the night course. The presence of stress was higher among the subjects (45%) and was associated with the Personal (-0.518) and Interpersonal (-0.251) domains. Cortisol levels during the test presented a correlation with higher scores in the domains Study (0,197), Career 0.347) and Institutional (0.196). Academicians who had the course and university as the first choice, had the highest scores in the Career (p = 0.024) and...<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Koerich, Grácia Maria Salles Maciel. "Entre corpos marcados experiência de alunos de odontologia em busca da complementaridade técnica-emoção." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2002. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111978.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barbosa, Vera Lúcia Sales de Araújo. "Influência dos meios de apresentação da imagem digital no diagnóstico e tratamento da cárie proximal realizado por alunos da graduação em Odontologia." Universidade Estadual da Paraíba, 2011. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1677.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:18:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vera Lucia Sales de Araujo Barbosa.pdf: 906152 bytes, checksum: 9d151c05eda7ec83b62804ab3fd0e88c (MD5) Previous issue date: 2011-06-05<br>The aim of this study was to assess the influence of the different digital radiographic display means on proximal caries detection and the consequent treatment decision chosen by undergraduates. 40 digital images of human extracted teeth were obtained. The proximal surfaces of those teeth were evaluated for the presence of proximal caries by 36 dentistry undergraduates, divided in three groups base on their degree of knowledge. For each surface, the chosen therapeutic treatment should also be indicated. The evaluations were done on a laptop and on printed digital images using a negatoscope. The accuracy of the display means for incipient caries detection was evaluated by the means of the areas under ROC curve (Az) and its effect by mixed linear regression. For the chosen therapeutic treatment sediment analyses was done to verify its adequacy to the diagnosis. There was no significant effect neither for the display modality (p=0.058), nor to the student groups (p=0.991). The mean area under the ROC curve for the printed images was 0.539 and 0.516 digital images. Treatment decision was consistent with the chosen diagnosis. The accuracy of proximal caries detection on digital images viewed in a laptop was comparable to printed images. The therapeutic decision was not affected by the digital radiographic image display modalities. The undergraduate progression on dentistry program does not enhance their precision to detect proximal caries.<br>O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do meio de apresentação da imagem radiográfica digital no diagnóstico da cárie proximal e na decisão de tratamento dele decorrente, realizado por alunos de graduação. Foram obtidas 40 imagens digitais de dentes humanos extraídos. As superfícies proximais dos dentes foram avaliadas quanto à presença de cárie proximal por 36 estudantes de odontologia, distribuídos em três grupos de acordo com o nível de formação. Para cada superfície foi também indicada a terapêutica considerada mais adequada. As avaliações foram efetuadas em um laptop e em imagens impressas com o auxílio do negatoscópio. A acurácia dos meios de apresentação quanto à detecção de cárie incipiente foi avaliada pela média das áreas sob as curvas ROC e seu efeito por uma análise de regressão linear mista. Para a tomada de decisão terapêutica foi realizada uma análise de resíduos para verificar sua adequação ao diagnóstico. Não houve efeito significativo nem para a modalidade de visualização (p=0.058) e nem para os grupos de alunos (p=0.991). A média das áreas sob as curvas Roc para o filme foi de 0.539 e de 0.516 para laptop. A decisão de tratamento foi condizente com o diagnóstico efetuado. A acurácia do diagnóstico da cárie proximal realizado em tela de laptop é comparável ao realizado em negatoscópio. A tomada de decisão terapêutica não foi afetada pelo meio de apresentação da imagem radiográfica digital. A progressão do aluno no curso não melhora a precisão diagnóstica da cárie proximal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cunha, Cristiane Assun??o da Costa. "Conhecimento sobre ergonomia no ?mbito acad?mico: um estudo com alunos e professores de Odontologia." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18486.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-02-24T20:10:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CristianeACC_DISSERT.pdf: 769165 bytes, checksum: b07191d8079e469329883492d6054541 (MD5) Previous issue date: 2011-04-25<br>OBJETIVO: As doen?as osteomusculares s?o as afec??es ocupacionais mais prevalentes em cirurgi?es-dentistas. Nosso prop?sito: 1) investigar os conhecimentos, aplicabilidades cl?nicas dos princ?pios ergon?micos em discentes e docentes em atividades cl?nicas de uma universidade p?blica 2) pesquisar a incid?ncia de sintomatologias dolorosas no pesco?o, ombros, parte superior e inferior das costas, cotovelos, quadris, coxas, joelhos, tornozelos e p?s no universo de alunos em est?gios cl?nicos. 3) incitar discuss?es de normas e diretrizes ergon?micas na universidade. M?TODOS: Esse estudo investigou o universo de alunos matriculados em disciplinas cl?nicas (148) e respectivos professores (30) do curso de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN a respeito dos princ?pios ergon?micos utilizados na rotina cl?nica. Paralelamente foi pesquisada a incid?ncia de sintomatologia dolorosa nos alunos por interm?dio do question?rio n?rdico e a partir dos resultados foi mensurado o ?ndice de severidade dos sintomas em alunos. The Nordic Musculoskeletal Questionnaire (NMQ) ? um instrumento de diagn?stico, proposto para padronizar a mensura??o de relatos de sintomas osteomusculares. A an?lise dos dados foi atrav?s do programa SPSS-Statistical Package for the Social Sciences, vers?o 17.0 realizada anal?tica e descritivamente, com determina??o das m?dias (x), desvio-padr?o para vari?veis quantitativas, freq??ncias simples e relativas para as vari?veis categ?ricas, al?m da estat?stica de associa??o entre grupos (teste t) e a an?lise de associa??o do quiquadrado com n?vel de signific?ncia 5% entre as vari?veis (Person). As respostas das quest?es abertas foram codificadas e transformadas em freq??ncias, descritas posteriormente. RESULTADOS: A aplicabilidade de medidas ergon?micas nas cl?nicas universit?rias n?o foi evidenciada pelo universo de discentes e docentes. Quanto ao relato de sintomas osteomusculares o sexo feminino foi o mais acometido qualquer que seja o n?vel acad?mico cursado. As regi?es anat?micas de maior grau de severidade de relatos dos sintomas foram: pesco?o, parte inferior das costas, punhos, m?os e ombros, com signific?ncia etat?stica p<0,001. CONCLUS?O: Em fun??o dos achados os autores apresentam um protocolo de interven??o cl?nica baseado nos determinantes ergon?micos da Associa??o internacional de ergonomia (EAI) como medida de preven??o da sa?de ocupacional dos futuros cirurgi?es-dentistas ainda em processo de forma??o nas cl?nicas odontol?gicas das universidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Alunos de odontologia"

1

Coscarelli, Nélida Yolanda, Etel Beatriz Mosconi, Beatriz Pólvora, et al. Bioquímica del medio bucal. Facultad de Odontología (UNLP), 2016. http://dx.doi.org/10.35537/10915/82133.

Full text
Abstract:
Este texto es fruto de una recopilación bibliográfica, realizada por el personal docente de la Asignatura Bioquímica Estomatológica de la Carrera de Odontología de la Universidad Nacional de La Plata, atendiendo a los aspectos bioquímicos del medio bucal, destinado a alumnos de 1° y 2° año de la Carrera. Tiene como objetivo fundamental presentar los temas de la Asignatura en forma simple, clara y elemental a los modernos puntos de vista de la Bioquímica Estomatológica, proponer la reflexión y una apuesta decidida al aprendizaje para la comprensión. Se trata de la labor en equipo de un grupo humano identificado íntimamente con la concepción actual dinámica y realista de la enseñanza de la Bioquímica Estomatológica y es su más ferviente deseo que este libro, a través de un tratamiento claro y didáctico cumpla con las expectativas de: - Libro de estudio para el alumno. - Manual de perfeccionamiento. - Consulta y posible referencia bibliográfica. - Orientación para los interesados en Bioquímica Estomatológica. Fueron consultadas diferentes fuentes de información referentes a distintas disciplinas afines, pretendiendo proporcionar a los estudiantes conocimientos actualizados y especialmente adecuados a las necesidades, reforzando y facilitando su comprensión, estableciendo su interrelación con contenidos de otras asignaturas básicas, como así también las relacionadas con el área clínica. Esto genera motivación en los estudiantes y un aprendizaje integrado, brindando una formación general amplia que sirve de soporte a la experiencia clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Alunos de odontologia"

1

Barreto, Luísa Schubach da Costa, Guido Artemio Marañón-Vásquez, Rodrigo Lopes de Lima, Ana Maria Bolognese, and Margareth Maria Gomes de Souza. "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA DE ORTODONTIA DURANTE A GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA." In Comunicação Científica e Técnica em Odontologia 5. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.62220240113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Filipe Hilário Colino de, Maria Lívia de Jesus Medeiros, and Felipe Camargo Munhoz. "Conhecimento dos alunos concluintes de odontologia do ITPAC-PORTO NACIONAL sobre emergências médicas." In Saúde Integral – da teoria à prática – vol. III. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010541.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brito, Edla Helena Salles de, Débora Rosana Alves Braga, Dulce Maria de Lucena Aguiar, Maria Elisa Machado Ferreira Marcelo, and Maria Vieria de Lima Saintrain. "O PROFESSOR “IDEAL” NA VISÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA: UM ESTUDO DESCRITIVO." In O Fortalecimento Intensivo das Ciências Biológicas e suas Interfaces 2. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.35721280511.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Artur Henrique Caldeira, Emyly Natanny Reis Rocha, Fátima Heritier Corvalan, Nára Rejane Santos Pereira, and Valério Antonio Parizotto. "APOIO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA COMO RECURSOS MEDIADORES (MONITORES) NA ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E ACOLHIMENTO DO ALUNO DE ODONTOLOGIA COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA PRÁTICA CLÍNICA." In Epidemiologia, diagnóstico e intervenções em odontologia. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.50021070618.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Alunos de odontologia"

1

dos Santos, Lairds Rodrigues. "EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: FERRAMENTA COMPLETAR NA ODONTOLOGIA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/849.

Full text
Abstract:
Introdução: As universidades têm utilizado a Educação à Distância (EAD) e seus recursos tecnológicos como meio de auxílio no processo de transformação do conhecimento no ensino superior. Por meio dessa nova modalidade de ensino, o aluno torna-se capaz de seguir seu próprio ritmo de aprendizagem, mesmo em localidades distantes geograficamente, utilizando-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para ultrapassar a simples exposição oral do conteúdo. Objetivo: Dessa forma o objetivo desta revisão foi abordar sobre o uso das TIC na educação à distância no ensino superior para os cursos de odontologia como uma ferramenta complementar. Material e métodos: O período de buscas das publicações foi de setembro a dezembro de 2020. Para este trabalho foram utilizadas publicações disponíveis em meio eletrônico ou impresso utilizando artigos científicos das bases de dados, como Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Para os critérios de inclusão foram selecionados artigos de pesquisa e revisões sobre educação mediada por tecnologia na odontologia nas línguas portuguesa e inglesa. Foram excluídas cartas ao editor, artigos que não estavam na íntegra e aqueles em duplicata. Resultados: A subutilização das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta complementar no ensino da odontologia pode gerar riscos aos alunos. Uma disciplina aplicada exclusivamente à distância, e sem interação do tipo professoraluno pode comprometer o aprendizado. Conclusão: A educação mediada por tecnologia é recomendável desde que se promova associação de diversas estratégias de ensinoaprendizagem. A capacitação do corpo docente para utilizá-la corretamente e com segurança, o acréscimo nas grades curriculares dos cursos de pós-graduação de disciplinas que abordem novas tecnologias para o ensino, promovem uma odontologia de qualidade e confiável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castelan Rodrigues, Victoria, and Luciane Miranda Guerra. "Investigação dos níveis de ansiedade e sua associação com assertividade entre alunos de graduação em Odontologia." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-79134.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pedro Barroso Waisman, João, Rosana de Fatima Possobon, JUCILENE CASATI LODI, and Adriana Dantas da Costa. "Investigação dos sintomas de depressão e sua associação com o ano do curso entre alunos de graduação em Odontologia." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-77980.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana de Paula, Gabriela, Rosana de Fatima Possobon, Adriana Dantas da Costa, and JUCILENE CASATI LODI. "Investigação dos níveis de estresse e sua associação com o ano do curso entre alunos de graduação em Odontologia." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-78126.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Gabriel, and Fabio Mialhe. "Percepção dos processos de aprendizagem pelos alunos do curso de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192290.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Ariane, Adriana Soares, Eduardo Santos, Julio Vargas Neto, and Andréa Pereira. "Avaliação do conhecimento dos alunos da faculdade de odontologia de piracicaba (FOP-UNICAMP) em relação as condutas em urgências em traumatismo dentário." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192805.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jorge Junior, Jacks, Leonardo Vitti Correr, Kaio Cesar Fedrigo Galoni, and Igor Venicio Silva Amorim. "Comparação entre a proporção 2D:4D de alunos de graduação em odontologia que pretendem cursar pós-graduação lato sensu e stricto sensu." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37980.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pimentel da Silva, Gabriel, Julia Xavier da Silva Guedes, Raissa Alves Ramos, Rosana de Fatima Possobon, JUCILENE CASATI LODI, and Ana Beatriz Lisa Pace. "INVESTIGAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE, ESTRESSE E SINTOMAS DE DEPRESSÃO E SUA ASSOCIAÇÃO COM LOCUS DE CONTROLE E SENSO DE COERÊNCIA ENTRE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-77805.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gallardo López, Nuria E., Antonia M. Caleya Zambrano, Esperanza Sánchez Sánchez, Gonzalo Feijoo García, Rosa Mourelle Martínez, and Joaquín De Nova García. "Incorporación del Aula invertida en practicas preclinicas de Odontopediatría." In INNODOCT 2019. Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/inn2019.2019.10222.

Full text
Abstract:
El aula invertida es una forma de aprendizaje semipresencial. Los estudiantes aprenden contenidos, viendo vídeos, sin la presencia física del profesor. En el aula, se ponen en práctica los conocimientos ya adquiridos y sólo se resuelven dudas con el profesor. Sus principales ventajas son: interacción profesor-estudiante más personalizada; autonomía y autoresponsabilidad en el aprendizaje y mayor relación entre el profesorado. En el Grado de Odontología de la Universidad Complutense de Madrid (UCM), la asignatura Odontopediatría debe capacitar al alumno en la adquisición de las destrezas necesarias para su incorporación a las prácticas clínicas con pacientes infantiles. El objetivo principal de este trabajo fue introducir el modelo pedagógico “Aula Invertida” en el área de la Odontopediatría (Grado de Odontología-UCM). La metodología de trabajo fue: Los profesores de Odontopediatría I realizaron un vídeo demostrativo de un procedimiento de terapia pulpar en dientes temporales (simulación en tipodonto).Una semana antes de la práctica, se incorporó el vídeo al Campus Virtual UCM y se informó a los alumnos de la obligatoriedad de su visualización. Durante la práctica, el profesor propuso a los alumnos realizar dicho procedimiento, resolviendo sus dudas.Al finalizar, se realizó un cuestionario anónimo valorando la satisfacción de los alumnos. Utilizando herramientas del Campus Virtual de la UCM, se valoró cuándo y cuantas veces visualizó cada alumno el vídeo. En el estudio participaron 6 profesores y alumnos matriculados en la asignatura del Grado de Odontología: Odontopediatría II. Los resultados indicaron que la satisfacción de los alumnos fue alta, a pesar de que muchos de ellos, realizaron una visualización muy próxima en el tiempo a la práctica con el profesor y la mayoría, sólo lo hizo una vez. En conclusión, consideramos que el aula invertida es una metodología muy adecuada para la realización de prácticas preclínicas en Odontopediatría.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Serrano-Aroca, Ángel, Belén Frígols, Miguel Martí, Sofía Ingresa-Capaccioni, and Victoria Moreno-Manzano. "Prácticas de laboratorio interdisciplinares de alto nivel científico con alumnos de diferentes grados universitarios guiados por WebQuest AICLE." In IN-RED 2019: V Congreso de Innovación Educativa y Docencia en Red. Editorial Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/inred2019.2019.10365.

Full text
Abstract:
Cada vez resulta más importante la colaboración entre expertos de diferentes áreas científicas multidisciplinares. En este trabajo, se han realizado prácticas de laboratorio agrupando alumnos de cuatro grados universitarios del área de biomedicina: Biotecnología, Ciencias del Mar, Veterinaria, Odontología y un grado impartido en inglés: Dentistry. Las asignaturas, que participaron en el estudio fueron: Biorreactores, Cultivos Celulares, Microbiología Marina, Microbiología Veterinaria, Microbiología de Odontología y Microbiology de Dentistry. Se abordó el tema de las síntesis química y por impresión 3D de biomateriales, su caracterización antimicrobiana por tres métodos complementarios (difusión en agar, contacto y formación de biofilm en biorreactor) y repoblación por cultivo con células madre adultas. Se diseñó una WebQuest con las instrucciones, laboratorio virtual y guías de prácticas en formato digital. Con motivo de llevar a cabo un Aprendizaje Integrado de Contenido y de Lenguas Extranjeras (AICLE), la WebQuest fue diseñada en inglés y los participantes realizaron una exposición en inglés al finalizar la experiencia. Las prácticas fueron realizadas en los laboratorios de la Universidad Católica de Valencia y en el Centro de Investigación Príncipe Felipe. Este procedimiento fue evaluado mediante un cuestionario de 14 preguntas, y mediante dos rúbricas para las memorias y exposiciones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!