Academic literature on the topic 'Ambiente dinâmico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ambiente dinâmico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ambiente dinâmico"

1

FICK, Cristiano, Elírio Ernestino TOLDO Jr., and Eduardo PUHL. "Análise tafonômica de concentrações bioclásticas geradas em modelagem física de um sistema de águas rasas dominado por ondas." Pesquisas em Geociências 47, no. 2 (October 22, 2020): e088098. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.108579.

Full text
Abstract:
Este estudo procurou detalhar os efeitos deposicionais das dinâmicas de concentração de conchas (retrabalhamento mecânico, winnowing e bypass dinâmico) governadas pelas ondulações. Parâmetros tafonômicos, incluindo orientação e posicionamento das conchas, empacotamento e o conteúdo percentual de matriz (em peso), foram analisados a partir de amostras rígidas e inconsolidadas dos depósitos modelados, bem como pelo imageamento do modelo físico. As orientações topo-base das conchas foram predominantemente concordantes em todo perfil simulado (>70%), porém com um percentual maior de bioclastos oblíquos e verticais nas amostras mais distais do modelo, associadas ao winnowing e ao bypass dinâmico. As orientações em planta mostraram tendências bimodais ou unimodais nos depósitos intermediários do perfil, associadas a dinâmica de retrabalhamento mecânico (na rebentação) e winnowing, e polimodais nas amostragens mais proximais e distais, associados ao retrabalhamento mecânico no espraiamento e bypass dinâmico, respectivamente. O posicionamento da concavidade dos bivalves foi majoritariamente para baixo ao longo da seção analisada. O empacotamento e percentual de matriz foi, respectivamente, denso e mais baixo (30%) no depósito gerado pelo winnowing, sendo os demais com empacotamento moderado ou disperso. A análise tafonômica empregada em concentrações bioclásticas (coquinas) geradas por modelagem física de ambiente costeiro dominado por onda pode ser utilizada para previsão de determinadas dinâmicas sedimentológicas de acumulação de conchas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, João Paulo. "UM AMBIENTE DINÂMICO PARA O ENSINO DAS SECÇÕES CÔNICAS." Ciência e Natura 37 (August 7, 2015): 192. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x14597.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5902/2179460X14597In this paper presenting a dynamic environment designed for teaching of conic sections will be taken. The environment is a web page where the student, guided by the teacher, building their knowledge through exploration of digital objects constructed with the aid of dynamic geometry GeoGebra software. The possibilities of using some of the many dynamic elements of the environment will be described. Finally, some recommendations for teachers who wish to enhance their geometry classes with this new teaching tool.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hempkemeyer, Sheila. "GAMBIARRAS PEDALANTES: pesquisas em trânsito." Revista Observatório 4, no. 4 (June 29, 2018): 874–84. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p874.

Full text
Abstract:
Este estudo vem de um mestrado e doutorado em pesquisa em Educação. Discute a subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação como um evento dinâmico e permanente. Vê na bicicleta seu potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e nas contribuições coletivas que estão ligadas por referências teóricas. O estudo potencializa narrativas ficcionais e sua inventividade. Por meio de inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida das pessoas. Pensar a cidade como mudança cotidiana por meio da perspectiva e do sentimento de pedalada, relacionando o ambiente e a dinâmica desses corpos, fazendo múltiplas afetações estéticas, poéticas e políticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lang, Jeter, Marco Aurélio Butzke, Carlos Ricardo Rossetto, Sidnei Vieira Marinho, and Anete Alberton. "Percepção do ambiente organizacional e comportamento estratégico dos gestores de IES." REBRAE 7, no. 1 (July 27, 2014): 56. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.07.001.ao04.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a existência de relação entre o ambiente organizacional externo percebido e o comportamento estratégico adotado pelos coordenadores de cursos de IES do Paraná e de Santa Catarina. A base teórica é dada por Duncan (1972), quanto às dimensões de ambiente, e Miles e Snow (1978), quanto ao tipo estratégico. A pesquisa é de cunho quantitativo descritivo do tipo survey, utilizando para alcançar os resultados, além da estatística descritiva, técnicas de análise multivariadas aplicadas aos dados coletados por meio de questionário. O ambiente que envolve as IES é percebido como dinâmico-simples por 71,21% dos coordenadores. Isso indica que os coordenadores apresentam percepção moderadamente elevada da incerteza. A variável ambiental regulatória, que envolve leis, normas e regulamentos, e ainda possui o MEC e PROUNI como os principais elementos, configuraram-se como a mais relevante. O comportamento estratégico predominante é o analista, com 46,97% dos respondentes, fato que indica a tendência a manter uma linha limitada de serviços e, concomitantemente, a busca por novas opções que foram bem-sucedidas em outras Instituições. Esse coordenador está vinculado à instituição privada e percebe o ambiente como dinâmico-complexo e ocupa o cargo entre 5 e 9 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Detoni, Adlai Ralph. "APONTAMENTOS DA IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE DINÂMICO PARA PRÁTICAS GEOMÉTRICAS." Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática 1, no. 1 (April 24, 2019): 77–95. http://dx.doi.org/10.36661/2596-318x.2019v1i1.10620.

Full text
Abstract:
Neste texto faço argumentações que apontam positivamente para a prática da Geometria das Transformações e da Geometria Projetiva realizada com auxílio de softwares gráficos, aproximando as características epistemológicas e metodológicas delas com o potencial de dinamismo que o ambiente computacional oferece. Argumento que são duas Geometrias que trazem o movimento em suas essências, a partir da exploração de ideias de matemáticos e educadores matemáticos. Enfrento a questão principal que foco com resultados de quatro pesquisas realizadas envolvendo atividades geométricas que favorecem a investigação matemática, a colaboração e a interação com recursos computacionais, nas quais os sujeitos corroboram com a afinidade das Geometrias focadas e o ambiente dinâmico do computador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Farias Medeiros, Margarete, and Marcus Basso. "Abstração Refletida sobre o Processo de Gênese Instrumental em Geometria Dinâmica: Restrições, Desafios, Novas Possibilidades de Aprendizagem." RENOTE 17, no. 3 (December 31, 2019): 437–46. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99527.

Full text
Abstract:
O presente artigo expõe um recorte de uma pesquisa em andamento, de natureza qualitativa e cunho exploratório, no ambiente de geometria dinâmica GeoGebra 3D. Utilizando determinadas restrições que o software apresenta, desafios que nele podem ser criados e possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática escolar. A pesquisa, fundamentada no mecanismo da abstração reflexionante e na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de observações sobre os comportamentos de estudantes em formação inicial de professor de matemática durante a execução de tarefas sobre conceitos de geometria espacial utilizando tal tecnologia. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os sujeitos supracitados submetidos às restrições do ambiente: ultrapassaram os desafios propostos; exploraram as novas possibilidades oportunizadas pelo ambiente dinâmico; e apresentaram tal comportamento indicando a abstração refletida sobre o seu processo de gênese instrumental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Gustavo Ferreira da Costa, and Philippe Pomier Layrargues. "Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do Conservadorismo Dinâmico." Educar em Revista, spe3 (2014): 73–88. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38108.

Full text
Abstract:
O presente ensaio discute a crise climática contemporânea e as possibilidades de inserção da educação ambiental neste debate. Trata-se de um diálogo com a produção da área, com os pressupostos da Ecologia Política, da Educação ambiental crítica, do pensamento da Complexidade e da Sociologia de Risco de Giddens e Beck. O artigo entende que, apesar das relativas incertezas que ainda cercam o debate sobre as mudanças climáticas, elas se configuram como o principal problema ambiental global contemporâneo. Pesquisas evidenciam a intensidade dos eventos climáticos extremos em todo o mundo e seus efeitos danosos sobre a saúde, o bem-estar público, a segurança alimentar e os patrimônios ambientais e sociais. No entanto, a invisibilidade do problema na vida cotidiana, a ação das controvérsias e dos lobbies econômicos, a inércia dos governos e das instituições relacionadas ao tema têm mostrado que a formulação de respostas eficientes sobre o impasse climático não tem acompanhado o aumento da consciência pública sobre este problema. Que conjunção de fatores justifica esse paradoxo? Este artigo argumenta que o atual debate tem sido pautado por argumentos e respostas reducionistas, tecnicistas e conservadoras - o Conservadorismo Dinâmico - que não dão conta de compreender o problema em toda a sua complexidade e, portanto, de formular estratégias capazes de revertê-lo ou de minimizar seus impactos. Entende-se, portanto, que a educação ambiental pode contribuir com esse esforço para renovar a compreensão do problema e a ação dos indivíduos, das instituições e dos agentes públicos e privados envolvidos com o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pagani, Vitória Dal Ri, and Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda. "ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM AMBIENTE DINÂMICO: ESTUDO DE CASO EM UM TABELIONATO DE PROTESTO." Revista Gestão em Análise 10, no. 2 (September 9, 2021): 184. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p184-201.2021.

Full text
Abstract:
Os agentes envolvidos no processo de formação da estratégia e no modo como eles atuam têm sido foco dos estudos da estratégia em um âmbito micro. Este estudo objetiva compreender como ocorre a formação da estratégia sob a perspectiva da estratégia-como-prática em ambiente dinâmico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso em um Tabelionato de Protesto inserido em ambiente dinâmico, passando por mudanças econômicas, tecnológicas, legislativas em tempo de elevado endividamento no país. Os dados foram analisados por meio das técnicas pattern matching e análise narrativa. Constatou-se que a formação da estratégia ocorre no ajuste contínuo da interação entre a prática, práxis, praticante e ambiente, em momento de inadimplência, nas ações que buscam sua redução. A perspectiva da estratégia-como-prática nesta organização contribui na busca de elucidar a atuação do Tabelionato, como dispositivo legal de controle e apoio diante da crescente “cultura da inadimplência” e endividamento da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vismara, L. S., V. A. Oliveira, and D. Karam. "Revisão de modelos matemáticos da dinâmica do banco de sementes de plantas daninhas em agrossistemas." Planta Daninha 25, no. 1 (March 2007): 1–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582007000100001.

Full text
Abstract:
O crescimento das plantas obedece a certos princípios fisiológicos, que podem ser descritos em termos quantitativos, até certo ponto, por equações matemáticas. No ambiente agrícola, a dinâmica do banco de sementes está fortemente relacionada ao estabelecimento de espécies daninhas e pode ser descrita por um sistema de equações que relaciona a densidade de plântulas com a densidade de sementes produzidas em áreas de cultivo. O objetivo deste artigo foi descrever, através de modelos matemáticos citados na literatura, as características do comportamento dinâmico do banco de sementes de populações de plantas daninhas em sistemas agrícolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro, Antônio Carvalho Campos, and Carlos Maurício de Carvalho Ferreira. "Abordagem Alternativa do Crescimento Agrícola: um modelo de dinâmica evolucionária." Revista Brasileira de Inovação 4, no. 2 (August 18, 2009): 425. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v4i2.8648919.

Full text
Abstract:
O artigo visa analisar a economia agrícola sob o enfoque da teoria evolucionária. O referencial teórico a ser objeto de estudo, contrário às concepções ortodoxas, baseia-se nos pressupostos de incertezas do ambiente, racionalidade limitada dos agentes, no desequilíbrio dinâmico e na instabilidade estrutural. No intuito de comparar a evolução tecnológica na agricultura com os padrões regionais dos sistemas agroindustriais brasileiros, procurou-se, de um lado, realizar, por meio de indicadores de localização e especialização, uma análise de concentração regional e, por outro, construir um Modelo Evolucionário de Crescimento Agrícola, aqui denominado MECA, que permite simular o provável comportamento da agricultura produtora de grãos. Dentro dessa orientação, foi possível identificar a região dinâmica agroindustrial bem como padrões de comportamento das mudanças técnicas na agricultura. Em um ambiente de competição tecnológica, o modelo mostra que a competição pelos recursos produtivos nos complexos agroindustriais produtores de grãos leva à busca permanente de inovações, caracterizando uma dinâmica evolucionária entre as atividades e uma maior concentração do capital setorial e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ambiente dinâmico"

1

Junior, Arion de Campos. "Interface gráfica para um ambiente de escalonamento flexível e dinâmico." Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-19012018-103106/.

Full text
Abstract:
Encontra-se em desenvolvimento no Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente do ICMC-USP um ambiente para escalonamento de processos denominado AMIGO (DynA Mica! FlexIble SchedulinG EnvirOnment). Esse ambiente é organizado em duas camadas principais. Uma camada inferior possui os módulos responsáveis pelo escalonamento e pelo relacionamento entre as aplicações dos usuários, as políticas de escalonamento disponíveis e o ambiente de passagem de mensagens. Uma camada superior composta por uma interface gráfica, na qual o usuário tem acesso a várias opções para configurar o ambiente e para configurar o modo que as políticas de escalonamento serão usadas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento da interface gráfica da camada superior do AMIGO, que permite cadastrar classes de software, o hardware utilizado, as políticas de escalonamento disponíveis e as métricas a serem utilizadas para o monitoramento das políticas de escalonamento consideradas pelo AMIGO. A interface gráfica desenvolvida neste trabalho foi projetada considerando dois módulos: Front End (desenvolvido em TCL/TK, é responsável por captar os dados definidos pelo usuário e ativar a execução da função solicitada) e Back End (desenvolvido em C e responsável por executar as funcionalidades das tarefas definidas pelo usuário).
It is being developed in the Laboratory of Distributed Systems and Concurrency Programming of ICMC/USP an environnient for process scheduling entitled AMIGO (DynAMical FlexIble SchedulinG EnvirOnment). This environnient is disposed in two main layers: an inferior layer, composed by modules responsable for scheduling the policies available; and a superior layer composed by a graphical interface, in which the user can access the several options to configure the environnient and to configure the way that scheduling policies are going to be used. This work proposes the deve!opment of the graphical interface of the AMIGO superior layer, that a!lows the registration of sofiware classes, the hardware utilized, the scheduling policies avai!ab!e and the metrics used to monitor the scheduling po!iticies used in AMIGO. The graphical interface considered in this work is projected considering two modules: Front End (deve!oped in TCL/TK, it is responsable for capturing the data defined by the user and for activing the execution of the function recquired) and the Back End (deve!oped in C and responsable for executing the features of the tasks defined by the user).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pinho, Andreia Catarina Moreira de. "Desenvolvimento de um olfactómetro dinâmico." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/607.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia do Ambiente
As emissões de odores são cada vez mais valorizadas sob os pontos de vista ambiental e social, e resultam de várias fontes e actividades, tais como processos industriais e tratamento de resíduos e águas residuais. A implementação de medidas destinadas a minimizar o impacto de odores exige a respectiva avaliação da intensidade, do tom hedónico e da concentração de odor. Para realizar a medida da concentração de odor o método de referência usado baseia-se na Norma Europeia 13725. Este trabalho descreve o conjunto de especificações e procedimentos previstos na norma, para o efeito do desenvolvimento de uma tecnologia de olfactometria dinâmica, baseada num modelo de diluição dinâmica que é aplicado num equipamento. Os resultados preliminares obtidos mostram que a tecnologia desenvolvida tem condições mecânicas para cumprir as especificações da norma. Contudo o equipamento necessita da realização de um mais amplo conjunto de ensaios, ajustes, avaliação e cumprimento das especificações da referida norma. ABSTRACT: Emissions of odours are increasingly valued in the views environmental and social, and arise from various sources and different activities, such as industrial processes, waste and sewage treatment. The implementation of measures to minimize the impact of these odours requires the monitoring designed to assess the intensity, hedonic tone and odour concentration. The measurement of the odour concentration is carried out using the reference method based on the European Standard 13725. This work describes the set of specifications and procedures that standard requires, and also the model of dynamic dilution that is applied in a prototype. The preliminary results already obtained show that technology has the necessary conditions to be successful. However the prototype needs additional adjustments and an evaluation of the parameters described in the standard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dellagostin, Simone Morgan. "Qualidade de sementes de soja resfriadas sob sistema dinâmico, armazenadas em ambiente climatizado e temperatura ambiente." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2016. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/238.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-05-12T14:47:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone _Morgan Dellagostin.pdf: 1281158 bytes, checksum: 119e86a1cc7f4299a8c89ee2cda4397f (MD5) Previous issue date: 2016-02-25
The seed technology is associated to the development of efficient procedures for production, trading and use of lots with high quality seeds. In Brazil, the dynamic cooling of soybean seeds is carried out before bagging and consists on injecting cold air into the seed mass in order to reduce temperature and seed deterioration during storage. In this context, this trial aimed at analyzing soybean seeds that were cooled under dynamic system and stored in air-conditioned warehouse, seeds that were not cooled but stored in air-conditioned warehouse, and seeds that were not cooled but they were stored at room temperature in a conventional warehouse. The following control tests of quality were analyzed: water content, one hundred-seed mass, germination, seedling growth and emergence in sand at the beginning and every thirty days, throughout the whole storage period. Tests of purity, tetrazolium, accelerated aging, sodium hypochlorite, controlled deterioration and cold test were also carried out at the beginning of the experiment. The applied methodologies were determined by RAS (Rules for Seed Analysis) and set by the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply. The trial was carried out based on a completely randomized design. The data were submitted to analysis of variance and linear regression. There was no statistical difference among the studied treatments. Seeds kept their physical and physiological quality throughout the storage period. Dynamic cooling is not justified for seeds with high physiological performance.
O desenvolvimento de procedimentos eficientes para a produção, comercialização e utilização de lotes de sementes de alta qualidade caracteriza a tecnologia de sementes. O resfriamento dinâmico de sementes de soja no Brasil é feito antes do ensacamento e consiste na injeção de ar frio para dentro da massa de sementes, para reduzir a temperatura e, consequentemente, a deterioração. Nesse contexto, estabeleceu-se como objetivo para este trabalho analisar sementes de soja, resfriadas sob sistema dinâmico e armazenadas em armazém climatizado, não resfriadas e armazenadas em armazém climatizado e não resfriadas e armazenadas em temperatura ambiente, em armazém convencional. Foram realizados testes de controle de qualidade para: teor de água, massa de 100 sementes, germinação, crescimento de plântulas e emergência em areia, no início e a cada trinta dias, durante todo o período de armazenamento. Foram realizados, também, testes de pureza, tetrazólio, envelhecimento acelerado, hipoclorito de sódio, deterioração controlada e teste frio, no início da instalação do experimento. As metodologias foram as definidas nas Regras para Análises de Sementes RAS, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado. Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão linear. Não houve diferença estatística entre os tratamentos. As sementes mantiveram a qualidade física e fisiológica durante todo o período de armazenamento. O resfriamento dinâmico não se justifica para sementes de alto desempenho fisiológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Eliza Albuquerque da. "Mudanças organizacionais em um ambiente dinâmico: relações entre processos e características da organização." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1143.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T16:44:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliza Albuquerque da Silva.pdf: 788447 bytes, checksum: af0398d70b9a30695b24e4dab66e13a4 (MD5) Previous issue date: 2015-09-24
In an increasingly more dynamic environment, doubts have been cast on the validity of the existing models of organizational change and its implementation, as they assume a return to stability. In this regard, it is relevant to review the main theories related to the theme to establish the basis of a proposed approach that will take this increased dynamic feature into account, as well as check the validity of this model by conducting a research with companies working in Brazil. For that, the existing dialog between organizations seen as change flows and the implementation of sporadic changes was explored. The latter was considered a mechanism for directing the continuity of changes. However, the theory points out the importance of implementing such changes in organizations that have favorable characteristics to adaptability and flexibility. Hence this study proposes an approach for the issue of organizational change in dynamic environments based on the pillars of robust process to direct sporadic changes and the development of favorable organizational characteristics. This approach may allow for organizations to be more successful in the results of their change initiatives, besides contributing to the maintenance of their competitive places, and therefore in keeping with their financial results. This approach's validity was tested through a quantitative research applied to 211 companies of various sizes and sectors in Brazil. Research results confirmed that the more robust the change processes and the more favorable organizational characteristics are shown, the better are the results achieved through such initiatives, according to the respondents' perception. The study also made it possible to learn that besides the correlation between processes and organizational characteristics, these aspects are also correlated with the perception of improved financial results
Em um ambiente cada vez mais dinâmico, tem se questionado a validade dos modelos existentes para a condução de mudança organizacional, uma vez que pressupõem retorno à estabilidade. Neste sentido considera-se relevante a revisão das principais teorias relacionadas ao tema para fundamentar a proposição de abordagem que dê conta deste maior dinamismo, bem como verificar a validade deste modelo a partir de uma pesquisa junto às empresas atuantes no Brasil. Para tal explorou-se o diálogo existente entre as organizações vistas como fluxos de mudanças e o empreendimento de mudanças episódicas, sendo este último considerado como um mecanismo para direcionamento da continuidade das mudanças. Contudo a teoria aponta a importância do empreendimento dessas mudanças em organizações que demonstrem características favoráveis à adaptabilidade e flexibilidade. Por isso o estudo propõe uma abordagem para questão da mudança organizacional em ambientes dinâmicos baseada nos pilares de processos robustos para a condução de mudanças episódicas e de desenvolvimento de características organizacionais favoráveis. Acredita-se que essa abordagem permite que as organizações tenham mais êxito no resultado das suas iniciativas de mudança, além de contribuir para a manutenção de suas posições competitivas, estando, portanto, correlacionada com seus resultados financeiros. Para testar a validade dessa abordagem foi aplicada uma pesquisa quantitativa junto a 211 empresas de diversos portes e setores do Brasil. Os resultados de pesquisas comprovaram que quanto mais robustos os processos de mudanças e mais características organizacionais favoráveis são demonstradas, melhores são os resultados obtidos com essas iniciativas, segundo a percepção dos respondentes. No estudo também foi possível verificar que além de processos e características organizacionais estarem correlacionados, essas dimensões também estão correlacionadas com a percepção de melhorias nos resultados financeiros
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

CARVALHO, Flávio de Paula Soares. "Ensino e aprendizagem e conteúdos de geometria espacial em um ambiente dinâmico e interativo." Universidade Federal de Goiás, 2011. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/558.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T15:00:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Flavio de P S Carvalho.pdf: 2673797 bytes, checksum: d72d3f4a598b5ffab7bab76b14ab8d9d (MD5) Previous issue date: 2011-09-30
This research has been to understand what actions can be mobilized by the teacher and the students of the ninth year of primary education by working with problem solving spatial geometry in a dynamic and interactive. We use the Cabri 3D software and digital whiteboard as a tool in solving the problems presented, and we decided to work the theme prisms because we know the problems in their teaching. The research had as its main theoretical source heuristics by Polya (2006) applied to problem solving, and Vygotsky and his colleagues seek references to discuss the mediation processes that occur during problem solving. Assuming that the subjects in social interactions build their knowledge, we seek to understand the concept of interactivity and interaction both in computerized environment and the social environment. Data collection occurred in a class of ninth year of elementary school to a state school in the State of Minas Gerais in the city of Patos de Minas, located in Upper Paranaíba. As a sample, we work with two segments, the first group of six students who were obtained through a random sample, comprising three males and three females and the second consisting of the teacher. Considering the characteristics of research, we chose a qualitative approach. As techniques and tools for data collection was used filming, questionnaires, field journal, conference semi-structured interview and participant observation. With the different forms of mediation, we construct the categories of analysis that we call technological mediation and mediation teaching. The research showed us the way the subjects interact with the software to solve a problem, and that the integration of different media through digital whiteboard is an area yet to be further explored, especially those addressing the teacher to teacher knowledge needed to use this new technology.
Esta pesquisa consistiu em compreender que ações podem ser mobilizadas pelo professor e pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental ao trabalharem com a resolução de problemas de geometria espacial num ambiente dinâmico e interativo. Utilizamos o software Cabri 3D e a lousa digital como ferramentas na resolução dos problemas apresentados, e optamos por trabalhar o tema prismas por conhecermos a problemática no seu ensino. A pesquisa teve como principal fonte teórica a heurística apresentada por Polya (2006) aplicada na resolução de problemas, e em Vygotsky e seus colaboradores, buscamos referências para discutirmos os processos de mediação ocorridos durante a resolução de problemas. Partindo da premissa que nas interações sociais os sujeitos constroem seus saberes, buscamos compreender o conceito de interatividade e interação tanto no ambiente informatizado como o ambiente social. A coleta dos dados ocorreu em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Estado de Minas Gerais, na cidade de Patos de Minas, localizada no Alto Paranaíba. Como amostra, trabalhamos com dois segmentos, o primeiro formado por seis alunos que foram obtidos através de uma amostra aleatória, constituindo três do sexo masculino e três do sexo feminino e o segundo constituído pelo professor. Considerando as características da pesquisa, optamos pela abordagem qualitativa. Como técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizamos filmagens, aplicação de questionário, diário de campo, entrevista coletiva semiestruturada e observação participante. Com as diferentes formas de mediação, construímos as categorias de análise que denominamos mediação tecnológica e mediação pedagógica. A pesquisa nos mostrou a maneira que os sujeitos interagem com o software para resolver um problema, e que a integração de diferentes mídias através da lousa digital constitui um campo ainda a ser mais bem explorado, abordando principalmente os saberes docentes necessários ao professor para utilizar essa nova tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vittori, Karla. "Estudo experimental, modelagem e implementação do comportamento de colônias de formigas em um ambiente dinâmico." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18133/tde-19022016-095632/.

Full text
Abstract:
O comportamento de insetos sociais, em especial de formigas, tem sido muito estudado nos últimos tempos, devido à capacidade destes insetos realizarem tarefas complexas a partir de interações entre indivíduos simples. Ao se moverem sobre um ambiente na busca de alimento, as formigas depositam no solo uma substância química, denominada feromônio, que atrai as formigas que se encontram no ninho e as guia em direção ao alimento encontrado. O processo de construção e seguimento destas trilhas permite que as formigas descubram os menores caminhos e as melhores fontes de alimento no ambiente. Com o objetivo de estudar as características das formigas que contribuem para a sua adaptação a diferentes condições do meio, diversos experimentos vêm sendo realizados com estes insetos. Dentro deste contexto, esta tese apresenta experimentos inéditos realizados com formigas em laboratório, sobre uma rede artificial de túneis, onde diversos caminhos interconectados conduzem a uma fonte de alimento. As decisões das formigas foram analisadas nos níveis individual e coletivo, sob mudanças no meio, compreendendo o bloqueio/desbloqueio de ramos. A medição de diversas características individuais das formigas permitiu desenvolver dois modelos matemáticos sobre o seu comportamento, que foram aplicados à situação em que não se alterou a condição do ambiente com relação ao acesso aos ramos (estática), como também a mudanças no meio (dinâmica). A análise realizada do comportamento coletivo foi utilizada na comparação dos resultados obtidos pelas simulações dos modelos. De forma geral, o segundo modelo proposto foi mais eficiente que o primeiro na situação estática, porém ele ainda necessita de ajustes nas demais situações. O bom desempenho do segundo modelo proposto levou a aplicação de sua principal característica, a função de escolha que considera a concentração de feromônio sobre os ramos do meio e a capacidade de orientação das formigas, a um problema de otimização combinatorial, o roteamento em redes de telecomunicações. O algoritmo de roteamento proposto foi avaliado sob variações no nível de tráfego e topologia da rede, e seu desempenho foi comparado ao de dois algoritmos usados por concessionárias de telecomunicações, considerando diversas medidas de desempenho. O algoritmo desenvolvido obteve resultados encorajadores, sugerindo a aplicabilidade da estrutura do modelo proposto a outros problemas complexos de otimização.
The behavior of social insects, particularly of ants, has been intensively studied in the last years, due to their capacity to perform complex tasks through interactions among simple individuals. When moving in the environment searching for food, ants deposit on the ground a chemical substance, called pheromone, to attract ants in the nest and guide them towards the source of food that was found. The process of laying/following the pheromone trails allows ants to find the shortest paths and best sources of food of the environment. With the aim to study the characteristics of the ants that contribute to their adaptation to different environment conditions, several experiments with ants have been performed and reported in this research. In this context, this thesis presents novel experiments with ants in the laboratory, in an artificial network of tunnels, where several interconnected paths lead the insects from the nest to the food source. Ants\' decision were analyzed according to the individual and collective levels, under changes in the environment, comprising the blockage/release of branches. The measure of several individual characteristics of ants allowed the development of two mathematical models of their behavior, which were applied to the non-changing (static) environment access to all branches and to changing (dynamic) access. The analysis of the collective behavior of ants in the experiments was used to compare the results derived from the simulations of the models. In general, the second proposed model was more accurate than the first one in simulating ants behavior for the static situation, however, it needs some improvements for the other situations. The satisfactory behavior of the second model led to apply its main feature, the choice taking into consideration the pheromone concentration over the branches and the ants ability to orient themselves, to solve an optimization problem, the routing in telecommunications networks. The proposed routing algorithm was evaluated under variations on the traffic level and topology of the network, and its performance was compared with two routing algorithms used by telecommunications companies, considering several performance measures. The developed algorithm produced encouraging results, suggesting the possibility to apply the framework of the proposed model to other optimization problems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Camacho, João Luís Ferreira. "Desenvolvimento de um modelo dinâmico aplicado à combustão de cargas de biomassa em fogões domésticos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/610.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia do Ambiente
O trabalho desenvolvido e apresentado neste documento, visa uma melhor compreensão do processo de combustão de cargas de biomassa num fogão doméstico. Com base em ensaios experimentais e pesquisas bibliográficas, é desenvolvido um modelo numérico utilizando um software de simulação dinâmica, que tenta descrever os fenómenos que ocorrem na combustão de biomassa em fogões domésticos. Os resultados do modelo são comparados com a informação obtida experimentalmente, e são analisados alguns parâmetros do modelo. As principais dificuldades encontradas estão relacionadas com o grande número de factores que afectam o processo de combustão, e o seu carácter transiente neste tipo de equipamentos. O modelo calcula a evolução da temperatura, composição gasosa e trocas de calor no fogão. Os resultados experimentais revelaram que o modelo prevê qualitativamente o comportamento do sistema em termos detemperatura, embora quantitivamente exista algumadiscrepância entre os valores de temperatura previstos e osvalores obtidos experimentalmente.
The work developed and presented in this document aimed a better understanding of the batch process of burning biomass on a domestic stove. Based on experimental trials and bibliographic researches, a numerical model, which attempts to describe the phenomena taking place in the burning of biomass in household stoves, is developed using dynamic simulation software. The results of the model are compared with information obtained experimentally, and some parameters are analyzed. The main difficulties founded, are related to the large number of factors affecting the combustion process, and with its transient nature in this type of heating appliancies. The modeling of radiation heat transfer in the combustion chamber also presented high difficulty, caused by the radiative properties of combustion gases. The model calculates the evolution of temperature, composition of the gas mixture, and heat transfers in the stove. The experimental results revealed that the model predictsqualitatively the behaviour of the system in temperature terms, although quantitatively there is some discrepancy between thetemperature values predicted and the values obtainedexperimentally.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Grandi, Roges Horacio. "Astrha : um ambiente gráfico, dinâmico e interativo para internet baseado em hiper-animações e na teoria dos autômatos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/7588.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, batizada Astrha (Automata Structured Hyper-Animation), tem suas raízes no projeto “Hyper Seed - Framework, Ferramentas e Métodos para Sistemas Hipermídia voltados para EAD via WWW” que possui, entre seus objetivos e metas: (a) o desenvolvimento de uma fundamentação matemática para a unificação, de maneira coerente e matematicamente rigorosa, de especificações de sistemas hipermídia e animações baseadas na Teoria dos Autômatos; (b) a construção e validação de um protótipo de sistema com suporte à criação de conteúdo multimídia e hipermídia com ênfase em educação assistida por computador; (c) a definição e aplicação de estudos de caso. Atender às demandas acadêmicas e construtoras supra citadas, no que se refere à unificação de especificações de sistemas hipermídia e animações baseadas na Teoria dos Autômatos, em nível conceitual, é o objetivo principal do Astrha. Mais especificamente, unificar conceitos das especificações Hyper-Automaton; Hyper- Automaton: Avaliações Interativas; eXtensible Hyper-Automaton (XHA) e Animação Bidimensional para World Wide Web (AGA). Para resolvê-las, propõe uma solução em cinco fases. A primeira constitui-se numa investigação conceitual sobre unificação de ambientes hipermídia com animações por computador, da qual conclui-se que as hiperanimações são uma resposta adequada ao contexto. Em seguida, um autômato finito não-determinístico, reflexivo, com saídas associadas às transições, denominado Astrha/M, é especializado para modelar, formalmente, estruturas hiper-animadas. Na terceira fase, uma linguagem de quarta geração denominada Astrha/L é proposta com a finalidade de proporcionar semântica à ambientes hiper-animados. Construída a partir da metalinguagem XML, é composta de quatro dialetos: (1) Mealy, que traduz o modelo Astrha/M; (2) Environment, que oferece opções de configuração e documentação; (3) Hyper, linguagem hipermídia, de sintaxe simples, que oferece hiperligações estendidas; (4) Style, especificação de estilos em cascata e de caracteres especiais. A quarta fase é a modelagem e construção do protótipo, denominado Astrha/E, através das linguagens UML e Java, respectivamente, com uso de tecnologias de software livre, resultando em um applet interativo, dinâmico, multimídia, que oferece características e propriedades de uma hiper-animação, traduzindo não-determinismos em escolhas pseudo-aleatórias e reflexividades em inoperabilidades aparentes. Por fim, a quinta fase trata de estudos de caso aplicados em educação a distância, em diversas áreas, de onde se conclui sua validade como conceito, modelo e ferramenta para programas educacionais que utilizam a Internet como meio de auxílio ao aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leonardo, Fabrizio Clares, Gilson de Oliveira Silva Calais, and Junior Wagner Coppede. "Desafios e oportunidades para a Fundação Seade: sua transformação e adaptação ao complexo e dinâmico ambiente das estatísticas oficiais." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2017. http://hdl.handle.net/10438/19419.

Full text
Abstract:
Submitted by Gilson de Oliveira Silva Calais (gilcalais@terra.com.br) on 2017-12-18T17:32:40Z No. of bitstreams: 1 MPGPP - Trabalho FInal - SEADE - 01-12-2017.pdf: 2421044 bytes, checksum: c213c0a77d4d53cd5e4ce850af4db68a (MD5)
Approved for entry into archive by Mayara Costa de Sousa (mayara.sousa@fgv.br) on 2017-12-18T22:56:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MPGPP - Trabalho FInal - SEADE - 01-12-2017.pdf: 2421044 bytes, checksum: c213c0a77d4d53cd5e4ce850af4db68a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-19T11:39:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MPGPP - Trabalho FInal - SEADE - 01-12-2017.pdf: 2421044 bytes, checksum: c213c0a77d4d53cd5e4ce850af4db68a (MD5) Previous issue date: 2017-12-01
Elaborado ao longo de 2017, o presente estudo tem por objetivo a análise organizacional da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), entidade de direito público vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, responsável pela produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo. Frente ao atual contexto de mudanças do setor, devido aos impactos das novas tecnologias e, em especial, aos efeitos do Big Data Analytics, a gestão focada em processos e uma nova estrutura organizacional, elaborada com base em melhores práticas e em modelagem de processos de referência internacional, mostram-se fundamentais para assegurar os investimentos necessários para manter sua capacidade de produzir e disseminar informações estatísticas em alto nível e adequadas às necessidades e expectativas dos usuários. Para conciliar harmonicamente esses objetivos, recomenda-se um conjunto de ações, de caráter estratégico, que, além de objetivar melhor atendimento àquilo que lhe é prioritário, também implique em mais acessos por parte dos usuários, através de sua principal ferramenta de comunicação com o mercado. Tais achados e recomendações baseiam-se em uma revisão do modelo de negócio subscrito na configuração de seus processos operacionais e de apoio, no arranjo organizacional e na forma de sua comunicação com os usuários, além de responder às crescentes demandas por maior eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos.
Elaborated in 2017, the present study aims the organizational analysis of the Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), an entity of public law linked to the State Department of Planning and Management, responsible for the production and dissemination of analyzes and socioeconomic and demographic statistics of the State of São Paulo. Given the current context of changes in the industry, due to the impacts of new technologies and the effects of Big Data Analytics, the process-focused management and a new organizational structure, based on best practices and processes modeling of international reference, are essential to ensure the necessary investments to maintain their capacity to produce and disseminate statistical information at a high level and adapted to the needs and expectations of the users. To harmoniously reconcile these objectives, it is recommended a set of actions, of strategic nature, which, in addition to objectifying better attendance to its priority, also implies more access by the users through its main communication tool with the market. These findings and recommendations are based on a review of the business model underwritten in the configuration of its operational and support processes, in the organizational arrangement and in the form of its communication with the users, in addition to responding to the growing demands for greater efficiency and transparency in the management of public resources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, José Iram Mota. "Uma heurística para auxiliar o desenvolvimento de projetos complexos conduzidos por orgãos públicos em ambiente dinâmico e com participação da indústria." Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2015. http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m21b/2015/04.04.20.04.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo propor uma heurística para possibilitar a escolha do arranjo institucional a ser utilizado para executar projetos tecnológicos gerenciados pelo setor público brasileiro e executado na indústria, que dentro do marco legal brasileiro se mostre robusto para o sucesso do empreendimento. A heurística se apoia na teoria contingêncial da gestão de projetos, principalmente no artefato NTCR, desenvolvido por Shenhar e Dvir e em sua variante NTCR-F, desenvolvida por Yassuda. A heurística é constituída por três etapas, sendo a última, caracterizada por ser o método para a escolha do arranjo de execução do projeto que combina as características do projeto capturadas por meio das cinco dimensões do modelo para que a heurística possa propor um arranjo de execução que nas proximidades da otimalidade. As outras duas etapas são: (a) Identificação e avaliação do projeto - que é o estudo do projeto, conjugado com uma avaliação de suas características, em grau de profundidade suficiente para possibilitar a aplicação do modelo NTCR-Fv; b) Categorização do projeto e escolha do estilo gerencial - que consiste na aplicação de um modelo para classificar o projeto nas escalas de cada uma das cinco dimensões do método, denominadas de Novidade, Tecnologia de projeto de sistema, Complexidade, Ritmo e Tecnologia de projeto de subsistema e equipamento. A heurística foi verificada por meio de sua aplicação no projeto denominado Plataforma Multimissão (PMM) desenvolvido pelo Instituto Nacional de Atividades Espaciais (INPE), cujos resultados foram efetivos. Um segundo resultado do trabalho foi uma adaptação na dimensão Tecnologia de Fabricação do artefato NTCR-F, para Tecnologia de Projeto de Subsistema e Equipamento que mede o nível de maturidade das tecnologias de subsistema e equipamentos desenvolvidos na indústria. A escala dessa dimensão foi adaptada para ser medida por meio do indicador Technology Rediness Level (TRL) da NASA, por ser a maturidade tecnológica importante fonte de insucesso nos projetos tecnológicos do setor espacial brasileiro. Um terceiro resultado alcançado com este trabalho foi uma proposta de política industrial para aumentar o sucesso de progresso da maturidade tecnológica do setor espacial brasileiro de nível TRL 3 para os níveis de maturidade TRL 4-6, contribuindo, assim, para reduzir a taxa da mortalidade das tecnologias de nível TRL 3.
This Thesis proposes a heuristic to enable the best choice of the institutional arrangement to perform successful technological projects managed by the Brazilian public sector and executed in the industry, under the Brazilian legal framework. The heuristic is based on the contingency theory of project management, especially in NTCR artefact developed by Shenhar and Dvir and its variant of Yassuda, named NTCR-F. The heuristic consists of three steps: the last is the method for selecting the project implementation arrangement that combines the project features captured by the five dimensions of the model NTCR-F, so that the heuristic can propose an implementing arrangement to find a solution near the optimal one. The other two steps of the heuristic are: (a) identification and evaluation of the project - which is the study of the project in conjunction with an assessment of their characteristics, in sufficiently details to allow the application of NTCR-Fv model; b) Categorization of the project and choice of management style - which consists of applying a model to classify the project on the scales of each of the five dimensions of the method, called Novelty, System Design Technology, Complexity, Pace and Subsystem and Equipment Design Technology. The heuristic was applied in a project called Multimission Platform (MMP) developed by the National Institute for Space Research (INPE) reaching effective results. A second result of the study was an adaptation in the model NTCR-F, which consists in changing the Manufacturing Technology dimension to Subsystem and Equipment Design Technology to measure subsystem and equipment industrial technology maturity. Technology Readiness Level (TRL) of NASA is used to quantify this dimension. This modification was proposed to better fit the technological maturity in the heuristic and include this important source of failure in technological projects of the Brazilian space sector as a driver to select the arrangement. A third result achieved with this study was a proposal for industrial policy to increase the successful progress of Brazilian space technological maturity level TRL 3 to reach maturity levels TRL 4-6, thus contributing to reduce the rate of mortality of technologies level TRL 3.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ambiente dinâmico"

1

Hogan, Daniel Joseph. Dinâmica populacional e mudança ambiental: Cenários para o desenvolvimento brasileiro. Campinas: UNFPA, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Tatiane do Nascimento, and Rogério Rodrigues Faria. Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-0.

Full text
Abstract:
O termo Bioma refere-se a uma área do espaço geográfico representada por um tipo uniforme de ambiente, dentro do qual é possível identificar características similares de macroclima, fitofisionomia, solo e altitude (WALTER, 1986). Dentro dessas áreas espécies surgiram e se desenvolveram em resposta à essas características do ambiente. Tal processo permite que por exemplo, dentro dessas áreas os vegetais apresentem aspectos, formas e processos fisiológicos característicos (CRAWLEY, 1989). Dessa maneira, a manutenção desses biomas, com suas características ambientais únicas, é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ali ocorrem (regulação climática, ciclo de matéria, segurança alimentar, entre outros) (PBMC/BPBES, 2018; JOLY et al., 2019). O Brasil é formado por seis grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal (IBGE, 2019). Dentro desses ambientes são encontrados uma grande diversidade de fauna e flora e características únicas de relevo e clima. Essa variedade de biomas está relacionada a grande extensão territorial do Brasil e a sua posição geográfica. Todas essas características fazem do Brasil o maior detentor de biota continental do mundo, sendo estimado um valor entre 15% e 20% das aproximadamente 1,5 milhões de espécies descritas no planeta. Só de plantas vasculares os números mais recentes citados são de 56108 espécies, com 12400 (22%) endêmicas. Esses dados representam aproximadamente 22% do total mundial (LEWINSOHN; PRADO, 2002; SHEPHERD, 2002; HUBBELL, 2008; GIAM et al., 2010). Dentro desse contexto, os biomas Cerrado e Pantanal se integram por meio dos rios que nascem nos planaltos do Cerrado. Esses rios contribuem na formação do Pantanal, nas planícies inundáveis da bacia do Paraguai (BRASIL, 2007). No Domínio Cerrado, a dinâmica ambiental é proveniente de uma marcada sazonalidade climática com duas estações bem definidas, o período seco e o período chuvoso (ASSAD, 1994; SILVA, 2011). Essa sazonalidade climática modifica constantemente as propriedades do solo, da flora e da paisagem e a reestruturação de muitas comunidades (AMARAL et al., 2013; MALHEIROS, 2016). No Pantanal as áreas conhecidas como planícies de inundação se caracterizam pela presença de hábitats que variam de aquáticos a terrestres, de acordo com o grau de comunicação com o rio principal (PAZ; TUCCI, 2010). Os ciclos de secas e cheias são um importante fenômeno hídrico para a região, criando um sistema complexo e dinâmico (JUNK; DA SILVA, 1999; RESENDE, 2008). O Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para a conservação, devido à riqueza biológica e à alta pressão antrópica a que vem sendo submetido (MYERS et al., 2000). O Pantanal, por sua vez, é reconhecido mundialmente pela abundância de sua fauna (MITTERMEIER et al., 1990; HARRIS et al., 2005) e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (BRASIL, 2018). O conhecimento dos aspectos que envolvem a fauna, a flora e as características dessas paisagens são de extrema importância para a sua conservação e preservação. As áreas de transição entre esses dois biomas, chamadas áreas de ecótono, se fazem presentes no estado do Mato Grosso do Sul. Nessa região, os biomas Cerrado e Pantanal possuem correlações quanto aos aspectos geomorfológicos e fitogeográficos (RODRIGUES et al., 2017). Na região o encontro entre o Planalto de Maracaju-Campo Grande e a Planície Pantaneira é uma área comum de elementos bióticos e abióticos entre o planalto e a planície (FILHO et al., 2009). A transição entre dois ecossistemas implica a existência de uma área com valores intermediários para diversos parâmetros ambientais (NEIFF, 2003). Por um lado, a área de transição pode gerar um aumento na biodiversidade, dado o fato dessas áreas apresentarem representantes de fauna e flora dos dois ecossistemas (VELOSO et al., 1991). Contudo, essas áreas de transição podem também representarem barreira ou área de isolamento com ecossistemas vizinhos (MALANSON, 1997). Desta forma, uma análise voltada para as áreas de ecótono entre esses dois biomas faz-se necessária, uma vez que a preservação de um depende da preservação do outro. Sobretudo para o entendimento de que essas paisagens de ecótono podem ser responsáveis pelo isolamento e amortecimento das alterações dentro dos biomas Cerrado e Pantanal. Este E-book traz estudos desenvolvidos na área de ecótono Cerrado Pantanal no município de Aquidauana (MS) e entorno. O município está localizado a 130 Km a oeste da capital Campo Grande. Aquidauana por se tratar de um município com influência dos biomas Cerrado e Pantanal, abriga uma grande biodiversidade, sendo citada pelo Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2002) como área prioritária para conservação da biodiversidade. Na mesma via, o município se destaca por sua vocação turística e agropecuária, o que demanda atenção, devido ao processo de intensa ocupação e exploração antrópica dos recursos naturais. Dessa maneira, o conhecimento de suas características ambientais e dos processos ecológicos desempenhados por sua fauna e flora contribuem para sua preservação e manutenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Barbara Almeida, Jeosadaque Neemias Tavares Moreira, Grazielle Rodrigues, Eduarda Medran Rangel, Karine Laste Macagnan, Louise Vargas Ribeiro, Daiana Kaster Garcez, et al. Paisagens do Brasil: Dinâmica ambiental, econômica e social. Edited by Fernanda Pereira Martins. Quipá Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/qped-ed1.029.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

COELHO NETO, A. S., Gustavo Barreto FRANCO, and R. V. O. SACRAMENTO. LEITURAS TERRITORIAIS: ambiente, planejamento e dinâmicas urbanas e rurais. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655868654.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ciências ambientais: climatologia, geotecnologias, mineração e estudos de monitoramento. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2020. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-88106-08-2.

Full text
Abstract:
“Ciências Ambientais: Climatologia, Geotecnologias, Mineração e Estudos de Monitoramento” aborda com exatidão a aplicação de metodologias e seus conjuntos de técnicas, constituindo uma valiosa ferramenta de análise dos problemas ambientais na Amazônia, possibilitando o desenvolvimento regional planejado e ambientalmente adequado. Em seus capítulos, há muitos exemplos de como devemos aplicar estas tecnologias no estudo de problemas ambientais, com ênfase na pesquisa do solo, sistema de produção, cobertura vegetal, bacias hidrográficas, dinâmica demográfica e monitoramento ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

João Rodrigues, Stélio. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma dinâmica de investigação-ação em Jaguará do Sul-SC, Brasil. EDITORA CRV, 2011. http://dx.doi.org/10.24824/978858042214.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magalhães, Deborah, José M. Soares, and Danielo G. Gomes. Alocação dinâmica de máquinas virtuais para economia de energia: Uma estratégia de migração de máquinas virtuais para economia de energia em ambientes computacionais virtualizados (Portuguese Edition). Novas Edições Acadêmicas, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tizzo, Luis Gustavo Liberato, and Luciano Aparecido Alves. O mundo líquido e o direito penal: os desafios dessa relação na perspectiva da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann. Edufatecie, 2021. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.mundoliquido.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende trazer a reflexão na perspectiva de um dos conceitos mais emblemáticos da contemporaneidade: o mundo líquido. Tendo como espeque a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, analisar como o sistema penal brasileiro vem evoluindo ante a complexidade das relações sociais hodierna. No mundo líquido, as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aquele necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir, logo assim esse mundo jamais se mobiliza nem conserva sua forma por muito tempo, sendo peculiar sua complexidade. O direito penal, muito além de um conjunto normativo, ou um instrumento de controle social, constitui um sistema jurídico que vem respondendo a essa sociedade, seja por meio de tipos penais mais abrangentes, seja em tese, por um novo sistema, fato é, que a busca pela pacificação social e a tutela de bens jurídicos encontraram novos desafios nessa sociedade volátil e dinâmica, pelo simples fato de que a norma é fixa, positivada e o mundo possui fluidez. Portanto, a relação entre a norma e a sociedade é, em sua essência, contraditória. Ante a este horizonte, vislumbra a relação entre o sistema penal, autopoiético e autorreferenciado, uma desenfreada busca a estabilização nesse turbilhão que é o seu entorno, a sociedade líquida. É nesse ambiente nebuloso que reside a importância de uma abordagem que permita uma reflexão dos rumos que essa relação sistema e entorno possa resultar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Horowitz, Flavio. A Sustentabilidade nos Tempos de Pandemia. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-175-2.

Full text
Abstract:
A pandemia Covid-19 neste início do século XXI tem nos reiterado que precisamos de soluções globais para problemas globais, uma vez que o vírus SARS-CoV2 se propaga em mais de 160 países, ignorando fronteiras territoriais. Como ocorre com as plantas nas grandes monoculturas agrícolas, o crescimento e o adensamento populacional nos torna mais vulneráveis aos surtos de doenças infecciosas transmissíveis, ainda mais quando é alterada a dinâmica natural dos ecossistemas e aumentada nossa interconectividade. Com a recente diminuição das atividades econômicas baseadas na exploração de recursos naturais, sua carga poluidora em terra, mar e ar mais limpos nos é mostrada pela pandemia, assim como nossa inevitável dependência mútua. No sentido contrário, as medidas de isolamento entre nações – construção de muros, controle rígido de fronteiras – e de distanciamento da população, por elites governamentais ou empresariais, são ineficientes frente às grandes ameaças globais à sustentabilidade do homo sapiens no planeta, promovendo tensões sociais, intolerância à diversidade humana, boicotes econômicos e desenvolvimentos armamentistas. No sentido da harmonia com a Vida no planeta, e a partir das lições da atual pandemia sobre comportamento coletivo, precisamos de instituições globais eficientes, governamentais e empresariais, com planejamento numa visão integradora apoiada em sólidas bases científicas. Ao nível individual, precisamos mais da Solidariedade em suas várias representações culturais (Tzedakah em hebraico; Jen, Chun-tzu, Li em chinês; Namasté em sânscrito; Ubuntu na língua Zulu), e do reconhecimento de que cada pessoa pode contribuir para um ambiente mais harmonioso com pequenas ações ao seu alcance (exemplo: CasaE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BACHUR, TATIANA PASCHOALETTE RODRIGUES, ANNE KAROLINE ARAÚJO ROCHA, and TIAGO DE SOUSA VIANA. Parasitologia humana básica: resumos, mapas mentais e atividades. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.phb467.1121-0.

Full text
Abstract:
A Parasitologia estuda o fenômeno ecológico de interdependência de espécies denominado parasitismo. Na Parasitologia Humana, são contempladas as relações entre protozoários, helmintos, artrópodes e o ser humano, relações estas que, em determinadas circunstâncias, podem levar ao surgimento de doenças parasitárias, algumas das quais são importantes problemas de saúde pública mundiais. Assim, o estudo da Parasitologia Humana permite a compreensão de como o homem entra em contato com organismos que podem, sob certas condições, desencadear as doenças parasitárias. Para tanto, é de grande relevância o conhecimento sobre a biologia dos parasitos, o modo como são transmitidos, o que podem causar no homem e as consequências de suas ações e/ou da resposta do hospedeiro a essas ações. A compreensão da dinâmica entre os elos do sistema parasito-hospedeiro-ambiente torna possível a adoção de medidas que visem o controle, a prevenção e até a erradicação das doenças parasitárias, sendo estes conhecimentos essenciais para os futuros profissionais da área de saúde. Na presente obra, serão abordados dez relevantes tópicos de Parasitologia Humana na forma de resumos. Para facilitar o estudo e aprendizado, foram criados mapas mentais e, para alguns temas, foram desenvolvidas atividades lúdicas como paródias, contação de história, cordel ou desafio. A proposta desta obra não é de substituir os importantes livros textos da área, tampouco esgotar o conteúdo em Parasitologia Humana. Ao idealizar o Parasitologia Humana Básica – Resumos, Mapas Mentais e Atividades, os autores se propuseram a construir um material para consulta rápida e, ao mesmo tempo, trazer leveza e ludicidade ao estudo da Parasitologia. Através dos resumos, da sistematização dos pontos principais dos temas em forma de mapas mentais, da construção de paródias, histórias e atividades, o objetivo deste livro é ser uma contribuição a mais para o estudante, oferecendo diferentes estratégias de aprendizado e memorização para auxiliá-lo na compreensão e fixação do conteúdo em Parasitologia Humana. Desejamos a você bons estudos e amor à Parasitologia!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ambiente dinâmico"

1

Bonatto-Costa, João Antônio, Matheus Ayres Melo, Jéssica Deisiane Scherer, Matheus Ramos, Jonas Maximo de Candia, Manoel Brandes Nazer, Deivis de Campos, and Lino Pinto de Oliveira Júnior. "O USO DE JOGOS NO APRENDIZADO DA ANATOMIA NO AMBIENTE EXTRAUNIVERSITÁRIO." In O Estudo de Anatomia Simples e Dinâmico 3, 131–36. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.43019250917.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA, DAYENNE JENEFFER SOUZA DA, MÍRIAN CELLY MEDEIROS MIRANDA DAVID, and CARLUCIA ITHAMAR FERNANDES FRANCO. "SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS E SUA INFLUÊNCIA NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.022.

Full text
Abstract:
ENVELHECIMENTO É UM PROCESSO QUE ENVOLVE DIVERSAS ALTERAÇÕES ANATÔMICAS E FUNCIONAIS NO ORGANISMO QUE RESULTAM NA DIMINUIÇÃO DA FUNCIONALIDADE E DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS. A ATENÇÃO AOS SINTOMAS DEPRESSIVOS PELOS PROFISSIONAIS DA FISIOTERAPIA NO CUIDADO A ESSA POPULAÇÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA UMA VEZ QUE INTERFERE NO BEM-ESTAR BIOPSICOSSOCIAL. ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO BUSCAR NA LITERATURA QUAIS SÃO OS SINTOMAS DEPRESSIVOS ENCONTRADOS EM IDOSOS E RELACIONÁ-LOS A SUA INFLUÊNCIA NO ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO. O ESTUDO TRATA-SE DE UMA REVISÃO NARRATIVA, NA QUAL FORAM REALIZADAS BUSCAS NAS BASES DE DADOS PUBMED, LILACS, COCHRANE E MEDLINE DURANTE O PERÍODO ENTRE ABRIL E MAIO DE 2019. FORAM INCLUÍDOS ARTIGOS QUE APRESENTARAM AMOSTRA DE IDOSOS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS E EXCLUÍDOS OS ESTUDOS DE REVISÃO; ARTIGOS QUE NÃO ABORDAGEM O TEMA, ESTIVESSEM REPETIDOS; RESUMOS OU ANAIS DE CONGRESSOS. A BUSCA RESULTOU NO TOTAL DE 336 ARTIGOS, DESTES, FORAM SELECIONADOS 20 ARTIGOS. OS ESTUDOS ENCONTRADOS MOSTRARAM A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS SOCIAIS, O AMBIENTE E AS MINORIAS COMO DETERMINANTE NA SAÚDE DO IDOSO, BEM COMO A INFLUÊNCIA DOS SINTOMAS DEPRESSIVOS NA SOMATIZAÇÃO DA DOR, O AGRAVAMENTO DO RISCO DE QUEDAS, O SURGIMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS E NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO. SUGERE-SE QUE HÁ NECESSIDADE DO FISIOTERAPEUTA DE ENTENDER QUE O PACIENTE DEVE SER VISTO NO ÂMBITO BIOPSICOSSOCIAL, ASSIM COMO, ASSUMIR DE FORMA EFETIVA A COMPLEXIDADE DO COMPORTAMENTO NA SUA REABILITAÇÃO, DEVENDO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO REDIRECIONAMENTO DINÂMICO EM SUA CONDUTA, PROCURANDO ATENDER AS NECESSIDADES DO IDOSO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mata, Elidineia Lima de Oliveira, Vitor Barbosa da Costa, and Kelli Garboza da Costa. "A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DAS MARÉS SOBRE O ZOOPLÂNCTON EM TRÊS PRAIAS DE CAMETÁ, PARÁ." In Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental 3, 47–60. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2272022075.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Yara de Almeida, Cleyton de Almeida Araújo, Janiele Santos de Araújo, Pedro Henrique Borba Pereira, Judicael Janderson da Silva Novaes, Fleming Sena Campos, Glayciane Costa Gois, et al. "DINÂMICA DO CARBONO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL." In Produção Animal e Meio Ambiente, 1–11. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6282118021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, João Hemerson de, Adriana Josefa da Rocha, Manuella Feitosa Leal, Orianna dos Santos, Edson Lourenço da Silva, and Tamaris Gimenez Pinheiro. "PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA COMO FERRAMENTA PARA A CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE AÇUDES DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO." In Meio ambiente e sociedade: análises, diálogos e conflitos ambientais, 21–32. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mas078.1120-2.

Full text
Abstract:
Uma maneira efetiva de registrar a qualidade dos ecossistemas é o uso de Protocolo de Avaliação Rápida (PAR). Este instrumento possibilita a identificação das principais alterações na dinâmica temporal dos ambientes. Com isso, este trabalho teve como objetivo adaptar e aplicar um PAR em açudes da região semiárida para estabelecimento do seu estado de conservação. O PAR foi executado mensalmente entre os meses de outubro de 2017 e setembro de 2018, em três açudes do município de São Julião, Piauí. O estado de conservação dos açudes avaliados variou entre condição natural a alterações reduzidas. Foi possível verificar que as alterações nas características dos corpos d’água foram provocadas tanto pelo volume da precipitação quanto decorrentes de ações antrópicas. O PAR é uma ferramenta funcional que permite a avaliação da dinâmica de açudes do semiárido possibilitando o detalhamento mensal das situações ambientais bem como quais fatores contribuíram para as alterações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Abreu, Lucimar Santiago De, Claire Lamine, Stéphane Bellon, Alfio Branderburg, Maria Chéophas De F. De Alencar, and Jean-paul Billaud. "Trajetória e dinâmica comparada da agroecologia no Brasil e na França." In Biodiversidade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200300511.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Marcos Vinícius Andrade, Natane Brito Araújo, and Marjorie Cseko Nolasco. "MEIO AMBIENTE E HISTÓRIA: CAPÍTULOS DA MATA ATLÂNTICA NA BAHIA ESCRITOS ENTRE MACHADOS E SERRAS." In A Dinâmica Produtiva da Agricultura Sustentável, 69–80. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3931923098.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pitaluga, Christiane Marques, Kelly Camila De Campos Boia, José Carlos De Jesus Lopes, and Caroline Pauletto Spanhol Finocchio. "CIRCUITOS ALIMENTARES: A DINÂMICA DE ABASTECIMENTO ENTRE A AGRICULTURA FAMILIAR E A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR." In Biodiversidade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200300404.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carmo, Renato Miguel do, and Sofia Santos. "Algarve: dinâmicas sociodemográficas e políticas públicas." In Trunfos de uma Geografia Activa: desenvolvimento local, ambiente, ordenamento e tecnologia, 469–78. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0244-8_52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, Lucas Divino, Neylor Makalister Ribeiro Vieira, and Emerson Paulino dos Reis. "MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS DINÂMICOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA." In As Engenharias frente a Sociedade, a Economia e o Meio Ambiente 3, 168–82. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.32019250615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ambiente dinâmico"

1

Mendes Matheus, Luiz Eduardo, Alex Borges Vieira, and Marcos Augusto Menezes Vieira. "DYRP-VLC: Um Protocolo De Roteamento Dinâmico Para Redes De Comunicação Por Luz Visível." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2019.7776.

Full text
Abstract:
Na última década, o interesse em torno da Comunicação por Luz Visível (VLC) aumentou consideravelmente, devido a fatores como a crescente demanda por recursos sem fio na Internet e às vantagens oferecidas pela transmissão de dados através da luz visível. Entretanto, a utilização da luz como meio de comunicação apresenta diversos desafios como interferência e bloqueios criados por obstáculos. Ao mesmo tempo, diversos ambientes oferecem uma rica infraestrutura de fontes de luz, que podem ser utilizadas para auxiliar na comunicação, por exemplo, através de mecanismos de cooperação.Neste trabalho, foi apresentamos DYRP-VLC, um protocolo de roteamento dinâmico que tem como objetivo aumentar o desempenho de sistemas VLC em ambientes dinâmicos. DYRP-VLC reage a obstáculos, construindo rotas alternativas na rede. A avaliação do protocolo foi realizada em um ambiente real, utilizando a plataforma embarcada OpenVLC 1.0. Os resultados obtidos mostram que, usando o DYRP-VLC, a rede foi capaz de se adaptar a mudanças dinâmicas do ambiente de comunicação, como sombras e obstáculos. Assim, a rede manteve a comunicação ininterrupta, com uma sobrecarga negligenciável (1%). Este trabalhou gerou 1 mini-curso, 2 artigos nacionais e 3 periódicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes Matheus, Luiz Eduardo, Marcos Augusto Menezes Vieira, Luiz Filipe Menezes Vieira, and Alex Borges Vieira. "Um Protocolo de Roteamento Dinâmico para Redes de Comunicação por Luz Visível." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2019.7363.

Full text
Abstract:
Comunicação por Luz Visível (VLC) apresenta diversos desafios como interferência e bloqueios criados por obstáculos. Ao mesmo tempo, vários ambientes oferecem uma rica infraestrutura de fontes de luz, que podem ser utilizadas para auxiliar na comunicação fim-a-fim. Neste trabalho, D-VLC um protocolo de roteamento dinâmico. D-VLC reage às interrupções de comunicação, construindo rotas alternativas na rede de luz visível sem a necessidade de prévio conhecimento da topologia ou até mesmo dos dispositivos que a compõem. O novo protocolo foi implementado e avaliado em um ambiente real utilizando a plataforma embarcada OpenVLC. Os resultados obtidos mostram que, usando o D-VLC, a rede foi capaz de se adaptar a mudanças dinâmicas na comunicação, como sombras e obstáculos, com sobrecarga do uso de rede inferior a 10%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costella, Marcelo, Sílvio Pilz, Ademir Baldissera, and Pedro Sorgato. "Ensaio estático e dinâmico de proteções coletivas contra quedas de altura em canteiros de obras." In Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Marketing Aumentado, 2014. http://dx.doi.org/10.17012/entac2014.93.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Juliete A. R., Fabiano A. Dorça, and Rafael D. Araújo. "Avaliação do Comportamento de Estudantes em um Ambiente Educacional Ubíquo." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.182.

Full text
Abstract:
Computadores têm se misturado cada vez mais no cotidiano das pessoas. No contexto educacional, esses dispositivos dão origem aos chamados Ambientes Educacionais Ubíquos que potencializam o processo de aprendizagem em um contexto mais dinâmico e engajador. O uso destes sistemas origina dados valiosos que podem ser explorados por técnicas de mineração de dados. Diante disso, este trabalho analisa dados de um Ambiente Educacional Ubíquo com auxílio da técnica de agrupamento de dados a fim de observar o comportamento de estudantes em sessões de aprendizagem. Resultados mostraram diferenças estatisticamente significantes nos grupos encontrados e indícios de Aprendizado Autorregulado em um dos grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Valenzuela, Gracieth, and Leonardo Amaral. "Laboratório de Roteamento BGP para Ambiente Educacional no testbed Fibre." In III Workshop do Testbed FIBRE. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/fibre.2018.3758.

Full text
Abstract:
Este artigo visa descrever a implementação de um laboratório educacional de roteamento dinâmico com finalidade de auxiliar os professores das disciplinas de Redes de Computadores a ter um ambiente mais próximo da realidade para demonstração e operação pelos alunos. As ferramentas utilizadas foram a Infraestrutura do testbed FIBRE - uma estrutura educacional composta por 15 locais de testes onde cenários mais complexos podem ser desenvolvidos em ambiente similar ao de produção - e o protocolo de roteamento BGP protocolo mais utilizado para conexões entre Sistemas Autõnomos distintos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Simão, José Pedro, João Paulo De Lima, Hamadou Saliah-Hassane, Juarez Da Silva, and João Bosco Alves. "Laboratórios Online Móveis em um Ambiente de Experimentação Colaborativo." In XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbsc.2017.9945.

Full text
Abstract:
Os laboratórios remotos têm papel importante no aumento da flexibilização e do grau de alcance de atividades práticas no ensino. No entanto, o modelo atual de distribuição dos laboratórios remotos não considera um cenário dinâmico que inclua colaboração, laboratórios peer-to-peer e móveis. Neste artigo é apresentado um conjunto de ferramentas para criação de ambientes colaborativos de aprendizagem com laboratórios online móveis que permite aos estudantes criarem seus próprios laboratórios móveis e compartilhá-los com colegas e professores. A abordagem utilizada mostra-se compatível com configurações máquinas e redes que o usuário alvo possui em escolas e na sua residência e prevê a recuperação de informações para avaliação de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Figueirêdo, Hugo Feitosa, Ruan Victor Amorim, Cláudio De Souza Baptista, Roberta Falcão de Cerqueira Paes, Brígida Duarte, and Murilo Sérgio Lucena Pinto. "SISDOC: Uma Biblioteca Digital Multimídia para Gestão de Documentos Ambientais." In VII Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2016.9547.

Full text
Abstract:
Neste artigo, propõe-se um novo método para gerenciamento de documentos gerados por processos relacionados à gestão ambiental no escopo de uma empresa de geração de energia elétrica. O novo método permite o reconhecimento óptico de caracteres, a indexação pelo conteúdo, extração de metadados, anotação com valores de atributos criados por um esquema dinâmico, tratamento de imagem, destaque de termos encontrados em documentos, filtro temporal e conversão para formatos padrões. O método proposto foi implantado no Departamento de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e permite melhorar a eficiência na gestão de documentos, economizando recursos do sistema computacional (hardware, software e peopleware) adotados para gerenciamento de documentos multimídia, bem como agilizando os processos de licenciamento ambiental e fiscalização de bordas de reservatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

K. A. Silva, Igleyce, Yuri P. M. Rodriguez, Clivaldo S. de Araújo, Frank W. Rodrigues, and Thommas K. S. Flores. "Modelagem do Inversor PWM Trifásico no Ambiente Computacional DIgSILENT PowerFactory® para Análise de Redes Elétricas com Geração Distribuída." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2498.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a modelagem do controle do inversor no DIgSILENT PowerFactory® para análise dos efeitos das fontes de geração distribuída (GD) na rede de distribuição. A modelagem do controle deste inversor foi projetada considerando o bloco "Composite Model", que consiste em slots aos quais controladores ou elementos predefinidos podem ser atribuídos (‘Common Models’) dentro de um sistema dinâmico. Assim, o uso desta ferramenta permite uma análise muito detalhada do comportamento dinâmico do sistema, permitindo o controle de suas variáveis. Para aplicar em um sistema de grande porte, foi realizado o projeto dos controladores para o sistema de energia e foi implementado no sistema multimáquinas. Análises da comutação de curto-circuito e da carga foram realizadas e os resultados numéricos são apresentados e discutidos para demonstrar a aplicabilidade da modelagem de controle do inversor proposta em sistemas de grande porte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes da Costa, Wilton Gustavo, Victor Leonardo Yoshimura, and Fábio Iaione. "Projeto e Experimentação de um Filtro Acelerador para um Sensor Dinâmico de Temperatura Sujeito a Parâmetros Incertos." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1403.

Full text
Abstract:
O presente trabalho lida com o projeto de um filtro para acelerar a resposta em regime de um sensor térmico sujeito a comportamento dinâmico de primeira ordem e a possíveis imprecisões. Com a finalidade de resolver o problema, é proposta a implementação de um filtro avanço de fase, cujos parâmetros visam o aumento da largura de banda do dispositivo sensor. A validação do projeto é feita por simulação, realizada em ambiente computacional, e a implementação é feita com Amplificadores Operacionais, sendo os dados experimentais extraídos com uma plataforma baseada em Arduino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Giordano, Douglas, Arthur Becker, and João Pablo Da Silva. "RecorDS: Um Aplicativo para Extracão de Diagramas UML." In Escola Regional de Engenharia de Software. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eres.2020.13719.

Full text
Abstract:
Equipes que utilizam práticas de modelagem ágil muitas vezes fazem uso de quadros brancos, por oferecerem um ambiente dinâmico e colaborativo de modelagem. O problema ocorre na geração dos artefatos de software, devido ao fato de que normalmente os esboços feitos em quadros brancos são recriados em um editor UML ou então armazenados em imagens, ocasionando uma desatualização da documentação. Assim, com o objetivo de minimizar essa integração entre esboços feitos em quadros e editores UML, esse artigo tem o viés de apresentar um aplicativo de reconhecimento de esboços de diagramas de classe. Para fins de desenvolvimento desse aplicativo, técnicas de processamento e análise de imagens são utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography